x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Agradecimentos: 124

Ajuda com uma S10 4x2 para rodar em lama

Amigos,

Estou com um problema sério e peço a ajuda (e já agradeço) dos mestres deste fórum.

Tenho uma S10 2011 cabine dupla Flex.
    Moro em um bairro formado de chácaras, sem calçamento.
    Para chegar à minha casa tenho que vencer algumas das ruas de acesso, todas íngremes. É uma subida média, mas o suficiente para causar problemas tanto para subir como para descer.
    Como as ruas são de terra, periodicamente jogamos um pouco de pedra para dar alguma tração nos dias de chuva. Mas, aí vem a prefeitura e raspa as ruas com os tratores, mais piorando a situação do que resolvendo alguma coisa. Foi o que ela fez há uma semana e que foi o suficiente para atolar muitos veículos (exceto fusca sei lá porque...) ou impedí-los de vencer as subidas.

Nestes dias de chuva forma-se uma camada de lama, e os veículos patinam na subida ou chegam mesmo a escorregar de lado nas descidas.
    A minha S10 parece até sofrer mais do que outros carros comuns, de passeio.
    Ela fica patinando na subida ou saindo de lado nas descidas ou mesmo no plano. Recentemente ela atravessou (ficou de lado) uma rua totalmente plana em baixa velocidade, mesmo com uma velocidade extremamente baixa em primeira marcha.
    Minha vontade era adquirir um 4x4, mas as minhas atuais condições financeiras não permitem isso.
    Já tentei de tudo, trafegar em primeira marcha, acelerando, freiando, só no freio motor, etc, sem muitos resultados positivos.

Pergunto aos amigos que conhecem bem esse carro e essa situação, o que devo fazer?
    Mudo a forma de dirigir? Estou dirigindo errado?
    Atualmente os dois pneus traseiros (BF) estão quase gastos. Existe algum pneu que vai me ajudar na lama? Poderei rodar com ele em estrada (o ruído não me incomoda)? Se for o caso vou atrás destes pneus ainda hoje, pois não sei se conseguirei chegar em casa hoje se continuar chovendo.
    A S10 reconhecidamente tem uma traseira bastante leve e relativamente complicada em termos de estabilidade. Vale a pena colocar um peso na caçamba ou isso só iria piorar a situação?

Se não houver uma alternativa para as questões acima, terei mesmo que adquirir uma 4x4? Ela resolveria estes problemas? Na descida não ficaria desgovernada do mesmo jeito? Ou será que a única solução é um jipe mesmo (gosto do TR4, mas ainda preferia manter uma picape pois a utilizo algumas vezes no trabalho).

Agradeço sinceramente a ajuda de vocês, pois esse problema está me tirando o sono. Dirigir mais de uma hora e meia para chegar em casa depois do trabalho, e ainda não saber se conseguirei subir as ruas é algo bem desgastante.

Muito obrigado.

Abraço a todos.

Eduardo

Usuário Avatar de LÂMPADA MÁGICA
    Entrada
    27/08/2013
    Local
    são paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Edumar,

Na sua situação, eu acredito que você poderia comprar um jogo de correntes para colocar nos pneus, elas são muito usadas e seria uma solução a principio mais acessível, já que elas estão em torno de 400,00 / 500,00.
    Eu tinha uma S10 e estava na sua mesma situação a um tempo atrás ai comprei as correntes e resolvi meu problema. Assim que pude comprei uma 4X4.

