turbo para motor opala 4 canecos
Citação:
Postado originalmente por Alexandre Gonzaga
Aproveitando o gancho dos motores,
Vou fazer uma geral no Engesa. Estou pensando em manter o motor do Opala 4 cc alcool original e turbiná-lo Fica BOM???????
Quais cuidados devo tomar??
Estou pensando compensar esta falta de força que motores Diesel dão com bloqueios de diferencial. Meus caros fiz feio :oops: na ultima semana aqui em BH. O meu JEEG ficou para tras e tive que apelar para o guincho. Era so lama subida forte com curva, e abismo, valas, chuva e falta absoluta de aderencia. Duas Pajeros subiram que nem foguete e fiquei desconsolado ao ver que eu estava Obsoleto. Vou voltar lá sozinho e subir sem ter que descer do JEEG, mas antes quero me equipar
Alexandre
O pouco que sei te responder é que fica animal o motor GM 151-S com turbina. O grau de pressão que vc irá querer dosar depende de sua aplicação. Se vc deseja alguma durabilidade, vc pode usar pressões de até 0,3 a 0,5 bar , numa boa, para o seu motor com pistões Álcool, sem maiores alterações. Vc poderá extrair até 120 a 150CVs, dependendo da receita.
Há preparações maiores, e começa a implicar em troca por pistões especiais, comandos, virabrequins forjados e por aeh vai.
Não importando o tipo de receita que vc pretende usar, o maior cuidado que vc deve ter é que SEMPRE tem que manter a mistura ENRIQUECIDA para motores turbo. E o consumo, óbvio, vai para o espaço. Mas é obrigatório vc manter a mistura enriquecida: Dois são os motivos:
Um é que em certas solicitações, pode acontecer de faltar combustível (atenção para a bomba e carburador) e nesta condição, a mistura pobre de combustível fura pistãos e detona o resto do seu motor.
Dois é que a própria mistura rica injetada do carburador auxilia no arrefecimento dos pistões, condição ideal até nos venenos mais fortes.
Com isso quero te dizer que não é só comprar a turbina e colocar no motor. Vc tem que escolher muito bem quem vai fazer o serviço de montagem, e , PRINCIPALMENTE, a regulagem do bura com a turbina.
Soube de neguinho jogar fora 3 cabeçotes e pistões de santana 2.0, porque o "mecânico" disse que instalava turbos.....demorou para descobrir o que estava acontecendo...
Outra dica boa:
use relógio chamado pirômetro, que nada mais eh que uma sonda tipo termopar que vai no coletor de exaustão e mede a temperatura dos gases e te indica direto se a mistura está ficando pobre ou rica em excesso.
Vale o investimento e protege seu motor.
Com essas 3 dicas ajudam a vc escolher melhor quem pode preparar turbo. Quanto a pressão do turbo, vc e seu bolso decidem...
Atenção também para o snorkel e filtro de ar, já que essa turbo vai dentro de um jipe...água, lama, banhado, rio,... he he he he as pressões negativas dentro da tubulação antes do turbo são maiores..
Uma preparação que me agradou muito para se aplicar em motor de opala foi a do engenheiro Martins, aeh de São Paulo. O cara é tarado por GM. Sem turbo, sem nenhuma modificação, procurando manter tudo o mais original possível , ele conseguiu extrair 150 CV no GM 151-S 4 canecos... !! O torque não me lembro, mas acho que chegava nos 28 kilos de torque..coisa de loko.
Só para ter idéia, o GM251 de 6 canecos rende a gasolina 120 CVs...
Segredo? o cara bolou um virabrequim forjado, com 2 contrapesos para cada cilindro, aumentando o curso do cilindro e a taxa. E usou os pistões do 6CC.
Veneno mais perfeito que vi para opala 4 cilindros. A vida útil deste confiável GM continuou quase a mesma...
Espero ter ajudado um pouco sobre turbo e outras possibilidades
[ ] 's
Flávio