Ver Versão Completa : ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine
Tio Eddie
17/04/2010, 19:33
Cachaça, costela, mentira e diazepan são por minha conta! rssss
Vixi moço,
Desse jeito vou ter que convencer a patroa a ir pras bandas de muriaé.MG...rsrs
Agora, que dá uma alegria louca ver mais uma etapa da viatura concluida dá não?
[]s
Agora, que dá uma alegria louca ver mais uma etapa da viatura concluida dá não?
Putz, dá vontade de dormir ao lado das peças....:mrgreen:
Cachaça?
Cerva?
Rachid para o churras????
Posso me convidar????
Hauhauhauhauhauhau!!!
Caveso
Cara, tá ficando bom!
Só vai ficar melhor, depois do engesa começar a rodar.
Você, tio e demais amigos aqui do fórum sempre serão meus convidados a churras quando me visitarem.
Meu churras é o melhor de todos: feito na oficina com churrasqueira de tambor de freio de pá-carregadeira, acendido com estopa suja de óleo queimado, costela de boi sobre uma tela toda enferrujada.....
Deu água na boca? rssss
Amanhã é dia de rodar com o engesa ainda alcoolizado para desenferrujá-lo..
Tio Eddie
17/04/2010, 20:14
Você, tio e demais amigos aqui do fórum sempre serão meus convidados a churras quando me visitarem.
Meu churras é o melhor de todos: feito na oficina com churrasqueira de tambor de freio de pá-carregadeira, acendido com estopa suja de óleo queimado, costela de boi sobre uma tela toda enferrujada.....
Deu água na boca? rssss
Amanhã é dia de rodar com o engesa ainda alcoolizado para desenferrujá-lo..
Agradeço e não dispenso o convite!
Churras é bom sempre, especialmente com amigos!
Agora, quem vai estar alcoolizado amanhã, o engesa?...rsrsrs
[]s já meio alcoolizado como warm up para a corrida da madruga
paje_tapuya
17/04/2010, 21:09
Tá muito F#*% o serviço!!! Já caí na pilha de não vender o Hulk e já estou com ideias bem legais para fazê-lo do meu jeito. Só vou ficar quietinho aqui esperando uma t-case de f-2.
Abração
Tá muito F#*% o serviço!!! Já caí na pilha de não vender o Hulk e já estou com ideias bem legais para fazê-lo do meu jeito. Só vou ficar quietinho aqui esperando uma t-case de f-2.
Abração
Fala Pajé, valeu pela visita!
Assim que a bicha for para o chão eu te aviso, amigão!
Abs
Oia a bagaceira feita!!!
Eu, o Tio e Paje!!
O Paje indo buacar a t-case, eu e o Tio auxiliando, e todos bebendo, enquanto o caveso prepara a carne!!!!
To ate vendo!!!!!!!
Alexandre Souto
17/04/2010, 23:55
Cachaça?
Cerva?
Rachid para o churras????
Posso me convidar????
Hauhauhauhauhauhau!!!
Caveso
Cara, tá ficando bom!
Só vai ficar melhor, depois do engesa começar a rodar.
YEEEEEAAAAAAHHHHHHH!!!!!!!! :twisted:
BJus amiguinha!!!
SERGIO AUGUSTO
18/04/2010, 07:26
Câmbio auto amarrado (com arame farpado) à t-case....
Fala CAVESO!
Belíssimo trabalho! Esta flange é praticamente uma escultura! A quantas anda o preparo da "USINA" ??? Decidiu algo, sobre a configuração do turbo/bicos injetores?
Abraço!
Fala CAVESO!
Belíssimo trabalho! Esta flange é praticamente uma escultura! A quantas anda o preparo da "USINA" ??? Decidiu algo, sobre a configuração do turbo/bicos injetores?
Abraço!
Valeu pelo elogio, Serjão!
Mas o trabalho só ficou "melhorzinho" graças a caras como você e os colegas aqui do fórum (não vou citar nomes para não gerar ciumes), que abriram seus emails para me ajudar em coisas que não domino.
A usina será o próximo passo!
Tive que trocar o jogo de juntas, pois a junta do cabeçote veio de amianto e precisarei daquela de aço do motor eletrônico.
Ainda estou dependendo da boa-vontade de uma retífica daqui para balancear meu volante-flex-plate ( a maioria das retíficas recusou o selviço).
Mandei emails pro cara da Naut e estou esperando o retorno.
Pode deixar que ainda vou mandar muitas perguntas pra vocês....rsssss
Abs e valeu mesmo pelo elogio! Vindo de um cara com sua sapiência, fico até com a sensação de estar fazendo a coisa certa..rsss
guilhermeabreu
18/04/2010, 14:19
Mas o trabalho só ficou "melhorzinho" graças a caras como você e os colegas aqui do fórum (não vou citar nomes para não gerar ciumes), que abriram seus emails para me ajudar em coisas que não domino.
Tive que trocar o jogo de juntas, pois a junta do cabeçote veio de amianto e precisarei daquela de aço do motor eletrônico.
Ainda estou dependendo da boa-vontade de uma retífica daqui para balancear meu volante-flex-plate ( a maioria das retíficas recusou o selviço).
Abs e valeu mesmo pelo elogio! Vindo de um cara com sua sapiência, fico até com a sensação de estar fazendo a coisa certa..rsss
CAVESO
Acredito que as retíficas tem recusado a fazer O BALANCEAMENTO por falta de um eixo de manivelas/virabrequim POIS SÓ TENDO ELE PODERÁ FAZER O BALANCEAMENTO , pergunta aos caras da retífica se não pé este o problema , caso seja , como o seu motor esta desmontado , empresta o seu a eles .
ABRAÇO
CAVESO
Acredito que as retíficas tem recusado a fazer O BALANCEAMENTO por falta de um eixo de manivelas/virabrequim POIS SÓ TENDO ELE PODERÁ FAZER O BALANCEAMENTO , pergunta aos caras da retífica se não pé este o problema , caso seja , como o seu motor esta desmontado , empresta o seu a eles .
ABRAÇO
Dr,
Eles se recusam a fazer por pura preguiça e má vontade mesmo!
Montei o eixo no volante e leivei tudo mastigado, mas quando viram o volante-flex-plate (que nem devem saber o que é) disseram que não fazem este tipo de balanceamento.
É que só balanceam eixos grandes no dia-a-dia (segundo eles eixos pequenos não precisam ser balanceados, é mole? ), daí eles teriam que mudar a configuração da máquina e tal..
Semana que vem um amigão do meu irmão, que é gerente de uma retífica voltará de férias e pediremos a ele pra usar a máquina e nós mesmos balancearemos.
Se não der mandarei pra fora.
Ficar desbalanceado é que não vai...
Abs
guilhermeabreu
18/04/2010, 15:18
CAVESO
O interessante e que não sabia , o balanceamento do meu volante foi feito fazendo furos nele e não adicionando peso como é normal em balanceamento de rodas , achei interssante .
No meu faremos furando também...
Abs
Caveso,
Quanto vai sair essa junta de aço?Por que irá usá-la?
Quanto ao flex...está perdendo tempo...
Gastei 20 lts no meu...vai jogar dinheiro fora amigo..
Abraço
Caveso,
Quanto vai sair essa junta de aço?Por que irá usá-la?
Quanto ao flex...está perdendo tempo...
Gastei 20 lts no meu...vai jogar dinheiro fora amigo..
Abraço
Zepi,
Os novos jogos de junta vêm com juntas de aço, mas o meu veio com junta de amianto, por isso vou trocá-lo.
O Mauricio da rasch que me recomendou essa junta, já que penso em dar uma envenenada de leve no motor.
Daí vou reforçar de uma vez.
Sobre o flex não entendi o porquê de estar jogando dinheiro fora ao tentar balanceá-lo.
Poderia explicar?
Abs
Skull Crusher
19/04/2010, 12:43
Recruta, não sabia que latinha de guraná Kuat virava flange!!! è novas!!!
Véio, gostei do conjunto, ficou compacta a união, da t-case com o ZF!
Põe logo esse power train de 1Km dentro do Ovolino Submarino e bora ver o bicho funfar!
[]s, ansioso pra ver o conjunto montado na viatura!
Ps: qualquer coisa, grita aí!
Manda pra cá homi!20 reus e tá pronto!
Abs
Manda pra cá homi!20 reus e tá pronto!
Abs
Opa, vou tentar aqui e se não conseguir te aviso!
Valeu!
Opa, vou tentar aqui e se não conseguir te aviso!
Valeu!
Ao seu dispor amigo Caveso!
Abraço
Recruta, não sabia que latinha de guraná Kuat virava flange!!! è novas!!!
Véio, gostei do conjunto, ficou compacta a união, da t-case com o ZF!
Põe logo esse power train de 1Km dentro do Ovolino Submarino e bora ver o bicho funfar!
[]s, ansioso pra ver o conjunto montado na viatura!
Ps: qualquer coisa, grita aí!
Na hora de jogar o trem-de-força-tamanho-locomotiva pro lugar vou buzinar de novo na sua zoreia....
Valeu pela enorme força, véio!
Tem muito de você na flange (por isso ficou feia assim! kkkkkkkkkkkkkkk) !
SERGIO AUGUSTO
20/04/2010, 20:37
Fala Caveso:
Te mandei email comentando sobre a resposta da NAUT PARTS e falando sobre vazão dos injetores. Verifica ai, se não chegou, envio de novo.
Abraço.
Sérgio
Fala Serjão!
Estão na caixa sim..
Vou abrir e te respondo!
Valeu mais uma vez!
Elmer_Jeep
20/04/2010, 23:20
Fala Serjão!
Estão na caixa sim..
Vou abrir e te respondo!
Valeu mais uma vez!
Opa, se for algo relacionado aos bicos anabolizados do sprint não esqueça de mim :mrgreen:
[]'s
SERGIO AUGUSTO
21/04/2010, 07:37
Opa, se for algo relacionado aos bicos anabolizados do sprint não esqueça de mim :mrgreen:
[]'s
Bom dia a todos:
Caveso, se permite, vou relatar, um pouco dessa história(dos injetores) aqui, já que surgiu interesse do nosso companheiro ELMER;
Por motivos adversos, acabei não substituindo o motor de minha DAKOTA, e neste tempo(isto ja tem mais de um ano), fui pesquizando, estudando, me informando,etc,etc, a respeito do motor original, e numas dessas, aqui pelo forum, encontrei os "santos" cabeçotes APAZ MADRID(que por sinal colquei a pouco tempo, e ainda não paguei, devo fazer o pagamento agora este mes), e diga-se de passagem está fazendo o maior sucesso na Europa, onde tem relatos no forum www.jeepy4x4.com (http://www.jeepy4x4.com), sobre a substituição deles em um CHEROKEE 2.5 TD(mesmo motor da DAKOTA) e os resultados.
Neste meio tempo, consegui ter acesso a um pessoal bem legal na Europa, profundos conhecedores dos motores VM, entre outros diesel HSD, que "rodam por lá", onde através da empresa FSP - RACING, mais precisamente do Sr. Fernando Salazar, dono. Aprendi e me interei de varios fatos importantes sobre os VM, onde a empresa dele fabrica um "modulo interceptador" para trabalhar em "serie" com o modulo que controla a BI, onde, com a "afinação da regulagem através deste modulo FSP, é possivel se chagar a até 150 CVs, no motor VM, com tranquilidade( no forum jeepy4x4, tem vários foristas donos de cherokee 2.5 TD, com este "modulo"FSP, com 150 cv). Então, na europa, tem muito motor rodando " chipado" hehe.., e com ótimos resultados. Em contrapartida, ele revende na FSP, os bicos "especiais" da FRATELLI BOSIO, principalmente para os VW TDI 1.9, onde os caras(FSP,eles tem também uma equipe que participa de um campeonato automobilistico por lá), vão até 260Cvs!!!, neste motores, em automoveis de competição por lá. Ai importunei o sr. Fernando no que pude buscando informaçòes,rsrs, e fui "extremamente" bem atendido. Como eles não tinham os bicos com vazão aumentada para o VM, entrei em contato com a FRATELLI BOSIO, onde o atendimento foi VIP também, e identificamos o modelo do injetor do VM( na verdade só falei qual o motor,e mais alguma coisa, e o sr. GIUSEPPE, da FRATELLI BOSIO, indenficou os bicos), e como ele não ainda não fabricava este modelo em vazão especial, se propos a fabricar, e me mandar para eu fazer os testes( e está mandando dois "modelos"tipo; vazão 01 e vazão 2). É o que vou fazer ainda este ano, se DEUS quiser, com a colocação do modulo FSP também.
Então comentando que vou receber estes bicos, com o CAVESO, ele se interessou, e passei o contato da EMPRESA aqui no BRASIL(será representante da FRATELLI, e são especializados em INJEÇÃO DIESEL), que ira receber os bicos vindos da FRATELLI, e me passar.
A questão é que, com isso, terei(como o pessoal que usa bicos "especiais"por lá), um INJETOR FABRICADO EXATAMENTE COM A "ARQUITETURA" DO ORIGINAL, COM VAZÃO AUMENTADA(orificios com diametro alterado), não um bico original reaberto, ou um bico de um motor "maior" adapatado na porta injetor do meu motor. Não estou afirmando que por aqui é assim, longe disso, por favor, apenas dizendo da certeza que tenho com o material do "velho mundo" hehe.., afinal fui alvo de preconceito, com o meu "motorzinho VM" hehehe.., mas a culpa é minha, devia ter antes de tudo procurado as fontes corretas e idoneas de informação( como fiz depois).
Vamos ao que interessa; Caveso, os injetores do MWM SPRINT são os DSLA 145P975, se voce quiser, darei uma consultada direto com o sr. GIUSEPE, da FRATELLI, para ver a possibilidade de ele ter, ou fazer, e vamos conversando, em conjunto com o Marcelo( pessoa da NAUTS PARTS, que será o representante da FRATELLI), pra ver a viabilidade, principalmente de custo, pois qualidade, não me preocupo, pois os caras lá são extremamente chatos(bom pros consumidores deles) com isso, aliás é outro mundo.rs, temos que reconhecer, o povo lá exige e briga pelos direitos(cultura).
Abraço
Casa da transmissão4x4
21/04/2010, 08:18
Fala Serjão !!! Cara aquele dia não deu para acabarmos a conversa, então esse pessoal tem os bicos do mwm 2.8 tambem ? Eles trabalham mais na parte de cabeçotes para ganhar potencia ?
[]'s
Seu jipe já está anabolizado o bastante e vou limitar a potência dele ao que está! :mrgreen:
Fique tranquilo mestre, assim que receber algo de concreto te repasso.
