Ver Versão Completa : Pajero TR4 - alguém tem algo a falar?
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
[
8]
9
binhopires
27/11/2014, 12:41
É... foi só comprar a lâmpada e trocar. Foi tranquilo.
Show! Vlew galera.
Uma pergunta boba.
Alguma chance de desligar o aviso sonoro do cinto de segurança?
Salve pessoal!
Binho, a maneira mais fácil, e segura, é andar com o cinto de segurança.
Mas respondendo a sua pergunta, geralmente o alerta do cinto é um fio que passa por baixo do banco, sob o tapete, ou por vezes do carpete e entra no encaixe do cinto, sob a capa. Ele inclusive vem com um plug (abaixo do banco) para que você possa desencaixá-lo sem alterar muita coisa (Acho que muita gente reclama desse barulho!)
Espero ter ajudado.
Pessoal, vou aproveitar e postar de novo aqui, visto a qualidade que está neste tópico como já mencionado.
Gostaria da opinião de vocês!
Em junho/14 peguei um trecho de alagamento na cidade após uma forte chuva (aquela mistura de lixo, agua, lama e areia). Conhecia o caminho e sabia que a profundidade era tranquila, porém um F.D.P. passou com um caminhão de lixo ao meu lado e fez uma onda (não foi marola, tinha até tubo) e a água passou por cima do meu capô, tendo condições de entrar pelo duto de ar.
No dia seguinte levei ao mecânico para revisão geral (troquei todos os filtros, fluidos e a correia) e informei-o do ocorrido.
Ele me informou que não havia água misturada com o óleo.
No dia seguinte o carro estava com um barulho muito esquisito, parecendo que estava girando um prato em cima do outro com areia no meio deles!
Voltei lá e ele me disse que era normal, pois a correia era ventilada, ou algo assim, e que com o passar do tempo sumiria.
Resultado, o barulho ainda está presente, mesmo após 5 meses.
Fui a vários outros mecânicos nesse tempo e uns me dizem que tenho que abrir o motor inteiro, outros que pode ser a bomba dágua, outros não sabem dizer!
O carro anda normal, consome normal, nunca acendeu uma luz de alerta. Somente baixa óleo como sempre fez desde que o peguei!
O que queria ouvir de vocês é se vale a pena eu abrir o motor que nunca foi aberto (custo entre 3 e 6 mil R$) ou se passo o carro adiante por isso poder ter desgastado algo.
Obrigado!
Lucas Lee
02/12/2014, 17:38
Pessoal, vou aproveitar e postar de novo aqui, visto a qualidade que está neste tópico como já mencionado.
Gostaria da opinião de vocês!
Em junho/14 peguei um trecho de alagamento na cidade após uma forte chuva (aquela mistura de lixo, agua, lama e areia). Conhecia o caminho e sabia que a profundidade era tranquila, porém um F.D.P. passou com um caminhão de lixo ao meu lado e fez uma onda (não foi marola, tinha até tubo) e a água passou por cima do meu capô, tendo condições de entrar pelo duto de ar.
No dia seguinte levei ao mecânico para revisão geral (troquei todos os filtros, fluidos e a correia) e informei-o do ocorrido.
Ele me informou que não havia água misturada com o óleo.
No dia seguinte o carro estava com um barulho muito esquisito, parecendo que estava girando um prato em cima do outro com areia no meio deles!
Voltei lá e ele me disse que era normal, pois a correia era ventilada, ou algo assim, e que com o passar do tempo sumiria.
Resultado, o barulho ainda está presente, mesmo após 5 meses.
Fui a vários outros mecânicos nesse tempo e uns me dizem que tenho que abrir o motor inteiro, outros que pode ser a bomba dágua, outros não sabem dizer!
O carro anda normal, consome normal, nunca acendeu uma luz de alerta. Somente baixa óleo como sempre fez desde que o peguei!
O que queria ouvir de vocês é se vale a pena eu abrir o motor que nunca foi aberto (custo entre 3 e 6 mil R$) ou se passo o carro adiante por isso poder ter desgastado algo.
Obrigado!
Moro em Lauro e faço trilha (tanto de carro quanto de moto). Só não faço com a TR4 por que é da mulher e é bem novinha...
Mas acho que deveria levar em um outro mecânico antes de tomar a decisão de abrir o motor, mesmo porque se for vender vai ter que arrumar. Te indico Luis (Lukar), no vale das pedrinhas, o telefone dele é 9136-6393 e 3248-1293. Até onde sei ele não é de dar diagnósticos que não tenha um mínimo de fundamento.
Pode ser uma sujeira, qq troço que tenha entrado em alguma guarnição plástica, vai saber né...?
Ele faz serviços em qq carro mas a especialidade dele é off-road. Se for lama/sujeira ele vai dizer logo.
Pode falar que foi eu que indiquei. Se não se sentir seguro do diagnóstico, posso te indicar maus uns 2 ou 3 mecânicos que trabalham mais com off-road , já que acredito ser alguma sujeira.
Boa sorte.
Obrigado Lucas, vou ver se levo lá amanhã.
Eu sempre levo em Irinaldo da Suzukar em Luiz Anselmo.
Mas vou levar nesse que você indicou. Depois posto o resultado.
Mesmo assim é bom você já informar os contatos dos outros que conhece.
Ja vi muito post aqui com o pessoal passando aperto atras de mecânico de offroad.
Valeu mesmo.
Fernandes18
05/12/2014, 20:52
Boa tarde galera, td certo com todos?
Sou novo no forum, li todas as regras de tal, porém aceito orientação sobre alguma inconformidade que cometa.
Possuo uma TR4 ano 2005 AT - Gasolina 2.0
Tenho ela ha 4 meses. Nas ultimas semanas comecei a estranhar o alto consumo da "viatura"..
Esta fazendo 4 km/litro em média , isto medindo 65% na cidade e o restante na estrada à 100 - 120km/h
Muuuito estranho isto, pesquisei e não encontrei algo semelhante.
As preventivas dela fiz quando comprei, no dia seguinte troquei oleo e filtro de ar, coloquei o castrol magnatec
troquei velas e cabos, kit correia dentada. O carro não cheira a gasolina, por isso tenho descartado o vazamento de tal com o veiculo parado.
Abasteci nos ultimos dias em postos diferentes.
Não tenho ideia do que possa ser
Alguém passou por algo semelhante ou tem ideia do que possa ser?
grato a tds !!
fraenkel
05/12/2014, 22:19
Boa tarde galera, td certo com todos?
Sou novo no forum, li todas as regras de tal, porém aceito orientação sobre alguma inconformidade que cometa.
Possuo uma TR4 ano 2005 AT - Gasolina 2.0
Tenho ela ha 4 meses. Nas ultimas semanas comecei a estranhar o alto consumo da "viatura"..
Esta fazendo 4 km/litro em média , isto medindo 65% na cidade e o restante na estrada à 100 - 120km/h
Muuuito estranho isto, pesquisei e não encontrei algo semelhante.
As preventivas dela fiz quando comprei, no dia seguinte troquei oleo e filtro de ar, coloquei o castrol magnatec
troquei velas e cabos, kit correia dentada. O carro não cheira a gasolina, por isso tenho descartado o vazamento de tal com o veiculo parado.
Abasteci nos ultimos dias em postos diferentes.
Não tenho ideia do que possa ser
Alguém passou por algo semelhante ou tem ideia do que possa ser?
grato a tds !!
Uma vez aconteceu isso comigo, mas foi gasolina ruim.. Depois de uns dois tanques voltou ao normal. O carro continuou andando normal, só com o consumo alto.
Talvez alguma sonda mandando informações erradas para a central eletrônica???
Parapa_Sam
06/12/2014, 01:52
...foi gasolina ruim.. Depois de uns dois tanques voltou ao normal.
Endosso as palavras de fraenkel. É gasolina de má qualidade.
Abçs do Sam!
Fernandes18
06/12/2014, 17:01
Endosso as palavras de fraenkel. É gasolina de má qualidade.
Abçs do Sam!
Valew Sam, vou trocar os postos, moro em florianopolis e está bem escasso viu. O preço não para de aumentar e qualidade que é bom nada.
3,10 o litro
obrigado !!!
Fernandes18
06/12/2014, 17:03
Uma vez aconteceu isso comigo, mas foi gasolina ruim.. Depois de uns dois tanques voltou ao normal. O carro continuou andando normal, só com o consumo alto.
Talvez alguma sonda mandando informações erradas para a central eletrônica???
Fraenkel, moro em floripa também, abasteci no campeche, no kobrasol ( em varios postos do kobra) na pres. kennedy, no centro e nada do consumo mudar cara
Vou dar uma checada nessa possibilidade da sonda, mas não entendo completamente nada, vou pesquisar um pouco melhor, obrigado mesmo!! abraço!!
fraenkel
06/12/2014, 21:50
Fraenkel, moro em floripa também, abasteci no campeche, no kobrasol ( em varios postos do kobra) na pres. kennedy, no centro e nada do consumo mudar cara
Vou dar uma checada nessa possibilidade da sonda, mas não entendo completamente nada, vou pesquisar um pouco melhor, obrigado mesmo!! abraço!!
Isso, o melhor é passar no scanner pra ver se tem alguma falha. Uma leitura errada pode afetar a mistura de ar/combustível e influenciar bastante no consumo!
Abraço!
Opa Fernandes moro no Campeche também, abasteço no posto camarão R$ 2.77 e no Kobrasol, a minha Tr4 tem feito em torno de 6 a 7 km/l, temos um grupo 4x4 em Floripa se quiser me add é o mesmo nome que esta aqui no 4x4brasil, Fraenkel se quiser add também vi que vc comprou uma Triton, abraços
Opa Fernandes moro no Campeche também, abasteço no posto camarão R$ 2.77 e no Kobrasol, a minha Tr4 tem feito em torno de 6 a 7 km/l, temos um grupo 4x4 em Floripa se quiser me add é o mesmo nome que esta aqui no 4x4brasil, Fraenkel se quiser add também vi que vc comprou uma Triton, abraços
Pessoal interessante a idéia de ter um grupo de whatsapp somente com proprietarios de TR4 .
interagir ainda mais com fotos de nossas viaturas , mandar audio para demais proprietarios relatando ruido anormais , informaçoes da região que cada um mora ,enfim diversas possibilidades .
Fechar o grupo com no maximo 30 pessoas , pelo tempo que uso esse forum vejo que só tem pessoas de boa indole .
me proponho a passar meu e-mail pra pegar os numeros de whats app , caso alguém tenha outra idéia ou queira ser o administrador do grupo .
e-mail:adecristiano85@gmail.com
RANGER FEDERAL
09/12/2014, 21:13
Pessoal interessante a idéia de ter um grupo de whatsapp somente com proprietarios de TR4 .
interagir ainda mais com fotos de nossas viaturas , mandar audio para demais proprietarios relatando ruido anormais , informaçoes da região que cada um mora ,enfim diversas possibilidades .
Fechar o grupo com no maximo 30 pessoas , pelo tempo que uso esse forum vejo que só tem pessoas de boa indole .
me proponho a passar meu e-mail pra pegar os numeros de whats app , caso alguém tenha outra idéia ou queira ser o administrador do grupo .
Boa ideia.
TR4 BRASIL
Boa idéia. Mandei-te um email.
Saudações !!
Grupo criado e adicionados.
Mandei email também Adelcio.
Será que ninguêm aqui viu a bomba que saiu na quatro rodas!
A Mit anunciou o fim da linha de produção do TR4
É o fim dos tempos para a Mit no Brasil, eu sou um que não comprarei nada com eles! o único veículo que ainda achava interessante era a TR4, agora somente no mercado de usados, lamentávellllll!!!!!!!!!!
Gente, lamento muito não só por vcs mas por mim tb que gostava muito do Jipinho! Estava pensando em comprar um zero futuramente para a dona patroa, mas agora é só lamentar e finalmente entender o porque deles (leia-se MIT) terem abandonado a TR4 sem nenhuma melhoria ou aperfeiçoamento em sua tecnologia, triste muito triste saber que ficamos com menos uma opção em fora de estrada de verdade e não este tal de ASX ou sei lá o quê (nem sei o nome direito) que a MIT quer enfiar goela a baixo da gente no lugar da TR4, um verdadeiro absurdo isto sim! tomara que este SUV de madame vire um mico rapidinho pra eles entenderem a M... que fizeram.
Fred Diniz
22/12/2014, 01:01
Olá, estou lendo os posts desse fórum à alguns dias é estou decido a comprar uma Tr4 usada. Tenho um Grand siena 2013 que não me dá Problemas, mas devIdo à minha necessidade de pelo menos 2 vezes por semana pegar estrada de chão até o sítio me fez querer um 4x4. Estou somente um pouco receoso pq terei que pegar uma usada.
Parapa_Sam
23/12/2014, 23:26
Olá,... estou decido a comprar uma Tr4 usada....devIdo à minha necessidade de pelo menos 2 vezes por semana pegar estrada de chão...me fez querer um 4x4. Estou somente um pouco receoso pq terei que pegar uma usada.
Esse jipe ñ dá problema, há membros aqui no Fórum que já rodou 500 mil km com motor em excelente estado (nunca deu problema). As suspensões aguentam o inimaginável (ñ vou contar aki, as crateras por onde passei). Cx e transmissão (ainda q automática) são ideais para terrenos bastantes severos. Peças de reposição são encontradas com facilidades (nas grandes cidades) e no paralelos ñ são caras (mas deve adquirir as renomadas).
É bem verdade q vc deve procurar uma vtr q esteja em bom estado de conservação, ñ vá comprar qq bomba só pq a lataria tá bonitinha.
É um excelente 4x4, ñ vai ficar na mão em lamaçal, montanhas, solo irregular, areia; essa vtr sobe "parede". Costumo dizer q é o carro q te leva para qq lugar, basta ter chão. É bem robusto.
Por conta dessa robustez, dificilmente dá problema
Contras:
- É um carro beberrão (6,0/6,5 km/l na cidade, na estrada chega a 8 km/l, em média), pois muito pesado: 1,8 Ton.
- A vtr ñ é nada confortável, parece estar sentado em um ônibus de turismo.
- O espaço interno é de um fusca, muito apertado, porém, com os bancos dianteiros todos afastado para trás é possível cruzar as pernas, mas para os passageiros q sentam no banco traseiro ficam com os joelhos no encosto do bco dianteiro.
- Porta-malas cabe somente uma mala internacional; é pequena.
Fora esses contras, é um tanque de guerra.
Gustavo_Rodrigo
26/12/2014, 10:29
Prezados,
Estou acompanhando este forum a algum tempo. Acho show de bola. Acabei de comprar uma TR4 2009 manual. Pegarei na proxima segunda feira.
Como sou marinheiro de primeira viagem, gostaria de umas dicas dos amigos.
Tratando-se de uma viatura usada (2009), quais os itens que devo revisar?
Usarei ela como segundo carro, justamente para lazer. Agora no verao, nas praias, depois para passeios e trilhas.
Estou em duvida também qual melhor pneu para usar?
Voces podem me ajudar?
Grande abraço.
Prezados,
Estou acompanhando este forum a algum tempo. Acho show de bola. Acabei de comprar uma TR4 2009 manual. Pegarei na proxima segunda feira.
Como sou marinheiro de primeira viagem, gostaria de umas dicas dos amigos.
Tratando-se de uma viatura usada (2009), quais os itens que devo revisar?
Usarei ela como segundo carro, justamente para lazer. Agora no verao, nas praias, depois para passeios e trilhas.
Voces podem me ajudar?
Grande abraço.
Se o carro esteve em boas mãos vc não vai ter surpresa , quando eu comprei a minha fiz uma revisão geral ( troca de todas as correias , filtros , troca de oleo motor, oleo cambio , oleo caixa de transferencia , diferenciais , testei o 4x4 em geral antes de comprar , enfim é como qualquer carro e uma vez feito isso é só curtir o tanque de guerra .
Agora pneu é um dilema na hora da compra dificil encontrar e caro se for original pirelli , galera ta optando pelo BF que é um pouco mais caro porém com melhor custo beneficio.
Gustavo_Rodrigo
26/12/2014, 22:38
Blz Adelcio pelas dicas. Obrigado
Fred Diniz
27/12/2014, 11:03
Valeu obrigado pelas dicas. Acho que até fevereiro estarei com a minha.
Parapa_Sam
28/12/2014, 14:07
Prezados,... Acabei de comprar uma TR4 2009 manual....Tratando-se de uma viatura usada (2009), quais os itens que devo revisar?
Usarei ela como segundo carro, justamente para lazer.... nas praias, depois para passeios e trilhas.
-Itens a revisar: Vide post nº 1642
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/34154-pajero-tr4-alguem-tem-algo-falar-137.html
Em se tratando de filtro de óleo veja o post n. 1728. Este é original da Mit (PH 5949), só q a Fran pinta-os de preto para equipar a Mit do Brasil.
-Pneus para uso da vtr para lazer: Realmente os BF's tem um custo/benefício excelente e a durabilidade equivale ao Pirelli. Contudo dê uma lida em todo tópico abaixo, em especial post 25, 26 e 27:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/55572-bfgoodrich-ko-vs-general-grabber-at2-3.html
É bem verdade q, no link a cima, o uso dos BF's se deu em pkp's. Ñ li nenhum relato negativo daqueles q usam BF's em TR4, mas fica a vossa avaliação.
Abçs do Sam!
Gustavo_Rodrigo
29/12/2014, 16:52
Obrigado Sam pelas dicas!!! Valeu
Prezados, boa noite. Acabo de realizar o sonho de ter uma TR4 2015 4x2 aut. Estou feliz e ansioso para a chegada do meu carro e andei pesquisando e lendo muito sobre o carro, inclusive li esse e outros tópicos e ja estou sabendo que terei que preparar o bolso para o consumo e que não é dos carros mais confortáveis e meu uso sera 99% urbano, mas estou preparado já que sei que a proposta do carro é um off road, bem diferente de um sedã médio.
Porém, a unica coisa que me deixou um tanto preocupado foram algumas reclamações e notícias sobre um problema do câmbio AT/sistema de freios que fazem com que o carro saia disparado sem controle assim que o carro é ligado, ja tendo causado varios acidentes até com perda total, como relatado nestes casos abaixo no site ReclameAqui:
Reclame Aqui - Mitsubishi - Cavalo chucro (http://www.reclameaqui.com.br/8281472/mitsubishi/cavalo-chucro)
Reclame Aqui - Mitsubishi - Pajero TR4 defeito cãmbio automático aceleração máxima garagem e colisão - Risco de Vida (http://www.reclameaqui.com.br/7513441/mitsubishi/pajero-tr4-defeito-cambio-automatico-aceleracao-maxima-garag)
Alguém ja ouviu falar sobre esse caso ou tem algo a dizer sobre? realmente me preocupa pois esses são apenas dois de vários casos que li, e pode colocar o veiculo e o condutor em sério risco. sera que a mitsubishi resolveu esse problema nos veiculos mais novos?
Miranda_MG
02/01/2015, 01:11
...
Reclame Aqui - Mitsubishi - Cavalo chucro (http://www.reclameaqui.com.br/8281472/mitsubishi/cavalo-chucro)
Reclame Aqui - Mitsubishi - Pajero TR4 defeito cãmbio automático aceleração máxima garagem e colisão - Risco de Vida (http://www.reclameaqui.com.br/7513441/mitsubishi/pajero-tr4-defeito-cambio-automatico-aceleracao-maxima-garag)
...
Cruz credo.
AirtonLieuthier
02/01/2015, 12:51
Prezados, boa noite. Acabo de realizar o sonho de ter uma TR4 2015 4x2 aut. Estou feliz e ansioso para a chegada do meu carro e andei pesquisando e lendo muito sobre o carro, inclusive li esse e outros tópicos e ja estou sabendo que terei que preparar o bolso para o consumo e que não é dos carros mais confortáveis e meu uso sera 99% urbano, mas estou preparado já que sei que a proposta do carro é um off road, bem diferente de um sedã médio.
Porém, a unica coisa que me deixou um tanto preocupado foram algumas reclamações e notícias sobre um problema do câmbio AT/sistema de freios que fazem com que o carro saia disparado sem controle assim que o carro é ligado, ja tendo causado varios acidentes até com perda total, como relatado nestes casos abaixo no site ReclameAqui:
Alguém ja ouviu falar sobre esse caso ou tem algo a dizer sobre? realmente me preocupa pois esses são apenas dois de vários casos que li, e pode colocar o veiculo e o condutor em sério risco. sera que a mitsubishi resolveu esse problema nos veiculos mais novos?
Ué, não pararam de produzir ela agora no final de 2014?
Ué, não pararam de produzir ela agora no final de 2014?
sim, mas as últimas a serem produzidas saíram 2014/15.
Parapa_Sam
03/01/2015, 01:54
Prezados, boa noite. Acabo de realizar o sonho de ter uma TR4 2015 4x2 aut. Estou feliz e ansioso para a chegada do meu carro...Porém, a unica coisa que me deixou um tanto preocupado foram algumas reclamações e notícias sobre um problema do câmbio AT/sistema de freios que fazem com que o carro saia disparado sem controle assim que o carro é ligado,...
Alguém ja ouviu falar sobre esse caso ou tem algo a dizer sobre?
Infelizmente isso aconteceu comigo por 2 vezes. Mas foi por pura imperícia. Era meu 1º automático e ñ estava acostumados a dirigir com alguns calçados. Nas duas vezes, eu usava uma bota especial de voo livre. Essas botas, por fazerem parte de equipamento de segurança são pesadas com solas grossas e altas. Após por o câmbio na posição "D" e sair da vaga, em manobra, pensando estar pisando freio, a vtr saiu em disparada. Na verdade eu estava pisando no acelerador. O calçado (bota de voo livre) meu deu a falsa noção da realidade. Atribuo esse meu incidente à dimensão do pedal do freio que é maior em relação aos carros de câmbio convencional. O grande pedal de freio (nos automáticos) não pode ser considerado desproporcional ou exageradamente grandes, pois deve ter tal dimensão para manobras em aclives/declives.
Qto ao incidente, nada aconteceu, pois soube avaliar a situação e proceder, a tempo, na recuperação do controle do veiculo.
Abçs do Sam!
FelippeCM
04/01/2015, 18:20
Pessoal, estou com uma TR4 2006/2007 com 147mil km rodados, troquei as correias recentemente, e troco o óleo sempre na kilometragem correta.
Gostaria de saber pela experiencia de vocês a média de durabilidade de um motor da TR4 pra saber se compensa troca-la agora ou posso ficar com a mesma por mais algum tempo. E saber algumas dicas para aumentar a durabilidade desse motor.
Vale ressaltar que frequentemente faço trilhas de dificuldade média com a pajerinho.
Obrigado.
Pessoal, estou com uma TR4 2006/2007 com 147mil km rodados, troquei as correias recentemente, e troco o óleo sempre na kilometragem correta.
Gostaria de saber pela experiencia de vocês a média de durabilidade de um motor da TR4 pra saber se compensa troca-la agora ou posso ficar com a mesma por mais algum tempo. E saber algumas dicas para aumentar a durabilidade desse motor.
Vale ressaltar que frequentemente faço trilhas de dificuldade média com a pajerinho.
Obrigado.
O carro está baixando óleo ?
Parapa_Sam
05/01/2015, 02:38
Gostaria de saber .... a média de durabilidade de um motor da TR4 ... E saber algumas dicas para aumentar a durabilidade desse motor....
Há membros aqui no forum q afirmam ter rodado mais de 500 mil km sem fazer motor. Particularmente eu acredito, pois tenho um amigo q tem uma fiat-Estrada com 700 mil km e nunca fez motor. Ele tem essa Fiat desde Zero até hj e ñ vende (é o 2º carro dele, já q tem outro zero para o dia-a-dia).
Dicas¹: manutenção preventiva e regulares; substituição de peças pelas originais (se adquirir peças no mercado paralelo, opte pelas renomadas).
