Ver Versão Completa : Solução Para Aquecimento Das L200
A.Tavora
24/05/2008, 20:37
Opa!!! Não se esqueça dos meus direitos autorais..... :mrgreen: :mrgreen:
Alexandre, realmente teremos que tomar uma geladas pra começar a discutir este assunto. kkkkkkkkkk
Abçs
LUIS ANTONIO -BA
25/05/2008, 02:46
A minha L 200 SPORT 2004 se segurar a velocidade em 140 por uns 10 minutos a temperatura sobe perto do maximo, apesar dos conselhos, vou mandar tirar a válvula e travar a hélice fiz isso em uma GLS 2000 e resolvi o problema nunca. Alguem ai ja fez algo parecido? Deu certo? Qual o real problema que causa a retirada da válvula?
Jorge tirei o da minha 04/04 melhorou,porem nunca esquentou com velocidade, mas travar a helice deixa um barulho esquesito no carro, compra uma de 11 pas, ou coloca o Kit gelo.
JorgeLuizz
25/05/2008, 20:34
Jorge, vc so vai protelar o problema e forçar o aparecimento de outros. Tirar valvula termostatica de motor diesel é coisa de mecânico de beira de estrada.
Rssrs, já me disseram, inclusive aqui, mas nunca me disseram o que realmente influencia no funcionamento do carro,o mecanico me disse que por nossa região ser muito quente, o melhor seria tirar, e realmente quando tirei da minha GLS 2000 quadradinha a bichinha ficou cabeça de peixe, friiiiiiinha.
JorgeLuizz
25/05/2008, 20:37
Jorge tirei o da minha 04/04 melhorou,porem nunca esquentou com velocidade, mas travar a helice deixa um barulho esquesito no carro, compra uma de 11 pas, ou coloca o Kit gelo.
Já comprei usada e com 96 km esse kit gelo nao seria víavel pelo custo.
A minha trabalha com a o ponteiro da temperatura do meio pra frente. Vou tirar a válvula pra começar, depois vejo a hélice.
A minha trabalha com a o ponteiro da temperatura do meio pra frente. Vou tirar a válvula pra começar, depois vejo a hélice.
Jorge,
Pense bem se não vale a pena. Se vc gosta do carro, pretende ficar um bom tempo com ele e usa em condições severas, eu investiria no kit. Afinal, caso venha a acontecer um problema de super-aquecimento, o conserto vai sair mais caro que se vc tivesse instalado o kit.
É só uma sugestão.
Um abraço,
A.Tavora
25/05/2008, 20:52
Jorge, quando a L200 do meu cunhado foi para a troca do cabeçote na MIT, na entrega o chefe da oficina disse que havia retirado a VÁLVULA TERMOSTÁTICA e que não iria mais aquecer.
Tire a válvula da sua e observe a temperatura. Agora se junto poder trocar a hélice por uma de 11 PÁS ajudará bastante.
Abçs
Julio Militão
25/05/2008, 21:34
Jorge, quando a L200 do meu cunhado foi para a troca do cabeçote na MIT, na entrega o chefe da oficina disse que havia retirado a VÁLVULA TERMOSTÁTICA e que não iria mais aquecer.
Tire a válvula da sua e observe a temperatura. Agora se junto poder trocar a hélice por uma de 11 PÁS ajudará bastante.
Abçs
Oi gente,
Comprei uma L200 2003/2004 com 125.000 Km rodados os antigos donos já haviam trocado o cabeçote, que trincou com o problema de aquecimento. Quando a comprei coloquei o tal "kit gelo", que consiste num radiador com mais canaletas e uma ventoinha elétrica daquelas que ficam na frente e ainda coloquei uma bomba dágua nova. O problema de aquecimento, quando se dirige em dias quentes com velocidades superiores a 120 Km/h, continua. A 140 Km/h, após alguns minutos, o ponteiro chega perto do máximo, como, aliás, já disseram anteriormente, ou seja, não é confiável para velocidades mais altas por muito tempo. Hoje, já rodei uns 20.000 Km e a minha experiencia pode dizer que o kit melhora, porem, não resolve definitivamente o problema. Uma observação interessante que fiz foi que o cofre do motor não tem uma saida para o ar quente gerado pelo motor, tipo as saidas laterais nos paralamas de alguns modelos de L200, ou mesmo no capô. Observem que a água do limpador e mesmo do reservatório do radiador ficam muito quentes, pois não há uma exaustão para o calor. A verdade é que no motor da L200, como já foi dito tambem neste forum, os ductos (canais) de refrigeração são finos, adequados a lugares mais frios. Existem relatos, lidos aqui mesmo no forum, de L200s novas, com menos de 10.000 Km de uso, com o mesmo problema. O travamento da ventoinha com acoplamento viscoso e/ou retirada da vávula termostática não é recomendada, pois, eles foram projetados para entrar em funcionamento na temparatura ideal para o motor. Retirar a válvula, e/ou travar a ventoinha, só vai fazer com que o motor demore mais para atingir esta temperatura que, certamente vai ser ultrapassada. Este problema da L200 é bem documentado aqui no forum, porem, poucos realmente resolveram o problema. Um idéia que voces me deram foi a do ventilador com 11 pás, essa eu ainda não tentei!
Um abraço a todos
Oi gente,
Comprei uma L200 2003/2004 com 125.000 Km rodados os antigos donos já haviam trocado o cabeçote, que trincou com o problema de aquecimento. Quando a comprei coloquei o tal "kit gelo", que consiste num radiador com mais canaletas e uma ventoinha elétrica daquelas que ficam na frente e ainda coloquei uma bomba dágua nova. O problema de aquecimento, quando se dirige em dias quentes com velocidades superiores a 120 Km/h, continua. A 140 Km/h, após alguns minutos, o ponteiro chega perto do máximo, como, aliás, já disseram anteriormente, ou seja, não é confiável para velocidades mais altas por muito tempo. Hoje, já rodei uns 20.000 Km e a minha experiencia pode dizer que o kit melhora, porem, não resolve definitivamente o problema. Uma observação interessante que fiz foi que o cofre do motor não tem uma saida para o ar quente gerado pelo motor, tipo as saidas laterais nos paralamas de alguns modelos de L200, ou mesmo no capô. Obeservem que a água do limpador e mesmo do reservatório do radiador ficam muito quente, pois não há uma exaustão para o calor. A verdade é que no motor da L200, como já foi dito tambem neste forum, colocou canais de refrigeração finos, adequados a lugares mais frios. Existem relatos que lí aqui mesmo no forum de L200s novas, com menos de 10.000 Km de uso, com o mesmo problema.
Um abraço a todos
Amigo,
Acho que isto que vc mencionou não é o que chamamos de "kit gelo". O kit gelo transforma o sistema de arrefecimento da pkp em "selado". Pesquise aqui no fórum que vc vai ver do que ele é composto.
Um abraço,
A.Tavora
25/05/2008, 21:55
Oi gente,
Comprei uma L200 2003/2004 com 125.000 Km rodados os antigos donos já haviam trocado o cabeçote, que trincou com o problema de aquecimento. Quando a comprei coloquei o tal "kit gelo", que consiste num radiador com mais canaletas e uma ventoinha elétrica daquelas que ficam na frente e ainda coloquei uma bomba dágua nova. O problema de aquecimento, quando se dirige em dias quentes com velocidades superiores a 120 Km/h, continua. A 140 Km/h, após alguns minutos, o ponteiro chega perto do máximo, como, aliás, já disseram anteriormente, ou seja, não é confiável para velocidades mais altas por muito tempo. Hoje, já rodei uns 20.000 Km e a minha experiencia pode dizer que o kit melhora, porem, não resolve definitivamente o problema. Uma observação interessante que fiz foi que o cofre do motor não tem uma saida para o ar quente gerado pelo motor, tipo as saidas laterais nos paralamas de alguns modelos de L200, ou mesmo no capô. Observem que a água do limpador e mesmo do reservatório do radiador ficam muito quentes, pois não há uma exaustão para o calor. A verdade é que no motor da L200, como já foi dito tambem neste forum, os ductos (canais) de refrigeração são finos, adequados a lugares mais frios. Existem relatos, lidos aqui mesmo no forum, de L200s novas, com menos de 10.000 Km de uso, com o mesmo problema. O travamento da ventoinha com acoplamento viscoso e/ou retirada da vávula termostática não é recomendada, pois, eles foram projetados para entrar em funcionamento na temparatura ideal para o motor. Retirar a válvula, e/ou travar a ventoinha, só vai fazer com que o motor demore mais para atingir esta temperatura que, certamente vai ser ultrapassada. Este problema da L200 é bem documentado aqui no forum, porem, poucos realmente resolveram o problema. Um idéia que voces me deram foi a do ventilador com 11 pás, essa eu ainda não tentei!
Um abraço a todos
Júlio, td bem?
Este problema de aquecimento é um caso sério. Estes MOTORES infelizmente tem muitas limitações.
Dê uma olhada aqui e veja o que constitui o famoso "KIT GELO".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...867#post343867
Um grande abraço e boa sorte.
Pequeno jr
25/05/2008, 22:05
Tavora, atualiza o link pq não está funcionando.
A.Tavora
25/05/2008, 22:05
Júlio, td bem?
Este problema de aquecimento é um caso sério. Estes MOTORES infelizmente tem muitas limitações.
Dê uma olhada aqui e veja o que constitui o famoso "KIT GELO".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...867#post343867
Um grande abraço e boa sorte.
Veja aqui também.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25769 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25769)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336432&postcount=1103 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336432&postcount=1103)
Julio Militão
25/05/2008, 22:07
Caro A. Távora,
O link parece incompleto, poderia tentar coloca-lo novamente? Vejo que o que coloquei, parece-me que só não tem o reservatório de expansão de alta pressão.
Obrigado
Julio Militão
25/05/2008, 22:49
Veja aqui também.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25769 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25769)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336432&postcount=1103 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=336432&postcount=1103)
Caros Foristas,
Realmente o que colocaram no meu não tem reservatório de expansão de alta pressão e o radiador não é selado como no CA140020. A ventoinha original não foi trocada e colocaram uma elétrica na frente do radiador. Resultado: melhorou mas não resolveu. Vou ver se troco a ventoinha por uma d 11 pás, talvez...
Abraço a todos
LUIS ANTONIO -BA
26/05/2008, 01:04
Caros Foristas,
Realmente o que colocaram no meu não tem reservatório de expansão de alta pressão e o radiador não é selado como no CA140020. A ventoinha original não foi trocada e colocaram uma elétrica na frente do radiador. Resultado: melhorou mas não resolveu. Vou ver se troco a ventoinha por uma d 11 pás, talvez...
Abraço a todos
Amigo o CA 140020 é o Kit para as quadradinhas e os da bolinha (sport e outdoor) é o CA 140019 pois ela ja vem com a ventoinha eletrica.
toninhobonvicini
27/05/2008, 00:18
Boa noite aos amigos do forum. Sou novo aqui e tambem cheguei por causa de superaquecimento da minha L200 Sport HPE 2004/2005 que tem 120.000 km. Meu caso parece ser um pouco diferente da maioria. Nunca tive problemas por causa de velocidade e somente uma vez em subida prolongada. Entretanto, na semana passada, sem mais nem menos a temperatura subiu e o ponteiro começou a oscilar. Troquei a tampa do radiador e achei que tinha resolvido, mas que nada ! Numa viagem curta neste feriado fiz varias escalas indesejadas. Numa delas, mandei retirar a valvula termostatica na esperança de que ela fosse o problema mas não era. A agua continua sendo expulsa do radiador para o reservatorio auxiliar e dali para fora o que, depois de algum tempo, pela falta do-realmente-precioso liquido, provoca alta temperatura. Cheguei em casa mantendo a rotação na casa dos 2 mil poucos giros. Estou achando que a junta queimou, o que seria absurdo considerando que o carro é razoavelmente cuidado. Conversei com um sujeito que foi consultor da Mit e ele disse que tudo o que os reclamantes deste forum falam é verdade. Essa configuração de motor é um lixo mesmo. A potencia arrancada a forceps dele provoca o superaquecimento e praticamente não há como resolver. Quero me juntar aos que pretendem arrancar um recall da fabrica.
fernandoof
27/05/2008, 01:36
Boa noite aos amigos do forum. Sou novo aqui e tambem cheguei por causa de superaquecimento da minha L200 Sport HPE 2004/2005 que tem 120.000 km. Meu caso parece ser um pouco diferente da maioria. Nunca tive problemas por causa de velocidade e somente uma vez em subida prolongada. Entretanto, na semana passada, sem mais nem menos a temperatura subiu e o ponteiro começou a oscilar. Troquei a tampa do radiador e achei que tinha resolvido, mas que nada ! Numa viagem curta neste feriado fiz varias escalas indesejadas. Numa delas, mandei retirar a valvula termostatica na esperança de que ela fosse o problema mas não era. A agua continua sendo expulsa do radiador para o reservatorio auxiliar e dali para fora o que, depois de algum tempo, pela falta do-realmente-precioso liquido, provoca alta temperatura. Cheguei em casa mantendo a rotação na casa dos 2 mil poucos giros. Estou achando que a junta queimou, o que seria absurdo considerando que o carro é razoavelmente cuidado. Conversei com um sujeito que foi consultor da Mit e ele disse que tudo o que os reclamantes deste forum falam é verdade. Essa configuração de motor é um lixo mesmo. A potencia arrancada a forceps dele provoca o superaquecimento e praticamente não há como resolver. Quero me juntar aos que pretendem arrancar um recall da fabrica.
Junta, ou uma provável trinca no cabeçote
Anthoniusnikos
27/05/2008, 08:20
Toninho, fora o problema crônico das L200, não esqueça de verificar se a bomba d'água está boa.
Abs
Anthoniusnikos
fernandoof
27/05/2008, 08:50
Toninho, fora o problema crônico das L200, não esqueça de verificar se a bomba d'água está boa.
Abs
Anthoniusnikos
x22222222222
LUIS ANTONIO -BA
27/05/2008, 09:58
Esse caso seu é o caso tipico de trinca no cabeçote, primeiro que o sintomas de junta não é esse e segundo na Mit é mais facil trincar o cabeçote que queimar junta pois o material da junta é superior ao do cabeçote.
Palavras de quem ja trocou dois.
edubelem
27/05/2008, 16:19
A.Tavora, o fato de morarmos em um clima quente, apenas ira minimizar os problemas da sua retirada, forçar um motor, principalmente a diesel, em uma temperatura baixa, pode acarretar muitos problemas.
Este kit, acredito ser fácil de fazer, basta colocar um reservatório de alta pressão, uma tampa de radiador para sistema selado, e talvez mandar varetar o radiador.
Abs,
A.Tavora
27/05/2008, 18:29
Caros Amigos, hoje fui levar a PAJERO na MIT para consertarem o problema do AIR BAG que a luz no painel fica acesa. Enquanto estava aguardando p/ ser atendido me surpreendi quando vi uma L200 quadrada (modelo antigo) com 02(dois) eletro ventiladores, isto mesmo! DOIS ELETRO VENTILADORES. Será que o dono está com medo que o MOTOR ESQUENTE???????
Abçs.
edubelem
27/05/2008, 21:19
Caros Amigos, hoje fui levar a PAJERO na MIT para consertarem o problema do AIR BAG que a luz no painel fica acesa. Enquanto estava aguardando p/ ser atendido me surpreendi quando vi uma L200 quadrada (modelo antigo) com 02(dois) eletro ventiladores, isto mesmo! DOIS ELETRO VENTILADORES. Será que o dono está com medo que o MOTOR ESQUENTE???????
Abçs.
Gato escaudado tem medo de água fria he he he...
LUIS ANTONIO -BA
28/05/2008, 03:30
A.Tavora, o fato de morarmos em um clima quente, apenas ira minimizar os problemas da sua retirada, forçar um motor, principalmente a diesel, em uma temperatura baixa, pode acarretar muitos problemas.
Este kit, acredito ser fácil de fazer, basta colocar um reservatório de alta pressão, uma tampa de radiador para sistema selado, e talvez mandar varetar o radiador.
Abs,
Mas não esqueça que se deve trocar algumas mangueiras. pois o caminho que a agua irá percorrer é diferente, qdo o sistema é selado o retorno vai direto ao expansor, para depois ir ao radiador e então entra pro motor. Tem que ver o esquema correto.
A.Tavora
28/05/2008, 08:43
Abçs.
Olhando a foto dos 2 ELETRO VENTILADORES instalados, observei que eles tomam conta de toda a frente condensador(que fica a frente do radiador). Será que esta atitude não prejudica mais do que ajuda? Já que em velocidade ele restringe a passagem de ar.
Abçs
patoroco
07/09/2010, 20:50
Caros amigos
Estou com este problema de aquecimento na minha L200, acho que entrei numa fria quando adquiri esta camionete, a minha é 2006, dentro da cidade não dá defeito, é bonita, gostosa de dirigir, mas nos ultimos 3 meses é um problema atraz do outro, a primeira vez foi um mangote que liga a carcaça do motor a um cano que sai na lateral da turbina, o maldito começou a vazar, até que um mecânico trocou por um mangote usado em trator, a segunda vez sem esplicação começou a aquecer na estrada, o mecânico retirou a valvula termostática e testou dentro da cidade, não aqueceu, foi só pegar a estrada e a bendita voltou aquecer, perdi umas 4 a 5 horas na viagem devido o aquecimento. Mas um fato foi curioso, quando resolvi apertar as presilhas da tampa do radiador ai sim tive um pouco mais de sussego, pois antes a água fervia jogava no reservatório e do reservatório no chão, e quando apertei a presilha da tampa do radiador, diminui a volta da agua para o depósito, mas cheguei de viagem e estou aqui trocando, tampa do radiador, valvula termostática, mangote que fica enfiado em um lugar que pelo amor de Deus quem inventou aquilo deve ser um fdp. Gosto muito da minha L200, mas se for para continuar assim, sinceramente volta para a ranger ou mesmo para o porcaria da S10.
Imperador!
07/09/2010, 20:57
Abçs.
Isso aí é pra melhorar a eficiência do ar condicionado, na maior parte.
A influência na temp. do motor deve ser mínima.
Imperador!
07/09/2010, 21:00
Caros amigos
Estou com este problema de aquecimento na minha L200, acho que entrei numa fria quando adquiri esta camionete, a minha é 2006, dentro da cidade não dá defeito, é bonita, gostosa de dirigir, mas nos ultimos 3 meses é um problema atraz do outro, a primeira vez foi um mangote que liga a carcaça do motor a um cano que sai na lateral da turbina, o maldito começou a vazar, até que um mecânico trocou por um mangote usado em trator, a segunda vez sem esplicação começou a aquecer na estrada, o mecânico retirou a valvula termostática e testou dentro da cidade, não aqueceu, foi só pegar a estrada e a bendita voltou aquecer, perdi umas 4 a 5 horas na viagem devido o aquecimento. Mas um fato foi curioso, quando resolvi apertar as presilhas da tampa do radiador ai sim tive um pouco mais de sussego, pois antes a água fervia jogava no reservatório e do reservatório no chão, e quando apertei a presilha da tampa do radiador, diminui a volta da agua para o depósito, mas cheguei de viagem e estou aqui trocando, tampa do radiador, valvula termostática, mangote que fica enfiado em um lugar que pelo amor de Deus quem inventou aquilo deve ser um fdp. Gosto muito da minha L200, mas se for para continuar assim, sinceramente volta para a ranger ou mesmo para o porcaria da S10.
