Ver Versão Completa : Engesa F3 Edu - Jabiraca
Vicente Guimaraes
27/08/2013, 14:03
Edu e Uxio, pelo pouco que sei é comum as molas cederem, ou não? esse assunto me interessa porque meu motor é pesadão , q20b igual ao do Edu.
Walter da Camper
27/08/2013, 14:38
Fala Roberto ... cara teve mudanças de qdo comprei , agora está assim:
- Motor Perkins Q20B , sem turbo e nunca vai ter ... rs
- Pneus BF 31"
- Bancos Santana Executivo em Couro
- Dir. Hid. ZF Omega
- Embreagem Hid. da Besta
- Volante S10
- Radio CD Pioneer USB
- PX Cobra 19 DX + HT PY GP 78
- Suporte de Estepe trincou todo , estepe preso na porta tras. - Original
- Capota de Fibra Tabatinga , retrovisores Wrangler e reforço nas dobradiças das portas .
- Farois de neblina , não tem mais de milha .
- Totem ( Velocímetro e medidor de Voltagem )
- Protetor do Tq foi reforçado e está com abertura para dreno do Tanque
- Tanque Inox original - saída com filtro por baixo , sem pescador , e retorno por cima.
- Inclinometro - está servindo como suporte para a Gopró .
- GPS fixo com botão liga / desliga no lugar da bússula .
- Iluminação interna com lanterna de led .
- Banco tras. original
- Está sem Sto Antonio vai entrar uma gaiola interna - quase pronta .
- Estrado plastico de 1" sob tapetes continua e funciona muito bem .
- Bateria de 105 A
- Alternador Opala 100A
- Guincho Eletrico 12000# - Winch - bem usado mesmo com pouco tempo instalado
- Não pretendo colocar disco na tras. mais , nem CT de Band , nem Ar Cond.
- sendo instalado buchas de Borracha lonada nas links
- Radiador com uma carreira a mais de colméia , não passa do 2o risco no nônio .
- Amort. OF 1417
abs ...
O Engesa do Edu está chique no urtimo!! Tem até freio abs !!! (vide último item da lista... rs..rs..rs)
Eduardo Velo
27/08/2013, 14:44
As molas devem ceder mesmo viu Vicente , pq as diant. tb cederam um pouco de qdo comprei , tb por igual , não batem elos e nunca foram trocadas , então devem ceder um tanto e parar ... as antigas tras. eram de 390 mm aberta com 9 elos de 5/8" , as que estão são de 5/8" tb ... a tras. ficava bem arriada e tinha calço na carroceria de 2" , agora está com calço original de 1" ...
O Q20B com guincho e bateria de 105A passa fácil de 500kg na diant.
Essa dica das molas de 17 mm acho uma boa tb ...
abs ...
Vicente Guimaraes
27/08/2013, 17:22
Ok, o Dr. Guilherme tem o contato de uma empresa que produz essas molas de 17mm, se eu não me engano é a mesma empresa que fabrica para a Rota 4x4.
CARLOS SIQUEIRA
27/08/2013, 18:51
Edu, o "Mulo" veio com as buchas confeccionadas neste material, mas com o mesmo desenho das de PU vendidas/fabricadas por aí. Troquei pelas de PU do Marcelo Bucchilli e estaõ lá até hoje. Lógico que uso muito menos que você.
[]'s
Ok, o Dr. Guilherme tem o contato de uma empresa que produz essas molas de 17mm, se eu não me engano é a mesma empresa que fabrica para a Rota 4x4.
Vicente, falei hj com Alan, da Rota 4x4, e ele me disse que, após trabalharem por vários anos com a antiga metalúrgica, trocaram o fornecedor das molas, e estão com outra empresa. Não me disse o porque da mudança, mas esperemos que seja pra melhor né?
CARLOS SIQUEIRA
27/08/2013, 19:10
Uxio, por este motivo é que o o antigo fornecedor foi "liberado" para fabricar as nossas molas. A empresa chama-se SCR, falar com Sr. Inácio (11)2412-4363 / 7380, 2488-5538. Segundo o Guilherme, tem que fornecer as medidas.
[]'s
Vicente Guimaraes
27/08/2013, 22:04
Uxio, por este motivo é que o o antigo fornecedor foi "liberado" para fabricar as nossas molas. A empresa chama-se SCR, falar com Sr. Inácio (11)2412-4363 / 7380, 2488-5538. Segundo o Guilherme, tem que fornecer as medidas.
[]'s
OK, alem de ficar muito mais barato.. ;)
guilhermeabreu
28/08/2013, 00:17
Edu,
Bonito passeio. Local bem legal.
Só uma pergunta: Por quê ninguém entrou na praia no final do passeio? :pensativo:
Foram as molas dianteiras ou traseiras que cederam?
Tb tenho interesse nessas buchas de borracha, ok? :concordo:
Abs,
Uxío
PS.: Guilherme, vc tá sumido. Mega sena? :mrgreen:
UXIO
É que peguei mais dois trabalhos extras , é a única foram que sei ganhar uns trocados , minha meta agora é trocar a SW4 2002 por outra 2008 e esta muita caro , é praticamente o dobro do valor da 2002 e o CORAÇÃO VALENTE saiu do ROGERIO e estou esperando uma vaga no fibreiro , pq os vidros elétricos deram defeito com o vidro aberto , logo não posso usar assim .
Mas estas buchas de BORRACHA lonada eu começei a usar e o ROGERIO que cortou na serra copo e esta perfeita até hoje mais de 4 anos de uso , mas descobri esta fábrica em Cotagem , a ROCHA que fabrica com as medidas que vc precisa , é só ligar e pedir as buchas com asm medidas que vc quer , eles fazem por encomenda , o ROGERIO falou que não faria mais pq REALMENTE É UMA TRABALHEIRA DANADA , mas ele fez com muita boa vontade mas levou o CARVALHO para cortar as 8 buchas .
Abração
UXIO
É que peguei mais dois trabalhos extras , é a única foram que sei ganhar uns trocados , minha meta agora é trocar a SW4 2002 por outra 2008 e esta muita caro , é praticamente o dobro do valor da 2002 e o CORAÇÃO VALENTE saiu do ROGERIO e estou esperando uma vaga no fibreiro , pq os vidros elétricos deram defeito com o vidro aberto , logo não posso usar assim .Cuidado: Quem trabalha demais, não tem tempo pra ganhar dinheiro! :mrgreen:
Mas estas buchas de BORRACHA lonada eu começei a usar e o ROGERIO que cortou na serra copo e esta perfeita até hoje mais de 4 anos de uso , mas descobri esta fábrica em Cotagem , a ROCHA que fabrica com as medidas que vc precisa , é só ligar e pedir as buchas com asm medidas que vc quer , eles fazem por encomenda , o ROGERIO falou que não faria mais pq REALMENTE É UMA TRABALHEIRA DANADA , mas ele fez com muita boa vontade mas levou o CARVALHO para cortar as 8 buchas .
Abração
Valeu. Manterei contato com Rocha.
Eduardo Velo
31/08/2013, 16:28
Edu, o "Mulo" veio com as buchas confeccionadas neste material, mas com o mesmo desenho das de PU vendidas/fabricadas por aí. Troquei pelas de PU do Marcelo Bucchilli e estaõ lá até hoje. Lógico que uso muito menos que você. []'s
Siqueira , ja usei as buchas do Marcelo , elas ovalizaram tb , mas durou bem mais que essas ultimas ...
Hj consegui colocar as buchas de borracha nas links tras. , deu muito trampo , mas estão colocadas , depois coloco fotos aqui ... elas medem 72 mm diam. externo , diam. do alojamento é de 70 mm , largura da bucha é de 50 mm e do alojamento 51 mm , só que depois de colocada ela fica um pouco maior e entra bem justo na link , o tubo interno é o mesmo das buchas de PU só que é colocado com pressão na bucha de borracha ... as que vão na longarina são do Tensor da F 350 , tb foram trocados , agora é tudo borracha na tras. , depois que testar coloco as impressões aqui ...
Pra fazer o pedido na borrachas Rocha fala que é pro engesa e que tem que ter 72 mm no diam. e ser reta com 50 mm na largura ...
abs ...
Eduardo Velo
01/09/2013, 10:55
Seguem fotos das buchas colocadas , foram usadas algumas ferramentas não convencionais pq entrou na marra ... , Hi-lift pra alinhar o eixo , grifo de 24" pra trocer a link , macaco garrafa pra alinhar a link auxiliando o hi-lift , marreta de borracha pra bater na link sem danificar a rosca , pé de cabra , etc ... rs
As borrachas da fixação na longarina são bem diferentes das buchas de PU , vamos ver o comportameto delas ... , agora preciso andar um pouco pra acomodar e fazer os ajustes das medidas do eixo com os suportes das links e a distancia entre os eixos diant. e tras.
O Carlão , dono da Camper 4x4 4 portas que foi no encontro em Ibitipoca com o Envesa , me deu uma mão pra colocar as links , solito ia sofrer um bocado pra colocar ...
Meu ajudante mirim me ajudou hj a terminar o trampo ... rs , e uma sabiá resolveu fazer ninho na minha oficina , ela fica ali na parte da manhã , canta por umas 2 ou 3 hrs depois vai embora e só volta no final da tarde ...
abs ...
Vicente Guimaraes
01/09/2013, 11:55
Grande Edu !!
Ficou show heim !!
O que mais me impressionou foi a sua saúde e disposição para trocar as buchas !!! :)
Eu já ia reclamar do trabalho que daria para levar as buchas para o mecânico ...hehehhehe
Eduardo Velo
01/09/2013, 12:42
Vicente , depois que coloquei as buchas ainda fui trabalhar , terminamos quase 15:00h e trampei das 16 até meia noite ... rs , " Aqui num tem priguiça não ... " como diz um camarada nosso que é peão de rodeio ...
Vou fazer teste nesse sabado 07/09 , vamos ver como fica com essas buchas de borracha pra fazer trilha ...
abs ...
Eduardo Velo
02/09/2013, 09:53
A colocação das buchas fiz até facear na morsa ( torno ) , depois usei um tubo cortado e um estojo e duas porcas pra forçar , tive que apertar e soltar varias vezes até conseguir passar a bucha e ficar na mesma medida dos 2 lados ...
Hj fiz os ajustes finais com as medidas entre eixos e os eixos com a carroceria , ficou fora 2 mm uma das links ,mas como ainda vou trocar as buchas diant. vou acertar isso depois ...
Uma Dica ... , quem for trocar as buchas aconselho fazer uma link de cada vez , tira uma link , troca as buchas e instala , depois tira a outra , troca as buchas e instala , assim ajuda a guiar a que está sendo colocada , a colocação da 2a link foi bem mais simples que a 1a pq ja estava bem posicionada ...
abs ...
guilhermeabreu
02/09/2013, 13:53
É , o ROGERIO tb sofreu para colocar no meu CORAÇÃO VALENTE , só que estas buchas ele é quem cortou na serra copo , mas hoje tem a ROCHA que já vem prontinha , só irá sofrer para colocar mesmo .
Abração
Eduardo Velo
04/09/2013, 09:02
O Rogério leva o Raio aí com vc heim !!! ... rsrsrs ...
Estou vendo com o Carlão pra gente mandar as medidas da bucha da panhard pra ser de borracha lonada tb ...
Por falar em bucha de panhard , o Rogério tirou a folga da bucha da panhard diant. do seu engesa ??
Doc , Os amortecedores do Onibus OF 1417 deixaram meu engesa ruim pra estrada de terra com costelas e valas pequenas , como vc já tinha falado ... no asfalto ficou excelente e nas erosões até vai bem , mas senti uma diferença grande de qdo usava os amort. de F 4000 na estrada da petrobras que é cheio de costelas e valas pequenas , vou trocar os 2 tras. pelos de F 4000 99 -> Cofap L 12066 ... os diant. vou manter do onibus pq ja estava rodando com eles ha muito tempo e não senti diferença usando os de F 4000 só na tras. ... fiz pesquisa com uso do Rancho e descobri que em vtrs com o mesmo peso do meu engesa os ranchos acabam danificando e como não tem pressurizado na medida que a gente quer , vai o L 12066 mesmo ... tem abertura maior que 630 mm e fechamento menor que 400 , ideal pro meu Engesa original ...
abs ...
Eduardo Velo
08/09/2013, 08:29
O engesa foi pro campo de teste das buchas de borracha lonada , ficou muito bom , até pra andar em estrada de terra com costelas ficou bem melhor ...
Coloquei ele nas erosões e o trabalho com as borrachas permite torções laterais nas links semdanificar as buchas nem as links , as abas das buchas de PU não permitem essa torção ...
O mvseixas aqui do Forum foi tb , o engesa dele está excelente , está com pneus 35" e como não fizemos nada de anormal ele fez todo trajeto na boa ...
Entrou grama nas rodas do meu engesa por estar com menos pressão , mas não muchou nenhum pneu ...
Assim que possível vou trocar as buchas de PU diant. por borracha lonada ... , buchas de PU nunca mais ... rs
abs ...
Trilhazinha pra esfriar a cabeça.... Muito bom... Quer dizer que as buchas estão aprovadas... Eu estou com um jogo de buchas amarelas de PU da Rota pra colocar no engesa no final da reforma....rsrsrsrsrs...
Vicente Guimaraes
08/09/2013, 19:56
todo mundo atolou naquela lama?
Eduardo Velo
08/09/2013, 20:50
Vicente , estava na frente , puxei o meu no guincho , depois puxei o CJ e o Seixas passou sem problemas ... , os pneus do meu e do CJ são 31" AT ... do engesa do Seixas é 35" AT ... o CJ deu pau no motor 2 vzs passando no atoleiro , umidade no distribuidor ...
João se possível não coloca essas buchas , as de borracha lonada trabalham bastante e não estragam as links ... tenho certeza que as buchas de PU nos EUA não são como as porcarias que vendem aqui ... se fizerem esse lixo por lá é grana de processo na certa ... rs
abs ...
Edu, minhas buchas estão compradas há mais ou menos 1 ano... Paguei em torno de 400 royais pelo jogo... Não usar vai ser fod@....
Vicente Guimaraes
08/09/2013, 23:50
Vicente , estava na frente , puxei o meu no guincho , depois puxei o CJ e o Seixas passou sem problemas ... , os pneus do meu e do CJ são 31" AT ... do engesa do Seixas é 35" AT ...
Viu... viu... tem que colocar pneuzão :twisted: :twisted:
Eduardo Velo
09/09/2013, 06:54
Viu... viu... tem que colocar pneuzão :twisted: :twisted:
Não ... , tem que ter guincho , chibanca , hi-lift e outros apetrechos pra vencer as dificiculdades com vtr original ... rs
É raro ver engesa como o do seixas sem quebrar , vai muito do condutor ... , mas a maioria abusa por ter pneuzão de um jeto que não arriscaria com pneus de tamanho originais e acaba quebrando alguma coisa ...
João , essas buchas de PU tem tempo de validade ... aperta na morsa ( torno ) antes de usar e veja a deformidade do PU e se não aparecem trincas ...
abs ...
mas a maioria abusa por ter pneuzão de um jeto que não arriscaria com pneus de tamanho originais e acaba quebrando alguma coisa ... Como canta Roberto Carlos: "...Esse cara sou eu..."! :lol:
3ª Trilha, 3ª cruzeta e ponta de semi-eixo moídas! :sad:
Marcus Brandão
09/09/2013, 11:14
Edu, como vai?Quantas libras vc usou na trilha?
Voltando pro asfalto manteve até o posto ou encheu logo?
Bacana ver que as buchas funcionaram. Vou nessa assim que precisar.
Gafanhoto tinha uma entrada de ar próximo ao tanque mas aí veio o francês...
Cabeçote na mão, troca da curva do escape com flexível, melhoria do conector da mangueira do manômetro do turbo...
Vamunóis!!!!
Grande Edu, tudo bem; Exploração de trabalho infantil é crime, rsrsrsrsrs; sobre estas supostas buchas de PU amarelas, tenho a dizer que são realmente uma porcaria; tinha dois jogos guardadas para trocar nas minhas JEEPs (SW e TRUCK), depois de dois anos de guardadas, quando fui apanha-las para trocar as mesmas estavam esfareladas dentro dos sacos.
Eduardo Velo
09/09/2013, 12:24
Brandão , coloquei 25 lbs nos pneus tras. e 28 lbs nos diant. , mesmo com aquela grama entre a roda e o pneu ainda não muxou , não deve ter entrado o suficiente pra fazer vazar ... ainda não enchi , deixei como estava , vou encher assim que possível , na frente costumo usar 32 lbs e na tras. 30 lbrs se ficar menos que isso o pneu parece que ta mucho ...
Fidelis , o gurizinho que me explora ... rsrs ... .
Agora vamos imaginar se tivesse colocado essas buchas que viraram farelo nas suas vtrs ??? a gente não consegue ver como estão pq ficam nos alojamentos , tem que desmontar pra ver , se elas esfarelam em uso , deixa a vtr sem estabilidade e forçam outros componentes , se vc tem bom controle da vtr vai perceber , como percebi na minha , que começa a ter folga em engates de marcha , em frenagem , na direção ... aí numa investigação pra ver o que é pode ver uma parte da bucha e saber que é ela ...
Uxio , passarinho que come pedra ... rs , se vc estivesse com a gente ia querer completar a trilha sem ajeitar nada ... rsrs , aí poderíamos ouvir o característico crack de quebra de semi eixo ... rs . Mesmo usando chibanca e guincho foi complicado pra passar e acabamos não passando o restante pq ia perder muito tempo pra ajeitar ... o engesa do Seixas era capaz de passar , mas ia forçar semi eixo com certeza em algumas situações e preferimos retornar e fazer lanche da beira de uma bica em Paranapiacaba sem nenhuma quebra ... vamos marcar pra fazermos o trecho que faltou com mais gente e usando umas 3 chibancas pra ajeitar a trilha e todos passarem sem problemas ... a maioria do pessoal que vai pra trilha com a gente tem jipe original , o Seixas é uma excessão ... rs
abs ...
Marcus Brandão
09/09/2013, 13:57
Ok, vou ficar atento.
guilhermeabreu
09/09/2013, 18:43
O Rogério leva o Raio aí com vc heim !!! ... rsrsrs ...
Estou vendo com o Carlão pra gente mandar as medidas da bucha da panhard pra ser de borracha lonada tb ...
Por falar em bucha de panhard , o Rogério tirou a folga da bucha da panhard diant. do seu engesa ??
Doc , Os amortecedores do Onibus OF 1417 deixaram meu engesa ruim pra estrada de terra com costelas e valas pequenas , como vc já tinha falado ... no asfalto ficou excelente e nas erosões até vai bem , mas senti uma diferença grande de qdo usava os amort. de F 4000 na estrada da petrobras que é cheio de costelas e valas pequenas , vou trocar os 2 tras. pelos de F 4000 99 -> Cofap L 12066 ... os diant. vou manter do onibus pq ja estava rodando com eles ha muito tempo e não senti diferença usando os de F 4000 só na tras. ... fiz pesquisa com uso do Rancho e descobri que em vtrs com o mesmo peso do meu engesa os ranchos acabam danificando e como não tem pressurizado na medida que a gente quer , vai o L 12066 mesmo ... tem abertura maior que 630 mm e fechamento menor que 400 , ideal pro meu Engesa original ...
abs ...
EDU
Peguei o ENGESA no ROGERIO e não me lembro se ele mexeu nas buchas da panhard .
Estou aguardando o fibreiro folgar para deixar lá para consertar os vidros elétricos que estão com defeito e correções nos vidros que estão entrando água .
Eduardo Velo
17/09/2013, 09:16
Doc , o parafuso da barra panhard do meu , lado do eixo , espanou o parafuso e só não caiu pq a barra da direção impediu ... coloquei um parafuso maior com porca travando ...
Troquei as buchas das links diant. , ficou bem macio , ainda falta trocar os amort. tras. pelo Cofap L 12066 que vou pegar amanhã ...
Instalei um sensor de temperatura digital no lugar do original , a temperatura ficou em 60ºC andando aqui por perto , verifiquei a valv. termostática e está perfeita , no antigo não passava do 1º risco e achava que tinha defeito , mas o motor não aquece mesmo , depois que troquei o radiador por esse que tem uma carreira a mais na colméia ficou assim , já faz tempo isso , mas sempre achei que fosse defeito do marcador a temp. ficar muito baixa ... a temp. só sobe qdo mantenho a vtr acima de 110 km/h ou em subidas longas , mesmo assim não chegava no 3º risco no marcador , agora vou pegar estrada e ver qto marca no digital ...
Estava sem a luz do óleo no painel fazia um bom tempo tb , como tenho o marcador de pressão de óleo no painel não esquentei com isso , fui querer trocar e vi que a posição que fica o sensor é muito ruim e se tirasse não ia conseguir colocar o novo , aí fiz uma gambi no tubo que vai pro marcador pra acender a luz de óleo qdo o motor está sem pressão de óleo ...
Tb fiz uma checagem geral no aixo diant. aproveitando que estava trocando as buchas e está td perfeito , discos , pastilhas , rolamentos , óleo , graxa ... mesmo mergulhando em muitas poças de lama e tendo ficado mergulhado um bom tempo até sair no guincho não entrou água no diferencial nem na manga de eixo ... as vedações estão funcionando ...
abs ...
Eduardo Velo
17/09/2013, 09:52
Teste de youtube ... a 1ª vez tentando colocar filme ...
MVI 6720 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hD4jfGepFg0)
abs ...
Instalei um sensor de temperatura digital no lugar do original
Edu,
Esse sensor é o Racetronix?
Tô pensando em colocar esse sensor tb. Tem uma versão com sirene. Vc ajusta um valor máximo, e se a temperatura alcançar esse valor, a sirene dispara. Achei interessante!
431226
Eduardo Velo
17/09/2013, 11:22
Uxio , foi esse mesmo que instalei , não vejo necessidade de instalar o alarme sonoro , mas veio junto ...
Pra instalar no Q20B tive que comprar um adaptador de 1/2 npt macho pra 1/8 npt femea , tirei o sensor que estava no bloco e coloquei com o adaptador , a ligação no painel é só tirar do indicador antigo e ligar no novo e ligar um negativo num dos polos do sensor ... bem simples ...
Vicente Guimaraes
17/09/2013, 12:26
tive que comprar um adaptador de 1/2 npt macho pra 1/8 npt femea , tirei o sensor que estava no bloco e coloquei com o adaptador , a ligação no painel é só tirar do indicador antigo e ligar no novo e ligar um negativo num dos polos do sensor ... bem simples ...
simples... :? :-? ?
Vicente Guimaraes
17/09/2013, 12:40
simples... :? :-? ?
No Hulk eu comprei um indicador analógico (de ponteiro) de temperatura da cronomac,
Edu, essa marca eu não conheço, uma outra marca de relógio digital que parece ser muito boa é a Auto-Gauge, quase comprei mas preferi deixar todo painel com ponteiros.
Estou pensando em instalar aquele SPI ELETRONICO que mede a temperatura do bloco de motor... o que pega é o preço;..
Donatti4x4 - Peças equipamentos e acessórios 4x4 para jeep e veículos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620)
guilhermeabreu
17/09/2013, 18:02
Edu,
Esse sensor é o Racetronix?
Tô pensando em colocar esse sensor tb. Tem uma versão com sirene. Vc ajusta um valor máximo, e se a temperatura alcançar esse valor, a sirene dispara. Achei interessante!
431226
UXIO
Eu tenho feito uma campanha ferrenha lá no tópico das TOYOTAS para a colocação de TERMÔMETROS EXTRAS como este RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO R$125,00 na DELTAPEÇAS ( mede a temp. da ÁGUA ) e o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA SONORO R$150,00 NA DONATTI4X4 ( mede a temp. do bloco ) .
E o pessoal tem colocado cokm força tanto é que chega até faltar nas lojas , mas foi a melhor coisa do mundo que coloquei nos meus carros , já fui salvo por duias vezes e tem relatos do pessoal que tb já salvaram o motor por superaquecimento , ou seja ele APITOU ANTES DE FUNIR O MOTOR .
VALE A PENA , E MUITO BARATO PELO SERVIÇO PRESTADO .
Abraço
guilhermeabreu
17/09/2013, 18:08
Doc , o parafuso da barra panhard do meu , lado do eixo , espanou o parafuso e só não caiu pq a barra da direção impediu ... coloquei um parafuso maior com porca travando ...
Troquei as buchas das links diant. , ficou bem macio , ainda falta trocar os amort. tras. pelo Cofap L 12066 que vou pegar amanhã ...
Instalei um sensor de temperatura digital no lugar do original , a temperatura ficou em 60ºC andando aqui por perto , verifiquei a valv. termostática e está perfeita , no antigo não passava do 1º risco e achava que tinha defeito , mas o motor não aquece mesmo , depois que troquei o radiador por esse que tem uma carreira a mais na colméia ficou assim , já faz tempo isso , mas sempre achei que fosse defeito do marcador a temp. ficar muito baixa ... a temp. só sobe qdo mantenho a vtr acima de 110 km/h ou em subidas longas , mesmo assim não chegava no 3º risco no marcador , agora vou pegar estrada e ver qto marca no digital ...
Estava sem a luz do óleo no painel fazia um bom tempo tb , como tenho o marcador de pressão de óleo no painel não esquentei com isso , fui querer trocar e vi que a posição que fica o sensor é muito ruim e se tirasse não ia conseguir colocar o novo , aí fiz uma gambi no tubo que vai pro marcador pra acender a luz de óleo qdo o motor está sem pressão de óleo ...
Tb fiz uma checagem geral no aixo diant. aproveitando que estava trocando as buchas e está td perfeito , discos , pastilhas , rolamentos , óleo , graxa ... mesmo mergulhando em muitas poças de lama e tendo ficado mergulhado um bom tempo até sair no guincho não entrou água no diferencial nem na manga de eixo ... as vedações estão funcionando ...
abs ...
EDU
Beleza , sempre aprimorando na PREVENÇÃO , mas vale a pena colocar a sirene , pois mesmo vc sendo esperto em ver o termômetro pode um dia vc distrari e não ver a marcação no digital .
Instalei este termômetro no caminhão F-4000 da nossa ASSOCIAÇÃO DE POMBOS CORREIO e já foi salvo o motor por duas vezes , ano passado , bateu o motor por 3x por superaquecimento , é que o motorista mete o pau e o caminhão é velho e quase não da para enchergar o marcador de temperatura e ele só para qdo tranca o motor e agora não e o incrível trocamos o motor que era o MWM 216 pelo MWM 229 e a temperatura tem sido entre 55ºC a 62ºC nas subidas segundo o motorista , estes motores mais antigos de baixo giro aquecem pouco mesmo , trabalham bem friozinho .
guilhermeabreu
17/09/2013, 18:11
No Hulk eu comprei um indicador analógico (de ponteiro) de temperatura da cronomac,
Edu, essa marca eu não conheço, uma outra marca de relógio digital que parece ser muito boa é a Auto-Gauge, quase comprei mas preferi deixar todo painel com ponteiros.
Estou pensando em instalar aquele SPI ELETRONICO que mede a temperatura do bloco de motor... o que pega é o preço;..
Donatti4x4 - Peças equipamentos e acessórios 4x4 para jeep e veículos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620)
VICENTE
O AUTO GAUCE , são muito bons bonitos mas muito caros .
Vicente Guimaraes
17/09/2013, 18:15
Dr. é como remédio bom... é caro mas é o melhor do mercado, super confiáveis e duráveis. Eu desisti de compra porque ia trocar todos os relógios do Hulk, e daí ia sair muito caro colocar tudo Auto-Gauge....
Eduardo Velo
17/09/2013, 19:15
Doc , tem um alerta tb no termometro digital , está bem na minha cara , coloquei pra alarmar com 92ºC , se chegar nessa temp. vai ficar piscando a luz amarela que é bem forte ... no antigo sempre acompanhei a temp. sem nenhum sinal de alerta , chegava prox. do vermelho em qqer subida longa , era o radiador que estava com capacidade de 30% de eficiência , muitos dutos fechados e ou sujos , esse radiador novo além de ter uma carreira a mais de dutos nunca ficou só com água , sempre usei aditivo vermelho ...
O Q20B está trabalhando da seguinte forma , qdo pego transito e fico com a vtr parada a temp. sobe , mas não passou de 61ºC , é só começar andar a temp. cai na hr e chega a 55ºC , sobe conforme vai andando até 57ºC / 58ºC e cai novamente e só torna a subir qdo pega transito ...
Uso o URSA 40 como óleo lubrificante , vou passar a usar o URSA 15W40 pra ver como o motor se comporta , se manter mais aquecido vou passar a usar esse óleo nas trocas ...
Vicente a instalação é plug in play se tirar o antigo e colocar o novo no painel , a unica coisa a mais é um fio negativo no sensor ... desmontar o painel do fase 1 é mais fácil que no fase 2 ou 3 pq é bi partido ... o seu é um fase 1 / 3 ou 4 , então é mais simples ainda ... rs
Vicente Guimaraes
17/09/2013, 21:37
Edu, esses relógios digitais são show, muito práticos. Agora gostei da dica do Doctor G. de colocar a sirene, mais um alerta que mal tem ;)
Segue as fotos dos relogios que comprei, acho que vai ficar bacana no painel. Vai ficar "quase" original :)
O meu painel é do fase 1, mas o Plinio vai mudar o painel para ficar igual ao do Fase 2 , ou seja vai emendar o bicho :)
https://lh4.googleusercontent.com/-BkUE8Rgcrm4/UfE902AG5PI/AAAAAAAABTI/OJz1p2jpfao/w300-h225-no/w2.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-_1RI4yikh8A/UfE90AkxzzI/AAAAAAAABS8/somE6nmIDis/w300-h225-no/w1.jpg
Eduardo Velo
17/09/2013, 22:13
A sirene é a mesma usada pra ré ... não vejo necessidade pra mim , estou sempre olhando o painel ...
A temp. no bloco acho interessante pq se não for percebido um vazamento de água , vai ligar o motor e não vai acusar temp. alta pq não vai circular água pelo sensor , mas o bloco vai aquecer e vai alarmar ...
Acho que vai usar outros botões tb né ?? , se usar os botões de painel do MB da pra fazer um módulo de painel bem interessante e mantem o estilo off road ...
Interruptor Tecla Do Farol Auxiliar Mercedes Benz - R$ 10,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500296301-interruptor-tecla-do-farol-auxiliar-mercedes-benz-_JM)
abs ...
Vicente Guimaraes
17/09/2013, 22:19
Valeu Edu, grande dica do interruptor, pretendo usar botões sim são bem legais essas da MB.
Sobre o SPIA eletronico acho que vou comprar sim. :)
Os do Galego são da Tacobrás, linha náutica, em aço inox, e com um monte de proteção, isolamento, e não sei mais o quê!
Confiram a partir daqui - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-120.html#post1966680 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-120.html#post1966680)
431353
ROBERTO SCHOLLER
18/09/2013, 09:47
Os do Galego são da Tacobrás, linha náutica, em aço inox, e com um monte de proteção, isolamento, e não sei mais o quê!
Confiram a partir daqui - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-120.html#post1966680 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-120.html#post1966680)
431353
:palmas::palmas::palmas: :concordo:
Vicente Guimaraes
18/09/2013, 11:10
Show esse Tacobrás heim Uxio, muito legais, comprei parecidos (com fundo Branco) da Cronomac.
Comprei
Velocimentro (grande)
Conta giros (grande)
Sinaleira
Nível Combustível
Pressão Turbo
Pressão Óleo
Temperatura de água
Temperatura do óleo
https://lh4.googleusercontent.com/-BkUE8Rgcrm4/UfE902AG5PI/AAAAAAAABTI/OJz1p2jpfao/w300-h225-no/w2.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-_1RI4yikh8A/UfE90AkxzzI/AAAAAAAABS8/somE6nmIDis/w300-h225-no/w1.jpg
guilhermeabreu
18/09/2013, 12:23
431353
UXIO
Para eu poder comprar destes aí terei que dar mais uns 4 meses de plantões extras pois devem serem caríssimos . Mas vai comprar uma só vez tb né ????????????
UXIO
Para eu poder comprar destes aí terei que dar mais uns 4 meses de plantões extras pois devem serem caríssimos . Mas vai comprar uma só vez tb né ????????????
:discordo:
São mais baratos que os da Cronomac.
Peguei os da linha náutica pq, além de terem fundo branco, possuem várias proteções:
- Canecas de aço inox AISI 304
- Vedação frontal e traseira IP65 para proteção contra chuva e poeira
- Proteção anti-embaçante
- Proteção nos instrumentos contra interferências externas causadas por ruídos elétricos, ex: buzinas, relês, interferências eletromagnéticas
- Proteção contra queima de instrumentos provocados por picos de tensão da alimentação
- Proteção contra raios ultra-violeta em todo o material de acabamento dos instrumentos (mostrador, ponteiro, aro externo e interno
- Iluminação à led (perene)
- Alta resistência a vibrações
- Indicadores elétricos micro-controlados
- Inspeção em 100% antes de enviar aos clientes
Os medidores são da Turotest. Comprei tudo na Tacobrás junto com a bóia tubular pro Engesa. A bóia é feita e calibrada pro medidor. Ligue na Tacobrás e fale com Lucinete, tel 11 3845-3266.
guilhermeabreu
18/09/2013, 20:59
:discordo:
São mais baratos que os da Cronomac.
Peguei os da linha náutica pq, além de terem fundo branco, possuem várias proteções:
- Canecas de aço inox AISI 304
- Vedação frontal e traseira IP65 para proteção contra chuva e poeira
- Proteção anti-embaçante
- Proteção nos instrumentos contra interferências externas causadas por ruídos elétricos, ex: buzinas, relês, interferências eletromagnéticas
- Proteção contra queima de instrumentos provocados por picos de tensão da alimentação
- Proteção contra raios ultra-violeta em todo o material de acabamento dos instrumentos (mostrador, ponteiro, aro externo e interno
- Iluminação à led (perene)
- Alta resistência a vibrações
- Indicadores elétricos micro-controlados
- Inspeção em 100% antes de enviar aos clientes
Os medidores são da Turotest. Comprei tudo na Tacobrás junto com a bóia tubular pro Engesa. A bóia é feita e calibrada pro medidor. Ligue na Tacobrás e fale com Lucinete, tel 11 3845-3266.
Estou impressionado com o preço , simplesmente inacreditável tudo isto por tão pouco .
Estou impressionado com o preço , simplesmente inacreditável tudo isto por tão pouco .Que bom que gostou. :concordo:
E se comprar a bóia tubular + marcador, já te enviam o marcador calibrado pra bóia. Idem pro sensor do marcador de temperatura do MWM 2.8!
guilhermeabreu
18/09/2013, 21:41
Que bom que gostou. :concordo:
E se comprar a bóia tubular + marcador, já te enviam o marcador calibrado pra bóia. Idem pro sensor do marcador de temperatura do MWM 2.8!
UXIO
Obrigado pela EXCELENTE dica .
Estou impressionado com o preço , simplesmente inacreditável tudo isto por tão pouco .
Quanto??????
UXIO
Eu tenho feito uma campanha ferrenha lá no tópico das TOYOTAS para a colocação de TERMÔMETROS EXTRAS como este RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO R$125,00 na DELTAPEÇAS ( mede a temp. da ÁGUA ) e o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA COM SINAL DE ALERTA SONORO R$150,00 NA DONATTI4X4 ( mede a temp. do bloco ) .
E o pessoal tem colocado cokm força tanto é que chega até faltar nas lojas , mas foi a melhor coisa do mundo que coloquei nos meus carros , já fui salvo por duias vezes e tem relatos do pessoal que tb já salvaram o motor por superaquecimento , ou seja ele APITOU ANTES DE FUNIR O MOTOR .
VALE A PENA , E MUITO BARATO PELO SERVIÇO PRESTADO .
Abraço
Doc e demais,
Caso pretendam comprar o SPIA na Donatti 4x4, tenham bastante cautela na compra. Na listas daqui de Salvador estão aparecendo reclamações quanto à demora na entrega.
Tem gente que comprou na Donatti 4x4 faz mais de um mês e até hoje não recebeu os produtos comprados e nem sequer enviaram o código de rastreamento dos Correios, e tampouco informam quando vão enviar os produtos.
E aqui no fórum surgiu um tópico sobre essa situação da Donatti 4x4 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/104365-atencao-donatti-4x4.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/104365-atencao-donatti-4x4.html)
Então pessoal, caso pretendam comprar na Donatti 4x4, cerquem-se de todos os cuidados. Procurem saber se têm os produtos em estoque para envio imediato e qual o prazo de postagem após confirmação do pagamento.
CARLOS SIQUEIRA
19/09/2013, 12:33
Edu, a "Jabiraca" está ficando "chic"!!!! Também instalei um sensor de temperatura no bloco do "Mulo" e da "Criôla", mas da marca Thunder, que só alarma visualmente por um led, com 95ºC, foi bem em conta, simples e funcional. No "Mulo" a faixa de temperatura ficou entre 65 e 70ºC, próximo dos valores do termômetro(elétrico) do painel da Willtec. Achava um pouco frio para motores diesel, mas pelo visto, os nossos motores trabalham nestas condições mesmo, sendo que o meu radiador é o da H-100, e tenho turbo. Estou como motorista da "radiopatroa", que recupera-se da primeira cirurgia de catarata, e aguarda a marcação da próxima, por isso, acho que não vai rolar de ir ao encontro das "F's" na Canastra, vamos aguardar... De quebra posto fotos da "Criôla", que "tostou" no forno(pintei de preto as partes cromadas e rodas), após cair de "queixo" no chão(quebrou o pivo).
[]'s
Vicente Guimaraes
19/09/2013, 14:01
Falar Siqueira, ficou brutona !!
Marcus Brandão
19/09/2013, 15:03
Uxio , foi esse mesmo que instalei , não vejo necessidade de instalar o alarme sonoro , mas veio junto ...
Pra instalar no Q20B tive que comprar um adaptador de 1/2 npt macho pra 1/8 npt femea , tirei o sensor que estava no bloco e coloquei com o adaptador , a ligação no painel é só tirar do indicador antigo e ligar no novo e ligar um negativo num dos polos do sensor ... bem simples ...
Tá doido, doido? Tá com a sirene na mão e não vai instalar pq?
Tô usando no Gafanhoto tem um ano, aproximadamente. Muito bom.
Esconda dentro do painel que vc nem vai lembrar que está lá.
Cara, postei umas fotos no tópico do Gafanhoto sobre a instalação e condições de temperatura do motor.
Acabei de pegar a vtr no meca.
Tá pegando muito bem.
Serviços:
geral na BI. Geral meeeeesmo.
Localizada entrada de ar próximo ao tanque de combustível e corrigida.
troca da bomba auxiliar de combustível.
descarbonização do cabeçote e esmerilamento das valvulas.
troca total do escapamento com colocação de junta flexível.
Resultado:
uns tanto por cento a mais de potência. 0,3 a mais de pressão no turbo.
diminuição drástica da emissão de fumaça (já era pouco)
aumento de 15 graus no funcionamento do motor.
Seis kms de subida forçada e chegou a 92. Aí parou. Na reta a temp. baixou
meu alarme está regulado pra avisar a 97.
Ainda vou trocar todo o líquido de arrefecimento mas...
Agora é pra vc, Doc.:
Embarco amanhã à noite para Manaus, chego à meia noite e após um tour espiritual pela cidade, seguiremos para uma pescaria de 5 dias. Tucunas azuis e grandes bagres. Depois mostro as fotos pra te matar de inveja.
431353
Show hein? e o velocimetro? quanto valem? abs
Eduardo Velo
20/09/2013, 11:58
Luti , a Tacobrás fica na Sto Amaro , n. 1182 ... quase em frente a FMU de Sto Amaro ...
Assim que der vou dar um chego lá pra fuçar ... rs
abs ...
Pegue os preços de tudo lá edu...rss
Eduardo Velo
20/09/2013, 12:20
Siqueira , tb só vou ficar com o alerta que é a luz amarela piscando , não vou colocar o sonoro pq nunca usei sonoro em nenhuma vtr e sempre fico atento ao painel ...
Sou fã de SW4 , além de ser Toyota é uma vtr de excursão e encara fácil qqer obstáculo off road ... a vtr é muito simples e funcional ... o pivô com certeza ja devia estar pra quebrar ...
Vamos tentar marcar alguma coisa entre Caragua e Paraty pra gente juntar o povo do Rio e de SP e curtir uma praia de quebra ... em novembro seria legal , até mesmo as balsas em Natividade seria um passeio interessante pra curtir um solzinho e pegar uma trilha ...
Marcus , boa pescaria meu camarada , minha pesca é no peixaria mesmo ... rsrs , pego limpo , escamado e fatiado ... depois só vai pro forno , geralmente usando a receita do Doc com algumas variações , o pessoal aqui de casa manda ver no peixe á moda Angra , não sobra nada ... rs , qto a troca de água no sistema de arrefecimento , faça isso o mais breve possível , tive que trocar bomba dágua , termostato , mangueiras , radiador , selos ... tudo pq o antigo dono só colocava água , qdo fiz a limpeza foi demorado pq coloquei água num balde grande e coloquei pra circular no motor , saiu bastante sujeira , depois deixei um tempo com água e fiz a mesma coisa e saiu mais sujeira , fiz isso 4 vzs pra deixar bem limpo , aí montei e coloquei água com aditivo radiex vermelho e nunca mais tve problema ... toda essa mexida que deu motor vai ter que deixar o sistema de arrefecimento bem limpo pra não ter mais problemas , vai esquecer que existe motor ... rs
Siqueira bom saber que não é só meu Q20B que trabalha frio ... rsrs estava até pensando como aumentar essa temp. de trabalho , mas já ta assim a tanto tempo e desde que peguei nunca mexi na BI , nem nos bicos ...
abs ...
Eduardo Velo
20/09/2013, 12:22
Pegue os preços de tudo lá edu...rss
Veggi , qdo for lá vou ver se pego catálogo com preços ... se não der pra pegar vejo preço dos inst. que interessam pra gente ...
abs ...
guilhermeabreu
20/09/2013, 14:35
Tá doido, doido? Tá com a sirene na mão e não vai instalar pq?
Tô usando no Gafanhoto tem um ano, aproximadamente. Muito bom.
Esconda dentro do painel que vc nem vai lembrar que está lá.
Cara, postei umas fotos no tópico do Gafanhoto sobre a instalação e condições de temperatura do motor.
Acabei de pegar a vtr no meca.
Tá pegando muito bem.
Serviços:
geral na BI. Geral meeeeesmo.
Localizada entrada de ar próximo ao tanque de combustível e corrigida.
troca da bomba auxiliar de combustível.
descarbonização do cabeçote e esmerilamento das valvulas.
troca total do escapamento com colocação de junta flexível.
Resultado:
uns tanto por cento a mais de potência. 0,3 a mais de pressão no turbo.
diminuição drástica da emissão de fumaça (já era pouco)
aumento de 15 graus no funcionamento do motor.
Seis kms de subida forçada e chegou a 92. Aí parou. Na reta a temp. baixou
meu alarme está regulado pra avisar a 97.
Ainda vou trocar todo o líquido de arrefecimento mas...
Agora é pra vc, Doc.:
Embarco amanhã à noite para Manaus, chego à meia noite e após um tour espiritual pela cidade, seguiremos para uma pescaria de 5 dias. Tucunas azuis e grandes bagres. Depois mostro as fotos pra te matar de inveja.
PÔHHHHHH MARCÃO
Só pra sacanear MESMO NÃO É ???????????????
Estes TUCUNAS AZUIS são meus sonhos de consumo , bagre não ligo pra mim é tudo bicho .
Boa viagema e boa pescaria coloca as fotos depois .
Abração
guilhermeabreu
20/09/2013, 14:38
Veggi , qdo for lá vou ver se pego catálogo com preços ... se não der pra pegar vejo preço dos inst. que interessam pra gente ...
abs ...
EDU
Faça isto , fiquei encantado com o visual , deve ser muito bom . E adiciona lá em cima e LOJAS DE PEÇAS .
Abraço
guilhermeabreu
20/09/2013, 14:38
Edu, a "Jabiraca" está ficando "chic"!!!! Também instalei um sensor de temperatura no bloco do "Mulo" e da "Criôla", mas da marca Thunder, que só alarma visualmente por um led, com 95ºC, foi bem em conta, simples e funcional. No "Mulo" a faixa de temperatura ficou entre 65 e 70ºC, próximo dos valores do termômetro(elétrico) do painel da Willtec. Achava um pouco frio para motores diesel, mas pelo visto, os nossos motores trabalham nestas condições mesmo, sendo que o meu radiador é o da H-100, e tenho turbo. Estou como motorista da "radiopatroa", que recupera-se da primeira cirurgia de catarata, e aguarda a marcação da próxima, por isso, acho que não vai rolar de ir ao encontro das "F's" na Canastra, vamos aguardar... De quebra posto fotos da "Criôla", que "tostou" no forno(pintei de preto as partes cromadas e rodas), após cair de "queixo" no chão(quebrou o pivo).
[]'s
CARLINHOS
SÓ PRA LEMBRAR , PIVÔS NOVOS SÓ ORIGINAIS .
Abraço
CARLOS SIQUEIRA
20/09/2013, 19:07
Vicente, obrigado pelo elogio. Aos poucos vou arrumando...
Edu, vamos nos falando... O grupo VQQ, está marcando alguma coisa proximo a estes locais, quando decidirem, veremos se podemos conciliar o nosso com o deles.
Guilhermão, relaaaaxxxaaa, os VIEMAR, são aplicados em linhas de montagem, ou seja originais também.
[]'s
Show hein? e o velocimetro? quanto valem? abs O Velocímetro não vai ser da linha náutica da Turotest, pq não tem. Tô decidindo qual colocar, provavelmente será Cronomac, linha Croma, fundo branco, referência 121521CB, relação W625 (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2 (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2)), mas tô procurando algum similar com uma escala menor, até 140 km/h.
(http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2) (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2) (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2)431769
Mas tô procurando algum similar com uma escala menor, até 140 km/h.
guilhermeabreu
21/09/2013, 01:21
O Velocímetro não vai ser da linha náutica da Turotest, pq não tem. Tô decidindo qual colocar, provavelmente será Cronomac, linha Croma, fundo branco, referência 121521CB, relação W625 (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2 (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2)), mas tô procurando algum similar com uma escala menor, até 140 km/h.
(http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2) (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2) (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=179&category_id=100&option=com_virtuemart&Itemid=2)431769
Mas tô procurando algum similar com uma escala menor, até 140 km/h.
UXIO
Sugestão :
Pq vc não coloca um TRIP TOTEM , vc pode regular a velocidade real independente do tamanho do pneu , tenho em meu CORAÇÃO VALENTE vale cada centavo gasto . Retirei o velocímetro original e o fibreiro fez adaptação para ele no lugar , fibra fica tudo mais fácil , e o painel pe de fibra .
Eduardo Velo
21/09/2013, 08:26
Do Fusca é de 140 km/h , não sei se serve ...
Velocimetro De Fusca 76 A 81 Igual A Novo - R$ 100,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510280988-velocimetro-de-fusca-76-a-81-igual-a-novo-_JM)
Uso o mesmo tipo do Doc no meu engesa , fica em cima do painel , o velocímetro original está lá mas marca uns 20% a menos , está ligado no mesmo cabo que vem do cambio , tem um T que faz a divisão entre o velocímetro original e o Totem ...
UXIO
Sugestão :
Pq vc não coloca um TRIP TOTEM , vc pode regular a velocidade real independente do tamanho do pneu , tenho em meu CORAÇÃO VALENTE vale cada centavo gasto . Retirei o velocímetro original e o fibreiro fez adaptação para ele no lugar , fibra fica tudo mais fácil , e o painel pe de fibra .
Doc,
Não conheço esse Velocímetro da Trip Totem. Entrei no site e não achei. Teria uma foto?
Do Fusca é de 140 km/h , não sei se serve ...
Velocimetro De Fusca 76 A 81 Igual A Novo - R$ 100,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-510280988-velocimetro-de-fusca-76-a-81-igual-a-novo-_JM)
Uso o mesmo tipo do Doc no meu engesa , fica em cima do painel , o velocímetro original está lá mas marca uns 20% a menos , está ligado no mesmo cabo que vem do cambio , tem um T que faz a divisão entre o velocímetro original e o Totem ...
Edu,
Esse velocímetro do Fusca até que serve, mas o fundo é preto. Queria com fundo branco.
Como vc tb usa o velocimetro Trip Totem, fiquei curioso. Tem fotos?
Eduardo Velo
22/09/2013, 20:54
O que eu e o Doc temos é esse ...
Navegador Totem Trip C R - 4 Fios - Rallye C/ Controle - R$ 240,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508879403-navegador-totem-trip-c-r-4-fios-rallye-c-controle-_JM)
Tem tb esse modelo duplo que achei interessante .
Suporte 2 Kit Pilotos Totem Ou Compass Rally De Regularidade - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509585556-suporte-2-kit-pilotos-totem-ou-compass-rally-de-regularidade-_JM)
abs ...
O que eu e o Doc temos é esse ...
Navegador Totem Trip C R - 4 Fios - Rallye C/ Controle - R$ 240,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508879403-navegador-totem-trip-c-r-4-fios-rallye-c-controle-_JM)
Tem tb esse modelo duplo que achei interessante .
Suporte 2 Kit Pilotos Totem Ou Compass Rally De Regularidade - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509585556-suporte-2-kit-pilotos-totem-ou-compass-rally-de-regularidade-_JM)
abs ...:parede: Tava pensando que era um velocímetro tradicional, redondo, similar ao dos demais carros! Por isso que eu não achava.
Gostei desse Trip Totem! :concordo:
Como vcs fizeram a instalação no painel do carro? Tem fotos?
E a instalação do cabo? É simples ou precisa de algum técnico especializado?
Eduardo Velo
23/09/2013, 10:05
No meu está no apinel com fita dupla face . segue foto
Segui as instruções do manual pra instalar , liga a alimentação + e - , a fiação da lanterna e do sensor se tiver , no meu caso coloquei o T que veio no kit ligando no velocímetrp original que faz girar tb o eixo sensor do Trip Totem , depois peguei uma estrada e segui as instruções pra aferição , deixei com 10% a mais por causa das multas ...
Esse link da Totem tem as instruções de instalação e uso .
download (http://www.totemonline.com.br/download/download.htm#catalogo_trip)
abs ...
Vicente Guimaraes
23/09/2013, 11:44
Galera, eu particularmente acho o triptotem muito feio, também é caro e, apesar de preciso não é 100%... por exemplo vc tem que regular toda vez que muda o pneu (por um maior ou menor) e até o desgaste dos pneus interfere... um 33" gasto fica do tamanho de um 32" novo.... aí já interfere na precisão...
NO meu caso eu fiz o seguinte, O velocimetro que comprei (cronomac) foi mais para compor o painel mesmo, para não ficar um buraco, porque sei que não será tão exato. Para ser exato eu comprei um GPS prioritariamente para marcar a velocidade, comprei um Garmin Nuvi usado no ML (mas bem novo) nada é tão preciso quando o GPS.
guilhermeabreu
23/09/2013, 12:37
:parede: Tava pensando que era um velocímetro tradicional, redondo, similar ao dos demais carros! Por isso que eu não achava.
Gostei desse Trip Totem! :concordo:
Como vcs fizeram a instalação no painel do carro? Tem fotos?
E a instalação do cabo? É simples ou precisa de algum técnico especializado?
UXIO
Concordo com o VICENTE qdo ele diz que é feio , e não concordo qdo ele diz que não é preciso , ele é muito preciso , e qdo vc troca de tamanho de pneu vc faz a nova aferição e ele volta marcar 100% correto , esta para mim é maior vantagem dele , mesmo ele sendo horroso optei por ele por esta principal facilidade que vc poder sempre fazer a aferição qdo troca de pneus , e contestando mais uma vez o VICENTE , se ele fala que o pneu gasto fica menor , é só vc fazer nova aferição que não dura nem 5 minutos .
O meu instalei ele no lugar do original embutido no painel , tem fotos dele no meu FROTA 4X4 , ficou HORROROSO mas muito bom e preciso , para instalar é mole , não precisa de mão de obra especializada , o meu eu que instalei , apenas levei no eletricista para fazer a ligação elétrica .
Abraço , VALE CADA CENTAVO GASTO , além de vc ter ele como navegador de planilhas em um RAID ou apenas conhecer outros lugares que vc queira conhecer e tem uma planilha em mãos .
Eduardo Velo
23/09/2013, 12:49
Tenho GPS fixo na parte superior do parabrisa tb ...
O Trip Totem uso como medidor de KM , pra saber como está a carga da bateria usando o guincho , não confio no marcador de comb. , sei que faz média de 10km/l , então abasteço pela km rodada ...
Tem que pensar que é um acessório a mais ... dependendo so uso da vtr não precisa mesmo ...
Tenho nas duas JEEP (SW e TRUCK) instalados, e são 100% precisos, tenho uma distância de referência (2,240m) e sempre que passo por lá confiro.
Vicente Guimaraes
23/09/2013, 14:37
Dr. Guilherme, como eu disse ele mede certo se o dono for zeloso e fizer regulagens, a questão da regulagem é que é chata. Acho o GPS mais bonito e é super-preciso, além disso é prático, ligou esqueceu. Ah o meu GPS eu comprei por R$ 100 (usado no ML em excelente estado)
guilhermeabreu
23/09/2013, 17:44
Dr. Guilherme, como eu disse ele mede certo se o dono for zeloso e fizer regulagens, a questão da regulagem é que é chata. Acho o GPS mais bonito e é super-preciso, além disso é prático, ligou esqueceu. Ah o meu GPS eu comprei por R$ 100 (usado no ML em excelente estado)
VICENTE
Fica triste comigo não , eu sei que o GPS marca legal , só que ele não tem ODÔMETRO TOTAL acumulativo e nem parcial e para enxergar a velocidade fica um pouco ruim ainda mais se insidir sol sobre ele .
O TRIP TOTEM funciona como velocímetro com ODÔMETRO PARCIAL E TOTAL digital de fácil leitura , fácil de ver , e mesmo se vc retirar a bateria ele guarda na memória o KM que vc rodou, é um velocímetro mesmo , mas muito HORROROSO como vc citou . Além de mostrar a carga da bateria como o EDU citou tb . Compraria de novo se fosse nescessário embora ache muito feio , ou melhor HORROROSO .
Abração
OTTO HEITZMANN
23/09/2013, 17:48
Painel é do Ottomovel, que tinha Velocimetro aferido, Velocimetro Digital, 2 GPS, mais um computador.......kkkkk,
UXIO
Concordo com o VICENTE qdo ele diz que é feio , e não concordo qdo ele diz que não é preciso , ele é muito preciso , e qdo vc troca de tamanho de pneu vc faz a nova aferição e ele volta marcar 100% correto , esta para mim é maior vantagem dele , mesmo ele sendo horroso optei por ele por esta principal facilidade que vc poder sempre fazer a aferição qdo troca de pneus , e contestando mais uma vez o VICENTE , se ele fala que o pneu gasto fica menor , é só vc fazer nova aferição que não dura nem 5 minutos .
O meu instalei ele no lugar do original embutido no painel , tem fotos dele no meu FROTA 4X4 , ficou HORROROSO mas muito bom e preciso , para instalar é mole , não precisa de mão de obra especializada , o meu eu que instalei , apenas levei no eletricista para fazer a ligação elétrica .
Abraço , VALE CADA CENTAVO GASTO , além de vc ter ele como navegador de planilhas em um RAID ou apenas conhecer outros lugares que vc queira conhecer e tem uma planilha em mãos .
Ok. Quase convencido.
Em que página tá a foto do CV como o Trip Totem no painel? Tá flórida procurar! O CV tem 100 páginas! :mrgreen:
Vicente Guimaraes
23/09/2013, 18:23
Dr Guilherme, estou na boa, traquilo :) tem razão na questão do odômetro.... :curtir: Poh!! Otto humilhou... parece painel de aviaõ :curtir:
OTTO HEITZMANN
23/09/2013, 18:45
Dr Guilherme, estou na boa, traquilo :) tem razão na questão do odômetro.... :curtir: Poh!! Otto humilhou... parece painel de aviaõ :curtir:
Na minha opinião o melhor é para jeep é o velocimetro digital (no meu caso o COMPASS), pratico, boa visualização, a prova de agua, preciso, facil instalação......
Esse painel é porque andei cruzando desertos da Bolivia/Chile/Argentina em lugares bastantes afastados somente eu e a minha mulher, então nós precisavamos disso tudo para a navegação.
Vicente Guimaraes
23/09/2013, 19:08
Otto eu vou querer fazer essas viagens também... se puder me mande seus contatos por MP para pegar umas dicas ! :) no meu blog já tem alguma coisa mas ainda falta comer muita poeira... Viagens à América do Sul (http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/)
guilhermeabreu
23/09/2013, 21:49
Painel é do Ottomovel, que tinha Velocimetro aferido, Velocimetro Digital, 2 GPS, mais um computador.......kkkkk,
PÔÔHHHHHHH OTTO
Não precisa de humilhar tanto assim né ??????????????????????? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs .
guilhermeabreu
23/09/2013, 22:40
Ok. Quase convencido.
Em que página tá a foto do CV como o Trip Totem no painel? Tá flórida procurar! O CV tem 100 páginas! :mrgreen:
ÉHHHHHHHHHHHHH UXIO
Amigo é pra estas coisas mesmo pqp , fui procurar a foto e comecei de tras pra frente e enchi o saco , fui até a página 60 e recomecei da página 1 , pqp , fui achar a foto só la na PÁGINA 52 esta lá .
Sei que é um saco procurar fotos em 100 páginas e vc ainda me deu hoje os parabens pela centézima página , é isto , fiz por prazer , pq o TRIP TOTEM ou o COMPASS do OTTO , um é o concorrente do outro , os dois são bons , vale a pena colocar e pela foto não ficou tão ruim assim tb não olha só lá .
OBS :
Repara só o tamanhozinho da caixa evaporadora de 45.000 BTUS , gela BAKARAI .
Abração
OTTO HEITZMANN
23/09/2013, 22:57
PÔÔHHHHHHH OTTO
Não precisa de humilhar tanto assim né ??????????????????????? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs .
KKKKKK...o pior quando cada um marca uma velocidade diferente.....ai tem que somar todos e dividir para achar a media........kkkk
guilhermeabreu
23/09/2013, 23:02
KKKKKK...o pior quando cada um marca uma velocidade diferente.....ai tem que somar todos e dividir para achar a media........kkkk
GRANDE OTO
Esta foi ótima , fazer a média de TRUCENTOS APARELHOS INSTALADOS EM SUA NAVE , RSRSRSRSRSRSRS .
Só vc mesmo , mas em pleno deserto do ATACAMA e outros lugares por lá se não tiver instrumentos precisos pode virar tragédia uma viagem de férias .
Abração
Eduardo Velo
23/09/2013, 23:46
Otto , minha mulher não sabe ver guia de ruas , muito menos mapa , se deixar o computador do lado dela pra me passar orientações vou andar em círculos , no mínimo ... rs , seu engesa é muito bem equipado , parabéns pelo jeito que montou os equipamentos ...
Não tenho costume de acompanhar a velocidade pelo GPS , acompanho o Totem pq marca um pouco mais e assim evito multas ...
Doc , olhando melhor não ficou tão feio assim o Totem no lugar do velocímetro ... rs , qdo vi lá em Bananal achei estranho a falta do velocímetro , mas ficou bem prático ... no meu olho á dir. do painel pra ver a velocidade pq o original marca totalmente errado ...
Uxio , pra ligar como o Doc instalou no painel liga o cabo de aço giratório direto no instrumento , elimina o uso do T , muito prática a instalção ...
abs ...
Vicente Guimaraes
24/09/2013, 00:39
Otto , minha mulher não sabe ver guia de ruas , muito menos mapa , se deixar o computador do lado dela pra me passar orientações vou andar em círculos , no mínimo ... rs
hahahah a Ana também é completamente perdida, mesmo com GPS ela se perde, dentro da cidade.. imagine no meio do deserto.... ??
De uma olhada na instalação que fiz para minha JEEP-Truck. TE]
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/48013-bicudinha-pick-up-americana-1951-jeep-truck-5.html
Galera, meu engesa está no estaleiro, e com velocímetro quebrado, comprei um do fase 2 e mandei entregar no RJ. Mas não atentei pra uma coisa... O do fase 2 é maior que o do fase 1?? Eles tem o mesmo W ? Por que não colocar o velocímetro original? Lembrando que o meu eu coloquei a caixinha redutora para correção da velocidade usada em caminhões.
Vicente Guimaraes
25/09/2013, 01:21
João eu acho que é do mesmo tamanho, é padronizado
Eduardo Velo
25/09/2013, 06:43
João , são do mesmo tamanho , pode ficar tranquilo ...
A gente usa outra referência pq o velocímetro original marca muito a menos ... o meu usa tamanho de pneu original e marca bem menos , pra não ficar mexendo com pinhãozinho de câmbio optei por usar o Totem ...
Qdo vai pegar a tranca no Rio ???
abs ...
Walter da Camper
25/09/2013, 09:45
Praticamente qualquer velocímetro mecânico pode ser "calibrado" para marcar corretamente. Basta calcular a porcentagem de erro e instalar um "redutor angular", dispositivo utilizado para ajuste de tacógrafos em caminhões.
Para isso é necessário confeccionar 2 cabos para que o redutor fique entre o câmbio e o velocímetro. Cada cabo terá de um lado o terminal compatível com o ponto onde será ligado e de outro lado o terminal Mercedes utilizado no redutor.
Uma boa oficina de tacógrafos faz tudo isso por menos de 200 latas (paguei R$ 180, no começo deste ano).
No meu caso foi a solução mais simples para manter original o painel de Diplomata, na t-case Band, diferenciais de Troller e pneus 31. O erro era de 40% para menos.
No Jeep Willys vou utilizar este expediente para adaptar velocímetro de moto por diversos motivos (beleza, imunidade à água, odômetro parcial, baixo custo...)
guilhermeabreu
25/09/2013, 13:54
Praticamente qualquer velocímetro mecânico pode ser "calibrado" para marcar corretamente. Basta calcular a porcentagem de erro e instalar um "redutor angular", dispositivo utilizado para ajuste de tacógrafos em caminhões.
Para isso é necessário confeccionar 2 cabos para que o redutor fique entre o câmbio e o velocímetro. Cada cabo terá de um lado o terminal compatível com o ponto onde será ligado e de outro lado o terminal Mercedes utilizado no redutor.
Uma boa oficina de tacógrafos faz tudo isso por menos de 200 latas (paguei R$ 180, no começo deste ano).
No meu caso foi a solução mais simples para manter original o painel de Diplomata, na t-case Band, diferenciais de Troller e pneus 31. O erro era de 40% para menos.
No Jeep Willys vou utilizar este expediente para adaptar velocímetro de moto por diversos motivos (beleza, imunidade à água, odômetro parcial, baixo custo...)
GRANDE WALTER
Para quem tem esta oficina perto de casa é uma belezura e para quem mora aqui por exemplo é um sonho fazer isto aí , a realidade aqui é muito mais fácil com um TRIP TOTEM .
Então Eduardo, eu usei esse redutor angular que o Walter citou, levei em uma oficina de tacografo, o meca fez as medições, fez uns cálculos pra achar a relação do redutor e instalou o redutor na saída da t-case, hoje bate na pinta do GPS... Ficou em 120 royais o serviço na época.
Quanto ao estaleiro, estou indo ao RJ esta semana, acho que está quase pronto...
Ah, perguntei do tamanho dos velocímetros depois que vi a instalação que o Carlos Siqueira fez no engesa dele.
Vicente Guimaraes
26/09/2013, 09:49
João onde fica essa oficina aqui no RJ?
Marcus Brandão
26/09/2013, 11:16
Vicente, Edu, Doc...
coloquem o adaptador e vão conseguir uma marcação precisa no velocímetro comum.
troquei a Tcase do Gafa e ficou 100% com o GPS. preciso cuidado nos pardais.
Na adaptação verifiquem o estado do cabo e troquem se for necessário e depois é só esquecer.
Doc. qquer cidade tem oficina de velocimetro. Comum pra cuidar de tacógrafo. O maior problema é que a oficina tem que ter uma qtidade grande de redutores e às vezes não tem o ideal pra Vc. Encomende na própria oficina, não se contente com um que fique mais ou menos.
Edu, Não comemos peixe de água doce em casa. Os peixes da pescaria, dependendo de mim, voltam todos para a água. Gosto muito de prepara peixes de várias maneiras mas nunca vou pescar pensando nisso.
Com relação à última pescaria, classifico como turismo vivencial, rsssss.
Fiquei hospedado na casa de uma família ribeirinha, cama boa, ventilador, comida... regional, diria. Boa qualidade, bem feita mas bem diferente da nossa.
Quanto aos peixes, pegamos vários de tamanho bom mas nada que vá pra parede uo seja usado par fazer inveja nos amigos. Diferente do programado inicialmente, pescamos no Solimões e não no Negro onde estão os Tucunarés açus. (acho que saiu como azuis no meu último post mas os azuis são aqui da rigião centro oeste.
Se fosse contar toda as aventuras teria que escrever 3 livros. Pessoalmente contarei e garanto muuuuuuitas risadas.
encomendei hoje o sensor original do meu Racetronic pois o meu foi quebrado na retífica, recolocaram um outro mas estou desconfiado deste aumento de temperatura.
abç
João onde fica essa oficina aqui no RJ?
Oi Vicente,
o meu serviço foi feito em Barreiras, inteiro da Bahia, pois morava lá perto... Mas como o próprio Marcos está dizendo acima, qualquer oficina que conserte tacógrafo... Acho que aí no RJ vc deve achar na Av. Brasil ou na Dutra aonde roda muito caminhao.
abraço.
Vicente Guimaraes
26/09/2013, 13:51
Quanto ao estaleiro, estou indo ao RJ esta semana, acho que está quase pronto... João, eu perguntei sobre a oficina "estaleiro" :) e não sobre a de tacógrafos ;)
Marcus Brandão
26/09/2013, 14:33
Isso, a dica ds oficina é geral mas a dúvida era do Doc. Só que pra ele não serve pq ele não usa velocímetro comum
Marcus Brandão
26/09/2013, 15:21
"Oilfield Dodge" Promotional Film 1920s Dodge Brothers Wild Ride - YouTube (http://youtu.be/nq2jY1trxqg)
Eduardo Velo
26/09/2013, 18:07
Marcus , bela filmagem heim ... da pra perceber que os carros ficaram piores , baita vão livre ... tinha que ser assim pq a maioria das estradas era de terra e qdo chovia era barro e erosão pra todo lado ...
Comprei os 2 amort. de F4000 L 12066 pra tras. , 100,00 cada , semana que vem eles entram no lugar dos OF 1417 , tem mais pressão que os de F4000 L 12977 que eu tinha , mas o curso é o mesmo ...
Marcus Brandão
02/10/2013, 15:05
Legal, Edu.
nessas várias oficinas em que o Gafanhoto andou, fizeram o favor de quebrar minha hélice (de fibra rígida). O último pedaço amassou um pouco o caput . Nada sério.
instalei uma elétrica da Pajero e estou gostando muito da temperatura no marcador original. O sensor do racetronic foi quebrado na retífica e substituído por um não original. Já pedi outro.
o race marca em torno de 90 a 95 e disparou o alarme a 102 mas não havia entrado no vermelho o original.
mandei refazer o escarpamento pois tocava com o pneu esterçado. O corno estrangulou a saída . Resultado: perda de potência e aquecimento. Voltei ontem, acompanhei o serviço e ficou muito bom.
estou em fase de teste da temperatura a não estou usando VT. Pois surgiu uma discussão com o Meca.
porra, se a bomba empurra a água pra cima, a posição da VT é com a mola pra cima, certo?
boa sorte com os amortecedores.
abç
Eduardo Velo
02/10/2013, 16:08
Marcus , não entendi sobre a mola da VT , não trabalha como mola , é uma mola térmica , ela dilata e abre com a temp. alta e contrai e fecha com temp. baixa ... do jeito que vc está comentando parece que a VT é uma check valv.
No meu a VT está lá , mas raramente abre pq a temp. de abertura é de 78ºC , fica circulando pelo retorno da bomba de água e só abre qdo pego estrada com subida muito longa ...
Esses mecas aí de brasília são bem desastrados heim ... rs , meu meca costuma deixar algum parafuso solto , mas como já sei disso verifico td que ele fez qdo chega em casa ...
Vou trocar o amort. tras. junto com as buchas lonadas da panhard que devem chegar até o fds , vai ficar td com borracha ... PU já era ... rs
Estou aguardando o aquecimento global atingir o litoral paulista pra fazer alguma trilha e pegar uma praia depois ... por enqto aqui só estamos na fase do esfriamento global ... rs
guilhermeabreu
02/10/2013, 22:20
Marcus , não entendi sobre a mola da VT , não trabalha como mola , é uma mola térmica , ela dilata e abre com a temp. alta e contrai e fecha com temp. baixa ... do jeito que vc está comentando parece que a VT é uma check valv.
No meu a VT está lá , mas raramente abre pq a temp. de abertura é de 78ºC , fica circulando pelo retorno da bomba de água e só abre qdo pego estrada com subida muito longa ...
Esses mecas aí de brasília são bem desastrados heim ... rs , meu meca costuma deixar algum parafuso solto , mas como já sei disso verifico td que ele fez qdo chega em casa ...
Vou trocar o amort. tras. junto com as buchas lonadas da panhard que devem chegar até o fds , vai ficar td com borracha ... PU já era ... rs
Estou aguardando o aquecimento global atingir o litoral paulista pra fazer alguma trilha e pegar uma praia depois ... por enqto aqui só estamos na fase do esfriamento global ... rs
EDU
Qdo vc fala :
" Vou trocar o amort. tras. junto com as buchas lonadas da panhard que devem chegar até o fds , vai ficar td com borracha ... PU já era ... rs "
Ha 4 anos que venho falando isto lembra ???? PU JÁ ERA .
Eduardo Velo
03/10/2013, 06:58
Doc , o Rogerio cortou tb as buchas das panhard ?? não sabia ... mandamos fazer com 2 mm a mais como nas links , vai ficar com 52 mm de diam. e a largura é a mesma da link ...
Fico pensando em quem coloca PU como calço de carroceria , será que não corre risco de esfarelar ou trincar ??
Vicente Guimaraes
03/10/2013, 09:52
" Vou trocar o amort. tras. junto com as buchas lonadas da panhard que devem chegar até o fds , vai ficar td com borracha ... PU já era ... rs "
Ha 4 anos que venho falando isto lembra ???? PU JÁ ERA .
O pior é que as lojas anunciam e vendem estas buchas de PU como se fossem a 8ª maravilha do mundo :???:
Eduardo Velo
05/10/2013, 12:26
Fui trocar os amortecedores e buchas da panhard tras. hj e tive uma surpresa ruim , a bucha de PU que está na panhard é de tubo interno bi partido , aconteceu o mesmo que nas links diant. vai ter que cortar na serra pq o parafuso acaba soldando a frio no tubo não tem como tirar sem cortar , a posição é muito ruim pq é a interna , vou montar de novo e levar no S. Rogério pra ele dar o jeito dele pra tirar ... uma lixadeira com disco de corte da conta ...
abs ...
guilhermeabreu
05/10/2013, 19:47
Doc , o Rogerio cortou tb as buchas das panhard ?? não sabia ... mandamos fazer com 2 mm a mais como nas links , vai ficar com 52 mm de diam. e a largura é a mesma da link ...
Fico pensando em quem coloca PU como calço de carroceria , será que não corre risco de esfarelar ou trincar ??
EDU
Use as mesmas borrachas lonadas para calço de carroceria , no meu esta assim e não acaba e é macio e firme ao mesmo tempo .
Eduardo Velo
05/10/2013, 20:27
Doc , estou tb colocando calços um pouco maiores na carroceria pq está dando batente do suporte superior das molas tras. na carroceria , troquei por calços novos faz uns 4 anos e eles amassaram bastante , estou colocando calços semi novos que tinha guardado com meio calço a mais pra distanciar e parar de pegar na carroceria , enqto estava colocando pensei em fazer pedido na borrachas rocha , ainda vou medir pra ver qual medida é ideal pra não ter que mexer na barra de direção ...
Vou pra Canastra com ele dia 14/11 , espero encontrar com o Rogerio e o Vicente por lá , vamos ficar em SJ do Barreiro , mas vamos rodar por SR de Minas e talvez até atravessamos o parque pra Sacramento , por enqto vai só eu e o Carlão da Camper 4 portas daqui ... ainda estamos planejando o que fazer por lá ...
Sofri um bocado pra tirar os parafusos dos calços , alguns parafusos e porcas enferrujaram demais , as de aço estão perfeitas , o problema é que pedi pra trocar esses calços num meca aqui perto pq estava fazendo curso ha 4 anos atras e não ia ter tempo de mexer , o fdp colocou porcas de ferro e deve ter ficado com as de aço pra ele ou enfiou em algum lugar ... rs
guilhermeabreu
07/10/2013, 12:04
Doc , estou tb colocando calços um pouco maiores na carroceria pq está dando batente do suporte superior das molas tras. na carroceria , troquei por calços novos faz uns 4 anos e eles amassaram bastante , estou colocando calços semi novos que tinha guardado com meio calço a mais pra distanciar e parar de pegar na carroceria , enqto estava colocando pensei em fazer pedido na borrachas rocha , ainda vou medir pra ver qual medida é ideal pra não ter que mexer na barra de direção ...
Vou pra Canastra com ele dia 14/11 , espero encontrar com o Rogerio e o Vicente por lá , vamos ficar em SJ do Barreiro , mas vamos rodar por SR de Minas e talvez até atravessamos o parque pra Sacramento , por enqto vai só eu e o Carlão da Camper 4 portas daqui ... ainda estamos planejando o que fazer por lá ...
Sofri um bocado pra tirar os parafusos dos calços , alguns parafusos e porcas enferrujaram demais , as de aço estão perfeitas , o problema é que pedi pra trocar esses calços num meca aqui perto pq estava fazendo curso ha 4 anos atras e não ia ter tempo de mexer , o fdp colocou porcas de ferro e deve ter ficado com as de aço pra ele ou enfiou em algum lugar ... rs
É uma merda isto , no meu levei o raio$$$$$$$$$$ mas comprei parafusos inox .
Se mandar fazer na BORRACHAS ROCHA vai ficar muito bom e bonito .
Eduardo Velo
08/10/2013, 10:16
Doc , tá dando trabalho , mas tá saindo ...
O suporte da mola pegava na carroceria , demorou pra saber o que era pq ali fica aquela saia de proteção lateral de fibra e não da pra ver se não tirar essa peça ... dava um back qdo passava em alguma vala ou buraco e não conseguia saber o que era até ver esses amassados na carroceria ... com os calços não vai pegar mais ...
guilhermeabreu
08/10/2013, 11:50
EDU
Os calços originais tem 2cm de altura , no meu coloquei com 8cm pq precisei por causa do radiador maior que tive de colocar e como vc gosta de o mais original possível , manda fazer na BORRACHAS ROCHA calço com 4cm de altura , apenas 2cm a mais do que os originais , vc nem vai perceber e não irá mais bater a carroceira no suporte .
Eduardo Velo
08/10/2013, 12:24
Doc , estava pensando nessa medida mesmo , 40 mm , pq o calço original é de 1" = 25,4 mm com mais 1/2 calço como estou fazendo vai pra 38 mm , a borracha lonada cede mais que essa borracha de cabine da D40 que usamos como calços originais , então colocando com 40 mm vai chegar na medida que estou precisando e não vai ceder mais que isso ...
Não sei como vc fez na furação , mas é interessante manter o tubo que liga o calço inferior e superior , esse tubo impede que a carroceria se mexa mesmo se soltar a porca ... vai ficar mais macio que Landau ... rs
guilhermeabreu
08/10/2013, 13:49
Doc , estava pensando nessa medida mesmo , 40 mm , pq o calço original é de 1" = 25,4 mm com mais 1/2 calço como estou fazendo vai pra 38 mm , a borracha lonada cede mais que essa borracha de cabine da D40 que usamos como calços originais , então colocando com 40 mm vai chegar na medida que estou precisando e não vai ceder mais que isso ...
Não sei como vc fez na furação , mas é interessante manter o tubo que liga o calço inferior e superior , esse tubo impede que a carroceria se mexa mesmo se soltar a porca ... vai ficar mais macio que Landau ... rs
No meu não usei o tubo , é apenas o parafuso e para mexer com a carroceria teria que degolar o parafuso .
E não acredito que a borracha lonada ceda mais do que o calço original que é apenas de borracha espumada .
Eduardo Velo
09/10/2013, 20:20
Doc , testei as 2 borrachas na morsa , a lonada cede mais que a do calço , é por isso que vai deixar mais macio e durar mais ...
Qto a movimentar a carroceria , não é ela mexer saindo do berço , é a movimentação dentro de um certo limite ... o parafuso é bem fino em relação ao furo no suporte no chassi , esse furo no chassi é grande pq o calço original de borracha tem 2 saliências em meia lua que se encaixam com o tubo entre as 2 bolachas , fica bem justo e as 2 meia luas não deixam ficar ferro com ferro na montagem , o problema é que a borracha resseca e quebra essa meia lua e deixa a carroceria movimentar , aí qqer vibração passa pro parafuso e pode soltar ... o tubo serve pra apertar até o fim , sem o tubo vai apertando e a borracha vai cedendo e pode deixar movimentar e o parafuso encostar na carroceria e aceitar vibração ...
Agora vem o problema pra colocar essas bolachas com meia lua e o tubo entre elas , a carroceria tem que estar com todas as furações bem centradas , não é tão fácil como parece , usei 2 macacos tipo sanfona e calçando a carroceria ou chassi dependendo de onde tinha que mexer até centrar todos ... se for contar em horas devo ter levado umas 6 horas no total ... os mecas que trocaram as bolachas pra mim são muito fdp , oh raça ... rs , eles cortaram o tubo no meio e as meia luas pra montar pq não conseguiram centrar as furações ... tive um bocado de trampo , mas consegui colocar tudo com tubo ... trampinho chato heim ... rs
abs ...
guilhermeabreu
09/10/2013, 20:31
Doc , testei as 2 borrachas na morsa , a lonada cede mais que a do calço , é por isso que vai deixar mais macio e durar mais ...
Qto a movimentar a carroceria , não é ela mexer saindo do berço , é a movimentação dentro de um certo limite ... o parafuso é bem fino em relação ao furo no suporte no chassi , esse furo no chassi é grande pq o calço original de borracha tem 2 saliências em meia lua que se encaixam com o tubo entre as 2 bolachas , fica bem justo e as 2 meia luas não deixam ficar ferro com ferro na montagem , o problema é que a borracha resseca e quebra essa meia lua e deixa a carroceria movimentar , aí qqer vibração passa pro parafuso e pode soltar ... o tubo serve pra apertar até o fim , sem o tubo vai apertando e a borracha vai cedendo e pode deixar movimentar e o parafuso encostar na carroceria e aceitar vibração ...
Agora vem o problema pra colocar essas bolachas com meia lua e o tubo entre elas , a carroceria tem que estar com todas as furações bem centradas , não é tão fácil como parece , usei 2 macacos tipo sanfona e calçando a carroceria ou chassi dependendo de onde tinha que mexer até centrar todos ... se for contar em horas devo ter levado umas 6 horas no total ... os mecas que trocaram as bolachas pra mim são muito fdp , oh raça ... rs , eles cortaram o tubo no meio e as meia luas pra montar pq não conseguiram centrar as furações ... tive um bocado de trampo , mas consegui colocar tudo com tubo ... trampinho chato heim ... rs
abs ...
Beleza , sei que esta é a forma correta , deu trabalho mas ficou 100% .
Abraço
Nada como fazer você mesmo...
Estou prestando atenção, vou trocar as minhas tb...
Eduardo Velo
12/10/2013, 19:59
João , se for trocar com certeza não vai ser a original pq vcs usam calços sempre maiores , mas da uma olhada no calço original
Coxim de Carroceria em Borracha Engesa - Camper Outlet de Peças em Osasco / SP (http://outpecas.com.br/camper/coxim-de-carroceria-em-borracha-engesa-313.html#)
Esse tubo que fica entre eles é pra poder dar aperto , sem o tubo vai cedendo a borracha e não sabe se deu aperto , e se colocar calços de PU aí não vai ceder nada e vai passar toda vibração do chassi pra carroceria ... outro detalhe é a meia lua em cada calço , se colocar calço de borracha não original seria interessante colocar uma mangueira entre o tubo e a furação no chassi pra substituir essa meia lua ...
Se precisar de um apoio estamos aí ... , pra dar uma mão não tem jeito pq ta muito longe ... rs
abs ...
Eduardo, o meu não está com calços maiores não, a altura é pelos pneus e molas rota que vieram nele quando comprei... Agora os calços que estavam nele eram diferentes deste que vc me mostrou... Achei uma foto, não sei nem que calço é este...
mas já anotei o endereço...
Eduardo Velo
13/10/2013, 07:02
João , se tiver com calços iguais a este no resto pode ficar tranquilo , esses calços já são antivibratórios ... e são mais complicados pra colocar pq tem que erguer toda a carroceria pra rosquear e depois centrado com uma espécie de arruela pra manter o centro qdo apertar e não deixar correr ...
Confere qdo puder se estão com esses calços no restante , é uma opção muito boa ...
abs ...
Marcus Brandão
14/10/2013, 08:27
Edu, Asssim como o seu, meu engesa andava com o motor muito frio e isso gerou bastante carvão no cabeçote. Após a quebra da hélice resolví reinstalar o sistema elétrico que estava nele qdo comprei e me deu trabalho na viagem, afinal estava na mão.
com a válvula termostática e andando acima de 120 (somente pra teste) ele chegava próximo de 100°. tá bom mas muito próximo de me causar um transtorno em uma viagem mais longa.
Retirei a VT e ficou assim: Rapidamente ele passa de 60° pois não tem uma hélice resfriando o radiador, o que não seria problema com a VT. Comparado ao civic ele demora o mesmo tempo pra aquecer, comparado à Grand Blazer ele aquece beeem mais rápido apesar da VT na Grand Blazer. Forçando para esquentar não consegui fazer passar de 95°.
ficou funcionando entre 75 e 92 no transito (moro a 25 Km do trabalho e tem boas ladeiras longas e transito lento às vezes.
hélice dispara a 85° aproximadamente e é imperceptível o barulho. Tenho que descer pra ouvir mas sei que ligou pelo voltímetro.
Ah! quando da quebra da hélice a sirene me alertou por 3 vezes. Eu estava atento mas se não estivesse teria sido alertado. A minha está no cofre do motor e já faz um barulihnho considerável. mesmo que você não escute vai estranhar todo mundo olhando pra vc. Rssss
Outra: reparei um vazamento na luva da CT. Retirei o cardan e a porca central estava frouxa. Vacilo na hora de montar. Retentor trocado, porca reapertada, colada e travada. Parafusos e porcas do cardan trocados e vamos pra próxima.
abç.
Eduardo Velo
19/10/2013, 11:17
Brandão , abri recentemente a VT pra verificar , marca 82ºC , testado na panela com termômetro marcou 80ºC qdo abriu , mas ta perto , então está funcionando perfeitamente , a água circula por ela pq depois de andar pegando transito e subida a mangueira superior aquece bem , sinal que abriu a termostática , mas no painel não passa de 70ºC , testei o term. digital e está perfeito , parece que a água que passa pelo marcador de temp. menor que a que circula pelo motor , não sei a explicação mas parece ser isso ...
Troquei todas as buchas das panhard por borracha lonada , agora tudo com borracha , nada de PU ...
Munhões foram abertos pra troca de graxa , estava td ok , mesmo mergulhado um bom tempo na lama , vedação está perfeita ... cruzetas tiveram que ser retiradas pra troca de graxa pq mesmo com pinos desobstruídos não ia graxa pros 4 tambores ...
Esse vazamento que vc pegou deve ser pq vc coloca a vtr num lugar certo todo dia e se aparece um vazamento é fácil de perceber né ? é assim que pego os defeitos tb ...
abs ...
Marcus Brandão
22/10/2013, 10:18
Olá!
Minha válvula termostática abre perfeitamente. Foi testada. Meu receio é que diminua muito o fluxo de água e ele esquente qdo estiver viajando muito rápido. Vou colocar e testar.
Gafanhoto na trilha neste find. descidas e subidas de médias a difíceis e ele encarou tranquilamente. Tentando sair de um rio ele perdeu a tração e terminou a trilha rebocado por uma Land. Nada visível, está indo pra oficina hoje mas não sei se vou ter tempo de ir lá desmontar. Cambio engata todas, ct com todas as funções de alavanca funcionando mas nada de tração. problema entre embreagem (pedal tbm aciona normalmente)e CT. To desconfiado da uniãqo entre câmbio e ct.
No mais, peeeense num dia bacana. 10 viaturas, muitas novidades, ninguém machucado, nenhum gde prejuízo, novos amigas e muita cerveja.:brinde:
O vazamento da CT eu reparei olhando sob a vtr e vendo o assoalho lambuzado.
Ah! a temperatura ficou excelente toda a trilha.
Marcus Brandão
22/10/2013, 10:57
Edu, Guilherme, Roger, a coifa de um terminal de direção foi rasgado na trilha. qdo comprei estavam em mal estado e troquei, acho que pelos da D10.
Lí em algum lugar que existe outro terminal que é mais forte e se encaixa bem. Sabem qual?
CARLOS SIQUEIRA
23/10/2013, 17:11
Marcos, vou tentar ajudar, antes dos "mestres". Aconteceu comigo no encontro em Bananal, a perda de tração, e após ser rebocado para outra cidade, o mecânico abriu a tampa da CT e verificou que a porca que prende a engrenagem, que une esta com a principal, soltou e deixando a mesma cair. Trocada a porca, pois a rosca foi danificada, após alguns meses, voltou a cair. Relatei o fato ao Rogério(Roger Nunes), e este sugeriu furar a ponta do eixo e instalar um "pino trava", o que foi feito após rebocar o "Mulo" para sua oficina. Quanto aos terminais, o mesmo Rogério trocou os meus, os do Guilherme e os da "F" dele, pelos do trator "MF". Troquei um ano passado, e tive dificuldade de acha-los aqui no Rio, pois as lojas especializadas alegam que as peças desta marca estão sendo descontinuadas, mas em Campos são acessíveis. Vamos aguardar eles aparecerem por aqui.
[]'s
Eduardo Velo
23/10/2013, 19:31
Fala Marcus , estava com o Siqueira qdo deu problema no dele , ficamos tentando achar o que era no meio da trilha e como não achamos a solução foi rebocar até Bananal ...
O meca em bananal , Tom , que é jipeiro tb , colocou a porca que escapou e depois foi travado pelo Rogerio , mas tem que analisar se é isso mesmo , se não tiver girando o cardam pode ser isso e pode ser tb o anel trava que pode ter saído do canal , espero que não seja nada grave ...
Não entendi a coifa , os terminais que o Siqueira comentou não usam coifas , os originais que uso são de D20 e não tem coifa tb , como uso pneus 31" não mexo em terminais faz muito tempo ... mas a dica de terminais de trator é boa , os terminais de Band tb são uma boa alternativa e mais fácil de achar , é só aumentar um pouco o diam. do cônico ...
Segue foto do adesivo 4x4brasil na vtr ...
abs
Vicente Guimaraes
23/10/2013, 23:04
Edu que farói auxiliares são esses? funcionam bem? estou pensando em comprar um par para o Hulk
guilhermeabreu
23/10/2013, 23:55
Edu, Guilherme, Roger, a coifa de um terminal de direção foi rasgado na trilha. qdo comprei estavam em mal estado e troquei, acho que pelos da D10.
Lí em algum lugar que existe outro terminal que é mais forte e se encaixa bem. Sabem qual?
MARCÃO
Se o cardã esta girando e se vc tem flutuante , pode ser tb que tenha degolado os parafusos da tampa extriada do cubo traseiro aconteceu comigo .
Qto as ponteiras/terminais da direção , no meu como foi falado é do trator MF , aqui em Campos acho em qualquer lugar , mas o pessoal tem colocado tb o do MB 608 que é do mesmo porte do MF e talvez não seja descontinuado , vale a pena trocar os originais por estes parrudos .
Eduardo Velo
24/10/2013, 07:37
Marcus , agora me toquei da coifa que vc comentou , pensei numa ooifa sanfonada por isso não me liguei ... rs
Já tive muitos problemas com terminais qdo usava pneus 33" , mas nunca aconteceu nada na coifa , se rasgou a coifa 2 vzs é sinal que está roçando em algum lugar pq seria muito difícil passar alguma coisa pra rasgar uma coifa tão pequena ...
Vicente , esses faróis aux. são da Garello , eles servem como neblina e de milha , ganhei de um amigo do meu pai que veio da Itália em 2000 , ele é jipeiro lá na Itália e morava na mesma cidade do meu Pai , Pordenone , faz tempo que não tenho mais contato , ele tinha um Uaz , jipe russo , fazia trilha e viagens pra África com esse jipe ...
abs ...
Marcus Brandão
24/10/2013, 10:24
Galera, obrigado pelo comparecimento.
Lembro que estou usando uma ct hilux engrenagem. Não cabe aqui o problema de escorregar o anel.
Com relação oas pivôs, Apenas um se rasgou e acredito que tenha sido tentando subir um barranco de rio com muitos galhos.
Não lembro de ter dito que rasgou duas vezes mas... ainda estava na excitação da trilha.
Acho que o meca começa abrir hoje. Ta flórida de horário pra eu ir acompanhar.
Obrigado pelas dicas dos pivôs. Do lado direito o cônico é maior (claro que rasgou do outro lado, né?)
Abraços
Marcus Brandão
24/10/2013, 10:29
Novas.
Meca desmontou e diagnosticou: eixo principal da CT quebrou. Não havia sinal de trinca. Agora é correr atrás e ver se consigo outro aqui no fazendão da Coronela Dilma.
Mando notícias.
Eduardo Velo
24/10/2013, 12:54
Ta ... mas por causadeque que quebrou esse eixo ???
VC colocou no tópico acima que estava tentando sair de um rio , então não estava com pneus agarrando , devia estar patinando muito pra tentar sair do rio , só se pegou em uma pedra ou toco de arvore enqto estava acelerando , mesmo assim fica difícil entender pq não quebrou semi eixo ou cruzeta antes de quebrar esse eixo principal da CT ...
De qqer maneira se não achar por aí , o Danilo é capaz de ter um trem desse heim ...
Se possível coloca foto da quebra ...
abs ...
Marcus Brandão
24/10/2013, 19:04
Olá, Ed, essa é minha pergunta.
fui até o meca e desmontei a frente da caixa. Quebrou a engrenagem de entrada. Liguei pro Marcel que me atendeu muito bem como sempre é o mesmo se prontificou a mandar uma engrenagem dessas que ele tem em estoque. Não tenho idéia de como quebrou ali pois não tinha trinca nem foi deslocada. Mistééério dos gnomos!!!!!
Marcus Brandão
24/10/2013, 19:05
Não estou conseguindo enviar fotos do celular pro fórum
Marcus Brandão
24/10/2013, 19:19
436312 Eixo ( engrenagem) de entrada
Marcus Brandão
24/10/2013, 19:20
Nesse momento quebrou
Marcus Brandão
24/10/2013, 19:23
436314 Uns dois metros e meio de altura. Terceira tentativa e o estalo.
Eduardo Velo
24/10/2013, 20:05
Caramba , que decepada ... bem que podia ser a cabeça de algum político ... rs
Fiquei interessado no diagnóstico final ...
Tem como vc ir até onde quebrou e ver se tem alguma pedra ou tronco que fez a roda parar de girar de repente ... ou talvez tenha alguma engrenagem quebrada dentro da CT que fez travar ... ta bem estranho essa quebra ...
RogérioNunes
24/10/2013, 20:09
Brandão, os terminais são os mesmos da D10 e se quiser trocar por outros mais reforçados terá que trocar também a barra de direção, retrabalhar o furo cônico do munhão e do pitmam.
Eu uso os terminais Massey Fergusom pois eu os tinha de sobra e são baratos. Sobre serem peças descontinuadas, isso não procede e em qualquer loja de tratores do ramo se encontra e ao contrário do que alguns pensam, esses terminais são ótima qualidade. Mas se tivesse que recomendar, recomendaria dos caminhões MB 608 que tem as mesmas dimensões inclusive a rosca,porém, o cone na aplicação MF é bem maior. Instalei nas viaturas do Doctor e do Siqueira somente na ligação caixa de direção ao munhão, na barra que liga roda à roda ficaram os originais.
RogérioNunes
24/10/2013, 20:13
Estou enganado ou tem 4 pontos pretos diametralmente opostos e um pequeno ponto parecendo um furo de centro no eixo que quebrou?
Marcus Brandão
25/10/2013, 10:24
Edu, inicialmente te digo que não tem nenhuma pedra pra fazer a roda parar de uma vez. Realmente não entendo essa quebra.
Não parece ter nenhuma engrenagem quebrada dentro da CT mas só vou desmonta-la qdo estiver com a engrenagem em mãos. Todas as funções de alavanca estão preservadaas e não há nenhum barulho mesmo qdo é rebocado engatado. Aparentemente foi esse o único problema que gerou a solução de continuidade da tração.
Rogério, Parece sim tem os pontos que vc falou mas estou longe das partes. Tem angum significedo?
Os terminais do 608 são p&p ou precisarei mexer nos cônicos? Pelo que entendi no seu post os terminais MF é que são maiores, correto?
Obrigado, []s
RogérioNunes
28/10/2013, 18:52
Tem sim, parece que o eixo foi soldado... nessa distância toda é díficil dizer mas parece.Os terminais MF são maiores no pino cônico o restante tem a mesma dimensão dos terminais dos caminhões 608.
Pra instalar um desses o no lugar dos originais tem que modificar os furos cônicos do munhão, do braço pítmam e da própria barra de direção.
Marcus Brandão
29/10/2013, 09:56
Obrigado, Rogério.
Não foi soldado mas estive lendo no site da T gear e outros e eles recomendam um eixo de 23 estrias pra motores mais fortes. Pra mim não da pois teria que mexer em muita coisa. Se quebrar novamente parto pra uma TG 4,7 em cromo.
Vamo ver.
[]s
Eduardo Velo
31/10/2013, 07:54
Brandão , alguma novidade ???
Pede pro Papai Noel TG com 23 estrias instalado no Engesão , só vai ter que esperar até o Natal ... rs
Acho que se diminuir o diam. das bolachas ajuda a manter a CT sem quebras , é uma decisão dificil , mas acho que vale a pena tentar pra preservar o bolso ...
abs ...
Marcus Brandão
02/11/2013, 10:15
Grande Edu,
Gafanhoto remontados funcionando. A ponta do munhão deu uma empenada, o que será resolvido na segunda. To pensando seriamente na opção da TG 4.7.
Eduardo Velo
02/11/2013, 11:23
Brandão , diminui o diam. das bolachas camarada ... rs
Marcus Brandão
02/11/2013, 11:51
437678 O pivô está sem folga. Só rasgou a coifa. Comprei outro mas vou desempenar o munhão antes de trocar.
Marcus Brandão
02/11/2013, 12:03
Kkkkk.
excelente mensagem, mestre. Diminuir as bolachas já é uma intenção. Mas estão em condições de rodar mais "uns dias" e estou sem di$$$$$po$$$$ição para trocar agora.
evitei contar até agora mas nao tem jeito.
o colega que estava rebocando o gafanhoto, em determinado momento entrou na Land e saiu rebocando o gafanhoto sem motorista e só parou quando ele enterrou a cara em um barranco. Se o Gafanhoto houvesse descido um morro iria matar a família do colega. Não sei o que levou o colega a fazer isso. Não foi álcool. Estava em uma fita de 8 metros. Nessa pancada empenou o munhão. Só percebi qdo pegamos asfalto.
guilhermeabreu
02/11/2013, 12:27
kkkkkkkkkkkkkkkkhshahahahahahahrsrsrsrsrsrs
Pura verdade para os cabeçudos teimosos .
Não estou falando de vc MARCÃO , pois já falou que vai esperar as suas bolachonas acabarem primeiro para então comprar outras menores .
O meu estava com 33 e BONITÃO ( mas sai da estrada por duas vezes por aquaplanagem ) e troquei para os 265x75x16 ficou HORROROSO e agora acabei de comprar os 31x10,5x15 que ficou com um visual BONITINHO .
BONITÃO era com os 33 , mas não aguentei$$$$$$$$$$$$ por muito tempo por causas das quebras constantes .
Eduardo Velo
02/11/2013, 12:38
Cara , num tem benzedeira aí em Brasilia não ??? ... rs
Se tivesse sendo rebocado com towbar até daria certo desde que mantivesse velocidade baixa ... já reboquei um CJ com Towbar sem ninguém no volante por mais de 70 km entre trilha e asfalto sem nenhum problema ...
Leva na sacanagem a msg do mestre dos magos ... rs , já me ferrei muitas vzs tb mesmo usando pneus 31" e sempre fazendo revisão ... fazer o que ?? nossas vtrs são muito temperamentais ... rs
Tem um provérbio dos mestres do Norte Nordeste tb , Passarinho que come pedra ...
Marcus Brandão
02/11/2013, 13:15
Kkkkkk
agora o colega tem que carregar o peso da cagada que fez. Será que aquecer e retornar o munhão ao local não vai destemperar a peça?
Vicente Guimaraes
02/11/2013, 13:31
Esse tópico é do Mulo ou do Gafanhoto :twisted:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....
Muito boa..... E como a gente se identifica, né......
Fabio Diniz
02/11/2013, 13:49
BOA TARDE ALL,
FICO AQUI NAVEGANDO E LENDO OS POSTS E APRENDENDO MUITO COM TODOS: MESTRES, ASPIRANTES E ETC... :concordo:
UMA PERGUNTA, SE ASSIM ME PERMITEM?!
BOM, VENHO VENDO BASTANTE FALAR PANHARD PRA LA PANHARD PRA CÁ, E HJ FUI BUSCAR UM POUCO NA NET E DESCOBRI QUE É O 'BRAÇO OU TERMINAL" DA BARRA DE DIREÇÃO??? OU SERÁ A PROPRIA BARRA DE DIREÇÃO?? ISSO É CORRETO? PERGUNTA TOSCA TALVEZ, POREM, SE EU PERGUNTO AO MECA, POSSO É SER ENGANADO...
AH SIM, SOBRE TROCAR AS BUCHAS DA CARROCERIA, EU CONSIGO FAZER EU MESMO SEM MUITA DIFICULDADE!? LEMBRANDO QUE SOU NOVATO NO ASSUNTO MECANICA! APENAS CURIOSO E COM VONTADE DE FUXICAR!!!VONTADE DE FAZER EU MESMO.
VALEU AS DICAS, ACOMPANHANDO TODOS NA MEDIDA NO POSSIVEL.
ABRAÇÃO A TODOS!
Eduardo Velo
02/11/2013, 14:29
Por Partes , tipo Jack ... rs
Brandão , pode mandar desempenar , esse material é aço fundido por isso ele torceu se fosse Fofo não ia torcer , quebrava ... então aceita torção e desempeno , leva num meca de confiança ...
Vicente , quero o que vc bebeu meu camarada , o troço é bão d+ ... rs esse tópico é da Jabiraca ... rs
João , esse recado do mestre é pra muitos engeseiros ... rs
Fabio , não tem nada a ver com barra de direção , panhard são as barras que ligam carroceria aos eixos pra manter estabilidade na vtr , elas trabalham invertidas , dianteira e traseira , qdo ergue a vtr a barra da frente puxa pra um lado e a traseira pra outro , por isso a gente comenta que tem panhard ajustável pra corrigir isso , essa barra não pode ficar com muito ângulo pq como ela faz parte da estabilidade qto maior o ângulo mais difícil manter a vtr estável , mexer no suporte da carroceria é uma boa pq corrigi o ângulo e iguala traseira e dianteira ...
guilhermeabreu
02/11/2013, 22:23
EDU VELO
A lingua portuguesa é muito complicado , e para um leigo como o FABIO DINIZ vou tentar te ajudar na explicação da BARRA PANHARD .
1- As BARRAS LONGITUDINAIS , são fixadas no chassi e nos eixos e existem para não deixar o eixo ir para frente e para tras , são aquelas compridas no sentido longitudinal do jipe .
2- A BARRA PANHARD , é fixada tb no chassi e no eixo mas no sentido transversal ao chassi , elas estão lá para não deixar o eixo mover no sentido lateral , ou seja mover para o lado , faz com que as rodas ficam dentro da caixa de rodas .
Não sei se ajudei ou compliquei mais ainda . A BARRA PANHARD e as BARRAS LONGITUDINAIS , não tem nada a haver com BARRAS DE DIREÇÃO . A BARRA DE DIREÇÃO é feita para mover as rodas de um lado para outro .
Abraço
Eduardo Velo
03/11/2013, 08:28
Doc , pode ser mesmo que confunda pq tem 2 tipos de barra que ligam carroceria ao eixo ... mas mandei foto de uma Panhard né , e escolhi uma barra traseira pra não confundir com barra de direção ... e todo tipo de explicação é muito bem vindo ...
Fabio pode ficar á vontade pra perguntar qqer coisa que tenha dúvida ... uma que ninguém nasce sabendo ... rs , e conhecimento ninguém tira da gente ...
Não sinta vergonha nem medo de perguntar qqer coisa pro meca que vc leva o carro , na explicação dele acaba tendo uma responsabilidade maior de fazer a coisa certa pq ele sabe que vc sabe por ensinamento dele mesmo ... rs , então pergunta o máximo que puder a respeito do que vc tem dúvida e se ele te enrolar vai perceber , e aí é só trocar de meca ... rs , na Net tem muita porcaria e precisa filtrar , então nunca se contente com a 1a explicação que vc ler ...
abs ...
Edu
Fabio Diniz
03/11/2013, 08:41
BOM DIA!
Agradecendo as dicas Edu Velo e Doc. Valeu a atenção, agora ficou mais claro este lance de barra panhard!kkkk
A foto foi crucial...:bye:
Abraços
Esse tópico é do Mulo ou do Gafanhoto? :twisted:
X2! :mrgreen:
EDU VELO
A lingua portuguesa é muito complicado , e para um leigo como o FABIO DINIZ vou tentar te ajudar na explicação da BARRA PANHARD .
1- As BARRAS LONGITUDINAIS , são fixadas no chassi e nos eixos e existem para não deixar o eixo ir para frente e para tras , são aquelas compridas no sentido longitudinal do jipe .
2- A BARRA PANHARD , é fixada tb no chassi e no eixo mas no sentido transversal ao chassi , elas estão lá para não deixar o eixo mover no sentido lateral , ou seja mover para o lado , faz com que as rodas ficam dentro da caixa de rodas .
Não sei se ajudei ou compliquei mais ainda . A BARRA PANHARD e as BARRAS LONGITUDINAIS , não tem nada a haver com BARRAS DE DIREÇÃO . A BARRA DE DIREÇÃO é feita para mover as rodas de um lado para outro .
Abraço. :palmas:
Vicente Guimaraes
03/11/2013, 15:26
Vicente , quero o que vc bebeu meu camarada , o troço é bão d+ ... rs esse tópico é da Jabiraca ... rs
É qui ocês me confundi sôh !!
Marcus Brandão
03/11/2013, 18:26
Valeu a dica sobre o material do munhão, mado mestre.
vou procurar a benzedeira mas tem que ser das boas.
A CT eu mesmo troquei o rolamento da peça que ganhei, aproveitei pra revisar geral - baixei até câmbio e embreagem - e remontei tudo. Se der problema novamente é porque não aguenta mesmo e aí parto pra gringa.
mais uma vez obrigado pelas dicas e pelo espaço que acabou confundindo o Vicente.
abraços
Vicente Guimaraes
04/11/2013, 00:15
Se der problema novamente é porque não aguenta mesmo e aí parto pra gringa.
mais uma vez obrigado pelas dicas e pelo espaço que acabou confundindo o Vicente.
abraços
Fala Marcus to brincando :) !!! :curtir:
Marcus Brandão
04/11/2013, 11:36
Claro que sei, tinhoso.
E o tanque de guerra, a quantas anda? Dia 15 farei uma expedição até São Gabriel, próximo à chapada dos veadeiros. Quando vamos organizar a nossa?
Serra da Mesa, Chapada dos Veadeiros, Terra Ronca. Dá pra fazer tudo numa viagem só.
Continuo com a casa em obras mas até o meio do ano terei condições de dar pouso a um grupo que venha pra farrearm, digo, passearmos.
um golpe de judô pra vocês
:dance:
Fabio Diniz
10/11/2013, 20:58
438749
Pessoal desculpe postar aqui, mas não achei onde abrir um tópico para isto. Estou precisando de uma roda igual a esta aro 15, pois por aqui na minha cidade não achei em nenhum lugar. Quero ver se acho esta mesmo, pois foi a que escapou com a ponta de eixo e não a encontrei depois no deposito da policia. Quero evitar de trocar todas as rodas por conta de uma apenas. Se possível ajudem por favor.
Obrigado!
Abraços e bom final de semana para todos!
Eduardo Velo
10/11/2013, 22:06
Fabio , essa roda parece ser de L200 , pelo menos os furos na volta da roda ...
Não lembro de ter visto roda igual a essa com essa espécie de rebite perto do aro , se não achar troca só as 2 dianteiras ...
O que acontecu que a roda foi parar na polícia ??
Eduardo Velo
11/11/2013, 13:35
Instalei o Totem em frente o velocímetro pra não confundir com o term. digital ...
Coloquei manta aluminizada asfáltica a frio no teto do engesa , a diferença de temperatura no teto é grande pra onde não tem ... o ventilador estava pegando ar quente do teto qdo ligava , agora ficou bem melhor ...
O GPS está fixo prox. ao quebra sol costumo usar o outro na parte de baixo , mas assim não tem como esquecer o GPS qdo sai ... rs
O PY HT está pendurado numa alça de inox que coloquei no painel , espero não ter que tirar pra comunicar , só apertando o mike e conversando , mas ainda não testei ...
Brandão , vamos ver se marcamos alguma coisa depois de setembro de 2014 , aí vc já deve ter terminado a obra ...
abs ...
Marcus Brandão
11/11/2013, 15:01
Blz. Vou hoje na oficina pra tentar levar o Gafanhoto no torneiro. Tá parado tem duas semanas por falta de tempo, graças a Deus.
Não sei se a obra vai estar terminada até lá mas com certeza vou ter condições de receber um grupo e sairmos pra passear e será um prazer.
[]s
Vicente Guimaraes
11/11/2013, 15:15
Po Edu tá parecendo painel de avião :) show
Vc colocou a manta aluminizada por dentro ou por fora?
Eduardo Velo
11/11/2013, 16:52
Vicente , da uma olhada na foto do meio , tem a manta colada no teto na parte da frente ...
Vicente Guimaraes
11/11/2013, 17:03
Vicente , da uma olhada na foto do meio , tem a manta colada no teto na parte da frente ...
Ahh show, pensei que essa manta fosse por dentro :-| porque não colocou no teto todo?
Eduardo Velo
11/11/2013, 17:16
Pq era sobra do que coloquei no telhado ... rsrs ...
Vou comprar mais e colocar no teto todo .
Edu,
Colando do lado de dentro resolve tb?
Vicente Guimaraes
11/11/2013, 17:50
Pq era sobra do que coloquei no telhado ... rsrs ...
Vou comprar mais e colocar no teto todo .
Sim, ok. Mas vc colocou e pintou de preto? na foto parece que está preto
Eduardo Velo
11/11/2013, 19:26
Veggi , acredito que não de certo por dentro por causa do asfalto , ele vai derreter e cair ...
O forro intermo de Kombi deve dar certo ...
Vicente , não pintei nada , está do jeito que coloca no telhado , refletivo ... lá na Canastra vc vai ver ...
Fabio Diniz
11/11/2013, 21:09
Fabio , essa roda parece ser de L200 , pelo menos os furos na volta da roda ...
Não lembro de ter visto roda igual a essa com essa espécie de rebite perto do aro , se não achar troca só as 2 dianteiras ...
O que acontecu que a roda foi parar na polícia ??
Oi Edu, boa noite
Então, a ponta de eixo do lado esquerdo ( motorista ) sumiu quando o jeep capotou na dutra, como foi de madrugada e com meu irmão, acho que ele nem se ligou na peça. Quando fui buscar o jipão no deposito depois de um tempo mofando la, ele estava sem a peça e a roda. Agora, ou sumiu mesmo na noite do acidente, ou os meganhas acharam e deram fim. DFe qualquer forma terei que achar um par então!!
ABraços
CARLOS SIQUEIRA
11/11/2013, 22:28
Edu, parabéns pela "engenharia" na montagem do "quebra-cabeça". Realmente esta manta dissipa muito calor, mas a colagem por baixo, só segura com tiras de chapa rebitada/aparafusada, ou algo parecido. Foi assim que consegui prende-la no caput, mas ainda teima em descolar na região acima da turbina.
[]'s
guilhermeabreu
15/11/2013, 17:57
Qdo colei o feltro no teto por dentro do meu ENGESA ví que a cola não suportaria o peso do feltro daí tb parafusei barras de alumínio no sentido longitudinal , só assim para garantir a fixação de forros colados em teto .
Eduardo Velo
18/11/2013, 11:11
Meu Engesa está no meca , na quinta 14/11 deu problema na BI , interligou a alimentação para os bicos , estava indo pra Canastra , tinha rodado uns 50 km na Fernão Dias e o motor disparou a rotação , consegui encostar rapido fora da pista e desligar o motor , voltou de plataforma pra Sto André direto pra oficina do S. Rogerio e continuei a viagem na Camper do Carlão , que é bem confortável ...
Hj tive a noticia dessa interligação na parte interna da BI e deve ficar pronto amanhã a tarde ...
Depois de 11 anos rodando e mais de 150.000 km que rodei , o engesa acabou dando problema no motor é a 1a vez que mexo em BI , não sei qto foi rodado antes , mas sei que o Millei acompanhava a turma da Rota com esse engesa e foi 3 vzs pra Chapada Diamantina com ele ...
Doc , estava pensando em colocar forração de Van no Engesa , não deve ser tão complicado , mas por enqto vou deixar as mantas no teto ...
Vicente Guimaraes
18/11/2013, 11:27
Melhoras para a Jabiraca :curtir:
Walter da Camper
19/11/2013, 08:35
Edu, você tem mais informação sobre esse defeito?
Nunca tinha ouvido falar que motor diesel sem turbina disparasse a rotação.
Seria desgaste interno do pistão ou cabeçote da BI? Mas quando há elevado desgaste, o motor vai perdendo força e dificultando a partida, gradativamente ...
Estou curioso.
Eduardo Velo
19/11/2013, 08:56
Waltão , td bem com vcs ?? passamos na Fernão indo pra Canastra e lembramos de vcs qdo passamos por Bragança ...
A jabiraca ta lá no S. Rogério , a princípio fiquei na dúvida o que era e mandei de plataforma pra oficina , lá o S. Rogério viu que era a BI e chamou o bombista , a BI foi desmontada e constatado que todo interno estava corroído e a corrosão quebrou o acelerador , por isso disparou a rotação ...
Só vai ser usado a carcaça da BI , todo o resto vai ser novo , vai ficar 3,2K , isso pq os bicos estão bons e não serão trocados ... considerando o tempo de uso ainda estou no lucro , esse vai ser o maior gasto que já tive , na somatória de investimentos devo ter gasto uns 10K em melhorias desde que peguei a vtr ... em 2002 paguei 29k , podia ter comprado um Ap. pequeno na Praia Grande , só que ele não ia sair do lugar né ... rs
Estamos bolando passeio pelas Balsas pra Natividade da Serra , assim que a gente marcar te aviso ...
abs ...
Walter da Camper
19/11/2013, 11:30
Ok, agora faz sentido.
O seu caso foi uma exceção, porque normalmente a bomba vai dando sinais de desgaste, afetando o comportamento do motor, o que obriga a mexer nela e trocar peças. A sua funcionou perfeitamente até quebrar.
Por aqui tudo bem. Ainda não terminei de montar meu CJ, porque as atividades de caseiro... digo, chacareiro (cortar grama, podar árvores... etc) tem ocupado boa parte do meu tempo livre. Mas logo vou começar a explorar as trilhas da região.
A Camper continua rodando só na estrada e vai receber um upgrade. Aquela turbina que está nela é boa apenas para trilha e outras aplicação de baixo e médio giro, pois o caracol quente é muito pequeno (.36) e limita o rendimento acima de 3.000 RPM (o 14B tem a potencia máxima em 3.400 e deveria atingir 4.200, mas não está conseguindo passar de 3.200). É por isso que vc viu aquela fumaceira quando tenta atingir altas rotações, pois a limitação do fluxo de escape impõe igual limitação na admissão e aí sobra diesel não queimado. A única vantagem dessa configuração é que não tem turbo-lag e já começa a pressurizar a partir de 1.000 rpm. Encomendei uma turbina .48 que vai deixar o motor mais à vontade em alta.
Abraços
Marcus Brandão
20/11/2013, 11:04
Edu, se serve de consolo, acabei de fazer a BI do Gafanhoto e tive um gasto parecido. Troquei tbém os bicos.
Depois de pronto vc vai ver que valeu a pena. Hoje o gafanhoto tá muito mais forte que antes e já tô terminando de pagar. rssss
Boa sorte.
ROBERTO SCHOLLER
20/11/2013, 11:51
O Jabiraca vai voltar a toda prova!!!
acompanhando...
grande abraço amigo.
Eduardo Velo
20/11/2013, 13:19
Walter , vai ficar melhor em tudo colocando essa de .48 , precisamos testar depois ... rs
Já peguei a Jabiraca Roberto , está um pouco mais xoxa em marcha baixa , mas está melhor em marcha alta , tenho que pegar estrada pra ver consumo e potencia ...
Ainda bem que não mexeu em bico , só limpeza , seria outra paulada viu Brandão ...
Seguem fotos das peças corroídas e do acelerador que quebrou . da BI , dos bicos limpos , filtros que estavam enferrujados tb foram trocados e a manta colada no teto ...
abs ...
Marcus Brandão
20/11/2013, 14:30
Material sem qualidade. acaba logo, né? Só durou 10 anos. rsssss
Só esse corpo distribuidor já custa a metade do serviço.
Eduardo Velo
20/11/2013, 15:18
Os bicos continuam os mesmos , são de 1990 , ano de fabricação da bomba tb ... o bombista achou estranho pq é tudo original , acho que o uso de óleo 2 tempos nas abastecidas prolongou a troca de peças ...
O bombista falou que não faz mal nenhum usar óleo 2 tempos , mas não sabe dizer se melhora alguma coisa , acredito que melhora sim pq a função em moto sem carter é lubrificar os pistões ...
Brandão , todas as coisas antigas são melhores , inclusive nós ... rsrsr ...
abs ...
Walter da Camper
20/11/2013, 17:14
As partes vitais (pistão e corpo distribuidor) não estão tão corroidas assim. Se não quebrasse o acelerador, esse motor ainda rodaria muitos KM com essa bomba, até começar a sentir queda de rendimento devido ao desgaste dos ressaltos do disco de cames (5ª foto).
Acho que o óleo 2T faz muita diferença sim. Nas motos ele é (era...) misturado na proporção de 2 a 4%, quantidade suficiente para lubrificar pistão, biela, virabrequim e mancais, tudo isso num ambiente contaminado com muita gasolina e suportando elevadas rotações.
Marcus Brandão
20/11/2013, 19:18
Um senão quanto ao óleo 2t é que o mesmo ao queimar produz muito carvão. Usava óleo Castrol ou Motul nas motos por formar menos carvão e carvão mais macio. Com os óleos da petrobrás o carvão ficava muuuuuito duro. Falo por esperiência própria.
No barco só óleo Quicksilver.
Walter, Vejo algumas pessoas falar em usar querosene. na faixa de 5 litros em um tanque exporadicamente. O que acha disso?
O alinhamento do Gafanhoto tá uma M. Acho que vou pro bom e velho barbante.
Edu, antigos não, semi-novos. kkkkk
Marcus Brandão
20/11/2013, 19:19
Quanto óleo 2t vcs usam?
Eduardo Velo
20/11/2013, 19:23
Walter , tb penso o mesmo que vc , por isso estou usando 2 T desde que peguei o Engesa , em 2002 ... qdo era o Diesel S 1800 usava 1 frasco a cada 2 ou 3 abastecidas , com esse diesel não fazia menos de 11 km/l na cidade e chegou a fazer 13 km/l em estrada , com o S500 comecei a colocar 1 frasco a cada abastecida ou em cada 2 abastecidas dependia do tempo que ia levar pra consumir o diesel . Com S 500 ficou pior em subidas e mais gastão um pouco , faz 10 km/l na cidade e 10 a 11 km/l na estrada . Qdo coloquei S10 , foi 1 frasco de 2T , o único benefício desse diesel foi a fumaça , fez 8,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada , rendimento caiu bastante em subidas , da pra sentir na hora pq estava quase vazio e enchi com S10 , parecia que estava amarrado , só diminuindo marcha e pisando pra andar ... esperei gastar todo diesel e coloquei S500 , voltou ao normal na hora ... , pior que só vai ter S10 nas grandes cidades , vou ter que abastecer naquele posto de Mairiporã ... rs
Qto ás peças da BI , acho tb que aguentariam mais um pouco , ia ter um aumento de consumo , aceleração irregular , ficar ruim de partida e perda de rendimento até a troca das peças se não quebrasse o acelerador , mas já que abriu ...
Brandão , o uso do 2T pra nós é que fique um pouco de lubrificante na BI , por isso é só um frasco de 0,5 litro a cada abastecida ... o uso de querozene tb é váido , só que fica muito mais caro pq só 0,5 litro não vai adiantar ...
Walter da Camper
20/11/2013, 22:55
Marcus, diferente do óleo que é adicionado para lubrificar a BI, o uso do querosene tem outras finalidades: limpeza e facilitar a partida em regiões muito frias. Me lembro que nos anos 80 havia bombas de querosene nos grandes postos de beia de estrada.
Quanto à adição de óleo, não acho que seja necessário usar especificamente o 2T. Eu costumo adicionar óleo comum 20w50 no tanque de diesel na proporção máxima de 1%.
Salvo engano, as diferenças do 2T para o óleo comum é a presença de corante (para checar se a gasolina que está no galão já foi misturada) e algum aditivo para homogenizar a mistura com a gasolina. Em motos com mistura automática (autolube, lubrimatic...) e reservatório de óleo separado eu sempre usei óleo comum SAE30, com bons resultados em carbonização e fumaça.
Um senão quanto ao óleo 2t é que o mesmo ao queimar produz muito carvão. Usava óleo Castrol ou Motul nas motos por formar menos carvão e carvão mais macio. Com os óleos da petrobrás o carvão ficava muuuuuito duro. Falo por esperiência própria.
No barco só óleo Quicksilver.
Walter, Vejo algumas pessoas falar em usar querosene. na faixa de 5 litros em um tanque exporadicamente. O que acha disso?
O alinhamento do Gafanhoto tá uma M. Acho que vou pro bom e velho barbante.
Edu, antigos não, semi-novos. kkkkk
O Cadinho estava desde abril parado com pouco diesel no tanque... Dei partida, pegou e pouco tempo depois morreu... Quando fui ver os filtros, tinha uma lama, uma borra muito esquisita... Parei tudo, reboquei o bicho até o posto, coloquei 50 litros de diesel com 0,5 litro de óleo 2T, depois ainda rebocado, fui a troca de óleo, e troquei todos os filtros de combustível (3), limpeza do filtro da bomba auxiliar, filtro de óleo e troca de óleo do motor... Só aí fui ligar o motor novamente....
No início, saiu uma fumaça branca que depois foi diminuindo, agora só está a fumaça preta, quando acelera, em marcha lenta, está limpinha...
Não sei se foi muito óleo 2T, mas fiquei com medo da lubrificação da bomba, principalmente depois da borra que eu vi....
Marcus Brandão
21/11/2013, 07:22
Bem lembrado, Walter.
Quando andava de moto 2t eu preferia usar óleo de motor a usar óleo 2t da petrobrás. Não é nenhum preconceito, hoje abasteço praticamente em postos petrobrás sem problema mas na época era visível a baixa qualidade do óleo 2t deles.
Nunca fui muito fã dos sistemas automáticos de mistura de óleo na gasolina. Nas motos e no barco eu sempre desativei os sistemas e usei o óleo misturado manualmente. Deixa a coisa mais homogênea e evita falhas. Apenas é necessário estar presente em todos os abastecimentos.
Vicente Guimaraes
21/11/2013, 10:13
Esse negócio de usar óleo 2T é controverso, tem alguma pesquisa prática sobre o assunto ou é tudo na base do empirismo (experiência própria)?
Eduardo Velo
21/11/2013, 11:47
Vicente , não é bem empírico pq a gente já sabe que óleo 2T ( ou 20W50 ) não queima como diesel e acaba lubrificando por onde passa , só que sobra na queima e pode formar cock , usando qqer deles semissintético isso diminui muito , só não coloco semissintético qdo não tem , aqui perto de casa é difícil achar qqer 2T nos postos ... a intenção é de lubrificação da BI , por isso a % tem que ser bem baixa no abastecimento ...
A pesquisa e campo de prova é aqui mesmo ... rsrs
Vicente Guimaraes
21/11/2013, 11:54
Vicente , não é bem empírico pq a gente já sabe que óleo 2T ( ou 20W50 ) não queima como diesel e acaba lubrificando por onde passa , só que sobra na queima e pode formar cock , usando qqer deles semissintético isso diminui muito , só não coloco semissintético qdo não tem , aqui perto de casa é difícil achar qqer 2T nos postos ... a intenção é de lubrificação da BI , por isso a % tem que ser bem baixa no abastecimento ...
A pesquisa e campo de prova é aqui mesmo ... rsrs
Show !! vivendo e aprendendo :curtir: vou passar a usar também :) (quando eu estiver com o Hulk ... hehe)
Melhor então se for o semisintético certo? beleza! num tanque de 90 litros coloco quanto?
Marcus Brandão
21/11/2013, 14:08
Tá aí a resposta, Vicentão.
Walter , tb penso o mesmo que vc , por isso estou usando 2 T desde que peguei o Engesa , em 2002 ... qdo era o Diesel S 1800 usava 1 frasco a cada 2 ou 3 abastecidas , com esse diesel não fazia menos de 11 km/l na cidade e chegou a fazer 13 km/l em estrada , com o S500 comecei a colocar 1 frasco a cada abastecida ou em cada 2 abastecidas dependia do tempo que ia levar pra consumir o diesel . Com S 500 ficou pior em subidas e mais gastão um pouco , faz 10 km/l na cidade e 10 a 11 km/l na estrada . Qdo coloquei S10 , foi 1 frasco de 2T , o único benefício desse diesel foi a fumaça , fez 8,5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada , rendimento caiu bastante em subidas , da pra sentir na hora pq estava quase vazio e enchi com S10 , parecia que estava amarrado , só diminuindo marcha e pisando pra andar ... esperei gastar todo diesel e coloquei S500 , voltou ao normal na hora ... , pior que só vai ter S10 nas grandes cidades , vou ter que abastecer naquele posto de Mairiporã ... rs
Qto ás peças da BI , acho tb que aguentariam mais um pouco , ia ter um aumento de consumo , aceleração irregular , ficar ruim de partida e perda de rendimento até a troca das peças se não quebrasse o acelerador , mas já que abriu ...
Brandão , o uso do 2T pra nós é que fique um pouco de lubrificante na BI , por isso é só um frasco de 0,5 litro a cada abastecida ... o uso de querozene tb é váido , só que fica muito mais caro pq só 0,5 litro não vai adiantar ...
Eduardo Velo
26/11/2013, 08:26
Vicente , pode-se usar tb querosene e óleo 2T ... 2o o bombista qdo abastecer com S10 é bom usar querosene , aí estou pensando usar 1/2 litro de 2T numa abastecida e 1/2 litro de Querosene na outra ... tb uso aditivo Max Diesel na proporção de 1/2 frasco pra cada 2 abastecidas , dificilmente coloco mais de 60 ltr no tanque , abasteço sempre na faixa de 600 km rodados ...
Fui no Bombista ontem pra regular a bomba pq estava com ponto atrasado , ele deixou em 0° , ficou muito bom ... elogiou bastante o motor , comentou que ele ainda está em amaciamento pq com certeza está na faixa de 200.000 km rodados e é muito pouco pra um Q20B .
Está com barulho mais forte que antes , ele falou que a pressão que estava nos bicos eram inferior aos 200 bar indicados no manual e não estavam com vedação 100 % por isso a injeção era mais fraca e batia menos , em rotações acima de 2000 rpm o batimento some e com pouca aceleração ele responde muito bem ...
Falta testar em estrada ...
abs ...
Marcus Brandão
26/11/2013, 08:39
Vai ficar um sonho, irmão.
O gafanhoto é outro carro, mesmo com os sapatões. Abri minha bomba no mesmo prazo que vc mas o Gafanhoto só tem 140.000 Nunca usei nada aditivando o combustível e ela tava bem destruida. Troquei tbm os bicos e o escape, colocando um flexível na curva.
O motor tá novo. Retirando o cabeçote deu pra ver que não tem ressalto nas camisas.
Agora, com 200 k rodados eu colocava uma turbina ontem na Jabi.
Eduardo Velo
26/11/2013, 08:56
Aí Marcão , perguntei isso pro bombista ... o conselho foi de não colocar pq se tivesse com turbina o estado das peças seriam de desgaste bem maior ... e outra , se tivesse com turbina , pelos relatos dele , iria tirar ... rsrs , como já não tem , vai ficar assim ...
Outro ponto que comentamos foi a temp. do motor , o meu não passa de 64°C na cidade com transito e na estrada o max. foi de 72°C , ele comentou que tinha uma D20 aspirada e deu problema na hélice na estrada ele quebrou as pás e ficou só com o miolo da hélice , continuou a viagem e depois não colocou mais hélice , andou sem hélice pegando estrada direto e motor não esquentava , então é isso mesmo , nossos motores não esquentam ... rs , não tem problema nenhum neles ...
Será que tem como vc ir no nosso encontro ano que vem ?? vai ser em Itamonte no final de maio ... são só 1000 km de bsb , ta facinho de ir ... rsrs
Walter da Camper
26/11/2013, 09:43
Edu, na minha opinião seu motor não necessita de turbina. Nas viagens que fizemos mantinha velocidade de cruzeiro em 110Km/h e não perdia muito nas subidas. Em algumas situações chegou a igualar o desempenho do meu 14B turbinado (se bem que ele está com uma turbina mal dimensionada).
Qual foi o sintoma que indicou que o ponto estava atrasado? Barulho muito suave? Fumaça branca na partida?
Eduardo Velo
26/11/2013, 10:17
Walter , tb não sinto necessidade de Turbina , do jeito que ando ia ser um desperdício ... rs
O principal sintoma foi falta de potência em subidas , vc sabe que pra sair do buraco que moro só pegando subida né ... rs , e estava com bom rendimento na reta , sinais de ponto atrasado ... e mesmo atrasado saiu fumaça preta na partida , mas só na partida , depois nada de fumaça ...
Pra pegar de manhã tem que dar umas 4 ou 5 voltas no motor , coisa que não fazia antes , vou ter que voltar lá pra ver se ele resolve esse problema ou se vou ter que conviver com ele ...
abs ...
Marcus Brandão
27/11/2013, 10:28
Conviver com ele nem pensar. tem que pegar no susto. O gafanhoto voltou ao bombista algumas vezes, tive que trocar a bomba auxiliar e ainda assim ele não pegava "no ato" e quando desligava ele ainda dava umas voltas. Foi visto que a válvula na entrada dos filtros estava com excesso de pressão. Foi trocada a válvula mas ele ainda dava umas voltas depois de desligado. Trocamos a solenóide "que era novinha" e o problema acabou.
Walter da Camper
27/11/2013, 11:13
Motor com injeção direta (sem pré-câmara e velas de aquecimento) tem que pegar na primeira volta do virabrequim.
Me lembro do dia em que fui pegar minha viatura no mecânico após a adaptação do motor diesel, ele pediu para eu dar a partida para ouvir o funcionamento e eu me preparei para segurar a chave por vários segundos enquanto dava bombadas no acelerador, como fazia no 4.1S. Levei o maior susto quando virei a chave e o motor já estava funcionando antes que desse tempo do meu pé chegar no acelerador... rs... rs...
Eduardo Velo
28/11/2013, 19:30
O que aconteceu foi que tiraram o flexível do retorno na retirada da BI e colocaram invertida , tem um tubo curvado maior e de um lado e do outro lado um tubo curto reto , inverteram e acabou mexendo na vedação , entrava ar e acabava indo diesel pro tanque pelo retorno ... qdo dava pratida não tinha diesel ... . Não encontrei tubo novo pra comprar levei numa loja de flexíveis e mandei prensar de novo , agora voltou ao normal ...
O motor não estava rendendo , o bombista deixou de um jeito que não fazia fumaça de jeito nenhum ... voltei lá e pedi pra deixar andando , ele mexeu num parafuso e tudo voltou como estava antes de quebrar , ta rendendo bem novamente , mas saindo um pouco de fumaça ...
abs ...
Vicente Guimaraes
28/11/2013, 21:20
voltei lá e pedi pra deixar andando , ele mexeu num parafuso e tudo voltou como estava antes de quebrar , ta rendendo bem novamente , mas saindo um pouco de fumaça ...
A natureza agradece :twisted:
hehehehhehehe
Eduardo Velo
28/11/2013, 22:52
Bom . qto a isso tenho pra dizer o seguinte ...
Se vc conseguir criar um carro totalmente não poluente por não usar queima de hidrocarboneto , fica bem quietinho , não fala nada pra ninguém e vai usando o carro do melhor jeito possível pq desde os anos 80 já poderíamos ter carros com motores não poluentes era pra estarmos rodando com carros super econômicos e não poluentes usando alta tecnologia ...
Meu engesa usa motor fabricado em 1990 , qdo iniciou o processo de melhoria dos motores diesel , nem penso em trocar e se for obrigatório destruo ele pq não vai ter motor moderno que preste pra colocar ... rs
abs ...
Marcus Brandão
28/11/2013, 23:09
cara. não dá pra generalizar mas tá difícil de arrumar um mecãnico por aí tbm.
Eu não teria investido mais nenhum puto no conserto. cobraria a mangueira deles.
depois que mexeram na minha bomba não me cobraram mais nenhum puto. nem na auxiliar, apesar de terem deixado a porra frouxa.
Vicente Guimaraes
29/11/2013, 00:22
Meu engesa usa motor fabricado em 1990 , qdo iniciou o processo de melhoria dos motores diesel , nem penso em trocar e se for obrigatório destruo ele pq não vai ter motor moderno que preste pra colocar ... rs.
X2
Nada melhor que uma fumacinha de diesel para começar bem o dia :) hahahahaha
titanium
29/11/2013, 00:43
X2
Nada melhor que uma fumacinha de diesel para começar bem o dia :) hahahahaha
Eita saudade dessa fumacinha!!!!
:|
X3... os motores modernos à diesel (de alta rotação) não dão o mesmo prazer dos mais antigos.
:D
Eduardo Velo
29/11/2013, 11:46
titanium , os motores modernos diesel deveriam estar fazendo no mínimo 15 km/l , o meu é de 1990 com 4 canecos de 1 litro cada e faz média acima de 10 km/l , esses motores novos não conseguem fazer nem os mesmos 10 km/l de 20 anos atras ... o Q20B é de baixíssima manutenção , aconteceu esse problema na BI por sujeira acumulada de muitos anos , o motor está perfeito ...
Os motores á gasolina e flex tem o mesmo problema , fazem média de consumo muito alta , pra mim é o item num. 1 qdo vou cmprar um carro e só a Fiat tem coragem de colocar o consumo nos itens tecnicos ... tem que caçar na net o consumo dos carros e fico admirado que a maioria faz entre 7,5 e 9 km/l e mesmo assim a turma compra ...
O meu está saindo um pouco de fumaça , mas nem se compara com os motores gasolina até os anos 80 ...
titanium
29/11/2013, 11:53
Esse Q20B, mesmo "soltando uma fumaçinha" ainda é um Menino!
:concordo:
Por isso gosto desses motores Perkins, Maxxion e Mercedes antigos: são resistentes, confiáveis; robustos!
OTTO HEITZMANN
29/11/2013, 13:29
Eu tambem sou fã destes motores diesel antigo de baixa rotação, no meu caso um Maxxion ST4 , tirei este motor de uma BONANZA já rodado, rodei mais 500.000 km, e ainda vai longe, a ultima manutenção que fiz no meu foi em 2005, quando fiz a bomba, na Argentina depois de colocar diesel batizado. De lá pra cá....só troca de oleo e fiz alguns apertos de parafusos.
Ta certo que tem alguns melados de oleo e deixa algumas gotinhas no chão, mas não abaixa o oleo de jeito nenhum, costumo viajar 10.000km sem me preocupar com o nivel de oleo.
Walter da Camper
29/11/2013, 16:49
Edú. Um dos motivos dos motores eletrônicos serem gastões é o fato da central ser progamada para injetar diesel em várias etapas com a finalidade de reduzir ruído e vibração.
O ruído de batida, característico do motor diesel, se deve ao fato de que a queima demora para iniciar após a injeção e de repente o combustível injetado inflama-se de uma só vez, causando uma onda de choque.
O eletrônico injeta uma pequena quantidade e dá uma pausa para que ela se inflame e só então injeta a carga de diesel responsável pela geração da força motriz. Já lí sobre sistemas que utilizam mais etapas, mas não me lembro a finalidade.
Eu prefiro o bom e velho barulho de trator.
Bom . qto a isso tenho pra dizer o seguinte ...
Se vc conseguir criar um carro totalmente não poluente por não usar queima de hidrocarboneto , fica bem quietinho , não fala nada pra ninguém e vai usando o carro do melhor jeito possível pq desde os anos 80 já poderíamos ter carros com motores não poluentes era pra estarmos rodando com carros super econômicos e não poluentes usando alta tecnologia ...
Meu engesa usa motor fabricado em 1990 , qdo iniciou o processo de melhoria dos motores diesel , nem penso em trocar e se for obrigatório destruo ele pq não vai ter motor moderno que preste pra colocar ... rs
abs ...
Também não troco meu Q20B... Adoro o barulho, e isso vem de infância onde andávamos de D20 indo para fazenda do meu tio, de férias.. Tem lembrança melhor???... Manutenção? Quando tem, é baratinha...e para o meu powertrain, é suficiente...
Eduardo Velo
15/12/2013, 08:32
Retomando sobre a BI , ainda não foi resolvido o problema ...
Como não estava conseguindo fazer nenhum tipo de ajuste que fizesse a vtr andar , ainda estava ruim de pegar qdo ficava muito tempo parado e pra piorar na ultima mexida não estava fechando a Solenóide e estava dando choque no motor ...
Na 4a passada voltou pro meca , pra esgotar o tanque e limpar pq tinha aparecido terra nos filtros , depois que limpou o tanque tentou fazer a vtr pegar e nada , chamou o bombista pra tirar a BI e os bicos e tirou os filtros , estava com muita terra nos filtros e depois da BI aberta constatou que tinha acontecido o mesmo que anteriormente , os internos todos danificados pela terra que passou pelo filtro ...
Essa semana vamos instalar um filtro separador extra na saída do tanque , pq nem eles nem eu poderia imaginar que passaria tanta terra pela tela de saída do tanque e pelos 2 filtros ... outra providencia vai ser colocar filtro na mangueira de respiro do tanque pq com certeza essa terra veio das estradas de terra que andamos esse ano e foram muitas , praticamente todos os lugares que andei fui por terra e peguei muita poeira , no posto que costumo abastecer tem um filtro de vidro bem grande e da pra ver o diesel passando por ele pra ir pro tanque e ali abastecem muitos caminhões ... acho que a terra só pode ter entrado pelo respiro do tanque ...
Como a vtr não foi feita pra ir em Shopping , ( nem o dono da mesma ... ) , vamos tentar achar a melhor solução pra isso não acontecer novamente ...
abs ...
Fala Eduardo, acabei de instalar um desses abaixo na saída do tanque, embaixo do Engesa...então ficou assim: esse filtro, filtro da bomba auxiliar e os dois filtros transparentes antes da BI.
Walter da Camper
16/12/2013, 10:15
Edu, pelo que entendi, vc nem chegou a andar com a viatura depois da reforma da BI e já desgastou componentes internos por causa de sujeira???
Eduardo Velo
16/12/2013, 11:20
Waltão , isso mesmo camarada ...
Acabei de chegar do S. Rogério , compramos o filtro Raccor , vai ficar fixado na parte interna do paralama traseiro , dentro da proteção fixado na parede interna do porta malas ...
Amanhã vou lá de novo pra gente acabar de montar tudo com BI no lugar , acertar ponto do motor , e instalar filtro no respiro do tanque ...
Ele ta cheio de trampo , vai ter que dividir o tempo e só amanhã que vão instalar a BI ...
Comprei o filtro na Auto Geral , na Cel F. Prestes ...
abs ...
Vicente Guimaraes
16/12/2013, 13:44
Edu, quando eu tive aquele problema de obstrução no Hulk o mecânico aqui do Rio (Seu Tião) sugeriu instalar um filtro Raccor antes da bomba de transferência, mais ou menos isso que vc fez.
Fiquei admirado de como pode ter entrado tanta terra assim no tanque...
Walter da Camper
17/12/2013, 10:11
Edu, qual o modelo do Racor compraste e quanto pagaste?
Refletindo aqui sobre seu problema, cheguei à conclusão de que a possibilidade do respiro "sugar" poeira é bem factível, por 2 motivos:
1-Abasteci por mais de ano no mesmo posto que vc (Av. Bom Pastor) e não tive problemas;
2-Tenho um recipiente flexível de 5Lts onde guardo uns 3Lts de diesel velho para lavagens e pulverizações e, de tempos em tempos, o frasco fica "murcho", ou seja, ao contrário da gasolina que cria pressão, o diesel cria depressão no recipiente fechado.
Você poderia fazer um teste, fazendo correr uma bucha de estopa ou algodão dentro da mangueira de respiro e ver se sai suja de terra. Assim confirma a suspeita e já limpa a mangueira para instalação do filtro.
Abçs.
Marcus Brandão
17/12/2013, 11:03
Desgaste de componentes internos da BI por sugeira do combustível em menos de 1000 km?:shock:
Tem caroço nesse angú. Carros trabalham dentro de minas, trabalham arando terra, abrindo estradas.
Você misturou quantar latinhas de pasta pra esmerilhar no tanque?
Desculpem mas nessa não vou.
Fabio Diniz
17/12/2013, 12:36
Boa tarde Eduardo
Criei um topico para saber um pouco mais sobre o perkins, pois na Jabiraca ( F75) esta com um. Porem o pessoaç me deixou um pouco confuso. Ja que vc tem um Q20B poderia dar uma olhada e ver se o maxion que esta no F é o Q20B?? Falaram la, que é o próprio, mas, ai eu lhe pergunto, não são motores diferentes? Não postei a foto aqui, para não desviar de assunto no seu topico.
Desculpe a intromissão e obrigado!!
Abraços
Eduardo Velo
17/12/2013, 13:11
Fabio , se possível coloca a foto aqui no tópico , aqui é assim , pode colocar que só acrescenta não desvirtua nada não ... rs
Walter , foi isso mesmo que pensei e comentei com o S. Rogério , colocamos um filtro no respiro e vou acompanhar pra ver se aparece terra ...
Brandão , tb não acredito que tenha desgastado tanto assim as peças novas , não vi ... vou pegar a vtr hj a tarde , vamos ver ...
abs ...
RogérioNunes
17/12/2013, 19:26
Que novela....
Também duvido que com essa Km tenha desgastado alguma coisa na bomba.
Aqui temos vários bombistas,inclusive autorizada Bosch e tanto eu quanto outros reparadores já tiveram problemas com muitos deles.
Eduardo Velo
17/12/2013, 20:43
E a novela continua ... continua ruim de pegar , dessa vez da pra ver que os copinhos de diesel ficam com um pouco de espaço vazio com o motor ligado e enchem qdo desliga , na minha opinião não está suprindo o consumo e qdo desliga o motor enche pelo retorno e cria ar no sistema ...
Como foi instalado o filtro , é alguma coisa errada por aí , pode ser mangueira com diâmetro maior que original e a bomba primaria não consegue suprir ou até o filtro está criando uma restrição ... amanhã volto lá no meca pra ver , minhas férias ficaram pra isso , tofu ... rs
Pelo menos agora qdo desliga o motor para ...
A gente sabe que esse motor é muito bom , então vale a pena insistir e deixar tudo funcionando perfeitamente ...
Vicente Guimaraes
17/12/2013, 22:16
A gente sabe que esse motor é muito bom , então vale a pena insistir e deixar tudo funcionando perfeitamente ...
Com certeza o Perkão é o mais inocente nesta estória toda :)
Acompanhando e torcendo
Marcus Brandão
18/12/2013, 07:01
Putz! Se te serve de consolo, eu apanhei um pouco depois de fazer a bomba, bicos e bomba auxiliar. (troquei tudo por 4 lascas. tudo Bosch, tudo zero. Quando desligava o carro não apagava. Quando o bombista abriu a válvula de entrada da bomba (bem em cima da bomba) estava com excesso de pressão. Foi retirada a válvula (nova) e colocado um parafuso furado (calibrado) e a prassão baixou mas não desligava. Observo que originalmente usava esse parafuso. A bomba auxiliar foi trocada pois logo após fazer a bomba, houve dificuldade de ligar o carro algumas vezes. Era a bomba auxiliar.
Depois disso tudo o carro permaneceu demorando a desligar. Foi trocada a solenóide e o problema "quase" acabou. às vezes ainda atrasa o desligamento mas pega que nem doença venérea e tá forte pacas
Recebi um pacotinho com as peças trocadas. nenhuma peça bonita pra fazer um chaveiro... O mais caro foi a placa distribuidora. Uma peça grande que fica atrás da bomba.
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSfwLet-HwFApx9wZM8iheursw2CJu-FdNn28DCpgFU-k2N-UMs (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&docid=Z9VxdlcOzKuMBM&tbnid=RpTRPc2979K0xM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.bomnegocio.com%2Fparana%2Freg iao_de_ponta_grossa_e_guarapuava%2Fcorpo_distribui dor_bombas_inj__bosch_denso_zexel_23271214.htm&ei=ZmSxUp-3HougsQTnkoCoAg&bvm=bv.58187178,d.b2I&psig=AFQjCNGxlIbORY2No5yHHVQ5oFHBD8wI1g&ust=1387443676106020)
Marcus Brandão
18/12/2013, 07:11
A placa parece com essa.
Meu bombista é autorizado e da minha maior confiança.
Imperial Diesel (http://www.imperialdiesel.com.br/)
Caso seja necessário ligue e fale com o Agnaldo (é o donoem meu nome. Essa porcaria é complexa pra nós que somos leigos mas é galho fraco pro cara. Onde eu estivesse com problema embalaria a bomba e mandaria pra ele mas sei que pra vc agora é meio complicado.
qquer coisa estou à sua disposição. Ele está a 40 km sa minha casa mas a partir do dia 20 estarei com as manhãs livres até dia 6.
forte abraço e boa sorte.
Eduardo Velo
18/12/2013, 07:51
Marcus , grato por passar o fone , se precisar vou te ligar ...
Ainda não sei pq não desligava , mas está desligando ... qto a não pegar , está com sintoma diferente do anterior , antes saía muita fumaça branca e demorava mais pra pegar e pegava igual trator velho com batida fraca no começo e aumentando as pancadas até atingir 800 rpm ... agora demora pra pegar , não tem fumaça nenhuma e qdo pega fica um espaço vazio de 1/4" que da pra ver nos copos de vidro dos filtros ... assim que desliga enchem ...
Hj pretendo ficar no meca até resolver isso ...
No restante , não está como antes , demora pra crescer o motor , era bem esperto no transito , agora está lerdo , minha vtr como era antes de trocar a bomba não vou ter mais , já me conformei com isso ...
abs ...
Marcus Brandão
18/12/2013, 10:03
Será que sua bomba auxiliar não está com baixa pressão? A minha é bem chatinha de trocar por causa da turbina mas a sua deve ser bem acessível. Pra dar um aperto legal
meu motor é linear mesmo com a turbina "atrapalhando" o inicio. Não se conforme com o carro pior. veja a bomba no teste, troque a auxiliar (100 reais aprox.) pois não tem justificativa. Tire esse filtro pré nem que seja pra este. Eu acho que os originais são suficientes.
Depois de mexido o Gafanhoto queima s10 ou comum da mesma forma. Ficou muito melhor. Minha bomba está um pouco aberta pra render melhor e fumaça zero.
Acaricia seu bombista e faz ele entregar o serviço bem feito.:lutabox:
Ele diagnosticou, fez o reparo, cobrou... se alegar que o tanque estava sujo, educadamente vc manda ele tomar no (*)... pois ele é o "proficional" e deveria ter previsto isso. Não tem sentido dizer que as peças se desgastaram.
Nem conheço esse merda e já to com raiva dele.:freaking:
Toda vez que tive que retornar ao bombista ele me pedia mil desculpas, Quando o carro ficava ele se oferecia pra me levar de volta...
Walter da Camper
18/12/2013, 10:22
Edu, isso está com cheiro de bomba alimentadora.
As BI rotativas bosch VE tem uma bomba interna de palhetas que atua logo na entrada do combustível para manter a pressão interna. Essa bomba é tão eficiente que é capaz de puxar o combustível dirento do tanque, existindo inclusive motores que não possuem bomba alimentadora (14B e alguns MWM sprint). Portanto, sua alimentadora pode, além de não puxar, estar restringindo o fluxo, quem sabe até por entupimento com aquela terra que foi para a BI.
Sugiro que faça o teste básico dos sistemas de alimentação diesel: o teste da "garrafa PET".
Encha uma garrafa com diesel limpo e alimente a BI diretamente com ela e, conforme o resultado do teste, vá incluindo elementos no circuito (filtro que está no carro, bomba alimentadora...) até descobrir qual deles provoca a restrição.
Eduardo Velo
19/12/2013, 11:20
O problema era muito complexo ... a saída do filtro primário estava com pequeno vazamento deixando entrar ar qdo desligava o motor ... apertamos a conexão e está dando partida normal ...
Está andando bem , as batidas estão como era antes , não tem mais aquele barulho de detonação de qdo peguei a 1a vez do bombista , está com torque melhor do que estava antes de dar problema na BI , mas está pouca coisa mais lento na resposta de aceleração , ainda falta testar em estrada , mas parece que está tudo OK ...
abs ...
ROBERTO SCHOLLER
19/12/2013, 11:27
O problema era muito complexo ... a saída do filtro primário estava com pequeno vazamento deixando entrar ar qdo desligava o motor ... apertamos a conexão e está dando partida normal ...
Está andando bem , as batidas estão como era antes , não tem mais aquele barulho de detonação de qdo peguei a 1a vez do bombista , está com torque melhor do que estava antes de dar problema na BI , mas está pouca coisa mais lento na resposta de aceleração , ainda falta testar em estrada , mas parece que está tudo OK ...
abs ...
Que bom Edu!!!:concordo:
Marcus Brandão
19/12/2013, 12:43
É isso que você merece, irmão!
Gostei da complexidade. kkkkkkk
Vicente Guimaraes
19/12/2013, 14:26
:curtir: Itatiaia aqui vamos nós !!
Eduardo Velo
20/12/2013, 10:18
É isso que você merece, irmão!
Gostei da complexidade. kkkkkkk
É isso aí irmão , NÓS merecemos ... rsrs ...
Camarada ... , foi uma verdadeira masturbação mental até ver um pingo de diesel em cima do tanque , tinha visto que estava melecado de diesel , mas achei que fosse da montagem , qdo vi pingar falei - só pode ser esse vazamento que ta deixando entrar ar no sistema , não tinha mais nada pra gente ver , tudo estava OK ...
Dei partida hj de manhã e foi meia volta pra pegar ... UFA ... agora vou mexer em outras coisas de menor valor ...
Vicente , ia pra la esse fds , mas mudei o rumo pra Ilha Comprida , vamos pra praia em vez de ir pro morro ...
abs ...
Fabio Diniz
21/12/2013, 08:35
Pessoal, bom dia a todos
Bom, lendo os comentários de todos e sobre vazamentos e etc... ouvi tambem sobre BI, gostaria de ouvir os pitacos de vcs sobre o seguinte assunto.
O motor da F75 um perkins esta vazando diesel por baixo, proximo do cambio! Bom, meu meca disse que era problema na BI, e ai levei num bombista aqui da cidade, o cara, ( segundo o meca, muito bom ) disse que não tinha como ser na bomba, e que estava tudo certo nesse setor. Ele ( o bombista ) disse que parecia ser no retentor traseiro do bloco do motor. Passei no meca e ele disse que não acreditava muito nisso,mas como o bombista mencionou isso, ele ira conferir no mes que vem, tirando o cambio e averiguando. Por acaso vcs teriam uma melhor explicação deste vazamento?
Abraços
Marcus Brandão
21/12/2013, 19:06
Fábio, no retentor traseiro do bloco não passa diesel mas óleo de motor. Se está vazando diesel não deixe tirar o câmbio à toa.
Fabio Diniz
22/12/2013, 09:53
Bom dia Marcus
Caramba, e agora??!!kkkk Os dois ( meca e bombista disseram que era diesel e não óleo de motor!) Bom, verei com o meca o que faremos... Antes mesmo de tirar o cambio!
Abraços
Fabio Diniz
22/12/2013, 09:59
444274444275444276
Edu, bom dia...
Aí esta o motorzinho( hehe) da F75. NO topico onde eu postei as fotos 'Motores Perkins: esclarecimentos" me falaram que este não é um maxion, e parece com um 4236... Bom, o que acha tb??
ABraços
Maxion não é....
Ou é um perkinks Q20b ou 4236 (versão agrícola dele)..
Eduardo Velo
23/12/2013, 17:28
Fabio , é um Q20B , pode até ser 4236 ( Estacionário ou de Trator ) mas de qqer maneira pra efeito de pedido de peças é um Q20B ...
Qto ao vazamento de diesel na parte inferior no motor , não tem como ser retentor , retentor é só do óleo do motor , tem que ser vazamento pela bomba primária ou pelo retorno , os 2 ficam na parte de tras do motor e pode vazar e escorrer até a parte de baixo e pingar diesel ...
Poderia dizer que vc ta ruim de meca pra KCT , ou nenhum deles tem tempo de ver o que é ou é total desinteresse dos 2 ... larga eles pra lá e procura algum meca acima de 60 anos que vai te dar melhor atenção , vai na Dutra e procura num posto que vai ser melhor atendido ... , se morasse aqui na grande SP teria como indicar um meca bom pra resolver isso ...
Marcus Brandão
23/12/2013, 17:55
Entra embaixo e olha. Se é diesel é limpo. Se é do motor é preto. Procure a fonte. Se for diesel não deixe tirar o câmbio. Segue o Edu e procure quem queira trabalhar.