Salvo engano, a diferença entre o óleo de carter e o 2T é que o segundo possui aditivos para homogenizar sua mistura com a gasolina, além de corante para saber se a gasolina que está num galão já recebeu óleo 2T.
Ambos, se usados em baixas concentrações (até 1%) não causam fumaça visivel. A mesma regra deve valer para carbonização, pois as motos 2T usam em média 4% e demoram para carbonizar. Deve-se ainda considerar que o motor diesel tem mais capacidade de queimar totalmente o óleo do que o motor otto, devido à taxa de compressão.
Quanto ao filtro não sei responder, pois troco em média com 5000 Km.
Sei que existe óleo 2T sintético, mas eu não misturaria óleo sintético com o diesel que é mineral.

Para quem tem ferrugem no tanque, uma solução interessante é instalar um filtro comum de gasolina/alcool antes do filtro de diesel. Custa 5,00 e pode ser trocado com bastante frequencia, evitando que as partículas chegem ao filtro principal.

Citação Postado originalmente por rub Ver Post
Amigos,

Estou acompanhando este tópico, porque também quero ficar com a minha viatura por muito tempo.
Porém tenho as dúvidas abaixo e gostaria de ajuda para as respostas antes de começar a usar óleo de motor misturado com o óleo diesel. Alguém poderia responder?

- O óleo de motor (20W40 ou 20W50), aumenta o nível de emissão de fumaça (preta)?
- Com o uso do óleo de motor no óleo diesel, poderá reduzir a vida útil do filtro de combustível?
- O óleo poderá deixar as válvulas do cabeçote, bicos injetores, pistões e escapamento, carbonizados?
- Na ausência do óleo 20w40 ou 20w50, posso usar óleo sintético tipo: 0W30 ou outro parecido?

Agradeço pela ajuda nas respostas,

Rubens