Conectar

Ver Versão Completa : Nissan Frontier SEL 4X4 MECÂNICA 2008

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12

Loyer
03/02/2009, 12:14
Loyer, desculpe novamente o off-topic, não quero realmente bagunçar o blog :-)
De qq forma possuo barco e jet-ski, e nunca recebi nenhum boleto ou qq aviso para pagamento de IPVA. No dia que receber, pagarei..... :-)

E voce está certíssimo em não pagar Fernando... pelo menos está respeitando o entendimento do supremo.

Abraço.

Bruno Sander
03/02/2009, 16:37
Os caras vão desenvolver um bloqueio específico p/ Ivete? Pessoal mané hein? Deveriam desenvolver p/ todas as SEL, pois assim ganhariam mais $$$.

Será que eles entenderam que era p/ Ivete Sangalo?
Tô podendo, em ? (Risos)
Quem sabe o Bloqueio da minha Ivete sirva nas outras Frontier SEL (ou vice-versa).
Resolvendo o problema, tá bom!

Bruno Sander
03/02/2009, 16:47
Os caras vão desenvolver um bloqueio específico p/ Ivete? Pessoal mané hein? Deveriam desenvolver p/ todas as SEL, pois assim ganhariam mais $$$.

Tô podendo, em ? (Risos)
Quem sabe o Bloqueio da minha Ivete sirva nas outras Frontier SEL (ou vice-versa).
Resolvendo o problema, tá bom!

aoliveira
03/02/2009, 21:59
Mandei um e-mail...
O melhor que conseguí até agora foi R$3.300,00 pela Alpha Seguros (Banco Alpha)!

Ps. Minha Picape está na etapa de instalação do Guincho... Buscarei-a nesta Sexta.

Bruno, fechou seu seguro onde? saiu por quanto? tem como me passar o contato das melhores cotações que conseguiu? a minha tá difícil conseguir um valor razoável. :parede:

Sérgio Ricardo Jacobsen
03/02/2009, 22:06

Deve ser mesmo,:pensativo: pois se aguentar a ivete, aguenta as outras com sobra, hehehehehe:dance:
abraço.

Bruno Sander
03/02/2009, 22:52
Bruno, fechou seu seguro onde? saiu por quanto? tem como me passar o contato das melhores cotações que conseguiu? a minha tá difícil conseguir um valor razoável. :parede:
Fechei o meu Seguro pela Chubb...
Ficou em R$3.488,00 (4X) - Bônus 01.
Franquia Normal + Cobertura de Vidros e Faróis.

Contato do meu corretor: (31) 3290.2900 - Luíz Otávio

Bruno Sander
03/02/2009, 22:53
Deve ser mesmo,:pensativo: pois se aguentar a ivete, aguenta as outras com sobra, hehehehehe:dance:
abraço.
Pode ter certeza disto Sérgio...
Acho que estão usando a Ivete (e a mim) como "Boi de piranha"!
Se, com ela, este bloqueio der conta do recado, pode vender para todas as outras Frontier SEL que estará aprovado...

Bruno Sander
03/02/2009, 23:06
Pessoal...
Amanhã saberei se vou conseguir os Pneus Mud (0km) ou não.
Caso eu não consiga, comprarei os Pneus Recapados (como jogo extra) na Geninho Pneus ( www.geninhopneus.com.br ).
A vendedora me sugeriu o modelo "Genius Sem Fronteira" como a melhor opção para o tipo de terreno que irei encontrar por lá...

O que vocês acham ????
Poderiam me dar a opnião de vocês sobre qual o modelo seria melhor ????

Muito obrigado,
Bruno Sander.

Daniel.Shimomoto
03/02/2009, 23:07
E afinal de contas, Bruno, já escolheu o pneu da TransAM???

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
03/02/2009, 23:09

Abs!!!

OOOPS....Duplicado...O Bruno respondeu enquanto eu perguntava

Abs!!!

Bruno Sander
03/02/2009, 23:13

Abs!!!
Daniel,
Foi o que acabei de dizer!
Minha primeira opção é o BFGoodrich Mud-Terrain 265/75R16 (irei rodando com eles desde BH e farei TODA a viagem sem precisar levar um jogo extra de Pneus)...
Mas, não estou encontrando estes Pneus para comprar!
Terei a resposta amanhã se é possível recebê-lo até Sábado.

Caso não seja possível, comprarei um jogo de Pneus Recauchutados da Geninho Pneus (que levarei como jogo extra)... Mas, falta decidir qual o MODELO destes pneus irei comprar. Por isto, estou pedindo a ajuda de vocês para me sugerirem qual o melhor "desenho" para a Transamazônica!

Obrigado...

Daniel.Shimomoto
03/02/2009, 23:29
Bruno;

Considerando que minha experiencia OFF Road é com máquinas agricolas e minha resposta a sua questão envolve muito mais o que disse anteriormente aliado a um fator sujetivo, eu arrumaria um jogo de rodas de ferro e iria com um conjunto Genius Sem Fronteira que tem o desenho semelhante ao de tratores. O BF Mud é legal, to até querendo colocar um jogo na Ranger mas....Ele vai bem em asfalto também e voce pegará um trecho que dispensa comentários sobre a quantidade de lama.

E como medida, procuraria um pneu estreito e de perfil alto. Tende a forçar menos os semi eixos.

Abs!!!

SÉRGIO HOLANDA
03/02/2009, 23:53
Gostei desses Sem fronteira, só que confio muito na coberta Vipal e não sei se essas são...

Sérjão

Bruno;

Considerando que minha experiencia OFF Road é com máquinas agricolas e minha resposta a sua questão envolve muito mais o que disse anteriormente aliado a um fator sujetivo, eu arrumaria um jogo de rodas de ferro e iria com um conjunto Genius Sem Fronteira que tem o desenho semelhante ao de tratores. O BF Mud é legal, to até querendo colocar um jogo na Ranger mas....Ele vai bem em asfalto também e voce pegará um trecho que dispensa comentários sobre a quantidade de lama.

E como medida, procuraria um pneu estreito e de perfil alto. Tende a forçar menos os semi eixos.

Abs!!!

Loiro
04/02/2009, 00:24
Bruno,
Se o jogo é extra e as condiçoes da Trans sao tão ruins quanto ja se sabe entao eu iria com pneus finos e de perfil alto, como falado pelo Daniel, e num modelo tipo Croos ou outro do genero, com desempenho bom na lama.
[]´s

ferramenteiro
04/02/2009, 08:31
Bruno,

Achar rodas de ferro para Frontier é quase impossível, para ir para Bolívia tive que acabar comprando uma roda original da versão nacional que é bem mais barata,se for levar outro pneu acho que vc vai ter que montar por lá mesmo.
Fique bem esperto com aqueles sensores do ABS da roda dianteira, eles são meio frágeis, pode enroscar alguma coisa, e se houver um mal contato a tração não funciona,(a luz do ABS acende e atração não funciona) talvez seja interessante dar uma protegida no plug com silver tape.
Outra coisa boa é tentar plastificar a forração de carpet do carro, até papel contact resolve, e dar uma caprichada na área dos pedais que com certeza vão sujar muito.

Abraço

Pequeno jr
04/02/2009, 14:04
Bruno,
Se o jogo é extra e as condiçoes da Trans sao tão ruins quanto ja se sabe entao eu iria com pneus finos e de perfil alto, como falado pelo Daniel, e num modelo tipo Croos ou outro do genero, com desempenho bom na lama.
[]´s

X2 !!!

Pneus para lama é Fino e alto de preferência fronteira ou Cross.

Alexandre Souto
04/02/2009, 14:24
Descansa em Paz Paizão - Homenagem ao melhor pai do mundo. (YouTube - Homenagem a Ayrison Roberto Pequeno (in memorian) (http://br.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8))

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :-(

[]'s e tudo de bom PEQUENO!!!!

Bruno Sander
05/02/2009, 09:50
Conseguí os pneus Mud-Terrain da BFGoodrich 265/75R16 !!!!!
Mas, tem um GRANDE problema... Não estão em BH (mas na Michelin no Esp. Santo)...
E, tenho que fazer o possível para que cheguem em BH até Sábado.

Terei esta resposta hoje, até 13hs!

Vamos ver o que vai dar...

freitasjr
05/02/2009, 12:50
Conseguí os pneus Mud-Terrain da BFGoodrich 265/75R16 !!!!!
Mas, tem um GRANDE problema... Não estão em BH (mas na Michelin no Esp. Santo)...
E, tenho que fazer o possível para que cheguem em BH até Sábado.

Terei esta resposta hoje, até 13hs!

Vamos ver o que vai dar...

Olá Bruno, caso vc não consiga os pneus BF's, já pensou nos MUD da Yokohama que é o G001 M/T+ ?

Eu já os tive na minha antiga Pajero Sport, e no quesito lama, te garanto que é melhor que os MUD da BFGoodrich... é uma opção que vai permitir vc andar tanto no asfalto como na lama sem precisar de um 2º jogo.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Bruno Sander
06/02/2009, 11:58
Pessoal...
Resolvido o assunto PNEUS!

CONSEGUÍ O PATROCÍNIO DA GENINHO PNEUS!

Estão me enviando hoje 04 pneus Genius Lodo 265/75R16 (com gomos laterais)... Chega aquí em BH amanhã.
http://www.geninhopneus.com.br/index.php?option=content&task=view&id=16&Itemid=2
São 03cm de borracha (Gomo)! Um trator...

Ou seja, irei rodando com os BFGoodrich All-Terrain nos Trechos de Asfalto e, quando começar a "quebradeira" coloco os Genius Lodo!

Acho que assim minha Picape estará mais apta ao percurso...

jeisonk
06/02/2009, 12:26
Uma boa escolha, agora sim.

Vai montar eles em outro jogo de rodas ou vai levar só os pneus e desmontar e montar na estrada?

[]'s

Lucas Nassif
06/02/2009, 12:45
Pessoal...

Estão me enviando hoje 04 pneus Genius Lodo 265/75R16 (com gomos laterais)... Chega aquí em BH amanhã.
http://www.geninhopneus.com.br/index.php?option=content&task=view&id=16&Itemid=2 (http://www.geninhopneus.com.br/index.php?option=content&task=view&id=16&Itemid=2)

Ou seja, irei rodando com os BFGoodrich All-Terrain nos Trechos de Asfalto e, quando começar a "quebradeira" coloco os Genius Lodo!

Esse pneu parece ser muito bom mesmo.
Tenho planos de colocar desse modelo no meu Jeep, porém na medida 33" ou 35"!!

Depois vc conta se esse pneu é bom mesmo.

T+

Daniel.Shimomoto
06/02/2009, 13:25
Pessoal...

http://www.geninhopneus.com.br/index.php?option=content&task=view&id=16&Itemid=2 (http://www.geninhopneus.com.br/index.php?option=content&task=view&id=16&Itemid=2)

Melhor assim Bruno!

A pauleira será grande e os Geninhos tem um desenho mais apropriado para lama do que os BFG Mud, que são projetados tambem para asfalto!

Abs!!!

Pequeno jr
06/02/2009, 13:59
Melhor assim Bruno!

A pauleira será grande e os Geninhos tem um desenho mais apropriado para lama do que os BFG Mud, que são projetados tambem para asfalto!

Abs!!!

X2 !!!

A Trans pede outro tipo de pneu. Essa foi a melhor escolha do Bruno.

Alexandre Souto
06/02/2009, 16:56
Pessoal...

http://www.geninhopneus.com.br/index.php?option=content&task=view&id=16&Itemid=2

Certamente meu caro, fez otima escolha!!!!!

[]'s!!!

Bruno Sander
07/02/2009, 22:04
A Ivete já está 100% para a Transamazônica!
Já está pronta a Plotagem, os pneus chegaram, o rádio foi instalado, o carpete emplastificado, o guincho está funcionando, a revisão feita, os "mantimentos" comprados e acondicionados...
Agora é só pegar a estrada com meus companheiros (Fernanda e Davidson) e curtir a Expedição... Mas, tem "novidades" relacionadas a minha Profissão vindo por aí, para esta viagem.
Aguardem!

Um abraço,
Bruno Sander.

SÉRGIO HOLANDA
07/02/2009, 23:08
Bruno,

então nos encontramos em Nova Mutum...

Sérjão

A Ivete já está 100% para a Transamazônica!
Já está pronta a Plotagem, os pneus chegaram, o rádio foi instalado, o carpete emplastificado, o guincho está funcionando, a revisão feita, os "mantimentos" comprados e acondicionados...
Agora é só pegar a estrada com meus companheiros (Fernanda e Davidson) e curtir a Expedição... Mas, tem "novidades" relacionadas a minha Profissão vindo por aí, para esta viagem.
Aguardem!

Um abraço,
Bruno Sander.

Bruno Sander
08/02/2009, 20:48
Beleza Serjão...
Já tirei as fotos da Ivete adesivada e enviarei daquí a pouco para o David colocar no Site!
Ficou Show de bola...

Bruno Sander
09/02/2009, 12:13
Pessoal...
Aquí estão ALGUMAS fotos da Ivete pronta para a Transamazônica (já plotada). Ainda faltam os adesivos de 02 Patrocinadores meus... Mas, até amanhã eu colocarei.

O que vocês acharam ????

Elmer_Jeep
09/02/2009, 12:33
Bruno, o parachoque dianteiro tem pontos de apoio pra erguer a viatura no hi-lift ?

[]'s

Bruno Sander
09/02/2009, 12:56
Bruno, o parachoque dianteiro tem pontos de apoio pra erguer a viatura no hi-lift ?

[]'s
Elmer...
Pontos de apoio para erguer a minha Picape, agora, têm de sobra!
Posso erguê-la pelos estribos, pelo suporte do guincho, pelo "Peito de aço", pelo Chassí...
Acho, pelo menos ESTE problema eu não terei.
Só não tenho Hi-lift!

Alexandre Souto
09/02/2009, 13:10
Pessoal...
Aquí estão ALGUMAS fotos da Ivete pronta para a Transamazônica (já plotada). Ainda faltam os adesivos de 02 Patrocinadores meus... Mas, até amanhã eu colocarei.

O que vocês acharam ????

UAI... e o adesivo HI LIFT que tem ali atraz... nao eh patrocinio nao?!?!?

Bruno Sander
09/02/2009, 13:37
UAI... e o adesivo HI LIFT que tem ali atraz... nao eh patrocinio nao?!?!?
Todos os adesivos que tem na Picape são "obrigatórios" (estipulados pelo Serjão)!
É uma das condições para que possamos ir na Expedição DELE é que todos os carros participantes tenham os adesivos dos patrocinadores do Serjão.
Nenhuma destas marcas me patrocinaram em NADA!

Mas, hoje colocarei na Picape os MEUS patrocinadores (estes adesivos só terão em minha Picape)... Que, inclusive, ficarão em lugar de destaque no carro!

Atenciosamente...
Bruno Sander.

Alexandre Souto
09/02/2009, 15:13
Correto....

Muito bom trabalho do Serjao e seu,estao de parabens, tudo dara certim certim...!!!!

grande []'sss e boa sorte a VCS!!!!

dudu83
09/02/2009, 15:53
Todos os adesivos que tem na Picape são "obrigatórios" (estipulados pelo Serjão)!
É uma das condições para que possamos ir na Expedição DELE é que todos os carros participantes tenham os adesivos dos patrocinadores do Serjão.

Mas, hoje colocarei na Picape os MEUS patrocinadores (estes adesivos só terão em minha Picape)... Que, inclusive, ficarão em lugar de destaque no carro!

Atenciosamente...
Bruno Sander.

ola, bruno teria uma vaga pra mim entre humaita e manaus??

lealrenato
09/02/2009, 16:24

Atenciosamente...
Bruno Sander.

bruno

o serjao nao te pediu um radio PX e um PY???
o PX no ponto a ponto é muito interessante.

[ ]'s

Bruno Sander
09/02/2009, 16:32
ola, bruno teria uma vaga pra mim entre humaita e manaus??
Dudú...
Estou esperando a confirmação de uma amigo para amanhã.
Já tem 02 pessoas CONFIRMADAS.
Caso ele não vá, tem vaga prá você sim. Com certeza!

Bruno Sander
09/02/2009, 16:33
bruno

[ ]'s
Pediu só PY (VHF 02 metros)...
Instalei o Yaesu FT-1802.
Ficou discreto, bonito e bastante funcional!

ferramenteiro
09/02/2009, 16:46
Bruno, onde instalou o rádio, tem alguma foto do local.
Abraço e boa sorte

Bruno Sander
09/02/2009, 20:35
Bruno, onde instalou o rádio, tem alguma foto do local.
Abraço e boa sorte
Instalei logo à frente da marcha!
Ficou perfeito...
Na Quarta, pela manhã eu tiro as fotos e posto aquí!

Bruno Sander
11/02/2009, 16:53
Agora, com a Ivete devidamente "calçada e protegida" saio hoje, mais tarde em direção a tão temida Transamazônica!
Resolví ouvir os conselhos do amigo Ferramenteiro e emplastifiquei (com Lona Grossa) todo o interior (Carpete) da Picape...
Tirei todos os Bancos e... Vejam só o resultado!

Ps. Prá quem, inicialmente, ia sozinho... Vão comigo na Picape mais 03 aventureiros... Uma amiga, um amigo e um conhecido aquí do Site (que, espero que se torne mais um amigo)!
Então é isto. Vamos 04 pessoas na Ivete!

Um abraço a todos...
Bruno Sander (ainda em BH)!

Bruno Sander
11/02/2009, 17:00
Vejam só a diferença dos Pneus...
O primeiro é o Genius Lodo com 03cm de sulco!
O outo é o BFGoodrich All-terrain com menos de 0,5cm de sulco...
Na lama isto fará A diferença!

Bruno Sander
11/02/2009, 17:01
Então é isto...
Tentarei ir dando notícias ao longo da viagem.
Espero que corra tudo bem, conforme o planejado.

Um grande abraço a todos amigos aquí do Fórum 4X4...
Bruno Sander.

Lucas Nassif
11/02/2009, 17:19
Isso aí Bruno, ficou um bom tempo preparando sua picape para essa Tranzamazônica, e agora chegou a hora!!

Espero que ocorra tudo bem, sem grandes problemas. E aguardamos notícias!!!

Boa viagem!!

:concordo:

Loiro
11/02/2009, 17:21
Boa sorte aos amigos que iram nessa magnifica aventura!
Que deus esteja com voces e nda de ruim aconteca!!
Grande abraço!!!

jeisonk
11/02/2009, 18:01
Ps. Prá quem, inicialmente, ia sozinho... Vão comigo na Picape mais 03 aventureiros... Uma amiga, um amigo e um conhecido aquí do Site (que, espero que se torne mais um amigo)!
Então é isto. Vamos 04 pessoas na Ivete!

Blz, já tá reservado teu quarto aqui em Mutum, era um triplo mas já vou ligar lá pra ajeitar isso.

Abs

Loyer
11/02/2009, 18:12
Galera Sérjão, Marcão e casal do troller de luis eduardo magalhães partiram aqui de casa por volta das 16:30 com a intenção de durmir em Trindade-GO.

Segue uma foto do pátio aqui de casa agora a pouco hehe

Abraço a todos e vamos acompanhar a expedição do gordinho.

aoliveira
11/02/2009, 18:24
Boa sorte Bruno, espero que corra tudo bem. Capriche nas fotos. :concordo:
Você mesmo que emplastificou o carpete? como prendeu?

Walter L. L. Casitta
11/02/2009, 18:37
Galera Sérjão, Marcão e casal do troller de luis eduardo magalhães partiram aqui de casa por volta das 16:30 com a intenção de durmir em Trindade-GO.

Acabei de chegar de Cuiabá, fiz de tudo pra ter ficado lá até a manhã mas o dever me chamou.

Boa sorte para todos...

MarcSport
11/02/2009, 20:57
Boa viagem e sorte a todos...
Esperaremos ansiosos por notícias.

SÉRGIO HOLANDA
12/02/2009, 01:18
Grato Alexandre...

Este projeto é uma realização pessoal, que extendo a alguns que buscam uma grande aventura, como o Bruno por exemplo.

Abrs,

Sérjão

Correto....

Muito bom trabalho do Serjao e seu,estao de parabens, tudo dara certim certim...!!!!

grande []'sss e boa sorte a VCS!!!!

SÉRGIO HOLANDA
12/02/2009, 01:21
Renatão...

O obrigatório é o PY, PX na amazônia para comunicação entre veículos fica muito restrito, além da qualidade da comunicação do PY ser superior...eu uso ambos em meu carro, mas o PX para alguma emergência e conversa com motoristas nas estradas.

Sérjão

bruno

[ ]'s

SÉRGIO HOLANDA
12/02/2009, 01:24
Meu amigo...

seguimos até Iporã, para poder adiantar o dia de amanhã, ou hoje né...

Abrs,

Sérjão

Acompanhem lá no site: www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009/ (http://www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009/)

Jera
12/02/2009, 01:33
fala serjão!!!

pow....passou aqui em bsb e nem me avisou!! heheh

falei com minha namorada e ela se animou pra ir ano que vem. vou começar a juntar o dindin!!!

boa viagem para todos vcs!!

abraços!

SÉRGIO HOLANDA
12/02/2009, 01:38
Rapa,

O Pequeno tinha programado algo pra noite do dia 11, ontém, pois agora é madruga do dia 12, pois ele pensava que eu só iria hoje, então iria falar contigo e com a Telma do Jipe Clube, mas ai como parti a tarde furou o esquema...

Valeuz e aguardo vocês ano que vem...

Abrs,

Sérjão

fala serjão!!!

pow....passou aqui em bsb e nem me avisou!! heheh

falei com minha namorada e ela se animou pra ir ano que vem. vou começar a juntar o dindin!!!

boa viagem para todos vcs!!

abraços!

llcima
12/02/2009, 08:35
uma, duvida no pneu da sel.
Fui cotar o BF Goodrich ...
e o pneu original é 265 x 70 x 16 e o BF é 265 x 75 x 16..
essa diferença de 70 para 75 inflói em alguma coisa na SEL?????
ou alguem me sugere ainda outra dimensão.????
eu to falando do all terrain.....
valeu.
Leandro
Curitiba-Pr

jeisonk
12/02/2009, 09:32

Não
Não

Abs

ferramenteiro
12/02/2009, 14:00
Se não me falha a memoria o pneu original é 255\70\16, o 265 é um pouco maiss alto mas fica bem melhor

Bruno Sander
13/02/2009, 07:16
Estamos saindo agora de São Simão (Go) em direção a Cuiabá...
A viagem não rendeu como eu gostaria pois tive que "refazer" a carga da Picape 3X !!!
"Marinheiro de primeira viagem" (Risos)... Mas, agora está tudo bem.
Um bom dia a todos,
Bruno Sander.

llcima
13/02/2009, 08:35
Bruno.
melhor arrumar a bagagem mesmo...porque ai em Cuiaba, ou MT, vai pegar chuva todo dia..e daqueles pingo que chegam a doer de tao pesado..hahahah
LEandro'
Curitiba

Bruno Sander
14/02/2009, 01:18
Já estamos em Nova Mutum (com o Serjão).
Agora é só reorganizar a carga e pegar estrada!
Darei mais notícias...

Bruno Sander
15/02/2009, 18:37
Pronto!
Hoje a Expedição está em Guarantã do Norte.
Até aquí, tudo ótimo e tranquilo...
Mas, amanhã, se tudo correr bem, começa a "quebradeira"!