Dica²: Filtro e Óleo:
-Em relação ao Filtro, veja o post nº 1728:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/34154-pajero-tr4-alguem-tem-algo-falar-144.html
-Em relação ao óleo:
Há um óleo relativamente novo no mercado nacional (mas antigo no exterior - óleo oficial da F1) denominado Elaion, q é o recomendado pela VW em algumas linhas. Tenho um amigo pessoal q trabalha na Petrobras como engº químico q fabrica 60% dos lubrificantes da empresa, tendo este elogiado o Elaion, além disso, já pude ler algumas matérias relacionado a este óleo, no qual revela um excelente lubrificante em relação aos outros. Esse óleo é superior ao Magnatec, até pq a especificação é API SL. Para a TR4, deve-se utiliar o Elaion F30, 10w40, Semi-sintético, API SN. Veja o link abaixo:
Pefil Lubrificantes -Óleo 10W40 SN para Motores Repsol YPF Elaion F30 (http://www.pefil.com.br/lubrificantes/repsol-ypf/automotivos-repsol-ypf/motores-a-alcool-gasolina-gnv-automotivos-repsol-ypf/oleo-10w40-sn-para-motores-repsol-ypf-elaion-f30/)
http://www.ypf.com/brasil/ProductosServicios/Documents/ELAION%20F30.pdf
Abçs do Sam!
FelippeCM
05/01/2015, 02:41
O carro está baixando óleo ?
Adelcio, o carro baixa óleo mas não sei ao certo quanto, a cada 10k eu devo colocar 1 ou 2 litros a mais não sei se isso é normal ou se esta com algum problema.
FelippeCM
05/01/2015, 02:45
Há membros aqui no forum q afirmam ter rodado mais de 500 mil km sem fazer motor. Particularmente eu acredito, pois tenho um amigo q tem uma fiat-Estrada com 700 mil km e nunca fez motor. Ele tem essa Fiat desde Zero até hj e ñ vende (é o 2º carro dele, já q tem outro zero para o dia-a-dia).
Dicas¹: manutenção preventiva e regulares; substituição de peças pelas originais (se adquirir peças no mercado paralelo, opte pelas renomadas).
Dica²: Filtro e Óleo:
-Em relação ao Filtro, veja o post nº 1728:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/34154-pajero-tr4-alguem-tem-algo-falar-144.html
-Em relação ao óleo:
Há um óleo relativamente novo no mercado nacional (mas antigo no exterior - óleo oficial da F1) denominado Elaion, q é o recomendado pela VW em algumas linhas. Tenho um amigo pessoal q trabalha na Petrobras como engº químico q fabrica 60% dos lubrificantes da empresa, tendo este elogiado o Elaion, além disso, já pude ler algumas matérias relacionado a este óleo, no qual revela um excelente lubrificante em relação aos outros. Esse óleo é superior ao Magnatec, até pq a especificação é API SL. Para a TR4, deve-se utiliar o Elaion F30, 10w40, Semi-sintético, API SN. Veja o link abaixo:
Pefil Lubrificantes -Óleo 10W40 SN para Motores Repsol YPF Elaion F30 (http://www.pefil.com.br/lubrificantes/repsol-ypf/automotivos-repsol-ypf/motores-a-alcool-gasolina-gnv-automotivos-repsol-ypf/oleo-10w40-sn-para-motores-repsol-ypf-elaion-f30/)
http://www.ypf.com/brasil/ProductosServicios/Documents/ELAION%20F30.pdf
Abçs do Sam!
Sam,
A respeito do óleo que você citou acima, é fácil encontra-lo no mercado? Eu não tinha ouvido falar dele até hoje.
Obrigado!
Parapa_Sam
06/01/2015, 02:35
...o carro baixa óleo mas não sei ao certo quanto, a cada 10k eu devo colocar 1 ou 2 litros a mais não sei se isso é normal ou se esta com algum problema.
TR4 além de ser beberrona de gasolina, é tb beberrona de óleo do cárter.
A cada 1.000 km rodados, consome 250 ml de óleo.
Salvo engano, esse consumo está descrito no manual do proprietário.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
06/01/2015, 02:41
Sam,
A respeito do óleo que você citou acima, é fácil encontra-lo no mercado? Eu não tinha ouvido falar dele até hoje...
Bem, aqui no RJ encontro, mas tenho q procurar nas lojas especializadas do ramo.
Tava dando uma pesquisada aí (no mercado de BH), me parece q vc terá dificuldade de encontrar sim.
Mas no Mercado Livre vc encontra muitas ofertas, porém, terá q pagar frete:
Elaion F30 - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/elaion-f30)
Abçs do Sam!
É uma pena que você comprou 4x2. O grande barato dela é a qualidade off-road.
Quanto ao problema citado acredito ser impossível de acontecer, pois na minha 2009 o carro somente poderia ser ligado com o câmbio na posição "P", onde ele fica bloqueado para andar. Acabo de trocar a 2009 por uma 2011 e o mesmo sistema permanece, não sendo possivel ligar o carro sem que o cambio esteja na posição "P".
Se não me engano, o manual do proprietário menciona que ao trocar a alavanca da posição "P" para outra posição qualquer deve-se acionar o pedal do freio (que é bruto, freia mesmo!). Eu particularmente não utilizo isso, troco a posição e me poupo do esforço de pisar no acelerador, pois as minhas 2 TR´s tem um deslocamento inicial bastante suave, me permitindo fazer baliza de estacionamento sem tocar no acelerador, somente no freio.
Risco de morte: somente vejo possibilidade de alguém estar do lado de fora posicionado entre o parachoque e algum obstáculo fixo e ser imprensado pelo carro, pois apesar de sair devagar, possui força suficiente para não parar com baixa resistência.
Se o seu receio for somente esse esqueça e aproveite!
Abs.
neilsonhenriques
06/01/2015, 23:16
Rodei na minha primeira TR4, em 2005, cerca de 80.000 km. A atual (2009) tem 150.000 km. A da minha mulher (2012) tem 40.000 km. Resumindo, em mais ou menos 270.000 km, diversos modelos e anos da TR4, eu nunca vi esse comportamento no câmbio automático.
Deve ser alguma TR4 que o dono fez manutenção na Toyota e eles instalaram o sistema do Corolla de auto-aceleração. :idea:
TR4 = Show de bola!
Minha TR4 é uma 2006 com quase 120mil rodados.
Fui pra tudo que é lugar... tudo de bom rodar nesse show de carro.
Consumo: 10/11 nas BR's e 8/9 nos centros...
Já sabia que teria que gastar com combustivel. As preventivas não estão tão caras. É só procurar oficinas especializadas em 4x4. As concessionárias arrancam o couro.
Minha TR é tão boa que até clonaram ela(kkkkk), então quem souber de alguém que teve uma TR4 Prata,modelo 2006(pode ser um ano a mais ou a menos), procure saber no pátio de apreensão de Santa Luzia-MG pois é lá que está o clone! Quem sabe não encontra a que foi 'perdida'!
É isso ai.
No mais só satisfação! Agora que o rolamento dianteiro esquerdo começou a zoar um pouco.
Alguem sabe dizer que é dificil trocar?!?!
té+
RANGER FEDERAL
27/01/2015, 21:24
TR4 AT 2014/15 da patroa com 8900 km.
Revisão de 6 meses ou 10milkm - R$ 465,00.
Consumo de 0km até os 5mil km entre 6,5 e 7,5 com gasolina. (variação de trânsito e BR)
Consumo dos 5 mil km até hoje 5,7 com alcool, seja trânsito ou BR não muda.
Zero problemas.
Roberto Miglioli
28/01/2015, 10:34
TR4 = Show de bola!
Consumo: 10/11 nas BR's e 8/9 nos centros...
É o mesmo consumo da minha (que é 2003). Não acho que seja muito para um carro doispontozero. Aqui no fórum tem gente reclamando de consumo excessivo, de 4 a 5 km/litro. Mas muitos fatores influenciam o consumo: o motor flex consome mais que o monocombustível, câmbio automático também, pneus com regulagem correta e, o principal, a "pressa" do motorista...
Roberto Miglioli
28/01/2015, 10:55
Contras:
- É um carro beberrão (6,0/6,5 km/l na cidade, na estrada chega a 8 km/l, em média), pois muito pesado: 1,8 Ton.
- O espaço interno é de um fusca, muito apertado, porém, com os bancos dianteiros todos afastado para trás é possível cruzar as pernas, mas para os passageiros q sentam no banco traseiro ficam com os joelhos no encosto do bco dianteiro.
É interessante como as opiniões variam radicalmente de pessoa para pessoa. Minha visão é o oposto da do colega.
- Não acho que seja beberrão. A minha (2003, gasolina, manual) chegou a fazer 11,5 km/litro na estrada.
- Não é macia como um automóvel, mas acho bem confortável, sim.
- Também não acho apertada. Eu tenho 1,70 m de altura e sobra espaço para pernas no banco de trás.
- Acho bom o porta-malas. Tranquilo para a minha bagagem mais a da patroa mais um monte de tralha que a gente leva cada vez que vamos para a chácara.
Eu tive um Samurai e o colega uma L-200 e ambos agora temos uma TR4. Ou seja, chegamos no mesmo veículo vindo de lados opostos. Por isso temos opiniões diferentes.
Paulo_Santos89
14/02/2015, 16:48
Pessoal,
Vocês possuem algum manual ou ficha técnica da TR4 R (modelo de rally)?
Gusgomes
18/02/2015, 20:47
Pessoal, tenho uma Pajero TR4 2010 automática. Ela bebe muita gasolina. Deve fazer no máximo 8km por litro e no álcool uns 7km por litro. Quando abasteço com Álcool, a mesma fica dando umas falhadas na aceleração. O que pode ser? Na gasolina ela falha muito pouco. Apesar de ser beberrona, gosto muito do carro!
Pessoal, tenho uma Pajero TR4 2010 automática. Ela bebe muita gasolina. Deve fazer no máximo 8km por litro e no álcool uns 7km por litro. Quando abasteço com Álcool, a mesma fica dando umas falhadas na aceleração. O que pode ser? Na gasolina ela falha muito pouco. Apesar de ser beberrona, gosto muito do carro!
Acredito que o maior culpado é o pré-histórico cambio de 4 marchas auto. Problema que também atinge a Triton Flex. Tanto que Pajeros equipadas com o mesmo motor v6 mas manuais são muito mais econômicas.
saulo_borges
20/02/2015, 22:22
pessoal, tenho uma pajero tr4 2010 automática. Ela bebe muita gasolina. Deve fazer no máximo 8km por litro e no álcool uns 7km por litro. Quando abasteço com álcool, a mesma fica dando umas falhadas na aceleração. O que pode ser? Na gasolina ela falha muito pouco. Apesar de ser beberrona, gosto muito do carro!
gggaaalllooo!!!
Ricardo Rodrigues Romão
10/03/2015, 04:22
E ai AACL td blz?
Você é de Lindóia SP msm? Eu também sou, ainda mora aqui, tem facebook? Meu orçamento da pra comprar uma TR4 2007, acha que devo esperar um tempo pra juntar mais grana e pegar uma 2009? Vale mto mais a pena msm?
lucasdosurf
10/03/2015, 11:09
Contras:
Não sei qual é essa Tr4 de 1.8t, mas a minha pesa 1.380 kg (com Blindagem 1.525 kg) FONTE: http://estadodeminas.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Mitsubishi&modelobase=PAJERO&anomodelo=2006&codigo=022075-2
AirtonLieuthier
11/03/2015, 16:47
Não sei qual é essa Tr4 de 1.8t, mas a minha pesa 1.380 kg (com Blindagem 1.525 kg) FONTE: http://estadodeminas.vrum.com.br/Autos?tp=VRUM&name=db:FichaTecnica&fabricante=Mitsubishi&modelobase=PAJERO&anomodelo=2006&codigo=022075-2
Acho que está meio errada essa avaliação...
Aqui está no site do fabricante...
PESO BRUTO TOTAL (KG): 1810
Fonte: http://mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/areas/veiculos/familiapajero/pajerotr4
Parapa_Sam
12/03/2015, 01:16
É interessante como as opiniões variam radicalmente de pessoa para pessoa. Minha visão é o oposto da do colega.
- Não acho que seja beberrão. A minha (2003, gasolina, manual) chegou a fazer 11,5 km/litro na estrada.
- Não é macia como um automóvel, mas acho bem confortável, sim.
- Também não acho apertada. Eu tenho 1,70 m de altura e sobra espaço para pernas no banco de trás.
- Acho bom o porta-malas. Tranquilo para a minha bagagem mais a da patroa mais um monte de tralha que a gente leva cada vez que vamos para a chácara.
Saudações Roberto, blz?
Me curvo perante suas afirmações e, indiscutivelmente, assevero todas as suas impressões, consequentemente, vc está 100% correto e sob o manto da razão. Mas apenas por amor ao debate, gostaria de tecer algumas considerações:
1- De regra, veículos unicombustível são mais econômicos em relação aos flex (bicombustível), além disso, os automáticos são ligeiramente mais dispendioso. Ademais, considerando a saúde mecânica do motor de sua vtr, talvez poderíamos concluir um desempenho acima da média em relação aos modelos retro mencionados.
2- Para qm teve Willys e Samurai, evidente que a tendência é supor que a TR4 é bem mais confortável. Para qm teve Ômega e Honda Civic, a sensação de desconforto em relação a TR4 é latente. Mas como vc bem disse "não é macia como um automóvel". Justificável, pois devemos ter em mente que Pajerinho é um Jeep.
3- Ñ sei se sua vtr tem o assento dianteiro regulável, mas nos modelos mais novos é possível regular a altura do assento. Estando este todo embaixo, evidente q terá uma amplitude no espaço interno. Mas é fato q: se 3 pessoas semelhantes (de média brasileira) sentarem no banco traseiro, o passageiro do meio terá q ficar levemente curvado pra frente para q seus ombros não encoste na dos passageiras da ponta (da janela). Isso é fato.
4- Qto a possibilidade de guardar mais ou menos bagagens no porta mala, acredito q o cunho subjetivo de cada pessoa fale mais alto, a final de contas, o q é espaçoso pra vc; pra mim pode ñ ser. Todavia, vc ha de convir q, se vc abrir uma folha de jornal e pô-la aberta sobre o console da mala e se imaginarmos q essa mesma folha de jornal fosse rígida (ñ podendo dobrá-la), certamente a porta do porta-malas não fecharia, pois a folha "rígida" de jornal a impediria.
Concluindo, estamos falando da mesma vtr (TR4), sem dúvida, mas de modelos consideravelmente diferentes, muito embora tenham a mesma "roupa" sobre o mesmo chassi.
Muito saudável nossas opiniões divergentes. É através deste e de outros post q enriquecerá a convicção de futuros proprietários de TR4.
É isso aê, irmão!
Saúde e prosperidade.
Abçs do Sam!
zavarize
12/03/2015, 22:30
prezados,
considerem que a TR4 e´uma "evolução" de um velho jeep que tanto gostamos , acrescido de ar e direção hidráulica , portanto certos itens como conforto; consumo; espaço p/ malas; etc.. vão sempre trazer a discussão o gosto individual e comparativos c/ carros sedan e similares.
mas quando estamos dirigindo uma TR4 numa estradinha de terra e a nossa frente tem uma bela poça de lama vermelha tentadora ou aquela poça d água enorme na avenida depois de um tremendo temporal, onde tem um monte de carros pequenos parados e você orgulhosamente aciona o 4 x 4 e passa tranquilo, é isso o que nos faz gostar deste carro.
zavarize
12/03/2015, 22:43
pessoal,
lembrei de uma aventura c/ a minha TR4 num sabado á noite aqui no Rio mesmo. Subindo a estrada do Joá depois de um forte temporal notei que não tinha nenhum carro descendo ...... 2 kms acima em seguida avistei um caminhão de bombeiros parado na pista e pensei ..caramba, não vou passar nesta poça dágua ai na frente ,nem o caminhão deles passou,vou ter que dormir na estrada hoje .
ai parei e perguntei ao sgt bombeiro que estava olhando a situação e ele me respondeu... passou agorinha aqui um cara c/ um carro igual ao seu ,só botou na tração.. era a minha chance de rir dos carros que estavam parados c/ carros comuns..ai engatei a tração e fui embora .quando tinha passado acho que pela metade da poça ela ficou mais profunda e a agua chegando quase por cima do caput ...e minha filha rindo de nervosa gritava "estamos surfando "!!!! fui passando, quase morri de susto mas meu kinder ovo passou bravamente e minha filha conseguiu fazer um vídeo da aventura, ficou meio escuro . assim que puder posto aqui
Roberto Miglioli
13/03/2015, 01:39
Uma dúvida: é possível trocar a relação pinhão/coroa dos diferenciais da TR4? A minha é muito curta e ruim para viajar. À 120 km/h o motor está à 4k rpm.
Editando: na verdade, o ideal seria alongar a relação da 5a. marcha. Alguém já tentou isso? É bem mais fácil do que trocar dois pares pinhão/coroa...
Vinicius Amancio
14/03/2015, 14:06
Boa Tarde Galera!
Sou de Fortaleza CE e acabei de comprar minha TR4 10/11 AT por 45.000!
Estou muito contente com o carro na cidade por enquanto, próximo fds vou pra Jericoacoara estrear a viatura na areia!
Queria algumas dicas de vcs de como guiar um 4x4 na areia, é meu primeiro carro assim!
Abraço
neilsonhenriques
14/03/2015, 19:39
Uma dúvida: é possível trocar a relação pinhão/coroa dos diferenciais da TR4? A minha é muito curta e ruim para viajar. À 120 km/h o motor está à 4k rpm.
A única forma que vejo de melhorar isso é trocar o TR4 por um Grand Vitara 3. :concordo:
Roberto Miglioli
15/03/2015, 01:05
A única forma que vejo de melhorar isso é trocar o TR4 por um Grand Vitara 3. :concordo:
Eu quero EVOLUIR e não INVOLUIR... rsrsrs...
Parapa_Sam
15/03/2015, 04:22
... vou pra Jericoacoara estrear a viatura na areia!
Queria algumas dicas de vcs de como guiar um 4x4 na areia...
Se a areia for muito, mas muito fofa (daquelas q parece talco), esvazie os pneus (deixe com 10 a 15 libras).
Se a areia for normal, ñ precisa fazer nada. Engate 4HLc, mas evite girar todo o volante. Ao regressar, faça curvas aberta de modo a ñ trabalhar muito o volante.
Qdo parado, ao arrancar sentir q a vtr tá patinando, ñ insista, gire um pouco o volante para evitar q a roda cave uma vala.
Numa vala formados por pneus de veiculos a sua frente, se muito profunda, saia dela.
Recomenda-se guiar a vtr em vala de areia, pois qto mais funda mais dura é o solo; o problema é qdo ela é funda demais a ponto de encostar o assoalho do carro no solo (aí sim, saia da vala).
Em areia molhada pelas ondas do mar, use no modo 4H (nesse modo, vc pode virar o volante ate ao final).
O resto é só alegria.
Abçs do Sam!
Renato rocha lozer
15/03/2015, 22:05
jovem comprei minha tr4 modelo 2012 e posso falar abertamente a todos estou deslumbrado com o carro viajei com ele e não senti aquela canseira que costumava sentir com meu Peugeot ..paguei 49 mil no carro de unico dono que era um senhor de idade que muda de carro de 2 a 2 anos ..e posso afirmar que ele vai ficar comigo por muitos anos ...então galera estou nesta bela família tr4 se for possível é claro participar dela :safari-rig:
Parapa_Sam
16/03/2015, 22:38
... comprei minha tr4 modelo 2012 e posso falar abertamente a todos estou deslumbrado com o carro...e posso afirmar que ele vai ficar comigo por muitos anos ...então galera estou nesta bela família tr4 se for possível é claro participar dela...
Parabéns pela aquisição, Renato!
Claro q é possível fazer parte da família.
Seja bem vindo!
Rapaziada, eu é qm devo pedir licença por estar aki. A final de contas eu sou um alienígena (um estranho na casa), pois ñ tenho mais meu Fred Billy, um dos melhores 4x4 q já tive.
Minha participação nesse tópico é apenas passar as experiências vividas com esse jeep para auxiliá-los.
Mudei sim, pois necessito de um tanque de guerra maior, mais espaçoso. Mas se eu tivesse condição de ter um carro de combate menor para uso urbano, sem dúvida, seu nome seria TR4.
Abçs do Sam!
Renato rocha lozer
18/03/2015, 00:24
Parabéns pela aquisição, Renato!
Claro q é possível fazer parte da família.
Seja bem vindo!
Rapaziada, eu é qm devo pedir licença por estar aki. A final de contas eu sou um alienígena (um estranho na casa), pois ñ tenho mais meu Fred Billy, um dos melhores 4x4 q já tive.
Minha participação nesse tópico é apenas passar as experiências vividas com esse jeep para auxiliá-los.
Mudei sim, pois necessito de um tanque de guerra maior, mais espaçoso. Mas se eu tivesse condição de ter um carro de combate menor para uso urbano, sem dúvida, seu nome seria TR4.
Abçs do Sam!
Olá jovem gostaria de pedir ajuda ao amigo sobre o Banco do motorista da tr4 a minha viatura é 2012 e o estofamento é original porém não consigo me adequar ao acento ,parece que ele é muito pequeno e as pernas ficam sendo jogadas para o lado sinceramente foi a unica coisa que não me adaptei nela,,será que alguém aqui já sentiu esse desconforto e teve alguma solução?.... eu só tô vendo uma alternativa passando os bancos para couro e pedindo para reforçar os lados do acento..
Abraço a Família pajero tr4
Marcelo Altran
24/03/2015, 19:54
Em outubro postei sobre dúvidas entre a TR4 manual ou AT, porque estava procurando p/ comprar, o Airton e outros me ajudaram com opiniões. Hoje comprei uma TR4 09/09 AT com 39.400 Km por 37.000. Estepe sem uso e pneus ainda p/ rodarem tempo, pequenas marcas nas portas feitas por outras portas. No geral está bonita, espero não ter surpresas com a parte mecânica. A PERGUNTA, (ainda não vi o "mamuel"), qual a função do 1 e 2 no cambio, sou leigo no assunto. Vou pega-la amanhã a tarde.
RaphaelTLM
24/03/2015, 20:34
Tenho uma Pajero GLS-B 97 e uma Pajero IO 2002, ambos a gasolina!! Qual vocês acham melhor para fazer trilhas?? Como posto um tópico aqui no forum?? Obrigado!!
EduardoPDias
26/03/2015, 08:59
Ola pessoal.
Tubo bem, sou novo aqui no fórum, quero comprar um Pajero TR4 de 2010 a 2013.
O quê acham desse SUVzinho?
É bom para o dia a dia?
Tem algum problema cronico esse veículo?
Eu nunca fui de de ficar fazendo estravagança e mal usos com com meus carro, ando sempre de boa.
Agora que mais perturba antes de comprar ele é o motor Flex, eu nunca gostei de carro Flex e motores muito taxados, meu carro atual é um Audi A3 turbo 150cv, é um motor excelente, é só gasolina, funcionamento muito suave e macio. Eu gosto de motores com baixas taxas de compressão, pois são mais economicos, funcionamento muito mais mais suave e menos asperos e mais duráveis.
Eu mesmo fiz isso no cabeçote da minha moto NX4 Falcon, e ficou outra moto, ficou bem melhor pra conduzir, em motores de motos isso é muito bom.
Ao comprar o TR4 eu quero remover o cabeçote e empilhar 2 ou 3 juntas, não sei a espessura dessa junta, para diminuir a taxa dele.
lucasdosurf
26/03/2015, 10:17
Em outubro postei sobre dúvidas entre a TR4 manual ou AT, porque estava procurando p/ comprar, o Airton e outros me ajudaram com opiniões. Hoje comprei uma TR4 09/09 AT com 39.400 Km por 37.000. Estepe sem uso e pneus ainda p/ rodarem tempo, pequenas marcas nas portas feitas por outras portas. No geral está bonita, espero não ter surpresas com a parte mecânica. A PERGUNTA, (ainda não vi o "mamuel"), qual a função do 1 e 2 no cambio, sou leigo no assunto. Vou pega-la amanhã a tarde.
