PDA

Ver Versão Completa : Jipeiros do Itu. POA/RS

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19

LeoPOA
18/07/2012, 14:50
Valeu Carlo,

Gracias pelo Track !!!

Pretendo fazer esse passeio no verao, com a lagoa mais baixa...

Abraço

GH
18/07/2012, 15:28
Galera,

Recebi a visita do ilustre Édison "Skoll' agora há pouco aqui na empresa.
Gente finíssima!

ps.: depois de ver o vídeo, concluo que o Brau era BEM MENOS assustado!!!!!:-))
Cena de filme!

Maurício Fernandes
18/07/2012, 16:51
Galera,

Recebi a visita do ilustre Édison "Skoll' agora há pouco aqui na empresa.
Gente finíssima!

Cena de filme!

Então estava aí né???? me vendeu um computador oco pelo site e marcou comigo para a troca. fui na loja há pouco e ninguém sabia quem era o édison.... bem coisa de 171. kkkkk

Léo, conto contigo nessa no final do mês cara. não arrepia.

Edison - Mp3
18/07/2012, 20:20
Falando assim, pode ter gente que até acredite que tu comprou um computador comigo, eheheheh
E o Skoll ainda sem caixa e sem reduzida,.......

Então estava aí né???? me vendeu um computador oco pelo site e marcou comigo para a troca. fui na loja há pouco e ninguém sabia quem era o édison.... bem coisa de 171. kkkkk

valladares
18/07/2012, 20:28
:zzz::zzz:

LeoPOA
18/07/2012, 20:54
E ai tche,

td legal?

Agradeço o convite Maurício, porem nao poderei participar desta vez.... Consegui uma folga na firma que coincidiu com a semana de férias de inverno da Priscila... logo viajarei em familia hehehe

Espero que façam um belo passeio, e caso precisem de algum material para camping, ou qualquer outra coisa que ajude no passeio é só prender o grito!

Abraço

Léo

MBrau
18/07/2012, 22:08
Cena de filme!

Bah Gustavo,
A coisa tava muito parada naquele momento, o frio pegando. Aquela ação teve o objetivo de elevar o moral da tropa. Como estava com o samuca bem pesado com material de camping, geleira e outros, decidi ir até o farol onde eu só tinha passado quando estava seco.
O frio na espinha mesmo foi uns cinco metros antes do muro quando o samurai foi ao fundo e a água deu no vidro! Aí é aquela máxima do Chakal: "Na dúvida, acelera!". Ufa, deu tudo certo.
Mais tarde, dentro da lagoa em direção ao Capão da Marca foi muito pior, pois a água ficou no meio do vidro por todos os lados e do lado esquerdo só árvores caídas. A única opção foi para a frente! Deu tudo certo de novo.

abraço

MBrau
18/07/2012, 22:14
Existem alguns canais de captação de água sim, mas dá para passar sem problemas. A dica é entrar com o jipe lagoa a dentro uns 20m, assim já dá pra desviar tranquilamente o canal. Aqui algum zequinha vai sofrer no frio só para confirmar a travessia antes de mandar qualquer jipe.

Qualquer dúvida é só falar.

Abs!

Carlo,
Vivi esta experiência de frio dentro da lagoa quando eu, o Marcelo e o Léo fomos em três Vitaras e na passagem do canal antes do Capão da Marca o Léo naufragou e eu entrei para botar cinta e dar uma força moral pro piloto. A função durou quase uma hora.
Quando resgate foi feito por um trator, eu tirei as roupas molhadas, coloquei outras secas e 1/2 hora depois ainda batia dente de frio e não sentia os pés. Credo que frio!!!
Lembra Léo???

GH
19/07/2012, 09:20
Carlo,
Vivi esta experiência de frio dentro da lagoa quando eu, o Marcelo e o Léo fomos em três Vitaras e na passagem do canal antes do Capão da Marca o Léo naufragou e eu entrei para botar cinta e dar uma força moral pro piloto. A função durou quase uma hora.
Quando resgate foi feito por um trator, eu tirei as roupas molhadas, coloquei outras secas e 1/2 hora depois ainda batia dente de frio e não sentia os pés. Credo que frio!!!
Lembra Léo???

Cara,

Essa de desviar por dentro da lagoa já fez trocentas vítimas!
Vocês tiveram muita sorte de ficar "apenas" 1 hora na água.
Me lembro como fôsse ontem da trilha de 1991:
Um cara comprou um Niva zero km e foi junto.
Adivinha se não atolou dentro da lagoa...
Daí veio o Joacir para ajudar.
Só que ele não podia parar dentro dágua, passou devagar ao lado do cara e gritou:
-Vou até lá mais no fundo e volto! Quando eu estiver passando devagar, tu prende a cinta na bola do engate traseiro que eu te levo p/margem da lagoa de volta.
Que nada, depois que o zeca do niva prendeu a cinta, ele acelerou um pouquinho mais a Band turbo-intercooler c/pneu 35 e ao esticar a cinta desfez a traseira do Niva zero km, abriu igual lata de sardinha...a lanterna traseira, essa sim, foi parar lá na margem, bala de canhão!

LeoPOA
19/07/2012, 09:33
Heheheh que memória hein tche !!!

Lembro que estavamos prontos para iniciar a viagem de retorno a POA, quando resolvemos da uma passada para conhecer o Farol Capao da Marca... Todos fardados com roupas limpas, quentinhas, tenis... E o "carnição" resolve atolar dentro daquele valinho!!!

Que parceria hein... Tú dando o apoio moral dentro d'agua... eu com agua pela cintura dentro do vitara, Marcelo correndo atras do Trator para o resgate e o Gerbase..... tirando foto dos passarinhos!!!! hahahahaha

O que ajudou a repor as calorias perdidas foi aquele Pao de casa recheado com torresmo oferecido pela esposa do Tratorista!! Coisa bem boa!!!

Abraço

Léo

Carlo,
Lembra Léo???

Frodo
19/07/2012, 10:09
Heheheh que memória hein tche !!!

Lembro que estavamos prontos para iniciar a viagem de retorno a POA, quando resolvemos da uma passada para conhecer o Farol Capao da Marca... Todos fardados com roupas limpas, quentinhas, tenis... E o "carnição" resolve atolar dentro daquele valinho!!!

Que parceria hein... Tú dando o apoio moral dentro d'agua... eu com agua pela cintura dentro do vitara, Marcelo correndo atras do Trator para o resgate e o Gerbase..... tirando foto dos passarinhos!!!! hahahahaha

O que ajudou a repor as calorias perdidas foi aquele Pao de casa recheado com torresmo oferecido pela esposa do Tratorista!! Coisa bem boa!!!

Abraço

Léo

O loco meu! :shock:
como diz meu bacuri, o graxaim ... Isso sim que é trilha!

isaianet
19/07/2012, 11:26
Esse valo antes do Farol Capão da Marca já fez várias vítimas mesmo, teve gente que até já tombou dentro dele, por isso que quanto mais lagoa a dentro entrar, mais seguro fica...

Um banho naquela água nesse frio e com o vento que bate ali é f%$%#da! Não tem roupa quente que esquente o cara depois, mas pior só se o banco da viatura tiver molhado também, dai não tem salvação!

Fazem alguns meses que não passo pelos faróis da lagoa, mas andar por ali é sempre diversão garantida.

LeoPOA
19/07/2012, 11:43
Exatamente,

Se tivesse resolvido passar pouca coisa mais p/ dentro da lagoa teria dado certo.... A agua nessa parte nao alcançava o joelho...

Mas ai nao teria a historia p/ contar hehehehehe

É aquilo... Foi amadorismo total !!! Sempre me ferro quando tento fazer uma "graça" na hora de ir embora!!!

Flw

Esse valo antes do Farol Capão da Marca já fez várias vítimas mesmo, teve gente que até já tombou dentro dele, por isso que quanto mais lagoa a dentro entrar, mais seguro fica...

Um banho naquela água nesse frio e com o vento que bate ali é f%$%#da! Não tem roupa quente que esquente o cara depois, mas pior só se o banco da viatura tiver molhado também, dai não tem salvação!

Fazem alguns meses que não passo pelos faróis da lagoa, mas andar por ali é sempre diversão garantida.

Maurício Fernandes
19/07/2012, 12:15
baita trilha:

Trilha de Jeep em Juquitiba - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=rfkjFdLeZW4&feature=related)

Edison - Mp3
19/07/2012, 12:16
E o tempo conspira para uma bela trilha.....

359697

LeoPOA
19/07/2012, 14:09
Pessoal,

Nesse sábado tem trilha em Dom Feliciano... Alguem pretende ir ?

Estou entre ir na trilha ou tentar uns papaterras no nosso litoral...

Abç

Arlei RS
19/07/2012, 15:43
Pessoal,

Abç

Hummm, gostei da segunda opçao.

Maurício Fernandes
19/07/2012, 17:05
Pessoal,

Abç

Léo, já tenho compromissos agendados. Valeu o convite. Esta trilha dizem que é boa.

LeoPOA
20/07/2012, 15:07
Pessoal,

Feliz dia do amigo a todos !!!!

Abraço e um ótimo final de semana !!!!

Maurício Fernandes
20/07/2012, 15:33
Bem lembrado Leo!!
Obrigado e desejo o mesmo para os demais!

Maurício Fernandes
21/07/2012, 10:59
Gente, vamos fazer um chimarrão amanhã na praça no weber, 10h?
Ok?

Arlei RS
21/07/2012, 12:47
Gente, vamos fazer um chimarrão amanhã na praça no weber, 10h?
Ok?

To dentro :euforico:

André-4WD
21/07/2012, 19:43
Salve..
chimas offroad? ok...estarei lá de novo!!
abraço
andre

LeoPOA
21/07/2012, 19:53
Pessoal,

Onde é essa praça?

Abç

MBrau
21/07/2012, 20:32
Léo,
Te mandei um e-mail com a localização.

abraço

LeoPOA
21/07/2012, 20:50
Valeu Maurício !

Edison - Mp3
21/07/2012, 21:00
Tô nessa
Ou como diz o Arlei
To dentro

MBrau
21/07/2012, 21:10
Eu também vou no chima! De repente a esposa pinta por lá também.

A propósito, fazendo a revisão hoje e trocando as correias, encontrei o suporte do radiador quebrado, uma correia esfarelando, e uma mangueira d´água ressecada. Além disso tenho uma cruzeta com folga.
A revisão foi providencial e como tenho todas as peças em casa, é só colocar em dia.

Sugiro aos expedicionários fazerem suas revisões básicas para evitarmos imprevistos. Ou pelo menos levar alguma coisa pra emergência. Mangueira e correia é muito barato. Cruzeta é um tequinho mais caro.

abraço

André-4WD
22/07/2012, 22:44
Pessoal,
Hoje deu um imprevisto por casa e tive que resolver, então acabei não indo no chimas offroad!
Mas to com a viatura na revisão e dentro da empreitada do prox. final de semana
abraço
andre

wolfgang
23/07/2012, 20:52
que tal uma janta quarta?????

Maurício Fernandes
23/07/2012, 20:53
Gente, me parece que tem um aniversariante nessa semana....espero que f role um churras na véspera.

Arlei RS
23/07/2012, 23:09
que tal uma janta quarta?????

Acho que vou cortar o acesso desse meu zeca no forum.

Ta dando pitaco sobre janta, ve se eu posso com uma coisa dessas. :shock:

Maurício Fernandes
24/07/2012, 07:58
Acho que vou cortar o acesso desse meu zeca no forum.

Ta dando pitaco sobre janta, ve se eu posso com uma coisa dessas. :shock:

kkkkkkkkkkkkkkkkk

é capaz dele organizar ainda na tua casa!!!

Maurício Fernandes
24/07/2012, 14:46
Pessoal, fiz um facebook. quem quiser me achar lá é só buscar "Maurício Fernandes da Silva".
Abraço

GH
24/07/2012, 17:53
Pessoal,
Hoje deu um imprevisto por casa e tive que resolver, então acabei não indo no chimas offroad!
Mas to com a viatura na revisão e dentro da empreitada do prox. final de semana
abraço
andre

Sei não, mas acho que o André tá com más intenções...o jipe dele tá num upgrade violento lá no Getulio...:-)
Só não sei se roda no findi :-(

Fala aí Leco...:-/

André-4WD
24/07/2012, 18:46
GH,
A minha maldade tá grande.. estava tudo dentro do prazo MAS hj o Getulio me deu a noticia que vou ter que trocar a embreagem.. ja comprei na suzucar mas mesmo por SEDEX demora uns dias.
abraço
andre

Maurício Fernandes
24/07/2012, 20:05
sedex 10 andré. hoje mandei vir as RL´s via sedex 10. é caro, mas chega no outro dia.

GH
24/07/2012, 20:42
Mesmo chegando na quinta é difícil rodar na sexta.

Hilux?

LeoPOA
24/07/2012, 22:23
E ai André,

Td legal?

Como ficou o kit de redução do samurai?? chegou a comprar ?

Embreagem do samurai tu poderia ter comprado aqui em POA !!!! ali na Mercopeças na souza reis.... ou entao comprar o rolamento novo na farrapos e recondicionar prensa e disco!!! uso recom e recomendo!!!

Samurai com exceção de sensores ou outras peças específicas do motor, tu consegue comprar quase tudo aqui em poa !!!

Abração

Léo

GH,
A minha maldade tá grande.. estava tudo dentro do prazo MAS hj o Getulio me deu a noticia que vou ter que trocar a embreagem.. ja comprei na suzucar mas mesmo por SEDEX demora uns dias.
abraço
andre

André-4WD
25/07/2012, 09:43
Leo,
1) Com a greve/operação padrão da Receita Federal, desisti de esperar o tempo que levaria e acabei comprando o kit 5.0 do Rodrigo Portugal (RC). É uma das coisas que estão sendo montadas no Samuka.

2) Embreagem: a mercopeças não tem, procurei lá, na remot e outras lojas do tipo. Na remot tem a embreagem da marca MEC ARM (480,00). Não conheço essa marca, embora a informação que me deram é que a que vem originalmente nos zukis. Eu preferi comprar na suzucar a VALEO pelos mesmos 480,00 já com frete. Já que to mexendo, to botando tudo zerado para nao incomodar nunca mais..

3) Hilux: pois é.. já comecei a cogitar essa possibilidade! botar a hilux na parada...:violao:

LeoPOA
25/07/2012, 11:00
Boa André,

Quero ver o samurai com esse kit 5.0 !!!

Abraço

Léo

GH
25/07/2012, 11:50
Leo,
1) Com a greve/operação padrão da Receita Federal, desisti de esperar o tempo que levaria e acabei comprando o kit 5.0 do Rodrigo Portugal (RC). É uma das coisas que estão sendo montadas no Samuka.

2) Embreagem: a mercopeças não tem, procurei lá, na remot e outras lojas do tipo. Na remot tem a embreagem da marca MEC ARM (480,00). Não conheço essa marca, embora a informação que me deram é que a que vem originalmente nos zukis. Eu preferi comprar na suzucar a VALEO pelos mesmos 480,00 já com frete. Já que to mexendo, to botando tudo zerado para nao incomodar nunca mais..

3) Hilux: pois é.. já comecei a cogitar essa possibilidade! botar a hilux na parada...:violao:

Mecarm NÃO É ORIGINAL, é uma grande porcaria, isso sim. O pedal fica duro pacaraio. Vendedores de m...
Valeo sim que é original.

