Pessoal, me desculpem a ignorância, mas apesar de louco para ter um jeep, pouco sei sobre eles... Desde os 18 ou 19 anos, tenho o sonho de comprar um Jeep, mas, por um motivo ou outro, nunca consegui realizar esse sonho. Decidi que, agora, está na hora.
Já li tudo o que está disponível no fórum, conheço os Jeep de muitas pessoas por aqui (Kriptonita, Hulk, Devasso, etc), já sei que há experts sobre muitos assuntos e sob vários pontos de vista (Sandro Tanuri, Leopoldo, etc), mas, confesso que, depois de ler tudo, ainda não consegui entender um monte de coisas. Não sei que viatura comprar. Por isso, peço a ajuda de vocês.
Primeiro, vou tentar imaginar que tipo de uso darei para o carro. Quero sair com os filhos e a mulher num fim-de-semana, com a capota aberta, pegar uma estrada de terra ou uma trilha leve ou média para uma cachoeira ou lagoa (tem muitas perto de Brasília). Em algum fim-de-semana, certamente irei acompanhar os mais animados, sozinho, para uma trilha mais pesada, com muita lama e pedras, etc. Certas coisas mais radicais, acho que nunca farei, até por falta de coragem.
Então, a viatura tem que ser boa de trilha, não muito ruim de asfalto e bonita (gosto das coisas bem arrumadinhas, com pequenos caprichos e boa aparência,que nem o Tornado).
Tenho namorado um monte de Jeeps por aqui há um ano. Quase fiquei louco quando vi o X-Viper e o Kriptonita à venda... mas, mais uma vez, não soube avaliar se essas viaturas, maravilhosas na minha humilde concepção, são adequadas para mim.
A dúvida principal e mais básica é que tipo de viatura comprar: CJ-5, Bandeirante ou Wrangler? Sei que são viaturas completamente distintas e os preços também o são, mas vou enumerar os motivos das minhas dúvidas para que os bondosos possam me dar uma luz.
Pelo que entendi, os CJ-5 são os mais comuns. Foram produzidos por muito tempo no Brasil e não é difícil encontrá-los por um bom preço. No entanto, seu projeto muito antigo cobra a conta depois. Para que a viatura fique minimamente funcional, seria preciso substituir a suspensão, ou, pelo menos, fazer alguns aprimoramentos importantes, substituir o motor (muito fraco o original), que leva à substituição do câmbiro e da T-case. Com isso, os eixos não agüentam o novo torque e precisam, também, ser substituídos. Acaba não ficando barato, apesar de, na minha opinião, ser o mais bonito dos Jeeps.

Li que muitos CJ-5 adotam peças da Bandeirantes, que, segundo dizem, são peças robustas e confiáveis, do motor aos eixos, passando pelo câmbio e T-case. Seria uma boa viatura para comprar, sem a necessidade de muitos aprimoramentos, pois, segundo entendi, já viria aprimorada de fábrica. Infelizmente, são viaturas caras e, além disso, desculpem os "Toyoteiros" não são tão bonitas quanto dos Jeeps.

Finalmente, temos os Wrangler. Pelo que entendi, essas viaturas estão um passo além das demais. Projeto moderno, peças de alta qualidade, motor potente, câmbio e T-case que agüentam o tranco, etc. Além disso, são muito bonitos e muitíssimo mais confortáveis que os outros dois que estamos discutindo. Curiosamente, não são mais caros do que os Toyota, não entendi o porquê. Seria a primeira opção de qualquer um, não fosse por um detalhe: poucos foram importados, então, além do alto preço das peças importadas, ainda são difíceis de encontrar e as peças, mais difíceis ainda.
Por outro lado, se o objetivo é comprar uma viatura que pode ser aprimorada, que pode ter seu motor e câmbio substituídos, etc, isso também poderia ser feito num Wrangler, não? Quero dizer, se o motor fundir, não se pode colocar um 4.3 V6 da Blazer, que certamente seria muito mais barata? Ou não seria possível adaptar o câmbio. Se é para fazer isso num CJ-5 ou, principalmente, num Bandeirantes, cujo preço é até superior ao do Wrangler, então, por que não fazer num Wrangler? Não entendi nadinha de nada...
Enfim, gente, como é que se escolhe um entre os três carros citados?

Agradeço a ajuda de todos e peço desculpas pelo livro que acabei de escrever. E olha que eu resumi muito minhas dúvidas...