Abs
Vamos ao que interessa; Caveso, os injetores do MWM SPRINT são os DSLA 145P975, se voce quiser, darei uma consultada direto com o sr. GIUSEPE, da FRATELLI, para ver a possibilidade de ele ter, ou fazer, e vamos conversando, em conjunto com o Marcelo( pessoa da NAUTS PARTS, que será o representante da FRATELLI), pra ver a viabilidade, principalmente de custo, pois qualidade, não me preocupo, pois os caras lá são extremamente chatos(bom pros consumidores deles) com isso, aliás é outro mundo.rs, temos que reconhecer, o povo lá exige e briga pelos direitos(cultura).
Abraço
Serjão, vc é o cara!
Opa, pode consultar o "Giu" sim, fique à vontade.
Você sabe o que será melhor pra mim...rsss
Lembrando que a turbina será aumentada (ou modelo maior ou mudança nos caracois, mas depois te importunarei mais um pouquinho para saber qual a melhor opção).
Observei no site da FSP que eles têm bicos especiais para sprinter, mas deve ser a perua da MB que também é produzida an europa, não é?
Abs
SERGIO AUGUSTO
21/04/2010, 14:41
Serjão, vc é o cara!
Opa, pode consultar o "Giu" sim, fique à vontade.
Você sabe o que será melhor pra mim...rsss
Lembrando que a turbina será aumentada (ou modelo maior ou mudança nos caracois, mas depois te importunarei mais um pouquinho para saber qual a melhor opção).
Observei no site da FSP que eles têm bicos especiais para sprinter, mas deve ser a perua da MB que também é produzida an europa, não é?
Abs
Fala CAVESO;
Enviei um email pro "GIU", kaka..., com cópia pro Marcello(NAUT) (te mandei a copia do mail). Vamos esperar notícias, vale pro Elmer também, quem sabe não reuniremos uma galera que usa os motores dos quais consultei com o "Giu" a possibilidade de ele ter/ fazer os bicos especiais, e se faz uma compra coletiva, vamos aguardar, pra ver o que me respondem.
Informando aos demais, no email, relacionei os bicos para os MWM 4.07/6.07( segundo catálogo BOSCH, são diferentes, apenas vazão, deve ser, pois só os ultimos 3 algarismos do numero/modelo são diferentes), os bicos do MAXION 2.5 e 2.8., e os do motor VM(DAKOTA, CHEROKA SPORT 2.5TD, e CHEROKA 3.1), estarão no campo de provas(comigo), daqui a uns dias.
Abraço
Sérgio
SERGIO AUGUSTO
21/04/2010, 14:48
Fala Serjão !!! Cara aquele dia não deu para acabarmos a conversa, então esse pessoal tem os bicos do mwm 2.8 tambem ? Eles trabalham mais na parte de cabeçotes para ganhar potencia ?
Fala Danilo:
Como pode ver acima, vamos consultar sobre os bicos pros MWM SPRINT, quanto ao "trabalho" de preparação da FSP - RACING, deve ser todo um conjunto de modificações, não tenho informações completas, até porque na verdade me ative as questões do motor VM da DAKOTA, mas o senhor Fernando Salazar, dono FSP é muito fera em motores diesel.
Mais detidamente, sobre cabeçotes, comoconversamos aquele dia, a APAZ MADRID, que fabrica os cabeçotes especiais do VM, também fabrica pra outros motores, como o MAXION 2.5 e 2.8.
Este fim de semana, vamos ver se nos encontramos, quero trocar uma idéia com voce, sobre os cambios que tem.
Abraço
Rangel4x4
22/04/2010, 09:07
Ki maneiro seu tópico Caveso,
Tá de parabéns mesmo!
Louco para conhecer o Engesão!
Valew..
Fala Presidente Rangel!!!!!!!!!!
Obrigado pela visita!
Um dia (eu disse UM dia) o engesão aparecerá por aí para rever são joão, tiradentes e a galera do Estrada real.
Abs
paje_tapuya
23/04/2010, 00:57
Fala Presidente Rangel!!!!!!!!!!
Obrigado pela visita!
Um dia (eu disse UM dia) o engesão aparecerá por aí para rever são joão, tiradentes e a galera do Estrada real.
Abs
Esse dia tá mais perto que longe... hehehehe
Também estou curioso com o submarino amarelo!
Abração
SERGIO AUGUSTO
01/05/2010, 20:24
Fala Caveso:
Rapaz, o tio "Giu" ainda não me respondeu o email, acredito que por motivos de força maior, pois tem sido sempre muito atencioso comigo, então "reenviei" agora, depois que li seu post lá no tópico do Kim.
No dia 16/04, ele me mandou email, avisando que os bicos da DAKOTA estavam prontos, e que estaria enviando na semana seguinte(semana de 19 a 23/04), acredito nos próximos dias estejam chegando na NAUT. Acho que devia tá muito atarefado no dia que enviei o email sobre os DSLA(aquele email que te mandei copia), por isso não respondeu ainda. Tratei de refrescar a memoria dele agora,rs . Vamos aguardar pra ver.
Abraço.
Opa, valeu por mais essa, Sérgio!
Galera engenheira,
Preciso da ajuda matemática de vocês.
Nova configuração mecânica do Yellow:
-Motor MWM sprint 2.8 apimentado (mais ou menos uns 160 cv)
-Câmbio automático ZF 4HP-22 com as seguintes relações:
Reduction ratios:
1st gear 2.48:1
2nd gear 1.48:1
3rd gear 1:1
4th gear 0.73:1
Reverse: 2.09:1
-T-case hilux (sem kit de redução)
-Relações de diferenciais 47x12 (3,92)
-Pneus 35"
Usei uma calculadora de relações, mas parece que a fóruma está incorreta, pois deu um número absurdo.
Será que ficará bacana o conjunto ou terei que mexer no diferencial?
Penso que um limite máximo de 140 km/h está ótimo pra meu estilo de pilotagem..
Abs
SERGIO AUGUSTO
02/05/2010, 17:18
Galera engenheira,
Preciso da ajuda matemática de vocês.
Nova configuração mecânica do Yellow:
-Motor MWM sprint 2.8 apimentado (mais ou menos uns 160 cv)
-Câmbio automático ZF 4HP-22 com as seguintes relações:
Reduction ratios:
1st gear 2.48:1
2nd gear 1.48:1
3rd gear 1:1
4th gear 0.73:1
Reverse: 2.09:1
-T-case hilux (sem kit de redução)
-Relações de diferenciais 47x12 (3,92)
-Pneus 35"
Usei uma calculadora de relações, mas parece que a fóruma está incorreta, pois deu um número absurdo.
Será que ficará bacana o conjunto ou terei que mexer no diferencial?
Penso que um limite máximo de 140 km/h está ótimo pra meu estilo de pilotagem..
Abs
Fala Caveso:
Usa a planilha anexo, modifica as celulas que estão com FUNDO VERDE, que são as que vai colocar as medidas do pneus( no modo europeu,tipo 315/80-15, que é aproximadamente um 35" e a outra a relação do diferencial), pra ver qual relação de diferencial e pneu, serão mais adequados à velocidade final que pretende. Com certeza terá que encurtar a relação. Veja se descobre a relação de redução do conversor de torque da 4HP-22, na planilha, considero 2,05:1(esta é a do conversor da ALLISON 1000), pra ter relação final exata, da primeira e segunda, quando o conversor estiver em ação.
Uma pergunta; porque está sem redução na T-CASE? O ideal seria uma T-CASE com redução, pra facilitar o uso de uma relação mais longa, privelegiando a condução/economia, quando estiver em viagens de "cruzeiro". Até porque su motor vai ficar "poderoso", então será facil "sustentar" velocidades razoáveis a giro "relativamente baixo" .
Daniel Lima
02/05/2010, 17:44
Parabéns pelo excelente projeto Caveso. Esperando mais novidades!!!
abraços
Uma pergunta; porque está sem redução na T-CASE? O ideal seria uma T-CASE com redução, pra facilitar o uso de uma relação mais longa, privelegiando a condução/economia, quando estiver em viagens de "cruzeiro". Até porque su motor vai ficar "poderoso", então será facil "sustentar" velocidades razoáveis a giro "relativamente baixo" .
Sérgio,
Valeu pela planilha!
É que me expressei mal: o tal "kit de redução" que minha t-case não tem é um kit que modifica a reduzida da caixa, passando de 2.28 para 4.70.
É um kit que o pessoal de trilhas mais pesadas coloca para reduzir ainda mais o conjunto.
Minha t-case tem reduzida sim, só que a original da hilux.
Acho que agora melhorou...rsss
Obrigadão!
Parabéns pelo excelente projeto Caveso. Esperando mais novidades!!!
abraços
Valeu Daniel!
Na medida em que os avanços acontecem eu vou atualizando por aqui.
Obrigado pela visita!
paje_tapuya
02/05/2010, 19:09
Caveso, como está a organização para o encontro de engesas desse ano? Se ja tiver link aqui no forum vc pode me passar? Quem sabe agente não se encontra por lá e fazemos o negócio na T-case??
abração
Caveso, eu considero a relação 44/9 a idela pra esse power train. Não fica longo pras trilhas e nem curto para os deslocamentos. :concordo:
[]´s
Sérgio,
Segundo a sua planilha, com pneus 35" a velocidade máxima seria 116,53 km/h, é isso?
Se usar pneus 33" (285), cairia pra 110,21 km/h.....
Quanto maior o pneus mais necessidade de reduzir o diferencial, não é?
Abraços já sem raciocinar...rsss
Caveso, como está a organização para o encontro de engesas desse ano? Se ja tiver link aqui no forum vc pode me passar? Quem sabe agente não se encontra por lá e fazemos o negócio na T-case??
abração
Fala Pajé!
Estamos DESorganizando o encontro por aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68395
Será uma honra encontrar você e seu engesão por lá e podemos conversar sobre a t-case bebendo umas coca-colas...rssss
Apareça no tópico e em LN!
Abs
Caveso, eu considero a relação 44/9 a idela pra esse power train. Não fica longo pras trilhas e nem curto para os deslocamentos. :concordo:
[]´s
Fugger,
O Gnecchi está usando no Engesa dele (motor 4.1i + ZF4HP-22 + Pneus recapados quase 35") a relação 9x44 (4,89) e dise que ficou legal.
Mas pode ser que com o maior torque do diesel posso ficar diferente no meu...
mais um complicador: meu eixo dianteiro é dana 30 (original) com dificuldade de achar algumas relações aqui na terra brasilis...
Acho que vou rodar com as relações 47x12 originais e ver como fica...
Abs
SERGIO AUGUSTO
02/05/2010, 19:34
Sérgio,
Segundo a sua planilha, com pneus 35" a velocidade máxima seria 116,53 km/h, é isso?
Se usar pneus 33" (285), cairia pra 110,21 km/h.....
Quanto maior o pneus mais necessidade de reduzir o diferencial, não é?
Abraços já sem raciocinar...rsss
Caveso:
Aquela velocidade de 116 Km/h, é a velocidade em quarta(over 0,73:1) na rotação de torque máximo(2000 RPM), considerando os pneus e rel. diifrencial que estão ali( 35" e 3,92:1). Observe que no meio da planilha, em cada marcha, tem a velocidade máxima na RPM maxima (teoricamente, mas matematicamente é isso mesmo), por isso pode-se "simular" os pneus e rel. de diferencial, até chegar numa configuração de conjunto que melhor se adeque à utilização que se pretende, da viatura, obviamente levando-se em conta o que "se tem" de "POWER TRAIN"( motor e cambio, e até podemos "simular" também, na planilha n cambios, mas não é o caso, pois o seu já está definido ). Por exemplo, como está na planilha do jeito que lhe mandei, na quarta marcha com os pneus 35" e rel. difencial 3,92:1, voce "alcançaria" 221 Km/h na RPM máxima. Lógico, esta velocidade não é "compativel" com uma configuarção "JEEP OFF ROAD", mas não quer dizer que não possa usa-la (pois terá torque sufuciente pra andar em quarta a 116 km/h, a 2000RPM), mas se adequaria melhor uma 4,88:1(9/44), como fala o companheiro FUGGER, que ainda assim te daria ótima "velocidade final" e melhor "pegada" nas trilhas.
E na medida que aumentamos o diametro do pneu, se faz necessario "encurtar" a rel. do diferencial, para manter a velocidade nos mesmos patamares. É onde a planilha ajuda a "adequarmos" o conjunto.
Abraço
Com a 4,88 iria a 178 km/h em 4ª Over.....
Seria uma boa pedida mesmo....
Será que acho delas pra dana 30? :pensativo:
...Será que acho delas pra dana 30? :pensativo:
Não sei se existe, mas acho que seria mais viável (leia-se $$$), trocar o eixo pro um d44.
[]´s
PQP, lá vem mais jaque pro meu lado!!!!!!!!!
SERGIO AUGUSTO
02/05/2010, 20:18
Com a 4,88 iria a 178 km/h em 4ª Over.....
Seria uma boa pedida mesmo....
Será que acho delas pra dana 30? :pensativo:
Caveso:
Acha sim. Não posso dizer que seria caro ou barato,rs, isso depende de voce, mas é relativamente simples. A YUKON, fabrica tanto pro D30, como pro D44(o diferencial traseiro do YELOW é D44, né?). O que tem que observar é que o que a YUKON fabrica deve ser 8/39, que é 4,875, aproxima-se pra 4,88, então como teria que mudar os dois, não seria problema, pois na traseira iria um 8/39. o que não pode ser, é colocar 8/39(4,88:1) no D30, e 9/44(4,88:1) no D44 traseiro, pois existe uma pequena diferença( na verdade é 4,88888888888889:1, a DANA/SPICER aproxima pra 4,89:1).
Anexo paginas do D30 e D44 do catalogo YUKON. Amanha lá da empresa te mando via mail, o catalogo inteiro.
Penso que será mais barato "importar" dois conjuntos 4,88:1 YUKON, que trocar o eixo dianteiro por um D44. Talvez em termos de valores absolutos($$), o eixo talvez não fique mais "caro" para comprar, mas ai vem; algumas adaptações, revisão, trabalho, etc,etc, sei não.
O ELMER importou relação YUKON pro CROCODILO(li no tópico), pode te dar uma acessoria, quem sabe.
Ai, meu caro, o YELOW vai ficar um luxo só! hehe...
