x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 50

Tópico: Motor Engesa

Citação Postado originalmente por gomila
    opa!

Meu "Sapão" tem um Maxxon S4tplus com a turbina "meio" fuçada!
    O bicho voa!

E ainda ta com aquele barulho de caminhão quando troca de marcha, dá pra escutar de longe ele chegando...
    Nem penso colocar um 6 cilindros por enquanto, o motor que eu coloquei esta zero, pq estava guardado num depósito a anos, a documentação foi complicada de fazer mas valeu a pena!... porém acho que ele gasta d+ quando piso muito, tipo uns 12 por litro!

É isso!
    Beleza, vc. deve ter uma maravilha com vc., um sonho p/ a maioria, bom mas vamos lá, comprei uma sucata de uma s10 4x4 diesel 97 p/ montar a mecanica na minha engesa, mas não sei por onde começar e se possivel gostaria de umas dicas...... vc. acha melhor colocar só o motor? Ou motor, cambio e reduzida? Pois os diferencias eu acho melhor ficar o dela. Esse seu motor é o mesmo da s10? Se eu não me engano o motor lá é maxion, só que não sei o modelo. Oq. vc. fez na turbina p/ melhorar a performace do bichão? Precisa mecher na bomba tb? Em qual velocidade de estrada dele, sem forçar? Desculpa a amolação, mas se poder ajudar eu agradeço.

Aproveitando o gancho dos motores,

Vou fazer uma geral no Engesa. Estou pensando em manter o motor do Opala 4 cc alcool original e turbiná-lo Fica BOM???????

Quais cuidados devo tomar??

Estou pensando compensar esta falta de força que motores Diesel dão com bloqueios de diferencial. Meus caros fiz feio na ultima semana aqui em BH. O meu JEEG ficou para tras e tive que apelar para o guincho. Era so lama subida forte com curva, e abismo, valas, chuva e falta absoluta de aderencia. Duas Pajeros subiram que nem foguete e fiquei desconsolado ao ver que eu estava Obsoleto. Vou voltar lá sozinho e subir sem ter que descer do JEEG, mas antes quero me equipar

Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3
    Caros Amigos,

O motor do "Sapão" do Gomila provavelmente está fazendo 12 Km/L por estar com um Maxion S4T praticamente novo. O motor está justinho, provavelmente ainda amaciando ou recém amaciado, como ele falou esteve guardado muito tempo... O Maxion S4T é um bom motor e econômico mas a média dele, pelo menos em outros Engesa que conheço fica nos 10 Km/L.

Ao amigo Beto, algumas informações: o seu motor é o International HS 2.5 TD. A International (não "Continental" - sorry, Fábio) adquiriu a Maxion, que por sua vez havia adquirido a Perkins do Brasil. Este motor, ao lado do MWM Sprint é um dos primores de tecnologia em motores diesel no Brasil. Para ter uma idéia ele equipa os Land Rover Defender 90 e 110, as Vans Sprinter da Mercedes e equipava as Blazer e S-10 da GM até 2001, quando estas passaram a usar o MWM Sprint 4 cilindros 2.8.

O International (Maxion) HS 2.5 com turbo e intercooler produz 115 cv de potência a 3800 rpm e fornece 290 Nm de torque a 1600 rpm. Possui sistema de injeção direta de combustível e turbo de baixa inércia, além de permitir diversas substituições de peças como guias e insertos de válvulas e possuir kits de camisas de cilindro, permitindo diversas sobrevidas ao motor a um baixo custo. É um motor de alta rotação, bastante elástico e de excelentes características, com manutenção em alguns casos mais barata que os MWM Sprint, com baixos índices de emissão de poluentes e de vibrações. Estou adaptando um desses em meu JPX Panzer...

Beto, a meu ver, a melhor soluçãos eria usar o motor e a caixa de câmbio da S-10 e abandonar a caixa de transferência desta, pois é muito grande e irá te trazer problemas na hora de adaptar... Além do mais, se não me engano a saída do cardã nela é ao contrário do do Engesa... Procure uma outra caixa de transferência, como uma Willys ou Toyota. Não sei se daria certo os diferenciais da S-10 no Engesa, teria que verificar...

Outra coisa: ao "mexer" na turbina, será necessário alterar o débito da bomba injetora.

Desculpem o tamanho da mensagem... Espero ter ajudado.

Saudações,

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Agradecimentos: 0

turbo para motor opala 4 canecos

Citação Postado originalmente por Alexandre Gonzaga
    Aproveitando o gancho dos motores,

Vou fazer uma geral no Engesa. Estou pensando em manter o motor do Opala 4 cc alcool original e turbiná-lo Fica BOM???????