Cara, tenta a solução do AKPG pra sua L200.
Manda varetar o radiador e limpar o sistema. Em que velocidades você costuma viajar quando ela começa a esquentar, quantos giros no motor?
leobnaval
07/09/2010, 21:24
Patoroco, não adianta trocar tampa, válvula termostática e mangueira se não achar a causa do aquecimento, que pelo seu relato não é nenhum desses itens.
O melhor a fazer seria desmontar cabeçote e verificar se esta tudo ok (isso caso ela tenha fervido, se não ferveu não se preocupe com isto)
Limpeza do sistema de arrefecimento e troca do fluido utilize água destilada para diluir o aditivo (e aditivo de 1ª linha ou original), este serviço é apenas paliativo, porque pelo ano dela esta foi uma das que vai dar problema mesmo, para solucionar de vez só com o kit gelo, aí acaba sua dor de cabeça.
Procure no forum sobre kit gelo para L200, que tem bastante informação, inclusive de relatos semelhente ao seu.
[]s
Fabio Oppermann
07/09/2010, 23:19
Pô Luiz, muito boa esse teu relato e informação !!!
Valeu !!!
Pequeno jr
07/09/2010, 23:56
Caros amigos
Leve seu carro na Jonas no SOF sul e peça para Instalarem o Kit Gelo.
JuniorScartezini
08/09/2010, 17:15
Leve seu carro na Jonas no SOF sul e peça para Instalarem o Kit Gelo.
Eita Pequeno, você conhece o Índio, dono da Jonas Motors?
Fiz a revisão lá, conforme indicação do antigo dono.
Abraços!
Pequeno jr
08/09/2010, 17:37
Conheço não de amizade, mas devido a indicação da DITRAN para resolver algumas coisas de L-200 que vão chegando para arrumar.
Depois explico melhor .. falando nisso ontem estava ai por perto da tua região
JuniorScartezini
08/09/2010, 17:56
Conheço não de amizade, mas devido a indicação da DITRAN para resolver algumas coisas de L-200 que vão chegando para arrumar.
Depois explico melhor .. falando nisso ontem estava ai por perto da tua região
Beleza, o Índio realmente entende de MIT.
Opa, veio fazer trilhas?
Abraços!
Pequeno jr
08/09/2010, 18:03
Beleza, o Índio realmente entende de MIT.
Opa, veio fazer trilhas?
Abraços!
Q nada ... churrasco mesmo .. do pessoal do Friso.
Sábado tem expedição da independência do JCBsb ... infelizmente tenho MPU para fazer ... mas se fosse tu .. bom momento de estrar a sua viatura. Será uma viagem muito boa para a família.
Inscrição Hoje lá no JCT
JuniorScartezini
08/09/2010, 18:11
Q nada ... churrasco mesmo .. do pessoal do Friso.
Sábado tem expedição da independência do JCBsb ... infelizmente tenho MPU para fazer ... mas se fosse tu .. bom momento de estrar a sua viatura. Será uma viagem muito boa para a família.
Inscrição Hoje lá no JCT
Me manda os detalhes por email, pode ser?
Abraços!
Pequeno jr
08/09/2010, 18:20
Me manda os detalhes por email, pode ser?
Abraços!
POsitivo,
QRU a caminho.
QRV TKS.
JuniorScartezini
08/09/2010, 18:23
POsitivo,
QRU a caminho.
QRV TKS.
Estou no aguardo!
Obrigado!
Eae rapaziada!
Afinal de contas o kit gelo ajuda mesmo?
Quem já instalou a tempos e está com o forninho ajustado?
Estava de olho numa L200 2003 / 2003, que o próprio dono já me falou dos aquecimentos, como o preço estava bem em conta, estou pesquisando para saber se vale a pena ou não.
Abraços
Pequeno jr
26/09/2010, 09:46
Eae rapaziada!
Afinal de contas o kit gelo ajuda mesmo?
Quem já instalou a tempos e está com o forninho ajustado?
Estava de olho numa L200 2003 / 2003, que o próprio dono já me falou dos aquecimentos, como o preço estava bem em conta, estou pesquisando para saber se vale a pena ou não.
Abraços
Leva a L-200 no Jonas ou então no Menezes para fazer a instalação do Kit.
Marcelo-HPE
26/09/2010, 10:41
Fala Pequeno . como é esse KIt genérico do Jonas ou Menezes ??? é uma cópia fiel do original ??
Eles tb fazem o alargamento do flange da Bomba d´água ???
agora fiquei curioso.
abs
leobnaval
26/09/2010, 10:59
Fala Pequeno . como é esse KIt genérico do Jonas ou Menezes ??? é uma cópia fiel do original ??
agora fiquei curioso.
abs
X2..., o que estes caras fazem?
[]s
Pequeno jr
26/09/2010, 11:29
agora fiquei curioso.
abs
Xii .. ai agora eu não sei, mas assim que passar por lá .. eu vejo isso.
Eu acho que não viu marcelo, mas não custa perguntar
SAPO-BOMBA
26/09/2010, 16:15
Quando a gente vai ver, a maioria das vezes o problema reside no radiador e na maldita tampa que deixa de vedar corretamente...
Ou é radiador sujo, ou aletas amassadas, e ALGUMAS vezes a embreagem viscosa que não funciona corretamente na temperatura que ela tem que "travar"...
Eduardo Eustaquio
26/09/2010, 21:42
Quando a gente vai ver, a maioria das vezes o problema reside no radiador e na maldita tampa que deixa de vedar corretamente...
Ou é radiador sujo, ou aletas amassadas, e ALGUMAS vezes a embreagem viscosa que não funciona corretamente na temperatura que ela tem que "travar"...
Prezado Sapo,
Em alguns momentos você está certíssimo, a parte que acho incorreta é quando ocorre esses problemas de aquecimento nas L200 com pouquíssimo quilômetros. Veja que aqui mesmo no fórum você encontra relatos de aquecimento abaixo dos 10.000 e as minhas duas, tanto a HPE quanto a GLS estão dentro desta estatística.
Algumas das L200 GL 2010 que fazem o monitoramento da região onde temos as fazendas já tiveram casos de aquecimento. O relato dos motoristas é sempre o mesmo. CAmionetes com peso na caçamba e em momento que é necessário forçar o motor para passar em determinados locais.
Agora, como todos sabemos, para acabar com o problema basta instalar o Kit Gelo que está para lá de conhecido aqui no fórum.
SAPO-BOMBA
27/09/2010, 00:06
Caro EE, é verdade que algumas L200 sofreram aquecimentos mesmo saindo 0km da loja... Porém depois de certo tempo "urubusservando" com atenção, andei me perguntando ( comentei até alguns dias atrás ) por quê raios a SR disponibiliza TRÊS válvulas termostáticas diferentes para um mesmo motor?
Pra começar a entender meu raciocínio, vou partir do seguinte: As Pajero 2.8 Turbo Intercooler utilizam válvulas termostáticas com graduação de 76,5ºc.
Essa é a MESMA graduação das válvulas utilizadas nas L200 GL/GLS de 87cv/100cv.
A partir daí ocorrem graduações superiores como 82ºc ( usados nos motores da Hyundai HR/H100 e Kia Bongo 2500TCi ).
Eu SEI exatamente pq já tive a oportunidade de ver um motor desses em manutenção e pude inclusive observar detalhadamente todas as modificações impostas pela Hyundai, como coletor de admissão e válvula EGR totalmente diferentes das usadas nas L200 Sport/Outdoor.
Ainda como modificações extras, o radiador é BEM MAIOR ( em termos de capacidade ) do que os usados nas L200 Sport/Outdoor, e o intercooler tb é um bocado diferente, ainda que este não tenha influência direta na temperatura do motor por causa de suas dimensões.
Agora sabendo desses detalhes, a pergunta que fica no ar é: POR QUÊ as L200 Sport/Outdoor utilizam como PADRÃO válvulas termostáticas de 88ºc ?
Será que não seria ESTE o maior causador dos problemas de aquecimento?
Será que o problema não está relacionado ao tamanho do radiador + válvula com temperatura acima do que seria ideal?
Certa vez, um técnico da Bosch veio dar um treinamento/palestra aqui em Juazeiro do Norte, e em conversa com ele a respeito das bombas injetoras Zexel ( que faz parte do grupo Bosch ), surgiu umas conversas a respeito das pickups do nosso mercado e obviamente citei a L200 e perguntei a respeito da opinião dele.
Conversa vai, conversa vai, ele com toda experiência que tem em motores me "soltou" essa: "Esses motores da Mitsubishi não foram feitos pra trabalhar em alta temperatura com as válvulas designadas pela SR, basta ver as válvulas usadas nas Pajero 2.8"
E aí? Dada a situação, será que as L200 "chaleiras" não estão tendo problemas por causa DESSA ESPECIFICAÇÃO de válvula termostática?
Será que mudando a válvula termostática ORIGINAL de 88ºc pela outra de 82ºc não seria a solução do problema? Ou mesmo a válvula de 76,5ºc das Pajero/L200 "quadradinhas"?
O negócio seria pegar uma "cobaia" que tenha L200 Sport ou Outdoor que esteja tendo tais problemas de aquecimento e fazer os testes com ambas as válvulas.
Abraços!
Pequeno jr
27/09/2010, 08:12
Caro EE, é verdade que algumas L200 sofreram aquecimentos mesmo saindo 0km da loja... Porém depois de certo tempo "urubusservando" com atenção, andei me perguntando ( comentei até alguns dias atrás ) por quê raios a SR disponibiliza TRÊS válvulas termostáticas diferentes para um mesmo motor?
Pra começar a entender meu raciocínio, vou partir do seguinte: As Pajero 2.8 Turbo Intercooler utilizam válvulas termostáticas com graduação de 76,5ºc.
Essa é a MESMA graduação das válvulas utilizadas nas L200 GL/GLS de 87cv/100cv.
A partir daí ocorrem graduações superiores como 82ºc ( usados nos motores da Hyundai HR/H100 e Kia Bongo 2500TCi ).
Eu SEI exatamente pq já tive a oportunidade de ver um motor desses em manutenção e pude inclusive observar detalhadamente todas as modificações impostas pela Hyundai, como coletor de admissão e válvula EGR totalmente diferentes das usadas nas L200 Sport/Outdoor.
Ainda como modificações extras, o radiador é BEM MAIOR ( em termos de capacidade ) do que os usados nas L200 Sport/Outdoor, e o intercooler tb é um bocado diferente, ainda que este não tenha influência direta na temperatura do motor por causa de suas dimensões.
Agora sabendo desses detalhes, a pergunta que fica no ar é: POR QUÊ as L200 Sport/Outdoor utilizam como PADRÃO válvulas termostáticas de 88ºc ?
Será que não seria ESTE o maior causador dos problemas de aquecimento?
Será que o problema não está relacionado ao tamanho do radiador + válvula com temperatura acima do que seria ideal?
Certa vez, um técnico da Bosch veio dar um treinamento/palestra aqui em Juazeiro do Norte, e em conversa com ele a respeito das bombas injetoras Zexel ( que faz parte do grupo Bosch ), surgiu umas conversas a respeito das pickups do nosso mercado e obviamente citei a L200 e perguntei a respeito da opinião dele.
Conversa vai, conversa vai, ele com toda experiência que tem em motores me "soltou" essa: "Esses motores da Mitsubishi não foram feitos pra trabalhar em alta temperatura com as válvulas designadas pela SR, basta ver as válvulas usadas nas Pajero 2.8"
E aí? Dada a situação, será que as L200 "chaleiras" não estão tendo problemas por causa DESSA ESPECIFICAÇÃO de válvula termostática?
Será que mudando a válvula termostática ORIGINAL de 88ºc pela outra de 82ºc não seria a solução do problema? Ou mesmo a válvula de 76,5ºc das Pajero/L200 "quadradinhas"?
O negócio seria pegar uma "cobaia" que tenha L200 Sport ou Outdoor que esteja tendo tais problemas de aquecimento e fazer os testes com ambas as válvulas.
Abraços!
Agora é achar o cobaia. :pensativo::pensativo::pensativo:
Muito interessante essa informação do tecnico da bosch. :dance::dance:
Se não me engano ... no legítimo Kit Gelo By AKPG a valvula termostática foi trocada por uma de temperatura menor.
Vou achar as especificações no forum só para conferir
Walter L. L. Casitta
27/09/2010, 09:19
No manual da L200 que tenho aqui (europa) a VT é de 82º. Ou melhor. A abertura se inicia em 82º e totalmente aberta em 95º.
O certo seria colocar um radiador maior, não tendo um vamos de Kit gelo que em minha opinião uma picaretagem.
Eu acho que a melhor forma de evitar um super aquecimento na L200 é não comprando uma.
Quem quiser baixar o manual, baixe do link (57.850KB) (vou manter esse link por uns 3 dias): http://dl.dropbox.com/u/11408982/Mitsubishi%20L200%201997-2005.zip
SAPO-BOMBA
27/09/2010, 12:35
Eu acho que a melhor forma de evitar um super aquecimento na L200 é não comprando uma.
Interessante, e qual a melhor forma de evitar:
- Bicos encravados no cabeçote da Ranger ou correntes de comando se partindo antes de 150 mil rodados?
- Discos de freio empenados, Common Rail dando pau ou turbina f*dida nas Hilux SRV?
- Problemas com filtros e resíduos no tanque, além da carroceria torta das Triton?
Já sei: Não comprar nenhuma delas! Acertei? :mrgreen:
JuniorScartezini
27/09/2010, 14:46
Interessante, e qual a melhor forma de evitar:
- Bicos encravados no cabeçote da Ranger ou correntes de comando se partindo antes de 150 mil rodados?
- Discos de freio empenados, Common Rail dando pau ou turbina f*dida nas Hilux SRV?
- Problemas com filtros e resíduos no tanque, além da carroceria torta das Triton?
Já sei: Não comprar nenhuma delas! Acertei? :mrgreen:
hehehehe
X2 :concordo:
Todo veículo tem suas peculiaridades!:concordo:
Abraços!
Carlos A. C. Azevedo
27/09/2010, 21:29
Só a L200 que não presta:parede::parede: E lá vamos nos de novo:odedo:
Walter L. L. Casitta
27/09/2010, 21:48
Só a L200 que não presta:parede::parede: E lá vamos nos de novo:odedo:
Que esquenta...:mrgreen:
Carlos A. C. Azevedo
27/09/2010, 21:54
Ainda bem que esse motor só esquenta, porque se tivesse problema de injeção já era pra lascar tudo ehehehhehhehehehhee
Ainda bem que esse motor só esquenta, porque se tivesse problema de injeção já era pra lascar tudo ehehehhehhehehehhee
Não se preocupe... A partir do ano que vem, com o common rail, isto já será possível... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Walter L. L. Casitta
27/09/2010, 22:02
Que nada, só colocar um motor de Ranger e todos o problemas estariam resolvidos.:mrgreen:
Marcelo-HPE
28/09/2010, 09:06
E eu digo que em 2011 vou trocar minha outdoor por outra outdoor ou por uma savana.
Conheço o carro que tenho e gosto muito dele. e sei que é bom !!!
Ja ja completará 3 anos de alegria .
Pequeno jr
28/09/2010, 10:10
E eu digo que em 2011 vou trocar minha outdoor por outra outdoor ou por uma savana.
Conheço o carro que tenho e gosto muito dele. e sei que é bom !!!
Ja ja completará 3 anos de alegria .
Savana .. sem sombra de dúvidas.
Prezado Sapo,
Em alguns momentos você está certíssimo, a parte que acho incorreta é quando ocorre esses problemas de aquecimento nas L200 com pouquíssimo quilômetros. Veja que aqui mesmo no fórum você encontra relatos de aquecimento abaixo dos 10.000 e as minhas duas, tanto a HPE quanto a GLS estão dentro desta estatística.
Algumas das L200 GL 2010 que fazem o monitoramento da região onde temos as fazendas já tiveram casos de aquecimento. O relato dos motoristas é sempre o mesmo. CAmionetes com peso na caçamba e em momento que é necessário forçar o motor para passar em determinados locais.
Agora, como todos sabemos, para acabar com o problema basta instalar o Kit Gelo que está para lá de conhecido aqui no fórum.
Caro Eduardo, tudo bem? Amigos, Uma dúvida:
Como é esse aquecimento? Explico o motivo da pergunta: outro dia peguei um engarrafamento brabo de 2 horas e muito calor. Ar condicionado direto e câmbio em "D" no pára-e-anda. O ponteiro repentinamente subiu e ficou entre o centro e o limite.
Só que tinha chegado no meu destino e desliguei a pkp. Depois, me arrependi por não ter deixado ligado para ver até onde ia chegar...:parede:
Isso pode ser considerado como o tal aquecimento problemático ou é normal pelas condições severas que passei?
O aquecimento que você se refere é assim ou o ponteiro chega no limite?
Abs. Juarez
XAVIER S4T
29/09/2010, 19:21
Tenho certeza de que vcs vão conseguir resolver o problema! Estou torcendo por você!
Carlos A. C. Azevedo
29/09/2010, 21:21
Amigo JRPinto, pelo que voce falou a sua é uma outdoor at, mas o ponteiro subiu mas não foi no limite, pode ficar um pouco calmo, mas se chegou a passar do meio, fique em alerta pode piorar:parede::parede::parede:
Amigo JRPinto, pelo que voce falou a sua é uma outdoor at, mas o ponteiro subiu mas não foi no limite, pode ficar um pouco calmo, mas se chegou a passar do meio, fique em alerta pode piorar:parede::parede::parede:
Pois é, isso que estou temendo, apesar de ter sido a única vez que ocorreu isso. Quando falam que "esquentou" é chegar até o limite?
E não desligam a viatura antes?:putz:
Abs.
Walter L. L. Casitta
29/09/2010, 23:08
Pois é, isso que estou temendo, apesar de ter sido a única vez que ocorreu isso. Quando falam que "esquentou" é chegar até o limite?
E não desligam a viatura antes?:putz:
Abs.
O ponteiro no medidor pode subir sem problema, mas você tem que ficar atento e reduzir a velocidade. O Câmbio também ajuda o motor a aquecer mais ainda então de preferência desligue o overdrive. Se for no transito lento reduza o câmbio para manter o motor girando um pouco acima de 2000RPM.