Postarei fotos assim que possível.

Bruno Sander.

Bruno Sander
15/02/2009, 18:59
Algumas Fotos da Expedição...
Por enquanto, só asfalto! :parede:
Amanhã começa a quebradeira... :dance:

Bruno Sander.

Alexandre Souto
15/02/2009, 22:58
Algumas Fotos da Expedição...
Por enquanto, só asfalto! :parede:
Amanhã começa a quebradeira... :dance:

Bruno Sander.

Boa viagem e otima "brincadeira" la!!!!

tudibao!!!!

outfitter
16/02/2009, 09:46
uma, duvida no pneu da sel.
Fui cotar o BF Goodrich ...
e o pneu original é 265 x 70 x 16 e o BF é 265 x 75 x 16..
eu to falando do all terrain.....
valeu.
Leandro
Curitiba-Pr

Caro Ilcima,
Os BF All Terrain 265/75R16 podem ser instalados sem qualquer modificação na SEL. Instalei na SEL/AT ao retira-la da revenda e o comportamento é excelente, além de agregar adicional altura livre do solo.Podes conferir foto com pneu instalado em meu album de imagens.
Att
AM

Bruno Sander
16/02/2009, 09:55
Estamos saindo agora de Guarantã do Norte...
Vai começar a "Quebradeira"!

llcima
16/02/2009, 11:48
beleza amigo....de fato é um excelente pneu...se nao o melhor.....pena ser tao caro...mas vou instala-lo com certeza.
LEandro- Ctba-Pr
hahahahhahah

llcima
16/02/2009, 14:10
Caro Ilcima,
Os BF All Terrain 265/75R16 podem ser instalados sem qualquer modificação na SEL. Instalei na SEL/AT ao retira-la da revenda e o comportamento é excelente, além de agregar adicional altura livre do solo.Podes conferir foto com pneu instalado em meu album de imagens.
Att
AM

Amigos.

ALguem ja instalou ou conhece o pneu AT YOKOHAMA G 012???? é porque eles estao com um promoçao para esta marca...e queria comparar com os BF....que sao os meus preferidos.....mas ja ouvi falar que os Yokohama seriam melhor e tb ja ouvi o contrario.
peço a consultoria dos amigos aqui...mais uma vez.....grato.
Leandro

ferramenteiro
16/02/2009, 17:19
Já tive os Geolandar AT+s, pneu muito bom, silencioso e aderencia no asfalto melhor que os BF já a durabilidade e desempenho na terra e barro é muito inferior, os meus Yokohama duraram 40.000Km e os Bf quando vendi o carro estavam com 80.000Km e ainda rodavam mais uns 20000.
Se o seu uso for mais asfalto, só pegar estradas de terra e o preço estiver muito bom não vai se arrepender, são 1000 vezes melhores que os originais.

Bruno Sander
22/02/2009, 01:43
Pessoal...
Como vocês já sabem, estou fazendo uma Expedição de BH a Manaus (pela Transamazônica) voltando por Santarém...
Hoje cheguei em Humaitá.
Até agora, tudo tranquilo e sem nenhuma dificuldade de trajeto.
Ainda não houve nada de "Off-Road" (a natureza está sendo "gentil" demais com a gente)... Mas, só pelas paisagens e aventura já está valendo a pena.
O Serjão é MUITO gente boa e tranquilo.
Muito consciente, experiente e extremamente conhecedor de técnicas de direção (tanto On quanto Off-Road). Sou muito grato a ele por esta viagem maravilhosa (pelo menos está sendo até agora).
Amanhã entraremos na Br319 em direção a Manaus e estou muito esperançoso que as condições da estrada piorem bastante (o que dará MUITO mais emoção a nossa expedição)!

Mas, até agora, só coloquei o 4x4 em minha Picape, num atoleiro faltando 3km para chegar a Humaitá! Até aquí foi só 4x2.
Entrei neste atoleiro de 4x2, mas como os pneus começaram a cavar muito, resolví ouvir a opnião do Marcão... Parei de acelerar, engatei o 4x4H e engatei a segunda marcha... Aí foi só acelerar que saí tranquilo!
Nem precisei descer da Picape para sujar os pés de lama...

Mas, como eu disse, mesmo que eu chegue ao final sem ter que usar o 4x4 (de verdade)... A expedição já terá valido a pena, tanto pela viagem quanto pelo grupo...

Tudo está ótimo!
(Mas se chover sem parar uns 03 dias vai ficar bem melhor)...

Um abraço a todos,
Bruno Sander (de Humaitá - AM).

Loiro
22/02/2009, 02:02
É isso ai cara!
EDIT: Pensando melhor, poderia ter ocorrido de encalhar la em 4x2 em! Rebocar em barro nao é assim...
Belas fotos e que bom que tudo esta correndo bem!
E esses pneus, estao se comportando bem?
[]´s

Bruno Sander
22/02/2009, 10:01
Pois é...
Se eu não tivesse colocado o 4x4 eu teria mesmo atolado (e poderia ter estreado o Guincho)!
Quanto aos pneus, são EXCELENTES PARA LAMA. Mas, na terra batida ou no asfalto... Pense, pense num pneu que faz barulho. Parece um jato levantando vôo!
Sem contar que as rodas estão muito desbalanceadas...

Mas, tirando isto, tudo ok.

simaoall
27/02/2009, 20:27
parabéns bruno pela expedição, e que seja muito proveitosa para você.

como esta se saindo a Ivete? alguem ja atolou?

sempre que possivel, abasteça o topico com fotos e relatos!

Loyer
28/02/2009, 16:41
parabéns bruno pela expedição, e que seja muito proveitosa para você.

como esta se saindo a Ivete? alguem ja atolou?

sempre que possivel, abasteça o topico com fotos e relatos!

Sima acesse:
www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009

Diário de bordo...

ou

www.youtube.com/holanda-pe

Abraço.

simaoall
28/02/2009, 18:36
Sima acesse:
www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009 (http://www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009)

Diário de bordo...

ou

www.youtube.com/holanda-pe (http://www.youtube.com/holanda-pe)

Abraço.

eu tentei entrar no primeiro site várias vezes, mas nunca consigo, sempre dá erro, será que é so aqui isso?

SÉRGIO HOLANDA
28/02/2009, 18:57
simaoall

tenta www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009/ (http://www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009/) ou no google transamazonica 2009 ou no site www.cameltrophy.com.br (http://www.cameltrophy.com.br)

Sérjão

eu tentei entrar no primeiro site várias vezes, mas nunca consigo, sempre dá erro, será que é so aqui isso?

simaoall
28/02/2009, 20:53
simaoall

tenta [/URL]www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009/ (http://www.cameltrophy.com.br/transamazonica2009/) ou no google transamazonica 2009 ou no site [url]www.cameltrophy.com.br (http://www.cameltrophy.com.br)

Sérjão

eu consegui ver os relatos no site da angola off road, mas não consegui entrar no site nem com reza braba :parede:

SÉRGIO HOLANDA
28/02/2009, 21:46
:pensativo::pensativo::pensativo:

muito doido!!!

eu consegui ver os relatos no site da angola off road, mas não consegui entrar no site nem com reza braba :parede:

lealrenato
28/02/2009, 21:52
serjao

e ai tudo bem ???

explica uma coisa pra mim:putz:

em manaus todo mundo volta de viao e despacha o carro em carreta???

vc, por exemplo, como vai fazer??

[ ]'s

Bruno Sander
28/02/2009, 23:07
Já estamos em Manaus...
Agora, é só decidir se vamos de balsa até Santarém ou se voltaremos pela Br319 até Humaitá...
Amanhã decidiremos!

dalmolin
01/03/2009, 09:55
E teve barro nesse troço ae ? :mrgreen:

ou o serjao foi molhando a estrada com o caminhao pipa pra umas fotos ?

hahah :pipoca:

Bruno Sander
01/03/2009, 12:45
Dê uma olhadinha nas fotos.
Elas falam por sí!
Ainda com um Boto cor de rosa de "Brinde"...

carioca10
01/03/2009, 13:48
[/URL][URL]http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=32133 (http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=32133)

Domingo, 01/03/2009, 12:43h

Hilux a gasolina supera Frontier a diesel

Quando a Chevrolet lançou a S10 bicombustível, em fevereiro de 2007, ninguém acreditou. Parecia um tiro no pé. Afinal, na época, 94% do mercado de picapes médias era dominado por versões com cabine dupla, tração 4x4 e motor a diesel. O argumento da GM era plausível: cobrar R$ 25 mil a menos para oferecer a picape com capacidade de carga reduzida, mas que poderia ser abastecida com gasolina ou álcool.

Derrubava a promessa de longevidade e economia do motor a diesel. E a GM estava certa. De 2006 para 2007, quando chegou a S10 "flex", as vendas da líder cresceram 20%. Em 2008, a alta foi ainda maior: 39% (31.437 unidades no ano).

Enquanto isso, a vice-líder, a Toyota Hilux, contentava-se com um crescimento médio de 11% (21.731 unidades em 2008 ). A Toyota, porém, mostrou por que atropelou a GM nas vendas globais e chegou ao topo. Viu o sucesso da S10 e investiu os últimos dois anos no seu motor a gasolina. Agora lança uma versão 4x2 por R$ 74.873, ou R$ 17.631 a menos que a mesma versão SR, mas a diesel.

Para compensar essa diferença, o dono teria de rodar 70 mil quilômetros para começar a poupar dinheiro com o diesel. Na prática, você precisaria ficar ao menos quatro anos e meio sem trocar a picape, considerando que o brasileiro roda, em média, 15 mil quilômetros por ano. Isso sem contar o seguro alto da versão a diesel.

Já a Nissan não apostou no motor a gasolina. Teve muito trabalho --e despesa-- para transferir a produção da fábrica da Tailândia para a de São José dos Pinhais (PR). Dos males, o menor. Produzindo aqui, a Nissan reduziu o custo e oferece uma picape cabine dupla e 4x4 por R$ 105.290, R$ 6.500 a menos que a Hilux SRV a diesel argentina.

(Uol/Folha de S. Paulo)

dalmolin
01/03/2009, 13:56
Elas falam por sí!
Ainda com um Boto cor de rosa de "Brinde"...o serjao eh o melhor cara de molhar estrada que eu ja vi :shock: :-D

lealrenato
01/03/2009, 14:17
Elas falam por sí!
Ainda com um Boto cor de rosa de "Brinde"...

:stop:bruno

teve algum momento q vc sentiu falta do snorkel:pensativo::pensativo::?::?:

[ ]'s

carioca10
01/03/2009, 14:21
Pelo site da ANFAVEA (ou/nov/dez de 2008 e jan/2009):

Frontier a diesel: 350 + 548 + 269 + 369 = 1.536
Hilux a gasolina: 173 + 303 + 212 + 98 = 786

Será que a Folha disse isto mesmo?

carioca10
01/03/2009, 17:35
O sentido da "superação" segundo o articulista é em "custo x benefício".

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/veiculos/cv0103200901.htm (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/veiculos/cv0103200901.htm)

Título: Assim na terra como no asfalto

Subtítulo: Versátil e mais barata, Toyota Hilux a gasolina supera Nissan Frontier brasileira a diesel na relação entre custo e benefício

http://img7.imageshack.us/img7/2190/v0103200901.th.jpg (http://img7.imageshack.us/my.php?image=v0103200901.jpg)

Consumo de "até 14 km/l", será devido à sexta marcha manual ou a um trajeto com mais declives?

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/veiculos/cv0103200903.htm (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/veiculos/cv0103200903.htm)

ASSIM NA TERRA COMO NO ASFALTO

Frontier é mais agradável de guiar que Hilux

Turbo e injeção direta de diesel deixam Nissan esperta nas retomadas; Toyota é mais silenciosa e espaçosa

DA REPORTAGEM LOCAL

Deixando as contas de lado, o comparativo entre as picapes Toyota Hilux a gasolina e Nissan Frontier a diesel fica muito mais interessante, segundo o teste Folha-Mauá.

Apesar de a Frontier ter o motor turbodiesel mais potente da categoria (172 cv), praticamente empata com a Hilux a gasolina (158 cv) nas provas de arrancada.

Em tempo: a Frontier pesa 2.005 kg, exatamente 300 kg a mais do que a concorrente. É como lotar a picape com dois casais gorduchos e abarrotar a caçamba com bagagem e cacarecos das crianças. Quem dirige sabe como isso faz toda a diferença no desempenho.

Na retomada, porém, o turbo e a injeção direta de diesel ("common-rail") mostram a que vieram. São os grandes responsáveis pelo ótimo torque (força) de 41,1 kgfm a meros 2.000 rpm. Isso permite viajar de São Paulo ao Rio praticamente sem trocar a sexta marcha do câmbio manual.

É um conforto que a Hilux a gasolina não oferece e nunca vai oferecer. Simples: motores de ciclo Otto (gasolina ou álcool) têm torque mais baixo (24,5 kgfm) e funcionam bem em giros mais altos -na Hilux, seu pico está a 3.800 rpm.

Isso cobra mais reduções de marcha e esticadas sem medo de ser feliz. Mesmo que o câmbio de cinco velocidades da Toyota seja um tanto competente.

Essa "pequena" diferença também explica o motivo do baixo consumo de diesel na estrada -até 14 km/l. Com o litro de diesel custando cerca de R$ 2,10, é até reconfortante encher o tanque de 80 litros gastando pouco mais de R$ 150.

A sogra sofre

Há um problema crônico nas picapes médias que montadora nenhuma se atreve a resolver.

Quem senta atrás sofre. E sofre muito. O banco é baixo e não permite que você apoie as coxas. Para ir a Santos, até vá lá. Mas não pense em levar a sogra para passear naquele banquinho de jardim de infância até Caraguatatuba.

Segundo as montadoras, a questão é física. Com um avantajado eixo cardã (transfere a força para as rodas traseiras) e um vão livre do solo de pelo menos 320 mm, não sobra muito espaço para rebaixar o assoalho e levantar o assento. A menos que alguém coloque um teto de Sprinter numa picape. Aí, talvez, seja possível elevar o banco uns dois dedos. E já está.

Na frente, a conversa muda de figura. Há mais espaço para as pernas e para a cabeça. Mas não pense que essas picapes são limusines, apesar de combinarem no comprimento de 5,3 m. Estão longe do conceito americano "living large" (vivendo à vontade, sem o pé da letra).

Vazias, Frontier e Hilux pulam além da conta e flutuam acima de 120 km/h. Mas nada pior que uma Ranger ou uma S10. A solução? Passe numa loja de material de construção, compre dez ou doze sacos de cimento e encha a caçamba. Se dizem que funcionava no Opala, há de funcionar nessas picapes também.

(FABIANO SEVERO)

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br 0/xx/11/4239-3092

SÉRGIO HOLANDA
02/03/2009, 09:54
Renatão,

em Fevereiro os rios ainda não tomaram muita água, como em Abril (ano passado foi em Abril), então não teve necessidade alguma de snorkel, mas vindo em Abril precisa sim!!!

Sérjão

:stop:bruno

teve algum momento q vc sentiu falta do snorkel:pensativo::pensativo::?::?:

[ ]'s

LôôK
03/03/2009, 20:32
Pessoal, ouvi falar que a Nissan estava estudando lançar uma Frontier tipo a L200 Savana. Que viria com snorkel!
Isso procede? Alguem ouviu algo a esse respeito?
Achei balela, mas como a pessoa era proprietaria de uma SEL e disse que foi em uma revisão na Nissan que esse papo surgiu!

Joao Nogueira
03/03/2009, 22:25
Pessoal, ouvi falar que a Nissan estava estudando lançar uma Frontier tipo a L200 Savana. Que viria com snorkel!
Isso procede? Alguem ouviu algo a esse respeito?
Achei balela, mas como a pessoa era proprietaria de uma SEL e disse que foi em uma revisão na Nissan que esse papo surgiu!
LôôK , Não sei se procede pois no site oficial da NISSAN não há informaçoes a respeito, agora quanto ao SNORKEL a empresas especializadas na instalação. Segue modelos e valores da FRONTIER .

XE 4X2 MTACR$ 77.590,00XE 4X2 MTAC + ELETR + SEG1R$ 83.190,00XE 4X2 MTPM + ACR$ 78.590,00XE 4X2 MTPM + AC + ELETR + SEG1R$ 84.190,00SE 4X2 MTSEG2R$ 91.990,00SE 4X2 MTPM + SEG2R$ 92.990,00SE 4X4 MTSEG2R$ 97.190,00SE 4X4 MTPM + SEG2R$ 98.290,00LE 4X4 MT R$ 101.290,00LE 4X4 MTLUXURYR$ 105.290,00LE 4X4 MTPMR$ 102.290,00LE 4X4 MTPM + LUXURYR$ 106.290,00LE 4X4 AT R$ 107.390,00LE 4X4 ATLUXURYR$ 111.390,00LE 4X4 ATPMR$ 108.390,00LE 4X4 ATPM + LUXURYR$ 112.390,00
Opcionais:

PM = Pintura Metálica
AC = Ar condicionado
ELETR = Vidros elétricos nas 4 portas e keyless.
SEG1 = Freios ABS com EBD, Airbags frontais para motorista e passageiro e cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionadores.
SEG2 = Airbags frontais para motorista e passageiro e cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionadores.
LUXURY = Luxury Pack: Bancos, volante e manopla do câmbio com acabamento em couro, CD Changer (6 CDs) com MP3 e entrada auxiliar, Faróis de Xénon, Sistema de fixação de carga Cargo Channel e Retrovisor eletrocrômico com bússola digital integrada.

Bruno Sander
06/03/2009, 21:51
Pessoal...
Desculpe o sumiço do Fórum.
Eu resolví VOLTAR SOZINHO PELA Br319 (de manaus a Humaitá)...
Resultado: Deu tudo certo!
Hoje estou em Cuiabá (em direção a BH).
O único problema que tive foi excesso de lama dentro do alternador que gerou (ou não gerou) falta de carga na bateria e, consequentemente, parei!
Mas, passou um carro e fiz uma "chupeta" na bateria e deu tudo certo...

Portanto: Desmistificando a Br319... Conseguí vencê-la sozinho, de Manaus a Humaitá em 2 dias e meio.

Chegando a BH posto mais fotos...

davidss6
06/03/2009, 22:10
Brunão que bom q retornou na paz.. Mto gente no forum ficou preocupado de vc ter sido comido por uma onça.. hehehehehe :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Dpois posta as fotos pra galera!!!

Abracos

David

Bruno Sander
06/03/2009, 22:23
Rapaz...
Valeu pelo apoio!
Deu tudo certo no meu retorno.
A estrada piorou bastante em relação ao dia em que fomos. Choveu sem parar e os atoleiros ficaram feios, 02 pontes cairam (mas foram colocadas madeiras que permitiram a passagem) e abriu um buraco que "comeu" metade da estrada!
Tirei fotos de tudo...
Inclusive, tive a oportunidade de estrear meu guincho num atoleiro que "cobriu" os 04 pneus da Picape!

Mas, a aventura valeu a pena...
Ps. Ainda acampei sozinho na selva e não ví nenhuma onça!

ubuntu2009
06/03/2009, 22:58
espera pegar um pouco de tranco, desgastes, manutenção cara e falta de peças na concessionaria... ai muda de figura ou melhor compra-se outra! pra quem pode.

Alexandre Souto
07/03/2009, 00:03
Rapaz...
Valeu pelo apoio!
A estrada piorou bastante em relação ao dia em que fomos. Choveu sem parar e os atoleiros ficaram feios, 02 pontes cairam (mas foram colocadas madeiras que permitiram a passagem) e abriu um buraco que "comeu" metade da estrada!
Tirei fotos de tudo...
Inclusive, tive a oportunidade de estrear meu guincho num atoleiro que "cobriu" os 04 pneus da Picape!

Parabens por concluir toda essa aventura Bruno, certamente mto apredizado.

Boa viagem de volta a BH! e posta as fotos das loucuras!

[]'s e tudibao!!!

davidss6
07/03/2009, 07:59
Rapaz...
Valeu pelo apoio!
Tirei fotos de tudo...

Acampou sozinho na selva??!?! Tu tava querendo mesmo ser comido pela onça hemmmmm heheheheheheh :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cara deve ter sido massa demais. Eu to aqui pto pq nao peguei o melhor trecho da expedição. Mas ta valendo. Ano que vem tem mais e de preferencia numa data mais pra frente, pra dar tempo da chuva estragar bem as estradas...

O problema que tu relatou no alternador, foi no meio da 319???

No mais cara, boa sorte e bom retorno até BH!!!!

Bruno Sander
09/03/2009, 21:25
Cheguei bem em BH...
Já estou de volta ao trabalho (Infelizmente).

Como eu havia relatado, na viagem de volta correu tudo bem.
Tirando o problema do excesso de lama no alternador, e resto foi bem "Light".

Nesta época do ano, com a quantidade de chuva escassa como está, não ví nenhum "Grande obstáculo" ou mesmo dificuldade excessiva que QUALQUER carro com uma boa altura livre do solo não possa transpôr.

E, prá ser mais específico ainda:
DÁ FORMA COMO FIZEMOS (COM AS ESTRADAS NAS CONDIÇÕES EM QUE ESTÃO) NEM É PRECISO TER UM 4X4 PARA IR - POR TERRA - DE BH A MANAUS!
Claro que haverá uma ou outra atolada... Mas dá prá fazer sim, com certeza.
Quem sabe, tirando os para-choques, até de Fiat Uno dá prá ir (Risos)...

Resumindo: Passei (em comboio) pelas Brs 163, 230 e 319 (Cheguei a 4km de Humaitá sem nem mesmo engatar o 4x4)... e ainda voltei SOZINHO pela Br319 (70% do tempo debaixo de chuva) e... Não achei nenhum "Bicho de 7 cabeças" não.
Qualquer carro com boa altura livre do solo (acompanhado) faz!
E, acredito eu que, qualquer 4x4 (bem preparado) faz SOZINHO.

Portanto: Valeu pela paisagem e os novos lugares que conhecí, mas, não foi nem 30% do que eu esperava enfrentar no quesito "Desafio Off-Road"...

Quem sabe no próximo ano melhora... Quer dizer, piora (Risos).

Alexandre Souto
09/03/2009, 21:50
BOOOOOOa Brunao!!!!!

Mto bom camarada, parabens por concluir esta etapa( a volta) sem problemas.

Mto bom cara, pode contar mtas historias pra todos!!!!

Sobre oque voce falow da estrada estar "boa", depende so das chuvas, com poucos dias de chuva pode virar outra estrada neh?!?!? Deve ser uma aventura sem tamanho :pensativo:

grande abraco e tudo de bom ai em BH!!!!!

llcima
09/03/2009, 21:55
valeu Bruno.
se tem uma coisa que marca nossas vidas sao as aventuras em viagens deste genero. sao historias para vida toda.
Sempre fiz viagens assim de moto..e as fotos sao recordacoes impares.. te garanto que este virus te pegou...e nao tem cura...vais ver.....
mas cade as fotos.....
leandro cima
ctba-pr

Loiro
09/03/2009, 21:55
Parabens!
E quanto a completar sozinho, nao é problema! Basta ter muita coragem!
Agora pouco tava lendo um relato de 3 caras sozinhos em uma L-200 com guincho estragado ainda, fizeram a Transamazonica sem grandes problemas.
Em 2010 ou 2011 eu e o pai iremos fazer a rota, de preferencia junto com o pessoal do Forum. O unico problema é o tempo: temos que sair daqui uns 5 dias antes! :mrgreen:
[]´s se preparando para o futuro!

