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  • #37
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    Citação Postado originalmente por franzlana Ver Post
    Vou acabar vendendo meu 2.8 MWM e comprando o MWM 6 cilindros da F250. Se não fizer isto vou acabar vendendo meu Engesa por que tô achando ele muito lento depois dos pneus 35". Este negócio de Hilux me deixar pra traz nas subidas ta me aborrecendo. Sem falar dos lerdos que entopem caminho e depois a minha retomada é lenta.


    GRANDE FRANZLANA


    PÔ CARA VC ESTA SUMIDO PRA CARAMBA EM ???


    Até vc ? pensei que fosse só eu que achava o MWM 2.8 fraco pros nossos ENGESAS , as retomadas me da muita agonia , qdo tinha a relação 11x47 era boa as retomadas , mas em velocidade cruzeiro ficava urrando a 110km/h , o 6 CANECOS não tenho espaço no meu cofre , sempre fui apaixonado no 14B este tem uma litragem boa 3.7 , torque muito bom e se turbinado vira o capeta , não é tão pesado e tem uma elasticidade maior do que os grandalhões Q20B , S4 , sendo que o S4T é mais rápido , MAS MUITO PESADO .

    Na minha opinião o 14B CAI COMO UMA LUVA PRO ENGESA . As BANDS com ele da 140 no pé , e a BAND é +- do mesmo porte do ENGESA .

    SONHAR NÃO CUSTA NADA .

  • #38
    Usuário Avatar de Rodrigo Ielpo Bastos
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    Meu carro da uma diferença enorme dos pneus 33 pros 32. Se colocar os 35 como havia pensado. Ele vai ficar frouxo com a relação 45x11. Não sei se vcs tem manômetro no turbo mas eu percebi um atraso na entrada da turbina e resolvi investigar o defeito era na haste que faz o alivio da pressão acho que se chama haste gate. Acabei trocando a peca e o carro ficou ótimo.

  • #39
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Franz,

    Antes de pular para os 6 canecos, não vale à pena colocar uam turbina TGV com bicos de maior vazão?

    Ganharia uns pocotós a mais para empurrar a diferença de 33" para 35".....

  • #40
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    ao Pedro Rocha,


    Cara que turbina vc colocou no 153-s? e como adaptou? se possivel poste umas fotos ou me envie valmir@viabol.com.br

    abr,

  • #41
    Usuário Avatar de franzlana
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    GRANDE FRANZLANA


    PÔ CARA VC ESTA SUMIDO PRA CARAMBA EM ???


    Até vc ? pensei que fosse só eu que achava o MWM 2.8 fraco pros nossos ENGESAS , as retomadas me da muita agonia , qdo tinha a relação 11x47 era boa as retomadas , mas em velocidade cruzeiro ficava urrando a 110km/h , o 6 CANECOS não tenho espaço no meu cofre , sempre fui apaixonado no 14B este tem uma litragem boa 3.7 , torque muito bom e se turbinado vira o capeta , não é tão pesado e tem uma elasticidade maior do que os grandalhões Q20B , S4 , sendo que o S4T é mais rápido , MAS MUITO PESADO .

    Na minha opinião o 14B CAI COMO UMA LUVA PRO ENGESA . As BANDS com ele da 140 no pé , e a BAND é +- do mesmo porte do ENGESA .

    SONHAR NÃO CUSTA NADA .
    O Guilherme.