A 1 e 2 no cambio é exatamente pra situações onde voce so vai precisar delas (ex.: subidas muito acentuada, muita lama, muita areia.. situações "extremas") o que eu percebi ao colocar meu, que é AT, na areia é que ela fica variando muito quando ta só no D. Quando ando em areia muito fofa (dependendo da calibragem) coloco no 2 !
lucasdosurf
26/03/2015, 10:28
Ola pessoal.
É bom para o dia a dia?
Eu nunca fui de de ficar fazendo estravagança e mal usos com com meus carro, ando sempre de boa.
Agora que mais perturba antes de comprar ele é o motor Flex, eu nunca gostei de carro Flex e motores muito taxados, meu carro atual é um Audi A3 turbo 150cv, é um motor excelente, é só gasolina, funcionamento muito suave e macio. Eu gosto de motores com baixas taxas de compressão, pois são mais economicos, funcionamento muito mais mais suave e menos asperos e mais duráveis.
Eu mesmo fiz isso no cabeçote da minha moto NX4 Falcon, e ficou outra moto, ficou bem melhor pra conduzir, em motores de motos isso é muito bom.
Ao comprar o TR4 eu quero remover o cabeçote e empilhar 2 ou 3 juntas, não sei a espessura dessa junta, para diminuir a taxa dele.
Bom, o que eu tenho pra dizer do carro:
Uso ele diariamente para ir a faculdade e nos finais de semana uso ele em trilhas leves em busca de praias com boas ondas aqui no ceará e pela comodidade de voce poder surfar olhando carro (vigiando a viatura). o meu é 2006 só gasolina, não gosto de mentir, faço 6 km com 1 Litro dessa porcaria que chamam de gasolina na cidade e entre 8 e 9 na estrada, na trilha deve fazer uns 3 km por litro mas quem faz trilha n quer saber de distancia percorrida!
é um carro muito bom de guiar.
Problemas cronicos: geralmente a bucha da alavanca da 4x4 quebra (aconteceu cmg) e trava SOLUÇÃO: refazer a bucha usando tecnil, solução definitiva, nunca mais vai quebrar! outro problema que eu vejo como cronico é a solenoide da 4x4 tbm quebra e o indicador da 4x4 não para de piscar. SOLUÇÃO: Comprar uma nova (300 R$) ou fazer uma usando solenoide da partida a frio do gol (40R$).
Conclusão: é o melhor carro que eu tive. e o 2ª melhor que ja dirigi (1ª s10 nova aqui da empresa, esse carro é monstro)
AirtonLieuthier
27/03/2015, 12:48
Vamos lá....
497222
No cambio AT vc vai ter:
P (parking): utilizado para estacionamento;
R (reward): a famosa "marcha à ré;
N (neutral): é o "ponto morto, só utilizado para rebocar o veículo desligado ou para a mudança do "P" para o "R" ou para o "D";
D (drive): é usado para vc andar no dia a dia (tem as mudanças da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª).
Se vc quiser que o carro não entre na 4ª marcha, tem que deixar o botão "OD" (overdrive off)no câmbio acionada. Aí o carro irá só até a 3ª marcha.
Agora, as outras duas opções:
2: vai limitar o carro à segunda marcha;
L (low): é utilizada com a reduzida.
Aí, qdo vc pegar o carro, vai ver que tem na porta um adesivo, igual a esse:
497223
Nesse adesivo, tem algumas orientações sobre como utilizar o câmbio e a reduzida...
Abraços e curta a viatura.
Ola Luscadosurf, se possivel entra em contato comigo. Marcelo1403@yahoo.com.br, ou zapzap 08588057170
Bom, o que eu tenho pra dizer do carro:
Uso ele diariamente para ir a faculdade e nos finais de semana uso ele em trilhas leves em busca de praias com boas ondas aqui no ceará e pela comodidade de voce poder surfar olhando carro (vigiando a viatura). o meu é 2006 só gasolina, não gosto de mentir, faço 6 km com 1 Litro dessa porcaria que chamam de gasolina na cidade e entre 8 e 9 na estrada, na trilha deve fazer uns 3 km por litro mas quem faz trilha n quer saber de distancia percorrida!
é um carro muito bom de guiar.
Problemas cronicos: geralmente a bucha da alavanca da 4x4 quebra (aconteceu cmg) e trava SOLUÇÃO: refazer a bucha usando tecnil, solução definitiva, nunca mais vai quebrar! outro problema que eu vejo como cronico é a solenoide da 4x4 tbm quebra e o indicador da 4x4 não para de piscar. SOLUÇÃO: Comprar uma nova (300 R$) ou fazer uma usando solenoide da partida a frio do gol (40R$).
Conclusão: é o melhor carro que eu tive. e o 2ª melhor que ja dirigi (1ª s10 nova aqui da empresa, esse carro é monstro)
Parapa_Sam
27/03/2015, 23:05
....
497222
...
D (drive): é usado para vc andar no dia a dia (tem as mudanças da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª).
...
Agora, as outras duas opções:
2: vai limitar o carro à segunda marcha;
...
Complementando as palavras do Airton, na posição D, o veiculo abaixo de 58 km/h, a RPM do motor cai a 600/900 RPM, como se estivesse em ponto morto. Acima de 58km/h, a RPM do motor é proporcional a velocidade do veiculo (deve levar em consideração a marcha em q o veiculo se encontre).
Na posição 2, a RPM ñ cai, sendo proporcional a velocidade do veiculo. Esta posição é ideal para descida devido o uso do freio-motor.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
27/03/2015, 23:13
...gostaria de pedir ajuda ao amigo sobre o Banco do motorista da tr4 a minha viatura é 2012 e o estofamento é original porém não consigo me adequar ao acento ,parece que ele é muito pequeno e as pernas ficam sendo jogadas para o lado...,será que alguém aqui já sentiu esse desconforto e teve alguma solução?...
Desculpe Renato, mas nunca ouvi essa queixa aqui no fórum. Eu e minha vtr ñ tínhamos esse "desconforto". Talvez seja mola quebrada ou espuma gasta. Sugiro levar num capoteiro para preenchimento de espuma, ou como vc disse, trocar para bco de couro. Minha vtr tinha bco de couro e era ótima.
Abçs
Parapa_Sam
27/03/2015, 23:22
Tenho uma Pajero GLS-B 97 e uma Pajero IO 2002, ambos a gasolina!! Qual vocês acham melhor para fazer trilhas?? Como posto um tópico aqui no forum?? Obrigado!!
As 2 são show.
Mas a GLS é meio gigantona e as vezes a trilha é muito pequena, dificultando e até mesmo impedindo a manobra em um eventual 180.
Eu iria de TR4.
Vc ñ pode criar novos tópicos.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
27/03/2015, 23:45
Ola pessoal.
É bom para o dia a dia?
Amigo Eduardo, seja bem vindo.
Esse carro ñ é suv, é Jeep, aliás, um put@ jeep.
Ñ é bom pro dia a dia. É um beberrão. Ñ é confortável, parece um ônibus. Ñ anda, só corre se for no embalo. Péssimo nas retomadas. É pesado (1850 kg).
Ñ há problemas crônicos, pelo menos, desconheço defeitos contumás.
O q vc chama de mau uso? Esse carro foi feito pra ser jogado no buraco, e isso, para ele (o carro), ñ é mau uso. Costumo dizer q: "esse carro te leva pra qq lugar, basta ter chão". Esse carro é um tanque de guerra, ñ quebra.
Ñ vejo com bons olhos alterar passo ou modificar tx de compressão. Penso q o motor deve permanecer na sua condição original. Pode até instalar equipamentos tal como respirador, adicionar alternador extra pra guincho elétrico etc, mas mexer no pulmão e no coração do motor, meio arriscado. Salvo se vc for engenheiro mecânico dotado de oficina em casa. Aí vc já deixa de ser um "come barro" para ser profissional na engenharia mecânica.
Abçs do Sam!
Gabriel Ghiringhello
28/03/2015, 11:13
Olá pessoal, sou novo no forum e tbm não tenho 4x4, mas estou pesquisando para um dia ter um. E justamente estou visando a tr4.
Acho bacana o modelo 2008/ 2009 e gostaria de saber se para pegar trilhas mais simples, para ir em praias e etc, com a família, se faz necessário algum tipo de adaptação no veículo?
obrigado
Parapa_Sam
30/03/2015, 00:58
Olá pessoal, sou novo no forum...estou visando a tr4.... gostaria de saber se para pegar trilhas mais simples, para ir em praias e etc, com a família, se faz necessário algum tipo de adaptação no veículo?
obrigado
Bem vindo Giringhello.
Respondo negativamente a sua pergunta.
Ñ precisa instalar ou adaptar qq tipo equipamento. Do mesmo jeito q vc sai da estrada pode entrar nas trilhas, lama, areia, montanha.
O q vc precisa é saber como guiar em cada tipo de solo.
Por outro lado se vc quiser fazer hally ou andar por baixo de agua, evidente que precisa instalar os equipamentos necessários:
Hally, modificar a suspensão.
Andar por baixo d'água, instalar respirador
E assim por diante.
Mas uma trilha leve e um lamaçal, ñ tem problemas, esse Jeep foi projetado para isto.
Abçs do Sam!
emerald_fln
31/03/2015, 14:36
Desculpe Renato, mas nunca ouvi essa queixa aqui no fórum. Eu e minha vtr ñ tínhamos esse "desconforto". Talvez seja mola quebrada ou espuma gasta. Sugiro levar num capoteiro para preenchimento de espuma, ou como vc disse, trocar para bco de couro. Minha vtr tinha bco de couro e era ótima.
Abçs
Faz um mês que comprei minha TR4 (2011/2012 4x4/AT) e estou apaixonadíssima! À exceção da película e dos bancos de couro que coloquei, está originalíssima. Hoje com 24.000km (peguei com 23 e pouco). Mas concordo com Renato, achei os bancos um pouco pequenos (tinha uma Mercedez B 180 antes) e sinto essa insegurança nas curvas, como se fosse cair deles, mesmo com o couro. Havia pensado em aumentar um pouco as bordas, mas como a capa de couro já era padrão, e tinha pressa, acabei não pedindo pra fazer. Vamos ver se me acostumo.
Antes de comprar visitei esse site e li tudo que vces postaram sobre a TR4. Não posso dizer que comprei gato por lebre. Por enquanto só asfalto, mas estou louca pra experimentar uma lama (leve, pois minha experiência é zero!)
Um abraço aos amantes da "pequena notável".
Emerald
Marcelo Altran
31/03/2015, 19:31
Obrigado pela atenção Airton e Lucas, quando peguei o carro vi o adesivo na porta, estou adorando o carro, nunca tinha dirigido AT, OBS: notei que enchi o tanque 2 vezes e o ponteiro do marcador só sobe até 3/4, alguém ja teve este´problema ???
Abraços a todos.
TR4 09/09
Parapa_Sam
01/04/2015, 00:45
...
Emerald
K K K K ....
"Pequena notável".
Gostei, se eu voltar a ter TR4, irei batizá-lo de "Pequeno Notável".
Meu Fred Billy era um pequeno notável.
Os pilotos da IIWW americanos, apelidavam suas aeronaves.
Como todo bom piloto, adoto tb esse costume...rs
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
01/04/2015, 00:50
... enchi o tanque 2 vezes e o ponteiro do marcador só sobe até 3/4, alguém ja teve este´problema ???
Isso é mole, só trocar a boia dentro do tanque. O acesso fica no assoalho embaixo do bco traseiro.
R$ 150,00 original na Mit em 2012. Foi o q gastei. Muito fácil a troca.
Abçs do Sam!
AirtonLieuthier
01/04/2015, 12:22
Obrigado pela atenção Airton e Lucas, quando peguei o carro vi o adesivo na porta, estou adorando o carro, nunca tinha dirigido AT, OBS: notei que enchi o tanque 2 vezes e o ponteiro do marcador só sobe até 3/4, alguém ja teve este´problema ???
Abraços a todos.
TR4 09/09
Tamo junto...
Provavelmente, é a bóia do tanque... coisa simples de se resolver...
Abraços
Primeiro mês, primeiras experiências:
Semana passada, em um engarrafamento, a viatura "morreu" algumas vezes. Pensei que fosse combustível, mas o marcador estava acima de 1/4. Mesmo assim, pensei que poderia está com defeito... Temperatura normal. Consegui chegar a um posto e abastecer. Somente 34l. Depois do tanque cheio não apresentou mais problema. Alguém tem alguma dica do que pode ter ocorrido? TR4 2007/2008 AT, gasolina.
sds,
Parapa_Sam
05/04/2015, 02:20
Semana passada, em um engarrafamento, a viatura "morreu" algumas vezes... Temperatura normal... Depois do tanque cheio não apresentou mais problema. Alguém tem alguma dica do que pode ter ocorrido?
Eu trocaria as velas e os cabos.
Abç do Sam.
ramires.cabral
05/04/2015, 08:00
Semana passada, em um engarrafamento, a viatura "morreu" algumas vezes. Pensei que fosse combustível, mas o marcador estava acima de 1/4. Mesmo assim, pensei que poderia está com defeito... Temperatura normal. Consegui chegar a um posto e abastecer. Somente 34l. Depois do tanque cheio não apresentou mais problema. Alguém tem alguma dica do que pode ter ocorrido? TR4 2007/2008 AT, gasolina.
sds,
Filtro de combustível?
Eu trocaria as velas e os cabos.
Abç do Sam.
Estão nos planos de curto prazo: velas e cabos.
Obrigado, Sam.
Filtro de combustível?
Pode ser. Vou verificar/trocar.
Obrigado, Ramires.
Faz um mês que comprei minha TR4 (2011/2012 4x4/AT) e estou apaixonadíssima! À exceção da película e dos bancos de couro que coloquei, está originalíssima. Hoje com 24.000km (peguei com 23 e pouco). Mas concordo com Renato, achei os bancos um pouco pequenos (tinha uma Mercedez B 180 antes) e sinto essa insegurança nas curvas, como se fosse cair deles, mesmo com o couro. Havia pensado em aumentar um pouco as bordas, mas como a capa de couro já era padrão, e tinha pressa, acabei não pedindo pra fazer. Vamos ver se me acostumo.
Antes de comprar visitei esse site e li tudo que vces postaram sobre a TR4. Não posso dizer que comprei gato por lebre. Por enquanto só asfalto, mas estou louca pra experimentar uma lama (leve, pois minha experiência é zero!)
Emerald
Bah, a minha 2005 tinha esse mesmo problema. Eu fazia uma curva e parecia que eu ia sair pela porta. Pelo visto, eles não resolveram até ela sair de linha.
emerald_fln
08/04/2015, 12:13
Bah, a minha 2005 tinha esse mesmo problema. Eu fazia uma curva e parecia que eu ia sair pela porta. Pelo visto, eles não resolveram até ela sair de linha.
Acho que não tem muito que resolver. O banco da TR4 é bem pequeno e não tem muito espaço pra crescer... O jeito é ser pequeno pra "caber" no banco e claro, manerar nas curvas, rrrr.
Mas ainda assim estou feliz. Última abastecida no posto 7,7 km/l na cidade. Nada mal. Minha "pequena notável" não está desapontando.
Parapa_Sam
09/04/2015, 00:33
Para os novatos de TR4 q gostam de economia.
498475
O filtro de óleo original da MMC é fornecido pela Fram, porém na cor preta com símbolo da Mit do Brasil. Assim, adquirindo o PH 5949 estará comprando o original da MMC, só q no paralelo e bem mais barato (R$ 18,00 aqui na minha cidade).
Abçs do Sam
Parapa_Sam
09/04/2015, 00:35
498477
Fram é marca de 1ª linha (confiável). Mas, em se tratando de filtro de ar, ñ sei se a Fram fornece pra MMC, tal como os filtros de óleo. Mas uma coisa eu sei: é bem mas barato q na ccs.
Abçs do Sam.
Parapa_Sam
09/04/2015, 00:38
498478
Em se tratando de filtros, nunca tive problemas com a Fram em todos meus veículos.
Nunca escutei nada q desabonasse essa empresa.
Recomendo.
Abçs do Sam!
emerald_fln
09/04/2015, 14:55
498478
Em se tratando de filtros, nunca tive problemas com a Fram em todos meus veículos.
Nunca escutei nada q desabonasse essa empresa.
Recomendo.
Abçs do Sam!
Valeu pelas dicas Sam! A primeira revisão devo fazer na CCs, mas depois, procurarei a marca na cidade.
abs
Parapa_Sam
10/04/2015, 00:44
498477
Esqueci de deixar registrado o código do filtro de ar: CA8208
Marcelo Altran
13/04/2015, 19:51
Obrigado Airton e Parapa_pa, depois da 3ª vez que enchi o tenque o ponteiro demora bastante, mas marca tanque cheio, mas está meio estranho. De resto estou curtindo demais este carro
Marcelo Altran
13/04/2015, 20:34
Aproveitando o tema, até o final de semana vou trocar o oleo do motor, a dúvida, olhei no manual e algumas postagens dizem que a troca do oleo da transmissão deve ser feita com 40.000, no manual diz 80.000 ou 4 anos. A minha esta com 40.600 Km começou a rodar em 10/09, a última revisão foi em 07/14 com 35.000 (vou trocar do motor porque passou de 6 meses). Este carro foi usado por uma mulher só no asfalto, não sabe o que é trilha. DEVO TROCAR O DA TRANSMISSÃO ou dá p/ esperar, a grana está curta !!!
Marcelo Altran
13/04/2015, 20:36
Já anotei os codigos dos filtros, boa dica:curtir:
Parapa_Sam
14/04/2015, 03:30
...depois da 3ª vez que enchi o tenque o ponteiro demora bastante, mas marca tanque cheio, mas está meio estranho....
A minha vtr tb era assim, demorava muito, muito mesmo, a encostar no Full.
Parapa_Sam
14/04/2015, 03:43
Tenho um amigo pessoal q trabalha na Petrobrás. 60% de todos os óleos lubrificantes Petrobrás é fabricado por ele, ou melhor, pela equipe q ele integra (REDUC - aqui no RJ em Duque de Caxias). Os outros 40% é fabricado no Nordeste. Eu vou perguntar a ele sobre os lubrificantes da transmissão.
Aguardem!
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
14/04/2015, 03:52
Certa vez, perguntei a esse mesmo amigo (que fabrica os óleo da Petrobrás) sobre óleos de diferencial. Compartilho com vc o q ele me respondeu:
"Grande Samuca...
; óleos para o diferencial utilizam uma faixa de viscosidade maior, podendo ser multiviscoso (exemplo: SAE 75w-90 é um multiviscoso e um SAE 80 é monoviscoso) ou não, mas são na faixa que começa em SAE 75w e vai até SAE 140; quanto maior esse número, maior a viscosidade. Os óleos de diferencial, diferentemente dos óleos de motor, não necessitam tanto de multiviscosidade (ou podem trabalhar com uma variação menor na faixa SAE), pois não sofrem tanta influência de temperatura nos seus locais de depósitos na caixa, como os óleos de motor (estes em contato com temperaturas bem mais elevadas) e eles são mais grossos (mais viscosos) pois trabalham com engrenagens e rolamentos e no motor existem espaços menores e peças que trabalham mais "coladas" necessitando de um óleo mais fino na lubrificação. Os óleos para o diferencial em veículos tipo 4x4 precisam ser trocados a cada 40.000 Km, pois esse tipo de veículo está em contato permanente com trilhas, poças d'água, lama e todo tipo de adversidade que pode contaminar o óleo mais precocemente. Um veículo de uso urbano, pode trocar esse óleo com 100.000 km, fácil.
A Lubrax possui 3 tipos de óleo para caixa e diferencial:
- o semi sintético Lubrax Gold com 3 tipos de faixa de viscosidade =>75w-90; o 80w-90 (o que eu considero o mais adequado) e o 85w-140;
- o mineral GL 5 com 5 faixas de SAE => 80w-90, 90, 85w-140, 140 e 250;
- o mineral TRM 5 com 3 faixas SAE => 90; 85w-140; 140.
Possuo a ficha técnica desses óleos da Lubrax e se você quiser, posso te repassar.
Esses números das faixas SAE, se você quiser, posso te explicar o que significam com mais calma, pessoalmente ou em outro e-mail. E outras coisas também pode perguntar aqui ou pessoalmente.
Saludos cordiales,
J. Costa".
José Fernandes da Costa Jr., Engº de Produção - Petrobrás.
Abçs do Sam!
Marcelo Altran
14/04/2015, 09:32
Boas informações, mas vou trocar o oleó do diferencial entre 45.000 e 50.000, agora estou apertado, o seguro foi uma paulada no meio da canela
AirtonLieuthier
14/04/2015, 13:10
Boas informações, mas vou trocar o oleó do diferencial entre 45.000 e 50.000, agora estou apertado, o seguro foi uma paulada no meio da canela
Os meus foram trocados com 80 mil.... agora, ela está com 100 mil... mas gostei das informações... valeu Parapa_Sam (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/53295-parapa_sam/)
Parapa_Sam
14/04/2015, 23:49
Aê put@da, mais orientações sobre óleo (de transmissão):
Pergunta:
"Zé, voltaram a me perguntar sobre óleo de transmissão, só q por outra ótica:
No manual do proprietário, manda trocar com 80.000 km ou 4 anos.
A dúvida agora reside no lapso temporal.
Um veículo ano 2011 com com 50.000 km deve trocar o óleo da transmissão, pois já está com 4 anos de uso?
Obs.: Ele usa o carro 100% na cidade/sítio, ñ faz trilha".
Resposta:
"Fala Samuca
Deve trocar sim, mesmo estando com 50.000 km, porque o óleo com 4 anos já está ficando velho e começa a perder suas capacidades específicas de lubrificação; os aditivos ao longo do tempo vão perdendo algumas de suas principais propriedades. Veja alguns dos principais aditivos num lubrificante de boa qualidade: anticorrosivo, antidesgaste, antiespumante, antioxidante, detergente, dispersante, agente de reserva alcalina (para o óleo não ficar com característica ácida e perder suas propriedades), melhorador do índice de viscosidade e abaixador do ponto de fluidez (ponto de fluidez - é a menor temperatura que o óleo ainda flui, isso é importante em locais de clima frio, onde o óleo a - 15 º C, por exemplo, deve fluir, para não perder sua capacidade de lubrificar); e esses aditivos com o tempo vão sofrendo um "desgaste" ...
Saudações,
J. Costa".
Retificando a msg anterior: José Costa Jr é Técnico da Petrobrás e ñ engº como havia dito (muito embora seja graduado em engenharia).
Abçs do Sam!
Everton Martins
20/04/2015, 06:48
olá, eu sempre tive o sonho de comprar uma tr4 2009 AT(pois acho a mais linda e um pouco melhor q a 2007 e 2008 pelo q vi aqui), nunca tive carro então n tenho muita experiencia no assunto,
bom eu morro no crato, e pretendo comprar minha tr4 em fortaleza-ce, n quero pra fazer trilhas, se bem q muitas estradas aqui são desafios quando se quer sair da cidade...e até mesmo dentro da cidade rsrs
o problema é q n conheço quase nada lá e tb n conheço quase nada dos macetes sobre carros e a tr4 particularmente.
gostaria da ajuda de vocês.........
o que eu posso avaliar quando ver o carro a primeira vez?
o que avaliar ao dirigir o carro a 1º vez?
como funciona esse negocio de levar pro mecanico olhar?
ja q n conheço mecanico em fortal seria melhor levar na concecionaria de lá pra eles olharem a condição do carro, ou alguem sabe de bons mecanicos em fortal?
tem algum detalhe q eu deveria saber avaliar antes de comprar o carro?(pode ser desde um detalhe mostrando q o motor n preste a um q diz q vou ter problemas com a vedação)
tb preciso q me digam como funciona esse seguro q vi voces falando aqui. (sei o q é um seguro mas bem basicamente) mas n sei quanto custa por mes, e o que cobre e nem qual o melhor
bom pessoal, sempre desejei esse carro em particular, e estou correndo atras do meu agora q vai ser meu 1º carro (afinal é melhor comprar um usado full do q um zero capado, alem de realizar o sonho)
então no que puderem me ajudar para q eu possa fazer a compra mais consciente possivel fico grato
Parapa_Sam
21/04/2015, 04:11
olá, eu sempre tive o sonho de comprar uma tr4... nunca tive carro então n tenho muita experiencia no assunto,... n quero pra fazer trilhas...o problema é ...e tb n conheço quase nada dos macetes sobre carros e a tr4 particularmente.
gostaria da ajuda de vocês.........
ja q n conheço mecanico em fortal seria melhor levar na concecionaria de lá pra eles olharem a condição do carro, ou alguem sabe de bons mecanicos em fortal?
tem algum detalhe q eu deveria saber avaliar antes de comprar o carro?(pode ser desde um detalhe mostrando q o motor n preste a um q diz q vou ter problemas com a vedação)
tb preciso q me digam como funciona esse seguro q vi voces falando aqui. (sei o q é um seguro mas bem basicamente) mas n sei quanto custa por mes, e o que cobre e nem qual o melhor
bom pessoal, sempre desejei esse carro em particular, e estou correndo atras do meu agora q vai ser meu 1º carro (afinal é melhor comprar um usado full do q um zero capado, alem de realizar o sonho)
Saudações Everton, seja bem vindo ao 4x4 Brasil.