Walter L. L. Casitta
09/03/2009, 22:04
Pior que a Transamazônica é a estrada de BH até Cuiabá em meio aos caminhões e buracos. Então o Bruno merece parabéns em dobro. :mrgreen:

Bruno Sander
10/03/2009, 10:13
Pior que a Transamazônica é a estrada de BH até Cuiabá em meio aos caminhões e buracos. Então o Bruno merece parabéns em dobro. :mrgreen:
Nem me fale...
Nunca ví tanto caminhão igual aos que trafegam entre Cuiabá e Alto Araguaia.
Chega a dar medo!
Acho que foi mesmo a parte mais difícil de toda a viagem...

Bruno Sander
10/03/2009, 10:50
Segue algumas fotos mais...
Assim que eu reduzir o tamanho do arquivo das outras fotos eu postarei.

Anthoniusnikos
10/03/2009, 12:04
E aí Bruno, largou o copiloto na selva para os bichos matarem a fome ? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços
Anthon

Bruno Sander
10/03/2009, 12:14
E aí Bruno, largou o copiloto na selva para os bichos matarem a fome ? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços
Anthon
Rapaz...
Pois você acredita que o "bichinho" amarelou de voltar sozinho pela Br319 e voltou de avião de Manaus!
Fazer o quê...

Bruno Sander
10/03/2009, 13:09
Estas são da "atoladinha" que dei, SOZINHO, na volta...
Na Br319.
O guincho valeu cada centavo!

lucca netto
10/03/2009, 13:43
Parabéns ao Serjão e toda a frota pela conclusão da viagem com sucesso! Nós mortais que ficamos aqui estamos ansiosos por fotos e vídeos!

Mais parabéns ainda pro Bruno pela coragem de voltar sozinho pela 319! Conta aí guri!

Abraços.

davidss6
10/03/2009, 18:10
fala Brunao, o serjão falou do aperto que tu passou na 319, com o alternador bixado e esperando horas até a pick-up da embratel passar por lá p/dar um help. Que barra e ao mesmo tempo que sorte cara...

Uai cara, quem do seu carro que pulou fora e veio de avião de Manaus?? O diogo??

Aquela solução do celular ficou massa. Os videos ficaram muito bons!!

Abracos

Jera
10/03/2009, 18:23
já tem video??? onde?

davidss6
10/03/2009, 18:27
Na Net ainda não. Mas em breve a moçada vai fazer as compilações pra lançarmos no site, na seção de vídeos.. :concordo:

Bruno Sander
12/03/2009, 10:46
fala Brunao, o serjão falou do aperto que tu passou na 319, com o alternador bixado e esperando horas até a pick-up da embratel passar por lá p/dar um help. Que barra e ao mesmo tempo que sorte cara...

Uai cara, quem do seu carro que pulou fora e veio de avião de Manaus?? O diogo??

Aquela solução do celular ficou massa. Os videos ficaram muito bons!!

Abracos
Pois é, rapaz...
Como eu falei aquí antes, entrou bastante lama no alternador da Picape. Ele parou de gerar carga, e, na Terça de manhã, entre a quinta e a sexta torre da Embratel a Ivete apagou!
Eu já havia combinado com o Rainer (Dono da Troller de Manaus) que, caso até Quinta a noite eu não desse notícias... Ele mandaria uma "equipe de resgate" me ajudar. Portanto, mesmo se tivesse que acampar por alguns dias na mata, eu estava tranquilo!
Fiquei 24hs com a Ivete parada (acampado)... Mas, pelo menos agora, posso dizer que acampei sozinho, na mata, em plena Br319!

Outra coisa:
No Site Camel Trophy (10 dia) o Serjão disse:
"Ao entrarmos na fazenda percebi que a Nissan do Bruno não estava mais no local. Perguntei ao grupo o que aconteceu e disseram que o Bruno ao meio-dia desmontou o acampamento e partiu sozinho em direção a próxima torre para acampar e pescar, ou seja, abandonou o grupo e seguiu sozinho por uma estrada perigosa e sem conhecimento da região."

O que ele disse não é de todo verdadeiro!
Gostaria de poder escrever a minha versão no Camel Trophy. Posso ????

Não saí meio-dia. Saí quase 17hs.
Não fui a próxima torre, mas 02 torres depois de onde estávamos.
Não abandonei o grupo. TODOS concordaram que eu fosse. Perguntei antes de ir!
E ele "esqueceu-se" de dizer a razão: O Chicão (dono do local onde estava o acampamento), na noite anterior, bebeu todas e mais um pouco e ficou muito agitado e agressivo. Na manhã seguinte (no dia em que seguí adiante) ele já amanheceu bebendo e passou assim boa parte do dia (chegou a sair e comprar mais duas garrafas de cachaça).
Como havia uma Mulher em meu grupo, não achei muito conveniente permanecer alí!
Foi isto!
E, todos sabiam onde eu estava aguardando o Comboio..
Não "abandonei" ninguém, só fui um pouco mais adiante antes deles!

E, de qual "estrada perigosa" o Serjão estava se referindo ????
Daquela pela qual voltei TODO O PERCURSO sozinho ????

Bruno Sander
12/03/2009, 11:28
E outras fotos mais...

Doc Boss
12/03/2009, 13:19
Bruno,

Sou um leitor assíduo deste seu tópico pois você tem a coragem de fazer com sua picape o que muitos de nós só ficam na vontade... Tanto nas modificações, como nesta fantástica empreitada que você terminou há pouco. Meus sinceros Parabéns!

Observei que além de você estar muito bem calçado com pneus MT (All Terrain) foi mais do que prevenido em providenciar mais 4 rodas montadas com pneus MUD (me corrija se eu estiver errado).

Então pergunto:

Mesmo se chovesse mais, como esperado, você acha que daria pra encarar essa lama toda só com os MT (e o guincho, claro)? Pois ficar trocando as rodas e colocando-as na caçamba, pra depois fazer tudo isso de volta, não deve ter sido moleza!

Um grande abraço e sucesso.

sergiomfff
12/03/2009, 14:04
Pois é, rapaz...

....
Daquela pela qual voltei TODO O PERCURSO sozinho ????[/quote]

Bruno
No seu caso é 100%
Me diz uma coisa, você é muito individualista ou ninguém acompanha o seu raciocínio? seu copiloto e seu Zequinha te abandonaram; eles temeram :shock: pela dificuldade ou não aguentaram mais o Dr Bruno? :cry:

Abs.

dudu83
12/03/2009, 14:17
gostaria de tecer dois comentarios sobre a aventura do Bruno Sander...

- nesses dias que vcs fizeram o trecho humaita-manaus pela br 319 choveu menos do que o normal, digo isso pq ano passado os rios estavam dois metros acima do que estao este ano nesta epoca, (sei disso pq estou fazendo as pontes entre humaita e porto velho e estou semanalmente fazendo vistoria nos rios)..

- foi uma tremenda irresponsabilidade percorer este trecho sozinho...

parabens pelas fotos quando puder mande mais...

davidss6
12/03/2009, 16:19
Pois é, rapaz...
Como eu falei aquí antes, entrou bastante lama no alternador da Picape. Ele parou de gerar carga, e, na Terça de manhã, entre a quinta e a sexta torre da Embratel a Ivete apagou!
Eu já havia combinado com o Rainer (Dono da Troller de Manaus) que, caso até Quinta a noite eu não desse notícias... Ele mandaria uma "equipe de resgate" me ajudar. Portanto, mesmo se tivesse que acampar por alguns dias na mata, eu estava tranquilo!
Fiquei 24hs com a Ivete parada (acampado)... Mas, pelo menos agora, posso dizer que acampei sozinho, na mata, em plena Br319!

Outra coisa:
"Ao entrarmos na fazenda percebi que a Nissan do Bruno não estava mais no local. Perguntei ao grupo o que aconteceu e disseram que o Bruno ao meio-dia desmontou o acampamento e partiu sozinho em direção a próxima torre para acampar e pescar, ou seja, abandonou o grupo e seguiu sozinho por uma estrada perigosa e sem conhecimento da região."

E ele "esqueceu-se" de dizer a razão: O Chicão (dono do local onde estava o acampamento), na noite anterior, bebeu todas e mais um pouco e ficou muito agitado e agressivo. Na manhã seguinte (no dia em que seguí adiante) ele já amanheceu bebendo e passou assim boa parte do dia (chegou a sair e comprar mais duas garrafas de cachaça).
Foi isto!

poxa cara, que situação paia... Mas o chicão chegou a fazer alguma coisa?? Reparei que o bixo era meio cachaceiro mesmo.. :-D:-D Mas pareceu tranquilo.. E também tinha mais 5 homens lá, se ele tentasse alguma coisa a situação ficaria feia pro lado dele heheheheh :mrgreen::mrgreen:

Mas tu fez certo de sair. Acho até que era uma situação para você tentar reunir o grupo e sugerir a todos uma mudança de local, afinal, além da fer tinha a esposa do volmir de mulher. Imagina se depois que tu saisse o cara tentasse alguma coisa com ela? Ia ser menos gente pra segurar..

Com relaçao ao site cara, fica tranquilo cara. O espaço é da galera! Já editei lá (depois da uma conferida) e tirei a parte do relato do Serjão ao invés de acrescentar as suas considerações. Isso porque penso que a pessoa que acessa a página quer saber da aventura em si e não as ações individuais de cada um no grupo. Mas se tu fizer questão, publico sem problemas cara, blz???.

Bixo tu pode ate nao ter achado aquela estrada perigosa cara, mas qdo eu vi o cara da BMW, grudado na lama com a mulher e a criança com fome e sem agua a primeira coisa que pensei foi no FDP que falou pra eles que tinha possibilidade deles conseguirem atravessar aquela estrada... As vezes o sem perigo pra uma pessoa (que ta preparada, levando suprimentos, guincho, equipamentos de resgate etc...) pode ser muito perigoso pra outro sem preparo..

Depois vou baxar na sua casa ai :concordo::concordo::concordo::concordo:

Abracos
David

Igor Rodas
12/03/2009, 20:48

Amigo Bruno, primeramente, parabens pela bela aventura que voce fez, imagino que pegou o gosto e ja estara rolando na tua cabeça qual sera a proxima viagem. Mas acho que não é bom subestimar os risgos. Graças a Deus, vocé coneguiu façer o retorno pela 310 sozinho e não teve maiores problemas, mas, os perigos existem com certeça, e como disse antes, nestas aventuras nunca é bom subestimar os riscos.
Novamente parabens pela sua viagem.
Saludos Igor.

SÉRGIO HOLANDA
12/03/2009, 21:32
Valeuzzz lucca...

Sobre o Bruno voltar sozinho, sim foi muita coragem, mas não é algo indicado, ainda mais com um veículo com muita eletrônica.

Abraços,

Sérjão

Parabéns ao Serjão e toda a frota pela conclusão da viagem com sucesso! Nós mortais que ficamos aqui estamos ansiosos por fotos e vídeos!

Mais parabéns ainda pro Bruno pela coragem de voltar sozinho pela 319! Conta aí guri!

Abraços.

SÉRGIO HOLANDA
12/03/2009, 21:41
Outra coisa:

Foi isto!

Bruno,

como falei com você no dia em que nos encontramos na estrada, você deveria ter ficado com o grupo, até porque você estava com uma mulher em seu carro, mas deixou outra no acampamento, ou seja, se existia algum perigo você e seu grupo seriam mais três a ajudar os demais, de modo que não justifica a sua saída, demostrando assim que o espiríto de trabalho em grupo não prevaleceu. Este é o meu pensamento, pois jamais deixaria meus conpanheiros, ainda mais se acho que existe algum perigo para eles.

Abraços,

Sérjão

Daniel.Shimomoto
12/03/2009, 22:36
Bruno,

como falei com você no dia em que nos encontramos na estrada, você deveria ter ficado com o grupo, até porque você estava com uma mulher em seu carro, mas deixou outra no acampamento, ou seja, se existia algum perigo você e seu grupo seriam mais três a ajudar os demais, de modo que não justifica a sua saída, demostrando assim que o espiríto de trabalho em grupo não prevaleceu. Este é o meu pensamento, pois jamais deixaria meus conpanheiros, ainda mais se acho que existe algum perigo para eles.

Abraços,

Sérjão

Como diz os Fuzileiros Americanos..."Semper fi"

Serjão!

Bom ter você de volta!

Abs!!!

SÉRGIO HOLANDA
12/03/2009, 22:52
Isso ai meu amigão...

Sérjão
Como diz os Fuzileiros Americanos..."Semper fi"

Serjão!

Bom ter você de volta!

Abs!!!

Bruno Sander
13/03/2009, 08:30
Quando disse que voltei SOZINHO estava me referindo a apenas meu carro (sem nenhum outro).
Meu "Zequinha" voltou comigo.
O meu co-piloto foi despachado (via aérea) de Manaus.
E SIM, com certeza sou uma pessoa bem "individualista".
Nunca neguei isto!

sergiomfff
13/03/2009, 12:02
Quando disse que voltei SOZINHO estava me referindo a apenas meu carro (sem nenhum outro).
Nunca neguei isto!

Críticas à parte o que você fez foi emocionante afinal o que seria da memória se todas as vivências fossem programadas; a nossa cabeça fixa mais as emoções ímpares e a tal quebra do alternador foi só mais uma pimentinha.
Viagem de avião é só uma viagem, mas se pega uma turbulência do c vc nunca mais esquece.
A expedição em sí já foi inesquecível a sua decisão da volta foi fantástica deu um ual!
Parabéns.

Loyer
13/03/2009, 12:18
poxa cara, que situação paia... Mas o chicão chegou a fazer alguma coisa?? Reparei que o bixo era meio cachaceiro mesmo.. :-D:-D Mas pareceu tranquilo.. E também tinha mais 5 homens lá, se ele tentasse alguma coisa a situação ficaria feia pro lado dele heheheheh :mrgreen::mrgreen:

Mas tu fez certo de sair. Acho até que era uma situação para você tentar reunir o grupo e sugerir a todos uma mudança de local, afinal, além da fer tinha a esposa do volmir de mulher. Imagina se depois que tu saisse o cara tentasse alguma coisa com ela? Ia ser menos gente pra segurar..

Com relaçao ao site cara, fica tranquilo cara. O espaço é da galera! Já editei lá (depois da uma conferida) e tirei a parte do relato do Serjão ao invés de acrescentar as suas considerações. Isso porque penso que a pessoa que acessa a página quer saber da aventura em si e não as ações individuais de cada um no grupo. Mas se tu fizer questão, publico sem problemas cara, blz???.

Bixo tu pode ate nao ter achado aquela estrada perigosa cara, mas qdo eu vi o cara da BMW, grudado na lama com a mulher e a criança com fome e sem agua a primeira coisa que pensei foi no FDP que falou pra eles que tinha possibilidade deles conseguirem atravessar aquela estrada... As vezes o sem perigo pra uma pessoa (que ta preparada, levando suprimentos, guincho, equipamentos de resgate etc...) pode ser muito perigoso pra outro sem preparo..

Depois vou baxar na sua casa ai :concordo::concordo::concordo::concordo:

Abracos
David

David com base nos relatos do Bruno (ele disse que qualquer 4x2 com boa altura faz o trajeto) alguns amigos aqui do fórum estão se reunindo para o ano que vem fazer o trajeto com essa linha ´´off road´´ das montadoras.
Já temos na lista:
Uno mille Way
Palio adventure
Strada adventure
Gol rallye
Peugeot 206 escapade
Ainda estamos atrás de um Celta off road e Fiesta Trail.
A tem tb um fusca do nosso amigo shimomoto.

kkkkkkkkkkkkkkk

Essa sim vai ser uma expedição do FREVO!

Abraço.

Maranguas
13/03/2009, 12:22
David com base nos relatos do Bruno (ele disse que qualquer 4x2 com boa altura faz o trajeto) alguns amigos aqui do fórum estão se reunindo para o ano que vem fazer o trajeto com essa linha ´´off road´´ das montadoras.
Já temos na lista:
Uno mille Way
Palio adventure
Strada adventure
Gol rallye
Peugeot 206 escapade

kkkkkkkkkkkkkkk

Abraço.

Peraí... tou dentro

Conhece alguém q coloque um snorkel no Fit cvt ?

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 12:29
Ano que vem vou no Palio da patroa...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Sérjão

Já temos na lista:
Uno mille Way
Palio adventure
Strada adventure
Gol rallye
Peugeot 206 escapade

kkkkkkkkkkkkkkk

Abraço.

AKPG
13/03/2009, 13:00
Já temos na lista:
Uno mille Way
Palio adventure
Strada adventure
Gol rallye
Peugeot 206 escapade

kkkkkkkkkkkkkkk

Abraço.

Eu havia prometido para mim mesmo que não iria postar mais nada neste topiCUzinho, pois aqui não tem nada de interessante. Mas, como agora o assunto está ficando sério, resolvi escrever uma mensagem. :mrgreen:

Loyer, não se esqueça de mim. Irei de zeca com o Shimomoto. Vamos organizar esta expedição direito, ok? Quem vai ser o lider da expedição??:twisted:

AKPG
13/03/2009, 13:04
Peraí... tou dentro

Conhece alguém q coloque um snorkel no Fit cvt ?

Não conheço mas vou pesquisar. Se eu souber de algo, te aviso. :mrgreen:

Também estou precisando saber onde comprar pneus BF MUD para colocar no fusca. Alguém sabe onde vende? Ou será que não precisa??? :mrgreen:

Bruno Sander
13/03/2009, 13:11
Sérgio,
Obrigado pelo seu relato e incentivo.
Valeu MUITO a pena voltar sozinho e, com certeza, faria de novo.
É mais uma história prá contar!

Ao restante:
Passamos várias vezes por diversas D20 e F100 (4x2) trafegando tranquilamente nos nossos "trechos off-road" e ainda tivemos que sair da frente por várias vezes para eles passarem!
Até Humaitá eu fui sem NECESSITAR acionar o 4x4 da Picape...
E na 319 basta dizer que na ida passamos por um BMW e por um Francês numa Van Motorhome...
E, na volta, além de vir sozinho, ainda encontrei com o pessoal da BMW, desta vez num Fiat PALIO a cerca de 250km de Humaitá (indo a Manaus).
Então, nestas condições de estrada, QUALQUER 4x2, com boa altura livre do solo, faz esta viagem.
Com estes "Adventures" da Fiat (com Bloqueio) seria bem divertido (e trabalhoso)... Mas, com um grupo de 04 carros e uns "doidos" bem animados, até eu iria de Strada Adventure!
Certamente assim teríamos algumas "emoções" bem mais off-road que com nossos 4x4.

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 13:11
Não precisa não...vai de ATs mesmo...

Não conheço mas vou pesquisar. Se eu souber de algo, te aviso. :mrgreen:

Também estou precisando saber onde comprar pneus BF MUD para colocar no fusca. Alguém sabe onde vende? Ou será que não precisa??? :mrgreen:

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 13:27
Sérgio,
Obrigado pelo seu relato e incentivo.
Valeu MUITO a pena voltar sozinho e, com certeza, faria de novo.
É mais uma história prá contar!

Ao restante:
Passamos várias vezes por diversas D20 e F100 (4x2) trafegando tranquilamente nos nossos "trechos off-road" e ainda tivemos que sair da frente por várias vezes para eles passarem!
Até Humaitá eu fui sem NECESSITAR acionar o 4x4 da Picape...
E na 319 basta dizer que na ida passamos por um BMW e por um Francês numa Van Motorhome...
E, na volta, além de vir sozinho, ainda encontrei com o pessoal da BMW, desta vez num Fiat PALIO a cerca de 250km de Humaitá (indo a Manaus).
Então, nestas condições de estrada, QUALQUER 4x2, com boa altura livre do solo, faz esta viagem.
Com estes "Adventures" da Fiat (com Bloqueio) seria bem divertido (e trabalhoso)... Mas, com um grupo de 04 carros e uns "doidos" bem animados, até eu iria de Strada Adventure!
Certamente assim teríamos algumas "emoções" bem mais off-road que com nossos 4x4.

Bruno, ^me desculpe mas você está sendo leviano em suas declarações, faças por parte!!!

Diga que em condições normais é possível ir de 4x2 em veículos baixos em determinados trechos...aquele final antes de Humaitá, tem certeza que um 4x2 normal passaria por ali??? você mesmo em 4x2 ficou!!! Pense bem no que você está dizendo, você mesmo atolou em 4x4 com Ats e com lift, você vai dizer que a BMW e o Palio irão chegar em Manaus??? Por favor seja inteligente em seus comentários. Eles nunca chegarão e se você não alertou eles sobre o que tinham pela frente foi leviano!!! A BMW eu reboquei de volta quando fui para Porto Velho, a Van era uma Toyota 4x4 com motor D4D e reduzida, apenas baixa e com pneus de asfalto e se você bem lembra a reboquei em vários atoleiros. Lembre, era 4x4 e o motorista muito louco!!! Mas mesmo assim ficou em vários atoleiros e saiu puxado pela Hilux... Como a 319 está em manutenção a maior parte do trajeto é possível se fazer, mas a 190km de Manaus não passa!!!

Brincadeiras a parte, digo que nas chuvas até 4x4 não consegue passar fácil, você esteve a primeira vez na região, conversou pouco com as pessoas de lá, não sabe o que é bagaceira de verdade. Pena que não estava na Trans-Uruará para andar em 4x2, como tive de fazer por obrigação, pois gostaria muito de ver sua performance nesse trajeto em 4x2, inclusive subindo as ladeiras que nem o Troller curto, traçado e com Muds conseguiu de primeira, lembre que a experiência do Volmir é grande como piloto, como mostorista, inclusive de caminhão na própria região. Agora eu iria junto com você, para garantir que a 4x4 não fosse acionada em nenhum momento!!! Como você bem disse, embora em alguns momentos o som que saia de seu veículo era de uma primeira reduzida, mas você jurando que estava de 4x2!!!

Faça esse trajeto em uma adventure entre Março e Abril, mas claro, a Mãe Naureza pode estar ao seu lado e deixar tudo tranquilo, mas não é assim que a banda toca. Tenha cuidado com suas declarações, pois muitos podem ler e se aventurar. Você mesmo ficou a espera de ajuda em seu carro preparado, imagina em um veículo normal.

Abrs,

Sérjão

edubelem
13/03/2009, 14:52
Não precisa não...vai de ATs mesmo...

Não precisa não, vai com aqueles originais do fusca 69, aqueles bem fininhos que chamavam de lombriga he he he he...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Walter L. L. Casitta
13/03/2009, 15:02
Não precisa não, vai com aqueles originais do fusca 69, aqueles bem fininhos que chamavam de lombriga he he he he...