Edison - Mp3
29/07/2012, 21:05
Só para começar a movimentação:

Vem muito mais depois......

361523

isaianet
29/07/2012, 21:09

361523

Show de bola! Fizeram que roteiro?

Abs!

mdambrosio
29/07/2012, 21:26

Queremos mais + + +

Edison - Mp3
29/07/2012, 21:59
Pessoal, o corpo depois de mais de 600km no Skol,já reclama por um berço, mas não podeira deixar de mandar uma mensagem aos irmãos que neste final de semana nos acompanharam em nossa aventura. Claro que fica também para aqueles que por algum motivo não puderam compartilhar dos momentos que tivemos, e fica apenas uma certeza:
"Perdeu quem não foi"

AVE MARIA GAÚCHA- Odilon Ramos. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=H5yLxV7LNek)

abrs
Edison MP3

MBrau
29/07/2012, 22:01
Pessoal,
O nosso evento foi excelente! Como eu e o Renan estávamos sem máquina, também ficamos no aguardo das imagens.

Hoje estou "na capa da gaita", ou seja, muito cansado. Em breve coloco o relato, mas posso adiantar que foi muito bom mesmo!

abs

RBrau
29/07/2012, 22:58
Vamos a uma inédita. Brau observando a aproximação da galera que ainda estava nas dunas. Show

361559361560

valladares
30/07/2012, 00:14
Sem dúvida, uma jornada espetacular...quem não foi perdeu, mas vai ter mais...sentimos a falta dos amigos e as lembranças foram constantes...segue uma pequena prévia:
361564361565361566361567361568

Maurício Fernandes
30/07/2012, 08:37
Pois é, simplesmente inesquecível. Baita passeio.
Tudo ocorreu dentro do planejamento, nem que o planejamento tenha sido decidido na hora (!!!). Fomos e voltamos rodando (todos), seguros, cansados e anestesiados pelas imagens que nenhuma foto poderá descrever, tampouco algum vídeo terá condições de demonstrar todos momentos de alegria, amizade e diversão que tivemos em meio a natureza do nosso Estado!!!
Fotos aos poucos.

Maurício Fernandes
30/07/2012, 08:38
Na foto do farol..."onde está Renan?"

André-4WD
30/07/2012, 10:25
Rapaziada!!!
Show de Bola o passeio!!!!! Parabéns!!!
abraços
andre

Maurício Fernandes
30/07/2012, 10:38
Trolley na lagoa dos patos - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=z7DBSctciz4&feature=youtu.be)

Trolley na lagoa dos patos - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FCpAKik8PMg&feature=youtu.be)

julho de 2012 - Jipeiros do Itu - trio troller, samurai e trolley - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1qkcZpUzCTM)

jfwebber
30/07/2012, 15:20
Pessoal.

Fim de semana sensacional.

Tudo conspirou para muita diversão, parceria e imagens e passagens incríveis.

"Quem não foi perdeu" e muito....

Segue minha pequena contribuição.

361656

RBrau
30/07/2012, 16:53
Tomei a liberdade de fazer uma "pequena montagem amadora" pra divertir.
Abraço
http://www.youtube.com/watch?v=NjVBr3UaPr8&feature=plcp

jfwebber
30/07/2012, 17:13
Fundo musical do Led Zeppelin!!! Show de bola!!!

Abraço

valladares
30/07/2012, 17:35
Vídeos para divertir o pessoal:

passaredo rumo ao capão - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=njJ6Cnoe12g)
200m aquaticos do brau - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=LMm54SO7SPQ)
talhamar no crepusculo 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=DzkWtrlvIuc)
travessia no espelho do talhamar - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Hco9h2QriQk)
chamada pros amigos ausentes - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=zi-Y50-Rj-0)
skoll no bacopari - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=K8XTPSyqNDw)

andretomasi
30/07/2012, 17:37
Bah, com a trilha sonora ficou perfeito! Pena que só tem 17s de vídeo.. tô só observando aqui de longe :D

Enquanto vocês se divertem por aí, eu dou um jeito de me distrair por aqui também. Hoje fui visitar uns vizinhos aqui perto de casa, que fabricam uns carros meio artesanais. Ainda estão aprendendo mas acho que com o tempo eles chegam no nível dos nossos mecânicos gaúchos.

361711361712361713

[ ]'s

valladares
30/07/2012, 17:58
André, o que estragou foi esta camiseta aí...eles não deixam colorado dirigir Ferrari..é muita maquina para pouco time...rsrsrsr. Abs.

Bah, com a trilha sonora ficou perfeito! Pena que só tem 17s de vídeo.. tô só observando aqui de longe :D

Enquanto vocês se divertem por aí, eu dou um jeito de me distrair por aqui também. Hoje fui visitar uns vizinhos aqui perto de casa, que fabricam uns carros meio artesanais. Ainda estão aprendendo mas acho que com o tempo eles chegam no nível dos nossos mecânicos gaúchos.

361711361712361713

[ ]'s

valladares
30/07/2012, 18:21
Síndrome do Cascão..hum....me parece familiar né amigo Edson..rsrsrsr...ta aí a solução:

Planeta Off-Road .:. Manutenção (http://www.planetaoffroad.com/p09c.htm)

Edison - Mp3
30/07/2012, 19:09
Acho que nãoprecisa Gustavo. É o mesmo Skoll deste video de 20 dias atraz. O que aconteceu é que deu azar, mas já ta quase tudo 100%, e já vamos pensando na próxima.
Belas imagens,Belos vídeos.
Abrs

http://www.youtube.com/watch?v=Kcl-QlXo9i0

Arlei RS
30/07/2012, 19:38
Show de bola os videos pessoal.
Na proxima eu vou.
Quando vai ser a janta pra fechar com chave de ouro?

mdambrosio
30/07/2012, 19:47
Bahhhhh...
Édison. Teus guris conseguem arrumar meu notebook ? pois acho que estraguei de tanto babar vendo as imagens.
Brau. Se precisar a gente faz uma vaquinha p/ vc lavar o samuca por baixo sem precisar ir tão longe.
Gustavo. Espero que tenha trazido um pouco do vinho que comentaste no vídeo.
Maurício. Agora realmente a viatura está 200% né. Parabéns.
André. Fez um sacrifício p/ poder combinar c/ a cor dos carros ?

dodger 4x4
30/07/2012, 20:36
Mazaaa ta que é ò descobridor das américas!!!

Vamos a uma inédita. Brau observando a aproximação da galera que ainda estava nas dunas. Show

361559361560

LeoPOA
30/07/2012, 21:18
Parabéns pelo passeio pessoal !!!

Show de bola as fotos e videos !!

valladares
30/07/2012, 22:15
Neste vídeo a corrente tava do outro lado do distribuidor rsrsrs...não adianta, tu não vai te escapar de ganhar no dia dos pais uma super capa de proteção que tem na Gama 4x4....eu tb vou comprar uma p/ a minha viatura. As passagens de água me incomodaram nos faróis. Mas brincadeiras a parte, o passeio tava show, c/muitas histórias e lendas..rsrsrs. Falamos mal dos que não foram, comemos aquele xis especial e desfrutamos de um bom chileno e costelinha uruguaia de frente p/ a lagoa... estou colocando mais alguns vídeos da vida selvagem em estado bruto e outro que demonstra o lugar do almoço de ontem e uma música de fundo que diz tudo...nosso agradecimento via Marenco.

Acho que nãoprecisa Gustavo. É o mesmo Skoll deste video de 20 dias atraz. O que aconteceu é que deu azar, mas já ta quase tudo 100%, e já vamos pensando na próxima.
Belas imagens,Belos vídeos.
Abrs[/QUOTE]

valladares
30/07/2012, 22:24
lagoa de cima - YouTube (http://youtu.be/VvN04KariRo)

valladares
30/07/2012, 22:27
manobra na ponte em pessimas condicoes - YouTube (http://youtu.be/LVMz-_QF7KY)

valladares
30/07/2012, 22:33
renan no estribo - YouTube (http://youtu.be/WaW6OLjvDw8)

valladares
30/07/2012, 22:41
skoll bacopari2 - YouTube (http://youtu.be/mFkhs_-KaeA)

valladares
30/07/2012, 22:52
talhamar - YouTube (http://youtu.be/YGaRpvAHtx8)

valladares
30/07/2012, 23:18
talhamar no crepusculo - YouTube (http://youtu.be/frkfGQ6V4PI)

MBrau
30/07/2012, 23:46
Buenas gurizada,
Este foi um final de semana muito legal, com muitas risadas e diversão a bordo de nossos 4x4. Não foi uma expedição ao Chile nem à Amazônia, nem tampouco uma trilha pesada em algum rincão do Rio Grande, mas para nós teve o mesmo valor pois curtimos cada momento, conforme vou tentar modestamente relatar abaixo:

1 - Preparativos:
Este passeio/expedição/trilha já era assunto na nossa turma há mais de dois meses, puxado principalmente pelo Gustavo que nunca deixou a idéia morrer. Fizemos churrasco, passeio e chimarrão na praça para costurar o evento. Desde o início uma coisa estava definida: a data seria no final de julho, independente de clima, casamento, formatura ou aniversário do cachorro. É claro que isto foi uma agonia para aqueles que estavam na iminência de algum compromisso e foram torturados conforme a data se aproximava.
Na última semana, como é de praxe, deixamos de tratar o assunto no Fórum e continuamos apenas por e-mail, para um pequeno grupo de jipeiros que compartilham conosco estas brincadeiras. Desta forma através de uma contagem regressiva, fomos definindo detalhes como estrutura, roteiro e responsabilidades, além dos relatos do que estava acontecendo com cada viatura. Ao longo da semana o grupo foi reduzindo por diversos motivos, como compromissos pessoais e baixas nas viaturas. A verdade sobre cada caso só poderá ser revelada pelos próprios autores.
2 – Véspera:
Na noite anterior encerrou o grupo de e-mail e passamos a combinar por telefone e ajustamos para sair do pedágio de Águas Claras às 04:30h. É claro que tinha tudo pra dar errado!3 – Primeiro dia:
Apenas o Fernandes e o Gustavo acordaram cedíssimo, os demais foram atrasando e eu e o Renan só saímos de casa perto das 06:15h e encontramos o pessoal em um posto de gasolina perto da Casa do Edison. O grupo que prometia ser grande acabou se resumindo a quatro valentes viaturas:
- Edison e Webber no Willys SKOL;
- Éverton, Lúcia e o Renato (cunhado) no Troller;
- Maurício e Gustavo no Troller “Trolley”
- Brau e Renan no Samurai
Devido ao grande atraso nem descemos do Samurai e já partimos direto em direção ao Litoral. Durante o deslocamento, além do frio intenso, ainda pegamos uma cerração que não dava visibilidade maior que 30 metros. Encontramos o dia já perto de Bacopari onde fomos pelo calçamento até a ponte da lagoa e depois puxados pelo Trolley começamos a transpor as dunas até encontrar o mar. Lá pela terceira duna ocorreu o destalonamento de um pneu do Skoll o que foi uma excelente oportunidade para um pit stop e iniciar os trabalhos de degustação. Resolvido este problema continuamos pela beira do mar em direção ao sul. Foi bastante impressionante a quantidade de lobos marinhos mortos na areia da praia. Em todo o trajeto encontramos apenas dois exemplares vivos com sinais de extremo cansaço físico. Depois de algumas paradas para fotos e reduções de velocidade em função da cerração e do fato de que o mar estava muito alto batendo no combros de areia, restringindo a passagem dos jipes. Outro cuidado que exigiu atenção permanente foram as estacas (e às vezes postes) que ancoram as cordas das redes de pesca. Se o jipe bater nelas pode ocorrer um sério acidente. Este cuidado é fundamental para todos que rodam na beira da praia aqui no nosso litoral.
Em torno de 13:30h chegamos ao balneário de Mostardas onde preparamos um generoso almoço que foi coraçãozinho e bife na chapa com tomate, cebola e outros temperos, acompanhando de pão e boa cerveja. Depois da refeição e do merecido descanso, rumamos para a cidade de Mostardas onde abastecemos, revisamos os jipes e consertamos o pneu do Skol. Após estas atividades realizamos uma rápida reunião e rumamos para a RST101 e nos deslocamos por alguns kilometros até a entrada da trilha do Talha Mar que passa na reserva da Lagoa do Peixe, que é uma área de preservação ambiental.
Este caminho nos presenteou com paisagens de cinema desde o caminho que estava praticamente todo embaixo d´água, iluminado pelo sol em queda até as pontes de madeira em nível elevado, que exigiram um certo cuidado para as passagens devido ao mau estado de conservação. Local certo para uma série de fotos e vídeos brindados com algumas cevas e entusiasmados comentários. A partir deste momento a temperatura começou a cair drasticamente e após mais uma pequena reunião resolvemos visitar a barra da Lagoa do Peixe. Partimos pelo acesso entre as dunas e chegamos a beira do mar por onde rumamos novamente rumo ao sul por mais uns 30 minutos até encontrar a barra que estava povoada de flamingos e outras aves o que rendeu um série de registros pelo Gustavo e pela Lucia. Neste momento começou a anoitecer e fome bateu, mas devido ao generoso estoque dos sanduíches de primeira qualidade do Evérton e da Lúcia, fomos salvos.
Neste momento tivemos que discutir as alternativas entre retornar pelo mesmo caminho pela beira da praia e Talha Mar até o asfalto ou rumar ao sul em busca de outra entrada. Após pacíficas argumentaçãoe seguimos em direção ao sul. Neste momento a noite caiu e o deslocamento pela beira da praia, na escuridão, somado com a maresia nos vidros e o cuidado com os barrancos e estacas, deram um clima de suspense no trajeto. Neste momento eu puxei a gurizada e o Renan foi passando todas as informações pelo rádio para os que vinham logo atrás. Depois de algumas entradas falsas e coletas de informações com os moradores locais, chegamos a Bojuru onde ficamos apenas uns 30 minutos e rumamos para Tavares, pelo asfalto distante 50 Km ao norte. Lá chegando nos deparamos com uma carreata política e altíssima movimentação da população local em função da campanha eleitoral. Tivemos que estacionar e aguardar algum tempo até podermos colocar os jipes na pousada. Depois do merecido banho quente saímos para “jantar” e depois de uma bela cervejada retornamos para o hotel abaixo de chuva para desfrutar de uma excelente noite de sono em uma cama quente embalados pelo vento que assoviou bonito até o outro dia.
4– Segundo dia:
A moçada acordou e rumou para a verificação das viaturas e eis que aconteceu algo inesperado: O SKOL estava de greve! Não pegou de jeito nenhum, nem fazendo ponte, nem puxando rua afora com o Troller. Diante deste quadro tomamos um bom café da manhã e continuamos na tentativa. O tempo foi passando.............então preparamos um chimarrão e fomos conversando..................e o Edison no SKOL.......................batemos mais um papo..........................e o Edison no SKOL..................até que, como a Fênix..............o SKOL renasce das cinzas e funciona perfeitamente. Isto já era perto de 11:00h e então completamos os tanques e rumamos para o farol Capão da Marca.
Chegando na beira da lagoa dos patos tivemos a visão maravilhosa de uma água verde translúcida e as margens povoadas de aves. Momentos antes, devido ao SKOL estar com problemas de “alergia de água”, resolvemos levá-lo puxado pelo Troller do Éverton. Primeiro fomos até o farol do Capão da Marca onde paramos para sessão de fotos e vídeos e depois rumamos alguns kilometros ao sul até o sítio de um amigo nosso na beira da lagoa, onde preparamos um delicioso bife na chapa regado a bom vinho e ótima conversa.
Durante este período as viaturas foram revisadas e preparadas para viagem de volta, inclusive o SKOL que não apresentou mais falha alguma. Terminada a refeição e feita a limpeza dos utensílios e da casa, carregamos os jipes e começamos o retorno lá pelas 15:30h. Voltamos pela beira da lagoa passando novamente pelo farol e com direito a vários videos de passagens pela água. Depois rumamos até Tavares onde limpamos os vidros dos carros e preparamos o chimarrão para a volta.
Depois disso rumamos direto até Capivari sem incidentes, sempre embalados por um belo bate papo pelo rádio. Chegamos neste local à noitinha. Depois o Everton e o Edison rumaram para Porto Alegre eu e o Fernandes ficamos em um posto dando um jato d´água para tirar o sal das viaturas.
Então o Edison entrou em contato pelo rádio, pois havia acabado a gasolina do jipe. O Fernandes pegou alguns litros e rodamos alguns, os encontramos, reabastecemos o jipe e rumamos tranqüilos para POA sem sobressaltos. Em torno de 20:00h estávamos todos em nossas casas, cansados, mas felizes da vida.
Destaques:
Edison – Incansável e bem humorado até nos momentos mais estressantes quando o Skol estava de mau humor;
Webber – Com sua tradicional ponderação sempre manteve a turma calma e foi um incansável Zeca dando apoio a todos independente da hora e do local;
Evertón – Sempre fornecendo a retaguarda necessária e o apoio para qualquer problema que viesse a ocorrer. Além, é claro, do tradicional fornecimento dos excelentes e já tradicionais sanduíches fornecidos para a turma;
Lúcia – Revelou-se uma baita companheira, ponderada e pró-ativa, foi co-piloto, Zeca e também pilotou o Troller durante um resgate mais forte próximo ao Capão da Marca;
Renato (o cunhado) – Bem humorado e atento mostrou-se mais uma vez muito integrado com o grupo;
Mauricio Fernandes (o polêmico) – Como já é tradicional, o xará esteve presente em 98% das discussões, ao vivo ou pelo rádio, hora provocando e horas sendo provocado.Já é o fornecedor homologado de cebolas cortadas e fartamente temperadas. Manteve o grupo sempre aceso.
Gustavo – Manteve o astral sempre alto e com sua perspicácia nos manteve atento aos mínimos detalhes das paisagens por onde passávamos. Foi um dos principais incentivadores do evento e estava mais faceiro que "ganso em taipa de açude";
Renan – Vêm se aprimorando como navegador e animador da turma. No rádio forneceu informações precisas o tempo todo. Em trio com o Fernandes e o Edison está se tornando um dos piadistas do grupo. Além disso pilotou o Samurai em algumas oportunidades para que eu pudesse desfrutar um pouco mais as paisagens e pudesse tomar um “12 anos” sossegado.