Quais cuidados devo tomar??

Estou pensando compensar esta falta de força que motores Diesel dão com bloqueios de diferencial. Meus caros fiz feio na ultima semana aqui em BH. O meu JEEG ficou para tras e tive que apelar para o guincho. Era so lama subida forte com curva, e abismo, valas, chuva e falta absoluta de aderencia. Duas Pajeros subiram que nem foguete e fiquei desconsolado ao ver que eu estava Obsoleto. Vou voltar lá sozinho e subir sem ter que descer do JEEG, mas antes quero me equipar
    Alexandre

O pouco que sei te responder é que fica animal o motor GM 151-S com turbina. O grau de pressão que vc irá querer dosar depende de sua aplicação. Se vc deseja alguma durabilidade, vc pode usar pressões de até 0,3 a 0,5 bar , numa boa, para o seu motor com pistões Álcool, sem maiores alterações. Vc poderá extrair até 120 a 150CVs, dependendo da receita.

Há preparações maiores, e começa a implicar em troca por pistões especiais, comandos, virabrequins forjados e por aeh vai.

Não importando o tipo de receita que vc pretende usar, o maior cuidado que vc deve ter é que SEMPRE tem que manter a mistura ENRIQUECIDA para motores turbo. E o consumo, óbvio, vai para o espaço. Mas é obrigatório vc manter a mistura enriquecida: Dois são os motivos:

Um é que em certas solicitações, pode acontecer de faltar combustível (atenção para a bomba e carburador) e nesta condição, a mistura pobre de combustível fura pistãos e detona o resto do seu motor.

Dois é que a própria mistura rica injetada do carburador auxilia no arrefecimento dos pistões, condição ideal até nos venenos mais fortes.

Com isso quero te dizer que não é só comprar a turbina e colocar no motor. Vc tem que escolher muito bem quem vai fazer o serviço de montagem, e , PRINCIPALMENTE, a regulagem do bura com a turbina.
    Soube de neguinho jogar fora 3 cabeçotes e pistões de santana 2.0, porque o "mecânico" disse que instalava turbos.....demorou para descobrir o que estava acontecendo...

Outra dica boa:
    use relógio chamado pirômetro, que nada mais eh que uma sonda tipo termopar que vai no coletor de exaustão e mede a temperatura dos gases e te indica direto se a mistura está ficando pobre ou rica em excesso.
    Vale o investimento e protege seu motor.

Com essas 3 dicas ajudam a vc escolher melhor quem pode preparar turbo. Quanto a pressão do turbo, vc e seu bolso decidem...

Atenção também para o snorkel e filtro de ar, já que essa turbo vai dentro de um jipe...água, lama, banhado, rio,... he he he he as pressões negativas dentro da tubulação antes do turbo são maiores..

Uma preparação que me agradou muito para se aplicar em motor de opala foi a do engenheiro Martins, aeh de São Paulo. O cara é tarado por GM. Sem turbo, sem nenhuma modificação, procurando manter tudo o mais original possível , ele conseguiu extrair 150 CV no GM 151-S 4 canecos... !! O torque não me lembro, mas acho que chegava nos 28 kilos de torque..coisa de loko.
    Só para ter idéia, o GM251 de 6 canecos rende a gasolina 120 CVs...

Segredo? o cara bolou um virabrequim forjado, com 2 contrapesos para cada cilindro, aumentando o curso do cilindro e a taxa. E usou os pistões do 6CC.
    Veneno mais perfeito que vi para opala 4 cilindros. A vida útil deste confiável GM continuou quase a mesma...

Espero ter ajudado um pouco sobre turbo e outras possibilidades

[ ] 's

Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR

turbinas

Caro Alexandre

Tem mais um detalhe, sobre tamanhos de turbinas:

Você pode escolher uma turbina de pressões maiores que 0.6 BAR, mas lembre-se: Quanto maior a turbina, maior é o tempo morto (tempo em que o motor sobe de giro até "encher" o turbo). O pessoal de jeep indoor, com motor AP, abusa destas turbinas..
    Exemplo de tempo morto: Basta vc pisar numa ford ranger diesel , ano 2001, e vc vê que o motor fica "chôcho" até os 2700 RPM... Atingida essa faixa, parece que o motor " acorda para a vida " e despeja tudo que ele tem auxiliado pela turbina.
    Mas até chegar nos 2700 rpm, meu caro, demora....e aeh vc toma côko dos concorrentes..ou queima bastante embreagem para sair nas ladeiras... he he he he

Agora vamos ver o contrário...:
    Usando uma turbina pequena, ela enche mais rápido e o motor fica esperto nas rotações mais baixas, como em 2000 RPM ou até menos. Esta considero mais interessante para off-road (esquece indoor), e não esforça tanto o motor...
    Em compensação, turbina pequena pode virar gargalo para o motor em altas rotações, porque acaba restringindo a saida dos gases.

