CRISTIANO
É muito bom ler um relato deste , o ROBERTO deve estar extase .
Abraço
Versão Imprimível
É um misto de ansiedade e alegria... Parece que o Papai Noel tá chegando..... Kkkkkkk.... Muito bom.
Ohh meu amigo Christiano Muitooo obrigado por essas informacoes!!! Acredito que amanha deve estar chegando o meu bruto entao!!!!:euforico: nao vejo a hora!!!! Acho que vou dormir a primeira noite dentro dele de tanta emocao!!!! Estou euforico!!!
muito obrigado pela atencao!!!!:concordo:
Pô Cigano, isso aí tem rima! :chorandoderir:
Voltando ao português, fiz uma pesquisa Aurélio-Houaiss-Auletiana sobre isso. :mrgreen:
Seguinte: O Engesa refere-se ao veículo, ao carro, ao automóvel. A Engesa refere-se à montadora, à fabricante, à empresa. Por analogia, o porsche é o carro, a porsche é a montadora.
Então, não tenhamos mais dúvidas: Se vc vai falar do carro, sempre será o Engesa, meu Engesa. Se vai falar da marca, sempre será a Engesa.
Quanto à pronúncia das letras "e" e "o", existe regionalismo. Os paulistas e sulistas parecem que falam " ê " e " ô ", e os demais (incluindo os baianos) falam " é " e " ó ". Porém, Houaiss esclarece que a pronúncia correta dessas letras é " é " e " ó ". Não existe a forma " ê " e " ô ".
Sendo assim, a pronúncia correta é "ENGÉSA", como se existisse um acento agudo no segundo "E".
Tão vendo que o fórum tb é cultura? :mrgreen:
E dessa pesquisa nos dicionários, descobri uma fato curioso. Aqui na Bahia e também do interior de alguns estados nordestinos, falamos algumas consoantes de forma diferente. F é fê, G é guê, J é ji, L é lê, M é mê, N é nê, R é rê, S é si, Y é pissilone, exatamente como Luiz Gonzaga cantou em ABC DO SERTÃO.
Pensava que tb fosse regionalismo na versão mais popular, porém para minha surpresa, estão todas lá nos dicionários, e estão corretas.
Agora, se vierem me gozar quando eu soletrar ENGESA em baianês "é-nê-guê-é-si-a", vou mandar consultar o pai dos burros! :mrgreen:
Rastreamento assim é mais eficiente que GPS.:lol:
Não concordo de jeito nenhum , ja começou pelo bairrista Aurelio ...
Como vc pode falar é se não acento ??? de onde vc tirou essa conclusão ??? para acentuar tem regras , e não existe nenhuma regra pra acentuar a palavra engesa , para acentuar " é " tem regra , todas oxítonas terminadas em a , e , o são acentuadas ... " é " sobe ser usado como verbo ... senão fica e ... qual adiferença entre " e " e " é " , não tem nenhuma diferença ??? então não precisa acentuar qdo vc escreve - o jipe " é " muito forte ... pode escrever - o jipe e muito forte ... e se falar joão e maria , vc fala joão é maria ??
Isso aqui vai virar :offtopic:! hehehe
Edu, é que nos dicionários citados, só usam a forma "é" para se referir a letra "E". Nenhum deles registra a forma ""ê".
Mas se falamos, ENGÉSA ou ENGÊSA dá na mesma, né? São riquezas regionais deste imenso país! :concordo:
Tudo bem ... aprendi tudo errado pq o dicionário era do MEC .
Vou continuar falando engesa , pq senão vou ter que falar emprésa , surprésa , pra falar engésa ... rs
E aí Roberto chegou o seu jipe feito pela Engenheiros Especializados S/A ??
Bom dia meu amigo Edu!!!! chegou sim!!! fui comunicado agora a pouco que ele esta me esperando no pátio da transportadora e hoje a tarde vou ao encontro dele!!! a transportadora fica a 120km de distância da minha residência porisso, vou disfrutar de uma pequena viagem com o meu novo BRUTO ja de cara :euforico:
A noite ou no máximo amanhã ja posto como foi o deslocamento e as impressões do Bruto!!!
Ja posso adiantar que vai ser muito gratificante andar com ele mesmo que esteja chovendo aqui no SUL e que vou andar com ele na chuva e sem capota para fazer esses 120km hehehe!!!! :concordo:
Isso aí Roberto , coloca um chapéu e um poncho e deixa a garrafa térmica do lado pra ir tomando chimarrão ... rs
Vamos aguardar as impressões de andar na vtr ... se possível ja testa o 4x4 em alguma rua de terra ´...
abs ... parabéns ... vai ter churrasco de costela e chuleta pra comemorar acompanhado de serramalte ... rs