PDA

Ver Versão Completa : Engesa F3 Edu - Jabiraca

Páginas : [1] 2 3 4 5

Eduardo Velo
08/03/2004, 09:27
Engesa Fase 3 91/91 Jordania , nº Chassi fin. 00001 .

- Motor D. Perkins Q20B
- Pneus BF 33
- Bancos Santana
- D. Hidr. ZF
- Volante S10
- CD Kenwood
- PX Cobra 19DX MR (Mata Rato)
- Suporte de Estepe
- Prot. do Tanque
- Capota de Fibra (Tabatinga )
- Faróis Milha e Neblina
- Totem (ultimo mod.)
- Inclinometro
- Bussola
- Iluminação interna (Fluorescente)
- Bancos tras. - os 2 orig. dianteiros - reclinaveis
- Sto Antonio com prot. de espuma
- Estrado plastico de 1" sob tapetes (arejar assoalho)

Futuras aquisições :

- Alternador de 90A no min. (atual 36A)
- GPS
- Freio a disco e eixo flut. na traseira - em estudo
- CX de redução da Toyota - só cx de redução acoplada ao mesmo câmbio e aos mesmos dif. - em estudo
- Guincho meca - após a cx redução ...

- Ar Condionado - o último da lista

[]s a todos ...

cassiolm
08/03/2004, 10:37
Eduardo,

Esse bicho é um carrão, não éh?! :D

Ele tá bonito e equipado mas sem ser carro de vitrine. Tá na cara que é carro de lama.

Via de regra não gosto de jipes fechados tipo Land Rover, etc. Mas esse seu F3 é outra coisa. 8)

A quanto tempo vc tem esse Engesa?

Abraço,

----

Eduardo Velo
08/03/2004, 11:56
Fala Cassio , ele não é de vitrine mesmo , rsrsrs ... , não ligo muito pra estética , gosto de praticidade , procuro deixar ele bem preparado com facilidade de acesso aos apetrechos de SOS ...

Estou com ele a quase 2 anos , tive muita sorte , comprei sem ter muito o que fazer . Nesse tempo , aos poucos , instalei guincho eletr. , prot. tanque , sup. estepe , PX , Totem , Faróis milha e nebl. , troquei o CD e os bcos tras. , entre outras coisas ...
Tive que dar um tapa total em vazamentos no motor (refeito algumas roscas espanadas) e nas luvas das cruzetas (embuchamento) .
Troca de rolam. e retentor da cx transf. , difs. e ptas de eixo , tudo feito em casa , mais pro precaução por não saber como estavam , acabei desmontando tudo e trocando ... , assim fico mais tranquilo ...

Posso dizer que está " preparado pra ir até a esquina ou simplesmente dar a volta ao mundo " , como já vi num adesivo pra jipe ...

[]s ...

bunny
09/03/2004, 09:36
esse engesa realmente está pronto pra dar a volta no mundo...

aliás, edu, vc esqueceu de listar os equipamentos internos, cada qual no seu lugar... hi-lift, geladeira, cama redonda...

brincadeira =)

eu, particularmente, não acho o engesa um jipe bonito, mas q é guerreiro, ahhh, isso é =)))

abraço edu, parabéns pelo jipe, e obrigado por aquela carona =)

não esquece de na época da seca a gente rever a eletrica toda dele aí heim =)

[]s

Hélio
09/03/2004, 13:10
Ola a todos !!!! :D

Edu , vc tem ai uma Engesa que um grande máquina. :wink:

Quem sabe a gente pode ve-la em uma trilha

[]'s

Eduardo Velo
09/03/2004, 18:11
Helio tenho muitas fotos , mas to sem scanner , ai vai algumas que tenho no micro , faço muitas trilhas , mas não tenho costume de tirar fotos , sempre levo a maq. mas acabo esquecendo , as que tenho são os colegas que me mandam ...

Vai uma da Chiboca , que acabei entrando e no meio do atoleiro tava cheio de toras cobertas pelo barro , fui arrastando tudo até fazer uma parede , puxei com o guincho pra passar por cima delas , o Samuca , lá atras , acabou vindo arrastado quase a trilha toda ora por mim ora pela Envesa de outro colega , quase não gastou combustível ...
A outra é no meio da descida da trilha da petrobras de Salesópolis a Caragua , chamamos de playground pra jipes ...

vou providenciar scanner de algumas ...

[]s...

Eduardo Chaves
11/03/2004, 19:37
Ae Xará,

Até que enfim estou vendo fotos da Jabiraca, vê se manda mais como prometeu... :lol:

Tá... tá... já sei... logo monto o Book do Jericó... :lol:

[]'s e parabéns pela máquina... :wink:

Eduardo Velo
27/03/2004, 22:15
Vão 2 fotos tiradas pelo colega Cassio , numa dessas idas ao Ibira ...
Vejo que a maioria dos Engesas usa alargador de paralama de fibra que fica mais bonito , mas os meus acabaram estourando e coloquei esses de borracha que ficam feios pra burro , mas são muito práticos numa trilha , outra coisa é espelho retrovisor externo , uso o original preso na porta para que ele recolha na primeira pancada num galho , mas vejo tbm que poucos usam eles , a preferencia é pelo do Wangler , mas acho que se usasse esse já teria estourado tbm pq é todo de plástico .
Estou com 2 lanternas peq. pra colocar nas laterais dianteiras que é outra coisa que quebra na trilha .
Assim que escanear fotos de trilha posto aqui ...

[]s ...

Thiago Rodeghel
28/03/2004, 13:26
Fala aí Edu :D

Então, coloca os do wrangler, acho q são mais seguros q o original!!!

O q uso no meu, eles dobraram normalmente com uma pancada :roll: , e não quebraram!!! Acho q na Engesa vc tbm não terá problemas :D

Agora eu já vi em niva, nesse mesmo modelo, só q o suporte parece q era da D20, não tenho certeza, serem arrancados fora da porta com suporte e tudo :shock:

Coloca os alargadores da Land, lembra :D HEHEHEHE :lol: :lol:
(Vc tava só matutando como fazer no Jabiraca) :D
Brincadeira Edu :P

[s]

Eduardo Velo
29/03/2004, 09:39
Fala Thiago , cara , realmente os alargadores da Land ( os flexíveis ) são show de bola mesmo , já andei medindo e não tem como ..., nem fazendo uma gamb... quer dizer uma adaptação técnica, conseguiria , mas acho que posso mandar fazer , tinha um pessoal que vinha no Poli que fazia esse tipo de trampo , eles são de Rondonia , não se vc conhece , comentei sobre os alargadores e eles olhando os da Land falaram que dava pra fazer , mas não vi mais nenhum deles ...

Qto ao retrovisor , já vi estourar num Engesa , por isso vou ficando com esses mesmo até dar pau , ae talvez troco pelo do Wangler , valeu ...

[]s ... sem estética e com praticidade ...

Cilon Carlos Heck
02/04/2004, 14:01
Edu, beleza de máquina 8) 8) 8) 8) 8)
Seguinte: queria saber quanto por litro a sua Jabiraca está fazendo. O seu Q20B é turbinado? Você está satisfeito com este motor? Deixa este mesmo ou troca por um S4? Ou S4T?
Motivo de tantas perguntas: encontrei um chassi com lata original do Jordânia (só isso) e pretendo comprar para montar. Um interessado no meu Fase 1 ofereceu como parte do pagamento um Q20B com retífica zero como parte do pagamento, então queria saber se aceito ou deixo para comprar o motor mais para o final e vejo a possibilidade do S4T (maior consumo, não??)
Obs. final: este Engesa eu vou montar mais para viagens e acampamentos (carro de apoio do pessoal) pois é óbvio que em trilhas pesadas não dá pé .
Desculpe o tamanho da carta :wink: :wink: :wink:

Eduardo Velo
02/04/2004, 14:31
Edu, beleza de máquina 8) 8) 8) 8) 8)
Seguinte: queria saber quanto por litro a sua Jabiraca está fazendo. O seu Q20B é turbinado? Você está satisfeito com este motor? Deixa este mesmo ou troca por um S4? Ou S4T?
Motivo de tantas perguntas: encontrei um chassi com lata original do Jordânia (só isso) e pretendo comprar para montar. Um interessado no meu Fase 1 ofereceu como parte do pagamento um Q20B com retífica zero como parte do pagamento, então queria saber se aceito ou deixo para comprar o motor mais para o final e vejo a possibilidade do S4T (maior consumo, não??)
Obs. final: este Engesa eu vou montar mais para viagens e acampamentos (carro de apoio do pessoal) pois é óbvio que em trilhas pesadas não dá pé .
Desculpe o tamanho da carta :wink: :wink: :wink:

Cilon, blz ...
Meu Fase 3 veio com esse motor , sem turbo , original de fábrica , então não foi uma opção ... estou gostando muito dele pq aprendi a lidar com o torque e rpm , mas ele é xoxo em subida , em 5.a qdo chega no 1/2 dela falta pot. ai tem que colocar 4.a , que fica muito forte , existe um buraco entre a 5.a e a 4.a que tem que ser controlada em rpm . de 4.a pra 3.a tbm
acho esse motor de bx man. e o consumo é de 10km/l , pra viajar é ótimo , tenho relação 3.07 .

Se o Q20B for na troca por bom preço vale a pena sim , se não tem eixos pega da rural com cambio clark e red. toyota , vai ficar o bicho ...

vamos nos comunicando ...

[]s...

Danniel Pizatto
02/04/2004, 23:10
Olá Eduardo..

Esse seu conta-giros é mecanico ou elétrico??

Se é eletrico como e feita a instalaçao em motores diesel mais antigos?

[]´s

Eduardo Velo
03/04/2004, 08:16
Fala Daniel , é elétrico , ligado numa dos fios do extator , desmontei o alternador , descasquei um dos fios do extator liguei no que manda sinal pro rpm , é o fio que seria ligado na bobina caso fosse gasosa , o + e - ligados normalmente .

qqer dúvida berra ...

[]s...

Cilon Carlos Heck
03/04/2004, 08:42
Aí Edu
Estou exatamente pensando nesse esquema que você falou: eixos da rural (dana 44) e reduzida da toyota. Acho que fica o sistema ideal, porque nos Engesa a reduzida faz uma puta falta em trilhas mais pesadas que tenham uma decida muito íngrime (para subidas não sinto tanta falta assim). Quanto ao motor, o cara está pedindo L$4.500. Acho que está num bom preço. Única coisa é que eu pretendo fazer é turbiná-lo.
Quero ver se esta semana eu defino o negócio.
[ ]´s

Thiago Rodeghel
03/04/2004, 10:48
tinha um pessoal que vinha no Poli que fazia esse tipo de trampo , eles são de Rondonia , não se vc conhece , comentei sobre os alargadores e eles olhando os da Land falaram que dava pra fazer , mas não vi mais nenhum deles ...

[]s ... sem estética e com praticidade ...

Grd Edu :D

Acho q não cheguei a conhecer eles :roll: , mas não deve ser difícil encontrar alguém q faça :wink: .

Ah! lembrei q vc precisava saber dos marcadores, não lembro do que vc queria, pra mim perguntar lá pro vendedor da Turotest :) ?? Caso terça q vem eu for lá no Poli, levarei um catálogo deles, BLZ :P

E pra sua alegria, decidi montar o meu AP sem injeção eletrônica :roll: , no lugar vão ser 2 Webers 45 DCOE (deitadas), preparadas pra carros de arrancada, uma já comprei, tá pra vir lá de Curitiba. Estava em um buggy de corrida :D . O motor meu agora está na retífica, tinha de brunir, jatear pistão, aí já vou trocar anéis, bronzinas, mancais, dar um trato no virabrequim, etc. Por isso ainda não montei o meu aqui no Frota 4x4 :roll: , mas em breve já terá alguma coisa :wink:

[s]

Thiago Rodeghel
07/04/2004, 20:01
Fala Edu :D

Nem deu pra mim ir com vcs no passeio :cry: , no sábado quebrou aquela chapa q segura os feixes de mola no eixo, e tbm é onde fixa a parte inferior do amortecedor :shock: , são 2 grampos e 4 porcas, agora só tá preso por 2 porcas e o amortecedor dianteiro direito tá soltinho, só preso pelo parafuso do batente superior :shock: , tá um shimmy desgraçado :evil:

Bom um carbura de Curitiba preparado já chegou, é usado mas tá valendo. mas dá só um ligue no tamanho dele, obs q vão ser 2 desses
Weber 45 DCOE, são 2 borboletas :shock: , vai ficar o bicho :twisted:

[s]

Eduardo Velo
07/04/2004, 21:29
Fala Thiago , não foi ontem no Poli ??? foi pouca gente , mas troquei idéia com o pessoal que tava por lá , só tinha montado a vanzinha de lanches ...
Cara arruma logo tudo isso que vc falou pq senão vai passar problema pra outras peças , rolamentos , pivos , terminais ...

Como vai ficar o coletor com os 2 carburadores ?

Lavei a Jabira hj , tinha barro até no quebra sol , ta uma bagunça dentro , mas só vou poder arrumar na sexta ...

[]s...

Thiago Rodeghel
08/04/2004, 17:15
Fala Thiago , não foi ontem no Poli ??? foi pouca gente , mas troquei idéia com o pessoal que tava por lá , só tinha montado a vanzinha de lanches ...
Cara arruma logo tudo isso que vc falou pq senão vai passar problema pra outras peças , rolamentos , pivos , terminais ...

Como vai ficar o coletor com os 2 carburadores ?
[]s...

Fala Edu :D

Então passei por ali umas 8:30, tinha de pegar o suporte com o pessoal da Garra, mas acho q a chuvinha q tinha dado na terça, afastou a galera... Aí nem parei ali no estacionamento. Mas vi vc conversando com o pessoal do Niva Clube :roll: .

Então como o cabeçote do meu é 16v tinha de mandar fazer em alumínio, mas perguntando pra galera q turbina carros me disseram q no Paraná tinha pronto :D . E o coletor 8v é diferente do 16v :shock:

O coletor é esse da foto :wink:

[s]

ferraz
09/04/2004, 13:09
Boa tarde e boa pascoa.
Quanto o seu motor andei falando com alguns preparadores e me informaram que pode se instalar um turbo em um Q20B,sem muita pressão, que irá render 115cv, e melhor ainda com um trabalho nos dutos de adinição pode-se ganhar até 40%, mantendo a vida util e o consumo um galho entre 15% a 20% dependendo do estado geral do motor este trabalho fica em otno de R$ 200,00, há inda a necessidade de mantre sempre os bicos injetores regulados

Eduardo Velo
09/04/2004, 13:17
Ferraz , tudo bem , boa pascoa pra vc e família ...
Me interessei por essa preparação , vc poderia me passar o fone dessa oficina pra podermos trocar idéia ??

[]s...

Eduardo Chaves
09/04/2004, 15:56
Ferraz,

Muito boa a dica, gostaria do fone tb, já que estou meio caminho andado, o Jericó já está com turbina...

[]'s e Boa Páscoa a todos e família... :lol:

ramiro_eli
09/04/2004, 23:17
Thiago,

Seu motor será alimentado à Álcool?
Se a sua resposta for sim, recomendo que voce mande banhar as suas Webbers antes de montá-las.
Trata-se de um banho que protege o corpo do carburador contra a corrosão provocada pelo álcool. Se o carburador não estiver devidamente protegido, apresentará entupimentos constantes de gicles em poucos meses, alem de danificá-lo seriamente.
É caro, algo em torno de R$ 300,00 por bura, mas IMHO é abolutamente nescessário.

Edu,
E a Jabiraca? Quando vai voltar p/ uma trilha?

[ ]´s

Eduardo Velo
10/04/2004, 07:49
Fala Ramiro e Galera Engeseira , tudo bem ??
Quinta no Ibira encontrei o Marcelão e falamos da "Super Máquina do Ramiro " que brincou na trilha das águas enqto a gente não saia do lugar , hehehe ...
Estou fazendo algumas trilhas sim , é que não está coincidindo de fazermos juntos , mas vamos marcar alguma coisa , se o trampo permitir TD .
Agora , esse negócio do carburador , se for de 85 a 95 , todos eram banhados , até dos carros a gasosa , o que pode acontecer é ter que banhar novamente por desgaste ou esfoliação ...

[]s e vamos malhar o Judas (tem muitos ...)