Se preferir parar, não pode desligar um motor super aquecido. Tem que deixar em marcha lenta até a temperatura voltar ao normal.
O motor super aqueceu de verdade se acender a luz da injeção...
O ponteiro no medidor pode subir sem problema, mas você tem que ficar atento e reduzir a velocidade. O Câmbio também ajuda o motor a aquecer mais ainda então de preferência desligue o overdrive. Se for no transito lento reduza o câmbio para manter o motor girando um pouco acima de 2000RPM.
Se preferir parar, não pode desligar um motor super aquecido. Tem que deixar em marcha lenta até a temperatura voltar ao normal.
O motor super aqueceu de verdade se acender a luz da injeção...
Caro Walter, dicas valiosas. Valeu! :concordo:
Abs.
Pessoal,
Estou pensando em comprar um caminhonete cabine dupla p/ fazer um off-road um pouco mais pesado. Em termos de custo as L200 GLS e Savana estão com os melhores preços, além de terem acessorios para aumentar a performance como por exemplo o kit da Iron Man.
A dúvida é a seguinte, a GLS tem o bloqueio traseiro e a Savana não então como irei preparar o carro penso que os acessórios da Savana não irão agregar tanto quanto o bloqueio da GLS e uma GLS preparada ficará bem melhor que a Savana por causa do bloqueio. Concordam? Todas as opiniões serão bem vindas.
Outro ponto é o aquecimento. Elas já estão vindo com o "kit gelo" ou é um opcional? Na concessionária ninguém sabe responder. Sei que este assunto é polêmico mas este ponto sendo resolvido as L200 tem o melhor custo/beneficio (custo do carro + preparação) de todas.
Estou analisando a Hilux Cabine simples também pois está na mesma faixa de preço.
Agradeço antecipadamente todos os comentários
Abraços a todos
LGVM
Pequeno jr
30/09/2010, 16:16
Pessoal,
Estou pensando em comprar um caminhonete cabine dupla p/ fazer um off-road um pouco mais pesado. Em termos de custo as L200 GLS e Savana estão com os melhores preços, além de terem acessorios para aumentar a performance como por exemplo o kit da Iron Man.
A dúvida é a seguinte, a GLS tem o bloqueio traseiro e a Savana não então como irei preparar o carro penso que os acessórios da Savana não irão agregar tanto quanto o bloqueio da GLS e uma GLS preparada ficará bem melhor que a Savana por causa do bloqueio. Concordam? Todas as opiniões serão bem vindas.
Outro ponto é o aquecimento. Elas já estão vindo com o "kit gelo" ou é um opcional? Na concessionária ninguém sabe responder. Sei que este assunto é polêmico mas este ponto sendo resolvido as L200 tem o melhor custo/beneficio (custo do carro + preparação) de todas.
Estou analisando a Hilux Cabine simples também pois está na mesma faixa de preço.
Abraços a todos
LGVM
LG,
Se você está comprando a Savana zero KM, a savana vem sim com o bloqueio do eixo traseiro.
Se for GLS modelo Bolinha, tanto a sport quando a outdoor tem bloqueio traseiro.
O Kit gelo não vem em nenhuma delas qdo comprada zero km .. e para piorar se vc chegar em algumas concessionárias eles nem fazem idéia do que seja. Masss .. se vc for comprar uma L-200 zero eu nem iria me preocupar com aquecimento ... pq estaria dentro da garantia e deixa eles se virarem com isso, pois se o erro é deles .. deixa que eles resolvam como foi feito na do AKPG, Eduardo Eustaquio, Luis Toim entre outros.
Procura o código do Kit gelo só para ficar com ele em mãos caso dê algum problema.
Compra a viatura e seja feliz
Mas eu ficaria com uma savana sem sombra de dúvidas, principalmente prata
Fala Pequeno,
Valeu a resposta. Quero pegar 0KM sim.
Se a Savana tiver mesmo o R/D lock ai não tenho mais dúvidas.
Abração,
lgvm
Fala Pequeno,
Valeu a resposta. Quero pegar 0KM sim.
Se a Savana tiver mesmo o R/D lock ai não tenho mais dúvidas.
Abração,
lgvm
Pessoal,
Ainda continuo na dúvida, acabei de ver no site da Mit e a Savana tem o diferencial traseiro auto-blocante enquanto a GLS tem o bloqueio de diferencial (R/D Lock). É isso mesmo?
Valeu!!
leobnaval
30/09/2010, 18:14
Melhor coisa, vai até uma concessionária e confirma se tem ou não o botão do bloqueio 100% na savana, quanto a aquecer não se preocupe pois um modelo novo ja deve ter tido o problema corrigido, e se não teve o veiculo vai estar na garantia.
Eu iria de savana sem pensar 2 vezes, poré, estes kit da Iron-man não sei não, prefira outro kit esta marca não tem fama de produtos bons...ao contrário da fox, pro-comp que tem produtos exelentes.
Abraços, Leo
Maranguas
30/09/2010, 18:51
Deus me livre... ja tive a sport 2006 m/t e não recomendo pra ninguem. Vc vive tenso... nao esqueço o dia que fiquei na mao na beira da praia... vendo a hora a maré encher pra valer. Esse carro é um terror
MANTENHA DISTANCIA DE MIM! =D
Everton Júnior
30/09/2010, 19:54
Pessoal,
Ainda continuo na dúvida, acabei de ver no site da Mit e a Savana tem o diferencial traseiro auto-blocante enquanto a GLS tem o bloqueio de diferencial (R/D Lock). É isso mesmo?
Valeu!!
LGVM, as Savanas a partir do modelo 2010 ja vem com bloqueio igual ao da Outdoor.
O site está desatualizado faz tempo... coisas da Mit!
Quanto a aquecer, a minha nunca subiu o ponteiro da temperatura e olha que eu forço muito!
Pra não dizer que eu nunca vi o ponteiro subindo, subiu nas 2 vezes que a helice quebrou... e so!
Recomendo o carro! É, de longe, o melhor carro que ja tive!
Abs!
Imperador!
30/09/2010, 20:27
Pessoal,
Abraços a todos
LGVM
Sobre a Hilux, ela não serve nem pros hábitos do Eduardo Eustáquio (que relatou diversas vezes ter arrastado o parachoque da Hilux e mesmo quebrado) quanto mais para o rally pesado. Se você pensa em Hilux, inevitavelmente terá de modificar o parachoque para outro que permita um melhor ângulo de entrada.
Carlos A. C. Azevedo
30/09/2010, 20:36
Deus me livre... ja tive a sport 2006 m/t e não recomendo pra ninguem. Vc vive tenso... nao esqueço o dia que fiquei na mao na beira da praia... vendo a hora a maré encher pra valer. Esse carro é um terror
MANTENHA DISTANCIA DE MIM! =D
Calma, não é pra tanto, a não que voce tenha jogado pedra na cruz ou algo parecido :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: ...
Walter L. L. Casitta
30/09/2010, 20:50
É preferível investir num guincho e chapas de proteção do que nesse kits de suspensão.
Pequeno jr
01/10/2010, 09:46
Pessoal,
Valeu!!
Esquece o site.
Vá a uma concessionária e parabéns por ser o novo proprietário de uma savana 2010/11 com R/D Lock.
Ahh sim .. compra PRATTAAA!!!! É muito bonita !!!
Pessoal,
Agradeço a atenção de todos. O kit iroman foi só um exemplo. As últimas 2 vezes que estive na mitnorth não tinha nenhuma savana lá e p/ variar não souberam informar. 2a feira terei que retornar (pela 3a vez) para que tentem solucionar um barulho na roda (meu carro atual é uma FULL diesel) que apareceu após a troca de pastilhas na revisão dos 30.000km.
O único inconveniente da MIT é este, eles não sabem mexer nos carros que vendem. Vai bom p/ revisão e volta sempre com um probleminha. Deveriam pagar multa por retorno.
A savana prata é realmente linda. Se não tiver nenhuma savana na concessionária no fim do mes tem o salão do automóvel.
Abs a todos e mais uma vez obrigado!!
lgvm
Artemário
01/10/2010, 13:46
... Agradeço a atenção de todos. O kit iroman foi só um exemplo. As últimas 2 vezes que estive na mitnorth não tinha nenhuma savana lá e p/ variar não souberam informar. ...
Caro Colega , estou também quase comprando uma L200 Savana 0Km e estou tentando sanar várias duvidas. Uma delas seria sobre este este Kit iroman.
O que seria exatamente este Kit ?
E sobre o guincho elétrico , é de fato um opcional que pode vir ; já instalado de fábrica ?
Desculpas por eventuais perguntas tolas e desde já grato pela atenção.
Walter L. L. Casitta
01/10/2010, 13:59
...
http://www.ironman4x4.com.br/
... Agradeço a atenção de todos. O kit iroman foi só um exemplo. As últimas 2 vezes que estive na mitnorth não tinha nenhuma savana lá e p/ variar não souberam informar. ...
Caro Colega , estou também quase comprando uma L200 Savana 0Km e estou tentando sanar várias duvidas. Uma delas seria sobre este este Kit iroman.
E sobre o guincho elétrico , é de fato um opcional que pode vir ; já instalado de fábrica ?
Desculpas por eventuais perguntas tolas e desde já grato pela atenção.
Artemário,
Quanto ao guincho conheci através do forum os parchoques da fourwhell. O guincho fica embutido e além de funcional fica muito bonito tb. A ironman vende kits de suspensão. Ja ouvi falar bem e mau. Não sei avaliar pois nunca testei.
Concordo com o colega Walter que o guincho e protetores são mais importantes que mexer na suspensão.
Abs
Artemário
01/10/2010, 20:13
De fato , também considero o guincho e a proteção bem mais importante .
Eu ; por ora pretendo instalar só o suporte ou o parachoque para depois de um tempo ($$$) comprar e instalar um guincho.
[ ]'s
Eduardo Eustaquio
01/10/2010, 20:51
Caro Eduardo, tudo bem? Amigos, Uma dúvida:
Como é esse aquecimento? Explico o motivo da pergunta: outro dia peguei um engarrafamento brabo de 2 horas e muito calor. Ar condicionado direto e câmbio em "D" no pára-e-anda. O ponteiro repentinamente subiu e ficou entre o centro e o limite.
Só que tinha chegado no meu destino e desliguei a pkp. Depois, me arrependi por não ter deixado ligado para ver até onde ia chegar...:parede:
Isso pode ser considerado como o tal aquecimento problemático ou é normal pelas condições severas que passei?
O aquecimento que você se refere é assim ou o ponteiro chega no limite?
Abs. Juarez
Juarez,
Nas minhas começavam assim como você descreve e ia passando o ponteiro do meio e ia subindo. Ai era o momento já de tirar o pé do acelerador.
Como o Walter falou, esquentar mesmo é quando a luz da injeção acender e comigo, no dia que ocorreu isso foi o dia que o cabeçote foi embora.
Por isso, passou do meio começa a verificar. Se chegou na altura de 3/4 do medidor tire o pe do acelerador, pois se você continuar com certeza terá problema no cabeçote.
Juarez,
Nas minhas começavam assim como você descreve e ia passando o ponteiro do meio e ia subindo. Ai era o momento já de tirar o pé do acelerador.
Como o Walter falou, esquentar mesmo é quando a luz da injeção acender e comigo, no dia que ocorreu isso foi o dia que o cabeçote foi embora.
Por isso, passou do meio começa a verificar. Se chegou na altura de 3/4 do medidor tire o pe do acelerador, pois se você continuar com certeza terá problema no cabeçote.
OK, era essa informação que precisava. Então acabei dando "sorte" por ter chegado antes do ponteiro subir mais (pagar para ver poderia ter sido caro). Vou ficar de olho nisso :shock:. Valeu. Abs.
guto L200 outdoor
10/12/2010, 13:39
Acabei de descobri que a Mitsubishi tem em sistema o ja conhecido pelo pessoal aqui do Forum o Kit Gelo informado em primeira mão pelo nosso Amigo Alexandre (pessoa que abriu as portas para a solução das dores de cabeça dos proprietarios de L200), porem as concessionárias atraves de seus representantes legal teimam em informa que desconhecem, solicitei ao nosso amigo Alexandre e Freitas Jr, o telefone das concessionárias que instalaram para ambos, os quais me foram fornecidos imediatamente. Entrei em contato com o chf de oficina de uma delas que me informou que conhecia, e que ja tinha instalado alguns, dirigir-me a concessionária BRABUS em Salvador solicitei o chefe da oficina, que me atendeu, contei sobre aquecimento da minha L200 e o que ele me disse que teria que avaliar, pois não existia Kit nenhum da mitsubishi, foi ai que solicitei que ele entrasse em contato com o chefe das concessionárias que ja tinham instalado para informa-lo sobre o Kit, mas ele me respondeu que não precisava pois iria entrar em contato direto com a Fabrica. Meia hora depois me veio com a resposta que realmente tinha esse Kit mais só era colocado gratuitamente para os veiculos na garantia e mesmo assim depois de uma analise se o carro precisaria ou não do Kit e quem ia dizer isso era o pessoal da garantia, o meu como o carro não esta mais na garantia teria que pagar. Liguei para o SAC e informei a eles que quero a custo zero pois isso trata-se de um defeito pre-existente um vicio oculto e um erro de projeto pois se o carro não for usado como pkp e não pegar estrada não vai esquentar, mais se for usado como pkp vai sim esquentar e quem sabe ate trincar o cabeçote como eu o que tive que gastar R$ 6.000,00 pra troca-lo, no momento estou aguardando uma resposta da Fabrica para saber se vou ou não ter que pagar. Porem segue abaixo a dica para que eu não fique sozinho na Briga e que precisar possa usufruir tambem.
Quem tem L200 esquentando que exija o Kit independente da fabrica acha ou não se deve ter, pois quando vc precisar do carro vai esquentar e estando na garantia é mais facil trocar logo.
Se eles alegarem que o carro não tem defeito de esquentar, informe que a fabrica ja assumiu que elas esquentam mesmo, tanto é que criou um Kit.
Se na copncessionária eles informarem que desconhecem tal Kit informe que o nome é Kit resfriamento da L200 e o codigo da peça é CA 1400129.
Se eles disserrem que o carro ja não esta mais na garantia informe que isso é um defeito de projeto e que trata-se de um vicio oculto portanto um defeito pre-existente conforme informa a lei 8.078 do Codigo de defesa do consumidor. Não aceitem pagar, mas se precisar entre na justiça atraves do Juizado de Defesa do Consumidor que isso é rapido.
VAMOS NOS UNIR E TRANSFORMAR ESSE KIT EM RECALL.
VEJAM NI LINK ABAIXO O KIT NO SITE DA MIT
http://www.mitsubishimotors.com.br/site/portal/index.asp?ID=223&acao=20&kit=&kitbusca=&cboModeloKit=&txtCodigo=ca140019&txtNome=
CARO AMIGO LUIS ANTONIO-BA,sou novo neste forum,não entendo nada de l200,pois adquiri a minha agora, mas uma coisa entendo, a solução encontrada caso a fabrica não queira colocar o kit gelo, no seu carro é entrar com uma ação de obrigação de fazer, baseado no principio do "vício redibitório" que consite em uma figura do direito civil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_civil), aplicada aos contratos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Contrato) e, portanto, afeita também ao direito comercial (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_comercial) e do consumidor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor), que especifica a possibilidade de existência de um "vício" - aqui entendido por defeito - de forma oculta no bem ou coisa objeto de uma venda, e do qual o comprador não poderia tomar conhecimento quando efetuou o negócio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Neg%C3%B3cio_jur%C3%ADdico) e que torne seu uso ou destinação imprestável ou impróprio, ou ainda diminuindo-lhe o valor. É, portanto, uma garantia da lei (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei), que protege o adquirente, independente de previsão contratual.
Sendo assim,também irei ver caso a minha tenha este problema de aquecimento também irei entrar com esta ação.
abraço!!
Walter L. L. Casitta
10/12/2010, 16:22
CARO AMIGO LUIS ANTONIO-BA,sou novo neste forum,não entendo nada de l200,pois adquiri a minha agora, mas uma coisa entendo, a solução encontrada caso a fabrica não queira colocar o kit gelo, no seu carro é entrar com uma ação de obrigação de fazer, baseado no principio do "vício redibitório" que consite em uma figura do direito civil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_civil), aplicada aos contratos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Contrato) e, portanto, afeita também ao direito comercial (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_comercial) e do consumidor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor), que especifica a possibilidade de existência de um "vício" - aqui entendido por defeito - de forma oculta no bem ou coisa objeto de uma venda, e do qual o comprador não poderia tomar conhecimento quando efetuou o negócio (http://pt.wikipedia.org/wiki/Neg%C3%B3cio_jur%C3%ADdico) e que torne seu uso ou destinação imprestável ou impróprio, ou ainda diminuindo-lhe o valor. É, portanto, uma garantia da lei (http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei), que protege o adquirente, independente de previsão contratual.
Sendo assim,também irei ver caso a minha tenha este problema de aquecimento também irei entrar com esta ação.
abraço!!
A solução do Luis foi muito melhor que essa. Vendeu a L200. Melhor que sair brigando com todo mundo...
NGDaniel
10/12/2010, 18:03
A solução do Luis foi muito melhor que essa. Vendeu a L200. Melhor que sair brigando com todo mundo...
x2..
Até mesmo botar o tal do kit gelo por conta própria é melhor que ficar brigando, processo, justiça e etc..
depois, se for o caso, pede indenização...
Gurizada, o problema de aquecimento nestes motores 4D56 da mit é simples: volume do líquido refrigerante insuficiente.
Quando eu tinha um desses, instalei um radiador de intercooler de gol 1000 aumentando o volume em 1,5 litros. O original das L200 com o motor é inferior a 5 itros, quantidade insuficiente para refrigerar. A derivação se faz pelo circuito que alimenta o ar quente do veículo, pois usa uma mangueira de menor bitola.
o custo é inferior a 500,00 incluindo mão de obra. Tem que ter criatividade para alocá-lo.
Se puderem, instalem um radiador da pajero com motor 2.8. Ele tem 50% a mais de volume
Boa sorte.
marco
leobnaval
11/12/2010, 14:01
Inclusive as L200 de rally tipo a L200 R3 já saiam com o radiador da pajero, que é bem maior que o original da L200.
Abraços
Carlos A. C. Azevedo
11/12/2010, 16:01
Inclusive as L200 de rally tipo a L200 R3 já saiam com o radiador da pajero, que é bem maior que o original da L200.
Abraços
Bom até porque pra carros desse porte, o arrefecimento tem que ser de 1ª mesmo...