Agradeço a oportunidade e saliento a excelente parceria de todos que fizeram estes dois dias passar muito rápidos e deixarem saudades.

OBS: O texto é longo e se você leu até aqui é porque ficou interessado. Então se tu nunca fizestes isso com o teu 4X4, faça porque vale a pena.

Abraço

MBrau
30/07/2012, 23:53
Parabéns pessoal,
Os vídeos ficaram sensacionais!!! Qualidade e senso de oportunidade ótimos!!!
No próximos encontro vamos repassá-los.

Gurizada que não pôde ir: Foi uma pena não tê-los conosco. mas haverão outras oportunidades.

abs

dodger 4x4
31/07/2012, 08:07
Show de bola pessoal, muita bacana o passeio!
Abraços
Rodrigo

Arlei RS
31/07/2012, 08:20
Parabens Pessoall.

Com esse relato desses nem precisa ir no passeio. heheheheehe.

Quando vai ser a proxima?

Alessandro Henrique
31/07/2012, 08:27
Com esse relato desses nem precisa ir no passeio. heheheheehe.
Verdade Arlei, foi como fazer uma trilha virtual!
Os relatos do Brau são insuperáveis.
Beleza de passeio pessoal. Desistiram de SJN?

Abraço

andretomasi
31/07/2012, 08:41
Bah, sem comentários pros vídeos e pro relato, show de bola!

Maurício Fernandes
31/07/2012, 09:07
Abraço

bela edição Renan!

Maurício Fernandes
31/07/2012, 09:08

361711361712361713

[ ]'s

Grande André, certamente teu final de semana também foi inesquecível!!

Maurício Fernandes
31/07/2012, 09:17
skoll bacopari2 - YouTube (http://youtu.be/mFkhs_-KaeA)

Édison, o Gustavo quer te derrubar. O vídeo que tu subiu ele não botou....

Leco1974
31/07/2012, 09:30
Bela narrattiva do Brau. Ótimos vídeos do Renan, Gustavo e Cia. Parabéns pessoal. Abs.

Maurício Fernandes
31/07/2012, 09:33
E o que falar do Brau então...
mais explorador que Indiana Jones,
mais cozinheiro do que o Mestre Leite [http://img.ibiubi.com.br/livros/6/9/4/1/7/4/4/img/01_cozinhando-com-mestre-leite-comida-gaucha_grande.jpg]
mais escritor do que o Jorge Amado...
A trilha só acaba depois de ler os famosos relatos do Brau, dignos de um livro.

Destaques:
Edison – Incansável e bem humorado até nos momentos mais estressantes quando o Skol estava de mau humor;
Webber – Com sua tradicional ponderação sempre manteve a turma calma e foi um incansável Zeca dando apoio a todos independente da hora e do local;
Evertón – Sempre fornecendo a retaguarda necessária e o apoio para qualquer problema que viesse a ocorrer. Além, é claro, do tradicional fornecimento dos excelentes e já tradicionais sanduíches fornecidos para a turma;
Lúcia – Revelou-se uma baita companheira, ponderada e pró-ativa, foi co-piloto, Zeca e também pilotou o Troller durante um resgate mais forte próximo ao Capão da Marca;
Renato (o cunhado) – Bem humorado e atento mostrou-se mais uma vez muito integrado com o grupo;
Mauricio Fernandes (o polêmico) – Como já é tradicional, o xará esteve presente em 98% das discussões, ao vivo ou pelo rádio, hora provocando e horas sendo provocado.Já é o fornecedor homologado de cebolas cortadas e fartamente temperadas. Manteve o grupo sempre aceso.
Gustavo – Manteve o astral sempre alto e com sua perspicácia nos manteve atento aos mínimos detalhes das paisagens por onde passávamos. Foi um dos principais incentivadores do evento e estava mais faceiro que "ganso em taipa de açude";
Renan – Vêm se aprimorando como navegador e animador da turma. No rádio forneceu informações precisas o tempo todo. Em trio com o Fernandes e o Edison está se tornando um dos piadistas do grupo. Além disso pilotou o Samurai em algumas oportunidades para que eu pudesse desfrutar um pouco mais as paisagens e pudesse tomar um “12 anos” sossegado.

Agradeço a oportunidade e saliento a excelente parceria de todos que fizeram estes dois dias passar muito rápidos e deixarem saudades.

OBS: O texto é longo e se você leu até aqui é porque ficou interessado. Então se tu nunca fizestes isso com o teu 4X4, faça porque vale a pena.

Abraço

Maurício Fernandes
31/07/2012, 09:34
Verdade Arlei, foi como fazer uma trilha virtual!
Os relatos do Brau são insuperáveis.
Beleza de passeio pessoal. Desistiram de SJN?

Abraço

Ainda não, mas é que saindo sábado não dá mesmo. Teremos que sair um dia na sexta meio dia para ir para lá....ou ir direto (sem 'brincar' no meio do caminho), o que não é consenso.

Maurício Fernandes
31/07/2012, 09:35
Bela narrattiva do Brau. Ótimos vídeos do Renan, Gustavo e Cia. Parabéns pessoal. Abs.

Fala Leco, não preciso dizer que foste a pauta.
Temos várias teorias para o teu sumiço. No entanto, o contraditório será mantido e está garantida tua defesa oportunamente. hahahahahahah

GH
31/07/2012, 10:23
Show o passeio pessoal!

Também andamos pegando uns atalhos...

361782

Edison - Mp3
31/07/2012, 11:21
É que na real eu não subi, eheheheh

Édison, o Gustavo quer te derrubar. O vídeo que tu subiu ele não botou....

Maurício Fernandes
31/07/2012, 12:03
Poxa, estava tentando ajudar.
Mas foi por um tantinho assim ó:
361792

Aliás, foi um detalhe narrado na sala de reuniões...

361793

Maurício Fernandes
31/07/2012, 13:47
Ninguém se habilita para fazer um churras no aniversário do nosso grupo??!!
Lembro que este tópico foi criado em 1º/8.
Nem que seja um entrevero, como o que o Brau sempre faz!!

361799

361800

Arlei RS
31/07/2012, 14:38
Gente,
Em vários tópicos temos conversado sobre encontros para nos conhecermos pessoalmente. Afinal somos vizinhos e falamos apenas pelo Forum 4x4 Brasil.
Falando com o Leco1974 decidimos iniciar este tópico só para isso.
A sugestão é nos reunirmos domingo, dia 08/08/10, às 10h, na Praça Itu, que fica na Av. Paula Soares, esquina com as ruas General Solon e Felisberto Pereira.
Outros locais e datas poderão ser sugeridos após este encontro (que já é o segundo).
Quem for "Jipeiro do Itu" ou apaixonado por off road está convidado.
Quem for de perto (ou de longe) também é muito bem vindo :dance::dance:.
Abraço,
Maurício Fernandes da Silva

Seguem alguns tópicos de onde o assunto surgiu:

Jeep arre-medo!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77063)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71090&highlight=mauricio+fernandes

Trilhas no Sul - Página 285 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10520&page=285&highlight=mauricio+fernandes)

É verdade Mauricio, nao podemos deixar passar em branco.

Edison - Mp3
31/07/2012, 17:34
PTZ

Aqui em casa ta complicado, não tenho telhado e acho frio.
Esse precisa ser com as patroas....
Vamo lá,que se abilita...

É verdade Mauricio, nao podemos deixar passar em branco.

Maurício Fernandes
31/07/2012, 17:45
precisa ser com as patroas....

Esse papinho continua.... tem muita gente com a corda no pescoço hein.

Edison - Mp3
31/07/2012, 19:26
Mais uns videos....

Jipeiros do Itu - Talhamar 2012 - Os Patos 03 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ApCYINi_VfU)

Jipeiros do Itu - Talhamar 2012 - Os patos 02 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=KLLfP4Nu8nA)

Jipeiros do Itu - Talhamar 2012 - Os Patos 01 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=DRyBxnaDoXo)

Maurício Fernandes
31/07/2012, 19:52
Fala pessoal.
Eu e o Fábio, meu fiel Zeca, embora ausente nas últimas trilhas, convidamos-os para comemorar o aniversário de dois anos deste fantástico grupo de amigos amanhã, no salão de festas aqui do prédio.
Quem vem? preciso saber para comprar o rango.
Bebida, cada um por si.
Édison, traga minha grelha, pois esqueci na tua casa umas dez vezes já.

Arlei RS
31/07/2012, 19:57
Fala pessoal.
Eu e o Fábio, meu fiel Zeca, embora ausente nas últimas trilhas, convidamos-os para comemorar o aniversário de dois anos deste fantástico grupo de amigos amanhã, no salão de festas aqui do prédio.
Bebida, cada um por si.

To dentro (sozinho, sem patroa e sem zeca)

RMORELLI
31/07/2012, 20:04
Pessoal, belo passeio mesmo, fiquei contente que deu tudo certo.

Já estou com a viatura, ficou pronta agora à tarde e ficou muito bom.

Gustavão, tava de olho naquela sobre-caixa, que tava la no chão da oficina do Marcos.....hehehe

RMORELLI
31/07/2012, 20:06
Fala pessoal.
Bebida, cada um por si.

Tô dentro...se as patroas forem, a minha vai também, se não só eu....

Marconi Wachholz
31/07/2012, 22:14
lá Pessoal
Em primeiro lugar paraabéns pelo passeio.. ando meio desaparecido mas olho quase todos os dias o forum e babei nas fotos.
Seguinte, talvez alguém possa ajudar:
-Alguém sabe quem faz retífica de turbinas aqui na grande POA???

Tenho o contato da redeSOSTURBO.... mas talvez o pessoal sabe de mais alguém
Estou com minha caminhoneta mais fraca que carrinho da China

GRANDE ABRAÇO PESSOAL

Arlei RS
31/07/2012, 22:17
lá Pessoal
Em primeiro lugar paraabéns pelo passeio.. ando meio desaparecido mas olho quase todos os dias o forum e babei nas fotos.
Seguinte, talvez alguém possa ajudar:
-Alguém sabe quem faz retífica de turbinas aqui na grande POA???

Tenho o contato da redeSOSTURBO.... mas talvez o pessoal sabe de mais alguém
Estou com minha caminhoneta mais fraca que carrinho da China

GRANDE ABRAÇO PESSOAL

E dai Marconi blz.

Vou dar uma verificada com um pessoal aqui de Gravatai.

valladares
31/07/2012, 22:32
Parece que o cara forte das turbinas é o tal Egon Frichman..nao sei onde é..mas sempre me criei ouvindo isto.
Abs.

E dai Marconi blz.

Vou dar uma verificada com um pessoal aqui de Gravatai.

Maurício Fernandes
31/07/2012, 22:39
Pessoal, confirmados até agora:

Morelli
Arlei
Maurício
Fábio

Quem quiser levar mulher, fique a vontade. A minha não participará, pois tem que passar minhas camisas....Mas levarei um prato de comida para ela, por baixo da porta. kkkkkkkkkkkkkk

Quem mais?

valladares
31/07/2012, 22:43
talhamar3 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=W_mBBxWeIS0&feature=g-upl)

valladares
31/07/2012, 22:49
renan no estribo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WaW6OLjvDw8&feature=BFa&list=ULLMm54SO7SPQ)

valladares
31/07/2012, 22:56
Puts, como ficar fora desta..confirmo sem a esposa ok...tem que passar minhas camisas tb.

Morelli
Arlei
Maurício
Fábio

Quem quiser levar mulher, fique a vontade. A minha não participará, pois tem que passar minhas camisas....Mas levarei um prato de comida para ela, por baixo da porta. kkkkkkkkkkkkkk

Quem mais?

valladares
31/07/2012, 23:47
acesso capao da marca - YouTube (http://youtu.be/-IF3zrAruOU)

Alessandro Henrique
01/08/2012, 00:39
Fala pessoal.
Bebida, cada um por si.
Bueno... não terei condições de comparecer ao glorioso evento contudo, estarei lembrando de vocês e aproveito para desejar felicitações ao nosso grupo.
Ps.: Pô Maurício o Edison já está cansado de lavar tua grelha hehehhee
Abraço à todos

Maurício Fernandes
01/08/2012, 08:39

Morelli
Arlei
Maurício
Fábio
Gustavo

Quem mais?

Arlei RS
01/08/2012, 12:36

Morelli
Arlei
Maurício
Fábio
Gustavo

Quem mais?

Acorda MACACADA

jfwebber
01/08/2012, 13:01
Fala pessoal.
Bebida, cada um por si.

Webber e família confirmados.

Maurício Fernandes
02/08/2012, 08:23
Agradeço a presença de todos no churras de ontem!!!!