Thiago Rodeghel
10/04/2004, 20:17
Thiago,

Seu motor será alimentado à Álcool?
Se a sua resposta for sim, recomendo que voce mande banhar as suas Webbers antes de montá-las.
Trata-se de um banho que protege o corpo do carburador contra a corrosão provocada pelo álcool.
É caro, algo em torno de R$ 300,00 por bura, mas IMHO é abolutamente nescessário.
[ ]´s

Grd. Ramiro e Edu :D

Então, pensei em montar ele a Álcool, mas ia gastar muito mais... (rebaixar cabeçote, mudar tx de compressão, etc...) E tinha tbm de niquelar os carburas... Mas não vou, vai ser na gasosa mesmo :wink:

Edu, só q carburadores nacionais eram assim :roll: , os Made in Spain naum, meu caso :( ... Ainda bem q é fácil encontrar peças pra ela por aqui... 8)

O melhor q os gicles estão de beem fácil o acesso. na foto vcs podem ver uma tampa meio dourada com uma porca borboleta, só retirar a tampa e :shock: canetas e gicles (marcha lenta tbm)... aí só desparafusar e retirar elas... :D Mas me falaram q era mais ou menos 300,00LT$ os dois carburas... sei lá :roll:

[s]

ferraz
13/04/2004, 15:13
Eduardo
Os preparadores em questão são figuras renomadas da preparação de motores e consutores da revisra Hot , na edição 10, há uma materia a respeito de preparação de motores diesel, assinada por funarie Sérgio
Os contatos
Sérgio Performances (11) 4426-1283, SERGIOPERFORMANCE@EMBRATEL.COM.BR
Funari Automotivo (11) 6591-1795
Rasch Motor (11) 6684-6646, sua Silverado possui 72kgm de torque e 263cv, motor MWM 6cc, materia da Hot 21
Lojas :
Turbo Anhanguera (11) 3823-1236, desenvolve turbo compressores
Marcowil(KKK) (11) 6636-1353, marcowil2terr.com.br
Biuagio (19) 3633-2000
Beepturbo (11)6910-9507 fax (11) 6918-7135, www.biagioturbos.com

bunny
13/04/2004, 16:48
ferraz,

as dicas são valiosas, mas preciso fazer um adendo.

conheço N pessoas que andam com carros mexidos, principalmente kadetts, e alguns deles fizeram as preparações na Funari.

TODOS tiveram que refazer as adaptações, e ninguém falou bem da oficina =(

e quanto a revista HOT, ela é conhecida no meio tunin/turbo, como a revista mais mentirosa do segmento.

eles inventam números, colocam fotos erradas, e forjam testes. isso, de acordo com 2 amigos q já foram capas da referida revista, e quando leram a matéria, exclamaram "MEU CARRO NÃO ANDA TUDO ISSO!!!"

então, só quero dizer pro pessoal tomar cuidado, na hora de fazer orçamentos e tal =)

[]s

haundrich
13/04/2004, 19:23
Ferraz,

Muito boa a dica, gostaria do fone tb, já que estou meio caminho andado, o Jericó já está com turbina...

[]'s e Boa Páscoa a todos e família... :lol:

E aeh Eduardo

Conta para a gente como ficou seu F3, agora com turbina.
Melhorou o consumo? Sai em segunda?
Tô curioso por causa de seu diferencial 3.07 e BF33

Aquela roda de D20 é tala 8? Como está ficando o desgaste?
E qual calibragem de pneu vc está usando para asfalto?

[]'s

Flávio

Eduardo Velo
13/04/2004, 20:28
Vc está confundindo os Edus , hehehe ...
O Jericó é do Chaves , o meu é a Jabiraca ...
Ainda não coloquei turbo , a principio sou contra , mas tendo a possibilidade de bx pressão na turbina até dá pra estudar o caso .
Qto ao resto :
Sempre saio em segunda . Só uso prim. em casos críticos , sub./desc. íngreme , atoleiro , com uma turbina de bx pressão isso não deve mudar , mas aí já seria interessante usar uma T-Case Band ..
A roda da D20 é tala 8" , o desgaste é normal , comendo pouca coisa mais por fora nos 2 da frente .
Uso de 28 a 30 lbs , se ficar com menos de 24 lbs forma uma bolsa na parte inferior e o barulho dá direito a aposentadoria precoce , arrebenta o medidor de decibéis , hehehe ...

To com o bichão perneta na garagem , tirei as campanas pra dar um passe e trocar as lonas , aproveitei pra tirar os semi-eixos e renovar a graxa dos rolamentos , estou agora atras das buchas dos amortecedores (16) de F4000 não to achando , liguei em algumas auto peças de caminhões em Sampa e uma indica outra e ninguém tem , achei algumas na Rialam em S. Caetano , vou ter que fazer uma catada com o resto .

[]s ...

Thiago Rodeghel
25/04/2004, 01:57
Fala Eduardo :D

Lembra q vc pediu pra ver o tamanho das borboletas dessa weber lá no Poli pra ver uma foto, então aí vai :wink:

[s]

Eduardo Velo
26/04/2004, 10:31
Thiago , acho melhor achar um posto de gasosa pra fazer propaganda e quebrar um pouco o cu$to com combustível , esses 2 buracos negros vão sugar até o tanque ...

Coloca um tambor de 200 l preso na traseira , acho que assim dá pra ir e voltar pra Paranapiacaba sem ter que abastecer , hehehe ...

Bricadeirinha , nem imagino qto vai fazer por litro com esses carburas , espero que dê tudo de acordo qdo estiverem funcionando ...

[]s aguardando mais um Frank...

Thiago Rodeghel
26/04/2004, 17:21
Hehehe :D

Tava pensando em fazer o mesmo esquema do carro do filme Mad Max :shock: :lol: :lol: :lol: Lembra aquele preto com blower???
colocar 2 galões atrás...

É pensando agora vi q chutei o pau da barraca :shock: , tbm não faço idéia de como vai ficar o consumo :roll: , acho q vou trocar os giclês por menores :? sei lá se caso tbm ficar ruim, vou experimentando :lol:

Mas tbm com o meu tô fazendo 5km/l, naum de gasolina :P mas de óleo :shock: :lol: :lol: , brincadeira, mas deve estar nessa faxa 5km/l e olha q é 4c :shock: ... em 4x4 parecia um daqueles Charger R/T ...

[s]

Eduardo Velo
27/08/2004, 20:15
A Jabiraca ta no estaleiro ...
Apareceu um pto de ferrugem e qdo fui cutucar pra limpar abriu um rombo , hehehe ... , ainda bem que é tudo chapa dobrada , mas deve ficar uns 40 dias pra tirar todos os ptos de ferrugem e montar tudo como se deve ...
Vou tirar o Sto Antonio pra inspeção e pretento colocar uma gaiola no lugar .
Estou providenciando ancoragem no suporte do guincho pro towbar , ele pega a 90º abraçando o parachoque e é preso no chassi , melhor ancoragem impossível ...
Tbm vou aproveitar pra tirar o diesel e fazer uma limpeza no tanque .
Desmontar o eixo dianteiro pra inspeção , (o tras. foi feito ha um mes) , trocar óleo do cambio e o pior de tudo : tentar acertar a maldita fiação , tá um balaio danado , tudo funciona mas qdo pifa uma coisa dá pane geral e é um parto pra saber a sequencia da fiação ...

Se alguém puder passar mais alguma dica pra verificar enqto ta no estaleiro agradeço ...
[]s ...

haundrich
28/08/2004, 10:11
o pior de tudo : tentar acertar a maldita fiação , tá um balaio danado , tudo funciona mas qdo pifa uma coisa dá pane geral e é um parto pra saber a sequencia da fiação ...

Se alguém puder passar mais alguma dica pra verificar enqto ta no estaleiro agradeço ...
[]s ...

Depois de ficar aborrecido com as eventuais panes de meu alarme, estou tomando esta decisão:
Vou mandar arrancar toda a fiação e fazer tudo do zero. E passar um cabão de 16mm ou maior (se não ficar volumoso) no sentido longitudinal para atender pontos (guincho dianteiro e traseiro, cibiés, iluminação interna..) e fazer uma caixa blindada bem moderna para fusíveis (ou disjuntores para CC, se eu encontrar) e os contatores (relés).

[ ]'s - Nada mais chato do que ter problemas na parte elétrica

Flávio

haundrich
28/08/2004, 10:37
Sempre saio em segunda . Só uso prim. em casos críticos , sub./desc. íngreme , atoleiro , com uma turbina de bx pressão isso não deve mudar , mas aí já seria interessante usar uma T-Case Band ..

[]s ...

Caro Edu

Estive pesquisando sobre isso... Olha só.

Vc pode ter turbina com pressão que considero baixa (em torno de 0,4 a 0,6 kg) e dimensionar caracois de diâmetros menores, com o objetivo de melhorar a resposta do motor em baixa rotação.

Em alta rotação, a turbina pequena chega a estrangular o motor nesse regime. Acredito que não é o nosso caso. Isso só acontece para aquele pessoal de street que adora colocar mais de 5000 giros no motor. Não é todo trilheiro que usa esse regime, até porque tem que chegar inteiro no outro lado da trilha...hehehe

Estou comprando um carro para a patroa. E estarei fazendo esse esquema desta turbina pequena (neste caso o objetivo é melhorar a compressão dinâmica para poder usar álcool no motor..).

No seu caso, não precisa colocar uma turbina cavala e nem de alta compressão. Pode ser bem pequena e pressão em torno de 0,4, que irá melhorar a resposta em baixa, sem danificar motor.
Detalhe: tem que mudar o esquema de alimentação de combustível e manter a mistura na proporção adequada.
Tem vários lugares que os caras simplesmente colocam turbinas e sequer conferem a mistura. Depois saem falando que turbina estraga motor....

Falouws
Flávio

[ ]s
Flávio

Eduardo Velo
30/08/2004, 21:00
No seu caso, não precisa colocar uma turbina cavala e nem de alta compressão. Pode ser bem pequena e pressão em torno de 0,4, que irá melhorar a resposta em baixa, sem danificar motor.
Detalhe: tem que mudar o esquema de alimentação de combustível e manter a mistura na proporção adequada. Flávio

Flavio , me interessa essa resposta em bx , vc sabe qto fica a brincadeira ?

[]s...

Eduardo Velo
30/08/2004, 21:14
Revisão no guincho , Work 12000 compacto , tem 2 anos de uso .
O berço e o suporte estavam sobrepostos sem proteção , corrosão generalizada , mas como as chapas são grossas já tirei o ferrugem e preparei pra pintura .
Esse guincho é de muito fácil manutenção , basta retirar os parafusos da tampa que consegue rebater as engrenagens tendo acesso pra retirar a graxa velha e colocar nova sem desmontar mais nada .
Retirei o motor , estava com graxa proximo ao rolamento , sinal que está tendo passagem na sede , estava com ferrugem nos rotores , estatores , e nos parafusos de fixação , a vedação não está boa , silicone no bicho ...

[]s...

haundrich
31/08/2004, 08:20
Estou pesquisando isso a prestações.. hehehe
No momento, encontrei de R$940,00 a R$3.500,00 (já instalação inclusa).
Como os preços são variados, o que vai pesar na decisão será a qualidade e a reputação da instaladora.
Tem um boa em Cascavel, chamada Prado.

[ ] 's - pesquisando e sem comissões

Eduardo Velo
04/09/2004, 09:45
Flavio , to no aguardo da pesquisa , valeu ...

O assoalho da Jabira ta bem estragado , os furos que tem em baixo , que devem ser para lubrificação , acabaram condenando parte do assoalho ...
vamos fazer furos por cima da travessa transversal pra lubrificar os furos em bx só servem pra juntar baro e ferrugem pq as travessas são duplas , era exigir demais que não tivesse falhas ...

Já ta quase todo desmontado , to desmontado onde o Funeca vai mexer primeiro pra depois atacar a tranqueira da fiação ...

[]s...

haundrich
04/09/2004, 14:39
Flavio , to no aguardo da pesquisa , valeu ...

O assoalho da Jabira ta bem estragado , os furos que tem em baixo , que devem ser para lubrificação , acabaram condenando parte do assoalho ...
vamos fazer furos por cima da travessa transversal pra lubrificar os furos em bx só servem pra juntar baro e ferrugem pq as travessas são duplas , era exigir demais que não tivesse falhas ...

Já ta quase todo desmontado , to desmontado onde o Funeca vai mexer primeiro pra depois atacar a tranqueira da fiação ...

[]s...

Furos para lubrificação no assoalho? Como é isso?

Eduardo Velo
04/09/2004, 17:56
Flavio , os furos feitos pelos "Engenheiros" da Engesa ficam sob as travessas longitudinais nas laterais do assoalho e transversal na central , vou fazer furos por cima e tentar deixar um furo peq. em baixo pra drenagem , mas que vai ficar fechado por um tampão ...

Vou substituir o modo de fixação do painel dos articulados dos limpadores ( No F3 é inferior do M. 608) , ali foi coisa Lusitana mesmo , parafuso passante tendo que desmontar o painel frontal pra ter acesso á porca , tem que ganhar um monte de FENO o camarada que bolou isso , devia ser amigo do Chefe na Engesa , hehehe ...

[]s...

haundrich
05/09/2004, 16:51
Meus parabens ! Vc tem aptidão para paintbrush!

Precisa ver o que fizeram no meu.
Fizeram para fixar um tipo de bancos, e depois fizeram outra furação para fixar novos bancos.. Saldo: 4 furos abertos e comprometedores, bem na travessa de estrutura (transversal)....e de fora a fora! afff....

Penso em tampá-los.. Mas fico pensando como fica a corrosão comendo solta lá dentro.

Se entendi direito, vc quer tampar e injetar óleo para segurar a corrosão?
Isso eu quero aprender.
Eu sei que graxa funciona muito bem nas paredes de portas de automóveis.
Qual o tipo de óleo?

[ ]'s - Querendo fazer um tratamento químico no assoalho e estrutura...

Eduardo Velo
05/09/2004, 20:35
Flavio , pretendo colocar óleo protetivo de chassi , marca POWER , misturado com FERROX , já fiz essa experiencia nas caixas laterais e funcionou ...

Graxa pra nós é veneno , a água penetra entre a graxa e cria bolsas de ferrugem , o melhor é manter lubrificado ...

Os furos feitos em cima da travessa não vão causar nenhum mal , pq a tendência é de acumular umidade na parte baixa , aproveita esses furos . joga óleo protetivo e tapa com tampão de borracha ...

Obs. Tenho curso de desenho mecânico , mas não sei mexer no CAD , por isso apelo pro P.B. e tento me fazer entender ...

[]s ...

Luca
05/09/2004, 22:57
...colocar óleo protetivo de chassi , marca POWER , misturado com FERROX , já fiz essa experiencia nas caixas laterais e funcionou ...
Eduardo,
Esse coquetel funciona de verdade? Tou com o meu Engesa desmontado, e gostaria de poder me prevenir contra ferrugem. Acho que agora é a hora certa. Estou pensando em aplicar bate-pedra em toda parte inferior da carroceria, por dentro dos para-lamas, e no interior da cabine. Você se utiliza deste método (coquetel) faz tempo?
[]´s

haundrich
06/09/2004, 09:44
E aeh Edu

Ah!. hehe tinha que ser de pessoal de Desenho Mecânico... a perspectiva está bem feita, se tratando de P.B a mão livre....

Aquela estrutura transversal é praticamente isolada do assoalho, não?

Isso significa que tenho que fazer dois furos para as lubrificações: Um na barra transversal e outro para os assoalhos?

E provavelmente um terceiro furo nas longitudinais (vulgo "caixas de ar")?

Eduardo Velo
06/09/2004, 15:00
Luca , uso esse coquetel faz 2 anos , e funciona , o problema é que qdo mando lavar , o pessoal usa Solupam e acaba saindo da parte desprotegida , mas onde tem tampão fica perfeito . Não uso bate-pedra por dentro da carroceria , pq se tiver algum pto de ferrugem vc só vai perceber tarde demais , vou usar Duco fosco por dentro , é melhor pra controlar corrosão ...

Flavio , nenhuma travessa é isolada do assoalho , é o que vou fazer tbm , furos de lubrificação por cima , com tampão ...

[]s ...

Eduardo Velo
14/09/2004, 12:40
Galera , comprei hj em Sampa os calços originais Engesa , de borracha , aqui no ABC só encontrava o jg completo dos calços de cabine da C10 , que são os mesmos , (só vem 2 pares por jogo) e custa 55 lt , lá saiu por 6 lt cada par , R. do Manifesto 1170 .
A borracha que vai embaixo do parabrisa de 5 x 32 cm tá 2 lt o metro .
Encontrei tbm os tampões do assoalho por 0,90 lt cada

Agora é atacar onde tem ferrugem , desmontamos o parabrisa e tá quase todo enferrujado , o assolaho é só uma parte mesmo , do lado do carona , as caixas ficaram sem tampão e acabou criando uns ptos de ferrugem tbm , mas nada grave ...

Estou na captura de botões que acendem qdo liga , os do Fiat 147 desisti , vou trocar por botões que acha com mais facilidade , talvez de algum caminhão ...

[]s...

Eduardo Chaves
14/09/2004, 14:23
Xará...

Posta umas fotos do decorrer da reforma...

[]'s curiosos...

Eduardo Velo
14/09/2004, 14:44
Falae Xara , tava sumido ???
Cara , infelizmente não tenho camara digital , to na correria de peças e ajudando desmontar , acabei nem pensando nisso ...
Vou ver se consigo uma pra registrar ...
Tiramos o parabrisa sem mexer na capota , idéia do Carlão , soltamos as braçadeiras e puxamos , saiu até fácil ...

[]s ...

Eduardo Chaves
14/09/2004, 15:48
Grande Xará...

O bixo tá pegando aqui no trampo entaum estou postando menos... mas lendo tudo... hehehe...