Abraço
SERGIO AUGUSTO
02/05/2010, 21:35
Caveso:
Da uma olhada nos links abaixo;
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Yukon-Ring-Pinion-w-FREE-Master-Install-Kit-D30-488-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem5886cd1096QQitemZ38021 8708118QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Dana-44-4-88-Ring-and-Pinion-Gear-Set-Bronco-Jeep-CJ-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem5883418e36QQitemZ38015 9233590QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries
O primeiro é de venda de um conjunto 4,88 para DANA 30 e o segundo de um 4,88 para DANA 44. Os dois do mesmo vendedor.
Abraço
Sérgio
Fugger,
O Gnecchi está usando no Engesa dele (motor 4.1i + ZF4HP-22 + Pneus recapados quase 35") a relação 9x44 (4,89) e dise que ficou legal.
mais um complicador: meu eixo dianteiro é dana 30 (original) com dificuldade de achar algumas relações aqui na terra brasilis...
Abs
A 4,88 é original do engesa, pampa 4x4, alfa romeu 2300, dentre outros.
Fugger,
Abs
Caveso
Simulei na minha planilha com 47/12 ---> vai ter que colocar uma caixa d’água acima do submarino para refrigerar o câmbio, a 100 km/h o motor estará 1700 rpm. Menor que 44/9 não funciona, concordo com Fugger e com a instalada por Gnecchi.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Sérgio,
A proposta do Ebay é tentadora!
Ah se tivesse um amigo com mala vazia voltando dos eua..rsss
---------------------------------------------------------------------------------
Kim,
Valeu pelas referências!
Vou ver se acho de algum desses carros pro aqui.
---------------------------------------------------------------------------------
Hugo,
Valeu pela confirmação, não vou nem tentar com a 12x47!
Abs pessoal!
paje_tapuya
03/05/2010, 00:23
Sérgio,
A proposta do Ebay é tentadora!
Ah se tivesse um amigo com mala vazia voltando dos eua..rsss
Kim,
Valeu pelas referências!
Vou ver se acho de algum desses carros pro aqui.
Hugo,
Valeu pela confirmação, não vou nem tentar com a 12x47!
Abs pessoal!
PQP! Tenho um amigo em pelo vôo regressando de lá agora. Mas ele sempre vai, e é acostumado a trazer peças de harley e mustangs de lá. Posso perguntar a ele quando irá de novo. Já fez o cauculo com uma relação 46x13. Eu uso essa no hulk e tenho me dado muito bem, rodo com ele a 95 em cruzeiro sendo que ele dá 112 de final aferido em gps. Isso com um perkinho turbo e uma t-case amarrada. 46x13 dianteira de opala 6 bocão e trazeira de f-1000.
Abrazo
...
A proposta do Ebay é tentadora!...
Tentadora com frete free, pq se incluir a fatura cresce USD410 :shock:
[]´s
SERGIO AUGUSTO
03/05/2010, 09:22
Fala Caveso:
O "GIU" responeu o email hoje cedo! Notícia boa! Mandei cópia no seu email, da uma olhada. Fiz umas considerações, em cima de um questionamento dele, e estou esperando nova resposta, mas a principio, acho que vai ser possivel conseguir os bicos pro seu SPRINT e pra quem mais se interessar, de inicio com vazão 25% maior que o "original", pois ele entende que 25% é mais que suficiente pra ótimos ganhos de potencia, embora possa fabricar com vazões maiores.
Ve lá no email, mais detalhes, e vamos conversando.
Abraço.
Sérgio
Alexandre Souto
03/05/2010, 09:45
Cavesga, o Samukanvas acho que traz um conjunto deste para vc, veja com ele, ele esta lá.
Mas acho que gastaria menos comprando um D44 já montado, aí c só revisa e ta resorvidu, não?
Bjus definindo se vou ficar com as 44/9 que to usando :)
Fala Caveso:
O "GIU" responeu o email hoje cedo! Notícia boa! Mandei cópia no seu email, da uma olhada. Fiz umas considerações, em cima de um questionamento dele, e estou esperando nova resposta, mas a principio, acho que vai ser possivel conseguir os bicos pro seu SPRINT e pra quem mais se interessar, de inicio com vazão 25% maior que o "original", pois ele entende que 25% é mais que suficiente pra ótimos ganhos de potencia, embora possa fabricar com vazões maiores.
Ve lá no email, mais detalhes, e vamos conversando.
Abraço.
Sérgio
Sérgio,
Vi seu email e respondi por lá.
Você que conhece melhor e vai testar o produto, acha 25% um bom número (creio que a pergunta ficaria mais apropriada depois dos testes..rsss) ?
Podemos fazer uma lista de interessados e mandar bala!
Valeu!
Cavesga, o Samukanvas acho que traz um conjunto deste para vc, veja com ele, ele esta lá.
Mas acho que gastaria menos comprando um D44 já montado, aí c só revisa e ta resorvidu, não?
Bjus definindo se vou ficar com as 44/9 que to usando :)
Xandoca,
Tô ligado que rodrigo e seu amor, digo, sócio estão lá na gringolândia, mas, o problema, como disse o FUGGER, é o preço que as relações chegam aqui.
Lembrando que meu eixo dianteiro é dana 30...
Se fosse dana 44 seria moleza encontrar por aqui.
Inclusive tô vendo pra trocar a do meu diferencial traseiro (dana 44) 12x47 por 9x44.
Abs e valeu pela lembrança!
PQP! Tenho um amigo em pelo vôo regressando de lá agora. Mas ele sempre vai, e é acostumado a trazer peças de harley e mustangs de lá. Posso perguntar a ele quando irá de novo. Já fez o cauculo com uma relação 46x13. Eu uso essa no hulk e tenho me dado muito bem, rodo com ele a 95 em cruzeiro sendo que ele dá 112 de final aferido em gps. Isso com um perkinho turbo e uma t-case amarrada. 46x13 dianteira de opala 6 bocão e trazeira de f-1000.
Abrazo
Pajé,
Vou tentar achar algo por aqui mesmo, mas, se não conseguir eu te aviso.
Valeu!
Achei uma aqui!
Vou verificar/fotografar.
Até a noite!!!!
Eriksom Teixeira Lima
03/05/2010, 17:31
Fiz umas considerações, em cima de um questionamento dele, e estou esperando nova resposta, mas a principio, acho que vai ser possivel conseguir os bicos pro seu SPRINT e pra quem mais se interessar, de inicio com vazão 25% maior que o "original", pois ele entende que 25% é mais que suficiente pra ótimos ganhos de potencia, embora possa fabricar com vazões maiores.
Meus caros
caso se aumento a vazão dos bicos será necessário aumentar a pressão do turbo para que ao fim do processo a relação estequiométrica seja mantida (relação entre comburente/ar e combustível/diesel), maior vazão significa que se está jogando diesel fora (fumaça preta), caso ela não venha acompanhada de maior quantidade de ar. Creio que para o diesel a relação seja, de 16:1.
Isso considerando-se que a bomba rotatória foi ajustada para fornecer mais combustível ou a pressão na linha do commom-rail é adequada (no caso bicos eletrônicos).
Estou errado? :pensativo:
Eriksom
Elmer_Jeep
03/05/2010, 18:20
Meus caros...
...Estou errado? :pensativo:
Eriksom
Não
e daí :pensativo:
Pessoal!!
Olha a barbada!!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1153614&postcount=37
Zerada!!!!
Eriksom Teixeira Lima
03/05/2010, 18:32
Não
e daí :pensativo:
Então para que aumentar a vazão dos bicos?
Eriksom
guilhermeabreu
03/05/2010, 18:49
Então para que aumentar a vazão dos bicos?
Eriksom
ERIKSOM
CONCORDO PLENAMENTE EM GENERO NÚMERO E GRAU , estou vendo vcs falando em trocar bicos , o motor vai ficar o bicho e outros bichos mais , OLHA QUE GOSTO DE MEXER PRA MELHORAR , MAS MEXER EM QUEM ESTA QUIETO E FUNCIONANDO BELEZA 100% COMO VEM DE FÁBRICA , ACHO UMA TEMERIDADE , fazer estas modificações no coração do ENGESÃO sem cálculos de engenharia automotiva acho uma temeridade .
Para nós que gostamos e entendemos UM POUCO de motores , se tem mais comida , TEM QUE TER MAIS AR PRA QUEIMAR ESTA COMIDA , como o ERIKSOM falou , é só dar uma olhada pra tras qdo pisamos fundo e o motor não reagiu . É FUMAÇA PRETA NA CERTA , ou qdo subimos uma serra e a velocidade vem caindo e pisamos mais fundo ( ERRADO ) para não perder velocidade , OLHA PRA TRAS = FUMAÇA PRETA E SUPERAQUECIMENTO .
Se coloca um bico com mais vasão sem mexer em outras coisas = FUMAÇA PRETA e dinheiro jogado fora , além de fazer o motor trabalhar mais quente e fora das suas especificações .
MINHA OPINIÃO BATE COM A DO ERIKSOM . JÁ FAÇO MISÉRIA COM MEU ENGESA COM ESTE MOTOR ORIGINAL , PRA QUE MEXER NO QUE JÁ ESTA BOM GENTE , SE QUER QUEIMAR DINHEIRO ? DÁ UM POUQUINHO PRA MIM QUE FAREI USO MELHOR DELE .
SERGIO AUGUSTO
03/05/2010, 19:55
Meus caros
caso se aumento a vazão dos bicos será necessário aumentar a pressão do turbo para que ao fim do processo a relação estequiométrica seja mantida (relação entre comburente/ar e combustível/diesel), maior vazão significa que se está jogando diesel fora (fumaça preta), caso ela não venha acompanhada de maior quantidade de ar. Creio que para o diesel a relação seja, de 16:1.
Isso considerando-se que a bomba rotatória foi ajustada para fornecer mais combustível ou a pressão na linha do commom-rail é adequada (no caso bicos eletrônicos).
Estou errado? :pensativo:
Eriksom
Boa noite a todos:
É obvio que está certo. Por isso deixa eu fazer mais algumas "considerações" aqui;
1- Em momento algum, foi citado por mim, até porque, supondo que a maioria já tem conhecimento, que a substituição do injetores por si só, é interessante, ou se "aumentará" a potencia do motor, apenas com esta "tecnica", pois como voce disse acima, é preciso se obedecer a uma mistura estequiométrica "ideal", e que para isso teremos que enviar a quantidade de ar(comburente) necessario à nova mistura, para manter-se a mesma na faixa estequiométrica correta, ou até com folga.
2- Eu comentei com o CAVESO, que farei isto no motor da minha camionete(melhora de rendimento), e que para isso, além de mudança de configuração e funcionamento do turbo, trocarei os injetores e "promoverei" uma nova regulagem na bomba injetora. Então ele me falou que gostaria de melhorar o rendimento do motor do ENGESA dele. Por isso, venho me comunicando com ele aqui pelo forum, e neste ínterim, o Elmer postou, se dizendo interessado nos bicos "anabolizados" (usando o termo que ele empregou).
3- Visto estas colocações dos companheiros Caveso e Elmer, que redigi acima, quando falava dos injetores, que poderia ser possivel pra ele e para os interessados. Sempre venho imaginando, que os que se mostraram interessados, tem conhecimento suficiente para saber dos "detalhes complementares" à substituição do injetores com a finalidade de aumento de rendimento(potencia/torque), e que não farão estas modificações a ermo, sem um acopanhamento de pessoal capacitado, ai onde estão.
4- Hoje no Brasil, temos bastante veículos/motores diesel "modificados" em suas caracteristicas "originais" de rendimento, e temos verdadeiros "mestres", como o Maurício da RASCH, entre outros.
Não obstante a tudo isso, concordo que a colocação do Erikson é oportuna, contudo, devo dizer que, uma das coisas que "tenho que fazer" hehe.. para completar meu sonho de consumo, é dar a minha DAK, um rendimento a nivel de torque e potencia, melhor que o "original" e descobri(a duras penas, diga-se de passagem), que não vou precisar fazer o que tinha em mente antes, que era a substituição do motor por um CUMMINS MAX POWER e colocar 270Cvs nele, como até ja tinha conversado a respeito com o Mauricio, da REIKO DIESEL(outro Maurício, fera em preparação de diesel), pois o motor original da DAK, depois de trocados os cabeçotes, posso com tranquilidade(e as alterações citadas acima), chegar a 150 160Cv, e deixar minha DAK "quase original". Mas ilustrando umpouco mais o papo, meu velho, deu muitas "voltas" com a DAK, e falando com ele das minhas (más) intenções,hehe.. ele retrucou, do alto de seus mais de 50 anos de estrada; "pra que voce quer mais potencia nesta máquina!!!!??? ta doido!!!!!!!!!!!?????" kaka..
Abraço a todos.
Eriksom Teixeira Lima
03/05/2010, 20:25
Sérgio
como eu não vi mensagem nenhuma anterior entre você e o piloto de Submarino Amarelo encalhado, deduzi que vocês conversavam em paralelo. Só postei a mensagem para outros que por aqui passassem e tivessem os mesmo conhecimentos rudimentares que eu.
O Elmer está de mau com a vida, porque não consegue se livra de um cliente chato dele, um médico japonês, e dá respostas secas para mim :twisted:
No mais, o Guilherme e eu devemos concordar que teu pai tem absoluta razão: "para que você quer mais potência que isso?" :concordo:
Abraços
Eriksom
SERGIO AUGUSTO
03/05/2010, 20:37
Sérgio
como eu não vi mensagem nenhuma anterior entre você e o piloto de Submarino Amarelo encalhado, deduzi que vocês conversavam em paralelo. Só postei a mensagem para outros que por aqui passassem e tivessem os mesmo conhecimentos rudimentares que eu.
O Elmer está de mau com a vida, porque não consegue se livra de um cliente chato dele, um médico japonês, e dá respostas secas para mim :twisted:
No mais, o Guilherme e eu devemos concordar que teu pai tem absoluta razão: "para que você quer mais potência que isso?" :concordo:
Abraços
Eriksom
Olá Erikson!
Suas colocações, como disse, são oportunas e sensatas, é isso mesmo, afinal estamos aqui pra trocar ideias/conhecimentos e discutir pontos de vista. Valeu!:concordo:
Aproveitando a oportunidade(CAVESO, desculpe o off topic), voce conseguiu falar com a retífica aqui da cidade, que tem CUMMINS 5.9, que te indiquei?
Grande abraço.
Sérgio
Senhores,
Conforme salientou o Sérgio, nosso papo de melhorar os desempenhos de motores já se arrasta há muito (onde aprendi muito com as aulas do sergião) e só apareceu aqui no tópico a parte dos bicos, que é apenas um detalhe do processo.