Edison - Mp3
02/08/2012, 09:05
Pessoal
Peço desculpas pelo não comparecimento no churras, que com certeza tinha uma importancia muito grande. Não é todo o dia que anversariamos, mas compromissos particulares me impediram. Tenho certeza que os amigos sabem que só falto aos eventos quando é impossível mesmo de ir.
Grande abraço

Edison

Maurício Fernandes
02/08/2012, 09:16
Pessoal
Peço desculpas pelo não comparecimento no churras, que com certeza tinha uma importancia muito grande. Não é todo o dia que anversariamos, mas compromissos particulares me impediram. Tenho certeza que os amigos sabem que só falto aos eventos quando é impossível mesmo de ir.
Grande abraço

Edison

Fizeste falta.
Mas acho que não veio pois lhe pedi a grelha. Te apegou a grelha né Édison??!?!?!?!?

MBrau
02/08/2012, 23:07
Agradeço a presença de todos no churras de ontem!!!!

O churrasco estava excelente! Parabéns pro Fernandes e o Fábio.

Abs

valladares
02/08/2012, 23:34
o que acham?
viver é isto - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=YE386GpsL5E&feature=g-upl)

Maurício Fernandes
05/08/2012, 16:46
mais umas fotos
362740362741362742362743362744

Edison - Mp3
05/08/2012, 18:52
36277936278036278136278236278336278436278536278636 2787362788362789362790362791Mais fotos....

Maurício Fernandes
05/08/2012, 19:53
Já está dando saudades....

jfwebber
06/08/2012, 09:48
Foi uma baita final de semana, daqueles de ficar na memória, pela amizade, aventura e natureza que só o 4x4 pode proporcinar.

Já está dando saudades....

MBrau
06/08/2012, 21:39
Moçada,
Acredito que a esta altura a frota já deva estar reestabelecida. Já está na hora de combinar mais um evento.
Até pensei em ir a santa cruz no sábado, mas a inscrição do piloto (R$150) + Zeca + despesas de viagem estão me fazendo pensar.
De repente se pintar algo por perto pode ser uma opção.

abraço

Edison - Mp3
06/08/2012, 22:09
Pois é pessoal, ainda nem terminei de revisar o Skoll, ainda preciso acertar o motor, acho que é sede de válvula que ta pingando óleo, ehehehe, mas ta andando que é um louco, só que baixa óleo. E neste e no outro find to envolvido com a formatura da nora e do filho, logo atenção total com a familia. Acho que andar mesmo só em setembro. E tem feriadão dia 07.

Vamos armando.
Abrs

GH
06/08/2012, 22:21
Moçada,
Acredito que a esta altura a frota já deva estar reestabelecida. Já está na hora de combinar mais um evento.
Até pensei em ir a santa cruz no sábado, mas a inscrição do piloto (R$150) + Zeca + despesas de viagem estão me fazendo pensar.

abraço

Logo depois, dia 18: trilha do sonho.

Arlei RS
06/08/2012, 23:07
Moçada,

abraço

Isso mesmo Mbrau, essas trilhas caça-niqueis. To fora. :curtir_nao:

Putz R$ 150/VTR ta loco. :freaking:

Maurício Fernandes
07/08/2012, 06:53
É vero, na janta aqui em casa nós ensaiamos alguns locais. Mas o dilema sempre persiste.
Alguma sugestão?

Edison - Mp3
07/08/2012, 21:03
Para quem gosta, ai vai o trajeto de beira de praia que fizemos. Da pra ver que estavamos bem próximos das saidas projetadas. O que aconteceu foi encontrarmos cercas.
Abrs
363134

Ari Willys
08/08/2012, 19:30
Pessoal,

Amigos, alguem vai andar sabado ????

Quero andar de jeep e tambem nao queria ir até santa cruz !

Abraços

Arlei RS
08/08/2012, 20:45
Pessoal,

Amigos, alguem vai andar sabado ????

Quero andar de jeep e tambem nao queria ir até santa cruz !

Abraços

De TR ou de Jeep ? :)

RMORELLI
08/08/2012, 20:59
De TR ou de Jeep ? :)

Ainda não sei....depende onde....

Ari Willys
09/08/2012, 07:48
a ideia é se divertir, heheeh

os dois estao prontos para função hahahahhah

mas prefiria ir com o jeep que é "sem dó" ahhahaha

vcs estao pensando em andar???

RMORELLI
09/08/2012, 09:05
a ideia é se divertir, heheeh

os dois estao prontos para função hahahahhah

mas prefiria ir com o jeep que é "sem dó" ahhahaha

vcs estao pensando em andar???

Não sei, mas tem que ser aqui na volta....

Arlei RS
09/08/2012, 09:44
Estou esperando uma definição da minha escala pro fim de semana, mas se estiver liberado to dentro pra uma brincadinha básica tambem.

"ACORDA MACACADA"

RMORELLI
09/08/2012, 09:57
Estou esperando uma definição da minha escala pro fim de semana, mas se estiver liberado to dentro pra uma brincadinha básica tambem.

"ACORDA MACACADA"

Mas tem que ser na volta pertinho........

Edison - Mp3
09/08/2012, 13:01
Eu to fora, formatura da nora e viatura no estaleiro.
Bom passeio

Arlei RS
09/08/2012, 14:22
Eu to fora, formatura da nora e viatura no estaleiro.
Bom passeio

Eu tambem abortei a missao, chegou a escala, to trabalhando sabado e domingo :(.

RMORELLI
09/08/2012, 15:11
Eu tambem abortei a missao, chegou a escala, to trabalhando sabado e domingo :(.

Hehehehehe.....então vou lavar a viatura.......

Maurício Fernandes
10/08/2012, 01:08
Aí galera, eu e o gustavão estamos em uruguaiana, ontem estávamos em dom pedrito, fazendo roteiros pelo sul do RS, Uruguai e Argentina.
amanhã estaremos de volta!

Edison - Mp3
11/08/2012, 17:55
Sem Trilha, até o Forum adormece,eheheh

superapple
11/08/2012, 19:00
Dai pessoal!
Alguém esta pensando em ir na trilha de Santo Antônio sábado que vem? Sabem qual é o nível da trilha?

Abraço,
Mário

Maurício Fernandes
12/08/2012, 19:15
Aí galera, eu e o gustavão estamos em uruguaiana, ontem estávamos em dom pedrito, fazendo roteiros pelo sul do RS, Uruguai e Argentina.
amanhã estaremos de volta!

Seguem algumas fotos

Maurício Fernandes
12/08/2012, 20:01
Esse é bagual!!!

valladares
12/08/2012, 23:34
Que tal sábado pela manhã trilha pela margem do Rio Gravataí e depois churras no quiosque do clube? To com um pernil de carneiro no freezer...quem adere?

EMERSON MASCHKE
13/08/2012, 09:38
Dai pessoal!
Alguém esta pensando em ir na trilha de Santo Antônio sábado que vem? Sabem qual é o nível da trilha?

Abraço,
Mário

O pessoal todo ta se mobilizando, a trilha e tranquila segundo os q ja foram... vamos ver....heheheheheh....

abs;
Emerson

Maurício Fernandes
13/08/2012, 17:56
Que tal sábado pela manhã trilha pela margem do Rio Gravataí e depois churras no quiosque do clube? To com um pernil de carneiro no freezer...quem adere?

A ideia é boa.
Sou parceiro.
Mas dá para chamar de Trilha Gustavão?

superapple
13/08/2012, 21:26
Eu tenho o arquivo de gps da trilha de Gravatai que começa ali no caça e pesca do rio Gravatai, se quiserem posso passar por email.

Só que eu nao sei como esta por lá agora. Umas duas semans atras o rio estava bem alto e eu acho que nao tinha como fazer o trajeto original.

Abraço,
Mário

valladares
13/08/2012, 22:26
Cara, a trilha é pesada...o negócio é fazer um cricuito alternativo pulando alguns obstáculos.. muito barro, água e alguns aclives...dá um passeio bonito e é aqui do lado...25km

A ideia é boa.
Sou parceiro.
Mas dá para chamar de Trilha Gustavão?

Maurício Fernandes
14/08/2012, 08:48
Essa foto foi tirada lá, há algum tempo.

GH
14/08/2012, 13:58
Essa aqui é desse ano...

364495

Maurício Fernandes
14/08/2012, 16:36
Mas não é no mesmo lugar GH.
Na verdade não sei onde foi exatamente a trilha de GRavataí, contudo, a beira do rio é utilizada para pescaria e lazer (balneário). Acredito que o Gustavão esteja se referindo a esta parte, que vai subindo até os banhados por caminhos ligths. A opção off road são os canteiros (onde tirei a foto).
É isso Gustavão?

valladares
16/08/2012, 23:19
Dá para passear pela beira do rio uns 10km, com opção para a rota da trilha passada...de circuite leve até submersão no barro..tem p/ todo gosto.

Mas não é no mesmo lugar GH.
Na verdade não sei onde foi exatamente a trilha de GRavataí, contudo, a beira do rio é utilizada para pescaria e lazer (balneário). Acredito que o Gustavão esteja se referindo a esta parte, que vai subindo até os banhados por caminhos ligths. A opção off road são os canteiros (onde tirei a foto).
É isso Gustavão?

Edison - Mp3
17/08/2012, 09:00
Pessoal, não poderei participar do evento. Estou com muitos amigos do Felipe aqui em casa devido a formatura dele. Mas aproveitem. Boa trilha.

valladares
17/08/2012, 16:33
Com este calorão to indo ao litoral...podemos fazer um churras lá em casa antes ou depois.
Abs.

Arlei RS
17/08/2012, 16:52
hummm, boa ideia :euforico:

GH
18/08/2012, 21:59
A quem interessar possa: a gasolina do posto carrefour da plinio é suspeita...

Maurício Fernandes
20/08/2012, 13:38
para quem acha que temos autonomia e produção independente.
Abraço.

Portal EcoFinanças

Pelo menos 11% do combustível consumido pelo Brasil já vem de fora, considerando gasolina e etanol. Até julho, as compras externas de gasolina somaram 2,13 bilhões de litros, praticamente o mesmo volume importado durante todo o ano passado, que atingiu 2,18 bilhões de litros.

Os gastos somaram US$ 1,71 bilhão, acima do US$ 1,64 bilhão de janeiro a dezembro de 2011. As importações de etanol atingiram 501 milhões de litros no ano, com gastos de US$ 349 milhões até julho.

O Brasil consome 774 mil barris de combustível (gasolina e etanol) por dia e importa 84 mil barris.

Além de importar bem mais neste ano, o produto que chega ao mercado brasileiro vem com preços mais elevados. A gasolina custa R$ 1,60 por litro, enquanto o álcool anidro, sem impostos, foi negociado a R$ 1,23 na segunda semana deste mês no mercado interno.

O valor do álcool anidro praticado no mercado interno é inferior aos preços da gasolina e do etanol nos Estados Unidos.

Esse novo cenário no mercado de combustíveis é resultado de uma política de preços equivocada e falta de um planejamento de médio e longo prazos, diz Plinio Nastari, presidente da Datagro Consultoria.

A política atual inibe reajustes de preços para os combustíveis e estimula o consumo. Essa situação se soma a um momento de quebra na safra de cana-de-açúcar e da ausência de investimentos em refino de gasolina.

Isso obriga as usinas a trabalhar sem margem de ganho e a Petrobras a importar mais gasolina para substituir etanol, desequilibrando as contas da estatal.

Momento errado 1
A redução de 25% para 20% na mistura de etanol anidro à gasolina, em outubro de 2011, ocorreu na hora errada. Produtores e importadores tinham se programado para uma safra com 25% de mistura.

Momento errado 2
Agora também não é momento para discussão sobre o retorno dos 25%, que deve ser feito com planejamento e com garantia de combustível para abastecimento. O ideal seria o governo fazer uma programação de retorno no início da próxima safra, segundo Plinio Nastari.

GH
20/08/2012, 20:50
para quem acha que temos autonomia e produção independente.
Abraço.

Portal EcoFinanças

Pelo menos 11% do combustível consumido pelo Brasil já vem de fora, considerando gasolina e etanol. Até julho, as compras externas de gasolina somaram 2,13 bilhões de litros, praticamente o mesmo volume importado durante todo o ano passado, que atingiu 2,18 bilhões de litros.

Os gastos somaram US$ 1,71 bilhão, acima do US$ 1,64 bilhão de janeiro a dezembro de 2011. As importações de etanol atingiram 501 milhões de litros no ano, com gastos de US$ 349 milhões até julho.

O Brasil consome 774 mil barris de combustível (gasolina e etanol) por dia e importa 84 mil barris.

Além de importar bem mais neste ano, o produto que chega ao mercado brasileiro vem com preços mais elevados. A gasolina custa R$ 1,60 por litro, enquanto o álcool anidro, sem impostos, foi negociado a R$ 1,23 na segunda semana deste mês no mercado interno.

O valor do álcool anidro praticado no mercado interno é inferior aos preços da gasolina e do etanol nos Estados Unidos.

Esse novo cenário no mercado de combustíveis é resultado de uma política de preços equivocada e falta de um planejamento de médio e longo prazos, diz Plinio Nastari, presidente da Datagro Consultoria.

A política atual inibe reajustes de preços para os combustíveis e estimula o consumo. Essa situação se soma a um momento de quebra na safra de cana-de-açúcar e da ausência de investimentos em refino de gasolina.

Isso obriga as usinas a trabalhar sem margem de ganho e a Petrobras a importar mais gasolina para substituir etanol, desequilibrando as contas da estatal.

Momento errado 1
A redução de 25% para 20% na mistura de etanol anidro à gasolina, em outubro de 2011, ocorreu na hora errada. Produtores e importadores tinham se programado para uma safra com 25% de mistura.

Momento errado 2
Agora também não é momento para discussão sobre o retorno dos 25%, que deve ser feito com planejamento e com garantia de combustível para abastecimento. O ideal seria o governo fazer uma programação de retorno no início da próxima safra, segundo Plinio Nastari.

A gasolina do carrefour tem cor de álcool...ou de água...
Nos carros flex, até funfa, mas na cheroka deu zica.
Acho q eles arriscam socar alcool pq acreditam que a grande maioria dos carros q vai lá é flex...
Minha palio flex roda bem com aquilo...mas não me serve, pois o consumo aumenta, e é falcatrua, não vou mais.

Maurício Fernandes
21/08/2012, 10:58
Gustavo, isso é muito grave. Há muito não compro carnes no Carrefour, pois sei como guardam. Agora mais essa. Baita falcatruas. O combustível lá é Shell. A ANP não tem fiscal no RS. Sobre para o setor privado fiscalizar. Vou ver o que posso fazer.