Responder seu post vai ser um verdadeiro desafio.
Inicialmente quero te dar ciência q TR4 ñ é um carro comum (desses q agente sai por ai, buzinando dando tchauzinho pros amigos). TR4 é um jeep, e como tal tem muitas desvantagens em relação ao um veículo de passeio, muito embora seja uma vtr (= viatura) híbrida, ou seja, estrada/off road.
TR4 é um tanque de guerra, foi projetada para isso:
https://www.youtube.com/watch?v=2IuYRy28uig
https://www.youtube.com/watch?v=gOnqHdhBdpg
Ñ me parece coerente usá-lo unicamente na cidade.
TR4 foi projetada para ser jogada no buraco, na lama, subir cordilheiras etc. Do jeito q sai da fabrica pode ir direto pra trilha sem qq tipo de preparo, muito embora se quiser andar por baixo d'agua deve equipá-la com respirador.
Dito isto:
Mas como se trata de um sonho seu, entendo suas expectativas, então vamos as respostas as sua indagações:
Vc deve, basicamente, verificar, motor, transmissão e diferencial, lataria e suspensão:
Motor > Como vc ñ conhece muita coisa de mecânica de auto, chame um profissional de sua confiança. Pergunte a um amigo qm pode te auxiliar ou então entre em uma oficina mecânica q tenha bastantes táxis sendo reparados. Geralmente, oficina com taxis é sinal q o mecânico é bom. Mas resumindo, a 1ª vista, veja se há vazamentos nas juntas de cabeçote. Deite debaixo do carro e verifique se o peito de aço (lâmina de ferro q protege a parte baixa do motor) se encontra sujo de óleo, se tiver é sinal de vazamento. Ouça se o motor tem um barulho de Toc Toc Toc, qdo trabalhando em baixa aceleração. Com a 1ª macha engrenado ou em "D", se automático, pise no freio e acelere sem deixar andar a fim de escutar se o motor "bate pino" (desculpe, mas ñ sei descrever um barulho de carro batendo pino,é um barulho característico). Com o carro trabalhando em marcha lenta, ponha a palma da mão na saída do escapamento abafando-o por 15 ou 20 s e verifique se sua mão fica sujo de óleo, Visualize tb a cor e densidade da fumaça q sai do cano (esses procedimentos identifica se a vtr ta ou ñ queimando óleo). A fumaça ñ pode ter cor branca ou negra, devendo se dissipar tão logo seja expulsa do cano.
Transmissão e diferencial > Deite por baixo do carro a procura de vazamentos de óleo nas cx's de transmissão e marcha. Diferencial é composto de uma bola situada no meio do eixo e um cano (na espessura de uma trave de futebol) q se prende nessa tal bola. Qdo estiver dirigindo teste todas as marchas, se automático, engate todas as posições do câmbio e observe se a marcha escapa qdo estiver acelerando a vtr.
Lataria > É feita de ferro, e como tal sujeita a corrosão muito embora são banhadas com anticorrosivos na fábrica. A pintura é um ponto primordial para se saber se ouve algum dano. A pintura original de fábrica tem um aspecto de casca de laranja se olharmos bem de perto (tem q ter uma boa visão de perto). Se a pintura tiver lisinha tipo espelho, o local foi retocado, logo, algum dano teve na chapa. Mas isso ñ qr dizer muita coisa, pois pode ser um simples arranhão q o dono mandou corrigir. Posicione-se por trás e pela frente do carro, fixe seu olhar na parte superior das portas e verifique se as mesmas se alinha perfeitamente na lataria.
Suspensão > dirigindo o veiculo, tire as mãos do volante e observe se a vtr sai de sua trajetória voluntariamente (obs. a rua deve estar nivelada; faça isso com o carro no meio da rua, pois é o local onde é mais nivelado). Ouça se ha algum barulho semelhante a um socador de alho batendo em uma panela. Nos pneus veja se ha desgaste excessivo em suas extremidades em relação ao meio do pneu. Verifique se todos os pneus são da mesma medida e mesmo fabricante.
Tente distinguir barulhos excessivos ou algo anormal. Além disso vide comentário acima na parte de suspensão. Faça dupla avaliação: com as janelas aberta e, com janelas fechadas.
Mecânico irá cobrar para fazer a avaliação, ñ tem mistério ñ. Alguns ñ cobram, pedem tão somente um cafezinho. Prefere q o cliente volte para um possível reparo, uma troca de óleo etc.
Ccs (concessionária) vai ter arrancar os olhos da cara. Tem muitos mecânicos bons por aí. Como dito acima, procure oficinas q tenham táxis.
Melhor sugestão de mecânicos são dados por taxistas.
Vide comentários acima. Além disso, importante saber a procedência da vtr. Verifique se a vtr está no nome de qm irá vender. Consulte a vtr pelo nº da placa e chassi no detran da sua cidade (pode ser via internet) em b usca do "nada cosnta" de multa ou sinistros.
Preço do seguro varia de cidade pra cidade. Em algumas, vaira até mesmo de bairro pra bairro. Ñ tem jeito, o preço mais baixo é consultar diversas seguradoras. Se vc for coligado à sindicato ou faz parte de alguma associação de classe, geralmente, essas entidades tem convênio com determinada operadora, o q acaba saindo mais em conta. Nas seguradoras, franquias maiores, preços do prêmio (seguro) menores e vice e versa.
Espero ter te auxiliado. Boa sorte!
Everton Martins
22/04/2015, 12:32
Saudações Parapa_Sam, muito obrigado por todas essas informações valiosíssimas, n tem nem como agradecer essa ajuda q vc me deu.
realmente eu me expressei mau dizendo que não iria fazer trilhas.... eu quis dizer q n ia fazer aquele tipo de percurso no estilo competição, mas a região q moro no Cerará é na beira de serra, cheia de off road e cascatas, sem falar as praias q são razoavelmente perto, mesmo usando ela na cidade claro q minha futura tr4 vai cortar muita lama e cascalho kkk
tb moro perto do trabalho (15 km) afinal as cidades aqui são bem curtas, meio que compensou o medo do consumo quando fiquei sabendo aqui no forum mesmo,
toda essa afirmação q vc fez só afirma q outro carro n serviria pra mim, vou continuar procurando a melhor proposta e quando comprar coloco aqui minha experiencia.
FelippeCM
22/04/2015, 13:47
Sensacional a descrição do Parapa_Sam.. parabéns.
Paulo_Santos89
23/04/2015, 13:44
Pessoal, estou com problemas na minha TR4, a primeira marcha está escapando, o que pode ser?
Parapa_Sam
24/04/2015, 00:32
...
realmente eu me expressei mau dizendo que não iria fazer trilhas.... eu quis dizer q n ia fazer aquele tipo de percurso no estilo competição, mas a região q moro no Cerará é na beira de serra, cheia de off road e cascatas, sem falar as praias q são razoavelmente perto, mesmo usando ela na cidade claro q minha futura tr4 vai cortar muita lama e cascalho kkk
...
Bem, diante de suas palavras, vai de TR4 q vai se dar bem e ñ vai se arrepender.
Para sua ciência, em 2016 a MMC encerrará definitivamente a fabricação da TR4.
Até a presente data, ñ há substituto.
https://allthecars.wordpress.com/2014/12/22/mitsubishi-encerra-producao-do-tr4-diz-site/
Faça critica no site da MMC, pois para a realidade das ruas/estradas brasileiras, a tr4 é 100% ideal.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
24/04/2015, 00:39
Pessoal, estou com problemas na minha TR4, a primeira marcha está escapando, o que pode ser?
Se manual, pode ser trambulador. É mole e barato.
Se AT, troque o óleo na especificação. Aí q mora o perigo, pois se a transmissão for de mesma tecnologia da Triton, o litro de óleo custa em média R$ 90,00 o litro. Veja qtos litros necessita para a troca ( na L200 são 10 litros). Além do óleo deve trocar o filtro, q fica interno, consequentemente tem q tirar o tampão (com troca da junta).
Boa sorte.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
24/04/2015, 00:59
TR4 sai de linha. A MMC encerrou sua produção.
Deixe sua crítica no site. Preencha o formulário:
http://mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/faleconosco (http://mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/areas/veiculos/familiapajero/pajerotr4)
Peça para manter a produção.
Abçs do Sam!
eduardojunq
24/04/2015, 01:56
Mataram um dos ultimos veiculos com disposição pra offroad do mercado. E na minha visao o mais confortavel dos jipes (pra mim é inviavel ter um Jimny na garagem, por exemplo).
Mas o modismo fala mais alto e o consumidor sempre se preocupou somente com a altura do solo, e nao com a qualidade do conjunto. Assim sendo a morte da TR4 era inevitavel!
Esse mes começo a caçar uma Tr4 2012 ou mais nova pra botar na garagem!
Everton, morei em FZ até ano passado e ainda compro peças e faço manutenções na cidade.
Recomendo duas oficinas:
Sertões off road na av. Aguanambi, bom atendimento, mas achei caro.
Seis Bocas na esquina da Washington Soares com Oliveira Paiva. Em ambas vc pode comprar as peças e eles cobram a mao de obra.
Para troca de filtro de ar do ar condicionado ( fica atrás do porta luvas e poucas lojas conhecem) vá na Aerofiltros na Aerolandia, mais barato.
Minha esposa trabalhava em CSS de veículos na cidade e, se ainda não comprou sua Tr4, posso lhe passar contato do gerente da CSS onde comprei uma Tr4 aut e enviei p um familiar que mora em SC.
É um excelente carro, tive duas aut, e só discordo com relação ao consumo na opinião do colega Parapa:
Na cidade media de 7,5km/l e na estrada 9,5km/l andando sempre tranquilo e com ar.
Noa sorte na procura, examine muito bem por baixo delas se não tem ferrugem e sinal de maus tratos. Muita gente maltrata a viatura nas dunas.
Everton Martins
24/04/2015, 21:16
TR4 sai de linha. A MMC encerrou sua produção.
Deixe sua crítica no site. Preencha o formulário:
http://mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/faleconosco (http://mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/areas/veiculos/familiapajero/pajerotr4)
Peça para manter a produção.
Abçs do Sam!
saudações Sam, é uma pena saber q o carro q sempre admirei vai sair de linha, deviamos todos reclamar pra ver se pelo menos colocam um substituto a altura já q n acho q deixem o modelo depois de dizer que vão tirar de linha, mas ainda sim vou atras da minha.
Everton Martins
24/04/2015, 21:22
Everton, morei em FZ até ano passado e ainda compro peças e faço manutenções na cidade.
Recomendo duas oficinas:
Sertões off road na av. Aguanambi, bom atendimento, mas achei caro.
Seis Bocas na esquina da Washington Soares com Oliveira Paiva. Em ambas vc pode comprar as peças e eles cobram a mao de obra.
Para troca de filtro de ar do ar condicionado ( fica atrás do porta luvas e poucas lojas conhecem) vá na Aerofiltros na Aerolandia, mais barato.
Minha esposa trabalhava em CSS de veículos na cidade e, se ainda não comprou sua Tr4, posso lhe passar contato do gerente da CSS onde comprei uma Tr4 aut e enviei p um familiar que mora em SC.
É um excelente carro, tive duas aut, e só discordo com relação ao consumo na opinião do colega Parapa:
Na cidade media de 7,5km/l e na estrada 9,5km/l andando sempre tranquilo e com ar.
Noa sorte na procura, examine muito bem por baixo delas se não tem ferrugem e sinal de maus tratos. Muita gente maltrata a viatura nas dunas.
saudações Leo, com certeza vou querer esses contatos ai cara, vc nem sabe como fiquei aliviado por alguém daqui me passar nomes de mecânicos em fortaleza, eu n conheço quase nada por lá, aqui tb tá ruim de achar uma, eu só vi uma manual essa semana e vou ver outra automática q um vendedor local entrou em contato hj a noite, gostaria sim do contato com o gerente de lá, é sempre bom ter contatos de boa procedência e percebi q esse grupo divide essa paixão por tr4, é bom pq assim eu n fico = cego em tiroteio na hora de comprar a minha kkk
Parapa_Sam
24/04/2015, 22:37
...deviamos todos reclamar pra ver se pelo menos colocam um substituto a altura já q n acho q deixem o modelo depois de dizer que vão tirar de linha,...
Canal para reclamações, opiniões ou pedidos: Vide post 1860
Abçs do SAm!
Realmente pessoal! É uma pena a MIT encerrar a produção de um carrinho que apesar de todos os seus contras é bem melhor que muitos outros que rodam por ai. Possuo uma TR4 2010 4x4 2.0 16 v FLEX/GNV 5 GERAÇÃO MECÂNICA chipada e posso dizer é o catiço! Anda bem, freia bem e enfio ela em qualquer buraco, faço a manutenção preventiva sempre e com o GNV tenho uma economia excelente! Só ando com ar ligado... Com certeza, sairei da 2010 para uma 2014 e ai ficarei até o final... Dela não me desfaço! Posso comprar outro carro, mas da minha companheira eu não desfaço jamais...
Everton Martins
07/05/2015, 15:04
como funciona esse negocio de só ter peça por 10 anos? (eu vi um cara falando em uma lei sobre isso)
acham q isso vai afetar a tr4?
uma 2009 tem peças garantidas até 2019 ou até onde a linha terminou?
a manutenção da tr4 é complicada ou ninguem ai teve trabalho com esse tipo de coisa (sei q é muto resistente, mas quando precisa de peça é facil de achar ou demora muito?)
Parapa_Sam
10/05/2015, 00:33
como funciona esse negocio de só ter peça por 10 anos? (eu vi um cara falando em uma lei sobre isso)
acham q isso vai afetar a tr4?
uma 2009 tem peças garantidas até 2019 ou até onde a linha terminou?
a manutenção da tr4 é complicada ou ninguem ai teve trabalho com esse tipo de coisa (sei q é muto resistente, mas quando precisa de peça é facil de achar ou demora muito?)
Everton, essa lei é a de nº 8078/90, conhecida na doutrina e popularmente como Código de Defesa do Consumidor. De acordo com alguns julgados a luz do CDC, ñ ha prazo para as montadoras disporem de peças de reposição, ou seja, há qq tempo (ainda q o veículo saia de linha) a css são obrigadas a fornecerem as peças solicitadas.
Uma vez solicitadas, as css devem fornecer ao consumidor a citada peça em até 30 dias, sob pena de multa diária em ação judicial própria.
Mas nem tudo são 1.000 maravilhas:
1) Se a montadora sair do pais? qm irá nos socorrer? o Chapolin Colorado, mas ninguém;
2) Se ñ encontrarmos peça no mercado paralelo, a css irá cobrar o olho da cara por um simples "parafuso". Já pensou? Vender um disco de embreagem pelo preço do próprio veículo. Isso acontecendo, vc, consumidor, ñ terá amparo do Judiciário, pois ela detém o bem e pede o preço q quiser.
3) Se vc ñ conseguir resolver através das 2 opções anteriores, então é partir para adaptações.
Mas a TR4 é fabricada em outros países, podem lançar mão da importação.
Abçs do Sam!
AirtonLieuthier
10/05/2015, 13:23
Everton, essa lei é a de nº 8078/90, conhecida na doutrina e popularmente como Código de Defesa do Consumidor. De acordo com alguns julgados a luz do CDC, ñ ha prazo para as montadoras disporem de peças de reposição, ou seja, há qq tempo (ainda q o veículo saia de linha) a css são obrigadas a fornecerem as peças solicitadas.
Uma vez solicitadas, as css devem fornecer ao consumidor a citada peça em até 30 dias, sob pena de multa diária em ação judicial própria.
1) Se a montadora sair do pais? qm irá nos socorrer? o Chapolin Colorado, mas ninguém;
2) Se ñ encontrarmos peça no mercado paralelo, a css irá cobrar o olho da cara por um simples "parafuso". Já pensou? Vender um disco de embreagem pelo preço do próprio veículo. Isso acontecendo, vc, consumidor, ñ terá amparo do Judiciário, pois ela detém o bem e pede o preço q quiser.
3) Se vc ñ conseguir resolver através das 2 opções anteriores, então é partir para adaptações.
Abçs do Sam!
Ela é fabricada com que nome, Sam? De repente, tem até peças no Ebay...
Abraços
Everton Martins
10/05/2015, 13:24
Abçs do Sam!
valew pelas informações Sam, vou torcer pelo melhor então pq até o chapolim ja se foi kkkk
Everton Martins
10/05/2015, 13:30
Abraços
Airton o sam realmente tá certo, eu achei com o nome tr4 msmo no ebay
Parapa_Sam
11/05/2015, 01:59
Abraços
Saudações Airton!
Mitsubishi Shogun Pinin → Nome da TR4 no Japão
Mitsubishi Pajero iO → Nome da TR4 montada no Japão, mas exportada para o Brasil.
Mitsubishi Montero iO → Nome da TR4 exportada para a Europa (ñ sei dizer se exportada pela
Itália ou Japão).
Mitsubishi Pajero Pinin → Nome da TR4 montada Itália (fábrica próximo a Turin)
Obs¹.: Mitsubishi Montero (sem “iO”) é a nossa Pajero Full montada na Itália
Obs².: Mitsubishi Shogun Sport é a nossa Pajero Sport montada no Japão
Obs³.: Mitsubishi Shogun (sem “Sport”) é a nossa Pajero Full montada no Japão
Abçs do Sam
Saudações Airton!
Mitsubishi Pajero iO → Nome da TR4 montada no Japão, mas exportada para o Brasil.
Mitsubishi Montero iO → Nome da TR4 exportada para a Europa (ñ sei dizer se exportada pela
Itália ou Japão).
Abçs do Sam
Sam, acho que de todas as TR4 estrangeiras citadas, todas são a mesma Pajero iO, com mecânica japonesa. TR4 mesmo, com a mecânica brasileira, só no brasil.
eduardojunq
11/05/2015, 11:15
Quais são as peças mecanicas exclusivas das nossas Tr4 brasileiras?
O que é comum no mundo todo?
Quais são as peças mecanicas exclusivas das nossas Tr4 brasileiras?
O que é comum no mundo todo?
Eduardo, motor flex, com certeza o japonês não deve gostar. Aliás, é tímida a participação mundial desse tipo de motor. Quase ninguém aprova. Só aqui em cuba mesmo, ops, brasil! Além do motor, câmbio, transferência, diferenciais, tudo deve ser japa.
A título de comparação, possuo uma Pajero importada, GLS-B 1999 2.8 diesel. Tudo no veículo é japonês, motor, câmbio, caixa de transferência, diferenciais, com etiqueta em japona e tudo. Embora tenha uma qualidade de dar inveja a qualquer carro de fabricação nacional, peças originais que não possuem muita saída e/ou não são compartilhadas com outra mecânica mitsubish importada em atuação no país, as concessionárias precisam importar e demora em média 2-4 meses pra chegar vindo direto do japão e o preço, como qualquer importado, é absurdo comparando com nacionais.
Parapa_Sam
11/05/2015, 15:57
Eduardo, motor flex, com certeza o japonês não deve gostar. Aliás, é tímida a participação mundial desse tipo de motor. Quase ninguém aprova. Só aqui em cuba mesmo, ops, brasil! Além do motor, câmbio, transferência, diferenciais, tudo deve ser japa.....
Jorgao, me curvo diante das suas declarações.
Realmente, o motor da TR4 ñ deve ser japonês, muito embora o bloco dos motores diesel e flex, talvez, seja o mesmo.
Mas platô, disco de freio, alguns componentes de suspensão etc, acredito q deva ser o mesmo montado no japa.
Já lí em outro fórum q o câmbio (manual e automático) são os mesmos montados no japa.
Procurei esse fórum, mas ñ consigo achar.
Mas, definitivamente, a vtr montada no japão ñ é igualzinha a montada no Brasil, muito embora a plataforma seja a mesma.
Abçs do Sam!
AirtonLieuthier
11/05/2015, 17:28
Abçs do Sam!
Geralmente, vcs acham peças de fusca, que já saiu de fabricação tem muito tempo...
AirtonLieuthier
11/05/2015, 17:30
Saudações Airton!
Itália ou Japão).
Abçs do Sam
Valeu pela informação, Sam.
Jorgao, me curvo diante das suas declarações.
Realmente, o motor da TR4 ñ deve ser japonês, muito embora o bloco dos motores diesel e flex, talvez, seja o mesmo.
Mas platô, disco de freio, alguns componentes de suspensão etc, acredito q deva ser o mesmo montado no japa.
Já lí em outro fórum q o câmbio (manual e automático) são os mesmos montados no japa.
Procurei esse fórum, mas ñ consigo achar.
Mas, definitivamente, a vtr montada no japão ñ é igualzinha a montada no Brasil, muito embora a plataforma seja a mesma.
Abçs do Sam!
Sam, creio que o câmbio da TR4 seja sim importado. Assim como o motor também era (antes do flex). O resto, provavelmente foi nacionalizado.
Sobre a reposição de peças, não creio que motor e câmbio serão problemas, pois pra minha GLS-B de 16 anos de idade, ainda não foi quando precisei. Porém, muitas peças do motor da minha pajero, 2.8 diesel, que é o 4m40 de fabricação mitsubish são utilizadas, por exemplo, no 4m41, 3.2 diesel que equipa até hoje as pajero full e l200 triton. Mas, ao comparar um mitsubish montado no brasil e um mitsubish montado no japão... tem muita diferença. Nacionalizam muitos itens. É simplesmente outro carro. Tem o lado positivo e o negativo, claro.
Guilherme Tonin
18/05/2015, 21:34
Olá,
Todo final de semana gosto de acampar ou ir em alguma cachoeira. Sempre acompanhado da patroa e um casal de amigos.
Prefiro destinos a menos de 250Km da minha casa, entre asfalto e estrada de terra. Vou muito na Serra da Canastra.
O problema é que os lugares que dava pra chegar de 4x2 estão acabando. Por isso quero um 4x4.
Tem que ser na faixa de 50 mil reias, caber as tralhas de camping e não ser muito desconfortável pros passageiros. Será meu único carro.
Estava pensando em um TR4. Será que vai me atender?
Agradeço desde já pela ajuda!
Parapa_Sam
18/05/2015, 23:07
Olá,
Todo final de semana gosto de acampar ou ir em alguma cachoeira. Sempre acompanhado da patroa e um casal de amigos.
Prefiro destinos a menos de 250Km da minha casa, entre asfalto e estrada de terra. Vou muito na Serra da Canastra.
O problema é que os lugares que dava pra chegar de 4x2 estão acabando. Por isso quero um 4x4.
Tem que ser na faixa de 50 mil reias, caber as tralhas de camping e não ser muito desconfortável pros passageiros. Será meu único carro.
Estava pensando em um TR4. Será que vai me atender?
Agradeço desde já pela ajuda!
