Ver Versão Completa : Engesa F3 Edu - Jabiraca
Com certeza q20b, porém com pintura semelhante empilhadeiras....
para peças, concordo com Eduardo Velo..
Marcus Brandão
23/12/2013, 17:57
Procure outro. Bombista. Qquer um. Se for fora da bom a qquer um conserta. Se for dentro, aí procure uma autorizada bosch. Todos vão cobrar o mesmo preço. Vá no melhor.
Outra sugestão, manda dar uma boa lavada, que você mesmo vai ver onde está vazando
Procure outro. Bombista. Qquer um. Se for fora da bom a qquer um conserta. Se for dentro, aí procure uma autorizada bosch. Todos vão cobrar o mesmo preço. Vá no melhor.
Fabio Diniz
25/12/2013, 09:27
Com certeza q20b, porém com pintura semelhante empilhadeiras....
para peças, concordo com Eduardo Velo..
Então, joão, este motor estava mesmo em uma empilhadeira!! Foi um achado na época!! Motor zeradinho!
Abraços
FELIZ NATAL A TODOS OS COMPANHEIROS DO FORUM! SAÚDE, PAZ, MUITAS ALEGRIAS!!! MUITAS TRILHAS E PASSEIOS !
ABRAÇOS A TODOS!
Fabio Diniz
25/12/2013, 09:34
Edu e marcos
Valeu as dicas, vou segui-las e descobrir o que esta acontecendo. Quanto ao óleo ( diesel ou motor ) bom, o óleo é limpo segundo eu vi outro dia. Não e preto mesmo, isso eu tenho certeza! Infelizmente aqui na minha cidade é difícil de achar meca que seja bom, e mexa com 4x4. Os poucos que tem, acontece isso, desinteresse e falta de tempo. Acredito que por ser serviços pequenos eles não de valor. Esse meca que eu levo, é de minha confiança, mas tudo a seu tempo...kkkk Vou tentando por conta mesmo achar o problema e a solução e podendo contar com a ajuda dos colegas será ótimo.
Abração pra vcs e obrigado!!
FELIZ NATAL A TODOS OS COMPANHEIROS DO FORUM! SAÚDE, PAZ, MUITAS ALEGRIAS!!! MUITAS TRILHAS E PASSEIOS !
ABRAÇOS A TODOS!
Fabio Diniz
25/12/2013, 09:35
Opa, e ai fidelis
Boa, na ultima lavagem eu até pedi para não lavar o motor, mas por conta disso, vou seguir sua sugestão.
Valeu e abraços.
ABRAÇOS A TODOS!
Eduardo Velo
31/12/2013, 08:51
O Engesão ainda deu um pouco mais de trabalho , mas agora está pronto pra ir do Oiapoque ao Chuí ...
Quebrou um dos vidros do filtro duplo , do nada apareceu um pedaço de vidro em bx da vtr e fui verificar tinha quebrado o copo do filtro , como tinha 2 de reserva , troquei e ainda tenho mais 1 de reserva ... a tampa de válvulas tb cismava em não vedar pq estava um pouco empenada , agora está ok ...
Boa passagem de ano ... , e muitas aventuras pra todos nós em 2014 ...
abs ... Edu
Fabio Diniz
31/12/2013, 10:59
O Engesão ainda deu um pouco mais de trabalho , mas agora está pronto pra ir do Oiapoque ao Chuí ...
Quebrou um dos vidros do filtro duplo , do nada apareceu um pedaço de vidro em bx da vtr e fui verificar tinha quebrado o copo do filtro , como tinha 2 de reserva , troquei e ainda tenho mais 1 de reserva ... a tampa de válvulas tb cismava em não vedar pq estava um pouco empenada , agora está ok ...
abs ... Edu
OI Edu
Vc falou aí do seu filtro duplo, acredito ser os filtros do diesel! Bom, o seu motor é o q20b e o meu pelo jeito é parecido, talvez seja mesmo o 4236 como falaram, pois tem apenas um filtro e não dois, e o fundo não é de vidro, resumindo não sei se tem agua ou não em excesso. Perante a isso, lhe pergunto: A necessidade de mexer nele, se nunca tive problemas nele? Ja faz pelo menos 10 anos que não se troca este filtro. Outro dia pedi para o cara que trocou o oleo do meu e ele disse que neste filtro não mexia pois tinha o risco de entrar ar! Isso confere? E sobre o filtro vale a pena mexer??
hehe foi mal, tantas perguntas!!:drunk: feliz ano novo pra vc e sua familia!!
Abraços
Fabio Diniz
31/12/2013, 11:01
Quero ver se consigo por o engesão andando até o 8° encontro.
Abraços
Marcus Brandão
01/01/2014, 09:59
Galera, feliz ano novo!
Edu, já aconteceu comigo tbm. Cheguei da troca de óleo e quando parei o copinho quebrou. Foi assim que comprei a viatura enão tive nem o aviso do caco no chão mas dei a sorte de abrir o cofre do motor para mais uma rodada de manutenção e vi a quebra.
Fabio, filtro tem que ser trocado, meu chapa. Se entrar ar (o que pode acontecer pois vc está colocando um filtro cheio de ar) é só tirar, pô! Mas pra evitar isso é só encher o filtro de diesel antes de instalar. Bicho, que povo preguiçoso é esse???
quanto ao vasamento, o diesel tem o cheiro bem ativo e o óleo do motor menos. Lá é sempre o motor e cuidado com o excesso de química que os preguiçosos podem querer usar. A água não vai estragar nada.
Fabio Diniz
01/01/2014, 18:09
Galera, feliz ano novo!
Edu, já aconteceu comigo tbm. Cheguei da troca de óleo e quando parei o copinho quebrou. Foi assim que comprei a viatura enão tive nem o aviso do caco no chão mas dei a sorte de abrir o cofre do motor para mais uma rodada de manutenção e vi a quebra.
Fabio, filtro tem que ser trocado, meu chapa. Se entrar ar (o que pode acontecer pois vc está colocando um filtro cheio de ar) é só tirar, pô! Mas pra evitar isso é só encher o filtro de diesel antes de instalar. Bicho, que povo preguiçoso é esse???
quanto ao vasamento, o diesel tem o cheiro bem ativo e o óleo do motor menos. Lá é sempre o motor e cuidado com o excesso de química que os preguiçosos podem querer usar. A água não vai estragar nada.
Feliz Ano novo pros amigos
Pois é, Marcus, aqui em são José, e acredito não ser só aqui... Temos muitos mexanicos(como alguns falam aqui no forum), e temos nossos mecanicos de confiança que mexem em nossos 4x4. Porem, hj em dia, acredito que pela falta de mão de obra nesta area ( mão de obra de qualidade confiavel ) Os poucos mecanicos 4x4 que aqui residem acabam não querendo fazer estes serviços, pois preferem pegar serviços maiores ( mais dinheiro) e acabamos a merce!! Tem mais, nas ultimas vezes que levei o 4x4 pra trocar óleo nestas lojas (digam-se especializada ), muitos me disseram não saber trocar o oleo o possante, ou o elevador de carros não comportaria o peso ( até acredito neste ultimo ), mas dizer que não saber trocar o oleo do carro. Putz, isso é dizer na tua cara que não quer o serviço, pois tem que deitar embaixo do carro tal...Enfim, estou tentando aprender o maximo para que logo posso eu mesmo fazer estes serviços basicos, vamos assim dizer!!
MAnda um 4x4 modernos pra eles... eles(mecanicos normais) dizem que afzem tudo, mas cobra os dois olhos da cara.kkkk
Abração e felicidades neste novo ano que vem aí!! Muita trilha e passeios pra gente.
Walter da Camper
03/01/2014, 17:42
A alegação da loja "especializada" de não saber trocar o óleo do Engesa deve ser verdade: Tempos atrás levei meu Jeep Willys num desses estabelecimentos (muito bacana, diga-se de passagem, com sala de espera, TV, revistas, cafezinho...) e de repente vejo o muleq..., digo, o jovem funcionário com um frasco de óleo na mão fazendo pontaria para acertar um funil enfiado no bocal do reservatório da direção hidráulica... Sorte que eu ví a tempo de impedir o moleque de dar um considerável prejú para seu patrão.
Como não dá pra trocar o óleo em casa, devido à dificuldade de descarte, o negócio é acompanhar de perto o trabalho dos profissionais para ter certeza de que o serviço foi feito a contento. A melhor opção é levar em posto que atende caminhões, onde há chance de ser atendido por alguém que saiba o que está fazendo.
Feliz Ano novo pros amigos
Pois é, Marcus, aqui em são José, e acredito não ser só aqui... Temos muitos mexanicos(como alguns falam aqui no forum), e temos nossos mecanicos de confiança que mexem em nossos 4x4. Porem, hj em dia, acredito que pela falta de mão de obra nesta area ( mão de obra de qualidade confiavel ) Os poucos mecanicos 4x4 que aqui residem acabam não querendo fazer estes serviços, pois preferem pegar serviços maiores ( mais dinheiro) e acabamos a merce!! Tem mais, nas ultimas vezes que levei o 4x4 pra trocar óleo nestas lojas (digam-se especializada ), muitos me disseram não saber trocar o oleo o possante, ou o elevador de carros não comportaria o peso ( até acredito neste ultimo ), mas dizer que não saber trocar o oleo do carro. Putz, isso é dizer na tua cara que não quer o serviço, pois tem que deitar embaixo do carro tal...Enfim, estou tentando aprender o maximo para que logo posso eu mesmo fazer estes serviços basicos, vamos assim dizer!!
MAnda um 4x4 modernos pra eles... eles(mecanicos normais) dizem que afzem tudo, mas cobra os dois olhos da cara.kkkk
Abração e felicidades neste novo ano que vem aí!! Muita trilha e passeios pra gente.
Marcus Brandão
04/01/2014, 01:39
Kkkkkk, que broca hein?
Fabio, esse motor é o mesmo da D-10 e da D-20 antiga, digo, as primeiras. Não precisa procurar oficina 4x4 pra fazer esse serviço. O maior problema da troca de óleo desse seu carro é o filtro que parece não ser fácil de achar. Procure numa oficina diesel aí em SJ ou por perto e tente trocar o sistema de filtros de óleo. Esses filtros que tenho no meu carro e o Edu tbm são fáceis de achar e de dar manutenção. Tive uma veraneio antiga com um Q-20b e quando parava pra trocar óleo os trocadores se escondiam com medo, pensando que o motor era um Perkins antigo. Esses filtros deixam entrar ar e é chato de trocar. Com o filtro duplo é só ligar e esperar em lenta que ele se enche sozinho.
Walter, fui pescar esses dias em Manacapurú. O colega que nos pegou no aeroporto parou em um posto de estrada e como demorava muito o abastecimento um colega fez a fatídica pergunta: Que demora é essa? Essa porcaria é diesel? Aí é que reparamos que o frentísta havia enchido o tanque do carro a gasolina com diesel. Pior? Não entrava mangueira e nem tinha acesso sem baixar o tanque. Tivemos que seguir de taxi e largar o carro do amigo zerinho e só pegamos uma semana depois.
Só tem gênio.
Fabio Diniz
04/01/2014, 07:32
Kkkkkk, que broca hein?
Fabio, esse motor é o mesmo da D-10 e da D-20 antiga, digo, as primeiras. Não precisa procurar oficina 4x4 pra fazer esse serviço. O maior problema da troca de óleo desse seu carro é o filtro que parece não ser fácil de achar. Procure numa oficina diesel aí em SJ ou por perto e tente trocar o sistema de filtros de óleo. Esses filtros que tenho no meu carro e o Edu tbm são fáceis de achar e de dar manutenção. Tive uma veraneio antiga com um Q-20b e quando parava pra trocar óleo os trocadores se escondiam com medo, pensando que o motor era um Perkins antigo. Esses filtros deixam entrar ar e é chato de trocar. Com o filtro duplo é só ligar e esperar em lenta que ele se enche sozinho.
Walter, fui pescar esses dias em Manacapurú. O colega que nos pegou no aeroporto parou em um posto de estrada e como demorava muito o abastecimento um colega fez a fatídica pergunta: Que demora é essa? Essa porcaria é diesel? Aí é que reparamos que o frentísta havia enchido o tanque do carro a gasolina com diesel. Pior? Não entrava mangueira e nem tinha acesso sem baixar o tanque. Tivemos que seguir de taxi e largar o carro do amigo zerinho e só pegamos uma semana depois.
Só tem gênio.
Bom dia
Valeu as dicas... Eu achei aqui uma especializada(assim o diz) em troca de oleo para carros grandes ( vans, caminhoes e outros mais...) agora sabendo onde é, é facil levar!
Esse lance de frentista errar no combustivel, é froids. Uma vez estava como apoio em um evento outdoor e eu estava dirigindo uma Ranger Gasolina da fabrica ford( a fabrica forneceu algumas como patrocinio e tal ), quando durante o evento, precisei abastecer no posto BR da cidade, parei na bomba o cara me colocou diesel tb. Meu, deu um pepino com a fabrica, que isso quase nos custou o patrocinio. Tive que aandonar o evento no dia e ficar de baba da caminhonete até são bernado do campo. Onde é a fabrica...
Esses despreparos nos matam um dia desses...ou matamos estes maleditos...kkkkk
Abraços:boxing:
Eduardo Velo
04/01/2014, 12:16
Aconteceu comigo tb , e pior é que foi com um UNO Mille EP , encheram o tanque com diesel ... se fosse na argentina até poderia errar pq lá tem Uno Diesel ... . Ainda bem que foi perto de casa , esperei eles tirarem todo diesel do tanque e enchenrem com gasolina , não tive que pagar nada , só fiquei torcendo pra não dar problema , ficou ruim de pegar uns dias depois ficou tudo normal ...
Aqui na grande SP , é só trocar em qqer Rei do óleo ou coisa do tipo que eles conhecem bem todo tipo de óleo que vai em qqer viatura ... no posto é mais complicado pq eles querem vender de qqer jeito ...
Fabio Diniz
04/01/2014, 14:48
Boa Tarde Edu,
Mudando um pouco de assunto de oleo para freio. Vc ou agum dos amigos do forum, ja ouviu falar no freio tambor com dois cilindros mestres??
Abraços
Eduardo Velo
04/01/2014, 19:27
Fabio , não conheço muito de freios , nunca vi campana que usa 2 cilindros de freio , mesmo em caminhões só vejo 1 cilindro e acho o sistema bem eficiente , não usaria 2 cilindros por roda pq teria mais coisas pra enroscar no off road ... rs
RogérioNunes
04/01/2014, 19:44
Boa Tarde Edu,
Mudando um pouco de assunto de oleo para freio. Vc ou agum dos amigos do forum, ja ouviu falar no freio tambor com dois cilindros mestres??
Abraços
Exis
Existe cilindro mestre escalonado, ou seja, duas medidas no mesmo cilindro. Dois cilindros mestre para freio nunca ví.
Cilindro de roda tem a bandeirantes que tem dois em cada roda.
De onde vc tirou isso?
Fabio Diniz
04/01/2014, 21:33
Exis
Existe cilindro mestre escalonado, ou seja, duas medidas no mesmo cilindro. Dois cilindros mestre para freio nunca ví.
Cilindro de roda tem a bandeirantes que tem dois em cada roda.
De onde vc tirou isso?
Fala Rogerio,
Bom, segue o link da matéria que achei quando estava pesquisando sobre os freios tambor
Como funcionam os Freios a Tambor - Como Funciona - Salão do Carro (http://salaodocarro.com.br/como-funciona/freios-a-tambor.html)
Acho que me referi errado sobre o nome, pois pelo desenho parece ter dois cilindros...
Me pareceu mais eficaz o tal duo servo, ( sapatas primarias duplas ). Pelo que eu li e vi no desenho, me pareceu ter dois cilindros...mas me corrijam aí se eu estiver errado...
Eu nunca tinha visto esses...
Abraços...
Como funcionam os Freios a Tambor - Como Funciona - Salão do Carro (http://salaodocarro.com.br/como-funciona/freios-a-tambor.html):palmas:......
Eduardo Velo
05/01/2014, 09:20
Fabio , pesquisei sobre Duplex Brake na net e não consegui achar que carro usa esse sistema , tem mais informação aqui - Drum Brake (construction) (http://www.kfz-tech.de/Engl/TrommelbrBauart.htm)
Da pra perceber que o freio de mão é mecânico e a montagem é até simples , não sei se tem na medida da campana da D40 que é o que a gente usa no Engesa que tb é o mesmo diam. do Galaxie , só que esse do galaxão é um pouco mais largo , se achar de galaxie da pra usinar um pouco dos lados ...
De qqer maneira é um pouco de conhecimento a mais né ... rs
abs ...
Fabio Diniz
05/01/2014, 09:39
Fabio , pesquisei sobre Duplex Brake na net e não consegui achar que carro usa esse sistema , tem mais informação aqui - Drum Brake (construction) (http://www.kfz-tech.de/Engl/TrommelbrBauart.htm)
Da pra perceber que o freio de mão é mecânico e a montagem é até simples , não sei se tem na medida da campana da D40 que é o que a gente usa no Engesa que tb é o mesmo diam. do Galaxie , só que esse do galaxão é um pouco mais largo , se achar de galaxie da pra usinar um pouco dos lados ...
De qqer maneira é um pouco de conhecimento a mais
né ... rs
abs ...
Fala Eduardo, bom dia
Concerteza, o conhecimento é tudo hj em dia. O lance é que... quanto mais pesquisamos um item, neste mesmo site ( as vezes) ja tem um monte de outras informações sobre um monte de outras coisas.kkkk Aí, vamos navegando e quando vemos ja estamos viajando muiiito...kkk
O legal que achei, é que me pareceu mais eficiente, porem, se não temos de onde arrumar isso por aqui... continuamos como estamos. Até por que eu acredito que logo logo, praticamente todos estarão com freio a disco certo?? Ou esta previsão é muito otimista! Uma vez que o freio a disco tem muito mais vantagens do que o tambor, pelo que tenho lido.
Abraços e que venham mais duvidas para aprendermos...:master:
Eduardo Velo
05/01/2014, 13:50
Não pretendo colocar freio a disco qdo trocar o eixo tras. por flutuante , vou manter o mesmo sistema de freio , pra mim é bem eficiente e não quero mexer ...
Fabio , olha uma boa Oficina pra levar o jipe , tem mecânicos bem experientes ... rs
Os 3 Patetas - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=p4TWwoE6hlY)
abs ...
Walter da Camper
05/01/2014, 18:11
Edu, quando instalei o flutuante traseiro tive que mudar para disco e hoje me arrependo. O tambor era bem mais eficiente e o freio de mão funcionava.
O problema é que a maioria das pinças traseiras que possuem freio de mão são muito pequenas e de baixa eficiência, pois foram projetadas para carros leves (Kadett, Golf, Tempra...). Se usar pinça dianteira (na traseira) a eficiência melhora bastante, mas fica sem freio de mão.
Na minha opinião, adaptar disco traseiro só se justifica em veículos de uso 100% trilha, pela imunidade à água e facilidade de manutenção e limpeza.
Não pretendo colocar freio a disco qdo trocar o eixo tras. por flutuante , vou manter o mesmo sistema de freio , pra mim é bem eficiente e não quero mexer ...
abs ...
Fala aí Edu, ta gostando do engesa? faz uns 15 dias que comprei um em Londrina-PR com motor s4 5 marchas, to adorando o bichão, fiquei mais de um ano procurando um 4x4 e decidi por engesa pelo tipo de suspensão que tem nele. O meu já ta na revisão, bomba injetora, bicos novos, quero viajar com a família, vou deixar perfeito na mecânica. Grande abraço! tudo de bom.
Fabio Diniz
06/01/2014, 07:24
Bom dia All
Bom Edu, pelo jeito para nosso uso diário, como será o meu engesão e a F75 ( nada de trilhas pesadas e estripulias ), a melhor opção é mesmo o tambor. Que coisa, achei que o disco fosse o da vez. Bom saber, tinha muito em mente trocar o sistema do meu.
Walter, você precisou trocar o seu para disco por que? Qual foi a dificuldade em colocar o flutuante com freio tambor? PErgunto, pois colocarei no meu tb o flutuante. Como diz o Dr. Segurança sempre. Mesmo que o preço do negocio faça demorar um pouco esta troca...:putz:aff
Abraços gente
Eduardo Velo
06/01/2014, 08:39
Jove , bom dia , td bem contigo ?? ...
Camarada , vale a pena esperar e comprar um bixo que presta , fiquei mais de 1 ano com dinheiro na mão e não achava o que queria , quase comprei um ap. na Guilhermina em Praia Grande no lugar da Jabiraca , ia me arrepender , o Ap. não ia sair do lugar ... rsrs ...
Engesão com motor Maxion é excelente , é só deixar o mais original possível que vai poder usar pra viajar sem problemas ...
Waltão , já falei com o S. Rogério sobre colocar flutuante e manter o freio original , ele comentou que da um pouco mais de trabalho pq tem que fazer algumas adaptações ... então Fabio , se o freio da sua vtr está eficiente , tente não mexer qdo colocar flutuante ... freio a disco na tras. vai ter que trocar as pastilhas mais vzs que a diant. a tambor vai trocar sapatas num tempo maior ...
Qdo faço trilha com muito barro , tiro as rodas pra limpar e monto de novo , garanto que não perde muito tempo .
Eduardo Velo
29/01/2014, 09:01
Esse domingo fomos até Salesópolis brincar na represa e voltamos por terra ...
Foi a 1a saída com a BI reformada , está com mais torque e menos potência , não consegui desenvolver bem em 5a com pista livre , não chegou a 110 km/h , mas nas subidas vai melhor que antes ...
A represa estava com muitos carros , a água estava quente e tinha gente pra todo lado , baita domingão ... tentamos fazer isso muitas vzs no ano passado e só pegamos chuva , ficava bom pra fazer a trilha pelo menos ... rs , dessa vez deu certo de pegar um domingão de sol ...
A Mahindra surpreendeu a gente , é uma vtr que anda macio e tem muito espaço , não tem como colocar pneus maiores pq a caixa de roda envolve bem a roda , mas entrou com a gente nas pirambeiras e deu conta sem problemas ...
abs ...
ROBERTO SCHOLLER
29/01/2014, 09:26
Show as fotos Edu!
acompanhando
abraço.
Fabio Diniz
29/01/2014, 12:14
MUito legal as fotos Edu,
Churrasquinho então, neste dia de sol, uma cervejinha, tudo de bom, companhia de amigos não tem preço.
ah, se meu jipe falasse.kkkkk
Ia dizer : QUERO SAIR ANDANDO LOGOOOOO!!KKK
O dó do bichinho parado e pegando poeira. Ja fiz Salesopolis à Caragua de bike, com a galera aqui de Sanja. O picos por la, são lindos.
Abraços e acompanhando tb!
Walter da Camper
29/01/2014, 14:24
Fábio, descupe a demora, não tinha visto esse post.
Troqueio por disco por 2 motivos: 1-O kit da Enfer vendido e montado pela Rota4x4 incluia disco, pinças e suporte; 2-na época a utilização do carro era 100% trilha.
Não sei se todos os kits flutuantes podem ser montados com tambor, o único que eu já ví foi um Ensimec (T-Rex Bone) montado num Engesa, acho que quem instalou foi o Rodrigo Ciboto. Salvo engano, a única dificuldade é a espessura do cubo da roda, que se for muito grande pode interferir no mecanismo do freito. De qualquer forma, é preciso tornear as panelas para alargar o furo central por onde o cubo deverá passar.
Edu, aquela Mahinda é a do Julio?
Quanto ao desempenho da Jabiraca, acho que esse é o comportamento normal. Nunca tinha visto um Q20B maçarico passar de 110 Km/h. Tive uma D-20 que mal atingia 100km/h vazia. Devia ter alguma coisa antes que fazia seu Engesa andar mais que o normal, como ponto adiantado ou regulagem do débito (vulgo bomba aberta).
Abs.
Bom dia All
Bom Edu, pelo jeito para nosso uso diário, como será o meu engesão e a F75 ( nada de trilhas pesadas e estripulias ), a melhor opção é mesmo o tambor. Que coisa, achei que o disco fosse o da vez. Bom saber, tinha muito em mente trocar o sistema do meu.
Walter, você precisou trocar o seu para disco por que? Qual foi a dificuldade em colocar o flutuante com freio tambor? PErgunto, pois colocarei no meu tb o flutuante. Como diz o Dr. Segurança sempre. Mesmo que o preço do negocio faça demorar um pouco esta troca...:putz:aff
Abraços gente
Vicente Guimaraes
29/01/2014, 16:07
Foi a 1a saída com a BI reformada , está com mais torque e menos potência , não consegui desenvolver bem em 5a com pista livre , não chegou a 110 km/h , mas nas subidas vai melhor que antes ...
Bota turbo no bicho :) o Roger Nunes turbinou a F75 dele (Q20B) e está super satisfeito... se o trabalho for bem feito não tem problema
Eduardo Velo
29/01/2014, 17:49
Waltão , a Mahindra é do Carlos da Zona Leste ...
Vicente , não pretendo colocar turbo , vai andar no maçarico mesmo ... rs
abs ...
Fabio Diniz
31/01/2014, 20:44
Fabio , olha uma boa Oficina pra levar o jipe , tem mecânicos bem experientes ... rs
Os 3 Patetas - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=p4TWwoE6hlY)
abs ...
KKKKKKKKK
Ótimo vídeo Edu.
Abraços
Eduardo Velo
16/02/2014, 07:26
Fabio , a colocação das peças no motor com uma pá é muito show ... rs
Ontem iria fazer um passeio com a vtr , mas meu camarada de Mauá queria trocar todas as buchas de PU por de borrachas lonadas e resolvi dar uma mão pra ele .. aí surgiu uma dúvida para os Universitários ... :
- As buchas das linkas de PU estavam bem ovalizadas no sentido vertical , na minha vtr ovalizavam sempre no sentido longitudinal . Qual motivo de as buchas ovalizarem no sentido vertical ?? tentamos achar o motivo , mas não conseguimos chegar numa conclusão ...
Outra duvida é a medida do entre-eixos entre a Camper 4 portas e o Fase 3 , a gente achava que era o mesmo chassi , mas a medida entre eixos da Camper é 80 mm maior que do Fase 3 , no Fase 3 é 2470 mm e na Camper 4 portas é 2550 mm ...
As buchas de PU das panhard estavam sem ovalização , só tinha marca de desgaste lateral ...
abs ...
Walter da Camper
17/02/2014, 10:27
Muito estranha essa ovalização na vertical, pois o esforço nesses pontos é sempre no sentido longitudinal (acelerar e frear) já que o movimento vertical é livre.
A única explicação é que essas buchas podem ter rotacionado dentro do alojamento. Sei que é pouco provável devido ao aperto, mas na minhas tem sinais externos que parecem indicar rotação.
Preciso das coordenadas para adquirir essas buchas de borracha (fabricante, especificação...)
Vc acha que usando uma prensa hidráulica facilita a instação?
Quanto ao entre-eixos, o da Camper 2 portas é 2470 mm, exatamente o mesmo do F-3.
Marcus Brandão
17/02/2014, 15:30
Edu, e onde viajam as partes do towbar tabajara? gostei da idéia
Eduardo Velo
17/02/2014, 16:40
Edu, e onde viajam as partes do towbar tabajara? gostei da idéia
Esse towbar já foi muito usado e em muitos tipos de vtrs , é só tirar o parachoque e usar as próprias fixações do parachoque que saiu pra instalar e arrastar a vtr rebocada , do jeito que fica não precisa mexer na direção da vtr rebocada , mas é bom ir alguém pra ajudar frear nas descidas muito íngremes na trilha ...
Na parte de baixo onde prende na vtr rebocada pode ver que tem 1 cantoneira de cada lado , as vzs usamos essas cantoneiras pq a fixação é de lado ... o Towbar esta fixado na minha vtr onde tem a corrediça da capota de lona , tem um estojo comprido preso no canal do trilho com porca e contra porca e depois fixado com uma porca e arruela grande ... pra rebocar tem que tirar a bola do suporte e colocar um parafuso passante com porca e contra porca , se quiser saber se funciona tem alguns amigos aqui do Fórum que podem responder ... rsrs ... funciona 100 % , pra rebocar por muito tempo se precisar ...
Waltão , deve ter corrido mesmo , mas as 4 buchas estavam do mesmo jeito , com ovalização vertical ...
Borrachas Rocha - eles fizeram as borrachas para as links e panhard pra nós , quem fez o pedido foi o Carlão , fala que é o mesmo pedido do Carlos Roberto Winkler de Mauá , enviamos as medidas e eles fizeram as borrachas ... - Rua Eucalipto, 186 Arvoredo - Contagem , MG - 32113-180 - Telefone: 31 3357-1785
abs ...
Walter da Camper
18/02/2014, 10:23
Edu, estava fazendo uma retrospectiva aquí no seu tópico pra saber mais sobre a troca das buchas e ví na mensagem #734 que o Carlão comprou essas buchas em agosto de 2013. Elas já desgastaram em tão pouco tempo, ou ele só trocou agora?
Outra dúvida é sobre as buchas eu vão na ponta das links (longarina): elas são do tensor da F-350 ou foram feitas sob encomenda na Rocha?
E as buchas das Panhards, também foram encomendadas na mesma época ou foram mandadas fazer depois?
Marcus Brandão
18/02/2014, 11:47
Positivo, agora simplificou.
meu hi lift foi parafusado ao lado do bagageiro, sobre o carro. Caso resolva fazer dessa forma vou parafusar do outro lado. Depois mando fotos.
O aquecimento de que falei ontem foi causado por uso de aditivo puro. O meca que trocou a junta colocou aditivo puro. Coloquei água e acabou o problema.
Vindo pro trampo hoje o limpador de para-brisas parou de funcionar. ficou só o motor ligado. Nem abri o capô pra ver o que aconteceu. Sei que mexer nesse limpador é broca. Espero que seja um galho fraco. rsssss
Eduardo Velo
18/02/2014, 12:14
Walter , as buchas são as compradas ano passado mesmo , as das panhard encomendamos depois ... as que estavam ovalizadas eram as de PU ... troquei da minha vtr ano passado , mas o Carlão só trocou agora ...
As buchas da link no chassi são do Tensor de F350 ... correto
Pra colocar as buchas nas links e nas panhards não tivemos dificuldade nenhuma o problema é pra colocar as links e as panhards com as buchas de borracha pq entram bem forçadas ... mesmo complicado a gente conseguiu terminar o trampo em umas 6:00 hs de envolvimento ...
Brandão , deve ter escapado a trava do eixo do motor , se for isso tira o motor e afunda um pouco mais o canal da trava com uma serra manual e coloca uma trava um pouco mais prensada ...
Qto ao aditivo extra em radiador é um problemão , pode causar danos no cabeçote e aumento de temperatura , estranho seu meca não saber disso ... , bom agora ele ta sabendo ... rs .
abs ...
Marcus Brandão
20/02/2014, 11:00
foi justamente no eixo do motor (que já demonstra cansaço). To sem tempo pra mexer. mas vou ver se consigo trocar o induzido e revisar o sistema, bem como lubrificar tudo.
Obrigado.
Vicente Guimaraes
20/02/2014, 14:33
Essa do fluido puro para radiador ser prejudicial ao motor eu não sabia.... sempre coloquei água junto para economizar mesmo ;)
Eduardo Velo
21/02/2014, 10:08
Vicente , 2o meu meca quem faz a troca de calor é a água , então tem que ter muito mais água que aditivo , os aditivos são pra retardar a ebulição , evitar cavitação , congelamento e diminuir oxigênio pra evitar corrosão , mas sempre a maior parte tem que ser de água pra ter a troca de calor ...
Brandão o motor do limpador costuma criar ferrugem e emperrar por falta de uso , abrindo pra fazer uma limpeza e depois lubrificar dura mais um bom tempo sem ter que mexer ... boa manutenção de limpador proce ... rs , não vai ter que trocar induzido não ...
Meu Engesa está bem econômico , ta fazendo entre 11 e 12 km/l na cidade , talvez seja pq o torque melhorou muito depois da refoma na BI e aqui no ABC só da pra andar no max. a 60 km/h , tem radar pra todo lado no ABC todinho ... a grande maioria de 40 km/h , tem que ser muito esperto pra ficar sem multas ... rs
abs ...
Marcus Brandão
24/02/2014, 15:18
Mais uma bosta de instrumento de arrecadação, mas...
meu motor do LP patinou dentro da caixa de engrenagens. consegui comprar um novo com o mesmo número de séria por 150 em um distribuidor qdo o mesmo custa mais de 300 legais e eu não estava afim de fazer reparo...
problema é que a elétrica do novo é diferente e vou ter que levar ao elétrico para ligar. aproveito e dou uma revisão no motor de partida que começou a falhar. nunca mexi e vale a pena revisar. Problema é a falta de tempo. viajo no sábado pra fugir do carnaval e tentar pegar um Marlin azul (se rasga, Doc Guilherme, kkkkk)
abs
guilhermeabreu
24/02/2014, 19:58
Mais uma bosta de instrumento de arrecadação, mas...
meu motor do LP patinou dentro da caixa de engrenagens. consegui comprar um novo com o mesmo número de séria por 150 em um distribuidor qdo o mesmo custa mais de 300 legais e eu não estava afim de fazer reparo...
problema é que a elétrica do novo é diferente e vou ter que levar ao elétrico para ligar. aproveito e dou uma revisão no motor de partida que começou a falhar. nunca mexi e vale a pena revisar. Problema é a falta de tempo. viajo no sábado pra fugir do carnaval e tentar pegar um Marlin azul (se rasga, Doc Guilherme, kkkkk)
Abraço
GRANDE MARCÃO
Faz tempo que a gente não troca uma proza , mas vc esta me provocando , como sabe todo ano vou pescar com emus irmãos e estava muito a fim de ir em Serra da Mesa como havia faldo com vc inclusive combinando com vc pra ver se calhava de a gente ir junto , mas tive uma notícia que Serra da Mesa esta com pouco peixe , isto procede ??????
Daí estava pensando em voltar a Argentina novamente , mas 2 irmãos não vão poder ir este ano , daí estou ainda meio pensativo e só pra te sacanear , esta do MARLIN AZUL não me diz nada pq só de pensar em entrar no mar eu já enjoo .
Brincadeira amigo eu ejoo mesmo , mas este seu programa é espetacular , eu detesto carnaval , daí vou para a minha casa de praia que é bem sossegado por lá a respeito de carnaval .
Abração e prazer em falar com vc novamente .
Marcus Brandão
25/02/2014, 08:37
Guilherme, Tenho uns amigos de pescaria, com os quais viajo sempre. Nas últimas pescarias eu não pude acompanha-los por causa da construção do barraco. é uma galera muito bacana. viajamos até com as esposas, o que acaba dobrando o preço da brincadeira. Estive em uma reunião na casa de uma dessas amigas - o grande companheiro, marido dela nos deixou no final do ano vítima de um CA - e foi muito proveitoso. Como não vou poder acompanha-los, não me lembro exatamente pra onde vão.
Não fica barato uma brincadeira dessas (este ano o pacote está por 3.600 por pessoa) mas não tem errada. Assim que estiver viajando com eles novamente te aviso. Acho que vc vai gostar muito, além da possibilidade de fazer novos e excelentes amigos.
Serra da mesa - Não procede. Não tenho ido por falta de tempo que tenho dedicado a outras viagens mas tenho amigos viajando sempre pra lá e a história é sempre a mesma. Hora pega muito, hora pega pouco mas sempre tem.
Está chovendo. tem que ser no meio do ano.
Temos uns amigos de Manaus que estão vindo após o carnaval e vão pescar na serra da mesa. Não vou acompanha-los pois estarei na praia mas alguns parceiraos de pesca irão com eles e no domingo 9 eles irão lá pra minha casa comer um joelho de porco (homocinética porcina) defumado regado a cervejas e cachaça (não é a sua que ainda está guardada pro dia que nos conhecermos. Cachaça do Ministro.
Mando notícias frescas da pescaria daqueles frescos. Forte abraço.
Edu, obrigado pelo espaço.
Venha pescar com o Doc que vamos ouvir vários rocks e uivar pra lua.
Eduardo Velo
10/05/2014, 09:45
Estive em Aparecida ontem e essa vtr estava no pátio ...
gostei da trava do parafuso da panhard , será que faz parte das peças do Marruá ou é feito por algum meca ?
Engesão está td OK pra Itamonte , troquei recentemente a maçaneta do lado do motorista pela enésima vez , ainda sai muita fumaça qdo está com motor frio , mas está andando bem , consumo prox. de 10 km/l ...
abs ...
Edu,
Essas travas são facilmente encontradas em lojas de peças para caminhões/ tratores.
É só levar a medida do parafuso (24mm ou 15/16") e pedir uma trava parecida, furar onde bater o furo para aparafusar, fazer rosca, apertar e pronto.
Você faz com um pé nas costas!
Abs
guilhermeabreu
11/05/2014, 02:02
EDU
Um tempo atras eu fiz em casa mesmo , só assim para parar de folgar o parafuso .
Eduardo Velo
11/05/2014, 08:09
Bom saber que tem em lojas de peças de caminhão ...
O que eu fiz com os parafusos das panhards no meu engesa foi colocar porca parlock do outro lado , mas até aí já tinha soltado várias vzs , a ultima vez estava na Fernão Dias e a vtr ficou com mal de parkison de repente , perdi totalmente o controle , só conseguia andar até 40 km/h , parei num posto que estava bem perto e vi que tinha perdido o parafuso da panhard diant. lado do carona , consegui um parafuso numa cx que tinha na oficina do posto , coloquei e já vim pra casa pensando numa solução pra não acontecer mais ... depois que coloquei parafusos mais compridos com porca não saiu mais ...
Tem alguns parafusos que não tem como travar com porca aí essa trava seria muito útil , vou em alguns auto peças de caminhão aqui perto pra ver que medidas tem ...
abs ...
Eduardo Velo
18/05/2014, 02:26
Fiz passeio com pessoal do forum nesse sabado e testei o 4x4 , está td OK ... o parafuso da fixação da coroa que soltou só danificou um pouco a tampa , por sorte ...
Preparando pra Itamonte ...
abs ...
Vicente Guimaraes
19/05/2014, 11:27
Show heim !! A Jabiraca tarda mas não falha
Vou precisar de carona em Itamonte porque o Hulk não ficará pronto... :???:
guilhermeabreu
19/05/2014, 12:33
Guilherme, Tenho uns amigos de pescaria, com os quais viajo sempre. Nas últimas pescarias eu não pude acompanha-los por causa da construção do barraco. é uma galera muito bacana. viajamos até com as esposas, o que acaba dobrando o preço da brincadeira. Estive em uma reunião na casa de uma dessas amigas - o grande companheiro, marido dela nos deixou no final do ano vítima de um CA - e foi muito proveitoso. Como não vou poder acompanha-los, não me lembro exatamente pra onde vão.
Não fica barato uma brincadeira dessas (este ano o pacote está por 3.600 por pessoa) mas não tem errada. Assim que estiver viajando com eles novamente te aviso. Acho que vc vai gostar muito, além da possibilidade de fazer novos e excelentes amigos.
Serra da mesa - Não procede. Não tenho ido por falta de tempo que tenho dedicado a outras viagens mas tenho amigos viajando sempre pra lá e a história é sempre a mesma. Hora pega muito, hora pega pouco mas sempre tem.
Está chovendo. tem que ser no meio do ano.
Temos uns amigos de Manaus que estão vindo após o carnaval e vão pescar na serra da mesa. Não vou acompanha-los pois estarei na praia mas alguns parceiraos de pesca irão com eles e no domingo 9 eles irão lá pra minha casa comer um joelho de porco (homocinética porcina) defumado regado a cervejas e cachaça (não é a sua que ainda está guardada pro dia que nos conhecermos. Cachaça do Ministro.
Mando notícias frescas da pescaria daqueles frescos. Forte abraço.
Edu, obrigado pelo espaço.
Venha pescar com o Doc que vamos ouvir vários rocks e uivar pra lua.
MARCÃO
Me desculpe pela demora na resposta , pois não vi , mas tudo bem ficamos assim então , assim que tiver boas notícias das pescarias , da um toque pra mim .
Abração
Eduardo Velo
20/05/2014, 02:01
Show heim !! A Jabiraca tarda mas não falha
Vou precisar de carona em Itamonte porque o Hulk não ficará pronto... :???:
Vicente , pode vir na Jabiaraca se não achar carona em outra vtr ...
VC vai usar GPS pra fazer a volta dos 80 ou conhece bem a região ?? se usar GPS tem 4 acendedor de cigarro , vai poder usar sem problema ...
abs ...
Vicente Guimaraes
20/05/2014, 09:29
Vicente , pode vir na Jabiaraca se não achar carona em outra vtr ...
VC vai usar GPS pra fazer a volta dos 80 ou conhece bem a região ?? se usar GPS tem 4 acendedor de cigarro , vai poder usar sem problema ...
abs ...
Conheço nada... vou no GPS... mas acho que vai ser moleza. Estou levantando pontos de interesse para pararmos (cachoeiras, pontos históricos, fazendas, etc.)
Marcus Brandão
21/05/2014, 23:59
Edu, estou em Sumpaulo. Onde é qdo vcs se encontram aqui?
Eduardo Velo
22/05/2014, 20:10
Fala Brandão , tava sem net desde quinta passada , chamamos o técnico por 6 vzs e desistimos da net pq não vinha técnico em casa de jeito nenhum , qdo pedimos pra cancelar aí iam mandar um técnico naquele momento ... rsrs , agora estou com GVT , só que só ligaram a Net agora a pouco ... ás quintas tem encontro no Paca , começa agora ás 20:00 h e vai até o ultimo sair de lá , se tiver perto do Paca da um chego lá , hj pra mim não vai dar , não tem como sair agora ... me liga ou manda msm se for ficar mais uns dias ... meu cel. é 011 992916611 .
abs ...
Eduardo Velo
18/12/2014, 17:25
Essa vai pro Siqueira ...
O suporte do alternador soltou em Ilha Comprida no dia da eleição 2o turno , por sorte tivemos que entrar em Embu pra justificar e percebi o vazamento de óleo no motor , fui verificar e o suporte do alternador tinha perdido um parafuso e o outro estava solto , os furos eram roscados M10 e são passantes pra câmara de óleo , consegui colocar um parafuso , mas a rosca estava espanada . O Siqueira está com o mesmo problema ...
Ao tirar o suporte vimos que tinha mais um furo roscado M10 que não estava sendo usado , fizemos mais um furo no suporte e colocamos um parafuso M10 , os outros 2 estavam espanados , aumentamos os furos e passamos macho m12 , ficou com 2 M12 e 1 M10 . não solta mais ... rs
Em consequência disso tive problema no alternador , trabalhou fora de lugar por um bom tempo e acabou danificando os rolamentos , troquei os rolamentos essa semana e agora espero não ter mais problema com essa parte ...
Por enqto é isso , rodei muito com a vtr esse ano comendo poeira e espero que ano que vem pegue muito barro ...
abs ...
CARLOS SIQUEIRA
18/12/2014, 17:33
Valeu Edu! Já comprei os parafusos, só que 7/16", e combinei com o torneiro, mas acho que ele só terá tempo em janeiro, estou na fila de espera.
[]'s
Walter da Camper
18/12/2014, 18:08
Edu, como fez para não cair limalha pra dentro do óleo ao usinar a rosca?
CARLOS SIQUEIRA
18/12/2014, 18:16
Valter o torneiro, conversou comigo hoje, que o macete é utilizar graxa, para "segurar" a limalha. Contou o "milagre" mas não me disse qual o "santo". Optei por rosca 7/16" (+/- 11mm), justamente para diminuir o "volume" desta.
[]'s
Eduardo Velo
18/12/2014, 23:05
Walter , quem fez o trampo foi o Sr Rogerio , nem sei se ele se preocupou com isso , se eu fosse fazer deixaria cair a limalha pq não vejo problema nenhum em cair um pouco de limalha no oleo , vai pro fundo e qdo trocar o óleo o que não tiver no imã do bujão sai pelo escoamento , a bomba não puxa pq tem o crivo com malha bem fina .
Siqueira , no meu demorei um pouco pra resolver e acabou danificando o alternador , apressa o torneiro ... rs
Marcus Brandão
19/12/2014, 11:34
Poxa, Edu, que motor sujo. Rsssss
Que onda essa dos parafusos passantes hein? Bem, não se esqueçam que na usinagem a limalha é puxada pra fora. Com carinho, muita coisa vai cair na câmara. O problema é que daí já vai para os vários sistemas ligados à câmara. Mas eu Tbm não esquentaria muito com isso não. O truque da graxa no macho pode até ajudar mesmo.
Galera, boas festas pra vocês e que papai do céu ilumine o nosso próximo ano.
Grandes e fraternos abraços
Eduardo Velo
19/12/2014, 17:04
Brandão , ta de sacanagem ... essa parte da foto é a mais limpa ... rsrs
Vi que vai mexer no eixo diant. , minha prox. aquisição vai ser o flutuante pra tras. , ainda não vi necessidade de trocar nada no diant. , só desmonto pra trocar a graxa do cubo ...
Que em 2015 a gente queime muito diesel por esse Brasil afora ...
abs ...
CARLOS SIQUEIRA
19/12/2014, 18:19
Valeu Edu!! Boas festas e "fumaça" nas estradas, no próximo ano, a todos!!!
[]'s
Marcus Brandão
20/12/2014, 11:41
Tive uma história engraçada com o flutuante Enfer mas depois foi só alegria.
Vou trocar o eixo completo, colocando um Dana 44 e melhorando o freio.
Eduardo Velo
11/03/2015, 12:13
Novidades na Jabiraca ...
Estava fazendo uma trilha leve pela Pedra Grande e tive que parar pq ouvi um barulho , tinha quebrado o pinhão do diferencial , tivemos que tirar a coroa do dif. pra seguir viagem em 4x2 , alguma coisa deu errado na montagem do semi eixo , acabou aquecendo o rolamento e soltou o semi-eixo com roda e tudo na Fernão Dias no domingo de carnaval , por sorte não aconteceu nada de mais ... aí resolvi colocar flutuante .
Comprei com a OSB Performance , da HD 4x4 , vem rolamentos reforçados e parafusos conicos , é usado por muitos que conheço ... como não vou fazer trilhas pesadas e vou continuar com pneus 31" , deve dar conta por muitos anos ...
Algumas recomendações do meca são pra observar sempre a fixação dos parafusos conicos e acompanhar a folga do semi eixo pq a capa da luva é de liga de aluminio , conversei com o pessoal que usa esse kit com essa capa em CJ e nunca tiveram problema , vamos ver como vai ser com o engesa ...
Também tive que trocar um rolamento agulha da CT , segundo o meca foi por falta de uso , acabou marcando a capa do rolamento e fazia muito barulho qdo engatado 4x4 , agora de vez em qdo vou engatar o 4x4 sem engatar a RL pra rodar o cjto da CT ...
Como não tem nada no mercado zero km que chegue perto de um engesa , então ... vou continuar arrumando enqto puder ... rs
abs ...
guilhermeabreu
12/03/2015, 01:03
Novidades na Jabiraca ...
Estava fazendo uma trilha leve pela Pedra Grande e tive que parar pq ouvi um barulho , tinha quebrado o pinhão do diferencial , tivemos que tirar a coroa do dif. pra seguir viagem em 4x2 , alguma coisa deu errado na montagem do semi eixo , acabou aquecendo o rolamento e soltou o semi-eixo com roda e tudo na Fernão Dias no domingo de carnaval , por sorte não aconteceu nada de mais ... aí resolvi colocar flutuante .
Comprei com a OSB Performance , da HD 4x4 , vem rolamentos reforçados e parafusos conicos , é usado por muitos que conheço ... como não vou fazer trilhas pesadas e vou continuar com pneus 31" , deve dar conta por muitos anos ...
Algumas recomendações do meca são pra observar sempre a fixação dos parafusos conicos e acompanhar a folga do semi eixo pq a capa da luva é de liga de aluminio , conversei com o pessoal que usa esse kit com essa capa em CJ e nunca tiveram problema , vamos ver como vai ser com o engesa ...
Também tive que trocar um rolamento agulha da CT , segundo o meca foi por falta de uso , acabou marcando a capa do rolamento e fazia muito barulho qdo engatado 4x4 , agora de vez em qdo vou engatar o 4x4 sem engatar a RL pra rodar o cjto da CT ...
Como não tem nada no mercado zero km que chegue perto de um engesa , então ... vou continuar arrumando enqto puder ... rs
abs ...
UUUUUFA
Até que enfim FOI PRECISO CAIR UMA RODA PARA VC COLOCAR O FLUTUANTE .
Vai ser cabeça dura dura lá nos infernos rsrsrsrsrsrsrs .
Marcus Brandão
12/03/2015, 03:34
Bom saber que agora está mais protegido. Lembro que tive problema com semi- eixo flutuante da Enfer que partiu durante viagem no asfalto e foi apenas isso. Tração dianteira engatada e o carro continuou em condições de viajar.
Abraço
Eduardo Velo
12/03/2015, 11:00
Doc , estava previsto a troca do semi eixo pro final do ano , se não tivesse tido problema de aquecimento no rolamento não ia acontecer nada até a troca , se fosse tão ruim ia sair de fábrica com flutuante ... . Na última troca de rolamentos ja tinha combinado com o Meca que não iria mais usar eixos semi flutuantes , seria a ultima vez .
Foi verificado empeno na tubeira tb , estava um pouco fora , mas não foi por ter saido a roda segundo o meca , foi por tempo de uso , agora a tubeira está corrigida e o com eixos flutuantes , motor Q20B com BI , mangueiras e filtros novos , filtro grande separador na saída do tanque ... falta instalar o bagagero , quero ver se instalo antes de ir pra Tiradentes ...
Brandão , a idéia é essa mesmo , qqer problema no eixo tras. engata 4x4 e vai no diant. .
abs ...
Marcus Brandão
13/03/2015, 06:02
O que quis dizer foi que quando quebrou o semi eixo flutuante, estava no asfalto a 90 por hora e nada de mais grave aconteceu. Se fossem os originais minha vida podia ter mudado neste dia.
O mesmo aconteceu contigo e você ficou rendido na rodovia. Felizmente nada de grave aconteceu.
guilhermeabreu
13/03/2015, 14:25
EDU
Sei que se não fosse bom o semi flutuante não sairia de fábrica com ele mas ele é falível , e na minha opinião ele não poderia ter este problema NUNCA , pois se um dia der problema a gente pode perder a vida com uma roda solta , felizmente não aconteceu com vc .
Abraço
Vicente Guimaraes
13/03/2015, 16:00
O Engesa original usava pneus 750x16 ... com esse pneu o eixo dura a vida toda ;)
Mesmo o pneu "pequeno" , como o 31" , é muito mais largo que o 750.
Eduardo Velo
13/03/2015, 19:05
Vicente , se der super aquecimento tanto faz se for pneu original , vai sair o semi eixo , como o Doc comentou é falível , não deveria ser , mas é ... não liguei muito qdo saiu o semi eixo pq ja tinha combinado com o meca a troca mantendo o freio original pra esse ano ...
Os 31" são mais largos , mas o diam. é o mesmo , pra calculo de esforço o que conta é o que passa do final do eixo , por isso preferi as rodas Kombat que são quase rentes ao final do eixo .
abs ...
Marcus Brandão
14/03/2015, 20:04
Bem, tem mil motivos pra amarmos e odiarmos esse sistema. Mil cálculos de medida de rodas e tipos de pneus. A verdade é que o flutuante quebra tbm mas não leva a roda.
guilhermeabreu
15/03/2015, 11:16
MARCÃO
Estamos indo de novo a Argentina pescar no final de abril/início de maio com meus 2 irmãos ( Raul do Engesa LOBO BRANCO e Luciano ) e um amigo o 3º irmão não pode ir como fomos nas duas vezes anteriores . Vamos de carro novamente apenas 2340 km .
Desculpe aí EDU pelo off topic .
Eduardo Velo
15/03/2015, 16:02
Que inveja ... rsrsr ... logo vou pendurar a chuteira e vou poder participar de um passeio desses ...
Já fui algumas vzs pra Argentina com o Engesa , mas só ali perto da fronteira , pra chegar em S. Borja costumo parar pra dormir entre Canoinhas e Concordia , devo ir pra lá em Novembro ...
Boa viagem pra vcs ...
Marcus Brandão
16/03/2015, 07:06
Guilherme, 28 de abril estou partindo para ema pescaria no Araguaia. Apenas 500 km daqui.
Nunca mais fui pescar na Argentina mas a vontade é muito grande. Breve podemos marcar com o Edu e vamos fisgar uns dourados por lá.
Edu, a aposentadoria é meu sonho hoje. Meu maior sonho.
Concórdia é também uma linda cidadezinha na Argentina, fronteira com o Uruguai onde estão os maiores dourados do mundo. A pesca é feita apenas junto com pesquisadores para controle da população dos peixes. Todos voltam pra água. Duas emoções.
Forte abraço aos amigos.
Guilherme, boa pescaria pra vocês
Vicente Guimaraes
16/03/2015, 10:48
Dr. vamos pescar umas trutas na Patagônia :)
guilhermeabreu
16/03/2015, 13:35
Guilherme, 28 de abril estou partindo para ema pescaria no Araguaia. Apenas 500 km daqui.
Nunca mais fui pescar na Argentina mas a vontade é muito grande. Breve podemos marcar com o Edu e vamos fisgar uns dourados por lá.
Edu, a aposentadoria é meu sonho hoje. Meu maior sonho.
Concórdia é também uma linda cidadezinha na Argentina, fronteira com o Uruguai onde estão os maiores dourados do mundo. A pesca é feita apenas junto com pesquisadores para controle da população dos peixes. Todos voltam pra água. Duas emoções.
Forte abraço aos amigos.
Guilherme, boa pescaria pra vocês
MARCUS
Eu lí sobre este lugar entre Argentina e Uruguai , havia pensado em ir lá mas a burocracia é muito grande , tem que aguentar com mais de um ano de antecedência e só pode pescar 5 barcos por dia , é muito controlado a preservação dos peixes lá , já na Gêmeos como em toda a Argentina é pescar fotografar e soltar , é por isto que tem peixes grande lá e nós temo que ír para lá .
Lá cada dia de pesca fica R$750,00 com tudo e no Amazonas fica em R$1.500,00 por dia , " NÃO SEI PQ DESTA DIFERENÇA TODA " , ou melhor aqui é Brasiililililil
guilhermeabreu
16/03/2015, 13:36
Dr. vamos pescar umas trutas na Patagônia :)
Vicente
Quem sabe um dia não iremos de ENGESA .
Marcus Brandão
17/03/2015, 06:46
Pescaria de 1500 a diária? Só se for na conta do Abreu, Guilherme Abreu. Kkkkkk
Tenho amigos em Manaus e as pescarias por lá são organizadas por esse delinquentes. O custo é mais em função da explosão da Gama GT do que financeira.
guilhermeabreu
17/03/2015, 23:38
ÉHHHHH
Põe na conta do Abreu , pq se ele não pagar nem eu , rsrsrsrsrsrsrs .
Eduardo Velo
26/03/2015, 14:50
Fizemos um passeio pra testar a vtr nesse fds , foi engatado 4x4 pra avaliar a performance e tb como ficou com coroa e pinhão novos na tras. com flutuante e freio original , teste aprovado , td ok com a vtr ...
Fizemos um trecho curto em estrada de terra , mas deixei engatado 4x4 um bom tempo , no asfalto está muito bom , a impressão é que está mais suave com flutuante , pode ser só impressão ...
A proteção do tanque fez sua fução , qdo o semi eixo saiu com a roda deu uma pancada na proteção e no paralama , por sorte não causou nenhum dano maior a não ser o marcador de combustivel que acabou destruido na parte interna , mas ja foi trocado ...
abs ...
RogérioNunes
27/03/2015, 14:53
Vamos ver como fica a durabilidade dessas peças de alumínio.
Edu, o semi saiu com rolamento quebrando a chapa de retenção ou o rolamento ficou?
Eduardo Velo
27/03/2015, 18:23
Rogerio , td bem contigo ??
O rolamento destruiu por alta temperatura , fundiu a capa no eixo pra vc ter uma idéia , usei extintor pra apagar o fogo que estava queimando a graxa e óleo que ficam ali no rolamento depois que o semi eixo saiu ...
A peça é de liga de aluminio , tem magnésio , silício , cobre , zinco ... tem uma certa resistência e elasticidade , espero que não de problema , vi em muitos CJs com pneuzão antes de comprar , ninguém comentou sobre quebra , então deve prestar com os 31" AT ... . Acredito que se não criar nenhuma folga , trabalhar sempre justo , vai durar muito tempo ...
abs ...
Eduardo Velo
17/06/2015, 16:03
Depois de alguns contratempos com o flutuante da HD , agora parece que está resolvido , foram feitos 2 furos pra pinos guias e 2 roscados pra sacar ...
O flutuante perdeu todos os parafusos lado do motorista , tirei 3 do outro lado pra chegar em casa ...
A embreagem estava com problema durante o passeio em Tiradentes , eram os atuadores , foram trocados e está bem macia ...
A vtr está ótima de mecânica , vai passar por reforma na lataria e fibra ano que vem pq está entrando água e tem muitos pontos de ferrugem ...
guilhermeabreu
17/06/2015, 22:12
EDU
Que medida tem estes parafusos que roletaram do lado do motorista ?
Lauro Paiva
18/06/2015, 09:47
Grande Doutor Guilherme!!!!! a quanto tempo!!!! e as novidades do jipão, e as pescarias, e os novos pratos!!!!
forte abraço!!!
Eduardo Velo
18/06/2015, 11:22
São M10 ... o problema é a falta do pino guia mesmo ... pq começa a soltar por causa da mexida no cubo , se não mexer não solta ...
Consegui chegar em casa com os atuadores de embreagem no osso ... rs , aqui achei atuador de Besta facil ...
Marcus Brandão
18/06/2015, 20:06
Quando levei meu carro pra unaí cheguei com os acionadores no osso tbm. Tenho que comprar novos pra colocar enquanto o carro está no estaleiro.
Tem mais de um modelo, Edu?
Marcus Brandão
18/06/2015, 20:07
Ah! Os meus tbm são da besta
Eduardo Velo
18/06/2015, 23:26
Brandão o receptor muda , tem igual esse da foto e tem reto ...
Eduardo Velo
19/06/2015, 04:01
Uso eses 2 -
http://www.glautopecas.com.br/produto/cilindro-auxiliar-embreagem-asia-topic-controil-c2636.html
http://www.glautopecas.com.br/produto/cilindro-mestre-embreagem-kia-besta-e-besta-gs-controil-c2634.html
mas esse tb é da Besta
http://www.glautopecas.com.br/produto/cilindro-auxiliar-inferior-embreagem-kia-besta-2.2-e-2.7-controil-c2635.html
Marcus Brandão
20/06/2015, 00:18
Eu entendi.
Uso esse último.
Lauro Paiva
23/06/2015, 08:22
Só batendo o ponto, kkkkkkkk
Eduardo Velo
23/06/2015, 13:06
Valeu Lauro ...
Fizemos um passeio em Joaquim Egidio esse fds e a vtr está OK ...
100 a 110 km/h sem soltar parafusos ... rs
abs ...
Eduardo Velo
24/12/2015, 12:16
Towbar e cambão Universal
Pessoal , pediram para mandar as medidas do Towbar que já foi usado muitas vzs pra arrastar vtrs aqui do Forum ...
Foi usado pela ultima vez domingo pra arrastar uma Cherokee pelo Paulo com seu engesão ... a Cherokee teve agua com barro no filtro de ar e foi arrastado pra não virar o motor , está em perfeito estado e o dono Michel , ja fez um towbar parecido com esse ...
Na ultima foto a junção das 2 cantoneiras forma um Cambão ...
Para usar tem que tirar a bola do engate e usar um parafuso de 3/4" pegando as 2 barras e no outro lado prender onde prende o parachoque , é só tirar , ou se tiver apoio pra towbar é só usar o apoio ...
abs ... Feliz Natal a todos ...
Edu
Eduardo Velo
28/01/2016, 11:45
Atendendo pedidos -
Seguem fotos da base de guincho ...
Reforço atras do parachoque e garras para não furar as longarinas .
Suporte do feixe de molas de CJ pra prender o parachoque e usar como suporte ...
abs ...
Lauro Paiva
31/01/2016, 12:50
Towbar e cambão Universal
Pessoal , pediram para mandar as medidas do Towbar que já foi usado muitas vzs pra arrastar vtrs aqui do Forum ...
Foi usado pela ultima vez domingo pra arrastar uma Cherokee pelo Paulo com seu engesão ... a Cherokee teve agua com barro no filtro de ar e foi arrastado pra não virar o motor , está em perfeito estado e o dono Michel , ja fez um towbar parecido com esse ...
Na ultima foto a junção das 2 cantoneiras forma um Cambão ...
Para usar tem que tirar a bola do engate e usar um parafuso de 3/4" pegando as 2 barras e no outro lado prender onde prende o parachoque , é só tirar , ou se tiver apoio pra towbar é só usar o apoio ...
abs ... Feliz Natal a todos ...
Edu
Rapaz!!!!
Tava pensando uma coisa assim para o java, multi uso!!!!
As fotos estão ótimas!!!
Vou copiar algumas ideias!!!
Se tiver alguma foto dele montado e puxando outra vtr, seria ótimo, desculpa a echecao de saco,kkkk
Eduardo Velo
12/02/2016, 16:02
Fala Lauro , vou ver se acho foto do Towbar em funcionamento e coloco aqui ...
O Parafuso que vai no lugar da bola tem que ter porca e contra porca pq não pode ficar fixo no suporte da bola pra trabalhar qdopega buraco e lombada ...
Alguns amigos já fizeram e outros estão fazendo ... funciona ... rs
VOVÔ DO TROLLER
12/02/2016, 19:04
Atendendo pedidos -
Seguem fotos da base de guincho ...
Reforço atras do parachoque e garras para não furar as longarinas .
Suporte do feixe de molas de CJ pra prender o parachoque e usar como suporte ...
abs ...
Olá Edu. Tudo bem? Vc já testou esse guincho Winch 12.000? Caso tenha testado, o que vc achou? Acha que fica bom no Troller? Abs. Válter
Eduardo Velo
16/02/2016, 15:02
Fala Valtão ... ja testei em situações bem críticas ... funciona bem ...
Na verdade esse guincho é Warn , as peças vão pra China e são montados lá , se vc procurar por manutenção de guincho Warn na net em ingles vai ver que é tudo igual ...
achei bem melhor de manuseio que o Work que eu tinha ... mais rapido e mais facil de manusear ...
VOVÔ DO TROLLER
17/02/2016, 00:34
Fala Valtão ... ja testei em situações bem críticas ... funciona bem ...
Na verdade esse guincho é Warn , as peças vão pra China e são montados lá , se vc procurar por manutenção de guincho Warn na net em ingles vai ver que é tudo igual ...
tde
achei bem melhor de manuseio que o Work que eu tinha ... mais rapido e mais facil de manusear ...
Valeu Edu. Ótima informação. No ano passado estava indo de Casa Grande, Biritiba, para Salesópolis. No meio do caminho dei uma bobeada numa ré e enfiei o Troller dentro de uma valeta. Se o carro não tivesse pneus mud e motor forte, eu tinha ficado ali mesmo e mesmo assim não foi fácil sair do enrosco. Se eu tivesse um guincho, sairia facilmente, pois o que não falta ali é árvore para ancoragem. Abs. Válter
Lauro Paiva
23/02/2016, 17:31
Fala Lauro , vou ver se acho foto do Towbar em funcionamento e coloco aqui ...
O Parafuso que vai no lugar da bola tem que ter porca e contra porca pq não pode ficar fixo no suporte da bola pra trabalhar qdopega buraco e lombada ...
Alguns amigos já fizeram e outros estão fazendo ... funciona ... rs
Obrigado!!!!
E coloca mais fotos!!!
batendo o ponto!!!!!
To planejando uma serie como te falei de multiusos para o java, mas tenho que pensar dirito por que senao ele vira uma poita de verdade, voce ja pesou sua vtr:?:
forte abraco!!!!
Eduardo Velo
05/05/2016, 11:19
Seguem fotos da instalação de um filtro y na saída do tanque de diesel ...
O Tanque do meu engesa não usa pescador , a saída é por baixo e tendo muita sujeira acaba passando pelo filtro de tela , ainda tem que que passar por um Racor grande e 2 filtros de vidro antes de chegar a BI ... , mesmo assim resolvi instalar o filtro Y pra verificação , se aparecer muita sujeira nesse filtro dreno o tanque pra limpeza ... o importante é não passar sujeira pra BI e evitar gastos ...
Pra que usa pescador basta uma tela na ponta do pescador ...
abs ...
Eduardo Velo
05/05/2016, 11:21
Fala Lauro , to devendo as fotos do Towbar em funcionamento ... ta nos meus arquivos , assim que achar coloco aqui ...
Lauro Paiva
08/05/2016, 16:07
Seguem fotos da instalação de um filtro y na saída do tanque de diesel ...
O Tanque do meu engesa não usa pescador , a saída é por baixo e tendo muita sujeira acaba passando pelo filtro de tela , ainda tem que que passar por um Racor grande e 2 filtros de vidro antes de chegar a BI ... , mesmo assim resolvi instalar o filtro Y pra verificação , se aparecer muita sujeira nesse filtro dreno o tanque pra limpeza ... o importante é não passar sujeira pra BI e evitar gastos ...
Pra que usa pescador basta uma tela na ponta do pescador ...
abs ...
Rapaz!!!!!
Gostei de mais desse sistema!!!!!
Voi passar para o Rodrigo da Donivel, eu to com um tanque de reserva que fica em cima do tanque de uso diario.
Muito bom.
Se me permite uma ideia para facilitar a vida de drenar, coloca um daqueles drenos de tanque de ar no Y assim facilita a drenagem e eles são bem robustos!!!!
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4h4QzbGD7UmmWMCzRQG8-1Gp07CEmdZI2fbDJEo8GWoCQepUL
Eduardo Velo
26/09/2016, 09:15
Valeu pela dica Lauro ...
A reforma do meu ta quase lá ... falta pouco de funilaria e ja ta preparando pra pintura ...
Eduardo Velo
20/04/2017, 07:47
Seguem fotos da colocação da gaiola interna ...
Eduardo Velo
20/04/2017, 07:56
Mais fotos da reforma ...
Eduardo Velo
20/04/2017, 08:02
Mais algumas fotos , parte elétrica feita toda do zero ...
Eduardo Velo
20/04/2017, 08:20
Mais fotos da reforma - console do Idea
VOVÔ DO TROLLER
20/04/2017, 13:32
Mais fotos da reforma - console do Idea
Agora sim Edu. Tem que mudar o nome da Jabiraca, pois ela não é mais uma Jabiraca. Agora tá chique no úrtimo. Abs. Válter
Eduardo Velo
20/04/2017, 17:34
Agora sim Edu. Tem que mudar o nome da Jabiraca, pois ela não é mais uma Jabiraca. Agora tá chique no úrtimo. Abs. Válter
Fala Valter ... ainda ta faltando uns finalmente por conta do fibreiro e do pintor , depois vai pra arrumar a BI pq ta saindo fumaça ...
Amanhã to indo no Jaiminho ... tomar cachaça e pescar ... rs
abs ...
VOVÔ DO TROLLER
20/04/2017, 17:54
Fala Valter ... ainda ta faltando uns finalmente por conta do fibreiro e do pintor , depois vai pra arrumar a BI pq ta saindo fumaça ...
Amanhã to indo no Jaiminho ... tomar cachaça e pescar ... rs
abs ...
Legal Edu, mas agora falta pouco. Vai ficar com a chave do Alambique? Abs e boa viagem. Válter