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

É! Qualquer coisa leva uma corda e entrelaça nos pneus traseiro que vence qualquer.:concordo:

Fernanda Estanislau
13/03/2009, 15:15
Meninos, não estou entendendo este clima.... Primeiro para as demais pessoas do Fórum, acompanho vcs a muito tempo.... sempre vejo as brigas e me pergunto se tanta agressividade as vezes não se trata apenas de uma forma de apimentar o Fórum.
Mas diante do assunto da BR319, não poderei simplesmente ler... Afinal eu estava lá, e posso garantir à todos que foi um ótimo passeio, tirei inúmeras fotos, conheci ótimas pessoas e presenciei o tamanho, a dificuldade e a pobreza de todo o percurso.
Quanto a suposta irresponsabilidade do Dr. Bruno, tenho que dizer para todos algo q o nosso querido Serjão já sabe e acompanhou a todo momento.
A culpa é minha... tenho pavor de balsa e para me proteger acabamos por optar em voltar por terra (MESMO PQ O PERCURSO NÃO APRESENTA GRANDES DIFICULDADES). Primeiramente havia mais um carro que iria retornar conosco, depois por imprevistos acabamos voltando sozinhos.
Obviamente que tomamos todos os cuidados possíveis, haviam varias pessoas preparadas para nos ajudar caso viéssemos a precisar e tínhamos uma ótima estrutura para ficarmos acampados... Como vcs podem perceber pelas fotos já postadas, com direito até a camarão de almoço.
Não tenho aqui a intenção de incentivar ninguém a fazer loucuras em trilhas e matas mas verdade seja dita o percurso não exigia nem metade do que foi prometido e passamos o tempo todo por carros 4X2 que vivem de fazer este mesmo percurso todos os dias.
Então o que posso dizer a todos é que programem MELHOR a época da viagem, já que todo mundo diz que tudo foi assim por uma simples sorte(o q nós do carro da Ivete, com certeza consideramos um tremendo azar) ou prepare-se para curtir outro tipo de passeio.
Ah, e não sei se vocês querem ler isso ... mas não se preocupem em levar as meninas pois o percurso é hiper tranqüilo.
Para ficar claro o nosso amigo David, voltou mais cedo porque tinha que trabalhar... o nosso querido Diogo voltou de avião porque foi expulso do carro (RS) fizemos a votação e não agüentávamos mais a reclamação qto aos mosquitos... querer ir a Amazônia e não ser picado por mosquitos é demais risos....
Os demais carros voltaram de balsa, cada um por seu motivo pessoal. Resultado “Ivete” de fato foi o único carro a fazer o percurso de volta... que diga-se de passagem com muito mais água do que o de ida e ainda com historias inesquecíveis para contar.
Deixo aqui todo o meu agradecimento ao grupo que soube compreender o motivo de todas as nossas decisões e nos apoiaram mantendo contato pelo radio e nos telefonando para saber como estávamos....
SAUDADES..... principalmente do rádio risos...

davidss6
13/03/2009, 15:16
http://3.bp.blogspot.com/_8a2bWM9pYrw/R18pPWlQPFI/AAAAAAAAAH4/oyX3ubufWrs/s400/147rallye.jpg

Ja ta prontinho, farol de milha, adesivado, pronto pra encarar a aventura:

jcmultrio
13/03/2009, 15:36
http://3.bp.blogspot.com/_8a2bWM9pYrw/R18pPWlQPFI/AAAAAAAAAH4/oyX3ubufWrs/s400/147rallye.jpg

Ja ta prontinho, farol de milha, adesivado, pronto pra encarar a aventura:
ai amigão gostei, só esta faltando um fusquinha 69 para fazer conpanhia para esta raridade nessa aventura :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Maranguas
13/03/2009, 16:25
Meninos, não estou entendendo este clima.... Primeiro para as demais pessoas do Fórum, acompanho vcs a muito tempo.... sempre vejo as brigas e me pergunto se tanta agressividade as vezes não se trata apenas de uma forma de apimentar o Fórum.
Mas diante do assunto da BR319, não poderei simplesmente ler... Afinal eu estava lá, e posso garantir à todos que foi um ótimo passeio, tirei inúmeras fotos, conheci ótimas pessoas e presenciei o tamanho, a dificuldade e a pobreza de todo o percurso.
Quanto a suposta irresponsabilidade do Dr. Bruno, tenho que dizer para todos algo q o nosso querido Serjão já sabe e acompanhou a todo momento.
A culpa é minha... tenho pavor de balsa e para me proteger acabamos por optar em voltar por terra (MESMO PQ O PERCURSO NÃO APRESENTA GRANDES DIFICULDADES). Primeiramente havia mais um carro que iria retornar conosco, depois por imprevistos acabamos voltando sozinhos.
Obviamente que tomamos todos os cuidados possíveis, haviam varias pessoas preparadas para nos ajudar caso viéssemos a precisar e tínhamos uma ótima estrutura para ficarmos acampados... Como vcs podem perceber pelas fotos já postadas, com direito até a camarão de almoço.
Não tenho aqui a intenção de incentivar ninguém a fazer loucuras em trilhas e matas mas verdade seja dita o percurso não exigia nem metade do que foi prometido e passamos o tempo todo por carros 4X2 que vivem de fazer este mesmo percurso todos os dias.
Então o que posso dizer a todos é que programem MELHOR a época da viagem, já que todo mundo diz que tudo foi assim por uma simples sorte(o q nós do carro da Ivete, com certeza consideramos um tremendo azar) ou prepare-se para curtir outro tipo de passeio.
Ah, e não sei se vocês querem ler isso ... mas não se preocupem em levar as meninas pois o percurso é hiper tranqüilo.
Para ficar claro o nosso amigo David, voltou mais cedo porque tinha que trabalhar... o nosso querido Diogo voltou de avião porque foi expulso do carro (RS) fizemos a votação e não agüentávamos mais a reclamação qto aos mosquitos... querer ir a Amazônia e não ser picado por mosquitos é demais risos....
Os demais carros voltaram de balsa, cada um por seu motivo pessoal. Resultado “Ivete” de fato foi o único carro a fazer o percurso de volta... que diga-se de passagem com muito mais água do que o de ida e ainda com historias inesquecíveis para contar.
Deixo aqui todo o meu agradecimento ao grupo que soube compreender o motivo de todas as nossas decisões e nos apoiaram mantendo contato pelo radio e nos telefonando para saber como estávamos....

Ainda mais esse fake aqui... isso aqui tá virando é um hospício :concordo::pensativo::roll:

Rogerrm
13/03/2009, 16:30
Faltou o ponto de ancoragem na frente do Fiat 149, o Fusca nois reboca mela maçaneta do capo mesmo :mrgreen:

Rogerrm
13/03/2009, 16:34
Ainda mais esse fake aqui... isso aqui tá virando é um hospício :concordo::pensativo::roll:

To indo buscar a Fanta uva e os Hot Pocket para acompanhar o flame...

jcmultrio
13/03/2009, 16:58
Faltou o ponto de ancoragem na frente do Fiat 149, o Fusca nois reboca mela maçaneta do capo mesmo :mrgreen:
legal mesmo com isso tudo so rs.rs.rs.:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Elmer_Jeep
13/03/2009, 17:11
Vamos organizar esta expedição direito, ok? Quem vai ser o lider da expedição??:twisted:

O bonitão que equipa o carro inteiro e viaja o tempo todo de 4x2 :parede:

Loyer
13/03/2009, 17:14
Eu havia prometido para mim mesmo que não iria postar mais nada neste topiCUzinho, pois aqui não tem nada de interessante. Mas, como agora o assunto está ficando sério, resolvi escrever uma mensagem. :mrgreen:

Loyer, não se esqueça de mim. Irei de zeca com o Shimomoto. Vamos organizar esta expedição direito, ok? Quem vai ser o lider da expedição??:twisted:

Bom acho que o trem vai vingar, o pessoal ta gostando da idéia.
Já recebi a confirmação de mais alguns, como FIT, LOGAN e Palio.

Líder? Tem que ser alguém que goste bastante de aparecer, sugere alguém?

Abraço.

JORIS
13/03/2009, 17:19
Bom acho que o trem vai vingar, o pessoal ta gostando da idéia.
Já recebi a confirmação de mais alguns, como FIT, LOGAN e Palio.

Líder? Tem que ser alguém que goste bastante de aparecer, sugere alguém?

Abraço.

Tô me preparando pra ir no DOBLO (né adventure não), cabe 6 co-pilotos, dá pra por as tralhas no teto, os pneus tão meio carecas más dá pra ir!

Loyer
13/03/2009, 17:20

Agora eu entendi o empenho que a Doutora defendeu o Sander tempos atrás, são amigos...

hehehe é cada uma nesse fórum.

E tinha gente jurando que era o Bruno usando outro nick. ´
É vivendo e aprendendo.

Carlos Monaco
13/03/2009, 18:00
Pessoal, acompanho o forum a algum tempo e inclusive acompanhei atentamente a expedição e com muita ansiedade para ver o diário. Realmente dever ter sido show apesar da pouca chuva.

quero deixar aqui algumas ressalva.

- Parabenizar a todos pela viajem e o Serjão por organizar
- Parabenizar o Bruno pela corragem de voltar apenas ele e uma mulher no carro
- Pelo que vejo o Bruno deve ter sido alertado pelo Serjao e por outros do risco que seria assumido em transpor esta estrada sozinho
- Bruno com adulto, vacinado, e responsável pelos seus atos sabia a consequência e riscos desta jornada
- Na ida foram agraciados pela natureza e a falta de chuva na ida, aparentemente diferente da volta
- Como é comum em grupos existem opiniões divergentes e nem sempre o santo das pessoas "batem" por um ou outro ponto de vista
- Não sei como é a questão de segurança em relação a assaltos na região, mas acho que em um grupo de 10 pessoas fica mais seguro do que em dupla no meio do mato e todos sabemos da facilidade de se ter uma arma no Brasil (não sei se o Bruno anda armado)
- Acho um risco desnecessário do Serjão correr o risco que correu em andar um bom caminho em 4x2, talvez desse para voltar para uma cidade e tentar um caminho para os humanos (suponho não conheço a região)

Apesar de não ter muita moral para falar de segurança pq ando com uma S10 CE 4.3 v6 4x2, em barro atoleiro no sitio e devez em quando preciso da ajuda de trator, não acho que vcs devem ficar trocando farpas poruqe para nos simples mortais que ficamos em nossas casas adimiramos muito a corragem e capacidade de todos os participantes desta expedição.

Um grande abraço a todos e apesar de ter me cadastrado agora da leio a algum tempo, e em vez de ficarem trocando farpas que ninguém quer ver coloquem as fotos e videos que todos querem ver.

Carlos Monaco
13/03/2009, 18:07
Agora depois do sermão duas perguntas.

Brunão - Vc usa os BF 285/75 será que da para usar em uma frontier AT sem problemas? e vc mandou fazer onde o supor do guincho?

Sejão - Se Deus quiser ano que vem estarei em um 4x4 e estarei junto nesta jornada.

Nesta viajem dá para ir com a namorada tranquilamente o vou ter que levar um mal acabado do meu lado.

Abraço

Daniel.Shimomoto
13/03/2009, 19:22
ai amigão gostei, só esta faltando um fusquinha 69 para fazer conpanhia para esta raridade nessa aventura :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

O meu é 1983 com motor 1600....Painel quadrado, motor vedado contra lama e água. Só preciso achar um cambio de Kombi 1972 que tenha bloqueio:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abs!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 19:30
Grande Carlos,

Primeiramente bem vindo oficialmente ao Fórum, já que agora está interagindo e não somente lendo, com certeza acharás muito boa esta interação.

Quanto a questão da Trans-Uruará em andar 4x2, queria apenas que o colega soubesse que já conheço a estrada e sabia das minhas limitações, bem como da minha experiência em 4x2 em lamaçais, ou seja, nem sempre tive veículos 4x4 e tenho muitos anos de estrada, com 34 anos tenho 21 anos de direção e aprendi a condizir em estradas de barro. Como estava em dupla e com um veículo novo (Troller 2008, quase zero km), e de grande capacidade off road, com um piloto experiente e tendo em meu veículo equipamentos de off road que seriam utilizados, como guincho e Hi-Lift a minha decisão de seguir foi altamente prudente, pois sabia o tempo todo o que me esperava e o que poderia acontecer, então me senti apto a enfrentrar o que me esperava. Claro que existiriam mais perigos, mas mesmo o Troller com 4x4 e pneus adequados sofreu um pouco com o piso, saindo de lado por várias vezes e precisando de outras tentaivas para finalizar uma grande subida. Certamente em 4x4 seria mais simples, mas tinha plena conciência e capacidade técnica de realizar a travessia. Mas certamente sua observação é de grande importância e agradeço o comentário sobre minha atitude, apenas achava que deveria esclarecer os motivos de ter continuado a travessia.

Carlos, o primeiro passo para entrar na aventura de 2010 é se cadastrar no site, pois recebo o formulário que você prenche. Para 2010 existirão duas Expedições, uma estilo essa que faço todo ano e outra que será a Amazon Challenge - Branches off Hell!!! Voltada para veículos bem prepardos e sem muito amor dos proprietários aos seus veículos e com muita experiência em off road, pois serão 80 km em 12 dias, ou mais e todos acampados no Ramal, no meio da floresta e com animais selvagens ao redor.

Com certeza pode levar sua esposa, se ela gosta de aventura e não tem muito luxo será a melhor companhia que poderás ter. A minha não foi até hoje porque o Banco onde trabalha não dá mais de 20 dias de férias nem chorando, em média no máximo 15 dias.

Abraços,

Sérjão

Agora depois do sermão duas perguntas.

Brunão - Vc usa os BF 285/75 será que da para usar em uma frontier AT sem problemas? e vc mandou fazer onde o supor do guincho?

Sejão - Se Deus quiser ano que vem estarei em um 4x4 e estarei junto nesta jornada.

Nesta viajem dá para ir com a namorada tranquilamente o vou ter que levar um mal acabado do meu lado.

Abraço

Carlos Monaco
13/03/2009, 20:00
Po Serjão obrigado pelas boas vindas, e não me entenda mal não foi uma critica pois, eu com 26 anos e sem grandes experiencias 4x4 so aventuras "loucas" de 4x2 sou incapaz e não tenho conhecimento para criticar qualquer pessoa que tenha quase minha idade de aventuras off-road.

E se Deus quiser e me der uma oportunidade de trocar de caminhonete por uma disel 4x4 com certeza participarei provavelmente da mais simples e nao no inferno que vc quer proporcinal aos participantes mesmo pq nao acho justo por falta de esperiencia atrasar os outros.

E podem me chamar de Carlão sem problema.

Abraços

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 20:16
Beleza Carlão....

Tenha certeza que não entendi mal, pelo contrario, achei super pertinente sua observação, apenas quis expor os motivos pelos quais segui em frente.

Boa sorte e espero que troque o mais rápido possível sua pickup por uma 4x4, verás como é bom ter o equipamento a sua disposição para os momentos mais complicados. Em relação a Amazon Challenge, realmente esta aventura será para os que possuem alguns anos de experiência em off road mais pesado, e toda experiência tem um começo e você já tem em 4x2 e no 4x4 será mais rápido o aprendizado.

Abrs,

Sérjão

Po Serjão obrigado pelas boas vindas, e não me entenda mal não foi uma critica pois, eu com 26 anos e sem grandes experiencias 4x4 so aventuras "loucas" de 4x2 sou incapaz e não tenho conhecimento para criticar qualquer pessoa que tenha quase minha idade de aventuras off-road.

E se Deus quiser e me der uma oportunidade de trocar de caminhonete por uma disel 4x4 com certeza participarei provavelmente da mais simples e nao no inferno que vc quer proporcinal aos participantes mesmo pq nao acho justo por falta de esperiencia atrasar os outros.

E podem me chamar de Carlão sem problema.

Abraços

Bruno Sander
13/03/2009, 20:31
Para esclarecer que não pretendo, em momento algum, banalizar a expedição, vou seguir os conselhos do Serjão e tentar explicar melhor. Fui bastante infeliz (e mal compreendido em minhas postagens)...

Palavras do Serjão:
1. "Bruno, me desculpe mas você está sendo leviano em suas declarações, faças por parte!!!
Diga que em condições normais é possível ir de 4x2 em veículos baixos em determinados trechos...aquele final antes de Humaitá, tem certeza que um 4x2 normal passaria por ali???"

É verdade! Em condições NORMAIS (exatamente como encontramos as estradas quando passamos) é possível ir de 4x2 em determinados trechos (cerca de 95% do nosso trajeto), desde que estes tenham uma boa altura livre do solo - NÃO CONCORDO COM O SERJÃO QUE COM VEÍCULOS BAIXOS SERIA POSSÍVEL. O assoalho do carro ficaria prá trás nos primeiros buracos! :putz:

2. "você mesmo em 4x2 ficou!!! Pense bem no que você está dizendo, você mesmo atolou em 4x4 com Ats e com lift"

Serjão... Você sabe que, na ida, em momento algum eu atolei.
O que ocorreu foi que, chegando a Humaitá (e sem ainda ter passado por NENHUM atoleiro que NECESSITASSE do uso do 4x4), com a autorização do Marcão (que estava nos indicando o caminho), entrei no atoleiro que TODOS os carros haviam desviado - inclusive o seu. E, entrei de 4x2 para ver se era possível atravessá-lo sem usar a tração.
Como de 4x2 eu estava forçando muito o carro para "cavar" a lama com os pneus Genius Lodo, resolví ouvir os conselhos do Marcão... Acionei o 4x4 e saí sem nenhum problema.
MAS... Se eu tivesse passado por onde vocês passaram (desviando do atoleiro... Por estar a noite, todos cansados, com risco de perder a última balsa... e todos os outros argumentos que você usou para desviar do atoleiro), com certeza não seria necessário o uso do 4x4!
É verdade sim que, na volta, com os pneus AT eu atolei... Mas, com a ajuda do guincho deu tudo certo.
E, eu não disse que SERIA POSSÍVEL DE 4x2 SEM ATOLAR!
Certamente haveriam muitas atoladas... E seria até divertido. Mas, com certeza, desde que houvesse mais carros, seria possível sim! :dance:

3. "Por favor seja inteligente em seus comentários."
Não sei se estou sendo burro, idiota ou sei lá mais o quê... O que pretendo é mostrar as minhas reais impressões deste trecho e mostrar a todos que não é nenhuma "GRANDE AVENTURA ÉPICA OU UM SUPER DESAFIO OFF-ROAD"!
Nas condições em que encontramos a estrada, a nossa Expedição Transamazônica 2009 foi um maravilhoso PASSEIO pelas estradas precárias e paisagens maravilhosas do Norte do Brasil.
Mas, não foi (desta vez) nenhuma aventura 4x4 Off-Road. :pipoca:

4. "...você vai dizer que a BMW e o Palio irão chegar em Manaus???
Eles nunca chegarão e se você não alertou eles sobre o que tinham pela frente foi leviano!!! A BMW eu reboquei de volta quando fui para Porto Velho"

O BMW e o Pálio, POR SEREM BAIXOS, com certeza não iriam conseguir jamais. E SIM... Eu os avisei várias e várias vezes.
Inclusive fui eu quem os levou até a torre 07 onde passaram a noite conosco.
Alertei-os várias e várias vezes para não seguir adiante, MAS... não adiantou! :parede:

5. "a Van era uma Toyota 4x4 com motor D4D e reduzida, apenas baixa e com pneus de asfalto e se você bem lembra a reboquei em vários atoleiros. Lembre, era 4x4 e o motorista muito louco!!! Mas mesmo assim ficou em vários atoleiros e saiu puxado pela Hilux..."

No caso da Van, assim como o Pálio e a BMW, o diferencial não era ter ou não ter tração 4x4 ou reduzida, mas sim ter uma boa altura livre do solo!
Como eu já disse antes, A ALTURA LIVRE DO SOLO ERA O X DA QUESTÃO. :idea:

6. "Como a 319 está em manutenção a maior parte do trajeto é possível se fazer, mas a 190km de Manaus não passa!!!"

Não passa com um veículo baixo. E mesmo assim, a área que está ruím de fato não chega nem a 5km. :stop:

7. "digo que nas chuvas até 4x4 não consegue passar fácil"

Concordo plenamente com você Serjão. E é exatamente por isto que a todo momento fiz questão de escrever: NAS CONDIÇÕES EM QUE ENCONTRAMOS AS ESTRADAS! :pensativo:

8. "você esteve a primeira vez na região, conversou pouco com as pessoas de lá, não sabe o que é bagaceira de verdade"

É minha primeira vez sim (e pretendo voltar no final de Março de 2010)... E claro que conversei (e muito) com o pessoal da região.
LEVEI QUASE 8.000 CAIXAS DE MEDICAMENTOS QUE NÃO SÃO DISTRIBUÍDOS PELO SUS E DISTRIBUÍ - GRATUITAMENTE - A POPULAÇÃO CARENTE QUE MORA AS MARGENS DA Br319 (além de Apuí)! PUDE CONVERSAR MUITO, MUITO MESMO COM O PESSOAL QUE MORA POR LÁ!
Bagaceira ???? Verdade. Até o momento ainda não enfrentei nenhuma.
Nem na Br230 ou na Br319.
É EXAMENTE ISTO QUE ESTOU DIZENDO DESDE O INÍCIO! :palmas:

9. "Pena que não estava na Trans-Uruará para andar em 4x2, como tive de fazer por obrigação, pois gostaria muito de ver sua performance nesse trajeto em 4x2, inclusive subindo as ladeiras que nem o Troller curto, traçado e com Muds conseguiu de primeira, lembre que a experiência do Volmir é grande como piloto, como mostorista, inclusive de caminhão na própria região. Agora eu iria junto com você, para garantir que a 4x4 não fosse acionada em nenhum momento!!!"

Engraçado como a "Bagaceira" é exatamente onde eu não fui!
Só me diz o porquê eu não deveria acionar o 4x4 SE FOSSE NECESSÁRIO ????
Foi você mesmo quem me ensinou na viagem que "SE O CARRO OFERECE OS RECURSOS, TEMOS QUE USÁ-LO. DO CONTRÁRIO ESTAMOS SENDO IRRESPONSÁVEIS E COLOCANDO A NOSSA VIDA E A DOS OUTROS EM RISCO"
Isto eu ouví de você em Humaitá. E, claro, aprendí. :concordo:

10. "Como você bem disse, embora em alguns momentos o som que saia de seu veículo era de uma primeira reduzida, mas você jurando que estava de 4x2!!!"
Serjão...
Acredite. Você não tem noção do que são os 243cv deste carro, em giro alto, com a primeira reduzida.
É muito mais que aquele "Barulhinho" de primeira normal com o motor cheio! :roll:

11. "Faça esse trajeto em uma adventure entre Março e Abril, mas claro, a Mãe Naureza pode estar ao seu lado e deixar tudo tranquilo, mas não é assim que a banda toca."

Como eu disse... Só é possível com uma boa altura livre do solo! :parede:

12. "Tenha cuidado com suas declarações, pois muitos podem ler e se aventurar. Você mesmo ficou a espera de ajuda em seu carro preparado, imagina em um veículo normal."

Serjão...
Eu só disse a verdade!
Não é nenhum super desafio Off-Road. Pelo menos não nas condições em que encontramos a estrada nesta expedição. :putz:

No mais...
Quaisquer outras dúvidas, posso tentar esclarecer!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Bruno Sander
13/03/2009, 21:12
Seja muito bem vindo Carlão!
Quanto aos pneus 285 eu uso sim o tempo todo.
Para colocá-los na Picape é necessário colocar calços na suspensão senão irão raspar nas caixas de roda.
No mais... Tenho certeza que você vai adorar quanto tiver um 4x4.
É uma paixão incondicional!

Ao restante...
Estou me divertindo com o "Comboio Adventure", mas, NÃO TEM JEITO!
Infelizmente a altura livre do solo não nos permite.
E de Líder eu não tenho NADA!
Talvez só a vontade de aparecer (Risos).
O Serjão (LÍDER da Transamazônica 2009) que o diga... :palmas:

Um abraço...
Bruno Sander.