    Espaço no cofre de Engesa é fácil de resolver. Crie um complemento entre o paralamas e a travessa frontal. No seu caso de fibra você pode simplesmente crescer o paralama. Depois puxe o capu para frente e crie uma chapa entre o capu e o quadro de parabriza. A dificuldade maior é em relação à barra redonda que trava o chassis logo debaixo do radiador. Ela terá que ser transferida para a frente e criado um flange cego usinado para tampar os furos do chassis onde ela for retirada. Isto se faz necessário somente do lado de dentro. Depois se prolonga a ponta do chassis para fixar o guincho. Você terá um Engesa com a frente maior um pouco. Acredito que uns 200 mm. Outra opção é enfiar o motor para dentro do painel de fogo, o que não me agrada em termos de manutenção.
    Porém quem já andou em uma F250 com este motor 6 cil. sabe que não há comparação com nada a nào ser a Dodge Ram que já vai para a casa dos 3 Km/L. Um 6 cil. MWM provavelmente deixará seu Engesa mais potente do que as Pick Ups de linha por muitos anos se não for para sempre. Quando montei o Engesa fui convencido a montar o 2.8 exatamente pela facilidade de adaptar. Na época (2004) era um motor que deixava o Engesa em condição de igualdade com as Pick Ups existentes: S10, Hilux 2.8 e Ranger 2.8. Hoje ele não acompanha mais, mas o 6 cil. MWM já equipava as F250 e Silverado em 99 e ainda está longe de ser alcançado. Sem falar que são mecânicos, sem as parafernalhas da injeção eletrônica e muito mais resistentes e de manutenção barata.
    Na verdade é um motor tão potente que de certa forma dispensa o cambio automático pois você põe uma terceira marcha e anda dentro da cidade sem pisar na embreagem. Fiz um teste com a F250 dentro de Matozinhos que só tem quebra-molas e buracos e não precisei por segunda hora nenhuma. Você anda de 15km/h de terceira e acelera até 60 sem o motor urrar. Tira o pé passa um quebra-mola a 20km/h e acelera de novo sem trocar de marcha. Já com qualquer outro quando sai do quebra molas, ou troca de marcha ou sai puulandoandoandoando.Já a sugestão do Caveso tem um custo que vai beirar os R$3000,00 e vai ficar longe do resultado alcançado com o 6 cil.Penso que em uma troca do meu motor que está sem defeito algum por outro MWM 6 cil. vou gastar algo em torno disto. Até preferia achar um em fim de linha para mandar para a retífica e ficar com tudo zerado. O difícil é vender o 2.8 depois.
    Quando você fala do 14 B até entendo mas por aqui tem uns Jeeps Bandeirantes que tentam me acompanhar de BH para Pedro Leopoldo e o gas deles é pouco. Então lhe digo que não andam mais que o MWM 2.8. Comparar com o 6 Cil. então nem se fala. D20 e F1000 não andam com o 2.8 MWM de jeito nenhum. Isto tudo considerando os pneus 33", porque agora que passei para 35" tô subindo junto com estas caminhonetes mas na baixada elas ficam pra traz.Aí vem os motores 3.0 e eu fico sem gás.
    É bom lembrar que não estou falando de excessos de velocidade e sim de manter velocidade de cruzeiro nas subidas principalmente e mesmo nas baixadas e também quando se tem que frear e retomar as velocidades. Afinal velocidade final não é preocupação para um Jeep com 2,10 m de altura. A preocupação é manter uma velocidade de cruzeiro com conforto, seja no transito rodoviário ou urbano. Potência é conforto, principalmente para quem viaja muito igual a mim que rodo no mínimo 3000 km/mês. Daí que estou me preparando para o projeto 6 cil. ou então vender o Engesa e comprar algo mais potente.

  • #42
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    Citação Postado originalmente por franzlana Ver Post
    O Guilherme.

    Espaço no cofre de Engesa é fácil de resolver. Crie um complemento entre o paralamas e a travessa frontal. No seu caso de fibra você pode simplesmente crescer o paralama. Depois puxe o capu para frente e crie uma chapa entre o capu e o quadro de parabriza. A dificuldade maior é em relação à barra redonda que trava o chassis logo debaixo do radiador. Ela terá que ser transferida para a frente e criado um flange cego usinado para tampar os furos do chassis onde ela for retirada. Isto se faz necessário somente do lado de dentro. Depois se prolonga a ponta do chassis para fixar o guincho. Você terá um Engesa com a frente maior um pouco. Acredito que uns 200 mm. Outra opção é enfiar o motor para dentro do painel de fogo, o que não me agrada em termos de manutenção.
    Porém quem já andou em uma F250 com este motor 6 cil. sabe que não há comparação com nada a nào ser a Dodge Ram que já vai para a casa dos 3 Km/L. Um 6 cil. MWM provavelmente deixará seu Engesa mais potente do que as Pick Ups de linha por muitos anos se não for para sempre. Quando montei o Engesa fui convencido a montar o 2.8 exatamente pela facilidade de adaptar. Na época (2004) era um motor que deixava o Engesa em condição de igualdade com as Pick Ups existentes: S10, Hilux 2.8 e Ranger 2.8. Hoje ele não acompanha mais, mas o 6 cil. MWM já equipava as F250 e Silverado em 99 e ainda está longe de ser alcançado. Sem falar que são mecânicos, sem as parafernalhas da injeção eletrônica e muito mais resistentes e de manutenção barata.
    Na verdade é um motor tão potente que de certa forma dispensa o cambio automático pois você põe uma terceira marcha e anda dentro da cidade sem pisar na embreagem. Fiz um teste com a F250 dentro de Matozinhos que só tem quebra-molas e buracos e não precisei por segunda hora nenhuma. Você anda de 15km/h de terceira e acelera até 60 sem o motor urrar. Tira o pé passa um quebra-mola a 20km/h e acelera de novo sem trocar de marcha. Já com qualquer outro quando sai do quebra molas, ou troca de marcha ou sai puulandoandoandoando.Já a sugestão do Caveso tem um custo que vai beirar os R$3000,00 e vai ficar longe do resultado alcançado com o 6 cil.Penso que em uma troca do meu motor que está sem defeito algum por outro MWM 6 cil. vou gastar algo em torno disto. Até preferia achar um em fim de linha para mandar para a retífica e ficar com tudo zerado. O difícil é vender o 2.8 depois.
    Quando você fala do 14 B até entendo mas por aqui tem uns Jeeps Bandeirantes que tentam me acompanhar de BH para Pedro Leopoldo e o gas deles é pouco. Então lhe digo que não andam mais que o MWM 2.8. Comparar com o 6 Cil. então nem se fala. D20 e F1000 não andam com o 2.8 MWM de jeito nenhum. Isto tudo considerando os pneus 33", porque agora que passei para 35" tô subindo junto com estas caminhonetes mas na baixada elas ficam pra traz.Aí vem os motores 3.0 e eu fico sem gás.
    É bom lembrar que não estou falando de excessos de velocidade e sim de manter velocidade de cruzeiro nas subidas principalmente e mesmo nas baixadas e também quando se tem que frear e retomar as velocidades. Afinal velocidade final não é preocupação para um Jeep com 2,10 m de altura. A preocupação é manter uma velocidade de cruzeiro com conforto, seja no transito rodoviário ou urbano. Potência é conforto, principalmente para quem viaja muito igual a mim que rodo no mínimo 3000 km/mês. Daí que estou me preparando para o projeto 6 cil. ou então vender o Engesa e comprar algo mais potente.
    FRANZLANA

    Sua linguagem é a mesma da minha , ando tb 3.000km/mes e aqui só tem planície e fico agoniado nas retomadas ( demora a responder ) e velocidades cruzeiros constantes com certa dificuldade qualquer subidinha ele perde velocidade e imagino vc por aí com subidas em torno de vc o tempo todo .

    O pessoal acha que sou exagerado , MAS NÃO SOU , ACHO QUE SÓ VC É QUE ME ENTENDE , gostaria de mais cavalaria , mas não é para andar a 140km/h , seria para andar a 100/115km/h normal e qdo tivesse pressa andar a 115/125km/h mantendo em cruzeiro , e subidas e subidonas , E PRINCIPALMENTE EM ULTRAPASSAGENS QUE SERIA O MEU OBJETIVO MAIOR QUE É A SEGURANÇA EM ULTRAPASSAGENS RÁPIDAS E SEGURAS .

    Cito o 14B , mas com ele turbinado e intercoolado , anda em um assim e depois me diz e não tem que mexer em muita coisa .

    FORTE ABRAÇO AMIGO .
    4X4 Brasil

  • #43
    Usuário Avatar de pedro bonadio
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    Amigo, porque não prepara o 2.8 antes de partir pra um 4.2? Uma regulada na bomba, bicos da Rasch, mais pressão na turbina e escape direto geram mais de 200hp...

    O custo de adaptação que irá ter será grande, o peso adicionado é grande também, peças provavelmente que com seu 2.8 não apresentam desgaste com certeza irão sofrer muito com todo o torque do 6 cilindros.

    Tenho um Troller T4 com o MWM 2.8TDI e ele pesa 2ton medidas. Seu câmbio é Over Drive e uso pneus 33" com relação 4.09:1 original... Puxo meus outros Jeeps muitas vezes e ando na estrada à 100km/h sem problemas. Ele tem cerca de 160hp e uns 38kgfm e deixa 3.0 original pra trás, só perde em velocidade final... Não tiro de 5ª marcha na estrada para nada, resposta imediata, puxando outro carro uso 4ª.