Pelo jeito vc vai manter o parabrisa separado da carroceria, qual seria o motivo ???
Uma possibilidade de retornar à capota de lona ??? Ou originalidade ???

Penso em soldá-lo qdo da reforma, que acha ???

[]'s...

haundrich
14/09/2004, 18:43
Galera ,

Estou na captura de botões que acendem qdo liga , os do Fiat 147 desisti , vou trocar por botões que acha com mais facilidade , talvez de algum caminhão ...

[]s...

Até porque não são retroiluminados.. Fica meio difícil ligar rapidamente o alerta ou o cibié, em movimento, no escuro..
Também gostaria de saber qual o modelo de chave que se encaixa , sem precisar abrir furos..

Flávio

Eduardo Velo
14/09/2004, 19:30
Grande Xará...
O bixo tá pegando aqui no trampo entaum estou postando menos... mas lendo tudo... hehehe...
Pelo jeito vc vai manter o parabrisa separado da carroceria, qual seria o motivo ??? Uma possibilidade de retornar à capota de lona ??? Ou originalidade ???Penso em soldá-lo qdo da reforma, que acha ???
[]'s...

Xará , ainda bem que o bicho tá pegando , tenho muitos amigos desempregados ...
A moldura de fibra da porta é rebitada no parabrisa , por isso quebrei os rebites , soltei os parafusos da dobradiça e da parte superior do parab. e puxei por baixo , sairam 2 borrachas uma bem macia de 5 x 32 cm e outra por cima dessa que veda a parte inf. do parab.

Não soldaria nada não , pra dar manut. é melhor assim ...

[]s...

Thiago Rodeghel
14/09/2004, 21:35
Engeseiro tá tudo sossegado, falando de rebites e portas :P

E eu aqui com câmbio quebrado, só a 3 e a ré fununcionando + ou -, ainda por cima :roll: ...

Amanhã qdo chegar do trampo vou desmontar o assoalho e tirar o trambulador para ver o q é :x :x :x

[s]sem jeep

Eduardo Velo
15/09/2004, 00:27
Fala Thiago , venha para um Engesa vc tbm ...
Acho que a grana que vai ficar o teu CJ daria pra pegar um Engesa em bom estado .
Não esquente a muringa , isso acontece com qqer jipe , ás vezes eles querem um pouco de atenção , carinho , hehehe ... ou pode ser falta de lama tbm , qto tempo tá sem pegar um barrinho ???

[]s ...

Thiago Rodeghel
15/09/2004, 18:35
Olha já faz uns 4meses :shock: ... muito tempo mesmo!!!

Tbm comecei a mexer mais nele, comprando as peças coisa e tal, e vc viu aquele dia, quando fui na sua casa :roll: como o bicho tá mal... pedindo aposentadoria :P

Pode ser falta de lama, mas acho q tá faltando é óleo mesmo :shock: ...

Foi ontem no Poli??? Nem fui por causa da quebra do câmbio.
Agora só a ré e 3ª funciona. Pior q essa semana ia levar no Detran para fazer a documentação para o novo motor, acho q vou ter q dar um tapa no câmbio esse fim di semana, para levar ele semana q vem lá :roll:

[s]

Eduardo Velo
22/09/2004, 13:29
Ae Thiago pos a maq. pra rodar ??
Agora o bicho pegou mesmo , vamos ter que refazer o emborrachamento por bx do assoalho , sexta vou soltar a carroceria do chassi e aproveitar pra dar um talento nas peças que vão acopladas ao chassi ...
Tiramos hj a capota e os paralamas ...

[]s...

Eduardo Chaves
22/09/2004, 14:33
Xará...

Já definiu a cor, se vais manter a mesma ou alterar ???

Pensou que ia ser fácil, hein...

[]'s animadores... hehehe...

Eduardo Velo
22/09/2004, 15:25
Xara vai continuar a mesma cor , só que era esmalte e vai passar pra PU ...
Tinha uma Carroceria de CJ lá , um mes antes de encostar o Engesa , no CJ não existem os reforços com nervuras do Engesa por isso fica muito mais simples o reparo ...
Semana que vem vai estar separado Carroceria de Chassi , vou tentar tirar algumas fotos ...

[]s...

Thiago Rodeghel
22/09/2004, 18:20
Coloquei nada Edu :roll:

Bom, semana passada desmontei a tampa do assoalho e o trambulador, a 1ª tinha vários dentes quebrados, a 2ª tinha algumas marcas nos dentes, nada quebrado mas tinha marcas, a 3ª e a ré estão boas, os sincronizados tbm... só q tinha um detalhe, quando tirei o trambulador e vi tudo isso é pq tava 0 de óleo no câmbio :shock: . Sem problemas já tenho um reserva :lol: :lol: da C20 8) prontinho aqui. Nem vou arrumar ele vou começar a trocar a mecânica dele. Aproveitar q aconteceu isso!!!

Fui ontem no Poli, peguei o carro do velho :roll: , tava lotado hein :shock: !!! Tinha muita gente de Sampa.

Vc vai fazer o serviço, ou esse vc de pintura vc não faz??? Vai mandar alguém fazer??

Depois coloco uma foto do câmbio sem o trambulador, só para vc ver como tinha muuuito óleo............. PARA COLOCAR :lol: :lol: :lol: tem q rir pra não chorar

[s]

Eduardo Chaves
22/09/2004, 18:47
Thiago,

Vc realmente pensou que tinha solucionado "aquele eterno" vazamento do câmbio ??? Hehehe...

Jipe é assim:

Parou de pingar... Comece a se preocupar...

[]'s...

Eduardo Velo
22/09/2004, 19:13
Thiago , tinha 1 fusca que minha mulher aprendeu a dirigir , vivia ralado nos 4 paralamas e eu mesmo desamassava (com martelo de carpinteiro) e pintava (com rolinho) , imagina como ficava né ??? eu desmonto e até ajudo apreparar , mas pintar deixo pra quem manja ...
Pô , que jipeiro véio é vc deixando a cx de câmbio sem óleo , é como o Xara disse - parou de pingar ...
Pra ver como é valente essa cx , era pra azular as engrenagens e até travar , mas só ficou sem engatar ...

[]s...

Thiago Rodeghel
23/09/2004, 19:13
Edu Chaves e Velo

Não é q não sabia dos problemas, sabia sim, é q como vou trocar toda a mecânica dele, fui até onde pude... 2 meses atrás até tinha colocado uns 2 litros nele, mas já era :P . Ia ser somente a 4 vez q ia tirar o câmbio para arrumar alguma coisa, 1 vez era os sincronizados, a 2 foram os macaquinhos, a 3 foi a reduzida, e esse agora é para já trocar o câmbio 8) e tbm motor.

Mas é verdade o câmbio é bem robusto, tanto q uma parte do caminho ainda rodava em 3ª reduzida. Não chegou a azular nada, nem a travar. Meu colega, deu uma volta com ele esses dias antes da quebra, e falou... Esse é Jeep mesmo, 4cil. 3m com 1ª seca... E isso tava ele se matando pra entender o câmbio :P :roll: Daqui um tempo vou sentir falta do antigo câmbio :roll: :cry: :cry: ... SERÁ :D :D :D

Agora eu imagino o fusca, todo pintado com rolinho e pincel, vc tbm não chegou a pintar com tinta de parede tbm né???? hehehehe

[s]

Eduardo Velo
27/09/2004, 12:31
Acabei de soltar o chassi da carroceria , vou trazer o chassi pra casa hj a noite com ajuda da Envesa do Carlão com o Towbar universal ...
Tem muito trampo pela frente , mas ta saindo ...

[]s...

Eduardo Chaves
27/09/2004, 19:01
Xará...

Que vc vai aprontar com o chassis ???

[]'s...

Eduardo Velo
27/09/2004, 19:58
Primeiro vou lavar com jato pra ver se tem algum pto de ferrugem ...
Vou tirar o radiador pra mandar varetar , a tampa do câmbio pra trocar junta , tirar o tanque pra limpeza , trocar óleo do Motor , Câmbio , tansf. e Diferenciais , verificar coxins de câmbio e motor , entre outras coisitas mas ...
Diversão não vai faltar ...

[]s...

Thiago Rodeghel
27/09/2004, 20:34
Tô vendo q vc está q nem eu :D

Cheio, cheio de diversão (se é q pode falar q é divertido :shock: ) hehehe

Hj arrumei mais diversão pra mim, coluna da Blazer escamoteável e ventoinha do A/C do Vectra... se quizer se divertir mais um pouco fique a vontade :lol: :lol: :lol: Pode vir aqui, só precisa trazer a marmita :P :P

Falou

[s]tbm de viatura parada

Eduardo Velo
27/09/2004, 21:34
Fala Thiago , pra mim é diversão sim , hehehe ...
O T que tenho pra fazer trilha é o mesmo que tenho de mexer em jipes , se eu tiver condições (tempo) vou te ajudar tbm ...
Se precisar de uma mão é só berrar ...

[]s ...

Thiago Rodeghel
28/09/2004, 21:43
Eu sei Edu!!! Tava só zuando vc :D !!! O bom mesmo é q estou aprendendo muitas coisas nos desmanches.

Uma nova, é q quando comprei a coluna de direção da Blazer, tinha q comprar a barra retrátil tbm, bom o cara do desmanche me deu da própria blazer, e falou q serve certinho as estrias na caixa de direção do Santana :) , sem precisar fazer gambiarras 8) ... Vou ver se é verdade mesmo, mas acho q é, sendo q o esse mesmo cara tem um CJ 51 com coluna S10 e caixa de direção Santana :shock: . Motor AP 2.0 e pneus 35, é bem naquele estilo q nós gostamos :D Tá bem animal mesmo!!!

Hj o bicho já foi no Detran fazer vistoria :D , no guincho é claro :roll: , senão ia pedir uma ajuda pra vc :P :wink: me puxar... Bom acho q até sexta-feira tenho a confirmação, só para saber se vou precisar remarcar chassis ou não, mas aparentemente não :D . Quero fazer tudo certinho para não ter problemas!!!

Se vc precisar de ajuda, se bem q de Engesa não entendo muito, não posso prometer pq tbm estou sem viatura, mas tento chegar aí...

[s]

NeRo
28/09/2004, 23:32
Se vc precisar de ajuda, se bem q de Engesa não entendo muito
Só segura a pinça do freio para ele que o resto ele se vira! :D

Thiago Rodeghel
29/09/2004, 22:13
Se vc precisar de ajuda, se bem q de Engesa não entendo muito
Só segura a pinça do freio para ele que o resto ele se vira! :D

É pelo que conheço esse é fera em Engesa e Niva :D !!!

Aí só para o Pedro dar uma olhada, mando a foto da coluna
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/3e32934fd2868081be870314acfa3f35.jpg
Essa é escamoteável, foi a única q achei aqui em SBC, rodei diversos desmanches tbm em Santo André :roll: , mas só encontrava do Vectra :roll:

[s]em breve sem precisar ficar desarmando a chave de seta 8)

Eduardo Velo
04/10/2004, 15:33
Me interessei tbm pela coluna de dir. , mas agora não vai dar pra pensar nisso ...
Algumas fotos - Motor e cambio

Eduardo Velo
04/10/2004, 15:36
chassi

Eduardo Velo
04/10/2004, 15:39
Tanque de Inox - 87 litros ...

Eduardo Velo
04/10/2004, 15:51
frente - corta chama

Eduardo Velo
04/10/2004, 15:54
Carroceria por baixo e por cima

Eduardo Velo
04/10/2004, 16:00
Paralama e capota de fibra (Tabatinga)

Thiago Rodeghel
04/10/2004, 16:03
Ae Edu!!!

Parece q vc vai se divertir mais q eu :P !!! Vai refazer a parte elétrica tbm, seguindo aquele ditado "aproveita que já está..." ??? :lol: :lol:

Hj o despachante já ligou pra mim, posso já desmontar tudo!!! :D Estou autorizado, mas depois vou ter q remarcar o chassis :roll: ...

A coluna deixa pro fim, até lá tem tempo$$$ pra juntar :wink:

[s]tbm se divertindo 8)

Eduardo Velo
04/10/2004, 16:06
Churrasqueira , essa peça vai dar muito trampo de cabeça , podem ver que é quase impossível usar alguma chave pra soltar ou apertar os parafusos , presa por prisioneiros tem que deslocar o painel pra acessar a cabeça do parafuso ...
Deve ter sido algum Engenheiro "Alemão" chamado Joaquim que bolou essa fixação ...

Eduardo Velo
04/10/2004, 16:08
Tem algum ELÉTRICO por aí :?:

Thiago Rodeghel
04/10/2004, 16:11
Tem algum ELÉTRICO por aí :?:

Nossa :shock: !!!!!!

Parece eu quando ainda tava no SENAI :shock: :P :lol: hehehehe

Boa Sorte com isso, vc vai precisar!!!

[s]

Eduardo Chaves
04/10/2004, 16:20
Krai...

Xará, vc naum ficou surpreso da Jabiraca ainda estar andando com a fiação desse jeito ???

Pelas vezes que tirei o painel, o meu estava bagunçado tb, mas acho que um terço do seu... hehehe...

[]'s...

Eduardo Velo
04/10/2004, 16:27
O pior nem é isso , o elétrico que vai me ajudar é o Marcelo do CJ Verde e o bicho é bem enjoado , tem que ficar tudo bem arrumado , vide o pn do CJ dele , eu nem tava ligando pra bagunça , tava tudo funcionando mesmo ...
Tem muitos fios sem função , vamos fazer uma limpa ...

[]s...

Eduardo Chaves
04/10/2004, 16:44
Xará,

Nessa situação, tem que arrancar tudo, e começar do zero, vai ter tão pouco fio que depois vc tb não vai entender como tá funcionando...

[]'s...

Beto
04/10/2004, 16:47
Fala Edu, já esta com tremedeiras por falta de barro??? Pelo jeito vai levar uma carinha pra jabiraca ficar pronta, mas tb. vai fazer tudo direitinho, isso é oq. importa. Qdo. vc. acha que ela vai ficar pronta? Qto. a eletrica, realmente se for o marcelo do CJ verde o cara é gente fina, mas bem enjoado, só quem já viu ele na trilha pode confirmar oq. estou falando.
E ae Edu vamos fazer a estreia da jabiraca no BARRO BRANCO????? :twisted:

Thiago Rodeghel
04/10/2004, 19:24
é , eu nem tava ligando pra bagunça , tava tudo funcionando mesmo ...
[]s...

Aí Edu Velo e Chaves :D

Parece que o Velo, tá que nem eu :roll: ... Ainda depois fala de mim :lol: :lol: Enquanto tá rodando blz né, só mexe depois que quebra :roll: ... Já vi essa história antes :shock: :lol: :lol:

[s]

Eduardo Velo
05/10/2004, 07:50
Thiago , time que tá ganhando ...
Tive alguns problemas com a parte elétrica sim , mas nunca consegui descobrir o que era , pq trocava o fusível e demorava um tempão pra queimar de novo , provavelmente o culpado é o Osmar ... contatos .
Acabei até perdendo a pressa , tem muitos detalhes que tem que atacar agora pq não vou ter outra chance tão cedo ...
Posta umas fotos do motor e câmbio que vc vai instalar na vtr ..

[]s...

haundrich
05/10/2004, 08:54
Grande Eduardo

Quando terminar a Jabiraca, você tem que comemorar!. Pelo visto, ela vai voltar a rodar como tivesse saindo da fábrica ou até melhor. Sucesso, velho!

O tanque da Jabira é original?

Flávio

Eduardo Velo
05/10/2004, 12:35
Quando terminar a Jabiraca, você tem que comemorar!. Pelo visto, ela vai voltar a rodar como tivesse saindo da fábrica ou até melhor. Sucesso, velho!
O tanque da Jabira é original?
Flávio

A intenção é essa mesmo , corrigir alguns defeitos que o "Engenheiro Joaquim" deu palpites ...
Que eu saiba nenhum Engesa saiu com tq de inox de fábrica , provavelmente o Millei deve ter trocado esse tq antes de me vender , no cálculo de volume deu 87 L e o original é 90 L , o peso é 12 kg , muito bem feito com bom acabamento de solda e corta ondas bem bolado , não foi o Eng. Joaquim que fez , com certeza ...

[]s...

hugo.morais
05/10/2004, 14:49
Edu,

Minha camper tmb veio com o tanque de inox, tive essa grata surpresa no momento da reforma. Não acredito que tenha sido o dono anterior que tenha mandado fazer, portanto acho que alguns veículos, talvéz mais novos, sairam com o tanque de inox.

[ ]s,

Thiago Rodeghel
05/10/2004, 18:54
provavelmente o culpado é o Osmar ... contatos .
Acabei até perdendo a pressa , tem muitos detalhes que tem que atacar agora pq não vou ter outra chance tão cedo ...
Posta umas fotos do motor e câmbio que vc vai instalar na vtr ..
[]s...