Então o resto é saber o que quer fazer com o motor turbinado e dimensionar a turbina com pessoal especializado.

[ ] 's

Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Valeu pelas dicas, vou ter que olhar melhor e depois entro em contato. Ok. Mas vamos continuar nos falando, Obrigado, até mais....

OI

Na revista Tecnologia e defesa n 20 de 1985, materia novos jeeos brasileiros, de José de Souza Fernandes pg 26 á 28 há uma afirm~ção de que o engesa EE-12 poderia ser equipado como o motor Ap tanto a gasolina quanto a alcool além dos GM e disel.
    Foi produzida alguma unidade com este motor ou é so projeto alguem já instalou este motor.

PessoALL,

Um amigo meu Engeseiro está com o motorzin original 4cc condenado, já está desmontado e na bancada, mas ele quer "aproveitar"o infortúnio e adaptar um motor diesel, pintou pra ele uma boa oportunidade com um MB 709, por enquanto ele vai manter o câmbio e T-Case originais, mas num futuro próximo substituirá por Toyota...

ALLguém já viu este motor 709 em Engesa, quais as vantagens e desvantagens dele ?

[]'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

Fala Edu, Qto ele vai gastar nesse motor? Documentado? Tenho aquele maxion 2.5 turbo, com cx.da direção, turbina, compressor do ar ( com mangueiras e aquela caixa preta), alternador, etc...... foi tirado de uma s-10 98 de leilão, com nf. do leilão, tudo certinho. Se interessar pra ele manda uma MP.

preparação

Amigos do forum podem me ajudar no telefone e endereço do engenheiro Martins .
    Como moro em Belo Horizonte , será que tem por aqui alguém capaz de tal melhoria ?

[]´s anciosos

Danilo

Uma preparação que me agradou muito para se aplicar em motor de opala foi a do engenheiro Martins, aeh de São Paulo. O cara é tarado por GM. Sem turbo, sem nenhuma modificação, procurando manter tudo o mais original possível , ele conseguiu extrair 150 CV no GM 151-S 4 canecos... !! O torque não me lembro, mas acho que chegava nos 28 kilos de torque..coisa de loko.

Usuário
    Entrada
    24/04/2004
    Pessoal, eh o seguinte, naum entendo muita coisa de Jeeps, muito menos de engesa, mas de Opala eu entendo muito bem, e de preparação desse motor tb. Vamos lah, pra chegar a 150cv no motor 151 4c, naum eh o bicho, eh soh usar um comando aih por 280º, para aspirado, carb. DFV 446, taxa para álcool em torno de 13, e um escape dimensionado, soh teremos uma faixa de torque mais alta, e conseqüentemente um giro maior. Sobre a preparação do Martins, pistão de 6c naum serve no 4c, o pistão do 6c tem 98mm e o 4c eh 101,4mm, oq ele deve ter feito eh usado o vira do 153 (primeiro motor 4 de opala, foi produzido ateh 73), era um motor verde, que aliado aos pistões do 151 e as bielas do 6c, dava um 2.8 ou usado um vira especial para motor 4, que vai dar um 3.0, soh que esse virah passa de 2paus.
    Se quisserem, posso responder diversas perguntas sobre mecânica GM pois tenho um relativo conhecimento.

Att. Maikel

O que dá mais trabalho é o MWM 6 canecos , tem que fazer muitas adaptações pra aguentar o motor , troca de difs. (Band) , cambio(Band) , molas e amortecedores e calçar a carroceria , essa configuração alcança 150 a 160 km/h , dá pra encarar ???
    Gente. Quero comprar um Engesa Fase II da Envesa (kit)... Pensei que o Engesa fosse um veículo muito parrudo, pau para toda obra, mas, ao ler que, para receber um motor mais potente, temos que reforçar com peças da Band, fiquei sem entender nada. Alguém poderia me explicar, por favor, onde o Engesa se classifica? O que quero comprar tem os diferenciais Dana 44 e câmbio Clark da D-20, de 5 marchas mais ré... Eles são mais fracos do que os da Band?!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem