O ponto de mexer na trilha, vc está pensando como Trial puro e não como Endurance. São dois pontos de vista diferentes e eu respeito os dois. Se pensar como Trial, eu concordo com vc, se pensar como Endurance, onde o trabalho de equipe é premiado, não faz sentido vc ter uma penalização para uma equipe que passa um obstáculo utilizando uma pedra e outra que utiliza o guincho.
Beto,
Se uma equipe deixa estepe, ou prancha, ou qualquer outra ferramenta em uma seção, ela não poderá mais utilizar estes equipamentos em outra seção. O tempo só poderá ser fechado se a equipe estiver com os equipamentos devidamente afixados em seus carros, ou se ela decidir abandoná-los na seção. Cabe à organização, decidir se ela deixará os equipamentos na pista para a próxima equipe ou retirá-los. É claro que todos são retirados para que a próxima equipe encontre as mesmas condições na seção, o que aconteceu com o estepe que a JF2 utilizou nesa seção, eles foram retirados. Esse critério de pontuação acumulativa, fazia parte do regulamento até o segundo ET. O que aconteceu neste segundo ET, fomos a única equipe Não Bloqueados a conseguir transpor uma única seção das 6 existentes. Ficamos em 4º lugar, pois utilizamos todos os equipamentos para transpor a seção e tivemos mais penalização do que os outros que estouraram o tempo sem usar nada. Este critério da não acumulatividade de pontos, incentiva as equipes a não desistir da seção, independentemente do que ela precise utilizar pra chegar do outro lado.
Isso tudo faz parte da estratégia do ET, vc decide se vai perder tempo colocando uma pedra ou se vai sair rapidinho usando guincho. É uma competição de estratégia, equipe e equipamento. Essa é a emoção da prova, usar o que aprendemos nas trilhas, será que se eu arriscar essa prancha, ou essa pedra eu vou conseguir passar o obstáculo? Se não passar vou pro ghincho e além dos pontos dos dois ainda perco um tempo do kct. Se tentar com a prancha vou perder 2 minutos, estou arriscado a estourar o tempo. Passei no ghincho, tenho tempo pra usar o guincho no segundo carro ou terei que tomar a cinta também? Isso é o que equilibra as equipes e faz com que equipes com equipamento inferior consigam chegar à vitória.
Sou totalmente a favor do Trial puro, com todas as questões que o Bill, o Sandro, o Leitão e mais um monte de gente defende. Acho que devemos começar a desenvolver esta categoria no Brasil e não tentar transformar o ET.
[]´s... me preparando pra correr as duas categorias.