Ver Versão Completa : Engesa F3 Edu - Jabiraca
guilhermeabreu
05/08/2012, 14:07
Doc , bom trampo esse seu heim ... rsrs ... tem cozinha com todos os apetrechos ... fome pelo menos ninguém passa ... rs
Magao , tb fico vendo seus filminhos la nas dunas e da uma vontade danada de participar ... rs
Aurélio , Bananal ta chegando ... falta pouco mais de 1 mes ... vamos ver o Envesão ao vivo e a cores ...
Pelo meos no dia do meu plantão ninguem fica com fome , eles já até pedem um determinado cardápio . Mas s´da pra fazer em plantões extras pq o povo não sabe que estou lá , pois no dia oficial do meu plantão nem paro para almoçar é 24hs praticamente no ar , durmo apenas umas 2 a 3hs no máximo nas 24hs , MAS BANANAL ESTA AÍ POR PERTO PARA DESCONTRAÍRMOS .
Marcus Brandão
06/08/2012, 09:25
Grande Edu,
Show de trilha. Espero que não seja nada grave com o guincho. Adorei os itens da cesta básica do passeio. daqueles eu não consumiria apenas a água , lanches , frutas , e o café mas o resto é certeza.
forte abraço.
Eduardo Velo
06/08/2012, 10:36
Acabei de desmontar a cx do guincho , 1 solenóide aux. de partida pifou , vou comprar 2 novas e deixar a que está boa de reserva ...
Tinha cerva , mas acabei não tomando , sou mais do café ... rs ... sempre levo café forte sem açucar numa térmica ... não sei qual dos 2 faz mais mal ... rs ...
Tem um bar na beira do lago , bem na entrada da trilha , se ficar de fogo é só dar um mergulho ... rs , O Cj sofreu um pouco pra passar as erosões que a Camper e o Engesa passaram com facilidade , a bitola faz diferença ... ; parada pro lanche numa sombra bem boa , tava bem quente ... ; tem um templo , acho que japones , no caminho , parece estar abandonado ou desativado ... ; tinha muito molho do Doc no caminho pra Quatinga , a vtr ficou marrom ... rs
O detalhe é que nenhuma das vtrs deu qqer tipo de baixa , o CJ folgou alguns parafusos , o guincho da Camper teve que ser reparado o cabo no rolete e o Engesa que deu pau no guincho ... o mais importante mesmo é que ninguém se machucou ... as vtrs podem sofrer baixa a vontade ... rs
Eduardo Velo
28/08/2012, 14:08
O Engesão ta de frente nova , o guincho Work deu algum problema sério na parte do motor ou alguma engrenagem , travou ... qdo tiver tempo e paciência vou abrir pra ver o que é ... comprei um Winch 12000 , está funcionando perfeito , mas falta testar ...
A tampa do dif. diant. estava com uma trinca e vazava , comprei uma tampa usada Dana 30 com o Danilo da Casa de Transmissão 4x4 , chegou ontem ( muito grato pela prestatividade Danilo ... ) dei um trato nela e instalei hj , parece que ficou bom , era o único vazamanto na Jabiraca ... ficava um pinico em bx do dif. ... rsr
Estava com jogo na coluna de dir. , foi retirado o rolamento agulha do premio e colocado uma bucha de PU no local , na parte de bx continua com rolamento agulha do premio ... está sem folga e a direção está macia , ainda está teste essa troca de rolam. por bucha ...
abs ... Edu
Opa Edu!
O Danilo é pedra 90! (pessoa muito boa/prestativa)
Me deu uma ajuda sem tamanho.
O Jabiraca está zerado heim!
Abraços.
Kim.
Eduardo Velo
28/08/2012, 18:28
Muito bom poder elogiar uma pessoa viu Kim ... o cara é profissional e atencioso , 2 coisas muito dificeis de achar ... rs
A Jabiraca fica em constante estado de revisão ... rsrs ... o gasto é mínimo pq como vc eu mesmo abraço a maioria da manutenção , mas sempre pego alguma coisa antes de acontecer , mangueira passando perto de quina de carroceria , fio encostando na lata e descascando , fio solto , inicio de vazamento ... e por aí vai ... muitas melhorias foram feitas pq a Engesa falhou em muitas montagens que só com o passar do tempo a gente pega e faz do jeito certo ...
abs ...
Eduardo Velo
29/08/2012, 10:57
Engatei 4x4 pra circular óleo no dif. diant. andando por aqui e por enqto sem vazamento ... parece que etá resolvido o unico vazamento que tinha ...
Preciso ainda testar esse guincho Winch , mas agora não vai ter como , só se pintar uma chance em Bananal ...
Testei tb o PX , está perfeito ... o aterramento estava com problema na fixação ...
abs ...
Marcus Brandão
29/08/2012, 16:32
Grande Edu, parabéns por mais essa etapa. O Danilo é fera demais só que feio demais, tadinho, enfim, já ta casado, felizmente. Mulher não casa com sapo pq não sabe qual é o macho.
Comprei uma cx de hilux do Marcel por indicação do Danilo e vou mandar pro Danilo montar. To nem afim.
Eduardo Velo
29/08/2012, 19:37
Marcus , a natureza não foi nada legal comigo tb ... rsrs , pelo menos o Danilo tem algumas virtudes ...
Vai colocar cx de hilux ? é a reduzida ou a cx completa ? o gafanhoto vai virar louva deus desse jeito ...
Estamos marcando um passeio pela Canastra no final de outubro , ve na tua agennda se da pra ir ...
abs ...
Marcus Brandão
30/08/2012, 06:52
Não se deprecie amigo. O Danilo tambem não é tão feio assim. É pior, he, he!
Vô botar a caixa completa. Nao sei com seria só a reuzida. Vantagem é saída central traseira e direita dianteira. Mas o Danilo já tá falando em colocar um eixo dianteiro d 44. Vamos ver. Deve ficar legal.
No inicio do ano vc mudou seu reservatório de óleo hidráulico de lugar. Eu troquei a minha por uma menor e, devido ao suporte avançado, ganhei um palmo de distancia do cilindro de freio, tirei as mangueiras da barra do volante e me livrei de um vazamento na borboleta da tampa. Bão dimais. Quer mlhor? Sem gastar um cent.
Por falar em cents, vou viajar no inicio de outubro pois já estava programado há muito tempo e tá pago mas continuo com a casa em obras e não sei se vou ter di$$$$posição pra ir à Canastra mas tenho muita vontade de conhecer. Mas agradeço o convite e vou ficar de olho. Mantenha-me informado, por favor.
Um abraço.
Eduardo Velo
30/08/2012, 18:42
Não precisa colocar Dana 44 , os Wranglers e Cherokees usam Dana 30 com pneus 35" sem problema ... não mexeria nesse dif. diant. , acho ele bem parrudo , só trocaria a manga pela da Ensimec se fosse usar pneus 33" pra cima ... mais nada ...
A cx da Railuquis é excelente ... só trocaria isso ... mesmo assim ficaria com o clark e a CT de reserva por um tempo ...
abs ...
Marcus Brandão
31/08/2012, 04:13
Cara, você sempre com sugestões claras, bem justificadas e lúcidas. Muito obrigado mesmo. Já que falávamos de elogio, suas opiniões têm desde o começo uma grande importância nas modificações feitas na minha vtr. Meus planos iniciais são manter a cx original guardada por uns dias. Prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém. Rssss.
Uso pneus 35. Acha que devo trocar as mangas do d33? Mesmo depois do que houve com o flutuante do Kim daquela marca? Eles fabricam um próprio pro d33 reforçado?
Obrigado novamente pelas dicas.
Eduardo Velo
31/08/2012, 09:31
Marcus , Não sei pq dizem manga de eixo do CJ e manga de eixo do Engesa , é tudo a mesma coisa ... a manga que está na Jabiraca comprei como sendo de CJ5 e Rural ...
Essas mangas foram projetadas pra pneus 7.50 16 ( 31" ) que equipavam os CJs e Engesas originais , o CJ é mais leve que o Engesa , então essa referência acaba ficando desigual na hora de colocar pneus maiores , o eixo do CJ aguenta um 35" ( desde que usado com sabedoria como tudo na vida ... rs ) melhor que um Engesa por conta do peso menor ... os Wrangler tb não são pesados , o Engesa Fase 1 aguenta bem um 33" sem nenhum problema , o 35" vai ter que ter mais calma pra tocar a vtr , no Fase 2 não muda muito , é que a maioria dos Fase 2 tem capota de fibra , são 80 kg a mais , e trocam por motor diesel , mais uns kilinhos , aí saber tocar a vtr é fundamental , nada de trancos , nada de pneus que agarram demais ... mas as propagandas dos pneuzões que agarram são mais fortes nessa hora ... rsrs ...
A Manga de eixo Ensimec é um pouco mais grossa e usa rolamentos mais largos , devem ser dos Troller ou Toyota , o Danilo deve conhecer e saber como adaptar , o pessoal que usa essa manga com 35" fala que esses rolamentos duram mais ... o eixo Dana 30 ( não d33 ... rsrs ) é de confiança , mantém sempre lubrificadas as cruzetas , não deixa entrar água no dif. , sempre que entrar em alagado da uma conferida no óleo pra ver se está café com leite , se tiver , troca os retentores e o óleo , usa 90 GL5 e deixa o respiro bem alto ... evita trancos e retomadas bruscas ... , se estiver desalinhado , terminais com folga e shimmi , qdo em 4x4 , vai passar toda essa meleca pro eixo ...
Meu conselho seria vc usar pneus 32" no max. e não esquentar a cabeça com manutenção ... mas é lógico que vc não vai seguir esse conselho ... rsrs .
abs ...
Marcus Brandão
01/09/2012, 01:04
Rssss.
Começar falando da teimosia. Os pneus do gafanhoto devem agüentar bem os próximos 2 ou 3 anos então é 35 mesmo. Nem pensar em gastar $$$$$. Não existe.
Manutenção eu tento dar a melhor. Rodei quase 7k e reparei-quando troquei o reservatório da DH - que o fluido de freio havia baixado. Vamos pro cavalete pois uso pastilhas kombi/ kadet. Ter que troca-lãs com essa freqüência vai me forçar a desmontar as rodas com certa freqüência. Mantive esse freio por recomendação sua e não me arrependo.
O Danilo não gosta do d30- faço maior rolo com dana 30, 33, 40, 44. Kkkkkk mais é só na hora de escrever rápido.
Bom, vou trocar a CT quando tiver vaga na oficina- to em obras e em casa não rola apear de p& p- e depois vejo essa de eivo. Preciso tbm colocar a capota que vai começar a chuva. Valeu.
Eduardo Velo
01/09/2012, 09:06
Os pneus estão novos , então acho que seria por aí mesmo , usar até gastar pra depois comprar outro jogo de diam. menor ... ainda pega um troco na carcaça dos 35" ...
Vc já verificou se foi gasto de pastilha mesmo ?? pode ter sido outro problema que diminuiu o óleo ...
Se a vtr estiver freando a contento , seria interessante manter o sistema , o jogo de pastilha de Kombi aqui eu pago no max. R$ 15,00 ( do Fiesta é R$ 60,00 ) , troco + ou - a cada 30 k , a tras. esqueci qto tempo faz que troquei , demora muito pra gastar ... mas uso pneus 31" e vc usa 35" só aí ja tem uma boa diferença de arraste ... uso pouquíssimo o freio , uso muito freio motor , até na cidade ... deixando em 2a no clark é mesma coisa de carro automático , tira o pé do acelerador ele para ... rs
O Danilo pode não gostar do Dana 30 , mas acho eficiente , a gente só usa como auxiliar do eixo tras. , só liga 4x4 como auxilio pra sair da encrenca , se estiver sólito usa guincho ou ergue com hi-lift e calça os pneus ... não vai quebrar nada e assim que sair a vtr está intacta ...
Manda um pouco dessa chuva pra gente camarada ... rsrs ... aqui ta sem chover faz tempo , nem sei mais como é um dia de chuva ... rs
abs ...
Marcus Brandão
01/09/2012, 12:26
Chuva? Aqui é um deserto. Mas em setembro costuma começar, NAo vou esperar.
Acredito que seja pastilha traseira. Não tem vasamento e a pastilha é do tamanho de uma caixa de fósforo pra parar aquela pluma desgaste rápido. Tinham me falado em três mil e rodou o dobro. Bom, bom não tá mas tá bom.
guilhermeabreu
01/09/2012, 12:32
Chuva? Aqui é um deserto. Mas em setembro costuma começar, NAo vou esperar.
Acredito que seja pastilha traseira. Não tem vasamento e a pastilha é do tamanho de uma caixa de fósforo pra parar aquela pluma desgaste rápido. Tinham me falado em três mil e rodou o dobro. Bom, bom não tá mas tá bom.
MARCÃO
Falaram não , eu falei , é que depende muito da maneira de cada um andar , eu sou ligeirinho , logo : gasto mais pastilhas de freio do que a maioria das pessoas .
Mas se esta satifeito , ta bom isto é o que interessa , minhas pastilhas da BAND troco muito poucas vezes , as dianteiras troquei só agora depois de 5 anos e as traseiras estão ainda zeradas , pois coloquei depois de experimentar as do TEMPRA=KADETT que tinha este gasto intenso de a cada 3.000km rodados , as traseiras estou com elas a 3 anos e anida muito novas .
Eduardo Velo
03/09/2012, 12:18
Aconteceu um incidente na madrugada de domingo , era quase 01:00 h , estava saindo do trampo e indo pra casa pelo caminho que sempre faço , num viaduto saindo da Av. dos Estados , na pista da esq. , fui fechado por um carro comprido cinza ( Vectra ou Astra ) que quase bati na porta ... , pensei que o cara estava com pressa e até parei a vtr pra PRIORIDADE passar ... só que ele tb parou , aí tentei passar pela dir. e de novo me fechou e quase bati na porta de novo ... dei ré o mais rápido possível pedindo passagem para os carros que estavam atras de mim e o cara tb deu ré , consegui pegar um acesso pra sir do viaduto e ele ficou preso nos carros com a luz de ré acesa ... aí ficou a dúvida , não sei se fechei a criatura sem querer , pq sempre olho no espelho pra fazer ultrapassgens ou sair da pista , mas as vzs pode ter ficado num ponto cego , sei lá ... ou se era um assalto e não tiveram tempo de concretizar ... só sei que queria muito ter uma arma pra poder me defender , muito mesmo ... , mas só bandido a paisana e bandido fardado que pode ter ...
abs ... Edu
guilhermeabreu
03/09/2012, 12:52
Aconteceu um incidente na madrugada de domingo , era quase 01:00 h , estava saindo do trampo e indo pra casa pelo caminho que sempre faço , num viaduto saindo da Av. dos Estados , na pista da esq. , fui fechado por um carro comprido cinza ( Vectra ou Astra ) que quase bati na porta ... , pensei que o cara estava com pressa e até parei a vtr pra PRIORIDADE passar ... só que ele tb parou , aí tentei passar pela dir. e de novo me fechou e quase bati na porta de novo ... dei ré o mais rápido possível pedindo passagem para os carros que estavam atras de mim e o cara tb deu ré , consegui pegar um acesso pra sir do viaduto e ele ficou preso nos carros com a luz de ré acesa ... aí ficou a dúvida , não sei se fechei a criatura sem querer , pq sempre olho no espelho pra fazer ultrapassgens ou sair da pista , mas as vzs pode ter ficado num ponto cego , sei lá ... ou se era um assalto e não tiveram tempo de concretizar ... só sei que queria muito ter uma arma pra poder me defender , muito mesmo ... , mas só bandido a paisana e bandido fardado que pode ter ...
abs ... Edu
PÔ EDU
No meio do seu relato meu coração já estava ficando apertado , não tenho dúvidas que era um assalto , mas andar armado é muito ruim e perigoso , a arma melhor que temos e a FÉ EM DEUS que nos protege com mais segurança e se um dia acontecer de fato o assalto é pq teria que acontecer .
Que susto em ???????????
Mas enfim só ficou o susto e sua presença de espírito para se safar desta fazendo a manobra mais correta e segura pra vc .
ABRAÇÃO E ATÉ BANANAL
Eduardo Velo
03/09/2012, 16:05
Doc , Supondo que tivesse uma 12 presa no teto como nos filmes americanos , iria desperdiçar uns cartuchos numas coisas que não são nem bixo , nem gente ... foi melhor mesmo conseguir sair fora ... mas estamos na mão de Deus mesmo e sem melhoras ... até qdo vamos ser cordeiros eu não sei ...
Me senti totalmente impotente , não tem muito o que fazer , se não conseguisse passar pelos carros de ré seria presa fácil ...
Não sei , mas acho que pensaram que era um Troller e qdo viram que não era resolveram zoar ...
Walter da Camper
03/09/2012, 16:37
Também gelei ao ler o início do relato...
Graças a Deus não aconteceu nada.
Pelo jeito era ladrão mesmo, pois se tivesse levado fechada o cara iria simplesmente emparelhar e xingar, ao invés de se jogar na frente.
Desde que começou a malfadada campanha do desarmamento eu já previa que isso iria deixar a bandidagem mais folgada pela certeza da não reação. E hoje taí: estão entrando em lugares que antes não havia notícias de assalto (restaurantes, por ex...).
Nós à vezes pensamos que estamos livres nesse sentido por andar de "carro velho", mas não é bem assim. Já ouví falar de mais de um caso de roubo (e tentativa) tendo por alvo Veraneios antigas adaptadas à diesel.
Abçs e até Bananal
Edu!!!!!!!!
Que susto heim, compartilho a sensação dos demais.
Acho que viram um Marruá, e queriam levá-lo, pois 140k!!!
Edu, eu tenho registro e porte de uma 380, e não hesito em usar.
Logo que casei, num tinha nem um pau de macarrão, e entro um indivíduo em casa, o máximo que fiz, foi acender umas lâmpadas.
Trouxe uma espingarda calb. 20 do sítio, e esta passou a ser minha companheira, deixando-a embaixo da cama.
Num outro dia, entrou novamente, eu vagarosamente destranquei a porta da cozinha e fiquei esperando empunhado.
Quando o cano encostou na testa do vagabundo, ele virou um gato, e pulou um muro de uns 2m de altura.
Nunca mais tive problemas.
A 380, sempre levo para passear.
Fique em alerta.
Abraços.
Kim.
Eduardo Velo
03/09/2012, 17:48
Kim , aqui na grande sp por conta do bafômetro , qdo te param , antes de fazer a revista ja perguntam se vc tem arma no carro , se tiver e for bandido é capaz de não acontecer nada , mas sendo da classe operaria , vão te arrancar muito mais do que os bandidos , esses são os de farda que podem andar armados ... jogaram uma arma no carro de um amigo numa revista dessas aí pq arrumou treta com o da farda , ele foi preso , vendeu a casa pra pagar advogado e está fora do país ... é dificil demais , tudo favorece a bandidagem ... se levassem iria fazer o BO com eles rindo da sua cara , tiram o sarro pq vc tem o que o bandido quer ... até qdo vamos ter sangue da barata ...
