Já analisei um bocado. Desde de outubro que estamos decidindo isto e, hoje, chegamos, meu pai e eu, à decisão que o melhor é mesmo a L200 Sport. Estamos pegando uma GLS por R$87.000,00, pois tem menor desvalorização que a hpe. A diferença de motor é muito pequena e o consumo é menor.
Tomamos essa decisão por achar que a L200 é mais resistente, não que vamos colocá-la a prova, usamos em condições muito leves, mas a L200 nos passa mais segurança e basta colocar lado a lado uma L200 e uma S10 usadas, a S10 aparenta sofrer mais com o passar do tempo que a L200. É relativamente fácil encontrar uma L200 antiga em bom estado, enquanto que S10...
Além do mais em termos de prazer de dirigir, não tem comparação, pelo menos no meu gosto e no do meu pai, que também estava tentado pela S10, muito tentado, diga-se de passagem. Não é raro bater com o papo de uma S10 no chão ao passar por buracos em marha lenta ou até mesmo por estradinhas de barro em que o centro é mais alto que o lugar das rodas passarem, coisa que nunca aconteceu com a ranger, e com a L200 Sport acho impossível, pois quase não tem frente depois das rodas dianteiras.
Nossa ranger tá com 212.000km e a única coisa que trocamos na suspensão foram os pivôs, mesmo assim só uma vez, o resto, pode testar que está em ordem. Já na S10 tenho notícias que manutenção na suspensão é coisa constante (me corrijam se estiver errado), acho até lógico pra um carro que já sai de fábrica com as rodas da frente quase dentro dos paralamas. A impresão que tive ao dirigir a S10 foi a mesma quando dirigí uma parati que nós tínhamos e estava com os amortecedores traseiros inutilizados pelo tempo, o carro balança que é uma coisa séria.
Mas é isso, gosto é gosto e eu respeito o de cada um. Achamos que o melhor negócio é este que estamos fazendo, pois a potência do motor não é tão relevante para nós, mas sim a menor incidência de defeitos, a 4x4 da L200 por exemplo, é bem mais resistente e confiável, sem falar na suspensão e no silêncio do motor.
Em fim, a L200 é um carro mais rústico que a S10, e, assim como em raças de animas, rusticidade é sinônimo de menos despesas, menos preocupação e produtividade equiparada às mais sensiveis.