Ver Versão Completa : Solução Para Aquecimento Das L200
diegoquintana
05/09/2011, 17:28
Minha decepção com a l200 outdoor
Ola amigos sou novo aq no forum, comprei uma outdoor 07 AUT, a 7 meses era meu sonho de consumo,
bom enfim resumindo com 3 meses a tenperatura começou a subir sempre q pegava estrada, fundiu o motor antes de completar o quarto mez ela tinha apenas 42 mil km comprei de um senhor conhecido que qse não saia de casa,so uso urbano,
Ficou qse 12mil pra fazer o antigo proprietario foi legal ainda pagou metade,
trocou cabeçote fez o motor todo, trocou um monte de coisas,agora ja estou entrando no setimo mes a temperatura voltou a subir de novo qdo pego estrada levei no mecanico pq esta na garantia o mesmo não acha o problema.
Estou decepicionado com a mit com o carro enfim desanimei, um amigo quer tem uma officina especializada em diesel disse q retificar o motor nao fica bom não sei oq eu faço pois to om uma divda grande dela ainda e so me da dor de cabeça, e verdade que uma pa com 11 astes melhora
abraços diego
Costalonga
05/09/2011, 17:36
André consegue saber de que trator Ford era a válv. term. de 71º, encaixou certinho na sua L200 Sport?
[]s
Como eu gosto das coisas certas prefiro fazer o serviço completo, vai ai o numero da peça:
Marca WAHLER, 3035.71, Trator Ford 6600/6610 Até 1987, Motor Diesel.
Leo, aonde fica aquele anel de borracha ela é um pouco menor que a nossa certo, porém, essa valvula de 71°C tem tipo um relevo no metal aonde o anel de borracha fica, ai o que eu fiz, coloquei em uma torno de bancada e fui batendo até o relevo sair, ai ela ficou no tamanho exato da valvula original da L200.
Não vaza nada, e o carro trabalha na temperatura correta, porém não aquece mais como antes.
Na pista o ponteiro chega a ficar um pouco caido, mas é pouca coisa.
Qualquer duvida pode perguntar, só num sei se vai ter como eu tirar ela pra tirar foto, porque vou entregar a caminhonete essa semana, ai em time que tá ganhando não se meche!
KKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Edit: to colocando uma foto que achei na Net da valvula.
http://www.jvn-auto.com.br/images/produtos/g/FC908B09-22FF-48C3-B915-80149931F692.BMP
leobnaval
05/09/2011, 17:44
Isso sim que é informação....valeu pelos detalhes André.
[]s
Pequeno jr
05/09/2011, 20:28
Minha decepção com a l200 outdoor
Ola amigos sou novo aq no forum, comprei uma outdoor 07 AUT, a 7 meses era meu sonho de consumo,
bom enfim resumindo com 3 meses a tenperatura começou a subir sempre q pegava estrada, fundiu o motor antes de completar o quarto mez ela tinha apenas 42 mil km comprei de um senhor conhecido que qse não saia de casa,so uso urbano,
Ficou qse 12mil pra fazer o antigo proprietario foi legal ainda pagou metade,
trocou cabeçote fez o motor todo, trocou um monte de coisas,agora ja estou entrando no setimo mes a temperatura voltou a subir de novo qdo pego estrada levei no mecanico pq esta na garantia o mesmo não acha o problema.
Estou decepicionado com a mit com o carro enfim desanimei, um amigo quer tem uma officina especializada em diesel disse q retificar o motor nao fica bom não sei oq eu faço pois to om uma divda grande dela ainda e so me da dor de cabeça, e verdade que uma pa com 11 astes melhora
abraços diego
Pesquisa aqui no Forum que tem material de sobra para tu solucionar isso de forma a não gastar muito.
O Costalonga mesmo já postou algumas idéias. Veja estes links:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/37437-l200-composicao-do-kit-gelo.html
Por SÉRGIO HOLANDA...OFF ROAD 4X4: Correio Técnico (http://sergioholanda.blogspot.com/2009/06/correio-tecnico_10.html)
Ilton007
06/09/2011, 09:19
leobnaval, O carro so esquenta e perde agua quando está em "velocidade mais alta" (acima de 110km/h) e em rotação alta... Creio que a agua se perde pelo proprio respiro do reservatório e não por algum vazamento, de qualquer forma já está na oficina para dar uma olhada em possiveis vazamentos.
Carlos, Valeu pela informação do radiador, é mais caro, porem tudo (ou quase tudo) é valido para melhor o carro
Costalonga, perfeita a informação, Já vou atras da valvula tambem, deve ser a mesma adaptação. Jé estou providenciando o hélice de 11 pas. Vamos ver o quanto melhora... Depois falo como o carro está se comportando.
Como faço para citar textos escritos por vocês? ainda não descobri isso:parede:
Abraço a todos
Ilton007
06/09/2011, 13:27
Como faço para citar textos escritos por vocês? ainda não descobri isso:parede:
Abraço a todos
ACHEI:euforico:
leobnaval
06/09/2011, 23:08
leobnaval, O carro so esquenta e perde agua quando está em "velocidade mais alta" (acima de 110km/h) e em rotação alta... Creio que a agua se perde pelo proprio respiro do reservatório e não por algum vazamento, de qualquer forma já está na oficina para dar uma olhada em possiveis vazamentos.
É que pela sua postagem anterior não dava para saber se esquentava porque perdia água ou se perdia água porque esquentava. Agora ficou mais claro.
Seria bom dar uma olhada no cabeçote, pois se ela esquentou demais a chance de ter empenado ou danificado a junta do cabeçote é grande, e por mais que ela não venha mais a ferver devido adaptações que você fassa para sanar o problema de aquecimento, poide ser que já tenha afetado alguns componentes o que trará maiores gastos futuramente e perda de rendimento.
[]s
Ilton007
07/09/2011, 12:47
Agora que j[a sei tudo, ou quase tudo que pode ter acontecido ou que pode acontecer, vou perdir pro mecanico dar uma olhada em tudo... Espero que nada de mais grave tenha acontecido...
Abraço e bom feriado a todos
Ilton007
08/09/2011, 16:02
Boa tarde pessoal!
Tenho uma boa noticia, pelo menos para mim... huahuahaua. Meu carro não está com vazemanto nenhum no sistema de arrefacimento (falar bonito de vez em quando é bom hehehe)...
Agora vou começar com as mudanças... helice, valvuala termostática, reza brava, ect...
Alguem ja viu adaptada alguma ventuinha entre a grade e o radiador? Li isso pela net e fiquei meio na duvida se adiantaria... Dizem para ligar junto com o ar condicionado. Segue o link da ventuinha.
Motor Helice Ventuinha C/ Defletor Radiador Ar Condicionado - R$ 79,99 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198706024-motor-helice-ventuinha-c-defletor-radiador-ar-condicionado-_JM)
Outra coisa que li foi que se a agua está borbulhando no reservatorio é sinal de que o cabeçote ja era. Isso tem algum fundo de verdade?
A agua não chega a borbulhar no meu. Ela vai do radiador para o reservatorio quando esquenta e expande. Quando esfria volta para o radiador. Acho que isso é o normal, ou to errado?
O problema que estou percebendo é que está esquentando e indo muita agua do radiador pro reservatório, ele transborda e vaza. Quando a agua volta pro radiador volta em menor quantidade, onde se perde agua e acaba aquecendo ainda mais o carro...
Abraços
Ilton Filho
leobnaval
08/09/2011, 18:23
Outra coisa que li foi que se a agua está borbulhando no reservatorio é sinal de que o cabeçote ja era. Isso tem algum fundo de verdade?
Isso não tem um fundo de verdade, é realidade, porque se a água está borbulhando no radiador com a tampa aberta é porque está passando compressão do cilindro para o sistema de arrefecimento e para acontecer isso só se a junta do cabeçote estiver danificada, cabeçote com torque incorreto, trincado, empenado, ou algum outro defeito que faça com que o sistema de arrefecimento esteja sendo pressurizado pela compressão do motor.
A ventuinha entre a grade e o radiador, pode auxiliar na refrigeração, mas tem maior efeito em transito pesado e baixa velocidade e alta solicitação do motor, de todo modo se for bem instalada trará mais beneficios que pontos negativos.
A agua não chega a borbulhar no meu. Ela vai do radiador para o reservatorio quando esquenta e expande. Quando esfria volta para o radiador. Acho que isso é o normal, ou to errado?
Isso é normal pois se a água esquenta aumenta o volume, então ela vai para o reservatório de expansão, porém não deveria derramar, se estiver no nível correto ( o nível deve ser verificado com o motor frio).
O problema que estou percebendo é que está esquentando e indo muita agua do radiador pro reservatório, ele transborda e vaza. Quando a agua volta pro radiador volta em menor quantidade, onde se perde agua e acaba aquecendo ainda mais o carro...
Isso significa que seu sistema está com algum problema, não deveria acontecer isso.
Já tentou trocar a tampa do radiador? porque se a tampa estiver ruim ela vai abrir com uma pressão menor fazendo com que o reservatório transborde e volte menos água para o sistema.
Abraços, Leo
Ilton007
09/09/2011, 08:08
Já tentou trocar a tampa do radiador? porque se a tampa estiver ruim ela vai abrir com uma pressão menor fazendo com que o reservatório transborde e volte menos água para o sistema.
+ um item para a verificação...
Abraço e bom dia
Ilton Filho
Imperador!
09/09/2011, 08:32
Isso não tem um fundo de verdade, é realidade, porque se a água está borbulhando no radiador com a tampa aberta é porque está passando compressão do cilindro para o sistema de arrefecimento e para acontecer isso só se a junta do cabeçote estiver danificada, cabeçote com torque incorreto, trincado, empenado, ou algum outro defeito que faça com que o sistema de arrefecimento esteja sendo pressurizado pela compressão do motor
Isso é a mais pura verdade. Aliás, passei por isso há poucos meses, quando refiz o cabeçote da Ranger. E os sintomas era exatamentes esses. Mas antes de ir até o cabeçote foi trocada tampa do reservatório de expansão, conferir a válvula termostática, acoplamento viscoso e bomba d'água.
Ilton007
12/09/2011, 09:21
Outra vez... Viajando, andei por volta de 70 Km, a uma velocidade de +/- 100km/h, derrepente a estrada ficou parada por causa de um acidente. Quando parei no transito a temperatura subiu. Ficava oscilando entre o meio e 3/4 acima do meio. Apesar de não ter chegado no vermelho, fiquei preocupado. Parei num posto e esperei o carro esfriar... mais 3 horas parado... Tava faltando 1,5 litro de agua no radiador e reservatório. Completei e peguei estrada de novo. Andei mais uns 60 km e quando cheguei no destino a mesma historia... +/- 1,5 de agua para completar quando o carro esfriou...
Andei pela cidade, devagar, passeando, rodei até que bastante... uns 80 km pela cidade e a agua não baixou nada.
Na volta a mesma historia da ida, mas ai parei por precaução no meio da viajem, esperei o carro esfriar pra completar a agua e retomar a estrada... quando cheguei em casa, agua baixa de novo...
Conclusão: uma viajem simples de menos de 1 hora e meia demorou quase 5... desanimador...
To esperando a helice (11 pas) e a valvula idicada pelo Andre chegar para colocar no carro
talvez a unica coisa que faria era colocar um reservatorio de expansão fechado, porque quando você tá viajando e a temperatura diminui ela joga agua pro reservatorio e como ele é aberto ele joga agua pra fora, se fosse o fechado ele guardaria a agua sem problemas.
Andre, mas como pode ser feita a adaptação? Pois tem que mudar as disposição de entrada e saida das mangueiras... ou nao?
Vi umas fotos aqui no forum do Kit gelo e ele tem o reservatorio fechado, certo? Esse reservatorio substitui o original ou é um segundo reservatório?
Abraços e boa semana a todos
Ilton Filho
Carlos A. C. Azevedo
12/09/2011, 11:02
Outra vez... Viajando, andei por volta de 70 Km, a uma velocidade de +/- 100km/h, derrepente a estrada ficou parada por causa de um acidente. Quando parei no transito a temperatura subiu. Ficava oscilando entre o meio e 3/4 acima do meio. Apesar de não ter chegado no vermelho, fiquei preocupado. Parei num posto e esperei o carro esfriar... mais 3 horas parado... Tava faltando 1,5 litro de agua no radiador e reservatório. Completei e peguei estrada de novo. Andei mais uns 60 km e quando cheguei no destino a mesma historia... +/- 1,5 de agua para completar quando o carro esfriou...
Andei pela cidade, devagar, passeando, rodei até que bastante... uns 80 km pela cidade e a agua não baixou nada.
Na volta a mesma historia da ida, mas ai parei por precaução no meio da viajem, esperei o carro esfriar pra completar a agua e retomar a estrada... quando cheguei em casa, agua baixa de novo...
Conclusão: uma viajem simples de menos de 1 hora e meia demorou quase 5... desanimador...
To esperando a helice (11 pas) e a valvula idicada pelo Andre chegar para colocar no carro
Andre, mas como pode ser feita a adaptação? Pois tem que mudar as disposição de entrada e saida das mangueiras... ou nao?
Vi umas fotos aqui no forum do Kit gelo e ele tem o reservatorio fechado, certo? Esse reservatorio substitui o original ou é um segundo reservatório?
Abraços e boa semana a todos
Ilton Filho
Cara, tu já viu como fica a magueira que sai de cima do radiador? ela incha muito?
Ilton007
12/09/2011, 11:30
Cara, tu já viu como fica a magueira que sai de cima do radiador? ela incha muito?
Fica normal. Apertei e parece fazia:???:
Carlos A. C. Azevedo
12/09/2011, 11:49
E com o motor ligado já aquecido e acelerado a uns 2000 rpm? como fica? normal? já fez alguma coisa com a tampa do radiador? o pessoal das pajero 2.8 era a mesma coisa, sempre vazava a agua toda e batia o motor, era a tampa do radiador com pressão errada...
Ilton007
12/09/2011, 11:59
E com o motor ligado já aquecido e acelerado a uns 2000 rpm? como fica? normal? já fez alguma coisa com a tampa do radiador? o pessoal das pajero 2.8 era a mesma coisa, sempre vazava a agua toda e batia o motor, era a tampa do radiador com pressão errada...
a 2000 rpm nao apertei... vou fazer esse teste hoje. A tampa é nova... só se veio com defeito, o que pode acontecer com quem já ta todo cag*&%$# e na duvida
SAPO-BOMBA
12/09/2011, 12:40
Muito pressurizada significa que está vazando compressão pro sistema de arrefecimento, e isto expulsa a água pra fora do radiador vencendo a pressão da tampa.
