Uma pergunta, vale a pena esperar a comercialização do Jimny Brasuca e arriscar um preço reduzido e com ABS e possível motor Flex? Ou melhor pegar um Jimny agora, ainda Nipônico com esse preço abusivo?
Ó dúvida cruel!!!
Absss
Versão Imprimível
Uma pergunta, vale a pena esperar a comercialização do Jimny Brasuca e arriscar um preço reduzido e com ABS e possível motor Flex? Ou melhor pegar um Jimny agora, ainda Nipônico com esse preço abusivo?
Ó dúvida cruel!!!
Absss
Aproveitando o tópico, se me permitem, estou com o mesmo dilema do colega que criou o tópico. A diferença é que sou solteiro, minha namorada mora em Minas e eu em Sampa, todo mêsvou para a casa dela, cerca de 400 KM mais ou menos e sempre vamos para cachoeiras, etc. Atualmente estou desbravando com um 207 HB rsrsrs isso mesmo, um Peugeot valente que enfio em qualquer lugar.... mas voltando, será meu carro de uso diário, moro em São Caetano do Sul e não trabalho de carro geralmente, aí a pergunta... Troller usado ou Jimny zerinho?
Troller, SEMPRE!
Vou dar minha opinião, pois já tive tr-4, troller, land 90, e atualmente temos um Jimny recém comprado. o jimny é mais macio, anda na estrada à uns 100km/h na boa fazendo 12,8 km/l, é excelente na terra mas tem pouco espaço interno. Meu tr-4 era bebum (8,0 km/l na estrada à 100km/h), muitos ruídos internos, mas tinha um porta-porta pequenos ao menos e 4 portas. Toller era um tanque, sem nenhum luxo, instável em altas velocidades apesar do motorzão fantástico, muito bom na terra. Segundo pesquisei o Jimny nacional não será flex já de cara mas terá airbag e abs por força da lei e o preço não deve cair. Carro Flex não vale a pena, pois além de beber mais que um só a gasolina, não temos um política econômica que faça o preço do alcool cair nos próximos anos. Boa sorte na escolha !
Gente, quem já não passou pelo dilema da dúvida: Qual 4 x 4 devo comprar?
Pois bem, desculpem se o que escrevo pareça bobagem, mas vou dar a " minha opinião " de leigo. Tenho uma lancha, pesa uns 900 quilos e sempre no verão me deparava com a pergunta como tirar ela da água depois da hora do tratorista ter ido embora?
Comecei a minha pesquisa sobre os 4 x 4, ouvi várias opiniões e então cheguei a minha própria conclusão, partilho ela agora e espero ajudar o futuro comprador de um 4 x 4.
Vendi um Celta que tinha de uso diário para trabalho e comprei um Troller, 2008 motor MWM 3.0, T4 com capota rígida na cor Vermelha.
Começam as perguntas: Qual a utilização do veículo, 1- off road, viagens, 2-andar por trilhas leves, 3- andar por trilhas pesadas com muito barro e quase submerso, 4-andar no dia-a-dia na cidade, 5-andar no dia-a-dia na estrada, 6- viajar com amigos jovens e com a namorada nos finais de semana, 7- viajar a serviço da empresa, 8- puxar lanchas nos finais de semana para tirar da água, 10 - puxar lanchas em viagens longas?
Bem de posse destas perguntas eu posso responder por mim o que descobri sobre o Troller e a Pajero TR4-MT - 2012 Flex - cambio Manual.
Se as repostas forem nºs 1-2-3-6-8, pode comprar um Troller, o meu fazia 10 km/l com diesel, é um motor 3.0 turbo diesel, despeja potência quando solicitado, moro em Porto Alegre e subia aos finais de semana a serra gaucha e ele era excelente para o percurso, quando ficava envileirado atrás de longas filas de caminhões e veículos que subiam a frente, em um momento único de ultrapassagens, ele respondia prontamente dando uma confiança na manobra qua mais mata motoristas nas estradas: ultapassagens. Muito resistente, ele é chassi e não monobloco como o TR4, todo de composio, mistura de fibra de vidro com fibra de carbono, material extremamente resistente. Tração 4 x 4 com reduzida ( e bota reduzida nisso ) ele arranca em terceira marcha parecendo ser primeira, quando está com a reduzida acoplada. Quais os pontos negativos do Troller, na minha opinião. É um projeto artesanal comprado pela Ford, que não investiu praticamente nada na melhoria do Troller. Colocou o interior da Ecosport e agora o motor MWM 3.2, fora isto o resto é do projeto original dos engenheiros do Ceará, que a meu ver foram bem melhores que os engenheiros da Ford. Todo o Troller entra água pela tampa do porta malas e pelo eixo do limpador de pára-brisa, pingando em cima da caixa de fúsíveis e relés ( engenheiros da Ford, mudem a caixa de lugar se não conseguem acabar com o problema da goteira). Revendas é apenas uma por estado, aqui no RGS, e o atendimento não é lá estas coisas, quando se consegue um atendimento melhor o valor é de alto nível $$$$$ também, as peças de reposição ainda se conseguem peças baratas (exceto do motor) pois ele possue peças de várias montadoras nacionais. O freio do meu eu troquei