Bom, é aquele ditado jipeiro "já que está..." né :lol: :lol: Eu tbm Tô indo na manha, hj é o segundo dia de desmontar, isso tbm q estou sozinho e fico embaixo do Jeep umas 2 a 3 horas, mas o motor e câmbio já estão soltos :D Só não retirei, pq preciso buscar a "girafa" na oficina do velho, e o câmbio para mim descer ele na mão sozinho é complicado, a única coisa q prende eles agora (motor e câmbio) são 4 parafusos, 2 no motor e 2 no câmbio, apoiei eles em um macaco hidráulico, de 16T :shock: :twisted: . Já o novo motor a única coisa q fiz foi, comprar a injeção HIS, bicos e ventoinha, só falta o plato, que está em Ribeirão Pires com meu amigo :wink: .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/373c42a4aede3f7985430c8a414d6aa9.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b90102bbacae4060a6e4e781fc07bd8b.jpg

Esse fim di semana, provalvemente terei novidades :wink: E obrigado por deixar eu usar seu tópico 8)

[s]

Eduardo Velo
05/10/2004, 19:18
Vais tirar racha ???
KCT o jipão vai ficar animal , desistiu mesmo do Carbura "buraco negro" ?
Bom ... , nem vou entrar em detalhes , vc sabe o que penso de AP e injeção em jipe , mas confio na tua intuição pra ficar um jipaço ...

[]s...

Thiago Rodeghel
05/10/2004, 20:02
VLW Edu

Vc é um dos poucos q sabem, quanto tempo faz q estou mexendo com isso, montando só pra deixar ele nisso q vc está vendo :shock: ... Mas ficou até bom, imagina, quando peguei isso tava sem nada, só bloco, cabeçote e coletores, além dele estar fundido :roll: . Comprei tudo q vc imagina, bomba água e óleo, suportes, alternador, juntas, e por aí vai$$$ :shock: .

Bom quanto aos carburas, 2 motivos deixei de instalar eles, 1 foi q tinha dificuldades de encontrar o 2º carbura e o 2º motivo foi filtro de ar :roll: , não existe para 2 webers :shock: , seria como acender uma vela na lua :shock: tinha q colocar 2 filtros de ar no mínimo :roll: . Aí pintou o tal de HIS, funciona com um módulo do tamanho de uma ignição eletrônica, e é programável, utiliza apenas 1 sensor, o da borboleta :wink: , não precisa daquele monte de fios :wink: Depois te explico como funciona!!!

Bom andei em um jeep AP 2.0 com pneus 35 e clark 4m, olha... não achei ruim, andava melhor q com motor opala 4c :P na minha opnião.

Assim que colocar o motor, te chamo pra vc dar uma volta com ele :wink: Estou ficando até especializado nesse negócio de AP em Jeep, semana passada fui ajudar um outro amigo meu a comprar um motor AP2.0 pra colocar no CJ dele :roll: Até outro dia era eu q pedia ajuda, não q ainda não precise, mas já aprendi muita coisa :D

[s]

haundrich
06/10/2004, 08:20
Edu,

Minha camper tmb veio com o tanque de inox, tive essa grata surpresa no momento da reforma. Não acredito que tenha sido o dono anterior que tenha mandado fazer, portanto acho que alguns veículos, talvéz mais novos, sairam com o tanque de inox.

[ ]s,

O meu também é de inox, e por isso eu perguntei. Porque olhando na foto, é igualzinho ao meu.

Flávio

haundrich
06/10/2004, 08:33
Aí pintou o tal de HIS, funciona com um módulo do tamanho de uma ignição eletrônica, e é programável, utiliza apenas 1 sensor, o da borboleta :wink: , não precisa daquele monte de fios :wink: Depois te explico como funciona!!!

[s]

E aeh Thiago Rodegehl

Onde vc encontrou esse esquema de HIS? tem página?

Flávio

Eduardo Velo
06/10/2004, 10:56
Aí pintou o tal de HIS ... ... Depois te explico como funciona!!![s]

E aeh Thiago Rodegehl
Onde vc encontrou esse esquema de HIS? tem página? - Flávio

Hehehe ... , Thiago ... deixou os lombrigóides da moçada ouriçados , acho bom vc criar um tópico no Geral e tentar explicar pra gente como funciona ...
Tirei hj os amortecedores e estão todos ruins , o diant. LM tava só de enfeite ...
Engeseiros , parece um consenso que alguns sortudos pegaram a maq. com tq de Inox , fiz o cálculo do volume e cabem 87 L + 1,5 da mangueira de 2" = 88,5 L , já rodei com ele até o talo qdo peguei , pq o marcador estava errado e coube 80 L , deixo o pescador com um crivo de nylon pegando rente ao fundo . Para minha surpresa tinha pouquíssima água no Diesel e um pouco de sólidos em suspensão ...

[]s ...

Luiz Claudio
06/10/2004, 11:46
Para minha surpresa tinha pouquíssima água no Diesel e um pouco de sólidos em suspensão ...

Edu,

Qual o diesel que você costuma utilizar na Jabiraca, comum ou aditivado?

[]'s...

Eduardo Velo
06/10/2004, 12:22
Comum , porém compro aquele aditivo pra 200 L e coloco proporcional a qtde de litros abastecido - geralmente 50 L , aí coloco 1/4 do frasco ...
L.C. o diesel estava bem limpo , tanto que peguei o finzinho pra limpeza e se não fossem alguns sólidos poderia usar tranquilamente , aspecto bem claro ...
Costumo abastecer prox. a fundação em S. André o abast. de caminhões e picapes ali é grande ...

[]s...

lg_gustavo
06/10/2004, 13:09
Fala Mestre Edu,

Já que tá trabalhando na viatura inteira, o que acha de colocar um filtro separador de água ?!? Mesmo com a surpresa do seu diesel limpo, nunca se sabe oque a Jabiraca vai ser obrigada a beber Mundo afora...

[]s

Thiago Rodeghel
06/10/2004, 19:00
Aí pintou o tal de HIS ... ... Depois te explico como funciona!!![s]

E aeh Thiago Rodegehl
Onde vc encontrou esse esquema de HIS? tem página? - Flávio

Hehehe ... , Thiago ... deixou os lombrigóides da moçada ouriçados , acho bom vc criar um tópico no Geral e tentar explicar pra gente como funciona ...
Tirei hj os amortecedores e estão todos ruins , o diant. LM tava só de enfeite ...

[]s ...

Acho q vou deixar vcs na vontade, hehehe :twisted: :P :P :P
Brincadeira, já fiz um tópico, http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=63202#63202 lá no Geral Off-topic, tem uma explicação, uma parte dela, como no manual. E tem a foto do aparelho com o chicote. O aparelho é do tamanho de uma ignição eletrônica convencional de Jeep, se não for menor :wink:

[s]

Eduardo Velo
11/10/2004, 19:47
Só atualizando o que sumiu :
A diversão por aqui continua , Sab. foi trocado o rolamento do garfo da Embreagem que tomou a tarde toda , pintura no tq de comb. e preparação pra pintura de outras partes do chassi .
Ontem fomos resgatar um CJ de um colega nosso que tinha caído pra bx de um muro de arrimo de 2m de altura em M. Verde , fizemos ele funcionar com 5 dos 6 pistões do " Fundido em Taubaté" e saímos meio de lado por uma escada de acesso a parte bx do terreno ...
Hj cheguei meio tarde do trampo e não deu pra fazer nada ...
Thiago , tinha visto o motorzão fora do cofre , já tá tudo preparado pra receber o novo motor com o novo câmbio ???

[]s...

Thiago Rodeghel
11/10/2004, 20:06
Fala Eduardo. :D

Não sei o que aconteceu, sumiu uma pág. interinha :roll: :shock: !!!
Vc esqueceu de dizer tbm que vc trocou os amortecedores, da F4000 por 76,00lt$ cada :wink: . E tbm da aplicação do bate-pedra no fundo da carroceria :D ... Ainda bem que minha memória está boa!!! hehehe.

Então, bom tirei tudo motor e câmbio, a reduzida tinha uma pequena lasca quebrada do carretel, coisa pouca em apenas 1 dente. Montei assim mesmo :roll: . Hj foi pintado a reduzida. Amanhã pretendo colocar já o câmbio novo no lugar, junto com a caixa seca. O que falta pra mim agora, para colocar o motor no lugar, é o platô e os coxins. Demais itens podem esperar um pouco. Mas já tenho praticamente tudo. 8)

Posta uma foto do fundo com o bate pedra aplicado pra gente ver, ok!!!

Bom pra tirar o motor do cofre, foi meio chato, por causa da altura dele, apesar de ser 4c, usa um bloco parecido com os de tratores da CBT e algumas empilhadeiras :shock: :P

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/8da9a46410b88596d016fc42822bc3a0.jpg

[s]

Eduardo Velo
12/10/2004, 13:52
Thiago , segue fotos da carroceria pintada por bx com bate pedra e Azul Tapajós GM e paralamas ...

Eduardo Velo
12/10/2004, 13:53
Capô sendo preparado para pintura ...

Eduardo Velo
12/10/2004, 13:55
Troca do rolamento do garfo embreagem ...
Estou com uma baita gripe e qdo chego do trampo já ta escuro , só qdo trocar de horário mesmo pra pegar de novo ...

Alemão/ F II
12/10/2004, 16:33
Fala Edu !
Caracas vai ficar show , carro zero mesmo heim !!!!
O bate pedra é bem legal , quando fiz o meu acabei colocando na parte de cima dos para lamas tb.
Se precisar de alguém pra fazer força é só dar um toque , e no descanso tomamos o chá gelado........
Até

Thiago Rodeghel
12/10/2004, 17:42
Olha Eduardo :shock: !!!

Desse jeito, vc está me convencendo a comprar uma Engesa :D !!! Se já adorei aquele dia, de zeca, imagina agora tudo zerado :shock: ...

Bom hj já adiantei uma parte aqui em casa tbm, coloquei o câmbio no chassi, o bixo ficou anabolizado!!! Só com as adaptações, em comprimento o câmbio cresceu pouco mais de 20cm :roll: ... Vou ter que mexer na travessa, não tenho certeza. Coloquei o motor na girafa, e pendurei ele no cofre do motor, o motor tbm é um pouco mais comprido, por causa do distribuidor no cabeçote, vou ter q mexer umas coisas ainda. Uma delas é desmontar a grade dianteira, e provavelmente mexer em uma travessa, aquela q fica embaixo do radiador.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7067175b7ee8fe5dc1fa19b279740481.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/72400da3fcacc9ef07d3fb9eafbbd153.jpg

[s]

Eduardo Velo
12/10/2004, 18:18
Thiago não sei se é a foto , mas parece que essa cx seca é bem grande , ou é só impressão minha ??
Se conseguir colocar só mexendo na travessa dianteira , blz , não afeta nada . Pela foto teu chassi tá com reforço na dianteira , vai até a traseira ?

Thiago Rodeghel
12/10/2004, 18:31
Thiago não sei se é a foto , mas parece que essa cx seca é bem grande , ou é só impressão minha ??
Se conseguir colocar só mexendo na travessa dianteira , blz , não afeta nada . Pela foto teu chassi tá com reforço na dianteira , vai até a traseira ?

É um pouco maior que a original Willys, em comprimento, já no diâmetro do motor é quase igual. O problema da travessa dianteira, é que nos antigos 4c usando motor Hurricane, meu caso, a travessa dianteira, e o espaço que fica entre a grade e o radiador, são maiores q o 6c. Ocupam um bom espaço. Então terei q cortar a travessa dianteira, jogar mais pra frente, e tbm o radiador jogar mais pra frente. Ou seja, vou deixar ele igual a um CJ5 com motor 6c.

Na dianteira tá bem reforçado!!! até demais :D como vc pode ver, além disso tem as "cintas" soldadas de ponta a ponta do chassis. O cara que fez o chassis dele, fez no caprixo mesmo!!! tanto que não tem pontos de ferrugem, ou soldas mal feitas 8)

[s]

Eduardo Velo
14/10/2004, 17:23
Como sumiram alguns dados do dia 10 , estou colocando de volta .
Amortecedor F4000 tras. Monroe 0054384 $ 76,00 ; Rolamento garfo embreagem GM L&S 2882 - $35,00

[]s...

Thiago Rodeghel
17/10/2004, 19:29
Ae Eduardo :D

Como está indo a montagem do FIII :) , aposto que muita diversão :lol: hehehe... Como está a Jabiraca agora???

Bom eu esse fim di semana tive muita diversão, a maior diversão foi acertar o motor no eixo piloto do câmbio :roll: foram umas 5 ou mais tira e coloca o motor. Fora outros detalhes de sábado, primeiro foi comprar o platô, 80,00 do Santana, mas olha só tive que trocar o volante do motor, por causa que o meu é do Golf, é beem maior, e o platô não servia e não entrava na caixa seca. Coloquei volante do Santana 60,00. Cortamos um pedaço da corta fogo, para caber o distribuidor, que fica atrás do cabeçote. Foi removida tbm a coluna de direção original, pq batia na caixa seca. Já vou ter que colocar a outra agora :roll: . Tem mais fotos no meu álbum se quizer ver mais detalhes :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/8d2bc7ed4a3c635b8b1d2c7fa155508b.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b31584a818b4e850df91d6f891ad85f8.jpg

[s]

Eduardo Velo
18/10/2004, 12:40
Thiago , é assim mesmo cara , tem que gastar grana e muringa pra ficar coisa bem feita , espero que valha todo o esforço ...

Ainda estou desmontando , hehehe ... , a carroceria já foi pintada por bx , agora está preparada pra pintura geral por dentro e por fora ...
Estamos fazendo reforços no Capô , as travessas laterais não se sustentam , os "engenheiros" não pensaram nisso ...
No chassi , tirei as molas , alternador e coxins dos motores para limpeza e pintura nas bases ...
Por enqto vai adicionado á lista de troca - pinos graxeiros , coxim do motor e termostática ...

[]s...

Dennis Figueiredo
18/10/2004, 12:53
Puta trampo heim Edu??/?? Será que da tempo?

Eduardo Chaves
18/10/2004, 14:21
Xará,

Posta umas fotos desses reforços no capô...

[]'s e bom divertimento...

Thiago Rodeghel
18/10/2004, 16:23
Thiago , é assim mesmo cara , tem que gastar grana e muringa pra ficar coisa bem feita , espero que valha todo o esforço ...

Ainda estou desmontando , hehehe ... , a carroceria já foi pintada por bx , agora está preparada pra pintura geral por dentro e por fora ...
Estamos fazendo reforços no Capô , as travessas laterais não se sustentam , os "engenheiros" não pensaram nisso ...
No chassi , tirei as molas , alternador e coxins dos motores para limpeza e pintura nas bases ...
Por enqto vai adicionado á lista de troca - pinos graxeiros , coxim do motor e termostática ...

[]s...

Quer dizer então que tá a pé ainda :D !!! que nem eu :roll: :lol: :lol: Pior que fui só uma vez lá no Poli depois q comecei a mexer na viatura :cry:

Pelo jeito vc tbm tá fritando a cuca :P :P ... Nem sempre os engenheiros pensam em tudo :wink: hehehe. A sua viatura ainda vai dar tudo certo depois, disso, mas o meu é isso mesmo que vc falou, espero que vale o esforço :roll: ... Pelo menos a maioria das coisas tem que funcionar :roll:

[s] preocupado com adaptações

Eduardo Velo
18/10/2004, 20:03
Estou numa quebradeira danada , mas vale a pena ...
Desmonta , limpa , lixa , prepara , pinta e monta , no meio disso sempre tem alguma coisa que tá meio a meio e acaba sendo trocado para aproveitar a facilidade da montagem ...
Como não estou fugindo do original , to traquilo ... , mas já foram concertadas algumas cagadas dos "engenheiros" e dos "mexanicos" que puseram a mão no bicho ...
Pino graxeiro por exemplo colocaram de latão , só sai com talhadeira , comprei hj de aço ... , colocaram o pitmam de Opala e ainda invertido , haja terminal né ... , coloquei o original que tem angulo e inclinação favorável sem forçar terminais e mais algumas coisas na parte de motor ...

[]s...

Eduardo Velo
18/10/2004, 20:49
Galera , estou com uma dúvida danada , o chassi do Engesa é totalmente fechado em formato de [] tentei ver algum furo nas roscas onde é preso a fixação da mão francesa do parachque dianteiro , ou em outras fixações , mas tem um tubo com rosca fechado na ponta ...
Será que vale a pena fazer um furo nesse tubo pra jogar óleo dentro da longarina ???
Grato pela atenção ...

[]s... aguardando opiniões ...

Thiago Rodeghel
18/10/2004, 21:02
Ae Eduardo

Hj em dia se aplica cera de cavidade assim nos carros :wink: , existe um furo na ponta da soleira e outra lá no fim dela, ou seja, um furo na dianteira e outro lá na traseira, nesses furos é passado uma espécie de mangueira jogando uma cera em alta pressão, meio bege, na soleira, bem abaixo das portas :wink: que seria a mesma situação do seu chassis :wink: fechado. Depois de aplicado a cera coloca-se um tampão de borracha :wink: . Pode procurar no seu Fiesta que vc vai achar vários :wink: . acho que vc pode fazer sim :) No chassis costumo passar óleo hidráulico :D .