    Num carro de até 2300kg o MWM levemente preparado dá conta fácil fácil...
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

  • #44
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    Citação Postado originalmente por pedro bonadio Ver Post
    Amigo, porque não prepara o 2.8 antes de partir pra um 4.2? Uma regulada na bomba, bicos da Rasch, mais pressão na turbina e escape direto geram mais de 200hp...

    O custo de adaptação que irá ter será grande, o peso adicionado é grande também, peças provavelmente que com seu 2.8 não apresentam desgaste com certeza irão sofrer muito com todo o torque do 6 cilindros.

    Tenho um Troller T4 com o MWM 2.8TDI e ele pesa 2ton medidas. Seu câmbio é Over Drive e uso pneus 33" com relação 4.09:1 original... Puxo meus outros Jeeps muitas vezes e ando na estrada à 100km/h sem problemas. Ele tem cerca de 160hp e uns 38kgfm e deixa 3.0 original pra trás, só perde em velocidade final... Não tiro de 5ª marcha na estrada para nada, resposta imediata, puxando outro carro uso 4ª.

    Num carro de até 2300kg o MWM levemente preparado dá conta fácil fácil...

    GRANDE PEDRO BONADIO

    Não havia olhado por este ângulo , é uma ótima opção realmente , vou ficar sossegado agora , pois já estava ficando agoniado com o fraco desempenho do meu MWM 2.8 .

    MUITO OBRIGADO PELA LUZ .

    ABRAÇÃO

  • #45
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
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    -dsc01241.jpg-dsc01241.jpg
    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    ao Pedro Rocha,


    Cara que turbina vc colocou no 153-s? e como adaptou? se possivel poste umas fotos ou me envie valmir@viabol.com.br

    abr,
    Valmir, coloquei um kit spaturbo, e a turbina é uma .42/.63. mas tô pensando em trocá-la por uma .42.48 (trocando só a caixa quente), ou a que considero que seria ideal pro meu motor com weber 44, comando 286x270, e intercooler do troller 3.0, a .50/.48.

    A .42/.63 só começa a encher com vontade lá pelas 3000rpm e o motor de opala com as molas originais só gira até umas 4500rpm (sem susto), deixando a faixa de utilização da turbina muito restrita.

    Pra ir até umas 5000rpm e aproveitar melhor a turbina troquei o comando, e coloquei tuchos mecanicos, agora vou trocar as molas originais (por duplas) e colocar balanceiros roletados em um cabeçote com trabalho de fluxo e junta de aço.

    Imagino que vc esteja na inteção de turbinar seu engesa, então vou te dar minha humilde opinião....

    não vale a pena...a não ser que vc queira só um canhão ou um brinquedo, e não rode muito, eu explico.

    Um kit turbo básico bem montado (3e + .42/48) já garante uma boa dose de diversão com relação ao original, mas pra fazer bem feito, existem outros pontos (como cabeçote, comando, ignição, bico extra, cashtank, escape, bomba de óleo , e etc) que precisam ser trabalhados pra vc ter um motor turbo realmente de ponta, (potente, redondo, e durável)que encare qualquer 3.0 eletrônico, mesmo chipado, sem fazer vergonha, e ai a conversa (R$R$) vai longe.

    quando comecei a turbinar, pensava em gastar uns R$1500,00 do kit mais uns R$ 500,00 de extras e ter um avião...

    já gastei pelos menos uns R$ 4000,00, e ainda vô gastar mais uns R$ 2000,00 a R$3000,00 pra ficar bom mesmo, e só ser ultrapassado pelos 3.0 na hora de parar no posto...rs. Isso porque não parti pra injeção, e vou ficar só no bico extra e a weber.. senão o investimento era maior..