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 21:18
Bruno,

não vou me extender muito sobre o assunto, acho que já passei o que deveria e você também, mas só algumas resalvas:

1 - Veículos baixos andam na região sim, não rebaixados (veja foto anexa).

2 - Eu e você passamos pelo mesmo local, eu estava de 4x4 e pneus Ats, mas não tentei passar em 4x2.

3 - Lembresse que estavas rodando em uma rodovia federal e que o atual governo está tentando refazê-la...para sua informação entre 1990 e 1998 o trecho entre Itaituba e Jacaréacanga estava interrompido. Sim foi um belo passeio e a mãe natureza não proporcinou muita lama.

4 - Que bom que os orientou, mas aquele cabra era um imbecil!!!

5 - Bruno, com certeza a 4x4 faz a diferença, se não aquela van não precisaria ter sido puxada diversas vezes por mim...passou em locais que fiquei pasmo, mas se fosse 4x2 não iria!!! tenha certeza disso, se não pra que 4x4???

6 - Bruno, como você levou seu GPS se observar o tempo do trajeto verá que o trecho com atoladores era de 40km, mas para veículos como os nossos foi fácil passar sim.

7 - Mas não diga que neste período é possível fazer, pois é época de chuva e tudo pode acontecer.

8 - Acho que não tivesse a oportunidade de falar sobre a estrada e como é quando chove.

9 - Não foi porque não quiz e como já disse, é a mãe natureza que define chuva e não eu, mas tem fotos pra provar e testemunhos. E não vejo o porque ser engraçado!!! O que queres dizer com isso??? que não é real o trajeto??? Não entendi a colocação, mas uma vez repito, leia o que escreve antes de postar. Sim, disse e repito que tendo o equipamento deve ser usado, mas você não quer provar que é bom em 4x2??? então pra que usar a 4x4??? eu infelizmente não tive escolha. Você dirigindo a noite na 163 não utilizou a 4x4 então por que deveria usar na trans-uruará???

10 - tenho certeza disso, seu carro está um monstro, simplesmente show, mas tenho noção do que é motor e câmbio.

11 - A Adventure tem uma boa altura, se comparado a outros...veja a foto em anexo.

12 - Provavelmente não será mais um grande desafio como antigamente, mas tenha certeza que em três dias de chuvas fortes você não vai muito longe!!!

Bom, acho que de minha parte assunto finalizado e espero que quando fores no próximo ano nos mande belas fotos de atolamentos, afinal é a parte gostosa da expedição.

Abraços,

Sérjão

Para esclarecer que não pretendo, em momento algum, banalizar a expedição, vou seguir os conselhos do Serjão e tentar explicar melhor. Fui bastante infeliz (e mal compreendido em minhas postagens)...

Palavras do Serjão:
1. "Bruno, me desculpe mas você está sendo leviano em suas declarações, faças por parte!!!
Diga que em condições normais é possível ir de 4x2 em veículos baixos em determinados trechos...aquele final antes de Humaitá, tem certeza que um 4x2 normal passaria por ali???"

É verdade! Em condições NORMAIS (exatamente como encontramos as estradas quando passamos) é possível ir de 4x2 em determinados trechos (cerca de 95% do nosso trajeto), desde que estes tenham uma boa altura livre do solo - NÃO CONCORDO COM O SERJÃO QUE COM VEÍCULOS BAIXOS SERIA POSSÍVEL. O assoalho do carro ficaria prá trás nos primeiros buracos! :putz:

2. "você mesmo em 4x2 ficou!!! Pense bem no que você está dizendo, você mesmo atolou em 4x4 com Ats e com lift"

Serjão... Você sabe que, na ida, em momento algum eu atolei.
O que ocorreu foi que, chegando a Humaitá (e sem ainda ter passado por NENHUM atoleiro que NECESSITASSE do uso do 4x4), com a autorização do Marcão (que estava nos indicando o caminho), entrei no atoleiro que TODOS os carros haviam desviado - inclusive o seu. E, entrei de 4x2 para ver se era possível atravessá-lo sem usar a tração.
Como de 4x2 eu estava forçando muito o carro para "cavar" a lama com os pneus Genius Lodo, resolví ouvir os conselhos do Marcão... Acionei o 4x4 e saí sem nenhum problema.
MAS... Se eu tivesse passado por onde vocês passaram (desviando do atoleiro... Por estar a noite, todos cansados, com risco de perder a última balsa... e todos os outros argumentos que você usou para desviar do atoleiro), com certeza não seria necessário o uso do 4x4!
É verdade sim que, na volta, com os pneus AT eu atolei... Mas, com a ajuda do guincho deu tudo certo.
E, eu não disse que SERIA POSSÍVEL DE 4x2 SEM ATOLAR!
Certamente haveriam muitas atoladas... E seria até divertido. Mas, com certeza, desde que houvesse mais carros, seria possível sim! :dance:

3. "Por favor seja inteligente em seus comentários."
Não sei se estou sendo burro, idiota ou sei lá mais o quê... O que pretendo é mostrar as minhas reais impressões deste trecho e mostrar a todos que não é nenhuma "GRANDE AVENTURA ÉPICA OU UM SUPER DESAFIO OFF-ROAD"!
Nas condições em que encontramos a estrada, a nossa Expedição Transamazônica 2009 foi um maravilhoso PASSEIO pelas estradas precárias e paisagens maravilhosas do Norte do Brasil.
Mas, não foi (desta vez) nenhuma aventura 4x4 Off-Road. :pipoca:

4. "...você vai dizer que a BMW e o Palio irão chegar em Manaus???
Eles nunca chegarão e se você não alertou eles sobre o que tinham pela frente foi leviano!!! A BMW eu reboquei de volta quando fui para Porto Velho"

O BMW e o Pálio, POR SEREM BAIXOS, com certeza não iriam conseguir jamais. E SIM... Eu os avisei várias e várias vezes.
Inclusive fui eu quem os levou até a torre 07 onde passaram a noite conosco.
Alertei-os várias e várias vezes para não seguir adiante, MAS... não adiantou! :parede:

5. "a Van era uma Toyota 4x4 com motor D4D e reduzida, apenas baixa e com pneus de asfalto e se você bem lembra a reboquei em vários atoleiros. Lembre, era 4x4 e o motorista muito louco!!! Mas mesmo assim ficou em vários atoleiros e saiu puxado pela Hilux..."

No caso da Van, assim como o Pálio e a BMW, o diferencial não era ter ou não ter tração 4x4 ou reduzida, mas sim ter uma boa altura livre do solo!
Como eu já disse antes, A ALTURA LIVRE DO SOLO ERA O X DA QUESTÃO. :idea:

6. "Como a 319 está em manutenção a maior parte do trajeto é possível se fazer, mas a 190km de Manaus não passa!!!"

Não passa com um veículo baixo. E mesmo assim, a área que está ruím de fato não chega nem a 5km. :stop:

7. "digo que nas chuvas até 4x4 não consegue passar fácil"

Concordo plenamente com você Serjão. E é exatamente por isto que a todo momento fiz questão de escrever: NAS CONDIÇÕES EM QUE ENCONTRAMOS AS ESTRADAS! :pensativo:

8. "você esteve a primeira vez na região, conversou pouco com as pessoas de lá, não sabe o que é bagaceira de verdade"

É minha primeira vez sim (e pretendo voltar no final de Março de 2010)... E claro que conversei (e muito) com o pessoal da região.
LEVEI QUASE 8.000 CAIXAS DE MEDICAMENTOS QUE NÃO SÃO DISTRIBUÍDOS PELO SUS E DISTRIBUÍ - GRATUITAMENTE - A POPULAÇÃO CARENTE QUE MORA AS MARGENS DA Br319 (além de Apuí)! PUDE CONVERSAR MUITO, MUITO MESMO COM O PESSOAL QUE MORA POR LÁ!
Bagaceira ???? Verdade. Até o momento ainda não enfrentei nenhuma.
Nem na Br230 ou na Br319.
É EXAMENTE ISTO QUE ESTOU DIZENDO DESDE O INÍCIO! :palmas:

9. "Pena que não estava na Trans-Uruará para andar em 4x2, como tive de fazer por obrigação, pois gostaria muito de ver sua performance nesse trajeto em 4x2, inclusive subindo as ladeiras que nem o Troller curto, traçado e com Muds conseguiu de primeira, lembre que a experiência do Volmir é grande como piloto, como mostorista, inclusive de caminhão na própria região. Agora eu iria junto com você, para garantir que a 4x4 não fosse acionada em nenhum momento!!!"

Engraçado como a "Bagaceira" é exatamente onde eu não fui!
Só me diz o porquê eu não deveria acionar o 4x4 SE FOSSE NECESSÁRIO ????
Foi você mesmo quem me ensinou na viagem que "SE O CARRO OFERECE OS RECURSOS, TEMOS QUE USÁ-LO. DO CONTRÁRIO ESTAMOS SENDO IRRESPONSÁVEIS E COLOCANDO A NOSSA VIDA E A DOS OUTROS EM RISCO"
Isto eu ouví de você em Humaitá. E, claro, aprendí. :concordo:

10. "Como você bem disse, embora em alguns momentos o som que saia de seu veículo era de uma primeira reduzida, mas você jurando que estava de 4x2!!!"
Serjão...
Acredite. Você não tem noção do que são os 243cv deste carro, em giro alto, com a primeira reduzida.
É muito mais que aquele "Barulhinho" de primeira normal com o motor cheio! :roll:

11. "Faça esse trajeto em uma adventure entre Março e Abril, mas claro, a Mãe Naureza pode estar ao seu lado e deixar tudo tranquilo, mas não é assim que a banda toca."

Como eu disse... Só é possível com uma boa altura livre do solo! :parede:

12. "Tenha cuidado com suas declarações, pois muitos podem ler e se aventurar. Você mesmo ficou a espera de ajuda em seu carro preparado, imagina em um veículo normal."

Serjão...
Eu só disse a verdade!
Não é nenhum super desafio Off-Road. Pelo menos não nas condições em que encontramos a estrada nesta expedição. :putz:

No mais...
Quaisquer outras dúvidas, posso tentar esclarecer!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Bruno Sander
13/03/2009, 21:54
Serjão...
Depois desta "apimentada" discussão. Com uns e outros "desentendimentos" e "estranhamentos"...
Mesmo não tendo chegado a um denominador comum sobre as reais condições da estrada ou mesmo se dá ou não prá chegar de 4x2...
Venho, PUBLICAMENTE, pedir desculpas pelo "acalouramento" das minhas mensagens e astear a bandeira branca.

Serjão...
PEÇO DESCULPAS.

Espero que ainda possamos passar por muitos atoleiros juntos.
E, espero que nestes atoleiros, você atole antes de mim (Risos)...

Um grande abraço, Serjão...
Eu te admiro muito, de verdade.
Parabéns pela Transamazônica.
Valeu cada minuto!

Bruno Sander,

Carlos Monaco
13/03/2009, 22:05
Obrigado pelas boas vindas tb Brunão, de acordo com meus calculos hehehe trocarei de viatura o mês que vem ou em maio e minha primeira inteção é uma frontier como a sua so que automatica, e o suporte para o guincho vc mandou fazer ai em BH ou ja tinha pronto. vc tem alguma oficina de confiança que fez os calços da suspenção da viatura.

Para mim eh tranquilo ir para BH pq tenho sitio no meio do caminho perto de Varginha.

Galera como sou novo ainda nao sei colocar fotos mais assim que aprender posto umas da balei branca (nome carinhoso que deram para o meu mini caminha hehehe )

Abç

http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAACId0nE2aPYxF5QwtjKj5LmDoek-

http://www.4x4brasil.com.br/forum/D:\Fotos\Minas\outubro\Nova Pasta

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 22:15
Relaxa Bruno,

não me senti degladiado em momento algum, "estranhamentos" e "desentendimentos" menos ainda, apenas trocamos dados e impressões.

Não tens o que pedir desculpas, não mesmo, você colocou suas impressões e eu as minhas, não devemos confundir isso com uma discussão, nem pensei nisso.

Rapa, quanto a atolar, sim gosto de atolar, sempre...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Bruno, como te disse pessoalmente e já comentei com alguns amigos aqui do fórum em off, você é um cara gente boa, talvez não saiba disso, só que precisa medir um pouco suas palavras, ler o que escreve antes de postar e por ter te conhecido pessoalmente posso afirmar que você é gente boa, só precisa pensar um pouco antes de esponder, pois seu temperamento me lembra quando tinha uns 15 anos, falava sem pensar e depois me arrependia. Não é o caso agora, pois como disse colocamos nossas impressões aqui para os colegas foristas.

Outra coisa, quando te chamei de leviano estava chamando atenção pelo fato de postar sem criterizar, coisa que fez no post seguinte, explicando com mais detalhes.

No mais um abraço e relembrando das zonas que fizemos nos rádios!!! Hahahahaha...

Abraços,

Sérjão

Serjão...
Depois desta "apimentada" discussão. Com uns e outros "desentendimentos" e "estranhamentos"...
Mesmo não tendo chegado a um denominador comum sobre as reais condições da estrada ou mesmo se dá ou não prá chegar de 4x2...
Venho, PUBLICAMENTE, pedir desculpas pelo "acalouramento" das minhas mensagens e astear a bandeira branca.

Serjão...
PEÇO DESCULPAS.

Espero que ainda possamos passar por muitos atoleiros juntos.
E, espero que nestes atoleiros, você atole antes de mim (Risos)...

Um grande abraço, Serjão...
Eu te admiro muito, de verdade.
Parabéns pela Transamazônica.
Valeu cada minuto!

Bruno Sander,

Carlos Monaco
13/03/2009, 22:17
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAACh42_AJatLjOV2jEnRzcJPJr99BcrZOSX1hZmFRLOsma 1pHKfoH9r6PWF1ID3mTBICkToxFOlegeyVnABFK4BHAJtU9VDR QMr2ul2FNasu3xiY8-gSXBO-hg.jpg
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABwVkj5eHo_E9kktqv5-GnyOjLOfwYVqYNQPs6XyfJprkpSTx3p3d8n8dne_KyG9I13wqj Rlio2M5UB_koLur1UAJtU9VBDyTjF17si9hj_NbrfaN9SAoBwa A.jpg
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAAA_rsnAVJUYm0yu-WoW1gqwrw07xPQ0KXY3CB27UEbQOzSHDWbEBN7YNuoHn_tX5AL K3iOF2FII9Dva434hX1ldAJtU9VCWcp1T9wSNuAnCaGfLF7dPa 7irqQ.jpg
http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABFeqaKJzSKrlsUWlsmxvoFVqRG6KxNNW4uhM_dgelD6v 3EXuJn3b6Mntz7FCZcgGiU71YHOfU8Ykh76RKADvMUAJtU9VDK Sw8_xbwR3HxabE_LC3Eq5ZB17A.jpg

Bom pessoal aperndi , so preciso aprender a diminuir foi mal mas acho q ta valendo

SÉRGIO HOLANDA
13/03/2009, 22:22
Bom pessoal aperndi , so preciso aprender a diminuir foi mal mas acho q ta valendo

Show!!! Acho show cabine extendida...Fiquei apaixonado por uma Toyota Tundra nos EUA a três anos atrás...

Raphael Stephano
13/03/2009, 23:09
Galera,

O mais legal é ficar em um forum 4x4, a principio criado para usuarios e apaixonados por veiculos 4x4, discutindo se conseguimos chegar em determinado lugar com carro 4x2.

Me coloca na lista da Transmazonica 2010!!! Vou de Corolla!!

Serjão, Parabens mais uma vez pela expedição!!

Abraço a Todos

Raphael:pipoca:

simaoall
13/03/2009, 23:58
belissima camionete Carlos, essas cabines extendidas são apaixonantes.

davidss6
14/03/2009, 07:09
Bruno,

não vou me extender muito sobre o assunto, acho que já passei o que deveria e você também, mas só algumas resalvas:

1 - Veículos baixos andam na região sim, não rebaixados (veja foto anexa).

2 - Eu e você passamos pelo mesmo local, eu estava de 4x4 e pneus Ats, mas não tentei passar em 4x2.

3 - Lembresse que estavas rodando em uma rodovia federal e que o atual governo está tentando refazê-la...para sua informação entre 1990 e 1998 o trecho entre Itaituba e Jacaréacanga estava interrompido. Sim foi um belo passeio e a mãe natureza não proporcinou muita lama.

4 - Que bom que os orientou, mas aquele cabra era um imbecil!!!

5 - Bruno, com certeza a 4x4 faz a diferença, se não aquela van não precisaria ter sido puxada diversas vezes por mim...passou em locais que fiquei pasmo, mas se fosse 4x2 não iria!!! tenha certeza disso, se não pra que 4x4???

6 - Bruno, como você levou seu GPS se observar o tempo do trajeto verá que o trecho com atoladores era de 40km, mas para veículos como os nossos foi fácil passar sim.

7 - Mas não diga que neste período é possível fazer, pois é época de chuva e tudo pode acontecer.

8 - Acho que não tivesse a oportunidade de falar sobre a estrada e como é quando chove.

9 - Não foi porque não quiz e como já disse, é a mãe natureza que define chuva e não eu, mas tem fotos pra provar e testemunhos. E não vejo o porque ser engraçado!!! O que queres dizer com isso??? que não é real o trajeto??? Não entendi a colocação, mas uma vez repito, leia o que escreve antes de postar. Sim, disse e repito que tendo o equipamento deve ser usado, mas você não quer provar que é bom em 4x2??? então pra que usar a 4x4??? eu infelizmente não tive escolha. Você dirigindo a noite na 163 não utilizou a 4x4 então por que deveria usar na trans-uruará???

10 - tenho certeza disso, seu carro está um monstro, simplesmente show, mas tenho noção do que é motor e câmbio.

11 - A Adventure tem uma boa altura, se comparado a outros...veja a foto em anexo.

12 - Provavelmente não será mais um grande desafio como antigamente, mas tenha certeza que em três dias de chuvas fortes você não vai muito longe!!!

Bom, acho que de minha parte assunto finalizado e espero que quando fores no próximo ano nos mande belas fotos de atolamentos, afinal é a parte gostosa da expedição.

Abraços,

Sérjão

é o amoooorrrrrr... que mexe com minha cabeça e me deixa assimmmmm :pipoca::pipoca::pipoca:

Anthoniusnikos
14/03/2009, 09:05
Faltou PORRADA!!! :twisted::twisted::twisted:

Ronaldo Andrade
14/03/2009, 13:41
Nunca neguei isto!

Eu acho que este forum é cheio de masoquistas !!! :twisted:
Sø pode ser .... Nao tem outra explicaçåo.

Como pode tanta gente perder tempo em ler e escrever neste topico, "chato de galocha" ? :parede:
Este "individuo", como diria minha filha de 10 anos, "se acha". :shock:

Mas quem nao gosta de uma discussåo acalorada... :odedo:

Té mais

overclock
14/03/2009, 14:36
galera, sou leigo no assunto e gostaria de saber oq eu poderia fazer na minha s-10, ela é 2006 motor eletronico, eu ja dei uma olhada na powerful e outros lugares, mas esse companheiro do forum conseguiu aumentar bem + a potencia da caminhonete, oq vcs me recomendam se eu for fazer algo...

netão
14/03/2009, 19:12
galera, sou leigo no assunto e gostaria de saber oq eu poderia fazer na minha s-10, ela é 2006 motor eletronico, eu ja dei uma olhada na powerful e outros lugares, mas esse companheiro do forum conseguiu aumentar bem + a potencia da caminhonete, oq vcs me recomendam se eu for fazer algo...
Tá meio fora do assunto do tópico,mas se você reprogramar o modulo, ou colocar unichip melhora muito!

Bruno Sander
14/03/2009, 19:40
Serjão...
Obrigado por não ter ficado chateado com o que escreví.
E, da minha parte, tentarei sempre ler e reler o que eu escrever antes de postar para não deixar nada "no ar"!
E, mais uma vez, muito obrigado pela Expedição, como eu já disse antes, valeu cada minuto!

E, obrigado também por dizer ao pessoal que você conhece do Fórum quem é o Bruno Sander pessoalmente. É bom, às vezes, tentar tirar esta "imagem ruím" que a maioria tem de mim por aquí.

Locker...
Dá uma telefonada para o Maurício (REIKO) que ele faz o remapeamento da ECU da sua S10 que fica perfeito.

Cordialmente,
Bruno Sander.

MarcSport
14/03/2009, 23:06
[QUOTE=Carlos Monaco;832023]Obrigado pelas boas vindas [QUOTE]

Bem vindo ao Forum Bruno.
Ou melhor Carlos...
Desculpe.

MarcSport
14/03/2009, 23:07
Bem vindo Bruno.
Desculpe, quis dizer Fernanda...

MarcSport
14/03/2009, 23:12
Tenho como habito, seguindo conselhos de pessoas experientes quando eu estava "começando" no off road, de acionar o 4x4 e a reduzida assim que entro na trilha. Vou de 4x4 alta apenas quando preciso de velocidade como em areia ou estradas de terra (sem atoleiros). Assim poupo todo o sistema de transmissão do carro, evito atoladas e situações de risco.
A diferença entre estar em 4x4 ou 4x2 em uma estrada de terra sem, aparentemente, maiores dificuldades pode ser conseguir fazer uma curva ou sair da estrada...

Bruno Sander
15/03/2009, 10:07
Pessoal...
Não sei se mais alguém está tendo este mesmo problema.
Neste tópico, não estou conseguindo usar o botão R.R !!!!!!!
Simplesmente não funciona.
Alguém mais está tendo este problema ????

Como faço para comunicar este fato aos Moderadores ????

Obs. MarcSport...
Usei o 4x4 onde foi realmente necessário. E, até chegar em Humaitá, não houve necessidade.
Em trilhas, SEMPRE uso o 4x4L. Do contrário, não seria trilha e sim só um passeio! :dance:

Ps. 1.Prá não perder o costume, mais fotos da Transamazônica 2009.
2.O GPS marcou o trecho da viagem de volta (a partir de Porto Velho)

lpfm
15/03/2009, 10:32
oi bruno,
ja tem um topico do AKPG sobre isso no geral. muita gente esta com esse problema.
lp

Carlos Monaco
15/03/2009, 17:02
[quote=Carlos Monaco;832023]Obrigado pelas boas vindas [quote]

Bem vindo ao Forum Bruno.
Ou melhor Carlos...
Desculpe.

Na boa, não tinha visto nenhum comentário seu ainda, eu só não havia me cadastrado no forum pois ainda não possuo um 4x4, porém no intuito de amenizar as acabar com as farpas, preferi expor meu comentário ao invés de ficar calado ou tentar apagar o fogo com gasolina.

Não conheço o Bruno e nenhum outro usúario deste forum pois como disse, apesar de apreciar não possuo um 4x4 e por este motivo, não participo de nenhum evento de 4x4.

O que tenho em comum com todos aqui, com certeza é o gosto por veículos 4x4 e pela lama, fora isso talvez tenha um apresso pelo Bruno por ele ser mineiro uma terra que sou apoixonado e tenho mto carinho, fora isso não tenho mais nada em comum com ele.

Abç

Carlos Monaco
15/03/2009, 17:03
Obrigado , há todos pelas boas vindas e pelos elogios sobre meu carro.

Abçs

Fernanda Estanislau
15/03/2009, 17:13
Bem vindo Bruno.
Desculpe, quis dizer Fernanda...
Prezado Sr.,

Estou impressionada com a sua imaginação, e melhor acho de fato que vc precisa procurar ajuda, ou aprender a ler melhor as mensagens.
Pq, como falei anteriormente eu participei da viagem, e voltei no carro com o Bruno pela Br319, sem ser acompanhados por nenhum outro carro.
Então o q me surpreende é que das duas uma ou vc acha q o Bruno é um mágico excelente ao ponto de fazer com q outras pessoas alucinassem com a minha existência, ou vc é apenas um bobo tentando fazer intrigas e não enxergando a realidade.

Mas mesmo assim obrigada pela saudação.

Joao Nogueira
15/03/2009, 20:11
:palmas:Bruno e Serjão parabéns pela expedição.:palmas:

Põe as fotos e os vídeos aí para a galera ver.

Alem
16/03/2009, 15:21
Oi Bruno.
Só para vc saber eu comprei os peitos de aço da sua L200, estou querendo compra uma Frontier, vc que teve mit pode fazer um comentario do que vc achou, manutenção e outros.
Abraço

Joao Nogueira
17/03/2009, 00:35
Pessoal ,

Se ainda não viram os videos no Youtube podem ver agora aqui no fórum.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53569 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53569)

São videos do Sr. Antonio daqui do Paraná que tem uma Frontier e poe a ¨MACHA ¨em trilha Off - Road com pneus street.... ESSE VÉIO É LOKO:rolleyes:

Bruno Sander
17/03/2009, 08:54
Alem...
A Frontier SEL é bem mais confortável e divertida de se dirigir que a L200 Outdoor. Para o trânsito urbano, na minha opnião, é melhor.
No quesito Off-Road, a L200 Outdoor é melhor (principalmente em trilhas).
Foi por isto que fiz tantas alterações na minha Frontier SEL.
Agora ele se equipara a L200 no Off-Road!
Mas, é um ótimo carro. Estou muito satisfeito com ela.

MarcSport...
O que houve com você rapaz ????
É alguma fixação em mim ????
Isto está ficando esquisito!
A Fernanda é a minha amiga e o Carlos eu nem conheço (ainda).
Procure ajuda especializada Marc...

E, prá não perder o costume... Mais fotos:

Anthoniusnikos
17/03/2009, 12:29
Pessoal, vamos falar mais sobre MECÂNICA E ADAPTAÇÕES: quebras, conserto, ajustes e desajustes (de peças). Fica mais apropriado ao espaço.
Experiências FORA-DE-ESTRADA, já existe num espaço OFF-ROAD.
Me desculpem, mas evito a Globo por causa das novelas.
Ou o objetivo é o GUINNESS BOOK ?
Se for, quero participar ativamente deste blog !
Aliás, começo a ficar curioso do realmente rolou no espaço interno e externo da viatura, tanto na ida quando na volta. Alguma coisa, além do alternador, deixou de funcinar ? Tudo funcionou a contento ? Quantas trocas de óleo foram realizadas ?
Nessas viagens longas recomenda-se pelo menos uma troca de óleo.
A co-pilota, alguma vez, recomendou o uso do 4x4 ?
Ter-se-ia evitado a entrada de barro no alternador se tivesse vedado as laterais dos pneus, e parte do fundo do motor adequadamente ?

Anthon :twisted::twisted::twisted:

AKPG
17/03/2009, 13:43
Pessoal, vamos falar mais sobre MECÂNICA E ADAPTAÇÕES: quebras, conserto, ajustes e desajustes (de peças). Fica mais apropriado ao espaço.
(...)

Desculpe a sinceridade, mas demorou pra cair sua ficha hein??? :mrgreen: :twisted:

Carlos Monaco
17/03/2009, 14:27
Aliás, começo a ficar curioso do realmente rolou no espaço interno e externo da viatura, tanto na ida quando na volta. Alguma coisa, além do alternador, deixou de funcinar ? Tudo funcionou a contento ? Quantas trocas de óleo foram realizadas ?
Ter-se-ia evitado a entrada de barro no alternador se tivesse vedado as laterais dos pneus, e parte do fundo do motor adequadamente ?

Adicionando a pergunta do Anthon, vi que vc aplicou várias proteções inferiores na Frontier, elas barraram a entrada do barro ou vc colocou apenas protegendo as partes mais vulneráveis?

E vc levantou a caminhonete com body lift ou mexeu na suspenção, e qto vc levantou.

Abç

jcmultrio
17/03/2009, 14:32

anthon agora eu também fiquei curioso, os pneus estava bem calibrados, na troca de óleo trocou os filtros ou foi tipo assim rapido vap vup se foi coisa rapida e não fez a manuteção direita daqui aos tempos vai ter problemas, se a co pilota não recomendou 4x4 é porque a estrada estava boa e 4x2 resolveria . :pipoca::?:

Fernanda Estanislau
17/03/2009, 15:25
Rapazes,

Primeiramente o carro de fato foi muito bem preparado com tudo o que vcs já acompanharam no decorrer deste fórum.
Qto a troca de óleo, realizamos uma completa antes de sair(com direito a filtro e tudo mais) e uma troca simples em Manaus, aonde fizemos também a troca de pastilhas de freio. Agora na volta realizaremos mais uma troca completa, junto com a revisão do carro. O que me possibilitara postar para vcs a real condição de retorno da “Ivete”.
Realmente o único problema q tivemos foi o alternador, não acredito que vedar a lateral resolveria, mesmo porque este só apresentou problema de fato na volta depois que ficamos atolados e precisamos da ajuda do guincho para sair.
Cabe destacar que o problema do alternador só aconteceu devido à quantidade de lama e a impossibilidade de limpa-lo.
Qto a vedação, varias pessoas ficaram de estudar a possibilidade, mas todos com uma preocupação muito seria que é evitar a lama sem dificultar o acesso ao interior do alternador.
Mesmo porque hj a “Ivete” conta com uma proteção/ peito de aço de fora a fora o que sem duvida nenhuma garante uma ótima proteção.
Já com relação ao uso do 4x4, este de fato não se fez necessário em nenhum trecho do percurso de ida. Com exceção é claro de um local que, apenas para brincar e com apoio do grupo passamos no meio do atoleiro (a noite), aonde realmente foi necessário o uso do 4x4, pois os pneus estavam cavando um buraco grande demais; mas nesse mesmo local o grupo inteiro passou pela lateral (local aonde teríamos passado mais uma vez de 4x2).
Já no espaço interno (risos) o único problema que enfrentamos foi a quantidade de bagagem pois tudo funcionou muito bem. A proteção de plástico que fizemos no carpete saiu melhor do q a encomenda pois não danificou o carpete e ainda evitou a entrada de sujeira e água. No mais o que tenho para falar acho que todos já sabem, o carro é hiper confortável, nem mesmo o Zequinha reclamou do espaço.

Elmer_Jeep
17/03/2009, 15:40
Acho que já é a quinta vez que leio essa historia de "lama no alternador", "fazer a viagem toda sem acionar o 4x4", "entrar no atoleiro em 4x2" , e outros bla bla blas...

E ainda tem uns que dizem que é facil ser moderador... (essa foi pro Luciano Shakall) :mrgreen:

Carlos Monaco
17/03/2009, 17:36
Acho que já é a quinta vez que leio essa historia de "lama no alternador", "fazer a viagem toda sem acionar o 4x4", "entrar no atoleiro em 4x2" , e outros bla bla blas...

E ainda tem uns que dizem que é facil ser moderador... (essa foi pro Luciano Shakall) :mrgreen:

Fernanda,

Tb acho que esse negócio de fazer ou não esta viajem em 4x4 ou em 4x2 já deu.

Porém achei boa a informação sobre as trocas de oleo e a das pastilhas, porém vcs trocaram as pastilhas por desencargo de conciência ou pq estavam bem gastas, elas acabaram na viajem ou ja estava sendo usada e a troca foi por causas "naturais".

Acharia legal se o Bruno tirasse fotos da posição do alternador e as laterais dos pneus para podermos ver o espaço em que entrou toda essa lama.

Abç

jcmultrio
17/03/2009, 19:15
Fernanda,

Tb acho que esse negócio de fazer ou não esta viajem em 4x4 ou em 4x2 já deu.

Porém achei boa a informação sobre as trocas de oleo e a das pastilhas, porém vcs trocaram as pastilhas por desencargo de conciência ou pq estavam bem gastas, elas acabaram na viajem ou ja estava sendo usada e a troca foi por causas "naturais".

Acharia legal se o Bruno tirasse fotos da posição do alternador e as laterais dos pneus para podermos ver o espaço em que entrou toda essa lama.

Abç
cara não estou acreditando no que tou lendo:roll::roll::roll::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Carlos Monaco
17/03/2009, 20:08
cara não estou acreditando no que tou lendo:roll::roll::roll::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Não entendi sua colocação, so estou perguntando isso pq o alternador da minha caminhonete fica na parte superior, e se não me engano li alguém comentando que o alternador da Frontier fica mais em baixo.

Tb acho que o intuito do forum é de trocar informações e experiências, portanto nao vejo o pq do seu espanto.

Anthoniusnikos
17/03/2009, 22:14
Outro detalhe importante e que não foi comentado, é que quando se fica sem alternador, a bateria arreia, e o motor apaga. Então gostaria de saber quem fez a chupeta na Ivete: o Sr. da BMW ? Um tratorista da estrada ? O homem do guincho ?
Também gostaria que informassem se a Fernanda (co-pilota), deu alguma sujestão interessante para a resolução do problema. Ou ajudou a segurar o cabo para a realização da chupeta. Ou não precisou de chupeta ? Ou, simplesmente a Ivete foi guinchada até local mais apropriado ? :oops::oops::oops:
Nas Ranger, o que fica mais embaixo, e esquenta um pouco, é o radiador da direção hidráulica, que se pergar uma pedra ou um pau, pode arregaçar a colméia (mas pode-se fazer uma proteção adequada e evitar-se o desprego). O alternador da Ranger é mais encima, mas para não pergar lama, e ter problemas futuros, devem ser feitas as proteções adequadas. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
18/03/2009, 08:05
outro Detalhe Importante E Que Não Foi Comentado, é Que Quando Se Fica Sem Alternador, A Bateria Arreia, E O Motor Apaga. Então Gostaria De Saber Quem Fez A Chupeta Na Ivete: O Sr. Da Bmw ? Um Tratorista Da Estrada ? O Homem Do Guincho ?
Também Gostaria Que Informassem Se A Fernanda (co-pilota), Deu Alguma Sujestão Interessante Para A Resolução Do Problema. Ou Ajudou A Segurar O Cabo Para A Realização Da Chupeta. Ou Não Precisou De Chupeta ? Ou, Simplesmente A Ivete Foi Guinchada Até Local Mais Apropriado ? :oops::oops::oops:
Nas Ranger, O Que Fica Mais Embaixo, E Esquenta Um Pouco, é O Radiador Da Direção Hidráulica, Que Se Pergar Uma Pedra Ou Um Pau, Pode Arregaçar A Colméia (mas Pode-se Fazer Uma Proteção Adequada E Evitar-se O Desprego). O Alternador Da Ranger é Mais Encima, Mas Para Não Pergar Lama, E Ter Problemas Futuros, Devem Ser Feitas As Proteções Adequadas. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs
Anthon

Kkkkkkkkkkkkkk

lucca netto
18/03/2009, 10:17
Como os passageiros da "Ivete" são polêmicos!!!!!!!!! Ao Sander e sua "amiga", tenho a dizer que foi muita coragem voltarem sozinhos sim! e mais uma vez parabenizo-os, mas SEJAM HUMILDES em assumirem que vcs erraram....

O Serjão talvez seja a pessoa MAIS experiente a participar desse fórum! Ouvir o que ele tem a dizer é prova de maturidade o que ao que parece às vezes falta por aqui...

Criticar a viagem por não ter tido tantas "aventuras" quanto esperavam é no mínimo ridículo! Ele não pode controlar o tempo! Seria muito melhor pensarem que conheceram pessoas, lugares maravilhosos e tiveram a oportunidade de fazer uma expedição digamos, mais tranquila, o que com certeza deu a vcs um pouco de experiência para uma próxima!

Aprendam a valorizar todos os momentos, aprendam a ouvir! E sinceramente sejam menos agressivos. Esse fórum é muito bacana, mas está ficando cansativo1

Abraços!

Carlos Monaco
18/03/2009, 11:01
Alem...
A Frontier SEL é bem mais confortável e divertida de se dirigir que a L200 Outdoor. Para o trânsito urbano, na minha opnião, é melhor.
No quesito Off-Road, a L200 Outdoor é melhor (principalmente em trilhas).
Foi por isto que fiz tantas alterações na minha Frontier SEL.
Agora ele se equipara a L200 no Off-Road!
Mas, é um ótimo carro. Estou muito satisfeito com ela.

Quando vc fala que a L200 é melhor em trilhas vc diz pela qualidade de tração,, o cambio, os angulos de entrada e saida ou todos juntos.

Carlos

Walter L. L. Casitta
18/03/2009, 11:16
Quando vc fala que a L200 é melhor em trilhas vc diz pela qualidade de tração,, o cambio, os angulos de entrada e saida ou todos juntos.

Carlos

A L200 é uns 300Kg mais leve que as outros picape e ainda tem um bloqueio 100% no diferencial traseiro. Só Isso faz uma diferença enorme. De resto não tem nada de mais e nem de menos que as outras...

Carlos Monaco
18/03/2009, 11:43
A L200 é uns 300Kg mais leve que as outros picape e ainda tem um bloqueio 100% no diferencial traseiro. Só Isso faz uma diferença enorme. De resto não tem nada de mais e nem de menos que as outras...

Valeu pelo esclarecimento.

Anthoniusnikos
18/03/2009, 19:55
Ainda não lí, aquí no tópico, o depoimento do "pau-d'água" (Carlão ???:twisted::twisted::twisted:) ou seja, um dos co-pilotos (rsrsrsrsr...!!!) que foi despachado pelo ar, via Manaus: o brigão, despudorado, que disseram estar prometendo fazer coisas maléficas para as pessoas da seleta galera do comboio. Fico aquí imaginando como um indivíduo embriagado poderia manter-se em pé com aquele barro todo, se nem o alternador escapou do lamaçal. Gostaria que o Seu Antônho (o véio doido) estivesse nessa expedição.

Serjão, convida o Véio Doido, lá do PR para a próxima. Vou combinar com ele para ver se aceita-me como co-piloto. Lógico, depois de convencê-lo de colocar 10 air bags na sua viatura (sendo 4 para o co-piloto).

Bruno Sander, meus sinceros respeitos. Mas, você ainda é muito jovem e vai ter mais, algumas poucas, chances de se desindividualizar. Caso contrário, esqueça os trabalhos e aventuras em grupo, assim você não vai mais frustrar menhum amigo, cheios de espectativas, nas horas difíceis.
Semelhante ao seu caso: Os imperadores foram treinados para serem auto-suficientes. Aprenderam a só mandar e não compartinhar. E eles levam a vida inteira acreditando nisso.
Rapaz, aproveite esta aventura para mudar de vida !!!
Bota a mão na graxa, cara. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Se não concordar, releia as suas exposições:

1) "Resultado: Deu tudo certo!
O único problema que tive foi excesso de lama dentro do alternador que gerou (ou não gerou) falta de carga na bateria e, consequentemente, parei!

Portanto: Desmistificando a Br319... Conseguí vencê-la sozinho, de Manaus a Humaitá em 2 dias e meio.

Chegando a BH posto mais fotos..."

2) "Rapaz...
Valeu pelo apoio!
Tirei fotos de tudo...

Após dizer que acampou sozinho na selva, pergunto: Onde estavam a Fernanda e o Zequinha ? Fora da barraca ? Foram dormir mais tranquílamente numa pousada, nas proximidades, ou na taba de um índio ?

Att
Anthon

SÉRGIO HOLANDA
18/03/2009, 20:48
Fala Anthoniusnikos...:concordo::concordo::concordo:

Combina com o Véio Doido e vamos nessa!!!

O pau-d'água (Chicão) era o dono do síto onde ficamos na primeira noite na BR319...

Abraços,

Sérjão

Ainda não lí, aquí no tópico, o depoimento do "pau-d'água" (Carlão ???:twisted::twisted::twisted:) ou seja, um dos co-pilotos (rsrsrsrsr...!!!) que foi despachado pelo ar, via Manaus: o brigão, despudorado, que disseram estar prometendo fazer coisas maléficas para as pessoas da seleta galera do comboio. Fico aquí imaginando como um indivíduo embriagado poderia manter-se em pé com aquele barro todo, se nem o alternador escapou do lamaçal. Gostaria que o Seu Antônho (o véio doido) estivesse nessa expedição.

Serjão, convida o Véio Doido, lá do PR para a próxima. Vou combinar com ele para ver se aceita-me como co-piloto. Lógico, depois de convencê-lo de colocar 10 air bags na sua viatura (sendo 4 para o co-piloto).

Att
Anthon

Carlos Monaco
18/03/2009, 21:00

Bruno Sander, meus sinceros respeitos. Mas, você ainda é muito jovem e vai ter mais, algumas poucas, chances de se desindividualizar. Caso contrário, esqueça os trabalhos e aventuras em grupo, assim você não vai mais frustrar menhum amigo, cheios de espectativas, nas horas difíceis.
Semelhante ao seu caso: Os imperadores foram treinados para serem auto-suficientes. Aprenderam a só mandar e não compartinhar. E eles levam a vida inteira acreditando nisso.
Rapaz, aproveite esta aventura para mudar de vida !!!
Bota a mão na graxa, cara. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Se não concordar, releia as suas exposições:

1) "Resultado: Deu tudo certo!

Chegando a BH posto mais fotos..."

2) "Rapaz...
Valeu pelo apoio!
Tirei fotos de tudo...

Após dizer que acampou sozinho na selva, pergunto: Onde estavam a Fernanda e o Zequinha ? Fora da barraca ? Foram dormir mais tranquílamente numa pousada, nas proximidades, ou na taba de um índio ?

Att
Anthon

Po ai já é perseguição .......:twisted::twisted::twisted:

Infelizmente não fui nesta viajem, ano q vem quem sabe....:concordo:

Abç

lealrenato
18/03/2009, 22:59
X2

de renault logan, ate pq da pra fazer de 4x2:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

freitasjr
19/03/2009, 02:08
Carlos

Carlos, além do menor peso e da capacidade do bloqueio falados pelo Walter, a melhor altura em relação ao solo(23,5cm) e melhores ângulos de entrada e saída, tb contam pontos a favor.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

SÉRGIO HOLANDA
19/03/2009, 08:20
Pessoal,

Primeiro vídeo da aventura, uma compilação de fotos tirada pelo grupo. Brevemente o vídeo com as imagens filmadas estará saindo do forno.

Espero que gostem.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=KzbK2PCozAo"]YouTube - TRANSAMAZONICA 2009 - VIDEO 1[/URL]

Sérjão

Bruno Sander
19/03/2009, 10:01
Mesmo após todas as explicações, ainda continuam a escrever coisas como esta "pérola" do Lucca Netto:

"Como os passageiros da "Ivete" são polêmicos!!!!!!!!! Ao Sander e sua "amiga", tenho a dizer que foi muita coragem voltarem sozinhos sim! e mais uma vez parabenizo-os, mas SEJAM HUMILDES em assumirem que vcs erraram....

O Serjão talvez seja a pessoa MAIS experiente a participar desse fórum! Ouvir o que ele tem a dizer é prova de maturidade o que ao que parece às vezes falta por aqui...

Criticar a viagem por não ter tido tantas "aventuras" quanto esperavam é no mínimo ridículo! Ele não pode controlar o tempo! Seria muito melhor pensarem que conheceram pessoas, lugares maravilhosos e tiveram a oportunidade de fazer uma expedição digamos, mais tranquila, o que com certeza deu a vcs um pouco de experiência para uma próxima!

Aprendam a valorizar todos os momentos, aprendam a ouvir! E sinceramente sejam menos agressivos. Esse fórum é muito bacana, mas está ficando cansativo"

1. Obrigado pelos "Parabéns", mas, onde é que erramos ao voltarmos sozinhos se tudo deu certo e chegamos bem, dentro do tempo esperado ????
As pessoas que moram às margens da Br319 (a maioria) são bem amistosas e dispostas a ajudar.
Não ví risco algum em voltar sozinho (com as condições que a estrada estava) e certamente faria de novo!

2. O Serjão, certamente é a pessoa mais experiente por aquí e, pessoalmente, é muito agradável e gente boa.
Ele contra-indicou a minha volta sem outro carro de apoio, mas, ao explicá-lo que havia um "grupo de resgate" que iria me buscar caso não desse notícias em 03 dias, ele ficou mais tranquilo e deu seu aval a minha volta.
Inclusive, logo em Humaitá, foi prá ele quem liguei primeiro para dar notícias da minha chegada (conseguí falar com o Volmir).

3. Não critiquei em momento algum a EXPEDIÇÃO!
Muito pelo contrário, eu disse que valeu cada minuto do passeio e que o percurso foi muito bem organizado e o mérito é todo do Serjão.
Recomendo veementemente a todos acompanharem o Serjão nesta aventura.
Independente de ter ou não ter chuvas, VALE A PENA sim...
Eu só disse que, as condições em que encontramos as estradas, PELA FALTA DE CHUVAS, não foi o que eu esperava e isto me decepcionou NO QUESITO OFF-ROAD (apenas)! Mas, obviamente foi um capricho da natureza que não havia como o Serjão ter previsto!
Como eu disse, VALEU MUITO A PENA TER IDO!
E parabenizo o Serjão por isto.

4. Lucca...
Em momento algum fui "agressivo". Fui apenas fiel ao postar minhas impressões. Não usei de eufemismos ou de palavras amenas.
Caso tenha sentido-se "agredido" com algum dos meus comentários, peço desculpas. MAS, lembrando-o que este Site tem vários e vários outros tópicos... Portanto, não é necessário se ater a este criado por mim!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Walter L. L. Casitta
19/03/2009, 10:07
Mesmo após todas as explicações, ainda continuam a escrever coisas como esta "pérola" do Lucca Netto:

Você criou um Blog. Agora Paciência...

Bruno Sander
19/03/2009, 10:28
Anthoniusnikos...
Antes de responder TODAS as suas perguntas sobre as modificações realizadas em minha Picape (e percebendo que o senhor é um grande frequentador deste tópico - ao ponto de copiar as minhas postagens), prefiro deixá-lo encontrar estas respostas ao longo de todo o tópico, pois TODAS as modificações que fiz na minha Picape foram devidamente postadas aquí a medida que foram feitas.
Portanto, divirta-se encontrando as respostas!
(Onde está Wally ?)

Sobre eu ter postado que estava SOZINHO...
Como já expliquei antes, eu me referia a APENAS UM CARRO. E não apenas uma pessoa.
O David não podia "aparecer" devido a "questões trabalhistas" (Risos).
A Fernanda preferia que "algumas pessoas" não soubessem onde ela estava.
O Diogo tinha questões da "Pós-Graduação" em aberto e seria melhor que não soubessem o porquê dele não estar em BH!

Portanto,
não fui "individualista". Apenas atendí ao pedido dos meus companheiros que preferiam não "divulgar" onde estavam até chegarem a BH.

No mais,
Solicito que seja um pouco mais educado com a minha AMIGA Fernanda quando fizer uso destes seus trocadilhos "criativos".
Prá mim também, isto não pega bem e não é muito "polido" (como imaginei que o colega Forista fosse).

Wálter...
Se é um "Blog" eu não deveria ser o único a poder escrever ou, pelo menos, escolher quem escreve ????

Cordialmente...
Bruno Sander.

Anthoniusnikos
19/03/2009, 10:29
Bom pessoal, também não sinto-me bem criticando os defeitos das pessoas adultas.
Talvez, por ainda até hoje estar disposto a aprender, e a admitir os meus defeitos, sinto-me no direito de apontar os dos outros. Mas confesso que não sinto-me bem, não.
Mas, pertinente a expedição pelo barro:
1 - Acho que para vencermos os facões de lama mole, devemos usar pneus, os maiores possíveis, com "garras" (não sei nome mais adequado para as ranhuras dos pneus).
2 - Então pergunto aos expedicionários se vale a pena, antes de entrar num trecho longo enlameado, trocar os quatro pneus pelos maiores, mais adequados.
3 - E, para o uso desses pneus maiores, qual reforço devemos fazer nos rolamentos, ou engrenagens das homocinéticas.
4 - Nesses casos, acho que o BL só vai ajudar até onde ele dá espaço para o pneu não pegar no para-lamas. É isso mesmo ?
5 - Ví numa das fotos, que uma pickup tinha um jogo de 4 pneus sobressalentes na caçamba. Esses pneus foram usados. :pipoca::pipoca::pipoca:
Abração para todos.
Anthon

Bruno Sander
19/03/2009, 10:42
Serjão
Mesmo fugindo 100% de qualquer assunto do Fórum, solicito que esclareça ao seus colegas Foristas como foi a Expedição com o "Intrigante" Bruno Sander.
Acredito que a impressão que muitos e muitos aquí têem ao meu respeito seja bem parecida com a que você tinha antes de me conhecer pessoalmente.
Já, inclusive, tivemos uns "arranca-rabos" bem feios por aquí antes (Risos).
Espero que tenha mudado algo (prá melhor, é claro)!

Bruno Sander.

Walter L. L. Casitta
19/03/2009, 10:52
Wálter...
Se é um "Blog" eu não deveria ser o único a poder escrever ou, pelo menos, escolher quem escreve ????

Cordialmente...
Bruno Sander.

Então meu amigo, Por isso que deve ter paciência. Você usa o fórum como se fosse um Blog mesmo sabendo que não tem o controle dele...

SÉRGIO HOLANDA
19/03/2009, 10:57
Grande Anthoniusnikos,

Vejamos:

1 - Pneus quanto mais altos melhores e se tiverem garras laterais melhor ainda. Aconselho neste tipo de barro que encontramos na amazônia, já no final das chuvas com a bagaceira feita, pneus altos, estreitos e cross. No começo das chuvas Pneus MUDs dão conta tranquilamente.

2 - Sim, sempre!!! Para cada tipo de solo devemos ter o tipo de pneu mais adequado, ou o mais próximo, uma vez que nem sempre podemos andar com dois jogos de pneus.

3 - Se utilizarmos pneus acima do que foi projetado nosso veículo o desgaste será eminente, não tenha dúvidas. Não adiante fazer reforço e sim trocar antes do prazo normal as peças de maior desgaste, como rolamentos, pivôs, etc. E sempre fazer uma avaliação antes de se aventurar. Mas é importante salientar que uma coisa é uma trilha a 30 km de casa, onde podemos abusar dos veículos, outra é uma expedição com 9mil km de estradas e longe de pontos de apoio, isso é determinante na nossa forma de conduzir os veículos.

4 - Isso mesmo, o BL aumenta a altura da cabine, mas o vão livre dos diferenciais e chassis continua o mesmo, precisando assim de pneus mais altos.

5 - A minha pickup (Hilux) tinha um jogo de rodas cross, queutilizei entre Itaituba e Manaus, posteriormente na Trans-Uruará. O Bruno tinha os pneus e também os trocou entre Itaituba e Manaus, usando os modelos off road.

Abrs,

Sérjão

Bom pessoal, também não sinto-me bem criticando os defeitos das pessoas adultas.
Talvez, por ainda até hoje estar disposto a aprender, e a admitir os meus defeitos, sinto-me no direito de apontar os dos outros. Mas confesso que não sinto-me bem, não.
Mas, pertinente a expedição pelo barro:
1 - Acho que para vencermos os facões de lama mole, devemos usar pneus, os maiores possíveis, com "garras" (não sei nome mais adequado para as ranhuras dos pneus).
2 - Então pergunto aos expedicionários se vale a pena, antes de entrar num trecho longo enlameado, trocar os quatro pneus pelos maiores, mais adequados.
3 - E, para o uso desses pneus maiores, qual reforço devemos fazer nos rolamentos, ou engrenagens das homocinéticas.
4 - Nesses casos, acho que o BL só vai ajudar até onde ele dá espaço para o pneu não pegar no para-lamas. É isso mesmo ?
5 - Ví numa das fotos, que uma pickup tinha um jogo de 4 pneus sobressalentes na caçamba. Esses pneus foram usados. :pipoca::pipoca::pipoca:
Abração para todos.
Anthon

Bruno Sander
19/03/2009, 11:04
Realmente o Lift de suspensão que fiz permitiu colocar pneus maiores sem que estes raspem nas caixas de roda.
Isto foi bem últil para se aumentar também a altura livre do solo (o que faz A DIFERENÇA nestes facões que você mesmo citou).
Mas, sem a troca dos amortecedores e molas, a meu ver, teria sido um "serviço porco", pois perderia muito em estabilidade, já que os amortecedores originais são dimensionados para a Picape da maneira como veio de fábrica e possuem um curso de suspensão bem menores que os Bilstein (que são os que eu uso).

No barro os pneus com estas "garras" são MUITO úteis e eu os usei no trecho entre Itaitúba e Castanho (120km antes de Manaus).

Desventagens:
Os conhecedores de mecânica dizem que pneus maiores forçam mais o conjunto embreagem / diferencial / homocinética...
A embreagem da minha picape acabou aos 25.000km. Mas, continuo a achar que foi DEFEITO DE FÁBRICA!

Em Porto Velho, o Rodrigo (chefe da oficina Nissan) disse-me (em Off) que ele trocou a embreagem (NA GARANTIA) de 03 Frontier SEL. Ambas com menos de 30.000km (sendo que uma delas ele trocou aos 21.000 e depois aos 27.000km).
Segundo ele, é um problema crônico de algumas SEL (DESGASTE PREMATURO DA EMBREAGEM) e que a fábrica já tem conhecimento MAS, está pondo "panos quentes" - Como o assunto da fumaça branca!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Carlos Monaco
19/03/2009, 12:32
Realmente o Lift de suspensão que fiz permitiu colocar pneus maiores sem que estes raspem nas caixas de roda.
Isto foi bem últil para se aumentar também a altura livre do solo (o que faz A DIFERENÇA nestes facões que você mesmo citou).
Mas, sem a troca dos amortecedores e molas, a meu ver, teria sido um "serviço porco", pois perderia muito em estabilidade, já que os amortecedores originais são dimensionados para a Picape da maneira como veio de fábrica e possuem um curso de suspensão bem menores que os Bilstein (que são os que eu uso).

No barro os pneus com estas "garras" são MUITO úteis e eu os usei no trecho entre Itaitúba e Castanho (120km antes de Manaus).

Desventagens:
Os conhecedores de mecânica dizem que pneus maiores forçam mais o conjunto embreagem / diferencial / homocinética...
A embreagem da minha picape acabou aos 25.000km. Mas, continuo a achar que foi DEFEITO DE FÁBRICA!

Em Porto Velho, o Rodrigo (chefe da oficina Nissan) disse-me (em Off) que ele trocou a embreagem (NA GARANTIA) de 03 Frontier SEL. Ambas com menos de 30.000km (sendo que uma delas ele trocou aos 21.000 e depois aos 27.000km).
Segundo ele, é um problema crônico de algumas SEL (DESGASTE PREMATURO DA EMBREAGEM) e que a fábrica já tem conhecimento MAS, está pondo "panos quentes" - Como o assunto da fumaça branca!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Buno, quanto vc levantou a caminhonete, e que amortecedores vc colocou?

SÉRGIO HOLANDA
19/03/2009, 12:39
Serjão
Mesmo fugindo 100% de qualquer assunto do Fórum, solicito que esclareça ao seus colegas Foristas como foi a Expedição com o "Intrigante" Bruno Sander.
Acredito que a impressão que muitos e muitos aquí têem ao meu respeito seja bem parecida com a que você tinha antes de me conhecer pessoalmente.
Já, inclusive, tivemos uns "arranca-rabos" bem feios por aquí antes (Risos).
Espero que tenha mudado algo (prá melhor, é claro)!

Bruno Sander.

Fala Bruno... :concordo::concordo::concordo:

Bicho, deixa dizer o que já disse outras vezes aqui e pessoalmente. O grande problema é a forma como escreves, como é algo escrito e não dito fica complicado interpretar a forma com que falas, nesse caso o que pensas. E como disse o Casitta, você transformou o post em uma especie de blog, só que não podes controlar o que escrevem, então é escutar, dialogar e tentar conduzir a coisa pro eixo correto, ou seja, mecânica e modificações da Ivete. Todos tem o direto de dizerem o que acham, diante de suas interpretações sobre o que lêem.

Quanto ao Bruno como pessoa...

Bem, eu tinha uma visão do Bruno aqui no fórum, certamente não das melhores, isso principalmente pela forma dele interagir com os demais, a falta de paciência e o responder meio bruto, sem pensar e muitas vezes querendo ser superior. Conheci o Bruno pessoalmente e digo que é um cara legal, gente boa. O que pude perceber no Bruno é que a forma como ele age aqui age fora, muitas vezes fazendo coisas sem pensar nas consequências, mas nada por maldade. Além disso, apesar de ter 29 anos, parece muitas vezes um adolecente, ou até mesmo uma criança, nas brincadeiras, na forma de agir, talvez seja um eterno menino.

Bruno, muitas vezes precisamos deixar de lado nossa natureza infantil, claro todos nós temos, em uma viagem como essa que fizemos todos demonstraram este lado, mas no dia-a-dia, em particular aqui, precisamos agir com mais cabeça e menos impulso. Já fui assim, todos já foram assim, mas um dia precisamos encarar que não podemos agir somente por impulso. Posso dizer que você sempre teve tudo próximo, não precisou batalhar muito, tirando seus estudos, uma vez que se tornar médico exige muito de nosso tempo em estudos, mas em termos de vivência, de conhecimentos de vida você ainda está caminhando, mas com certeza vai chegar lá.

Bruno, você não é intrigante, diria que super-ativo!!!

Eu não precisava vir aqui defende-lo, você consegue se sair bem, basta escrever com mais calma, como já o fizeste antes aqui e tudo ficou resolvido. Procure entender também os que criticaram você, foi única e exclusiva culpa sua e depois da Fernanda. Sua, pela forma de se expressar, a qual eu mesmo disse ter compreendido, pois já entendo um pouco como funciona sua forma de falar e pensar. Outra, a Fernanda por vir aqui te defender, sem necessidade, pois isso piora sua imagem, afinal somos adultos e temos de nos defender. Além de tudo ela foi no post da Transamazônica falar de mim por não ter defendido você...Juro que não entendi e principalmente não perdi meu tempo em responder. Entenda os comentários críticos, absorva a parte boa, se defenda de forma direta e seja conciso, certamente só terás a ganhar.

Pra finalizar minha impressão é que és gente boa, como diz um amigo meu sangue bom!!!

Grande abraço,

Sérjão

Bruno Sander
19/03/2009, 13:05
Serjão,
Mais uma vez, muito obrigado pela sua "intervenção" (mesmo a meu pedido) aquí no tópico!
Eu sei que, pela maneira como escrevo (de maneira tão direta) passo uma imagem de pessoa que não sou.
Quem me conheçe pessoalmente sabe bem do que estou dizendo.

Uma coisa é verdade: Sou uma eterna criança "incorrigível"!

Não encaro isto como defeito. Bem pelo contrário...
Em minha profissão já preciso ter muito mais "maturidade" que gostaria e encarar situações bastante evitadas por 95% das pessoas.
Como sobreviver a isto ????
Vivendo da forma como eu gostaria sempre que não estou trabalhando (ou lidando com pacientes).

Eu sei o quanto nossa vida pode acabar de repente.
Então... "Crescer prá quê ???"

Então, saibam que, em momento algum eu quis (ou quero) "agredir" a nenhum colega Forista.
Só escrevo, às vezes, e posto antes de ler e "amadurecer" mais o texto.
Peço desculpas por isto (mas, este é o meu jeito).

No mais...
Continuemos a falar de 4x4.

O que vocês acham desta informação de Porto Velho sobre "Desgaste prematuro" da embreagem de algumas Frontier SEL ????

Ps. Carlos...
Coloquei calços de suspensão de 3" e amortecedores Bilstein.

Anthoniusnikos
19/03/2009, 13:12
Bom pessoal, como tenho certeza que a maioria das pessoas são de boa fé, é vivendo e interagindo que se aprende.
Mas, como pretendo ir juntando experiência e equipamento para acompanhar um desses comboios, vou perguntando:
1 - Nessa foto, percebo que os pneus da Ivete tem uns pontos. Seriam então as garras ?
2 - Essas garras são melhores que as antigas correntes ?
3 - Pegaram algum trecho da estrada com aquela argila pegajosa, quase intransponível ?
4 - No caso da embreagem, esse desgaste aos 30.000 Km é de uso, quase exclusivo, em asfalto ? Se for MT, pode ser a maneira com que o motorista faz uso. Se for AT, aí deveria ter RECALL ou PROCON no fabricante.
Sugestão: Messas expedições à amazônia, deveriam ser incluidos pontos interessantes para vizitas. Ex.: aldeias indígenas, fazendas, escolas, levar algum material que as comunidades carentes necessitam, brinquedos para as crianças, etc.
Abraços
Anthon

Bruno Sander
19/03/2009, 13:25
1. Sim. Aquelas são as garras laterais dos pneus.
2. As correntes cobrem a banda de rodagem dos pneus. As garras estão nas laterais, portanto, "agarram" (aderem bem) nas arrieiras (facões) e em terrenos com muitas pedras. As correntes são ótimas para pneus lisos NO BARRO E LAMA.
3. Não pegamos trechos de argila pegajosa não (só trechos bem curtos).

Bruno Sander.

SÉRGIO HOLANDA
19/03/2009, 13:27
Beleza Bruno...:concordo::concordo::concordo:

Bruno, lembra de trocar aquele calço da suspensão traseira, está invertendo teu feixe de mola e irá prejudicar o curso da suspensão.

Sérjão

Carlos Monaco
19/03/2009, 13:47
O que vocês acham desta informação de Porto Velho sobre "Desgaste prematuro" da embreagem de algumas Frontier SEL ????

Ps. Carlos...

- Acho esse desgaste preocupante, porém vc tem informação do tipo de uso? (so cidade, mais off road, estrada)

- Com a alteração da suspenção, ela ficou mais molenga, como fica nas curvas na estrada, lembrando que eu tenho uma S10 (acho que a suspenção mais mole do mundo)

Abç

Bruno Sander
19/03/2009, 13:54
Serjão...
Obrigado pelo lembrete.
Agendei para próxima Quarta a troca daquele calço por 02 molas (continuação do feixe de molas).
Desta forma funcionará como um feixe de molas mais alto (como você havia me sugerido).

Anthoniusnikus...
Quanto a sua sugestão de "levar materiais que a cominidade carente da região necessita"... Compartilho 100% com a sua opnião.
Tanto que NESTA EXPEDIÇÃO TRANSAMAZÔNICA 2009 LEVEI 8.000 CAIXAS DE MEDICAMENTOS - não distribuídos pelo SUS - E DOEI ÀS COMUNIDADES CARENTES ENTRE HUMAITÁ E MANAUS (e também em Apuí).

Só isto, para mim, já valeu a viagem!

MarcSport
19/03/2009, 14:04
Peço desculpas ao Bruno e ao Carlos Monaco por ter dito que eram a mesma pessoa, pois este entrou no Forum recentemente e achei as colocações tendensiosas, os dois estão on line simultaneamente ...

Carlos Monaco
19/03/2009, 14:06
Peço desculpas ao Bruno e ao Carlos Monaco por ter dito que eram a mesma pessoa, pois este entrou no Forum recentemente e achei as colocações tendensiosas, os dois estão on line simultaneamente ...

Desculpado e sem recentimentos....

Anthoniusnikos
19/03/2009, 14:36
Tinha certeza que o Bruno: Eu, Eu, Eu...! tinha um lado, muito bom, compensatório. Infelizmente na nossa educação burguesa, individualista (afinal, foi para sermos assim que detonamos as monarquias) aprendemos, mesmo sem querer, a nos expressarmos dessa forma: Eu, Eu, Eu...!
Não vamos culpar o SUS...! Podemos até cobrar melhorias...! Também não acredito que ações assistencialistas vão resolver os problemas da saúde, mas a esperança levada com a prática de boas atitudes, assim como o aceno, e a atenção educada dos integrantes do comboio, às pessoas por onde passam, é que vão ser assimiladas.
Veja, neste momento, lá STF falta só o voto de ministro Gilmar Mendes para que as terras da Raposa Serra do Sol sejam demarcadas de forma contínua. Parece muito...! Mas é pouco, quanto se tem que admitir, que essas terras todas eram dos índios, e agora temos que ceder só um pouquinho.

E sobre do caso do desgaste pré-maturo da embreagem ? :pensativo::pensativo::pensativo:

Abs
Anthon

Bruno Sander
19/03/2009, 22:01
Prá dizer a verdade, estou bastante receoso com esta notícia de DESGASTE PREMATURO DA EMBREAGEM.
Como a minha picape já apresentou a primeira vez, tenho receio que volte a acontecer.
Mas, desde que troquei a embreagem, não "forcei" em nada a embreagem e estou dirigindo com o pé "bem levinho".
Vamos ver se consigo mais informações a respeito!

Carlos Monaco
20/03/2009, 07:52

Só esqueci de uma coisa, as colocações que fiz foram um poto de vista meu, e como não conheço nem o Bruno e nem o Serjão, não tenho como ser tendencioso.

Mesmo assim ta tranquilo........

Abç

Edintruder
20/03/2009, 08:51
Só esqueci de uma coisa, as colocações que fiz foram um poto de vista meu, e como não conheço nem o Bruno e nem o Serjão, não tenho como ser tendencioso.

Mesmo assim ta tranquilo........

Abç

:evil: Mesmo que o Bruno e o Carlos fosses o mesmo usuário, o que interessa para o fórum?????
Acredito que a forma que cada um conduz sua vida seja problema seu e não do fórum!!!
Se o meu perfil pessoal não agradar alguém, eu estou me lixando pra isso! :evil:
O Bruno tem paciência até demais pra aturar essas picuinhas que se formam na volta das mensagens dele!

Marc, não sei se lesses as regras de conduta, mas se alguém abrir dois usuários será banido. Duvido que o Bruno faça uma burrada dessas.

Analisa e guarda esse tipo de opinião para ti, pois todo o fórum ganha quando filtramos nossos pensamentos e "dedos no teclado".
Todos os dias escrevo e releio 3 vezes e sempre acabo editando para ter certeza que escrevi algo com uma única interpretação e evito interpretações tedenciosas.

rub
20/03/2009, 13:29
Amigos,

Lendo o tópico deste assunto que me chama atenção, no meu humilde conhecimento quando aumentamos a potência dos nossos veiculos, todo o conjunto deverá ser modificado/adapatado para receber um maior toque.

Pelo visto a embreagem que os atuais fabricantes produzem, para veiculos que saem de fábrica, geralmente não suporte tal aumento de potência sem que seja alterado este item também. Por isso que muitos carros que tem a sua potência alterada utiliza embreagem especiais, muitos deles com disco de cerâmica.

O que o nosso amigo Edpadilha menciona eu concordo plenamento tendo em vista que ele discutiu este item tecnicamente onde para mim não resta dúvida.

Gostaria de opiniões dos nossos amigos em relacão a este assunto pois pretendo fazer o mesmo.

Edpadilha, você poderia informar se houve alguma contestação nas informações que você postou aqui neste forum?

Abs,

Rub

lucca netto
20/03/2009, 18:24

...

MAS, lembrando-o que este Site tem vários e vários outros tópicos... Portanto, não é necessário se ater a este criado por mim!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Prezado Sander,

Não irei me aprofundar mais nessa discussão. Tu sabe o que escreveu, é só reler! Lamento se minha opinião, ou "pérola" se preferir, o incomodou! Mas infelizmente esse é um fórum e não um blog.

Creio que o interesse de todos aqui, ou pelo menos da grande maioria, seja referente a 4x4, logo, nada mais justifica!

Quanto a me ater ao seu fórum, não tenho obrigação mas, esclarecerei de muito bom grado: sou um grande observador, não só do tópico criado por ti, mas também de outros tantos deste site.

O fato é que possuo muito pouca experiência em trilhas off-road e digamos... nenhuma em mecânica. E aprendo MUITO observando o que falam por aqui. E esse tópico particularmente me interessa pq tbm tenho uma SEL e observo que as mudanças que tu fez ficaram bem legais.

No mais....

Com cordialidade.

Anthoniusnikos
20/03/2009, 19:23
Rub, ainda não encontrei o post do Edpadilha, para saber a opinião dele sobre o desgaste prematuro da embreagem. A minha opinião para essas deficiências, são os projetos, de fábrica, de adaptação feitos nas coxas, mesmo. Tem que dar lucro rápido para as concessionárias. Tem um monte de usuário (considerado, pelas concessionárias, trouxas de consumo) que tem dinheiro de sobra para pagar, e assim ficarem felizes. - Chega a ser STATUS poder pagar altos preços por simples revisões, e em compensação tomar um cafézinho com o SEU vendedor exclusivo e particular, e de confiança!!!:parede::parede::parede:
Na minha opínião, os motores foram ganhando potência, e muitas outras peças que dependem da solicitação desses maiores torques, ficaram com as mesmas características. Mas, é importante que outros proprietários dessas SEL, postem com quanto tempo estão precisando trocar sembreagens.

Lucca Netto, como vem se comportando a embreagem da sua SEL ?

Houve um dentista, amigo, de confiança, excelente profissional, pai de família, cristão, acho que até católico apostólico e romano, que confessava-me quando estava SUA na cadeira de tortura controlada: Sr. Anthon, a partir de hoje, vou aumentar os MEUS preços. - Perguntei ingenuamente :shock:: Porquê, amigo Hendel Dersan :pensativo: ??? Sr. Anthon, é porque o câmbio do meu Vectra foi pro saco :evil: !!!

Edpadilha, obrigado pelas referências abaixo. Lí o seu post, e concordo plenamente. Quem repotencializou o motor, ou fez qualquer outra alteração na viatura, não pode reclamar de nada. O melhor que tem a fazer é assumir os prejuízos da gambiarra.
Embreagens bem utilizadas, no cotidiano, podem durar até 100.000 Km. Mas, deve ser queimada uma por rally de grandes dificuldades.

Edpadilha. Das perguntas que voce deixou no final do seu post, é quase certo que:
1 - No carro do Bruno podem ter colocado na Ivete uma embreagem com coeficiente de atrito inadequado (menor).
2 - Nos carros de arrancada, são exigidos maiores coeficientes de atrito, que consequentemente geram altas temperaturas. Nesses casos, as cerâmicas aguentam maiores temperaturas.

