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Resultados da Enquete: Qual SUV ou Crossover você compraria até R$ 90 mil?

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  • Nissan X-Trail

    16 4.91%
  • Suzuki Gran Vitara 2009

    112 34.36%
  • Subaru Forester 2009

    186 57.06%
  • Chevrolet Captiva Ecotec 4x2

    5 1.53%
  • Hyundai Tucson 4x2

    1 0.31%
  • Kia Sportage

    6 1.84%
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Hybrid View

  • #1
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    17/05/2010
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    Senhores, meu primeiro post em um site de entusiastas, já tive muita coisa, mas pela primeira vez me sentiria injusto se não comentasse sobre minha nova aquisição, minha Subaru Forester 2.0 TOP. Como engenheiro mecânico, detalhista e apaixonado por pilotar, vou me ater apenas a engenharia do carro, deixando de lado o quanto amei o painel, a posição dos comandos, revestimento dos bancos e volante alem do teto solar que mais parece um solário e do excelente conjunto óptico xênon.
    O fato é que li muito aqui no site para formalizar uma opção de compra, fiz teste drive em tudo que foi possível, e logicamente, falando de engenharia, sobraram os excelentes Suzuki e Forester.
    Tive sedãs esportivos ou sociais por toda a vida, mas a necessidade de andar em caminhos difíceis com carro cheio me levaram aos pequenos SUVs, sejam eles AWD ou 4X4.
    Minha primeira duvida foi como conciliar o prazer de ter performance em uma serra de asfalto liso, e ainda assim poder me atochar na lama, areia e buraqueira, e em subidas impossíveis a carros normais, em um mesmo veiculo?
    Andei um tempo de Coreano, e meu Deus! Como as pessoas se deixam enganar por estes caras? Resisti a largar meus sedãs, ainda que o preço dos hyunkias sejam realmente bons.
    Achei o conjunto mecânico do Suzi muito bom, gostei da caixa, das opções de tração em separado e do motor liso, que envolve tecnologia de ponta, redução de peso e bom consumo. E em termos de visual, fala sério, bonito hein!
    Mas quando andei de Subaru amigo...., há muito eu procurava um carro destes, motor boxer divino, parece que tem um cilindro a mais de tão elástico, tudo em alumínio, sentado ao volante, esqueça a altura do solo e você está em um esportivo e não em um SUV. O que senti foi estar em carro de categoria superior, como um BMW, Mercedes ou Audi, porem mais usável, e isto realmente é o Subaru, algo notável, vejam que um STI por exemplo, destrói a maioria dos Porsche e até M3, se falarmos dos ridículos monstros americanos, ai da até pena. Lembrem que a empresa que faz o STI é a mesma que faz a Forester, e que os motores, tirando o veneno têm exatamente o mesmo projeto, e há anos ganham como os melhores do mundo.
    E a hora da verdade? Fui rodar 800Km com meu brinquedo novo, SP X Ubatuba X Parati X Taubaté X SP. Asfalto fácil da Carvalho, serra pesada Taubaté Ubatuba, areia em Parati e Trindade alem de lama, buraco e subidas em uma Fazenda em Taubaté.
    Acreditem, para quem sabe, as 4 marchas do tip são perfeitas, a tal tração Subaru é muito mais que eu esperava, no asfalto é o capeta, e no chão; não duvidem, a única coisa que ela não tem são as alavancas de seleção, fui a lugares onde antes tirei meus sedãs na talha ou no trator, e vi Pajero full e Sportage 4x4 esperarem a lama secar para saírem de lá, tentei fazer merda de tudo que foi jeito, não adianta, passou fácil.
    Tentei ao máximo respeitar os 4000RPM que o manual pede por um curto período de amaciamento, e ela passava dos 160Km mole, longe dos tais 4000, e melhor, na Carvalho crava 12 Km/l e teima em não baixar por mais que se brinque, no percurso todo, serra, cidade etc., ficou em 9.9.
    Falam de revenda, mais prazer está acima de tudo, e ainda assim acho que fiz bom negócio, pois está vendendo sem parar, quem compra agora ainda paga 83K a 92K a 2.0, e com certeza, com a aceitação que o carro vem tendo isto vai mudar. Medo da Caoa? Só um louco largaria este osso, se ela sai a Subaru entra. 5 anos de garantia, revisão a cada 10000Km, valores em torno de 600, a quem ainda tem medo.....Só lamento. Agora fiz 40, sempre troquei, mas acho que morro Subaru, quando puder, passo a Forester para mulher, e saio de WRX.
    Abraços.