EMERSON MASCHKE
21/08/2012, 11:57
Mauricio, isso e muito facil de saber se esta adulterada ou com a mistura de alcool maior do q o recomendado, qualquer posto é obrigado a ter um kit de testes dos combustiveis, e qualquer consumidor pode pedir para testar o combustivel, so o que teria q saber os parametros para saber se o combustibel e bom, pelo que me lembro o teste e bem simples, é um tubo de ensaio grande onde e colocado uma serta quantia de combustivel, ai e colocado nao sei mais o nome mas e como um pendulo com escalas e ai conforme ele marcar dentro do combustivel vc pega uma tabela q eles devem ter para comparar o percentual de alcool ou agua no combustivel... acho q e mais ou menos isso....
Abraços;
Emerson

EMERSON MASCHKE
21/08/2012, 12:05
Mauricio, isso e muito facil de saber se esta adulterada ou com a mistura de alcool maior do q o recomendado, qualquer posto é obrigado a ter um kit de testes dos combustiveis, e qualquer consumidor pode pedir para testar o combustivel, so o que teria q saber os parametros para saber se o combustivel e bom, pelo que me lembro o teste e bem simples, é um tubo de ensaio grande onde e colocado uma certa quantia de combustivel, ai e colocado nao sei mais o nome mas e como um pendulo com escalas e ai conforme ele marcar dentro do combustivel vc pega uma tabela q eles devem ter para comparar o percentual de alcool ou agua no combustivel... acho q e mais ou menos isso....
Abraços;
Emerson

foi mal os erros de portuga....kkkkkk....tava respondendo na correria....

Maurício Fernandes
21/08/2012, 14:23
Perfeito,
E vou além Emerson, o dia em que o consumidor brasileiro fizer isso, nossa sociedade será bem melhor. A começar pela política.
Abraço

Alessandro Henrique
21/08/2012, 18:27
Mauricio, isso e muito facil de saber se esta adulterada ou com a mistura de alcool maior do q o recomendado, qualquer posto é obrigado a ter um kit de testes dos combustiveis, e qualquer consumidor pode pedir para testar o combustivel, so o que teria q saber os parametros para saber se o combustibel e bom, pelo que me lembro o teste e bem simples, é um tubo de ensaio grande onde e colocado uma serta quantia de combustivel, ai e colocado nao sei mais o nome mas e como um pendulo com escalas e ai conforme ele marcar dentro do combustivel vc pega uma tabela q eles devem ter para comparar o percentual de alcool ou agua no combustivel... acho q e mais ou menos isso....
Abraços;
Emerson

Densímetro

Sds,

Maurício Fernandes
22/08/2012, 09:03
Pessoal, para quem quiser mais informação, a norma legal que regula isso é a REsolução 9/07 da ANP, artigo 8º.
Mais, o posto é obrigado a ter - independente do horário - um funcionário capaz de realizar o teste.
Segue a norma:

RESOLUÇÃO ANP Nº 9, DE 7.3.2007 – DOU 8.3.2007 – RETIFICADA
DOU 9.3.2007
O DIRETOR-GERAL da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO GÁS NATURAL E
BIOCOMBUSTÍVEIS – ANP, no uso de suas atribuições,
Considerando o disposto no inciso I, art. 8º da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, alterada
pela Lei nº 11.097, de 13 de janeiro 2005 e com base na Resolução de Diretoria nº 85, de 6 de
março de 2007,
Considerando a atribuição legal da ANP de estabelecer ações que contribuam para a
proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta de produtos;
Considerando a necessidade de estabelecer procedimentos de controle da qualidade dos
combustíveis automotivos líquidos adquiridos pelo Revendedor Varejista de modo a proporcionar
maior garantia da qualidade do combustível ao consumidor;
Considerando a necessidade de definir responsabilidades, aferir a conformidade dos
produtos e garantir maior confiabilidade às amostras-testemunha, resolve:
Art. 1º Fica estabelecido, pela presente Resolução, o Regulamento Técnico, em anexo que
trata do controle da qualidade do combustível automotivo líquido adquirido pelo Revendedor
Varejista para comercialização.
Art. 2º O Revendedor Varejista somente poderá receber no Posto Revendedor, combustível
automotivo líquido de caminhão-tanque cujos compartimentos de entrada e saída, bocais de
entrada ou escotilha superior e válvulas dos bocais de descarga, estejam lacrados pelo distribuidor
de combustíveis derivados de petróleo, álcool combustível, biodiesel, mistura de óleo
diesel/biodiesel, de agora em diante denominado Distribuidor, pela ANP e órgãos competentes.
Art. 3º Para efetuar as análises descritas no Regulamento Técnico, o Revendedor Varejista
fica obrigado a coletar amostra de cada compartimento do caminhão-tanque que contenha o
combustível a ser recebido, ressalvado o disposto no § 2º.
§ 1º Os resultados das análises da qualidade deverão ser reportados em formulário
denominado “Registro de Análise da Qualidade” cujo modelo consta do Regulamento Técnico.
§ 2º O Revendedor Varejista poderá não efetuar a análise dos combustíveis recebidos.
Dessa forma, o Registro de Análise da Qualidade deverá, obrigatoriamente, ser preenchido com os
dados enviados pelo Distribuidor, assumindo o Revendedor Varejista a responsabilidade dos
dados da qualidade do produto informados pelo Distribuidor.
§ 3º No caso de recebimento de gasolina em que o Revendedor Varejista tenha optado pela
não realização da análise, conforme disposto no parágrafo anterior, este deverá solicitar que o
Distribuidor informe o teor de álcool etílico anidro combustível – AEAC contido na gasolina de
modo que possa ser transcrito no Registro de Análise da Qualidade.
§ 4º Os Registros de Análise da Qualidade correspondentes ao recebimento de combustível
dos últimos 6 (seis) meses deverão ser, obrigatoriamente, mantidos nas dependências do Posto
Revendedor.
§ 5º O Revendedor Varejista fica obrigado a recusar o recebimento do produto caso apure
qualquer não-conformidade na análise referida no caput, devendo comunicar o fato ao Centro de
Relações com o Consumidor, cujo telefone encontra-se disponível no sitio da ANP:
ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (http://www.anp.gov.br), no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, considerando-se somente os dias
úteis, e informando:
I – Tipo de combustível;
II – Data da ocorrência;
III – Número e data de emissão da Nota Fiscal e,
IV – CNPJ do emitente da Nota Fiscal.
Art. 4º O Revendedor Varejista fica obrigado a manter, nas dependências do Posto
Revendedor, o Boletim de Conformidade, expedido pelo Distribuidor do qual adquiriu o
combustível, referente ao recebimento dos últimos 6 (seis) meses.
Art. 5º Ao Revendedor Varejista fica facultada a coleta de amostra-testemunha.
§ 1º Os procedimentos de coleta, acondicionamento, identificação e armazenamento das
amostras serão realizados de acordo com o disposto no Regulamento Técnico, obedecendo-se às
regras de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes.
§ 2º Mediante manifestação do Revendedor Varejista o Distribuidor fica obrigado a fornecer
amostra-testemunha.
§ 3º Na hipótese em que o responsável pelo transporte do combustível for o Revendedor
Varejista o fornecimento da amostra se dará na base de distribuição.
Art. 6º O frasco contendo a amostra-testemunha deverá ser acondicionado em envelope de
segurança confeccionado nos moldes do item 2 do Regulamento Técnico.
§ 1º O envelope de segurança será fornecido pelo Distribuidor e o frasco para coleta, pelo
Revendedor Varejista.
§ 2º O número/código dos envelopes de segurança deverá ser anotado no canhoto da Nota
Fiscal por representante do Distribuidor e conferidos por representante do Posto Revendedor no
ato da coleta da amostra-testemunha.
§ 3º Os lacres referentes aos compartimentos do caminhão-tanque no qual o combustível foi
transportado devem acompanhar a amostra-testemunha dentro do envelope de segurança.
Art. 7º As amostras-testemunha poderão ser utilizadas, posteriormente à ação de
fiscalização, como instrumento de prova em defesa administrativa ou judicial desde que as
amostras tenham sido coletadas segundo os procedimentos contidos no Regulamento Técnico.
§ 1º No âmbito dos processos administrativos instaurados pela ANP, a análise da amostratestemunha
deverá ser realizada em laboratórios contratados pela ANP, às expensas do
Revendedor Varejista, devendo o mesmo apresentar as amostras-testemunha referentes aos dois
últimos recebimentos de produto.
§ 2º A solicitação da análise deverá ser apresentada no momento do encaminhamento da
defesa administrativa à ANP.
§ 3º A presença do Distribuidor para análise da amostra-testemunha é facultativa. O
interesse para acompanhamento da análise deverá ser manifestado pelo Distribuidor, após
recebimento de comunicação da ANP de que será realizada análise da amostra referente ao
combustível, supostamente oriundo da respectiva Distribuidora.
Art. 8º O Revendedor Varejista fica obrigado a realizar as análises mencionadas no item 3
do Regulamento Técnico sempre que solicitado pelo consumidor.
Art. 9º O Revendedor Varejista que for interditado em razão de produto que esteja em
desacordo com a especificação terá seus equipamentos medidores lacrados e identificados pela
ANP por meio de faixa contendo os dizeres: “INTERDITADO PELA ANP”, e assim deverá
permanecer até a sua desinterdição.
Art. 10. A desinterdição dos equipamentos medidores por meio da retirada de lacres e
faixas, referidos no artigo anterior, somente poderá ser realizada por Agente de Fiscalização da
ANP, de Órgãos Públicos conveniados ou de representante indicado pela ANP, após o
atendimento dos seguintes requisitos pelo Revendedor Varejista:
I – submeter e obter aprovação da ANP do Distribuidor que efetuará a readequação do
produto em desacordo com as especificações da ANP;
II – submeter e obter aprovação da ANP dos procedimentos que serão adotados pelo
Distribuidor para readequação do produto em desacordo com as especificações da ANP;
III – enviar à ANP cópia de Nota Fiscal de Devolução ou de Simples Remessa de que o
produto em desacordo com as especificações da ANP foi encaminhado ao Distribuidor para
readequação;
IV – enviar à ANP Nota Fiscal e Boletim de Conformidade comprovando estar de posse de
novo produto especificado ou declaração de que o tanque interditado estará fora de operação.
Nesse caso, o tanque só poderá voltar a operar após a autorização da ANP.
Art. 11. O Revendedor Varejista deverá ficar de posse de uma amostra contraprova quando
da coleta de amostra realizada por Agente de Fiscalização da ANP ou órgão público conveniado.
Parágrafo único. A retirada do lacre e análise laboratorial que porventura o Revendedor
Varejista deseje efetuar na amostra contraprova deverão ser presenciados por representante da
ANP em laboratório contratado pela ANP.
Art. 12. O não atendimento às disposições desta Resolução sujeita o infrator às penalidades
previstas na Lei nº 9.847, de 26 de outubro de 1999, alterada pela Lei nº 11.097, de 13 de janeiro
de 2005.
Art. 13. Para ajuste do que se dispõe na presente Resolução fica concedido o prazo de 90
dias para adequação do Distribuidor e do Revendedor Varejista.
Parágrafo único. Durante a vigência deste período permanecem as condições estabelecidas
na Portaria ANP nº 248, de 31 de outubro de 2000.
Art. 14. Fica revogada a Portaria ANP nº 248, de 31 de outubro de 2000, e demais
disposições em contrário.
HAROLDO BORGES RODRIGUES LIMA
ANEXO
REGULAMENTO TÉCNICO ANP Nº 1/2007
Os seguintes procedimentos de controle da qualidade dos combustíveis líquidos deverão ser
cumpridos pelo Revendedor Varejista quando do recebimento dos combustíveis:
O descarte do combustível utilizado nas análises da qualidade deverá obedecer às Normas
e Regulamentos do órgão ambiental competente.
1. Procedimento de coleta das amostras
1.1. Amostra para análise do produto
1.1.1. Abrir o bocal do compartimento do caminhão-tanque referente ao produto a ser
recebido;
1.1.2. Retirar, aproximadamente, 10 litros do produto em balde apropriado e limpo;
1.1.3. Coletar, aproximadamente, 1 litro do combustível para proceder a análise conforme
item 3.
1.2. Amostra testemunha Deve ser coletada, de cada compartimento que contenha o
combustível a ser recebido, em frasco de vidro escuro, com 1L (um litro) de capacidade, fechada
com batoque, tampa plástica, acondicionada em envelope de segurança e armazenada em lugar
arejado, sem incidência direta de luz e suficientemente distante de fontes de calor.
1.2.1. Lavar o frasco da amostra-testemunha por duas vezes, agitando-o com um pequeno
volume (aproximadamente 200mL) do combustível a ser coletado;
1.2.2. Descartar o volume usado para lavagem no tanque do caminhão se for detectada nãoconformidade;
1.2.3. Coletar, aproximadamente, 1L (um litro) do combustível a ser usado como amostratestemunha
e acondicioná-la conforme descrito no item 2 deste Regulamento.
2. Envelope de Segurança
2.1. Deve ser confeccionado com três películas de polietileno, duas de baixa densidade e
uma de alta densidade, dispostas alternadamente, coextrusado, com as seguintes dimensões:
260mm de largura, 360mm de comprimento e 0,075mm de espessura das paredes;
2.2. Deve possibilitar a verificação de evidência de violação;
2.3. O sistema de fechamento dos envelopes deve ser resistente a resfriamento, exposição
a calor e solventes;
2.4. Deve constar, impresso, na parte exterior do envelope:
2.4.1. As instruções de uso;
2.4.2. A numeração/código do envelope;
2.4.3. O formulário de identificação da amostra conforme modelo do item 5 deste
Regulamento Técnico;
2.4.4. A expressão “amostra-testemunha” nas bordas soldadas do envelope.
3. Análise das amostras
3.1. O controle da qualidade do combustível, quando realizado pelo Revendedor Varejista,
compreende a análise das seguintes características:
3.1.1. Gasolina
3.1.1.1. Aspecto e Cor
3.1.1.2. Massa específica e temperatura da amostra ou massa específica a 20ºC
3.1.1.3. Teor de álcool
3.1.2. Álcool Etílico Hidratado Combustível – AEHC
3.1.2.1. Aspecto e Cor
3.1.2.2. Massa específica e temperatura da amostra ou massa específica a 20ºC
3.1.2.3. Teor Alcoólico
3.1.3. Óleo Diesel
3.1.3.1. Aspecto e Cor
3.1.3.2. Massa específica e temperatura da amostra ou massa específica a 20ºC
3.2. A análise deve ser realizada em local plano, sem vibração, livre de corrente de ar,
observando-se os seguintes procedimentos de análise:
3.2.1. Aspecto e Cor – Gasolina, Óleo Diesel e Álcool Etílico (AEHC).
3.2.1.1. Material:
Proveta de 1L (um litro), limpa e seca.
3.2.1.2. Procedimento:
a) lavar a proveta com parte da amostra, descartar e encher novamente com a amostra;
b) fazer a verificação visual do aspecto quanto à coloração e à presença de impurezas.
3.2.1.3. Resultados:
a) expressar os resultados de aspecto observados da seguinte forma:
I – Límpido e isento de impurezas;
II – Límpido e com impureza;
III – Turvo e isento de impurezas, ou
IV – Turvo e com impurezas.
b) expressar a cor visual.
3.2.2.Massa Específica e Teor Alcoólico – Álcool Etílico (AEHC)
3.2.2.1. Material:
a) proveta de 1L (um litro) limpa e seca;
b) densímetro de vidro para álcool, escala 0,750-0,800g/mL e 0,800-0,850g/mL, ou 0,770 -
0,820g/mL, menor divisão de 0,0005g/mL;
c) termômetro de imersão total, aprovado pelo INMETRO segundo Portarias nº 3 de 10 de
janeiro de 2002 e nº 245 de 17 de outubro de 2000, com escala de -10ºC a 50ºC e subdivisões de
0,2ºC ou 0,5ºC;
d) tabelas de massa específica reduzida e de teor alcoólico.
3.2.2.2. Procedimento:
a) lavar a proveta com parte da amostra, descartar e encher novamente com a amostra,
b) introduzir o termômetro na amostra;
c) imergir o densímetro limpo e seco de tal forma que flutue livremente sem tocar o fundo e
as paredes da proveta;
d) aguardar alguns minutos para que se atinja a estabilidade térmica do conjunto e a posição
de equilíbrio do densímetro; e
e) proceder às leituras do densímetro e da temperatura da amostra e anotar.
3.2.2.3. Cálculo e Resultado:
Com auxílio da tabela de conversão de massa específica e volume de misturas de álcool
etílico e água, e de acordo com a temperatura da amostra, determinar a massa específica a 20ºC e
o correspondente teor alcoólico em º INPM.
3.2.3. Massa Específica – Gasolina e Óleo Diesel
3.2.3.1. Material:
a) proveta de 1L (um litro), limpa e seca;
b) densímetros de vidro escala 0,700-0,750g/mL e 0,750-0,800g/mL para gasolina e
0,800g/mL a 0,850g/mL e 0,850g/mL a 0,900g/mL para óleo diesel, com menor divisão de
0,0005g/mL;
c) termômetro de imersão total, tipo “I” aprovado pelo INMETRO segundo a Portaria nº 71 de
28 de abril de 2003, com escala de -10ºC a 50ºC e subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC;
d) tabela de correção das densidades e dos volumes para os derivados de petróleo.
3.2.3.2. Procedimento:
a) lavar a proveta com parte da amostra, descartar e encher novamente com a amostra;
b) introduzir o termômetro na amostra;
c) imergir o densímetro limpo e seco de forma que flutue livremente sem tocar o fundo e as
paredes da proveta;
d) aguardar alguns minutos para que se estabeleça a estabilidade térmica do conjunto e a
posição de equilíbrio do densímetro;
e) proceder às leituras do densímetro e da temperatura da amostra e anotar.
3.2.3.3. Cálculo e Resultado:
Com auxílio da tabela de conversão das densidades e dos volumes, e de acordo com a
temperatura da amostra converter o valor encontrado para a massa especifica a 20ºC.
3.2.4 Teor de Álcool na Gasolina
3.2.4.1. Material:
a) proveta de vidro de 100mL graduada em subdivisões de 1ml com boca esmerilhada e
tampa;
b) solução aquosa de cloreto de sódio a 10% peso/volume (100g de sal para cada litro de
solução).
3.2.4.2. Procedimento:
a) colocar 50ml da amostra na proveta previamente limpa, desengordurada e seca,
observando a parte inferior do menisco;
b) adicionar a solução de cloreto de sódio até completar o volume de 100mL, observando a
parte inferior do menisco;
c) misturar as camadas de água e amostra através de 10 inversões sucessivas da proveta,
evitando agitação enérgica;
d) deixar a proveta em repouso por 15 minutos de modo a permitir a separação completa
das duas camadas;
e) anotar o aumento da camada aquosa em mililitros.
3.2.4.3. Cálculo e Resultado:
a) V = (A x 2) + 1, onde:
V = Teor de álcool (AEAC) na gasolina, e
A = aumento em volume da camada aquosa (álcool e água)
4. O Revendedor Varejista deve possuir e manter calibrados em perfeito estado de
funcionamento:
4.1. Os equipamentos necessários à realização das análises relacionadas no item 3 devem
possuir certificados de verificação, conforme regulamentação do INMETRO, ou certificados de
calibração emitidos por laboratório integrante da Rede Brasileira de Calibração ou por laboratório
que utilize padrões rastreáveis ao INMETRO, com exceção da proveta de 1L, que dispensa
calibração ou verificação.
�������������������������������������������������� ��
4.2. Termodensímetro de leitura direta, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, instalado nas bombas medidoras de AEHC,
indicando no seu corpo as instruções de funcionamento.
4.3. Medida-padrão de 20 litros aferida e lacrada pelo INMETRO para verificação dos
equipamentos medidores quando solicitado pelo consumidor no ato do abastecimento.
�������������������������������������������������� ��
4.4. Régua medidora ou outro equipamento metrológico que permita a verificação dos
estoques de combustíveis automotivos armazenados em seus tanques.
5. Modelo de formulário a ser impresso na parte externa do envelope de segurança da
amostra-testemunha.
AMOSTRA – TESTEMUNHA
PRODUTO: DATA DA COLETA:
NÚMERO DO LACRE:
DISTRIBUIDOR:
CNPJ DO DISTRIBUIDOR:
Nº DA NOTA FISCAL DE RECEBIMENTO:
TRANSPORTADOR:
CNPJ DO TRANSPORTADOR:
NOME DO MOTORISTA:
Nº DO RG DO MOTORISTA:
PLACA DO CAMINHÃO-TANQUE/REBOQUE:
RAZÃO SOCIAL DO POSTO REVENDEDOR:
CNPJ DO POSTO REVENDEDOR:
RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO:
ASSINATURA DO MOTORISTA:
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO:
��
6. Modelo de Formulário para Registro de Análise da Qualidade
RAZÃO SOCIAL DO POSTO REVENDEDOR:
CNPJ DO POSTO REVENDEDOR:
ENDEREÇO DO POSTO REVENDEDOR:
BAIRRO: CIDADE/ESTADO:
DADOS DE RECEBIMENTO
Produto
Volume recebido (litros)
Data da coleta
Distribuidor
CNPJ do Distribuidor
Transportador
CNPJ do Transportador
Nota Fiscal do Produto
Placa do
Caminhão/Reboque
Nome Motorista
RG do Motorista
Nome do Analista
RESULTADOS DA
ANÁLISE
Aspecto
Cor
Massa Específica a 20ºC
Teor de álcool na
Gasolina
Teor Alcoólico no AEHC
��
Responsável pelo preenchimento:
Assinatura:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
22/08/2012, 11:56
Olá Pessoal

