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Ver Versão Completa : ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine



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Joao Baeta
22/09/2009, 19:19
:arrow: antes do Azul :odedo:
:arrow:Ih... Yellow ficarás por 1 ano na oficina... fazendo ajuste finais!!! :odedo:

Kim
27/09/2009, 10:20
Opa CAVESO!

Sobre a relação do diferencial, vamos aos meus conhecimentos empíricos.

Quando com 16 anos, coloquei um motor de opala em meu chevette.
Ficou muito bom, mais extremamente com a relação curta.
Comecei uma pesquisa, onde descobri que a relação do diferencial do chevette automático é 30% mais longa que a original.

Atualmente, o Gnecchi colocou o CA em seu engesa, onde teve que passar para 9x44 (4,88), pois ficou extremamente longa a relação, tanto que a última marcha demorou bastante para engrenar, isso usando pneu 33", que interfere diretamente no conjunto de relação (cambio/diferencial)

Partindo do exposto acima, vejo que o motor que tem, no seu veículo original, usa a 11x45 (4.09), então, poedrá usar a 11x41 (3.72), dependendo do pneu que usar, pois se aumentar o diâmetro, começará a ficar muito longo.
Um outro ponto com relação a a esta última, seria a reposição, que um pouco mais difícil.

Na minha opinião, estude os veículos originai.
Relacione eles em relação ao cambio.
No meu caso, acabei descobrindo a diferença de 30% do manual para o automático.
Veja o opala, ou qualquer outro veículo.
Lembrando que fará um uso mais severo.
Se ficar longo, terá um aquecimento maior do cambio.

Então, mantenha a 9x44, teste "in loco", ou parta para uma 11x45 ou 11x47 (4.27) - S10 2.2 buldog.

Sobre o Dr. Guilherme, logo ele se pronunciará.

Abraços.

Kim.

CAVESO
27/09/2009, 11:02
:arrow:Ih... Yellow ficarás por 1 ano na oficina... fazendo ajuste finais!!! :odedo:

Ainda assim voltará à ativa antes do Azul.....:odedo:

CAVESO
27/09/2009, 11:06
Então, mantenha a 9x44, teste "in loco", ou parta para uma 11x45 ou 11x47 (4.27) - S10 2.2 buldog.

Kim.

Valeu, mestre Kim!

Como não há ninguém rodando ainda com configuração igual à minha, vou testar "in vivo" pra ver como ficará.

Se precisar trocar eu consulto os feras (incluindo vc) aqui do fórum...

abs

Eduardo Valaretto
29/09/2009, 23:56
Valeu, mestre Kim!

Como não há ninguém rodando ainda com configuração igual à minha, vou testar "in vivo" pra ver como ficará.

Se precisar trocar eu consulto os feras (incluindo vc) aqui do fórum...

abs

Considerando que a curva de torque/potencia do seu motor é muito similar a do opala 6 cilindros posso te passar minha experiência. Tenho uma camper automática com ZF e pneus 31, a relação é 4,88 e o conjunto é bem equilibrado, acera bem e atinge quarta marcha ao redor dos 75 km/h. A 120 km/h a rotação está por volta (contagiros original) de 3000 rpm, nunca fui alem de 135 km/h (no gps) mas o motor já mostra sinais de que está no limite aceitável de giros.

Abração e sucesso na empreitada (estou me baseando na sua saga para trocar meu motor por um sprint).

CAVESO
30/09/2009, 00:16
Grande Valareto,

É uma honra partilhar de seus ensinamentos, logo vc, um grande incentivador e motivador deste projeto. Você foi o primeiro a falar da possibilidade de untar um sprint 2.8 com o zf4hp22 e desde que o li, jamais parei de pensar na possibilidade!

Não me recordo, mas sua camper (umas da raras automáticas de fábrica) é 4x2 ou 4x4? Caso seja 4x4, qual t-case ela utiliza?

Seu relato reforça a idéia que tenho de deixar a relações originais e testar pra ver como fica.

Abração e obrigado pela visita!

Eduardo Valaretto
02/10/2009, 21:55
Tudo bem Caveso?

Vejo que vc foi bem mais rápido que eu no projeto, mas tive alguns problemas de ordem financeira e tive de adiar os meus.
Mas já voltamos para a ativa (ar duplo na camper 2portas, freio de hilux, etc...).

A 4 portas é 4x2, mas já está com eixo dianteiro para 4x4, freio de bandeirantes e hoje deve estar ficando pronto o flutuante na traseira (Marcelo Buchli) com carçaca de engesa/camper e semieixos do troller.
A próxima etapa é a TC, já comprei uma de hilux por engrenagem e usarei a flange do Marcel da equipeminas.
Acho que até o fim do ano estou com ela traçada e reduzida, aí fica faltando só mesmo o MWM, mas como quero comprar zero preciso ir enchendo o cofrinho, ficará para o ano que vem.

Posto pouco, mas pelo menos uma vez por mês venho ver como anda o yellow.

Serviço está ficando de primeira, parabéns.

Quando tiver mais novidades posto aqui.

Abração.

CAVESO
03/10/2009, 00:47
Fala Valaretto, estou melhor do que mereço e você?

Mesmo com problemas financeiros, vou tocando o projeto devagar, devagarinho...rsss

Depois de refeito o rombo no orçamento provocado pelo atual upgrade, partirei para flutuar o eixo traseiro.

Poderia dar mais detalhes sobre o híbrido engesa/troller.

O Marcelo é mecânico ou quem produz as peças?

Obrigado por mais uma visita e volte sempre!

Abração

Eduardo Valaretto
03/10/2009, 23:17
Pois é Caveso, estou igual a vc, devagar e sempre. Como sabe tenho três brinquedos e nenhum carro convencional então cada hora estou inventando algo em um deles, mas por outro lado o processo fica mais lento já que tenho que dividir a atenção.

Outra coisa que não admito é carro parado por muito tempo, faço alterações pequenas e rápidas e quando é algo de maior envergadura vou comprando aos poucos e só paro o carro com tudo não mão. Os três são velhinhos mas 100 % operacionais.

Marcelo é um engenheiro mecânico da MWM especialista em adaptações de motores diesel (trabalha inclusive nas montadoras em novos projetos), trabalhou alguns anos na DANA e monta diferenciais como ninguém. Foi o idealizador do eixo traseiro do troller e dos eixos dos trollers que foram para o Dakar. O cara não é fraco, meticuloso e competente, mas só trabalha na oficina após o expediente na MWM então tem de ter paciência.
Além de um bom mecânico é ótima pessoa e já nos tornamos amigos.

Quanto ao flutuante na traseira a idéia surgiu do próprio Marcelo, considerando a qualidade dos semi-eixos do Troller e a manutenção da carçaca do eixo antigo (sem necessidade de enchertos e soldas mil). Foi necessário fazer uma flange e o eixo ficou ligeiramente mais largo (algo em torno de 3 cm). Infelizmente esse eixo está sendo colocado na 4 Portas que roda muito pouco, se fosse na duas portas poderia até mesmo fazer teste de longa duração (essa roda bem), mas conhecendo o Marcelo dificilmente o serviço ficará nota inferior a 8.

A dúvida está no freio traseiro, estou usando as pinças do dianteiro - Kombi (o que sobrou) e receio ter problemas de travamento (solucionável) . O freio de serviço ainda será adaptado na própia TC.

O eixo deve estar pronto ainda essa semana, mas não pegarei o carro pois fará outros serviços (instalação da TC, coifa no radiador, revisão dos suportes da bomba da DH e do alternador, conserto do radiador, etc...).

Talvez antes do MWM esperimente uma injeção (provavelmente megasquirt).

Quando tiver novidades posto aqui.

Abração.

Luca
04/10/2009, 21:40
Mais uma pecinha do quebra-bolso, ops, digo, quebra-cabeças: t-case hilux por engrenagens.... Caro CAVESO,
Eu montei um lindo conjunto motor V6 Ford Ranger, caixa Clarck 5 marchas e CT Hilux, no ViraLatas. Puxa, como ficou lindo, só que não coube. Sobraram 40cm para o cardã traseiro. Desmanchei tudo e comecei do zero, de novo.
Dá uma olhada nas fotos que postei no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=617129&highlight=ranger#post617129 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=617129&highlight=ranger#post617129)

Você já viu montado num Engesa o conjunto que você está preparando?

[]´s

CAVESO
05/10/2009, 00:42
Você já viu montado num Engesa o conjunto que você está preparando?

Luca,

O Edu merege usa motor gm 6 bocas + zf4hp22 + t-case willys num engesa fase I. Ficou com um cardã minusculo mas deu pra rodar.

O Gnecchi usa gm 6 bocas injetado + zf4hp22 + t-case hilux num engesa fase III. Ficou com um cardã pequeno também, mas rodando numa boa.

Pelas medições que fiz, levando em consideração a flange do Marcel, o conjunto ficaria 30 cm maior que o original. Mas como dá pra chegar o conjunto 20 cm pra frente (espaço entre o radiador e o painel frontal), eu perderia 10 cm de cardã.

Como farei a flange em casa, tentarei ganhar uns 5 cm nela e mais uns 5 retirando a hélice e colocando ventoinha compacta.

Em tese manteria o cardã no tamanho original, que acho até grande.

Com uma vantagem em relação ao seu caso: a bola do dana 44 engesa no fase II é central....

Espero estar certo...rsss

Abração e valeu!

Zepi
05/10/2009, 07:57
Caveso, tenta encontrar a reduzida da discovery.
Ela sai original com esse câmbio, e sai para o lado do passageiro.
Não sei se internamente altera algo, mas a carcaça acho que encaixa certinho.
De repente aí na sua região seja mais fácil...aqui no RS...tá foda!

Abraço

CAVESO
05/10/2009, 11:02
Zepi,

Por aqui é 10 vezes mais dificil achar do que aí.

Pra você ter uma idéia: na minha cidade tem uma defender 110 e umas 2 freelanders dessas novas, que parecem caixotes...

E além do mais já comprei a t-case hilux, a luva estriada e a placa de aluminio para fazer a flange.

Estou só esperando chegar para soldar tudo...

Zepi
05/10/2009, 11:28
Beleza então!
Eu vou usar a original, até encontrar uma de disco.
Abraço

CAVESO
05/10/2009, 11:52
Zepi,

O Afonso tinha uma dessas pra vender...

Vendo aquelas fotos que você me mandou, pareceu-me que a t-case é bem comprida, e, como meu espaço é bem limitado, seria um problema também.

Além do custo mais elevado, dificuldade de peças e o fato de ter que rodar em 4x4 full, o que não me agrada muito a idéia...

Mas como vc tem espaço de sobra aí na Lu, seria uma opção "original", sem quase nada para adaptar...

Eduardo Valaretto
05/10/2009, 23:17
Caveso, não tenho certeza mas pelo seus últimos posts vi que está querendo tirar a hélice do motor e utilizar uma elétrica, é isso?

Se for isso acho melhor repensar na idéia visto que o deslocamento de ar do melhor ventilador elétrico que conseguir é mediocre comparado ao proporcionado pelo motor.
Pense bem antes de montar o motor no chassis para depois não ficar sem espaço para recolocar a hélice do motor.

Abração.

CAVESO
05/10/2009, 23:36
Valaretto,

A idéia de usar um eletroventilador seria um plano B, caso o conjunto ficasse muito próximo ao eixo traseiro...

Mas se eu conseguir chegar o motor bem para frente como imagino e diminuir um pouco na flange como planejado, dará para usar a hélice viscose tranquilamente.

Eu também prefiro a ventilação mecânica..

Valeu!

Zepi
06/10/2009, 07:33
Zepi,

O Afonso tinha uma dessas pra vender...

Vendo aquelas fotos que você me mandou, pareceu-me que a t-case é bem comprida, e, como meu espaço é bem limitado, seria um problema também.

Além do custo mais elevado, dificuldade de peças e o fato de ter que rodar em 4x4 full, o que não me agrada muito a idéia...

Mas como vc tem espaço de sobra aí na Lu, seria uma opção "original", sem quase nada para adaptar...