Abraços
Anthon

edpadilha
20/03/2009, 19:46
Rub,

Caso voce realmente repotencialize seu veiculo, tome cuidado, pois em algum ponto tera porblemas, seja em semi-eixo, seja em embreagem, algum lugar com certeza te dara problemas.

"Edpadilha, você poderia informar se houve alguma contestação nas informações que você postou aqui neste forum?"
- Infelizmente, ninguem me enviou documentos ou fatos que comprovem que estou errado, mesmo os especialistas.

Anthoniusnikos,
Para te ajudar, por favor leia meu ultimo Post neste Blog, foi o de numero 2311, pagina 232.

O problema que o Bruno teve com a embreagem nao foi problema que

" A minha opinião para essas deficiências, são os projetos de [B]adaptação, feito nas coxas mesmo. Tem que dar lucro rápido para as concessionárias."
- Se voce se refere as adaptacoes feitas pelos usuarios, eu concordo, se vc se refere as montadoras, desculpe, mas discordo.

O problema, nao e a potencia original do motor que desgasta prematuramente a embreagem, leia meu post que tentei explicar de forma leiga para que todos entendam.

A disposicao,
Ed

SÉRGIO HOLANDA
21/03/2009, 08:55
Pessoal,

Segundo vídeo da aventura, uma compilação de fotos e vídeos na Trans-Uruará. Este trecho foi feito somente por mim e pelo Volmir no Troller, e com a minha Hilux somente em 4x2 por problemas na tração dianteira. Brevemente mais vídeos...

Espero que gostem.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=XgRQb2aDBW8"][ame="http://www.youtube.com/watch?v=XgRQb2aDBW8"]YouTube - OFF ROAD 4X4 TRANSAMAZÔNICA 2009 trans-uruará (video 2)[/URL][/URL]

Sérjão

edpadilha
21/03/2009, 15:29
Boa tarde Anthoniusnikos,

Nao sei por que estou com dificuldade em responder usando o rr e as vezes as msges nao aparecem por completo.

Edpadilha, obrigado pelas referências abaixo. Lí o seu post, e concordo plenamente. Quem repotencializou o motor, ou fez qualquer outra alteração na viatura, não pode reclamar de nada. O melhor que tem a fazer é assumir os prejuízos da gambiarra.
Embreagens bem utilizadas, no cotidiano, podem durar até 100.000 Km. Mas, deve ser queimada uma por rally de grandes dificuldades.

Normalmente estas Pkp a diesel que conseguem transportar 1 ton, desde que bem utilizadas podem durar 150.000km...

Edpadilha. Das perguntas que voce deixou no final do seu post, é quase certo que:
1 - No carro do Bruno podem ter colocado na Ivete uma embreagem com coeficiente de atrito inadequado (menor).
Resp: Nao, a embreagem dele foi projetada para a potencia que o carro e entregue na concessionaria. Para conhecimento, a embreagem e projetada com dados tecnios como potencia e torque informados pela montadora, e empresas como Sach, Luk, ou outros fornecedores homologados, fazem o desenvolvimento do produto respeitando estes parametros, ha margem de seguranca de ate 20%, ou seja, qualquer aumento de potencia, gera desgaste prematura.

2 - Nos carros de arrancada, são exigidos maiores coeficientes de atrito, que consequentemente geram altas temperaturas. Nesses casos, as cerâmicas aguentam maiores temperaturas.
Resp.: Sim, as embreagens de ceramica aguentam maior temperatura e tem quase o dobro de capacidade de atrito, porem para o uso diario, e HORRIVEL! hehehe... pois e tudo ou nada... e alem de deixar o sistema mais pesado...

A disposicao para quaisquer escalrecimentos.
Ed

Bruno Sander
21/03/2009, 19:00
Pessoal,
Vamos lá a última novidade da minha Frontier SEL...

ACABOU A EMBREAGEM (de novo) !!!!!!

Após fazer apenas esta única viagem com o Serjão (ou 2 meses e 10 dias) após a troca do ultimo "conjunto de embreagem" - e sem "forçar" em momento algum o carro ou a embreagem - PASMEM - minha Picape voltou REBOCADA para a Nissan SEM EMBREAGEM, de novo! :parede:

A embreagem começou a deslizar e liguei para a Nissan agendando a revisão para daí a 02 dias (quando eles teriam vaga) e a Ivete não aguentou!
ACABOU A P... DA EMBREAGEM - DE NOVO! :putz:

Tem menos de 90 dias que troquei (e paguei) pela embreagem nova. Ou seja, ainda tenho a garantia DA PEÇA (independente de garantia do carro). Não é isto mesmo ????

E o pior é que a "resposta" que tive da Nissan é que NADA será coberto pela Fábrica! Nem mesmo a Garantia Legal das peças de 90 dias.

Sou um apaixonado (como todos aquí sabem) pela minha Picape. Mas, se a Nissan continuar a insistir nesta "Garantia de 03 anos" VIRTUAL... :odedo: Troco de carro na Segunda-feira! Voltarei a Mit (Triton M/T 09/09).
Estou de saco cheio da má vontade e mil dificuldades colocadas pela Nissan...
Veremos o que isto vai dar.

Ps. Mais uma Nissan Frontier SEL para as infelizes estatísticas do meu amigo Henrique (Nissan de Porto Velho - RO) de DESGASTE PREMATURO!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Loiro
21/03/2009, 19:13
Tem alguma coisa errada ai em!
E a embreagem da nossa, Strike 2004, tambem acabou!
Ate agora foi o unico problema que ela teve e esta com 77.500KM.
O fod@ é que sao os primeiros 10.000KM com ela e ja da esse problema que será uma facada, ainda mais se estiver com algum problema no volante.
[]´s preocupados.

Carlos Monaco
21/03/2009, 19:40
Pessoal,
Vamos lá a última novidade da minha Frontier SEL...

ACABOU A EMBREAGEM (de novo) !!!!!!

Após fazer apenas esta única viagem com o Serjão (ou 2 meses e 10 dias) após a troca do ultimo "conjunto de embreagem" - e sem "forçar" em momento algum o carro ou a embreagem - PASMEM - minha Picape voltou REBOCADA para a Nissan SEM EMBREAGEM, de novo! :parede:

A embreagem começou a deslizar e liguei para a Nissan agendando a revisão para daí a 02 dias (quando eles teriam vaga) e a Ivete não aguentou!
ACABOU A P... DA EMBREAGEM - DE NOVO! :putz:

Tem menos de 90 dias que troquei (e paguei) pela embreagem nova. Ou seja, ainda tenho a garantia DA PEÇA (independente de garantia do carro). Não é isto mesmo ????

E o pior é que a "resposta" que tive da Nissan é que NADA será coberto pela Fábrica! Nem mesmo a Garantia Legal das peças de 90 dias.

Sou um apaixonado (como todos aquí sabem) pela minha Picape. Mas, se a Nissan continuar a insistir nesta "Garantia de 03 anos" VIRTUAL... :odedo: Troco de carro na Segunda-feira! Voltarei a Mit (Triton M/T 09/09).
Estou de saco cheio da má vontade e mil dificuldades colocadas pela Nissan...
Veremos o que isto vai dar.

Ps. Mais uma Nissan Frontier SEL para as infelizes estatísticas do meu amigo Henrique (Nissan de Porto Velho - RO) de DESGASTE PREMATURO!

Cordialmente,
Bruno Sander.

Bruno, que m.......

Quanto Km vc rodou depois trocou a embragem?? acho que ficou quase a mesma coisa da primeira troca.

Estou interessado em com a Frontier, mas estou começando a ficar com medo. Alguém tem alguma informação se isso acontece com as AT??

Teoricamente no Brasil, a garantia mínima são de 90 dias, porém eles podem alegar as modificações de pneus, suspenção, que estão fora dos padrões estabelecidos pela fábrica e negarem a garantia e provavelmente não adianta nem entrar na justiça.

Pela garantia de 3 anos eles farão de tudo para te negar a garantia, se acharem uma porca fora do lugar eles ja enchem o saco.

Fora isso boa sorte e espero que troquem na garantia.

Abç

Carlos

Bruno Sander
21/03/2009, 20:05
Rodei apenas a distância desta última viagem após a última troca!
E, como eu disse, não forcei NADA a Picape ou a embreagem desde a última troca (O Serjão e todos os que estavam na viagem viram de perto o que estou dizendo).

Quanto a GARANTIA DA PEÇA é de 90 dias. É o MÍNIMO que ela tem que suportar! Menos que isto é óbvio que é defeito de fábrica ou mau regulagem na instalação!

Se vocês bem se lembram, desde a troca da embreagem pela Nissan eu havia dito que tinha algo de errado... Que a embreagem estava bem mais alta e mole que quando comprei o carro.
Levei de volta à Nissan (Motorsan) e eles disseram que "parecia estar tudo bem"!
Agora... Veio o resultado. Desde a troca, não estava NADA bem.

edpadilha
21/03/2009, 20:51
Bruno,
Se vc continuar com o carro chipado como esta, continuara a ter problema como ja te falei!
Se nao quiser voltar a potencia normal, coloque um kit de ceramica! Nao culpe a fabrica pelos seus excessos. Pense um pouco, qto tempo durou a embreagem de quando vc chipou?

dizia um velho sabio: O cara esperto e aquele que sabe escutar e nao aquele que fala muito!

Pelo visto o seu conhecimento de mecanica e igual ao meu de medicina - ZERO!!!

Cordialmente,
Ed

AKPG
21/03/2009, 20:54
Bruno,
Se vc continuar com o carro chipado como esta, continuara a ter problema como ja te falei!
Se nao quiser voltar a potencia normal, coloque um kit de ceramica! Nao culpe a fabrica pelos seus excessos. Pense um pouco, qto tempo durou a embreagem de quando vc chipou?

dizia um velho sabio: O cara esperto e aquele que sabe escutar e nao aquele que fala muito!

Cordialmente,
Ed
x1000!!!!!!!!!!!!!!

Carlos Monaco
21/03/2009, 21:25
Bruno,

Cordialmente,
Ed

Padilha, aproveitando o seu alto conhecimento, será que se colocar os pneus 285/75 pejudicara a(a ponto de quebra) o cambio AT.

Se o Bruno abaixar a potencia para uns 225, resolveria o pronblema? (acho que esta potencia, já está de bom tamanho para um pkp)

E ate qto o cambio AT aguentaria em aumento de potencia?

Abç

Carlos Monaco
21/03/2009, 21:29
E, como eu disse, não forcei NADA a Picape ou a embreagem desde a última troca (O Serjão e todos os que estavam na viagem viram de perto o que estou dizendo).

Quanto a GARANTIA DA PEÇA é de 90 dias. É o MÍNIMO que ela tem que suportar! Menos que isto é óbvio que é defeito de fábrica ou mau regulagem na instalação!

Se vocês bem se lembram, desde a troca da embreagem pela Nissan eu havia dito que tinha algo de errado... Que a embreagem estava bem mais alta e mole que quando comprei o carro.
Levei de volta à Nissan (Motorsan) e eles disseram que "parecia estar tudo bem"!

Neste periodo vc rodou quanto uns 12mkm?

acho que com a montagem errada comcerteza aumentou o desgaste.

Dependendo do gerente da oficina (se ele ganhar uma boa comissão, vai alegar o que eu disse sobre o carro estar fora dos padrões estipulados pela fábrica) dai vc vai ter que arcar com o preju....

Abç

AKPG
21/03/2009, 21:36
Padilha, aproveitando o seu alto conhecimento, será que se colocar os pneus 285/75 pejudicara a(a ponto de quebra) o cambio AT.

Se o Bruno abaixar a potencia para uns 225, resolveria o pronblema? (acho que esta potencia, já está de bom tamanho para um pkp)

E ate qto o cambio AT aguentaria em aumento de potencia?

Abç

Carlos,
Tenha em mente que qq alteração irá afetar algo. Não existe almoco grátis...
Veja o que estou passando com minha Hilux. O câmbio AT fica "louco" em alguns momentos, justamente por não conseguir entender o que está acontecendo. Ele pensa que ainda uso os pneus 29 ao invés dos 33...
Lembre-se que pneus maiores irão forçar todo o conjunto e isto irá diminuir a vida útil de vários componentes, tanto da suspensão quanto da transmissão. Se for alterar seu carro, você vai ter que alterar também a forma de dirigir. E eu não chipei minha Hilux justamente para não forçar mais ainda o conjunto de transmissão.

Um abraço,

freitasjr
21/03/2009, 22:00
Bruno,

Cordialmente,Ed

Olá EdPadilha, se segundo vc um dos principais motivos da curta durabilidade da embreagem do carro do Bruno é porque o mesmo está chipado, a outras coisas a esclarecer...

1) Por que outras Frontiers Sel originais também estão tendo problemas de curta durabilidade na embreagem :?: :pensativo:

2) Por que carros de outras marcas tipo Ranger, Trollers, etc... que também possuem as suas centrais remapeadas/chipadas Não tiveram problemas com a embreagem :?: :pensativo:

Bem baseado neste 2 itens descritos acima, no meu entender, "acho" que o ato de chipar um carro(aumentar a sua potência e torque), deverá sim diminuir a vida últil de alguma peça ou conjunto motriz do veículo em questão, porém a longo prazo e Não de uma forma tão repentina e constante como tem acontecido com o carro do Bruno.

Acredito que outros fatores estão atuando p/ um desgaste tão rápido e excessivo nessas embreagens das Frontiers. Veja o exemplo do problema que acontecia com os discos e pastilhas de freio das primeiras novas Toyotas Hilux - desgaste prematuro(com várias reclamações fervorosas em sites e fóruns na Net) - com vários casos. Isso permaneceu até a Toyota passar a adotar "novos" materiais e/ou fornecedores acabando com esse problema de vez.

Bem, isso por enquanto é apenas uma suspeita, vamos esperar um pouco p/ vê se vai continuar acontecendo com mais outras Frontiers este problema.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Carlos Monaco
21/03/2009, 22:03
Carlos,
Tenha em mente que qq alteração irá afetar algo. Não existe almoco grátis...
Veja o que estou passando com minha Hilux. O câmbio AT fica "louco" em alguns momentos, justamente por não conseguir entender o que está acontecendo. Ele pensa que ainda uso os pneus 29 ao invés dos 33...
Lembre-se que pneus maiores irão forçar todo o conjunto e isto irá diminuir a vida útil de vários componentes, tanto da suspensão quanto da transmissão. Se for alterar seu carro, você vai ter que alterar também a forma de dirigir. E eu não chipei minha Hilux justamente para não forçar mais ainda o conjunto de transmissão.

Um abraço,

Alexandre,

Com certeza qualquer alteração prejudica, minha idéia inicial era uma MT, mas com esses problemas relatados pelo Bruno já estou pensando em uma AT (no "tranquilo transito de SP é mais confortavel), pelos seus relatos com a Hilux pelo visto vou ter que me contentar com os 265/75, e agora se sentir necessidade de lift ou pneu maior, vou ter q rezar ou achar outro carro:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Agora qto será que força o cambio os pneus 285, alguem tem a frontier AT com esses pneus pode relatar.

Carlos

Bruno Sander
22/03/2009, 09:44
EdPadilha...
Não acho que com o remapeamento a embreagem dure tão pouco assim.
Meu caso foi isolado entre os 37 feitos pela REIKO.

Certamente, é problema de peças da Nissan.

E, outra coisa, desde Janeiro, o Maurício re-reprogramou a ECU, que, desde a troca da embreagem, está com cerca de 215/220cv e 44kgf de torque (Como eu já havia lhe dito no outro tópico).
E, só fiz isto devido aos conselhos que você me deu! (E achei prudente ouvir).

Cordialmente,
Bruno Sander.

Bruno Sander
22/03/2009, 09:58
Concordo plenamente com o que acabou de ser dito pelo amigo Francisco de Freitas...
Se o problema fosse a repotencialização da ECU, por não ocorreu NADA com nenhuma das outras 37 Nissan Frontier repotencializadas pela REIKO ?????
(Falei com o Maurício ontem e ele confirmou que meu caso é isolado entre seus clientes)
E, por que este problema tem acontecido com outras Frontier SEL que não foram repotencializadas ????? (Em Porto Velho, NENHUMA foi repotencializada)

Certamente este é um problema de peças (Kit embreagem com desgaste prematuro), já que, desde a primeira troca, não forcei em NADA o carro ou a embreagem! E passaram-se apenas 02 meses...

E, como eu disse, existe uma garantia legal de 90 dias das peças.
Não é nenhum "favor" que a Nissan estará fazendo. É a lei que determina que ela faça isto! 90 dias de garantia legal!
Só espero que a marca Nissan seja séria o suficiente para arcar com suas obrigações junto aos seus clientes. Do contrário, voltarei para a Mitsubishi (onde NUNCA tive problemas com o Pós-venda).

Cordialmente,
Bruno Sander.

lealrenato
22/03/2009, 09:59

:stop::stop:bruno

vou te mostrar uma coisa que vc fez, q abrevia e muito, a durabilidade da embreagem.

andar em 4x2, como vc fez na transam:parede::parede:.

força, e muito. nao sou mecanico, mas um pouco de bom senso diz.

o uso do 4x4, economiza todo o equipamento, todo o conjunto.

principalmente embreagem:shock:

garanto que se vc tivesse em 4x4 hi ou low, teria feitos menos trocas de marcha

por acaso o amigo nao usa o pedal da embreagem como descanso do pezinho:pensativo::pensativo::pensativo:???

dalmolin
22/03/2009, 10:03
Tem nada a ver a potencia nova do motor com a durabilidade da embreagem ...

A quantidade de cv's qe vc usa pra por o carro em movimento original e chipado eh a mesma ... , e nas trocas em velocidade nao ha tempo da embregem escorregar , eh rapido se troca e jah esta 100 % acoplada ....

Acabar em 12 mil km , so se o Sander arrancasse todo dia em 3ª com o pe nos 243 cv ...

flo

Bruno Sander
22/03/2009, 10:17
LealRenato...
Não forcei EM NADA a embreagem durante a viagem.
Mantive o 4x2 apenas porque não foi necessário o uso do 4x4. E isto não me fez mudar mais ou menos de marcha!
Ou seja, não exigí mais que deveria da embreagem.

E, eu não dirijo com o pé apoiado no pedal da embreagem!

Como eu disse, tem algum problema de durabilidade das peças e não com a minha forma de dirigir...

Como disse o Dalmolin... Só se eu só arrancasse de terceira marcha (o que nunca faço - nem de reduzida).

Bruno Sander.

Bruno Sander
22/03/2009, 10:23
Pessoal...
Desde a troca da embreagem, rodei MENOS de 8.500km! Foi APENAS esta viagem. Nada mais.

Ou seja... Não está certo uma embreagem acabar com 02 meses (ou menos de 8.500km)!

Espero que a Nissan, agora, mostre ser a empresa séria que sempre defendí.
Como eu disse: As peças tem garantia de 90 dias.

Veremos se continuarei (ou não) com a Nissan!

zoega
22/03/2009, 10:25
Tbm concordo com o dalmolin, o fato de chipar, a maneira de dirigir, pneus maiores, influem sim na durabilidade do conjunto, mas não a ponto de faze-lo durar apenas 12 mil km... Acho que tem coisa errada aí...Uma embreagem dessa é feita pra durar o que? Uns 80mil km pra mais, não?

E outra, acabar a embreagem assim, de uma hora pra outra, deixando o carro sem possibilidade de locomoção? Estranho, sempre que tive problema de embreagem nos carros, geralmente vai cedendo, subindo, patinando, não gruda quando força, mas aí dá tempo de perceber, levar no mecanico de boa, etc...

[]'s

Loyer
22/03/2009, 10:25
:stop::stop:bruno

vou te mostrar uma coisa que vc fez, q abrevia e muito, a durabilidade da embreagem.

andar em 4x2, como vc fez na transam:parede::parede:.

força, e muito. nao sou mecanico, mas um pouco de bom senso diz.

o uso do 4x4, economiza todo o equipamento, todo o conjunto.

principalmente embreagem:shock:

garanto que se vc tivesse em 4x4 hi ou low, teria feitos menos trocas de marcha

por acaso o amigo nao usa o pedal da embreagem como descanso do pezinho:pensativo::pensativo::pensativo:???

Fofão não perca seu tempo.

O Dr. é um especialista, sabe tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo e mais um pouco, vc acha que ele iria rodar em 4x4 onde todos os outros rodavam? Não se fazia necessário, ele pediu autorização pelo rádio pra treinar sua aptidão off road.

Esquenta a cabeça com isso não Bruno, compra outro kit de embreagem ou uma triton nova rapaz...
A nissan vai adorar e a MIT mais ainda, esquentar a cabeça é pra palito de fósforo, vc está certíssimo.

Ainda bem que vc tem uma defensora ferrenha, a Dra. Fernanda vai dar um jeito nisso ai, o judiciário no Brasil é muito eficiente, não esquente a cabeça não Dr.

Bruno Sander
22/03/2009, 10:47
Loyer...
Menos!

É claro que NÃO FORCEI EM NADA A EMBREAGEM NA VIAGEM!

Todos os que participaram da expedição presenciaram este fato.

Não estou discutindo o quanto entendo ou deixo de entender de mecânica. Mas, o pouquíssimo que entendo é suficiente para que eu saiba que a algo errado com as peças (embreagem) - mesmo que seja a regulagem quanto o kit foi montado em janeiro.

Espero que a Nissan seja tão séria quanto diz ser e troque a embreagem na garantia (das peças - de 90 dias).

Caso seja necessário o envolvimento da Dra. Fernanda...
Aí sim eu tenho CERTEZA que a Nissan irá desejar, desde o início, ter trocado TUDO na garantia.
Ela é uma excelente advogada. Principalmente neste caso em que a Nissan (caso negue a troca na garantia), estaria errada!

Cordialmente...
Bruno Sander.

Carlos Monaco
22/03/2009, 11:37
Pessoal, só para não deixar nenhum mal entendido, quando disse que ele rodou 12.000 km foi uma estimativa minha em relação a viajem da TransAM.

O Bruno esclareceu que ele rodou bem menos cerca de 8.500km.

Bruno pessoalmente acho que se a Nissan não trocar, vc deve procurar uma loja particular para colocar uma embreagem nova e verificar possíveis defeitos "ocultados" pela concessionária. (caso ache peça um laudo)

E novamente me desculpem se me espressei mal sobre a km e influenciei algum comentário.

Carlos

JORIS
22/03/2009, 11:53
Embreagem que acaba antes do tempo, não tem segredo, é mau uso! basta ver as TR4 que o pessoal teima em andar em 4x4 hight onde era pra ir reduzido! se for em areião, acaba bem rapidinho, num dura nem os 8.000 km que durou a sua! a 4x4 e reduzida existe também pra poupar o conjunto como o todo, pra quem não quer testar o carro, o certo é usar dos recursos disponíveis pra ter maior segurança e durabilidade das peças! então tai um dos resultados do teste!

[]´s.

vvlfilizzola
22/03/2009, 11:59
bruno sander

eu comprei um frontier LE manual chega terça feira queria saber se vc ainda tem os calços q vc mando faze pq queria colokar uns BF 285/75/16 e uma outra pergunta pq vc abaixou a potencia é q liguei pro mauriçio da reiko ai falei q queria colocar a potencia da sua camionete vc acha perigoso