Ficou pronta a filmagem do passeio no Cachoeirão dos Rodrigues...vale a pena o passeio.

Maurício....já pegou as imagens da trilha da Bacia com o André?

[ ]'s

Descobrindo Trilhas - Campos de Cima da Serra - Bloco 5 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=r7zzx9J02yQ&feature=player_embedded)

Edison - Mp3
22/08/2012, 12:03
Fala Chuck

Belas imagens como sempre, Parabéns....

Aproveitando...

E a filmagem da Bacia do ano passado, ainda vai sair????

Estamos no aguardo.
abrs
Edison - MP3

Maurício Fernandes
22/08/2012, 12:33
Não Chuck, o André tá nos devendo essa.
VErei esse novo vídeo com calma, no final de semana, tomando um trago e com a patroa. Já até avisei que teremos cinema neste findi. kkkk

Maurício Fernandes
22/08/2012, 12:41
vale a pena repassar:

Pessoal,
Para quem ainda não viu, segue um vídeo mostrando a retirada de um Troller de dentro da Lagoa do Quintão, em Palmares do Sul. Para aqueles que tiveram a oportunidade de fazer a Rota da Charqueada no verão e tomar banho nesta lagoa, sabem bem que a mesma afunda muito rápido. Em questão de 2 metros de distancia, a profundidade passa de 50 cm para mais de 4 metros. E isto é uma característica de diversas lagoas do nosso litoral. Então, quando andarem próximo a lagoas, muito cuidado, e nada de brincar de molhar os pneus, ou podem acabar molhando muito mais.

Pelotas4x4: Amigos Troller Clube - Resgate na Trilha da Cerquinha (http://www.pelotas4x4.com.br/2012/08/amigos-troller-clube-resgate-na-trilha.html?spref=fb)

Abraços,
Fabio Niemezewski da Rosa
fabio@rotasetrilhas.com – www.rotasetrilhas.com (http://www.rotasetrilhas.com/)
Telefones: (051) 9917-2559 / (051) 3336-6436
Twitter: Fabio N. Rosa (RotaseTrilhas) no Twitter (http://twitter.com/RotaseTrilhas)
MSN: fabio@rotasetrilhas.com

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
22/08/2012, 12:57
Não Chuck, o André tá nos devendo essa.
VErei esse novo vídeo com calma, no final de semana, tomando um trago e com a patroa. Já até avisei que teremos cinema neste findi. kkkk

Vou falar com ele...é só pegar ele disse, mas ele tá sempre na correria.

Cineminha off road???...hehehe

[]'s

Maurício Fernandes
22/08/2012, 13:04
Os vídeos são tão bons que prefiro ver no computador do que algumas merdas que passam na tv...

para não ver o tópico parado:

https://www.youtube.com/watch?v=Yh2-WGFUMzs&feature=player_embedded

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
22/08/2012, 13:28
Os vídeos são tão bons que prefiro ver no computador do que algumas merdas que passam na tv...

:concordo:

[ ]'s

dodger 4x4
23/08/2012, 14:37
Daee prezados

Vamos e Paverama?

Pavelama Off Road (http://www.pavelama.com.br/)
Abraços
Rodrigo

valladares
24/08/2012, 00:01
Vídeo espetacular....olhei todos e divulguei.
Olhem este, sensacional....isto que se chama procurar o lugar ideal para acampar com a casa nas costas:
GALL BOYS AUSTRALIAN 4X4 ADVENTURE - FAR NORTH QUEENSLAND - 4X4 OFFROAD 4WD - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=wk6KJXeOM0k)

para não ver o tópico parado:

https://www.youtube.com/watch?v=Yh2-WGFUMzs&feature=player_embedded

valladares
24/08/2012, 23:12
Bahhhhh...este negócio tá mais parado que o trânsito da Castelo Branco as 18:30......então vou dar notícias novas.. O LUPÉRCIO se apaixonou por uma Japonesa, foi amor a primeira vista e já estão casados..o nome dela é Path e vai passear muito com a gente....agora é japão 5x2 américa....rsrsrsrsrs.

Maurício Fernandes
25/08/2012, 17:17
Daee prezados

Vamos e Paverama?

Pavelama Off Road (http://www.pavelama.com.br/)
Abraços
Rodrigo

Báh Rodrigão. A coisa por aqui tá braba, mas um dia sai algo!!

Maurício Fernandes
26/08/2012, 18:26
Gente, feriado de 7/9 + 8/9 + 9/9, com as patroas no litoral norte.
Passeio/trilha confirmado!!
Até agora já definido;
Arlei
Márcio
Maurício
Quem mais ???????????

RMORELLI
26/08/2012, 19:53
Até agora já definido;
Arlei
Márcio
Maurício
Quem mais ???????????

O que??? anteciparam de dezembro p/ setembro o fim do mundo????!!!!! passeio com as patroas ????!!!!

cheguei de mostardas agora, me arrependi de não ter ido de jeep, tinha uma turma de farroupilha lá.......

André-4WD
26/08/2012, 20:06
Pessoal,
tô fora do passeio/trilha mas a justificativa é das boas...
Estarei participando da "Expedição Cachoeiras do Centro-Oeste" de 01/09a 08/09! Tem um tópico aberto lá no planejamento.
abraços
andre

Maurício Fernandes
27/08/2012, 15:01
Até agora já definido;
Arlei
Márcio
Maurício
Quem mais ???????????

Gustavo acabou de me confirmar.
Seguinte, ao serviço:

O quê: final de semana no litoral norte, base imbé.
Quando: 7-9 de setembro
Off road: nos arredores, provavelmente no sábado.
Estadia: uma casa para quatro casais já lotada (Gustavo, Arlei, Márcio, Maurício).
Possibilidades: demais amigos durmam em pousadas ou nos arredores (salinas, mariluz, etc) ou ainda façam bate e volta, mas não deixem de participar.
ps. a casa não é minha.
ps2. o que importa é o caminho, não o destino.
ps2.1 o que importa é a parceria, não o caminho.
ps3. amizade, diversão e ecoturismo.
QUEM MAIS?

Maurício Fernandes
27/08/2012, 15:03
Pessoal,
tô fora do passeio/trilha mas a justificativa é das boas...
Estarei participando da "Expedição Cachoeiras do Centro-Oeste" de 01/09a 08/09! Tem um tópico aberto lá no planejamento.
abraços
andre

depois marca um churras para contar esse baita passeio andré!!

LeoPOA
27/08/2012, 15:36
Pessoal,

Em Maio deste ano fechei um pacote de pesca para a Argentina, porem como nao tinha vagas disponiveis nao pude avisar os amigos...

Resolvemos aproveitar o feriado de 20/09 e retornar a Esquina em busca dos Dourados e das Budwaiser de litro !!!

Programa para o feriado do dia 20/9

Pescaria de Dourados, Surubis entre outros peixes em Esquina na Argentina.

Saida de POA dia 19/9 14hs
Retorno dia 23/9 ao meio dia

3 dias de pesca com tudo incluido, Lanchas, combustivel, iscas, piloteiro, bebidas (agua, refri e cerveja), comida...

Alojamento em Cabanas para 3 ou 4 pessoas, com Ar condicionado TV e Banheiro com Junker. Pensao completa!!

Só precisa levar roupa e equipamento de pesca!!!

Na pescaria de Maio, os amigos Vissoni, Brau e Rodrigo Marreca participaram, junto com outra turma do Jeepbom... P/ quem curte pescar a diversao é garantida!!!

Quem tiver interesse é só entrar em contato.

Abraço gurizada !!

André-4WD
27/08/2012, 15:40
depois marca um churras para contar esse baita passeio andré!!

:concordo:

valladares
27/08/2012, 19:23
A casa tem quatro quartos, mas tem lugar para colchão claro..o negócio foi oferecer conforto e quarto p todo mundo...O Lupércio e Edison tb tem casa nas redondezas, então conseguerimes acomodar todo mundo. Abs.

Seguinte, ao serviço:

Estadia: uma casa para quatro casais já lotada (Gustavo, Arlei, Márcio, Maurício).
Possibilidades: demais amigos durmam em pousadas ou nos arredores (salinas, mariluz, etc) ou ainda façam bate e volta, mas não deixem de participar.
ps. a casa não é minha.
QUEM MAIS?

GH
27/08/2012, 19:38
Seguinte, ao serviço:

ps. a casa não é minha.
QUEM MAIS?

Qual a idéia de roteiro?

mdambrosio
27/08/2012, 23:19
a casa tem quatro quartos, mas tem lugar para colchão claro..o negócio foi oferecer conforto e quarto p todo mundo...o lupércio e edison tb tem casa nas redondezas, então conseguerimes acomodar todo mundo. Abs.

a coisa tá querendo pegar preço...

Maurício Fernandes
28/08/2012, 08:19
Ainda não decidimos o roteiro.
Sugestões são bem vindas.

César Brum
28/08/2012, 10:35
Sou novato por aqui, quero comprar uma XJ vi semana passada 1998 mas tinha muitos detalhaes na lataria. Sabem de alguma para vender, e de algum mecânico no bairro?
valeu

Maurício Fernandes
28/08/2012, 11:08
César, mecânico tem vários.
Por aqui:
- Richard (mascafil) - rua trípoli
- Lâmpada - jipesul
- Josino 4wd - rua pátria
- Meia, no sarandi
- quem mais gente?

César Brum
28/08/2012, 11:16
César, mecânico tem vários.
Por aqui:
- Richard (mascafil) - rua trípoli
- Lâmpada - jipesul
- Josino 4wd - rua pátria
- Meia, no sarandi
- quem mais gente?

Meu mecânico de anos disse que eu estou louco em comprar uma cherokee, dái fica difícil...

valeu

Maurício Fernandes
28/08/2012, 11:28
Então te decide amigo.
Aqui é espaço para 4x4.

andretomasi
28/08/2012, 11:28
Teu mecânico não faz a menor idéia do que está falando. Sabendo fazer manutenção e onde comprar, consegue peça mais barato que muito carro "popular" por aí.

