Postado originalmente por
Edumar
Amigos,
Estou com um problema sério e peço a ajuda (e já agradeço) dos mestres deste fórum.
Tenho uma S10 2011 cabine dupla Flex.
Moro em um bairro formado de chácaras, sem calçamento.
Para chegar à minha casa tenho que vencer algumas das ruas de acesso, todas íngremes. É uma subida média, mas o suficiente para causar problemas tanto para subir como para descer.
Como as ruas são de terra, periodicamente jogamos um pouco de pedra para dar alguma tração nos dias de chuva. Mas, aí vem a prefeitura e raspa as ruas com os tratores, mais piorando a situação do que resolvendo alguma coisa. Foi o que ela fez há uma semana e que foi o suficiente para atolar muitos veículos (exceto fusca sei lá porque...) ou impedí-los de vencer as subidas.
Nestes dias de chuva forma-se uma camada de lama, e os veículos patinam na subida ou chegam mesmo a escorregar de lado nas descidas.
A minha S10 parece até sofrer mais do que outros carros comuns, de passeio.
Ela fica patinando na subida ou saindo de lado nas descidas ou mesmo no plano. Recentemente ela atravessou (ficou de lado) uma rua totalmente plana em baixa velocidade, mesmo com uma velocidade extremamente baixa em primeira marcha.
Minha vontade era adquirir um 4x4, mas as minhas atuais condições financeiras não permitem isso.
Já tentei de tudo, trafegar em primeira marcha, acelerando, freiando, só no freio motor, etc, sem muitos resultados positivos.
Pergunto aos amigos que conhecem bem esse carro e essa situação, o que devo fazer?
Mudo a forma de dirigir? Estou dirigindo errado?
Atualmente os dois pneus traseiros (BF) estão quase gastos. Existe algum pneu que vai me ajudar na lama? Poderei rodar com ele em estrada (o ruído não me incomoda)? Se for o caso vou atrás destes pneus ainda hoje, pois não sei se conseguirei chegar em casa hoje se continuar chovendo.
A S10 reconhecidamente tem uma traseira bastante leve e relativamente complicada em termos de estabilidade. Vale a pena colocar um peso na caçamba ou isso só iria piorar a situação?
Se não houver uma alternativa para as questões acima, terei mesmo que adquirir uma 4x4? Ela resolveria estes problemas? Na descida não ficaria desgovernada do mesmo jeito? Ou será que a única solução é um jipe mesmo (gosto do TR4, mas ainda preferia manter uma picape pois a utilizo algumas vezes no trabalho).
Agradeço sinceramente a ajuda de vocês, pois esse problema está me tirando o sono. Dirigir mais de uma hora e meia para chegar em casa depois do trabalho, e ainda não saber se conseguirei subir as ruas é algo bem desgastante.
Muito obrigado.
Abraço a todos.
Eduardo