Salvo engano, a diferença entre o óleo de carter e o 2T é que o segundo possui aditivos para homogenizar sua mistura com a gasolina, além de corante para saber se a gasolina que está num galão já recebeu óleo 2T.
Ambos, se usados em baixas concentrações (até 1%) não causam fumaça visivel. A mesma regra deve valer para carbonização, pois as motos 2T usam em média 4% e demoram para carbonizar. Deve-se ainda considerar que o motor diesel tem mais capacidade de queimar totalmente o óleo do que o motor otto, devido à taxa de compressão.
Quanto ao filtro não sei responder, pois troco em média com 5000 Km.
Sei que existe óleo 2T sintético, mas eu não misturaria óleo sintético com o diesel que é mineral.
Para quem tem ferrugem no tanque, uma solução interessante é instalar um filtro comum de gasolina/alcool antes do filtro de diesel. Custa 5,00 e pode ser trocado com bastante frequencia, evitando que as partículas chegem ao filtro principal.
Postado originalmente por rub
Amigos,
Estou acompanhando este tópico, porque também quero ficar com a minha viatura por muito tempo.
Porém tenho as dúvidas abaixo e gostaria de ajuda para as respostas antes de começar a usar óleo de motor misturado com o óleo diesel. Alguém poderia responder?
- O óleo de motor (20W40 ou 20W50), aumenta o nível de emissão de fumaça (preta)?
- Com o uso do óleo de motor no óleo diesel, poderá reduzir a vida útil do filtro de combustível?
- O óleo poderá deixar as válvulas do cabeçote, bicos injetores, pistões e escapamento, carbonizados?
- Na ausência do óleo 20w40 ou 20w50, posso usar óleo sintético tipo: 0W30 ou outro parecido?