[s]

Eduardo Velo
18/10/2004, 21:14
Xará, Posta umas fotos desses reforços no capô...

Xará , não tenho AINDA camera digital , mas vai uma ilustração ...
As travessas laterais , presas com KPO , não vão até o fim , ficam como peso morto na chapa , o funeca tava tentando endireitar mas não conseguia por causa dessa travessa não estar presa nas beiradas , mas vamos fazer a sustentação delas e mais um reforço paralelo ao original na parte do meio , mais pra frente do Capô , com o mesmo intuito ...

Thiago , valeu a dica , mas acho que já deveria ter esse furo na longarina , mais uma coisa que os "engenheiros" não pensaram ...

[]s ...

Thiago Rodeghel
18/10/2004, 21:16
Thiago , valeu a dica , mas acho que já deveria ter esse furo na longarina , mais uma coisa que os "engenheiros" não pensaram ...

[]s ...

Acho que estava perto da hora do almoço :roll: hehehehe

Devem ter esquecido, e ficou por isso mesmo!!!

[s]

Beto
18/10/2004, 21:27
Fala Edu, como que está a empreitada? Cara estava dando uns apertos e trocando umas buchas no rosquinha no sabado e reparei no chassi tem uns furos, mas coloquei o dedo nos buracos e o chassi está lotado de barro, isso com o tempo vai deixar o chassi podre, vc. tem alguma ideia pra tirar esse barro? Pensei em cutucar com um arame ou alguma coisa parecida, bater agua e depois lubrificar e arrumar umas tampas de borracha, mas acho que vai ser complicado pra tirar o barro...... :?: :?:

Eduardo Velo
18/10/2004, 21:48
Beto , deveria estar com as tampas de borrachas colocada , furo do antigo dono ...
Mede esse furo vai quase no final á esq. da Rua do Manifesta e compra essas borrachas , vai ter que tirar esse barro logo , arranja um arame e veja se consegue passar até o outro furo , enrosca uma porca que passe pelo furo e outro arame , puxa com a porca enroscada de um lado pra outro e jogando água ...
Deixa secar e coloca óleo , pode ser o Power anti ferrugem (Koga) , ou o que o Thiago falou ...

[]s e bom trampo ...

Eduardo Velo
18/10/2004, 21:53
Ah , em tempo ...
Qdo for bater água deixa inclinado , por ex. numa rampa em cima da calçada , e depois inverte a posição ...

[]s ...

Thiago Rodeghel
18/10/2004, 22:00
Mas o chassis do Rocsta tbm é fechado??? :shock:

Que complicação desses caras. Bom deve haver uma abertura, provavelmente atrás dos parachoques, onde são fixados, deve se aberto :roll: , não é possível que seja selado totalmente :shock: Se houver tem que fazer igual desentupidora, hehehe :lol: , jogar água, na Wap, etc. Passo óleo hidráulico pq não prejudica a borracha. Cuidado para não deixar cair nos discos de freio :roll: :wink: As borrachas, passa um pouco de silicone tbm só para firmar no chassis, para não perder a toa :wink:

[s]

Beto
19/10/2004, 08:36
É sabadão vou ter diversão, Thiago o chassi na parte do meio é fechado, não cheguei a ver se tinha alguma abertura, vou ver nesse sabado e rezando p/ que tenha alguma parte aberta, senão vou fazer teste de pasciencia.
Edu o cara que vc. falou na manifesto é o Kimura, sempre compro coisitas lá. Valeu......

Eduardo Velo
21/10/2004, 21:05
Beto , boa diversão esse fds , hehehe ...
Terminei o Chassi , tinha muito trampo m, mas consegui deixar tudo como queria , só tá faltando pintar e colocar o protetor do tanque ...
Sábado vamos pintar a carroceria e preparar os reforços no Capo ...

Ainda falta muiiiiiito ....

[]s...

Beto
22/10/2004, 08:18
Po Edu, não é pq. a jabiraca está parada que vc. não vai na poli e no ibira, ve se aparece, cara, não esquenta com o tempo o melhor é fazer do jeito que vc.quer e deixar 10, dai quem sabe agente não leva ela para o barro branco pra fazer um teste...... :twisted: :D

Alemão/ F II
23/10/2004, 17:35
Fala Edu !
Tá pegando pesado nos detalhes ........! To brincando , deveria ter feito isto no meu tb quando estava tudo desmontado , mas tudo bem fica pra próxima reforma.
Esses reforços no capo que vc tá mexendo , pra não vibrar ?
Percebo que quando ando o capo do meu vibra muito no meio , isto já fez com que o acabamento que o funeca tinha feito nos dois vincos trincassem.....tive que refazer agora com KPO e foi resolvido .

Eduardo Velo
24/10/2004, 08:35
...Tá pegando pesado nos detalhes ........! Esses reforços no capo que vc tá mexendo , pra não vibrar ?

Alemão , tem que aproveitar que está tudo á mão , não estou com pressa pq não quero passar por isso de novo tão cedo , qdo ficar pronto não quero esquentar com essa parte de Funeca , mecânica pode dar galho que resolve rápido , mas trampo de funeca é muito demorado ...
No Capo do engesa existe uma travessa central e 2 diagonais nas laterais . A Central é presa entre as Nervuras deslocado pra dentro , e as laterais são só com KPO sem nenhuma sustentação .
Reclamei com meu Tio isso que vc falou , a flambagem na parte frontal do Capo , estava descascado tbm ...
Resolvemos então fazer reforços na parte frontal e nas laterais , depois vc vai ver como ficou , estamos tentando deixar como tivesse saído de fábrica com eles , mas isso toma tempo ...
A Carroceria e outras pçs já estão pintadas , falta a 2º mão , só ficaram sem pintar o Capo (Reforços) e parabrisa (tampar alguns furos)
Esse Azul Tapajós ficou show sem ser chamativo ...

[]s...

Eduardo Velo
24/10/2004, 08:50
Esse Engesa Jordania fase 3 é do nosso colega de Campinas Paulo .
Como as capotas são identicas , é diesel tbm e pelo que percebo é o mesmo Azul Tapajós , tomei a liberdade de colocar a foto aqui no meu tópico ...
É assim que vai ficar ...

Eduardo Velo
24/10/2004, 19:03
Algumas fotos ...
Essa é do assoalho , foi refeito uma parte e calafetado a base de KPO , se tivesse com essa vedação não teria estragado tanto ...

Eduardo Velo
24/10/2004, 19:14
Tirado tanque de diesel , molas e batentes e suporte de cambio para limpeza e pintura ...
Vedado apoio do tanque e colocado borracha , estava querendo enferrujar ...

Eduardo Velo
24/10/2004, 19:19
Troca do rol. garfo e chap. chines , limpeza e insp. cx cambio e troca de óleo , limpeza e lubrificação na canopla do cambio , tinha muita terra ...
Troca de 5 pinos graxeiros entupidos ...

Eduardo Velo
24/10/2004, 19:24
peças pintadas ...
O reforço da fixação do paralama foi feito pq tinha várias trincas nos furos dos parafusos de fixação qdo desmontamos ... Vai ser montado com KPO embaixo do paralama e entre o paralama e esse reforço ...

Thiago Rodeghel
24/10/2004, 19:33
E aí Edu!!!

Vai dar um trato na capota tbm, ou não???

Gostei da combinação do Azul com o preto da capota 8)

[s]

Eduardo Velo
24/10/2004, 19:49
...Vai dar um trato na capota tbm ...

Não faz parte dos planos , a capota está boa ...
Tbm gosto do Azul com preto , fica bem discreto ...

[]s...

Thiago Rodeghel
24/10/2004, 19:51
Eduardo

Fala uma coisa, vc sabe qual modelo de pedaleiras suspenças, o Engesa usa??? De qual carro??

Falou

Eduardo Velo
24/10/2004, 20:16
Provavelmente de ACD 10/20 pq os cabos de embreagem e acelerador é dessa linha da GM ... já o freio é usado Burro mestre de gol ou kombi , por isso não sei se o eixo que aciona o b. mestre é dessa linha ...

está pensando em colocar as pedaleiras de engesa no FRANKSTEIN ...

[]s...

Thiago Rodeghel
25/10/2004, 17:03
Esse Frank dá trabalho mesmo!!!

Vc sabe tem fins de semana que rende, outros não, esse pouco rendeu, estou com um problema para fazer o suporte do motor do lado direito, não o que vai soldado no chassis, mas o que é preso ao bloco. Não encontrei no desmanche um que encaixe na furação do bloco, então estou fritando os "neuros" aqui para adaptar um. Removi a travessa dianteira, e agora vou avançar mais pra frente aquela travessa.

Tava sim, agora que está tudo fora, vou ter que colocar suspença :roll: . Valeu a dica, vou dar uma pesquisada no shop(entenda desmanche :P :lol: )

[s]

Eduardo Velo
26/10/2004, 11:31
Xará,Posta umas fotos desses reforços no capô...

Xará , tirei algumas fotos antes de terminado o trampo ...
foi soldado um tubo na travessa aproveitando a furação original na parte inferior na frente do capô , vamos bolar o reforço na parte de traz para parecer original tbm ...
Vamos colocar uma travessa paralela á central , mais pra frente para evitar a flambagem ...

[]s...

renzo
26/10/2004, 19:20
Engesa Fase 3 91/91 Jordania , nº Chassi fin. 00001 .

- Motor D. Perkins Q20B
- Pneus BF 33
- Bancos Santana
- D. Hidr. ZF
- Volante S10
- CD Kenwood
- PX Cobra 19DX MR (Mata Rato)
- Suporte de Estepe
- Prot. do Tanque
- Capota de Fibra (Tabatinga )
- Faróis Milha e Neblina
- Totem (ultimo mod.)
- Inclinometro
- Bussola
- Iluminação interna (Fluorescente)
- Bancos tras. - os 2 orig. dianteiros - reclinaveis
- Sto Antonio com prot. de espuma
- Estrado plastico de 1" sob tapetes (arejar assoalho)

Futuras aquisições :

- Alternador de 90A no min. (atual 36A)
- GPS
- Freio a disco e eixo flut. na traseira - em estudo
- CX de redução da Toyota - só cx de redução acoplada ao mesmo câmbio e aos mesmos dif. - em estudo
- Guincho meca - após a cx redução ...

- Ar Condionado - o último da lista

[]s a todos ...

OLA AMIGO

PRIMEIRO PARABENS PELO SEU CARRO.
VENDO QUE É TRILHEIRO COMO EU,GOSTARIA DE TIRAR UMAS DUVIDAS COM VC.

QUAL O ENTRE EIXO DO F3?

EM ALGUM TIPO DE TRILHA TE ATRAPALHA O COMPRIMENTO?

ESTOU TE PERGUNTANDO ISSO POR QUE TENHO UM CJ5 E ESTOU QURENDO COMPRAR MAIS UM CJ 6......ESTOU CANSADO DE APERTO.
SE PUDER ME AJUDAR,AGRADEÇO MUITO.....ABRAÇOS

Eduardo Velo
26/10/2004, 20:40
Renzo , na verdade eu procurei por fase 1 pra trilha por muito tempo , mas só achava caqueira :( , apareceram uns fase 2 muito bons , mas não consegui fechar negócio :x e aí apareceu esse fase 3 em muito bom estado e num preço tbm muito bom :D , então pensei o mesmo que vc ... , será que vai encarar trilhas :shock: ???
Tive problema no Pinheirinho por 2 vezes :x , na prim. por não conhecer bem o tamanho da fera e tentar passar no cotovelo de fora e a segunda pq entalei na cotovelo de dentro pra pegar o subidão , mas só nessa trilha tive problema até agora , viajo muito com ele e levo muita coisa ...
Por ser desingonçado tem que ficar manobrando pra fazer uma simples curva numa trilha , mas a gente acostuma com coisa ruim .. , imagina com coisa boa ...

[]s... e bom negócio no CJ 6 ...

Dennis Figueiredo
27/10/2004, 08:29
Renzo???????? :?

Por acaso tu é lutador de Jiu Jitsu????

Cilon Carlos Heck
27/10/2004, 09:07
Edu, deixa eu aproveitar a pergunta do nosso amigo e utilizando seu tópico falar de uma novidade: o pessoal da CINFEL fez uma nova lata para Engesa fase1 com algumas melhorias, tais como:
- não tem mais aquele túnel que passava embaixo do banco: a frente agora é igual às do fase2 e 3, bem espaçosas;
- atrás ele baixou e estreitou os paralamas, dando mais espaço para banco e bagagens;
- a melhor de todas: não é mais em chapa dupla dobrada, motivo de tanta podridão nos nossos amigos. Ele está fazendo em chapa única mais grossa.
Eu fui ver e achei show de bola. Ficou muito bom. Vai custar completa (cracaça principal, capô, paralamas, quadro para-brisa) mais ou menos R$ 5.000,00. Eu acho que vale muito a pena.

[ ]' a todos.

renzo
28/10/2004, 13:33
Edu, deixa eu aproveitar a pergunta do nosso amigo e utilizando seu tópico falar de uma novidade: o pessoal da CINFEL fez uma nova lata para Engesa fase1 com algumas melhorias, tais como:
- não tem mais aquele túnel que passava embaixo do banco: a frente agora é igual às do fase2 e 3, bem espaçosas;
- atrás ele baixou e estreitou os paralamas, dando mais espaço para banco e bagagens;
- a melhor de todas: não é mais em chapa dupla dobrada, motivo de tanta podridão nos nossos amigos. Ele está fazendo em chapa única mais grossa.
Eu fui ver e achei show de bola. Ficou muito bom. Vai custar completa (cracaça principal, capô, paralamas, quadro para-brisa) mais ou menos R$ 5.000,00. Eu acho que vale muito a pena.

[ ]' a todos.

ola pessoal
respondendo a perguntas:

sim,luto jiu-jitsu,mas nao sou o renzo gracie

qto a sua resposta edu,agradeço muito,mas gostaria que me passasse tbem a distancia entre-eixos do f3

e outra coisa edu.....sou da sua cidade...morava na vl assuncao,perto hosp. brasil apto habitat.talvez vou p/ ai esse fim de semana

se puder me responder por e mail renzo@ronchetti.com.br

obrigado

Eduardo Velo
28/10/2004, 14:09
Renzo , completando a informação .
Entre-eixos Engesa Fase 3 , medido com trena , 2465 mm , não sei se alguém tem a medida pelo manual ...

[]s... aguardando a visita em S. André ...

Thiago Rodeghel
31/10/2004, 19:32
E aí Eduardo... Tá pronto??? :shock: :D :lol: hehehe...

Aposto que ainda tá no funeka :roll: :P !!!
Bom hj acabei de instalar os novos suportes do motor aqui... Estou com faurta de neuros...os poucos que tinha acabaram fritando :shock: :lol:

Ainda faltam alguns ajustes, mas nada sério, coisa fácil... mas agora já posso mover a viatura na garagem, sem precisar ficar com o macaco segurando o motor por baixo dele :roll: !!! tem fotos no meu album!

[s]

Eduardo Velo
31/10/2004, 20:24
Thiago , amanhã devo levar o chassi no Funeca e começar a montagem .
Pelo jeito , arrumou pra cabeça com essa adaptação , a briga tá feia por aí heim ??? mas gosto é gosto , oxalá dê tudo certo ...

[]s e bom trampo ...

Thiago Rodeghel
31/10/2004, 20:58
Olha é isso mesmo, tem seus piores momentos, mas hj estou muito satisfeito :D !!! Apesar de ter ficado 2 fins de semana preso nisso...

O que mais dificulta é os parafusos, tem que ter um estoque com medidas e tamanhos diferentes :roll: Apesar de ter até muitos por aqui, algumas vezes falta, ou tem mas é polegada e tem que ser milim. :evil:

Agora é partir para a direção, caixa e coluna... mais treta :twisted: !!!

[s]

Eduardo Velo
03/11/2004, 20:24
Galera , o Chassi ainda está em casa , mas hj coloquei o bicho pra roncar .
Retirei a bomba de diesel pra limpeza , qta sujeira ... kct , sangrei o sist. e liguei o bicho , procurei por vazamentos e está tudo OK .
Se o pintor fizer o capo hj , amanhã jogo a carroceria em cima do chassi e começo o trampo de montagem ...
Thiago , compro parafusos na av. paralela a linha do trem em S. André , não sei o nome da loja , mas tem parafuso de toda espécie e qualidade .
Já troquei trocentos parafusos , porcas e arruelas , esses paraf. mm estragam fácil a rosca e pol. não segura legal , arruela de pressão fica reta e porca fica chanfrada , então tem que trocar tudo mesmo ...

[]s...

Thiago Rodeghel
03/11/2004, 20:37
Então, pior é quando vc tem as duas mil. e pol. na viatura!!! Confunde tudo mesmo :roll: !!! Eu compro aqui na casa de parafusos em SBC mesmo, são tbm de ótima qualidade. Mas sempre procuro colocar em inox ou bicromatizado :roll: ... Inox tem o problema de $$$.

Mas tenho uma caixa cheia de parafusos reservas por aqui, algumas vezes é isso que salva :) Por enquanto as arruelas e porcas estão aguentando bem 8) !!!

[s]2x0 pro SPFC agora mesmo!!! 8) e bom trampo não esquece das fotos

Eduardo Velo
10/11/2004, 13:34
Foi colocada carroceria em cima do Chassi com 2 calços originais em vez de 1 ...
Estamos na fase de montagem , assim que possivel coloco fotos ...
Estamos calafetando tudo qto é abertura e furo que só servem pra entrar sujeira ...

[]s ...

Pinhal
10/11/2004, 15:40
Ae Edu, agora parece que já está nos finalmente.............
Quando der posta umas fotos!!!
Tem previsão de quando fica pronto?
Vai conseguir ir pra Santa Catarina com a Jabiraca?

[]'s

Eduardo Velo
10/11/2004, 18:38
Pra S. Catarina agora dia 15 nem fu.. , mas em Janeiro a Jabiraca vai rodar um bocado por lá ...
Distribuí a fiação por fora , não está tão complicado como esperava , o difícil vai ser refazer a parte interna , está muito mal distribuido ...
As pedaleiras estão conectadas , só falta sangrar freio ...
ainda falta colocar vidro no parabrisa , instalar parabrisa e capota e algumas peças de acabamento ...
e o mais complicado - limpador de parabrisa - to deixando pro fim ...

[]s...

Eduardo Velo
12/11/2004, 20:14
Ligada toda fiação , apanhei pra caramba , mas liguei ...
Fiz algumas alterações :
- negativos -
- na tras. eram ligados no paraf. de fixação do aparador de barro , isso sempre dava complicação pois entrava barro ou acabava soltando o fio , fiz um furo no suporte da lanterna e coloquei o neg. com terminal 1 de cada lado .
- na diant. tinha um negativo pra lanterna outro pro farol e outro pra seta , Eng. Joaquim atuou aí ... liguei tudo num fio só vindo de fora da cx de farol , sempre tive problemas com esses negativos tbm ...

- tirei os soquetes tras. que só serviam pra juntar terra e perder contato , emendei os fios sem soquete , direto ...

Ta tudo funcionando , agora falta resolver o problema da fiação no painel , ta um ninho de passarinho ...

Falta -
Ajuste do parabrisa , colocar vidro , instalar articulado e limpador , preparar bancos (Pintura e ajuste) , Capota de fibra , portas , tampa sup. tras. , sangrar freios , filtro de ar , Capo , estrtibo , guincho ...

[]s... cansado pra kct ...

Luiz Claudio
12/11/2004, 20:55
Mestre Edu,

Acho que agora só vai faltar instalar uma chopeira do Pinguim na Jabiraca...Já pensou, chopp geladinho no meio da trilha...hummm...

[]'s...
:D :D :D

thiagoloco
13/11/2004, 02:29
Ae edu, qdo a criança fvar pronta avisa, que tem que ter trilha de reestreia de jabiraca hein......puta trampo hein......mais do jeito que vc eh deve ta fikando perfeito......

[]'s e boa sorte com o bicho!!!

Eduardo Velo
18/11/2004, 20:49
Bom , hj foi colocada o capo , a capota e a tampa tras. , faltam as portas e ajustes ...
Parte elétrica toda funcionando , mas o balaio de gato continua no PN , o Marcelo (Maripe) vai vir amanhã em casa pra gente estudar como fazer pra deixar tudo legal ...
Andei com ele um pouco sem banco e sem capota , mor tesão escutar a batida do perkinho , com certeza quinta que vem to no Ibira com ele , faltando muitas coisas pra acabar , mas já dá pra rodar ...

[]s...

Thiago Rodeghel
18/11/2004, 22:34
Bom , hj foi colocada o capo , a capota e a tampa tras. , faltam as portas e ajustes ...
Parte elétrica toda funcionando , mas o balaio de gato continua no PN , o Marcelo (Maripe) vai vir amanhã em casa pra gente estudar como fazer pra deixar tudo legal ...
Andei com ele um pouco sem banco e sem capota , mor tesão escutar a batida do perkinho , com certeza quinta que vem to no Ibira com ele , faltando muitas coisas pra acabar , mas já dá pra rodar ...

[]s...

Ae Edu!!!

Hoje passei aí na sua casa, era quase 18:00, mas vc naum tava nem a Jabira... Ia ver o trampo só que cheguei tarde mesmo :P :roll: !!! Acho que quem me atendeu foi seu pai... não tenho certeza?!?!? :roll:

Tem novas fotos no meu album... tá até que ficando bom mesmo o Frank!!!! 8)

[s]Bons Trampos :wink:

Eduardo Velo
19/11/2004, 20:22
Era meu Sogro , podia ter te falado que estava bem perto , na V. Alice .
Hj colocamos a armação das portas , puta trampo , as portas só amanhã ...
O Marcelo limpou aquela montoeira de fio no PN , deixou só fiação original , agora vamos começar a brincar ...
Deixei a maq. digital no carro da muié e ela foi trampar e levou sem saber ... amanhã tiro algumas fotos , está bem originalzão ...

-- Agora estou em dúvida de uma coisa , não quero mais o amortecedor de direção exposto , está todo amassado :x ... vi num Engesa Diesel colocado 2 amortecedores iguais paralelos porém invertidos , pegando no Pitmam e no Chassi será que isso seria suficiente :?: :?: ??????

Thiago Rodeghel
19/11/2004, 21:34
Era meu Sogro , podia ter te falado que estava bem perto , na V. Alice .
-- Agora estou em dúvida de uma coisa , não quero mais o amortecedor de direção exposto , está todo amassado :x ... vi num Engesa Diesel colocado 2 amortecedores iguais paralelos porém invertidos , pegando no Pitmam e no Chassi será que isso seria suficiente :?: :?: ??????

É, eu não sabia... não quiz incomodar muito. Ele falou que vc tinha acabado de sair. :roll:

Será que precisa de 2 amortecedores mesmo??? Vc usa um Rancho na direção, não é mesmo :roll: ???

[s]

Eduardo Velo
20/11/2004, 07:30
É o Heckethorn , não é rancho ...

Não vou usar na barra que liga as rodas como era , vou usar o furo do braço pitmam e voltar ao esquema original Engesa , já tenho o amortecedor original , gostaria de saber se colocando mais um em paralelo com esse , porém invertido , teria o mesmo efeito ...

Eduardo Velo
20/11/2004, 11:03
Aqui está minha dúvida ...
Será que se eu colocar um amortecedor igual a esse paralelo a ele mas invertido vou manter a função do outro que estava preso no eixo diferencial e na barra que liga as 2 rodas ?????

[]s... e grato por qqer informação ...

Sergio Rocha
20/11/2004, 19:06
Fala Eduardo

Eu uso um HDS e um outro igual ao seu.
Nunca tive problema.
Dá uma olhada na foto, tá meio fora de foco mas dá pra ver

[]'

Eduardo Velo
20/11/2004, 19:33
Eu uso um HDS e um outro igual ao seu.
Nunca tive problema.Dá uma olhada na foto, tá meio fora de foco mas dá pra ver []'

Sergio , o meu ficava nessa posição , está cheio de ematomas , o que pega primeiro num facão é ele , está cheio de marca de pontuda de pegar pedras e amassado tbm ...

tenho que passar o amortecedor mais pra cima ...

Thiago Rodeghel
20/11/2004, 22:59
Eduardo :D

Será que ao invés, de usar o original em cima, usar o próprio Heckethorn.
De repente nem precisa de usar 2 amortecedores :roll: Esse original, é de qual carro??? Parece ser mais frágil, tipo da kombi??? Ser for esse, nem coloca... não vale a pena :evil:

Ou então girar o amortecedor Heckethorn, para cima da barra, acho que não bateria mais nada nela :roll:, mas precisa ver se teria espaço para isso. No meu vou usar um Warn. É bem parecido com o seu.

[s]

Eduardo Velo
21/11/2004, 01:54
Thiago , já tentei colocar pra cima da barra , qdo a suspensão trabalha esmaga ele contra a travessa do radiador e jogando pra dentro atraz da barra quem pega é o suporte da panhard , posso soldar um suporte pro fixo acima do munhão , ou simplesmente trabalhar com 2 originais invertidos no Pitmam que seria bem mais simples , a dúvida é se tem efeito ...

[]s...

Sergio Rocha
21/11/2004, 14:04
Eduardo

Coloquei a foto pra vc ver q eu uso os amortecedores invertidos, sem problema.
Será q eu não entendi o q vc quiz dizer com "invertidos". ?
[]'

Eduardo Velo
21/11/2004, 17:31
Coloquei a foto pra vc ver q eu uso os amortecedores invertidos, sem problema. Será q eu não entendi o q vc quiz dizer com "invertidos". ? []'

Sergio , quis dizer invertido , mas juntos ... no teu exemplo , tirar o amortecedor inferior (Branco) e colocar invertido embaixo do superior (Vermelho) outro igual a ele (vermelho)

Tentei fazer um esquema visual na foto que vc mandou e não sou nada bom nisso , mas acho que dá pra entender ...

[]s...

guilhermeabreu
21/11/2004, 21:27
EDU VELO

Peguei o bonde andando, mas qdo tinha minha BAND 90, tinha muito chimim; mas logo coloquei o amortecedor de direção da D-20 no lugar original idem ENGESA, do braço pitmam para o chassi, como sua foto que expos. Funcionou 100%, isto é , nenhum chimim.

No meu ENGESA, nesta reforma que estou fazendo, já coloquei o da D-20; andei muito pouco até parar para a reforma, mas deu para perceber que ACABOU aquela bos!@#$%¨ta daquele PARKINSON que era bravo.

O amortecedor original do ENGESA é da KOMBI mesmo , PODE???@#$%¨

Sem falar que o amortecedor de direção da D-20 é muito mais barato que o HECKTORN , não lembro se escrevi correto.

andretomasi
21/11/2004, 21:40
Funcionou 100%, isto é , nenhum chimim.

Fala Guilherme,

Primeiro, é shimmy o termo correto.. segundo, funcionou 100%, só pra esconder o shimmy, pois resolver não resolve, se o amortecedor quebrar ou o shimmy piorar, vai dar me$#@.. o certo é resolver o shimmy sem ter que usar o amortecedor de direção, até porque a função dele não é essa.

[ ]´s

Eduardo Velo
23/11/2004, 12:32
Perdemos muito tempo com ajuste das portas e tampas traseira , mas conseguimos boa vedação , depois posto foto das soluções .
Essas capotas da Tabatinga são em série e não corrigem defeitos , todas as tampas traseiras da Tabatinga , que usam os ultimos moldes da Pissoletro , deixam passar muita poeira e entrar água em algumas partes , fizemos as correções desses defeitos . As portas dificilmente tem estanqueidade , todos com quem falo que colocaram essas capotas reclamam que sofreram pra ajustar , ou que ainda entra pó ou água ...

O banco do motorista estava bem enferrujado a chapa de fixação , tiramos o ferrugem mecanicamente e pintamos , vamos agora fazer a proteção ...

O Marcelo levou a cx de interreputores pra casa dele pra acertar o emaranhado todo ...

Trocamos todas as borrachas das portas e tampas tras. , compramos por metro , borracha diferente da que estava , com 2 câmaras e bem macia , nem sei de que carro é ... http://www.kimuraborrachas.com.br

Ainda estou com problemas
- reservatório de óleo da DH , percebi que a mangueira estava corroida de roçagem qdo desmontei , vou ter que nudar a posição .
- Limpador : não consegui achar os braços articulados .
- Amortecedor : vou tirar foto pra vcs verem como está amassado o Heckethorn q eu tirei . -
- Fiação : O Marcelo está se matando pra acertar a fiação , vai ficar mil vezes melhor do que estava , apesar de que tudo funcionava , nem sei como !!! .
- Vidro do parabrisa : falta colocar o friso de borracha ...
- Gaiola interna : essa vai dar trabalho , o espaço pra passar a ferragem frontal é muito estreita por causa da porta de fibra que é espessa , só tem uma passagem de 3/4" x 2" , vamos ver se amassando o cano passa ...

Por enqto é só pessoal ...

[]s ...

Beto
23/11/2004, 12:55
Edu qto. ao limpador fala com o Nero, acho que ele está por dentro desse assunto.
Vai na poli hj.? Leva as fotos do passeio.
Até mais.

Thiago Rodeghel
23/11/2004, 16:34
Aí Beto :D

Tô pensando em dar uma passada por lá hj tbm!!!

Ae Edu cola lá no Poli hj!!!

[s]

Beto
23/11/2004, 17:32
Beleza, acho que o Leandro e o Med, tb. estão afim de ir. Agente se encontra lá.
Até mais....

guilhermeabreu
24/11/2004, 10:42
KEKO CJ5

Voltando ao SHIMMY, KEKO obrigado pela observação, mas seu amigo aqui SEMPRE foi PÉSSIMO em linguas, PORTUGUÊS , INGLÊS nem se fala.
Voces ainda irão ver, isto é , LER várias aberrações minha , não me importo que me corrijam.

Lógico que corrigi todas as anormalidades das buchas e folgas de rolamentos, para posteriormente observar o efeito do AMORTECEDOR DE DIREÇÃO. A função do mesmo pelo que sei , é para amortecer as imperfeições do piso e não deixar passar para o volante estas trepidações. Por isto , não vejo nescessidade de colocar 2 amortecedores invertidos de pequeno porte(capacidade de amortecimento).

Daí dei meu exemplo que ficou 100% e mais barato R$ 130,00 o AMORTECEDOR DE DIREÇÃOda D-20, que é igual ao da BAND que é R$220,00 só por ser da BAND

andretomasi
24/11/2004, 13:39
Fala Guilherme!

Quanto aos idiomas, nem esquenta, estamos aí pra além de dar palpites nas viaturas, cutucar os termos ditos aqui :lol: Eu também não sei todos, nem me arrisco a discutir com o Bill :lol:

Quanto ao shimmy, está 100% o que você fez, só quis lembrar que a função do amortecedor não é esconder o shimmy.. senão aparece carinha por aí com problema de direção, e acha que o amortecedor vai resolver tudo, aí dá charque.

[ ]´s

guilhermeabreu
24/11/2004, 13:50
KEKO

FALOWSSSSS!!!!!! UM ABRAÇO

Eduardo Velo
24/11/2004, 21:31
foto do amortecedor de dir. , todo lenhado ...
Não adianta colocar ele ou outro na mesma posição , a não ser que eu só passeie em Shopping e se por acaso alguém me ver em um , pode mandar pro hospício ...
Hj andei com a Jabira fiz um gato pra funcionar luz de freio , lanterna , seta e ré (Marcelo está com a cx de botões) , percebi a dir. prendendo , lógico o burro aqui ergueu 1" a carroceria e colocou a barra de dir. na marca anterior , dica do Carlão , " é alguma coisa na montagem " , não deu outra ...

[]s...

Dennis Figueiredo
25/11/2004, 10:54
Edu.... pelo amor de Deus responde minha MP

Eduardo Velo
25/11/2004, 17:59
Denis respondi , não abriu automatico como sempre faz , não sei pq !!!
Está quase pronto , a fiação ainda tá pegando ...

[]s...

Eduardo Velo
28/11/2004, 15:23
Conseguimos acertar uma boa parte da fiação , depois que deixammos só a fiação original ficou mais fácil , tem 2 relés no cofre do motor (cada elétrico ...) que vamos passar pra dentro ...
Colocado óleo nas 12 travessas inferiores e os alargadores de paralama .
Montado e instalado o guincho só para teste , está ok , falta preparar o berço e pintar ...
A gaiola está sendo providenciada tbm , só vai pro barro depois que terminar toda vedação (falta pouco) e colocar gaiola ...
A vontade de pegar barro é grande , mas sem estar tudo preparado vai ser jogar fora todo tempo perdido até agora ...

[]s ...

Eduardo Velo
28/11/2004, 15:26
Alguém sabe algum produto pra passar na capota de fibra ???
Está com pintura preto fosco ...

[]s...

Dennis Figueiredo
29/11/2004, 08:23
Produto pra que???? Pra limpar? OMO e uma bela escova.

Eduardo Velo
29/11/2004, 09:16
Denis , já lavei com detergente , mas fica muito fosco e com algumas manchas , queria saber se tem algum produto que passe , tipo , limpa vinil .
Passei pretinho da ultima vez , ficou bom até chover ...
Aho que vou ter que pintar , preto fosco mesmo ...

[]s...

Dennis Figueiredo
29/11/2004, 09:20
Ja experimentou sabão neutro?

Eduardo Velo
29/11/2004, 09:27
Ainda não ...
Vou testar , Valeu ...

Dennis Figueiredo
29/11/2004, 09:33
lave à sombra e enxugue nela também.

Eduardo Velo
10/12/2004, 16:58
Pessoal , embora não seja de interesse geral , como já comecei a postar a reforma e algumas alterações por aqui , to dando continuidade ...
O que foi refeito -
- Parte do assoalho - com chapa galvanizada : foi fechado o furo de tampão embx da travessa transversal Central , pq essa travessa interliga com as 2 cxs laterais e é um pto altamente vulnerável para o cupim de ferro , a lubrificação foi feita pela furação de fixação do cinto de segurança ...
- Limpador de parabrisas : comprei os braços de articulação novos no Rota 4x4 , mas com os braços dos limpadores originais não conseguia regulagem de curso , troquei pelo diant. do PALIO L. Esq. com palheta de fusca ...
- Fixação da churrasqueira do limpador : tinha que tirar o painel pra ter acesso aos parafusos passantes que fixam o cjto , foi soldado uma chapa na cabeça dos parfusos com um furo preso por um paraf. phillips , não necessita mais tirar o pn ...
- Fixação e vedação das portas e tampas de fibra : essas portas ficavam mal posicionadas , deixavam entrar água e poeira , fizemos ajustes com borracha nova (perfil 8 ) com calços e usinagem na furação pra deslocamento e vedação ...

continua ...

Eduardo Velo
10/12/2004, 17:22
2º parte ...
- Inicio de ferrugem no chassi na fixação do tq : colocado borracha e vedado a parte de encosto do tq no chassi ...
- Pitmam pegava na mangueira do radiador : colocado pitmam original após ajuste .
- Aterramento das lanternas e faróis sempre davam pau : colocado paraf. de aterr. no suporte das lanternas ...
- Fiação sempre dava problema : retirado todo excesso , só ficou fiação original , será colocado outra cx de fusiveis como auxiliar ...
- St. Antonio com base enferrujada e só 1 paraf, por pé : está sendo feita nova base com 3 furos e projeto de gaiola fixada no sto ant. podendo tirar sem tirar capota .
- Capo com muita ondulação : feito reforço com travessa paralela a existente central e apoio nas laterais ...

[]s...

danielgab
10/12/2004, 17:44
Edu,
Parabéns pela reforma, ficou show de bola! Tudo feito com muito capricho...

- Fixação e vedação das portas e tampas de fibra : essas portas ficavam mal posicionadas , deixavam entrar água e poeira , fizemos ajustes com borracha nova (perfil 8 ) com calços e usinagem na furação pra deslocamento e vedação ...

Onde vc comprou essas borrachas?
O meu bugão ainda tem as borrachas fixadas nas portas. Os mais novos tem a borracha na carroceria e dizem que melhora muito o problema de infiltração de água... Estou pensando em fazer igual no meu...
Na Jabira vc colou as borracha com o quê?
Elas são na porta, ou na carroceria?

[]s

Beto
10/12/2004, 19:25
Daniel procura as borrachas no kimura na manifesto, um pouco antes do mercado, acho que é extra.

Eduardo Velo
10/12/2004, 19:25
Daniel , as borrachas são encaixadas em canaletas , na parte inferior usei cantoneira de aluminio , pq o pessoal pisa e quebra a de fibra .
A borracha comprei no final da Manifesto , lado esq. , é uma casa de borrachas , tem perfil 8 duro e macio , peguei o macio ...
Se for colar , compra a cola na propria casa de borracha eles tem uma cola violenta , muito boa pra borracha .

Se comprar o PX me liga pra gente instalar aqui em casa , assim já faz um teste tbm ...

[]s...

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 09:05
Ta...... e cadê as fotos?

Eduardo Velo
13/12/2004, 22:45
Denis a maq. digital está sempre na bolsa da Cida , ela vai lecionar e leva a bendita , só qdo quero tirar foto percebo que não está em casa ...
Como vou no Ibira e no Poli com o Engesa , acabo mostrando as alterações pro pessoal ao vivo e em cores ...

Hj , comecei a desmontagem do eixo diant. ...

Está tudo em péssimo estado , o amortecedor de direção era bem forte e acabou mascarando esse monte de coisa ...
Cruzetas com muita folga , 1 dos copinhos com a lubrif. bloqueda pro terra ; Rolamentos patinando a capa interna (quase some a identificação) ; Retentores dando passagem , muita terra nos tubos do diferencial ; Rolamentos de munhão com folga e pista marcada ; terminais com folga ... Tudo isso com muita terra e graxa pra limpar ...

[]s...

Eduardo Velo
15/12/2004, 18:52
Luva do semi-eixo : folga na bucha e pista de rolamento com desgaste

Eduardo Velo
15/12/2004, 19:05
Rolamentos da roda com desgaste na pista int. por fricção
Rolamentos do munhão com marcas nas pistas dos roletes
Cruzeta com pista de roletes danificada por falta de lubrif.

Eduardo Velo
16/12/2004, 20:26
Daniel procura as borrachas no kimura na manifesto, um pouco antes do mercado, acho que é extra.

Essa é a borracha perfil 8 e a cantoneira de aluminio onde ela é fixada no batente da porta .

Eduardo Velo
16/12/2004, 20:29

borracha perfil 8 fixada na cantoneira de aluminio presa ao batente da porta

Eduardo Velo
19/12/2004, 18:19
Terminado o trampo nos munhões e rodas .
Trocados rolamentos das rodas e munhões , mais detalhes no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=79053#79053

Fui dar umas voltas com ele pra ajuste de freio e direção , ficou uma vibração de leve na faixa dos 60km/h que acho que são dos pneus ...

Fotos no P. S. Vicente - Mauá ...

[]s...

Thiago Rodeghel
19/12/2004, 19:37
Ae Edu!!! Caprixou mesmo :D :D Parabéns... ficou nova :wink:

Só faltou dar uma pintada nas rodas, mas isso é fácil de fazer. Tem na casa de tintas a cor certa para pintar rodas :roll: ... Mas o restante está beleza :wink:

Ah!!! tem fotos novas no meu album, logo logo, vc vai dar aquela volta no Jeep AP :roll: hehehehe

Tô te devendo um pastel... terça a gente acerta :wink: :wink:

[s]

Eduardo Velo
19/12/2004, 20:20
Valeu Thiago , apesar de Jipeiro não dar o menor valor pra casca , a parte interna e travessas estão bem protegidas tbm , foi tudo feito pra ficar bem conservado .

Os finalmentes é que estão pegando no momento , muitos detalhes , mas devagar a gente chega lá ...

[]s...

Thiago Rodeghel
19/12/2004, 20:27
Pior que o pessoal parece estar mudando essa visão, a casca agora tbm faz parte :roll: ...

E são os finalmente que parecem que são os mais caros $$$, sei como é :roll: ... mas é isso mesmo, pelo menos já está rodando. Devagarzinho vc termina a Engesa :wink:

[s]

Eduardo Chaves
22/12/2004, 21:46
Xará,

Por um acaso, vc tem uma foto mais próxima e detalhada do garfo de embreagem e fixação do suporte do cabo da embreagem ?

Vasculhei seu tópico de ponta a ponta mas as fotos estaum um pouco distantes para enxergar os detalhes...

[]'s...

Eduardo Velo
22/12/2004, 22:23
Xara , não tirei foto detalhada da embreagem , me mostra na foto o que vc precisa , vou tentar tirar uma foto mais prox.

[]s...

Eduardo Chaves
24/12/2004, 16:42
Xará,

Estou estudando a possibilidade de dar um passo para trás... hehehe...

A embreagem hidráulica tem me causado transtornos e manutenções frequentes como troca de reparos, penso na possibilidade de instalar por cabo, mas meu meca comparou com o sistema da D-10 dele e acha que naum cabe pelo fato do pouco espaço entre a caixa seca e o chassis...

Precisaria de uma foto da àrea marcada em sua foto mais próximo e que dê para visualizar o conjunto...

[]'s e Feliz Natal...

Eduardo Velo
24/12/2004, 16:53
Pois é , já estive estudando a troca por sist. hidr. e pensei - time tá ganhando ...
A embreagem era bem pesada , tirei a mola de dentro do carro e coloquei uma um pouco mais forte , pra forçar o retorno do garfo , em baixo , aliviou bem , pra mim tá ótimo , mas a muié chia tem que manobrar na garagem ...

Assim que possível te mando a foto , a Jabira tá no Marcelo do CJ verde ( fazendo elétrica ) , aquele que "empurramos" pra dentro do Buraco do Percy (Xiboca) pra ajudar tirar o pessoal ...

[]s...

Eduardo Chaves
24/12/2004, 17:03
Beleuza Xará,

Estou no aguardo da foto...

Pelo que experimentei na D-10 dele, é macia igual a minha hidráulica, naum sei se é assim no Engesa tb...

[]'s pensando em voltar às "válvulas"... hehehe...

Eduardo Velo
31/12/2004, 14:13
Xará , to te devendo as fotos ...
Ontem fiz os reajustes no Munhão e apareceu um rangido na cx de dir. , era um dos parafusos que apesar de estar bem apertado não fixava até o fim , na tentativa de apertar mais um pouco quebrou ...
Ali era pra ser um prisioneiro e não parafuso , pq tem topo no fundo da rosca , mais uma de algum meca nó cego que mexeu e eu que me ferro , tem uns mecas na praça que é brincadeira ...
A parte elétrica está muito , mas muito mal feita ... e não é gambi , é original Engesa , a distribuição é cômica ...
Vamos perder mais um tempo , além do previsto , pra acertar isso , mas deve ficar perfeito , cada instrumento vai ter plug separado , toma um tempo lascado , mas depois esquece ...

[]s torcendo pra por a vtr no barro antes do carnaval ...

Eduardo Velo
05/01/2005, 13:01
Por um acaso, vc tem uma foto mais próxima e detalhada do garfo de embreagem e fixação do suporte do cabo da embreagem ? []'s...

Xara , tentei tirar foto , mas é complicado , com flash fica esbranquiçado , e sem , quase não dá pra ver , além do chassi que atrapalha , mas é o sistema da D10 , é tudo D10 , cabo , garfo , embreagem , acionamento ... e já tem a posição de parafusar ...

O Adriano de POA que tinha um Fase 3 reclamava de trocar sempre cabo de embreagem , mas eu nunca troquei e na reforma agora inspecionei e está tudo OK , pode ser alguma passagem do cabo que ficava forçando ...

[]s...

Eduardo Chaves
05/01/2005, 16:02
Valeu Xará...

Vou dar uma estudada melhor...

[]'s e desculpa o trampo extra... hehehe...

Eduardo Velo
06/01/2005, 10:55
[]'s e desculpa o trampo extra... hehehe...

Tampo extra ??? KKK ... é ruim heim ??? , comprei uma c. digital só pra tirar fotos das partes mecas dos jipes .

Trampo FDP foi tirar o resto de rosca do prisioneiro da cx de DH que ficou só o toquinho pra fora , tentamos com solda , aquecendo , batendo e nada , até que fechei o alicate de pressão e aquecemos tudo , apertei esmagando o toquinho e puxei pro vai ou racha , ae saiu . Agora não acho prisioneiro com 25 mm de rosca de um lado e 85 mm de comprimento , vou ter que ir na Florencio de Abreu pra ver se acho , está com um estojo M 10 por enqto ...

Xara , precisando de mais alguma coisa , berra , posso mandar um esboço com medidas , isso dá pra fazer e pelo menos da pra entender melhor que uma foto ruim ...

[]s...

Eduardo Velo
21/01/2005, 16:12
Bom , ainda vai mais uns dias pra deixar a parte elétrica legal , mas estamos deixando tudo passado por conduite , com terminais novos e muitos plugs pra desconectar fácil qdo precisar .
Achamos alguns trechos com o fios a mostra , de roçar na lataria ou em alavancas , mudamos o caminho e protegemos melhor .
Por enqto é isso ...

Tenho que terminar a parte elétrica pra ir atras da proteção da carroceria depois .

[]s...

Eduardo Velo
15/02/2005, 14:42
Pessoal a Jabiraca já ta rodando , faltam alguns detalhes de elétrica , Guincho ... e o principal , S. Antonio ...
Acabei de soldar a base do S. Antonio e preparar as peças que vão prendê-lo , falta furação e o encaixe no tubo ...
Coloquei parachoque tras. novo com 3/16" de espessura , já está colocado e testado , levei o CJ do Pagani até o elétrico com Towbar ...

[]s...

Beto
15/02/2005, 14:45
Legal Edu e qdo. vamos colocar a bichinha no barro denovo? Pelo oq. eu conheço vc. tenho certeza que já está com crises de abstinencia......

Eduardo Velo
01/03/2005, 11:05
Fui fazer um passeio com o pessoal do www.picapesgm.com.br e aconteceram alguns imprevistos não tão imprevistos assim ...

A Carroceria do Engesa é presa de forma Lusitana , o Eng. Joaquim deveria ter sido demitido em 86 , mas em 91 ele ainda tava lá , heheh ...

Os 4 coxins diant. são presos com parafusos passantes , sem problemas ... os 2 do meio e os 4 tras. dão batente da chapa do assoalho , quer dizer tem que ser prisioneiro e não parafuso , como acompanhei o original , coloquei parafuso com calços pra dar um bom aperto , mas os 4 tras. soltaram e 3 cairam ...

Estou providenciando prisioneiros e outro tipo de coxim , depois posto o resultado . Aceito Sugestões ...

O PX deu pau tbm , não sei pq !!!! , mas ficou sem som mesmo recebendo sinal , depois voltou ao normal , o limpador hora interfere no som hora não , se alguém puder dar uma idéia do que seja ...

Velocímetro estava só com um toquinho no cabo lado do veloc. , fazendo girar o Totem , que hr girava hr não , vou ter que trocar esse cabo tbm , é do Opala antigo , não rodou nem 10000 km e já quebrou a ponta plastica ...

O Limpador com batente made in home ficou muito bom ...

O Resto está ótimo - dirigibilidade , tração , torque , conforto ...

[]s...

Beto
01/03/2005, 11:18
É isso ae Edu, legal ver a Jabiraca denovo.

Dennis Figueiredo
01/03/2005, 11:25
Só não entendo porque que a galera risca a placa do carro pra por nas fotos, a placa fica exposta no carro quando saia as ruas mesmo.

Eduardo Velo
01/03/2005, 12:01
É verdade Denis , mas ae dá um pouco mais de trampo ...
Acaba sendo uma segurança boba , pq quem quiser ( e tiver como) te sacanear , vai sacanear de qqer jeito ...

VC queria o n. da placa pra jogar no bicho ???

Dennis Figueiredo
01/03/2005, 13:00
VC queria o n. da placa pra jogar no bicho ???

Pode ser na bicha? Daí eu jogo no Leo.

Luiz Claudio
01/03/2005, 18:18
O PX deu pau tbm , não sei pq !!!! , mas ficou sem som mesmo recebendo sinal , depois voltou ao normal , o limpador hora interfere no som hora não , se alguém puder dar uma idéia do que seja ...

Edu,

O meu limpador também interfere um pouco no PX, mas é tão pouco que não chega a atrapalhar!!!

Vale a pena você dar uma conferida se o cabo da antena está em bom estado (sem trincas, descascados, torções, etc) e se ele não está passando, em algum ponto, muito próximo a algum fio da parte elétrica... Isso também pode causar interferências!!! Confira também se o conector que liga a antena ao rádio não apresenta sinais de oxidação...

Se você precisar meu rádio tem medidor de ROE... Qualquer coisa a gente marca e mede a estacionária pra ver se está tudo ok!!!

[]'s...

Eduardo Velo
01/03/2005, 21:57
Valeu LC , to precisando medir estacinária sim ...
Essa quinta não vou no Ibira , vou trampar , mas podemos combinar na outra quinta , blz ???
O Fio está bom e bem isolado o conector do rádio tbm está bom , só que estou usando o aterramento do próprio cabo que ta aterrado no parachoque tras. , será que tenho que aterrar a carcaça do PX tbm ??? , ou usar aterramento mais prox. do PX ???

[]s...

Luiz Claudio
01/03/2005, 23:53
...será que tenho que aterrar a carcaça do PX tbm ??? , ou usar aterramento mais prox. do PX ???

Edu,

O ideal, pra evitar interferência, é que tanto o positivo como o negativo sejam ligados diretamente na bateria... No positivo é altamente recomendável colocar um fusível entre a bateria e o PX, e no negativo o ideal é você fazer um aterramento o mais próximo possível do rádio (e depois continuar até a bateria).

Quanto a medir a ROE, é só você falar quando!!! Se quiser podemos marcar qualquer outro dia, você manda!!! Caso você prefira fazer isso no Ibira, só peço que me avise antes pra eu levar o PX... Aqui na cidade eu não ando com ele no Barão!!!

[]'s...

FrommarS
02/03/2005, 15:50
Edu,

Que beleza de Jabiraca, hein!!! Parabéns!!

O meu Java é que precisava de uma reforma destas!!!

Qual a medida dos calços que vc quer, na Gama 4x4 eles vendem um coxin do motor como calço que tem 65mm e custa r$ 24,00, segundo eles é de Scania, mas eu nunca vi num catalogo.

Os coxins de motor da f1000 e 4000 tem a mesma medida e deve sair por volta dos r$ 18,00.

Os dois modelos são presos por prisioneiros.

Hasta Lugeo!!! ... ainda estou procurando o tal parafuso ou coxin de fixação do cambio ... sou capaz de jurar que não tem. :shock:

Eduardo Chaves
02/03/2005, 18:50
Xará,

O LC tem razão, a instalação do meu PX foi feita em loja especializada, o positivo vem da bateria com um fusível, o negativo tb da bateria e o aterramento da antena é no próprio parachoque, ele usou um suporte distanciando a antena do parachoque uns 10cm, para não haver interferência da lata...

Qto aos calços traseiros, a pena é que acabou de sair do funeca, mas uma idéia seria sobre os coxins traseiros, um furo com serra copo para ter acesso de dentro do jipe e usar tampão de assoalho para vedar... :wink:

Márcio,

Os coxins de motor da F1000 são com roscas dos dois lados e fixa-se com um parafuso de cada lado...

[]'s...

Eduardo Velo
02/03/2005, 19:26
Xara , valeu , mas já coloquei todos os coxins .
Cortei no 1/2 o tubo que vai entre os originais e coloquei no calço que coloquei a mais sobre eles , consegui dar aperto agora ...
Mas , essa idéia de furar a carroceria e colocar esse coxim da foto é boa , vc fez assim ???

O Px já tem um fio vindo direto da Bateria e passando pela cx de fusíveis , vem 2 fios após o arranque que viram 4 prox. da ign. , descobrimos isso tirando a isolação quase toda do chicote , fizemos a divisão e 1 ficou só pro PX , o negaitvo é que estou usando do conector (ligado no parachoque) se desligar o conector desliga o PX . POr isso a dúvida do negativo ... Está muito bem isolado no parachoque não tem a mínima chance de fechar contato por ali . A arruela de borracha da antena já vem com encaixe para a furação maior do parachoque pra evitar contato , mas usei fita isolante liquida pra isolar melhor ...

Deve ser algum problema no PX mesmo , pq dava sinal de chamada até o talo mas não saia nenhum som , depois voltou ao normal e até agora não deu mais problema , vai saber ??????? Hj falei com uns caminhoneiros na canaleta 5 estava no km 18 da Anchieta e eles na represa que deve ser o km 29 ...

[]s...

Eduardo Chaves
02/03/2005, 20:25
Xará,

Ainda não instalei estes calços, vou fazê-lo qdo da reforma geral, mas a princípio, a solução que encontrei para os coxins traseiros foi esta...

A ligação do PX com o positivo vindo direto da bateria, acredito que seja justamente para evitar as interferências e chiados com o funcionamento do motor, como vc diz ter puxado dos fios que vêm do arranque, pode ser este o gato, pois o meu ligado direto não sofre deste mal... hehehe...

[]'s...

Eduardo Velo
02/03/2005, 20:35
Xara , essa ligação é original , a passagem é pelo arranque , Sai um fio para o arranque (Grosso) e vem 2 (pouco + fino) do arranque para dentro carro , não sofre nenhuma interferencia de nada , não tem como ter interferencia por aí , é como uma passagem são ligados no mesmo conector . O PX não tem nenhum chiado ou interferencia do motor .

As x qdo liga o limpador da interferencia , mas não é sempre , só qdo sou obrigado a baixar o Squash pra pegar mais longe ...

[]s...

Eduardo Velo
13/03/2005, 22:49
Medimos a estacionária com o PX do L. Claudio no Ibira quinta , e segundo o LC está excelente . Falei com ele sobre o som e acho que é algum fio do alto-falante com mal contato , já aconteceu com ele ...

O que está me incomodando agora é o cabo da embreagem que roça na parte sup. do tubo de chegada pra dentro da vtr .
Não sei se existe alguma maneira de guiar o cabo sem roçar ou se vou ter que cortar com o maçarico a base do tudo e reposicioná-lo com o cabo preso na trava do pedal ... ????

A embreagem sempre foi meio dura e fez ruido , já desmontei tudo caçando esse defeito 2 vezes e só hj percebi que o defeito é na guia do cabo , não suspeitei antes pq é original ... , mais um defeito de fábrica a ser reparado ...

O temp. do limpador deu 5 hrs de mão de obra para o elétrico , mas finalmente está montado , vou desenhar o esq. pra guardar junto ao manual de manutenção ... São 2 botões (Fiat 147) trabalhando em paralelo com um relé de temp. VW ( gol ) , enche o saco achar a sequência ...

[]s...

Thiago Rodeghel
14/03/2005, 16:08
Grd Edu!!!

Fez aquele esquema do platô??? Acionar o chapéu chines antes de apertar no volante??? Isso melhora e muito, a embreagem fica tão macia quanto uma embr. hidráulica :roll:

[s]Vai amanhã no Poli??? :evil: :evil: :evil: (cada pergunta agora né....)

Eduardo Velo
14/03/2005, 16:29
Fala Thiago , como é isso ?? dá pra fazer depois de montado ???
Está com um rangido chato nas laminas qdo acionadas , será que isso que vc falou tem algo a ver ???

[]s...

Thiago Rodeghel
14/03/2005, 17:23
Fala Thiago , como é isso ?? dá pra fazer depois de montado ???
Está com um rangido chato nas laminas qdo acionadas , será que isso que vc falou tem algo a ver ???

[]s...

Lembra que te falei lá no Poli, antes de montar o conjunto no volante, dá-se uma pressão no chapéu, para manter ele acionado, passa um cabo de vela ao redor do chapeu, para que as molas não retornem. Monta-se o conjunto normalmente no volante só depois retira o cabo de vela. Esse rangido da embreagem pode ser isso em alguns casos.

Isso é feito nas fábricas e vem no manual do kit da embreagem. Pelo menos no da Luk vem falando passo a passo e os motivos de fazer isso. E embreagem dura, rangendo é um dos motivos.

Só dá pra ser feito desmontado.

[s]

Eduardo Velo
15/03/2005, 11:03
Thiago , conversei com o meca aqui em frente e ele falou que isso é um procedimento pra facilitar a montagem , que pode ou não ser usado ...

O Rangido está entre o cubo do rolamento do garfo e o eixo , qdo passa graxa pára por um tempo e depois volta , parece que está pegando meio fora de posição , mas ali não tem como acertar isso , acho que esse rolamento que peguei não é lá essas coisas ...

Vou trocar essa tranqueira assim que possível ...

[]s...

Thiago Rodeghel
15/03/2005, 15:55
O rolamento de embreagem do meu tbm está fazendo barulho, mas acho que foi por causa de ficar muuuuito tempo parado. E tbm acho que o rolamento tbm não é muito bom... Não sei se terça passada vc reparou nisso. Quando piso na embreagem ele para. :roll:

Com relação ao seu meca, não conheço, mas se ele acha que é fácil dar uma pressão naquela mola para facilitar a montagem!!!!????? :shock: É um baita trampo acionar aquilo, precisa de umas arruelas, parafusos bem grandes para se fazer isso em casa :x Não era feito em carro zero e não vinha manual de montagem... Certo?!?!?! :roll: :wink: Acho que ele se precipitou nisso!!! Se vc dirigir o meu CJ vai ver que é beeem macio a embreagem :)

[s]

Eduardo Velo
17/03/2005, 07:06
Thiago , não entendi nada ...
qdo vc pisa na embreagem vc já faz o que pede no procedimento de usar o cabo de vela e tal ... , e isso não vai deixar e embreagem mais macia nunca ...
No meu caso não precisei fazer nada , disso simplesmente parafusei o chapéu no plato . qdo pisa na embreagem o rolamento pega nas ptas das molas e aciona o plato , como pode ficar mais macia ????

O cabo está roçando no tubo de passagem na saída do pedal , isso já faz uma restrição no movimento , por isso não sei se a embreagem (molas do chapéu) está dura ...

[]s... aguardando a funeca no tubo pra direcionar o cabo na posição certa

ramiro_eli
17/03/2005, 12:30
Edu,

Parabens pela reforma! Ficou Show a 0001!
Porque não instala um acionamento hidraulico e acaba com assa aporrinhação toda?

ps: Agora que a viatura tá bonitinha voce não vai parar de fazer trilha, né? :mrgreen:

Thiago Rodeghel
17/03/2005, 16:14
Thiago , não entendi nada ...
qdo vc pisa na embreagem vc já faz o que pede no procedimento de usar o cabo de vela e tal ... , e isso não vai deixar e embreagem mais macia nunca ...
No meu caso não precisei fazer nada , disso simplesmente parafusei o chapéu no plato . qdo pisa na embreagem o rolamento pega nas ptas das molas e aciona o plato , como pode ficar mais macia ????

O cabo está roçando no tubo de passagem na saída do pedal , isso já faz uma restrição no movimento , por isso não sei se a embreagem (molas do chapéu) está dura ...

[]s... aguardando a funeca no tubo pra direcionar o cabo na posição certa

Isso é uma boa pergunta :D ... Seguinte liga pra LUK e pergunta pq... :oops: Aí só o engenheiro msm para explicar mais detalhadamente... Mas segui os procedimentos e olha a embreagem é bem macia. :wink: Eu acho que isso está mais relacionado com o momento de aperto do conjunto no volante... Com ela acionada com o cabo de vela fica de um jeito, sem ela fica de outro. Desculpa não poder explicar melhor, joguei fora o manual...

[s]Até

Eduardo Velo
17/03/2005, 20:01
Ramiro , grato pelo elogio , mas andar com a Jabira na lama agora vai ser muito mais emocionante , troquei os BF 33" que moia os rolamentos de roda e dos munhões por Hankook 31" x 10,5" mod. Z36 http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=25859041 , agora o guincho vai ter muito mais utilidade . Qto a embreagem vou na velha max. - time que tá ganhando ... mesmo o cabo raspando ainda não troquei e se for trocar é barato , já emissor e receptor de emb. hidr. é um bico no sa.. ...

Thiago , peguei uma emb. nova na cx hj na oficina , eles pedem pra fazer isso na montagem , mas é pra facilitar mesmo , a embreagem não vai ficar macia ou dura por isso , e sim pq é alguma caracteristica dela , no meu caso o que está deixando a emb. ruim é o cabo raspando e só , mas mesmo assim não é pesada não ...

[]s...

Thiago Rodeghel
18/03/2005, 00:06
Essa de embreagem hidráulica pode ficar até mais macia, mas a manutenção é muito $$$. O meca que levo os carros aqui perto de casa, trocou, não lembro o q era, acho que era a alavanca de acionamento e rolamento de uma Courier, 220,00lt$$$ :shock:

Edu pq não pegou os Hankhook modelo Mud???

[s]Com o cabo de aço

Eduardo Velo
18/03/2005, 01:11
Edu pq não pegou os Hankhook modelo Mud??? [s]Com o cabo de aço

Estou deixando a vtr mais estradeira , os Mud da Hankook são muito parecidos com os BF , os vãos entre os gomos são os mesmos (ruido) e gasta bem mais que os BF no asfalto .
A escolha foi assim - Teria que ter saída lateral ( Barro ) mas não muito aberta ( Ruido ) , sulcos contínuos no centro ( Chuva ) , Radial c/ diam de 31" e não passar de 10,5" de larg. ( poupar comp. da vtr ) e ser p/ aro 15" ( manter as rodas ) .
O Pirelli Scorpion ST até atende bastante coisa , o estranho é que achei AT com 31" e ST não ...

[]s... tbm a favor do cabo de aço

Eduardo Velo
21/03/2005, 21:53
Fui pra Ubatuba esse fds e na ida o carro dançava muito na pista , tipo bebum cercando frango ...
Estava com 32 lbs em cada pneu , baixei pra 28 lbs e deu uma boa melhorada , mas continuou ainda com a dançada . Na volta melhorou bastante , mas ainda dava uma pq. passarinhada ...

Tudo novo e justo , pq a dançada ??

Estava com um pouco de folga na cx e tirei um pouco , mas não muito pq senão enforca a cx e a dh leva de qqer jeito , se ficar muito justo moe a cx e vc não percebe ...

Fui onde coloquei o pneu e a explicação foi a seguinte :
Esse pneu vem com uma camada um pouco mais dura por fora e cria essa instabilidade até gastar entre 200 e 400 km . Poxa , mas pq será que não me avisaram qdo coloquei o pneu ?? já ouviram isso ???

Hj peguei a Anchieta e andei normal , ainda tem mínima flutuação , mas totalmente controlável ...

[]s...

Dennis Figueiredo
22/03/2005, 08:14
Edu, máquemerda........ tá com pneus street, eu heim... ta certo que colocou pneu 31 pra poupar equipamentos, mas pelo menos um mud poderia ser.

ramiro_eli
22/03/2005, 10:02
Edu,

Eu tb estava em Ubatuba este fds. Quando voltar lá e quiser marcar alguma coisa, me dá uma ligada!

Eduardo Velo
22/03/2005, 11:23
O pneu não é street , oh criatura ...

É 1/2 a 1/2 , foi uma opção que tive , não queria Mud pq os gomos laterais tem afastamento grande e Zunem no asfalto , agora seria interessante ter um pneu como esse que tá no meu com um par de gomo saltado e outro normal , sendo o saltado com angulo pra dentro do pneu pra só pegar em lateral qdo entrasse no barro , seria um bom pneu pra uso misto ...

Ramiro , fiquei em Maranduba , perto de onde tem uma cachoeira com escorrega , fomos na praia brava e lagoinha tbm . Qdo for pra lá te aviso ...

[]s...

Beto
22/03/2005, 11:39
Edu, já resolveu o problema da embreagem? Troca ideia com o Reinaldo, na ex-minha era dura ele conseguiu acertar a posição dos garfos e ficou macia pra kct. O Marcelo iria colocar hid. mas depois nem precisou, ficou muito boa.
E como está a praia brava? A trilha tá feia? O Carlão tb. foi pra esses lados, não encontrou com ele?

Eduardo Velo
22/03/2005, 13:23
Beto , o cabo está roçando na lata e não tem como direcionar a não ser fazendo uma funeca , vou levar no Reinaldo pra ele posicionar o garfo pra mim , ou ver se consigo fazer isso em casa , peço explicação pra ele ...

O Carlão foi comigo , não é a praia brava que tem trilha não , é uma outra ...

[]s...

Beto
22/03/2005, 13:33
ahhhh....... queria informações dos meus mestres de como que é a trilha lá, já vi muitos relatos, mas nada como uma informção caseira.
O Edu, se tá ficando velho ou virando coxinha???? Que pneuzinho é esse? Pega seu 33' e manda recapar com um desenho só pra trilha. Ou me vende suas caraças que eu te levo de zeca.... rsrsrsrs..... temos que marcar pra ver a trilha do BB e ir na trilha da costela, te passei o e-mail e vc. nem respondeu.

Eduardo Velo
22/03/2005, 13:46
Beto os Bf tão 1/2 vida e ainda não decidi o que fazer , penso em vender , mas o Carlão quer fazer um teste na Envesa antes ...

Vamos marcar pra fazer essa trilha da praia brava , vou com as rolemãs mesmo , meu interesse é usar mais o guincho e desgastar menos os componentes da transm. e dir. , acho que vale a pena , gostaria mais de ter uns frontiera só pra trilha (só pra trilha) , tenho as rodas 16" pra isso e está no meu caderninho . Usando exclusivo em trilha não detona nada da transm. e dir. pq patina e não pega quina de asfalto esburacado que é o que mais detona os componentes ...

Qto a trilha da costela é restaurante né ?? vamos marcar sim pra ir com as patroas ...

[]s...

Beto
22/03/2005, 14:11
Mas marcar mesmo, já esta dando até fome, o Carlão não falou que foi com agente? é muito bom lá, até ele comeu carne.
Monta uns frontiera ou faz uns 3k com os seus bf. o unico problema é ficar trocando o jogo toda hora.... rsrsrsr.... troquei ontem o do rosquinha, passei p/ normal denovo.
E qto a praia brava estou louco pra ir, mas acho que vou esperar o novo brinquedo ficar pronto.
E a poli??

FrommarS
22/03/2005, 14:21
E como está a praia brava?

E aí pessoal beleza?

Qual brava que vcs se referem qdo se fala em trilha.... o Litoral norte tem v´rias que usam esta denominação.

A brava que fica entre a martim de sá e a maramduba tem só uma estradinha esburacada e dá pra chegar até bem perto de corsa.

A brava, que é conhecida no meio do surf como "Secret Point".. é uma que fica entre Maresias e Boissucanga essa tem uma trilha que fiz a pé ... parece ser bem dificil... qto fizemos a pé passou um Troller e uma land 90 demoramos a pé umas 2 horas com paradinhas e qdo chegamos lá os kras dos jipes já estavam lá ... e tb tinha um cj original sózinho.

Qdo comprei o jipe pensei em ir prá lá encontrei um site de um cara que ficou umas 4 horas pra fazer em um Vitara e um Samuca, usaram guincho e passaram um perrengue feio.....

Qual é a que vcs procuram.... ah se eu tiver consertado os danos Pinheiristicos e tiver um lugar sobrando ....

hasta luego!

Beto
22/03/2005, 14:26
ahhaha..... fala serio Lontra, qual vc. acha que agente quer ir? rsrsrsrsr.......
Esse site eu tb. vi, mas é legal ir lá antes pra ver como que é pra depois ir com tudo preparado.