x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 67

Hybrid View

Usuário Avatar de Acreano
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Rio Branco/Goiânia/AC
    Agradecimentos: 7

Funcionamento e características do servo freio a vácuo
    O vácuo do servo freio é obtido por meio da sucção gerada pelos pistões para queimar o combustível no interior do motor combinada à pressão atmosférica. A peça possui duas câmaras separadas por um êmbolo e um diafragma, com uma passagem controlada por uma válvula.

"Ao pisar no pedal, o motorista fecha a passagem entre as duas câmaras e ao mesmo tempo abre uma passagem de ar/pressão atmosférica que empurra o êmbolo do servo para frente, acionando o cilindro mestre, que amplifica a força do pedal", explica Freitas.

A peça é formada pelos seguintes itens:
    - Tampas, que têm a função de reservatório a vácuo
    - Diafragma, que funciona separando as câmaras de ar e vácuo
    - Êmbolo de força, onde ficam as válvulas de entrada de ar e passagem de vácuo, que controlam o sistema.
    - Haste de entrada, que transfere o esforço do pedal para o interior do freio
    - Haste de saída, que aciona o cilindro mestre
    - Válvula de retenção, que mantém vácuo suficiente para alguns acionamentos, mesmo depois que o motor foi desligado
    - Disco de reação, tem a função de modular a força de entrada e a força de saída do servo.

Manutenção e defeitos

O servo freio é um item que não requer cuidados especiais de manutenção. Sua durabilidade média chega a alcançar os 120 mil km, dependendo da aplicação e das condições das estradas em que o motorista dirige. "Apesar de ser um item fundamental do sistema, esse é um componente muitas vezes esquecido na hora da manutenção, pois tem longa durabilidade e muitos motoristas desconhecem sua importância", analisa o técnico da TRW.

A manutenção é realizada somente quando o componente apresenta problemas e o primeiro sintoma é o pedal duro. "Se o diafragma do servo estiver rasgado, por exemplo, além do pedal ficar duro, o reparador vai ouvir um ruído estranho como um vazamento de ar e alterações na rotação normal do motor, no momento da frenagem", completa.
    Nenhum servo freio deve ser reparado, pois é composto por tampas lacradas e requer a substituição de todo do conjunto, em casos de avaria. "O mecânico deve estar atento para não adquirir uma peça que aparentemente foi aberta. O fechamento do servo freio realizado por meio de cravamento das tampas não pode ter sinais de que foi aberto", alerta Peruchi.
    "O mecânico deve verificar também a mangueira de vácuo, que pode estar obstruída; a válvula de retenção de vácuo e quanto a vazamentos de ar", comenta o gerente da Bosch.
    Os defeitos mais comuns são diafragma rasgado por contaminação de combustível ou fluido de freio, fadiga por desgaste natural e mau funcionamento da válvula de controle de força ou da válvula de retenção de vácuo. Todos esses problemas deixam o pedal duro ou com falta de controle.
    Pedal duro
    Possíveis causas
    Solução
    Articulação do pedal emperrada Desemperrar a articulação do pedal
    Servo freio com vazamento (danificado) Substituir servo freio
    Obstrução na fonte de vácuo ou na entrada de ar do servo Desobstruir os canais, substituindo os componentes danificados
    Cilindro mestre emperrado ou cilindro de roda / freio a disco emperrado (pinça) Substituir o conjunto hidráulico
    Mangueiras ou tubulações obstruídas Substituir ou desobstruir mangueiras ou tubulações
    Lonas ou pastilhas vidradas ou de baixa qualidade Substituir pastilhas ou lonas
    Motor gerando baixo valor de vácuo Corrigir causas no motor
    Testes de funcionamento
    Com o motor desligado, pise no pedal e libere-o várias vezes para consumir todo o vácuo do servo. Depois, mantenha o pedal acionado, com força aproximada de 5 Kgf e ligue o motor. Se o servo está funcionando corretamente, o pedal cede suavemente e se mantém firme, sendo necessário menor esforço para manter o pedal pressionado. Além disso, o pedal de freio pode ser acionado cerca de três vezes com o motor desligado, utilizando o vácuo armazenado dentro dele.
    Se durante o teste o profissional perceber ruído como um assopro, significa que o servo está vazando internamente, pelo diafragma ou pela válvula. Nesse caso é preciso realizar o teste de vazamento de vácuo, que pode ocorrer devido à defeitos no servo freio (se o pedal estiver duro), na válvula, trincas ou rachaduras nas mangueiras da tubulação e trincas nas juntas de fixação. Para saber a quantidade de vácuo que o servo está retendo, utilize o vacúometro e meça o valor com motor em marcha lenta. Esse valor deve ser de aproximadamente 12polhg (304 mmHg) para os veículos de passeio.
    OBS.: Nos veículos a diesel, o vácuo é gerado por uma bomba de vácuo e os valores são próximos de 26 polHg (660 mmHg).

Teste de vazamento
    Acelere fortemente o motor e solte o acelerador para obter um maior valor de vácuo, aproximadamente 20 a 22 polHg (508 a 559 mmHg), dependendo do tipo do motor e do local de instalação da mangueira de vácuo no coletor de admissão.
    Aguarde 90 segundos e pise no pedal de freios por três vezes, que deverão funcionar normalmente. Na hipótese de não funcionar, verifique a mangueira de vácuo e a válvula de retenção de vácuo. Se for preciso desmonte a mangueira.
    Para verificar o funcionamento da válvula retenção, sopre-a do lado da mangueira de admissão de vácuo. O ar não deve passar. Se não estiver funcionando corretamente, substitua por uma nova. Se estiver vedando o ar o servo freio está com defeito e deve ser trocado.
    Desmontagem
    Ao constatar um defeito no servo freio, o primeiro trabalho do profissional é retirar o componente do veículo. Lembre-se de que utilizar ferramentas adequadas, como chaves-de- boca, chave-estrêla e as medidas corretas dos parafusos de fixação garantem um serviço de qualidade, assim como substituir a peça por outra genuína.
    1) Inicie tirando o parafuso de fixação da haste no pedal. Solte o conjunto servo e mestre do painel de fogo.

2) Em seguida, desconecte as tubulações onde passa o fluido de freio, para que o acesso ao cilindro mestre e servo freio seja mais fácil. Empurrar e torcer esses canos causa deformações, que podem prejudicar todo o sistema. Vede a tubulação com tampões, tomando cuidado para não danificar a pintura do carro com o fluido.
    3) Remova os periféricos que dificultam o acesso, como reservatório de água e filtros, caso necessário.

4) Solte e retire o parafuso de fixação do cilindro mestre, depois, remova o cilindro. Avalie as condições do cilindro em busca de vazamentos e trincas.
    5) Desconecte também o chicote indicador de nível do fluido de freio e a válvula de retenção de vácuo do servo freio.

6) Solte a haste do servo freio. Em seguida, solte os parafusos para retirar o servo freio, juntamente com seu suporte caso facilite a remoção.
    7) Leve a peça para a bancada e caso seja necessário fixe na morsa, com proteção adequada, para retirar os parafusos do suporte e separar as peças. Nesse momento, faça uma avaliação na válvula de retenção de vácuo, que pode estar incorporada no próprio servo ou disposta na tubulação. Essa válvula pode ser comprada separadamente, caso seja constatado que o problema está nela, mas se estiver instalada na tubulação, troca-se a mangueira.
    Atenção na hora da montagem
    A montagem do servo freio é realizada no processo inverso da desmontagem, observando os seguintes detalhes:

- Utilize sempre o servo freio especificado para o veículo, observando seu diâmetro externo, relações de força de entra e saída, tipo de haste de acionamento e outras dimensões importante à montagem correta.
    - Torque Referencial nos parafusos de fixação cilindro mestre/servo e servo/suporte: 25 Nm (2,5 Kgfm)
    - O servo freio não tem conserto, então fique atento para não comprar uma peça que aparenta ter sido forçada no encravamento.
    - Ao comprar uma nova peça, note que a aste vem envolvida por uma capa plástica de proteção. Não esqueçe de retirá-la. (Foto 1)
    - Peças originais compradas no mercado de reposição não incluem o suporte, que raramente apresenta problemas. Utilize o que foi retirado do veículo.
    - Não force a haste na hora da montagem no suporte, pois pode danificar o êmbolo de controle de força.
    - Tanto na desmontagem como na montagem, o mecânico não deve, em nenhuma circunstância, alterar a regulagem do parafuso de acionamento do cilindro mestre, o que pode danificar todo o sistema de frenagem. (Foto 2)
    - Verifique se o anel de vedação do cilindro mestre na tampa do servo freio está em boas condições, para que não provoque vazamentos.
    - Não raspe o pistão primário do cilindro mestre (que fica fora da carcaça) na tampa do servo freio.
    - Certifique-se de que o encaixe do suporte do servo no painel de fogo está correto, assim como a haste de entrada esteja na posição correta e livre para retorno. (Foto 3)
    - Cheque se a posição exata do interruptor da luz de freio, localizada no pedal de freio, para que regularmente.
    - Sangre o sistema nas rodas, para evitar que fique ar nas tubulações, cilindro mestre ou outros componentes do sistema.
    - Ande com o veículo e veja se o freio está funcionando com eficiência e conforto

Usuário
    Entrada
    22/07/2011
    Agradecimentos: 0
    Acreano, boa noite.
    Com certeza vc ajudou muito, pois de tudo que li esta é a mais objetiva (e espero que melhor resulte - pois a condenação do módulo ABS é DE$A$TRO$O!!!).
    Agora é achar uma oficina que tenha tal maquinário.
    Grato pela força

Usuário Avatar de Acreano
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Rio Branco/Goiânia/AC
    Agradecimentos: 7
    Booz, olha este post abaixo:

Pedal de freio descendo ate ficar sem nada

Bem pessoal, tenho uma S10 2008/2009 com 30.000 km, comprada zero KM!
    a cercade 20 dias, em um engarrafamento, percebi q o freio nao estava como de costume, resultado quase bato no fundo de uma caçamba, lei o carro no mecanico de minha confiança, ele condenou a bomba de freio (cervo freio), colocamos 3 bombas diferentes, e de lotes diferentes, fizemos a sangria roda a roda, e com o pressurizador tb, trocamos idrovacuo e nada, do mesmo geito. ai ele me falou o seguinte, temos q testar o abs, so q nao tenho cmo aqui na oficina nao tem. Vamos levar para a concessionaria. La vai eu para a concessionaria, chegando lá o mecanico olha para mim e diz, ah isso eh bomba... eu olhei para ele e falo, não eh nao! entao eh idrovacuo, tb nao! eu respondi. ai ele ficou calado. dei entrada no carro dia 28/04/10 e hoje me deram o veredicto do problema, após 15 dias de espera. o modulo do abs esta ruim, colocamos um de uma outra s10 zero pra fazer o teste e o freio ficou 100%, agora o problema é so esperar chegar o novo q tem q vir da fabrica, pois em nenhuma concessionaria de salvador e regiao tem esse modulo ahhh ja ia esquecendo o tomanho do prejuizo 3.500,000, pois eles nao querem dar garantia na peça pq as revisões nao foram feitas na rede autorizada GM, so q tb no manual do proprietario em nenhuma das revisões eh mensionado a verificação do abs, e para concluir a bomba e o idrovacuou deixamos o original, e tah tudo 100% so falta agora o MODULO, q tb nao tem previsao de chegada!

ê sofrimento....

Espero ter ajudado o pessoal q esta sofrendo com isso tb!

Abs, a todos.

Fraternal abraço.

Usuário
    Entrada
    22/07/2011
    Amigo Acreano, sei que estou tentando me agarrar em cabelo de cobra, mas há um detalhe que destoa da narrativa desse outro "infeliz". Meu ABS ainda aciona e - caso eu tenha necessidade em pisar fundo - o carro para. O problema é o pedal ir descendo aos poucos (frenagem devagar) e aquela sensação de insegurança e pouca eficiência (e na verdade há pouca eficiência, posto senão frearia logo no início).

Usuário
    Entrada
    12/05/2013
    Local
    Campo grande/MS
    Olá

como disse em outro tópico moro meio distante de uma concessionaria e lógico de um mecânico que preste, então para uma simples troca de fluido de freio é só fazer sangria nas rodas? Depois completar e tirar o ar? (sempre pagava para troca mas só agora tenho curiosidade infelizmente).
    S-10 EXEC 2.8 4X4 06/06

Usuário
    Entrada
    22/07/2011
    Citação Postado originalmente por Marcio_ts Ver Post
    Olá

como disse em outro tópico moro meio distante de uma concessionaria e lógico de um mecânico que preste, então para uma simples troca de fluido de freio é só fazer sangria nas rodas? Depois completar e tirar o ar? (sempre pagava para troca mas só agora tenho curiosidade infelizmente).

Bem, parece - PARECE - que todo meu penar com o freio vê uma luz no fim do túnel: ABS mesmo (módulo - a ser realmente confirmado amanhã).

Se isto se confirmar, fui contemplado com um defeito raro - e caro.
    Mas vejam o que aprendi e até o que pode levar a erro de identificação do defeito.

Em uma mecânica comum o tipo de defeito apresentado será - indefectivelmente - dado como culpa do cilindro mestre (e até pode ser ele mesmo). Porém, se trocado, não funcionar, não caia na besteira de arriscar trocas de peças por adivinhação. Leve a um scanner que possua os protocolos da GM. Mas, atenção, o scanner pode não acusar se for problema da bomba mecânica do ABS. O alerta será por acendimento - algumas vezes - das luzes alerta do painel (acendem-se várias).
    Não se arrisquem com peças recondicionadas. Prefira uma peça usada (encontrei na confiável "Ponto Diesel", em São Paulo). Ou encontre em um desmanche confiável de sua escolha. Peças recondicionadas podem ainda ter o mesmo defeito ou apresentá-lo mais tarde.
    Segundo:
    Este tipo de defeito pode ser originado também por mangote (flexível do freio) de má qualidade. O mangote simplesmente "incha" ao pressionar o pedal e confunde a bomba do ABS.
    Terceiro:
    Se o seu carro possui ABS, sempre, mas SEMPRE mesmo, troque TODO o fluido na quilometragem indicada e em uma oficina especializada - com bomba de vácuo e - inclusive - scanner, pois este dará o passo-a-passo da troca e indicará possíveis falhas em outras peças. A troca muito tardia, ou apenas o completar o fluido, acarreta formação de bolhas - por espessamento do fluido - mais aumento indesejável e danoso de água no fluido, e isto tudo acarreta danos irreparáveis na bomba mecânica do ABS.
    No meu caso foi o que ocorreu.

Dizem, que este seria um problema dos ABS tem sido relatado em alguns cassos correlatos nas S!0 antigas (meu caso). Logo, pelo preço de uma peça nova (mesmo a usada não é barata), convém não arriscar.

Por último, reparem a data do meu post. Só agora estou tendo meu problema resolvido.
    Sugiro, e isto me foi passado como alternativa por um engenheiro da própria GM, que se leve o veículo a uma concessionária ao primeiro sinal de dúvidas em identificar o defeito. Isto porque a GM terá que encontrar uma solução - e não cobra por encontrar/orçamento. Feito isto, identificado o problema, leva-se ao mecânico de fora que é muito mais barato.

Usuário
    Entrada
    12/05/2013
    Local
    Campo grande/MS
    Obrigado pelas informações e aguardamos o seus desfecho!!!! boa sorte
    S-10 EXEC 2.8 4X4 06/06

Usuário
    Entrada
    27/11/2014
    Local
    duque de caxias/RJ
    Boa tarde!
    Estou com uma s10 2010 com 30.000km rodados e apresentando um problema quando piso no pedal de freio. O mesmo desce até o final. Já foi substituido o cilindro mestre, hidrovaco, verificado 4 rodas e tubulações, mangotes e não há vestigios de vazamento. Preciso de informações técnicas do sistema hidráulico do ABS, pois desconfio que o defeito esteja nele.

Usuário Avatar de LÂMPADA MÁGICA
    Entrada
    27/08/2013
    Local
    são paulo/SP

Pedal do freio da S10 baixo, troca de cilindro???

Bom dia amigos,

Tenho uma S10 1999 diesel 4X4. Desde que comprei ela já faz uns dois anos, não consigo ter um bom freio nela, no pedal pouco, e no freio de mão NUNCA tive, tanto é que quando paro além do freio de mão preciso deixar engatado.

Certa vez troquei as lonas trazeiras e o porcânico não colocou as lonas corretas e elas não "casaram" perfeitamente na panela. Então depois de um tempo eu mesmo resolvi fazer o freio traseiro, onde fiz tudo certinho com lonas adequadas e etc e tal como manda o figurino. Para minha tristeza o freio melhorou muito pouco e nada de freio de mão tbm.

Ela tem ABS traseiro, porém não é ar no sistema já que troquei o óleo e fiz a revisão com bomba de vácuo.

Fico pensando, se ela desse freio com o freio de mão talvez estivesse com problema no sistema de vácuo e cilindro mestre mas nem com o freio de mão que em teoria é acionado mecanicamente ela segura!

O sintoma do pedal é assim se ele tem um curso de 100% o pedal só começa a acionar o freio a partir de 50%. Segurando o pedal "bombado" ele não desce o que acusaria furo ou vazamento no cilindro.

Será que S10 antigas são ruins de freio mesmo, ou eu poderia fazer algo mais pra resolver isso? Vi em um tópico que seria possível trocar os cilindros das rodas e etc por maiores, será possível?

Alguém poderia dar uma dica?

obrigado, abraços

Entrada
    27/08/2013
    Local
    são paulo/SP
    puxa, sera que ninguem teve problema com freio de S10 ou uma dica

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 17
    Se tem uma coisa que a S10 não tem ruim é freio amigo. Já tive S10 97, tenho Blazer 99 e já tive S10 2005. Freiam absurdamente bem. Outra coisa, o freio de estacionamento das minhas seguravam a camionete em declives até com carga na carroceria ou com reboque engatado. Leve em alguém que entenda do assunto. Curioso só faz cagada. Como está a bomba de vácuo? A mangueira que leva vácuo ao hidrovácuo não está entupida ou com algum rasgo? O hidrovácuo está bom? Mas mesmo estando ruim o hidrovácuo, a bomba ou o pedal, o freio de estacionamento deve funcionar. Eu partiria desmontando os tambores e pinças até chegar no hidrovávuo e bomba de vácuo. Talvez seja até os tambores gastos, daí aciona a lona mas não há contato efetivo. A propósito, sua S10 foi da aeronáutica? Nunca vi S10 nessa cor, só as que foram destinadas à Aeronáutica. Abraço
    4X4 Brasil
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

Entrada
    27/08/2013
    Local
    são paulo/SP
    Diz ai Rafael ! obrigado pelo retorno.

Então não cheguei a verificar essa mangueira não.....tsc Vou verificar esta semana com certeza.

Sim era da FAB, eu as vezes arrisco uns leilões rs.....já estou com ela uns 2 anos fiz tudo nela, tá um avião !!!

abraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Freio da SW4 perdendo pressão
      Por talha-mar no fórum Toyota
      Respostas: 9
      Última resposta: 24/08/2019, 20:15
    2. Freio Pathfinder LE 2006 perdendo pressão
      Por carlosoliveirabb no fórum Nissan
      Respostas: 2
      Última resposta: 23/02/2014, 22:33
    3. Pedal de freio baixando
      Por Rogbenno no fórum Land Rover
      Respostas: 30