Walter L. L. Casitta
11/12/2010, 17:01
Morro de rir dsquele kit gelo. Em vez de aumentar o tamanho do radiador pra gastar menos preferiram baixar o ponto de corte da VT. Picaretas!
leobnaval
11/12/2010, 17:51
Pra quem não entendeu a gambi que eles fizeram, para não alterar peças com grandes dimensões (por ex. o radiador) até porque pode ter interferência com outras peças no cofre do motor e ficaria visivelmente fácil notar a dif. entre os modelos, eles adotaram uma solução de baixo impacto, baixo custo e impeceptivel a maioria dos consumidores: troca o reservatório, helice, válvula term., e não me lembro se mais alguma coisa...
Com isso diminuiram a temp. de abertura do circulamento de água, aumentaram a pressão no sistema de arrefecimento, com isso aumenta-se a troca de calor e diminue a temp. do sistema, além de aumentar o número de pás, que não esta diretamente ligada a melhor eficiência de ventilação porém neste caso acho que a helice sofreu alguma alteração e melhorou a ventilação do sistema sim., e pronto esta lançado o kit tabajara refrescation....
[]s
Carlos A. C. Azevedo
11/12/2010, 18:14
Olha, desculpa ai, mas qual seria o problema em colocar um radiador maior? Nenhum. estética? esqueça, a L200 é tao linda que nem iriam notar a diferença:mrgreen::mrgreen::mrgreen:, e o espaço? tem e olha que relativamente não é pouco no cofre do motor..
Estou com a minha l200 na oficina para resolver o problema de aquecimento em dias quentes na estrada quando acima de 3.000 rpm.
Estou partindo para duplicar o volume de agua com um novo radiador de aluminio e com camera de expansão selada... e instalar um intercooler tambem... mas só quando tiver pronto e testado para ver ser se realmente vai resolver!
Ouvir que que Mitsubishi não aumentou os dutos de agua dentro do motor, que teria colocado nova ventoinha e algo maior proximo da bomba de agua e algum mecanismo para controlar melhor a potencia. Talvez aumentado o volume do radiador de óleo do motor ou algo que não sei....
Agradeços que tenha passado por isso e achou uma solução!
Antonio
L200 98
Brasília, DF
Pequeno jr
11/12/2010, 19:10
Olha, desculpa ai, mas qual seria o problema em colocar um radiador maior? Nenhum. estética? esqueça, a L200 é tao linda que nem iriam notar a diferença:mrgreen::mrgreen::mrgreen:, e o espaço? tem e olha que relativamente não é pouco no cofre do motor..
Pois é .. se quisessem arrumar mesmo era só terem feito isso .. apenas por um radiador maior .... mas vai entender o que se passa na cabeça desse povo da Mit.
NGDaniel
11/12/2010, 22:50
COLOQUEM UMA BARRA DE GELO EM CIMA DO CABEÇOTE QUEM SABE AS L200 NÃO PARAM DE AQUECER .........:palmas::odedo:
Ou.. volar as aletas do AC para o motor...
sacanagem.. :odedo:
A alteração do tamanho do radiador implica e mudar muitas coisas, e obviamente, a linha de montagem. Por exemplo, o acoplamento viscoso terá que ser outro, pois diminuiria a distância disponível entre o radiador e bomba. Com isso: +$$$
Eu recomendo instalar um outro radiador de menor porte (1 a 2 litros) na parte dianteira da pickup, em algum lugar, derivando do sistema de aquecimento do ar quente, pois usa um mangueira de menor bitola.
Jamais travem o acoplamento viscoso, pois ele é quem proporciona uma potência maior do motor. Caso ele seja travado, perde-se até uns 10cv, algo útil neste motor.
De resto, é só alegria se você usar a pickup de forma normal...
Saudações
Marco
leobnaval
12/12/2010, 13:27
A alteração do tamanho do radiador implica e mudar muitas coisas, e obviamente, a linha de montagem. Por exemplo, o acoplamento viscoso terá que ser outro, pois diminuiria a distância disponível entre o radiador e bomba. Com isso: +$$$
Exatamente, mais quem conseguir adaptar um radiador maior, ficará melhor ainda a resolução do problema.
[]s
edubelem
12/12/2010, 15:57
Exatamente, mais quem conseguir adaptar um radiador maior, ficará melhor ainda a resolução do problema.
[]s
Sei não, isso já foi muito discutido aqui, acho q isso depende mais da capacidade de respriamento do motor, dependendo de capacidade da bomba d'água, e orifícios internos de refrigeração, não adianta botar um radiador de 20 litros se não mecher tb nesses itens, o q ocorre na realidade, é q querem tirar 141 cv de um motor progetado para gerar 80.
leobnaval
12/12/2010, 16:32
Sei não, isso já foi muito discutido aqui, acho q isso depende mais da capacidade de respriamento do motor, dependendo de capacidade da bomba d'água, e orifícios internos de refrigeração, não adianta botar um radiador de 20 litros se não mecher tb nesses itens, o q ocorre na realidade, é q querem tirar 141 cv de um motor progetado para gerar 80.
X2 Edu, concordo com você não adianta ter um baita radiador se o restante do conjunto não estiver a altura e outra motor não foi feita para trabalhar a 30ºC e sim numa temperatura ideal de funcionamento, por isso o melhor a se fazer é conseguir chegar nesta faixa de temp. sem que ocorra aquecimentos demasiados.
Abraços
marcelo HS 4x4
12/12/2010, 17:44
COLOQUEM UMA BARRA DE GELO EM CIMA DO CABEÇOTE QUEM SABE AS L200 NÃO PARAM DE AQUECER .........:palmas::odedo:
fiz isso na minha pampa 4x4 ficou otima... isso funciona:parede:
edubelem
12/12/2010, 18:54
X2 Edu, concordo com você não adianta ter um baita radiador se o restante do conjunto não estiver a altura e outra motor não foi feita para trabalhar a 30ºC e sim numa temperatura ideal de funcionamento, por isso o melhor a se fazer é conseguir chegar nesta faixa de temp. sem que ocorra aquecimentos demasiados.
Abraços
P modificar o radiador é muito simples, basta parar e qq reformador de radiadores e trocar a colmeia por uma maior.
Carlos A. C. Azevedo
12/12/2010, 21:12
Primeiro é só comprar uma fabrica de gelo.:parede::parede::parede:
O restante do sistema (bomba, etc.) suporta muito bem a vasão necessária. A válvula termostática, se presente e obrigatória, irá controlar a temperatura do motor (82C onde ela abre totalmente).
De fato, o projeto deste motor era inicialmente para 56cv (derivação do próprio nome 4D56) e vejam onde já chegaram com a potência...Aja fluxo de água para refrigerar!!!
Saudações
Marco
nilson gomes
31/12/2010, 00:21
x2..
Até mesmo botar o tal do kit gelo por conta própria é melhor que ficar brigando, processo, justiça e etc..
depois, se for o caso, pede indenização...
Valeu, comprei a minha e de imediato fui à HC veículos (autorizada MIT em Campo Grande) e comprei o Kit por R$ 1200, instalado. Não me arrependi não. Fiz uma viagem de mais de 3.000 Km, muitas regiões de serras, boa parte da viagem andei com o carro entre 2.500 e 3.000 giros forçando mesmo o motor e com o ar ligado (veículo carregado). Não tive surpresas não, foi tudo OK e estou contente com o carro. Detalhe é AT.
tonturinha
31/12/2010, 10:59
alguem sabe me dizer onde encontro a valvula termostatica da pajero gls-b 98/99 2.8TDi .. o tal do 4m40T.. nao encontro em lugar nenhum.. soh a da L200.. q aparentemente é igual, mas é do motor 2.5..
e a minha tah sem porque tava travada a velha..
e agoora?
Marcelo-HPE
31/12/2010, 13:10
procura aqui !!
www.miltfort.com.br (http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.miltfort.com.br)
abs
tonturinha
31/12/2010, 13:41
Marcelo, eu jah procurei nesse ai.. soh encontrei a de L200 76 e 82º.. essas de l200 sao um pouco menores de altura e menores em largura tb. ai jah procurei em todas as lojas aqui da cidade.. nem na mitsubishi tem..
ai procurei na internet, mercadolivre e esses sites de mitsubishi.. e nadaa
e to querendo botar d volta pq sou daqueles q se os caras passaram 10 anos projetando um motor num vai ser o meu mecanico q vai dizer q eh melhor sem neh heheh
soh q a velha tah toda arranhada ali por dentro da mola acho q se usar ela, ela trava.
mais alguma dica?
valeeu
leobnaval
31/12/2010, 15:35
soh encontrei a de L200 76 e 82º.. essas de l200
torturinha, essas que você achou foi no site da miltfort? .... estou precisando comprar pra minha L200.
Abraços, Leo
Carlos A. C. Azevedo
31/12/2010, 22:48
De fato, o projeto deste motor era inicialmente para 56cv (derivação do próprio nome 4D56) e vejam onde já chegaram com a potência...Aja fluxo de água para refrigerar!!!
Opa, calma ae, voce tem certeza que essse 56 é a potencia simples do motor no inicio do projeto??? se for por isso o 4M41 era pra ter obrigatoriamente 41 cv's???:shock::pensativo:
tonturinha
03/01/2011, 09:39
leobnaval
foi sim.. segue os endereços
http://www.miltfort.com.br/pajero/valvula-termostatica-76.html
e
http://www.miltfort.com.br/pajero/valvula-termostatica-82.html
abraços
leobnaval
03/01/2011, 10:47
Valeu, estas eu vi quando o Marcelo postou o link do site...
[]s
Sim carlos, o motor 4D56 foi desenvolvido inicialmente para ter 56cv e equipava vários veículos da mit e das primas ( hyundai, kia). A partir da década de 90, ele recebeu aprimoramentos e turbo, chegando próximo aos 100cv. Já, com a vinda das L200 HPE, a potência passou dos 120 cv através daquele botãozinho que liberava mais óleo na bomba. Mas, as consequências já foram aqui relatadas em vários tópicos sobre aquecimento, sobretudo.
De resto, eu adoro este motor, é uma facilidade sua montagem, claro, desde que com conhecimento. Aqui, do outro lado (ciudad del este) encontra-se o que você imaginar deste motor e $ muito bom. Tem muita porcaria, o que exige abrir o olho. Junta de cabeçote, por exemplo, somente se for original. Caso contrário, não aguenta.
Saudações
Marco
Ola Evandro
1= o T vai na manqueira que da saida do radiador para o motor,
pode coloca perto do suporte da valvula termostatica,neste T tem
uma saida menor que liga na parte inferior do reservatorio:concordo:
2= tira a manqueira de exesso [aquela fininha de cima do radiador]e
liga na parte superior do reservatorio:concordo:
3= tira a valvula de pressão da tampa do radiador para passar a agua:concordo:
obs* a agua só vai circular no reservatorio quando a valvula terms abrir
olhe bem as fotos e voce vai ver
Pedro-GO, este kit que voce fez ficou igual ao da foto que nosso coloque postou no inicio deste topico?
SAPO-BOMBA
22/02/2011, 08:46
A válvula das Pajero 2.8 é a mesma das L200, de 76,5ºc
amigos me informaram na mit da minha cidade que esse prob que aquecimento nao atinge as novas L200 outdoor HPE mecânica 2011/2012, sera mesmo??
Pequeno jr
20/06/2011, 22:52
amigos me informaram na mit da minha cidade que esse prob que aquecimento nao atinge as novas L200 outdoor HPE mecânica 2011/2012, sera mesmo??
Bixo ...foi um vendendor que te disse isso?
Pergunta pra ele então como foi solucionado o problema no último ano de fabricação da L-200, pois a anos eles nunca arrumaram. Para resolver era só instalarem o Kit gelo aliado a um radiador do tamanho da Pajero com motor 2.8, mas nada disso foi feito.
Lembre-se ele quer te vender a qualquer custo .... não caia em papo de vendedor.
Até tem relato aqui no forum de uma 2010/2011 que aqueceu ..... basta pesquisar.
Como te disse, questione o pq que a Mit resolveu só no último ano da L-200, pois ano que vem ela sai de linha.
Marcelo-HPE
20/06/2011, 23:03
Pequeno vc tem certeza que a l200 outdoor vai sair de linha mesmo ?? essa picape por aqui vende demais.
Pergunta pra ele então como foi solucionado o problema no último ano de fabricação da L-200, pois a anos eles nunca arrumaram. Para resolver era só instalarem o Kit gelo aliado a um radiador do tamanho da Pajero com motor 2.8, mas nada disso foi feito.
Lembre-se ele quer te vender a qualquer custo .... não caia em papo de vendedor.
Até tem relato aqui no forum de uma 2010/2011 que aqueceu ..... basta pesquisar.
Como te disse, questione o pq que a Mit resolveu só no último ano da L-200, pois ano que vem ela sai de linha.
o vendedor e o mecanico da Mit. mas vai confiar ne? rs
onde vc leu que saira de linha??
PauloLimited
20/06/2011, 23:13
Um amigo meu de Catalão-Go, comento comigo q esse assunto anda correndo pela cidade. Mas vai saber né
bom, pra falar a verdade, não vende DEMAIS assim........l200 outdoor e triton vendem juntas entre 1600 a 1800 unidades por mês. e olhando a tabela da revista 4x4&cia, dá pra ver quantas unidades cada uma vende. a proporção fica entre 50 a 60% pra triton e 40 a 50% pra outdoor. depende do mês. assim, separadamente, as duas vendem o mesmo nº q frontier e amarok vem vendendo este ano. coisa de 800 a 1000 unidades.
a outdoor pode sair de linha se a mit nao quiser mudar o motor, pois acho q o 2.5 nao consegue atingir os níveis de poluição mínimos para o euro 5 q entra em vigor ano q vem.......todas as picapes terão q ter mudanças no motor em janeiro de 2012.
Se comovam com a situação de um guri criado na divisa entre MS/MT/GO em meados de 1985...
Meu pai veio do PR com um D-10 semi-nova achando q ia conseguir andar por aqui... Logo desistiu e mandou vir de POA-RS uma Toyota Jipe Bandeirantes 79 q já tinha sofrido bastante a serviço da Globo no Amazonas... Minha infancia foi descer pra ligar a castanha da tração!!! Como nunca conseguiu ter freio por + d uma semana, sempre q descia a serra pra fazenda, descia 4x4 pq se quebrasse 1 cardam tinha o outro pra segurar, rsss... Se a ponte caia, atravessava o rio de Toyotão... Depois de uns 10 anos as estradas ficaram um pouco + transitaveis... Até D-20 tivemos... Enfim em 2001, compramos uma fazenda a 80 km de Campo Grande, capital q blz... só q tinha tanta areia, q caimos na bobeira de comprar um L-200 99... Ate q ele durou 5 anos... Qdo tivemosq abrir o cabeçote com 230 mil km, adivinhem: tudo trincado por aquecimento... moral da historia R$ 6.000,00 de motor (cima) via peças Paraguai e venda... Só q pra nossa tristeza, já tinhamos comprado outra L-200 Sport 2006... Bom, se serve de consolo pra todos, o Sr meu PAI (70 anos) descobriu um jeito dela ñ aquecer: viaje abaixo dos 120 km/h no asfalto e use a reduzida somente por 100 metros!!! Genial, acho q ele vai continuar com ela por um bom tempo... qdo precisamos viajar tipo uns 1000 km por dia, sabe o q fazemos? Vamos de UNO a 140 km/h q ñ aquece!!! (mas ñ saia do asfalto) Meu sonho é q o PROCON interdite a L-200... Abçs a todos.
Marcelo-HPE
21/06/2011, 19:15
Bobeira sua !! viajei com a minha 2008 pela litoral do Nordeste até Alagoas , Serras Mineiras, Litoral de São Paulo e RJ , sempre entre 110 a 130km/h ,nunca aqueceu , nem em subidas , rodei 104km pela areia fofa de Maricá a Arraial do Cabo , fiquei com ela 3 anos . os problemas que tive foram 2 cruzetas e um bocal de tanque trocados na garantia e mais algumas picuinhas , mas de motor , problema nenhum.
Agora para andar a 150km/h não da mesmo, pra isso existe os sedãs, l200 triton, Frontier Nova, Hilux, etc.
Costalonga
21/06/2011, 19:59
Eu não creio que a Outdoor saia de linha assim não.
Quando saiu a L200 Sport todo mundo falo que as quadradinhas iriam sair de linha, que nada, fico até 2007 [L200 GL], então com isso eu acho que a Mit vai fazer assim também, até o povo acostumar com a Triton a Outdoor/GL continua sim.
E sobre poluição, ligue uma Triton/Hilux e ligue uma Outdoor e veja a quantidade de fumaça que cada uma faz, a Outdoor faz menos que as demais, eu nem coloquei a Ranger dentro do pacote não porque essa faz uma fumaçeira danada mesmo sendo 0KM.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Walter L. L. Casitta
21/06/2011, 20:47
Eu não creio que a Outdoor saia de linha assim não.
Quando saiu a L200 Sport todo mundo falo que as quadradinhas iriam sair de linha, que nada, fico até 2007 [L200 GL], então com isso eu acho que a Mit vai fazer assim também, até o povo acostumar com a Triton a Outdoor/GL continua sim.
E sobre poluição, ligue uma Triton/Hilux e ligue uma Outdoor e veja a quantidade de fumaça que cada uma faz, a Outdoor faz menos que as demais, eu nem coloquei a Ranger dentro do pacote não porque essa faz uma fumaçeira danada mesmo sendo 0KM.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
A partir do ano que vem para que a Mit continue a vander o motor 2.5, só for com CR eletrônico e catalizador...
Carlos A. C. Azevedo
21/06/2011, 21:04
Se comovam com a situação de um guri criado na divisa entre MS/MT/GO em meados de 1985...
Meu pai veio do PR com um D-10 semi-nova achando q ia conseguir andar por aqui... Logo desistiu e mandou vir de POA-RS uma Toyota Jipe Bandeirantes 79 q já tinha sofrido bastante a serviço da Globo no Amazonas... Minha infancia foi descer pra ligar a castanha da tração!!! Como nunca conseguiu ter freio por + d uma semana, sempre q descia a serra pra fazenda, descia 4x4 pq se quebrasse 1 cardam tinha o outro pra segurar, rsss... Se a ponte caia, atravessava o rio de Toyotão... Depois de uns 10 anos as estradas ficaram um pouco + transitaveis... Até D-20 tivemos... Enfim em 2001, compramos uma fazenda a 80 km de Campo Grande, capital q blz... só q tinha tanta areia, q caimos na bobeira de comprar um L-200 99... Ate q ele durou 5 anos... Qdo tivemosq abrir o cabeçote com 230 mil km, adivinhem: tudo trincado por aquecimento... moral da historia R$ 6.000,00 de motor (cima) via peças Paraguai e venda... Só q pra nossa tristeza, já tinhamos comprado outra L-200 Sport 2006... Bom, se serve de consolo pra todos, o Sr meu PAI (70 anos) descobriu um jeito dela ñ aquecer: viaje abaixo dos 120 km/h no asfalto e use a reduzida somente por 100 metros!!! Genial, acho q ele vai continuar com ela por um bom tempo... qdo precisamos viajar tipo uns 1000 km por dia, sabe o q fazemos? Vamos de UNO a 140 km/h q ñ aquece!!! (mas ñ saia do asfalto) Meu sonho é q o PROCON interdite a L-200... Abçs a todos.
