1 Anexo(s)
Troca de Polia vrs Troca de Rolamento
Prezados
Muito tenho lido aqui neste forum sobre a substituição de rolamentos nas polias do motor do GV GII, sendo muito comum a recomendação do uso do rolamento 6203 para uma das polias lisas.
Mais especificadamente, esta abaixo, creio que seja a polia do alternador:
Anexo 573426
Há cerca de 2 anos eu substitui o rolamento da polia. O preço da peça original estava proibitivo para o meu pobre bolso, de modo que resolvi usar o expediente de somente trocar o rolamento e reaproveitar a polia.
Recentemente, esta polia voltou a dar problemas e acabei substituindo por uma nova, desta vez um tensor de correia que atende a alguns carros da Peugeot e da Citroen.
Sei que muito, senão tudo, do que está comentado a seguir aqui é de conhecimento geral, de modo que peço paciência os que já sabem de tudo isto já há muito tempo.
A substituição do rolamento na polia de aço, original, funciona legal, mas alguns cuidados devem ser tomados. As dimensões do rolamento original indicam o uso do rolamento 6203 como substituto, mas recomendo expressamente que seja usado o 6203-2RS e não outros como o 6203-2Z, que muitas vezes já vi indicado como adequado. O "2RS" indica uma selagem dupla de borracha, adequada para compensar a expansão térmica, o que não acontece de modo eficiente pelo "2Z",ou "ZZ", provido de selagem metálica. Todos os dois vão funcionar perfeitamente, mas o "2RS" vai durar muito mais do que o "ZZ", pois é próprio para ser exposto a um ambiente com pó e alta temperatura. Ambos na verdade suportam trabalhar em temperatura ambiente de até 250oC, pelo menos é o que informa a SKF, o problemático é a contaminação por pó e outras partículas. Eu usei o "2Z" e foi isto mesmo, durou somente cerca de 20 meses. Não faça isto, os preços dos dois são praticamente iguais, no máximo uns R$30,00 (junho 2020), portanto não vale a pena.
Substituir somente o rolamento é uma adaptação, e como tal deve ser considerada. O rolamento pode entrar certinho, sob pressão, e fixar legal, mas também pode acabar rotacionando livre dentro da polia depois de alguns dias. Isto pode acontecer devido a vários fatores, tais como lote de fabricação da polia, vida operacional anterior do componente, temperatura de trabalho, etc. Por isto recomendo fortemente que, ao instalar o rolamento através da prensa, utilize um adesivo trava-rosca de alto torque. A Loctite tem um ótimo, mas existem outros fabricantes também muito bons.
A polia que comprei para substituir a reaproveitada, não é metálica como a original, é plástica. No caso, foi uma polia tensora da NYTRON, modelo NY1146 575120, atende aos CITROEN Xantia e Xsara 1.8 16V, PEUGEOT 306/405/406 1.6, 1.8 e 2.0 8 e 16V - 1992 a 2001. Código Equivalente: 575120 / NY1146 / VTO7045 / 82500420 / 532013810 / 96089899. Paguei R$ 120,00 (junho 2020) aqui no varejo (cidade do interior...), mas custa uma ninharia no Mercado Livre ou nas lojas de qualquer capital, e é muito fácil de ser encontrada. O curioso é que a polia nova começou "zoando" a princípio, pensei em reclamar e trocar, mas como era sexta feira e eu ia viajar no domingo, ficou para trocar na outra semana. Depois que rodei uns 200 km, o ruído desapareceu. Porque, não sei, mas suponho que dimensionalmente a polia seja milimetricamente maior que a original, e isto tenha esticado um pouco mais a correia. Depois de um tempo, a correia se "acomodou", e tudo voltou ao normal.
A polia metálica está guardada, e estou substituindo o rolamento por um SKF 6203-2RS, para deixar de reserva. Espero somente usar daqui uns quatro ou cinco anos, mas não quero surpresas. ;)
Saudações a todos, um grande abraço a todos os donos de Suzukis, em especial aos corajosos proprietários de GVs GII!!!
Hafen
1 Anexo(s)
Substituição da Bieleta do GV GII
Prezados
Sempre substitui as bieletas do meu Suzukão por peças originais, mas desta vez, devido à impossibilidade de esperar o envio pelo Sedex (sim, moro no interior...), resolvi apelar para a adaptação tão recomendada no forum, e acabei comprando aqui as bieletas do Civic 98/00. Infelizmente, não comprei uma peça original Honda, e sim uma paralela, mas serviu perfeitamente, sem qualquer problema, e por enquanto estou contentíssimo! Vamos ver a durabilidade, aviso quando substituir (troca realizada em 22/06/2020 aos 297.500 km).
Saudações a todos,
Hafen
Anexo 573432