Na verdade a modificação completa seria: retífica do motor, trocando casquilhos, jogos de kits, junta do cabeçote pela de aço do motor 2.8 eletrônico (up-grade que a MWM têm feito nos motores mecânicos), bicos especiais, turbina do motor 3.0 eletrônico (Ranger e Troller), radiador e intercooler do mesmo motor 3.0 e revisão e regulagem da bomba injetora.
Essa receita é a que o Maurício (Rasch) utiliza em vários motores 2.8.
Eu também sou desses que primam pela originalidade, mas, conversando algumas vezes com o Maurício e com o Sérgio, mudei alguns conceitos.
Fiquei sabendo do Maurício que esse motor 2.8 foi projetado para variar a potência de 100 a 200 cv (saiu com 114 cv em alguns caminhões e 132 na S10 apenas mudando os bicos).
No meu caso, como terei que trocar os bicos, turbina e intercooler, resolvi dar uma apimentada de uma vez.
Mas se não fosse necessário trocar as peças, certamente ficaria com a potência original, feliz e contente.
abs
.
Eu também sou desses que primam pela originalidade.
Realmente sua viatura é bem original ! :odedo:
[]´s
JCJ
Motor original.........................da S10.
Câmbio original........................do opala.
T-case original........................da hilux.
O resto original...................multimarcas!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
paje_tapuya
04/05/2010, 11:45
Senhores,
Conforme salientou o Sérgio, nosso papo de melhorar os desempenhos de motores já se arrasta há muito (onde aprendi muito com as aulas do sergião) e só apareceu aqui no tópico a parte dos bicos, que é apenas um detalhe do processo.
Na verdade a modificação completa seria: retífica do motor, trocando casquilhos, jogos de kits, junta do cabeçote pela de aço do motor 2.8 eletrônico (up-grade que a MWM têm feito nos motores mecânicos), bicos especiais, turbina do motor 3.0 eletrônico (Ranger e Troller), radiador e intercooler do mesmo motor 3.0 e revisão e regulagem da bomba injetora.
Essa receita é a que o Maurício (Rasch) utiliza em vários motores 2.8.
Eu também sou desses que primam pela originalidade, mas, conversando algumas vezes com o Maurício e com o Sérgio, mudei alguns conceitos.
Fiquei sabendo do Maurício que esse motor 2.8 foi projetado para variar a potência de 100 a 200 cv (saiu com 114 cv em alguns caminhões e 132 na S10 apenas mudando os bicos).
No meu caso, como terei que trocar os bicos, turbina e intercooler, resolvi dar uma apimentada de uma vez.
Mas se não fosse necessário trocar as peças, certamente ficaria com a potência original, feliz e contente.
abs
Isso não faz o carro emitir mais poluentes e prejudicar na inspeção veicular obrigatória?
Só p saber mesmo...
Elmer_Jeep
04/05/2010, 12:06
Quanto à minha resposta seca, pra quem não sabe eu e o Eriksom nos conhecemos pessoalmente e nos falamos via email/Fórum quase que diariamente e como o cara é do RJ eu não posso perder a oportunidade de tirar um sarro :lol:
Agora respondendo ao seu comentário Sr Eriksom:
Ainda bem que o Sergio deu uma resposta molhadinha(abaixo) e vc gostou :odedo:
Boa noite a todos:
É obvio que está certo. Por isso deixa eu fazer mais algumas "considerações" aqui;
1- Em momento algum, foi citado por mim, até porque, supondo que a maioria já tem conhecimento, que a substituição do injetores por si só, é interessante, ou se "aumentará" a potencia do motor, apenas com esta "tecnica", pois como voce disse acima, é preciso se obedecer a uma mistura estequiométrica "ideal", e que para isso teremos que enviar a quantidade de ar(comburente) necessario à nova mistura, para manter-se a mesma na faixa estequiométrica correta, ou até com folga.
3- Visto estas colocações dos companheiros Caveso e Elmer, que redigi acima, quando falava dos injetores, que poderia ser possivel pra ele e para os interessados. Sempre venho imaginando, que os que se mostraram interessados, tem conhecimento suficiente para saber dos "detalhes complementares" à substituição do injetores com a finalidade de aumento de rendimento(potencia/torque), e que não farão estas modificações a ermo, sem um acopanhamento de pessoal capacitado, ai onde estão.
X2, obviamente :concordo:
Abraços
Eriksom
Enquanto isso meu pai(que vai virar sessentão dia 06/05) vive perguntando quando vou colocar uma turbina maior no Sprint 6 Bocas e se ja fiz as contas pra ver se os pistões do 3.0 vão servir (pra passar de 4.2 pra 4.5) :twisted: :dance:
[]'s
Isso não faz o carro emitir mais poluentes e prejudicar na inspeção veicular obrigatória?
Só p saber mesmo...
Mas nenhum motor diesel com injeção mecânica atende aos requisitos de poluição ambiental.
E já ouvi falar que nem os atuais motores eletrônicos que temos por aqui hoje antendem também...
E aumentando o tamanho da turbina, se conseguirmos aumentar a oferta de ar também em 25% como no aumento do débito de óleo em 25%, em tese, deveria produzir a mesma quantidade de fumaça que o motor "original"..
Abs
Caveso!
O cara esqueceu de levar a relação para a sessão de fotos!
vou ver se levará hoje!
Caveso!
O cara esqueceu de levar a relação para a sessão de fotos!
vou ver se levará hoje!
Fica tranquilo, amigão!
Só dê uma olhada do tipo Raio X pra ver se não tem dentes quebrados, soldados ou cupim de ferro......
E não esqueça das minha bolachas!
Abs
paje_tapuya
04/05/2010, 14:40
Mas nenhum motor diesel com injeção mecânica atende aos requisitos de poluição ambiental.
E já ouvi falar que nem os atuais motores eletrônicos que temos por aqui hoje antendem também...
E aumentando o tamanho da turbina, se conseguirmos aumentar a oferta de ar também em 25% como no aumento do débito de óleo em 25%, em tese, deveria produzir a mesma quantidade de fumaça que o motor "original"..
Abs
Mas isso tem uma boa parte da qualidade do diesel que a petrobrás serve por aqui que tem uma quantidade de enxofre superior ( e bota superior nisso!) ao de qualquer outra parte do planeta.
Eriksom Teixeira Lima
04/05/2010, 19:05
Esse tal de Elmer está criando um Hipopótamo lá em Roraima e acha que ele é um Crocodilo. Fala sério, mermão, teu Jeep não tem rabo, logo é Hipo :twisted:
E antes que eu me esqueça, olhe para a porta da retífica central, tem lá um japonês chorando que você não termina a Camper dele. Olhe bem para ele, e obtenha uma perfeita "Visão do Cliente" :cool:
Para o original Carlos Veggi, o que é que adianta a gente encher de torque e potência nossas viaturas (seu Engesa Yellow Submarine e minha Camper Puta Velha), elas só vão sair da oficina para as Olimpíadas do Rio :concordo:
Sério, agora que você explicou a conversa que você e o Sérgio tiveram com o Mauricio da Rasch, entendi e gostei da história, embora eu não o faria mesmo no MWM 2.8 do Troller, mas quem sabe o farei no futuro no 14B da minha querida Puta Velha. Legal!
Eriksom
ET,
Essas mudanças só podem ser feitas em jipes virtuais que nunca existiram.........
Troller é real!
Retocando: eu conversei com o Maurício e o Sérgio e não eu e o Sérgio conversamos com o Maurício.
CARLOS SIQUEIRA
08/05/2010, 09:50
Fala xará Veggi, o Kim falou que você esta "catando" uma relação para o dana 30. Liguei agora para uma oficina especializada em Alfa Romeu, que fica em uma rua com belas "moças":mrgreen: aqui no Rio. Ele tem a 9x43 (4,78), mas só vende o eixo completo, e faz por 400 pratas, no "choro". Eu disse que era para um amigo que tinha uma Caravan. A oficina fica na Rua Ceará, na Pç. da Bandeira, conhecida como "Vila Mimosa", os telefones são: (21)2569-7839 e 2520-2759.
[]'s Carlos Siqueira
paje_tapuya
08/05/2010, 16:00
Fala xará Veggi, o Kim falou que você esta "catando" uma relação para o dana 30. Liguei agora para uma oficina especializada em Alfa Romeu, que fica em uma rua com belas "moças":mrgreen: aqui no Rio. Ele tem a 9x43 (4,78), mas só vende o eixo completo, e faz por 400 pratas, no "choro". Eu disse que era para um amigo que tinha uma Caravan. A oficina fica na Rua Ceará, na Pç. da Bandeira, conhecida como "Vila Mimosa", os telefones são: (21)2569-7839 e 2520-2759.
[]'s Carlos Siqueira
Hahahahaha Pow Carlos, belas moças só depois da 6° rodada... Hahahahahah
Vc já foi nas reuniões do Jipenet que ocorrem lá no HD?
Caveso? Uma 13x46 não seria legal p vc com essa sua configuração?
Abraços!!!
[]'s Carlos Siqueira
Xará,
Estou à procura mesmo de uma 9x44, mas agora fiquei na dúvida se essa 9x43 servirá (não sei qual a relação para dana 44 temos disponível por aqui, se 9x44 ou 9x43).
Será que o cara não vende nem o "focinho" montado, deixando a carcaça aí?
Se der jogo vou lá buscar e, caso não dê jogo, acabo pegando alguma coroa na rua...rssss
Abs e valeu pela dica!
guilhermeabreu
08/05/2010, 17:58
CAVESO
Esta 9x43 que o amigo CARLOS SIQUEIRA falou não serve , pq não existe nada próximo a ísto para o DANA 44 .
CARLOS SIQUEIRA
09/05/2010, 00:01
Xará e Dr. Guilherme, procurei pela dica do Kim, que disse que os Alfas usavam Dana 30. O dono da loja disse só ter ou existir, esta, que é 4,78, a 9x44 é 4,88, achei muito próxima, ou outra que é 5,####, que não serviria. Sei que iguais, não existem para D30 e 44, mas qual seria o limite desta diferença, para uso em 4x4:pensativo:? Quanto a possibilidade dele desmontar o diferencial, disse que não compensa ficar com a carcaça vazia, se te servir, ligue e teste seus argumentos, choros e apelos, conhecido por muitos aqui dos classificados:mrgreen::putz:. Caso não pegue a "coroa", fique com o "peão", que frequente o local:odedo:.
[]'s Carlos Siqueira
SERGIO AUGUSTO
09/05/2010, 00:25
Xará e Dr. Guilherme, procurei pela dica do Kim, que disse que os Alfas usavam Dana 30. O dono da loja disse só ter ou existir, esta, que é 4,78, a 9x44 é 4,88, achei muito próxima, ou outra que é 5,####, que não serviria. Sei que iguais, não existem para D30 e 44, mas qual seria o limite desta diferença, para uso em 4x4:pensativo:? Quanto a possibilidade dele desmontar o diferencial, disse que não compensa ficar com a carcaça vazia, se te servir, ligue e teste seus argumentos, choros e apelos, conhecido por muitos aqui dos classificados:mrgreen::putz:. Caso não pegue a "coroa", fique com o "peão", que frequente o local:odedo:.
[]'s Carlos Siqueira
Fala Carlos;
Não se deve usar diferenciais com relações diferentes num veículo 4x4, por mais proximas que sejam. Uma vai andar "arrastada"/"empurrada", e isso quebra o diferencial.
Já passei pro Caveso, umas dicas de comprar a 4,88 "lá fora". Vai mais uma; em que se pode avaliar o custo, pra ver se compensa, pois já deram uma dica pra ele de trocar o eixo dianteiro e colocar D44, a outra seria aproveitar este 9/43 do D30, que encontrou, e pegar uma 8/43 do D44, e fazer um pinhão 9 dentes, sob medida, tem varios lugares(fábricas de engrenagens), que se faz isso fácil, fácil. Tem que se avaliar o custo e fazer as comparações, do que é mais "economico".
Segue links;
http://www.difresa.com.br/index.php?pagina=home
http://www.metalfresa.com.br/pecas_case.htm
http://www.mevi.com.br/loja/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=categoria&codigo_categoria=1
http://www.fresadorahipoyde.com.br/html/servicos.html
Abraço
Sérgio
Outro veículo que usa uma relação do engesa, é a pampa 4x4, 8x39.
Mais aí uma coisa achar!!!!
Caso não encontre uma 9x44 para dana 30, vou mandar só no fiferencial traseiro e, depois da adaptação do trem-de-força eu abraço a JAQUE e troco a bola do dana 30 pela do dana 44.
Haja grana pra essa tal Jaque!
Caso não pegue a "coroa", fique com o "peão", que frequente o local:odedo:.
[]'s Carlos Siqueira
Quando a coroa é boa o peão não ronca! :odedo:
guilhermeabreu
09/05/2010, 02:00
SEI QUE NENHUM 4X4 DEVE USAR RELAÇÕES DIFERENTES .
MESMO COM RELAÇÕES IGUAIS , OS FABRICANTES RECOMENDAM USAR A TRAÇÃO 4X4 SÓ EM CASOS DE NESCESSIDADE E POR PERCURSOS CURTOS .
Mas a ENGESA fez no seu EE4 , é por ísto que a maioria dos ENGESAS comprados em leilão como o meu veio com o diferencial dianteiro vazio .
Ísto ocorre pq os motoristas de serviço público andam com ele em 4X4 direto e esta pequena diferença que tem no ENGESA F-II que é 10X39 = 3,90 na frente e 9x44= 3,92 na traseira e nos F-I 8x39=4,875 na frente e 9x44=4,88 na traseira , ESTA PEQUENA DIFERENÇA E ANDANDO DIRETO EM PISO COM MUITO ATRITO SEM DEIXAR AS RODAS ESCORREGAREM , VAI APERTANDO AS ENGRENAGENS ATÉ QUEBRAR TUDO , estas pequenas diferenças são aceitáveis SOMENTE PARA VC USAR EM PISOS ESCORREGADIOS E USAR EM CURTAS DISTANCIAS , SÓ PARA VC SAIR DO ENROSCO , ASSIM NÃO QUEBRA , mas em serviço público ninguem sabe disto , andam direto com ele em 4x4 , aí MÓI TUDO .
LOGO A DIFERENÇA ACEITÁVEL PARA USAR EM CASOS DE ENROSCO É DE 2 CENTÉZIMOS , e nesta relação que o CARLOS SIQUEIRA citou do ALFA ROMEO é de 2 DÉCIMOS , muito grande a diferença , mesmo em lama esta diferença pode fazer quebrar tudo . Por ísto que disse que não serve .
Agora (e a essa hora) embaralhou tudo na minha cabecinha:
A relação original do engesa fase II com motor opala 4 bocas à alcool é 9x44 ou 12x47?????????
Pelo manual do engesa fase II que tenho aqui diz que é 12x47.
Se for 9x44 estou com tudo pronto e resolvido com peças originais...
agora vou dormir rezando pra ser 9x44.....
SERGIO AUGUSTO
09/05/2010, 07:24
SEI QUE NENHUM 4X4 DEVE USAR RELAÇÕES DIFERENTES .
MESMO COM RELAÇÕES IGUAIS , OS FABRICANTES RECOMENDAM USAR A TRAÇÃO 4X4 SÓ EM CASOS DE NESCESSIDADE E POR PERCURSOS CURTOS .
Mas a ENGESA fez no seu EE4 , é por ísto que a maioria dos ENGESAS comprados em leilão como o meu veio com o diferencial dianteiro vazio .
Ísto ocorre pq os motoristas de serviço público andam com ele em 4X4 direto e esta pequena diferença que tem no ENGESA F-II que é 10X39 = 3,90 na frente e 9x44= 3,92 na traseira e nos F-I 8x39=4,875 na frente e 9x44=4,88 na traseira , ESTA PEQUENA DIFERENÇA E ANDANDO DIRETO EM PISO COM MUITO ATRITO SEM DEIXAR AS RODAS ESCORREGAREM , VAI APERTANDO AS ENGRENAGENS ATÉ QUEBRAR TUDO , estas pequenas diferenças são aceitáveis SOMENTE PARA VC USAR EM PISOS ESCORREGADIOS E USAR EM CURTAS DISTANCIAS , SÓ PARA VC SAIR DO ENROSCO , ASSIM NÃO QUEBRA , mas em serviço público ninguem sabe disto , andam direto com ele em 4x4 , aí MÓI TUDO .
LOGO A DIFERENÇA ACEITÁVEL PARA USAR EM CASOS DE ENROSCO É DE 2 CENTÉZIMOS , e nesta relação que o CARLOS SIQUEIRA citou do ALFA ROMEO é de 2 DÉCIMOS , muito grande a diferença , mesmo em lama esta diferença pode fazer quebrar tudo . Por ísto que disse que não serve .
X2:concordo:!!
Show de bola Guilherme. Eu não sabia que a ENGESA colocou difrenciais com relações diferentes(mesmo nesta dimensão de diferença milimetrica), mas é isso que voce fala, se diferentes, uma hora estoura!
Abs.
Sérgio
guilhermeabreu
09/05/2010, 11:33
X2:concordo:!!
Show de bola Guilherme. Eu não sabia que a ENGESA colocou difrenciais com relações diferentes(mesmo nesta dimensão de diferença milimetrica), mas é isso que voce fala, se diferentes, uma hora estoura!
Abs.
Sérgio
CORREÇÃO , ATENÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Qdo citei que o ENGESA F-II tem a relação dianteira de 10x39=3,90 esta correto , MAS QDO CITEI que a relação traseira é 9x44=3,92 ESTA ERRADO , a relação traseira do F-II é 3,92 mesmo , MAS A RELAÇÃO É A " 12X47 "= 3,92 .
No restante esta correto .
CARLOS SIQUEIRA
10/05/2010, 02:46
Xará Veggi, consegui as minhas 3,07(14x43), muito difícieis por aqui, com o Neri, do ML, lá em Foz do Iguaçú, ele tem muitos contatos além da fronteira. Sendo qual for a relação que precisar, ligue para ele nos (45)3572-2155 ou 9103-4366. Boa sorte:concordo:! Dr. Guilherme, obrigado pela aula "de gratis":mrgreen:. Inté L.N.
[]'s Carlos Siqueira
Valeu, Xará, vou ver com ele!
Abs
paje_tapuya
10/05/2010, 13:35
Quando a coroa é boa o peão não ronca! :odedo:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Acho que vou trocar de coroa!! Já té perdi peso mas continuo roncando!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Pensei que sairia mais caro...
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Dana-35-4-11-4-56-4-88-Ring-Pinion-/250541543731?cmd=ViewItem&pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a55709133#ht_500wt_956
[]´s
Casa da transmissão4x4
10/05/2010, 22:26
Pensei que sairia mais caro...
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Dana-35-4-11-4-56-4-88-Ring-Pinion-/250541543731?cmd=ViewItem&pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3a55709133#ht_500wt_956
[]´s
Fugger você ja fez compra neste site que você citou ?
Neste mesmo site tem os faroletes que estou precisando.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Jeep-CJ-5-7-8-SJ-Amber-Front-Fender-Side-Marker-Lense-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem3ca96ea4c6QQitemZ26054 0638406QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccesso ries
Fugger você ja fez compra neste site que você citou ?
No ebay sim, várias vezes sem problemas
Deste vendedor especificamente não.
[]´s
Casa da transmissão4x4
10/05/2010, 22:29
No ebay sim, várias vezes sem problemas
Deste vendedor especificamente não.
[]´s
Este ebay e tipo o mercado livre ?
Este ebay e tipo o mercado livre ?
Não, o ML é tipo o ebay...:concordo:
[]´s
Casa da transmissão4x4
10/05/2010, 22:34
Não, o ML é tipo o ebay...:concordo:
[]´s
Valeu irmão...
Abraço.
Pessoal,
O ET (não o de varginha, mas sim o Erickson Teixeira) me alertou para um detalhe importante que não havia lembrado: nessas simulações para definir a relação ideal para minha configuração, é preciso considerar a multiplicação do torque imprimida pelo conversor.
Como adicionar isso às planilhas de simulação?
Skull Crusher
12/05/2010, 16:44
Recruta...
1.8:1 2.5:1 é o mais comum para o fator adicional de multiplicação de torque pelo C.A...assim sendo 2,48 da 1ª do seu C.A x 1,8 a 2,5 x relação do teu diferencial = torque total que chega às rodas.
[]s com viscosidade ATF pra vós mecê!
SERGIO AUGUSTO
12/05/2010, 17:53
Fala Caveso:
Usa a planilha anexo, modifica as celulas que estão com FUNDO VERDE, que são as que vai colocar as medidas do pneus( no modo europeu,tipo 315/80-15, que é aproximadamente um 35" e a outra a relação do diferencial), pra ver qual relação de diferencial e pneu, serão mais adequados à velocidade final que pretende. Com certeza terá que encurtar a relação. Veja se descobre a relação de redução do conversor de torque da 4HP-22, na planilha, considero 2,05:1(esta é a do conversor da ALLISON 1000), pra ter relação final exata, da primeira e segunda, quando o conversor estiver em ação.
Fala Caveso:
Veja no post acima, que fiz, falo da relação de redução do conversor, onde digo que considerei 2,05:1(do cambio ALLISON 1000), tente encontrar a relação real do conversor de seu cambio, e na planilha que te enviei, coloquei a "1-C" e "2-C", que a primeira e segunda mais a redução do conversor, na celula que mostra a velocidade, clica nela, que aparecerá a formula no cabeçalho do exel, e ai, onde tem 2,05, voce apaga e coloca a relação que for a correta do teu conversor.
Abraço.
Sérgio
Poxa, desculpe Serjão!
Lembro mesmo que vc incluiu a multiplicação do allison na planilha, mas o burro aqui esqueceu deste detalhe. :parede:
Vou alterar a fórmula e ver no que dá.
Valeu!
SERGIO AUGUSTO
12/05/2010, 18:23
Poxa, desculpe Serjão!
Lembro mesmo que vc incluiu a multiplicação do allison na planilha, mas o burro aqui esqueceu deste detalhe. :parede:
Vou alterar a fórmula e ver no que dá.
Valeu!
Esquenta não, camarada! Qualqer duvida lá na formula, chama ai!
Abraço
guilhermeabreu
12/05/2010, 19:25
VCS SÃO DUCARVALHO
Ficam usando fórmulas e mais fórmulas e o ENGESA não sai da prancheta de cálculos ,
FAÇAM COMO EU , BOTA A RELAÇÃO QUE TEM , FICOU CURTA DEMAIS , BOTA UMA MAIS LONGA , FICOU CURTA DEMAIS BOTA OUTRA MAIS LONGA , FICOU LONGA DEMAIS , BOTA UMA MAIS CURTA E " VAI CURTINDO O ENGESA ANDANDO CAMARADA " .
Pelo que vejo estes cálculos vão durar mais uns 2 anos e depois de tudo calculado , terá que recalcular tudo de novo pq os cáculos ficaram velhos demais , aí qdo os NETINHOS DO CAVESO estiverem com 16 anos VÃO MOER O YELLOW SUBMARINE , HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
VCS SÃO DUCARVALHO
Ficam usando fórmulas e mais fórmulas e o ENGESA não sai da prancheta de cálculos ,
FAÇAM COMO EU , BOTA A RELAÇÃO QUE TEM , FICOU CURTA DEMAIS , BOTA UMA MAIS LONGA , FICOU CURTA DEMAIS BOTA OUTRA MAIS LONGA , FICOU LONGA DEMAIS , BOTA UMA MAIS CURTA E " VAI CURTINDO O ENGESA ANDANDO CAMARADA " .
Pelo que vejo estes cálculos vão durar mais uns 2 anos e depois de tudo calculado , terá que recalcular tudo de novo pq os cáculos ficaram velhos demais , aí qdo os NETINHOS DO CAVESO estiverem com 16 anos VÃO MOER O YELLOW SUBMARINE , HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Dr. Guilherme
A medicina não funciona desse jeito e a engenharia que é uma ciência exata menos ainda, sem polemica. Agora estou calculando molas, e daí?
Um abraço
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Calcular molas é algo que terei que fazer daqui uns dias...
Tô pensando numa progressivas tipo as da land...
Mas não sei se ficariam boas no engesa e/ou se são possíveis de serem fabricadas sob medida...
guilhermeabreu
15/05/2010, 16:01
Dr. Guilherme
A medicina não funciona desse jeito e a engenharia que é uma ciência exata menos ainda, sem polemica. Agora estou calculando molas, e daí?
Um abraço
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
CUNHADÃO HUGO4X4
Já conversamos a respeito das molas , vai vc com suas molas recalculadas pra casa do CARVALHO , PUTS , agora até vc vem encher o saco com cáculos matemáticos , o CAVESO vendo vc falar ísto , vai pedir pra vc calcular os trecos dele até um dia a galinha nascer dentes .
EM JANEIRO VC ESTEVE COMIGO NA PRAIA E DISSE QUE ÍA CALCULAR AS MOLAS DO " CAVALO DE PRATA " PRA VC E ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIU FAZER , " ESTA FICANDO IGUAL AO CAVESO " .
ABRAÇÃO e até LAVRAS NOVAS
paje_tapuya
15/05/2010, 16:06
Calcular molas é algo que terei que fazer daqui uns dias...
Tô pensando numa progressivas tipo as da land...
Mas não sei se ficariam boas no engesa e/ou se são possíveis de serem fabricadas sob medida...
Tem eleição do melhor tópico do fórum?
Para mim esse é o melhor, e ainda tem muito pano p manga...
Caveso, Esse amarelão vai p Lavras? Quando vc planejando arriar o sistema neural do bicho e fazer o transplante?
rsrsrssr
Abração
SERGIO AUGUSTO
15/05/2010, 16:28
Fala Caveso:
Eu tinha me esquecido do link abaixo, que tenho aqui nos "meus favoritos" , e agora compartilho com voce e os companheiros, para enfatizar a importancia e necessidade dos "cálculos matemáticos" na engenharia mecanica, hehehe...
http://www.sapinhocambios.com.br/calculos.html
Voces vão gostar!!!
Abraços "calculados"!!!
Sérgio
Eriksom Teixeira Lima
15/05/2010, 20:11
Guilherme,
foi exatamente o que eu disse a ele: "mantenha o que você tem, se não ficar bom quando ESTIVER RODANDO, você pensa outra possibilidade"
Com relação ao conversor de torque, veja bem, o que eu disse é que por ser movido a óleo (óbvio) ele consegue despejar mais torque do que o disponível pois a pressão vai se elevando, elevando, elevando até vencer ou vencer. (não é exatamente isso, mas serve para entender :twisted: )
Não acredito que o conversor de torque usado pelo Caveso tenha modo turbo, ou seja, ele altere a inclinação das palhetas internas, como o fazem os conversores de caminhões, ônibus e tratores (o da Dodge Ram também tem, no caso 1:1 e 1:0,80). Mas como não conheço esse modelo, não vou afirmar. Pesquise antes na internet sobre turbo ou stall (será que era isso mesmo?) para saber.
Mas bote para rodar, pois, dado tudo o que você já fez, tenho 99% de certeza que vai ficar ótimo com a relação existente. :concordo:
Eriksom
guilhermeabreu
15/05/2010, 21:06
Guilherme,
foi exatamente o que eu disse a ele: "mantenha o que você tem, se não ficar bom quando ESTIVER RODANDO, você pensa outra possibilidade"
Com relação ao conversor de torque, veja bem, o que eu disse é que por ser movido a óleo (óbvio) ele consegue despejar mais torque do que o disponível pois a pressão vai se elevando, elevando, elevando até vencer ou vencer. (não é exatamente isso, mas serve para entender :twisted: )
Não acredito que o conversor de torque usado pelo Caveso tenha modo turbo, ou seja, ele altere a inclinação das palhetas internas, como o fazem os conversores de caminhões, ônibus e tratores (o da Dodge Ram também tem, no caso 1:1 e 1:0,80). Mas como não conheço esse modelo, não vou afirmar. Pesquise antes na internet sobre turbo ou stall (será que era isso mesmo?) para saber.
Mas bote para rodar, pois, dado tudo o que você já fez, tenho 99% de certeza que vai ficar ótimo com a relação existente. :concordo:
Eriksom
É POR AÍ AMIGO ERIKSOM
Já falei várias vezes tb mas não adianta , o negócio do CAVESO é pensar , pensar , pensar , pensar , pensar , calcular , calcular , calcular , para pensar novamente se estes cálculos estão certos ou adequados para o que ele quer , MAS PODE TB chegar a conclusão de que com os resultados dos cálculos não ser bem aquilo que ele queira e refazer todos os cálculos novamente com outra relação e vai recalcular tudo de novo e o YELLOW fica na bancada , MAS DA PRAZER VER O BICHÃO LÁ NO PEDESTAL , SÓ IMAGINANDO COMO ELE ANDARIA COM A RELAÇÃO QUE ELE VAI CALCULAR PARA ANDAR COMO ELE GOSTA .
