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  • #1
    Usuário Avatar de Beskow
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    Não sou especialista, mas entendo que é uma característica normal do ABS, pelo menos na S10. Tu pressionas levemente o pedal ele transmite um leve tac-tac-tac na sola do pé.

    Parece que até no manual fala que é normal. Também fala para NÃO "bombear" o freio (pisar largar/pisar largar).

    Se este é o único sintomas que sentes, esquece, Tá tudo "joinha"

  • #2
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    Meu problema começou acontecer depois que troquei o cubo dianteiro, usei uma marca boa inclusive certificada, hoje fui na Autorizada e passaram o scanner tinha erro no dois cubos, sensor traseiro e na central do abs, resumindo todo o abs estava com problema, o mecanico me perguntou se tinha sido trocado algum cubo recentemente e disse que "PODIA SER ISTO" lá não tem o tal cubo só pra pedido e custa a merreca de R$ 1.200,00 o outro eu havia trocado por R$ 350,00, o mais interessante que rodei uns 60 dias sem nenhum problema e só agora que apresentou o tal problema. Agora meu medo é trocar tal peeça na aut. e continuar o problema. Algum palpite galera.

  • #3
    Usuário Avatar de Beskow
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    Quem sabe só depois de começares a sentir a tal "vibração" (verás abaixo que é pulsação) é que de fato começou a funcionar teu ABS.

    Extraído da seção ABS do manual da S10:

    ...O efeito de frenagem é controlado pelo sistemaABS em cada milésimo de segundo
    durante o processo de frenagem. Esta ação
    é sentida através de “pulsação no pedal de
    freio” e “ruído no processo de controle”...

    Atenção! Durante a frenagem

    de emergência, ao
    sentir a pulsação do pedal de freio e
    ruído no processo de controle, não desaplique
    o pedal do freio, pois tais ocorrências
    são características normais do
    sistema.

    Existe uma válvula proporcionadora
    para o freio traseiro do veículo (DRP) a qual, em
    frenagens leves e veículos descarregados,
    pode proporcionar uma pulsação percebida
    no pedal de freio (efeito semelhante
    ao da atuação do sistema ABS). Este
    controle de pressão de aplicação dos
    freios, proporciona ao veículo maior
    estabilidade em frenagens e reduz a
    possibilidade de travamento das rodas
    traseiras.
    Beskow
    ---------------------------------------------------------------
    S10 Executive 2002/2003 4x4 CD MWM Sprint 2.8 TDI

  • #4
    Usuário Avatar de Clodoberto
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    Citação Postado originalmente por Beskow Ver Post
    Quem sabe só depois de começares a sentir a tal "vibração" (verás abaixo que é pulsação) é que de fato começou a funcionar teu ABS.

    Extraído da seção ABS do manual da S10:

    ...O efeito de frenagem é controlado pelo sistemaABS em cada milésimo de segundo
    durante o processo de frenagem. Esta ação
    é sentida através de “pulsação no pedal de
    freio” e “ruído no processo de controle”...

    Atenção! Durante a frenagem

    de emergência, ao
    sentir a pulsação do pedal de freio e
    ruído no processo de controle, não desaplique
    o pedal do freio, pois tais ocorrências
    são características normais do
    sistema.

    Existe uma válvula proporcionadora
    para o freio traseiro do veículo (DRP) a qual, em
    frenagens leves e veículos descarregados,
    pode proporcionar uma pulsação percebida
    no pedal de freio (efeito semelhante
    ao da atuação do sistema ABS). Este
    controle de pressão de aplicação dos
    freios, proporciona ao veículo maior
    estabilidade em frenagens e reduz a
    possibilidade de travamento das rodas
    traseiras.

    Amigo só que junto com estes sintomas que citei esta acendendo a luz do abs e a luz do freio logo apos que desligo o carro a luz do freio apaga e do abs apaga apos alguns metros.

  • #5
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    Daí galera estou com o mesmo problema de vibração do pedal do freio na s10 2006
    Estava tudo normal até ser feito uma revisão de suspensão onde troquei os pivôs de ambos os lados e rolamento do lado esquerdo dianteiro solicitei a troca de flexível do freio dianteiro esquerdo também que estava danificado, após manutenção fiz o rodízio de pneus balanceamento e geométria onde o problema começou acontecer entre o deslocamento até o borracheiro
    BOS=Luz do ABS não acende
    Alguém consegue me ajudar?

  • #6
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    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Jair mokfa Ver Post
    Daí galera estou com o mesmo problema de vibração do pedal do freio na s10 2006
    Estava tudo normal até ser feito uma revisão de suspensão onde troquei os pivôs de ambos os lados e rolamento do lado esquerdo dianteiro solicitei a troca de flexível do freio dianteiro esquerdo também que estava danificado, após manutenção fiz o rodízio de pneus balanceamento e geométria onde o problema começou acontecer entre o deslocamento até o borracheiro
    BOS=Luz do ABS não acende
    Alguém consegue me ajudar?
    Galera solucionei o problema fiz uma drenagem de líquido de freio, coloquei o líquido solicitado pelo fabricante feito a manobra de eliminação de ar do sistema com máquina
    É fiz um reparo no relé do ABS com um eletricista da minha cidade (solda de componentes internos) preço conserto do relé 200$ onde o relé novo custa em torno de 3500$ e um usado encontrei na minha cidade por 2000$ ficou bem. Em conta e solucionou o problema

  • #7
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    Boa tarde
    Estou com um problema no ABS, o freio funciona normalmente, mas a luz do ABS permanece acesa, ai vou la e desligo os cabos da bateria e o erro some
    após um ou dois meses volta a acontecer, mas não percebi nada de diferente, o que pode ser?????
    Alguém pode me ajudar?
    Tenho uma s10 2.8 cs 2001

  • #8
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    S10 Freios: QUE FAZER?

    Amigos, boa noite.

    Tenho uma S10, ano 2003, 4x4. MWM 2.8l
    Eis o problema: um belo dia ela estourou o mangote de freio e quase me faz acabar na traseira de uma VAN. Semanas depois, do nada, ela passou a acender as luzes de alerta do ABS, da injeção e até as vezes do freio de estacionamento. Depois elas apagam. Semana depois começou a baixar o pedal de freio.

    É pisá-lo e ele vai afundando, há freio e o ABS aciona, mas passa uma sensação de insegurança e na realidade a eficiência do freio diminuiu.

    Bem, o mecânico sentenciou: cilindro mestre. Sentença dada executada. E o pedal melhorou mas continuou o problema, agora está como no início (ou seja: afundando).
    Agora condenam-me o hidrovácuo (já comprei)
    Porém, já li na internet uma possível falha de módulo do ABS - não consigo entender o que tem a ver o ABS com perda de pressão no freio.

    Sai da oficina de freios com aquela sensação de impotência diante da cara de asnos dos caras.
    Se for o módulo de ABS já vi que é uma fortuna e difícil encontrá-lo. Dizem que há oficinas que o reparam (se alguém conhecer e puder me indicar...). Já li sobre uma tal "válvula" que ficaria entre o motor e a placa corta-fogo. Mas nem sei se isto se aplica ao modelo da minha (nem meu mecânico sabe).

    Se alguém puder ajudar - AGRADEÇO MUITO!!
    Não aguento gastar mais.

  • #9
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    Compreendendo as naturais dificuldades dos amigos oferecerem sugestões, solicito, caso possam, se podem indicar-me uma oficina no Rio de Janeiro (capital de preferência) que seja confiável e disponha do scanner para exame do sistema ABS da S10.

    Grato a quem possa ajudar.

  • #10
    Usuário Avatar de Acreano
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    Citação Postado originalmente por Booz Ver Post
    Compreendendo as naturais dificuldades dos amigos oferecerem sugestões, solicito, caso possam, se podem indicar-me uma oficina no Rio de Janeiro (capital de preferência) que seja confiável e disponha do scanner para exame do sistema ABS da S10.Grato a quem possa ajudar.
    Li algo semelhante a seu problema e a resposta foi a seguinte:

    Bom dia sou mecânico da Chevrolet
    Todos os veículos dotados de sistema abs ele descem o pedal de freio , por causa do sistema de válvula de retorno, mais o que precisa ver, se guando o pedal chega ao fim de curso, o veiculo continua freado, caso contrario pode ser ar no sistema, ( este ar só sairá com a sangria do sistema que devera ser feita com uma maquina de sangria de abs , só ela pode tirar o ar das válvulas solenoides do sistema )
    Bom espero ter dado uma luz ai ......



    Quanto a indicação de mecânico, tem que procurar algum conhecido que tenha S10 ai na sua cidade ou algum forista dai.
    Espero que consiga resolver.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Acreano Ver Post
    Li algo semelhante a seu problema e a resposta foi a seguinte:

    Bom dia sou mecânico da Chevrolet
    Todos os veículos dotados de sistema abs ele descem o pedal de freio , por causa do sistema de válvula de retorno, mais o que precisa ver, se guando o pedal chega ao fim de curso, o veiculo continua freado, caso contrario pode ser ar no sistema, ( este ar só sairá com a sangria do sistema que devera ser feita com uma maquina de sangria de abs , só ela pode tirar o ar das válvulas solenoides do sistema )
    Bom espero ter dado uma luz ai ......



    Quanto a indicação de mecânico, tem que procurar algum conhecido que tenha S10 ai na sua cidade ou algum forista dai.
    Espero que consiga resolver.

    Prezado Acreano.

    Abusando um pouco de sua gentileza e do seu amigo.
    Vc poderia o arguir sobre estes dados que transcrevo abaixo:

    1) Hoje passei o dia inteiro na oficina e o mecânico se mostrou impotente mas não quer entregar os pontos. Marcou uma "nova rodada" para segunda. Ele descobriu que uma mangueira - que sai à direita do hidrovácuo - quando retirada e tapado o orifício com o dedo - recupera o freio (não se sabe se o ABS funcionaria, pois isto é feito com o carro parado ou bem devagar). Ele quer rastrear todo o lugar para onde segue esta mangueira (veja que não se trata de um mecanico profundo conhecedor do carro). Esta mangueira fica à direita do hidrovácuo p/ qm está de frente para ele.

    2) recebi uma dica do fato que na ocorrência (e eventualmente tem ocorrido) de algumas luzes do painel acenderem-se, pode significar algum conector na caixa do ABS solto e necessitando de ressoldagem.

    3) A propósito: o pedal não chega a totalidade do fim do seu curso e o carro freia, inclusive acionando o ABS. Contudo, além da sensação de insegurança, a eficiência de frenagem é diminuída pelo longo curso do pedal que só efetivamente detém o carro ao final. Pelo visto, não seria este o defeito citado por seu amigo.

    Caso o amigo tenha a possibilidade em levar estas dúvidas ao seu conhecido mecânico eu agradeço, mas sem cobrança é só caso haja esta oportunidade.
    Muito grato
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Acreano
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    23/06/2008
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    Como você pode testar seu hidrovácuo?

    1- Com o motor do veículo desligado, pressione o pedal de freio de 4 a 5 vezes para que o vácuo concentrado dentro do servo freio seja descarregado.
    2- Após o descarregamento, mantenha o pedal pressionado e acione a partida do veículo.

    Resultado:

    O pedal do freio quando pressionado ao ligar o veículo será movimentado para baixo sem aplicação de força.
    Se o pedal não fizer o movimento o Hidrovacuo está com defeito ou com vazamento

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