Bem, não acho ela mais comprida que a t-case hilux.
Ela é bem comprida na saída do cardã dianteiro, mas naquele ponto não inlfui no comprimento do conjunto.
Por que você não gostou da idéia de andar sempre em 4x4?
Vejo o pessoal das ranger, mesmo sem diferencial central engatando o 4x4 hight em dia de chuva pra ter mais estabilidade...imagine com dif. central...
Bem é minha idéia ficar com um conjunto que apresente o mínimo de gambiarras possível.

Abraço

CAVESO
06/10/2009, 13:04
Zepi,

Eu (e a torcida do flamengo) também prefiro lançar mão do mínimo possível de gambiarras.

O problema que vejo nessa t-case de discovery é o preço elevado e a dificuldade de encontrar peças de reposição quando necessário. Nunca vi uma dessas de perto, muito menos aberta pra ver como é, mas tradicionalmente as peças de Land são um absurdo de caro...

Se vale de comparação: a t-case de hilux que comprei veio com alguns rolamentos enferrujados. Fui procurá-los e são rolamentos comuns de esferas. Comprei rolamentos originais de primeira linha por 30,00 a 40,00 cada e em qualquer loja de rolamentos tem. Os de agulhas são mais complicados de achar, mas nada muito difícil...

Além da facilidade de se alterar relações de redução (Trail Gear nos EUA tem tudo que você precisar dessas caixas e o Marcel faz muita coisa dela por aqui).

E tem uma outra coisa: nunca vi uma caixa dessas de perto e não sei se ela é mesmo PNP no zf 4hp22 do opala. Será que encaixa sem adaptação alguma? Como não sei e nem achei nada sobre, não investiria grana numa caixa dessas sem saber...

Esses foram os critérios que utilizei para escolha.

Mas sem dúvida alguma deve ficar bem bacana essa t-case na zf, caso seja PNP..

Espero que vc encontre uma rápido para tirar minhas dúvidas e quem sabe me fazer mudar de idéia a tempo, antes de colocar tudo no jipe..rsss

Sobre andar em 4x4 full: é uma discussão longa e complexa (aqui no fórum tem muita coisa sobre), mas pra concluir, não há evidências científicas de que uma picape ou jipe tenha mais estabilidade em 4x4 em dias chuvosos do que em 4x2. Depende de uma séria de fatores para cada caso...

Abração

Zepi
06/10/2009, 14:56
Zepi,

Eu (e a torcida do flamengo) também prefiro lançar mão do mínimo possível de gambiarras.

O problema que vejo nessa t-case de discovery é o preço elevado e a dificuldade de encontrar peças de reposição quando necessário. Nunca vi uma dessas de perto, muito menos aberta pra ver como é, mas tradicionalmente as peças de Land são um absurdo de caro...

Caveso, em que sentido ela é cara?
Essa é a mesma das land rover...muda pouca coisa...

Se vale de comparação: a t-case de hilux que comprei veio com alguns rolamentos enferrujados. Fui procurá-los e são rolamentos comuns de esferas. Comprei rolamentos originais de primeira linha por 30,00 a 40,00 cada e em qualquer loja de rolamentos tem. Os de agulhas são mais complicados de achar, mas nada muito difícil...

Rolamentos de agulha..sei não...até na caixa willy têm desses...

Além da facilidade de se alterar relações de redução (Trail Gear nos EUA tem tudo que você precisar dessas caixas e o Marcel faz muita coisa dela por aqui).


isso com certeza!Infinidade de coisas!

E tem uma outra coisa: nunca vi uma caixa dessas de perto e não sei se ela é mesmo PNP no zf 4hp22 do opala. Será que encaixa sem adaptação alguma? Como não sei e nem achei nada sobre, não investiria grana numa caixa dessas sem saber...



Também queria saber caveso...



Esses foram os critérios que utilizei para escolha.

Mas sem dúvida alguma deve ficar bem bacana essa t-case na zf, caso seja PNP..

Espero que vc encontre uma rápido para tirar minhas dúvidas e quem sabe me fazer mudar de idéia a tempo, antes de colocar tudo no jipe..rsss

Sobre andar em 4x4 full: é uma discussão longa e complexa (aqui no fórum tem muita coisa sobre), mas pra concluir, não há evidências científicas de que uma picape ou jipe tenha mais estabilidade em 4x4 em dias chuvosos do que em 4x2. Depende de uma séria de fatores para cada caso...



pois é...já vi essa discussão...mas pior acho que não fica...



Abração



Afinal, você já viu ou não uma caixa dessas?já que disse ser caro e tal..

Abraço

CAVESO
06/10/2009, 15:47
Afinal, você já viu ou não uma caixa dessas?já que disse ser caro e tal..

Zepi,

Eu nunca vi uma dessas de perto e de longe vi só aquelas fotos que vc me mandou.

Sobre ser cara: lembro que quando vi uma a venda, estava por 3.500,00 :shock:

Dá pra comprar 2 de hilux e mais um kit de alavancas do Marcel.

Nunca tive Land, mas o povo diz que as peças são bem caras, não é fato? :pensativo:

E tem um detalhe que me esqueci: essas t-cases hilux estão mais do que testadas e aprovadas pelos gringos que usam dela em RC e outras provas hardcore, com possibilidades de redução e de usar dual....

Mas continuo torcendo pra vc encontrar a sua e desmontar pra gente ver como é e o principal: se é pnp no zf do opala.

Abração

CAVESO
06/10/2009, 17:12
Zepi,

Achei essas fotos no google e parece que a furação da face da t-case é bem diferente da carcaça do CA.

A luva interna da t-case que não deu pra ver se as estrias são parecidas.

Provavelmente deve haver uma flange entre a t-case e o CA ou a carcaça do 4hp22 que sai na land é diferente do opala.

Zepi
06/10/2009, 18:14
Tem uma outra carcaça sim..tem nas fotos que te enviei..
Agora me interessou...onde encontro esse t-case hilux?Duas por menos de 3500, onde?Sempre que vejo a venda estão por mais de 2000,00 sem contar a a tal flange...
Veja bem minha conta:
Um t-case hilux 2000( prelo que vi aqui no fórum) + uma flange do marcel nem lembro quanto tá custando, mas acho dá mais do 3500...se a da land fo pnp beleza...e as que eu ache estavam por menos de 3500( tbm achei caro).


Abraço

Zepi
06/10/2009, 18:16
Zepi,

Dá pra comprar 2 de hilux e mais um kit de alavancas do Marcel.


Abração

Esqueci das alavancas...nossa quero saber onde é esse brique caixas...só vejo acima de 2000 reais...


Abraço

CAVESO
06/10/2009, 18:26
Paguei 1.200,00 na minha, mas precisando trocar rolamentos e retentores (além do kit de alavancas que custa 350,00).

Tem um desmanche aqui na cidade que chegou (depois que comprei a minha :parede: ) uma hilux 1998.

O cara falou em 1.600,00, mas por 1.500,00 ele deve vender.

Abração

CAVESO
06/10/2009, 18:35
Tem uma outra carcaça sim..tem nas fotos que te enviei..

Naquelas fotos que vc me mandou não consegui ver a parte da frente da t-case.

Tem outras fotos dessa carcaça intermediária aí?

Eduardo Valaretto
06/10/2009, 22:26
Caveso e Zepi lembro de ter procurado na net há muito tempo sobre essa tc, pois se fosse pnp seria sopa no mel. Na época consegui encontrar o manual da caixa de cambio em um site gringo e pelo que pude perceber embora a caixa fosse uma ZF sua carcaça era diferente na parte traseira e não era flange, o acoplamento era direto com a tc.

De qualquer forma faz muito tempo e não lembro direito, mas lembro que abandonei a idéia, principalmente porque acho que o desgaste no eixo dianteiro (semi eixo / anel de suporte) seria muito grande andando em 4x4 fulltime (estou sempre levando em conta minha kilometragem usual -várias dezenas de milhares de km/ano).

Abração.

Luca
06/10/2009, 23:31
... Pelas medições que fiz, levando em consideração a flange do Marcel, o conjunto ficaria 30 cm maior que o original. Mas como dá pra chegar o conjunto 20 cm pra frente (espaço entre o radiador e o painel frontal), eu perderia 10 cm de cardã. ... Ok, véio. Vejo que cê fez a lição de casa. Então vai dar certo. Abração:concordo:

CAVESO
06/10/2009, 23:34
mas lembro que abandonei a idéia, principalmente porque acho que o desgaste no eixo dianteiro (semi eixo / anel de suporte) seria muito grande andando em 4x4 fulltime (estou sempre levando em conta minha kilometragem usual -várias dezenas de milhares de km/ano).

Concordo plenamente, Valaretto!

Acho um grande desperdício de tudo (pneus, combustível, rolamentos, diferenciais e outras partes rodantes) rodar em 4x4 full.

Lembro de quando comprei meu engesa e abri meu dana 30 dianteiro zerado, como se nunca tivesse rodado (e de fato nunca deve ter rodado em 4x4 pois o jipe era fumacê da FUNASA), graças à alavanca interna....rsss

CAVESO
06/10/2009, 23:39
Ok, véio. Vejo que cê fez a lição de casa. Então vai dar certo. Abração:concordo:

Rezando todas as noites para que Santo Antônio dos Cardãs permita que isso aconteça, amigão! :mrgreen:

Zepi
07/10/2009, 08:53
Caveso e Zepi lembro de ter procurado na net há muito tempo sobre essa tc, pois se fosse pnp seria sopa no mel. Na época consegui encontrar o manual da caixa de cambio em um site gringo e pelo que pude perceber embora a caixa fosse uma ZF sua carcaça era diferente na parte traseira e não era flange, o acoplamento era direto com a tc.

De qualquer forma faz muito tempo e não lembro direito, mas lembro que abandonei a idéia, principalmente porque acho que o desgaste no eixo dianteiro (semi eixo / anel de suporte) seria muito grande andando em 4x4 fulltime (estou sempre levando em conta minha kilometragem usual -várias dezenas de milhares de km/ano).

Abração.



Vamos ver...não sei que t-case você procurou, mas da disco que quero tem flange sim.
tenho até uns arquivos e mpdf que mostram ela..não sei se consigo postar aqui, vou tentar pelo paint.
Só acho que teria de alterar o eixo que parece ter estria diferente...

Zepi
07/10/2009, 09:36
Tirei mais ou menos...
Estas imagens estão no maual da disco.

Abraço

Zepi
07/10/2009, 09:43
Tirei mais ou menos...
Estas imagens estão no maual da disco.

Abraço

Zepi
07/10/2009, 11:22
Concordo plenamente, Valaretto!

Acho um grande desperdício de tudo (pneus, combustível, rolamentos, diferenciais e outras partes rodantes) rodar em 4x4 full.





Pois são dúvidas que também tenho...
Levando o diferencial dianteiro inerte haverá desgaste também.
Acho que por esse motivo que as atuais pick ups e SUVs não o possuem mais.
E quanto aos eixos, o força é dividida entre os dois, não?
Assim havendo uma compensação entre o dianteiro e o traseiro.
Ideal seria a opção de desligar o "full".

Abraço

CAVESO
07/10/2009, 11:34
Pois são dúvidas que também tenho...
Levando o diferencial dianteiro inerte haverá desgaste também.

Estando em 4x2 e roda livre desligada, só haverá desgaste dos rolamentos do cubo. O resto fica paradinho, paradinho....

Zepi
07/10/2009, 11:56
Concordo Caveso,
mas se em "full" o força se dividir , na minha opinião compensa, pois suavisa o diferencial traseiro.
..acho que a espina do cardã dianteiro vai ter menos desgaste, pois andando sempre em 4x2 ela se vai bem mais rápido.


Vamos no vai dar...
Abraço

CAVESO
07/10/2009, 12:06
Eu penso que a distribuição de forças jamais será homogênea, pois as condições de piso, tração e outras variáveis atuarão sempre.

É por isso que tem que haver um diferencial central: para compensar essas variações.