E ai cara, como é que tá? olha, não levar a mal o que eu vou falar não viu..
essa L200 2006, é de voces desde 0km?? pelo visto não... deixa eu te contar uma historinha:
A minha L200, foi comprada de um verdadeiro moedor, mais moedor mesmo, quem usa era o filho de quem comprei, então sabe como é muleque, quer aparecer fazer graça e tudo mais. Mas como estava REALMENTE precisando de um carro desse porte e não tive tempo pra procurar..Mas fique calmo, o carro saiu bem barato.
Agora vamos ao que interessa quando fui trocar o óleo dela pela primeira vez, fui no mecanico que de quem comprei o carro indicou.. tudo beleza, fui lá, chegando lá, pedi pro cara trocar o óleo e o filtro, e então fui conversando com ele, dizendo que tinha comprado de tal..e ai ele me falou isso, cara, esse carro quem usava era o filho do antigo dono e não ele, então ele fazia muita cagada com o carro, mais moia mesmo... e falou que nunca tinha aberto esse motor, mas do jeito que o pivete lá andava, o bicho ia abrir o bico bem cedo..
Tenho o carro desde os 170000km, já troquei uma grande parte das peças, e já fiz uma limpeza no radiador.. DEPOIS DE TUDO ISSO, TU CONSEGUE ACREDITAR QUE ELE SÓ SUPER AQUECEU UMA UNICA VEZ NA MINHA MÃO?????????? Era por que uma parte DO LADO DE FORA do radiador estava entupido, e o ventilador do ar condicionado tava travado e também tem o fato da temperatura ambiente.. O CARRO ESTAVA APENAS DE BAIXO DE UMA LUA DE 40°C... e mesmo assim o marcador não passou dos 3/4...
Entao, continua andando no UNO a 140km/h, seria até melhor andar a 160 km/h, que é pra chegar mais rapido. Mesmo sendo muito melhor andar a 110km/h na L200 que é anos-luz mais confortavel do que o UNO...:cool:
:concordo:
Costalonga
21/06/2011, 21:25
A partir do ano que vem para que a Mit continue a vander o motor 2.5, só for com CR eletrônico e catalizador...
Pra uma montadora colocar um CR em um motor não é nada dificil, o que diminuiria a taxa de compressão do motor e consequentemente reduz a temperatura de operação do mesmo, o que talvez resolvesse em partes a questão do aquecimento.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
21/06/2011, 21:39
Pra uma montadora colocar um CR em um motor não é nada dificil, o que diminuiria a taxa de compressão do motor e consequentemente reduz a temperatura de operação do mesmo, o que talvez resolvesse em partes a questão do aquecimento.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Mas a mit já tem esse mesmo 4D56 rodando com CR a muito mais tempo, ela já tirou fora até mesmo o 3.2 que roda na triton aqui...
PauloLimited
21/06/2011, 22:03
x2, mas a Mit já fez tanta guambiarra nesse motor q eu num dúvido de nada.
Costalonga
21/06/2011, 22:08
Mas a mit já tem esse mesmo 4D56 rodando com CR a muito mais tempo, ela já tirou fora até mesmo o 3.2 que roda na triton aqui...
Pode ter o Nome de 4D56, mas te garanto que num é o mesmo bloco não, ainda mais tendo 175CV, se com 141CV o danado esquenta, imagina com 175CV!
Agora se ela manter esses mesmo 141CV com CR no nosso 4D56 é bem capaz que dure algo.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
x2, mas a mit já fez tanta guambiarra nesse motor q eu num dúvido de nada.
kkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!
Marcelo-HPE
22/06/2011, 06:54
O problema das l200 não é o 4d56 , é o sistema de arrefecimento mal dimensionado , o que não ajuda o motor quando o mesmo é forçado em baixa velocidade , e o cambio curto que eleva as rotações do bicho em alta velocidade , aumentando o consumo e o desgaste.
São esses dois aí que sacrificam o 4D56. coloquem um motor 3.0 de hilux ou Ranger para trabalhar nas mesmas condições do 4d56. que os resutados serão os mesmos.
abs
Imperador!
22/06/2011, 08:32
O problema das l200 não é o 4d56 , é o sistema de arrefecimento mal dimensionado , o que não ajuda o motor quando o mesmo é forçado em baixa velocidade , e o cambio curto que eleva as rotações do bicho em alta velocidade , aumentando o consumo e o desgaste.
São esses dois aí que sacrificam o 4D56. coloquem um motor 3.0 de hilux ou Ranger para trabalhar nas mesmas condições do 4d56. que os resutados serão os mesmos.
abs
Concordo!!!
PauloLimited
22/06/2011, 10:48
Num é bem assim não, a L200 tem cambio curto pq o motor num tem força, o mais forte tem 30kg de torque q é pouco, se ela tivese o cambio da Ranger ai até os mano q fica dando "tiro" de cg no posto aqui do lado de casa deixava a onça pra trás. Nunca q pode comparar o 4D56 com os motores da Ranger e Hilux.
Imperador!
22/06/2011, 11:20
Ninguém está falando de colocar um câmbio alongado na L200, apenas um bem escalonado.
SAPO-BOMBA
22/06/2011, 13:51
O problema foi resolvido adotando o mesmo radiador da Pajero Sport 2.5 ( fabricado pela DENSO e com arranjo diferente ) substituindo o anterior que era fabricado pela VALEO.
Costalonga
22/06/2011, 13:51
O na verdade nem seria tanto o cambio, dêem uma olhada:
Triton______Outdoor
1ª 4,313____1ª 3.918
2ª 2,330____2ª 2.261
3ª 1,436____3ª 1.395
4ª 1,000____4ª 1.000
5ª 0,788____5ª 0.829
Notem que a 4ª marcha tem a mesma relação, e porque o giro da Outdoor fica mais alto que a Triton?
Simplesmente pela redução final do diferencial.
A redução final da Triton é 4,100, a da Outdoor é 4.875.
Uma diferença muito grande, mais de meia volta a mais que o diferencial dá para o pneu girar.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
SAPO-BOMBA
22/06/2011, 13:53
E sobre o provável motor 2.5 com Common Rail, acredito que venham a adotar o mesmo 4D56 CR que já rodava em outros países, dentre eles a Argentina.
Costalonga
22/06/2011, 13:56
Sapo, pelo que notei também o filtro de ar fico maior, e a entrada de ar da turbina também melhorou o que ajuda também no funcionamento do motor, trabalhando com uma entrada maior de ar.
E a 2011/2012 tá vindo com esse radiador da Pajero Sport mesmo?
Se estiver é uma beleza.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Marcelo-HPE
22/06/2011, 16:28
È verdade meu velho esse diferêncial é muito encurtado !! Mas esse Motor 4D56 tem um segredo para se acabar com o aquecimento que só a cachorrada da MIT sabe, alguma coisa eles fazem durante a instalação do KIT gelo CA 140019 .
Neste tópico abaixo o Ricardo Malta lutou para sanar o aquecimento na l200 dele. e mesmo assim não ficou 100% ficou 90%
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/81095-kit-gelo-bomba-dagua.html
PauloLimited
22/06/2011, 18:53
O na verdade nem seria tanto o cambio, dêem uma olhada:
Triton______Outdoor
1ª 4,313____1ª 3.918
2ª 2,330____2ª 2.261
3ª 1,436____3ª 1.395
4ª 1,000____4ª 1.000
5ª 0,788____5ª 0.829
Notem que a 4ª marcha tem a mesma relação, e porque o giro da Outdoor fica mais alto que a Triton?
Simplesmente pela redução final do diferencial.
A redução final da Triton é 4,100, a da Outdoor é 4.875.
Uma diferença muito grande, mais de meia volta a mais que o diferencial dá para o pneu girar.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Então, mas se o diferencial fosse mais longo, a L200 ia ficar mais longa em todas as marchas. Axo q o q a Mit devia ter feito na L200 MT era deixar a 1,2,3 marchas igual ta msm, mas deixar a 4 e 5 marchas mais longa, a 5 da MT podia ser igual a 4 da AT, ai sim ia ficar bom, pq na cidade ou carregada ia ficar esperta igual ela é, e na estrada ia trabalhar mais folgada igual a AT.
Outra coisa foda na L200, vc ta lá a 120km/h e presisa ganhar velocidade o unico recurso q sobra é o bico, o bico da butina, pq se engata a 4 marcha vai pra quase 4000 rpm, grita igual uma doida, faz ligação direta tanque motor e nada de ganhar velocidade. Mas foi feito assim, num vai mudar msm, o jeito e se conforma.
PauloLimited
22/06/2011, 18:57
È verdade meu velho esse diferêncial é muito encurtado !! Mas esse Motor 4D56 tem um segredo para se acabar com o aquecimento que só a cachorrada da MIT sabe, alguma coisa eles fazem durante a instalação do KIT gelo CA 140019 .
Neste tópico abaixo o Ricardo Malta lutou para sanar o aquecimento na l200 dele. e mesmo assim não ficou 100% ficou 90%
Marcelo, vc axa q além do "Kit Gelo" a Mit faz mais alguma coisa no sistema de aferrecimento e no motor ?
Marcelo-HPE
22/06/2011, 19:05
Eu acho que faz !!! eles fazem alguma coisa ali !! além de alargar a chapa atrás da bomba dágua e instalar o KIT . Se eu precisasse a instalar o KIt gelo na minha ex- outdoor eu iria fica colado neles o dia inteiro . !!!
Costalonga
22/06/2011, 20:44
Na minha eu só fiz duas coisas:
Troquei a Hélice;
E Coloquei uma valvula termostática de 71°C.
Problema resolvido.
Agora, eu tenho uma máquina [Pá Carregadeira 980B] ai ela tem duas opções de bomba d'agua, alta vasão e baixa vasão, em lugares mais amenos [Sul de Minas, São Paulo e Sul do País] a baixa vasão funciona beleza, mas quando vai subindo pro Nordeste o jeito é alta vazão.
Ou seja, a agua circulando em maior volume a temperatura se estabiliza de melhor forma por conta da troca de calor constante.
Marcelo, me explica o que é esse sistema selado, to boiando nisso!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Cotalonga.
leobnaval
22/06/2011, 21:04
Bom o sistema selado é vedado mantem o nível da água (liq. de arrefecimento) por longos períodos sem precisar completar, além de geralmente trabalhar numa pressão maior.
Já o sistema comum aberto, era aquele que só a tampa do radiador tinha a vávula de pressão, como o motor aquece a "água" dilatava e era jogada para fora do sistema e esta quantia de "água" tinha de ser reposta no sistema frequentemente, até que tiveram a idéia de usar um tanque de expansão para a água expelida pelo sistema ser armazenada neste tanque (este sistema é o aberto e com tanque de expansão) assim o motor aquece parte da "água" fica depositada no tanquinho e ao sistema esfriar cria uma pressão negativa que suga a água do tanquinho, mas este sistema possui uma mangueira que deixa o tanquinho trabalhando com pressão atmosférica apenas o radiador e o sistema de arrefecimento ficam pressurizados.
No sistema selado todo o sistema fica pressurizado em condição de motor em temperatura normal de trabalho e a tampa que antes ficava no radiador não tem mais necessidade de te-lá ficando no tanque expansor que tambem tem 2 entradas de mangueira (enquanto que o tanque expansor do sistema aberto tem uma só e na própria tampa fica a mangueira aberta a pressão atmosferica)assim dificulta-se a contaminação do sistema e aumenta a vida útil.
"água" = líquido de arrefecimento.
[]s
Marcelo-HPE
22/06/2011, 21:24
Fala Costa Longa . Esse sistema selado faz parte do O KIT gelo CA 140019 vendido pela Mitsubishi ,para acabar com o aquecimento das l200 .
Com o sistema selado há uma maior quantidade de água e em maior pressão e velocidade no sistema da l200 , sendo que a mesma deixa de ter aquele reservatóriozinho que só serve para receber e repor a água do radiador ,e passa a ter um reservátorio de expansão em que a água nele contida circula em maior pressão e velocidade junto ao sistema
O sistema selado fica assim : O radiador envia a o excesso de água para o reservatório de expansão, lá água expande e volta para a entrada da bomba dágua através de uma mangueira que liga o fundo do reservatório de expansão até a mangueira de entrada da bomba d´água através de uma conexão tipo "T"
A finalidade desse sistema selado é manter o sistema pressurizado , melhorando a eficiência do mesmo.
Esse sistema é o mesmo usado nos carros de passeio comuns , Gol, fiesta, ecosport, etc.
Mas só isso não basta existe um pulo do gato aí , que a Mit dá durante a instalação do KIT.
Dá uma olhada nesses tópicos aqui onde tem fotos do kit gelo CA 140019 instalado numa l200 AT e explicações interessantes. .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/21857-aquecimento-l200-aut-15.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/21857-aquecimento-l200-aut-15.html)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/37437-l200-composicao-do-kit-gelo.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/37437-l200-composicao-do-kit-gelo.html)
Abração e vamos conversando .
Costalonga
22/06/2011, 21:28
Essa parte da "água" = líquido de arrefecimento eu intendo!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Então se eu quiser trocar aquele reservatório por um de carro comum eu posso, mas o que eu faço com a tampa do radiador?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
22/06/2011, 21:44
Fala Costa Longa . Esse sistema selado faz parte do O KIT gelo CA 140019 vendido pela Mitsubishi ,para acabar com o aquecimento das l200 .
Com o sistema selado há uma maior quantidade de água e em maior pressão e velocidade no sistema da l200 , sendo que a mesma deixa de ter aquele reservatóriozinho que só serve para receber e repor a água do radiador ,e passa a ter um reservátorio de expansão em que a água nele contida circula em maior pressão e velocidade junto ao sistema
O sistema selado fica assim : O radiador envia a o excesso de água para o reservatório de expansão, lá água expande e volta para a entrada da bomba dágua através de uma mangueira que liga o fundo do reservatório de expansão até a mangueira de entrada da bomba d´água através de uma conexão tipo "T"
A finalidade desse sistema selado é manter o sistema pressurizado , melhorando a eficiência do mesmo.
Esse sistema é o mesmo usado nos carros de passeio comuns , Gol, fiesta, ecosport, etc.
Mas só isso não basta existe um pulo do gato aí , que a Mit dá durante a instalação do KIT.
Dá uma olhada nesses tópicos aqui onde tem fotos do kit gelo CA 140019 instalado numa l200 AT e explicações interessantes. .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/21857-aquecimento-l200-aut-15.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/21857-aquecimento-l200-aut-15.html)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/37437-l200-composicao-do-kit-gelo.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/37437-l200-composicao-do-kit-gelo.html)
Abração e vamos conversando .
Então Marcelo, como a minha caminhonete não esquenta mais, pelo menos até agora não esquentou e nunca precisei mexer com a agua do reservatório de expansão.
Só que um dia desses eu achei estranho, eu tava subindo uma serra na roça e tava de 4x4 Reduzida, a temperatura fico normal, só que eu achei estranho quando parei a caminhonete e fiquei escutando umas borbulhas, não sei se era do óleo ou da agua.
Mas fiquei intrigado com isso, e o radiador não estava quente, tanto que eu colocava a mão em cima normal.
Ai então eu queria ver esse tipo de sistema selado pra colocar nela e passar uma borracha pra vedar o radiador.
Qual borracha você me indica Marcelo?
Abração e um bom feriado pra tu. Falando em feriado, bora vir em Castelo pra ver os Tapetes mais Famosos do Brasil?
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
22/06/2011, 21:57
E o pior é que a dele ainda continua super aquecendo...:putz:, mas ele falou dum tão tampão que tem nas galerias que atrapalha pra cacete a circulação no bloco, disse que ia ver qual era esse rolo, mas ainda num voltou hehe.
Marcelo-HPE
22/06/2011, 22:32
Fala CostaLonga ! A guarnição de borracha da Jahu 00048-5 ( gol 88 a 94 ) da certinho nas laterias do radiador , inclusive eu tenho ela aqui em casa ,Se caso vc vier a Campos uma hora dessas aí , a gente instala a borracha na sua l200 .
Nesse tópico aqui tem tudo explicado , de como se instala o sistema selado na l200 e as peças necessárias.
Abração.
Costalonga
22/06/2011, 22:37
Eu vou procurar essa borracha por aqui.
Ela é aquelas que tem aquela parte dura pra encaixar nos vincos das chapas?
No Antonio [AAP] ela deve custar uns R$40,00 ai eu tenho uns 15% de desconto e fica tudo bunito!
Ahhh, hoje eu vi uma L200 Outdoor num ferro velho, toda esbagaçada, chega me arrepiei de ver.
Ai eu olhei a Hélice dela, aquela branca das boas, só que com uma paleta quebrada, que pena!
KKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
leobnaval
22/06/2011, 22:40
Então se eu quiser trocar aquele reservatório por um de carro comum eu posso, mas o que eu faço com a tampa do radiador?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Quer que eu responda...kkkkkk
Voltando ao assunto (rsrsrs) se você colocar um reservatório de expansão selado, terá que usar uma divisão na mangueira inferior (o pessoal costumam usar do opala, tempra) e a tampa do radiador do escort ou fazer uma flange na tampa para ter uma saída de "água" comprar umas mangueiras e abraçadeiras e fazer um suporte para o reservatório.
Leia este tópico inteiro as 11 págs. lá tem foto e explicação de tudo.
[]s
Marcelo-HPE
22/06/2011, 23:02
Eu estava pensando se a RPM da bomba d´água da l200 é suficientre para fazer água circular com velocidade no sistema .
então seria interessante descobrir a rotação da mesma. ,para isso teria-mos que saber os diâmetros da polia da bomba e da polia do
virabrequim
Vamos supor que o Ø da polia do virabrequim é de 200 mm e a da bomba dágua é de 140 mm
aplicando a formula básica de elementos de máquinas temos N1xD1=N2xD2 onde :
N1= rotação do motor ,pode ser em marcha lenta que é = 700 rpm
D1= Diâmetro Ø da polia motora ( virabrequim ) = 200 mm
D2 =Diâmetro Ø da polia movida ( Bomba) = 140 mm
N2= Rotação da bomba dágua que se quer achar = ???
assim temos como ex :
700 x200 = N2 x140
140N2 = 14000
N2 = 14000/140 = 100 rpm que é a rotação fictícia da bomba dágua
O certo é medir os Ø das polias e fazer as contas.
se o sujeito quizer maior rpm na bomba dágua é preciso diminuir o tamanho da polia da mesma.