Saudações Guilherme!
Não vai te atender não.
TR4 ñ tem espaço no porta-malas para por barraca, malas etc. Cabe muito mal uma mala de viagem internacional daquelas grandes.
Outro ponto negativo é o conforto reduzido (sensação de estar sentado em um banco de um ônibus), eis que TR4 é um Jeep.
O espaço interno deixa a desejar, mas nada que seja intragável. É possível levar bem 4 pessoas.
Aconselharia Pajero Full ou Dakar.
Outras montadoras: Hillux
Por outro lado, se vc puxar um reboque para por as bagagens, a coisa muda de figura, mas na estrada terá q navegar mais devagar.
Abçs do Sam!
Meus parabéns Leandra, eu ainda estou sonhando, procurando uma 2009 que foi a ultima dos faróis redondos, conte pra nós quais as primeiras impressões sobre a TR4, abraços!
Oi, Dannylo! Comprei a TR e sumi, né! Nem tinha visto sua mensagem! Perdão por não responder antes.
Então, já estou com a minha há meses e só alegria. Sinto tão feliz nesse carro, não me canso de olhar pra ele e achar lindo.
Acho confortável, seguro, tudo de bom. Até hoje a paixão é a mesma. Falei que ficaria com ele por um ano pra trocar noutra TR mais nova, mas não tenho vontade de trocar. E agora também não estou planejando para esse gasto.
Não tenho o que reclamar.
Só tenho usado na cidade. No começo viajei só para cidades próximas, até 20km, porque ainda não tinha feito revisão, pois gastei com troca de pneus, e documentação.
Em janeiro fui pra uma cidade há 300km daqui. Antes, passei na MIT pra orçar uma revisão. Pensei que seria uns mil reais, me vieram com uma planilha de mais de 4 mil em peças e mão de obra. Aí desconfiei e fui num cara, que um antigo vendedor de usados da MIT me indicou. É um mecânico que trabalhou 20 anos na empresa e agora tem loja própria. Levei o carro e ele disse que não havia nenhuma problema, a única coisa que fez, foi completar o óleo do diferencial e me cobrou 20,00. Me mostrou cada parte que verificou e tudo que eu perguntava. Disse que nunca viu uma tão conservada com essa idade. E também que eu precisaria trocar as velas (ou bico de velas, sei lá), por agora. Fiquei de voltar.
A viagem foi ótima. Achei que o carro não corre muito e não é silencioso. Mas achei muito confortável e gastei 180,00 de combustível (mas não usei tudo). Enchia o tanque com 136,0, agora que subiu, encho com 146,0! kkkkk
Trabalho perto de casa, não gasto mais que 200,0 por mês. Ela faz um pouco de barulho, em vista de outros carros. Percebi isso na primeira semana e também quando fico uns dias andando em outros carros e volto pra ela.
Mas enfim, estou amando, apaixonada a cada dia. :drool:
Parapa_Sam
30/05/2015, 00:37
...passei na MIT pra orçar uma revisão. Pensei que seria uns mil reais, me vieram com uma planilha de mais de 4 mil em peças e mão de obra....fui num cara..., que um antigo vendedor de usados da MIT me indicou. É um mecânico que trabalhou 20 anos na empresa e agora tem loja própria. Levei o carro e ele disse que não havia nenhuma problema, a única coisa que fez, foi completar o óleo do diferencial e me cobrou 20,00. ...Mas enfim, estou amando, apaixonada a cada dia.
É por isso q há 20 anos ñ faço revisão em css.
Leandra, inicialmente parabenizo-te pela vtr. Eu tb adorava minha TR4.
Em segundo lugar, se sua vtr for equipada com transmissão automática, cujo fluído tem mais de 40 mil km ou 4 anos de uso, sugiro trocar tal fluído (ñ siga o manual q diz pra trocar com 80 mil km). Vide post n. 1852:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/34154-pajero-tr4-alguem-tem-algo-falar-155.html#post2265266
A Mit trocou de óleo, agora estão usando óleos e fluídos fornecidos pela Petrobrás, diga por sinal, são mais baratos q os da Castrol.
Fluido de transmissão automática deve seguir a especificação da Mit q é o ATF SP III, q só é encontrado na Mit em galão de 20L. Mas eles vendem no varejo e mais barato q o da Castrol.
Na troca do fluído, deverá ser realizada a retrolavagem do sistema que consumirá 1,5/2 L do fluído, por isso deves comprar 2 litros a mais do q constar no manual:
https://www.youtube.com/watch?v=MsdPAadc9fY
A retrolavagem se dá pelo fato de que qdo vazamos o fluido da TA, 60% (80% dependendo da vtr) permanece em um recipiente dentro do câmbio, q só é expelido pela mangueira q leva o liquido ao radiador (do motor ou do ar-condicionado, dependendo da vtr) para resfriá-lo.
A retirada desse fluído velho e armazenado consiste em desconectar a citada mangueira em seguida ligar o veículo e engatar "D" para q a bomba, trabalhando, expulse o óleo velho (preto) até chegar o de cor vermelha (fluido novo).
Utilize somente o ATF (Automatic Transmission Fluid) SP III, q ostenta a coloração VERMELHA. Muitos "mexânicos" sugerem utilizar o ATF Dexron III, mas ñ se deixe levar por esse fluído, pois nas TA's da Mit (pelo menos na Triton) existem componentes q somente o SP III consegue lubrificar com eficiência.
Grande parte das TA's tem componentes q o Dexron 3 consegue lubrificar, mas na Mit - repito - o Dexron 3 ñ consegue lubrificar com eficácia, somente o SP III é capaz de fazê-lo.
Obs.: Dexon III é um excelente ATF (é uma evolução em relação a outros fluidos de especificação diferentes), mas ñ tem 100% de eficiência nas vtr da Mit devido alguns componentes (ñ sei q componentes são estes).
Bem, se sua vtr ñ possui câmbio automático, fica a dica para os demais membros do Fórum.
Abçs do Sam!
É por isso q há 20 anos ñ faço revisão em css.
Leandra, inicialmente parabenizo-te pela vtr. Eu tb adorava minha TR4.
Em segundo lugar, se sua vtr for equipada com transmissão automática, cujo fluído tem mais de 40 mil km ou 4 anos de uso, sugiro trocar tal fluído (ñ siga o manual q diz pra trocar com 80 mil km)...
Obrigada, Sam! Também pelas dicas. A minha não é automática... Gosto de passar marcha talvez por nunca ter dirigido um carro automático.
AirtonLieuthier
02/06/2015, 17:21
Obrigada, Sam! Também pelas dicas. A minha não é automática... Gosto de passar marcha talvez por nunca ter dirigido um carro automático.
Quem é viva sempre aparece... rssss
Até foto com a TR4 ela botou... olha só...
Que bom que está gostando do carro... e que está tudo em ordem com ele...
Boa sorte por aí e divirta-se.
Abraços
Quem é viva sempre aparece... rssss
Até foto com a TR4 ela botou... olha só...
Que bom que está gostando do carro... e que está tudo em ordem com ele...
Boa sorte por aí e divirta-se.
Abraços
Oi, Airton sumido!!
Essa foto é do dia que comprei, lembra?
Não tá tãaaao em ordem assim.
Tive um problema com a buzina um dia. Fui ligar o carro, disparou. Era só girar a chave e o escândalo incomodava o prédio todo. Aí meu pai tentou desligar umas conexões elétricas lá da frente, mas nada adiantava. Chamei o auto-eletricista (se não existe esse nome, acabei de inventar) pra vir desligar, porque não teria como sair. Chegando aqui ligou sem disparo. Fui pra auto-elétrica com ele e achou um metal que estava tocando em algo, que segundo ele poderia ser a causa do problema. Vedou o metal e fui viajar no outro dia. Quando liguei, a mesma coisa. Desconectei como me ensinou. Lá na roça, conectei de novo e vim embora. No meio da estrada disparou. Como eu já tinha deixado sem tampinha atrás do volante, só puxei os fios. Aff... Ainda não fui arrumar por falta de tempo e também por não saber pra quem levar. E descobri que eu buzinava demais na rua. Tô ficando mais educada sem buzina, mas sei que é perigoso. :neutral:
A propósito, já aconteceu isso com alguém?
503402503403503404
Sobre o problema acima, na verdade, não era o que o moço pensou. Se desconecto, desligo a buzina, e se conecto, pode disparar lá dentro ou não. Disparar quando liga o carro, ou não.
Tinha acontecido antes da vez que disparou com a chave, quando eu tava dirigindo de boa. Mas como eu tava meio dormindo, e apoiada no volante, achei q eu tinha apertado sem querer. O duro é quando acontece. Todo mundo olha apavorado e achando que eu sou, no mínimo, doida.
AirtonLieuthier
03/06/2015, 10:34
Oi, Airton sumido!!
Essa foto é do dia que comprei, lembra?
Não tá tãaaao em ordem assim.
Tive um problema com a buzina um dia. Fui ligar o carro, disparou. Era só girar a chave e o escândalo incomodava o prédio todo. Aí meu pai tentou desligar umas conexões elétricas lá da frente, mas nada adiantava. Chamei o auto-eletricista (se não existe esse nome, acabei de inventar) pra vir desligar, porque não teria como sair. Chegando aqui ligou sem disparo. Fui pra auto-elétrica com ele e achou um metal que estava tocando em algo, que segundo ele poderia ser a causa do problema. Vedou o metal e fui viajar no outro dia. Quando liguei, a mesma coisa. Desconectei como me ensinou. Lá na roça, conectei de novo e vim embora. No meio da estrada disparou. Como eu já tinha deixado sem tampinha atrás do volante, só puxei os fios. Aff... Ainda não fui arrumar por falta de tempo e também por não saber pra quem levar. E descobri que eu buzinava demais na rua. Tô ficando mais educada sem buzina, mas sei que é perigoso. :neutral:
A propósito, já aconteceu isso com alguém?
503402503403503404
Sumido nada... a senhora é que desapareceu... estamos de olho, hein?
Sobre a buzina: é um problema crônico das TR4 (03/08 - qdo mudaram o volante)...
A membrana da buzina tem dois contatos metálicos...
Existe um tópico aqui que até explica como se arruma isso...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/70718-desmontar-volante-tr4.html
Dá trabalho... mas não é nada impossível...
Se seu auto eletricista for bom... ele resolve...
rs
Sumido nada... a senhora é que desapareceu... estamos de olho, hein?
Sobre a buzina: é um problema crônico das TR4 (03/08 - qdo mudaram o volante)...
A membrana da buzina tem dois contatos metálicos...
Existe um tópico aqui que até explica como se arruma isso...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/70718-desmontar-volante-tr4.html
Dá trabalho... mas não é nada impossível...
Se seu auto eletricista for bom... ele resolve...
rs
Problema crônico? Que chato, hein? E vc conhece todos os tópicos, né?
Deu vontade abrir pra fazer, mas fiquei com medo do aribag. Vou ver se arrumo um eletricista bom..
Obrigada!!!
AirtonLieuthier
07/06/2015, 21:31
Problema crônico? Que chato, hein? E vc conhece todos os tópicos, né?
Deu vontade abrir pra fazer, mas fiquei com medo do aribag. Vou ver se arrumo um eletricista bom..
Obrigada!!!
Olha, dá pra fazer.... mas tem que desconectar a bateria... dar um tempo (de 5 a 10 minutos) pra desenergizar tudo...e aí sim, dá pra ir lá e mexer....
ANDERSON DE BRITO
09/06/2015, 21:44
Pessoal, estou vendendo a minha TR4. Excelente carro
2007,Preta 4x4 Mecânica;
Rack de teto, estribos, engate, xenon no farol e no milha.
R$31500
Caso alguem tenha interesse é só avisar, estou na região de São Bernardo do Campo-SP.
Abraço
Welington Cordeiro Silva
17/06/2015, 23:53
Leonardo,
Escolhi os vendedores pelo preço e reputação. Os links são os seguintes:
Velas de iridium BKR6EIX11:
4 PC-NGK Iridium Spark Plug Set UPGRADE More Power/Mileage - Longer Lasting | eBay (http://www.ebay.com/itm/160675202290?item=160675202290&viewitem=&sspagename=ADME:L:OU:US:3160&vxp=mtr)
Filtro K&N para a TR4 (uso no GV. Gostei do resultado pois deixa o motor mais "solto" e roda 80 mil km sem precisar lavar):
K&N Replacement Air Filter Element 33-2105 Mitsubishi Lancer Outlander | eBay (http://www.ebay.com/itm/200819216048?item=200819216048&viewitem=&sspagename=ADME:L:OC:US:3160&vxp=mtr)
Efetuei os pedidos separados pois são fornecedores distintos. Até US 100,00 (total com frete) tem isenção da Receita Federal. Espero que cheguem até o final deste mês.
Sds,
CarlosJP.
Galera uma pergunta?
Quantas velas vão nesse motor,sou novo no assunto mas fiquei interessante em tentar melhorar o desempenho da VTR.
Me ajudem por favor,quero comprar esse kit de velas e do filtro de ar.
Welington Cordeiro Silva
17/06/2015, 23:55
Galera uma pergunta?
Quantas velas vão nesse motor,sou novo no assunto mas fiquei interessante em tentar melhorar o desempenho da VTR.
mfonseca1
18/06/2015, 10:52
Galera uma pergunta?
Prezados,
Aproveitando a postagem, pergunto aos mais experientes se essas velas iridium servem para qualquer motor ou é necessario especificar o motor e fazer o pedido.
Essa dúvida é porque só serei pajerista em 2016http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.png e por enquanto "judio" do meu 4x2 e enriqueço os mecanicos e lojas de peças, fazer o que.....http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon9.png
Agradeço a ajuda.
Abs
Mfonseca1
Parapa_Sam
20/06/2015, 03:47
Galera uma pergunta?
Quantas velas vão nesse motor,...Me ajudem por favor,quero comprar esse kit de velas e do filtro de ar.
4 velas.
Sugiro filtros FRAN. É excelente fabricante. Atende com perfeição e durabilidade do original e outros filtros importados bam bam bam.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
20/06/2015, 03:58
...pergunto aos mais experientes se essas velas iridium servem para qualquer motor ou é necessario especificar o motor e fazer o pedido.
Essa dúvida é porque só serei pajerista em 2016...
Vc consegue adquirir velas iridium nas lojas do ramo nas grandes cidades.
Iridium é o supra sumo das velas, o problema é q custam 3 vezes mais q as velas comuns. Podemos esperar as seguintes vantagens:
- Acelerações e retomadas mais rápidas;
- Maior economia de combustível;
- Maior estabilidade de marcha lenta;
- Redução na emissão de poluentes;
- Partidas mais fáceis, mesmo em dias frios;
- Queima de misturas ar/combustível mais pobres;
- Menor índice de falhas de ignição;
- Menor carbonização;
- Maior durabilidade da vela;
- Redução na tensão/voltagem requerida para centelhar;
Velas da marca Denso é a melhor (segundo muitos membros aqui do fórum) e com qualidade e durabilidade superior em relação a NGK (pra mim é a mesma coisa), sendo, as duas, excelentes. A Denso é original, mas a NGK tb é (da FIAT; foi da VW e da Ford). Ocorre q a Denso é mas cara em relação a NGK.
Abçs do Sam!
RICARDODF73
20/06/2015, 17:53
Acabo de comprar uma TR4 2007 automatica. Estou estranhando muito porque o cambio na posicao D sai muito lentamente. se eu colocar na posição L passar para 2 e depois de 60km passar para D ela anda bem dai em diante.
Isso eh normal????
MarcoAurelio2015
23/06/2015, 01:23
Olá amigos, sou novato aqui no fórum e estou interessado em comprar uma tr4 ano 2005 com 89mil km rodados, sou de São Luís do Maranhão e a minha necessidade com o 4x4 é que viajo muito pelos interiores do meu estado e tb vou utilizá-la no meu dia-a-dia e infelizmente por conta do serviço público às ruas da minha cidade está cheia de buracos. Tenho um siena 1.0 2012 que vou mantê-lo mas gostaria de perguntar aos amigos experientes se estaria fazendo um bom negócio comprando uma tr4 desse ano e com esta km ? Eu encontrei 2 do mesmo ano uma mecânica cm 89mil km e outra aut. cm 100mil km. Algum conselho?
Obrg, abrçss!
Paulo Victor Pereira
24/06/2015, 16:15
Marco,
Moramos na mesma cidade, e andar aqui é um rally. Comprei uma 2012, 14.000 km rodados, ta quase zero. Ainda irei levá-la a revisão de 15mil. Aqui na nossa cidade esse carro é meio mal falado. Mas quem já teve um japonês sabe que é diferenciado. Se o seu estiver bom de mecânica e suspensão, não vejo porque não apostar nessa máquina.
Parapa_Sam
25/06/2015, 02:06
Acabo de comprar uma TR4 2007 automatica. Estou estranhando muito porque o cambio na posicao D sai muito lentamente. se eu colocar na posição L passar para 2 e depois de 60km passar para D ela anda bem dai em diante.
Isso eh normal????
Seja bem vindo Ricardo.
Eu diria normal. TR4 é um jeep e ñ carro de passeio. TR4 é péssimo nas retomadas por ser jeep.
E ñ é 60 km/h, é 58 km/h
Até 58 km/h se vc tirar o pé o contagiro cai pra 700 rpm, acima dos 58 se mantem engrenado, talvez isso te dê uma falsa noção de andar bem.
Mas considerando q vc acabou de adquirir, ñ seria nada mail trocar vela e cabos.
Dependendo do KM, troque fluido do câmbio e correia dentada.
Lembrando q ao trocar o fluido do câmbio, deverá trocar o filtro interno da cx e fazer uma retrolavagem.
Vazando tão somente o fluido, sem retrolavagem, 40% do fluido ficará no interior da cx.
Saúde e prosperidade!
Abçs do Sam!
leduardo
25/06/2015, 10:21
Aonde o pessoal do rj tem feito a troca do fluido do câmbio??
neybauru
25/06/2015, 13:10
Olá pessoal, quase não participo do fórum por total falta de tempo mas sempre que posso leio as postagens mais recentes.
Agora preciso da ajuda de vocês, tenho uma TR4 2009 e esta na hora de trocar os pneus scorpion ATR 225/70 r16 102 T.
Tenho visto outros veículos iguais utilizando pneus BF Goodrich All Terrian, outros Dunlop e hoje me ofereceram Firestone Destination A/T 225/70 R16 102/99S. Estou na duvida se fico com os originais ou não? Alguém que utiliza um desses pneus pode me dizer algo?
leduardo
25/06/2015, 13:29
Olá pessoal, quase não participo do fórum por total falta de tempo mas sempre que posso leio as postagens mais recentes.
Agora preciso da ajuda de vocês, tenho uma TR4 2009 e esta na hora de trocar os pneus scorpion ATR 225/70 r16 102 T.
Tenho visto outros veículos iguais utilizando pneus BF Goodrich All Terrian, outros Dunlop e hoje me ofereceram Firestone Destination A/T 225/70 R16 102/99S. Estou na duvida se fico com os originais ou não? Alguém que utiliza um desses pneus pode me dizer algo?
Acabei de colocar 2 scorpion novos na viatura, e não conhecia esse Firestone nessa medida, mas paguei mais barato que a média de preço dele na internet. Os BF tem o desenho bem mais bonito na minha opinião, e provavelmente um desempenho melhor na lama. Se eu não tivesse trocado a pouco tempo consideraria os BF. Entre os mais baratos tenho visto bastantes tr4 calçando aqueles maxxis, não sei a medida exata, mas são agradáveis, e se quiser gastar um pouco menos pode dar uma pesquisada.
neilsonhenriques
25/06/2015, 14:09
Estou na duvida se fico com os originais ou não? Alguém que utiliza um desses pneus pode me dizer algo?
Vai depender do uso que seu carro tem.
Você pega lama ? Recomendo o BF A/T. Eu uso e é o bicho, mas é barulhento e mais pesado. O carro bebe mais e anda menos. Já rodei 80.000 km com eles e acho que rodo mais uns 50.000 km. Só troco BF A/T por outro BF A/T.
Você pega MUITA lama ? Veja o BF MUD.
Você só usa no asfalto ? Então continue com os Pirelli. Se puder, olhe na concessionária porque da última vez que chequei, era BEM mais barato do que em lojas de pneus.
Quando comprei a minha, estava com os originais. Coloquei BF AT 225/70/16, medida padrão Tr4. Vale a pena!
Parapa_Sam
26/06/2015, 01:59
Aonde o pessoal do rj tem feito a troca do fluido do câmbio??
No RJ ñ sei, mas em Niteroi tem um cara q só trabalha com cambio AT.
Presenciei todo o trabalho da troca do fluido da minha vtr e o cara é 10.
Essencial fazer a retrolavagem e trocar o filtro (ele vende o filtro por 3 vezes menos o preço da CSS).
Abçs do Sam!
leduardo
26/06/2015, 10:24
No RJ ñ sei, mas em Niteroi tem um cara q só trabalha com cambio AT.
Presenciei todo o trabalho da troca do fluido da minha vtr e o cara é 10.
Essencial fazer a retrolavagem e trocar o filtro (ele vende o filtro por 3 vezes menos o preço da CSS).
Abçs do Sam!
Tem o contato do profissional aí? Qual o óleo que você usou? É a primeira vez que tenho carro automático, estou iniciando nesse tipo de manutenção.
neybauru
26/06/2015, 11:00
Obrigado pessoal (leduardo, neilsonhenriques, hviana)esse canal é o "bicho" mesmo, sempre tem gente de bem disposta a ajudar. Pois é, na internet não encontrei preços muito melhores do que tenho aqui em Bauru ( se considerarmos frete, montagem). Estava propenso a colocar os BF na medida padrão porque realmente são bonitos e deixam o veiculo com um ar mais agressivo, mas eu não pego tanto barro quanto gostaria e como o carro também é de trabalho tenho que considerar o aumento do barulho e consumo conforme disse o nielsonhenriques.O da Firestone e Dunlop são os mais baratos, mas será que tambem não vão deixar o carro mais beberrão do que já é e aumentar o barulho?
Rs...Ainda vou passar o dia na dúvida.
Obrigado gente.
Parapa_Sam
28/06/2015, 14:56
Tem o contato do profissional aí? Qual o óleo que você usou? É a primeira vez que tenho carro automático, estou iniciando nesse tipo de manutenção.
Saudações Eduardo!
Eis o solicitado:
Renê GL Hidráulica LTDA - ME, Av. Rui Barbosa, s/nº, lote 502, São Francisco, Niterói, RJ.
Essa rua começa (ou termina) na Praia de São Francisco, onde se localiza o Mc Donald"s de São Francisco, bem na esquina frente a Praia.
Tel 2710-3033, 3587-5563, 7897-1501, ID 81 5625,
rene_1965_@hotmail.com
O fluído comprei na própria Mit por R$ 58,00/L (original da BR) e levei pra ele colocar. Ele vende fluido da mesma especificação e mais barato, mas ñ é o original. Preferi fornecer o fluido que tem a coloração vermelha.
Serviço com garantia de 90 dias (em caso de vazamento) com N/F eletrônica.
Abçs do SAm!
leduardo
28/06/2015, 16:39
Saudações Eduardo!
Eis o solicitado:
Renê GL Hidráulica LTDA - ME, Av. Rui Barbosa, s/nº, lote 502, São Francisco, Niterói, RJ.
Essa rua começa (ou termina) na Praia de São Francisco, onde se localiza o Mc Donald"s de São Francisco, bem na esquina frente a Praia.
Tel 2710-3033, 3587-5563, 7897-1501, ID 81 5625,
rene_1965_@hotmail.com
O fluído comprei na própria Mit por R$ 58,00/L (original da BR) e levei pra ele colocar. Ele vende fluido da mesma especificação e mais barato, mas ñ é o original. Preferi fornecer o fluido que tem a coloração vermelha.
Serviço com garantia de 90 dias (em caso de vazamento) com N/F eletrônica.
Abçs do SAm!
Sam, muito obrigado pelas informações e pela atenção. Abraço!!!
BelchiorRodrigues
30/06/2015, 11:19
Oi, Dannylo! Comprei a TR e sumi, né! Nem tinha visto sua mensagem! Perdão por não responder antes.
Então, já estou com a minha há meses e só alegria. Sinto tão feliz nesse carro, não me canso de olhar pra ele e achar lindo.
Acho confortável, seguro, tudo de bom. Até hoje a paixão é a mesma. Falei que ficaria com ele por um ano pra trocar noutra TR mais nova, mas não tenho vontade de trocar. E agora também não estou planejando para esse gasto.
Não tenho o que reclamar.
Só tenho usado na cidade. No começo viajei só para cidades próximas, até 20km, porque ainda não tinha feito revisão, pois gastei com troca de pneus, e documentação.
Em janeiro fui pra uma cidade há 300km daqui. Antes, passei na MIT pra orçar uma revisão. Pensei que seria uns mil reais, me vieram com uma planilha de mais de 4 mil em peças e mão de obra. Aí desconfiei e fui num cara, que um antigo vendedor de usados da MIT me indicou. É um mecânico que trabalhou 20 anos na empresa e agora tem loja própria. Levei o carro e ele disse que não havia nenhuma problema, a única coisa que fez, foi completar o óleo do diferencial e me cobrou 20,00. Me mostrou cada parte que verificou e tudo que eu perguntava. Disse que nunca viu uma tão conservada com essa idade. E também que eu precisaria trocar as velas (ou bico de velas, sei lá), por agora. Fiquei de voltar.
A viagem foi ótima. Achei que o carro não corre muito e não é silencioso. Mas achei muito confortável e gastei 180,00 de combustível (mas não usei tudo). Enchia o tanque com 136,0, agora que subiu, encho com 146,0! kkkkk
Trabalho perto de casa, não gasto mais que 200,0 por mês. Ela faz um pouco de barulho, em vista de outros carros. Percebi isso na primeira semana e também quando fico uns dias andando em outros carros e volto pra ela.
Mas enfim, estou amando, apaixonada a cada dia. :drool:
Leandra bom dia, também sou de Goiânia e estou adquirindo minha primeira TR4, quero fazer uma avaliação nela, teria como você me passar o contato desse mecânico?
RANGER FEDERAL
04/07/2015, 17:12
TR4 AT 2014/15 da patroa com 18.500 km.
Revisão de 12 meses ou 20milkm - R$ 580,00. Óleo do motor, filtro de óleo, filtro de cabine, filtro de combustível e velas. Tem um aditivo placebo nesse Kit de revisão que vai junto. Filtro de ar apenas com 40 mil km.
1) Bateria trocada na garantia pela MIT - 4 meses antes de fazer a revisão, eu já estava notando a bateria cansada, um dia descarregou. Liguei para 0800 da MIT e mandaram reboque. Na CSS fizeram alguns testes e não havia perda de corrente por algum acessório. Pedi para trocarem a bateria, mas eles disseram que tinham que efetuar uma carga lenta de 24 horas. Feito isso, o carro ficou normal. No dia seguinte o carro não pegou. O que já era previsível. Liguei para CSS e falei com a consultora, ela me sugeriu mandar no reboque novamente. Eu disse que não, que a bateria descarregar novamente seria previsível, exigi que mandasse uma bateria nova e que estava esperando para iniciar uma viagem de 500km naquele dia. em 1hora, chegaram 02 mecânicos da MIT, bateram foto do voltímetro que usaram para verificar a bateria e colocaram outra original nova.
2) Relatado barulho/estalo na suspensão em determinadas situações - Problema corrigido na revisão com reaperto na suspensão traseira.
3) Fusível do isqueiro queimado - Trocado
Notei melhora no consumo, sobretudo no alcool. Antes fazia entre 5,5 e 6,6 km/l. Agora faz entre 6,5 e 7,5 km/l. Sempre com etanol.
Noto também que no etanol o carro anda mais. Melhora as acelerações na cidade. Na BR há menos reduções no câmbio AT. O motor segura mais na marcha em uma ladeira. Não chega ser ideal, mas noto essa diferença no etanol x gasolina.
neilsonhenriques
05/07/2015, 12:40
2) Relatado barulho/estalo na suspensão em determinadas situações - Problema corrigido na revisão com reaperto na suspensão traseira.
Isso é crônico do TR4. Nos 3 TR4 que já tive (2005, 2009 e 2013), todos eles estalavam a suspensão. O 2009 está com ~ 150.000 km rodados na porrada e com tudo normal. Devido ao tipo de uso extremo, buchas, amortecedores, etc, foram trocados com 80.000 km. Fica tranquilo que o estalo vai voltar ...
RANGER FEDERAL
08/07/2015, 10:39
Isso é crônico do TR4. Nos 3 TR4 que já tive (2005, 2009 e 2013), todos eles estalavam a suspensão. O 2009 está com ~ 150.000 km rodados na porrada e com tudo normal. Devido ao tipo de uso extremo, buchas, amortecedores, etc, foram trocados com 80.000 km. Fica tranquilo que o estalo vai voltar ...
neilsonhenriques,
Entendi. Achei estranho. Já tive uma TR4 2007 e não fazia esse barulho. Era um estalo na parte traseira, do lado do motorita. Parecia mais ser algo solto dentro da porta do carro, não trepidava, era um único estalo seco por evento.
Uma pena não ter acompanhando como eles resolveram para postar aqui.
Valeu.
neilsonhenriques
08/07/2015, 11:48
neilsonhenriques,
Entendi. Achei estranho. Já tive uma TR4 2007 e não fazia esse barulho. Era um estalo na parte traseira, do lado do motorita. Parecia mais ser algo solto dentro da porta do carro, não trepidava, era um único estalo seco por evento.
Pode ser que estejamos tratando de algo diferente. O estalo que me refiro é na suspensão. Notava isso, dependendo da forma que entrava na rampa do estacionamento do prédio. Quando a mola/amortecedor comprimiam (ao máximo) e descomprimiam, vinha um estalo seco. O primeiro TR4 (2005) fazia isso e levei uma dúzia de vezes na concessionária, sem nunca terem resolvido. Quando vi o 2009 fazer a mesma coisa, já imaginava que era crônico ... o 2013 também já fez algumas vezes.
RANGER FEDERAL
08/07/2015, 12:04
Pode ser que estejamos tratando de algo diferente. O estalo que me refiro é na suspensão. Notava isso, dependendo da forma que entrava na rampa do estacionamento do prédio. Quando a mola/amortecedor comprimiam (ao máximo) e descomprimiam, vinha um estalo seco. O primeiro TR4 (2005) fazia isso e levei uma dúzia de vezes na concessionária, sem nunca terem resolvido. Quando vi o 2009 fazer a mesma coisa, já imaginava que era crônico ... o 2013 também já fez algumas vezes.
Exato, acho que são barulhos diferentes. O meu fazia quando descia um meio fio rápido ou naqueles quebra molas pequenos.
Esse seu aparace com fim de curso.
Parapa_Sam
19/08/2015, 22:59
Reforcem o aterramento de suas vtr:
https://www.youtube.com/watch?v=ZKko-psLKdo
Créditos ao membro SFeitosa (post n. 5268 do link abaixo):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/62464-amantes-da-l200-savana-triton-gls-gl-hpe-e-outdoor-439.html
Abçs do Sam!
LUCIOPOUSA
18/11/2015, 01:46
Sei que e bom veiculo e muito forte
Parapa_Sam
18/11/2015, 23:33
Bem vindo LUCIO!
Espero que vc rode com sua vtr tão bem como rodei com a minha!
Corroborando sua palavras, segue os videos:
Abçs do Sam!
AirtonLieuthier
19/11/2015, 21:27
Bem vindo LUCIO!
Espero que vc rode com sua vtr tão bem como rodei com a minha!
Corroborando sua palavras, segue os videos:
Abçs do Sam!
Sucesso, hein, Sam?
A sua tá usando o pneu original?
A prata tá bem calçada também...
Abraços
Bom dia galera, eu novamente falando da TR4, comprei um New Civic, carro perfeito, não tenho do que reclamar, mas não adianta, tenho que possuir uma TR4, parece um vicio rsrsrsrs. Galera estou olhando uma 2010 AT, bem conservada, pneus, lataria perfeita, interior excelente, multimídia, com 79000 km, por 45.000, ta no preço? Se eu fechar negócio, qual manutenção tenho que fazer inicialmente? Obrigado a todos!!!
Parapa_Sam
12/12/2015, 23:17
... não adianta, tenho que possuir uma TR4, parece um vicio rsrsrsrs. Galera estou olhando uma 2010 AT,... por 45.000, ta no preço? Se eu fechar negócio, qual manutenção tenho que fazer inicialmente? Obrigado a todos!!!
Saudações Dannylo.
Vlr de compra de veículos varia de cidade pra cidade, logo, difícil é avaliar valores de veículos, assim faça uma média de preços nos sites de compra de autos, filtrando o estado e cidade. Por outro lado, em se tratando de carro usado e, se a vtr tá com todo perfeito, vale a pena pagar um pouquinho a mais.
Em relação à manutenção, reporto-me aos post's 1839/1843, 1849, 1852, 1896 e 1900.
leia tb o arq anexo
Abçs do Sam
Saudações Dannylo.
Vlr de compra de veículos varia de cidade pra cidade, logo, difícil é avaliar valores de veículos, assim faça uma média de preços nos sites de compra de autos, filtrando o estado e cidade. Por outro lado, em se tratando de carro usado e, se a vtr tá com todo perfeito, vale a pena pagar um pouquinho a mais.
Em relação à manutenção, reporto-me aos post's 1839/1843, 1849, 1852, 1896 e 1900.
leia tb o arq anexo
Abçs do Sam
Obrigado Sam, vou dá uma olhada!
Gabriel santos
14/12/2015, 10:31
Oi pessoal eu gostaria de saber de vcs se eh difícil de manter uma tr4 eu apaixonei pela pajero assim que eu vi uma eh tipo vai ser meu primeiro carro ai eu gostaria de saber de vc que já tem
Parapa_Sam
06/01/2016, 19:18
...eu gostaria de saber de vcs se eh difícil de manter uma tr4 eu apaixonei pela pajero assim que eu vi uma eh tipo vai ser meu primeiro carro ai eu gostaria de saber de vc que já tem
Seja bem vindo Gabriel.
TR4 é um jeep e ñ carro de passeio, por consequência, é um beberrão (7km/L no máximo; e se ligar o AR, a autonomia cai, 6,5km/L com muita sorte), é duro (parece um ônibus); o espaço interno é pequeno (parece um fusca); ñ tem conforto como nos carros de passeio. Na estrada, por ser jeep, ñ oferece desempenho, é ruim nas retomadas e só corre qdo alcança o embalo.
Ñ requer manutenção, salvo, aqlas preventivas (água, óleo, filtro, velas, cabos, etc) q ao meu ver ñ são caras em relação às vtr de passeio.
A TR4 destina-se a um fim específico, ql seja, off road. Ela foi projetada para encarar um bom lamaçal, caminhar na areia de praias ou dunas, abrir floresta, subir montanha, barranco, crateras etc, veja:
É uma put@ vtr pra fora de estrada, talvez a melhor da categoria.
Assim, como 1º carro, ao meu ver, ñ me parece uma boa opção pra levar aqla gata pra passear no cinema no final de semana, a ñ ser q ela curta aventuras, ou então goste de namorar na areia de uma praia deserta (o q ñ é o seu caso, pois nas MG ñ tem praia) - ruim q ñ tem aqlas alças nas colunas como nos fuscas (aqlo era maior adianto numa transa....rs...).
Então, se vc ñ se incomoda de passear de "ônibus particular" é uma grande vtr e impressiona. Por outro lado, se vc qr um carro exclusivamente pra uso na cidade ou viajar por uma bela estrada, TR4 ñ é o melhor veículo.
TR4 é um tanque de guerra. É 4x4. É aventura. É robusto e resistente. Impressiona qdo passa por uma enchente deixando os enguiçados pra trás. Mas isso tem seu preço: é caro; é beberrão; é duro.
Além do mais, saiu de linha. Ñ é mais fabricado no Brasil, porém, em outros países continua sua montagem.
É uma vtr q ei ter novamente.
É isso aê.
Abçs do Sam!
Edmarcio
07/01/2016, 21:56
Apaixonado heim Sam, quase chorei hahaha.
Concordo com o Sam em gênero, número e grau. Com todos os defeitos citados eu não tenho vontade de vender a minha. Tenho vontade de comprar um carro para usar na cidade, mas vender a TR4... não.
Final de ano agora fui pra Lindóia e passei por trechos que não achei que subiria com meus pneus originais. No caminho de volta a SP na tentativa de fugir do transito da Fernão Dias, entrei em cada quebrada, vi alguns carros dando meia volta por causa de subida com lama, atoleiro... e a satisfação que dá de você continuar o caminho não importando como seja...
Outra sensação ótima é ver o carro com barro até no teto, a lateral toda lameada. Compre se quer um 4x4 offroad, se quiser um carro tem todas as outras opções do mercado.
Galera, até que em fim vou possuir uma TR4, comprei uma 2010 AT 4x4 branca, um sonho realizado depois de muito tempo namorando as TR4s, pesquisei muito antes de comprar, comprei ciente do espaço interno, consumo e conforto, mas queria um carro alto onde posso andar em qualquer rua/estrada sem se importar com raspando no chão, topando a frente, desviando das poças de lama... Como era antes com meu honda, felicidades a todos e um feliz ano que começou para nós todos. Obrigado pela ajuda, informações e paciência de todos.
jjerhardt
13/01/2016, 21:33
olá Edson,
Adquiri a minha em 2013, flex também, hoje com 40000km. Já estive em Goiania com ela, e fiz toda Estrada real de Diamantina até Paraty, o carrinho e valente e seguro. Quanto ao consumo o que consegui melhor foi 8,5Km com Podium.
O unico problema encontrado, e na hora da ultrapassagem na estrada, fica a desejar. Hoje como falei com 40000 e todas as revisões realizadas na concessionária, vem apresentando um problema de direção meia solta, cantando pneu nas curvas e saindo um pouco de traseira; levei a concessionária mais nada foi resolvido. Se alguém tiver uma sugestão?Abraços.
andre-ost
14/01/2016, 17:19
Sam, muito obrigado pelo Check List.
Estou pesquisando pois desejo uma TR4 entre 2007 - 2009. E ando encontrando apenas com particulares para vender, e como não conheço e não sei de mecanica nada, as dicas são valiosas.
andre-ost
15/01/2016, 12:17
Pessoal, Boa tarde.
Alguém conheceria algum mecanico, na região de são paulo, para me acompanahr na escolha da TR4? Como não conheço, gostaria de ter uma opnião quando for visitar os carros de particulares.
Abraços
KleberCandido
24/01/2016, 23:47
Boa noite pessoal, após acompanhar esse fórum e obter muitas dicas valiosas, estou comprando minha primeira tr4, ano 2009, automática, com 90 mil km, mas está muito conservada e essa tem teto solar, o que é raro de achar.
Queria algumas dicas de oficinas 4x4 em Ribeirão Preto, pois não quero ficar na mão das ccs mit.
Valeu!
vieira912
27/01/2016, 11:17
521274Excelente Carro até Hoje Só alegrias e Manutenções periódicas, Escolhi 4x4 Manual para a Brincadeira ser mais Completa, A Minha é 2010 Flex 4x4 Manual HP E Devido somente a usar Álcool ta fazendo na media de 7,93Km/l no Álcool, já fiz modificações importantes como LIFT de 2" Adams Superlifts, Berço de guincho 4WDbrasil, Guincho Hi-pull 9500 lbs, Snorkel OGZ, Protetor de cambio MADE FOR ME. Pneus Yokohama AT-S, o carro mesmo com lift de 2 polegadas tem um comportamento de carro de passeio em curvas, e camionete de gente grande em buracos lombadas e terrenos acidentados, uma dica muito importante que passo para os amigos, assim que comprar retirem os para-lamas originais e instalem de borracha, mesmo quando o carro tinha suspensão original, cheguei de quebrar dois para-lamas originais por ser de plastico rigido.
adamomatheus
27/01/2016, 14:07
521274Excelente Carro até Hoje Só alegrias e Manutenções periódicas, Escolhi 4x4 Manual para a Brincadeira ser mais Completa, A Minha é 2010 Flex 4x4 Manual HP E Devido somente a usar Álcool ta fazendo na media de 7,93Km/l no Álcool, já fiz modificações importantes como LIFT de 2" Adams Superlifts, Berço de guincho 4WDbrasil, Guincho Hi-pull 9500 lbs, Snorkel OGZ, Protetor de cambio MADE FOR ME. Pneus Yokohama AT-S, o carro mesmo com lift de 2 polegadas tem um comportamento de carro de passeio em curvas, e camionete de gente grande em buracos lombadas e terrenos acidentados, uma dica muito importante que passo para os amigos, assim que comprar retirem os para-lamas originais e instalem de borracha, mesmo quando o carro tinha suspensão original, cheguei de quebrar dois para-lamas originais por ser de plastico rigido.
To pensando em remover os meus, um saiu numa valeta que eu cai na serra da canastra agora no fim do ano, e no trajeto, todas pegavam no chão... Vou tirar também por estética, acho que fica melhor sem
Vieira912,
Parabéns pela viatura. Onde comprou os para-lamas de borracha?
TOYOTA1964
03/03/2016, 15:51
Pow parabéns ae Feliciano, andou no sapato mesmo, otimas medidas de consumo.Eu encho até entornar pra poder aumentar um pouco mais a minha autonomia.No mais parabéns pelo jipe, abs.
o problema é que tem uma caixa na frente do carro que recebe o vapor de gasolina e retorna ao tanque..então se vc encher ate derra,mar vai descer gasolina inves de vapor e ai vai estragar essa peça lá na frente
TOYOTA1964
03/03/2016, 15:54
tem sim envcher a te a boca leva gasolina pelo susprio que deveria levar vapor.. esse suspiro é ligado a uma caixa la no cofre do motor que é feita para receber vapor a melhorar a economia e retornar ao tanque..se for gasolina liquida estraga peça
TOYOTA1964
03/03/2016, 15:55
Gente, segui o conselho de vcs e fiz a média de 3 tanques: 1° 422 Km com 41 litros (média de 10.29 l/Km); 2° 431 com 42 litros (média de 10.26 l/Km) e 3° 434 Km com 42 litros (média de 10.33 l/Km). Vale frisar que o meu uso do ar condicionado é moderado, eu ando na velocidade da via e não costumo passar de 3.000 giros nas trocas de marcha. Confesso a vcs que fiquei bem feliz com essa realidade, uma vez que o meu antigo carro (Cross Fox) fazia praticamente a mesma coisa. Uma coisa que eu achei estranha é que o tanque entra na reserva com o consumo de 41 litros, eu pensei que tivesse que entrar com 45. É importante ressaltar que eu abasteço sempre no automático da bomba. A propósito, tem algum problema encher até a boca?
Valeu gente!!!
tem sim envcher a te a boca leva gasolina pelo susprio que deveria levar vapor.. esse suspiro é ligado a uma caixa la no cofre do motor que é feita para receber vapor a melhorar a economia e retornar ao tanque..se for gasolina liquida estraga peça
FabricioCPS
08/03/2016, 16:58
Oi Pessoal,
Fiz o cadastro no fórum hoje, mas já faz um tempo que acompanho alguns tópicos ...
tanto é que comprei minha viatura aqui em Campinas no final de 2014,
2008 FLEX - AUT - completa, depois posto umas fotos ... já rodei 20k com ela e é só alegria :)
Aproveitando,
sobre o consumo e encher o tanque até o final, sempre coloco até a primeira travada e depois já fecha com a tampa,
mas tenho uma dúvida sobre essa peça que fica lá na frente no cofre do motor como o TOYOTA1964 postou.
Será que alguem poderia posta um link ou uma foto pra eu conferir essa peça/caixa/mangueira ?
Obrigado !
Ola amigo.
http://m.extra.globo.com/noticias/carros-e-motos/encher-tanque-de-combustivel-ate-boca-pode-comprometer-componentes-do-veiculo-12091325.html
Seja bem vindo.
[ ] s
Mateus
Oi Pessoal,
Fiz o cadastro no fórum hoje, mas já faz um tempo que acompanho alguns tópicos ...
tanto é que comprei minha viatura aqui em Campinas no final de 2014,
2008 FLEX - AUT - completa, depois posto umas fotos ... já rodei 20k com ela e é só alegria :)
Aproveitando,
sobre o consumo e encher o tanque até o final, sempre coloco até a primeira travada e depois já fecha com a tampa,
mas tenho uma dúvida sobre essa peça que fica lá na frente no cofre do motor como o TOYOTA1964 postou.
Será que alguem poderia posta um link ou uma foto pra eu conferir essa peça/caixa/mangueira ?
Obrigado !
FabricioCPS
09/03/2016, 12:49
Oi mbm4x4,
Na verdade pedi uma foto sobre a frente da TR4 exatamente na peça em questão que faz o serviço de coletar o AR e retornar para o tanque.
Se alguem possui uma TR4 e puder tirar essa foto e postar, assim confiro o meu sistema também.
Obrigado !
JoaoClaudio
18/03/2016, 10:42
Pessoal, Velas de iridium, filtro k&N e reprogramação alguém fez? Melhoram o desempenho razoavelmente? E o consumo?
Alguém ja trocou os bancos?
Protetor de cambio e Cx de Transf barato alguem indica em Sampa?
Outra coisa nenhuma trilha leve pelas bandas de São Paulo capital esses tempos?
Pajero TR4 2015; Ex - Tiguan 2014; Ex - S-10 2013; Ex - Triton 2010.
CRISTIAN KNOP
18/03/2016, 13:22
Buenas pessoal!!!!
Tenho uma tr4 2009 e estou pensando em erguer a suspensao dela em 1,5 polegadas alguem sabe me passar algum contato onde consigo os calços dianteiros?
Érico Tiba
21/03/2016, 12:55
Fala Galera! Boa tarde à todos!
Acompanho o site já tem algum tempo, porém somente agora adquiri minha viatura 4x4, uma TR4 2012, estou muito satisfeito com ela, neste último fds fui fazer um passeio com ela na Serra da canastra, para quem conhece, fui no restaurante da Vanda e na cachoeira do quilombo, entrei por S. João batista do Glória. Foi muito legal o passeio, tivemos trechos de muito barro, o jipinho estava andando de lado.... e tivemos umas crateras recheadas de barro... aí foi só no 4x4 lock.... achei que iria ficar garrado lá.... mas deu para sair.
Senti muita falta de ter pneus para barro, e estou pensando em adquirir, alguém indica algum? É interessante comprar um jogo de rodas para isso?? e guardar as originais?? alguém pode me ajudar.... sou novato nesse mundo off-road...
Parapa_Sam
21/03/2016, 22:27
Fala Galera! ... adquiri minha viatura 4x4, uma TR4 2012, fui fazer um passeio com ela na Serra da canastra,..., tivemos trechos de muito barro... e tivemos umas crateras recheadas de barro... aí foi só no 4x4 lock.... ...Senti muita falta de ter pneus para barro, e estou pensando em adquirir, alguém indica algum? É interessante comprar um jogo de rodas para isso?? e guardar as originais?? ...
Seja bem vindo Érico.
Sugiro Pneus BF Goodrich MUD KM2 225/75/R16.
Mas cuidado, se vc usá-lo no asfalto com 10 mil km vai ter q trocá-los, pois são pneus macios demais. Todo pneu fora de estrada são macios.
Se vc ñ for usar sua vtr em solos mais severos do q vc passou, ñ precisa trocá-los; deixe os originais q estes atingem sua destinação. Mas se vc for trilhar terrenos mais severos do q vc passou na Serra da Canastra, substitua pelo sugerido.
PNEU MUD BF GOODRICH MITSUBISHI PAJERO TR4 - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=ymynEAxVe1o)
Optando pela substituição ñ é necessário trocar os aros.
Ao fim de cada aventura, faça a manutenção preventiva (cambagem, balanceamento, alinhamento).
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
21/03/2016, 22:45
...Tenho uma tr4 2009 e estou pensando em erguer a suspensao dela em 1,5 polegadas alguem sabe me passar algum contato onde consigo os calços dianteiros?
Bem vindo Cristian.
Kit Suspensão Tr4 De 2 Polegadas ( 5 Cms ) - Acessórios para Veículos no Mercado Livre Brasi (http://veiculos.mercadolivre.com.br/acessorios/kit-suspens%C3%A3o-tr4-de-2-polegadas-(-5-cms-))
Em relação a suspensão traseira, se vc colocar molas da Currie 2003 ñ necessita de calços. O problema é q, dependendo da localidade ñ conseguimos encontrar as molas de tal veículo.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
21/03/2016, 22:50
O que significam as siglas nas embalagens de óleo lubrificante?
Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos e/ou quantidades de aditivos. O código API (Instituto Americano de Petróleo) divide em duas categorias os óleos de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão (nossos carros normais) devem ser lubrificados pelos óleos API S – onde o “S” vem do inglês spark (faísca). Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla os API C- onde “C” deriva do inglês compression (compressão). Finalmente os óleos lubrificantes para engrenagens são os API GL, onde “GL” indica gear lubrificant (lubrificante de engrenagens, em inglês).
A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.
Ainda pela API, para os motores a diesel, os lubrificantes são classificados de CA a CF, CF-4, CG-4, CH-4, CI-4 e CJ-4. O mesmo raciocínio de evolução pode ser empregado nesse caso. A mais recente é a especificação CI-4, que confere desempenho efetivo na proteção do motor à diesel com sistemas de pós-tratamento da exaustão, que demandam ainda mais do lubrificante.
fonte:
http://oleoparacarros.com.br/o-que-significam-as-siglas-nas-embalagens-de-oleo-lubrificante/
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
21/03/2016, 23:11
Tabela de Equivalência de Óleos
Saudações !
Em colaboração disponibilizo a tabela de equivalência de óleos.
Abçs do Sam!
davi spaco
22/03/2016, 17:51
ola pessoal sou novo aqui no forum e gostaria de uma ajuda dos amigos. tenho uma io que comprei a pouco tempo e ela ta com um pequeno defeito quando ela chega nos 3.500 GIRO ela começa a falhar com se tivesse cortando, ja fiz umas trocas de peças como bobina, cabo, velas, bomba de cobustivel e limpeza de bicos, trocas das correias... o pior e que no scaner nao acusa nada. cera que alguem aqui ja passou por isso.
Parapa_Sam
23/03/2016, 03:01
... tenho uma io que comprei a pouco tempo e ela ta com um pequeno defeito quando ela chega nos 3.500 GIRO ela começa a falhar com se tivesse cortando, ja fiz umas trocas de peças como bobina, cabo, velas, bomba de cobustivel e limpeza de bicos, trocas das correias... cera que alguem aqui ja passou por isso.
Saudações Davi, seja bem vindo.
Há aproximadamente 17 anos atras, minha vtr (Palio ou Elba, ñ lembro) teve um problema semelhante.
Eu acho q era bobina (ñ lembro com exatidão), mas a peça era a assinalada na foto a seguir abaixo.
Vc diz q trocou as bobinas, logo, peça a seu mecânico identifica a peça e tenta a solução.
A Fiat tinha 2 bobinas tal como assinalada, veja qtas bobinas tem sua vtr.
Com a substituição da peça, o problema foi sanado.
Boa sorte!
Abçs do Sam!
davi spaco
23/03/2016, 13:15
Bom tarde Sam! Então já fiz a troca das duas bovina, dos cabos e velas...
davi spaco
24/03/2016, 18:20
Valeu Sam!!! Alguém mais que possa me da uma ajuda?
Aluizio de Sousa e Castro
25/03/2016, 16:45
Olá! uma pergunta;;os botões do ar se encaixam perfeito acima do cinzeiro? a fixação é simples?
Gente, algo que me preocupa é o lance das ultrapassagens. Eu vou penar muito e correr perigo em ultrapassagens considerando que planejo adquirir uma automática? O carro será utilizado na cidade e na terra, mas eventualmente estico pra São Sebastião para curtir uma praia. E quem já foi pra lá, sabe como a estradinha é tensa. A gente pena nas ultrapassagens com a TR4?
Sou proprietário de um Punto 1.6, que apesar de não ser um primor de potência, é muito valente nas ultrapassagens. Por ser 16 válvulas, também trabalha com o giro lá em cima.
Agradeço caso possam me ajudar.
Abraços!
Parapa_Sam
30/03/2016, 04:01
... algo que me preocupa é o lance das ultrapassagens. Eu vou penar muito e correr perigo em ultrapassagens considerando que planejo adquirir uma automática? ..... A gente pena nas ultrapassagens com a TR4?
Bem-vindo Erik!
Inicialmente, caso vc ñ saiba, a TR4 é um jeep, porém, hibrido, ou seja, fabricado para andar dentro e fora da estrada. Daí ñ foi projetada para alcançar grandes velocidades, tal como um veiculo de passeio. Mas dependendo de como se utiliza o câmbio e a sua velocidade de cruzeiro na estrada, permite ultrapassar com grande segurança.
Em segundo lugar, a TR4 e demais veículos com câmbio A/T trabalham com Over Drive (OD) sempre acionados, permitindo q a vtr use todas as 4 marchas a frente. Qdo acionamos o 2º botão de cima pra baixo do seletor do câmbio, a vtr passa à OD OFF, modo em que a vtr utiliza apenas as 3 primeiras marchas a frente, ou seja, ñ usa a 4ª. A 3ª marcha pode ser esticada até 120 km/h, permitindo assim um RPM altíssimo, o q possibilita um ultrapassagem segura.
Se o veículo q vai a sua frente há 120 km/h vc pode ultrapassá-lo mantendo o OD ligado (utilizando todas as marchas). Ñ vejo com bons olhos, ultrapassar um veículo q está com velocidade acima de 120 km/h numa estrada problemática.
Bem, a 2ª pergunta já está respondida, mas em outras palavras, respondendo objetivamente, ñ pena ñ! desde q:
1- Use o OD em OFF (acionando o 2º botão do seletor do câmbio) e,
2- O veículo a ser ultrapassado esteja no máximo a 100 km/h (pra q vc tenha uma velocidade final de 120km/h, em 3ª marcha).
Lembre-se: TR4 é um jeep. Foi projetado pra subir paredes e ñ pra correr (ela é ruim nas retomadas). Costumo dizer aqui no Fórum q TR4 leva agente a qq lugar, basta haver solo.
Abçs do Sam!
AirtonLieuthier
30/03/2016, 10:48
Olá! uma pergunta;;os botões do ar se encaixam perfeito acima do cinzeiro? a fixação é simples?
Sim, encaixam, porém, o processo de mover todo o conjunto do lugar original para a parte de baixo não é tão simples, mas é possível sim. Existe até um tópico aqui mesmo no fórum explicando o passo a passo sobre isso.
Abraços
Bem-vindo Erik!
Inicialmente, caso vc ñ saiba, a TR4 é um jeep, porém, hibrido, ou seja, fabricado para andar dentro e fora da estrada. Daí ñ foi projetada para alcançar grandes velocidades, tal como um veiculo de passeio. Mas dependendo de como se utiliza o câmbio e a sua velocidade de cruzeiro na estrada, permite ultrapassar com grande segurança.
Em segundo lugar, a TR4 e demais veículos com câmbio A/T trabalham com Over Drive (OD) sempre acionados, permitindo q a vtr use todas as 4 marchas a frente. Qdo acionamos o 2º botão de cima pra baixo do seletor do câmbio, a vtr passa à OD OFF, modo em que a vtr utiliza apenas as 3 primeiras marchas a frente, ou seja, ñ usa a 4ª. A 3ª marcha pode ser esticada até 120 km/h, permitindo assim um RPM altíssimo, o q possibilita um ultrapassagem segura.
Se o veículo q vai a sua frente há 120 km/h vc pode ultrapassá-lo mantendo o OD ligado (utilizando todas as marchas). Ñ vejo com bons olhos, ultrapassar um veículo q está com velocidade acima de 120 km/h numa estrada problemática.
Bem, a 2ª pergunta já está respondida, mas em outras palavras, respondendo objetivamente, ñ pena ñ! desde q:
1- Use o OD em OFF (acionando o 2º botão do seletor do câmbio) e,
2- O veículo a ser ultrapassado esteja no máximo a 100 km/h (pra q vc tenha uma velocidade final de 120km/h, em 3ª marcha).
Lembre-se: TR4 é um jeep. Foi projetado pra subir paredes e ñ pra correr (ela é ruim nas retomadas). Costumo dizer aqui no Fórum q TR4 leva agente a qq lugar, basta haver solo.
Abçs do Sam!
Muito satisfatória a resposta, Sam! Esclareceu o que eu precisava.
Muito obrigado e grande abraço!!
Edmarcio
04/04/2016, 17:07
Muito satisfatória a resposta, Sam! Esclareceu o que eu precisava.
Muito obrigado e grande abraço!!
Complementando a resposta do Sam, eu possuo uma TR4 2010 automática. Comparar um offroad desses com um carro, ele sempre será lento, mas as ultrapassagens são possíveis sim. Particularmente eu aciono o desligamento do OverDrive (OD OFF) apenas quando quero freio-motor, nas ultrapassagens, quando necessário, basta você acelerar fundo e o carro reduzirá para lhe dar o máximo de agilidade que ele pode.
Lembre-se, não é um carro rápido, veloz, que se faz curvas no máximo da velocidade. Qualquer offroad é assim.
Entendido, pessoal. Eu não sou de correr, só queria saber se ele penaria nas ultrapassagens, mas como o Edmarcio e o Sam disseram, quanto a isso será tranquilo. Vou continuar minhas buscas por um usado! Ainda preciso refletir direito sobre a escolha. Se pego um TR4 ou um Full 3 portas (preços semelhantes). Vou colocando pra vocês minhas buscas :D
Abraços a todos
Parapa_Sam
06/04/2016, 01:53
... Ainda preciso refletir direito sobre a escolha. Se pego um TR4 ou um Full 3 portas (preços semelhantes)...
Muito embora a Full 3 portas seja maior, o fato de ter uma vtr 4 portas (ou melhor, 5 portas) deve pesar na escolha.
É uma comodidade muito grande os passageiros de trás sairem da vtr sem os da frente precisar sair. Por outro lado, TR4 saiu de linha, o q deve pesar tb na escolha, ja q influencia no preço de revenda.
Abçs do Sam!
felipeqga
13/04/2016, 23:50
Ola amigos,
Estava fazendo umas pesquisa sobre na Pajero TR4 Flex 2009 2.0:
1-Velas
2-Cabos
3-Filtros
--------
1- Velas
estava pesquisando em sites americanos sobre velas NGK, pois li os relatos das pessoas que diziam o seguinte:
1- Ligava mais rapido(igniçao)
2- Maior potencia do motor.
3-Maior economia de gasolina(principal)
encontrei os seguintes modelos:
IK22
IK20TT
IK20
BKR6E-11
BKR7E-11D
Bkr7eix
Cabos:
SC-Y01
Alguem sabe falar alguma coisa sobre isso?
Parapa_Sam
15/04/2016, 00:55
Ola amigos,
Estava fazendo umas pesquisa sobre na Pajero TR4 Flex 2009 2.0:
1-Velas
2-Cabos
3-Filtros
--------
1- Velas
estava pesquisando em sites americanos sobre velas NGK, pois li os relatos das pessoas que diziam o seguinte:
1- Ligava mais rapido(igniçao)
2- Maior potencia do motor.
3-Maior economia de gasolina(principal)
encontrei os seguintes modelos:
IK22
IK20TT
IK20
BKR6E-11
BKR7E-11D
Bkr7eix
Cabos:
SC-Y01
Alguem sabe falar alguma coisa sobre isso?
Bem vindo Felipe,
Veja qual delas seja NGK Iridiun.
Se dois ou mais modelos, dentre estes q vc postou, for Iridiun, adquira a mais barata. A diferença técnica entre elas é minima.
Mas se vc instalar GNV na vtr, procure a Iridiun q tenha 3 Eletrodos
.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526717&stc=1
Em relação a cabos, sugiro NGK, Bosch, A/C Delco de 8.8 mm ou 10 mm, ambos 100% silicone. Mas essa medida vai depender da bitola da bobina. Verifique o tamanho da bitola (se 8.8 ou 10mm) e adquira a maior medida.
Abçs do Sam!
jp_vaqueiro
06/05/2016, 12:01
Fala pessoal, tudo bom?
Primeiro contato do forasteiro (querendo deixar de ser, rs) que vos fala.
Já li bastante sobre a TR4, tanto na net como aqui no fórum, mas ainda me restam algumas dúvidas que gostaria de ver se conseguem me ajudar para ver se tomo coragem e fecho logo uma bichinha dessa, rsrs.
Uma coisa que não li muito sobre, foi a respeito de seguro. Sei que rola muitas diferenças a depender dos perfis, mas sou de SP-capital, alguma ideia de quanto gira o seguro pra bichinha? Outra coisa que não consegui chegar num consenso foi o consumo. Muita gente diz que faz 7 na cidade, quase 8, e muita gente diz que pena para fazer 5~6...nos dois casos ela bebe né (rs), mas qual uma boa média para a menina hein?
Acho que é isso, pelo visto ela não dá muito xabu se manter a manutenção preventiva e atentar se o antigo dono a fazia.
Ah, estou buscando uma 06/07 porque esta ainda é à gasolina e vi que consome menos que as flex né. Quilometragem girando em torno de 100 mil km. Achei uma 07/08 também, km em 90 mil, mas aí flex. Acho que consigo chegar "nums" 26, quem sabe 25 mil. Mesmo tendo saído de linha, acham que vale? Não penso em vendê-la tão cedo.
Qualquer ajuda é bem vinda, foristas lameiros, rs. Valeu!
JakobLivro
07/05/2016, 00:19
jp_vaqueiro, o consumo é isso... 5 - 6 na cidade. No máximo 10 na estrada. Não tem como fugir. E é rodar no máximo a 110 km/h Mas é um motor muito simples e resistente. As automáticas tendem a ter um motor mais conservado. Minha é 2005 e não me incomoda. Faço a manutenção normal e troco óleo a cada 5 mil km, mas boto sempre o melhor óleo.
JakobLivro
07/05/2016, 00:22
O OD OFF só deve ser usado em ambiente urbano. OD ON na estrada. Se deseja reduzir, tira o pé do acelerador e depois pisa fundo que ela reduz. Eu não lembro o nome da peça, mas nessa de On e Off o tempo todo, você queima um solenóide e aí... é créu!
AirtonLieuthier
07/05/2016, 14:31
Fala pessoal, tudo bom?
Primeiro contato do forasteiro (querendo deixar de ser, rs) que vos fala.
Já li bastante sobre a TR4, tanto na net como aqui no fórum, mas ainda me restam algumas dúvidas que gostaria de ver se conseguem me ajudar para ver se tomo coragem e fecho logo uma bichinha dessa, rsrs.
Uma coisa que não li muito sobre, foi a respeito de seguro. Sei que rola muitas diferenças a depender dos perfis, mas sou de SP-capital, alguma ideia de quanto gira o seguro pra bichinha? Outra coisa que não consegui chegar num consenso foi o consumo. Muita gente diz que faz 7 na cidade, quase 8, e muita gente diz que pena para fazer 5~6...nos dois casos ela bebe né (rs), mas qual uma boa média para a menina hein?
Acho que é isso, pelo visto ela não dá muito xabu se manter a manutenção preventiva e atentar se o antigo dono a fazia.
Ah, estou buscando uma 06/07 porque esta ainda é à gasolina e vi que consome menos que as flex né. Quilometragem girando em torno de 100 mil km. Achei uma 07/08 também, km em 90 mil, mas aí flex. Acho que consigo chegar "nums" 26, quem sabe 25 mil. Mesmo tendo saído de linha, acham que vale? Não penso em vendê-la tão cedo.
Qualquer ajuda é bem vinda, foristas lameiros, rs. Valeu!
Sobre seguro.... esse ano renovei a minha (06/07 AT 4x4), saiu por 1400 e alguma coisa...bônus 9, litoral de SP.
O consumo da minha beira os 6,5 ~7,2 km/l na cidade... e 9,1 ~10 km/l na estrada, só gasolina...
Ela bebia menos... mas com essa coisa de colocarem mais etanol na gasolina, ela tende a consumir mais...
Abraços e boa sorte.
Olá Amigos!
Meu nome é Ubertan, resido em Natal/RN. Adquiri uma TR4 2008 AT e é meu primeiro 4x4. Essa semana ao trafegar lentamente e já parando num semáforo, senti ela "amarrando" até parar totalmente. Daí, imediatamente, as luzes que indicam as rodas dianteiras no painel começaram a piscar e não pararam mais. O que pode ser???
Desde já, agradeço a ajuda.
Parapa_Sam
10/05/2016, 00:51
Olá Amigos!
.... Essa semana ao trafegar lentamente e já parando num semáforo, senti ela "amarrando" até parar totalmente. Daí, imediatamente, as luzes que indicam as rodas dianteiras no painel começaram a piscar e não pararam mais. O que pode ser???
Seja bem vindo Ubertan!
Bem, aparentemente vc tá andando em 4x4, mesmo com a alavanca em 4x2.
Vc passou por água acima das rodas ou forte chuva?
Pode ser o sensor q perdeu as borrachas de vedação.
Desplugue as conexões dos sensores existentes na cx e nas transmissões; limpe-as e seque-as.
Se o problema for sanado, vc deve trocar todas as borrachas de vedação.
Persistindo o problema, verifique os fusíveis (isso é um problema muito remoto, mas ñ deve ser descartado).
Vc ja trocou o fluido da AT? Caso negativo, ñ deixe de fazer retrolavagem.
Mande notícias se o problema terminar com outra solução.
Abçs do Sam!
José da Silva dionizio
10/05/2016, 13:57
boa tarde !!!
tenho uma tr4 13/13 sou segundo dono ela esta 30000 km,ela tem um problema q nao consigo resolver...entre 2 mil e 3 mil giros...fica ocilando a marcha lenta,tambem as vezes mesmo com o motor quente ela falha quando e ligada...ela tem esse problema tanto no etanol quanto na gasolina...ja limpei os bicos,tbi,troquei velas,filtros,regulador de pressao,...ja coloquei aditivo no combustivel...nada disso resolveu....meu problema....porfavor...alguem me ajude.....
Parapa_Sam
10/05/2016, 18:58
...tenho uma tr4 13/13 ... ela esta 30000 km,...entre 2 mil e 3 mil giros...fica ocilando a marcha lenta,tambem as vezes mesmo com o motor quente ela falha quando e ligada...ela tem esse problema tanto no etanol quanto na gasolina...ja limpei os bicos,tbi,troquei velas,filtros,regulador de pressao,...ja coloquei aditivo no combustivel...nada disso resolveu.......
Seja bem vindo Zé!
Reporto-me ao post 1949 (aba 163).
Abçs do Sam!
Ok, Sam! Obrigado pelas dicas. Conversei com o antigo dono do carro e ele afirmou que teria passado por uma "lagoa" formada pela chuvas. Seguirei sua orientação e te informo quando resolver o problema.
Obrigado.
Abraço!
Ok, Sam! Conversei com o antigo dono e ele afirmou que passou por uma "lagoa" formada pelas chuvas dos últimos dias. Seguirei sua orientação e te informarei quando o problema for resolvido.
Obrigado pelas dicas e grande abraço!
Parapa_Sam
12/05/2016, 00:34
Ok, Sam! Conversei com o antigo dono e ele afirmou que passou por uma "lagoa" formada pelas chuvas dos últimos dias. Seguirei sua orientação e te informarei quando o problema for resolvido.
Obrigado pelas dicas e grande abraço!
Ok Ubertan.
Dê uma lida nos post's desse link. É só pra vc ter ciência de outros eventuais problemas ligados a sensores de cx e transmissões:
Luz do 4x4 piscando intermitente - Página 2 - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/pajero/1465-luz-do-4x4-piscando-intermitente-2.html)
Abçs do Sam!
H.leonardo
23/05/2016, 09:58
Gostaria de saber se um tr4 2008 manual km 120.000, com a configuração abaixo vale r$ 38.000,00 ?
Parachoques dianteiro e traseiro offroad, engate offroad, rack aço by 4 wd
guincho warn 12 k sem fio, proteção integral na parte de baixo, pneus mus,
bloqueio tras Kaiser, amortecedores rancho com regulagem, lift 2", embreagem heavy duty, snorkel ogz.
Parapa_Sam
23/05/2016, 21:42
Gostaria de saber se um tr4 2008 manual km 120.000, com a configuração abaixo vale r$ 38.000,00 ?
Parachoques dianteiro e traseiro offroad, engate offroad, rack aço by 4 wd
guincho warn 12 k sem fio, proteção integral na parte de baixo, pneus mus,
bloqueio tras Kaiser, amortecedores rancho com regulagem, lift 2", embreagem heavy duty, snorkel ogz.
Bem vindo Leo.
Penso q a melhor forma de ter um vlr aproximado da sua vtr é pesquisar de outra forma.
Procure o vlr do veiculo pela FIPE, pois o preço varia de acordo com a cidade:
http://veiculos.fipe.org.br/
Em relação os acessórios, pesquise-os no mercado livre:
Guincho Warn 12 K Sem Fio - Acessorios para Veiculos no Mercado Livre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/guincho-warn-12-k-sem-fio#D)[A:guincho-warn-12-k-sem-fio]
Some tudo, levando em consideração aos estado de conservação e uso.
Abçs do Sam!
Ola amigos! Sou novo no grupo e recentemente adquiri uma mitsubishi TR4 2008 4x4.
Estou pesquisando por novo pneus, pois os atuais estão no seu fim da vida.
Atualmente tenho nela Pirelli ATR 235/70 r16. Gostaria de adquirir um modelo misto (50% terra e 50% asfalto), mas que fossem pneus um pouco mais macios dos que o atual Pirelli ATR.
Fiquei na dúvida entre o BF GOODRICH ALL TERRAIN KO2, o YOKOHAMA GEOLANDER e o MICHELLIN LTX FORCE. Todos eles na medida 235/70 r16.
Alguém teria alguma dica ou relato à fazer referente a estes modelos?
Obrigado!
Parapa_Sam
25/05/2016, 22:10
...Estou pesquisando por novo pneus, ... Gostaria de adquirir um modelo misto (50% terra e 50% asfalto), mas que fossem pneus um pouco mais macios dos que o atual Pirelli ATR.
Fiquei na dúvida entre o BF GOODRICH ALL TERRAIN KO2, o YOKOHAMA GEOLANDER e o MICHELLIN LTX FORCE....
Seja bem vindo tuio.
Todos os 3 são ótimos, mas o Michellin fará o bolso doer um pouco mais.
Ñ vou opinar em pneus diferentes dos originais, pois, pra mim, os originais sempre atenderam bem minhas expectativas.
No entanto, dê uma olha no link abaixo, pode ser q vc tenha outra opinião diferentes das recebidas:
http://www.pneus-online.pt/teste/pneu-auto/4x4.html#js-pag
Abçs do Sam!
Srs.. sou novo de TR4, comprei uma 2011 mas ao rodar percebo que faz um barulho constante no sistema de transmissao, tipo um SHHHHHHHH.. como se fosse um chiado de leve e faz mesmo ao desengata-la, so para o barulho qdo o diferencial para de vez, o pessoal da mit falou que a TR4 faz mesmo esse barulho, mas francamente nao sei se eh verdade..
Vcs tbm tem esse chiado na TR4 de vcs?
Vlw..
Parapa_Sam
01/06/2016, 20:15
... sou novo de TR4, comprei uma 2011 mas ao rodar percebo que faz um barulho constante no sistema de transmissao, tipo um SHHHHHHHH.. como se fosse um chiado de leve e faz mesmo ao desengata-la, so para o barulho qdo o diferencial para de vez, o pessoal da mit falou que a TR4 faz mesmo esse barulho, mas francamente nao sei se eh verdade..
Vcs tbm tem esse chiado na TR4 de vcs?
...
Seja bem vindo mnegrão.
Está com qtos km?
Se mais de 50.000 troque o fluído da AT, fazendo a retrolavagem (q é essencialmente importante).
Ñ esqueça de trocar o filtro da AT, se tiver (q fica interno).
Minha vtr ñ fazia esse tal barulho, mas há vtr de outros fabricante q fazem esse chiado.
Ñ sei se é problema ou se é normal, mas a minha ñ tinha o tal barulho.
Abçs do Sam!
Luciano Schumann
03/06/2016, 07:35
Bom dia!
Adquiri uma TR4 2014/2015 e gostaria de instalar um rádio amador.
Alguém tem alguma sugestão de qual seria o melhor local para fazê-la?
joaomanoel10
03/06/2016, 08:27
Bom dia,
Estou com um problema na minha tr4, ela faz um barulho ao ligar quando fica muito tempo parada.
Um barulho bem forte como se fosse uma batida de ferro no motor, ela só faz uma vez quando está muito tempo parada umas 7 horas mais ou menos e não liga o carro, faz esse barulho e não liga dai tenho que voltar a chave e bater a ignição de novo então ela liga.
Levei na elétrica e trocaram as engrenagens da planetária só que ainda não resolveu, já aconteceu com alguém?
Parapa_Sam
03/06/2016, 21:09
...
Adquiri uma TR4 2014/2015 e gostaria de instalar um rádio amador.
Alguém tem alguma sugestão de qual seria o melhor local para fazê-la?
Bem vindo LUCIANO!
Tenho um ICV8 e Baofeng UV-B5, ambos uso na vtr com amplificador de frequência e antena móvel q acoplo sobre o caput através de imã (acochada com veludo para evitar arranhões).
Utilizo somente pra me comunicar com integrantes do mesmo comboio qdo em viagens pra curtir voos no interior do estado.
O amplificador é plugado no isqueiro. Muito prático pro meu uso. Mas esses equipamentos tem seu uso restrito, pois ñ necessito de comunicação em grandes distâncias. Dependendo do relevo q eu esteja, pode variar entre 5 a 35 km. Sem obstáculo (durante os voos) consigo até 80 km.
Mas como vc ja tem o equipamento fixo, mando algumas fotos:
529863
529864
529865
Abçs do Sam!
Lincoln Santos
29/08/2016, 14:44
Galera, sou recente proprietário de uma TR! apareceu uma super oportunidade, uma TR4 de uma amiga da família, 2013 com apenas 29 mil km rodados, todas as revisões na concessionária, troca de óleo a cada 5 mil e por um preço abaixo ao cobrado no mercado (pois a ex proprietária tentou vender em concessionárias e jogaram o preço la pra baixo!). Como eu havia vendido o meu outro carro por um excelente preço e apareceu essa oportunidade, não exitei e fechei negócio, mesmo sabendo dos contras da TR4. Por isso, gostaria de saber se um carro dessa quilometragem, revisado, precisa de mais algum tipo de manutenção preventiva específica, aja visto que pretendo fazer uma viagem em novembro para Jericoacara, onde terei que passar por trechos de areia de praia, mas nao trilhas severas???
Desde que entrei aqui no forum ja aprendi bastante coisa e gostaria de agradecer a ajuda dos amigos daqui!
Obrigado.
Galera, sou recente proprietário de uma TR! apareceu uma super oportunidade, uma TR4 de uma amiga da família, 2013 com apenas 29 mil km rodados, todas as revisões na concessionária, troca de óleo a cada 5 mil e por um preço abaixo ao cobrado no mercado (pois a ex proprietária tentou vender em concessionárias e jogaram o preço la pra baixo!). Como eu havia vendido o meu outro carro por um excelente preço e apareceu essa oportunidade, não exitei e fechei negócio, mesmo sabendo dos contras da TR4. Por isso, gostaria de saber se um carro dessa quilometragem, revisado, precisa de mais algum tipo de manutenção preventiva específica, aja visto que pretendo fazer uma viagem em novembro para Jericoacara, onde terei que passar por trechos de areia de praia, mas nao trilhas severas???
Desde que entrei aqui no forum ja aprendi bastante coisa e gostaria de agradecer a ajuda dos amigos daqui!
Obrigado.
Com esse pedigree todo, só precisarás trocar óleo do motor, filtros de óleo e ar, quando vencer a Km indicada no adesivo.
Está nova e perfeita.
Aproveite!:concordo:
Lincoln Santos
30/08/2016, 09:38
Valeu Glaicon!
Caro Sam,
Como vai?
Muito boa sua explicação sobre óleo lubrificante. Já havia lido sobre mas é sempre esclarecedor. Gostaria de te perguntar sobre sua experiência com óleo de motor para tr4. Acho que é uma dúvida de muita gente e acho que a discussão ainda é válida. Comprei minha tr4 4x4 aut 2013/14 e fiz as três primeiras revisões na concessionária. Desde a quarta passei a fazer fora, e óleo é a dúvida cruel. Na sessão de manutenção do manual a indicação é sae20w40 ou 20w50 e api sj ou superior. No final do manual, em uma página de parceria da castrol a indicação passa a ser sae 10w40 e api sg ou superior. Nas notas fiscais de revisão está descrito uso de óleo sae 10w30 api cj ( sim, cj mesmo!!) que é da lubrax segundo a concessionária. Se vc pesquisar em postos br eles indicam oléo sae 5w30, 5w40!!! Não sou um grande conhecedor mas sempre tento ler e aprender um pouco, mas uma coisa é certa: são óleos com viscosidades completamente diferentes. Em contato com a mit eles não me deram resposta ainda. Fiz uso do mobil 20w50 api sm e vou baixá-lo agora após 5000km e seis meses exatos, não senti diferença, e gostaria de saber de sua experiência pois pelo que vi vc já rodou bastante com este jipe. Se for possível me responde a essas questões: a) o motor da pajero pode usar óleo de qualquer base, digo, mineral, sintética ou semi? b) o motor da pajero é um 4g94, um projeto robusto mas que já tem um tempo, porque a mit usa um óleo fino como o sae 10w30 para ele? c)posso continuar usando o 20w50, mineral na relação 5000km ou 6 meses? d) qual óleo vc usava? e) vc conhece alguém que use o 20w50 e tenha feito motor para falar sobre o estado. Muito obrigado!!!!
Edson Grossl Junior
11/09/2016, 20:02
Alguém sabe me informar o valor para fazer o motor de uma tr4 que hoje mesmo entrou agua no motor? Agradecido
O oleo padrão indicado para a da TR4 é o 10w40 SEMI-SINTETICO. No manual tem um diagrama com o oleo em relação ao clima. Ao meu ver só confunde o proprietário.
Pode usar 100% sintético, mas mineral não é recomendado!
20w50 costumam usar em motores com alta kilometragem e sinais de desgaste.
Eu vou usando o 15w40 devido ao calor infernal do RJ em 90% do ano.
O oleo padrão indicado para a da TR4 é o 10w40 SEMI-SINTETICO. No manual tem um diagrama com o oleo em relação ao clima. Ao meu ver só confunde o proprietário.
Pode usar 100% sintético, mas mineral não é recomendado!
20w50 costumam usar em motores com alta kilometragem e sinais de desgaste.
Eu vou usando o 15w40 devido ao calor infernal do RJ em 90% do ano.
Caro isilva,
Onde é dita essa informação? No manual que disponho existe a tabela em relação ao clima e logo abaixo a indicação de um óleo sae20w40 ou 20w50 api sj ou superior, conforme meu post anterior. No final, o próprio manual sugere o 10w40 da castrol e , aqui em salvador desde 2014 eles usam um 10w30 da lubrax. Mas gostaria de ter certeza quanto a isso. poderia me disponibilizar o material que mostra sua informação?
Obrigado
Boa noite colegas foristas
Em 1o lugar tenho que agradecer o grande e fraterno compartilhamento de informações sobre a TR4 neste tópico e veículos 4x4 em geral no fórum, foi fundamental o que eu li aqui para comprar uma TR4 semana passada. A minha é uma 2010/10 Aut 4x4 com 73 mil km. Está com pneus pirelli scorpion novos (mesmo modelo e medida dos originais).
Bom, no primeiro fim de semana fiz 1.200km com ela hehehe, então já deu pra tirar umas conclusões (e surgir umas dúvidas) que gostaria de compartilhar para ajudar aqueles que pensam em comprar esse jipinho:
1) Consumo: Nessa viagem de 1.200km Saí de Porto Alegre e fui a Aceguá na fronteira com o Uruguai, 2 passageiros mais bastante carga (uns 130kg de carga). Lá usei o 4x4 uns 40 km ao todo nas estradas de chão, e acho que isso comprometeu bastante o consumo, mas que no geralzão da viagem toda ficou em 10 km/l com ar em metade do tempo....considerando a aerodinâmica de geladeira, os pneus grandes, o diferencial dianteiro que fica sempre girando ( e causando resistência) mesmo no 4x2, não achei dos mais absurdos não. Antes eu tinha um focus Ghia 2.0 automático e fazia os mesmos 10- 10,5km/l na estrada, só que andando mais rápido(120 a 130 nesse trajeto). Nessa viagem só andei entre 110 e 120 nos últimos 200km já vazio ( só eu e sem carga). Então creio que o consumo "alto" compensa pela tranquilidade proporcionada pelo carro nesse asfalto horrível que temos no RS ( nessa viagem ao menos metade do asfalto é ruim).
2) comportamento na estrada: Fiquei bem surpreso positivamente aqui com a suspensão. Ela faz curva bem melhor do que eu esperava. Encara os buracos e imperfeições da estrada sem balançar demais nem dar sinais de perda de controle, mesmo a 110, 120 km/h (óbvio que não passo por dentro de buraco de propósito hehehe). O câmbio que poderia ter 5 marchas, isso que me desapontou apenas, pois ela demora demaaaaaaais pra embalar pra ultrapassar ou mesmo pra uma subida por exemplo, pois a 4a é muito comprida e a 3a também não é muito curta não. Usar o freio na estrada só precisa numa emergência porque o que ela freia só de tu tirar o pé do acelerador é brincadeira, viu?! Sério, a 100km/h, vc tira o pé, não dá tempo de trocar de música no rádio que tu já estás a 80....a aerodinâmica de geladeira aliada ao eixo dianteiro girando o tempo todo fazem sua parte aqui.
3) Off road: usei muito pouco em barro, só uns 2km dentro da fazenda que fui onde tinha atoleiros específicos, um carro 4x2 acho que não passaria lá não, ao menos não sem muuuuuita briga, ela na 4x4 alta mesmo passou facilmente. Passeios um pouco mais hardcore virão no futuro certamente. Ressalva pros pneus: esses tal de scorpion da pirelli são misto só se for entre asfalto e calçamento pq num barrinho de nada eles ficaram completamente lisos, eles não se limpam de jeito nenhum a menos de 20 ou 30 km/h na terra, fica tudo uma bolota só logo logo. Isso que são novos. Na estrada seca com cascalho/pedras/etc pode até ser bom, mas no barro esquece.
4) Espaço interno: Se você tem família esqueça esse carro, ou esqueça a família em casa hehehehe. Como eu sou sozinho, ando no máximo com a namorada ou um amigo, fica tranquilo. não sou muito alto, tenho 1,80, mas atrás de mim não tem como outro da minha altura andar, não mesmo. O banco de trás é super apertado. O porta malas é quase decorativo, pouca coisa maior que o de um fox.
5) Preço das peças: antes de comprar fiz uma pesquisa no mercadolivre do custo das principais peças de reposição de desgaste natural: pastilhas, filtros, correias, velas, etc e achei os preços bons, mais baratas que as peças do meu focus anterior, sem dúvidas! Ponto pra Pajerinho!
Única coisa nela que tá me incomodando e que não achei resposta aqui no fórum é um barulinho que o ventilador do ar condicionado faz, tanto na ventilaçào quanto com o AC ligado, fica fazendo um prec prec prec bem rápido, parece uma ventoinha batendo em alguma coisa fixa, alguém tem uma ideia do que seja? Quando desliga a ventilação o barulho para.
O escapamento dela faz um barulinho estranho no final das marchas, tipo a uns 2.500/2.800 rpm, numa saída de quebra mola ou quando se acelera um pouco acima disso...fiquei preocupado, será que pode ser o catalisador? O silencioso dela tá meio oxidado também por incrível que pareça, será que é ele? E agora?
No geral to bem satisfeito com ela, não tenho mais a preocupação que tinha com os buracos e com o asfalto precário de modo geral, consome a mesma coisa que o focus anterior, só andando um pouco menos e tenho o 4x4 pra me divertir! Enquanto eu aguentar pagar o seguro caríssimo dela (mais pelo meu perfil, tenho 24 anos...) não pretendo me desfazer dela hehehe
Abraços a todos e desculpa pelo post longo logo de cara!
Boa noite colegas foristas
Em 1o lugar tenho que agradecer o grande e fraterno compartilhamento de informações sobre a TR4 neste tópico e veículos 4x4 em geral no fórum, foi fundamental o que eu li aqui para comprar uma TR4 semana passada. A minha é uma 2010/10 Aut 4x4 com 73 mil km. Está com pneus pirelli scorpion novos (mesmo modelo e medida dos originais).
Bom, no primeiro fim de semana fiz 1.200km com ela hehehe, então já deu pra tirar umas conclusões (e surgir umas dúvidas) que gostaria de compartilhar para ajudar aqueles que pensam em comprar esse jipinho:
1) Consumo: Nessa viagem de 1.200km Saí de Porto Alegre e fui a Aceguá na fronteira com o Uruguai, 2 passageiros mais bastante carga (uns 130kg de carga). Lá usei o 4x4 uns 40 km ao todo nas estradas de chão, e acho que isso comprometeu bastante o consumo, mas que no geralzão da viagem toda ficou em 10 km/l com ar em metade do tempo....considerando a aerodinâmica de geladeira, os pneus grandes, o diferencial dianteiro que fica sempre girando ( e causando resistência) mesmo no 4x2, não achei dos mais absurdos não. Antes eu tinha um focus Ghia 2.0 automático e fazia os mesmos 10- 10,5km/l na estrada, só que andando mais rápido(120 a 130 nesse trajeto). Nessa viagem só andei entre 110 e 120 nos últimos 200km já vazio ( só eu e sem carga). Então creio que o consumo "alto" compensa pela tranquilidade proporcionada pelo carro nesse asfalto horrível que temos no RS ( nessa viagem ao menos metade do asfalto é ruim).
2) comportamento na estrada: Fiquei bem surpreso positivamente aqui com a suspensão. Ela faz curva bem melhor do que eu esperava. Encara os buracos e imperfeições da estrada sem balançar demais nem dar sinais de perda de controle, mesmo a 110, 120 km/h (óbvio que não passo por dentro de buraco de propósito hehehe). O câmbio que poderia ter 5 marchas, isso que me desapontou apenas, pois ela demora demaaaaaaais pra embalar pra ultrapassar ou mesmo pra uma subida por exemplo, pois a 4a é muito comprida e a 3a também não é muito curta não. Usar o freio na estrada só precisa numa emergência porque o que ela freia só de tu tirar o pé do acelerador é brincadeira, viu?! Sério, a 100km/h, vc tira o pé, não dá tempo de trocar de música no rádio que tu já estás a 80....a aerodinâmica de geladeira aliada ao eixo dianteiro girando o tempo todo fazem sua parte aqui.
3) Off road: usei muito pouco em barro, só uns 2km dentro da fazenda que fui onde tinha atoleiros específicos, um carro 4x2 acho que não passaria lá não, ao menos não sem muuuuuita briga, ela na 4x4 alta mesmo passou facilmente. Passeios um pouco mais hardcore virão no futuro certamente. Ressalva pros pneus: esses tal de scorpion da pirelli são misto só se for entre asfalto e calçamento pq num barrinho de nada eles ficaram completamente lisos, eles não se limpam de jeito nenhum a menos de 20 ou 30 km/h na terra, fica tudo uma bolota só logo logo. Isso que são novos. Na estrada seca com cascalho/pedras/etc pode até ser bom, mas no barro esquece.
4) Espaço interno: Se você tem família esqueça esse carro, ou esqueça a família em casa hehehehe. Como eu sou sozinho, ando no máximo com a namorada ou um amigo, fica tranquilo. não sou muito alto, tenho 1,80, mas atrás de mim não tem como outro da minha altura andar, não mesmo. O banco de trás é super apertado. O porta malas é quase decorativo, pouca coisa maior que o de um fox.
5) Preço das peças: antes de comprar fiz uma pesquisa no mercadolivre do custo das principais peças de reposição de desgaste natural: pastilhas, filtros, correias, velas, etc e achei os preços bons, mais baratas que as peças do meu focus anterior, sem dúvidas! Ponto pra Pajerinho!
Única coisa nela que tá me incomodando e que não achei resposta aqui no fórum é um barulinho que o ventilador do ar condicionado faz, tanto na ventilaçào quanto com o AC ligado, fica fazendo um prec prec prec bem rápido, parece uma ventoinha batendo em alguma coisa fixa, alguém tem uma ideia do que seja? Quando desliga a ventilação o barulho para.
O escapamento dela faz um barulinho estranho no final das marchas, tipo a uns 2.500/2.800 rpm, numa saída de quebra mola ou quando se acelera um pouco acima disso...fiquei preocupado, será que pode ser o catalisador? O silencioso dela tá meio oxidado também por incrível que pareça, será que é ele? E agora?
No geral to bem satisfeito com ela, não tenho mais a preocupação que tinha com os buracos e com o asfalto precário de modo geral, consome a mesma coisa que o focus anterior, só andando um pouco menos e tenho o 4x4 pra me divertir! Enquanto eu aguentar pagar o seguro caríssimo dela (mais pelo meu perfil, tenho 24 anos...) não pretendo me desfazer dela hehehe
Abraços a todos e desculpa pelo post longo logo de cara!
Boa tarde,
O barulhinho pode ser até uma coisa muito mais boba... uma mera folha seca dentro do ventilador, sério! Já passei por isso até q um dia a folha chegou bem próximo à saída e eu consegui puxar. Sugiro ir variando a velocidade do ar, pode ser que desagarre!
boa noite amigos, comprei uma TR4 2004:euforico: em leilão para arrumar, sempre tive vontade de ter este brinquedo mas faltava tempo $$$$:rolleyes:, mas agora vou contar com os amigos daqui do fórum pra levantar a vtr. Tem algum grupo aqui no RJ? qual seria o melhor local pra peças por aqui? Forte abraço e obrigado pela ajuda!!
aidil fernandes
11/10/2016, 10:32
a 1 mes venho lendo todos topicos, opiniões etc sobre a TR4. Enfim (depois de babar muito) comprei uma 2008 mecanica flex c 75.000 km, com todas as revisões na Mitsubishi de Camínas SP. Excelente estado, indo direto ao ponto, rodei 1000 kms em 3 dias, sendo 220 em terra, foi tudo maravilhoso, adorei o carro (ele fez emmedia 7,3 km/l.) não achei bebona não. Alias se quiser velocidade e conforto é Ferrari ou Rolls Royce, se quiser divertimento é TR4, simples assim. Quero agradecer a todos pelo saco de explicar a leigos como eu tudo q é possivel a respeito, muito obrigado mesmo. abs
fsantoss
18/10/2016, 09:08
a 1 mes venho lendo todos topicos, opiniões etc sobre a TR4. Enfim (depois de babar muito) comprei uma 2008 mecanica flex c 75.000 km, com todas as revisões na Mitsubishi de Camínas SP. Excelente estado, indo direto ao ponto, rodei 1000 kms em 3 dias, sendo 220 em terra, foi tudo maravilhoso, adorei o carro (ele fez emmedia 7,3 km/l.) não achei bebona não. Alias se quiser velocidade e conforto é Ferrari ou Rolls Royce, se quiser divertimento é TR4, simples assim. Quero agradecer a todos pelo saco de explicar a leigos como eu tudo q é possivel a respeito, muito obrigado mesmo. abs
Parabéns pela aquisição!!! Com certeza você terá muitos momentos bons com a viatura!
Obrigado.
Boa noite! Tb sou de Fort, e estou à procura de uma. Vc se importaria de dizer o valor pago? Vejo que na OLX o pessoal costume pedir acima da FIPE, o que eu acho absurdo...
Aproveitando a oportunidade, apareceu uma 09/10, única dona,´AT, c revisões na autorizada, e 52k km. Tô na dúvida se espero aparecer mais nova. Qto vcs acham que vale?
Edimar_Oliveira
24/10/2016, 08:34
Barr_CE, você parece que ainda não teve um TR4. Não estranhe, é mais do que justo vender um acima da tabela FIPE. TR4 é uma viatura diferenciada, não se compara a Gol,Palio, Voyage, etc ...
Por isso, dê-se por satisfeito em encontrar um em bom estado de conservação, por que geralmente quem tem um só vende para comprar outro.
Pode pagar acima da tabela sem medos, desde que você avalie bem a condição mecânica do mesmo ...
Abraços,
Alguém sabe me informar onde compro cubo do pneu dianteiro da TR4 flex 2012 ?
Barr_CE, você parece que ainda não teve um TR4. Não estranhe, é mais do que justo vender um acima da tabela FIPE. TR4 é uma viatura diferenciada, não se compara a Gol,Palio, Voyage, etc ...
Por isso, dê-se por satisfeito em encontrar um em bom estado de conservação, por que geralmente quem tem um só vende para comprar outro.
Pode pagar acima da tabela sem medos, desde que você avalie bem a condição mecânica do mesmo ...
Abraços,
Agradeço a resposta, Edilmar. De fato nunca tive uma TR4, mas seja o carro que for, acho complicado pagar acima da FIPE. Tenho corolla, que apesar de não ser nada demais, é indiscutivelmente um carro bom de revenda, mas n exijo tabela FIPE na venda dele, nem pago ao comprar seminovo, por mais conservado que seja, eh opinião pessoal minha. Perguntei ao amigo conterrâneo porque por aqui sempre aparece umas com preço bom, de única dona etc. Acho os preços cobrados nas revendas por aqui irreais.
Edimar_Oliveira
26/10/2016, 11:52
Olha, pegando o seu exemplo, o Corolla é um "baita" carro. Minha esposa tem um 2015. Mas se você for procurar veículos usados para comprar, exagerando um pouco, apenas para exemplificar, você encontra 1.000 Corollas usados em ótimo estado e uns 100 TR4 nas mesmas condições que, comprovadamente, não foram "judiados". Daí o raciocínio de você poder pagar mais que a FIPE num TR4, se encontrar a "cereja do bolo", mas não pagar nas mesmas condições, um Corolla usado.
Olha, pegando o seu exemplo, o Corolla é um "baita" carro. Minha esposa tem um 2015. Mas se você for procurar veículos usados para comprar, exagerando um pouco, apenas para exemplificar, você encontra 1.000 Corollas usados em ótimo estado e uns 100 TR4 nas mesmas condições que, comprovadamente, não foram "judiados". Daí o raciocínio de você poder pagar mais que a FIPE num TR4, se encontrar a "cereja do bolo", mas não pagar nas mesmas condições, um Corolla usado.
Entendi seu argumento, Edimar, e concordo com ele. De fato, em regra, a TR4 eh um carro que o pessoal põe em trilha etc., além de ser bem menos vendida que o corolla. Ainda assim, aqui em Fortaleza da pra pegar umas "pérolas" como a que o colega acima falou, que unem conservação e preço, eh isso que tô procurando. Tô querendo comprar a TR4 como segundo carro, por isso tô pesquisando bem, sem pressa. Abraço.
gtrincado
26/12/2016, 00:17
Amigos, boa noite!
Comprei uma TR4 2011 aut 4x4 que está com 42 mil km, vi que a antiga proprietária fez a última revisão na concessionária. Vocês entendem que é necessária a manutenção de algum item preventivamente? Quais pneus para a roda 17 seriam bons para offroad? Uma abraço