VOVÔ DO TROLLER
03/09/2012, 18:19
Kim , aqui na grande sp por conta do bafômetro , qdo te param , antes de fazer a revista ja perguntam se vc tem arma no carro , se tiver e for bandido é capaz de não acontecer nada , mas sendo da classe operaria , vão te arrancar muito mais do que os bandidos , esses são os de farda que podem andar armados ... jogaram uma arma no carro de um amigo numa revista dessas aí pq arrumou treta com o da farda , ele foi preso , vendeu a casa pra pagar advogado e está fora do país ... é dificil demais , tudo favorece a bandidagem ... se levassem iria fazer o BO com eles rindo da sua cara , tiram o sarro pq vc tem o que o bandido quer ... até qdo vamos ter sangue da barata ...
Olá Edu. Que coisa desagradável, cara. O problema é que não dá para ter certeza se eles queriam levar o carro ou tirar satisfação por uma eventual fechada. Vai saber. Acho que o X da questão é o motor diesel. Eles roubam qualquer carro que cheire à diesel. Pode ser até que foi uma "encomenda". Não dá nem para saber o que seria pior , pois os bandidos tem total impunidade e qualquer coisa é motivo para eles atirarem nos cidadãos de bem. Infelizmente, estamos no mato sem cachorro. Não tem para onde correr. Se ficar o bicho come, se correr, o bicho pega. Ainda bem que não aconteceu nada, além do susto, que já não é pouco. Acho que o negócio, para quem pode, é sair fora de Sampa. Abs. Válter.
Eduardo Velo
03/09/2012, 18:20
Waltão , a Cida que levantou a lebre de poder ser vingança por eu ter fechado , mas tb achei que se fosse isso iria me chingar e não fechar pra bater ... e qdo subi o viaduto estava sólito , o cara apareceu muito rápido e juntou mais carros atras , até pensei que tinha comparsa ... foi no viaduto pref. Saladino , estava no meio , voltei e desci pra industrial ...
Saiu um churras ontem em casa com chuleta , alcatra ... meu amigo de Mauá da Camper 4 portas acabou vindo depois ... vamos ver se da certo outra oportunidade ...
6a ás 05:30 h a gente zarpa , vamos tentar fugir do transito ...
abs ...
VOVÔ DO TROLLER
03/09/2012, 18:24
Waltão , a Cida que levantou a lebre de poder ser vingança por eu ter fechado , mas tb achei que se fosse isso iria me chingar e não fechar pra bater ... e qdo subi o viaduto estava sólito , o cara apareceu muito rápido e juntou mais carros atras , até pensei que tinha comparsa ... foi no viaduto pref. Saladino , estava no meio , voltei e desci pra industrial ...
Saiu um churras ontem em casa com chuleta , alcatra ... meu amigo de Mauá da Camper 4 portas acabou vindo depois ... vamos ver se da certo outra oportunidade ...
6a ás 05:30 h a gente zarpa , vamos tentar fugir do transito ...
abs ...
Valeu Edu. Um ótimo encontro para vocês lá em Bananal. Abs. Válter.
Eduardo Velo
03/09/2012, 20:52
Valter , excelente viagem pra vcs com o Marca Texto pro Jalapão ...
O Walter ( com W ) vai nos fazer cia pra Bananal , vamos voltar pela represa de Paraibuna no domingo ...
O engesão ta sempre pronto , pra ir até a padaria na esquina ou pro Oiapoque ou pro Chui ... rsrs ... na proxima expedição vou estar presente ...
abs ...
Que susto, Edu!
Mas como disse a galera, ainda bem que vc não estava armado e conseguiu vazar....
Evitou problemas do melhor jeito!
Marcus Brandão
04/09/2012, 03:04
Poxa, Edu, acho que descarto a possibilidade de assalto com intensão de roubo. Eles teriam descido do carro e rendido vc ou atirado. Parece mais aquelas histórias de " lindas criancinhas" querendo se divertir batendo em pessoas de bem. Pq vc? Talvez pq seu carro seja muito discreto e vc teve a ousadia de andar na mesma pista que esses representantes do divino. Problemas de se estar em destaque. Se vc estivesse armado podia ter dado um grande susto nos moleques ou morrido nas mãos dos bandidos, vai saber. A verdade é que acho que deve ter direito de escolher. Cara, uma vez fui assaltado em uma estrada de sítio e estava em uma veraneio velha super linda. Consegui fugir quebrando uns matinhos e os caras não atiraram no meu carro pois vinha chegando outro carro. Enfim, felizmente nunca saberemos o que foi nem no seu caso nem no meu. Mas não se esqueça que você tem uma super arma de duas toneladas e é um grande piloto. Nunca se esqueça mesmo. Menos problemático pisar em merda que dar um tiro num coitadinho. A vida como ela é. Vamu em frente e vá se divertir em Bananal que vc merece.
Eduardo Velo
04/09/2012, 11:17
Marcus , minha mulher tb pensa o mesmo , que pode ser molecada zoando ... mas eles me fecharam pra bater , o freio da Jabiraca é excelente , senão teria batido mesmo ... as 2 vzs que fecharam foi pra bater ... juntou um bocado de carro nesse meio tempo , não sei se isso poderia influenciar alguma coisa ...
Já foi ... espero não tomar mais sustos como esse ... se tivesse uma arma faria a mesma coisa , tentaria escapar ...
O Fase 3 com Q20B , capota de fibra ( 120 kg ) , minhas tralhas , guincho ... , a arma em questão , pesa 3 ton. ... rs
Só falta abastecer pra ir pra Bananal , ta td em riba ...
guilhermeabreu
04/09/2012, 11:46
Poxa, Edu, acho que descarto a possibilidade de assalto com intensão de roubo. Eles teriam descido do carro e rendido vc ou atirado. Parece mais aquelas histórias de " lindas criancinhas" querendo se divertir batendo em pessoas de bem. Pq vc? Talvez pq seu carro seja muito discreto e vc teve a ousadia de andar na mesma pista que esses representantes do divino. Problemas de se estar em destaque. Se vc estivesse armado podia ter dado um grande susto nos moleques ou morrido nas mãos dos bandidos, vai saber. A verdade é que acho que deve ter direito de escolher. Cara, uma vez fui assaltado em uma estrada de sítio e estava em uma veraneio velha super linda. Consegui fugir quebrando uns matinhos e os caras não atiraram no meu carro pois vinha chegando outro carro. Enfim, felizmente nunca saberemos o que foi nem no seu caso nem no meu. Mas não se esqueça que você tem uma super arma de duas toneladas e é um grande piloto. Nunca se esqueça mesmo. Menos problemático pisar em merda que dar um tiro num coitadinho. A vida como ela é. Vamu em frente e vá se divertir em Bananal que vc merece.
MARCÃO
Perdeu o sono ???? Olha só a hora que escreveu , eu estou acostumado a dormir depois da 1:00 da matina , mas vc ??? Extranhei .
Talvez se fosse comigo eu jogaria a JABIRACA em cima e passava com tudo , mas ainda bem que não foi comigo e o EDU VELO teve uma ÓTIMA PRESENÇA DE ESPÍRITO para sair da forma que saiu .
Mas já passou é o que mais interessa e graças a Deus não aconteceu nada .
VOVÔ DO TROLLER
04/09/2012, 11:49
Marcus , minha mulher tb pensa o mesmo , que pode ser molecada zoando ... mas eles me fecharam pra bater , o freio da Jabiraca é excelente , senão teria batido mesmo ... as 2 vzs que fecharam foi pra bater ... juntou um bocado de carro nesse meio tempo , não sei se isso poderia influenciar alguma coisa ...
Já foi ... espero não tomar mais sustos como esse ... se tivesse uma arma faria a mesma coisa , tentaria escapar ...
O Fase 3 com Q20B , capota de fibra ( 120 kg ) , minhas tralhas , guincho ... , a arma em questão , pesa 3 ton. ... rs
Só falta abastecer pra ir pra Bananal , ta td em riba ...
Olá Edu. Os caras deviam estar doidões, fechando para bater. No mínimo, estavam bem "chapados" com droga na cabeça. Assim que se faz as "merdas" (uns merdas , fazendo outras). Infelizmente temos que conviver com esta situação , principalmente aqui em Sampa. Também acho que não foi tentativa de assalto não. O maior problema seria os "doidões" estarem armados. Ainda bem que você escapou ileso desta. Abs. Válter.
Pra entrar na frente de um engesa tem que estar doidão e armado.....
Aconteceu comigo também..
Voltando da reunião do jeep clube.. no meio de uma rua totalmente deserta.. sinal vermelho.. me aproximo do sinal e derrepente um taxi siena meteu a mão na busina e começou a xinga.. eu achei que tinha trancado ele.. ai ele adiantou o carro e parou mais na frente.. não contei outra.. sentei o pé no engesa na traseira do siena.. quando ele viu que eu ia passar por cima dele.. ele acelerou e desviou pra direita.. passei chutado.. em um trajeto que levo 30min pra chegar em casa.. cheguei em 5..
Depois descobri que era um conhecido achando que era o mecanico que estava com meu carro.. quase mato ele!
Abraços,
Eduardo Velo
04/09/2012, 20:16
Veggi , nunca vou saber se estavam armados , mas com certeza estavam doidões ... rsrs
Essa história do Magao acontece mesmo , é dificil saber se vão te roubar ou não ... na dúvida , acelera ... rs
Vou manter o engesão em completa sujeira daqui pra frente , nunca limpo o bixo , mas resolvi limpar e lavar as rodas tb ... as rodas são de liga da mangels , kombat , acho que eles pensam que vale muita grana ... o negócio é deixar bem sujo ... rs
Marcus Brandão
05/09/2012, 06:48
Opa, essa técnica de manter a viatura suja uso há muito tempo. Ainda mais que água não existe por aqui. Quase uma semana na faixa de 15% de ura quando a recomendação é 60%. Estamos em estado de alerta pela defesa civil
Guilherme, algumas cirurgias eletivas à noite, quando ninguém atrapalha com assuntos outros.
Idoso do troller, a merda é que esses merdas reproduzem. Daí resolvem matar os pais, como a puta da Suzana, queimar índio (precisamos lembrar o nome de todos e manter na agenda pois eles agora podem ser médicos, advogados... Tenho meeeedo). muitos vão me chamar de preconceituoso por causa desse comentário, pelo desabafo com palavrão... Quero deixar claro que não estou interessado. Podem reclamar com o Papa mas na minha casa não quero.
Marcus Brandão
05/09/2012, 07:08
Vou contar uma historinha que aconteceu no início dos anos 80 ( olha a idade do cabra. Olha o nome dos veículos.). É verídico.
Estava de moto parando em um semáforo no centro da cidade e um Landau ( começou) parou do meu lado) dentro um senhor. Chamou atenção pois chegou muito rápido. Imediatamente passou entre a gente uma XL 250 (putz), parou fechando o Landau e um cara bem grande desceu e veio muito incisivo em direção ao motorista do Landau. Esse sem abrir a janela apontou um 38 cromado ridículo que mais parecia um rifle pro rapaz e esse, sem dizer nem ai nem oi, virou no mesmo passo, subiu na moto e foi embora. E sabem porquê? Nem eu. Só sei que foi assim. Kkkkkk. Concordo que tem maluco que não pode andar armado mas tem maluco que não pode ser professor e é!
Walter da Camper
05/09/2012, 09:50
Vou contar uma historinha que aconteceu no início dos anos 80 ( olha a idade do cabra. Olha o nome dos veículos.). É verídico.
Estava de moto parando em um semáforo no centro da cidade e um Landau ( começou) parou do meu lado) dentro um senhor. Chamou atenção pois chegou muito rápido. Imediatamente passou entre a gente uma XL 250 (putz), parou fechando o Landau e um cara bem grande desceu e veio muito incisivo em direção ao motorista do Landau. Esse sem abrir a janela apontou um 38 cromado ridículo que mais parecia um rifle pro rapaz e esse, sem dizer nem ai nem oi, virou no mesmo passo, subiu na moto e foi embora. E sabem porquê? Nem eu. Só sei que foi assim. Kkkkkk. Concordo que tem maluco que não pode andar armado mas tem maluco que não pode ser professor e é!
Marcus, sua narrativa me lembrou esse video:
Como evitar brigas de trânsito facilmente (http://www.youtube.com/watch?v=79-o6_n-3To&feature=related)
E me deu saudades das minhas XL250...
Marcus Brandão
05/09/2012, 09:59
Kkkkkk
E ainda mostrou o dedo. No caso que contei o silencio foi total dos dois. O senhor nem alterou a respiração e o cara nem fez careta. No mesmo pé que vinha voltou, subiu na moto e foi embora sem olhar pra trás. Acho que só quem se emocionou fui eu. Kkkkk
Obrigado pelo vídeo.
guilhermeabreu
05/09/2012, 10:15
ESTE PAPO JÁ ESTA FICANDO SINISTRO DEMAIS
Daqui a pouco vai aparecer alguem esfaquenado o outro no transito .
FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eduardo Velo
12/09/2012, 09:39
Fomos e voltamos a Bananal sem nenhum problema ...
Os amortecedores do Onibus OF 1417 MB estão se comportando muito bem , estabilidade excelente , coloquei na frente pra testar , mas vou colocar na tras. tb , foi aprovado ... ( Cofap L 12483 , Monroe 54495 )
AMORTECEDOR UP024 DIANTEIRO - UP DIESEL - REVENDEDOR AUTORIZADO BIAGIO TURBOS / ECOTURBO BIAGIO - MOGI DAS CRUZES - SP (http://www.updiesel.com.br/produto/AMORTECEDOR-UP024-DIANTEIRO-.html)
Outro assunto que comentei no tópico do encontro é o diesel S50 , abasteci com S50 e fez menos de 8,5 km / ltr 400 km = 48 ltrs , qdo voltei pro S500 voltou ao normal , 660 km = 62 ltrs . Ontem conversando com outros colegas que usam motor diesel , disseram o mesmo , com S50 o carro rende mais , mas fica mais gastão ... isso acontece com vcs tb ... ??
Outra coisa que aconteceu foi atravessar Paranapiacaba no escuro com neblina muito forte , ajguém tem dica de farol de neblina que realmente funcione , testado em neblina de verdade e não só no nome ( Farol de Neblina ) ... ???
abs ...
Walter da Camper
12/09/2012, 15:57
Acho que para um farol ter eficiência na neblina ele deve estar instalado na menor altura possível.
Em Paranapiacaba não era possível enxergar nada na frente do carro porque o facho do farol refletia na neblina formando uma barreira entre a vista e o chão. Isso ficava bem claro quando descia do carro e conseguia enxergar.
O problema é que se instalar farois de milha abaixo do parachoque eles serão arrancados no primeiro lamaçal, principalmente se tiver que dar ré.
A única solução seria faróis de neblina facilmente removíveis. Só retira quando for fazer trilha.
Em Paranapiacaba a neblina estava tão espessa que só consegui dirigir porque a patroa pôs a cabeça pra fora da janela e foi orientando a distância em relação à beira da estradinha de terra. Nunca havia visto nada igual aquilo.
guilhermeabreu
12/09/2012, 19:51
Acho que para um farol ter eficiência na neblina ele deve estar instalado na menor altura possível.
Em Paranapiacaba não era possível enxergar nada na frente do carro porque o facho do farol refletia na neblina formando uma barreira entre a vista e o chão. Isso ficava bem claro quando descia do carro e conseguia enxergar.
O problema é que se instalar farois de milha abaixo do parachoque eles serão arrancados no primeiro lamaçal, principalmente se tiver que dar ré.
A única solução seria faróis de neblina facilmente removíveis. Só retira quando for fazer trilha.
Em Paranapiacaba a neblina estava tão espessa que só consegui dirigir porque a patroa pôs a cabeça pra fora da janela e foi orientando a distância em relação à beira da estradinha de terra. Nunca havia visto nada igual aquilo.
EDU VELO
O WALTER esta coberto de razões , o farol de neblina nos ENGESAS nem se foram colocados por baixo do parachoque vai resolver pq ainda fica alto , o correto é o farol ficar a uns 15 a 25 cm do chão , mais alto do que isto ele irá refletir a luz na neblina .
Passei por sufoco deste nível por duas vezes uma , qdo esta vindo para Campos por Pedro do Rio sentido Terezópolis , foi brabo demais como nunca tinha visto na vida , guiava a 20km/h e só enchergava os paredões de pedras ou a linha que margeava o abismo , foi muitííííííssimo difícil cheguei em Campos 4 hs da madrugada , saíndo de Resende as 16hs e outra voltando de BH .
Ví o qto faz falta um farol de neblina .
Marcus Brandão
12/09/2012, 20:04
IFR, mano velho. Enche esse treco de reloginho e vai no vôo por instrumento. Rsss
Por falar nisso, o que é um bom totem. Sei que vc usa então deve ter uma preciosa dica, como sempre.
Tive que enviar a flange da Ct de volta pra BH pois o Marcel detectou um problema de projeto. Redução adiada
Abrço
Marcus Brandão
12/09/2012, 20:05
IFR, mano velho. Enche esse treco de reloginho e vai no vôo por instrumento. Rsss
Por falar nisso, o que é um bom totem. Sei que vc usa então deve ter uma preciosa dica, como sempre.
Tive que enviar a flange da Ct de volta pra BH pois o Marcel detectou um problema de projeto. Redução adiada
Abrço
Bem pessoal, de tudo que está sendo conversado, posso opinar em algo.
Para neblina, uso um farol de lente para neblina, amarelo, é show!!
Acho que pela cor, não reflete na neblina, transpassa, sendo possível dirigir.
Olha a disposição que foi instalado.
https://lh5.googleusercontent.com/-TXkm4mk9_WU/TeLoR1tjjCI/AAAAAAAAIbo/6SEYLtJGVj8/s800/29052011174.jpg
O de milha, se ligar, fica tudo branco à frente, sendo impossível dirigir/andar.
Abraços.
Kim.
Eduardo Velo
13/09/2012, 14:32
Kim , tenho um par de Carello que são muito bons no asfalto , mas na est. de terra ...
Fui me guiando pelo GPS e vendo a folhagem pra saber que estava no caminho certo , qdo chegou em Paranapiacaba , est. de terra ainda , aberto sem nada pra se guiar ... , pedi pro Walter da Camper passar e tentar ver alguma coisa pq não conseguia ver nada , aí percebemos que os 2 estávamos sem ver nada ... rsrs ...
Vou regular os Carellos eles estão fazendo X ... vou deixar paralelo e pra baixo e tentar de novo ...
abs ...
Walter da Camper
14/09/2012, 11:50
Edu, os meus estão com lâmpadas de 100W (Osran Nightbreaker) por isso o facho era mais forte, embora não resolvesse nada naquela neblina.
O X na frente do carro é normal, já que as extremidades dos fachos se cruzam.
Muito cuidado com esse negócio de se guiar pelo GPS. O traçado das estradas não tem muita precisão, às vezes difere mais de 5 metros, o que é suficiente para cair numa ribanceira ou errar uma ponte, por exemplo.
abçs...
Marcus Brandão
14/09/2012, 21:44
Edu, desculpe o off mas queria perguntar ao walter se a Kaiser já fez bloqueio pro dana 46 e 30 com relação 3,07.