Pra quem tiver curiosidade ,é só fazer as contas.
abração.
Costalonga
22/06/2011, 23:14
Só que ai teria um problema Marcelo.
Por acaso a polia da bomba d'agua é a mesma da Hélice?
Se for ai complica, porque não teria como diminuir a polia não, porque pesaria pro motor levar a hélice, ainda mais sendo de 11 paletas que tem um arrasto da peste..
Pensamento meu, posso estar totalmente errado.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Walter L. L. Casitta
22/06/2011, 23:19
Tanto um ventilador quanto uma bomba d'água tem limite de rotações para funcionar corretamente, acima da qual acontece a cavitação, principalmente a bomba d'água.
Carlos A. C. Azevedo
22/06/2011, 23:28
Não seria nem o caso de mover a helice, mas sim o que causaria a bomba se a rotação dela aumentar, sem um preparo geral pra isso..
Marcelo-HPE
22/06/2011, 23:31
Nesse caso tanto a bomba d´água como a hélice iriam girar em maior velocidade . pesar pro motor não pesaria não, quanto a cavitação o problema maior seria se entrasse ar no sistema , porque a bomba trabalha afogada , mas como o Water falou deve ser levada em conta.
pra descobrir a rotação máxima da Bomba dágua é só fazer as contas usando rpm máxima do motor.
Costalonga
22/06/2011, 23:42
Bom, pode se fazer a conta com 5000RPM, eu pelo menos nunca deixei chegar a 4500, quem dirá a 5000!
Amanha eu vo fazer esse calculo pra ver.
Creio eu se aumentar pelo menos 50RPM já ajudaria na refrigeração, mas isso aumentando a vazão naquela chapa e tendo uma hélice de 11 Paletas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
leobnaval
23/06/2011, 11:09
Eu não iria adiante com esta idéia de aumentar a rotação da bomba d`água, isso não deveria ser feito, pois se aumentar muito a vazão de água no sistema ele pode até perder eficiência, não tendo um certo tempo para trocar calor entre a "água" e as partes quentes e ser resfriada no radiador.
Além do que a bomba d`água automotiva é uma bomba hidrodinâmica do tipo centrifuga, não é do tipo deslocamento positivo (ou seja no deslocamento positivo ou hidrostática a bomba gera fluxo no fluido a cada rotação ou ciclo) diferente da hidrodinâmica que pode ficar em rotação (funcionamento) sem que seja deslocado o fluido, como na situação em que a válv. termostática está fechada e a rotação da bomba pode estar no máx., vocês podem alterar a rotação da bomba e a vazão do sistema ficar a mesma.
E quanto maior a rotação da bomba d`água e do ventlador, maior é a perda de eficiência do motor, sim. Pois é necessária uma potência para gerar a rotação nestas peças.
Pessoal vocês estão fazendo tempestade em copo d`água, se a camionete está aquecendo tem inúmeras soluções mais viáveis. A começar pela revisão e limpeza completa do sistema, até a troca de componentes (radiador, tanque de expansão, válvula termostática, etc.).
Outra coisa que o pessoal está confundindo o número de pás com a eficiência da hélice, o número de pás é só uma variável para se calcular a eficiência ou o deslocamento de ar dela. Tão importante quanto o número de pás é a inclinação das pás, tamanho das pás, diâmetro total, diâmetro do início das pás, entre outro fatores, portanto nem sempre uma hélice de 11 pás é mais eficiente que uma de 8 pás.
Porém creio que a mit tenha adequado o mod. de 11 pás para ter maior fluxo de ar sim.
[]s
leobnaval
23/06/2011, 11:13
Outra coisa não é só o sistema de arrefecimento defeitouso ou inadequado que faz o veículo "ferver", escapamento com muita restrição, motor fora do ponto, bomba injetora desregulada, esses e outros defeitos tambem fazem o motor aquecer mais que o normal.
[]s
Marcelo-HPE
23/06/2011, 12:30
Fala Léo, pior a turma faz aí , que é travar a hélice do viscoso, ,nós não sabemos realmente qual é a solução efetiva que nós usuários poderia-mos implementar. Só a Mitsubishi sabe !!
Para a Vazão da bomba permanecer a mesma, mesmo com RPM máxima , isso vai acontecer se o sujeito sair acelelando a picape a 4000 rpm com o motor frio. coisa que todo bom dono de picape nunca faria .
Essas Bombas centrífugas podem trabalhar com a descarga fechada por médio período, as que não podem são as alternativas
Não vai chegar a exceder o limite de rotação da bomba , pois qualquer rolameto skf ou fag tem limite de rpm em torno de 11.000
È que eu não sei o n° dos rolamentos da bomba dágua da l200 se não eu iria descobrir o limite de rpm desses rolamentos .
Mas de qualquer forma acho trabalhoso fazer essa alteração .
Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 13:20
Olha, eu estava olhando, quando cheguei da rua, um dia, depois de um tempo o motor funcionando fui medir as temperaturas com um daqueles termometros a laser, e vi que a diferença da entrada da agua pra saida dava no maximo 15°C, não lembro se tava entrando a 65 ou 70°C, então, isso é muito pouca troca de calor, sendo que o motor tava 750rpm ML, e a hélice tava acoplada, por que tava jogando uma bufa quente pra porra..
Na minha opinião, circulação tem, o que falta é area de troca de calor...
BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 14:10
Olha só gente, o leobnaval tá coberto de razão em seus comentários, assino embaixo. Aumentar o fluxo de água não garante melhoria de eficiência, nem aumentar a rotação da bomba significa aumentar a vazão, pois a bomba tem limite. E cavitação ocorre sim sem ar no sistema, acontece quando em uma região de queda de pressão dentro da bomba o líquido atinge sua pressão de vaporização para aquela temperatura, formando pequenas bolhas de vapor (no caso, vapor de água) que depois implodem quando o fluído recupera a pressão. Faz o mesmo efeito que grãos de areia sobre as partes internas. É um pesadelo em muitas aplicações industriais...
Lembro de ter visto na minha meninice gente diminuir a rotação da bomba em carros mexidos para dar mais tempo da água resfriar no radiador e trocar calor no bloco. Tem um monte de outras coisas pra mexer antes de alterar a configuração original do motor.
Carlos Azevedo, um delta-T de 15 graus C não é pouca coisa não. E se estava entrando a 70 C, a temperatura de funcionamento estava baixa, relaxa. Válvula termostática começa a abrir lápelos 75 graus, dependendo do modelo. Alguns modelos de carros trabalham normalmente com temperaturas entre 90 e 110 graus. Pra isso servem os aditivos antifervura. Quanto mais quente, mais eficiente a troca de calor no radiador será.
Outra coisa, termômetro "a laser" (ou melhor, pirômetros de radiação infravermelha) para marcar algum valor correto dependem de ser calibrados dependendo do valor específico de emissividade do material, e dependem também do ângulo em que eles apontam para o alvo. É, eu sei, na propaganda deles eles juram que é só apontar pra qualquer coisa que marca certinho, mas não é bem assim. Se estás comparando por exemplo duas medições em duas mangueiras de mesmo material, mesma cor, mesmo acabamento e diâmetro parecidos na mesma distância e mesma posição relativa, então tua medição de diferença de temperatura seja realmente correta. Mas não quer dizer que os valores absolutos sejam esses, ok? encare-os como uma aproximação.
Quanto ao cálculo da velocidade aí em cima, está errado. Se a polia do virabrequim tem 200 mm de diâmetro, e a da bomba tem 140mm, a razão de velocidade será 200/140 = 1,428 maior na bomba. Se o motor está a 2000 rpm, a bomba estará a cerca de 2853 rpm.
No final das contas, teu motor está superaquecendo? O sistema está limpo e com o aditivo recomendado? Está funcionando bem, não tem mais nada de errado? Superaquece sempre ou em algumas situações específicas? O radiador está limpo, não tem nada restringindo o fluxo de ar por ele? O acionamento da hélice de refrigeração está bom?
Costalonga
23/06/2011, 14:23
Bom, como eu tenho a Hélice de 11 Paletas instalada na Caminhonete e tenho a de 8 Paletas mais a Embreagem Viscosa guardados eu posso fazer a troca e fazer um teste demonstrando pra você como que o fluxo de ar mudou consideravelmente.
Eu troquei a Hélice por um motivo.
Eu comprei essa caminhonete de um conhecido meu, ele fez um negocio e pegou ela nesse negocio, e ele tem uma L200 Sport AT, igual a minha porém um ano mais nova.
Ai um dia na frente do carro eu vi que puxava ar demais da conta, ai resolvi abrir o capo da dele e ver. Uma hélice de 11 paletas, ai eu peguei a numeração e comprei uma igual, só que preta da Maxxion [Sprinter].
O carro mudou, ai depois mudei a termostática, o carro trabalha no meio direto sem problemas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 15:21
Olha só gente, o leobnaval tá coberto de razão em seus comentários, assino embaixo. Aumentar o fluxo de água não garante melhoria de eficiência, nem aumentar a rotação da bomba significa aumentar a vazão, pois a bomba tem limite. E cavitação ocorre sim sem ar no sistema, acontece quando em uma região de queda de pressão dentro da bomba o líquido atinge sua pressão de vaporização para aquela temperatura, formando pequenas bolhas de vapor (no caso, vapor de água) que depois implodem quando o fluído recupera a pressão. Faz o mesmo efeito que grãos de areia sobre as partes internas. É um pesadelo em muitas aplicações industriais...
Lembro de ter visto na minha meninice gente diminuir a rotação da bomba em carros mexidos para dar mais tempo da água resfriar no radiador e trocar calor no bloco. Tem um monte de outras coisas pra mexer antes de alterar a configuração original do motor.
Carlos Azevedo, um delta-T de 15 graus C não é pouca coisa não. E se estava entrando a 70 C, a temperatura de funcionamento estava baixa, relaxa. Válvula termostática começa a abrir lápelos 75 graus, dependendo do modelo. Alguns modelos de carros trabalham normalmente com temperaturas entre 90 e 110 graus. Pra isso servem os aditivos antifervura. Quanto mais quente, mais eficiente a troca de calor no radiador será.
Outra coisa, termômetro "a laser" (ou melhor, pirômetros de radiação infravermelha) para marcar algum valor correto dependem de ser calibrados dependendo do valor específico de emissividade do material, e dependem também do ângulo em que eles apontam para o alvo. É, eu sei, na propaganda deles eles juram que é só apontar pra qualquer coisa que marca certinho, mas não é bem assim. Se estás comparando por exemplo duas medições em duas mangueiras de mesmo material, mesma cor, mesmo acabamento e diâmetro parecidos na mesma distância e mesma posição relativa, então tua medição de diferença de temperatura seja realmente correta. Mas não quer dizer que os valores absolutos sejam esses, ok? encare-os como uma aproximação.
Quanto ao cálculo da velocidade aí em cima, está errado. Se a polia do virabrequim tem 200 mm de diâmetro, e a da bomba tem 140mm, a razão de velocidade será 200/140 = 1,428 maior na bomba. Se o motor está a 2000 rpm, a bomba estará a cerca de 2853 rpm.
No final das contas, teu motor está superaquecendo? O sistema está limpo e com o aditivo recomendado? Está funcionando bem, não tem mais nada de errado? Superaquece sempre ou em algumas situações específicas? O radiador está limpo, não tem nada restringindo o fluxo de ar por ele? O acionamento da hélice de refrigeração está bom?
Calma, calma, eu sei que não dá pra confiar nem na propria sombra, e sim, eu não estava dizendo que estes valores eram exatos, mas 15 graus, ao meu ver, entrar a 70 e sair a 55 c° não tá muito lucro não...
A minha só tentou super aquecer uma vez, por que tava numa lua de 40° e o ventilador do ar condicionado tava travado, e isso ela tava parada na ml... mesmo assim não conseguiu passar dos 3/4... acho que tava com sorte:dance::dance::dance::dance::dance::dance::ro lleyes:
Marcelo-HPE
23/06/2011, 15:23
Amigo o Calculo está certo !!!!! pode procurar nos livros aí que formula é essa mesma. vc esqueceu de incluir na sua conta a rotação do motor !!!
Costalonga
23/06/2011, 15:45
Ah, eu tava dando uma olhada no topico do Ricardo Malta sobre o Kit Gelo dele.
Achei interessante, mas não gostei de algo, daquela conexão e T ao invés da Y que a Mit usa.
A conexão em T não trabalha direito, pois ao inves da agua acompanhar o ciclo ela topa com agua que está indo para a bomba.
Pelo menos eu intendo desse jeito.
Falando nisso, será que esse Kit Gelo da MIt só é vendido completo ou eu posso comprar uma peça sozinha como peça de reposição?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 15:56
Amigo o Calculo está certo !!!!! pode procurar nos livros aí que formula é essa mesma. vc esqueceu de incluir na sua conta a rotação do motor !!!
A fórmula está correta, sem dúvida. Mas (200/140) x 700 rpm dá 1000 rpm, e não 100. Se for 1000 rpm, dá 1428 na movida. Se for 2000 rpm, dá 2856 rpm. Como a polia movida é menor, sua rotação será maior, logicamente. As polias não vão mudar de tamanho conforme a rotação :razz: a relação 1,428 é a razão entre os diâmetros. Daí é só multiplicar pela rotação, qualquer que seja ela.
leobnaval
23/06/2011, 15:58
Bom, como eu tenho a Hélice de 11 Paletas instalada na Caminhonete e tenho a de 8 Paletas mais a Embreagem Viscosa guardados eu posso fazer a troca e fazer um teste demonstrando pra você como que o fluxo de ar mudou consideravelmente.
Amigo você não entendeu meu comentário, nem sempre uma helice com maior numero de pás é mais eficiente que uma com menos numero de pás, somente isso que disse (releia a mensagem) porém no caso da mitsubishi acredito que realmente a hélice de 11 pás possui maior fluxo de ar pois ela faz parte do kit gelo e já sai nas L200 mais novas com motor 2.5L.
Ah, eu tava dando uma olhada no topico do Ricardo Malta sobre o Kit Gelo dele.
Achei interessante, mas não gostei de algo, daquela conexão e T ao invés da Y que a Mit usa.
A conexão em T não trabalha direito, pois ao inves da agua acompanhar o ciclo ela topa com agua que está indo para a bomba.
Pelo menos eu intendo desse jeito.
Realmente tem muita diferença sim entre a ligação em Y para a T, na Y o fluxo é deslocado mais facilmente para a derivação pois tem uma menor restrição (menor perda de carga) que no modelo em T.
[]s, Leo
BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 16:02
Calma, calma, eu sei que não dá pra confiar nem na propria sombra, e sim, eu não estava dizendo que estes valores eram exatos, mas 15 graus, ao meu ver, entrar a 70 e sair a 55 c° não tá muito lucro não...
A minha só tentou super aquecer uma vez, por que tava numa lua de 40° e o ventilador do ar condicionado tava travado, e isso ela tava parada na ml... mesmo assim não conseguiu passar dos 3/4... acho que tava com sorte:dance::dance::dance::dance::dance::dance::ro lleyes:
Hehe; Sem stress. A medição aproximada é válida.
Acredite: chegar a 3/4 de temp em trânsito parado e num calorão não é ruim não, considere normal. em qualquer carro. E acredite em mim: 15 graus de diferença de temperatura é muito bom sim, desencane, sou eng. mecânico, tô acostumado a ler valores dessa ordem de grandeza.
SAPO-BOMBA
Não quero ser "agressivo", mas é pq eu cansei de falar em diversos fóruns e comunidades a respeito desse assunto e o povo nunca aprende:
O que melhora e resolve AQUECIMENTO de qualquer motor é simplesmente melhorar a EFICIÊNCIA NA TROCA DE CALOR.
Não adianta a bomba d'água empurrar trocentos mil litros de água, o segredo SEMPRE vai estar na hélice e no radiador!
Quanto mais eficiente o radiador e a hélice, mais estável será a temperatura EM QUALQUER ROTAÇÃO E SITUAÇÃO.
E muita gente continua cometendo bobeiras do tipo andar sem válvula termostática ou travar a hélice viscosa, ambos aumentam o consumo e reduzem vida útil do motor por causa da temperatura inconstante. Há casos até de que a hélice travada tenha estragado partes do motor, como polias esticadoras.
BRAVOECONOVEMBER
Acredite: chegar a 3/4 de temp em trânsito parado e num calorão não é ruim não, considere normal. em qualquer carro. E acredite em mim: 15 graus de diferença de temperatura é muito bom sim, desencane, sou eng. mecânico, tô acostumado a ler valores dessa ordem de grandeza.
leobnaval
23/06/2011, 16:10
Para a Vazão da bomba permanecer a mesma, mesmo com RPM máxima , isso vai acontecer se o sujeito sair acelelando a picape a 4000 rpm com o motor frio. coisa que todo bom dono de picape nunca faria .
Essas Bombas centrífugas podem trabalhar com a descarga fechada por médio período, as que não podem são as alternativas
Marcelo a bomba trabalha de acordo com o que o motor aquece, rotações mais altas (como se tem mais explosões num período de tempo, tem-se maior aquecimento do motor) a bomba tambem estará numa rotação maior gerando fluxo suficiente para esta condição, rotação mais baixa o motor tem menor número de explosão no mesmo período e menor aquecimento. Tudo isso teoricamente pois o sistema é muito mais complexo e o fluxo de ar e combustivel tambem interfere na temp. do motor.
Não vai chegar a exceder o limite de rotação da bomba , pois qualquer rolameto skf ou fag tem limite de rpm em torno de 11.000
È que eu não sei o n° dos rolamentos da bomba dágua da l200 se não eu iria descobrir o limite de rpm desses rolamentos .
Mas de qualquer forma acho trabalhoso fazer essa alteração .
Entendi o que você quis dizer, mais não podemos generalizar, cada rolamento trabalha num limite de rotação de acordo com o fabricante, lubrificação, aplicação, etc., não podemos dizer que qualquer rolamento trabalha a 11000 RPM. Mesmo que talvez o rolamento da bomba suporte o dobro da rotação que usado hoje, não é apenas o rolamento que vai sofrer com esta alteração, tema cavitação, o fluxo que poderá nem ser alterado devido a restrições do motor e válv. termostática, a dinâmica do flúido, entre outros.
Por isso não acho nem um pouco interessante alterar a relação das polias para mudar a rotação da bomba.
[]s
leobnaval
23/06/2011, 16:13
Não quero ser "agressivo", mas é pq eu cansei de falar em diversos fóruns e comunidades a respeito desse assunto e o povo nunca aprende:
O que melhora e resolve AQUECIMENTO de qualquer motor é simplesmente melhorar a EFICIÊNCIA NA TROCA DE CALOR.
Não adianta a bomba d'água empurrar trocentos mil litros de água, o segredo SEMPRE vai estar na hélice e no radiador!