abraços

Usuário Avatar de Juka Bala
    Entrada
    29/05/2013
    Local
    Campinas/SP
    Edumar, realmente só o 4x4 resolverá o seu problema, e na descida, pra não perder o controle e sair de lado, só se tiver o sistema específico de bloqueio do diferencial, ou deslizamento controlado, etc... que os 4x2 não tem e não são todos os 4x4 que tem, e se não tiver acaba travando as rodas e sai de lado mesmo.
    Com corrente certamente será bem melhor, mas a principal questão é colocar peso na caçamba. Sem peso a traseira fica leve e não dá tração, portanto coloque uns 200kg na caçamba que vai te ajudar bastante, e se possível ($$) compre pneus mud que são específicos pra lama, já que você não liga pro barulho que fará no asfalto, e também acaba vibrando um pouco a direção em altas velocidades em virtude de terem superfícies irregulares com "gomos".
    Abraço
    S10 LT 2.8 4x4 200cv 13/14 (CASCUDA)
    Ex - S10 LTZ Flex 12/13 (BOBONA)
    EM TERRA DE SACI, QUALQUER CHUTE É VOADORA!!!

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Amigos,

Obrigado pelas dicas.
    Ontem à tarde coloquei 4 pneus BF A/T all terrain, bem diferentes do original, com gomos mais altos e espaçados.
    O vendedor me garantiu que era a melhor opção, e que resolveria o problema. Ele me disse que o Mud tornaria a viagem em estrada muito insegura. Eu dirijo no mínimo 230km por dia (de casa para o trabalho mais a volta), e tudo estrada (rod. D. Pedro / José Roberto Magalhães Teixeira / Anhanguera e Rod. Santos Dumont).
    Ele também sugeriu colocar peso na traseira (sacos com areia) e rodar com os pneus com 28 libras de pressão.
    Bem, achei que pelo menos os pneus fossem ajudar um pouco, e até melhorou um pouco no começo, mas logo eles se enchem de lama e começam a patinar. Ontem quase não cheguei em casa novamente. Hoje o tempo parece que está um pouco mais estável aqui na região de Campinas.

Vou tentar colocar o peso na traseira e ver o que acontece.

Não sabia que além de 4x4 ainda tinha que ter estes outros recursos. Cada vez fica mais difícil...

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

Abraços

Eduardo

Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    use saco com lastro na caçamba vai te ajudar muito mesmo, clique Saco de areia tamanho M p/ caçamba de pick ups - uso universal
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Vou ver se consigo improvisar este saco ainda hoje. Obrigado.

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por LÂMPADA MÁGICA Ver Post
    Na sua situação, eu acredito que você poderia comprar um jogo de correntes para colocar nos pneus
    Estas correntes não estragam o pneu?

Usuário Avatar de LÂMPADA MÁGICA
    Entrada
    27/08/2013
    Local
    são paulo/SP
    Olá Edumar,

Essas correntes são próprias para pneus e situações de lama, usadas nas condições corretas não estragam o pneu. Dá uma olhada nesse video Qualquer loja de acessórios 4X4 tem, é só comprar na medida certa do pneu.

abraços

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Bem, vou tentar as duas soluções: mais peso na traseira e as correntes. Espero resolver isso agora, pelo menos até ter a oportunidade de poder adquirir um 4x4 decente...

Muito obrigado pela ajuda.

Abraços

Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    No caso de descida procure utilizar a primeira ou segunda no maximo, vai te ajudar a controlar mais
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

Usuário
    Entrada
    29/07/2013
    Local
    são josé do rio preto/SP
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Amigos,

Estou com um problema sério e peço a ajuda (e já agradeço) dos mestres deste fórum.

Tenho uma S10 2011 cabine dupla Flex.
    Moro em um bairro formado de chácaras, sem calçamento.
    Para chegar à minha casa tenho que vencer algumas das ruas de acesso, todas íngremes. É uma subida média, mas o suficiente para causar problemas tanto para subir como para descer.
    Como as ruas são de terra, periodicamente jogamos um pouco de pedra para dar alguma tração nos dias de chuva. Mas, aí vem a prefeitura e raspa as ruas com os tratores, mais piorando a situação do que resolvendo alguma coisa. Foi o que ela fez há uma semana e que foi o suficiente para atolar muitos veículos (exceto fusca sei lá porque...) ou impedí-los de vencer as subidas.