Pouca ou nenhuma pressão significa que o sistema de arrefecimento não está vedando bem. Quanto menor a pressão, menor a capacidade da água de absorver o calor. Isso pode ser um vazamento ou a tampa não está vedando direito ou tem pouca pressão.
Ilton007
12/09/2011, 13:05
Muito pressurizada significa que está vazando compressão pro sistema de arrefecimento, e isto expulsa a água pra fora do radiador vencendo a pressão da tampa.
Pouca ou nenhuma pressão significa que o sistema de arrefecimento não está vedando bem. Quanto menor a pressão, menor a capacidade da água de absorver o calor. Isso pode ser um vazamento ou a tampa não está vedando direito ou tem pouca pressão.
Beleza... Muito bom ir aprendendo com vocês... Vou fazer esse teste e prestar atenção como está.
leobnaval
12/09/2011, 16:49
Amigo lava o compartimento do motor (se necessário) e leva numa oficina especializada em radiador, lá pede para fazer o teste de vazamento que utiliza um sistema que vai no lugar da tampa do radiador, o correto é com o motor frio o cara pressurizar o sistema de arrefecimento com este equipamento e verificar a queda de pressão no manometro do equipamento, se estiver caindo a pressão é porque o sistema está vazando em algum lugar, com este teste já dá pra verificar 90% do sistema.
Viajar com o veiculo assim é pedir para perder o motor.
Outra coisa sua camionete não está normal (L200 esquenta, sim! mas não deste jeito e tambem não precisa ficar completando a água) você está tentando atenuar o aquecimento com adaptações de helice, válv. termostática, etc... Mas o caminho não é este pois sua camionete não está normal, desta forma você está tentantando combater o sintoma e não a causa.
[]s
Costalonga
12/09/2011, 19:49
Amigo lava o compartimento do motor (se necessário) e leva numa oficina especializada em radiador, lá pede para fazer o teste de vazamento que utiliza um sistema que vai no lugar da tampa do radiador, o correto é com o motor frio o cara pressurizar o sistema de arrefecimento com este equipamento e verificar a queda de pressão no manometro do equipamento, se estiver caindo a pressão é porque o sistema está vazando em algum lugar, com este teste já dá pra verificar 90% do sistema.
Viajar com o veiculo assim é pedir para perder o motor.
Outra coisa sua camionete não está normal (L200 esquenta, sim! mas não deste jeito e tambem não precisa ficar completando a água) você está tentando atenuar o aquecimento com adaptações de helice, válv. termostática, etc... Mas o caminho não é este pois sua camionete não está normal, desta forma você está tentantando combater o sintoma e não a causa.
[]s
Léo, tu sabe qual é a base do aditivo de radiador usado na L200, aqueles originais da Mit.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
leobnaval
13/09/2011, 00:56
Léo, tu sabe qual é a base do aditivo de radiador usado na L200, aqueles originais da Mit.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
André não sei, mas conversei com um pessoal e entendo perfeitamente que seria até o mais recomendado é utilizar água destilada e de aditivo usar o vendido em revendas MWM que é um bem concentrado ele é apenas anti-ferrugem, é usado especificamente em motores diesel este deve ser adicionado a água na recomendação do fabricante do aditivo (MWM) é uma quantidade bem pequena, não me lembro ao certo, mas acho que 1L podem ser diluido em até 30L de água.
[]s
Imperador!
13/09/2011, 07:32
André não sei, mas conversei com um pessoal e entendo perfeitamente que seria até o mais recomendado é utilizar água destilada e de aditivo usar o vendido em revendas MWM que é um bem concentrado ele é apenas anti-ferrugem, é usado especificamente em motores diesel este deve ser adicionado a água na recomendação do fabricante do aditivo (MWM) é uma quantidade bem pequena, não me lembro ao certo, mas acho que 1L podem ser diluido em até 30L de água.
[]s
Isso mesmo. A base do aditivo de etilenoglicol.
A proporção é 1/30L de água.
Costalonga
13/09/2011, 19:56
Valeu a ajuda dos amigos ae, vou pensar certinho qual aditivo colocar.
Eu só queria que alguem me falasse onde que tira a entrada de ar do sistema de arrefecimento da L200.
Ou não tem e eu vou ter que ficar apertando mangueira pro ar subir e sair pela tampa?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
leobnaval
13/09/2011, 22:59
Isso mesmo. A base do aditivo de etilenoglicol.
A proporção é 1/30L de água.
Na verdade o que eu citei não seria o aditivo a base de etileno glicol e sim apenas o anticorrosivo, como podem ver no link a seguir a MWM comercializa ambos tipos de aditivo: http://www.nav-international.com.br/files/boletim/48.pdf
Quanto a como trocar o liquido de arrefecimento da L200 eu tirei a mangueira superior e deixei o motor aquecer funcionando com uma mangueira de água para não superaquecer até a água sair limpa aí tirei a mangueira inferioresgotei todo o sistema, fixei as mangueira e adicionei o liquido novo, aí você deixa a tampa aberta e espera o motor aquecer (até abrir a válv. termostática) assim que começar a circular a água vai baixando o nível e saindo o ar do sistema, eu fiquei de olho por uns 3 dias, mas só precisei completar no 1º dia o nível.
[]s
Imperador!
14/09/2011, 07:49
Você tem razao, mas eu acho que não seja recomendável usar apenas um anticorrosivo na L200. Um antifervura deve ser fundamental para a L200.
Walter L. L. Casitta
14/09/2011, 08:39
Na verdade o que eu citei não seria o aditivo a base de etileno glicol e sim apenas o anticorrosivo, como podem ver no link a seguir a MWM comercializa ambos tipos de aditivo: http://www.nav-international.com.br/files/boletim/48.pdf
Quanto a como trocar o liquido de arrefecimento da L200 eu tirei a mangueira superior e deixei o motor aquecer funcionando com uma mangueira de água para não superaquecer até a água sair limpa aí tirei a mangueira inferioresgotei todo o sistema, fixei as mangueira e adicionei o liquido novo, aí você deixa a tampa aberta e espera o motor aquecer (até abrir a válv. termostática) assim que começar a circular a água vai baixando o nível e saindo o ar do sistema, eu fiquei de olho por uns 3 dias, mas só precisei completar no 1º dia o nível.
[]s
Acho que esses produtos não existem mais. De qualquer forma os novos são até melhores e mais baratos...
Pequeno jr
14/09/2011, 08:58
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Acho que perdi as cenas dos próximos capitulos
Costalonga .. tu está com uma L-200 Bolinha ????
Vendeu a Quadrada ???
Imperador!
14/09/2011, 10:00
Acho que esses produtos não existem mais. De qualquer forma os novos são até melhores e mais baratos...
Eu tenho os dois aqui em casa (o anticorrosivo - uso na Ranger - e o aditivo 'completo'). Só não comparei o nº da peça para ver se era o mesmo.
Costalonga
14/09/2011, 20:18
[]s
Bela explicação Léo!
A mangueira de agua tu coloca ela na boca do radiador e deixa o carro funcionando né?
Eu vou fazer o seguinte.
Vou esgotar o sistema e colocar agua limpa e um limpador pra limpar tudo.
Vou deixar funcionando por 7 dias.
Depois vou fazer isso que você falou de deixar a mangueira na boca do radiador a da entrada do radiador fora pra jogar fora a agua suja.
Ai depois coloco um limpador que fica 15 minutos pra finalizar.
E depois coloco um aditivo bom.
Tava pensando no Bardahl RadCool Plus.
Será que é bom?
E a proporção que eu coloco, 40% de aditivo e 60% de agua?
Abraços, e mais uma vez obrigado.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
14/09/2011, 20:19
Acho que perdi as cenas dos próximos capitulos
Costalonga .. tu está com uma L-200 Bolinha ????
Vendeu a Quadrada ???
A minha é uma Sport 2004 Pequeno.
Nunca tive a quadradinha não.
Ainda não!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
14/09/2011, 20:20
Você tem razao, mas eu acho que não seja recomendável usar apenas um anticorrosivo na L200. Um antifervura deve ser fundamental para a L200.
Com certeza!
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
leobnaval
14/09/2011, 23:30
Eis aí uma questão interessante...
Porque a água pura possui melhor condutividade térmica que com a mistura de etileno glicol, porem ferveria a cerca de 120° no sistema de arrefecimento, pois o sistema é pressurizado o que aumenta o ponto de ebulição da água, caso contrário ela iria ferver a cerca de 90° e poucos graus dependendo da altitude.
Já a mistura com etileno glicol eleva o ponto de ebulição de acordo com a mistura, sendo os valores do etileno glicol: temperatura de congelamento: -12,9o C, e temp. de ebulição:197,3o C.
Com a mistura de cerca de 50% que é uma média do que os fabricantes recomendam, a temp. de ebulição da mistura água + etileno glicol ficaria por volta de 160ºC.
Ou seja tem-se um ganho de 40ºC na temp. de ebulição, porém tem-se uma perda de cerca de 35% na condutividade térmica o que altera o processo de transferência de calor por condução em mais de 10%.
Agora tirem suas próprias conclusões, o melhor é o seguir o recomendado pelo fabricante.
[]s
leobnaval
14/09/2011, 23:34
Outro assunto bastante interessante:
Condução Elétrica da Água
Dentre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Dependendo dos tipos de minerais que naturalmente estão contidos na água, essa propriedade de conduzir eletricidade pode ser maior ou menor.
Verificação da Condução Elétrica do Líquido de Arrefecimento
Com o motor frio, verificar a tensão existente no líquido de arrefecimento.
Ligação elétrica:
Ponta de prova POSITIVO ao terminal NEGATIVO da bateria.
Ponta de prova NEGATIVO no líquido de arrefecimento
O valor encontrado não poderá ser superior a 0,3 Volts.
Acidez ou Alcalinidade do Líquido.
A água é neutra por natureza, mas existe uma grande possibilidade de ao ser misturada a outro elemento, vir a se tornar ácida ou alcalina.
Quando o pH de uma solução é alterado, ela também passa a ter sua capacidade de transportar corrente elétrica alterada. Isto fará com que seja criada no ambiente em que ela atua, condições mais favoráveis a eletrólise (corrosão galvânica). Essa eletrólise terá uma intensidade maior ou menor, assim como a condução de corrente elétrica, em função do pH momentâneo dessa solução e dos elementos metálicos que se misturam a ela.
O PH do Líquido de Arrefecimento
O líquido de arrefecimento pode ser ácido ou alcalino.
O pH ideal deve estar entre:
7,5 a 8,5 na temperatura ambiente
8 a 9 na temperatura ideal de funcionamento do motor.
Potencial Hidrogeniônico (pH)
0 a 6 soluções ácidas
7 neutra
8 a 14 soluções alcalinas
Valores acima de 0,3 Volts indicam que o sistema de arrefecimento precisa ser lavado de imediato.
Solução Alcalina
Uma solução alcalina facilita a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de alguns componentes fundidos em alumínio e que contenham cobre na sua composição. A solução alcalina pode retirar eletricamente essas partículas de cobre existentes no alumínio e as eletro-depositar em outro componente receptivo ao cobre, ou fará com que esse material se misture com a solução, fazendo parte dela.
Solução Ácida
Uma solução ácida pode facilitar a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de materiais com liga de ferro e os eletro-depositar em outros componentes de material receptivo, ou fará com que esse material se misture a solução, dando-lhe uma cor de ferrugem.
Fonte:Lquido de Arrefecimento (Aditivo) (http://www.mercantilgenuina.com.br/images/uploads/L%C3%ADquido%20de%20Arrefecimento%20%28Aditivo%29. htm)
Eu acabei de fazer o teste e o líq. da minha L200 esta com 0,25V
[]s
Ilton007
15/09/2011, 19:21
Leo, medi agora a condutividade da agua. Na minha ta 0,1V. To usando o aditivo paraflu, mas na proxima limpeza que fizer no radiador vou mudar para o MWM que vocês falaram.
Ilton007
15/09/2011, 19:32
Fiz o esse teste ontem e a pressão que a mangueira faz parece normal... Tava com a L200 gl do meu tio do lado e as duas tinha a mesma pressão quando apertei as mangueiras.
Estou esperando chegar a tampa do radiador pra trocar.
Na oficina não apresentou nenhum vazamento.
Estou andando com o reservatório de expansão quase vazio e a agua chega até a metade quando ando pela cidade. Quando o carro esfria volta para o nivel que tinha deixado. Assim não perde nada de agua.
Seguindo o conselho do Leo, não peguei mais estrada e nem vou pegar ate ter certeza de que está tudo em ordem.
Abraço
Moipessoa
15/09/2011, 20:43
Ilton,
normalmente ela so apresenta aumento de temperatura qdo precisa de maior circulação de agua, que é rodando acima dos 2000 rpm, normalmente. até a valvula termostatica abrir, a temperatura está abaixo dos 86 ºC, e nessa temperaura, a agua nao vai ferver, apenas esquentar, fazendo com que vá para o reservatorio morna, e nao fervendo. como a pressão do sistema de arrefecimento esta maior do que a capacidade da valvula da tampa, ela joga pro reservatorio, e o volume do reservatorio é minimo se comparado ao radiador.
aconteceu a mesma coisa comigo que está acontecendo com seu carro, e depois dos testes que fizemos, o mecanico teve que trocar a junta do cabeçote. a ranhura que tinha na junta era algo quase que desprezivel, mas o suficiente para fazer passar pressão das camaras de combustao do motor para o sistema de arrefecimento.
se vc for trocar, não use de forma alguma junta produzida pro mercado paralelo, tem que ser a original.
obs.: depois de trocar a junta, o motor será remontado. rode com ele por 1000 a 2000 km e volte no mecanico pra ele conferir o torque atual.
"Dentre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Dependendo dos tipos de minerais que naturalmente estão contidos na água, essa propriedade de conduzir eletricidade pode ser maior ou menor."
"A água conduz energia, desde que seja comum ou mineral (os sais dissolvidos nela dissociam-se formando íons, permitindo a condução de energia elétrica).
A água destilada, por não ter íons dissociados em si, é um mau condutor." Wikipédia
Agora não é assim, como dá a entender que você quer que ela faça o "serviço".
Para ela ser meio condutor, precisa ter o início / fim da fase, com a água no meio.
Tipo assim: fio fase - água - fio neutro/terra - amperímetro - fio neutro/terra
Ou assim: fio negativo - água - fio positivo - amperímetro - fio positivo
Obviamente, os cabos (positivo e negativo) devem manter alguma distância entre si.
"Ligação elétrica:
Ponta de prova NEGATIVO no líquido de arrefecimento"
"O valor encontrado não poderá ser superior a 0,3 Volts."
Colega, o que você e o pessoal encontraram assim, deste jeito acima, só pode ser duas coisas (mais ou menos de uma ou de outra): 1. margem de erro do aparelho; 2. energia gerada pelo corpo caso tenham encostado o dedo no terminal he he (sabia que vocês geram energia elétrica??)
Também não há como encontrar qualquer valor na água, pois caso haja alguns elétrons "perdidos" no sistema, ele logo seria atraído e "queimado" nos sistemas elétricos da viatura, tais como bobina, resistências, lâmpadas, relés, ...
O que você poderia fazer, caso queira encontrar algum índice, no carro, seria muito perigoso testar, pois teria que ser com energia alternada (120v). Mesmo descendo a tensão para uns 48v, seria ainda assim perigoso para os aparelhos da vtr.
Mas, vamos tentar continuar. Vamos encontrar uma forma de medir a condução da água com etileno-glicol usando energia alternada:
1. retirar um pouco de solução da água e depositá-la num recipiente metálico, de alta condutividade (panela de ferro, alumínio, lata vazia) - este recipiente deve estar isolado do chão (sobre superfície de madeira / plástico)
1. uma fase (110v) ligada no recipiente (lata)
2. o terminal de prova (vermelho), ficaria no centro da solução (setar AC no multímetro)
3. o outro terminal (preto) ficaria na outra fase (ou terra/neutro).
Da forma acima é possível encontrar a condução elétrica da solução, sob determinados fatores (distância das paredes do recipiente, fator de condução do recipiente, tensão empregada, temperatura, ...)
"Essa eletrólise terá uma intensidade maior ou menor, assim como a condução de corrente elétrica, em função do pH momentâneo dessa solução e dos elementos metálicos que se misturam a ela."
Eletrólise? Quebra das moléculas h2o? Mesmo na pior das hipóteses, vai demorar muito até surtir algum efeito negativo como conseqüência de eletrólise. No carro, mesmo que estivesse passando uns 5v no meio da água (considerando que a corrente é mínima devido a resistência), demoraria uns 10 anos para esgotar uns 5 litros. Demoraria mais ainda se tivesse outros "bagulhos" no meio da água, tais como etileno-glicol.
Daniel
Outro assunto bastante interessante:
Condução Elétrica da Água
Dentre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Dependendo dos tipos de minerais que naturalmente estão contidos na água, essa propriedade de conduzir eletricidade pode ser maior ou menor.
Verificação da Condução Elétrica do Líquido de Arrefecimento
Com o motor frio, verificar a tensão existente no líquido de arrefecimento.
Ligação elétrica:
Ponta de prova NEGATIVO no líquido de arrefecimento
O valor encontrado não poderá ser superior a 0,3 Volts.
Acidez ou Alcalinidade do Líquido.
A água é neutra por natureza, mas existe uma grande possibilidade de ao ser misturada a outro elemento, vir a se tornar ácida ou alcalina.
Quando o pH de uma solução é alterado, ela também passa a ter sua capacidade de transportar corrente elétrica alterada. Isto fará com que seja criada no ambiente em que ela atua, condições mais favoráveis a eletrólise (corrosão galvânica). Essa eletrólise terá uma intensidade maior ou menor, assim como a condução de corrente elétrica, em função do pH momentâneo dessa solução e dos elementos metálicos que se misturam a ela.
O PH do Líquido de Arrefecimento
O líquido de arrefecimento pode ser ácido ou alcalino.
O pH ideal deve estar entre:
7,5 a 8,5 na temperatura ambiente
8 a 9 na temperatura ideal de funcionamento do motor.
Potencial Hidrogeniônico (pH)
0 a 6 soluções ácidas
7 neutra
8 a 14 soluções alcalinas
Valores acima de 0,3 Volts indicam que o sistema de arrefecimento precisa ser lavado de imediato.
Solução Alcalina
Uma solução alcalina facilita a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de alguns componentes fundidos em alumínio e que contenham cobre na sua composição. A solução alcalina pode retirar eletricamente essas partículas de cobre existentes no alumínio e as eletro-depositar em outro componente receptivo ao cobre, ou fará com que esse material se misture com a solução, fazendo parte dela.
Solução Ácida
Uma solução ácida pode facilitar a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de materiais com liga de ferro e os eletro-depositar em outros componentes de material receptivo, ou fará com que esse material se misture a solução, dando-lhe uma cor de ferrugem.
Fonte:Lquido de Arrefecimento (Aditivo) (http://www.mercantilgenuina.com.br/images/uploads/L%C3%ADquido%20de%20Arrefecimento%20%28Aditivo%29. htm)
Eu acabei de fazer o teste e o líq. da minha L200 esta com 0,25V
[]s
Ilton007
16/09/2011, 08:39
Ilton,
normalmente ela so apresenta aumento de temperatura qdo precisa de maior circulação de agua, que é rodando acima dos 2000 rpm, normalmente. até a valvula termostatica abrir, a temperatura está abaixo dos 86 ºC, e nessa temperaura, a agua nao vai ferver, apenas esquentar, fazendo com que vá para o reservatorio morna, e nao fervendo. como a pressão do sistema de arrefecimento esta maior do que a capacidade da valvula da tampa, ela joga pro reservatorio, e o volume do reservatorio é minimo se comparado ao radiador.
aconteceu a mesma coisa comigo que está acontecendo com seu carro, e depois dos testes que fizemos, o mecanico teve que trocar a junta do cabeçote. a ranhura que tinha na junta era algo quase que desprezivel, mas o suficiente para fazer passar pressão das camaras de combustao do motor para o sistema de arrefecimento.
se vc for trocar, não use de forma alguma junta produzida pro mercado paralelo, tem que ser a original.
obs.: depois de trocar a junta, o motor será remontado. rode com ele por 1000 a 2000 km e volte no mecanico pra ele conferir o torque atual.
Uma pergunta: quando a junta está com problema apresenta vazamento quando medido com o aparelho?
Não vou pagar pra ver o problema ficar pior e vou mandar trocar logo a junta e examinar o cabeçote, ainda não fiz por falta de tempo... O leo já tinha me falado isso pra fazer isso... Aproveito e já troco as peças que me falaram...
Ah, vou aproveitar pra colcar um medidor de pressão do turbo e do óleo, como ganhei os manometros e as mangueiras vou comprar só os copos e instalar no carro. O manometro que vai até 7 na escala da pressão do oleo é suficiente ou tem que ser o que vai ate 10? O do turbo vai até 2 kgf/cm2
Abraço
leobnaval
16/09/2011, 15:55
Eletrólise? Quebra das moléculas h2o? Mesmo na pior das hipóteses, vai demorar muito até surtir algum efeito negativo como conseqüência de eletrólise. No carro, mesmo que estivesse passando uns 5v no meio da água (considerando que a corrente é mínima devido a resistência), demoraria uns 10 anos para esgotar uns 5 litros. Demoraria mais ainda se tivesse outros "bagulhos" no meio da água, tais como etileno-glicol.
Amigo o que o texto descreve, é que medindo a condutividade da água é possivel saber se a solução está neutra, alcalina ou ácida, podendo neste dois últimos casos acelerar o processo de oxidação nos materiais em contato com o liquido de arrefecimento. E ensina o método para medir com um simples multimetro. Somente isso....
Você viajou legal em sua postagem...
Eu medi e não encostei nenhuma parte do corpo nas pontas de prova e se encostar-se as 2 pontas de prova a tensão era 0 (zero) além do que tomei cuidado para encostar a ponta de prova apenas no liquido e encontrei o valor de 0,25V. Ale´m do que existem aparelhos e métodos muito mais preciso para efetuar esta medição, mas que não vem ao caso.
Vamos manter o foco em solução de problemas e sistema de arrefecimento.
[]s
leobnaval
16/09/2011, 16:06
Uma pergunta: quando a junta está com problema apresenta vazamento quando medido com o aparelho?
Com qual aparelho?
Geralmente para descobrir vazamento de compressão pela junta de cabeçote, somente medidno a compressão entre os cilindros e mesmo assim os desgaste no cilindro, pistão e anéis, farão ter uma diferença entre os cilindro, portanto não garante que você encontrará o defeito da junta de cabeçote, e se medir com o equipamento que eu te falei (que pressuriza a linha de arrefecimento) vai depender de o quanto estaria danificada a junta. A inspeção visual é uma ótima análise ainda, porém depende da desmontagem de todo o conjunto.
Por isso que só locias especializados ou retificas conseguem medir com precisão trincas e empenamentos de cabeçotes. Mas nesse caso abriu o cabeçote necessáriamente a junta tem que ser nova pois ela sofre um esmagamento na montagem.
[]s
Leo, tudo bem?
"é que medindo a condutividade da água é possivel saber se a solução está neutra, alcalina ou ácida"
Por que não explicou antes? Se eu soubesse que você queria o pH da água...
Existem várias formas, em lojas de aquário você pode conseguir um emprestado e testar rapidinho.
Algumas formas: pHmetro; papel com corantes específicos; e centenas de soluções indicadoras; existem até as soluções-caseiras, tais como chás de alguns vegetais, que se comportam de determinada forma:
"*A solução aquosa de chá preto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ch%C3%A1_preto) - A sua solução aquosa é avermelhada/ amarelada, adquirindo cor amarelo-pálida em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas. *A solução aquosa dos rabanetes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rabanete) - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
*A solução aquosa da pera (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pera) - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
*A solução aquosa do chá de repolho roxo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Repolho)- A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor Amarelo bem Claro (verde inicialmente) ou azul anil em contacto com soluções básicas." Wikipedia
É só você pegar um pouco de alguma solução acima e misturar com a solução que está no carro (em ambiente externo ao carro);
Em lojas de animais (pet shop) ou de aquários também se encontra soluções químicas (chamam de reagentes) ou fitas prontas para medir.
"E ensina o método para medir com um simples multimetro"
O método explicado não mede nada, de forma completamente errônea.
"Você viajou legal em sua postagem..."
Primeiramente, não emiti juízo de sua personalidade.
Segundo, vamos ver o que é eletrólise?
"A electrólise é um processo que separa os elementos químicos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico) de um composto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Composto_qu%C3%ADmico) através do uso da electricidade. [...]"
"A palavra eletrólise é originária dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade, podendo ainda ser chamada literalmente de eletrodecomposição."
Então, eu, a Wikipédia e até os gregos, de onde vem a palavra eletrólise, estamos errados?? E você certo?
Simplesmente, seu método de teste está equivocado.
Daniel
Amigo o que o texto descreve, é que medindo a condutividade da água é possivel saber se a solução está neutra, alcalina ou ácida, podendo neste dois últimos casos acelerar o processo de oxidação nos materiais em contato com o liquido de arrefecimento. E ensina o método para medir com um simples multimetro. Somente isso....
Você viajou legal em sua postagem...
Eu medi e não encostei nenhuma parte do corpo nas pontas de prova e se encostar-se as 2 pontas de prova a tensão era 0 (zero) além do que tomei cuidado para encostar a ponta de prova apenas no liquido e encontrei o valor de 0,25V. Ale´m do que existem aparelhos e métodos muito mais preciso para efetuar esta medição, mas que não vem ao caso.
Vamos manter o foco em solução de problemas e sistema de arrefecimento.
[]s
Ilton007
16/09/2011, 17:14
:sad:
Com qual aparelho?
Geralmente para descobrir vazamento de compressão pela junta de cabeçote, somente medidno a compressão entre os cilindros e mesmo assim os desgaste no cilindro, pistão e anéis, farão ter uma diferença entre os cilindro, portanto não garante que você encontrará o defeito da junta de cabeçote, e se medir com o equipamento que eu te falei (que pressuriza a linha de arrefecimento) vai depender de o quanto estaria danificada a junta. A inspeção visual é uma ótima análise ainda, porém depende da desmontagem de todo o conjunto.
Por isso que só locias especializados ou retificas conseguem medir com precisão trincas e empenamentos de cabeçotes. Mas nesse caso abriu o cabeçote necessáriamente a junta tem que ser nova pois ela sofre um esmagamento na montagem.
[]s
Leo, foi usado o que pressuriza a linha do arrefacimento, e não deu vazamento. Então a junta ou o cabeçote podem (e deve, se Deus quiser, ser a junta) estar danificados, porem não apareceu. O pessoal da oficina que estou acostumado a levar o carro falou que, aparentemente, está tudo em ordem. Levei em uma oficina especializada em Mit, aqui em São Paulo, testaram tudo que foi possivel e tambem falaram que pelos teste e visualmente está tudo certo, mas pelo relado que contei seria melhor abrir pra ver se está danificado, e consequentemente colocar uma junta nova.
Qual a melhor escala para o manometro do oleo? 5, 7 ou 10?
Abraço e valeu pela ajuda
Ilton Filho
leobnaval
16/09/2011, 23:32
Por que não explicou antes? Se eu soubesse que você queria o pH da água...
Era só você ler a postagem e iria ver que o conteúdo do texto se refere a isso....só falta eu começar a ter que explicar o que está escrito kkkkk.
Quanto a como medir o PH existem diversos métodos e equipamento, até teste de piscina mede o pH.
Primeiramente, não emiti juízo de sua personalidade.
Daniel, tambem não me referi a sua pessoa, apenas estavamos comentando de sistema de arrefecimento, quando você descreu sobre as propriedades da água, eletrólise, como medir a condutividade, enfim várias informações que não dão sequência a discussão do tópico.
Simplesmente, seu método de teste está equivocado.
O método de teste não é meu porque não fui eu que criei apenas encontrei o conteúdo e postei aqui, se quiser discutir os métodos favor entrar em contato com o autor do texto.
E eu ja efetue experimentos para se medir condutividade de soluções aquosas com pilhas e multimetro, será que meu professor esta equivocado quanto ao método de medição?
[]s
leobnaval
17/09/2011, 00:35
Se você fez os testes e não achou vazamento, e a água continua a baixar o nível devido ao transbordamento do reservatório, seria bom tentar trocar a tampa novamente, talvez até por uma tampa de outra L200 que não apresente o problema, assim você garante a sua tampa estava funcionando e tem certeza que a tampa instalada está ok , pois estava funcionando em outra L200.
Se mesmo assim continuar a ter que completar o nível e/ou a camionete subir a temp. de modo que não seja normal chegar a ponto de ferver, ou o ponteiro passar do ponto normal de funcionamento, o jeito será você abrir o cabeçote mesmo.
Qual a melhor escala para o manometro do oleo? 5, 7 ou 10?
Cara eu não lembro qual é a pressão de óleo da L200 até achei numa tabela, mas os valores estão estranhos para uma aplicação ele diz 0,29 bar e para outra 2 bar a 700RPM para o mesmo motor 4D56T, a maioria das aplicações a pressão de óleo não passa de 6 bar, portanto um manometro de 7 bar, vareria uma ampla gama de aplicação porém perderia em precissão de leitura comparando com um de 5 bar, caso não tivesse leitura acima de 5 bar.
[]s
Costalonga
17/09/2011, 10:30
Eu tenho os dois aqui em casa (o anticorrosivo - uso na Ranger - e o aditivo 'completo'). Só não comparei o nº da peça para ver se era o mesmo.
Imperador!
Tu tem como confirmar pra mim o numero daquele aditivo "completo" da MWM pra mim?
E se possível sabe uma base de preço que praticam nele?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Imperador!
17/09/2011, 15:39
Imperador!
Tu tem como confirmar pra mim o numero daquele aditivo "completo" da MWM pra mim?
E se possível sabe uma base de preço que praticam nele?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Peça Nº 9.0193.05.6.0012 (esse daqui não aquele que é 1L para 30L de água. É o normal).
O preço, não lembro, mas deve estar, no máximo, a 10 reais o litro por aqui.
Costalonga
17/09/2011, 16:30
Peça Nº 9.0193.05.6.0012 (esse daqui não aquele que é 1L para 30L de água. É o normal).
O preço, não lembro, mas deve estar, no máximo, a 10 reais o litro por aqui.
Normal que você diz é que a mistura fica sendo de 50% dele mais 50% de agua desmineralizada?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Imperador!
17/09/2011, 17:06
Normal que você diz é que a mistura fica sendo de 50% dele mais 50% de agua desmineralizada?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Issaê :concordo:
Detalhe: como PJ eu compro ele por uns R$ 4 reais. Mas como eu falei, não lembro do preço exatamente
Moipessoa
17/09/2011, 18:17
concordo com o Leo, a verificação visual da junta do cabeçote deve ser a ultima alternativa na busca da solução do problema, uma vez que apos retirada a junta antiga, sendo ela ou não a causadora do problema, deverá ser substituída. pode preparar umas oncinhas, pq fica em torno dos R$600,00 a R$1.000,00.
SAPO-BOMBA
17/09/2011, 19:07
Junta pra esse motor só presta a Mitsubishi, ou em caso de não encontrar ela, a Ajusa.
A Mitsubishi custa em torno de R$ 250,00 e a Ajusa custa menos de R$ 200,00
A que eu coloquei quando mexi no motor foi Ajusa, até hoje está tudo OK.
Moipessoa
17/09/2011, 19:26
ficou incompleto o post, :parede::parede:, desculpem
o valor a que me referi é incluindo a mão de obra.
e junta, se possivel, a original Mit.
Ilton007
19/09/2011, 11:38
No sabado levei o carro novamente a oficina e a valvula termostática tava travada... Porem a agua do reservatório do radiador começou a borbulhar... (coisa que não estava fazendo...) então como vocês já tinham me falado, o cabeçote foi pro saco...
Agora a duvida mudou: se der mando retificar ou não é aconselhavel. Na oficina me falaram para colocar um novo, original, mas se eu quisesse eles mandariam ver se dar pra retificar...
Abraço
leobnaval
19/09/2011, 13:40
Rodou com valv. travada, deu sorte se afetar só o cabeçote, ainda mais que você viajou com ela assim.
Quando tirar o cabeçote é bom ver se não empenou o bloco, bloco ninguém vê se empenou aí você pode trocar o cabeçote que for com a junta que for que o problema vai continuar.
Leva seu cabeçote em uma ou mais retificas e pede para medir, se for possivel fazer a retifica (aplainar) eles te avisam, mas só aceite fazer a retifica depois de fazer as medições e teste de trinca (este teste de trinca é pago) as medições são gratuitas, pois dependendo do quanto empenado ele estiver o cabeçote não aceita retifica.
Aproveita para retificar válvulas, trocar retentores, etc.
Eu prefiro um bom serviço de retifica do que um cabeçote novo, a não ser que garanta que o cabeçote novo é original mit.
[]s
Costalonga
19/09/2011, 13:47
Rodou com valv. travada, deu sorte se afetar só o cabeçote, ainda mais que você viajou com ela assim.
Quando tirar o cabeçote é bom ver se não empenou o bloco, bloco ninguém vê se empenou aí você pode trocar o cabeçote que for com a junta que for que o problema vai continuar.
Leva seu cabeçote em uma ou mais retificas e pede para medir, se for possivel fazer a retifica (aplainar) eles te avisam, mas só aceite fazer a retifica depois de fazer as medições e teste de trinca (este teste de trinca é pago) as medições são gratuitas, pois dependendo do quanto empenado ele estiver o cabeçote não aceita retifica.
Aproveita para retificar válvulas, trocar retentores, etc.
Eu prefiro um bom serviço de retifica do que um cabeçote novo, a não ser que garanta que o cabeçote novo é original mit.
[]s
Cabeçote Autimpex também é bom.
Se a Tupy fabricar cabeçote pode comprar que também é bom.
Pelo menos os blocos da Mercedes é ela que fabrica.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
SAPO-BOMBA
19/09/2011, 14:45
Tem que fazer as coisas na ordem:
- Checa o cabeçote, manda fazer o teste de trinca e veja se está trincado, se estiver descarte e compre um novo.
- Se não estiver trincado, tem que tirar as medidas pra ver o quanto empenou. Dependendo do tanto de material que vá ser tirado, não vale a pena, se for o primeiro passe e o empenamento não for grande, então retifique.
- Junta só presta a Mitsubishi e a Ajusa, dando preferência pra primeira. Se não encontrar, pode ir de Ajusa que tb é muito boa.
- Válvulas não são tão caras se procurar bem. Comprei o kit de válvulas da Metal Leve e saiu por menos de 25 reais cada válvula. Por esse preço vale muito a pena meter logo um jogo novo de válvulas caso vá trocar o cabeçote por outro novo.
- Um jogo de juntas completo sai na faixa de 200 reais ( não vem a do cabeçote ), coloque tudo novo pra evitar dor-de-cabeça.
- Troque os selos do bloco tb, não tem pq não aproveitar pra trocar algo tão barato enquanto o motor está fora do carro.
São apenas algumas das dicas que vale a pena seguir, mesmo que não vá retificar o motor por inteiro.
leobnaval
19/09/2011, 22:52
X2 SAPO, Agora se ele não for tirar o motor do veiculo, não sei se dá pra trocar todos os selos, mas os que derem concerteza deverão ser trocados e quanto a troca de válvulas, vale o mesmo que os cabeçotes eu só considero a troca se estiverem apresentando desgates e não aceitarem a retifica. Porque peça original de montadora é uma coisa peça de reposição é outra.
É claro que se encontra peças boas a venda no mercado, mais é muito mais fácil achar peças de má qualidade. Embora saiba da qualidade dos produtos da metal leve, não sei quem é o fornecedor de válv. para os motores mitsubishi.
[]s
Pequeno jr
21/09/2011, 08:45
X2 SAPO, Agora se ele não for tirar o motor do veiculo, não sei se dá pra trocar todos os selos, mas os que derem concerteza deverão ser trocados e quanto a troca de válvulas, vale o mesmo que os cabeçotes eu só considero a troca se estiverem apresentando desgates e não aceitarem a retifica. Porque peça original de montadora é uma coisa peça de reposição é outra.
É claro que se encontra peças boas a venda no mercado, mais é muito mais fácil achar peças de má qualidade. Embora saiba da qualidade dos produtos da metal leve, não sei quem é o fornecedor de válv. para os motores mitsubishi.
[]s
X3
Já está com o pé na merda .. termina de afundar. A pessoa tem que entender que qualidade das peças é vital para o bom funcionamento e loginvidade do motor.
SAPO-BOMBA
21/09/2011, 13:51
Exatamente Pequeno Jr... Ou pára e desmonta pra fazer bem feito ou não faz. Se for fazer meia-boca, vai ser o mesmo que c***r e não se limpar.
Ilton007
23/09/2011, 12:56
Pessoal,
Foram feitos os testes na retifica e realmente, por sorte, só afetou o cabeçote.
Já está sendo feito a retifica do cabeçote e valvulas.
Já providenciei os selos, para serem trocados todos possiveis, a Junta original e a junta da tampa de valvula tambem. Fora a valvula termostática que está travada, então comprei uma nova e agora estou em dúvida na helice. Troco por uma de 11 pas tendo que fazer alguma mudanças que ainda não sei qual para ela encaixar ou continuo com a de 8 pas original.
Sapo, vi em outro topico que você falava do problema de quebra dessa helice de 11 pas. Ainda continua acontecendo ou trocaram de fornecedor? Sabe algo sobre isso?
Abraço
SAPO-BOMBA
24/09/2011, 20:36
Ilton007, se for troca por outra hélice, coloque uma igual à que já estava antes. Se vc não tinha problemas com ela, então não tem pq mexer.
Eu coloquei uma hélice de nylon de 8 pás, mas com maior arrasto por causa das pás com maior ângulo, me serve perfeitamente bem até hoje.
Ilton007
28/09/2011, 19:59
Carro pronto!!!:euforico:
Ficou pronto e testei o carro no mesmo percurso onde o ponteiro subia e a agua baixava. Tudo normal, ponteiro la em baixo, perto do 0, variando quase nada (não chega nem perto de 1/4 onde antes chegava em 3/4). A agua não volta nada, ou quase nada. Com o reservatório na marca do MAX, quando parei o carro, fui direto olhar e não chegou nem perto de transbordar como antes, mem mesmo tinha vapor na mangueira de respiro (ou ladrão, sei lá) do reservatório.
Preferi seguir os conselhos que recebi aqui no forum, afinal foi para isso que enchi o saco de vocês... Tudo novo e original.
Perguntei pro mecanico sobre o aperto dos parafussos do cabeçote e ele me disse que tem que ser numa certa sequencia e com os torques corretos. Pesquisei no forum e tambem achei essa informação, para minha surpresa, pois ai vi que, apesar das boas indicações que tive do mecanico ele tambem faz as coisas como devem ser. E para minha maior surpresa, dei uma passada na oficina bem na hora que ele estava dando o aperto, com torquimetro e tudo... ai fiquei mais aliviado...
Valeu por todas as dicas e agora é só cuidar bem da viatura :cool: (prometi pra mim mesmo que não ando mais a 140km/h, quase certeza que foi isso que esquentou o carro as 2 vezes).
Abraço
Ilton Filho
leobnaval
28/09/2011, 21:23
Blz, agora sobre a andar a 140 sem problema, desde que você monitore a temp.
Aparentemente seu mecânico fez o correto, agora só lembre de voltar daqui 1 mês aprox. para conferir o torque de todos os parafusos do cabeçote.
[]s
Costalonga
28/09/2011, 22:24
Ilton007, se for troca por outra hélice, coloque uma igual à que já estava antes. Se vc não tinha problemas com ela, então não tem pq mexer.
Eu coloquei uma hélice de nylon de 8 pás, mas com maior arrasto por causa das pás com maior ângulo, me serve perfeitamente bem até hoje.
Sapo, saberia informar qual hélice é essa que você está usando?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
SAPO-BOMBA
29/09/2011, 15:46
Sapo, saberia informar qual hélice é essa que você está usando?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
É um modelo que equipa algumas Sprinter 310/313:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=204974&d=1261003419
Costalonga
29/09/2011, 19:21
Show de bola.
Eu vi algumas hélices de PU, até alguns motores MWM estão vindo com estas hélices, deve ser resistente também né?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Edu&MarciaSulMG
09/10/2011, 23:47
A nossa ( GL 2001) estava com o problema do aquecimento em subidas fortes e longas ou quando na estrada passávamos dos 3000 rpm. A primeira coisa que fiz foi trocar a tampa e a situação piorou...começou a inchar mangueiras e a aguá ia fervendo para o reservório. transbordava e não voltava para o radiador. Então surgiu a idéia de colocar uma tampa selada (sem a mola) assim pelo menos a agua voltaria ao radiador...Deu certo mas não resolveu o aquecimento. Então resolvi abrir o alojamento da válvula termostática e testá-la fora na panela de agua quente....ela tava funcionando bem....Porem deduzi que a vazão era pequena para o volume de agua quente a passar....Então decidi aumentar a vazão hehe: com uma furadeira e broca 3mm fiz 6 furinhos na coitada limpei rebarbas e montei de novo....Fiz uma limpeza também no sistema de arrefecimento (se tomasse o caldo curava até anemia de tanto ferrugem). Houve uma melhora de 80 %. e só em situações muito extremas a temperatura passavam um pouquinho da metade. Percebi tambem que a temperatura baixava mais rápido e havia uma maior inercia para aquecer o motor.
Carlos A. C. Azevedo
10/10/2011, 10:07
A nossa ( GL 2001) estava com o problema do aquecimento em subidas fortes e longas ou quando na estrada passávamos dos 3000 rpm. A primeira coisa que fiz foi trocar a tampa e a situação piorou...começou a inchar mangueiras e a aguá ia fervendo para o reservório. transbordava e não voltava para o radiador. Então surgiu a idéia de colocar uma tampa selada (sem a mola) assim pelo menos a agua voltaria ao radiador...Deu certo mas não resolveu o aquecimento. Então resolvi abrir o alojamento da válvula termostática e testá-la fora na panela de agua quente....ela tava funcionando bem....Porem deduzi que a vazão era pequena para o volume de agua quente a passar....Então decidi aumentar a vazão hehe: com uma furadeira e broca 3mm fiz 6 furinhos na coitada limpei rebarbas e montei de novo....Fiz uma limpeza também no sistema de arrefecimento (se tomasse o caldo curava até anemia de tanto ferrugem). Houve uma melhora de 80 %. e só em situações muito extremas a temperatura passavam um pouquinho da metade. Percebi tambem que a temperatura baixava mais rápido e havia uma maior inercia para aquecer o motor.
A sua é a quadradinha e a temperatura quando ta aquecida não passa do 1/4 do ponteiro né? o que seria essas situações extremas? andar a mais de 3500 rpm por algum tempo? atolado tentando sair?
Muito boa a ideia, tem umas fotos?
:concordo:
Ilton007
10/10/2011, 19:33
Nesse final de semana que passou fiz a primeira viagem depois que saiu da oficina. Como falei antes, so tinha testado num trajeto que sempre faço aqui por perto de casa e o carro ja esquentava.
Andei por 180Km a uma velocidade de 105 Km/h, de manhazinha com um tempo meio nublado, diminuia nas passagens por pedagios e o ponteiro nem mexia (onde normalmente passava do meio d marcador). Não chegou nem a 1/4 do marcador e nem mexeu no nivel da agua no reservatorio.
Na volta, já num sol de 30 graus, ac ligado, e tambem não chegou a 1/4 do marcador. A agua baixou um pouquinho, um dedo no reservatorio, mas tambem acho que nada de anormal.
Agora voltando a vida de vai e volta na cidade, o carro apresenta tudo normal, ecom o desempenho um pouco melhor.
Tava com o c# na mão durante a viagem, parecia que a qualquer hora o carro ia esquentar, só fiquei tranquilo qundo cheguei ao destino, o carro esfriou e eu vi que o nivel da agua estava tudo em ordem... Oh sensassão ruim, quem já passou por isso deve saber o que estou falando
Abraço a todos e boa semana
Ilton Filho
Edu&MarciaSulMG
11/10/2011, 21:41
A sua é a quadradinha e a temperatura quando ta aquecida não passa do 1/4 do ponteiro né? o que seria essas situações extremas? andar a mais de 3500 rpm por algum tempo? atolado tentando sair?
Muito boa a ideia, tem umas fotos?
:concordo:
Sim a nossa é a GL 2001. O normal dela é andar bem próximo da metade. Passa um pouco disso em subidas e andando acima de 3100 RPM. Porém não ferveu mais. Importante é não extrapolar dos 50% na proporção do aditivo de radiador, pois quanto maior essa concentração menor é a capacidade de troca térmica. Estou andando a 25% atualmente.
Agora ela esta parada aqui em casa pois estourou a correia dentada. Vou tirar o cabeçote amanhã...Seguir o manual em inglês e vamu qui vamu! Carro velho é assim mesmo! Alegrias e tristezas...mas sempre apreendendo!
Carlos A. C. Azevedo
11/10/2011, 22:05
Sim a nossa é a GL 2001. O normal dela é andar bem próximo da metade. Passa um pouco disso em subidas e andando acima de 3100 RPM. Porém não ferveu mais. Importante é não extrapolar dos 50% na proporção do aditivo de radiador, pois quanto maior essa concentração menor é a capacidade de troca térmica. Estou andando a 25% atualmente.
Agora ela esta parada aqui em casa pois estourou a correia dentada. Vou tirar o cabeçote amanhã...Seguir o manual em inglês e vamu qui vamu! Carro velho é assim mesmo! Alegrias e tristezas...mas sempre apreendendo!
Rapaiz, quebrou a correia? mas tava no tempo, ou foi que a correia que não aguentou? o motor só parou? travou de vez?? :shock::shock:
Boa sorte:concordo:
Afinal, alguém aqui conhece algum proprietário de l 200 outdoor, modelo 2008 em diante, que esteja com kilometragem igual ou superior a 150.000 sem relatos de aquecimento, sem "bater o motor" e sendo usadas nos estilos "socando a bota" e " arrastando pesoo ladeira acima"?
Quero comprar uma HPE 0KM, mas, o passado me recomenda prudência......
SAUDAÇÕES A TODOS!
PauloLimited
14/10/2011, 00:00
Afinal, alguém aqui conhece algum proprietário de l 200 outdoor, modelo 2008 em diante, que esteja com kilometragem igual ou superior a 150.000 sem relatos de aquecimento, sem "bater o motor" e sendo usadas nos estilos "socando a bota" e " arrastando pesoo ladeira acima"?
SAUDAÇÕES A TODOS!
Se o seu socando a bota for correr, a L200 num serve. Com ela tem que ser de 120km/h pra baixo.
Na questão de carregar peso ou rebocar, que aqui que o bixo pega, so ficar de olho no ponteiro da tempera e manutenção sempre em dia.
Imperador!
14/10/2011, 08:31
SAUDAÇÕES A TODOS!
Primeiro, picape não é carro pra correr.
Mas se quer pegar uma, a L200 não lhe serve. Qualquer outra (Triton, Hilux, Ranger, Frontier, Amarok...) vai correr muito mais e muito mais confortavelmente.
Walter L. L. Casitta
14/10/2011, 08:43
SAUDAÇÕES A TODOS!
Outdoor com 150.000Km e motor original deve ser pouco difícil de achar...
Pequeno jr
15/10/2011, 11:23
Outdoor com 150.000Km e motor original deve ser pouco difícil de achar...
Ter até tem, mas é mosca branca de olhos azuis.
A L-200 que eu achava que não ia abrir o bico nunca devido a forma que a pessoa dirige e que é de um amigo aqui do forum, la do RJ que por enquanto não vou falar o nome, L-200 Outdoor GLS 2009/2010 foi a última vítima sobre este assunto.
Resultado ... migrou para uma Triton
PauloLimited
15/10/2011, 11:38
A minha tem 140652 Km rodados e pelo jeito que ta indo vai bem ainda durante um bom tempo. Pórem das L200 com esse motor, pode ser das quadradas até as Outdoor, que eu conheço( de amigos e parentes, to contando as que eu já andei e diriji que deve dar umas 10) a minha foi a única que passo dos 100 mil rodados sem bater.
Imperador!
16/10/2011, 16:58
Ter até tem, mas é mosca branca de olhos azuis.
A L-200 que eu achava que não ia abrir o bico nunca devido a forma que a pessoa dirige e que é de um amigo aqui do forum, la do RJ que por enquanto não vou falar o nome, L-200 Outdoor GLS 2009/2010 foi a última vítima sobre este assunto.
Resultado ... migrou para uma Triton
Coincidentemente, esse fds dirigi a Outdoor de um amigo.
Tá com 87 mil (ano 2007), comprada zero.
Falei com Francisco, chefe da Top Car, ccss Mit de Natal/RN e o mesmo me afirmou que foram modificados:
1. Vaso de expansão do líquido de arrefecimento;
2. A entrada da mangueira no radiador;
3. a Hélice de 8 para 11 pás;
4. O caminho da água foia modificado no interior do motor.
Porém, desconhece que a válvula termostática tenha sido trocada por uma "mais fria" (se não foi, penso que deveria ter sido trocada SIM por uma de no máximo 88º).
Afirmou também que mesmo as OUTDOOR automáticas não deram mais problemas de aquecimento (doa no 2009 em diante) e que conhece uma que está com 130.000 Km rodados e com motor lacrado sem relatos de aquecimento e sem "bater o motor", mas, não soube informar se o dono puxa peso nela ou se usa como "carro de cidade".
Fica aí minha contribuição, todavia, peço a gentileza dos colegas foristas postarem se conhecem alguma outdoor acima de 2009 que seja usada em trabalho pesado de peso e esteja com 150.000 sem aquecimento e sem bater o motor.
Pesquisarei bastante antes de comprar
Saudações
PauloLimited
18/10/2011, 16:40
Falei com Francisco, chefe da Top Car, ccss Mit de Natal/RN e o mesmo me afirmou que foram modificados:
1. Vaso de expansão do líquido de arrefecimento;
2. A entrada da mangueira no radiador;
3. a Hélice de 8 para 11 pás;
4. O caminho da água foia modificado no interior do motor.
Porém, desconhece que a válvula termostática tenha sido trocada por uma "mais fria" (se não foi, penso que deveria ter sido trocada SIM por uma de no máximo 88º).
Afirmou também que mesmo as OUTDOOR automáticas não deram mais problemas de aquecimento (doa no 2009 em diante) e que conhece uma que está com 130.000 Km rodados e com motor lacrado sem relatos de aquecimento e sem "bater o motor", mas, não soube informar se o dono puxa peso nela ou se usa como "carro de cidade".
Fica aí minha contribuição, todavia, peço a gentileza dos colegas foristas postarem se conhecem alguma outdoor acima de 2009 que seja usada em trabalho pesado de peso e esteja com 150.000 sem aquecimento e sem bater o motor.
Pesquisarei bastante antes de comprar
Saudações
Eu acho que apartir de 2009 num teve mais L200 AT, por isso que ele num sabe de relato de nenhuma que esquento.
O cara trabalha pra MIT, lógico que ele vai falar que resolveram o problema.
Todas as L200 com esse motor esquentam, só depende do "aroxo". A minha nunca esquento, mas eu cuido muito bem dela, quando eu estrapolo é só em viangens que são poucas no ano, pórem bem longas, no mínimo 650km andando na média de 3500 rpm as vezes passando dos 4000 mil.
Pra mim, todas esquentam, mas se vc quiser e só tomar uns cuidados a mais que ela atende bem. No preço da L200 da pra comprar coisa melhor, pensa bem.
Olá.
Desculpa desenterrar o topico porem colocando imagens.
Um cidadão colocou passo a passo um video no Youtube, dos processos do kit - gelo.
Não conheço a pessoa que fez os videos.
kit gelo L200 part1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Zwe0LDs6rqs&list=UUhgwnf6VlWz9O5hY4ehDnXg&index=18&feature=plcp)
Edu&MarciaSulMG
31/05/2012, 21:46
Rapaiz, quebrou a correia? mas tava no tempo, ou foi que a correia que não aguentou? o motor só parou? travou de vez?? :shock::shock:
Boa sorte:concordo:
Tava entrando na garagem...em baixa rotação...mas Abri tudo troquei a correia e num precisou mecher no cabeçote..já andei 30 mil Km nela e nada nem fumaceia....Tá até melhor que antes pois aproveitei e regulei as Varvula!
Edu&MarciaSulMG
31/05/2012, 21:50
Olá.
Desculpa desenterrar o topico porem colocando imagens.
Um cidadão colocou passo a passo um video no Youtube, dos processos do kit - gelo.
Não conheço a pessoa que fez os videos.
kit gelo L200 part1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Zwe0LDs6rqs&list=UUhgwnf6VlWz9O5hY4ehDnXg&index=18&feature=plcp)
Nesse Video a única coisa que dá pra ver bem são os orifícios de uma bomba d'agua cheios de ferrugem!! Com certeza uma das causas do aquecimento
Claud Alvin
02/06/2012, 01:42
edu... se liga cara. a quantidade de ferrugem só poderia ser medida em microns. não trate quem se esforça tanto aki como um mero leigo, valorize o trabalho! seria muito infantil da minha parte não ter percebido apenas isso. tenho lido cada coisa aki q nem dá mais vontade de postar. desculpem mas tem genio demais aki
Mantiqueira
02/06/2012, 19:15
edu... se liga cara. a quantidade de ferrugem só poderia ser medida em microns. não trate quem se esforça tanto aki como um mero leigo, valorize o trabalho! seria muito infantil da minha parte não ter percebido apenas isso. tenho lido cada coisa aki q nem dá mais vontade de postar. desculpem mas tem genio demais aki
De acordo Cláudio, a gente tem que ouvir cada uma..
De acordo Cláudio, a gente tem que ouvir cada uma..
Gente, descobri um fato interessante sobre o aquecimento dos motores da L200 AT 141 CV, sei de gente do interior que teve diversos problemas com a viatura e atê perdeu o motor. Mais, vamos colocar um pouco de engenharia no negócio.
Bem, aquecimento do motor significa claramente atrito mecânico e o mesmo se minimiza com um bom lubrificante; diminuindo o atrito das peças do motor durante o funcionamento também economizamos combustíveis. Esses motores estão superotimizados devidos a sua repotencialização ao longo dos anos, por tanto não economizar no lubrificante, utilize sempre o magnatec ( castrol ) sintético. Sei que é mais caro, porém perder o motor é mais caro ainda. Durante as súbidas na estrada ou com carga, nunca utilize o ar condicionado, pois sobrecarrega o motor ( parece absurdo ). Não ultrapasse os 120 Km / hora, a caixa não foi dimensionada para altas velocidades ( apenas 4 marhas ). Mantenha o filto de ar sempre limpo e troque a cada no máximo 10 mil Km. Sei de gente que discorda sobre o líquido de arrefecimento, aquele que é refrigerante para o radiador, más é necessário, pois mantem a temperatura estável da máquina e ainda protege o motor e juntas da oxidação / corrosão.
Mais, acredito que o lubrificante é o vilão da história. A Mitsubishi, recomenda o óleo mineral e o sintético, mais a diferença de rendimento dos lubrificantes são gritantes, da água para o vinho, como dizemos aqui no sul. Bom, espero ter contribuido, a minha experiência com a L200 esta sendo boa, gosto bastante da minha máquina. abraços
Gente, descobri um fato interessante sobre o aquecimento dos motores da L200 AT 141 CV, sei de gente do interior que teve diversos problemas com a viatura e atê perdeu o motor. Mais, vamos colocar um pouco de engenharia no negócio.
Bem, aquecimento do motor significa claramente atrito mecânico e o mesmo se minimiza com um bom lubrificante; diminuindo o atrito das peças do motor durante o funcionamento também economizamos combustíveis. Esses motores estão superotimizados devidos a sua repotencialização ao longo dos anos, por tanto não economizar no lubrificante, utilize sempre o magnatec ( castrol ) sintético. Sei que é mais caro, porém perder o motor é mais caro ainda. Durante as súbidas na estrada ou com carga, nunca utilize o ar condicionado, pois sobrecarrega o motor ( parece absurdo ). Não ultrapasse os 120 Km / hora, a caixa não foi dimensionada para altas velocidades ( apenas 4 marhas ). Mantenha o filto de ar sempre limpo e troque a cada no máximo 10 mil Km. Sei de gente que discorda sobre o líquido de arrefecimento, aquele que é refrigerante para o radiador, más é necessário, pois mantem a temperatura estável da máquina e ainda protege o motor e juntas da oxidação / corrosão.
Mais, acredito que o lubrificante é o vilão da história. A Mitsubishi, recomenda o óleo mineral e o sintético, mais a diferença de rendimento dos lubrificantes são gritantes, da água para o vinho, como dizemos aqui no sul. Bom, espero ter contribuido, a minha experiência com a L200 esta sendo boa, gosto bastante da minha máquina. abraços
Eu usei óleo sintético na minha Pajero 2.8 por volta dos 160 mil km, consumia MUITO óleo e o ruído era altíssimo. Troquei por mineral, troco a cada 5000 e além de não consumir NADA de óleo, a não ser que estique para mais de 130 km/h, o ruído diminuiu significativamente. Conversando com meu mecânico na época, ele falou que jamais usa sintético em motor diesel, sempre mineral. Hoje no Troller, faço o mesmo, só uso mineral. A Pajero hoje está com 230 mil km, motor, câmbio, embreagem, eixos, tudo original. De manutenção, apenas alguns itens normais de desgaste como borrachas, etc e o padrão.
Eu usei óleo sintético na minha Pajero 2.8 por volta dos 160 mil km, consumia MUITO óleo e o ruído era altíssimo. Troquei por mineral, troco a cada 5000 e além de não consumir NADA de óleo, a não ser que estique para mais de 130 km/h, o ruído diminuiu significativamente. Conversando com meu mecânico na época, ele falou que jamais usa sintético em motor diesel, sempre mineral. Hoje no Troller, faço o mesmo, só uso mineral. A Pajero hoje está com 230 mil km, motor, câmbio, embreagem, eixos, tudo original. De manutenção, apenas alguns itens normais de desgaste como borrachas, etc e o padrão.
Jorgao, se tem razão, motores acima de 100.00 km não precisam de óleo sintético, pois as folgas já aumentaram, o óleo mineral vai melhor. Esqueci de comentar que o problema crítico das L200 AT é ou foi normalmente até os 80.000 km ( dados da Mit ) pois as folgas das peças do motor sairam na tolerância mínima. O projeto original do motor é japonês onde as temperaturas climáticas são amenas como aqui no sul e isso faz que o motor trabalhe dentro dos parâmetros para o qual foi concebido, já no norte ou nordeste...
Abraço
Cap Ataide
16/01/2013, 16:17
Alguém sabe se em alguma concessionária o kit gelo está em promoção?
Vou comprar um!:oops:
Apesar de nao ter aquecido (muito) nas dunas de Jeri, já passei uns dois apertos com o ponteirinho subindo e o sistema de arrefecimento está ok (radiaor novo, fluido e etc).
Imperador!
16/01/2013, 16:43
Em vez de comprar o kit completo (no mínimo R$ 2.000), porque você não sela o sistema de arrefecimento e troca a válvula termostática?
Como a tua não tem problema de aquecimento, só isso deve deixar ela bem friazinha em Jeri!
leobnaval
16/01/2013, 18:22
Em vez de comprar o kit completo (no mínimo R$ 2.000), porque você não sela o sistema de arrefecimento e troca a válvula termostática?
Como a tua não tem problema de aquecimento, só isso deve deixar ela bem friazinha em Jeri!
Essa é uma das soluções, troca a valv. termostática pela que possui abertura com temp. menor.
Mais o mais recomendado é ao menos selar o sistema (troca de reservatório e mangueiras), pois essa troca aumenta a pressão do sistema de 0,9 bar para 1,4 bar e aumentando a pressão você aumenta a eficiência de troca térmica e também aumenta o ponto de ebulição do fluído de arrefecimento.
Descrição do que eu fiz:
Eu fiz um kit gelo parcial, mesmo a minha não apresentando problemas de aquecimento (L200 95)
Apenas passei o radiador para sistema selado, o sistema original funciona com 0,9 bar e o sistema selado (igual ao do kit gelo) com 1,4 bar.
Reservatório do Siena/Palio/Strada sistema Valeo marca: Gonel cód. G-1307 R$35,00
Tampa do reservatório Siena/Palio/Strada Click cód. TC-4051 R$5,00
Suporte do reservatório: Fiz com retalhos de chapa que tinha em casa, soldei e pintei R$ 0,00
Retalhos de tubos de Inox e fiz um "T" soldei com Tig R$10,00
Mais uns R$15,00 de abraçadeiras
E R$45,00 de mangueira 3/4" e 3/8" para ligar o reservatório no sistema do radiador
O radiador estava com um suporte solto, e aproveitei para tampar a região da tampa superior dele e colocar um respiro lateral para ligar no reservatório a loja especializa ainda testou e pintou o radiador R$80,00
Aproveitei para trocar as mangueiras do radiador superior e inferior.
Mangueira superior, usei a do Palio (só precisar cortar as pontas para deixa-la mais curta) R$15,00
Mangueira inferior, o cara da autopeça achou uma parecida (conforme a amostra que eu levei) R$18,00
[]s
Tem algumas fotos aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/107248-l200-1995-4x2-l200-4.html#post1767141
[]s
Sergio Pohlmann
18/04/2013, 22:01
Boa Noite!
O meu nome é Sergio pohlmann, moro em Canoas - RS. Tenho uma camioneta L200 ano 2000 e passei pelo mesmo problema 2 vezes. troquei 02 cabeçotes. Por azar tricou novamente e estou no terceiro cabeçote e a solução que eu encontrei foi retirar a valvula termostatica e travar a embreagem da helice. Agora a temperatura chega somente a um terço do marcador. Por incrivel que pareça, até o barulho do motor melhorou, ficou mais suave e com mais pressão. Para travar a helice gastei R$ 70,00 ( setenta reais ) O meu e-mail é:sr.pohlmann@uol.com.br
Jon_offroad
18/04/2013, 22:18
Curiosidade me bateu, as L200 com aquecimento ocorrem com mais frequência em cidades com clima mais quente???
Isso tem enfase??? Parece que influência de temperatura externa não determinaria um aquecimento maior... 1% na pior das hipóteses...
Agora isso é verdade, em um puta calor de 40 graus, subindo uma baita ladeira ai o caboclo tem que saber dosar e manter o motor o menos sufocado possível....
leobnaval
19/04/2013, 00:17
Boa Noite!
O meu nome é Sergio pohlmann, moro em Canoas - RS. Tenho uma camioneta L200 ano 2000 e passei pelo mesmo problema 2 vezes. troquei 02 cabeçotes. Por azar tricou novamente e estou no terceiro cabeçote e a solução que eu encontrei foi retirar a valvula termostatica e travar a embreagem da helice. Agora a temperatura chega somente a um terço do marcador. Por incrivel que pareça, até o barulho do motor melhorou, ficou mais suave e com mais pressão. Para travar a helice gastei R$ 70,00 ( setenta reais ) O meu e-mail é:sr.pohlmann@uol.com.br
Então se prepara para trocar o quarto cabeçote...
Amigo você não arrumou o problema, só mascarou o defeito. Não atuou na causa dele, portanto vai continuar quebrando constantemente.
Travar a hélice só é recomendado em emergência, o correto é ter a embreagem viscosa funcionando normalmente.
Assim como manter a válvula termostática, retirando ela você aumenta o desgaste do motor e diminuí sua vida útil.
Como já disse você achou soluções para mascarar o defeito, mais não solucionou o problema.
O ideal seria ter realizado medições e testes em todas as peças do motor antes de ficar trocando o cabeçote, além do serviço ter que ser feito por alguém especializado e que conheça mecânica diesel e Mitsubishi.
Barulho suave e com mais pressão....legal isso heim rsrsr
O correto seria analisar o sistema de arrefecimento, sistema de alimentação, verificar empenamento no bloco do motor, verificar sistema de admissão e escape quanto a restrições, pressão de óleo, pressão de turbina, etc...
Aí você poderia solucionar o problema e retirar as gambiarras que fez.
[]s
leobnaval
19/04/2013, 00:19
Curiosidade me bateu, as L200 com aquecimento ocorrem com mais frequência em cidades com clima mais quente???
Isso tem enfase??? Parece que influência de temperatura externa não determinaria um aquecimento maior... 1% na pior das hipóteses...
Qualquer motor sofre com o aumento da temp. externa desde a diminuição da eficiência da troca térmica, como na admissão do ar mais quente.
Porém isso já é previsto nos projetos e não "deveriam" causar anomalias no funcionamento do veículo.
[]s
406695406696406697406698Eu ja nem tenho mais a L-200, mas quando ainda tinha, uma amigo aqui do forum, de Terezopolis resolveu o problema da dele colocando um ventilador elétrico na frente. Ele usou um da linha chevrolet, pois era mais barato.
As Pajero ja saiam e continuam a sair de fabrica com estes ventiladores, que inclusive resolvem o problema das L-200 quando ficam paradas muito tempo e o ar condicionado para de gelar, pois precisam de um descolamento de no minimo 40 ou 60km/h... o ventilador eletrico simula este deslocamento.
Nas antigas L-200 RS (de competicao) o que eles faziam era simplesmente colocar um radiador maior, a cabeça do radiador era quase o dobro do tamanho da normal, e isso aumentava em quase 3 litros de agua a capacidade dele, melhorando a refrigeracao, e solucionando o problema.
Carlos A. C. Azevedo
20/04/2013, 11:34
Jairo, pode até ver, as Pajero sport mais novas, de 2009>, o reservatório do óleo da direção hidráulica ficava do lado do radiador e passou pro lado do filtro de ar, posso não estar certo, mas isso indica que aumentaram o radiador.
Até mesmo o Sapo, colocou um radiador da ranger V6 na Galloper dele e nunca teve problemas de aquecimento.
Junior-L200Power
24/04/2013, 11:51
Meu mecânico colocou radiador de Pajero na L200 dele...só não sei de qual Pajero que é V6 ou diesel!!
Ele é meio maluco e coloca mais de 140km/h direto na L200 dele e não ferve de jeito nenhum...
A L200 dele é das mais antigas, ano 96...
Se o da minha der zica algum dia eu vou fazer esse upgrade tbm, colocar um de Pajero!!
Mas graças a Deus até hoje tá tudo em ordem na minha, não esquenta em hipótese alguma...hehe
Abraço!
ADODL200
14/07/2013, 21:43
Prezados, boa noite, meu carro é uma L200 Sport HPE 2005,
Vendo que o problema continua sendo motivos para dúvidas e insatisfação resolvi compartilhar com vcs o que fiz e prá mim não tenho mais do que reclamar do carro.
Cabe ressaltar que troquei junta e cabeçote (sempre novos e originais) 3 vezes, tentei muitas coisas para resolver o problema até que instalei na frente do radiador de óleo uma 2ª ventoinha elétrica (astra, vectra ou zafira são todas iguais), levei a um puta eletricista e ele fez a instalação fazendo com que ela ligue independente ou junto com o ar condicionado, falo isso pois não é uma ligação simples de ser feita, depende de bitola de fios, relês, botões, fusíveis apropriados, etc... pois esta ventuinha trabalha com uma amperagem muito alta, mas amigo nunca mais eu vi o ponteiro passar do meio, detalhe, tô no RJ e por aqui as últimas semanas a sensação térmica era de 50º, dito no Jornal Nacional, quanto a velocidade ando entre 80km a 130km, e mais uma coisa o ar condicionado tenho que diminuir ou mesmo desligar, fica muito frio... (mesmo no trânsito) como nada é perfeito o contra fica por conta do alternador, que não é capaz de manter a bateria 100% carregada se usar ar condicionado e farol alto, mas isso é fácil administrar, dirija uns 10 minutos sem ar condicionado a noite e tudo estará bem no dia seguinte.
Prá melhorar mais um pouco coloquei uma bateria de 90ah Heliar, ficou 100%.
philippeL200
14/07/2013, 22:45
406695406696406697406698Eu ja nem tenho mais a L-200, mas quando ainda tinha, uma amigo aqui do forum, de Terezopolis resolveu o problema da dele colocando um ventilador elétrico na frente. Ele usou um da linha chevrolet, pois era mais barato.
As Pajero ja saiam e continuam a sair de fabrica com estes ventiladores, que inclusive resolvem o problema das L-200 quando ficam paradas muito tempo e o ar condicionado para de gelar, pois precisam de um descolamento de no minimo 40 ou 60km/h... o ventilador eletrico simula este deslocamento.
Nas antigas L-200 RS (de competicao) o que eles faziam era simplesmente colocar um radiador maior, a cabeça do radiador era quase o dobro do tamanho da normal, e isso aumentava em quase 3 litros de agua a capacidade dele, melhorando a refrigeracao, e solucionando o problema.
A minha já tem esse ventilador na frente!já veio assim!o carro nunca passou de 1/4 da temperatura mesmo rebocando um e andando bem na br 101 !
Murillus
29/11/2013, 18:48
vou ficar curiando o topico pois tenho muito a aprender sobre a L200...
Prezados...o "mal" da L200 inicia com a insuficiência de água, que no total, não ultrapassa 5L. Se você aumenta esta quantidade, pelo menos mais 1,5L as chances de nunca aquecer melhoram.
Caso o motor já tenha sido aberto, bom...acertar a taxa de compressão e a coceira que alguns tem em atuar na turbina, no óleo e etc., fica difícil.
Saudações
Marco
SAPO-BOMBA
30/11/2013, 23:23
Solução simples e eficaz pras L200 "antigas": Mete um radiador de HR/H100 que resolve sem precisar adaptações complicadas, nem travar a hélice, nem adicionar ventoinha elétrica, retirar válvula termostática e afins...
Eu rodo com uma Galloper, que tem o mesmo motor da L200, mas que pesa 250kg a mais que a L200. Tecnicamente já roda mais forçado, mas como coloquei um radiador com o DOBRO da litragem do original, matei o problema de uma vez.
E continuo usando válvula termostática normalmente, e ainda uso o Super LDA na bomba injetora, pra dar um gás a mais no motor.
0% de problemas com aquecimento há quase 3 anos.... Só alegria!
Será que a minha L200 GL 2011/2012 já teve este problema solucionado pela fábrica? Afinal se eles tiveram tantos problemas, eventualmente solucionaram nas mais novas...
Será?
Obrigado!
Jeepeiro doidao
05/12/2013, 20:38
Olá pessoal... Minha l200 ano 2000/2001 deu pau... cabeçote trincado... comprei um cabeçote novo e gostaria de saber qual é o torque de aperto dos parafusos do cabeçote...
Obrigado...
SAPO-BOMBA
05/12/2013, 23:55
Na própria embalagem da junta do cabeçote vem os apertos corretos, incluindo a sequência de aperto.
raphaell200
24/07/2014, 17:05
Boa tarde, tenho uma L200 savana 2010 e fiz a troca da correia dentada, e por consequência teve que esvaziar o radiador, sendo o mesmo preenchido com um aditivo verde (não lembro marca). Após o serviço, toda vez que chego em 120km/h a temperatura do motor sobe bastante. Vale salientar que jamais havia superaquecido, mesmo em velocidades acima de 140 km/h. Alguém sabe informar se pode ser o fluído? Se tem que ser o original da Mitsubishi?
O mecânico que efetuou a troca afirmou que poderia desligar o termostato que resolveria o problema!!!
SAPO-BOMBA
24/07/2014, 17:28
Boa tarde, tenho uma L200 savana 2010 e fiz a troca da correia dentada, e por consequência teve que esvaziar o radiador, sendo o mesmo preenchido com um aditivo verde (não lembro marca). Após o serviço, toda vez que chego em 120km/h a temperatura do motor sobe bastante. Vale salientar que jamais havia superaquecido, mesmo em velocidades acima de 140 km/h. Alguém sabe informar se pode ser o fluído? Se tem que ser o original da Mitsubishi?
O mecânico que efetuou a troca afirmou que poderia desligar o termostato que resolveria o problema!!!
Procure se informar da marca do aditivo utilizado.
Se tem dúvidas, mande esvaziar todo o sistema, limpar, e colocar aditivo de seu conhecimento, comprado por VOCÊ.
Recomendo no seu caso os aditivos da Mitsubishi, se não encontrar ou o valor for proibitivo, procure pelo Paraflu UP, que é um cor de laranja. Ou então os da Wurth ( rosa ou laranja )
Moipessoa
24/07/2014, 20:40
Procure se informar da marca do aditivo utilizado.
Se tem dúvidas, mande esvaziar todo o sistema, limpar, e colocar aditivo de seu conhecimento, comprado por VOCÊ.
Recomendo no seu caso os aditivos da Mitsubishi, se não encontrar ou o valor for proibitivo, procure pelo Paraflu UP, que é um cor de laranja. Ou então os da Wurth ( rosa ou laranja )
Sapo, tem sintomas de ser VT travada quando o veiculo está acima de 140 km/h, + -. ja que deveria estar toda aberta, dando plena passagem de fluido?
raphaell200
24/07/2014, 22:20
Sapo, agradeço a informação e repasso: liguei na autorizada, informaram que só vende o galão. O preço do litro sai a R$ 25. Amanhã vou pessoalmente tentar negociar só a litragem necessária. Como sempre, disseram que tem que agendar uma revisão e blablablabla...
SAPO-BOMBA
24/07/2014, 23:08
Sapo, tem sintomas de ser VT travada quando o veiculo está acima de 140 km/h, + -. ja que deveria estar toda aberta, dando plena passagem de fluido?
Não não, fosse válvula travada, superaquecia até mesmo em ponto morto...
Poderia suspeitar da tampa, do radiador ou do aditivo. Afinal existem aditivos que tem função apenas anticorrosiva.
E no caso das L200 Sport/Outdoor, o ideal é que seja anti-fervura/anti-espuma.
Lucas.PantaleaoGLS
25/07/2014, 08:50
Luís Antônio, e as de hoje persistem com mesmo problema? Porque algumas aquecem e outras não? todas aquecem? Pelo que vejo somente as outdoor que saiu de linha está acontecendo isto.
raphaell200
26/07/2014, 15:09
Boa tarde. Efetuei a troca do aditivo (verde, não sei a marca) pelo aditivo original da Mitsubishi e o problema de aquecimento parou.
Surgiu uma nova dúvida: ao trocar o aditivo o mecânico não liberou o sistema de arrefecimento (ou aquecimento do interior do veículo), ou seja, ficou parte do aditivo antigo (verde) e não quero misturar com o novo. Alguém sabe se tem como tirar o aditivo do sistema de arrefecimento sem precisar misturar com o aditivo do radiador?
PabloReis
26/07/2014, 15:22
Ola pessoal, minha l200 ano 96 esta com uma vela de aquecimento queimada, não entendo mto de mecânica por isso tenho que levar para um, o problema é que ela não pega mais, acho q é pela vela queimada, que eu testei e contatei a queima, a pergunta é: Ela não pega mesmo com 3 velas funcionando? apesar de aqui estar batendo uns 15 graus de dia, moro no rio grande do sul, e como eu faço para leva-la até o mecânico.Abraços.
SAPO-BOMBA
26/07/2014, 16:03
É pra pegar numa boa, mesmo com três velas. Vc testou todas as velas? Testou se a bobina está mandando corrente pras velas?
Outra coisa que tb acontece é que a ordem de ignição/explosão do cilindro pode afetar a partida.
A vela que queimou foi do primeiro ou do último cilindro? Experimenta colocar uma das velas boas no lugar da que queimou...
Adrianosiq
26/07/2014, 18:25
Esses carros da Mit a diesel são uma fria. Ou melhor dizendo uma quentura.
Como disse um amigo para o irmão dele que queria comprar uma L200. "Você é doido. Prá que arrumar uma sarna dessa para sua vida". O cara desistiu na hora.
O 2.5 é um motor manjado, equipa L200, H100, HR e aquela van da mit "L300". E todo mundo reclama que esquenta.
Em qualquer oficina de vans sempre tem pelo menos um motor de HR aberto para fazer.
O 2.8 eu não conheço, mas pela reputação do 2.5 não quero nem de graça. Uma vez li um relato de um proprietário de Pajero sport que da vontade de chorar. A Mit não respeita um cliente que paga 100K no carro. Só isso já é motivo para passar longe.
Não adianta inventar. Motor diesel bom é Mercedes, MWM, Toyota, até o Maxion que equipava ranger e land é melhor que esses cabeça quentes.
Não é opinião é constatação. Vejam o tamanho desse tópico e pensem se vale a pena correr o risco.
Esta comprovado que o motor 4D56 tem problemas no arrefecimento, porém acredito que o cuidado com o carro e a correta manutenção reduz drasticamente este problema... Tenho uma SPORT HPE AT impecável, e em meio a alguns problemas, agora ela está com cabeçote trincado aos 160.000 km pois a válvula termostática travou. Muitos me chamam de louco e me questionam o por que de ainda não ter vendido o carro, a resposta é simples e quem é apaixonado por carro vai entender, muitas vezes compramos carro pela emoção e não pela razão.... Confesso que muitas vezes pensei em me desfazer dela, mas no final acabo desistindo pois o prazer que L200 me passa é difícil de se encontrar em outras picapes. Claro que existem picapes mais novas , modernas, porém que tem uma L200 entende o que estou falando, mesmo com todos os defeitos, é um excelente carro e todo carro tem defeitos, é uma máquina!!!
SAPO-BOMBA
26/07/2014, 22:58
Esses carros da Mit a diesel são uma fria. Ou melhor dizendo uma quentura.
Como disse um amigo para o irmão dele que queria comprar uma L200. "Você é doido. Prá que arrumar uma sarna dessa para sua vida". O cara desistiu na hora.
O 2.5 é um motor manjado, equipa L200, H100, HR e aquela van da mit "L300". E todo mundo reclama que esquenta.
Em qualquer oficina de vans sempre tem pelo menos um motor de HR aberto para fazer.
O 2.8 eu não conheço, mas pela reputação do 2.5 não quero nem de graça. Uma vez li um relato de um proprietário de Pajero sport que da vontade de chorar. A Mit não respeita um cliente que paga 100K no carro. Só isso já é motivo para passar longe.
Não adianta inventar. Motor diesel bom é Mercedes, MWM, Toyota, até o Maxion que equipava ranger e land é melhor que esses cabeça quentes.
Não é opinião é constatação. Vejam o tamanho desse tópico e pensem se vale a pena correr o risco.
Cara, menos... Existem casos e "causos", e o motor do carro não fala pra poder se defender. Pq o que tem de gente que fez merda e botou a culpa no carro, não tá no gibi.
Meu amigo mesmo tem uma L200 GLS 2003 com mais de 250 mil rodados, nunca abriu cabeçote ou motor, só troca óleo, aditivo e bota diesel pra rodar. E continua perfeita, mesmo ele judiando do carro.
Carro é procedência e manutenção, salvo os casos em que aparecem defeito de fabricação.
Ah, motor é Mercedes? Toyota? MWM?
Desculpa cara, mas todos esses motores tb já foram abertos aos montes, principalmente os Mercedes pq dão muito pau na turbina e nos injetores, e acabam detonando o motor. E os últimos MWM tem sido uma verdadeira bosta, vide os Troller 3.2 e as últimas S10 com o Sprint eletrônico...
Agora cá entre nós, falar que o Maxion da Land/Ranger é bom... Só se for o 2.8 Power Stroke! Pq o 2.5 até hoje é uma inhaca que muito mecânico torce o nariz e o mercado tb rejeita como as F-1000 HSD aí como prova.
Tem motor sim, que dura mais que os outros, se usados numa mesma rotina e tendo a mesma manutenção.
À propósito, o problema de temperatura das L200 é mais culpa da Souza Ramos do que do motor em si. Visto que o projeto desse motor não contemplava tamanho aumento de potência sem a devida atenção pra redimensionar a refrigeração.
Vamos se informar antes de ficar com achismos...
Junior-L200Power
27/07/2014, 18:02
Vendi a minha ex L200 GLS 2003 com 228.000km e o motor nunca foi aberto!!
Foi minha desde 2004 e comprei com 19.000km aprox...
Nunca ferveu nem deu dor de cabeça com mecânica...só estourei uma turbina uma vez pois entupiu o retorno de óleo, daí quebrou o eixo rotor!!
Agora tenho uma Outdoor 2010 HPE que chego o pau nela todo santo dia e até agora nunca esquentou, ela está com 130.000km!!
Já rodei 30.000km nela, dentre os quais 22.000km está rodando com Unichip com uma programação muito forte!!
Não tenho do que reclamar no carro, só as pessoas qua andam comigo reclamam do anco traseiro apertado!!
Sapo, sem dúvida que as primeiras L200 Sport tiveram alguns problemas/vícios ocultos que posteriormente foram corrigidos aos poucos!! Na minha opinião o que veio depois disso é relaxo de dono!!
Eu acho que um grande problema do motor 4D56 no Brasil é que não abaixaram a taxa de compressão pra elevar a potência!!
Na europa esse mesmo 4D56, porém com cabeçote 16V, utiliza 17:1 de compressão (aqui no Brasil 21:1) e rende seus 175cv e 41kgfm na L200 Triton de lá!! Essa redução da compressão certamente deu uns bons KM de vida a mais pra esse motor!!
Se as mesmas escolhas tivessem sido adotadas aqui para o Brasil, a história dessa picape poderia ter sido bem diferente...
Abraço!
Adrianosiq
27/07/2014, 18:18
Afinal o que compõe esse KIT da mit que resolve o problema desses motores? Uma vez um mecânico da mit me disse que eles fazem um pequeno furo na válvula termostática. Não pode ser essa a solução do tal KIT.
Williamjohn
27/07/2014, 22:31
Infelizmente é verdade, muito linda mas deixa a desejar no motor
poderiam colocar o motor 2.8 diesel que vinha nos troller, frontier... Entre outros
para mim o motor mwm é um dos melhores motores, sem contar que as peças são bem mais barata é mais fácil vc destruir o carro do que fazer um motor mwm.
tive um troller com este motor, não posso reclamar, não incomodou nem uma vez, sendo que fiz o diferencial, os 2 cardam, entre outros detalhes. Bom resumindo, cagaram na mecânica, pois é a pick up mais bala delas
animalam
11/11/2015, 22:29
Dica para os coleguinhas foristas fazerem em suas l200.
O "tê" é do fiat tempra; o cebolão é qualquer um com temperatura máxima em 95 oC.
A lâmpada, padrão de caminhões.
O funcionamento: quando a temperatura da água chega em 95 oC, acende a luz dentro do painel. Em 92 oC (e abaixo disto), apaga.
A516243516244
Edintruder
12/11/2015, 11:53
Animalam, boa essa espia de monitoramento, pois evita muitos problemas antes de chegar num ponto crítico do motor, e à tempo de salvar o motor de um superaquecimento.
animalam
16/11/2015, 16:30
Começando a saga de esfriar esta quadradinha antes de perder o cabeçote.
Pesquisamos bastante. Íamos instalar o do mercedes ou da toyota bandeirante, mas cada um deles tem o seu problema. O mercedes era muito grande; o da toyota é menor, mas com três fileiras de tubos.
Assim optamos pelo da l200 outdoor (encontrado aqui por R$ 970), pois além de aparentemente ser maior e melhor, aqui em Manaus é quase metado do preço do original da GL quadradinha (R$ 1400):
516611
Diferença dos mangotes inferiores (aproveitei para comprar um novo da outdoor). O mangote novo deu certinho no motor com o radiador novo:
516612
Mangote superior, o antigo deu certo:
516613 516614
Outras fotos:
516615 516616
O defletor anterior é pequeno. Se for colocá-lo, o único jeito é prendê-lo no arame ou naquelas fitinhas pretas plásticas (vai ficar horrível). Não tem nas principais lojas o defletor para venda. Sugestões??
O maior problema que eu pensava que teria, na verdade é o menor deles: como prender o radiador maior.
Estamos providenciando uns suportes de aço para prender nos quatro parafusos. Mas, parece que não é necessário, pois só os mangotes já mantem o radiador direitinho no lugar dele. Arame resolve, mas para ficar "bonito", vamos fazer de barra chata de aço parafusada.
Espero contar com a ajuda e os "pitacos" técnicos dos especialistas daqui.
animalam
18/11/2015, 14:33
Colegas,
Atualizando a saga de esquentar da minha GL 2005.
Primeiramente, obtive a mesma da eletrobras. Ficou aprox. 2 a 3 anos parada e estava sem a válvula termostática. Provavelmente tinha funcionado muito tempo sem a válvula.
Apesar de ser burrão, sou defensor da válvula e seu os seus benefícios, incluindo a vaporização de combustível que se dilui com o óleo do motor durante a queima, além de otimizar a queima e melhorar o funcionamento das partes móveis.
Assim, instalei uma válvula com abertura em 77oC, e - então - começaram os aquecimentos.
Coloquei o radiador zerado da outdoor, mas continuou esquentando.
Coloquei um ventilador elétrico, continuou esquentando.
Com o ventilador elétrico (à direita), abriu-se um espaço no radiador (à esquerda) onde dá para colocar a mão e ver a temperatura do mesmo. Assim, deu para perceber claramente, bem claro mesmo, que a parte superior (do radiador) estava bem quente, enquanto a parte inferior, fria. Diferença de uns 40 oC ou mais!!!
Aí deu aquele 'insight'... hehe... falta circulação de água!! Tem algo errado! Mesmo com a válvula aberta, motor esquentando (sensor em 95 oC), o radiador estava frio na parte inferior e quente na parte superior!
Ontem tirei a válvula e - eureka - nada de esquentar mais. Agora o radiador esquenta em cima e embaixo rápido.
Já testamos bastante aqui e não esquentou mais.
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=DCOFnzlKhqk
516751
Para os colegas com ventilador 'normal' de palhetas, não é recomendado tirar a válvula pois o motor trabalhará sempre frio. O meu aqui esquenta até os 82 oC, aí sim o ventilador começa a funcionar. É diferente de quem tem ventilador 'direto' de palhetas.
Eu - se estivesse com ventilador normal - tentaria furar a válvula todinha, para aumentar a vazão de água para o radiador.
Inclusive, vou fazer isto, usar só o corpo da válvula para criar uma obstrução pequena e diminuir UM POUCO a água que vai para o radiador.
Resumo, a culpada pelo aquecimento na L200 GL 2005 na minha opinião é a válvula termostática que obstrui demais a passagem de água para o radiador. Ou - de acordo com o funcionamento hidráulico das L200 - alguma diferença de pressão bloco x radiador impede a água do radiador (menor pressão e mais fria) ir para o bloco (maior calor e pressão).
Agradeço a atenção dos colegas
animalam
18/11/2015, 23:20
O vídeo anterior foi removido. Postei novamente: https://youtu.be/sPqsTFLgiEc
Apesar de muito tempo passado, alguém teve algum tipo de retorno/solução por parte da MIT.?. Estou pesquisando para comprar uma l200 Outdoor HPE 2012 mas estou preocupado com o problema. Obrigado
Dinho_BH
07/03/2016, 13:16
Daira,
Me parece, pelo histórico de mensagens do forum, que neste ano (2012) o problema crônico de aquecimento já tenha sido resolvido.
Abraços.
raphael.meira
13/03/2016, 00:01
boa noite pessoal, praticamente já li esse é quase todos desse fórum kakaakk... sou um proprietário de uma l200 gls 2006 2007, comigo nunca esquentou, no dia que esquentou um pouco pois uso sensor de temperatura digital no cabecote simplesmente a água tava baixa e de la a duas semanas atrás baixando diariamente e o problema foi o bendito cabecote trincado, ao desmontar percebi que não existe a correia do contrabalança, minha pergunta é, vale a pena mexer nisso e colocar essa correia ou como já veio desativada deixar assim mesmo...
Sítio São Miguel
02/05/2016, 09:53
Registro aqui que a minha também apresenta esse problema em viagens longas em região serrana ou até mesmo no transito pesado em dia de muito calor com o ar condicionado ligado no máximo.
VITOR MELLO TOLEDO
03/05/2016, 20:20
Alguém sabe me dizer onde encontro esse kit gelo e as peças que o compõem o mesmo pois estou interessado em adquirir para comprar fora da concessionaria ou alguém sabe quanto custa?
Olá,tenho uma outdoor 2008 que comprei a uns meses atras.De tanto ver relatos de aquecimento ,resolvi acrescentar refrigeração na minha.Pois bem!A minha intenção é usar a própria ventoinha do Ar-condicionado ,fazendo ela funcionar por meio de 2 reles que desacopla a central do ar condicionado ( evitando danos ao sistema elétrico ).Um rele desacopla o positivo ,enquanto o outro rele desacopla o negativo ,desconectando e conectando a ventoinha direto na bateria.Enquanto o motor não esquenta ,caso queira usar o ar-condicionado ,de nada interfere.Após esquentar o motor do veiculo ,o cebolão aciona as bobinas dos 2 reles ,acoplando o eletro ventilador na bateria.Após esfriar,o cebolão desarma os reles .Obs. o radiador não tem cebolão.Em meu caso adaptei na caixa inferior do radiador ,o cebolão.
anexei neste site as fotos e esquema.Desenhei o esquema quem se interessar.
Apesar da minha L200 2008 outdoor não dar super aquecimento ,cheguei a ver a temperatura subir a 3/4 em viajem.Resolvi usar a própria ventoinha do ar-condicionado para ajudar a esfriar o radiador.Coloquei reles para desacoplar o A/C caso não esteja sendo usado ,e acoplar o radiador de agua /cebolão .Também levei para quem mexe com radiador ,o radiador para colocar na parte inferior do radiador , e próximo a saída d'agua ,uma porca para colocar cebolão ,porém com o furo para baixo ,facilitando a retirada do liquido de arrefecimento ,sem perda do liquido de arrefecimento .Para mim ficou perfeito!Usei cebolão universal de 76º e válvula termostática de 82º valor original para à minha outdoor .Irei tentar anexar o desenho técnico que fiz.Após adaptação ,sub um ladeira várias vezes, engatado a tração em marcha ré ,para aquecer o motor.De fato após varias tentativas ,desci do veiculo e percebi a ventoinha do A/C funcionando .Andei sem tracionar uns 300 metros e estacionei em uma praça ,onde fui verificar a ventoinha externa .Verifiquei que não estava acionada.Fíz duas vezes esse teste ,e também percebi que a temperatura não sai do meio do marcador.Sempre travada no meio.!Vou tentar adicionar aqui no site.
chris_scub
26/05/2018, 14:46
amigo "Animalam". Qual o kit de motor elétrico e helice voce colocou na L200 ?
Samuel Junior
10/09/2020, 23:05
Fala pessoal, desde o começo do ano estava na saga de comprar uma caminhonete para trabalho, desde o começo do ano estava pesquisando sobre S10 e Frontier motorização MWM 2.8 mecânico e Hilux 2.8 ou 3.0 "quadrada". Acabei optando pela Hilux 2.8 ano 2000 aspirada, paguei 31 mil reais, bem conservada e ainda veio com turbo, o que ajuda em retomadas dando um gás apenas em baixa rotação.
Pois bem, durante a saga também estava pesquisando L200, mas eu li aqui e em vários outros locais na internet o problema de superaquecimento dela, ela é muito queimada por isto. Porém estava conversando com meu mecânico hoje e ele me disse que as L200 mais antigas "farol quadrado" (versão GLS não Sport), do ano de 1994 até o ano 2003, a versão fraquinha de apenas 87 cavalos, não dá este problema. Ele explicou que como ela é mais fraca exige menos do carro, o que faz com que problemas de superaquecimento não aconteçam (ou acontece muito menos?). Ele disse que as versões construídas nestes anos valem a pena pegar, são muitos desvalorizadas e a maioria dos caras que procuram caminhonete não sabem disto, com muitas custando na faixa dos 20 aos 25 mil reais, muitas vezes muito bem conservadas.
Afinal de contas, meu mecânico está certo ou é apenas viagem?
Fala pessoal, desde o começo do ano estava na saga de comprar uma caminhonete para trabalho, desde o começo do ano estava pesquisando sobre S10 e Frontier motorização MWM 2.8 mecânico e Hilux 2.8 ou 3.0 "quadrada". Acabei optando pela Hilux 2.8 ano 2000 aspirada, paguei 31 mil reais, bem conservada e ainda veio com turbo, o que ajuda em retomadas dando um gás apenas em baixa rotação.
Pois bem, durante a saga também estava pesquisando L200, mas eu li aqui e em vários outros locais na internet o problema de superaquecimento dela, ela é muito queimada por isto. Porém estava conversando com meu mecânico hoje e ele me disse que as L200 mais antigas "farol quadrado" (versão GLS não Sport), do ano de 1994 até o ano 2003, a versão fraquinha de apenas 87 cavalos, não dá este problema. Ele explicou que como ela é mais fraca exige menos do carro, o que faz com que problemas de superaquecimento não aconteçam (ou acontece muito menos?). Ele disse que as versões construídas nestes anos valem a pena pegar, são muitos desvalorizadas e a maioria dos caras que procuram caminhonete não sabem disto, com muitas custando na faixa dos 20 aos 25 mil reais, muitas vezes muito bem conservadas.
Afinal de contas, meu mecânico está certo ou é apenas viagem?
Então, as L200 Sport/Savana 2003-2008 teve sim o problema do superaquecimento quando a MMC Automotores colocou o módulo HPE para aumentar a potência porém existe boletim técnico da própria MMC para as concessionárias para resolver esse problema porém só disponibilizado se o mecânico da concessionária solicitar, notadamente foi a substituição da pá do ventilador do motor original de 6 para um de 11 pás e uma alteração na válvula termostática do radiador (abertura do furo de passagem de água). Outra coisa que pode ocasionar no superaquecimento do motor é a carbonização na turbina VGT que pode travar o mecanismo do VGT e também superaquecer o veiculo por não abrir corretamente a válvula de alivio (wastegate)
Leonardo Rios
03/10/2020, 21:44
Seu mecânico está certo. Já trabalhei com todas as L200. Essas de 87 cv não possuem esse problema. O modelo Triton e essa mais nova, Triton Sport, também nunca me deixaram na mão.
Mauricio Rossetto
18/12/2021, 08:00
Olá estimados, alguém sabe dizer se há diferença na litragem dos radiadores da l200 2.5 e da Pagero 2.8 ?
Estevão Netto
29/12/2022, 09:54
Bom dia a todos, sou novo por aqui e estou com problemas que talvez os senhores já tenham tido tbm....
Tenho uma L200 Gl, ano 2000, com problemas de superaquecimento, o problema ocorre quando passo por uma subida mais longa e mais severa.
Já instalei o kit gelo, já retirei a termostática (76º) melhorou um pouco mas nas subidas continua a temperatura alterando.
Peço aos senhores ajuda, o que devo fazer? pode ser problemas no cabeçote?
Um radiador novo e uma hélice de 11 pás pode ajudar?
Bom dia a todos, sou novo por aqui e estou com problemas que talvez os senhores já tenham tido tbm....
Tenho uma L200 Gl, ano 2000, com problemas de superaquecimento, o problema ocorre quando passo por uma subida mais longa e mais severa.
Já instalei o kit gelo, já retirei a termostática (76º) melhorou um pouco mas nas subidas continua a temperatura alterando.
Peço aos senhores ajuda, o que devo fazer? pode ser problemas no cabeçote?
Um radiador novo e uma hélice de 11 pás pode ajudar?
Um radiador novo sempre contribuirá na melhor troca de calor.
Todavia, é importante a polia viscosa estar eficiente, para girar bem a ventoinha, bem como a bomba d´água.
Se ela não não estiver eficiente, não circulará muita água pelo sistema, gerando o aquecimento excessivo.
Agora, se o cabeçote já estiver trincado, aí já é problema bem maior.
Investigue bem o estado de todos os componentes envolvidos.:concordo:
Estevão Netto
30/12/2022, 09:34
Bom dia, já fiz a troca da bomba d'água, travei a polia viscosa tbm, estou aguardando a chegada de um novo radiador, pois o meu estava realmente muito amassado. (Aletas amassadas). Tem alguma dica p saber se o cabeçote pode estar comprometido? Ou só desmontando p saber? (Ela não falha e não sopra o sistema de água).
Bom dia, já fiz a troca da bomba d'água, travei a polia viscosa tbm, estou aguardando a chegada de um novo radiador, pois o meu estava realmente muito amassado. (Aletas amassadas). Tem alguma dica p saber se o cabeçote pode estar comprometido? Ou só desmontando p saber? (Ela não falha e não sopra o sistema de água).
Se não está baixando o nível de água do radiador no dia a dia, se não faz fumaça branca na primeira virada do motor de manha, se não funciona irregular por dois ou três segundos nesta mesma partida, não terá problemas de cabeçote.
Um teste simples é tirar a tampa do radiador de manhã e escutar se faz barulho de descompressão. Caso dê o barulho, é indicativo de quê transferiu água do radiador para os cilindros via trinca do cabeçote. As vezes é só a junta do cabeçote que trincou.
Neste caso, só sacando fora o cabeçote, para saber qual o dano.
Você utiliza algum protetor de cárter, daqueles que começam desde a parte debaixo do para-choques?
Estes protetores cortam a passagem de ar na parte inferior do radiador.
Se vai trocar o radiador, ajudará muito no resfriamento.:concordo:
Estevão Netto
31/12/2022, 07:33
Bom dia, ótimas as informações.... Bom... Água não baixa, vou prestar atenção na fumaça, mas acho que não sai branca não, hoje mesmo vou ficar atento ao barulho retirando a tampa do radiador. Quando ao protetor de carter, tem o original, ele vai do para-choque até atrás mesmo. O novo radiador chega na semana que vem. Obrigado mesmo pelas dicas!
Bom dia, ótimas as informações.... Bom... Água não baixa, vou prestar atenção na fumaça, mas acho que não sai branca não, hoje mesmo vou ficar atento ao barulho retirando a tampa do radiador. Quando ao protetor de carter, tem o original, ele vai do para-choque até atrás mesmo. O novo radiador chega na semana que vem. Obrigado mesmo pelas dicas!
Ao trocar o radiador, aproveita e saca fora o protetor do cárter.
Pelo menos, por uma semana ou um mês, e veja se ajuda.
Se não vai fazer trilha pesada, não há necessidade do protetor.:concordo:
Estevão Netto
31/12/2022, 08:04
Farei isso 😁