Quanto mais eficiente o radiador e a hélice, mais estável será a temperatura EM QUALQUER ROTAÇÃO E SITUAÇÃO.
E muita gente continua cometendo bobeiras do tipo andar sem válvula termostática ou travar a hélice viscosa, ambos aumentam o consumo e reduzem vida útil do motor por causa da temperatura inconstante. Há casos até de que a hélice travada tenha estragado partes do motor, como polias esticadoras.
X2...mas tem gente teimosa ainda hehehehe
[]s
Costalonga
23/06/2011, 17:02
Amigo você não entendeu meu comentário, nem sempre uma helice com maior numero de pás é mais eficiente que uma com menos numero de pás, somente isso que disse (releia a mensagem) porém no caso da mitsubishi acredito que realmente a hélice de 11 pás possui maior fluxo de ar pois ela faz parte do kit gelo e já sai nas L200 mais novas com motor 2.5L.
Uhum, por isso falei da Hélice, no caso da L200 funciona e muito bem.
As das Ranger o barulho depois do motor quente, quando a Embreagem Viscosa endurece chega a ser alto demais.
Abração, e desculpa atentar ae! KKKKKKKKKKKKKKKKK
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 18:22
hehe, vou meter cara na UFPa pra engª mecanica...
Mas vai que o motor naquela hora tava de mal com a vida hehe
BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 18:42
Hahaha, faz isso não, é muito sofrido e não dá dinheiro... vale mais a pena perguntar pros malucos desavisados que decidiram fazer.
A boa notícia é que quanto maior a temperatura, mais eficiente será o radiador. A menos que resolva ter um defeito que faça o motor ferver (e com aditivo certo isso não é fácil... tem que dar tipo 120 graus no fluido...) ele ficará bem.
Sds.
Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 19:13
Hahaha, faz isso não, é muito sofrido e não dá dinheiro... vale mais a pena perguntar pros malucos desavisados que decidiram fazer.
A boa notícia é que quanto maior a temperatura, mais eficiente será o radiador. A menos que resolva ter um defeito que faça o motor ferver (e com aditivo certo isso não é fácil... tem que dar tipo 120 graus no fluido...) ele ficará bem.
Sds.
Rapaiz, num tem mais volta não... esses bando de calculo e projeto que deixam qualquer administradorzin desses de meia tigela de cabelo em pé é a minha area hehe.. Dinheiro faz bem, mas mecanica me deixa feliz hehehe:cool::cool:
Agora que eu lembrei de uma aqui, teve caso de L200 GL super aquecendo?
Pequeno jr
23/06/2011, 19:45
X2...mas tem gente teimosa ainda hehehehe
[]s
x3 !!!
Mas teve gente aqui que deu idéias que se juntarem com outras, dá para sair uma ótima solução.
Pequeno jr
23/06/2011, 19:46
Rapaiz, num tem mais volta não... esses bando de calculo e projeto que deixam qualquer administradorzin desses de meia tigela de cabelo em pé é a minha area hehe.. Dinheiro faz bem, mas mecanica me deixa feliz hehehe:cool::cool:
Sim ... a nossa 2004 GL começou ali pelos 30.000km/rodados
BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 19:51
Ah coitado... bão, então, já que caíste nessa vida também mesmo... só não te mete com aviação, que é outra maldição que a gente não se livra mais... fica no diesel aí, de repente vai escolhendo alguma carreira pra esse lado. Conselho de colega de profissão... hehehe.
Marcelo-HPE
23/06/2011, 20:06
Tropa ,eu só estou supondo que a velocidade da bomba dágua pode ser um dos fatores do aquecimento , com rpm baixa demais ou até alta demais . Se eu tivesse uma l200 com aquecimento eu tentaria de tudo até em ultimo caso , alterar a velocidade da bomba dágua ,
Eu tb acredito que o problema está mais voltado para o radiador , embora que o Ricardo Malta instalou um radiador de caminhão mercedez 608 ,e a l200 AT continuou a aquecer em algumas situações .
No caso se diminuir o Ø da polia da Bomba dágua a mesma vai girar em maior rpm .
No caso do limite de velocidade dos rolamentos da bomba é só procura qualquer tabela de fabricante de rolamentos que tem lá os limites sempre em torno de 11.000 rpm para rolamentos pequenos de 1 carreira de esferas.
Mas algum segredo tem aí que só a Mitsubishi sabe.
Marcelo-HPE
23/06/2011, 20:13
Eta caramba !!!eu vou sair desse tópico que aqui já tem um Engenheiro Cientista da Aviação Espacial Aeral do Scambau da Nasa. !!!! que sabe tudo !!!
Marcelo-HPE
23/06/2011, 20:17
Vamos embora Carlos meu velho !! deixa o Engenheiro de ônibus Espacial aí !!
Carlos A. C. Azevedo
23/06/2011, 20:24
Sim ... a nossa 2004 GL começou ali pelos 30.000km/rodados
A sua já tinha o comando da bomba injetora eletronico?, pra poder comparar com os casos da gls e das hpe's:semideia
E rapaiz, que isso?? calma, o pessoal tá aqui pra se ajudar, eu acho que houve um desentendimento ai:-|.
Costalonga
23/06/2011, 20:30
Eta caramba !!!eu vou sair desse tópico que aqui já tem um Engenheiro Cientista da Aviação Espacial Aeral do Scambau da Nasa. !!!! que sabe tudo !!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Calma amigo Marcelo.
Cada um ajuda do jeito que pode, até semana passada eu só sabia da Hélice de 11 Paletas e da Valvula Termostática de 76,5°C, que no meu caso já era essa, mas esquentava assim mesmo.
Ai da semana passada pra cá que to vendo que tem como melhorar ainda mais, e pra mim o mais interessante é esse sistema selado e a borracha pra vedar o radiador pra ter uma troca de calor melhor.
Ah Marcelo, se não for incomodar teria como tirar uma foto de como é a borracha pra eu saber qual comprar direito?
Abração.
Atenciosamente,
André Costalonga.
BRAVOECONOVEMBER
23/06/2011, 20:58
Vamos embora Carlos meu velho !! deixa o Engenheiro de ônibus Espacial aí !!
Pô quéisso gente... tô tentando ajudar... só levantando uns detalhes pro pessoal saber dos fundamentos da coisa. E to aprendendo demais aqui também, pois estou com minha primeira picape, e primeiro veículo 4x4 também.
Se alguém aqui sabe tudo é o Edin...
Não sou cientista espacial não, sou dos mecânicos bem fulerinhos... só que curioso e andei conversando com as pessoas erradas... hahaha!
E o Carlos aí já se ralou também e caiu nessa vida, então... melhor se acostumar com as más influências no forum!
Marcelo-HPE
23/06/2011, 21:15
Fala Costa Longa !! Dá uma olhada nesses arquivos aí , que mostram como se instala a borrracha no radiador entre outros procedimentos
algumas fotos demoram carregar no word.
Abração.
Costalonga
24/06/2011, 12:06
Amigo Marcelo, muito obrigado, mais muito mesmo.
Isso vai me ajudar e muito.
Já até apressei o preço da Borracha, é cara demais moço, R$ 26,00! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só vou esperar meu pai voltar de viagem pra colocar essa borracha no lugar, ela vem com 3,90Mts, dá com sobra.
Um grande abraço e um ótimo fim de semana pra tu e pra galera do fórum que me ajuda ae.
Atenciosamente,
André Costalonga
Amigo me tirem uma duvida o problema do aquecimento nas HPE Outdoor era somente para as tinham cambio automático correto? ou as que possuem cambio mecânico também enfrentam esse problema? mesmo as novas?
Costalonga
26/06/2011, 08:49
Amigo me tirem uma duvida o problema do aquecimento nas HPE Outdoor era somente para as tinham cambio automático correto? ou as que possuem cambio mecânico também enfrentam esse problema? mesmo as novas?
Dependendo do seu uso sim.
Por exemplo:
500Kg na carroceria subindo serra, se não trocar de marcha pra ela subir com um torque abundante sem acelerar demais ou de menos ela vai aquecer sim.
Mas tem algumas medidas um tanto quanto baratas que resolve um pouco esse tipo de problema.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 10:16
O negocio das AT é o seguinte, o motor já ficou com um radiador pequeno pra ele, e ainda colocaram um outro radiador de óleo quase do tamanho do condensador, ou seja, carro subindo ladeira, com alta, ar condicionado ligado, e o conversor de torque lá deslizando friquicionando o óleo, ai ele vai quente lá pra frente e começa, carro a baixa velocidade e ainda por cima a helice não puxa a quantidde de ar suficiente, ai tu so vê o ponteiro subindo, isso quando presta atenção, se não vai até perder cabeçote, fundir pistão e o escambau a 4...
E desde 2005 surgue essa marca na mit que começou na L200 sport.. e todo mundo fala heheh.
leobnaval
26/06/2011, 10:52
Dependendo do seu uso sim.
Por exemplo:
500Kg na carroceria subindo serra, se não trocar de marcha pra ela subir com um torque abundante sem acelerar demais ou de menos ela vai aquecer sim.
Nem todas L200 sofrem deste problema, mas algumas sofrem sim, a incidência era maior nas sports e mais ainda nas sports automáticas, mas pode acontecer com qualquer uma inclusive numa outdoor mecânica, porem é mais dificl visto que a mit fez algumas alterações na outdoors.
ParA se essa dúvida te preocupa quanto a comprar uma L200 outdoor, não se preocupe tanto pois as outdoors são alguns fatos isolados que ocorreram aquecimentos, assim como qualquer carro de outra marca e modelo tambem pode super-aquecer (mas como nas L200 criou-se este histórico de ocorrências elas ficaram famosas por "ferverem") mas não acontece em todas.
Como o Carlos escreveu, nas AT a situação piora um pouco porque tem o radiador do câmbio que acaba jogando ar quente no radiador do motor e com isso dificulta ainda mais o arrefecimento do motor.
[]s
Fernando César Ximenes
26/06/2011, 11:37
Pessoal,
Acompanho esse tópico há bastante tempo e cheguei à conclusão que o problema do superaquecimento das L200 ñ tem jeito. É um defeito de projeto do motor q não possui câmara de água no tamanho suficiente para a necessária vazao do líquido de arrefecimento fazer o seu trabalho de refrigeração do motor. Já possui d 10, d 20, F 100 e F 1000, essa última ano 1995. Cansado de desatolar esses carros, todos 4x2, carregados, em areiões, dentro de uma propriedade rural q possuimos no interior deste Estado (Piauí), resolvi comprar a minha primeira L 200, no caso, uma 99. O problema das atoladas desapareceu. Fiquei mto. atisfeito com aquele carro q passava com desenvoltura em certos trechos onde os anteriores sofriam bastante. Infelizmente, com menos de 02 anos de uso, o cabeçote foi pro saco. Aí começou o martírio de controlar a temperatura do motor. Em 2001, pensando q esse problema de superaquecimento já tinha sido resolvido pela MIt,substituí a 99 por uma gls 2001. Depois de 02 anos de uso o cabeçote dela também trincou. Na troca do cabeçote, travei a hélice do ventilador e foram feitos 03 furos na base da válvula termostática. Além dessas providências paliativas, mudei o meu modo de dirigir a viatura, não passando das 3000 rpm e na estrada evito velocidades acima de 110 km/h, troco óleo e filtros a cada 5.000 km ou seis meses, o q ocorrer primeiro. Já faz mais de 06 anos da troca do cabeçote (ela está atualmente com 230k km rodados) e até agora nunca mais tive problema com aquecimento excessivo e olha q várias vezes transporto na caçamba dela 1000 kg de grãos além de puxar um reboque de transporte de animais de grande porte, de dois eixos.
VLW pelas infos, ultima duvida o consumo da Outdoor HPE, usando arcondicionado ficaria no uso urbano (a 80km no máximo )proximo dos 8km/l? e rodoviário ( a 100km no máximo) proximo dos 9km/l?
Abs!
Marcelo-HPE
26/06/2011, 12:31
Mas é claro que te jeito para os problemas da l200 que em sua maioria são as AT de 2006 pra baixo . !! é só colocar um sistema de arrefecimento que dê conta do recado.
andando a 110km/h com ar ligado faz 10,2km/l a na cidade 8,7 km/l
Pequeno jr
26/06/2011, 12:34
Pessoal,
Acompanho esse tópico há bastante tempo e cheguei à conclusão que o problema do superaquecimento das L200 ñ tem jeito. É um defeito de projeto do motor q não possui câmara de água no tamanho suficiente para a necessária vazao do líquido de arrefecimento fazer o seu trabalho de refrigeração do motor. Já possui d 10, d 20, F 100 e F 1000, essa última ano 1995. Cansado de desatolar esses carros, todos 4x2, carregados, em areiões, dentro de uma propriedade rural q possuimos no interior deste Estado (Piauí), resolvi comprar a minha primeira L 200, no caso, uma 99. O problema das atoladas desapareceu. Fiquei mto. atisfeito com aquele carro q passava com desenvoltura em certos trechos onde os anteriores sofriam bastante. Infelizmente, com menos de 02 anos de uso, o cabeçote foi pro saco. Aí começou o martírio de controlar a temperatura do motor. Em 2001, pensando q esse problema de superaquecimento já tinha sido resolvido pela MIt,substituí a 99 por uma gls 2001. Depois de 02 anos de uso o cabeçote dela também trincou. Na troca do cabeçote, travei a hélice do ventilador e foram feitos 03 furos na base da válvula termostática. Além dessas providências paliativas, mudei o meu modo de dirigir a viatura, não passando das 3000 rpm e na estrada evito velocidades acima de 110 km/h, troco óleo e filtros a cada 5.000 km ou seis meses, o q ocorrer primeiro. Já faz mais de 06 anos da troca do cabeçote (ela está atualmente com 230k km rodados) e até agora nunca mais tive problema com aquecimento excessivo e olha q várias vezes transporto na caçamba dela 1000 kg de grãos além de puxar um reboque de transporte de animais de grande porte, de dois eixos.
Ou seja .. você adptou a sua forma de dirigir a viatura ao que ela te entrega de motor e etc.
Você já sabe o que não deve se fazer na L-200 e por isso, agora curte a viatura sem problemas de aquecimento e etc.
nas novas ocorre sim.
vejam q o eduardo eustaquio teve problemas com a dele e com a do filho......o luis antonio parace q tb teve e há outros por aqui q tb tiveram aquecimento na outdoor.
nas novas ocorre sim.
vejam q o eduardo eustaquio teve problemas com a dele e com a do filho......o luis antonio parace q tb teve e há outros por aqui q tb tiveram aquecimento na outdoor.
elas eram hpe mt ou at??
Gls. A do filho do EE. Nao sei qual era.
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 16:14
A do amigo canto do pirão(MT), do edusão(MT), do aurélio(MT), do marcio(AT) são outdoors e nunca super aqueceram...
Everton Júnior
26/06/2011, 18:50
A do amigo canto do pirão(MT), do edusão(MT), do aurélio(MT), do marcio(AT) são outdoors e nunca super aqueceram...
Coloca mais uma ai na lista. Minha ex - Savana também nunca aqueceu.
Marcelo-HPE
26/06/2011, 19:22
atualizando
A do amigo canto do pirão(MT), do edusão(MT), do aurélio(MT), do marcio(AT) Everton ( MT ) . Marcelo (MT) são outdoors e nunca super aqueceram...
Renatopami
26/06/2011, 19:54
Alguém saberia me dizer se uma l200 GLS nova custa 87.900,00 mesmo....o preço está correto ou dá para conseguir mais barato...?
É verdade que nesta versão não há opção de venda PJ?
Me falaram na concessionária que PJ somente na versão pé de boi gl......Será???
estou trocando meu Jimny por um Grand Vitara....já fechado....mas como a concessionária suzuki e mit são juntas e do mesmo dono,tenho a opção de pegar uma l200 desta GLS....
Inclusive tem uma triton dentro da suzuki para exposição....vai entender....
ABS!!!
Imperador!
26/06/2011, 20:14
Alguém saberia me dizer se uma l200 GLS nova custa 87.900,00 mesmo....o preço está correto ou dá para conseguir mais barato...?
É verdade que nesta versão não há opção de venda PJ?
Me falaram na concessionária que PJ somente na versão pé de boi gl......Será???
estou trocando meu Jimny por um Grand Vitara....já fechado....mas como a concessionária suzuki e mit são juntas e do mesmo dono,tenho a opção de pegar uma l200 desta GLS....
Inclusive tem uma triton dentro da suzuki para exposição....vai entender....
ABS!!!
Aqui em Fortaleza sai a 82.990, ainda sem o choro. (Pessoa Física)
Eu pegava a L200 no lugar de um VItara de olhos fechados. Questão de gosto, muita gente faria o oposto também.
Willian Almeida
26/06/2011, 20:19
No site da Mit, o preço da GLS MT é de R$85,890,00. E, salvo engano, a Mit só oferece descondo pra PJ nas versões GL.
Carlos A. C. Azevedo
26/06/2011, 20:27
Eu acho que ainda cai mais sim esse preço, agora a porra da souza erramos comprou a suzuki também, agora bora ver como é que fica, tomara que não faça como fez com a mit...
Marcio Fsj
26/06/2011, 20:32
Ontem cheguei de Campo Grande/MS 800KM em tres adulto mais bagagem andando em 3.000 giros a 135/140km/h média de 7,2km/L ar ligado na boa.....o ponteiro( da temperatura) não passa do meio....é sempre assim e pra la tava calor heim....valeu um abraço a todos
cantodopirão
27/06/2011, 22:07
A minha já meti o pé nela em Dunas (3800 - 4000 rpm) pra não atolar e também rally de regulariade em duna e areia frouxa que não é fácil heim.....
A temp nunca subiu.... espero que continue assim!
atualizando
A do amigo canto do pirão(MT), do edusão(MT), do aurélio(MT), do marcio(AT) Everton ( MT ) . Marcelo (MT) são outdoors e nunca super aqueceram...
Marcelo-HPE
27/06/2011, 22:14
Só quem já rodou em areia fofa , sabe o quanto essse tipo de terreno força o carro , e sobreacarrega tudo , transmissão, embreagem e motor ,
Áreia fofa é muito pior doque lama .
Renatopami
28/06/2011, 10:03
Imperador,Willian e Carlos......grato pela atenção....ABRAÇOS!!
Carlos A. C. Azevedo
28/06/2011, 13:11
Imperador,Willian e Carlos......grato pela atenção....ABRAÇOS!!
Boa compra:concordo:
Renatopami
28/06/2011, 19:09
Boa compra:concordo:
Pois é....acabei ficando no Vitara mesmo.....ainda não foi desta vez que voltei para o time de pikups.....apesar de não precisar de caçamba,gosto da imponência das mesmas.....e do motor diesel também...:dance:
ABS!!!!
Imperador!
28/06/2011, 20:40
Depois bota umas fotos da bichina...