E no meu caso: com dana 30 na dianteira, esse eixo menor sempre levaria mais tinta...rssss

Zepi
07/10/2009, 14:12
Eu penso que a distribuição de forças jamais será homogênea, pois as condições de piso, tração e outras variáveis atuarão sempre.

É por isso que tem que haver um diferencial central: para compensar essas variações.

E no meu caso: com dana 30 na dianteira, esse eixo menor sempre levaria mais tinta...rssss

Mas diferencial central tem outra finalidade...a mesma do diferencial do eixo: compensar as diferenças de rotação entre os eixos dianteros e traseiro.

Também nem sei se vou conseguir testar esse conjunto...


ABraço

CAVESO
07/10/2009, 15:46
Mas diferencial central tem outra finalidade...a mesma do diferencial do eixo: compensar as diferenças de rotação entre os eixos dianteros e traseiro.


E não foi isso que eu disse acima? :roll: :mrgreen:

Zepi
07/10/2009, 15:58
Bem, eu entendi que você disse que compensa forças... :pensativo:
A compensação é na diferença de rotação...

Claro que não exatamente 50%...Hora mais no dianteiro, hora mais no traseiro...


Abraço

Zepi
07/10/2009, 19:41
Achei uma foto melhor...nessa aparece a flange.

Abraço

FIDELIS
07/10/2009, 20:05
Estando em 4x2 e roda livre desligada, só haverá desgaste dos rolamentos do cubo. O resto fica paradinho, paradinho....





Tive uma band 91/91 curta com roda livre, e rodava 95% em 4x2, rodei + de 150mil km com ela, nunca troquei uma cruzeta traseira, troquei neste período umas 6 na dianteira, pois com o cardã dianteiro parado as cruzatas ficam martelando provocando assim folgas nas mesmas, mesmo mantendo todas lubrificadas com boa graxa a cada 3mil km.


Abs

CAVESO
07/10/2009, 22:16
Achei uma foto melhor...nessa aparece a flange.

Abraço

Bacana essa flange, hein?

Se achar uma t-case com essa flange dá uma adaptação bacana.

A minha flange para a t-case hilux ficará do twamanho dessa, mais ou menos.

Mas o que eu mais gostei foi desse carter maior: deve ajudar bem na temperatura do CA.

Valeu!

CAVESO
07/10/2009, 22:18
Tive uma band 91/91 curta com roda livre, e rodava 95% em 4x2, rodei + de 150mil km com ela, nunca troquei uma cruzeta traseira, troquei neste período umas 6 na dianteira, pois com o cardã dianteiro parado as cruzatas ficam martelando provocando assim folgas nas mesmas, mesmo mantendo todas lubrificadas com boa graxa a cada 3mil km.


Abs

Bem lembrado, Fidelis!

O martelamento detona mesmo as cruzetas!

Abração!

Zepi
08/10/2009, 00:36
Bacana essa flange, hein?

Se achar uma t-case com essa flange dá uma adaptação bacana.

A minha flange para a t-case hilux ficará do twamanho dessa, mais ou menos.

Mas o que eu mais gostei foi desse carter maior: deve ajudar bem na temperatura do CA.

Valeu!

também achei interessante e preocupante...se num utilitário é usado este tipo de c[arter, deve ter um motivo..se contar que aumante aconsideravelmente a quantidade de óleo no circiuto.

Abraço

fugger
08/10/2009, 08:43
também achei interessante e preocupante...se num utilitário é usado este tipo de c[arter, deve ter um motivo..se contar que aumante aconsideravelmente a quantidade de óleo no circiuto.

Abraço

Concordo, mas a maneira mais fácil de conter a temperatura do óleo é aumentando a quantidade que fica "em espera" no cárter... O Walnei teve um problema com o CA do Porcão albino, provavelmente por causa da altura do radiador em relação ao CA.

Vc sabem se há um limite de distância e/ou altura entre o CA e o radiador, ou se é necessária alguma válvula para conter o refluxo do radiador para o CA quando o motor está desligado?

[]´s preocupados com isso

Zepi
08/10/2009, 09:06
Concordo, mas a maneira mais fácil de conter a temperatura do óleo é aumentando a quantidade que fica "em espera" no cárter... O Walnei teve um problema com o CA do Porcão albino, provavelmente por causa da altura do radiador em relação ao CA.

Vc sabem se há um limite de distância e/ou altura entre o CA e o radiador, ou se é necessária alguma válvula para conter o refluxo do radiador para o CA quando o motor está desligado?

[]´s preocupados com isso

Olá Fugger!
Cara você tocou num ponto importante...o que aconteceu co o Walnei?
Sei que no opala o radiador fica bem baixo no parachoque, acho que não fica mais alto que o câmbio.
Qual o problema do refluxo?


Abração

fugger
08/10/2009, 09:10
pelo que li no tópico do porcão, parece que ao deixar o motor desligado parte do óleo do radiador voltava ao CA (refluxo)... quando ligava o motor novamente o"excesso" de óleo no carter do CA era expelido pela vareta do óleo... resultado: o CA ficou com pouco óleo...

[]´s

CAVESO
08/10/2009, 13:35
Se o radiador ficar mais alto que a vareta de óleo corre-se esse risco mesmo.

Vou tentar instalar o meu o mais baixo e perto do CA possível...

Marcelo R. A. da Cunha
10/10/2009, 23:22
Brinquedo novo Caveso??
Olá Geraldo e Carlos

Ai vão nº de remessa.

SO878820226BR Geraldo SEDEX

EC809654761BR Carlos Pão DuroAssumidoCaveso
Abraços

Kiko
:mrgreen:

Depois me diz como ficou!

CAVESO
11/10/2009, 00:43
Brinquedo novo Caveso??
:mrgreen:

Depois me diz como ficou!

Marcelão,

Mais uma pecinha do quebra-cabeça-e-bolso chegando.....:dance:

Infelizmente não poderei passar impressões do tipo antes-e-depois, pois nunca andei num sprint antes...Se ficar melhor ou pior, acharei o máximo! :mrgreen:

Mas um amigo que tem uma s10 gostou de idéia do kit do kiko e talvez coloque na picape dele.

Se resolver mesmo, pedirei a ele para andar no carro pré e pós kit e digo o que achei.

Mas pelo que a galera do picapes GM tem dito, parece que o troço fica bão mesmo...

Adorei o PAC....:mrgreen:

Marcelo R. A. da Cunha
11/10/2009, 01:05
Marcelão,

Mais uma pecinha do quebra-cabeça-e-bolso chegando.....:dance:

Infelizmente não poderei passar impressões do tipo antes-e-depois, pois nunca andei num sprint antes...Se ficar melhor ou pior, acharei o máximo! :mrgreen:

Mas um amigo que tem uma s10 gostou de idéia do kit do kiko e talvez coloque na picape dele.

Se resolver mesmo, pedirei a ele para andar no carro pré e pós kit e digo o que achei.

Mas pelo que a galera do picapes GM tem dito, parece que o troço fica bão mesmo...

Adorei o PAC....:mrgreen:

Se não explodir tudo me avise!

:shock:



Sobre o PAC não pude perder a oportunidade.

:mrgreen:

Joao Baeta
12/10/2009, 01:28
:arrow:Está terminando de montar o Engesa?
Qnd vai ter o testes??? :pensativo:

CAVESO
12/10/2009, 10:46
:arrow:Está terminando de montar o Engesa?
Qnd vai ter o testes??? :pensativo:

João,

Estou aguardando a chegada do material para fazer a flange da t-case/CA e das peças do motor para deixar o conjunto pronto.

Daí é colocar tudo no jipe e começar os testes e ajustes...

E o Azul?

Joao Baeta
12/10/2009, 15:45
:arrow:Apanhei hoje.... Está tudo ok....
Só falta botar pneus......!
:concordo:

CAVESO
24/10/2009, 20:29
Tirando a poeira do tópico...

Placa de alumínio para fabricar a flange CA-CT

Semana que vem começo a entalhar à mão...:mrgreen:

CAVESO
07/11/2009, 19:41
A placa bruta acima foi recortada no facão e machado e já está bem parecida com uma flange :mrgreen:

Mas como nem tudo são flores na vida de Joseph Climber, o serviço parou pois a luva que eu achei (foto) aqui não confere com a estria eixo de saída do CA (um pelinho de tartaruga de diferença entre as estrias).

Sendo assim, precisarei frezar uma luva sob medida.

Alguém sabe de quem faça tal selviço?

PAULO TEREX
09/11/2009, 14:15
A placa bruta acima foi recortada no facão e machado e já está bem parecida com uma flange :mrgreen:

Mas como nem tudo são flores na vida de Joseph Climber, o serviço parou pois a luva que eu achei (foto) aqui não confere com a estria eixo de saída do CA (um pelinho de tartaruga de diferença entre as estrias).

Sendo assim, precisarei frezar uma luva sob medida.

Alguém sabe de quem faça tal selviço?
Fala , Caveso, começei a ler tua historia e é muito empolgante, sendo que passo a vida fazendo isso, mas com uma grande diferença eu mesmo não ponho a mão em nada, não sei e nem tenho paciencia e tempo, tenho q morrer nas mão de mecanico... o eduardo é q gosta acredito que seja muito gratificante e prazeroso, a satisfação depois é outra... parabens e quero ver essa maquina aqui na minha região pra gente poder da uns rolé...abração

CAVESO
09/11/2009, 14:37
Grande Paulo!

É uma honra receber a visita de um cara com a sua experiência em jipes e que tenha uma garagem cheia deles.

Eu trabalhei dos 13 aos 25 anos como mecânico de tratores e máquinas e hoje uso o que aprendi nos finais de semana como hobby.

Fazer eu mesmo é trabalhoso e di$pendio$o, mas, consequentemente, muito gratificante.

Apareça sempre que quiser e qualquer dia apareço na sua bela cidade para umas voltas com a Gaylera daí!

Meu abração!

SERGIO AUGUSTO
09/11/2009, 14:43
A placa bruta acima foi recortada no facão e machado e já está bem parecida com uma flange :mrgreen:

Mas como nem tudo são flores na vida de Joseph Climber, o serviço parou pois a luva que eu achei (foto) aqui não confere com a estria eixo de saída do CA (um pelinho de tartaruga de diferença entre as estrias).

Sendo assim, precisarei frezar uma luva sob medida.

Alguém sabe de quem faça tal selviço?
Fala Caveso!
Da uma pesquisadas nos LINKS:
http://www.metalfresa.com.br/pecas_case.htm (http://www.metalfresa.com.br/pecas_case.htm)
http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/aco_e_metais/E28E9RU8/engrenagens_conicas_coniflex_ltda___bsq_da_saude.h tml (http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/aco_e_metais/E28E9RU8/engrenagens_conicas_coniflex_ltda___bsq_da_saude.h tml)
http://www.fresadorahipoyde.com.br/index.html (http://www.fresadorahipoyde.com.br/index.html)
http://www.difresa.com.br/index.php?pagina=home (http://www.difresa.com.br/index.php?pagina=home)
Na DIFRESA(ultimo link), fale com a Luciane, gente fina, e na Coniflex, pede pra falar com o sr. Élio(não tenho certeza se é este o nome), é o cara que mais entende de engrenagens na CONIFLEX, tenho certeza que em um destes locais voce resolve a confecção de sua luva.
Abraço.

CAVESO
09/11/2009, 17:06
Esse Sérgio é uma verdadeira enciclopédia mecânica ambulante!

Valeu por mais uma dica, Serjão!

Nesse meio tempo em que postei aqui, alguns colegas aqui do próprio fórum ficaram de ver se conseguem fazer a luva.

Se não ser certo eu entro em contato com as empresas que passaste!

Obrigadão, amigo!

Zepi
13/11/2009, 13:54
Caveso,
Me explica essa história de luva?Não tem que mandar fazer, ou tem como encontrar pronta?

Abraço

Zepi
13/11/2009, 13:55
Ah, muito obrigado pela MP!

Abraço

CAVESO
13/11/2009, 14:07
Zepi,

Estou procurando por aqui pra ver se encontro alguma pronta ou, em ultimo caso, mandarei fresar uma sob medida.

Alexandre Souto
18/11/2009, 09:44
Bora sooooooooooooooo....