  • #2
    awlacerda,

    Começou bem. Post bacana, que reune razão e paixão com equilíbrio. Neste mesmo fórum há um tópico de Tiguan vs. Forester, em que um membro comenta s/ as considerações apaixonadas dos donos do Subaru (aliás, ele apresenta ótimos e importantes posts s/ a Outlander GT, que tb. considero um belíssimo carro). Ele tem razão e, atento a isso, venho tentando manter o máximo de imparcialidade nos comentários, pois sei que eles podem influenciar a decisão de muita gente na compra de um bem caro e importante.

    A despeito disso, e muito embora reações apaixonadas sejam, por princípio, subjetivas, acho que um conjunto muito grande de reações apaixonadas em torno de um mesmo veículo acaba encerrando um critério objetivo e adicional para futuras escolhas: a altíssima satisfação dos proprietários. Também será difícil, para mim, largar a Subaru...
    4X4 Brasil

  • #3
    Citação Postado originalmente por hgsn Ver Post
    awlacerda,

    Começou bem. Post bacana, que reune razão e paixão com equilíbrio. Neste mesmo fórum há um tópico de Tiguan vs. Forester, em que um membro comenta s/ as considerações apaixonadas dos donos do Subaru (aliás, ele apresenta ótimos e importantes posts s/ a Outlander GT, que tb. considero um belíssimo carro). Ele tem razão e, atento a isso, venho tentando manter o máximo de imparcialidade nos comentários, pois sei que eles podem influenciar a decisão de muita gente na compra de um bem caro e importante.

    A despeito disso, e muito embora reações apaixonadas sejam, por princípio, subjetivas, acho que um conjunto muito grande de reações apaixonadas em torno de um mesmo veículo acaba encerrando um critério objetivo e adicional para futuras escolhas: a altíssima satisfação dos proprietários. Também será difícil, para mim, largar a Subaru...
    SUBARU é uma paixão sim!!
    uma paixão totalmente RACIONAL.
    F75 V6 "VERDEC".
    \\XTERRA TDIe 2006 192CV//

  • #4
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    17/05/2010
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    Ola amigo hgsn, obrigado pelos comentários, concordo 100% com você, teve paixão sim, mas é uma paixão repleta de razões técnicas como você bem sabe rrssss, mas sem duvida, cada dono faz um determinado uso que torna uma marca ou veiculo mais adequado, no meu caso, SUBARU foi uma luva.

    Forte Abraço, belissimo forum.

  • #5
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    08/10/2011
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    Caros amigos, primeira postagem, mas estou aqui acompanhando há um tempo...

    Bem, acabei ficando mesmo entre GV e FOrester, mas a patroa, que é a pessoa que MANDA MESMO , acha o GV mais bonito!!!!

    Bom, pelo que tenho lido, ambos são ótimos! POis bem, eu estou quase fechando um negócio no GV 2.0 2009, com 26.100Km, bem novo.

    Infelizmente no Test drive que eu fiz, acabei não marcando o consumo, e isso é importante porque hoje eu consumo 6,5Km/l na cidade, e qualquer coisa que melhore é vantagem.

    Outra coisa, eu nunca tive um 4x4, e vocês serão os CULPADOS por isso, uma vez que eu me baseei muito neste site. Só que sinceramente, não sei nem pra que servem os botões do carro. Sò tenho familiaridade com carro automático tipo Scenic.

    Bom, se alguém puder dar uma luz sobre o real consumo do carro, se vale mesmo a pena, e quais as funções que eu poderei contar, agradeço!

    Sobre Kit multimidia, se alguém conhece um lugar legal e em conta em São Paulo para instalar, eu agradeço!!

    Abraços.

    Gobbato

  • #6
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    09/12/2011
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    Acabei de ler todas as 44 páginas desse tópico. No momento atravessou por um terrível dilema, que e a escolha entre uma Forester XS Top zero e uma Outlander GT usada...

    Os amigos sabem o que de novo veio com a Forester 2011? o tópico e meio antigo e nao informa.

    Para os que compraram recentemente, e razoável tentar achar a XS top por 95 mil? Esse e o meu limite de preço...

  • #7
    Usuário Avatar de CID DOS SANTOS SCALA
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    31/08/2009
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    Prezados Colegas...
    Acompanhei mais ou menos esse longo e muito interessante texto discutindo a melhor opção 4x4, a GV III ou a Subaru Forester.
    Pois muito bem, nao li os ultimos posts mas, porque um Subaru? Digo isso porque, quando decidimos por uma compra precisamos ter em mente que a manutenção pode ser um aspecto realmente critico na compra e, principalmente, permanencia com um veiculo.
    Tenho alguns casos que guardo comigo como referencia tecnica/ experiencia pessoal: um primo meu adorava mercedes porque eram tidos (por ele) como veiculos 'inquebraveis', quase infaliveis, e que a manutenção era coisa desprezivel uma vez que, jamais precisaria dela, exceto para os requisitos basicos e usuais de qualquer outro, como trocas de oleo, pastilhas de freio, e naturalmente os pneus. Pois nao foi que um belo dia a danada deu um pau numa peça que, se bem me lembro, tinha um complexo rolamento interno, que, apreçado na revenda, ficava algo em torno dos R$5000, mas... um grande "amigo" sugeriu uma mecanica de carros importados que poderia "fazer" o reparo sem substituição desta maldita jeringonça. Sabe no que deu? Quase destruiu o motor da mercedes, pois esta peça era fundamental para a manutenção da temperatura interna do motor (nao me lembro se era algo como uma bomba dagua, sei la)... Resumo da opera? O orçamento na autorizada FOI PARA A ESTRATOSFERA!
    Outro caso foi de outro amigo, dono de um Honda Civic, modelo "geração III" automatico... ele so comprava Honda, porque era isso e aquilo, pagava mais caro pela procedencia japonesa e alta confiabilidade mecanica, ate o dia que seu cambio automatico começou a "esfarelar" (acho que isso foi parar no PROCON, e denunciado na Quatro Rodas) e a Honda não reconhecia o vicio do produto... dizia-se que poderia ser o oleo ou a qualidade do metal da caixa automatica, e no frigir dos ovos, quem morreria com o prejuizo seriam os donos pois estes veiculos ja se encontravam fora do periodo de garantia, alguem lembra desse fato? Entao, fatura do proprietario: algo em torno de R$7.500! Meu amigo ficou revoltado porque ha dois anos, quando este fato se deu, eu tinha um Linea da Fiat, e nunca tive NADA...
    Porque esta historia toda? Bem, um Subaru não tem a rede que a Suzuki está montando no Brasil, inclusive com a construção de uma fabrica para nacionalizar os Jimny... Sem entrar no merito da qualidade dos respectivos veiculos, e sabendo-se que ambos tem qualidades offroad reconhecidas, entao porque optar pela Subaru?

  • #8
    Usuário Avatar de CID DOS SANTOS SCALA
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    31/08/2009
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    Apenas para "apimentar" a discussão:
    os motores Subaru desse modelo levado ao comparativo são boxer. Conseguem perceber que a troca de velas não é coisa comum a qualquer oficina terceirizada? Pois entao, imaginem voces que, cerca de 80% dos brasileiros, talvez mais, compram carros e não gostam de fazer as demais revisões alem da primeira nas concessionarias autorizadas... e outros 90% são afeitos a buscar adaptações ou compras de peças em mercado paralelo, alias, vem daí a fama dos VW e seu baixissimo custo de manutenção, leia-se "baixo custo de compra de peças", fartamente encontraveis em qualquer esquina de qualquer cidade! Essa é a referencia do brasileiro para manutenção de veiculos. O que será dos Subaru, sabidamente solidos e duraveis, mas que requerem a manutenção adequada, depois do primeiro ano de uso e demandar a troca de velas? Ja imaginaram uma vela "enjambrada" por um mecanico sabichão e recomendado por um amigo? Vixxxiiii... Se isso acontecer dentro da oficina autorizada, a Subaru que se vire com o onus da culpa, MASSSS... ocorrido fora, a economia da "esperteza" vai custar o ZOIO DA CARA ou... a venda a algum pobre 2º dono, embalado no sonho da compra do famoso Subaru! E vai ter a dor de cabeça de consertar o que o espirito de porco com "escorpião no bolso" deixou pra ele, coitado!

  • #9
    CID vc ta viajando. A Suzuki pode ter uma rede maior, mas não tem a qualidade de construção de um Subaru. E quando der pau no Subaru ou Suzuki os 2 vão ficar caros. Tenho Subaru a mais de 5 anos, estou no 3 e minha esposa tem 1 tb, o prazer de dirigir compensa qualquer falta de assistencia local, no MEU caso é claro. Para minha esposa acho que o custo beneficio de um Impreza é caro, um civic por ex seria mais facil.... MAs eu prezo muito pela dirigibilidade, e não vejo nenhum concorrente a altura nesse quesito em relação a Forester. Tive uma Forester 2007 por 5 anos e foram só alegrias, nunca quebrou nada, 1 rolamento trocado na garantia apenas. Todos os carros dessa categoria no Brasil são importados, problemas todos podem ter, falta de peças idem..... e me desculpe vela emjambrada? Vc ta brincando, até o Fusca tem motor boxer......

  • #10
    Usuário Avatar de CID DOS SANTOS SCALA
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    31/08/2009
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    Concordo com vc Camarão, problemas todos os carros podem ter, por isso que eu ponderei pelo custo da manutenção, afinal, quanto mais raro o equipamento, mais caro esse pessoal das oficinas cobram, tanto na mão de obra quanto nas peças, correto?
    Eu nao vejo comparação entre um Civic e um Impreza... o Subaru está ANOS LUZ a frente em tecnologia e qualidade construtiva. Quem vai na compra de um Impreza seria comparavel ao comprador de vinhos mais exigente, quem vai no Civic é o comprador de vinho de supermercado. Sem desmerecer a nenhum dos dois veiculos, mas temos ofertas de mercado para o popular e para o conhecedor, e o Impreza é pra quem sabe o que quer.
    Quanto a vela enjambrada, acredite, ja tive fusca 1300 (adorei esta viatura, diga-se!) e um mecanico me fez o favor de dar esta C$%&# com a vela... concorde comigo, consertar um fusca sempre foi barato, mas um Subaru... eu mataria o mecanico!!
    Abraços,
    Jeep Compass 4x4
    Ex- SUZUKI S-CROSS GLS 15/16

    Ex- GV III 4X4 2011 MT/Tracker 2008

  • #11

    manutenção preços

    Citação Postado originalmente por CID DOS SANTOS SCALA Ver Post
    Concordo com vc Camarão, problemas todos os carros podem ter, por isso que eu ponderei pelo custo da manutenção, afinal, quanto mais raro o equipamento, mais caro esse pessoal das oficinas cobram, tanto na mão de obra quanto nas peças, correto?
    Eu nao vejo comparação entre um Civic e um Impreza... o Subaru está ANOS LUZ a frente em tecnologia e qualidade construtiva. Quem vai na compra de um Impreza seria comparavel ao comprador de vinhos mais exigente, quem vai no Civic é o comprador de vinho de supermercado. Sem desmerecer a nenhum dos dois veiculos, mas temos ofertas de mercado para o popular e para o conhecedor, e o Impreza é pra quem sabe o que quer.
    Quanto a vela enjambrada, acredite, ja tive fusca 1300 (adorei esta viatura, diga-se!) e um mecanico me fez o favor de dar esta C$%&# com a vela... concorde comigo, consertar um fusca sempre foi barato, mas um Subaru... eu mataria o mecanico!!
    Abraços,
    Manutenção de QUALQUER carro importado é sempre mais cara. A do Grand Vitara também é cara. A diferença é que o Subaru tem um motor boxer e esse é um dos motivos de ele ser melhor que o Suzuki... Por outro lado, manutenção barata não se encontra em NENHUM carro importado. Por conta do mercado de automóveis globalizado, mesmo alguns carros nacionais (como o honda civic citado, por exemplo) têm peças caríssimas (que vêm do Japão ou de outros países...).

  • #12
    Usuário Avatar de CID DOS SANTOS SCALA
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    31/08/2009
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    Subaru tem motor boxer, por isso é melhor que Suzuki...

    Acho que vou protestar junto a VW, porque nao continuaram com o bom e velho motor boxer a ar em sua linha de montagem dos atuais carros, alias, a Tiguan ficaria bem melhor com um motor boxer, a Tuareg idem. Alias, porque a Land Rover nao utiliza esta tecnologia em seus off road, por isso estao perdendo mercado pra Subaru.
    E ja vou encaminhar reclamação à Suzuki, porque esta maldita configuração de cilindros em linha?
    Obrigado pela dica!
    Jeep Compass 4x4
    Ex- SUZUKI S-CROSS GLS 15/16

    Ex- GV III 4X4 2011 MT/Tracker 2008

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