ABRAÇÃO , e eu aqui fazendo um monte de mer@#$%¨&*(da pra ver se eu vou com o CORAÇÃO VALENTE pra LAVRAS NOVAS mesmo estando tudo a meia boca com relação aos acabamentos e pintura que esta tudo arranhado e com bolhas de eu ter derramado óleo de freio , ter recortado a carroceria em vários pontos , O MEU NEGÓCIO É BOTAR ELE PRA ANDAR .
CUNHADÃO HUGO4X4
Já conversamos a respeito das molas , vai vc com suas molas recalculadas pra casa do CARVALHO , PUTS , agora até vc vem encher o saco com cáculos matemáticos , o CAVESO vendo vc falar ísto , vai pedir pra vc calcular os trecos dele até um dia a galinha nascer dentes .
EM JANEIRO VC ESTEVE COMIGO NA PRAIA E DISSE QUE ÍA CALCULAR AS MOLAS DO " CAVALO DE PRATA " PRA VC E ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIU FAZER , " ESTA FICANDO IGUAL AO CAVESO " .
ABRAÇÃO e até LAVRAS NOVAS
Guilherme
Calculei e as troquei, veja as fotos.
Molas antigas progressivas diâmetro do fio 15,2 mm
http://img40.imageshack.us/img40/2173/dsc5161.jpg
Mola nova no lugar diâmetro do fio 16,1 mm
http://img297.imageshack.us/img297/3718/dsc5149o.jpg
Mola antiga no lugar, ver a parte progressiva sem ação
http://img190.imageshack.us/img190/1801/dsc5101z.jpg
Pesando a mola antiga
http://img340.imageshack.us/img340/1504/dsc5072p.jpg
Pesando a mola nova
http://img191.imageshack.us/img191/4318/dsc5071.jpg
Trabalho feito na garagem de casa
http://img9.imageshack.us/img9/9880/dsc50411.jpg
guilhermeabreu
15/05/2010, 23:12
Guilherme
Calculei e as troquei, veja as fotos.
Molas antigas progressivas diâmetro do fio 15,2 mm
http://img40.imageshack.us/img40/2173/dsc5161.jpg
Mola nova no lugar diâmetro do fio 16,1 mm
http://img297.imageshack.us/img297/3718/dsc5149o.jpg
Mola antiga no lugar, ver a parte progressiva sem ação
http://img190.imageshack.us/img190/1801/dsc5101z.jpg
Pesando a mola antiga
http://img340.imageshack.us/img340/1504/dsc5072p.jpg
Pesando a mola nova
http://img191.imageshack.us/img191/4318/dsc5071.jpg
Trabalho feito na garagem de casa
http://img9.imageshack.us/img9/9880/dsc50411.jpg
HUGO4X4
Pelo que ví na balança , quase não teve diferença de peso , as molas novas vc comprou de outro carro de linha ou mandou fazer ?
Pq qdo mandei fazer as minhas , a fábrica tem limitações nas espessuras dos fios que utilizam , não tem espessura de fio que nós gostaríamos de fazer , pelo menos na fábrica que fez as minhas molas .
Outra coisa , vc não disse como ficou a sua impressão com as molas novas , se ficou boa , se ficou mais firme , se ficou dura demais ? Como ficou ?
ABRAÇÃO
Guilherme
As molas são as dianteiras da Defender 130, tem pouca diferencia de peso porque a de diâmetro 15,2 conta com 9 espiras e a de 16,1 mm tem 8 espiras. A constante k da 15,2 mm é de 2,69 kgf/mm nos primeiros 84 mm e depois passa para 3,84 kgf/mm. A nova não progressiva tem um k de 3,98 kgf/mm, ou seja, é mais firme e ficou ótima, se colocasse a de diâmetro 17 mm ai sim ficaria dura. Ganhei em altura 20 mm e como deixei os calços de 32 mm está com 52 mm mais alta que a original, não gostei e os retirarei.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
guilhermeabreu
16/05/2010, 00:05
Guilherme
As molas são as dianteiras da Defender 130, tem pouca diferencia de peso porque a de diâmetro 15,2 conta com 9 espiras e a de 16,1 mm tem 8 espiras. A constante k da 15,2 mm é de 2,69 kgf/mm nos primeiros 84 mm e depois passa para 3,84 kgf/mm. A nova não progressiva tem um k de 3,98 kgf/mm, ou seja, é mais firme e ficou ótima, se colocasse a de diâmetro 17 mm ai sim ficaria dura. Ganhei em altura 20 mm e como deixei os calços de 32 mm está com 52 mm mais alta que a original, não gostei e os retirarei.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
HUGO4X4
Realmente não tem nescessidade desta altura toda , pois a sua LAND já vem bem alta de fábrica .
E vc esta acordado até esta hora ?
HUGO4X4
Realmente não tem nescessidade desta altura toda , pois a sua LAND já vem bem alta de fábrica .
E vc esta acordado até esta hora ?
Guilherme
Estou de plantão, fico esperando dar meia-noite para ver como fecham os números. Deu certo, então até.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
Chegou a cogitar o aumento de cilindrada para 3.0 com pistões do mwm 3.0?
"Ja que" desmontou todo ele....hehehehe!
Abraços
Pessoas,
Como não estava recebendo por email o aviso das mensagens incluídas no tópico, fiquei uns dias sem faxinar por aqui.
Mas vamos lá......
Sobre calculos, teoria, prática e etc: moro numa cidade que não tem um meca capacitado e experiente em jipes, daí, quem faz a manutenção no meu somos eu e meu irmão (mecânico de máquinas de terraplenagem), que considero o melhor da cidade (afinal é de graça o serviço, né? rsss).
Como estou trabalhando em duas faculdades, uma consultoria no Recife e estudando pela manhã (mais um curso superior) e totalmente sem tempo para mexer no jipe, não dá pra ficar no processo de tentativa-erro.
Não tenho tempo e nem grana pra bancar isso.
Daí, peço sempre ajuda aos colegas sabichões (ou sabichonas se preferirem rsss) para calcular antes para tentar acertar quando for executar.
Penso ser mais sensato e mais acertado fazer assim.....posso estar errado, mas faz parte do aprendizado também...
Mas fiquem tranquilos os mais pragmáticos: vou rodar com o jipe antes de mudar a relação.......rsssss
Abs
Pajé: vou para LN sim, mas o engesa ficará por aqui (de novo! rsss)
Zepi: Segundo o Maurício da Rasch não tem como passar o sprint 2.8 para 3.0.
Abs
Skull Crusher
19/05/2010, 13:16
Recruta, preciso de ajuda sua...sobre aquele contato/experiência com a ENFER...tenho algumas peças e queria ver a possibilidade de eles usinarem pra mim (escola lotada e em Junho passará por reforma no pátio de máquinas)...
[]s, aguardo tu
Sargento,
Seu pedido é uma desordem!
Abra sua caixa de MP e terás uma surpresa!
Montanha!
samukanvas
22/05/2010, 02:57
Caro,
Estava eu em leitura da madruga estudando a diferença entre 4 e 3 link com panhard pra ter o que mentir no fórum quando, por mania absoluta, me volto ao fórum e vejo que seu nome aparece ao rodapé completando ano no dia de hoje.
Nesse exato momento me lembro que o comedor de tartaruga preferido do fórum merece os parabéns e muitas felicidades por mais um ano completado de vida e de fórum. E que se fosse possível que complete mais anos que a fama do engesa possa durar :mrgreen:
Grande abraço do amigo
Rodrigo
SERGIO AUGUSTO
22/05/2010, 06:34
Grande Caveso!
Muito bom dia!! Desejo-lhe meus sinceros parabéns, que esta data especial, se repita por décadas, quem sabe século??!! hehe... Afinal, temos que por andar o YELOW, e lá se vão muitos cálculos!!! kaka!! Bricadeiras a parte, tudo de bom pra voce, camarada!
Abraços
Sérgio
Grannnnde Cavesão!!!
Ficando mais velho heimmmm!!!!
Já te mandei os parabéns via Yahoo msg, mais sempre é bom ter mais!!!!
Bem, em LN te dou um abraço pessoalmente!
Kim.
Rodrigo, Sergio e Kim,
Obrigado pela lembrança e pelos votos carregados de amizade!
Hoje a noite vai rolar feijoada, amanhã um churras de gatuno e vocês estão convidados!
Meu abraço,
Faaaaaaaaaaala comedor de tartaruga, parabéns velho.
Muitas alegrias, saúde e paz.
Agora, aproveita a nova fase e vê se troca de opção e pega pelo menos uma ovelha, uma cabra, algo assim :mrgreen:
Abração
Faaaaaaaaaaala comedor de tartaruga, parabéns velho.
Muitas alegrias, saúde e paz.
Agora, aproveita a nova fase e vê se troca de opção e pega pelo menos uma ovelha, uma cabra, algo assim :mrgreen:
Abração
Hahahahahahahahaha
Hoje já vai comer uma leitoa!!
hahahahahhahahahahahaha
Parabéns, "mais velho" e novo amigo, muitas felicidades pra vc e aproveite seu dia, afinal, dia de aniversário é sempre especial... abração.
Caveso!
Deveria se dar aquele presente!!!!
Acabei de re-olhar as fotos, pode ir tranquilo!
Abraços.
Kim.
Jeison,
Tô afim de variar um pouquinho e pegar uma "ovelha negra". Mande pra cá! :mrgreen:
João R.,
Obrigado pela felicitações!
Kim,
Fiz uma proposta e vamos ver no que dá.
Se der certo me darei-me o presente a mim mesmo.
Valeu galera!
paje_tapuya
22/05/2010, 16:12
Rodrigo, Sergio e Kim,
Obrigado pela lembrança e pelos votos carregados de amizade!
Hoje a noite vai rolar feijoada, amanhã um churras de gatuno e vocês estão convidados!
Meu abraço,
Fala Caveso, tudo de melhor p vc, sua familia e sua máquina amarela de emoções!
Bom churras!
Abração
Hum...parabéns!!!
Felicidades com Yelolow!
Abraços
Meu amigo Carlão,
Felicidades procê, tudo de bom.:palmas:
estyvybeykr
23/05/2010, 10:14
Amigão atrazadamente segue meus sinceros votos de felicidade e que muitas outras primaveras sejam completadas. E que antes do dia de nôs nos afastarmos desta vida consigamos andar nessas nossas maquinas interminaveis.
Abração amigão.
Estevão
Sergio Rocha
23/05/2010, 12:47
Amoreco
Fico feliz que vc esteja completando mais um niver.Muitas felicidades, eu um enorme abraço por trás.
bjos molhados
[]´
Pajé, Zepi, Estevão, Morcego e Serjão,
Obrigado pelas lembranças e felicitações!
Valeu pessoal!
Alexandre Souto
23/05/2010, 17:42
OOOOOOOOOOOO meu amigo CavesgÃOOO!!!!!! :mrgreen: :concordo: :odedo:
Passo para lhe deixar um beijo daqueles, bem molhado, linguado e no
ouvido!!!!
Parabêns meu caro, muitas felicidades, paz, bastante saúde e muitos anos pela frente para curtir o Engesão!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=ayeZigbZyco
Saudoso abraço do seu amigo XANDE!!!!!
VALEEEEEEEEEWWW!!!!! :concordo:
paje_tapuya
24/05/2010, 15:06
OOOOOOOOOOOO meu amigo CavesgÃOOO!!!!!! :mrgreen: :concordo: :odedo:
Passo para lhe deixar um beijo daqueles, bem molhado, linguado e no
ouvido!!!!
Parabêns meu caro, muitas felicidades, paz, bastante saúde e muitos anos pela frente para curtir o Engesão!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=ayeZigbZyco
Saudoso abraço do seu amigo XANDE!!!!!
VALEEEEEEEEEWWW!!!!! :concordo:
Mudando de assunto por um breve momento, até que a Xuxa ainda dá um caldinho, né?
P quem ta de dieta...
rsrsrsrsrs
Eduardo Velo
24/05/2010, 16:00
Fala Veggi , já ta mais velho camarada ... ontem estava no RJ em Rio Claro fazendo umas trilhas pelo Bananal , só cheguei a noite ...
Parabéns , muitas felicidades e que esse ano vc coloque o Engesão pra cortar as trilhas e estradas desse brasilsão ...
abs ... Edu
Xandoca,
Quero ver se vai rolar beijo de verdade lá em LN!!!!! rsssss
__________________________________________________ __________
Pajé,
Dá um caldo light, sim! rssss
__________________________________________________ ____________________
Valeu Edu!!!!!
Nos vemos em LN!
SERGIO AUGUSTO
27/05/2010, 16:54
Fala CAVESO!
Temos notícias do tio "GIU", via Marcelo NAUT PARTS. Ta no teu email, olha lá. Vais gostar!!
Abraço
Sérgio
Fala Serjão!
Já abri, li, gostei (muiitoooooo) e respondi..rsss
Valeu amigão!
SERGIO AUGUSTO
02/06/2010, 08:01
Fala Caveso:
Na próxima semana receberei meus injetores, os seus estão previstos para chegar no próximo mes. Abre seu email, que tem detelhes, inclusive de valores.
Abraço
Sérgio
Skull Crusher
02/06/2010, 17:37
Viiiixe! Deixei passar a data em branco?! Car.....phod...
Tio Recruta, meus parabéns atrasados, de todo coração, muita saúde, Engesa, eletrodos, paz e din din pra ti!
Obrigado sempre pela amizade sincera!
[]s C.C pra tu!
Paulo Cesar
13/06/2010, 20:21
Ola Cavesco
hoje com um pouco mais de tempo, resolvi dar uma lida no topico e gostaria
de lhe dar parabens pela bela viatura, e pelo arduo trabalho que é conseguir
colocar em pratica aquilo que desejamos para incrementar nossos carros.
abs.
Paulo
Viiiixe! Deixei passar a data em branco?! Car.....phod...
Tio Recruta, meus parabéns atrasados, de todo coração, muita saúde, Engesa, eletrodos, paz e din din pra ti!
Obrigado sempre pela amizade sincera!
[]s C.C pra tu!
Montanha, Sargento Pincel!
Nesse lance de não receber algumas notificações do fórum, acabei não recebendo suas felicitações.
Obrigado pelo carinho e pela paciência que dispensas a minhas dúvidas e chateações!
Abs gambiarreiros...
Ola Cavesco
hoje com um pouco mais de tempo, resolvi dar uma lida no topico e gostaria
de lhe dar parabens pela bela viatura, e pelo arduo trabalho que é conseguir
colocar em pratica aquilo que desejamos para incrementar nossos carros.
abs.
Paulo
Fala Paulo!
Obrigado pela visita e fique à vontade: a casa é sua!
Com muitas paciência, idéias malucas na cabeça, pesquisa, e ajudas dos amigos a coisa anda...
Abs
Entao Caveso como anda o projeto?
Li todo o topico (UFA!), e sinceramente meus parabens...
Quiria ter tua coragem e disposiçao =D
Londar,
Obrigado pela visita!
Eis o problema: a segunda fase não anda!
Estou dependendo do meu irmão montar meu motor para dar prosseguimento ao projeto.
Mas um dia sai..rss
Abs
Paulo Cesar
19/06/2010, 21:38
Oi Cavesco
Estou projetando montar uma capota, e gostaria de saber se vc poderia me dar
as medidas da lateral trazeira onde fica o vidro, e do vidro da sua capota (tabatinga),
é que estou querendo saber a diferença do F1 para o F2.
desde já te agradeço
abs.
Paulo
paje_tapuya
25/06/2010, 17:32
Cavesão, peguei uma t-case de D-20 show de bola. Não tem engrenagens retas e está sem folga nenhuma. Quase zero.
Aí, fiquei afim de pegar uma troca no meu eixo traseiro por um de f-2, sabe quem tem um e queira o meu de f-1? O meu está original com relação 13x43 (que não precisa entrar na troca obrigatóriamente) e tambor de freio novinho. Se o de f-2 for flutuante eu pago a diferença.
Abraços
guilhermeabreu
26/06/2010, 11:19
Cavesão, peguei uma t-case de D-20 show de bola. Não tem engrenagens retas e está sem folga nenhuma. Quase zero.
Aí, fiquei afim de pegar uma troca no meu eixo traseiro por um de f-2, sabe quem tem um e queira o meu de f-1? O meu está original com relação 13x43 (que não precisa entrar na troca obrigatóriamente) e tambor de freio novinho. Se o de f-2 for flutuante eu pago a diferença.
Abraços
CARO PAJE TAPUYA
O eixo da F-100 não seria igual ao do ENGESA F-II ? Aqui eu comprei um eixo deste só por causa a relação que eu precisava e sobrou o eixo , só que me roubaram , mas acho que fica mais barato vc encontrar um deste , não sei a bitola dele mas acredito que seja igual ao do ENGESA .
ABRAÇO
paje_tapuya
26/06/2010, 11:24
CARO PAJE TAPUYA
O eixo da F-100 não seria igual ao do ENGESA F-II ? Aqui eu comprei um eixo deste só por causa a relação que eu precisava e sobrou o eixo , só que me roubaram , mas acho que fica mais barato vc encontrar um deste , não sei a bitola dele mas acredito que seja igual ao do ENGESA .
ABRAÇO
Eu nem sei mesmo se resolve, mas eu pretendo um eixo engesa mesmo pq fica mais fácil para instalar, é tirar um e por outro. E assim mantenho minha viatura toda engesa. Pode crer?
Paje!
Tô procurando aqui!
Qualquer coisa, te falo!
Eriksom Teixeira Lima
27/06/2010, 16:30
Abraços
Posso perguntar por que você quer trocar? :?:
Eriksom
Caro Eriksom Teixeira Lima!
O Paje quer trocar, pois a t-case que conseguiu tem saída central, enquanto a t-case FI, tem saída lateral, então:
Quer trocar o eixo traseiro com bolota deslocada, por um com bolota centralizada, para deixar o cardam alinhado.
Abraços.
Kim.
Eriksom Teixeira Lima
27/06/2010, 17:42
Kim e Paje
Eu achei que era por isso, mas .....
A meu ver existe um mito de que o cardan não pode trabalhar em diagonal, considerado o eixo das longarinas. Por tudo o que eu já vi e li, não existe problema nisso. na minha camper eu usei caixa f2 com eixo band flutuante. Agora, uso o mesmo eixo com np-205. Um amigo tinha a camper dele com motor 14b e caixa de band combinada com eixo de s-10, sem problemas também.
Há farta literatura sobre esse alinhamento de cruzetas, e em todas ela o ponto crucial é que os planos espaciais das cruzetas do pinhão e da caixa fiquem paralelos na 3 dimensões e, isso sim é fundamental, que as cruzetas não se fechem em nenhum momento.
Como o eixo traseiro se desloca para a esquerda, essa possibilidade diminui quanto maior é a abertura do eixo/panhard.
Vale a pena avaliar esse mito com mais vagar, pelo menos é minha sugestão baseada na experiência também,
Abraços
Eriksom
Já que o tópico é meu......rssss
Iria também de eixo com bola deslocada...
RODRIGO TOMITÃO
27/06/2010, 18:59
sera que eu vou ter problema com t-case band e eixo com bola cetralizada:pensativo:no java...
desculpa ai caveso:concordo:
Eriksom Teixeira Lima
27/06/2010, 19:25
Putz, foi mal
tá certo que é tudo do mesmo album/filme, mas cantar Lucy in the Sky with Diamonds enquanto aparece o Yellow Submarine é um horror.
Como diria Lippy, the lion, em face de uma bola deslocada dessas, "Vamos, Hardy, saída pelo direita"
8) 8)
Eriksom
paje_tapuya
27/06/2010, 23:59
Kim e Paje
Eu achei que era por isso, mas .....
A meu ver existe um mito de que o cardan não pode trabalhar em diagonal, considerado o eixo das longarinas. Por tudo o que eu já vi e li, não existe problema nisso. na minha camper eu usei caixa f2 com eixo band flutuante. Agora, uso o mesmo eixo com np-205. Um amigo tinha a camper dele com motor 14b e caixa de band combinada com eixo de s-10, sem problemas também.
Há farta literatura sobre esse alinhamento de cruzetas, e em todas ela o ponto crucial é que os planos espaciais das cruzetas do pinhão e da caixa fiquem paralelos na 3 dimensões e, isso sim é fundamental, que as cruzetas não se fechem em nenhum momento.
Como o eixo traseiro se desloca para a esquerda, essa possibilidade diminui quanto maior é a abertura do eixo/panhard.
Vale a pena avaliar esse mito com mais vagar, pelo menos é minha sugestão baseada na experiência também,
Abraços
Eriksom
Acho que realmente não deve ser um grande problema esse meu eixo, mesmo pq meu chassi é bem longo (1m +). Mas acredito que é preferível um de planetária no centro. O meu medo é o cardan se soltar numa torção...
Já que o tópico é meu.
:discordo: É do Yellow...
[]´s
paje_tapuya
28/06/2010, 11:32
:discordo: É do Yellow...
[]´s
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!
É Caveso, parece que vc tá perdendo o tópico..
rsrsrs
Abração
Eriksom Teixeira Lima
28/06/2010, 21:05
O meu medo é o cardan se soltar numa torção...
Com sua licença, Sr, Carlos Veggi, ínclito meXânico do Yellow Submarine, responderei a dúvida do Sr. Morubixaba, oops, Sr, Pajé Tapuya.
Veja bem, o estriado do cardan deve ser pelo menos 1 polegada maior do que o máximo de abertura a que o cardan será submetido, 1 polegada considerando a luva em que ele está encaixado. Ou seja, cardan feito corretamente, isso não acontecerá. :concordo:
Sr, Carlos Veggi, muitíssimo obrigado pela sua deferência
Eriksom
paje_tapuya
28/06/2010, 23:57
Com sua licença, Sr, Carlos Veggi, ínclito meXânico do Yellow Submarine, responderei a dúvida do Sr. Morubixaba, oops, Sr, Pajé Tapuya.
Veja bem, o estriado do cardan deve ser pelo menos 1 polegada maior do que o máximo de abertura a que o cardan será submetido, 1 polegada considerando a luva em que ele está encaixado. Ou seja, cardan feito corretamente, isso não acontecerá. :concordo:
Sr, Carlos Veggi, muitíssimo obrigado pela sua deferência
Eriksom
Muitíssimo Obrigado pela resposta senor Eriksom (isso não é marca de celular?)! Então posso manter meu eixo no lugar? sem mexer com ele? É só mandar fazer os cardãns. Legal, menos trampo e melhor que sobra dindim para fechar o bruto.
Paje!
Olha aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1197404#post1197404
paje_tapuya
29/06/2010, 12:31
Paje!
Olha aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1197404#post1197404
Kim,
vc e o Caveso são os caras desse Fórum, sabem tudo de tudo e o que acontece por aí tudo...
ja mandei conversa lá tb...
Veleu!
Abração
SERGIO AUGUSTO
04/07/2010, 07:26
Fala Caveso!
Postei lá no topico da DAKOTA, o que me perguntou sobre o RACOR/Sensor de água.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6195&page=21
Abraço
Sérgio
Valeu Serjão, já peguei os materiais bacanas que deixaste por lá!
Abs
Cadê o dono do tópico??????????????
Será que desistiu do jipe????????????? :pensativo:
Cof, cof, cof.....
Tirando a poeira.....
Pouca coisa de novidade:
- Consegui (até que enfim) um bendito para balancear meu eixo vira + flex-plate.
Segunda fica pronto, daí posto fotos.
-Presentinho novo: Hidrobooster de F250 :dance:
Aííí, Caveso... adormecido, mas não morto... e de preferência com presentinhos novos...
Mas, Caveso, qual é a diferença desse sistema para o de vácuo?
Parabéns. Abraço.
Elmer_Jeep
07/08/2010, 23:49
:palmas: :palmas: :palmas:
Muito bom, muito bom, tá zeradão :concordo:
[]'s
Aííí, Caveso... adormecido, mas não morto... e de preferência com presentinhos novos...
Mas, Caveso, qual é a diferença desse sistema para o de vácuo?
Parabéns. Abraço.
O hidroboost é um sistema que reforça a atuação do cilindro mestre através da pressão de óleo e não pelo vácuo como no hidrovácuo....
Valeu!
:palmas: :palmas: :palmas:
Muito bom, muito bom, tá zeradão :concordo:
[]'s
Montanha, mestre dos boosters!
Visualmente está zeradaço mesmo, vamos ver no teste "cara no pára-brisa"....:parede:
Só falta o radiador, sabe onde posso conseguir um?
Abs e valeu pela visita!
Visualmente está zeradaço mesmo, vamos ver no teste "cara no pára-brisa"....:parede:
Abs e valeu pela visita!
linda peça heim??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238239&d=1281200971
bota booster nisso vai ser napa quebrada em doi palitos!
Alexandre Souto
08/08/2010, 23:22
C é metido hem... todo!!!
Ótima compra, mas com qts dinheiros compra um dessss??? :pensativo:
Bju na bunda!
Cadê o dono do tópico??????????????
Será que desistiu do jipe????????????? :pensativo:
Cof, cof, cof.....
Tirando a poeira.....
Pouca coisa de novidade:
- Consegui (até que enfim) um bendito para balancear meu eixo vira + flex-plate.
Segunda fica pronto, daí posto fotos.
Fala amore!
Nada que um macbook não possa pagar..rsss
Falando nisso, sabe de um esquema legal pra comprar um note da maçana ou tem que ser em revendas oficiais tipo a FNAC mesmo?
Abs xandoca!
Eriksom Teixeira Lima
09/08/2010, 08:15
sabe de um esquema legal pra comprar um note da maçana ou tem que ser em revendas oficiais tipo a FNAC mesmo?
comprar onde, em que país?
No Brasil, use a internet direto para a mac.
estás ficando igual ao Elmer, só falta a mangueira para colocar a viatura embaixo :twisted:
Eriksom
Alexandre Souto
09/08/2010, 08:44
Fala amore!
Nada que um macbook não possa pagar..rsss
Falando nisso, sabe de um esquema legal pra comprar um note da maçana ou tem que ser em revendas oficiais tipo a FNAC mesmo?
Abs xandoca!
Oi amorzinho, vou comprar o meu na apple.com.br.
Melhor esquema amigolhes!!!!!
Um afago no Cavesguinho!!
Elmer_Jeep
09/08/2010, 09:36
Abs e valeu pela visita!
Selva guerreiro !
Cara, da uma conferida nas autorizadas, da ultima vez que pesquisei tava custando algo proximo de R$200,00 (novo e original).
[]'s
comprar onde, em que país?
No Brasil, use a internet direto para a mac.
estás ficando igual ao Elmer, só falta a mangueira para colocar a viatura embaixo :twisted:
Eriksom
Comprar no país que venda mais barato..rsss
Já plantei e estou regando todos os finais de semana a minha mangueira própria!
Abs
Oi amorzinho, vou comprar o meu na apple.com.br.
Melhor esquema amigolhes!!!!!
Um afago no Cavesguinho!!
Vou olhar direto no bolso do mestre steve....
Valeu!
Skull Crusher
19/08/2010, 20:22
Agora já era: comprei os 35" KM2!
Semana que vem chegarão aqui em casa. :dance::dance::dance::concordo::concordo::concordo :
Parabéns, Recruta Cavesguinho!! :palmas::palmas::palmas:
Ahhhhh...agora sei porque o Sr. não vem....rs....
Vai ficar aí brincando quando os sapatinhos novos chegarem!!:mrgreen:
[]s:odedo:, guardando um pouco da Kátia pro cê, Fessor Bugiganga!
Alexandre Souto
19/08/2010, 22:17
Vou olhar direto no bolso do mestre steve....
Valeu!
Vai mesmo!
E pode em ate 10x!!!!
KM2 amiga???? Ta gozada hem!?!?!?!
Bjus com, simplórios BF's, A/T's 33"
Ahhhhh...agora sei porque o Sr. não vem....rs....
Vai ficar aí brincando quando os sapatinhos novos chegarem!!:mrgreen:
[]s:odedo:, guardando um pouco da Kátia pro cê, Fessor Bugiganga!
Quem dera Sargento, quem me dera!
Os pneus chegarão só na semana que vem :parede:
Findesemana só trabalhando, sem tratamento de graxa nas mãos.
Com os pneus no lugar o engesa já pode ir para a oficina receber o novo trem-mineiro-de-força...........assim que o motor ficar pronto...:parede:
Bom final de semana mineiro no jaburu!
Aproveite a mineirada!
Abs
E ae Caveso?Quando vai andar a bagaça?
Pelo jeito vai passar de mim...pois não sei quando vou mandar o cÂmbio para oficina..
Anda logo pra me falar como fica!
Abraços
Vai andar, Zepi....
Não sei quando mas vai..rss
Enquanto isso, mais presentes:
Chegaram os novos sapatos BF MUD KM2 35".....
Mais tarde posto fotos...
Skull Crusher
25/08/2010, 18:09
Imagens Recruta..rs...imagens, queremos imagens dos seus Sapatinhos de Cristal !!!!
Hehehe
Alexandre Souto
25/08/2010, 18:36
Imagens Recruta..rs...imagens, queremos imagens dos seus Sapatinhos de Cristal !!!!