PauloLimited
12/07/2011, 21:31
Hj fui premiado com o aquecimento da L200. Sexta sai de viagem, andei 750km e domingo andei 650km sempre na faixa de 3500 rpm chegando a 4000 rpm tem horas e nada, ontem andei o dia inteiro aqui em Palmas e nada tb. Hj fui no camelodromo a uns 2km da que de casa e tudo beleza, mas na volta o ar num gelava, parei na garagem aqui em casa na hr q eu desligei a L200 olhei de relamce o painel e estava lá marcando 3/4 a temperatua. Estava vazando líquido de aferrecimento e gastei uns quase 4,5l para completar o radiador. Domingo na hr q eu fui pegar estrada olhei o nivel do sistema e estava tudo beleza, troquei o líquido dezembro passado na Mit.
De tarde fui no dentista q fica +- 1,5km de casa e a L200 chego mais rápido q de costume na temperatura de trabalho, mas num passo do meio, nada de superaquecer.
Amanha cedo vo levar no meca pra ver oq realmente aconteceu, pelo q eu vi axo q foi algum vazamento. Alguma mangueira q racho, na hr q eu parei ela na garagem a sim q superaqueceu fez um barulho de vazamento de gás.
Costalonga
12/07/2011, 21:50
Amigo Paulo, como vai?
Já olhou a tampa do radiador?
Pode ser ela que tá deixando a pressão escapar e jogando agua pro reservatório de expansão.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
leobnaval
12/07/2011, 21:50
Paulo mas nesse caso qualquer motor iria superaquecer, o jeito é achar este vazamento o quanto antes.
PauloLimited
12/07/2011, 21:53
Amigo Paulo, como vai?
Já olhou a tampa do radiador?
Pode ser ela que tá deixando a pressão escapar e jogando agua pro reservatório de expansão.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Cara o reservatório estava tão seco, num tinha nem resquicio que já houve líquido ali, eueueuue.
Mas desde dezembro ninguem poem a mão na tampa do radiador, será q mesmo assim pode haver esse risco ?
PauloLimited
12/07/2011, 21:55
Paulo mas nesse caso qualquer motor iria superaquecer, o jeito é achar este vazamento o quanto antes.
x2, amanha eu vo ver tudo certim, tomara q num seja nada de d+
Costalonga
12/07/2011, 22:01
Cara o reservatório estava tão seco, num tinha nem resquicio que já houve líquido ali, eueueuue.
Mas desde dezembro ninguem poem a mão na tampa do radiador, será q mesmo assim pode haver esse risco ?
Já vi muito caso de radiador seco por conta da tampa estar ruim.
Mas então, se ele estava seco é porque jogo agua fora e o motor precisou, e pegou do reservatorio, a minha faz essa troca direto, se eu forçar um pouco quando paro vejo que o reservatório tá entre o minimo e maximo, ai depois que ando mais leve e sem forçar a agua volta pro maximo.
Ah, dá uma olhada no selo d'agua, pode ser um que esteja vazando.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
12/07/2011, 22:09
Hj fui premiado com o aquecimento da L200. Sexta sai de viagem, andei 750km e domingo andei 650km sempre na faixa de 3500 rpm chegando a 4000 rpm tem horas e nada, ontem andei o dia inteiro aqui em Palmas e nada tb. Hj fui no camelodromo a uns 2km da que de casa e tudo beleza, mas na volta o ar num gelava, parei na garagem aqui em casa na hr q eu desligei a L200 olhei de relamce o painel e estava lá marcando 3/4 a temperatua. Estava vazando líquido de aferrecimento e gastei uns quase 4,5l para completar o radiador. Domingo na hr q eu fui pegar estrada olhei o nivel do sistema e estava tudo beleza, troquei o líquido dezembro passado na Mit.
De tarde fui no dentista q fica +- 1,5km de casa e a L200 chego mais rápido q de costume na temperatura de trabalho, mas num passo do meio, nada de superaquecer.
Amanha cedo vo levar no meca pra ver oq realmente aconteceu, pelo q eu vi axo q foi algum vazamento. Alguma mangueira q racho, na hr q eu parei ela na garagem a sim q superaqueceu fez um barulho de vazamento de gás.
Rapaiz, se o ar não gelou, como é que ta o condensador e o radiador? tão limpo? se tiver sujo vai vazar agua e de quebra ainda pode acabar com o compressor do AC..
Já viu se o ventilador eletrico da frente do condensador tá funcionando normal??
leobnaval
12/07/2011, 22:13
Paulo, o ideal é fazer o teste com o motor frio, lavado e seco, então tira-se a tampa e pressuriza todo o sistema, aí consegue-se achar até os dificies vazamentos que ocorrem em selos e juntas, mas a tampa tambem deve ser testada.
[]s
PauloLimited
12/07/2011, 22:18
Rapaiz, se o ar não gelou, como é que ta o condensador e o radiador? tão limpo? se tiver sujo vai vazar agua e de quebra ainda pode acabar com o compressor do AC..
Blz, vlw galera vo ver isso tudo amanha cedo, qualquer coisa a mais fala ai.
Carlos A. C. Azevedo
14/07/2011, 18:49
Blz, vlw galera vo ver isso tudo amanha cedo, qualquer coisa a mais fala ai.
Eai paulo, como foi que ficou o esquentamento?? resolveu? qual era a onda?
PauloLimited
14/07/2011, 20:26
Eai paulo, como foi que ficou o esquentamento?? resolveu? qual era a onda?
Opa, era uma mangueira q sai embaixo do radiador, estava com umas rachaduras e vazando líquido, foi so trocar a dita e pronto.:cool:
Jalapão e praia do peixe que me espere.:dance::torcendo::dance:
alex 4x4
27/07/2011, 20:49
ola pessoal tive minha primeira esquentadinha na minha pajero 2.8 ano 94 pro meu azar passou aguá pro óleo.
bom to lascado fui ver a danada da junta do cabeçote o vendedor disse q tem medida a junta alguém sabe dizer se tem ou não.
achei q pudesse ser a válvula termostática a rasão do meu problema mas alguém já tinha tirado ela então tirei a tampa do óleo e estava branca tirei a vareta e estava com aguá.
moral da estoria to andando de chevete 81 to me sentindo um peixe forra da aguá.rararararararararara
leobnaval
27/07/2011, 21:10
A junta de cabeçote tem medida, sim. Esta medida no caso é a espessura da junta, caso o cabeçote ou bloco tenham sido retificados você tem que compensar esta altura na junta, para não alterar tanto a taxa de compressão.
São os chamados: standart, pic 1, pic 2, etc.... quanto maior o número do pic, mais espessa é a junta.
Para saber qual a medida da junta que você terá que comprar é só medir a espessura da sua junta antiga (porém pode ser que ela já tenha sido prensada, mais dá pra ter uma idéia), ou mandar medir o cabeçote e a altura do pistão numa retifica e eles te indicarão a junta a ser comprada.
[]s
Carlos A. C. Azevedo
27/07/2011, 22:41
ola pessoal tive minha primeira esquentadinha na minha pajero 2.8 ano 94 pro meu azar passou aguá pro óleo.
bom to lascado fui ver a danada da junta do cabeçote o vendedor disse q tem medida a junta alguém sabe dizer se tem ou não.
achei q pudesse ser a válvula termostática a rasão do meu problema mas alguém já tinha tirado ela então tirei a tampa do óleo e estava branca tirei a vareta e estava com aguá.
moral da estoria to andando de chevete 81 to me sentindo um peixe forra da aguá.rararararararararara
Ainda não consigo entender até onde chega a burrice do ser humano pra tirar a porra da termostatica, motor tá superaquecendo? porra beleza, vamo caçar o PROBLEMA, e não sair tirando peça QUE PODE não ter nada haver com a situação, sem a termostatica para de super aquecer? para, mas quando super aquece sai fudendo tudo quanto é coisa correndo risco até soldar os pistoes na parede da camisa...:confused::confused::confused::confused:
:parede::parede::parede::parede::parede::parede::p arede::parede::parede::parede::putz::putz::putz::p utz::putz::banido:
Como tá o estado do radiador? tá tudo limpo? tinha agua lá?
alex 4x4
01/08/2011, 21:43
:cry:ai galera finalmente abri meu 4 40 2.8 vou leva o cabeçote amanha para a retifica:parede:
seguem fotos do bloco e do cabeçote
alex 4x4
01/08/2011, 21:56
:xaq vai uma de quando ela andava:semideia
também anexei um manual do motor para quem interessar
Carlos A. C. Azevedo
01/08/2011, 22:59
Já tem alguma base de quanto vai ficar o serviço?
Imperador!
02/08/2011, 08:24
Já tem alguma base de quanto vai ficar o serviço?
Tava meio surrado esse cabeçote já hein...
O serviço completo - acredito eu - se vai retificar - deve ficar uns 2K...
alex 4x4
02/08/2011, 21:35
:???:o cara pediu r$750,00 eu to chorando ate agora com desconto r$600,00
trocar retentor de válvulas pastilhas das válvulas e esmerilhar as mesmas.
o duro foi as juntas a do cabeçote r$200,00:sad:
as outras r$380,00:evil:
mecânico ainda não perguntei quanto :!:
leobnaval
03/08/2011, 08:41
R$750,00 eu gastei de retifica no motor inteiro da L200 já fazem 4 anos, massss....
Retifica completa de cabeçote deve ficar no máx. uns R$350 nos serviços da retifica as peças são separadas (aplainar, teste de trincas, retificar válvulas e assentar, trocar retentores, verificar sedes, etc.) as peças como pastilhas, retentores, válvulas, sedes caso precisem trocar o preço é a parte.
Juntas é caro mesmo e tem que ser original.
Mecânico eu queria saber, porque ontem mesmo fui ver quanto ficava pra tirar o cabeçote da l200 (porque tem uma vela aquecedora quebrada dentro) o cara me pediu de 600 a 1000, falei obrigado e fui embora :parede::parede::parede::parede:
Imperador!
03/08/2011, 09:00
Mais barato que eu imaginava... mesmo assim quando incluir as juntas, a mão de obra e as outras pecinhas (válvulas, retentores...) ainda assim deve dar uns 1,5K. Boa sorte!
XAVIER S4T
03/08/2011, 21:02
Volta e meia esse tópico volta à tona... daí vcs vêm o tamanho do problema de temperatura das L200... Infelizmente....
alex 4x4
09/08/2011, 20:16
:arrow:esse problema de esquentar as l200 e pajeros no meu caso e pajeiro qual seria o problema desas esquentadas
no meu caso o meca disse que foi mau montado o motor quando foi feito a junta do coletor ou admissão eu não sei ao certo
mas o caso e q tinha uma junta forra do lugar q deveria no 1 cilindro justamente onde o cabeçote trinco vou postar fotos da trica.
hoje vou colocar do bloco com cilindro q deu problema.
alex 4x4
11/08/2011, 22:10
:?essa foto e do falecido cabeçote pois tive q comprar 1 novo r$1.500,00 montagem e regulagem
r$200,00:putz: ainda tem as juntas:parede: cacetada:cry:
Carlos A. C. Azevedo
13/08/2011, 13:09
:?essa foto e do falecido cabeçote pois tive q comprar 1 novo r$1.500,00 montagem e regulagem
r$200,00:putz: ainda tem as juntas:parede: cacetada:cry:
Cara, olha pelo outro lado, o 2.8 não chega nem perto do nivel de dor de cabeça que o 2.5 posivelmente dá, com manutenção regular dura muito, e compensa todos esses gastos, claro que se for bem montado e com peça que preste. Qual era a KM dela? já tinha aberto/feito alguma vez?
Não esquece, pra não ter mais nada de pertubação peça no minimo original + mecanico que entenda.
leobnaval
13/08/2011, 18:25
Cara, olha pelo outro lado, o 2.8 não chega nem perto do nivel de dor de cabeça que o 2.5 posivelmente dá, com manutenção regular dura muito, e compensa todos esses gastos, claro que se for bem montado e com peça que preste. Qual era a KM dela? já tinha aberto/feito alguma vez?
Não esquece, pra não ter mais nada de pertubação peça no minimo original + mecanico que entenda.
X2... principalmente quanto a peças e mecânico
alex 4x4
13/08/2011, 20:57
ela esta com 230:pipoca: km eu acho o antigo dono já tinha feito esse motor eu não sei como ele fez
digo isso porque as vezes o cara não quer gastar pra vender ele disse q gastou :shock:r$8.000,00
sera eu e o mecânico achamos q foi mau montado por q tinha uma junta do coletor fora do lugar
agente acha q foi isso q fez trincar o cabeçote.
ai vai as do novo montado
Olha amigo da pajero, seguramente aqueceu não por falha de montagem, mas sim por falta de manutenção preventiva, como aditivo na água, revisões na válvula aquecedora (caso não tenha aditivo).
São raros os casos de aquecimento nos motores 2.8, pois eles possuem uma reserva de água bem maior que as L200 e Pajerinhos 2.5.
Preste atenção quanto a espessura do cabeçote, já que a medida da junta deverá ser o conjunto entre ele e a altura dos pistões visando manter a taxa de compressão dentro dos limites. Senão, começará a dor de cabeça do "superaaquecimento-MIT".
Boa sorte.
Marco
Pequeno jr
15/08/2011, 08:38
Olha amigo da pajero, seguramente aqueceu não por falha de montagem, mas sim por falta de manutenção preventiva, como aditivo na água, revisões na válvula aquecedora (caso não tenha aditivo).
São raros os casos de aquecimento nos motores 2.8, pois eles possuem uma reserva de água bem maior que as L200 e Pajerinhos 2.5.
Preste atenção quanto a espessura do cabeçote, já que a medida da junta deverá ser o conjunto entre ele e a altura dos pistões visando manter a taxa de compressão dentro dos limites. Senão, começará a dor de cabeça do "superaaquecimento-MIT".
Boa sorte.
Marco
x2 em tudo que o Marco comentou.
alex 4x4
19/08/2011, 19:06
:putz:ola galera voltei mais inda a pé agora na hora de montar o cabeçote
descobrimos q o esticador estava trincado então mais mão de obra r$200,00
mais junta mais :farted::farted::farted:
esticador r$395,00 :freaking:
alex 4x4
24/08/2011, 18:25
:putz:ola galera voltei mais inda a pé agora na hora de montar o cabeçote
descobrimos q o esticador estava trincado então mais mão de obra r$200,00
mais junta mais :farted::farted::farted:
esticador r$395,00 :freaking:
:arrow: frente motor desmontada
agora vai
Moipessoa
24/08/2011, 20:47
Alex,
onde vc esta fazendo o reparo no motor?
junta de cabeçote de R$300,00 / R$400,00
alex 4x4
25/08/2011, 19:58
Alex,
onde vc esta fazendo o reparo no motor?
junta de cabeçote de R$300,00 / R$400,00
to fazendo em vitoria espirito santo.
to fechando os custos mais já da pra fazer conta vamos la
cabeçote novo R$1500,00:cry:
montagem do mesmo R$200,00:cry:
junta R$185,00:cry:
mão de obra mecânico R$700,00:cry:
minha inpacienciense isso não tem dinheiro q pague:-x
:smile:previsão para voltar a ser homem nessa sexta feira 26/08/2011:euforico:
Ilton007
05/09/2011, 11:06
A minha L 200 esquentou tambem. Ano passado ela ferveu e eu tique que trocar o cabeçote. Agora ela começou a esquentar. Ainda não está fervendo, mas a temperatura aumenta para 3/4 quando ando a 110/120 Km/h em estrada reta, descida, subida de asfalto bom ou ruim... e o nivel da agua baixa... Alguem sabe se o famoso Kit gelo pode ser usado na L200 2003 GLS HPE: Sabem se ele realmente resolve.
Valeu, esse forum é muito bom, estou aprendendo muito.
Costalonga
05/09/2011, 11:58
A minha L 200 esquentou tambem. Ano passado ela ferveu e eu tique que trocar o cabeçote. Agora ela começou a esquentar. Ainda não está fervendo, mas a temperatura aumenta para 3/4 quando ando a 110/120 Km/h em estrada reta, descida, subida de asfalto bom ou ruim... e o nivel da agua baixa... Alguem sabe se o famoso Kit gelo pode ser usado na L200 2003 GLS HPE: Sabem se ele realmente resolve.
Pode ser usado sim, sem problemas.
Ou melhor, ele vai sanar 90% dos problemas, porque uma aquecida vez sim vez não ela vai dar, quando forçar num tem jeito ela vai levantar, mas nada demais não.
Na minha eu fiz o seguinte:
Troquei a Hélice original por uma de 11 Paletas da MB Sprinter, nem lembro quanto paguei, mas era original Maxxion;
E tirei a valvula termostática de 76.5°C e coloquei uma de 71°C de um trator FORD.
Com isso até agora não tenho o que reclamar, talvez a unica coisa que faria era colocar um reservatorio de expansão fechado, porque quando você tá viajando e a temperatura diminui ela joga agua pro reservatorio e como ele é aberto ele joga agua pra fora, se fosse o fechado ele guardaria a agua sem problemas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Carlos A. C. Azevedo
05/09/2011, 12:32
Se não estou enganado, as quadradinhas super aqueciam em andar em alta velocidade, só não lembro, se era a 120 ou a 140... Não precisa do famoso ki não, é só trocar o radiador, até por que esse kit ai não passa de um radiador maior com o preço absurdo da mit..
E seguir essas dicas do André, a dele é Sport AT umas 1000000000x pior que a tua em super aquecimento e agora depois da magica ficou só o filé:dance::dance:
Ilton007
05/09/2011, 13:53
Bom saber.
Já tinha ate ligado na Mit para saber se ainda tinha para venda e qual seria o valor:parede:, mas fui informado que não existe mais, e tentariam encomendar na fabrica...
Essas informações do Andre já estou indo atras, mas o radiador, sabe algum que tenha o mesmo encaixe ou terei que fazer adaptações de qualquer forma?
Abraço
Ilton007
05/09/2011, 13:54
Ja tava esquecendo do mais improtante que meu pai me ensinou... Muito obrigado pelas respostas
Carlos A. C. Azevedo
05/09/2011, 17:14
AHUAHUHAUHUA, beleza cara,
olha ai, o ideal seria um de pajero sport aquelas 2.5 ou 2.8 mesmo, como ele é maior pros lados, tinha que alterar só um pouco o suporte dele e também o suporte do reservatorio da direção hidraulica. mas creio que só modificando o que tu ja tem ai já deve dá uma grande ajuda, e ficar bem mais barato...
leobnaval
05/09/2011, 17:25
Amigo se a água está baixando você tem que procurar o vazamento, pois com baixo nível da água qualquer veiculo vai superaquecer.
Depois disso sim você deveria melhorar o sistema de arrefecimento, fazendo o que o pessoal comento acima.
André consegue saber de que trator Ford era a válv. term. de 71º, encaixou certinho na sua L200 Sport?
[]s