E aí pessoal.
Quando trabalhava com manutenção de frota, já mandei várias Bombas Injetoras para manutenção e o laudo foi Baixa Lubricidade do Diesel. Verificamos na época a presença de uma "pasta viscosa" dentro dos tanques de combustível, principalmente os de plástico, não sei porque nestes a pasta muitas vezes criava uma bola, do tamanho de uma bola de sinuca. Na época o abastecimento era através de tanques próprios abastecidos com diesel BR e havia todo controle de qualidade no sistema de armazenamento e abastecimento conforme normas da BR.
Criei este tópico porque além da água no diesel que penetra nas Bombas e acaba com as partes moveis porque água não é boa lubrificante, temos também esta perda de lubrificação do Diesel quando ele perde o lubrificante, que me parece ficar retido nesta pasta viscosa que se deposita no tanque.
Esta semana fui limpar o tanque de diesel do Engesa em função de estar fazendo uma reforma geral e verifiquei que o meu tanque está revestido com esta gosma viscosa.Tem mais de 5 mm desta "graxa" no fundo e laterais do tanque.
Quando parei o Engesa para reforma a 1 ano atras ele estava com o tanque cheio (130 litros) e pela recomendação dos fabricantes de diesel ele deve ser usado em no máximo 3 meses.
Vou lavar o tanque, revesti-lo com resina e montar mangueiras novas. A bomba alimentadora do MWM 6cil é nova, o filtro é novo e original MWM.A B Injetora foi revisada e os bicos são novos. A pergunta é: O que podemos fazer para garantir que a BI receba o diesel com a qualidade ideal sempre? Instalar mais filtros? Quais? Usar aditivos? Quais? Outra ideia?
Não adianta pensar em usar o diesel S10 pois tem exatamente menos enxofre que é o lubrificante do diesel. As BI mecânicas não foram projetadas para trabalhar com o S10.Tem gente usando mas a bomba vai perder vida útil.
O Arla 32 que se adiciona ao S10 é uma mistura de 32,5% de ureia purificada em 67,5% de água desmineralizada e tem a função de gerar menor emissão de CO na atmosfera. Como a maioria dos Engesas meu motor tem injeção mecânica que aliás foi uma das minhas preocupações em preservar quando defini o motor a usar.
A BI está regulada e os bicos novos, então minha preocupação é preservar BI e Bicos e gostaria de saber o que cada um tem feito e se voces também já observaram esta pasta viscosa nos tanques das suas viaturas.
Alguém tem feito uso de algum aditivo para evitar a geração desta pasta viscosa no diesel?