cilindro mestre e servo freio e gastei R$ 164,00, pois comprei na GM onde tenho 50% de desconto para oficina mecanica, pois é o mesmo da Blazer. Já o sensor da caixa de reduzida, que chamam de “pirulito”, saiu por R$ 234,00, pois é o mesmo da Ranger e só tinha na revenda Troller na Ford estava em falta. Os pneus se forem para trilha, saem por R$ 980,00 (cada um) aqui no Brasil, mas a maioria visita os “hermanos’ na fronteira e traz de lá o Troller já com os pneus trocados, então saem pela metade mas se levarmos em consideração o valor dos pneus normais 195 x 50 x 15 R$ 215,00 cada um, podemos ver que o gasto é um pouco elevado. O Troller na tem porta malas e pula bastante se comparado a outras caminhonetes e ao TR4, mas garanto que a gente se acostuma com os pulinhos e depois que vende até sente falta deles, o que não é um ponto negativo. A embreagem é um pouco pesada, embora seja hidráulica, mas a gente também se acostuma com ela e depois pega um carro normal quase fura o assoalho na primeira pisada. kkkk
Bom falando então da Pajero TR4, se as repostas forem nºs 2-4-5-6-8-10, pode comprar um Pajero TR4 é uma proposta diferente do Troller, a TR4 gasta 8 a 9 tanto na estrada quanto na cidade, para quem respeita as regras de transito e não costuma arrancar na sinaleira na frente dos outros, os pés pesados conseguirão apenas uma marca de 7,5 km/l, isto falando de um TR4 2011/2012 com 14.000 km rodados, camibio manual, as mais antigas sei de marcas menores e se for cambio automático (AT) é maior o consumo de combustível. A reduzida da TR4 não é tão reduzida quanto a do Troller, mas possue um sistema de engatemais confiável por ser mecânico além de não ter o sistema de roda livre, o eixo dianteiro está sempre acoplado, o que é um dos motivos dela gastar mais. Quanto ao torque nas ultrapassagens, eu (opinião minha) não gostei, motivo que me fez vender a TR4, usando o exemplo Troller na ultrapassagem, ela não desenvolve tão agilmente quanto um turbo-diesel e muito menos que um carro leve com motor 1.8 ou até 1.4 GM, são respostas mais rápidas destes carros menores e até do Troller com turbo sem ser chipado com chip nem se fala, é um diabo de tão rápido. Quanto ao porta-malas, é bom em relação a muito carro pequeno ( Palio, Corsa) muito superio ao porta malas??? do Troller; Revendas e oficinas especializadas existem em média umas duas por capital, e ainda as do interior é bem superior ao Troller no quesito atendimento, preço das peças, por incrível que pareça, um kit de embreagem é mais barato na revenda que no paralelo, e outros itens também, e não são peças caras. Quanto a resistência, é um SUV, de lata, amassa, arranha, é monobloco, tanto que vem com barra de torção, mas pode torcer, não tem santo antônio em caso de capotagem, o Troller tem, é um estilo mais Harmonioso (para alguns não) o conforto é um pouco melhor e o espaço interno dos bancos traseiros não é tão espaçoso quanto o Troller, mas no Troller o acesso é mais difícil por ser duas portas, mas é um espaço melhor que do Pálio ou Corsa. ( cito estes carros porque são carros mais vendidos e por ter os dois).
Em resumo eu me desfiz tanto do Troller quando da TR4, por ainda não achar um 4x4 que atenda as minhas expectativas, mas uma coisa eu posso dizer, se a TR4 tivesse a resistencia do Troller a força do Troller e o Troller tivesse a beleza da TR4, a eficiencia do cambio da TR4 e o porta-malas da TR4, nós teriamos o melhor 4x4.
Hoje sou usuario de uma Blazer, um Palio 1.8R, que faz 9,8 km/l gasolina na cidade e 8,78 km/l com ethanol na cidade 13 km/l gasolina na estrada e 11 km/l ethanol na estrada, só não saio mais para o fora de estrada. A lancha, bem o tratorista fica até as 17h então eu volto antes.kkkk abraços
o grande problema que eu vejo em relação ao diesel são os assaltos, frequentes na minha região.
é um dos motivos de eu ter colocado o T4 à venda.
...podia ser melhor?... podia...
mas mal comparando, ainda prefiro a TR4 com tudo que ela oferece, do que andar de Vectra 2.2 na cidade, por exemplo...
se for comparar com outros jipes, depende... com qualquer outro a diesel nao da pra comparar em termos de consumo... mas se for ver outros jipes a gasolina: Cherokee, Wrangler, ou mesmo Troller a gasolina, pra ficar apenas nestes... todos te consumo alto... claro, tem uma baita diferenca de motor entre a TR4 e cherokee, por exemplo... mas ai depende da proposta da viatura, da proposta de utilizacao do condutor, de gosto, enfim...
excluir a TR4, apenas pelo consumo, levando em consideracao o segmento jipe... nao da... acho que o que define mesmo a escolha, neste segmento, sao itens como utilizacao, proposta, manutencao, confiabilidade, gosto... mas, enfim...