[ ]'s

César Brum
28/08/2012, 11:37
Teu mecânico não faz a menor idéia do que está falando. Sabendo fazer manutenção e onde comprar, consegue peça mais barato que muito carro "popular" por aí.

[ ]'s
x
Pois é acredito que ele tenha falado bobagem, vou no josino hoje trocar uma idéia. Parece que tem uma XJ na vizinhança a venda (j. planalto)

MARCELOLUCHESI
28/08/2012, 11:44
Meu mecânico de anos disse que eu estou louco em comprar uma cherokee, dái fica difícil...

valeu

Eu tambem concordo com o teu Mecanico.

LeoPOA
28/08/2012, 11:45

valeu

Estou fechando negocio em um JEEP Wrangler 1992. mecanica parecida, ou se nao for igual a das cherokee 97...

Pesquisei bastante sobre o jipe, sua mecanica, peças para melhorar desempenho nas trilhas, e conclui que se nao tiver pressa e puder comprar as peças nos EUA, o custo da manutençao se equipara ao de um carro nacional....

Se a cherokee estiver em bom estado, com manutençao em dia, nao terá grandes problemas..

Abraço

LeoPOA
28/08/2012, 11:46
Só Louco p/ se meter com essas joinhas hein !!!

Eu tambem concordo com o teu Mecanico.

GH
28/08/2012, 11:50

valeu

Cara, sinceramente: troque de mecânico.

Já tive "alguns" 4x4, nesses pouco mais de 25 anos de trilhas, quais foram:
Jeep CJ5 (4 e 6 cil originais)
Rural 4 cil
Lada Niva
Camper (duas)
Suzuki sidekick (dois)
F75 4.1
Ford Explorer
Jeep CJ3 4.1
Toyota SW4 2.8

Pois é, já gastei alguns trocados em oficina...
Mas pode anotar: depois da SW4 (que não usei em trilhas), a Cheroca (cambio manual) é a que tem o menor custo de manutenção.
Seu mecânico não sabe mexer nelas, por isso opina desta forma.

MARCELOLUCHESI
28/08/2012, 11:53
Só Louco p/ se meter com essas joinhas hein !!!

Resolveu abrir o Jogo para Turma Leo??
Agora vamos esperar a cornetagem...

César Brum
28/08/2012, 12:05
Cara, sinceramente: troque de mecânico.

Rural 4 cil
Lada Niva
Camper (duas)
Suzuki sidekick (dois)
F75 4.1
Ford Explorer
Jeep CJ3 4.1
Toyota SW4 2.8

Pois é, já gastei alguns trocados em oficina...
Mas pode anotar: depois da SW4 (que não usei em trilhas), a Cheroca (cambio manual) é a que tem o menor custo de manutenção.
Seu mecânico não sabe mexer nelas, por isso opina desta forma.

Bom estou indo atras de uma XJ Vou olhar algumas é postar aqui quem sabe vocês me ajudam.
XJ gas com cambio manual não vi ainda!!

LeoPOA
28/08/2012, 12:11
Resolveu abrir o Jogo para Turma Leo??
Agora vamos esperar a cornetagem...

Abri o jogo p/ encorajar o amigo!!!

Cornetagem só aceito na trilha !!! Isso se o bixo tiver cruza com Tatu !!! hahahaha

Maurício Fernandes
28/08/2012, 12:33
wrangler é show. Parabéns.

MBrau
28/08/2012, 12:58
Rural 4 cil
Lada Niva
Camper (duas)
Suzuki sidekick (dois)
F75 4.1
Ford Explorer
Jeep CJ3 4.1
Toyota SW4 2.8

Bah Gustavo, pra completar este baita curriculum 4X4 ainda falta um Samurai! Hehehe

abraço

GH
28/08/2012, 15:38
Bah Gustavo, pra completar este baita curriculum 4X4 ainda falta um Samurai! Hehehe

abraço

Tchê, antes de comprar a cheroca quase comprei um samuca, era um aqui do fórum, laranja.
Mas tinha motor de opala, hehehehe!!!!
Brincadeiras à parte, é um jipinho valente pacaraio.
Meu piá faz 18 ano que vem, sou capaz de dar um pra ele (ele PENSA que vai andar de cheroca).

César Brum
28/08/2012, 19:51
Fui lá no Josino, conforme indicação de vocês... e disse que meu mecânico tá loco mesmo e pra mim tocar ficha em busca da XJ. Amanhã se der tempo vou olhar um num picareta. abs

andretomasi
28/08/2012, 20:06
Quando comprei uma num picareta (e olha que é loja conhecida em Poa), ela pegou fogo 20 minutos depois de sair da loja :discordo: .. o melhor é pegar ela nas lojas pra avaliar, pede pra dar uma volta e leva até a oficina do Josino pra ele dar uma olhada no carro. Além do mais o Henrique já aponta quaisquer defeitos que tu pode usar pra negociar um preço melhor nela :concordo:

[ ]'s

César Brum
28/08/2012, 20:37
Quando comprei uma num picareta (e olha que é loja conhecida em Poa), ela pegou fogo 20 minutos depois de sair da loja :discordo: .. o melhor é pegar ela nas lojas pra avaliar, pede pra dar uma volta e leva até a oficina do Josino pra ele dar uma olhada no carro. Além do mais o Henrique já aponta quaisquer defeitos que tu pode usar pra negociar um preço melhor nela :concordo:

[ ]'s

Vou fazer isso sim, se não eu não compro.

Maurício Fernandes
28/08/2012, 21:10
RETOMANDO O ASSUNTO!
Quem vai?

Seguinte, ao serviço:

ps. a casa não é minha.
QUEM MAIS?

EMERSON MASCHKE
28/08/2012, 21:29
RETOMANDO O ASSUNTO!
Quem vai?

Quem fala q cherokee sport nao presta, nunca teve uma ou nao entende nada de carro, te convido para ver a minha se quiser... nao troco por nada no mercado no momento...., gosto e q nem C.., cada um tem o seu.....hahahahahaha....
abs;
Emerson

367035

EMERSON MASCHKE
28/08/2012, 21:33
Quem fala q cherokee sport nao presta, nunca teve uma ou nao entende nada de carro, te convido para ver a minha se quiser... nao troco por nada no mercado no momento...., gosto e q nem C.., cada um tem o seu.....hahahahahaha....
abs;
Emerson

367035

mais uma pra nao ficar em duvida....kkkkkk367036

MARCELOLUCHESI
28/08/2012, 21:42
RETOMANDO O ASSUNTO!
Quem vai?

Só não andem nas Dunas.......hehehehe

César Brum
28/08/2012, 21:49
abs;
Emerson

367035

oi, a proposta de conhecer cherokee sport é sempre bem vinda!!!! cesarbrum@gmail.com

EMERSON MASCHKE
28/08/2012, 21:57
oi, a proposta de conhecer cherokee sport é sempre bem vinda!!!! cesarbrum@gmail.com

Apareça la no jipebom nas quintas a noite q vc vera varias cherokee sports, e a proposito, por q nao deveria andar em dunas....

BADIA
28/08/2012, 22:14
367040367041Cesar, já tive algumas Cherokkes em uso nas trilhas a última uma Limit com calços de 6cm em cada mola e pneus 33".
Quando montei minha primeira Sport 2 portas, já tinha passado por quase todos os 4x4 disponiveis no mercado, do Willys a Camper sem faltar o Niva, rsrsrsrsrs
Na época o GH discutia comigo pelo Jipenet como pela a Camper era melhor, hoje ela ama a Cherokee Sport.
Prá rodar num carro desses é preciso ter um entendimento médio de mecanica prá não cair nas mãos de mechanicos, senão a coisa custa muito caro.
No mais, o modelo Sport tem desempenho melhor que o Wrangler, desculpa Marcelo, mas tem menor peso por ser monobloco e uma melhor distribuição de peso e escalonamento de marchas.
O cambio por ser automático odeia água, por isso mesmo muito cuidado, mas depois de dirigir em uma trilha com cambio automático tu não vai querer outra coisa, disso tenho saudades.
Por causa do cambio tu vai ter de aprender a andar nas trilhas principalmente nas dunas de areia, as vezes a gente ve a parceria subir até a metade e enterrar, descer e tentar novamente e muitas vezes desistir.
Acontece que quando o carro precisa de força o câmbio reduz e essa fração de tempo faz com que os 190hp do motor enterrem os pneus na areia.
Nessa ora basta lembrar que a cavalaria dispovel dispensa embalar, basta colocar a palanca no 2 chegar no pé da duna e dar porão, só cuidado o salto.
Mando a foto da minha primeira Chekaa, cortesia do amigo Marcelo Luchesi.
espero ter ajudado,
Badia

Bom estou indo atras de uma XJ Vou olhar algumas é postar aqui quem sabe vocês me ajudam.
XJ gas com cambio manual não vi ainda!!

MARCELOLUCHESI
29/08/2012, 13:15
RETOMANDO O ASSUNTO!
Quem vai?

Maurício se vocês forem andar certo no sábado , eu vou estar de Jeep no feriado em POA com meu filho. Se vocês permitirem eu posso fazer um Bate e volta no sábado.

César Brum
29/08/2012, 14:22
367040367041Cesar, já tive algumas Cherokkes em uso nas trilhas a última uma Limit com calços de 6cm em cada mola e pneus 33".
Quando montei minha primeira Sport 2 portas, já tinha passado por quase todos os 4x4 disponiveis no mercado, do Willys a Camper sem faltar o Niva, rsrsrsrsrs
Na época o GH discutia comigo pelo Jipenet como pela a Camper era melhor, hoje ela ama a Cherokee Sport.
Prá rodar num carro desses é preciso ter um entendimento médio de mecanica prá não cair nas mãos de mechanicos, senão a coisa custa muito caro.
No mais, o modelo Sport tem desempenho melhor que o Wrangler, desculpa Marcelo, mas tem menor peso por ser monobloco e uma melhor distribuição de peso e escalonamento de marchas.
O cambio por ser automático odeia água, por isso mesmo muito cuidado, mas depois de dirigir em uma trilha com cambio automático tu não vai querer outra coisa, disso tenho saudades.
Por causa do cambio tu vai ter de aprender a andar nas trilhas principalmente nas dunas de areia, as vezes a gente ve a parceria subir até a metade e enterrar, descer e tentar novamente e muitas vezes desistir.
Acontece que quando o carro precisa de força o câmbio reduz e essa fração de tempo faz com que os 190hp do motor enterrem os pneus na areia.
Nessa ora basta lembrar que a cavalaria dispovel dispensa embalar, basta colocar a palanca no 2 chegar no pé da duna e dar porão, só cuidado o salto.
Mando a foto da minha primeira Chekaa, cortesia do amigo Marcelo Luchesi.
espero ter ajudado,
Badia

Badia, valeu pela informações são de muita valia. olhei uma hoje e gostei amanha olha mais uma e vou peneirando para ver.

GH
29/08/2012, 17:31
"...Na época o GH discutia comigo pelo Jipenet como pela a Camper era melhor, hoje ela ama a Cherokee Sport..."

KKKKK, eu lembro disso!
Mas Badia, concorda comigo: naquela época, comprar (e manter) uma cheroca, era bem mais complicado...o jeito era andar de camper e etc, mesmo.
Hoje, inverteu!
Acho que tu foi o primeiro a trilhar de cheroca por aqui, não foi?
Era uma 2 portas, cor de vinho, certo?
Rapaz, a gente olhava aquilo na trilha e pensava: esse cara tá louco...
Hoje, cheroca na trilha é mato!!
Lá fora então, nem se fala...

César Brum
29/08/2012, 18:30
Pessoal amanhã olha mais uma essa é 97, elas não tem abs né? abs só de 98 em diante? e seguro quanto custa? e seguro p terceiros?
abs

P. S.:Outra coisa vocês todos são do itú, porra me criei ali na louvre e não vejo muito jipe por ali.

BADIA
29/08/2012, 18:47
Concordo não meu amigo GH, ainda hoje tem muito parceiro jogando rios de dinheiro fora tentando "fazer" um Willys ou Engesa andar bem nas trilhas. Ninguem faz as contas direito, é puro tesão.
Eu mesmo fiz muito isso, só de Engesa foram 7, 3 Campers, sem falar em um numero obceno de Willys, até que aprendi que quanto mais novo o 4x4 menos despesa.
Isso eu descobri com meu Engesa02 e seus 9milkms.
Quando fiz a Chekaa 90, a duas portas bordo da foto, lembro que levei pro Adaime e o pessoal não acreditou quando mandei tirar as bordas nos paralamas na serra tico-tico.
Também ninguem acreditava no desempenho do bicho, isso mostrei pros lados de Bacupari, acho que depois disso muita gente mudou de idéia, só tu que não estava junto continuou defendendo a Camper, acho que era porque tu queria vender, não?kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bons tempos,
Abraço,
Badia

"...Na época o GH discutia comigo pelo Jipenet como pela a Camper era melhor, hoje ela ama a Cherokee Sport..."

KKKKK, eu lembro disso!
Mas Badia, concorda comigo: naquela época, comprar (e manter) uma cheroca, era bem mais complicado...o jeito era andar de camper e etc, mesmo.
Hoje, inverteu!
Acho que tu foi o primeiro a trilhar de cheroca por aqui, não foi?
Era uma 2 portas, cor de vinho, certo?
Rapaz, a gente olhava aquilo na trilha e pensava: esse cara tá louco...
Hoje, cheroca na trilha é mato!!
Lá fora então, nem se fala...

Maurício Fernandes
29/08/2012, 19:25
Maurício se vocês forem andar certo no sábado , eu vou estar de Jeep no feriado em POA com meu filho. Se vocês permitirem eu posso fazer um Bate e volta no sábado.

Marcelo, com certeza andaremos sábado.
Será um prazer!!

Confirmados até agora:
Lupércio
Gustavo
Édison
Maurício
Arlei
Márcio

Quem mais?
Webber fora. Falei com ele.

GH
29/08/2012, 22:28
Concordo não meu amigo GH, ainda hoje tem muito parceiro jogando rios de dinheiro fora tentando "fazer" um Willys ou Engesa andar bem nas trilhas. Ninguem faz as contas direito, é puro tesão.
Eu mesmo fiz muito isso, só de Engesa foram 7, 3 Campers, sem falar em um numero obceno de Willys, até que aprendi que quanto mais novo o 4x4 menos despesa.
Isso eu descobri com meu Engesa02 e seus 9milkms.
Quando fiz a Chekaa 90, a duas portas bordo da foto, lembro que levei pro Adaime e o pessoal não acreditou quando mandei tirar as bordas nos paralamas na serra tico-tico.
Também ninguem acreditava no desempenho do bicho, isso mostrei pros lados de Bacupari, acho que depois disso muita gente mudou de idéia, só tu que não estava junto continuou defendendo a Camper, acho que era porque tu queria vender, não?kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bons tempos,
Abraço,
Badia

Não, meu caro,

Seguindo esta lógica, a cheroca estaria à venda.
E na verdade ando é pensando em comprar mais uma e ficar com duas...mas daí deixar a segunda toda original p/usar no dia-a-dia...só levo medo do tal GNV, que teria que ter para não gastar muito em gasosa.
E o GNV tem quem elogia, mas tem quem prefere o diabo :-/

BADIA
29/08/2012, 23:52
GH, vou te passar a barbada da net:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/93667-cherokee-bloqueio-arb-lift-skyjaker-4-5-pneu-mud-33-x12-5-r15-reducao-diferencial.html
Por 17mil não da prá perder, deixa a tua mecanica pro dia-a-dia.
Aproveita.
Badia

Não, meu caro,

Seguindo esta lógica, a cheroca estaria à venda.
E na verdade ando é pensando em comprar mais uma e ficar com duas...mas daí deixar a segunda toda original p/usar no dia-a-dia...só levo medo do tal GNV, que teria que ter para não gastar muito em gasosa.
E o GNV tem quem elogia, mas tem quem prefere o diabo :-/

GH
30/08/2012, 09:06
Eu vi esse anúncio e não consigo entender como não vendeu ainda.
Tem todos os equipamentos, e são caros.
Por 17 mil...francamente, que jipe decente se compra por esse valor?
O custo-benefício tá muito favorável.