Walter da Camper
15/09/2012, 10:13
Não conheço muito bem os bloqueios Kaiser, mas sei que eles fabricam para muitos modelos de diferenciais. O negócio é ligar para a fábrica.
Quando ainda existia a Macrotorque eles fabricavam para Dana 46, se fizer uma pesquisa pode até encontrar alguma ponta de estoque perdida em alguma loja, como eu já ví para eixo de Band. Mesmo estando fora de linha, vale muito a pena.
Marcus Brandão
15/09/2012, 20:30
Putz, me desculpe, amigão. Não sei de onde tirei a idéia que você trabalhava com isso no clube da Camper. Da mesma forma muito obrigado pela informação. Agora me dá licença que vou enterrar a cabeça no chão pra esconder minha vergonha. Kkk
Walter da Camper
15/09/2012, 20:56
Esquenta não... Deve ser por causa do meu "sobrenome".
Já fiz muitas trilhas com o pessoal do clube da Camper.
Quem gerencia a lojinha do clube é o Rodrigo Ciboto. Entre em contato com ele no site www.camper.com.br (http://www.camper.com.br)
Eduardo Velo
07/10/2012, 10:55
A Jabira ta nos cavaletes pra manutenção preventiva ...
Comecei desmontar só pra verificar e percebi que tem muita coisa pra fazer .
Rolamentos diant. travados , freios tras. no osso , mangueiras de refrigeração ressecadas , alguns retentores ressecados , cruzetas travadas , buchas ovalizadas ... vou seguir o manual de manutenção , igual ao desse site -
RioGrande4x4.com.br - MANUAL DO ENGESA FASE II (http://www.riogrande4x4.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=380:manual-do-engesa-fase-ii-proprietario&catid=25:mecanica-off-road&Itemid=125)
Tb vou mandar fazer o dreno no tanque com o Rodrigo cbt ...
Tem muito trampo pela frente e só vou me atracar qdo estiver de folga , então vou fazer cia pro Veggi e pro Celso ( meliante ) por um bom tempo com a vtr no estaleiro ...
Assim que possível vou colocar fotos ...
abs ...
Seja bem vindo ao clube...rsssss
Se bem que daqui uns dias a jabi estará rodando...rss
Walter da Camper
07/10/2012, 21:15
Edu, sobre o dreno no tanque, qual é o esquema? Seu tanque é o original de ferro?
Também estou pensando em fazer um dreno no meu (original de ferro e está sem ferrugem interna).
Já falou com o Rodrigo? Tem orçamento?
Walter
Eduardo Velo
07/10/2012, 22:04
Walter , qdo fomos no encontro em Lavras Novas vi esse dreno no Tq do Predador feito pelo Rodrigo , do Clube da Camper , é uma canaleta na parte inferior do tanque , vou mandar tb a proteção pq vai ter que fazer na proteção tb ...
O tq da Jabiraca é de Inox , original , mas não adianta mrd nenhuma pq os postos tem os tqs sujos e com água . Está atualmente com uma tela de mosqueteiro em formato de bolsa presa com braçadeira , funciona bem , mas tive que deixar o pescador um pouco mais pra cima pra poder deixar com essa bolsa e perco uns 10 a 15 lts do tq pq não tem como o pescador puxar , td bem que é só contar com os 75 lts restantes , mas perco em autonomia ... tb vou mudar o esquema dos Engs Joaquim e Manoel da tubulação de abastecimento , é um esquema feito pra dar problema de vazamento , só não está vazando pq coloquei uns 2 tubos de silicone , o silicone que fica em contato direto com o diesel amolece , como tem muito não chega a afetar todo o silicone e veda , mas é um esquema lusitano com certeza ... rs
Ainda não sei qto fica , assim que tiver orçamento te falo ...
Veggi , não vai sair tão rápido dos cavaletes não ... tem muita coisa pra ser feita que fui adiando e vou aproveitar pra fazer agora ... mas tb não vai chegar a ficar pronto só na final entre Gabão e Zambia no maraca ... rs
Tem muito trampo pela frente e só vou me atracar qdo estiver de folga , então vou fazer cia pro Veggi e pro Celso ( meliante ) por um bom tempo com a vtr no estaleiro ...
Assim que possível vou colocar fotos ...
abs ...
Pois é Edu... a vantagem é que vc tem mais ou menos um prazo certo para aprontar a Jabi e eu tenho ainda esperança de que o Meliante fique pronto até o final do ano, quem sabe!!! :putz: rsrsrs
Pela resposta do meu meca, acho que pode ser que talvez...se tudo correr bem...não aparecer nenhum imprevisto... ele termine este ano para rodar e fazer os ajustes necessários somente em 2013!!! :parede: :parede: :lol:
abs
Celso
Eduardo Velo
08/10/2012, 17:30
Celso , em 2013 já deve estar queimando diesel por aí ... tem 12 meses pra ficar pronto ... rs
As mangueiras de ligação do radiador com o bloco estão ressecadas ... as mangueiras de saída e retorno de diesel do tq tb , estão até desmanchando ... a mangueira de abastecimento ficou protegida de ficar roçando na carroceria senão estaria cortada ... vou bolar um jeito de tirar essa gambi , estou pensando em mandar soldar um tubo ... vou estudar a melhor opção ... aceito sugestões ...
abs ...
Eduardo Velo
08/10/2012, 17:33
Rolamento travado por entrar água , os retentores da luva e do disco estão ressecados , da pra ver a marca de onde ficou água na porca de engenharia ...
Vão ser trocadas as luvas , rolamentos e retentores ...
Eduardo Velo
08/10/2012, 17:39
Freio diant. está bom , quase nem teve desgaste nas pastilhas , no tras. a porca de um dos parafusos que segura o semi eixo soltou e caiu dentro da campana , acabou amassando a sapata e quebrando a lona ... estava com porca parlock , não sei como soltou , vou colocar porcas torques ...
Eduardo Velo
08/10/2012, 17:50
A tampa tras. está fixa pq quebrou num descuido do meu filho pra sair com o Engesa da garagem com a tampa aberta ... ja tenho a tampa nova , vai ser trocada ...
As buchas de PU ovalizaram pouco , mas estão com trincas ... na outra troca tb estavam trincadas , mas desgastaram muito mais que essas ...
abs ...
guilhermeabreu
08/10/2012, 23:47
Celso , em 2013 já deve estar queimando diesel por aí ... tem 12 meses pra ficar pronto ... rs
As mangueiras de ligação do radiador com o bloco estão ressecadas ... as mangueiras de saída e retorno de diesel do tq tb , estão até desmanchando ... a mangueira de abastecimento ficou protegida de ficar roçando na carroceria senão estaria cortada ... vou bolar um jeito de tirar essa gambi , estou pensando em mandar soldar um tubo ... vou estudar a melhor opção ... aceito sugestões ...
abs ...
EDU VELO
Uma dica do tubo de combustível :
Soldar ao longo da longarina uma chapa de +- 15mm de largura flexível x 50mm de comprimento e usar TECALON que é um material muito resistente que é usado muito em caminhões , passando o TECALON nestas chapas e virando para ficar fixado na longarina do chasi , vou fazer assim no meu , não fiz ainda por falata de tempo , pois a BONEQUINHA teima em ficar no hospital , mas amanhã ou no máxim 4ªf pela manhã devo pegá-la e na 5ªf pela manhã estarei zarpando com ela para MUCURÍ-BA para pescar robalos , vou puxando carreta com barco + tralhas para 3 pescadores .
Mas o TECALON é um ÓTIMO produto para ser usado , existe umas conexões de bronze para fazer melhor acoplamento e ficar sem ter a possibilidade de vazamento ou entrada de ar .
Eduardo Velo
09/10/2012, 00:29
Valeu a dica Doc , vou colocar esse tecalon do motor até o tq ...
A Bonequinha vai trabalhar heim ... carreta com barco até a BA , vai ter que estar com disposição ... , espero que faça excelente viagem ... de vez em qdo é bom fazer um troço desses pra desestressar ...
abs ...
Olha o esquema do diesel!
https://lh5.googleusercontent.com/-aSlrnJXuPVo/TQKkRW8NLeI/AAAAAAAAHmY/IzxlU-OP0bg/s800/SAM_1831.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-YRgp1L6Z1Zs/TQKkar34P7I/AAAAAAAAHmg/P-6dLOYJSKI/s800/SAM_1833.JPG
Walter da Camper
09/10/2012, 11:25
Kim, colocaste um filtro de diesel acima do eixo traseiro?
Não fica sensível a pedradas e pauladas na trilha?
Opa Walter!
Aquela peça é um decantador, ali fica parado água e detritos pesados, como areia.
É uma peça lavável, que se troca quando fura por corrosão, mais tem material espesso, o que demora para acontecer então.
Quanto a pegar pedras e paus, se pegar nele, provavelmente o tanque vai junto!!!
Mais tem uma travessa do chassis que protege um pouco, ainda não tive problemas.
Na F1000, fica no chassis, pelo lado de dentro, próximo ao eixo, igual coloquei.
Abraços.
Kim.
Velo,
Alguma dica pra me ajudar nesse problema? http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-10.html#post1790570 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-10.html#post1790570)
Conhece algum Engesa fase 2 com pt completo da S10 (motor mwm 2.8 + cx marchas + cx redução)?
Abs,
Uxío
Eduardo Velo
10/10/2012, 12:36
Uxio , chegou na parte crítica da montagem ... sei de um engesa fase 2 montado quase igual ao seu , a CT é do Wrangler ... mas esse cara não quer mais mexer com esse tipo de adaptação ... e ainda não está pronto ...
Ele vai deslocar o eixo tras. o max. que puder pra tras , o eixo tras. tanto do fase 2 como do fase 3 são excentricos em relação a cx de roda pra dentro ele vai deixar pra fora , vai dar trabalho , mas essa foi uma solução que ele achou ...
abs ...
Eduardo Velo
10/10/2012, 15:47
Agradecimentos ao Rodrigo do Clube da Camper , pedi um jogo de buchas e rolamentos ontem e chegou hj de manhã ...
Vou colocar buchas vermelhas por dentro das links e as amarelas por fora ... as vermelhas vieram com tubo bi-partido , execelente pra estragar os parafusos , ainda bem que tenho os tubos inteiros das que estão saindo ...
as desmontagens continuam ... hj foi o dif. diant. , tirado e feito limpeza , as buchas das linkas estão iguais as tras. as de dentro estão bem deformadas e trincadas e as de fora deformadas com trincas pequenas ...
As molas diant. medem 410 mm aberta e não 430 mm como tinha colocado uns dias atras ... e 310 mm fechadas , 11 elos , bitola de 5/8" ... os copos de suporte estão perfeitos , os furos que fiz pra drenagem da água funcionou ...
abs ...
Uxio , chegou na parte crítica da montagem ... sei de um engesa fase 2 montado quase igual ao seu , a CT é do Wrangler ... mas esse cara não quer mais mexer com esse tipo de adaptação ... e ainda não está pronto ...
Ele vai deslocar o eixo tras. o max. que puder pra tras , o eixo tras. tanto do fase 2 como do fase 3 são excentricos em relação a cx de roda pra dentro ele vai deixar pra fora , vai dar trabalho , mas essa foi uma solução que ele achou ...
abs ...
Valeu Eduardo. Anotei sua sugestão e amanhã vou discutir com o meca. Abs.
Caro Edu!
Tem um FDP de um duende que não para de me atormentar...
Vejo que não sou o único, pois também acho o eixo traseiro adiantado em relação à caixa de rodas na carroceria.
Imagino que uns 5cm seria bom, deixaria simétrico.
Ainda passarei o massarico em tudo!!!
Abraços.
Kim.
Eduardo Velo
22/10/2012, 10:26
Kim , os Duendes ficam me atentando tb , principalmente qdo vejo a diferença em fotos , se fosse no centro da cx de roda teria melhor angulo de saída e poderia ser colocado pneus maiores sem precisar erguer ... com certeza a dupla de eng. Joaquim e Manuel colocaram o eixo mais pra frente ... rs
Na troca das mangueiras comprei as 2 inferiores do Opala , são os codigos 05604 e 05601 da tabela de produtos -
..:: IPAB ::.. (http://www.ipab.com.br/det_produtos.asp?linha=Gm%20-%20Linha%20Leve)
A S5604 vai na parte inferior ligando radiador a bomba dágua , mas só até a metade , a metade que liga na bomba dágua é metade da outra mangueira a 05601 e a outra metade dessa mangueira bvai na parte superior ligando radiador a saída da termostática ...
A saída inf. do radiador tem diam. menor , as saídas da Bomba dágua da termost. e sup. radiador são iguais ... a unica mangueira que serve pra adaptar é a IPAB 05604 , como já tive um pouco de dificuldade de achar na prox. vou trocar a saída do radiador por diam. igual aos outros ... além disso a dist. de saída tem que ser menor pra evitar de roçar no bloco do motor , a mangueira vai ficar com 2 emendas por conta disso , vai manter o diam. de saída menor e encurtar a parte inferior ...
Eduardo Velo
22/10/2012, 10:34
Já encomendei a bóia de comb. , é do Opala antigo , de encaixe , tive que ecomendar ou pegar pela NET , mas o preço é o mesmo e prefiro pegar no balcão com a peça antiga pra ver se não tem problema ...
O crivo que fiz na estrada em 2004 ainda estava funcionando ... rs , em 2004 passando pelo rodoanel de Curitiba o bixo apagou , com mais de 1/2 tanque não vinha diesel nos bicos , usei a boma auxiliar e nada , tirei as malas e acessei o pescador pela tampa interna da carroceria , tirei a sujeira e coloquei um pedaço de tela com braçadeira , ainda durava mais um tempo ... rs
Edu! Sempre criterioso em suas manutenções!!
Sempre acompanhando!
Edu,
Essa boia é de encaixe ou parafusada?
Eduardo Velo
23/10/2012, 09:41
Veggi , é do opala antigo de 86 litros , tem 2 modelos , o parafusado que é do tq de lata e o de encaixe que é do tq de plástico ... são poucas auto peças que trabalham com essas peças ...
Kim , ainda estou achando as peças da linha GM antiga , espero que ache sempre que for fazer a manutenção ...
Consegui adaptar a mangueira inferior , pra não pegar no motor nem no chassi , puxei o radiador pra fora uns 50 mm , aí a mangueira superior não serviu , vou ter que ir atras de outra mangueira , mas já até sei qual vou colocar é a S1209 no paralelo ... essas mangueiras não iam durar muito tempo , já estavam com sinais de fadiga ... faz 8 anos que troquei , nesse tempo o motor aqueceu por estar com radiador cheio de barro e por furos no radiador , depois que troquei o radiador é dificil passar do 2o risco no termometro original ... acho que essas mangueiras que to colocando vão durar mais ...
A demora maior são as peças e limpeza , assim que tiver tudo na mão a montagem é tranquila ...
abs ... Edu
Walter da Camper
23/10/2012, 11:21
Edu. Tenho informação diferente sobre encaixada x parafusada.
Meu tanque é original de ferro e a tampa é de encaixe (Opala). Pesquisando tempos atrás, tive a informação de que a tampa parafusada, usada originalmente no tanque de plastico da D-20 (ou Silverado) era usada nos tanques de inox feitos sob encomenda.
Será que é isso mesmo?
Eduardo Velo
23/10/2012, 11:43
Walter , encomendei no Zanula , o cara do balcão que falou que é do tq de plástico ,qdo chegar vou pegar e tiro essa dúvida , da D20 sei que é parafusada pq já vi um tq de plastico de D20 , é de 90 lts tb ...
O tq está em Itu ... devo pegar no fds ... se for na hora do rango vou comer uma parmegiana por lá ... rs
abs ...
guilhermeabreu
23/10/2012, 12:48
EDU VELO
Aqui em Campos tenho um amigo que tem auto peças e é presidente do clube de carros antigos , ele tem um opala 74 e consegue peças de todos os carros antigos , qdo precisar de alguma peça é só dar um toque pra mim .
ABRAÇÃO
Edu,
Mas o seu engesa é do modelo parafusada ou encaixada?
Eduardo Velo
23/10/2012, 14:38
No meu é encaixe e o tq é de inox original ... super leve , feito com chapa fina ...
Doc , valeu a dica , se não achar alguma peça te aviso ... apesar de ter muitas peças GM no Engesa , tem alguma coisa de Fiat 147 , de Premio , de Chevette ...
Walter da Camper
23/10/2012, 16:35
Não sabia que tinha saído tanque de inox original no Engesa. Pensei que o seu fosse feito sob encomenda.
O meu tanque usa desta boia também....
O material parace um aluminio....será inox tb? rsss
Eduardo Velo
27/10/2012, 18:11
Veggi , se for bem leve e chapa fina é inox ... rs
Doc , não achei a bóia do tanque nos auto peças aqui da região , fora a tirada de sarro de um balconista qdo coloquei a peça no balcão ... rsrs ... o cara falou pra ir atras de peça de carro antigo ...
Tem 2 auto peças que costumo comprar e eles falaram - pode deixar que eu arrumo proce ... nada , só desculpa esfarrapada , que não estão mais fabricando , que não vou achar , que é pra colocar outro tipo ...
Pedi na Net , Delta Brasil , pelo menos tem a foto né , e falam que entregam em 12 dias úteis ... então aguardemos ... fiz o pedido hj ...
Bia Combustvel Opala/Caravan (Alc) s/ retorno 86L 10/90>92 - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_153691_3029_Boia-Combustivel-Opala-Caravan-Alc-s-retorno-86L-10-90-92)
O Tq chegou , está com dreno no fundo , ficou em frente a curva da panhard ... rsrs , só pra sacanear ... . Foi soldado um tubo tb onde abastece , não tem mais aquela gambi da Engesa com tubo e borracha ...
Ainda limpando e indo atras de peças ...
abs ...
Edu,
Quanto custou a boia?
Eduardo Velo
27/10/2012, 19:32
Entregando em casa com pagam. via boleto - R$ 58,79 - ...
Agora vamos ver se a Wiltech faz ... pq no site diz que é feito por eles , e no auto peças aqui perto de casa a informação foi que a Wiltech não fabricava mais ... então , no aguardo ... vamuve ...
guilhermeabreu
27/10/2012, 19:51
Entregando em casa com pagam. via boleto - R$ 58,79 - ...
Agora vamos ver se a Wiltech faz ... pq no site diz que é feito por eles , e no auto peças aqui perto de casa a informação foi que a Wiltech não fabricava mais ... então , no aguardo ... vamuve ...
EDU VELO
Tudo bem se não for igual ou qualquer coisa que o valha , pode dar um toque que vejo no amigo aqui que é presidente do clube do carro antigo e tem uma AUTO PEÇAS .
Meu ENGESA tem tanque inox com um pescoço de +- 15cm e o bocal do tanque comprei o da moto YAMAHA RD 350 que vendem na DONATTI e soldei no canote do bocal um T que fiz o retorno do tanque na parte de baixo do T que vem do tanque e na parte de cima do T fiz o suspiro do tanque com uma mangueira que sai atras da caixa de rodas , mas para unir o canote do tanque com o canote do bocal TEM QUE TER UMA MANGUEIRA PARA FAZER ESTA CONEXÃO .
Não tem como não ter esta mangueira para a conexão do tanque com o bocal pois o tanque esta preso no chassi e o bocal esta preso na carroceria .
ABRAÇO
Marcus Brandão
27/10/2012, 20:15
O Tq chegou , está com dreno no fundo , ficou em frente a curva da panhard ... rsrs , só pra sacanear ... . Foi soldado um tubo tb onde abastece , não tem mais aquela gambi da Engesa com tubo e borracha ...
Ainda limpando e indo atras de peças ...
Pô, essa não entendi. Tem foto?
Eduardo Velo
27/10/2012, 20:27
Marcus , assim que tirar fotos posto aqui ... o dreno fica no fundo do tq , bem no meio ... da uma olhada no tq do seu engesa , imagina uma saida no meio do tq na parte de baixo , vai ver que fica na reta da curva da panhard ...
Doc , isso mesmo tem que ser mangueira pra ter flexibilidade , do respiro do tq vai continuar igual , é comprida e volta bem na boca de abastecimento com um T , o que muda é a parte que era com um tubo e borracha de vedação , agora é um tubo curto soldado vou providenciar uma mangueira com 2 curvas pra ligar na mangueira de abastecimento ...
O diesel que tirei do tq e coloquei numa garrafa pet da pra ver o fundo com água , é bem pouco , mas o suficiente pra causar problemas se for puxado pra queima ...
Marcus Brandão
27/10/2012, 20:57
Meu Engesa???? Não vejo tem uma semana.
Tá no estaleiro. Antes de viajar tirei o cambio, desmontei e não gostei da cimentação do estriado. Entra um novo de d-40. Comprei uma t-case da hilux com flange do Marcel de Belô mas pra instalar encontrei umas dificuldades. O entalhado precisa ser fresado pra colocar um anel para evitar que o eixo corra no rolamento, deixando escapar marchas. Fui informado antecipadamente pelo Marcel da necessidade deste serviço e ele teve o cuidado de mandar o anel. Gostei. Encontrei ainda alguma dificuldade para adaptar a flange mais essa novela conto lá no tópico. Quarta e quinta da semana que vem me mudo pra oficina. Vou aproveitar e olhar a boca e suspiro do tanque. Abç
CARLOS SIQUEIRA
29/10/2012, 21:17
Edu e Marcos, nada melhor do que fotos!!!
[]'s
Marcus Brandão
30/10/2012, 09:24
Hummm! Valeu, Siqueira. Vou olhar amanhã.
Surgiu uma certa dificuldade com a adaptação da CT hilux. Amanhã vou pra oficina, descrevo e fotografo. Edú, acho que é uma boa opção de ct. ramuvê
Eduardo Velo
30/10/2012, 11:46
Marcus , até hj andei sem cx de redução , fiz uma pancada de trilhas complicadas e resgates ... não vou mais fazer trilha pesada e resgate já não faço faz tempo tb ... então nem penso mexer na CT original ...
A ent. do tanque no meu é reta e a saída é do outro lado ...
Eduardo Velo
20/11/2012, 07:08
Ainda estou aguardando a bóia pra colocar o tanque ... foi comprada na Delta Peças em 27/10 e o status é de fabricação , vai ficar excelente pelo tempo que estão demorando pra fazer ... rsrs
Coloquei arruela de pressão e porca parlock nos parafusos do semi eixo tras. , caiu uma porca dentro da campana e fez um estrago legal , agora não tem mais como cair ...
Foram colocados feltros na montagem dos semis diant.
Buchas amarelas pra fora e vermelhas pra dentro , testando pra ver se fica boa essa configuração ...
Olhem a água no fundo da garrafa pet improvisada como tanque ... é isso que fica no fundo dos nossos tanques .
abs ... Edu
CARLOS SIQUEIRA
20/11/2012, 18:06
Edu, revisão como sempre no capricho!!!! Ainda aguardo vaga no "estaleiro" do Rogério.... Enquanto isto, aproveitei e dei um "tapa" na suspensão da viatura da patroa, da uma olhada.
[]'s
Eduardo Velo
20/11/2012, 19:28
Só trocou as molas ou colocou calço tb ?? ainda sem capa de estepe ... , o meu tb ta sem ...
O kit que peguei da RC4x4 virou bagageiro ... rs ... quero deixar original , só troquei o amort. tras. pra abrir mais , do Omega , pq o original não tem curso nenhum ...
Vou ter que trocar os pneus da TK , os Scorpion STR estão patinando no asfalto , imagina qdo pegar terra com chuva ... vou colocar a referencia do Doc - Scorpion ATR - pra achar pneu AT na medida 235 60 16 é complicado ...
A reforma da Jabiraca continua , ainda falta muita coisa , ajustei os Munhões ontem ...
Topa ir pra Canastra dia 30/11 ?? to a fim de queimar diesel pra lá no final das férias ... vou de TK ...
abs ...
CARLOS SIQUEIRA
20/11/2012, 21:49
Comprei as molas dianteiras com 1" a mais e amortecedores originais na Alternativa 4x4 e troquei as trazeiras pelas do Opala 4cc dianteiras com 1,5 elos a menos, deve ter ficado próximo a 2'', os amortecedores já eram da Suprema. O carro ficou bem firme, mas não duro, a patroa gostou e aprovou a altura. Quando troquei os pneus também optei pelos Scorpions, mas agora daria para por uns de perfil 70. Quanto ir a Canastra vou consultar a patroa e te falo.
[]'s
Marcus Brandão
20/11/2012, 23:42
Grande Edu, legal a revisão. Boa sorte. Cara, você é uma referencia quanto a essas adaptaçõe. Vejo o que vc faz com a viatura original. Também não penso em trocar o q20b, o cambio, mas a Ct tava devendo pra relação igual a sua-longa pacas- e os pneuzões. Ia lascar a embreagem logo além de estar fraco pra subir e solto demais pra descer.
Ontem fui buscar o carro mas o cara resolveu mudar tudo que eu havia pedido e prender a travessa direto na caixa sem calço, em local diferente do solicitado... E ainda perguntou se eu não queria testar antes de ter que mudar tudo. Os cardans ficaram bons. Acho que vai ficar legal. O corno pediu mais uma semana pra fazer a travessa novamente. Paciência.
Abç
Ué, Edu, rebaixou a TK?????????? rssss
Seu avatar...rs
Eduardo Velo
21/11/2012, 10:14
Marcus , esse Meca seu aí deve ter sido importado daqui ... são todos iguais ... rs , pedreiro é mesma merd. , eles fazem do jeito mais fácil pra eles ... aí eu falo ... - se fosse pra fazer assim eu mesmo fazia não precisava te pagar ...
A idéia do loco é PH... , montar sem calço na idéia dele não vai fazer nada na caixa , ainda que vc só usasse pra ir no Shopping ou no mercado ia te dar problema de quebra de travessa ou de cambio ... pede garantia por escrito por 2 anos do serviço do maluco pra ver se ele não vai estudar melhor antes de fazer ...
Veggi , a TK é excelente pra fazer esses passeios off-road que faço com a galera que ando de vez em qdo , eles tem TR4 , Pajero Full , Troller , TK , L. Rover , Camper ... todas as vtrs são originais a gente costuma rodar sempre mais de 1000 km cada saída , aí a TK original atende muito bem ... AC , DH , AQ , A. Bag , ABS , T. Solar , V. eletr. , T. eletr. , Banco de couro , PX , PY , Bagageiro ... o bixo é completinho e ainda é 4x4 Diesel ... rs
abs ...
Vicente Guimaraes
21/11/2012, 12:41
Adianta esta obra aí... Imbé tá chegando !!!!!
Marcus Brandão
22/11/2012, 08:04
É isoo aí, mermão.
Tenho um meca aqui que é fera meeeesmo. Trabalha nos meus carros tem uns vinte anos. Comprei uma CT e a flange de adaptação. Ainda na mão ele condenou varios pontos da flange, coisa de sintonia fina. se montasse como estava poderia dar problema posterior. O material foi mandado pro torneiro que "reorganizou a bagaça" e o treco ficou justíssimo (quero dizer que poderia ter colocado e iria funcionar mas foi tudo refeito por preciosismo, afinal é minha bunda que vai estar em cima do treco).
Seguindo: Abri o câmbio que estava justíssimo e sem barulho e o Flávio condenou um rolamento e a cimentação do entalhado. É o frances beirando a oficina. Tudo devidamente trocado e montado, inclusive a CT foi revisada mesmo tendo sido informado pelo vendedor que já estava revisada e nada precisou ser feito na mesma.
Com o conjunto no lugar o carro foi enviado pra oficina de candans pra refaze-los e como nesta oficina os caras trabalham com chassis de caminhão, quem poderia ser melhor pra fazer a flange e solda-la? Aí que entra o pig service. Mas tá em ordem. fui lá ontem e o cara tá montando conforme instrução inicial e reforçada com um monte de berros quando da primeira entrega. O cabra é criado no meio de um monte de caminhoneiros e acha que vai impor a razão no berro. Começou tentando me explicar que era importante prender a CT no lugares originais e que não era necessário colocar calço. expliquei a vibração do cardan, a torção do motor, a possibilidade de uma pedra arrancar a travessa com um pedaço da CT... o bosta ia entendendo e ficando mais relutante e aumentando o volume até que berrou: Foi assim que mandaram fazer e eu fiz". Aí lembrei daquela máxima que uso qundo preciso entrar num curral com um bicho brabo e a piãozada chega a sentar pra assistir. "O bicho pode ser mais forte do que eu mas mais ignorante não". Porra, conheço o Flavio tem um montão de tempo e sei que ele não ia mandar fazer uma cagada daquelas. Coloquei a travessa no lugar e disse que era daquele jeito que eu queria, e o cara: "mas aí vai pegar no cardan". e eu já bem educado falei como o Edu: "Porra, eu enxergo. por isso que eu trouxe pra cá. requadrre a travessa e coloque aqui". Procurei o dono da oficina e mandei trocar o funcionário e avisei que se andassem no carro daquele jeito ele ia ficar no prejuizo de uma CT. Ele disse que ia acompanhar o serviço e fui embora. Saindo da oficina encontrei o Flavio entrando, expliquei pra ele que ficou indignado, entrou, conversou com o pessoal e me ligou dizendo que o serviço que encomendara era o mesmo que deixei montado.
Breve fica pronto.
Eduardo Velo
22/11/2012, 12:49
Espero que o trampo seja bem feito e vc volte logo a queimar diesel por aí ...
Vicente até Imbé da pra fazer mais uma revisão ... rsrs ... vi as fotos de Diamantina , muito show ... vale a pena as 12 hrs de SP pra lá ... vou ver se consigo ano que vem ir pra lá ...
abs ...
Vicente Guimaraes
23/11/2012, 12:34
Edu... Diamantina é bacana mesmo. Agora estamos planejando uma Transamazônica para 2013 (20 dias no meio do ano), vc se anima?
Marcus Brandão
23/11/2012, 12:46
Vicente, como seria essa viagem? de onde pra onde? parada em algum lugar na Amazônia ou só passagem? Os carros iriam de cegonha? enlouquece aí que vou pirando por aqui.
estava indo pra Diamantina com o Danilo mas outro compromisso me fez cancelar. Até foi conveniente pois meu carro tá no estaleiro tem uns dois meses.
Edu, 5000 km e as paastilhas de kadet estão com mais de meia vida. e freia razoavelmente :euforico:
meu carro tá no estaleiro tem uns dois meses. Ô inveja!:mrgreen:
Eduardo Velo
24/11/2012, 09:07
O meu não faz mais parte dos ENC ( Engesa nos cavaletes ) , a caçamba invertida já ta rodando ...
Feito pre-carga nos munhões e rolamentos , ajuste do freio de mão ... , só to aguardando a bóia da Delta Peças , ta rodando com um garrafão de 5 litros amarrado na tras.
Faltam tb algumas coisas de carroceria pra fazer ...
Marcus , muito bom isso heim ... , os relatos que leio é sobre trocas com meses de uso ...
Vicente , TRansamazônica já esteve nos meus planos ... , talvez passar um trecho pra ir pra algum lugar interessante pode ser , mas não quero ficar uns dias pra passar uns km no sufoco ... se vc falar em Jalapão eu topo ... rs
CARLOS SIQUEIRA
24/11/2012, 09:48
Fala aí Edu, e demais camaradas!!! Você finalizando a "Jabiraca", e o "Mulo" aguardando um reboque para o estaleiro do Rogério. Na quinta feira parou após passar em um quebra molas, ficando sem tração, rebocado para oficina próximo de casa, laudo: porca da engrenagem de ligação das caixas solta. Mesma situação de Bananal. Rogério irá travá-la em definitivo, e aproveitar para revisar a viatura. Agora estou no MSJ - movimento dos sem jipe, ou no ENC, como você citou. Quanto aos passeios pretendo fazer alguns no ano que vem, fora o encontro, as dicas são ótimas, vamos combinar.
[]'s
guilhermeabreu
24/11/2012, 09:53
Fala aí Edu, e demais camaradas!!! Você finalizando a "Jabiraca", e o "Mulo" aguardando um reboque para o estaleiro do Rogério. Na quinta feira parou após passar em um quebra molas, ficando sem tração, rebocado para oficina próximo de casa, laudo: porca da engrenagem de ligação das caixas solta. Mesma situação de Bananal. Rogério irá travá-la em definitivo, e aproveitar para revisar a viatura. Agora estou no MSJ - movimento dos sem jipe, ou no ENC, como você citou. Quanto aos passeios pretendo fazer alguns no ano que vem, fora o encontro, as dicas são ótimas, vamos combinar.
[]'s
No meu caso não tenho este problema pq o ROGERIO NUNES furou o eixo e mandou um freno/cupilha , DAÍ NÃO FOLGA MAIS A PORCA .
CARLOS SIQUEIRA
24/11/2012, 10:00
Guilherme, é exatamente o que será feito!!!!
[]'s
Eduardo Velo
24/11/2012, 10:53
Poxa , de novo Siqueira , não entendo pq a porca já não veio com trava ... a porca é Parlock ou Torck ?? ou é porca comum ?? poderia tb colocar 2 porcas pra travar ...
A Tracker quebrou a correia dentada , conversei com o Licharles e ele falou que pode quebrar uns balancins , mas não afeta nenhuma válvula , menos mal ... mas agora quem está nos cavaletes é a Tracker ... rs .
CARLOS SIQUEIRA
24/11/2012, 13:51
Edu, a porca é simples, mas de formato especial, baixa e de diametro grande, tanto, que o Tom não conseguiu comprar em loja de parafuso em Volta Redonda, retirou de uma caixa igual que tinha encostada na oficina. O serviço será feito como o Doutor falou aí em cima.
A Tracker da patroa, troquei a correia com +/- 70k, mas morri num esticador, na Suzucar, que custa um dindin, e não era tão necessário, pois poderia ter trocado apenas o rolamento, mas como só poderia fazer num sábado....., não tive outra opição. A correia achei em uma loja de borrachas, com o código fornecido aqui no tópico dela. Por incrivel que pareça, na embalagem só consta a aplicação para Tracker diesel, mas serve em ambas pelo visto. Espero que o "preju" seja apenas os balancins, pois este motor é complicado de peças.
[]'s
Marcus Brandão
24/11/2012, 20:09
Pág. 51 uma boa idéia.
Edu, espero que não tenha nenhum prejuízo. Realmente existem motores em que as válvulas não batem nos pistões qdo fora do ponto, não conheço o motor da tracker mas espero que seja assim. Não entendo porém como pode estragar os balancins. Conta depois. Boa sorte. Oficina de cardans liberou o Gafanhoto mas o Flavio não foi buscar. Quero ir nele pra Alto paraíso na sexta. Jalapão talvez no ano que vem. É bem provável. Já ouviu falar em Terra Ronca?
Marcus Brandão
24/11/2012, 20:09
Pág. 51 uma boa idéia.
Edu, espero que não tenha nenhum prejuízo. Realmente existem motores em que as válvulas não batem nos pistões qdo fora do ponto, não conheço o motor da tracker mas espero que seja assim. Não entendo porém como pode estragar os balancins. Conta depois. Boa sorte. Oficina de cardans liberou o Gafanhoto mas o Flavio não foi buscar. Quero ir nele pra Alto paraíso na sexta. Jalapão talvez no ano que vem. É bem provável. Já ouviu falar em Terra Ronca?
Vicente Guimaraes
25/11/2012, 11:43
Vicente, como seria essa viagem? de onde pra onde? parada em algum lugar na Amazônia ou só passagem? Os carros iriam de cegonha? enlouquece aí que vou pirando por aqui.
Marcus e Edu
No roteiro que estou pensando tem passagens pelos parques proximos da rota para a Transamazonica. Como pela Chapada dos Veadeiros (100km de Brasilia), Jalapão ( 300km de Palmas) e Chapada das Mesas (100km de Araguaina-TO) São 3 lugares espetaculates !!!!, seria uma falta de oportunismo estar tão perto e não ir lá conhecer.... seria ideal ainda para ter estes atrativos no meio da longa jornada, ficando uns 3 dias em cada localidade, já dá para conhecer quase tudo. A ideia é fazer uma transamazonica Light, reduzindo o trecho da Transamazonica até ALter do Chão e voltar de lá pelo caminho de ida (Altamira, Marabá) em vez de irmos até o final da Transamazonica (Humaitá) onde estão os trechos mais dificeis (Indo ate o final teriamos que descer por Rondonia e Mato grosso o que alonga muito a jornada). Isso e um roteiro para 25 dias. Tudo de carro, sem cegonha,
Eduardo Velo
27/11/2012, 10:04
Vicente , será que da mesmo pra fazer em 25 dias esse roteiro ? achei muito bacana ...
A Jabiraca está rodando sem problemas , ontem coloquei o tanque com o marcador antigo mesmo e as proteções ...
O tanque agora tem o filtro e puxa por baixo e não mais pelo pescador , as mangueiras do radiadpr foram trocadas e estão longe do bloco e da carroceria ...
Onetm rodei 50 km pra esquentar o motor e testar freios e alguma possível falha , mas está tudo OK , pronto pra ir pra Canastra na sexta , da outra vez quebrou a arruela trava da CT no meio da Canastra em baixo de muita chuva , foi bem em 4x2 até ficar num desvio que tinha grama , mal entrou as 4 patas na grama parou , uma Full puxou até chegar no barro de novo e o resto foi tudo bem ...
abs ...
Vicente Guimaraes
27/11/2012, 11:13
São 25 dias sim, se tudo der certo e não houver quebras em viaturas. Nestes 25 dias estão incluindos os dias para passeios nas Chapadas, Jalapão e em Alter do Chão (PA), deve ser em Junho de 2013. VOu te mandar o roteiro por e-mail.
Eduardo Velo
27/11/2012, 11:36
Vicente , 30/05 a 02/06 é o encontro de Engesa ... não esqueça disso ... rsrs
Está com o Engesa aí na garagem ?? ou ainda está em Campos ?
Vicente Guimaraes
27/11/2012, 13:49
Ok, to contando com o encontro.
Está em Campos para últimos retoques.
Neste final de semana vai estar comigo se tudo correr bem.
Eduardo Velo
27/11/2012, 14:35
Muito bom heim ... esse fds estarei na Canastra , domingo pretendemos passear de Escuna no Mar de Minas ( furnas ) , vamos voltar na segunda feira de algum lugar de MG ... rs
Estou aguardando as peças da Tracker , correia dentada e balancins , se o meca conseguir montar amanhã vou de Tracker senão vou de Engesa ...
A Tracker está com pneus novos Scorpion ATR 225 70 16 e amort. diant. novo tb , se for de Tracker é melhor pq a muié e minha mana tb vão dirigir ... Engesa só eu dirijo ... elas tem medo ... rsrs
Marcus Brandão
27/11/2012, 20:25
E então, como ficou o motor da Tk? Estragou os balancins mesmo? Como isso acontece?
[]s
Eduardo Velo
27/11/2012, 20:53
Marcus , quebrou a correia dentada , aí os balancins quebram pra não empenar valvula ...
Amanhã eles devem montar o motor daí vou saber se ficou bom ...
Está com 175000 km rodados ainda tem muito chão pra rodar esse motor ... rs
Marcus Brandão
27/11/2012, 21:18
Então. Sai do ponto, válvula desce, pistão sobe e tá pronto a samba do criolo doido. Os balancins são feitos pra partir no caso de impacto nas válvulas? E como agüentam aciona-las milhares de vezes sem deformar? Tem muito mais mistérios entre o pistão e o comando de válvulas que minha vã cabeça oca possa acreditar... :confused:
Eduardo Velo
27/11/2012, 22:37
Na verdade desgastam e bastante , mas não quebram pq o esforço é só pra fazer abrir a válvula , vencer uma mola ...
Qdo quebra a correia dentada aí sim , quebram pq o motor vira sem sincronismo ... e são frageis mesmo pra poder quebrar fácil e salvar as válvulas ...
Vicente, 30/05 a 02/06 é o encontro de EngesaOnde vai ser esse encontro? Se for lá em Brusque/SC, junto com a Fenajeep, vai ser show!
Estarei na Fenajeep, junto com alguns colegas do Terrible 4x4. Vamos descer com uma carreta levando nossas viaturas para a trilha do sábado. Se o Galego ficar pronto, tb vai.
Marcus Brandão
28/11/2012, 06:40
Hummm, " fusível mecânico". Bacana. Ponto pra Tk. Podia ser assim em todos. Muita gente fica nesse prejuízo.
Eduardo Velo
28/11/2012, 08:01
Uxio , o encontro vai ser em Imbé , Campos , terra do Doc , do Roger Nunes e outros offrodianos ...
Vai ser na mesma data da Fenajeep ...
Marcus , tem motores melhores ainda , tem a casinha pronta esperando quebrar a correia e encaixar a cabeça da valvula , os pistões da Tracker tb tem a casinha , mas é só pra pegar por igual e não quebrar ou empenar , a valvula segura o pistão e o balancim quebra como fuzivel ...
abs ...
Vicente Guimaraes
28/11/2012, 09:06
Estarei na Fenajeep, junto com alguns colegas do Terrible 4x4. Vamos descer com uma carreta levando nossas viaturas para a trilha do sábado. Se o Galego ficar pronto, tb vai.
Uxio, pelo que li aqui no fórum, a trilha da Fenajeep de 2012 foi uma zona generalizada... mais de 100 viaturas, falta de organização, briga entre integrantes, neguinho voltando na marcha ré, nego passando fome e sede.. etc....
É melhor vc participar do nosso VII Encontro Nacional de Engesas e Outros 4x4 que aí, vc não vai passar raiva :) e vai conhecer varios colegas que compartilham da mesma paixão por estas viaturas diferenciadas e únicas, os Engesas e seus irmãos gêmeos as Campers. Além de conhecer o lindo parque nacional da Serra do Desengano no norte do Estado do Rio de Janeiro.
Uxio, pelo que li aqui no fórum, a trilha da Fenajeep de 2012 foi uma zona generalizada... mais de 100 viaturas, falta de organização, briga entre integrantes, neguinho voltando na marcha ré, nego passando fome e sede.. etc....
É melhor vc participar do nosso VII Encontro Nacional de Engesas e Outros 4x4 que aí, vc não vai passar raiva :) e vai conhecer varios colegas que compartilham da mesma paixão por estas viaturas diferenciadas e únicas, os Engesas e seus irmãos gêmeos as Campers. Além de conhecer o lindo parque nacional da Serra do Desengano no norte do Estado do Rio de Janeiro.
Pô Vicente, pra 2013 não vai dar. Já estamos com tudo organizado pra Fenajeep. Mensalmente estamos pagando a carreta que vai levar nossos jipes, já reservamos hotéis, e já começamos a comprar as passagens aéreas. Mas pra 2014 vou me programar pra participar desse encontro com o Galego.
Vicente Guimaraes
28/11/2012, 10:54
Opa !! então tudo OK.
Sobre o encontro, em 2014 nada ... deve ter outro encontro ainda em 2013, geralmente são 2 encontros por ano.
Marcus Brandão
01/12/2012, 11:39
Edu, curte essa:
Asfalto a 90 km/h
383355383356383357
Opa !! então tudo OK.
Sobre o encontro, em 2014 nada ... deve ter outro encontro ainda em 2013, geralmente são 2 encontros por ano.
Já sabe quando e onde será o 2º encontro de 2013? Em Salvador seria uma boa!:mrgreen:
Vicente Guimaraes
04/12/2012, 12:33
Uxio, o local geralmente é decidido durante o próprio encontro, o pessoal faz um debate/votação....
Eduardo Velo
04/12/2012, 15:17
Marcus , a inveja é uma merda ... rsrs ... mas que puta inveja do Magao e do Kim ... rsrs ...
Voltamos ontem da Canastra , aquilo ta cada vez melhor ... foram 1500 km ... soltaram os parafusos das 2 tampas dos diferenciais e em Vargem Bonita um tubo de freio rompeu bem na fixação , fizemos a curva com um punção e montamos , ficou 100 % ...
Vicente Canastra tb seria boa idéia de agrupar a galera heim ...
abs ...
Vicente Guimaraes
04/12/2012, 16:51
Show heim !!! boa idéia.. esse Brasil é muito grande !!
Oooo Edu!
O que aconteceu que nos invejou????? rsrsrsrsrsrs
Eduardo Velo
04/12/2012, 23:12
Vicente , assim que a Cida passar as fotos pro Picasa coloco aqui , as fotos não representam nada do que é aquilo tudo , só indo lá mesmo ...
Na ida fomos por Piumhi e Vargem Bonita , a pousada é em S. José do Barreiro ... na volta viemos por dentro das Fazendas , Cruzamos a Serra da Canastra lado Sul em Zig Zag até chegar na MG 050 em Furnas , passeio excelente pra carros altos ... chegou a passar uma Saveiro pela gente batendo em baixo o tempo todo , mas foi embora ... o visual da Serra é PHod. , da pra ver até a curvatura da terra ... rs
Foram 14 hrs de ida e mais 14 hrs na volta , andamos os 460 km de asfalto em 07 hrs , mas o trecho de uns 80 km km atravessando a serra tb levamos 07 hrs pra fazer ... mas valeu cada minuto ... rs se marcarmos um encontro entre a galera do forum lá independente de qqer encontro programado , seria muito bacana ... só fizemos a parte alta e baixa da Casca Danta , e depois na volta o contorno da Serra sentido Sul , ja tinhamos feito 3 vzs a Babilonia e Serra Branca , e 1 vez o Rolador ... e ainda tem muita coisa pra gente ver por lá ...
Kim , o Marcus agora está no mesmo time de vcs ... só pra discutir sobre eixo quebrado ... rs
Marcus Brandão
05/12/2012, 07:23
Em breve estaremos aí com vocês. é conhecer a vtr e botar na estrada. Tô na iminência de contratar um cara que vai aliviar minha carga de trabalho. preciso urgente chutar (e esvaziar) latas.
Eduardo Velo
05/12/2012, 07:55
As vtrs que foram nesse passeio são todas originais , a Camper foi comprada com pneus 33" , mas foram trocados por 31" pra fazer esses tipos de passeio , os Troller tb usam pneus 31" , só não sei a medida da Land , mas os pneus são originais , e a TR4 está usando 225 75 16 , todos são diesel , exceto a TR4 ...
Da foto 171 a 268 é a Serra lado Sul ...
https://picasaweb.google.com/111460090906964381689/104___12?feat=email
abs ... Edu
Walter da Camper
05/12/2012, 09:32
Edu, vcs contrataram algum guia ou dá pra ir só com mapas e gps?
CARLOS SIQUEIRA
05/12/2012, 10:45
Fala Edu!!! Infelizmente não deu para acompanhar vocês, mas com certeza podemos agendar para um evento próximo!!! Verei os filmes quando estiver em casa, não consigo aqui no "trampo".
[]'s
Edu/Cida,
Que lugar maravilhoso, como sempre as serras são lugares encantadores; a nossa serra do IMBÉ em Campos-RJ, onde será o próximo encontro de 4x4, também é um lugar encantador.
Abraços.
Fidelis/Marta
Eduardo Velo
05/12/2012, 11:01
Fala Waltão , cara perdeu essa ... mandei email pra vc que a gente ia pra lá dia 30/11 , não sei se recebeu ...
Nossos guias , como sempre , são as vacas e os cavalos ... rsrs , a gente para e pergunta pra eles onde se estamos certos ... se balançarem a cabeça de lado a gente volta se for pra frente a gente continua ... rsrs ...
Tem lugares , que evito ao máximo , que tem que ter guia junto pra encher o saco , mas na Canastra ainda não precisa , a maioria das atividades tem placas , para as entradas do Parque é facil , tem a parte baixa e Alta da Casca Danta , se for bem cedo pra Parte baixa , da pra entrar na parte Alta com o mesmo bilhete , 6,50 / pessoa , a parte alta é em S. Roque e a baixa em S. José , leva 1 hr mais ou menos esse percurso . Tem outra entrada por Sacramento , uns 70 km pra chegar na Casca Danta por cima , só dentro do Parque ... na volta pegamos informação no posto em V. Bonita , o cara não queria explicar de jeito nenhum , pq entra nas fazendas ... aí falei - só fala o começo , depois a gente se vira ... , aí ele explicou meio a contra gosto , a gente se perdeu um pouco , normal , chegamos na MG 050 na boa ...
Qdo for avisa ...
abs ...
Marcus Brandão
05/12/2012, 16:17
Tava olhando as fotos. São todos irmãos? O cabelo é da mesma cor. rsssss
Eduardo Velo
05/12/2012, 16:27
Siqueira , se quiser a gente combina depois que vc e o Vicente estiverem de Engesa , mas daria pra ir de TRacker sem problema ...
Fidelis , a Canastra é muito grande e tem muitos atratativos , tem que voltar lá muitas vzs ...
Marcus , vc quer dizer quem tem né ? ... rsrs , o meu ainda ta cinza , passando pra branco ... rsrs ...
Marcus Brandão
05/12/2012, 17:15
Edu, vou reduzir os pneus mas tenho $$$$$erte$a que não vai ser agora. O eixo e o pião do velocímetro foram postados ontem breve o Gafanhoto tá rodando. Melhor de tudo é que as férias terminam amanhã. Sexta feira estarei prostituindo esse belo corpitcho novamente.
Não quero mais falar de queda de cabelo... cinza.
Walter da Camper
05/12/2012, 18:14
Edu, eu recebí o email, mas por questões de trampo não pude acompanhar. A Canastra está entre as minhas prioridades. Na próxima eu dou um jeito de ir.
Gostei do lance dos guias naturais (instintos), me lembrou os tempos em que viajava de moto...
Fala Waltão , cara perdeu essa ... mandei email pra vc que a gente ia pra lá dia 30/11 , não sei se recebeu ...
Nossos guias , como sempre , são as vacas e os cavalos ... rsrs , a gente para e pergunta pra eles onde se estamos certos ... se balançarem a cabeça de lado a gente volta se for pra frente a gente continua ... rsrs ...
Vicente Guimaraes
05/12/2012, 18:23
O próximo encontro nacional de engesa poderia ser em Ushuaia... :semideia
VOVÔ DO TROLLER
05/12/2012, 20:22
As vtrs que foram nesse passeio são todas originais , a Camper foi comprada com pneus 33" , mas foram trocados por 31" pra fazer esses tipos de passeio , os Troller tb usam pneus 31" , só não sei a medida da Land , mas os pneus são originais , e a TR4 está usando 225 75 16 , todos são diesel , exceto a TR4 ...
Da foto 171 a 268 é a Serra lado Sul ...
https://picasaweb.google.com/111460090906964381689/104___12?feat=email
abs ... Edu
Boa noite Edu e pessoal. As fotos ficaram ótimas. Realmente, o passeio foi fantástico. A Serra da Canastra é um local mágico e maravilhoso. O Edu está cada vez melhor como guia e líder de expedição. Já tá na hora de cobrar pelo trabalho,rsrs.......Só corrigindo, o pneu do Troller Laranja é o BF Mud Km 2 32. Abs. Válter
Eduardo Velo
06/12/2012, 08:23
Fala Valter , esqueci desse detalhe ... rsrs , mas nesse passeio que fizemos poderia ter sido feito com os originais de fábrica ... e vc só entrou no Rio S. Francisco pq estava com esses pneus ... rsrsrs , se tivesse com os originais não ia entrar e não ia ficar atolado ... rs , os pneus afetam o psicológico do jipeiro ... rs ...
Qto a cobrar , qdo envolve grana as coisas mudam , já ouvi um camarada falando prum guia - to pagando essa merda ... , o camarada só tava fazendo merda e bebendo pra kct , ele entrou num rio ( que não era pra entrar ) e atolou , o guia teve que socorrer o fdp , fizemos meia volta e pegamos um caminho desviando do resto do pessoal ... não quero ouvir isso de jeito nenhum ... rsrs , mesmo pq os caminhos que a gente faz , e vc sabe disso , nem sempre estão certos , a gente escolhe uma trilha e entra , se não for essa a gente volta de boa ... já pensou pegar um camarada que quer tudo certinho e dizer que ta pagando ... ??? to fora ... rsrs
CARLOS SIQUEIRA
06/12/2012, 11:20
Edu, lindas fotos!!! Fecharemos para o proximo ano um encontro ou passeio com certeza.
[]'s
VOVÔ DO TROLLER
06/12/2012, 17:21
Fala Valter , esqueci desse detalhe ... rsrs , mas nesse passeio que fizemos poderia ter sido feito com os originais de fábrica ... e vc só entrou no Rio S. Francisco pq estava com esses pneus ... rsrsrs , se tivesse com os originais não ia entrar e não ia ficar atolado ... rs , os pneus afetam o psicológico do jipeiro ... rs ...
Qto a cobrar , qdo envolve grana as coisas mudam , já ouvi um camarada falando prum guia - to pagando essa merda ... , o camarada só tava fazendo merda e bebendo pra kct , ele entrou num rio ( que não era pra entrar ) e atolou , o guia teve que socorrer o fdp , fizemos meia volta e pegamos um caminho desviando do resto do pessoal ... não quero ouvir isso de jeito nenhum ... rsrs , mesmo pq os caminhos que a gente faz , e vc sabe disso , nem sempre estão certos , a gente escolhe uma trilha e entra , se não for essa a gente volta de boa ... já pensou pegar um camarada que quer tudo certinho e dizer que ta pagando ... ??? to fora ... rsrs
Valeu Edu. Eu só estava enchendo o saco. Eu sei que este não é o seu perfil (ainda bem). Mesmo estando com o pneus mud, eu também não teria entrado, se estivesse sozinho. Eu queria estrear o seu guincho novinho,mas não teve jeito,rsrs..... Abs. Válter.
Eduardo Velo
17/12/2012, 13:09
Mais algumas fotos da Canastra - o Rio S. Francisco estava limpo qdo paramos pra lanchar ... , no dia seguinte estava marrom pq choveu a noite toda ...
https://picasaweb.google.com/111460090906964381689/100CANON?feat=email
Resolvi prender o hi-lift , o machado , o towbar universal e a chibanca nas laterais da vtr , estavam no assoalho pra facilitar qdo precisasse , mas atrapalhava quem ia atras ...
Resolvi prender o hi-lift , o machado , o towbar universal e a chibanca nas laterais da vtr
Curiosidade de novato: O que é a chibanca? É de comer ou de beber? :mrgreen:
Eduardo Velo
21/12/2012, 19:30
Chibanca é mais pra galera que anda em morro , vc não sabe pq anda em areal ... rsrs , aí só usa pá ...
Essa que está na vtr foi usada em Ibitipoca no 1o encontro , tem mais de 20 anos de uso ...
TENACE INDSTRIA E COMRCIO LTDA. (http://www.fundicaotenace.com.br/chibanca.html)
abs ...
Vicente Guimaraes
21/12/2012, 19:30
Edu, qual o sistema de ancoragem do seu cinto de 4 pontos? tem algum ponto de ancoragem na carroceria? no santoantonio? pela foto parece que está preso só na estrutura do banco... isso não me parece a forma mais segura.
Chibanca é mais pra galera que anda em morro , vc não sabe pq anda em areal ... rsrs , aí só usa pá ...
Essa que está na vtr foi usada em Ibitipoca no 1o encontro , tem mais de 20 anos de uso ...
TENACE INDSTRIA E COMRCIO LTDA. (http://www.fundicaotenace.com.br/chibanca.html)
abs ...
Aqui é conhecida como picareta.
Eduardo Velo
21/12/2012, 21:04
Pra nós Picareta é um ponteiro de um lado e um enchadão fino e comprido do outro , Chibanca é machado de um lado e enchadão do outro ...
Pro Marcão , Picaretas são os caras que vivem ás nossas custas perto da casa dele ... rsrs , como eu queria ser um deles ... !!
abs ...
Marcus Brandão
21/12/2012, 21:50
Aqui não tem picaretas. Estão de ferias os putos. Rssss
Uxio, você está certo no site que o Edu mandou a própria industria chama o produto de picareta chibanca. Regionalismo talvez. Edu, também conheço por picareta a ferramenta com ponteiro e a corja.
É vantajoso comprar o hi-lift de 1,5 ou 1,2?
É vantajoso comprar o hi-lift de 1,5 ou 1,2?É pro Engesa? Vai de 1,5m!
Vicente Guimaraes
22/12/2012, 11:19
Fala Edu, poh amigão, me responde aí? tá de mal comigo ? ;) :) :-? Eu ia colocar os cintos da mesma forma que vc colocou (ancorado nos bancos) que é mais prática mas fui desaconselhado, me disseram que tinha que ter um ponto de ancoragem na base da carroceria, outros no santo antonio, com angulos de 45º em relação ao banco. etc.. etc.. uma complicação :-?, daí desisti e fui para o cinto de 3 potnos.
guilhermeabreu
22/12/2012, 12:02
Fala Edu, poh amigão, me responde aí? tá de mal comigo ? ;) :) :-? Eu ia colocar os cintos da mesma forma que vc colocou (ancorado nos bancos) que é mais prática mas fui desaconselhado, me disseram que tinha que ter um ponto de ancoragem na base da carroceria, outros no santo antonio, com angulos de 45º em relação ao banco. etc.. etc.. uma complicação :-?, daí desisti e fui para o cinto de 3 potnos.
VICENTE
O cinto de 4 pontos é mais seguro e deve sim ser fixado na carroceira , qdo fiz a 1ª reforma coloquei o de 4 pontos fixados no banco , ( mais fácil a instalação ) mas com o uso diário ví que é desconfortável pq a cada pessoa que entra no carro tem que ajustar as medidas ( um saco ) , qto ao fixar na carroceria , vejo um pouco de exgero pois se vc porrar bonito , não tem carroceria que vai te proteger , como são as barras de reforço nas portas , pois qdo vc porra o carro num poste ou árvore , ou outro carro na lateral as barras de proteção lateral nas portas não vão segurar nada , daí , coloquei no banco mesmo , pois se os bancos não são fixados firmes no assoalho , VC DEVE ENTÃO FIXAR MELHOR OS BANCOS , e se tiver fixado na carroceria e se vc porrar bonito , a fixação da carroceria vai saír tb ou se não saír , vc pode morrer do mesmo jeito pela intensidade da porrada , porrada forte demais MATA QUALQUER UM EM QUALQUER CARRO COM QUALQUER PROTEÇÃO , não air bag e nem nada .
CONCLUSÃO :
VOLTEI PARA O CINTO DE 3 PONTOS . PRINCIPALMENTE NO BANCO DO CARONA A CADA PESSOA QUE ENTRA NO CAROR TEM QUE MEXER NO AJUSTE DO 4 PONTOS .
Eduardo Velo
22/12/2012, 12:32
Marcão , pra uso no MEU Engesa o Hi-lift de 1,20 m é ótimo , vc viu que posso prender em pé dentro da vtr né ... de 1,50 m não conseguiria ... meu engesa usa calços originais com pneus 31" , hi-lift de 1,20 m é suficiente pra erguer ele pelo parachoque , mas com calços maiores e pneus maiores seria melhor o de 1,50 m .
Vicente , o cinto de 4 pontos na minha vtr está preso do meu lado pelos parafusos originais e no carona pelo meio no parafuso original e o outro lado está na base do banco , pra mim é como se estivesse preso na carroceria ... cheguei prender no banco pra não atrapalhar a passagem de quem vai atras qdo inclina o banco pra frente no pantografo , mas depois prendi na base com um parafuso de 11/16" que é original ... não vejo diferença entre prender na base do banco e na carroderia ... mas tem esse detalhe mesmo de estar ajustando , que o 3 pontos não precisa ... no meu o de 3 ptos é inviável , atrapalha demais a passagem de quem vai atras ...
Como seu carro é de luxo , tem 4 portas , essa é uma preocupação que vc não vai ter , então a opção de 3 ptos seria bem melhor no seu caso ... essa é minha opinião ...
Estou com problemas na net , está acessando e caindo o tempo todo , escrevo e fico esperando acessar pra mandar e pra ler os tópicos novos , o tecnico da GVT ficou de vir em casa hj e até agora nada , espero que venha , senão só na quarta feira pra resolver ...
abs ...
Marcus Brandão
23/12/2012, 20:48
Edu, feliz Natal pra você, família e amigos.
:brinde:
Eduardo Velo
26/12/2012, 08:17
Valeu Marcão ... espero que tenha ganho seu pedido ao Noel , se falar que é um eixo vai pegar mal ... rsrs
Estou sem internet em casa , é GVT , me deixaram na mão desde 5a feira dia 20 e até agora não apareceu nenhum tecnico pra resolver o problema , abri chamado e varias reclamações e nada , na sexta vai ser instalado a Net via cabo e já pedi pra tirar aquela tranqueira deles lá de casa ... espero que não seja tão problemático qto a GVT ...
abs ... Edu
Marcus Brandão
26/12/2012, 09:50
Grande Edu, Espero que tenha se divertido muito no natal e que tenha se surpreedido com seus presentes.
Nada de pedir eixo de presente. rssss
Na verdade vc acabou tendo influência no meu presente. Minha filha viu quando eu esta paquerando aquela caixa de ferramentas que vc mandou e me perguntou se eu estava precisando. Disse que não mas que iria montar uma posteriormente pra botar no jipe. Ela passou pra minha esposa que me comprou uma caixa tramontina pró. Quando vi a caixa com o simbolo da tramontina achei que tinha me ferrado mas fiquei surpreso com a linha pro.
Não tem grandes ofertas de ferrramentas mas tem espaço pra terminar de preencher.
Ainda não tentei colocar na traseira do Gafanhoto pra ver se vai caber mas valeu a intenção. ganhei meu brinquedo.
Já tive net em casa e gostei muito. Espero que seu serviço seja muito bom.
Hoje uso GVT e é bom o serviço.
Eduardo Velo
31/12/2012, 22:31
Marcão , boa diversão com as ferramentas , mas é presente de grego viu ... rsrsrs , agora não vai ter desculpa pra não fazer os serviços em casa ... rsrs
Pessoal , como muitos camaradas aqui do forum trabalho em horario de revezamento , entrei no trampo em 2012 e vou sair em 2013 ... não tem pulinho em onda , nem roupa branca , nem champagne , nem sidra , nem sopa de lentilha ... espero que essas superstições não façam falta ... rs
Pensando um pouco sobre pular as ondas pra dar sorte , já pensou o Brasil todinho no litoral pulando 7 ondas ... rsrsr ... e ainda pode pular as ondas chapadão e fica por lá mesmo ... rsrs
abs ... boa passagem de ano a todos e que venha 2013 ...
Marcus Brandão
01/01/2013, 11:21
Grande Edu, essa "mania" de fazer já trago de infância. O Gafanhoto tem sido uma diversão. Estou fazendouma reforma em casa e reservei um espaço pra uma oficina. Já existia mas era meio improvisado. Agora To tentando fazer mais estruturado.
Toda minha vida trabalhei em escala. Hoje tento me manter no expediente mas já estive na clínica hoje e preciso voltar à tarde. Graças a Deus podemos estar fazendo este sacrifício momentâneo. Espero de coração que seu 2013 seja um ano de muita felicidade.
Forte abraço Extensivo à família.
Eduardo Velo
26/03/2013, 10:00
Finalmente resolvi um problema cronico de vazamento no Engesa , qdo trocava o retentor do yoke do dif. diant. ficava um tempo sem vazar depois aparecia umas gotas de óleo na garagem e era de lá , agora tive que trocar o yoke pq fez um canal no antigo onde trabalha o retentor e não ia adiantar só trocar o retentor ... Foram trocados os rolam. e as luvas tras. tb , o kit pro eixo original é da F1000 até 1990 ...
Tb passei o cabo de freio de mão por cima da link , antes passava no ultimo vão da link e pra trocar as buchas era complicado ... ainda está em teste o uso de buchas vermelhas , mais duras , na parte interna e amarelas , mais macias na parte externa ... as anteriores eram todas vermelhas e estavam trincadas qdo fui fazer revisão ...
abs ... Edu
Marcus Brandão
26/03/2013, 11:23
Professor, bom saber que era simples o problema. Depois que voltei na tração dianteira quando da quebra do semi-eixo, iniciou um vazamento no retentor do pinhão mas foi resolvido apenas com a troca do retentor.
Edu, uso todas as buchas amarelas.
Vou precisar trocar os discos de freio dianteiros. Sabe onde consigo com bom preço? São os de kombi no eixo original.
abs.
Eduardo Velo
26/03/2013, 12:34
As piças são de Kombi , mas disco é original Engesa , da ultima vez comprei aqui -
Super Break Disk - O sistema de freio ideal para seu 4X4 Jeep, Rural, F-75, Toyota (http://www.superbreakdisk.com.br/)
Vc tem certeza que não te mais como dar passe ?? esse disco aguenta muitos passes no torno ...
Marcus Brandão
26/03/2013, 13:30
Nunca dei passe, vale a pena? sou meio cismado com passe pra esses carros grandes.
Marcus Brandão
26/03/2013, 13:34
Bom o preço. Vou ver com o Danilo mas vou avaliar o passe primeiro.
Marcus Brandão
26/03/2013, 13:48
Engesa Ee4 Fii 1987 Verde Militar Fosco. no MercadoLivre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-470669170-engesa-ee4-fii-1987-verde-militar-fosco-_JM) ??????????
Eduardo Velo
26/03/2013, 15:17
Acho que o Kimzão cansou ... rsrs ...
Pode mandar dar passe , hum hum zifio ...
Não gostaria de ter que vender o meu Engesa , espero achar sempre peças ou conseguir adaptações pq é uma vtr muito confiável ...
abs ...
Marcus Brandão
26/03/2013, 15:44
Caraca, nem me passa pela cabeça vender aquela merd... kkkkkkk
To andando nele diariamente e não é por falta de opção. gosto de sofrer e ponto.
Passei um sufoco com o ar condicionado da Grand Blazer. Desde o início do ano passado já troquei 3 compressores. Desta última vez troquei todo o sistema, incluindo o condensador que o técnico insistia que tinha vazão suficiente, não estava entupido. Acontece que, segundo um baiano que tentou solucionar o problema para mim na bahia, depois que um compressor funde, ele fica cheio de detritos que diminuem a circulação do óleo e o compressor trava de novo. Achei lógico e foi o que aconteceu comigo. o último compressor tinha um mês de uso. Todo o serviço e material foram entregues na garantia menos o condensador.
bem, peguei o carro na sexta, minha filha viajou no sábado e voltou no domingo. ficou um gelo.
mesmo assim estou de gafanhoto hoje.
ah! Por sugestão do baiano e também da dona da oficina que me atende, coloquei um compressor da marca Sanden pois os originais estão vindo da china "não é meu o preconceito" e são muito fracos. Os Sanden são usados em caminhões frigoríficos e costumam ficar ligados sem intervalo por até 12 horas :shock::shock::shock:
parafraseando o baiano: Até aqui tudo bem...
Ronaldo Petri
26/03/2013, 19:23
E aí Edu, beleza!
Saudades de vocês heim.
Esses dias passei no rogério pra bater um papo e encontrei a Jabiraca por lá.
Abraço
Eduardo Velo
26/03/2013, 22:23
Fala Ronaldo , td blz camarada ??? estou com criança em casa tb , meu neto fica em casa todos os dias , nem no poli estou conseguindo ir ... rs
Vamos ver se a gente junta o povo aqui em casa pra uma pizza num fds ...
O S. Rogerio trocou os rolam. tras. da Jabiraca e fez outros serviços , ficou quase 1 seamana lá ... qdo fui pegar estava com problema pra dar partida, passei no eletrico e descobrimos que tinha um cabo solto no motor de arranque ...
Marcus , ainda não pensei em AC na Jabiraca , mas se for colocar vou lembrar dessa dica .
As piças são de Kombi , mas disco é original Engesa , da ultima vez comprei aqui -
Super Break Disk - O sistema de freio ideal para seu 4X4 Jeep, Rural, F-75, Toyota (http://www.superbreakdisk.com.br/)
Vc tem certeza que não te mais como dar passe ?? esse disco aguenta muitos passes no torno ...
Eduardo,
Os freios do Galego tb são da Super Break Disk. Veja esse post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738)
Como no Galego uso rodas 17", não tive problemas com as pinças. Porém um amigo meu tb comprou esse kit, mas teve que desgastar as pinças para caber nas rodas 16".
No Galego uso o kit flutuante SHD da Ensimec na traseira, e mandei o cubo e manga para o Sr Mauro da Super Break Disk, para que ele fizesse os discos e suportes sobre medida.
Opa pessoal!
Marcus!
O sistema de passar o disco no torno é comum, sendo que por aqui, toda troca de pastilha, os mecas mandam "alisar" o disco.
Sobre a venda do jipe, é necessidade, se pudesse, não venderia, mas minha situação hoje é essa, e para ajudar, um divórcio onde fiquei sem casa e carro!!!
Marcus Brandão
27/03/2013, 13:13
Caramba, Kim, sinto muito mesmo, parceiro.
Espero de coração que esse momento de transformação seja pra muito melhor. Estarei pronto pra aplaudir sua vitória novamente. Tem um amigo em Brasilia. Acaba a chuva em abril. Junta com o Doc. E vem pescar um fds.
Uxio, tá sumido, baiano. Minhas rodas são 16 e o freio do gafanhoto me atende bem. Vou trocar quando puder melhorar o eixo dianteiro mas to de$$$motivado por enquanto.
Vou avaliar a possibilidade de levar os discos no centro espirita, obrigado a todos.
Vicente Guimaraes
27/03/2013, 14:21
Caracoles Kim... :-? que situação. Mas são coisas da vida... com certeza esta situação traz muita insegurança e algum sofrimento. Vou torcer para que você supere tudo isso. Força aí amigo ! Abraços !
Eduardo Velo
29/03/2013, 10:39
Kim , espero que supere essa mudança de vida e fico na torcida por um bom acordo entre vcs e se possível uma reconciliação ... , como vc está acostumado a encarar grandes desafios e adversadidades , essa é mais uma etapa ... pode contar com nosso apoio ...
Qto a venda do Engesa , muita calma , ja vi ser vendido a 2 anos um Engesa da Rota por 60 contos e estava bem inferior ao seu , esse tipo de vtr não é comercial , tem o publico certo ... o melhor seria não ter que vender .
abs ...
CARLOS SIQUEIRA
29/03/2013, 17:27
Edu, viatura revisada = garantia de mais aventuras e passeios, resumindo, "tudo di bão". Ainda não sabia que eras vovô, aproveite mais esta fase de sua vida, pois certamente terá tempo e muita história para contar e, quem sabe será mais um "jipeirinho" no pedaço.
Kim, parafraseando as placas de caminhões: " na vida tudo é passageiro, menos motorista e cobrador". Força aí amigo, precisando estamos por aqui!
Abraços.
Eduardo Velo
20/04/2013, 14:09
406881406882406883406884406885
Siqueira , o moleque fica mais com a gente que com os pais , é uma nova fase mesmo ... rs
Tinha comprado pneus BF AT 225 75 16 pra Tracker , mas ficavam pegando em tudo e desisti de usar pq não quero colocar calços , aí pensei em usar no engesa , não deu certo tb pq aí fica muito pequeno , até o totem ficou bem ruim com essa medida , teria que fazer novo fator , fui fazer trilha com ele e acabou virando rolha ... rsrs ... , nesse trecho que enroscou não costumava enroscar , acabei até usando o guincho , foi bom pq ainda não tinha usado , como comprei com cabo de 3/8" fica bem em cima da medida do vão pra enrolar , se usar bastante e ficar embolado não tem como enrolar tudo ...
Voltei pra receita tradicional BF AT 31 10,5 15
Vicente Guimaraes
21/04/2013, 11:11
Putz ficou pequeno mesmo ;)
Acho que o 235x83x16 ficaria na medida :)
Depois me chama para estas trilhas aí ... :)
Edu, encarou o lamão de canelinha fina X engesa pesadão.... É uma aventura.
Eduardo Velo
21/04/2013, 14:43
Pois é João , a vtr vai pra onde quer e com os pneus pequenos piorou a situação , tive que pedir ajuda pro pessoal que estava junto , não tem como colocar a filmagem aqui , mas o CJ 5 sofreu muito pra puxar ele dali , estava com os diferenciais abrindo arado , na volta o outro Engesa não conseguiu puxar , tive que usar o guincho pra sair do mesmo buraco ... mas foi bom como teste , vou vender os pneus e as rodas originais , ja vi que não servem pra mim ... rs
Vicente , pesquisei os estilos de pneus e tamanhos , não queria colocar muito diferente do AT , o Scorpion ATR coloquei na Tracker e até vai bem , mas no Engesa tem que ser um desenho bem prox. do AT , o Mud Km2 entrou na lista de preferencia , mas com tem muitos relatos de zunido em asfalto não quis pagar pra ver , na prox troca pretendo colocar 32 11,5 BF AT , mas ainda vou estudar se consigo um par de rolamentos diant. mais fortes e eixo tras. flutuante antes de trocar esses 31 10,5 que é receita certa de não dar problema ...
abs ...
guilhermeabreu
21/04/2013, 16:30
Pois é João , a vtr vai pra onde quer e com os pneus pequenos piorou a situação , tive que pedir ajuda pro pessoal que estava junto , não tem como colocar a filmagem aqui , mas o CJ 5 sofreu muito pra puxar ele dali , estava com os diferenciais abrindo arado , na volta o outro Engesa não conseguiu puxar , tive que usar o guincho pra sair do mesmo buraco ... mas foi bom como teste , vou vender os pneus e as rodas originais , ja vi que não servem pra mim ... rs
Vicente , pesquisei os estilos de pneus e tamanhos , não queria colocar muito diferente do AT , o Scorpion ATR coloquei na Tracker e até vai bem , mas no Engesa tem que ser um desenho bem prox. do AT , o Mud Km2 entrou na lista de preferencia , mas com tem muitos relatos de zunido em asfalto não quis pagar pra ver , na prox troca pretendo colocar 32 11,5 BF AT , mas ainda vou estudar se consigo um par de rolamentos diant. mais fortes e eixo tras. flutuante antes de trocar esses 31 10,5 que é receita certa de não dar problema ...
abs ...
EDU VELO
Caramba , tem o CHICO BICALHO que esta louco pra comprar rodas originais do ENGESA e conseguí para ele aqui em Campos com o Cezinha que fez as priemiras adaptações em meu ENGESA e estas rodas originais que vc esta querendo vender sãos as do ENGESA ou do TRACKER ???
É uma pena que ele já comprou rodas originais da BAND para torcar com o Cezinha , mas mesmo assim se as suas que quer vender são as do ENGESA não venda antes de falar comigo , pois vou falar com o CHICO BICALHO sobre estas rodas suas , vai que ele quer fazer coleção destas rodas . E qual o valor que vc vai pedir , pq aí já adianto para ele , ou vc mesmo manda uma MP pra ele , para vs negociarem direto um co m o outro , ele vai vir no nosso encontro .
Abraço
Eduardo Velo
21/04/2013, 17:12
Fala Doc , tudo pronto pra ir pra Argentina ??
Se o Chico ja comprou então ja era ... rs , estou pensando em pedir 160,00 nas 4 rodas , estão boas e são originais , mas teria que pintar pra ficarem bonitas .
Se ele se interessar levo no encontro .
abs ...
Caramba, também fiquei triste com as notícias do Kim....
Mas é vida que segue.....
O ombro do amigo aqui fica à disposição no que eu puder ajudar...
Abs Edu e demais colegas!
Francisco Bicalho
21/04/2013, 18:54
Eduardo, venda essas rodas pra mim por 160! eu vou colecionar elas e botar na parede pra decorar minha sala de jantar!
; ˆ)
Mandei mensagem pvt pra tí, aguardo resposta.
abraço;
Chico
Se o Chico ja comprou então ja era ... rs , estou pensando em pedir 160,00 nas 4 rodas , estão boas e são originais , mas teria que pintar pra ficarem bonitas .
abs ...
Eduardo Velo
21/04/2013, 20:36
Valeu Chico , então ta combinado , levo elas pra Imbé no encontro ...
Veggi , a vida segue camarada , não podemos delegar nada pra ninguém qdo se trata de viver , logo nosso amigo Kim estará muito bem e vai encarar nossos encontros no seu Engesão , é capaz até de aparecer em Campos ... rs
abs ...
VOVÔ DO TROLLER
21/04/2013, 20:52
abs ...
Olá Edu. Estou usando os BF KM 32 no Troller há 2 anos e mais de 35.000 km rodados e nunca zuniu não no asfalto. Na verdade, carros com motor a diesel, como são ruidosos, você nem percebe o barulho dos pneus KM2. Eu já tive os BF AT e posso te dizer que realmente são mais silenciosos (e duram bem mais) do que os KM2, mas nada absurdo (com relação ao barulho). Abs. Válter.
guilhermeabreu
21/04/2013, 21:22
abs ...
EDU
Estou num pé só , um aqui e outro lá , se Deus quiser na 6ªf após o meu plantão estarei zarpando pra Jundiaí e de lá juntaremos eu o Luciano e o Raul e seguiremos pra Sorocaba e de lá acoplaremos mais um irmão o Hugo e seguiremos até Itapeva na 6ªf ainda onde dormiremos e no sábado chegaremos a Foz , no domingo iremos ao Paraguai comprar o que falta de material de pesca e na 2ªf chegaremos ao destino na Argentina que é em Ita Ibaté , pescaremos 3ªf, 4ªf , 5ªf e 6ªf e no sábado faremos o caminho inverso .
Qto as rodas , ví que já falou com o CHICO BICALHO . Obrigado por aguardar a resposta do CHICO .
E 30 de maio esta chegando , tb não vejo a hora do dia chegar , vou ver se troco o plantão da 5ªf para poder receber vcs lá a noitinha com a CANJIQUINHA COM COSTELA DE PORCO BACON E CALABRESA , se não conseguir a troca ficará difícil de fazer na 6ªf pq o dia já estará ocupado com os passeios .
ABRAÇÃO
Eduardo Velo
22/04/2013, 08:27
Doc , boa viagem e excelente pescaria pra vcs ... Irmãos metralha invadem a Argentina ... rs
Ja provei a canjiquinha de galeto em Bananal , dessa vez vai ser mais light - costelinha , bacon e calabresa ... rs
Fechei com o Chico , vou levar as rodas pra campos , os pneus vou ainda negociar com o Fernando que é jipeiro e tem uma loja de pneus aqui perto de casa ... estão novos tb , uma pena não servir pra Tracker e nem pro Engesa .
CARLOS SIQUEIRA
24/04/2013, 14:14
Edu, pelo visto, a aventura fez você relembrar os tempos do Escort... Depois de levantar a viatura da patroa, penso mais tarde em colocar pneus com perfil 70, para evitar rasparem como postaram no tópico das Trackers, por enquanto ainda estão muito novos os scorpions. Curta bastante o moleque. Está difícil a troca para o encontro, mas ainda não "joguei a toalha" para ir, ao menos, no sábado, vamos ver se rola. Guilhermão boa pescaria com os "irmãos metralha", nas terras dos "hermanos".
[]'s
guilhermeabreu
24/04/2013, 20:48
Edu, pelo visto, a aventura fez você relembrar os tempos do Escort... Depois de levantar a viatura da patroa, penso mais tarde em colocar pneus com perfil 70, para evitar rasparem como postaram no tópico das Trackers, por enquanto ainda estão muito novos os scorpions. Curta bastante o moleque. Está difícil a troca para o encontro, mas ainda não "joguei a toalha" para ir, ao menos, no sábado, vamos ver se rola. Guilhermão boa pescaria com os "irmãos metralha", nas terras dos "hermanos".
[]'s
CARLINHOS
Neste exato momento , estou arrumando as malas e os materiais de pesca para já colocar no carro , pois amanhã estarei de plantão e na 6ªf pela manhã saio de Cardoso Moreira venho a Campos tomo um banho e vou seguir 1.100km até Itapeva onde dormirei juntamente com os IRMÃOS METRALHAS , pegando dois ( Raul e Luciano ) em Jundiaí e mais um ( Hugo )em Sorocaba , logo : minha 6ªf será beeem longa , rodarei 1150km , mas de Jundiaí pra frente estarei na picape do Raul .
Desculpe a EDU o off topic .
Abração a todos e não vejo a ora de fisgar os douradões .
Eduardo Velo
25/04/2013, 10:18
Doc , aqui é território neutro ... rs
Cara , ja fiz isso , sair do trampo de manhã e encarar estrada , só que era menos , 750 km , fiz isso algumas vzs e sei que é bem complicado , se tiver sol é muito pior , a canseira fica potencializada com sol ... deixa o vidro aberto e leva uma garrafa de água pra jogar na cara e na nuca qdo der sono .
Excelente viagem pra vcs , a aventura já começa no trecho Campos --> Jundaí ...
Siqueira , vc ja usou o dia de Brigadista ?? tenta emendar umas trocas com dia de brigadista pra ver se consegue ...
abs ...
Eduardo Velo
07/05/2013, 13:42
Coloquei os 2 amort. diant. do MB 1418 e gostei do resultado , agora vou trocar os tras.
Os amortecedores são da UPdiesel - cod. 024 -
AMORTECEDOR UP024 DIANTEIRO - UP DIESEL - REVENDEDOR AUTORIZADO BIAGIO TURBOS / ECOTURBO BIAGIO - MOGI DAS CRUZES - SP (http://www.updiesel.com.br/produto/AMORTECEDOR-UP024-DIANTEIRO-.html)
Domingo fui a Botucatu pegar a Tracker que estava na oficina do Licharles , fui de Engesa pra testar os pneus , numa parada pra tomar café senti cheiro de diesel e era a mangueira de ida encostando no escape e derreteu , teflon e silvertipe resolveram no momento , ontem troquei a mangueira ...
Seguem as medidas dos amrt. de F4000 e do onibus MB 1418 , do onibus é bem mais dificil de abrir que o de F4000 , deve dar melhor estabilização , a abertura de encaixe do amortecedor no chassi é de 535 mm , o amort. de F4000 é 375 mm fechado e 605 mm aberto , o MB 1418 é 415 mm fechado e 660 mm aberto , pouca diferença considerando o trabalho desses amortecedores . Meu interesse foi no aumento de pressão de abertura ...
Em preparação pro passeio a Campos ...
abs ...
Edu,
Esse amortecedores de caminhões (1113 ou 1418) não deixam o engesão muito duro?
Pergunta de quem nunca usou deles (os meus são originais ainda), mas como o peso que o caminhão imprime é bem maior....
Eduardo Velo
07/05/2013, 14:15
Veggi , estou usando os 2 diant. UP 024 desde Julho do ano passado e ficou bem melhor de estabilidade , como precisava trocar os tras. agora, optei por colocar os mesmos , se ficar ruim , retorno com 2 de F4000 na tras. e deixo esses pra diant. , na diant. garanto que vão muito bem e deixa o Engesa macio pra dirigir ...
abs ...
Walter da Camper
07/05/2013, 18:17
Edu, esses amortecedores de caminhão/ônibus só atuam na abertura, confere?
Se for assim, o fechamento (abaixamento) da suspensão fica sempre por conta da mola e o retorno é suavizado pelo amortecedor.
Vai ver que é por isso que não fica mais dura que a susp. original.
Vicente Guimaraes
07/05/2013, 19:36
Veggi , estou usando os 2 diant. UP 024 desde Julho do ano passado e ficou bem melhor de estabilidade , como precisava trocar os tras. agora, optei por colocar os mesmos , se ficar ruim , retorno com 2 de F4000 na tras. e deixo esses pra diant. , na diant. garanto que vão muito bem e deixa o Engesa macio pra dirigir ...
abs ...
Interessante esta dica Edu. Este amortecedor deve ser uma boa opção para os engesas com motores pesados como os Perkins e Maxxions, certo?
A mola que está na dianteira do Hulk tem 40cm (fio de 16mm) e está com pouco curso de atuação, deve ter uns 2cm entre cada elo. E olha que os amortecedores são novos. Estou pensando em fazer molas com 17,5mm para a dianteira, porque com a reforma com a nova carroceria, guincho, ar condicionado vai aumentar bastante a carga na frente da viatura.
Eduardo Velo
07/05/2013, 21:33
Walter , uma pena não poderem ir com a gente pra Campos , vcs seriam uma baita cia na viagem ...
Isso mesmo , no fechamento tem pouca pressão pq são as molas que atuam , na abertura qto mais duros mais lento ... , em curvas é bom pq o peso da vtr fica no sentido oposto e qto mais lento for esse movimento melhor a estabilidade ...
Vicente , não acho que precisa mudar as molas , deixa como está pra ver como fica ... rs , se verificar que batem elos , aí seria bom mesmo trocar as molas , optaria por molas de 5/8" com mais fios pra não perder o maleável que é uma característica da vtr ... se precisar trocar as molas depois é um serviço muito simples . Não se preocupe com a distância entre os elos , isso não significa que podem fechar e bater , esses 2 cm entre eles podem fechar bastante e não bater e se não bater é pq está bom ...
abs ...
guilhermeabreu
07/05/2013, 23:57
Edu
No meu estou com os do 1113 que são de tamanhos iguais , ou seja na frente e atrás , estes mais curtos vc colocou na frente ??? Qual o preço que vc pagou ? Os olhais são iguais aos do ENGESA ? Pq os do F-4000 vc tem que trocar os olhais correto ????
Eduardo Velo
08/05/2013, 09:49
Fala Doc , como foi a pescaria ???
Os menores são de F4000 , os olhais cabem normalmente são iguais aos originais , os maiores são do Onibus MB 1418 entre outros , comprei pela nete na UP diesel , R$ 85,00 cada , o site é esse -
Coloquei esses do MB 1418 na frente pra teste e foram aprovados , melhorou muito a estabilidade , agora vou trocar os traseiros e vou colocar esses UP 024 no lugar dos que estavam que eram de F4000 , deve melhorar ainda mais a estabilidade ... vamos ver ...
abs ... Ta chegando , vai preprando os ingredientes da Canjiquinha ... rs
Vicente Guimaraes
08/05/2013, 11:25
Coloquei esses do MB 1418 na frente pra teste e foram aprovados , melhorou muito a estabilidade , agora vou trocar os traseiros e vou colocar esses UP 024 no lugar dos que estavam que eram de F4000 , deve melhorar ainda mais a estabilidade ... vamos ver
Edu, eu tambem estou com os 1113 zero bala (trocados na reforma Parte 1)
Qual amortecedor vc usava antes destes 1418 ? Essa diferença de estabilidade não se deve a simples troca, ou seja, tirou amortecedores que estavam velhor e colocou novos, só isso já faz uma boa diferença.
Eduardo Velo
08/05/2013, 13:57
Sempre usei os de F4000 , qdo comprei ja tinha nele e continuei usando , uma vez fiz teste na bancada da auto peças com 1113 e F4000 e eram praticamente iguais , na abertura , fechamento e pressão ... por isso continuei usando , agora estou optando por esses do 1418 ...
Esses 1418 deram melhor estabilidade não pq eram novos , mas pq eles tem maior pressão de abertura que os F4000
abs ...
Vicente Guimaraes
08/05/2013, 19:27
Opa !! dica anotada !!
E aí já aposentou? vamos em Janeiro para Ushuaia ?
guilhermeabreu
15/05/2013, 23:08
Coloquei os 2 amort. diant. do MB 1418 e gostei do resultado , agora vou trocar os tras.
Os amortecedores são da UPdiesel - cod. 024 -
Domingo fui a Botucatu pegar a Tracker que estava na oficina do Licharles , fui de Engesa pra testar os pneus , numa parada pra tomar café senti cheiro de diesel e era a mangueira de ida encostando no escape e derreteu , teflon e silvertipe resolveram no momento , ontem troquei a mangueira ...
Seguem as medidas dos amrt. de F4000 e do onibus MB 1418 , do onibus é bem mais dificil de abrir que o de F4000 , deve dar melhor estabilização , a abertura de encaixe do amortecedor no chassi é de 535 mm , o amort. de F4000 é 375 mm fechado e 605 mm aberto , o MB 1418 é 415 mm fechado e 660 mm aberto , pouca diferença considerando o trabalho desses amortecedores . Meu interesse foi no aumento de pressão de abertura ...
Em preparação pro passeio a Campos ...
abs ...
EDU VELO
Preciso de trocar meus amortecedores e meu ENGESA é muito mole apesar de ter os amortecedores do 1113 , hoje fui numa loja e peguei o amortecedor dianteiro do MB 1418 e eles são bem maiores do estes que vc comprou da UPDÍESEL , será que os amortecedores do caminhão MB 1418 são diferentes dos amortecedores do ônibus MB 1418 ? E o preço aqui tb é bem mais caro , em torno de R$130,00 , estes que vc comprou são 0k ou recondicionados ????
E minha maior dúvida é com relação ao tamanho dos mesmo , pois o que peguei na mão hoje tem 55cm fechado e 73cm aberto .
Tem algo de extranho aí que não entendi direito .
Estes que vc comprou é da marca UPDÍESEL ? Pois estes que vc postou tem as mesmas medidas dos que tenho no meu ENGESA que são do MB 1113 .
Eduardo Velo
16/05/2013, 10:09
Doc , os amortecedores são fabricados pela UP diesel , eles tem uma linha de fabricação de amortecedores , esse UP 024 , as vzs eles tem ja pronto e as vzs tem que esperar entrar o pedido para fabricação , no site deles tem um chat pra vc conversar com um atendente , não é recondicionado e a capa é de ferro não é de plastico como a maioria ...
Qdo fiz pesquisa usei esse catalogo da Monroe , é bom ter nos favoritos do seu micro pra consulta -
https://www.monroe.com.br/upload/8379-cat-logo-final-monroe-2.011.pdf
Essas medidas que vc passou são do caminhão 1313 , pede diant. do Onibus OF 1417 ou 1418 ou tem a opção do OF 1421 que é quase igual ... mas se preferir pedir esse da UP diesel é só aguardar a chegada pq pra trocar é rápido , tira as rodas e com 2 chaves 15/16" ou 24 mm ou 1 chave e uma inglesa vc troca na boa ... vale pelo preço ...
abs ...
Eduardo Velo
03/06/2013, 18:47
Pessoal , pra mim os amortecedores do Onibus MB OF 1417 ficaram excelentes , mas para o Doc não deu muito certo , o amortecedor tem bastante pressão pra abrir , pro meu fase 3 que pesa 3 ton. vai muito bem , mas pra vtr mais leve não é a mesma coisa ... então não serve como receita geral ...
Acabei de rodar quase 2000 km entre ida e volta pro encontro em Campos e nem óleo baixou , a vtr está perfeita . Na ida , assim que passei um caminhão tive que frear pra não bater na tras. de um corsa que parou pra não atropelar um cachorro , e o caminhão que ultrapassei veio pra cima dos 2 , quase a freada do cara pra salvar o cachorro causa uma tragédia ... ainda bem que tenho um freio muito bom na jabiraca e consegui frear e tirar a vtr pra direita pra não bater e o caminhão freou e dava pra ver pelo espelho a cabine balançando até parar , troço feio ... rs
Tenho que verificar pq o farol baixo não está legal ... amanhã vou trocar idéia com o elétrico pra ver se resolvo isso , usava o farol auxiliar sempre que escurecia ...
Eduardo Velo
04/08/2013, 08:09
Pessoal , bom dia ... tirando do baú ... rs , mas nem é pra nada do Engesa , está td ok por enqto ...
Fui até Penedo ontem e na saída do F. Assado da C. Pinto tinha uma carreta com 2 caminhões do Exercito e tirei umas fotos ...
Os engates são hidraulicos , munhão aberto ... , achei muito bacana a vtr ...
abs ...
Vicente Guimaraes
04/08/2013, 12:21
Show ... os militas devem ter pensado que vc era algum tipo de espião heheheheeheh
Eduardo Velo
05/08/2013, 11:51
A carreta estava estacionada e com calços na roda , acho que estava com algum problema pq vi mais carretas dessas na estrada depois ...
A minha intriga está na barra entre as rodas , na minha opinião fica muito vulnerável pra ação fora de estrada , nos caminhões MB essa barra fica atras do dif. tb , mas na reta do diferencial contornando a bola como nossas panhard ... , e a CT é bem exposta tb , com a distância entre eixos do caminhão , o eixo diant. cair numa vala e apoiar na CT não é dificil ... queria ver os testes desse bixo pra ver como se sai no off road ...
abs ...
Vicente Guimaraes
05/08/2013, 12:24
Eduardo, eu acho um grande desperdício de dinheiro público o governo investir nestes caminhões 4x4... imagina o preço? para que? para transportar tropas PRA ONDE? estamos em guerra?
Eles deveriam é comprar caminhões comuns mesmo, talvez para a área da Amazônia ter alguns 4x4, aí tudo bem. Acho um absurdo ver tropas sendo transportadas aqui no Rio de Janeiro por caminhões 4x4 em ruas e estradas asfaltadas.
Eduardo Velo
05/08/2013, 13:36
Vicente , o gasto com esses caminhões é uma parte milesimal da fortuna gasta com os bandidos em Brasilia , ali sim deveria ter um pouco de consciencia com gasto ... nosso exercito é muito fraquinho se for ver o tamanho do Brasil , merecia muito mais que esses caminhões 4x4 , nossa engenharia de exercito deveria ter recursos pra montar esses caminhões e não depender de VW ou MB , pelo menos é assim que penso , se tiver uma guerra com a Bolivia é capaz de a gente perder ... rsrs , com o Paraguai é covardia eles estão armados até os dentes e do nosso lado só os bandidos estão armados , se o Paraguai quiser tomar o Brasil nem precisa de guerra é só ameaçar ... rs
abs ...
Walter da Camper
05/08/2013, 14:20
Realmente tem algumas partes bem expostas aos obstáculos.
Minha curiosidade é saber se a VW e a MBB montam esses 4x4 (ou 6x6 em alguns casos) na fábrica ou se existe alguma outra empresa que faz adaptações nos veículos zero, tal como ocorre com ambulâncias e viaturas da PM.
Eduardo Velo
05/08/2013, 16:16
Waltão , com certeza não consultaram nenhum jipeiro ... rsrs ... deve ser projeto deles mesmo , os da MB são mais protegidos pq ja tem muitos anos no mercado , aquele GM que tinha em Taquarussu era bem protegido , mas as proteções foram colocadas pelo pessoal da fazenda , eles usavam pra tirar eucalipto , deve ter quebrado alguma coisa e colocaram as proteções , se usarem esse caminhão pra ralar vão mexer tb e colocar proteções ...
Vai ter uma galera descendo o morro pela estrada da petrobras dia 24/08 , vai nessa ??
Walter da Camper
05/08/2013, 20:22
Pra min não vai dar. Ainda vou ter que usar a Camper como carro do dia-a-dia por mais uns 2 meses. Depois ela volta para as trilhas.
Abçs.
Waltão , com certeza não consultaram nenhum jipeiro ... rsrs ... deve ser projeto deles mesmo , os da MB são mais protegidos pq ja tem muitos anos no mercado , aquele GM que tinha em Taquarussu era bem protegido , mas as proteções foram colocadas pelo pessoal da fazenda , eles usavam pra tirar eucalipto , deve ter quebrado alguma coisa e colocaram as proteções , se usarem esse caminhão pra ralar vão mexer tb e colocar proteções ...
Vai ter uma galera descendo o morro pela estrada da petrobras dia 24/08 , vai nessa ??
Marcus Brandão
08/08/2013, 13:41
Oi, Edu, saúde pra você, meu irmão.
Pois é. Estive na serra gaúcha e peguei uma friaca como não visto há muito tempo. infelizmente não nevou.
Conheci a Graspa pois um amigo de Caxias encomendou e não resistí à curiosidade e provei. Gostei mais ou menos. rssss
A bomba da gafanhoto e os bicos estavam muito danificados. Desde que comprei ele demorava a pegar quando dormia com a cara pra cima, mesmo em baixas inclinações. Tive o mesmo problema com outro Q20b e foi resolvido de forma tranquila e barata. No caso do Gafanhoto, infelizmente o buraco foi mais embaixo. Chegamos a cogitar apenas a troca de uma válvula. Não entendo muito sobre bomba injetora mas conheço uma fera. Se me dissesse que seria necessário trocar tudo eu trocaria sem receio... Foi praticamente o que ele me falou O carro se transformou. Até o barulho é outro. Olha que nunca reclamei do desempenho da vtr mas melhorou consideravelmente. Mas... como tudo tem um mas... Aconteceram duas vezes de ter dificuldade de ligar e liberar bastante fumaça branca antes da partida. Exatamente o que levou o carro ao bombista. Ainda não levei o carro novamente à oficina mas não terei problema com isso é só levar e tenho certeza que será resolvido.
Eduardo Velo
08/08/2013, 18:01
Fala meu camarada , então empatamos ... rsrs , ano passado 8 negativo em Urubici e nada de neve ... rs . A Da Encrenca não gostou da brincadeira , chamei pra ir esse ano e ela não quis nem pensar ... rs
Meu engesa é Q20B , mas é sem turbo , ainda não mexi na BI , qdo peguei em 2001 fui orientado pelo meca colocar 500 ml de oleo 2T a cada 2 ou 3 abastecidas acabei comprando cx fechada de 2T da BR , agora estou usando 1 frasco de 500 ml a cada abastecida , se não ajuda tb não atrapalha , não sei se foi o uso de 2T que deixou sem mexer na BI até agora , mesmo ficando 15 ou 20 dias sem dar partida , pega sem problemas , uso bateria Cral 105 A , pode ser que a bateria ajude tb ...
Fumaça branca antes da partida é sinal de umidade / condensação no sistema de admissão de ar , tenta dar partida admitindo ar depois do filtro , tira a mangueira e veja se ainda sai fumaça branca , se sair pode ser alguma parte de admissão de ar que fica prox. ao escape , aquece e qdo esfria condensa ...
abs ...
ano passado 8 negativo em Urubici Gostei! Ar condicionado natural! :mrgreen:
Onde é Urubici?
Eduardo Velo
08/08/2013, 21:13
Urubici é na Serra Catarinense , depois um cadinho de Brusque ... rs
Ali na região tem a estrada de Lauro Miller até B. Jardim que é bem famosa , Serra do rio do Rastro , fica bem perto de Urubici , a subida direto pra lá é pela Serra do Corvo Branco , estrada de terra , descendo de Brusque pra lá por dentro é tudo asfalto com muitos e muitos radares fixos ... e na região tem Urupema , Bom Jardim da Serra e S. Joaquim ( SC ) e Bom Jardim , S. José dos Ausentes e Cambará do Sul ( RS ), qqer dessas cidades no inverno é FRIA ... rs . Se for pra lá avisa , se tiver de folga vou tb ...
http://goo.gl/maps/spD3Y
abs ...
Walter da Camper
08/08/2013, 22:39
Fumaça branca na partida também pode ser sintoma de ponto da BI atrasado, o que também faz mudar o barulho (suaviza o castanhado característico do motor diesel)
Tempos atrás levei meu 14B no bombista para fazer uma revisão preventiva, já que havia comprado um motor que estava há vários anos parado. Exigi que o cara fizesse a regulagem do ponto com relógio comparador no pistão da bomba, exatamente como manda o manual. No dia seguinte fui cedo retirar o carro da oficina e ao dar a primeira partida soltou tanta fumaça branca que o salão ficou parecendo palco de boate de strip-tease. Mesmo assim saí para dar uma volta e o barulhos estava mais suave do que um motor a gasolina e a fumaça desapareceu depois de quente.
O bombista disse que em motores próximos da meia-vida, principalmente quando mexidos (taxa de compressão alterada por passe no cabeçote ou junta de espessura incorreta) a regulagem padrão não dá certo e o ponto tem que ficar levemente adiantado. E assim foi feito. A pedido do bombista, o ajudante debruçou sobre o capô com algumas chaves e alguns minutos depois o motor estava no ponto, sem a utilização de qualquer método científico exceto o olhômetro. O barulho voltou ao normal e a fumaça na partida cessou.
Depois dessa desencanei do medo de mexer na BI e de vez em quando faço uns ajustes na base da tentativa e erro, assim como se fazia com distribuidor de motor a gasolina. Inclusive, Edu, aquela fumaceira que você viu no último passeio foi resolvida com redução de uma volta no débito da BI, que tive que ajustar para diminuir a pressão da turbina.
Eduardo Velo
08/08/2013, 22:59
Waltão , quem via pensava que era movido a lenha ... rs
A queixa do Marcus é antes da partida sair fumaça branca e dificultar a partida , se não for umidade , pode ser mesmo um pouco fora de ponto , pouco atrasado , aí admite um pouco mais de ar do que precisa , estando pouco atrasado anda muito bem na reta e perde um pouco na subida ... , como está na garantia do bombista é bom conversar com o meca a respeito ...
Urubici é na Serra Catarinense , depois um cadinho de Brusque ... rs
Ali na região tem a estrada de Lauro Miller até B. Jardim que é bem famosa , Serra do rio do Rastro , fica bem perto de Urubici , a subida direto pra lá é pela Serra do Corvo Branco , estrada de terra , descendo de Brusque pra lá por dentro é tudo asfalto com muitos e muitos radares fixos ... e na região tem Urupema , Bom Jardim da Serra e S. Joaquim ( SC ) e Bom Jardim , S. José dos Ausentes e Cambará do Sul ( RS ), qqer dessas cidades no inverno é FRIA ... rs . Se for pra lá avisa , se tiver de folga vou tb ...
http://goo.gl/maps/spD3Y
abs ...
Caramba! Já fui duas vezes na Fenajeep e nem sabia desse roteiro.
Por ali, só tinha ouvido falar de Gaspar, Blumenau e Pomerode!
Na próxima tentarei fazer esse roteiro. Valeu!
Eduardo Velo
25/08/2013, 08:19
Ainda não mexi no Engesa , mas vou ter que trocar as buchas internas das links tras. pq começou a fazer um rangido durante a trilha e fui verificar o que era , a link está passeando qdo balança o carro de tanta folga na bucha o PU fica rangendo qdo esfrega na link ...
fizemos um passeio com uns trechos offroad , pero no mucho ... rs
O piloto de uma cherokee viu o mundo girar , mas não aconteceu nada com ele nem com o zequinha , como não fez nada com o trem de arraste , continuamos o passeio até o fim ...
Fomos com o pessoal aqui do 4x4brasil , o Alexandre Melo que organizou no tópico em Passeios .
seguem fotos -
https://picasaweb.google.com/edhuvelo/EstradaDaPetrobrasAgosto2013?feat=email#
Marcus Brandão
26/08/2013, 14:59
Walter e Eduardo, obrigado pela atenção.
Na verdade a fumaça que sai quando tento ligas a vtr é diesel cru, muito diesel crú. Como se os bicos estivessem com a estanqueidade ruim e ficassem pingando sobre os cilindros quando parado. Porém, se fosse apenas isso ele cospiria o excesso e pegaria mas não acontece. Outra: bicos são novos. não revisados mas novos.
outra possibilidade: baixa compressão. Só que tanto anda bem como sobe muito bem. muito melhor que antes de mexer na bomba. e a medida da taxa de compressão está normal. (problema nas sedes de válvula????)
Levei o carro pra oficina na quinta e na sexta me disseram que o carro não apresentou problema. iria ficar desligado até hoje e fariam novos testes. Descobrindo o tamanho da ...ica, divido com vocês. rsssss
mais uma vez, obrigado.
Eduardo Velo
26/08/2013, 17:12
Marcus , espero que resolva o mais breve possível , vamos aguardar pra ver o que é ...
Meu Engesa está nos cavaletes , tirei as links tras. por enqto pra trocar as buchas , vou colocar de borracha lonada , as amarelas , externas , ovalizaram pouco , as vermelhas , internas , acabaram quebrando além de ovalizar ... as de fixação tb serão trocadas , mas por PU novamente ...
tb apareceu uma trinca na link tras. lado carona , está na oficina pra soldar ...
As molas estão com 460 mm , qdo comprei na Rota eram de 490 mm , não sei como cederam 30 mm ... pelo menos estão iguais ...
guilhermeabreu
26/08/2013, 17:33
EDU
Acho que com estas borrachas lonadas vc vai ficar uns bons anos sem mexer nelas .
Vc comprou estas onde ???? Foi no cara de Contagem ????? Onde eu havia falado ????
Abração
Eduardo Velo
26/08/2013, 18:23
Doc , não sei ao certo de onde são , quem encomendou foi o Carlão , da Camper 4x4 , ele pediu 3 jogos e peguei 1 com ele , mas acho que é de Contagem sim ...
Pedimos pra deixar 2 mm maior que o diam. da link , vai entrar forçado , vamos ver se funciona ...
Essas vermelhas não duraram 2.000 km e ainda trincou a link ...
abs ...
Vicente Guimaraes
26/08/2013, 19:29
Putz, eu acho que um dia vou ter que colocar estas buchas também... Edu/ Guilherme vcs tem o contato do cara que fabrica?
Edu a solda resolve a trinca? não vai ficar só um remendo externo?
RogérioNunes
26/08/2013, 19:48
Tá mais que comprovado que essas buchas de PU são umas bostas mesmo, duram muito pouco.
Edu, muito bem acertada a idéia de aumentar a interferência da bucha na barra, se ela entrar com pouca pressão a barra corre na bucha, que não tem anteparo lateral, e fica desalinhada roçando no suporte.
Hoje falei com o Siqueira e ele disse que vocês irão também no encontro de Rural e F75 em Novembro? Vamos juntar a turma de novo!
Eduardo Velo
26/08/2013, 20:18
Rogerio , isso mesmo que preocupou a gente , se entrasse com pouca interferencia ia correr aí ia ter que bolar uma trava , as buchas de PU acabam forçando a link por causa da aba que é feita justamente pra não correr , a bucha original era de borracha vulcanizada , com chapa metalica entrando com bastante interferencia na link e o tubo mais comprido mas vulcanizado na bucha , aí não corria ... , essas porcarias de PU acabaram aumentando o diam. de alojamento ...
Vicente , peguei a trinca no inicio , vai ser biselado dos 2 lados pra soldar , pode até trincar em outro lugar mas ali não ... , a outra não trincou pq a parte de chapa é 10 mm maior , isso mostra que não tinha um controle de qualidade no feitio das links ...
abs ...
RogérioNunes
26/08/2013, 20:30
Ainda tem buchas originais a venda?
Eduardo Velo
26/08/2013, 20:46
Rogerio , infelizmente não , achamos na agromotor , mas a borracha estava ruim pq era velha demais ...
Qto a canastra , ja reservei pousada em SJ do Barreiro , não sei se vamos acompanhar a galera de rural pq a gente não queria entrar no parque , mas ainda não definimos ... de qqer maneira vamos estar por lá ...
abs ...
Ainda não mexi no Engesa , mas vou ter que trocar as buchas internas das links tras. pq começou a fazer um rangido durante a trilha e fui verificar o que era , a link está passeando qdo balança o carro de tanta folga na bucha o PU fica rangendo qdo esfrega na link ...
fizemos um passeio com uns trechos offroad , pero no mucho ... rs
O piloto de uma cherokee viu o mundo girar , mas não aconteceu nada com ele nem com o zequinha , como não fez nada com o trem de arraste , continuamos o passeio até o fim ...
Fomos com o pessoal aqui do 4x4brasil , o Alexandre Melo que organizou no tópico em Passeios .
seguem fotos -
https://picasaweb.google.com/edhuvelo/EstradaDaPetrobrasAgosto2013?feat=email#
Edu,
Bonito passeio. Local bem legal.
Só uma pergunta: Por quê ninguém entrou na praia no final do passeio? :pensativo:
Putz, eu acho que um dia vou ter que colocar estas buchas também... Edu/ Guilherme vcs tem o contato do cara que fabrica?
Foram as molas dianteiras ou traseiras que cederam?
Tb tenho interesse nessas buchas de borracha, ok? :concordo:
Abs,
Uxío
PS.: Guilherme, vc tá sumido. Mega sena? :mrgreen:
Eduardo Velo
26/08/2013, 22:55
Uxio , a galera foi pra Ilha Bela , essa praia da foto é em S. Sebastião , só parei com o Engesa ali pra fazer um lanche ... a galera que ta na praia não entrou na água pq não fez calor durante o dia suficiente pra esquentar a água , eu não entrei pq não tinha como tirar a água salgada depois ...
abs ...
Marcus Brandão
27/08/2013, 12:18
Legal as buchas lonadas. Será que falando com o Carlão ele encomenda pra galera? com dois a mais como as suas. To nesse grupo.
Tudo revisado no gafanhoto e... Paul Newman. se dormir dois dias desligado dá trabalho pra ligar. Nem fui ver, tenho recebido notícias. Ontem o Meca sugeriu baixo giro do motor de partida pois ele já achou esse tipo de problema. Aparentemente não havia problema de giro mas com certeza ele tem mais esperiencia que eu. ontem mesmo iriam revisar o MP pois as baterias (2) estão boas. Uxio, sugeriram uma interferência naquele corta corrente de chave igual ao seu. depois te conto.
Devem deixar o carro dormindo na oficina pra ver se dá problema. ramu siguinu!
ROBERTO SCHOLLER
27/08/2013, 12:29
Engesa Fase 3 91/91 Jordania , nº Chassi fin. 00001 .
- Motor D. Perkins Q20B
- Pneus BF 33
- Bancos Santana
- D. Hidr. ZF
- Volante S10
- CD Kenwood
- PX Cobra 19DX MR (Mata Rato)
- Suporte de Estepe
- Prot. do Tanque
- Capota de Fibra (Tabatinga )
- Faróis Milha e Neblina
- Totem (ultimo mod.)
- Inclinometro
- Bussola
- Iluminação interna (Fluorescente)
- Bancos tras. - os 2 orig. dianteiros - reclinaveis
- Sto Antonio com prot. de espuma
- Estrado plastico de 1" sob tapetes (arejar assoalho)
Futuras aquisições :
- Alternador de 90A no min. (atual 36A)
- GPS
- Freio a disco e eixo flut. na traseira - em estudo
- CX de redução da Toyota - só cx de redução acoplada ao mesmo câmbio e aos mesmos dif. - em estudo
- Guincho meca - após a cx redução ...
- Ar Condionado - o último da lista
[]s a todos ...
Parabéns pela vtr Edu!!! Show de bola!!! :palmas:
estou acompanhando o topico do JABIRACA
Eduardo Velo
27/08/2013, 12:37
As buchas são feitas pela Borrachas Rocha
Rua Eucalípto, 186 Arvoredo - Contagem - MG PABX: (31) 3357-17
O Carlão pegou indicação no 4x4brasil num tópico que o Doc indicoou ...
Ia dizer que era Bateria , mas se diz que é nova ... mesmo assim faria teste com outra bateria só pra tirar a dúvida ... mesmo sendo nova pode ter perdido carga por algum motivo ...
Vicente Guimaraes
27/08/2013, 12:43
Valeu pela dica Edu, mas qual é a especificação? é só pedir bucha para suspensão do engesa que o cara já sabe?
Eduardo Velo
27/08/2013, 13:01
Fala Roberto ... cara teve mudanças de qdo comprei , agora está assim:
- Motor Perkins Q20B , sem turbo e nunca vai ter ... rs
- Pneus BF 31"
- Bancos Santana Executivo em Couro
- Dir. Hid. ZF Omega
- Embreagem Hid. da Besta
- Volante S10
- Radio CD Pioneer USB
- PX Cobra 19 DX + HT PY GP 78
- Suporte de Estepe trincou todo , estepe preso na porta tras. - Original
- Capota de Fibra Tabatinga , retrovisores Wrangler e reforço nas dobradiças das portas .
- Farois de neblina , não tem mais de milha .
- Totem ( Velocímetro e medidor de Voltagem )
- Protetor do Tq foi reforçado e está com abertura para dreno do Tanque
- Tanque Inox original - saída com filtro por baixo , sem pescador , e retorno por cima.
- Inclinometro - está servindo como suporte para a Gopró .
- GPS fixo com botão liga / desliga no lugar da bússula .
- Iluminação interna com lanterna de led .
- Banco tras. original
- Está sem Sto Antonio vai entrar uma gaiola interna - quase pronta .
- Estrado plastico de 1" sob tapetes continua e funciona muito bem .
- Bateria de 105 A
- Alternador Opala 100A
- Guincho Eletrico 12000# - Winch - bem usado mesmo com pouco tempo instalado
- Não pretendo colocar disco na tras. mais , nem CT de Band , nem Ar Cond.
- sendo instalado buchas de Borracha lonada nas links
- Radiador com uma carreira a mais de colméia , não passa do 2o risco no nônio .
- Amort. OF 1417
abs ...
Eduardo Velo
27/08/2013, 13:05
Valeu pela dica Edu, mas qual é a especificação? é só pedir bucha para suspensão do engesa que o cara já sabe?
Sim , é só pedir bucha pra link do engesa ...
As molas estão com 460 mm , qdo comprei na Rota eram de 490 mm , não sei como cederam 30 mm ... pelo menos estão iguais
Foram as molas dianteiras ou traseiras que cederam?
Um amigo tem o F3 e notou que a traseira arriou um pouco. Ele tá achando que as molas cederam!
As buchas são feitas pela Borrachas Rocha
Rua Eucalípto, 186 Arvoredo - Contagem - MG PABX: (31) 3357-17Faltam dois números do telefone. É (31) 3357-1785.
Eduardo Velo
27/08/2013, 13:32
Uxio , as molas são as traseiras ... achei bem estranho pq elas estão exatamente iguais , qdo comprei na Rota eram de 490 mm e estão com 460 mm , não tem marca de elo batendo e estão funcionando bem , só que cederam ... em relação a diant. , qdo coloquei a tras. ficou um pouco mais alto agora está alinhado .
Grato por completar o num. do fone ...
Na prox troca de molas vou mandar fazer na Molas Padroeira aqui de Sto André ...
abs ...
Na prox troca de molas vou mandar fazer na Molas Padroeira aqui de Sto André ...
abs ... Edu, Magão colocou no Calango molas com fio 17, tb da Rota. As medidas são as mesmas. Segundo ele, foram as que "guentaram" bem até hj. Encomendei essas molas e tô esperando chegar. Talvez seja uma solução pro nosso caso.