    Então hoje acho que é mais negócio abrir uma poupança, e juntar a grana pra partir logo pra um diesel. De preferência um 3.0 da ranger /troller chipado, ou um 6 mwm da f250 ou silverado.

    na foto a pressurização tá desmontada pois tinha acabado de trocar o comando, e tô me preparando para fazer os upgrades citados, e tb vô partir pro bico extra, pois fica mais facil acertar a parte de lenta do motor, e vem mais potência na alta, sem falar que o consumo do weber 44 tá de f.... quero ver se com bico deixo ele mais civilizado...

    abraço.
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #46
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    Eu sou apaixonado pelo 6 boca mwm, o ronco dele e a faixa de torque são fantasticos

  • #47
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    Pedro,

    Era realmente dessas informaçoes que eu precisava. O meu eu injetei monoponto, troquei os tuchos para mecanicos e uso gasosa no cabeçote taxado do alcool. Ficou muito melhor que original e o consumo ficou o mesmo. Porem noto que em 2a. marcha ainda falta motor pra girar e sair do atoleiro. Entao penso em trocar o comando para um 268 ou 278.
    Como o motor já está bem andado nao vou investir nele, entao se for o caso irei trocar ele por um mwm2.8 ou talvez um gm4.1 do omega pela facilidade de adaptacao.


    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post

    Valmir, coloquei um kit spaturbo, e a turbina é uma .42/.63. mas tô pensando em trocá-la por uma .42.48 (trocando só a caixa quente), ou a que considero que seria ideal pro meu motor com weber 44, comando 286x270, e intercooler do troller 3.0, a .50/.48.

    A .42/.63 só começa a encher com vontade lá pelas 3000rpm e o motor de opala com as molas originais só gira até umas 4500rpm (sem susto), deixando a faixa de utilização da turbina muito restrita.

    Pra ir até umas 5000rpm e aproveitar melhor a turbina troquei o comando, e coloquei tuchos mecanicos, agora vou trocar as molas originais (por duplas) e colocar balanceiros roletados em um cabeçote com trabalho de fluxo e junta de aço.

    Imagino que vc esteja na inteção de turbinar seu engesa, então vou te dar minha humilde opinião....

    não vale a pena...a não ser que vc queira só um canhão ou um brinquedo, e não rode muito, eu explico.

    Um kit turbo básico bem montado (3e + .42/48) já garante uma boa dose de diversão com relação ao original, mas pra fazer bem feito, existem outros pontos (como cabeçote, comando, ignição, bico extra, cashtank, escape, bomba de óleo , e etc) que precisam ser trabalhados pra vc ter um motor turbo realmente de ponta, (potente, redondo, e durável)que encare qualquer 3.0 eletrônico, mesmo chipado, sem fazer vergonha, e ai a conversa (R$R$) vai longe.

    quando comecei a turbinar, pensava em gastar uns R$1500,00 do kit mais uns R$ 500,00 de extras e ter um avião...

    já gastei pelos menos uns R$ 4000,00, e ainda vô gastar mais uns R$ 2000,00 a R$3000,00 pra ficar bom mesmo, e só ser ultrapassado pelos 3.0 na hora de parar no posto...rs. Isso porque não parti pra injeção, e vou ficar só no bico extra e a weber.. senão o investimento era maior..

    Então hoje acho que é mais negócio abrir uma poupança, e juntar a grana pra partir logo pra um diesel. De preferência um 3.0 da ranger /troller chipado, ou um 6 mwm da f250 ou silverado.

    na foto a pressurização tá desmontada pois tinha acabado de trocar o comando, e tô me preparando para fazer os upgrades citados, e tb vô partir pro bico extra, pois fica mais facil acertar a parte de lenta do motor, e vem mais potência na alta, sem falar que o consumo do weber 44 tá de f.... quero ver se com bico deixo ele mais civilizado...

    abraço.

  • #48
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
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    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Como o motor já está bem andado nao vou investir nele, entao se for o caso irei trocar ele por um mwm2.8 ou talvez um gm4.1 do omega pela facilidade de adaptacao.
    Valmir, vai de 2.8! a mão de obra pra adaptação é praticamente a mesma, acho até que a colocação do 2.8 é mais simples (não precisa alterar comprimento dos cardans), sem falar na economia do diesel, e na valorização da viatura.

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Entao penso em trocar o comando para um 268 ou 278.
    se trocar o comando, coloca uma engrenagem de alumínio (pra de fibra não ficar banguela e te deixar na mão) e umas molas duplas pra poder girar sem medo...

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    O meu eu injetei monoponto, troquei os tuchos para mecanicos e uso gasosa no cabeçote taxado do alcool..
    tu tem uma foto dessa injeção monoponto? qual tbi vc usa? e qual o gerenciador/módulo de injeção (his, fueltech, pandoo...)?!

    abraço.
    4X4 Brasil
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

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