Tentei convencer o Léo a comprar, a meu ver ele perdeu.
Ô Léo, avisou o Kowal dessa cheroca?

Arlei RS
30/08/2012, 09:21
Eu vi esse anúncio e não consigo entender como não vendeu ainda.
Tem todos os equipamentos, e são caros.
Por 17 mil...francamente, que jipe decente se compra por esse valor?
O custo-benefício tá muito favorável.

Tentei convencer o Léo a comprar, a meu ver ele perdeu.
Ô Léo, avisou o Kowal dessa cheroca?

Eu tambem acompanhei o anuncio, se tivesse com um reserva tecnica boa teria comprado.

Edison - Mp3
31/08/2012, 08:37
Caraca meu, eta tópico que estacionou, ou atolou feio. Cade a turma, e o assunto principal: Trilha??????
To em função ainda com o Skoll. Devo cocluir os trabalhos até 3ª, logo, pronto pra indiada. Qual a programação? Andar onde?
Ainda não sei se a patroa vai, mas to com 98,99% já indo na quinta.
Abrs

MARCELOLUCHESI
31/08/2012, 09:07
Caraca meu, eta tópico que estacionou, ou atolou feio. Cade a turma, e o assunto principal: Trilha??????
To em função ainda com o Skoll. Devo cocluir os trabalhos até 3ª, logo, pronto pra indiada. Qual a programação? Andar onde?
Ainda não sei se a patroa vai, mas to com 98,99% já indo na quinta.
Abrs

Edison, faz algum tempo que venho acompanhando o tópico de vocês e gostaria de conhecer a turma, pois quase toda semana estou em POA e esse ano Já fui 3 vezes de jeep para POA.
Como havia comentado com o Mauricio, eu teria interesse de andar com vocês no feriado. Provavelmente se tudo der certo eu farei um bate e volta no Sabado pois minha esposa tem compromisso sabado o dia inteiro em POA e vai ficar lá. Ai eu iria com meu filho junto para passear e "brincar com a turma" depois no fim do dia, voltaria a POA.
Não conheço nada no litoral de trilha. vocês conhecem?

abs

Maurício Fernandes
31/08/2012, 18:11
Apareceu o Édison !!

Confirmados até agora para andar no sábado, 8/9:

Arlei,
Márcio,
Gustavo,
Maurício,
Édison,
Lupércio,
Marcelo Luchesi,

Quem mais??!!!

Quanto ao local, eu o gustavão montando um roteiro. Quem tiver palpites avisa.

BADIA
31/08/2012, 18:30
All, amanhã a noite, em Glorinha (fazenda) vai ter a trilha pra inauguração dos 37" do Josino, estão todos convidados.
Saida às 19hrs do Garoupa, levar bebida e comida, 50 mangos por jipe.
Abraço,
Badia

Maurício Fernandes
01/09/2012, 00:47
Valey badia, mas vou passar mais essa.

valladares
01/09/2012, 01:15
Bom pessoal...a idéia é abrir o trabalhos quinta a noite com estilo para começar o feriadão (churras e cerveja), função que poderá se repetir no sábado. O ideal seria andar sexta e deixar sábado para rescaldo, pois estaremos cercados de vários lugares bacanas para desbravar e c/tempo de sobra..trabalhei no Google esta semana e tracei um passeio/trilha (tem opção para tudo no trajeto) que podemos chamar de Lagoas do Sul, onde a partir da saída da Tuia, na Lagoa da Fortaleza, desceremos até Quintão costeando a Lagoa de Cidreira, Lagoa da Bodinha, Lagoa Cerquinha, Lagoa Rincão e Lagoa da Sanga, estuário de rara beleza e aqui do lado..debaixo dos nosso olhos...eu conheci no verão a Lagoa da Cerquinha e digo que só lá tem muito lugar para andar...muita duna, muito barro, muita água, capões e reflorestamento em um trajeto que não fizemos ainda e que não dá 120km ida e volta....todos estão convidados e temos que fazer as combinações de almoço, horário, etc...Mauricio, vamos deixar as mulheres em casa? Se sim, a Andréa vai de carro e elas se divertem...

367620

Apareceu o Édison !!

Arlei,
Márcio,
Gustavo,
Maurício,
Édison,
Lupércio,
Marcelo Luchesi,

Quem mais??!!!

Quanto ao local, eu o gustavão montando um roteiro. Quem tiver palpites avisa.

LeoPOA
01/09/2012, 20:56
Belo roteiro !!!!!

Tem umas passadas bem divertidas por essas lagoas.....

Vou tentar ajeitar uns detalhes no jipe no inicio da semana e participar do passeio/trilha com voces.

Abs

valladares
01/09/2012, 21:29
Cade o pessoal??? Agora me lembrei de mais uma coisa, que o feriadão será com lua cheia, isto é um ingrediente especial e pede um acampamento a beira da lagoa..eu to dentro..pesoal, que horas pretendem sair quinta?

MARCELOLUCHESI
02/09/2012, 13:05
Belo roteiro !!!!!

Tem umas passadas bem divertidas por essas lagoas.....

Vou tentar ajeitar uns detalhes no jipe no inicio da semana e participar do passeio/trilha com voces.

Abs

Mas que detalhes Leo?
testado com certeza ele está pois vc fez mais de 400km na semana passada.
Faz uma forcinha aí para ir esta precisando de algo me avise!

mdambrosio
02/09/2012, 16:12
Lua cheia Gustavo ? ? ?

Maurício Fernandes
02/09/2012, 17:36
Gustavo e demais, lua cheia só mês que vem (se for cheia azul, de novo em 2015) .
Me programei para ir para tua casa sexta-feira pela manhã, para almoçar na praia (já reservei com o açougueiro uma costela janela e linguiça feita artesanalmente).
Sábado me programei para andar com as patroas (pelo menos isso foi "decidido" lá na janta) e, após a trilha voltarei para capital, por motivos de compromisso já agendado.
Qualquer roteiro é questão de acertos e pode ser alterado, mas desde o primeiro post foi definido que andaríamos no sábado.

valladares
02/09/2012, 20:52
Esta da lua foi p/ ver se estavam ligados rsrsrs....vamos levar as patroas então sábado, por mim tudo certo.

Gustavo e demais, lua cheia só mês que vem (se for cheia azul, de novo em 2015) .
Me programei para ir para tua casa sexta-feira pela manhã, para almoçar na praia (já reservei com o açougueiro uma costela janela e linguiça feita artesanalmente).
Sábado me programei para andar com as patroas (pelo menos isso foi "decidido" lá na janta) e, após a trilha voltarei para capital, por motivos de compromisso já agendado.
Qualquer roteiro é questão de acertos e pode ser alterado, mas desde o primeiro post foi definido que andaríamos no sábado.

Maurício Fernandes
03/09/2012, 13:35
Quem mais?

Arlei,
Márcio,
Gustavo,
Maurício,
Édison,
Lupércio,
Marcelo Luchesi,

MARCELOLUCHESI
03/09/2012, 20:49
Pessoal Alguma dica de Hotel em Imbé ou região? De preferência hotel mais novinho para não ter tanto cheiro de mofo?Ainda não decidi se durmo ou Não em POA na sexta no meu ap e vou e volto de Imbé no Sábado?!?! Vai depender do Horário de Saída para a trilha, que horas vocês estão pensando em sair?Se o Leo conseguir aprontar o Jeep provavelmente irei sábado demanhã.Quanto a comida bebida e etc... Alguém já pensou? Provavelmente irei eu e meu filho de 6anos.

MARCELOLUCHESI
03/09/2012, 20:52
Gostaria de saber também qual o endereço do QG e se o mesmo vai servir como ponto de encontro para a SaídaQue tipo de Radio comunicador vocês costumam a usar e qual freqüência?

Marconi Wachholz
03/09/2012, 21:03
Bah pessoal... to só acompanhando aqui. Final de semana vou atirar uns laços no Rodeio em Santa Cruz, se não fosse esse compromisso marcado, com certeza estaria junto.
Vi o roteiro traçado, os lugares são ótimos... já vai a dica de fazer esse trajeto denovo no verão, com acampamento a noite na beira da lagoa, churrasco e trago.
Bom passeio para todos
Grande abraço

Henrique Josino
03/09/2012, 21:15
Sábado derrepente podemos ir.

andretomasi
03/09/2012, 22:26
Bah.. Porto Alegre em peso indo nessa trilha e eu vou perder.. nessas horas me pergunto que merda eu vim fazer aqui mesmo?? :parede: Nem Jeep Clube existe aqui pro cara arranjar uma vaga de zeca :)

Bom passeio aos participantes, estarei esperando pelas fotos! :brinde:

[ ]'s

valladares
03/09/2012, 22:30
Marcelo, que Hotel nada...tenho casa em Imbé e Mariluz...se não te importares com amodações as portas estão abertas para ficar conosco. Abs.

Pessoal Alguma dica de Hotel em Imbé ou região? De preferência hotel mais novinho para não ter tanto cheiro de mofo?Ainda não decidi se durmo ou Não em POA na sexta no meu ap e vou e volto de Imbé no Sábado?!?! Vai depender do Horário de Saída para a trilha, que horas vocês estão pensando em sair?Se o Leo conseguir aprontar o Jeep provavelmente irei sábado demanhã.Quanto a comida bebida e etc... Alguém já pensou? Provavelmente irei eu e meu filho de 6anos.

MARCELOLUCHESI
03/09/2012, 23:05
Marcelo, que Hotel nada...tenho casa em Imbé e Mariluz...se não te importares com amodações as portas estão abertas para ficar conosco. Abs.

Opa Fico muito contente e agradeço o convite irei definir certo com minha esposa se durmo ou não em POA sexta. É que nesse fim de semana vou ficar de babá, pois minha esposa tem plantão sábado durante o dia em POA porisso acho que no fim das contas vou acabar dormindo em POA com ela de sexta para sábado, assim ela fica com o filho também. Mas vamos ver caso eu for na sexta eu aviso.

Eu gostaria era de definir comida e bebidas para o Sábado, local de encontro, hora, se vocês costumam usar algum tipo de Radio comunicador e a freqüência. Eu devo ter o número telefone do Mauricio para qualquer duvida ou emergência.

Alessandro Henrique
04/09/2012, 00:26
A coisa está pegando preço gurizada!
Pena não poder participar.

Abraço

Maurício Fernandes
04/09/2012, 08:44
Alessandro, não te preocupa que no teu regresso faremos uma forte, assim como o Tomasi (se é que vai voltar né....).
O QG é responsabilidade do Gustavão, motivo pelo qual não vou palpitar.

Quanto ao horário de sábado, nada muito cedo. 9 horas no quiosque da tuia lá de cidreira (balneário/lagoa), dali seguimos ao sul.

MARCELOLUCHESI
04/09/2012, 10:32
[QUOTE=Maurício Fernandes;1769445]Alessandro, não te preocupa que no teu regresso faremos uma forte, assim como o Tomasi (se é que vai voltar né....).
O QG é responsabilidade do Gustavão, motivo pelo qual não vou palpitar.

Quanto ao horário de sábado, nada muito cedo. 9 horas no quiosque da tuia lá de cidreira (balneário/lagoa), dali seguimos ao sul.[/QUOTE

Olá Maurício, fiquei na mesma, acho que para mim foi muito curta a sua resposta hehehe, não conheço NADA do litoral para o sul, somente sei chegar em IMBÉ/ TRAMANDAI.
Mas no mais, não conheço nada a princípio iria deixar minha esposa as 7:00 em ponto no HPS de POA, pegaria a Castelo Branco e iria via free Way para Imbé. Talves seje melhor eu encontrar vocês no QG do Gustavão. Precisaria do Endereço.

E quanto a Rádio comunicador vocês costumam usar? E a Comida bebida? o que querem beber?

MARCELOLUCHESI
04/09/2012, 10:43
Pessoal estava olhando o Google agora estando em Cidreira é Fácil de achar o TUIA? Acho que o Caminho para mim é ira por Viamão pela 040. É mais perto que ir via free way até Osório.

Edison - Mp3
04/09/2012, 10:49
Fala Marcelo
Dependendo da velocidade de cruzeiro da tua viatura, podemos ir juntos.
Vou sair sábado pela manhã de Poa, como a patroa não vai(por motivos profissionais), devo sair tipo 7:30 do posto no final da Av, Ipiranga, se o ponto de encontro realmente for no Quiosque do Thuia, em Cidreira, ai vamos pela RS-040.
Vamos ajustando as coisas...
Abrs
Edison

Edison - Mp3
04/09/2012, 10:51
Esqueci o detalhe da velocidade: vou de Willys, logo máximo 80km/h, eheheh

Edison - Mp3
04/09/2012, 10:53
Afinal pessoal, onde é o ponto de encontro?????

MARCELOLUCHESI
04/09/2012, 11:05
Afinal pessoal, onde é o ponto de encontro?????

Édison eu to criando sem querer confusão, pois não conheço nada do litoral sul. Nem a Turma.KKkK
Mas por mim pode ser nesse Kiosque do Thuia também. Agora vi o Google e é tranquilo!
Eu vou na Quinta ainda a POA e Sexta eu vou estar de Jeep, por lá, quero conhecer o Jeep do LEO. Vou deixar o meu número do telefone cel aqui, caso alguem queira me ligar (54) 9949 63 99.
Quanto a sair Junto Sabado sou Parceiro!! A minha velocidade de cruzeiro é 70/80. Mais que isso fica perigoso e curto(reduzido) para o meu também.

Edison - Mp3
04/09/2012, 11:17
Nada Marcelo, a pergunta foi para o Gustavo, pois eles estaram em Imbé, logo minha dúvida sobre a saida de Cidreira. Por mim pode ser em qualquer lugar tb.

Maurício Fernandes
04/09/2012, 11:27
Édison, o ponto de encontro é onde postei na página anterior e o gustavo postou no mapa.
ou seja: no kioske da tuia, lá em cidreira, onde tem aquele balneário.
né gustavão?
9h!

rango????? alguém organiza?

Edison - Mp3
04/09/2012, 11:46
OK
Positivo QAP/QRV 147.550, operante, eheheeh
Cara, o q vai ser o almoço, velho entrevero? Churras, Salchipão?
Precisamos definir para ver os equipamentos a levar.
Como devo ir solito, vou acampar no terreno para aproveitar a noite.
Acho q apartir de agora, partimos para email......
Abrs

Maurício Fernandes
04/09/2012, 11:55
Edison, organiza o rango para gente. pode ser? diz o que tem que levar, etc....
sobre email´s, sei lá. já tá tudo aqui.