Hehehe
X8!!!!! :mrgreen:
Hoje vi um par de 33", e já são bonitos.... :palmas:
Abs..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk de clara de ovo!!!!! :odedo:
Sergio Rocha
25/08/2010, 19:03
Enquanto isso, mais presentes:
Chegaram os novos sapatos BF MUD KM2 35".....
Mais tarde posto fotos...
Pra que pneu ? Bota uns tocos de madeira embaixo.Esse carrinho de barbie não anda.
[]´:mrgreen:
Skull Crusher
25/08/2010, 19:08
Clara de ovo!
Clara de ovo!
Clara de ovo!
Recruta, vai ficar show o Yellow Bee (scate)!!!
[]s, aguardando imagens dos pneus! hehehe
Vou fazer suspense..... :mrgreen:
paje_tapuya
26/08/2010, 00:09
_Para flexão 1, 2!
_3, 4...
_Vamos pagar VINTÊÊ!!!
_É POUCO, SENHOR!
_então, vamos pagar CINQUENTA!! O Zero é meu!
_ O RESTO É NOSSO!
_ZERÔP!
Eduardo Velo
26/08/2010, 22:04
Opa , agora sim ... da pra subir qqer rampa de Shopping na boa ...
Veggi , ta bem de sapato véio ... só falta por o bixo pra rodar no habitat dele ... rs
abs ... Edu
Pois é Edu, enquanto meu irmão não libera o motor, vamos tocando o terror na perfumaria...kkkkkk
Muito bonito os pneus, Caveso, mas vc vai ter que levantar a suspensão ou a carroceria, não? bem vindo a correçaõ do cáster...hehe...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=241484&d=1282868991
aiiii simmmmmm :concordo:
Opa , agora sim ... da pra subir qqer rampa de Shopping na boa ...
Veggi , ta bem de sapato véio ... só falta por o bixo pra rodar no habitat dele ... rs
abs ... Edu
Hummmmmm.....:pensativo:
Shopings e rampas de lavacar????????:odedo:
Skull Crusher
27/08/2010, 12:37
Óia!!!
Eita, agora eu tenho mais um amigo pra pedir as carcaças pra recapar quando as bagaças zerarem!!!! :odedo:
Shooow Recruta, show!!!!
Já viu se as bolanchas entram debaixo da viatura?
[]s, sentindo sua "farta" aqui em Jerimum, no clube dos 4x4 "à arco"!!!
Muito bonito os pneus, Caveso, mas vc vai ter que levantar a suspensão ou a carroceria, não? bem vindo a correçaõ do cáster...hehe...
A carroceria já foi levantada, mas vou usar molas maiores e precisarei chamar o caster para bater um papo...
Valeu!
Rubão, Kim e Sargento,
Valeu pela força!
Paulo Cesar
29/08/2010, 17:13
Caveso
Você também agora é integrante do clube dos Engesas 37" !!!!
vai ficar show..
abs.
Caveso
Você também agora é integrante do clube dos Engesas 37" !!!!
vai ficar show..
abs.
Que nada, sou um simples, humilde e modesto 35".
37 são vcs, os jamaicanos dotadões.....:twisted:
Alexandre Souto
29/08/2010, 19:18
Que nada, sou um simples, humilde e modesto 35".
37 são vcs, os jamaicanos dotadões.....:twisted:
Sabe que me encaixei bem nesta descrição.
8-)
Kkkkkkk
SERGIO AUGUSTO
31/08/2010, 19:15
Fala Carlos!
Tio Giu mandou avisar que até o meado do mes, os injetores estarão prontos, e ai, provavelmente no final do mes estarão na NAUT, a sua disposição. Encaminhei o email pra voce.
E o mano, já finalizou a montagem do motor?
Abraços
Sérgio
Fala Sergião!
Ótima notícia! :palmas:
Respondi por email, mas o motor está indo a passos de tartaruga.
Consegui balancerar 9finalmente) o volante preso ao virabrequim, mas meu mano está apertado de costura e sem tempo de montar meu motor.
Semana que vem vou encamisar o bloco e polir o eixo...
Abs e valeu pela notícia!
Skull Crusher
01/09/2010, 18:53
Recruta, vamos por um V8 aí que fica mais fácil! Hehehe
Tem eu e o brother Xande "Sisal" pra ajudar e de quebra cê ganha uma estadia na pequena mas saudosa Jururu!
[]s querendo ver os sapatos montados na viatura!
santistadoente
03/09/2010, 15:03
Voce vai pra Santo Antonio nesse final de semana?
Abraço!
Vou sim, Santista!
Amanhã por volta de meio dia chegarei por lá...
Estará na área?
Abs
Marco-Maga
03/09/2010, 15:43
Voce vai pra Santo Antonio nesse final de semana?
Abraço!
Nelson,
vamos pra lá, fica la em casa e ai fazemos umas trutas assadas e mexemos na minha F...kkkk :concordo:
Eita convite com segundas inteções...kkkkkkk
Abs.
Eduardo Velo
03/09/2010, 15:54
Veggi , boa viagem ... fica esperto com os radares pra subir pra SAP ...
Estou indo pra SC , vou sair de madruga amanhã ...
Marcão , se ficasse por aqui ia ajudar no churras e dar uma olhada na F , de quebra ia trocar idéia com o Veggi ...
abs ... Edu
santistadoente
03/09/2010, 17:07
Vou sim, Santista!
Amanhã por volta de meio dia chegarei por lá...
Estará na área?
Abs
Acabei conhecendo o Marcos pelo Forum, ele me falou de voce, fu ichecar se era a mesma pessoa.........
hehehehehe
Vamos ver, tenho que ir pro meu rancho amanhã, pagar pessoal e contas, se tiver condições, dou um pulo la!
Vai com tua viatura?
A minha ta mexendo, trocando tanque e outras cositas.........
Grande abraço e boa viagem!
santistadoente
03/09/2010, 17:09
Nelson,
vamos pra lá, fica la em casa e ai fazemos umas trutas assadas e mexemos na minha F...kkkk :concordo:
Eita convite com segundas inteções...kkkkkkk
Abs.
To enrolado cara, mais muito, gostaria, de conhecer tua propriedade!
Vamos ver, e muito obrigado pelo convite!:palmas:
Acabei conhecendo o Marcos pelo Forum, ele me falou de voce, fu ichecar se era a mesma pessoa.........
hehehehehe
Vamos ver, tenho que ir pro meu rancho amanhã, pagar pessoal e contas, se tiver condições, dou um pulo la!
Vai com tua viatura?
A minha ta mexendo, trocando tanque e outras cositas.........
Grande abraço e boa viagem!
Meu jipe?????? Nem sei se ele existe mais...rsss
Vou de fiesta mesmo...
Se subir, peça ao marcão para me avisar (ele tem meu cel) e combinamos um encontro (ui)....
Abs e obrigado
santistadoente
03/09/2010, 17:43
Meu jipe?????? Nem sei se ele existe mais...rsss
Vou de fiesta mesmo...
Se subir, peça ao marcão para me avisar (ele tem meu cel) e combinamos um encontro (ui)....
Abs e obrigado
Vamos ver se condigo fujir do rancho!
Bom feriado!
Nota de agradecimento (com voz de locutor de rádio):
Quero agradecer aos colegas Marco Maga e Edu Velo pelas dicas para a ida a SAP e Campos Jordão.
Graças ao Edu poude conhecer o Marcão, sujeito extremamente gente boa, receptivo, amigão e jipeiro mesmo!
No mesmo dia que cheguei o Marcão foi até a pousada e no outro dia tive a honra de conhecer aquela imensa extensão de mata atlântica que ele insiste em chamar de sítio e a linda F que está restaurando...
Pena que não deu tempo de conhecer o "cotovelo do Marcão" e provar da costela, mas a Alessandra deu o preju, levando todo estoque de pinha do cara..rssss
Show de passeio e mais um grande amigo que faço através do fórum!
Valeu mesmo, Marcão e Edu!
Abs
Eduardo Velo
08/09/2010, 17:46
Bom saber que vcs gostaram de SAP , fica bem perto de C. do Jordão e é bem mais sussa .
Como foram de viagem ?? de ida e volta ??
Estava em SC no feriadão , pegamos todos os dias com sol , só a tarde na volta qdo chegamos em SP que pegamos chuva ... levamos 14 hrs pra percorrer 750 km , muito transito na rodovia e na volta levamos 10 hrs tb pegamos transito muito lento pra subir a Serra do Cafezal ...
O Marcão é gente fina mesmo , pena que não conheceu o cotovelo , mas é pq vc vai voltar com o engesa com pneuzão e vai até o topo do morro ... rs , agora que ja sabe o caminho é só a gente programar um fds ...
abs ... Edu
Ida e volta foram tranquilas, pois peguei o povo de sampa saindo e voltando em sentidos contrários.
Umas 8 horas pra ir, contando paradas e almoço na dutra e a volta eu nem contei pois para mos em penedo para rodar e almoçar...
Mas sai de SAP as 8:30 e chegamos as 18:30 em casa...
Foi de engesa ou tracker pra SC?
Abs
santistadoente
13/09/2010, 10:00
Ida e volta foram tranquilas, pois peguei o povo de sampa saindo e voltando em sentidos contrários.
Umas 8 horas pra ir, contando paradas e almoço na dutra e a volta eu nem contei pois para mos em penedo para rodar e almoçar...
Mas sai de SAP as 8:30 e chegamos as 18:30 em casa...
Foi de engesa ou tracker pra SC?
Abs
Pelo visto foi tudo bem na viagem,graças a Deus!
Vai para Minas, ai cervejaremos:mrgreen:
Abraço!
Já que vocês não atualizam o tópico, seus preguiçosos, vou fazê-lo:
Como o motor ainda não foi montado, vou catando os periféricos dele:
sindrome de jaque:
Jáque precisaria trocar os bicos.....
-Chegaram os bicos Fratteli-bosio (italianos) com 20% a mais de vazão.
Jáque trocarei os bicos...
-Turbina GT2056V VNT (TGV) da Nissan frontier 2010....
Intercooler e radiador serão doados do caminhão VW 8-150
Meu consultor para o motor foi o colega Sérgio Augusto, que além de me ajudar diretamente na compra dos bicos especiais (em breve ele abrirá um tópico sobre os bicos, com relatos, onde comprar e etc), me orientou (e continua orientando) quanto a turbina, intercooler e afins.
Obrigado mesmo, Serjão, pela boa-vontade, paciência e dedicação em ajudar o amigo burrinho aqui!
Daqui a pouco as fotos....
CAVESO!
Apesar da encheção de saco, esse quebra cabeça vai ficar muito bom!!!!!
Continua firme ai!!!!
Abraços.
Kim.
estyvybeykr
09/11/2010, 20:23
Rapaz o dono desse topíco é realmente muito preguiçoso, alem de não terminar a reforma do Engesão, ainda não dá noticias do que não foi feito, o moço mais parece Baiano que Mineiro.
Turbina GT2056V VNT (TGV) da Nissan frontier 2010....
Caveso, essa turbina é de motor da NISSAN?
Tem muita adaptação no sprint?Ele não tem controle eletrônico?
tem fotos?
Abraços
Sim, Zepi, é dá nissan.
Não sei se tem muita adaptação ainda pois a turbina ainda não chegou..rss
Fotos assim que chegar...se não vier um tijolo no lugar dela na caixa..rs
Ah positivo...hehehe!
Muito caro???
Já tinha pensado na da NIssan ou da ranger...
Mas agora que vc comprou vou aguardar suas fotos....
Abraços
A turbina está novinha conforme o vendedor me passou.
Nada de folga no rotor que roda com aquele "pesinho" das turbinas novas.
Zerada mesmo!
Agora é ver se a bicha (ui) é boa de serviço..rss
Opa Caveso!
Mais uma peça desse imenso quebra cabeças!
Parabéns pela perseverança!
Abraços.
Kim.
Valeu mestre Kim!
A passos de lesma a coisa está andando................ pra trás...rss
Em contra partida....
Até o final deste mês, estará indo para a elétrica.
Amanhã pinta o interior, e depois, por fora!!!
Então, no FDS, churras para o pessoal + montagem!!!
Abraços.
Kim.
Maravilha de notícia!
Fotos, muitas fotos!
1- Bolachas BF MUD KM2 com rodas Mangels kombat 15x8...
2- Ao lado de um BF AT 33 (que será recapado com VJ 910 para estepe).
3- Os 4 esperando pelo motor...rsss
São 35 ou 37 polegadas??? muito bonito o conjunto... parabéns...
Caveso!
A segunda foto, parece o estepe do fuzila ao lado dos Maxxi, onde o 1o é 35 e o 2o. 38!
Caveso!
A segunda foto, parece o estepe do fuzila ao lado dos Maxxi, onde o 1o é 35 e o 2o. 38!
Se já estou achando o meu bruto demais, imagino o seu..rss
Abs
Se já estou achando o meu bruto demais, imagino o seu..rss
...
:shock: Credo gente, tem de menores que frequentam o fórum! Eu to fora! :odedo:
[]´s
Em tempo, ficaram bonitos mesmo esses pneus, hein? :palmas:
lmaimone
23/11/2010, 10:03
Caveso!
Estou com esse problema também.
Estou usando os maxxis 37 e o estepe 33
Oxe uso 37 e o step é um 215/80/15 hueahueahea =x
Abraços,
Salviano
23/11/2010, 21:29
Caveso....tudo bão né? sinto que ocê entusiamou um pouco...Vamu faze o seguinte, ce me vendi os 4 porque eu comprei 1 pra o step, lembra que quase fiquei capenga? lá em Conservatória? No engesa tenho os 35 o estepe era 255 x 75 x 15, quando fui premiado com um "grampo de cerca" no pneu trazeiro se o remendo não desse certo (se o furo fosse maior) ia ficar capenga.
Esses pneus que vc comprou, "cê num vai usar mesmo"...até o "YELLOW" fica pronto, esses pneus já RESSECARAM, JÁ PERDEU A VALIDADE...E VC PERDEU DINHEIRO, aceita a proposta?....
Uma fotinha pra relembrar....Um abração e até a próxima. Salviano
paje_tapuya
24/11/2010, 02:03
Ô peneuzada bonita! Tô com 3 33" p recapar aqui...
Marcelo R. A. da Cunha
03/12/2010, 14:43
Caro Sr. Caveso
Favor não postar mais nada neste tópico até eu terminar de ler as 33 páginas que preciso para chegar e esta msg.
Atenciosamente
Marcelo
:mrgreen:
Marcelo R. A. da Cunha
03/12/2010, 15:36
Ok pode continuar agora!!!!!
:rolleyes:
:pipoca:
:mrgreen: