Nasci e fui criado em Votuporanga (interior de SP) e aproximadamente no inicio de novembro eu mudei para Novo Progresso/PA, regiao sul do pará, proximo ao amazonas, e aqui eu NUNCA vi tanta bandeirante em minha vida!!!
Aqui temos a nossa BR 163 com trechos de terra e q nessa epoca agora é INTRANSITAVEL..., e pq é?! a regiao é de muito caminhao de Madeireiros (bitelos q transportam castanheiras de quase 40 metros), muito garimpo com caminhoes tbm completamente modificados, suspensao erguida, correntes nos pneus e guincho em quase todos (pois carregam dragas e motores enormes para o garimpo)..., enfim, aqui é outro mundo!!! é o mundo que certamente todos vcs (forum 4x4 brasil) gostariam de viver....,e é só estando aqui NESSA EPOCA (muita chuva) pra ver como que realmente é...
Aqui é infestado de bandeirante e qdo cheguei aqui eu praticamente assustei (susto bom)...e na cidade tem 1 land rover apenas...
Eu sou uma pessoa bem analitica e tal, nao sou pela paixao e sim razao!!! Antes de adquirir o meu 4x4 eu fiz inumeras pesquisas e etc....e além de ser apaixonado pelo mundo off road, a minha profissao depende disso, pois sou advogado e mudei pra cá pra atender na cidade e principalmente nas comunidades e assentamentos que existem por aqui.... Aqui há lugares que dá cerca de 500 Km a dentro da floresta amazonica e tais lugares que nao sao mantidos pelo poder publico e por causa dos veiculos que disse q lá circulam aqui a trilha é MAIS do que pesada, vcs nem imaginam!!!! (Por ex: em um trecho de 42 km de terra dentro de um assentamento eu peguei mais de 40 pontes de madeira e dessas umas 30 sao pinguela..., coisa de louco!!) As vezes alguns de voces por terem passado nessa rota pode estar pensando q nao é bem assim, mas eu digo, é pior!!! uma coisa é a Br, q por mais q seja intransitavel nessa epoca, ela é "mantida" pelo poder publico, diferentemente dos vilarejos, assentamentos, comunidades e garimpos a dentro, q a manutencao é feita pela natureza....hehe
A exemplo disso vejam no mapa a chamada Transgarimpeira, que é uma estrada que os garimpeiros fizeram..., ou seja, é sem maquinario e tal..., simplesmente vao rasgando tudo q tem na frente e lá se cria uma estrada...ae depois com o tempo fica literalmente INTRANSITAVAL, tanto q nas chuvas eles só vao de aviao...,enfim...
O que quero dizer é q nessa "discussao" band x land vai depender muito do solo!!!
Aqui a manutencao tem que ser simples..., e com todos que eu conversei eu vi que essa historia q a band é pesada e tal é completamente "conversa" fiada!!!!!!!..., depois q se ergue qualquer veiculo, seja band ou land, nao deixando o chassi encostar, pq senao nem cristo ranca, o resto é tudo igual, ou seja, vai sobressair o melhor motor/cambio/pneu e etc....
Bom, é isso ae, só aproveitei pra compartilhar e dar um pitaco nessa discussao sem fim....,
portanto ao meu ver, num MODO GERAL a Band é muito melhor!!
Abraço amigos!