Postado originalmente por
Pedro Rocha
Valmir, coloquei um kit spaturbo, e a turbina é uma .42/.63. mas tô pensando em trocá-la por uma .42.48 (trocando só a caixa quente), ou a que considero que seria ideal pro meu motor com weber 44, comando 286x270, e intercooler do troller 3.0, a .50/.48.
A .42/.63 só começa a encher com vontade lá pelas 3000rpm e o motor de opala com as molas originais só gira até umas 4500rpm (sem susto), deixando a faixa de utilização da turbina muito restrita.
Pra ir até umas 5000rpm e aproveitar melhor a turbina troquei o comando, e coloquei tuchos mecanicos, agora vou trocar as molas originais (por duplas) e colocar balanceiros roletados em um cabeçote com trabalho de fluxo e junta de aço.
Imagino que vc esteja na inteção de turbinar seu engesa, então vou te dar minha humilde opinião....
não vale a pena...a não ser que vc queira só um canhão ou um brinquedo, e não rode muito, eu explico.
Um kit turbo básico bem montado (3e + .42/48) já garante uma boa dose de diversão com relação ao original, mas pra fazer bem feito, existem outros pontos (como cabeçote, comando, ignição, bico extra, cashtank, escape, bomba de óleo , e etc) que precisam ser trabalhados pra vc ter um motor turbo realmente de ponta, (potente, redondo, e durável)que encare qualquer 3.0 eletrônico, mesmo chipado, sem fazer vergonha, e ai a conversa (R$R$) vai longe.
quando comecei a turbinar, pensava em gastar uns R$1500,00 do kit mais uns R$ 500,00 de extras e ter um avião...
já gastei pelos menos uns R$ 4000,00, e ainda vô gastar mais uns R$ 2000,00 a R$3000,00 pra ficar bom mesmo, e só ser ultrapassado pelos 3.0 na hora de parar no posto...rs. Isso porque não parti pra injeção, e vou ficar só no bico extra e a weber.. senão o investimento era maior..
Então hoje acho que é mais negócio abrir uma poupança, e juntar a grana pra partir logo pra um diesel. De preferência um 3.0 da ranger /troller chipado, ou um 6 mwm da f250 ou silverado.
na foto a pressurização tá desmontada pois tinha acabado de trocar o comando, e tô me preparando para fazer os upgrades citados, e tb vô partir pro bico extra, pois fica mais facil acertar a parte de lenta do motor, e vem mais potência na alta, sem falar que o consumo do weber 44 tá de f.... quero ver se com bico deixo ele mais civilizado...
abraço.