Nestes dias de chuva forma-se uma camada de lama, e os veículos patinam na subida ou chegam mesmo a escorregar de lado nas descidas.
    A minha S10 parece até sofrer mais do que outros carros comuns, de passeio.
    Ela fica patinando na subida ou saindo de lado nas descidas ou mesmo no plano. Recentemente ela atravessou (ficou de lado) uma rua totalmente plana em baixa velocidade, mesmo com uma velocidade extremamente baixa em primeira marcha.
    Minha vontade era adquirir um 4x4, mas as minhas atuais condições financeiras não permitem isso.
    Já tentei de tudo, trafegar em primeira marcha, acelerando, freiando, só no freio motor, etc, sem muitos resultados positivos.

Pergunto aos amigos que conhecem bem esse carro e essa situação, o que devo fazer?
    Mudo a forma de dirigir? Estou dirigindo errado?
    Atualmente os dois pneus traseiros (BF) estão quase gastos. Existe algum pneu que vai me ajudar na lama? Poderei rodar com ele em estrada (o ruído não me incomoda)? Se for o caso vou atrás destes pneus ainda hoje, pois não sei se conseguirei chegar em casa hoje se continuar chovendo.
    A S10 reconhecidamente tem uma traseira bastante leve e relativamente complicada em termos de estabilidade. Vale a pena colocar um peso na caçamba ou isso só iria piorar a situação?

Se não houver uma alternativa para as questões acima, terei mesmo que adquirir uma 4x4? Ela resolveria estes problemas? Na descida não ficaria desgovernada do mesmo jeito? Ou será que a única solução é um jipe mesmo (gosto do TR4, mas ainda preferia manter uma picape pois a utilizo algumas vezes no trabalho).

Agradeço sinceramente a ajuda de vocês, pois esse problema está me tirando o sono. Dirigir mais de uma hora e meia para chegar em casa depois do trabalho, e ainda não saber se conseguirei subir as ruas é algo bem desgastante.

Muito obrigado.

Abraço a todos.

Eduardo
    eu tinha uma s10 4x2 até ontem e sempre andei em estradas de terra, com lama, areia etc. oq vc deve fazer é colocar pneus 100% terra e colocar PESO na caçamba, pelo menos uns 200 kg. ai vc so atola se for um caminho mto ruim. outra coisa que dá p fazer (mas só de vez em qdo se não houver outra solução) é murchar os pneus com uma tampinha de caneta ou outra coisa, conta até 60 em cada um, já fiz tbm e passei em uns lugares bem difíceis para uma 4x2. se nada der certo venda e compra uma 4x4 mais antiga, as l200 quadradas são excelentes para isso.
    RANGER CD XLS 3.2 20V AUT. / l200 outdoor hpe / s10 lt 2.8 manual (td diesel)
    EX: "BANGUELA" S10 2.8 MWM 03/04 DLX CD. (XODÓ)

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Maurício e Madmax,

Obrigado pelas dicas.
    Hoje comprei 5 sacos de areia de 20kg cada. O melhor é posicioná-los na direção do eixo traseiro ou mais próximo à tampa da caçamba?

A L200 é boa? Um amigo meu me disse que teve problemas no motor por causa de um tal de "chapéuzinho chinês" que é uma encrenca das grandes neste motor. É verdade isso ou ele falou bobagem?
    Eu já pensei em pegar uma 4x4 para acabar com este problema, mas teria que ser uma mais usada, mesmo porque as novas estão caras. Gosto de picapes, mas já estou até pensando na possibilidade de partir para uma TR4 que é mais em conta. Quem sabe um dia realizo o meu sonho de uma Troller...

Obrigado

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pronto para Rodar
      Por silvio namorato no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 02/05/2012, 08:33
    2. 4x4 até r$28mil para rodar c/ óleo vegetal ?!
      Por Phb no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 5
      Última resposta: 01/08/2010, 23:40
    3. Acessórios Necessários Para Rodar na Argentina
      Por Lima5.3 no fórum Planejamento
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/07/2010, 19:15

Permissões de Postagem