Que dia ki o pintinho amarelinho vai andar, KRAAAAAAAAAAaimmmmbaaa!!!!!!!!!!

huauhahuahuaa.....

Bjus espinhentos!!!!!

CAVESO
18/11/2009, 12:46
Vai andar no dia que você parar de me enrolar e me passar aquela parada!

Beijos nesse bigode lixento!

Alexandre Souto
18/11/2009, 19:16
Pô vei.....

Com o carro no plano, solte os freios e empurre o mesmo para adiante e verá que ele está andando...

Huhuuuuu...

Bjundinha!!!

CAVESO
19/11/2009, 01:29
Para de embromar e manda logo as fotos....

Beigodes

Zepi
19/11/2009, 08:31
olá Caveso, seu motor estava muito ruim?
Ou vai reformá-lo para ficar com tudo zero mesmo?
Apresse isso aí pra apostarmos corrida: Rural contra Engesa!

Yellow X Lucirene!

:odedo::odedo:


Abraço

CAVESO
19/11/2009, 13:03
Zepi,

Ele estava bom sim, mas como eu não tinha nenhuma referência de quantos km ele havia rodado, desmontamos para ver.

O defeito que tinha era só o rotor da bomba quebrado.

Mas como desmontei, resolvi balancear o eixo com volante + flex + conversor e refazer tudo, já que as peças originais do motor têm preços atrativos..

Assim fica tudo zerado e sei exatamente o que tenho em mãos...

Opa, a corrida tá de pé...rssss

abs

Zepi
19/11/2009, 14:36
Hehehe!"Vamo caí pra dentro"!
Abraço

CAVESO
19/11/2009, 15:20
Vamos cair é pra fora.........pra fora da curva....

Kim
19/11/2009, 23:05
Opa Caveso.

Mudando a prosa dos dois.

Conversa com o Samuka.

Te liguei, mais estava ocupado.

CAVESO
20/11/2009, 00:14
Estava na faculdade dando aulas, amigão!

Tô de cel novo. Passarei por MP!

Léo_Babiski
20/11/2009, 18:36
Caveso, condensador do ar S10 c/ MWM:
altura:40cm
espessura:3,5cm
comprimento: 70cm

Abs.

CAVESO
20/11/2009, 18:53
Valeu grande Léo!!!!!!

Com as medidas aqui e entrando em contato com o minerão!

CAVESO
08/12/2009, 20:57
Tirando a poeira do tópico:

1-Bucha centralizadora do conversor

2-Disco central

3-Rebaixei a cabeça do pino do conversor deixando tudo na mesma medida...

CAVESO
08/12/2009, 21:00
Próximo passo: esperar a luva estriada chegar (está sendo feita pela Enfer) para soldá-la da engrenagem de entrada da t-case e assimfinalizar a flange...

Alexandre Souto
08/12/2009, 21:52
o focuzinho da foto podia ser melhor eh...

mas ta bao, num ta lá estas ruindades nao.... hahahhaa....

abs cabeção!!!!

CAVESO
08/12/2009, 22:01
o focuzinho da foto podia ser melhor eh...

mas ta bao, num ta lá estas ruindades nao.... hahahhaa....

abs cabeção!!!!

Ahhhhhhhhhhh......só na primeira foto não ficou legal.....

E olha que as três fotos foram tiradas do mesmo modo...rsss

Zepi
09/12/2009, 08:05
CAVESO, mandou um modelo para ENFER?
Desenho?

Como transmitiu a eles todos os detalhes da peça?

Abraço

CAVESO
09/12/2009, 11:27
Zepi,

Viu nas fotos como retirei aquela cabecinha do pino e deixei ele todo da mesma medida?

Meu medo era de ser uma camada fina e vazar...mas tem muito material ali...

Sobre a luva: não sei desenhar nem casinha de frente!

Mandei a luva original do ZF e as medidas externa e de comprimento e pronto!

O porém é que não não mandei o eixo e poderá dar alguma diferencinha nas estrias...

Rezando aqui....rssss

Semana que vem ficará pronta e chegando tiro fotos.

Zepi
09/12/2009, 14:07
Zepi,

Viu nas fotos como retirei aquela cabecinha do pino e deixei ele todo da mesma medida?

Meu medo era de ser uma camada fina e vazar...mas tem muito material ali...

Tinha pensado nisso, mas achei não ser necessário...
Mas com certeza fica melhor com ela toda ne mesma medida.
Já tirarem todo esse eixo...hehehe
Sobre a luva: não sei desenhar nem casinha de frente!

Mandei a luva original do ZF e as medidas externa e de comprimento e pronto!

O porém é que não não mandei o eixo e poderá dar alguma diferencinha nas estrias...


Como moro "perto" vou levar um modelo pra eles copiarem e aço especial.

Vou soldar o original da zf com a ponta do entalhado willys e pedir para copiarem...
Depois de temperado, revenido é complicado calibrar o eixo...:pensativo:
Rezando aqui....rssss
Semana que vem ficará pronta e chegando tiro fotos.



Boa sorte!:mrgreen::mrgreen:

Abraço

Alexandre Souto
16/12/2009, 01:32
Bigodudo é o pai dos seus filhos rapaizzz!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Bjunda e bom dia minha velha amiga!!!!!

estyvybeykr
16/12/2009, 19:01
Adoro ler os topícos de vcs duas por que é tanto amor e carinho no meio da graxa, ops.

Alexandre Souto
16/12/2009, 19:34
KKKKKKKKKKKKKKK

O amor é lindo, cheio de graxa e sujo de lama intaummm... okakijaijoaijoasiksakasjsduiisu.....

VC HEM ESTEBÃNNNNN!!!!!!!!

Abraços e balaços amores!!!!!

CAVESO
17/12/2009, 00:28
Suas pervertidas!!!!!!!!!!!!! :mrgreen:

Zepi
18/12/2009, 09:19
E ae Caveso!
Notícias do eixo?

Estou esperando o kit prolong pra pegar as medidas do alongador rosqueado...só depois vou manda fazer o eixo..espero que não demorem...pois isso vai atrasar todo o resto!

Abraço

CAVESO
18/12/2009, 16:53
Zepi,

Não tive tempo esses dias de levar o eixo novamente e implorar à retificas para balanceá-lo.

Semana que vem a luta continua e com a luva estriada em mãos para flangear t-case e CA.

Vamo que vamo!

Zepi
18/12/2009, 18:29
Caveso, perguntei sobre o eixo que vai fazer aqui no sul...

Quando vai pegar?Quero saber se eles são demorados...

Abraço

CAVESO
18/12/2009, 20:31
Zepi, não mandei fazer eixo e sim uma luva estriada...

Fizeram rapidão, o que demora mais é o frete.

Zepi
18/12/2009, 20:53
Quanto tempo levou?

Abraço

CAVESO
19/12/2009, 00:55
Uns 5 dias....

CAVESO
24/12/2009, 21:10
Aproveitando este espaço quero desejar um ótimo natal a todos os meus grandes amigos que fiz através deste fórum!

Gente que, apesar de distante, carrego no coração!

Um 2010 nota 10!

Alexandre Souto
24/12/2009, 21:51
Issae Cavesão, desejo em dobro pra vc queridão, um 2010 nota 11 pra ti!!!!

Grande e apertado abraço, por traz!!!

Bjunda e que o espirito do homen do saco vermelho possa penetrar em vc, que você goze a alegria desta penetração e não tenha vergonha de cair de boca no peru!

Abracuzao!!!

CAVESO
24/12/2009, 22:59
Valeu, amigão!

Que você aproveite tudinho tanto quanto eu!

Abração!

Alexandre Souto
25/12/2009, 01:04
Valeu, amigão!

Que você aproveite tudinho tanto quanto eu!

Abração!

Certamente!!!!

Abs e td de bom p toda Familia!!!!

estyvybeykr
25/12/2009, 13:31
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , é só isso que posso desejar no momento pras duas colegas.

Alexandre Souto
25/12/2009, 20:55
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , é só isso que posso desejar no momento pras duas colegas.

Estrangayyyy, todas merecem tudo de mais lindo e maravilhoso!!!

[]'s bem apertadinhos pq agora ta friozinho!!! Kkkkkk

CAVESO
02/01/2010, 16:54
Papai noel passou aqui em casa e deixou presente para o Yellow:

Valeu Master K!!!!!!!!!:concordo: :dance: :palmas:

folgado
02/01/2010, 17:02
Carlão, feliz ano novo.


Pra usar esse negócio tem que ter curso e autorização, não é?

Qual o comprimento da sua antena (no bom sentido :odedo:)?

CAVESO
02/01/2010, 17:05
Começando os trabalhos em 2010:

1-Luva estriada para ligação CA-TC fabricada pela Enfer em aço 8640 (mesmo aço que usam nas engrenagens e eixos) com tratamento.

2 e 3- Luva sob-medida em comparação à luva original do câmbio.

Detalhe: a Enfer fez a peça só com a luva original como medida, sem eu mandar um eixo (que estava montado no CA) e a estria fico perfeita! :palmas:

Aproveito para agradecer ao Léo Sábio pelas presteza, dedicação e boa-vontade com que tratou um serviço tão pequeno para uma empresa acostumada com volumosos pedidos!

Valeu mesmo Léo!

CAVESO
02/01/2010, 17:10
Carlão, feliz ano novo.


Pra usar esse negócio tem que ter curso e autorização, não é?

Qual o comprimento da sua antena (no bom sentido :odedo:)?

Valeu Folga, um 2010 10comunal (no bom sentido, é claro) a você também!

Necessita curso e autorização sim (acho que paga-se uma taxa anual à Anatel)!

Mas enquanto isso, vou fuçando clandestinamente.....:mrgreen:

Ainda não defini o tamanho da antena, mas gostaria que fosse daquelas pequenas e duras (detesto maria-mole rss).

Abração!

folgado
02/01/2010, 17:15
Legal.

eu estou interessado em colocar uma no jipão.

Mas também não quero uma maria mole. Queria ver se há uma que dê para colocar somente quando sair da cidade, e que tenha boa captação.

Vou ficar de olho no que você for colocar no Yellow.

[]s

CAVESO
02/01/2010, 17:25
Eu ja vi umas antenas menores, mas li que não são tão eficientes.

Vou pesquisar melhor a respeito....

estyvybeykr
17/01/2010, 16:43
Não tem novidades por aqui não é?

Eriksom Teixeira Lima
30/01/2010, 08:50
Interessante o que aparece na página da interessante cidade mineira

--------------------
História

Inicialmente habitada pelos índios puris, a região que compreende o município de Muriaé teve sua colonização iniciada pelo comércio de brancos com os indígenas.

Em 1817, Constantino José Pinto, com 40 homens, comercializando ervas e raízes medicinais, desceu pelo Rio Pomba e atingiu o Muriaé, onde aportou, construindo seu abarracamento junto a uma cachoeira do Rio Muriaé.

Em 1819, o francês Guido Tomáz Marliére chega e ergue a capela onde se encontra o largo do Rosário. Em 7 de abril de 1841, foi criado o distrito com o nome de São Paulo do Muriahé.Em 16 de maio de 1855, pela Lei n° 724, o distrito foi elevado à categoria de vila com a mesma denominação de São Paulo do Muriahé. No dia 25 de novembro de 1865 foi criada a comarca pela Lei n° 1257, elevando a vila de São Paulo do Muriahé à categoria de cidade.

Em 1923 passou a denominar-se apenas Muriahé, e depois Muriaé por questões ortográficas. O progresso da nova localidade foi constante, principalmente a partir de 1886, data da inauguração da Estação da Estrada de Ferro Leopoldina na sede municipal.

Em 1910 é criado o serviço de força e luz; no ano seguinte o de água e esgotos, e, em 1913, o telefone urbano.


:arrow::arrow: Em 2015, Carlos Caveso comprou uma reboque para colocar seu Engesa e ir, rodando, assistir as Olimpíadas no Rio de Janeiro. 8)
:!::!: Dizem as lendas que ele encontrou com um amigo do Rio que tinha sua Camper em cima de um reboque para fazer a mesma coisa :parede:


Eriksom

estyvybeykr
30/01/2010, 11:58
Eriksom no final da história, vc esqueceu de acrescentar que alem do ENGESA e da CAMPER, havia tambem uma BANDEIRANTES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

CAVESO
31/01/2010, 11:42
ET,

A história não foi tão bonitinha como a burra e irresponsável wikipédia conta, mas chega a dar saudosismo!

Bons tempos.....

Hoje a cidade recebe milhões do nosso conterrâneo e vice-presidente josé alencar e a grana vai toda para os bolsos do prefeito, um dos homens mais ricos do país....

O mp não faz nada......o povo nada faz!

Mas falando em coisa boa: espero que até 2015 o engesa consiga rodar com óleo de cozinha e sem o pedal de embreagem...

Na cachaça e malhando a perna esquerda ele está rodando e bem.....

Eriksom Teixeira Lima
31/01/2010, 12:12
ET,

A história não foi tão bonitinha como a burra e irresponsável wikipédia conta, mas chega a dar saudosismo!



Oops, Caveso, essa história está na página da Prefeitura Municipal de Muriaé :mrgreen:

Bem, já vi que o comboio aumentou, Engesa, Camper Puta Velha e Band. Depois de roubado pelos prefeitos olímpicos, o Rio será invadido pelas carretinhas :pipoca:

Eriksom, indo comprar faróis maracanãs novos para o cego Troller 8)
.

CAVESO
31/01/2010, 15:10
Pois é.....o pessoal da prefeitura consegue ser mais amador do que a wikipédia a ponto de copiá-la....

Roubam muito e trabalham pouco e porcamente!

Kim
01/02/2010, 18:38
Caveso!

Como está o projeto do CA?
Parece que está meio parado!

atualiza aqui para nos!

Pode ser com notícias antigas!:odedo:

Abraços.

Kim.

CAVESO
01/02/2010, 21:30
Fala mestre!

Não está meio parado não, amigão!

Está BEM parado mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meu irmão está com a oficina lotada com 2 escavadeiras e 4 tratores D6L e não há lugar e nem tempo disponível para ele montar meu motor.

O torneiro está bem apertado também, mas ficou de adiantar a soldagem da luva de entrada nesta semana.

Vamos ver se anda um pouco mais...

Andando eu posto aqui!

Valeu pela visita!

CAVESO
10/02/2010, 01:50
Pra vocês não dizerem que desisti do projeto, segue mais um passo de lesma:

Engrenagem de entrada da t-case hilux decepada, sede para encaixe da luva (demos calor na engrenagem e prensamos a luva para entrar na pressão) e com rebaixo para receber a solda.......

Amanhã é dia de soldar, aliviar a tensão no maçarico e mergulhar a peça na cal.....

Que tal, pessoal?

CAVESO
10/02/2010, 02:23
Originalmente era assim...

CAVESO
12/02/2010, 21:49
Mais passinhos de tartaruga.....

Foto 1: eixo estriado de entrada original t-case hilux

Fotos 2 e 3: luva estriada de entrada para acoplar no eixo de saída do CA ZF

O eixo de entrada virou gay e passou de macho para fêmea....

Kim
12/02/2010, 21:59
cof...cof...cof...
. . . cof...cof...cof...

Caramba, quanta poeira!!!!!

E aí, como está o MWM?

Hoje um jipeiro me escreveu para saber sobre o MWM 2.8 + TH700-R4.

Irá para uma Camper!

Pedi para te procurar.

Abraços.

Kim.

CAVESO
12/02/2010, 22:10
Kim,

Não conheço o TH700, mas pelas fotos que vi parece muito CA para um 2.8.

Seria melhor aproveitado num sprint 6 bocas...

Mas estamos aqui pra tentar ajudar no que der...

Abração

Kim
12/02/2010, 22:15
Acabei de fuçar no gorgue!

Olha o que achei:
http://www.transparts.ru/pdf/th700r4_04.pdf

Me parece ser o mesmo 4L60, 4L60E, 4L65E

CAVESO
13/02/2010, 00:07
Kim,

Esse TH 700 parece com a versão mecânica do 4L60E....

Mas essa série TH não é padrão Ford na capa seca?

Parece parrudo o câmbio!

Alexandre Souto
13/02/2010, 02:10
Ta chiky o trem sô!!!!

Não pode parar!!

Abração!!!

CAVESO
13/02/2010, 13:12
Flange feita em casa....

CAVESO
13/02/2010, 13:20
Semana que vem vai para a soldagem (ou colo com superbonder? :pensativo: )....

Aguardando instruções do Sargento Renan para saber como soldarei a bagaça...

CAVESO
13/02/2010, 13:23
Ressaltando que essa placa (mais grossa) de alumínio passará por uma lipo para reduzir o peso.

Atualmente está com 1 1/2" e passará para 1" de espessura, medida suficiente para receber 2 retentores...

Daniel Lima
13/02/2010, 13:28
Caveso, vc vai colocar uma th-180? Vc já tem a cx?
Abraços

CAVESO
13/02/2010, 14:20
Caveso, vc vai colocar uma th-180? Vc já tem a cx?
Abraços

Usarei um ZF 4HP22.

Já tenho, foi desmontado, revisado e ki master trocado.

Abs

JCJ
15/02/2010, 11:29
Flange feita em casa....

Caveso, porque no rolamento de baixo da flange vc fez o furo passante se o eixo é só em cima? Não era só ter feito um rebaixo para lubrificação ? Como vai vedar isso ?

Furo passante só se fosse flange dual, mas não é o caso !

[]´s curiosos
JCJ

CAVESO
15/02/2010, 11:35
JCJ,

Fizemos passante para o torneiro tornear (ter onde pegar na placa) o furo debaixo com seus encostos de rolamento e etc.

Poderíamos ter feito um gabarito para evitar vazar o furo, mas ficamos com medo dos furos não conferirem depois...

O furo vazado será tampado após soldar a placa na carcaça traseira do CA, pois vai dar pra soldar por dentro também para reforçar mais a solda.

Como diz o Renan (skullcrusher): mexer com esse "material reciclado de latinha de cerva" é uma porcaria!

Abraços com saudade do bom, velho e duro (ui) ferro..

JCJ
15/02/2010, 11:52
Então tá explicado ! :concordo:

Peguntei porque em breve vou fazer uma flange dessas, mas vou usar fresa.

[]´s
JCJ

CAVESO
15/02/2010, 12:03
Então tá explicado ! :concordo:

Peguntei porque em breve vou fazer uma flange dessas, mas vou usar fresa.

[]´s
JCJ

Com fresa tudo se torna melhor, mais bonito e mais fácil!

Acabei de falar isso com o Renan: se tivesse fresa por aqui eu teria feito copiado a parte traseira do CA em aço e feito a flange também nesse material.

Abs

Morcego
15/02/2010, 19:06
Este topico não para nem no carnaval....Neste batidão em breve veremos o bicho pronto. hehe !!:concordo:

CAVESO
15/02/2010, 21:08
Este topico não para nem no carnaval....Neste batidão em breve veremos o bicho pronto. hehe !!:concordo:

Nos feriados e finais de semana é que a cois anda por aqui..rsss

Abs morcegão!

FIDELIS
18/02/2010, 16:18
Nosso amigo CAVESO,

Não nos abandone, criamos um tópico do evento do encontro de ENGESA em Lavras Novas-MG para este ano, e você ainda não deu o ar da sua graça, está zangado conosco, aguardamos a seu pronunciamento.

Um beijo no seu coração.

este é o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68395&page=5

CAVESO
18/02/2010, 18:07
Nosso amigo CAVESO,

Não nos abandone, criamos um tópico do evento do encontro de ENGESA em Lavras Novas-MG para este ano, e você ainda não deu o ar da sua graça, está zangado conosco, aguardamos a seu pronunciamento.

Um beijo no seu coração.

este é o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68395&page=5

Diga lá, grande amigo Fidelis!

Jamais abandonarei ou ficarei zangado com meus grandes amigos aqui do fórum!

É que eu não sabia que o topico já havia sido criado.

Andei conversando com o pessoal por outros tópicos e estava aguardando um amigo chegar de viagem para dar uns toques sobre lavras novas.

Mas se abriram melhor ainda, pois assim já começamos a coletar mais informações.

Vou visitar o tópico agora!

Abração

CAVESO
26/02/2010, 01:35
Não era só ter feito um rebaixo para lubrificação ?

JCJ,

Esse rebaixo (foto) serve para lubrificação em qual sentido (lubrifica o rolamento de cima ou o debaixo?) ?

Confesso que não entendi até agora a função dele.

Pela foto parece que foi feito para não pegar naquela chapinha que segura os rolamentos (no meu caso não será necessário tal chapinha, pois fiz os rebaixos na flange para travar os rolamentos)..

Abs

CAVESO
27/02/2010, 14:25
Saindo uma flange super-compacta (ficou com apenas 67 m.m. de espessura) feita em casa...

Está ponteada e segunda feira vai para soldagem em TIG.

Alexandre Souto
27/02/2010, 16:40
Mandou bem Cavesão!!!!

Isso que é contruir um carro, um dia serei COMO VC!!!! :)

Abs irmão!!!!

Marcelo Cunha
27/02/2010, 16:45
Caveso, ficou genial, que sirva de exemplo.
Parbéns.

CAVESO
27/02/2010, 17:02
Mandou bem Cavesão!!!!

Isso que é contruir um carro, um dia serei COMO VC!!!! :)

Abs irmão!!!!

Fique tranquilo que você ainda vai dar um bom mexânico caseiro como eu......:lol:

beijos lindão

CAVESO
27/02/2010, 17:04
Caveso, ficou genial, que sirva de exemplo.
Parbéns.

Valeu pela força, Marcelo!

Com as limitações de não ter ferramental apropriado, mas seguindo em frente com os recursos que tenho por aqui.

Abs

Casa da transmissão4x4
27/02/2010, 18:51
Valeu pela força, Marcelo!

Com as limitações de não ter ferramental apropriado, mas seguindo em frente com os recursos que tenho por aqui.

Abs

E isso ai cavesco, tem hora que temos até que usar talheres mesmo.................hahahahah

CAVESO
27/02/2010, 22:58
E isso ai cavesco, tem hora que temos até que usar talheres mesmo.................hahahahah

Talher??????????????

Aqui é só talhadeira.................. e marreta 20kg....rssss

JCJ
28/02/2010, 00:40
JCJ,

Esse rebaixo (foto) serve para lubrificação em qual sentido (lubrifica o rolamento de cima ou o debaixo?) ?

Confesso que não entendi até agora a função dele.

Pela foto parece que foi feito para não pegar naquela chapinha que segura os rolamentos (no meu caso não será necessário tal chapinha, pois fiz os rebaixos na flange para travar os rolamentos)..

Abs

Opa ! Foi mal não tinha visto a msg !

Sim é de lubrificação (não sei em que sentido) !
Alguns fazem o rasgo acompanhando o desenho da chapinha e outros fazem reto mesmo !
Nas flange Dual geralmente tem 2 ou até 3 canais !!!

Algumas montagens (acho que a maioria) não utilizam a chapinha porque o rolamento já esta apoiado e não corre risco de vir para a frente.

É isso aí Cavesgo ! :mrgreen:

[]´s
JCJ

CAVESO
28/02/2010, 00:53
J,

Valeu pelas fotos!

Estava procurando por elas no tio google...rsss

Copiarei os três rasgos da ultima foto.

Obrigadão pelas dicas!

Abs

Alexandre Souto
28/02/2010, 02:02
Fique tranquilo que você ainda vai dar um bom mexânico caseiro como eu......:lol:

beijos lindão

Certamente!!!!! Como você!!!!!!

Bjundão Cavesgo!!!!

SERGIO AUGUSTO
28/02/2010, 08:52
CAveso!
Te enviei uns emails, pois não consigui anexar os arquivos que precisei te enviar, nas MPs.
Abraço.

Casa da transmissão4x4
28/02/2010, 18:54
CAveso!
Te enviei uns emails, pois não consigui anexar os arquivos que precisei te enviar, nas MPs.
Abraço.

E ai sergio !!! Você mexeu na dakota ontem ? Passei por volta das 14:30 seu carro estava lá. Mas não ví você.
Estudou o novo esquema de radiador de uma maquina agricola(acho que pulverizador) ?

Alexandre Souto
11/03/2010, 02:24
E aí mano..... Trankilao???

Teve evolução???

Abs imaginando como será o encontro de lavras....

Bom diaaaa!!!!!

CAVESO
13/03/2010, 10:20
Fala queridão!!!!!

Angustiado de não ver a coisa andar....

O bico grosso (ui) do cara que vai soldar a flange quebrou e teve que encomendar outro....

Tô na espera...

Estaremos em lavras novas sim!

Abs

Daniel Lima
25/03/2010, 21:23
Caveso, novidades por favor! abraços

Alexandre Souto
25/03/2010, 22:48
Desistiu do projeto????

Haushuahsuahsuhausuusususuaaaaaaaaa!!!!!

CAVESO
25/03/2010, 22:54
Desistiu do projeto????

Haushuahsuahsuhausuusususuaaaaaaaaa!!!!!

Não............................mas ainda chegarei lá!!!!!!!!!!!!!!!!! rsssss

Amigos, Xande e Daniel,

Está tudo parado por aqui na dependência de um bico de máquina TIG para o cara soldar a flange e de um tempinho do meu irmão para balancear meu volante do motor....

:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Alexandre Souto
25/03/2010, 23:21
Osso depender dos outros né mano, sei bem como é.

Mas pelo ao menos eles são seus amigos e estão do seu lado.

Abs e boa sorte!!!!

Skull Crusher
26/03/2010, 13:03
Não............................mas ainda chegarei lá!!!!!!!!!!!!!!!!! rsssss

Amigos, Xande e Daniel,

Está tudo parado por aqui na dependência de um bico de máquina TIG para o cara soldar a flange e de um tempinho do meu irmão para balancear meu volante do motor....

:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

Recruta Eletrodo, precisa de ajuda aí? Conseguiu soldar a peça (o bico mardito chegou?)?

[]s, se puder ajudar, grita aí, ok?

CAVESO
26/03/2010, 13:42
Recruta Eletrodo, precisa de ajuda aí? Conseguiu soldar a peça (o bico mardito chegou?)?

[]s, se puder ajudar, grita aí, ok?

Sargento,

Ajudar mais do que já me ajudou??????

Só faltou você pegar no cabo e soldar pra mim...rssss

Tô sentindo uma certa enrolação no cara que pegou o serviço, recebeu e depois foi descobrir que chapa grossa requer bico grosso pra soldar.

O problema é que o desgramado é o melhor que temos aqui...

Vou apertando o pescoço dele de leve, mas se precisar vou te aporrinhar de novo.

Valeu demais, mestre!

CAVESO
26/03/2010, 21:00
Sargento,

O bico chegou!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Segunda teremos novidades (espero)!

Skull Crusher
26/03/2010, 21:10
Sargento,

O bico chegou!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Segunda teremos novidades (espero)!

Amém, Recruta OK46!!!:dance:

Agora vai!!! "Sorda" esse flange logo "homi"...rs...e "adispois" cê pode "ponhá" os "resurtado" pra modo de "nóis vê"!

[]s, esperando os resultados dessa peregrinação!:concordo::pipoca:

CAVESO
30/03/2010, 22:38
Mestre Renan,

Essa é pra você analisar!

Fiz os procedimentos de soldagem que você recomendou: solda TIG com dois suportes em chapas de aço (grossas) presas às duas partes de alumínio e unidas por barra roscada pelo centro (apertei uma peça contra a outra com leve torque).

O bico chegou, o cara soldou, retirei as chapas e o centro ficou sem soldar.

A dúvida: soldo o centro também ou não há necessidade?

Olhando pra peça dá uma vontade danada de soldar o convidativo círculo, mas eu e o soldador estamos com medo de empenar alguma parte já que não dá pra fixar mais com as chapas de aço.

Soldo ou não?

Veja se pelas fotos dá pra ter noção da solda.

Olhando daqui ficou muito bem soldado e aparentemente resistente.

E então, sargento?

Opiniões de demais visitantes serão bem-vindas também...

Agradecido!

Kim
30/03/2010, 22:43
Cavesão!

Na segunda foto, está com uns pontos preto, não ficou poroso não né???

Do mais, o serviço ficou bom, depois de acabado, melhor ainda!!!:concordo:

CAVESO
30/03/2010, 22:47
Mais fotos.....

Mostrando o centro onde estou na dúvida se soldo ou não.

Abs

CAVESO
30/03/2010, 22:50
Kim,

Os pontos pretos são de sujeira mesmo...

A solda ficou bem lisinha..

Kim
30/03/2010, 23:56
AAAAaaaaaaaaaa...

Se passou no seu controle de qualidade, então ficou bom!!!!!!!

Acertou o pen?

hauhauhauhauhauhau

Abraços bagunçados!

Kim.

CAVESO
31/03/2010, 00:19
O pen só amanhã...

Vamos aguardar os ensinamentos do sargento latinha de itaipava (eca!) reciclada...

Alexandre Souto
31/03/2010, 00:27
Agora vai hem bibazonazuda!!!!!

Bjunda amorecuzinho!!!!

guilhermeabreu
31/03/2010, 01:31
GRANDE CAVESO

Só de olhar estas tralhas todas que vc esta fazendo fico todo arrepiado .

AGORA SIM VEJO QUE VC NÃO ESTA ENROLANDO , É TRABALHO PRA CARAI .

PARABENS pela qualidade do serviço que esta sendo feito .

ABRAÇÃO E O CORAÇÃO VALENTE TODO DESMONTADO .

Skull Crusher
31/03/2010, 12:26
Recruta Minhoca!

kkk

Véi, tem certeza que estes pontos pretos não são de porosidade em função da contaminação pelo eletrodo de tungstênio ter encostado no metal-base?

Se for realmente só sujeira, o trampo está quase no fim...rs...se não for atrapalhar em nada o material a ser depositado, solde o centro também, tomando o cuidado de manter a corrente no nível adequado para não usar de excesso de calor.

Se você unir o centro das duas peças, a união será muitíssimo mais resistente e você poderá rodar tranquilo após a montagem final do Submarino Amarelo de Doce de Mamão!

Veja aí o que faz e qualquer coisa, estou por aqui...

PS: Na soldagem do centro, tente usar um bico de TIG não tão grande em diâmetro e mantenha o eletrodo um pouco mais para fora da tocha.

[]s com Corrente Contínua! kkkk

CAVESO
31/03/2010, 13:15
Xandoca e Dr. Guilherme,

Valeu pela força e incentivo!

É muito trampo e pouco tempo (e dinheiro, rs)!

abração

CAVESO
31/03/2010, 13:22
Recruta Minhoca!

kkk

Véi, tem certeza que estes pontos pretos não são de porosidade em função da contaminação pelo eletrodo de tungstênio ter encostado no metal-base?

Se for realmente só sujeira, o trampo está quase no fim...rs...se não for atrapalhar em nada o material a ser depositado, solde o centro também, tomando o cuidado de manter a corrente no nível adequado para não usar de excesso de calor.

Se você unir o centro das duas peças, a união será muitíssimo mais resistente e você poderá rodar tranquilo após a montagem final do Submarino Amarelo de Doce de Mamão!

Veja aí o que faz e qualquer coisa, estou por aqui...

PS: Na soldagem do centro, tente usar um bico de TIG não tão grande em diâmetro e mantenha o eletrodo um pouco mais para fora da tocha.

[]s com Corrente Contínua! kkkk

Sargento,

Dei uma passada de escova de aço na solda hoje e percebi que saiu uma parte escura sim, tipo uma casca de solda, mas após a escovação a solda ficou lisinha e clara, sem porosidade.

E agora? rsss

Vou voltar no cara e pedir pra soldar o centro.

O problema é manter corrente contínua e eletrodo longe da tocha: o cara é do tipo que pensa que sabe tudo, que solda isso todo dia e etc...

Foda ter que ficar na mão desse povo!

Valeu pelas (mais) dicas!

mauarj
31/03/2010, 15:50
Sargento,

Dei uma passada de escova de aço na solda hoje e percebi que saiu uma parte escura sim, tipo uma casca de solda, mas após a escovação a solda ficou lisinha e clara, sem porosidade.

E agora? rsss

Vou voltar no cara e pedir pra soldar o centro.

O problema é manter corrente contínua e eletrodo longe da tocha: o cara é do tipo que pensa que sabe tudo, que solda isso todo dia e etc...

Foda ter que ficar na mão desse povo!

Valeu pelas (mais) dicas!
1-Caveso seu possante estará pronto pro encontro de Engesas??:pensativo::pensativo::pensativo:
2-Estará pronto pra em agosto ir ao 3° Encontro de Pajeros(possivelmente em MG)??:pensativo::pensativo::parede::pipoca::odedo:
3-Estará pronto pra novembro no Encontro do JCER??:pensativo::pensativo::parede::pipoca::odedo :

[]'s...

CAVESO
31/03/2010, 16:04
Sr. Mauá,

Poderia fazer o favor de não fazer perguntas difíceis por aqui?

Certo de sua compreensão.........








Queridona, não sei se ficará pronto para tais eventos, mas estou pensando num plano B: ir ao encontro de engesas (pelo menos) com a mecânica original....

Você vai no encontro de engesas?

Quem deixou? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk :odedo:

Abs

Alexandre Souto
31/03/2010, 16:42
kkkkkkkkkkkkkkk


Ele quis dizer: ANDA LOGO SÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!



Bjus!!!!

estyvybeykr
31/03/2010, 19:05
Sr. Mauá,

Poderia fazer o favor de não fazer perguntas difíceis por aqui?

Certo de sua compreensão.........








Queridona, não sei se ficará pronto para tais eventos, mas estou pensando num plano B: ir ao encontro de engesas (pelo menos) com a mecânica original....

Você vai no encontro de engesas?

Quem deixou? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk :odedo:

Abs


Carlos amigão, trabalho com um caminhãozinho reboque(prancha), qualquer coisa é só falar que levamos a casca até os encontros :mrgreen: :concordo: :mrgreen: :concordo: :D

Pena que nesse caminhãozinho não tenha a lança na trazeira, poderia colocar a Band pra ir junto :putz: :pensativo: :putz: :pensativo:


Sucesso amigo na empreitada que depois de pronto é tudo bom.


Estevão

mauarj
31/03/2010, 19:13
Sr. Mauá,

Poderia fazer o favor de não fazer perguntas difíceis por aqui?

Certo de sua compreensão.........








Queridona, não sei se ficará pronto para tais eventos, mas estou pensando num plano B: ir ao encontro de engesas (pelo menos) com a mecânica original....

Você vai no encontro de engesas?

Quem deixou? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk :odedo:

Abs
Lindão, Bunitão, nao vou lhe chamar de cheirosão pq nunca tive essa oportunidade de conferir, ahahahahha, brother falando serio, na verdade essas perguntas sao de muita curiosidade mesmo, to loko pra ver seu Engesa rodando ao vivo e fazendo trilhas. Pretendia muito ir ao Encontro de Engesas, se vc permitir é craro!!! Mas vai cair exatamente na data da Fenajeep, então, por motivos politicos, irei a Fenajeep, um pena, eu iria junto c o povo de SJDR, gaYlera animada demais aquele povo. Abs.

CAVESO
31/03/2010, 19:29
Estevão e mauá,

Estamos trabalhando na tentativa de deixá-lo pronto.........um dia! rssssss

Valeu pela motivação!

Hugo4x4
31/03/2010, 19:59
Mais fotos.....

Mostrando o centro onde estou na dúvida se soldo ou não.

Abs

Caveso

A espessura da peça nova deveria ser maior que a medida final e o diâmetro do furo menor para depois de realizar a solda retificar ambos para obter o paralelismo das superfícies e o furo ser cilíndrico. Depois da solda independente do cuidado que tomamos não teremos as duas peças na posição certa.

CAVESO
31/03/2010, 20:10
Hugo,

Foi falha minha não ter documentado o processo que utilizei para centralizar as peças, mas vou tentar relatar:

1- prendi cada parte ao seu respectivo lugar (a parte menor no câmbio-auto e a chapa grossa na t-case).
2- estrei a luva da t-case no eixo de saída do CA.
3- girei bastante o eixo de entrada da t-case pra ver se estava centralizado.
4- centralizado pelo eixo e faceando as peças, ponteamos com solda elétrica.
5- desmontei e prendi as peças no gabarito proposto pelo Renam.
6- Mandei soldar com TIG por fora.
7- Deixei hoje para soldar por dentro.

Na chapa grossa deixamos um pouco de material para ser retificada na face aoós soldagem (na carcaça menor é que não vai dar para fazê-lo.

No centro irão 2 retentores, cujos acentamentos serão feitos após soldagem também.

Não sei se fiz-me entender...

Abs

guilhermeabreu
31/03/2010, 23:34
CAVESO

Só pra lembrar o HUGO4X4 , é meu cunhado .

Aê cunhado tudo bem por aí ? , não conseguimos falar , mas aqui é o canal .

ABRAÇÃO A TODOS

CAVESO
08/04/2010, 22:28
Aleluia!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O cara soldou a parte interna!

Não em corrente tão contínua como preconizou o Sargento Tainha, mas pra quem é está bom demais! :mrgreen:

O que acham, amigos e consultores?

Será que aguentará?

Abs

Kim
08/04/2010, 22:48
Cade o Dr. Guilherme?????????

Não é ele que cria pombos????

CAVESO
09/04/2010, 00:21
Também achei bem cocô de pombo, mas............................como não sei soldar alumínio, não tenho TIG e por aqui só há um profissional para tal, achei a solda linda, contínua e lisinha..rsss

Só pisando fundo agora pra testar... :odedo:

rubensx
09/04/2010, 21:14
Só pisando fundo agora pra testar... :odedo:

Admiro homens de coragem como vc!!! eheheh porém tá usável né?

Será que guenta uma laminha? :twisted:

Kim
09/04/2010, 21:19
se jogar com um balde, sem problemas!!!!!!!:twisted: :twisted:

CAVESO
09/04/2010, 21:20
Admiro homens de coragem como vc!!! eheheh porém tá usável né?

Será que guenta uma laminha? :twisted:

O projeto foi dimensionado pra subir shoppings, mas deve ter sobrado uma margem pra lama superficiais....:mrgreen:

Abs

Skull Crusher
09/04/2010, 21:26
Recruta, gostei mais da interna do que da externa...kkkkkkkk....é o Pombo, é o Pombo...Mutley, faça alguma coisa! Engesa, Engesa, Engesa....Solda, Solda, Solda...rs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=219810&d=1270776372

Véio, 2 maneiras pra fazer o teste e saber se ficou "bão":

1-fazer teste LP e ultrasom na área....rs...ou...
2-monta tudo, põe óleo, combustível, arranja um piloto e acelera...kkk

Vamos meu filho, monta essa bagaça e mostra pra nós com quantas latinhas de guaraná Kuat esse Sub é feito, sô!

[]s, torcendo pra dar certo a engenharia de mineiro!

CAVESO
09/04/2010, 21:38
Véio, 2 maneiras pra fazer o teste e saber se ficou "bão":

1-fazer teste LP e ultrasom na área....rs...ou...
2-monta tudo, põe óleo, combustível, arranja um piloto e acelera...kkk

Vamos meu filho, monta essa bagaça e mostra pra nós com quantas latinhas de guaraná Kuat esse Sub é feito, sô!

[]s, torcendo pra dar certo a engenharia de mineiro!

Sargenteli,

Estou na dúvida cruel, mas acho que ficarei com a opção 2! Consultarei os astros e o oráculo pra definir! :mrgreen:

Engenharia mineira sou eu tocando um engenho de cana manual para fazer uma pinga marvada de boa!

Valeu pelas dicas, véio!

Se não quebrar nada eu elogio você publicamente no futuro! :roll:

Abraços com um belo toco pra colocar debaixo do acelerador...

Alexandre Souto
09/04/2010, 22:13
Heheheheheee....

O pessoal, mais experiente, já falou tudo....

Nada contra os pombos, se tiver tudo tampadinho lá embaixo, não vejo POBREMA...

Bjus e []'s com vontade de saber fazer pelo ao menos aquela cagadinha de pombo eu tenho!!!!!

Kim
09/04/2010, 22:25
Eu pertubei o CAVESO, mais os pombos também passaram no Fuzileiro!

Olhem o que eu fiz: http://picasaweb.google.com/kimcavazin/ColunaECaixaDeDirecao#5441599837298017202

Dalhe pombos!!!!

Abraços.

Kim.

CAVESO
10/04/2010, 17:22
Seguem mais passinhos...

1- Uma tentativa de melhorar a estética dos pombos, além de usinar definitivamente a sede dos retentores (furo).
2-Confecção de um novo respiro para o CA.
3-Mais
4-Do niple (peça dourada) soldarei um engate para receber mangueira que irá até um ponto bem alto (provavelmente uma central de todos os respiros...

Alguém sugere algo?

T-case está revisada e montada, depois posto as fotos dela com a nova luva de entrada.

Kim
10/04/2010, 20:56
CAVESO!

Sei que no momento, isso não é o foco, mais achei muito interessante.
http://www.humue-auf-reisen.ch/auto_fotos_de.cfm?Detail=1&Galerie_ID=79

Achei aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=63654

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
11/04/2010, 00:14
Seguem mais passinhos...

1- Uma tentativa de melhorar a estética dos pombos, além de usinar definitivamente a sede dos retentores (furo).
2-Confecção de um novo respiro para o CA.
3-Mais
4-Do niple (peça dourada) soldarei um engate para receber mangueira que irá até um ponto bem alto (provavelmente uma central de todos os respiros...

Alguém sugere algo?

T-case está revisada e montada, depois posto as fotos dela com a nova luva de entrada.

CAVESO

Esta soldinha que vc deu aí da pra segurar até um LEÃO .

Belo trabalho .

Alexandre Souto
11/04/2010, 00:27
Cavesga amiguinha, na FOrDINHA o St. John (como disse o Skul) fez uma chapinha e uniu todos os respiros e fixou no cofrezinho do motor perto da parede corta fogo. Pode ser uma amigo!!!

E já que vc tem um irmão siamês do V8 (4ccdrim), lhe ofereco em desconto especial a patesca para te tirar dos enrroscos kkkkkkkkk. Você pode estar adquirindo o produto com desconto promocional em meu tópico, passe lá agora e adiquira seu produto e não deixe para depois. Kkkkkkkkkkkkk

rachei as taquara!!!!

Bezimmmm!!!!

CAVESO
11/04/2010, 00:28
Kim: valeu pela lembrança! Vou deixar o ótimo material arquivado aqui.

Dr. Guilherme: se aguentar o MWM 2.8 + o câmbio auto já está ótimo..rsss

Obrigado, amigos!

CAVESO
11/04/2010, 00:30
Xandoca,

Vou lá aproveitar a promo-engana-bobo! rss

Beijos

Alexandre Souto
11/04/2010, 00:40
Tem pra mocinha e pro moção!!!!

Bjus mocinha!!!!

guilhermeabreu
11/04/2010, 00:54
ESTOU ADMIRADO DE VCS ESTAREM AÍ ESTA HORA , PQ ESTA É MINHA HORA DE QUASE TODOS OS MEUS POSTS

Vcs estão acordados ??????????? Ou eu estou sonhando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alexandre Souto
11/04/2010, 01:11
Acordadão, e sempre na ativa!!!!

Esta é mesmo uma ótima hr!!!!

Absonambulante!!!

Kim
11/04/2010, 06:28
Ééééé!!!!!!

Para promo, ninguém me chama nééé'!!!!

Magoei!!!!!!!

Dr. Guilherme!

Aqui horário é algo relativo!

Quando possível, estamos na ativa pertubando/tumultuando o tópico dos outros!!!!!!

Abraços.

Kim.

Alexandre Souto
11/04/2010, 10:46
Ééééé!!!!!!

Para promo, ninguém me chama nééé'!!!!

Magoei!!!!!!!


Kim.


Aaaaaaaaaaaaaamiguinho, você ta ligado que vc como grande e saudoso profss. oficial e especial, iria ganhar um descontao mais que especial :)

se a coisa andar tu vai saber!

Um abraço bem apertadinha e enchugue as lagrimas taaaaa?

Bjnho doce!

guilhermeabreu
12/04/2010, 00:27
Ééééé!!!!!!

Para promo, ninguém me chama nééé'!!!!

Magoei!!!!!!!

Dr. Guilherme!

Aqui horário é algo relativo!

Quando possível, estamos na ativa pertubando/tumultuando o tópico dos outros!!!!!!

Abraços.

Kim.

ÉÉÉÉÉÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AMIGO KIM

HORÁRIO É REALMENTE MUITO RELATIVO , este seu horário é DUKA 6,28 da matina niguem aguenta , SÓ PRA TIRADOR DE LEITE , PUTS !!!!!!!!!!!!!!! O MELHOR DO SONO ESTA NESTA HORA

Kim
12/04/2010, 08:18
Fui para o sítio receber os galináceos!!!

Chegou um caminhão com 23.000 pintinhos, ai, descarregar, e, por amostragem, pesar, sexsar e observar se estão desidratados, regulando assim a temperatura do barracão.

Fui quase no horário do leite mesmo!!!!!

Abraços.

Kim.

Alexandre Souto
12/04/2010, 09:26
Kkkkkkkkk muito bom Kim, tem que ter um olho de águia pra isso hem, e não o apetite!!!! Hahahaha

o projeto patesca foi cancelado, o Tio Eddie me convenceu por meio de números de resistência, equipamentos ripo o carro e guincho e sua experiência que não vale a pena fazer uma danada do zero!

Mas vc merece uma DI GRATIS por ter paciencia e aguentar NÓS tudo!!!!!

Saudoso abraço KIMMMM!!!!!!

Kim
13/04/2010, 23:38
E ai, vamos no skull crusher tomar umas pingas??????

Alexandre Souto
14/04/2010, 00:03
Bóóóraaaaa!!!!

Vontade de conhecer estes loucos todos juntos não me falta!!!

Vamos lá Cavesgo????

Abssss!!!

Tio Eddie
14/04/2010, 00:09
E ai, vamos no skull crusher tomar umas pingas??????

Pinga? Onde???

rsrsrs

[]s

Kim
14/04/2010, 08:06
Então Tio, o Skull convidou-nos a ir tomar um pingão e empurrar o Sapão lá na casa dele!!!!

Parece que já estão montando uma rede de logística para o pessoal!

Eita pessoal caçacheiro!!!!!

Alexandre Souto
14/04/2010, 09:22
kkkkkkkkkkkkk

e nada do dono do tópico?

jeisonk
14/04/2010, 10:59
kkkkkkkkkkkkk

e nada do dono do tópico?

Foi pra Jarinu tomar umas :mrgreen:

CAVESO
14/04/2010, 12:59
Alguém saberia informar qual cachaça eu uso na t-case hilux e no CA?????

Amarela na t-case e branca no CA, ou vice-versa?

Alexandre Souto
14/04/2010, 13:26
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

fugger
14/04/2010, 13:36
Alguém saberia informar qual cachaça eu uso na t-case hilux e no CA?????

Amarela na t-case e branca no CA, ou vice-versa?

Lamento informar mas seu CA só aceita vinho Del Rey! Depois disso ele vai trabalhar que nem uma uva :putz:

[]´s

Tio Eddie
14/04/2010, 13:41
Alguém saberia informar qual cachaça eu uso na t-case hilux e no CA?????

Amarela na t-case e branca no CA, ou vice-versa?

Caveso,

Eu mandaria uma boa dose de SELETA....oi ainda uma cachaça de alambique artesanal curtida com sementes de umburana, o que fica simplesmente espetacular!

[]s

Hugo4x4
14/04/2010, 19:30
Alguém saberia informar qual cachaça eu uso na t-case hilux e no CA?????

Amarela na t-case e branca no CA, ou vice-versa?

Têm várias opções, veja as fotos. Poderão também ser aplicadas no motor atual e no futuro.

http://img132.imageshack.us/img132/4683/cachaas.png
http://img594.imageshack.us/img594/6048/cachaaceleste.png

Kim
14/04/2010, 19:39
Caramba!!!

Aqui tá ficando bom!!!!!

Uma vez briguei com o José, ou melhor, o Jose Cuervo...

Levei a pior, em três demos conta dele à noite, no outro dia, ressaca braba!!!!!

Kim
14/04/2010, 19:40
Mais quem convidou para a cachassada foi este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1140115&posted=1#post1140115

Tio Eddie
14/04/2010, 20:09
Humm...

Apimentando a prosa...algo da produção caseira (cahaça de alambique local preparada artesanalmente aqui em casa)

Com opções de canela, umburana, ameixa dentre outras..rsrs

Hugo4x4
14/04/2010, 20:24
Humm...

Apimentando a prosa...algo da produção caseira (cahaça de alambique local preparada artesanalmente aqui em casa)

Com opções de canela, umburana, ameixa dentre outras..rsrs

Tio

Mmmmmmm manda foto do alambique e as coordenadas para conhecer o pinga pinga.

Alexandre Souto
14/04/2010, 20:54
Meu ultimo aniversario foi totalmente diferente do usual.

Tive desavença do o tio Jack.

Foi um litro de para eu e amigos em pouco tempo.

Tio Eddie
14/04/2010, 20:56
A pedidos...

O Alambique fica na rodovia Bonito/Baia das Garças logo após a ponte do Córrego Seco, no lado esquerdo. Não tem erro!

Fotos de uma visita didática com um grande Amigo de SP em fevereiro do ano passado.

CAVESO
14/04/2010, 22:32
Virou buteco mesmo!

Boteco Yellow Submarine: a melhor cachaça amarela do fórum 4x4 brasil!

Amanhã posto fotos da flange pronta e presa à t-case...

RogérioNunes
14/04/2010, 22:42
É daquela branquinha de Ibitipoca?
Rapaz, esse trem num vai andar não? Vai tirar cria?


Virou buteco mesmo!

Boteco Yellow Submarine: a melhor cachaça amarela do fórum 4x4 brasil!

Amanhã posto fotos da flange pronta e presa à t-case...

Hugo4x4
14/04/2010, 23:13
Virou buteco mesmo!

Boteco Yellow Submarine: a melhor cachaça amarela do fórum 4x4 brasil!

Amanhã posto fotos da flange pronta e presa à t-case...

Tio
Parabéns pelo alambique, passando perto farei uma visita didática.

Caveso

Amarela = Boteco = Minas = Morro = Jipe

Em Betim tem um engenho muito bonito para conhecer http://www.valeverde.com.br/, é a foto que aparece no monitor, do lado no livro li que se utilizar na transferência e no câmbio a do Tio e no motor a Maria Izabel da minha prateleira, o submarino amarelo atravessará o atlântico sem se molhar.

http://img28.imageshack.us/img28/2982/didtica.jpg

CAVESO
14/04/2010, 23:53
É daquela branquinha de Ibitipoca?
Rapaz, esse trem num vai andar não? Vai tirar cria?

Grande Roger!!!!!!!!

Rapaz, bebemos tanta cachaça em Ibitipoca que por fim o cara teve que servir aquela água de bambu pra gente...rssssss

O engesa está devagar e sempre: como não existe um Roger Nunes na cidade, eu mesmo tenho que fazer...........quando dá tempo!

Lá na oficina tem uns 10 engesinhas em miniatura....rssss

Vai para Lavras Novas, né?

Abs

CAVESO
15/04/2010, 00:01
Tio
Parabéns pelo alambique, passando perto farei uma visita didática.

Caveso

Amarela = Boteco = Minas = Morro = Jipe

Em Betim tem um engenho muito bonito para conhecer http://www.valeverde.com.br/, é a foto que aparece no monitor, do lado no livro li que se utilizar na transferência e no câmbio a do Tio e no motor a Maria Izabel da minha prateleira, o submarino amarelo atravessará o atlântico sem se molhar.

Sou suspeito ao falar em assuntos etílicos, pois sou um bebedor de coca-cola que as vezes se aventura nas cachaças, tequilas e vinhos (não bebo cerveja, só chopp!).

Apesar de morar no interior de minas, tradicionalmente com muitos produtores artesanais aqui na região, gosto muito das cachaças de salinas.

bebo sempre a Salineira, que dizem ser a "Anísio Santiago genérica"...

Abs

CAVESO
15/04/2010, 21:42
Mais alguns passinhos....

1- Rasgo de lubrificação dos rolamentos.
2- Retentores (1 para cada lado) nos seus devidos lugares.
3- Flange presa à t-case.
4- Idem...

Casa da transmissão4x4
15/04/2010, 21:46
Mais alguns passinhos....

1- Rasgo de lubrificação dos rolamentos.
2- Retentores (1 para cada lado) nos seus devidos lugares.
3- Flange presa à t-case.
4- Idem...

Caveso vc esta arrumando a t-case toyota hilux ? Em qual cambio ?

CAVESO
15/04/2010, 21:50
5- Rebaixo para porca..
6- Conjunto
7- Conjunto com alavancas duplas.

CAVESO
15/04/2010, 21:53
Caveso vc esta arrumando a t-case toyota hilux ? Em qual cambio ?

Danilo,

Estou unindo um Câmbio Automático ZF 4HP22 à t-case hilux...

Final de semana postarei fotos das três partes unidas...

Kim
15/04/2010, 21:59
Opa CAVESO!

Está tomando forma heim!!!!

De latinha de cerveja para uma peça elaborada!!!!!

Cara, brincadeiras à parte, está de parabéns, pois vejo nessas peças sua dedicação!

Abraços.

Kim.
ps.: num tô guentando, passa no tópico de lavras!

Alexandre Souto
16/04/2010, 00:28
5- Rebaixo para porca..
6- Conjunto
7- Conjunto com alavancas duplas.

Siuviçu 100% meu keridao!!!!

Só não gostei dessas alavancas ridículas (de caras)!!!!!!

Kkkkkkkkkk

abs pro c meu veio!!!!

fugger
16/04/2010, 09:21
Putz, o que a caña não faz com as pessoas... O cara já tá mostrando o rasgo na net :shock:

[]´s

PS. Tá show o "çivisso"

lmaimone
16/04/2010, 09:36
Caveso,

preciso de uma ajuda sua...

No meu Engesa tenho o mesmo cambio automático que vc está instalando, e estou utilizando a alavanca que deve ser do vectra antigo provavelmente ou zafira, mas ela está "feia", e gostaria de trocar.

Sabe me dizer de quais outros veiculos posso procurar essa alavanca? para trocar sem ter dor de cabeça.

Abs

CAVESO
16/04/2010, 13:03
Siuviçu 100% meu keridao!!!!

Só não gostei dessas alavancas ridículas (de caras)!!!!!!

Kkkkkkkkkk

abs pro c meu veio!!!!

Valeu mano véio!

CAVESO
16/04/2010, 13:10
Caveso,

preciso de uma ajuda sua...

No meu Engesa tenho o mesmo cambio automático que vc está instalando, e estou utilizando a alavanca que deve ser do vectra antigo provavelmente ou zafira, mas ela está "feia", e gostaria de trocar.

Sabe me dizer de quais outros veiculos posso procurar essa alavanca? para trocar sem ter dor de cabeça.

Abs

Cara, no meu vou usar a alavanca original do câmbio (opala).

Já ouvi um papo de que a da S10/blazer poderia servir, mas parece que as distâncias entre as marchas são diferentes, o que não permitiria engates precisos.

A minha é mais "feia" que a sua..rsss

Zepi
16/04/2010, 19:26
Caveso,

preciso de uma ajuda sua...

No meu Engesa tenho o mesmo cambio automático que vc está instalando, e estou utilizando a alavanca que deve ser do vectra antigo provavelmente ou zafira, mas ela está "feia", e gostaria de trocar.

Sabe me dizer de quais outros veiculos posso procurar essa alavanca? para trocar sem ter dor de cabeça.

Abs



De repente a da Lucirene te inspira...
Usei a alavanca do opala e alterei para colocar a bola 8.

Abraço



http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=196540&d=1256153914

Zepi
16/04/2010, 19:29
Caveso, conseguiu balancear o volante?
Qualquer coisa dá um grito!

Abraço

CAVESO
16/04/2010, 21:05
Caveso, conseguiu balancear o volante?
Qualquer coisa dá um grito!

Abraço

Ainda não mas por falta de tempo do meu irmão em levá-lo na retífica.

Amanhã uno o CA na T-case e daí faltará só o volante.

Zepi, qual turbina (marca e modelo) voc~e está usando no sprint?

Abs

Zepi
16/04/2010, 22:31
Ainda não mas por falta de tempo do meu irmão em levá-lo na retífica.

Amanhã uno o CA na T-case e daí faltará só o volante.

Zepi, qual turbina (marca e modelo) voc~e está usando no sprint?

Abs

Olá, Caveso!

Cara, não sei te dizer...mas acho que é da silverado 6cc...
Sei que ela tem um assovio muito bonito...


Abraço

CAVESO
17/04/2010, 14:38
Câmbio auto amarrado (com arame farpado) à t-case....

CAVESO
17/04/2010, 14:52
A flange até que ficou bem compacta..... encolhi o máximo que deu!

Na ultima foto é o conjunto do Xavier (lata de lixo) que coloquei só para comparação dos tamanhos dos conjuntos (desculpe pelo roubo, Xavier!)

CAVESO
17/04/2010, 14:56
Para quem perguntou:a flange ficou com incríveis e reduzidos 65 m.m. de espessura.

Casa da transmissão4x4
17/04/2010, 15:14
Câmbio auto amarrado (com arame farpado) à t-case....

Não gostei do serviço porque faltou durepoxi.........
O serviço está otimo, parabens cavesco.

Casa da transmissão4x4
17/04/2010, 15:27
Cavesco esse cambio pega direto no MWM 2.8 ?
Esse cambio e o mesmo do opala e omega, ou somente do opala ?

Tio Eddie
17/04/2010, 17:48
Caveso,

Tá ficando chique hein?!
Vamos ter que celebrar as etapas com boas doses de cachaça artesanal como o engesão!!!

[]s

guilhermeabreu
17/04/2010, 18:05
CAVESO

ESTOU IMPRESSIOANDO COM A QUALIDADE DO SERVIÇO

Dá até vontade de troar tudo aqui .

PARABENS

CAVESO
17/04/2010, 18:41
Cavesco esse cambio pega direto no MWM 2.8 ?
Esse cambio e o mesmo do opala e omega, ou somente do opala ?

Danilo,

A capa seca é plug and play na carcaça do mwm, mas tive que fabricar um volante-flex plate (há fotos no tópicos algumas páginas atrás) para unir o conversor ao motor.

O câmbio é do opala acima de 1988 (ou 1989 se não estou enganado).

É o ZF 4HP22 de 4 marchas com controle mecânico, que equipava opalas, range rover, jaguars, bmws e outros...

O câmbio do ômega é eletrônico...

Abs

CAVESO
17/04/2010, 18:45
Caveso,

Tá ficando chique hein?!
Vamos ter que celebrar as etapas com boas doses de cachaça artesanal como o engesão!!!

[]s

Tio,

Só cachaça mesmo pra suportar essas idéias malucas e a execussão lenta e cheia de detalhes....

O estoque está indo estômago abaixo e cabeça acima..rsss

Mas quando quiser me ajudar a tomar umas é só avisar que reservo aqui!

Abs

CAVESO
17/04/2010, 18:48
CAVESO

ESTOU IMPRESSIOANDO COM A QUALIDADE DO SERVIÇO

Dá até vontade de troar tudo aqui .

PARABENS

Grande amigo e guru,

O serviço saiu com a qualidade que mereço graças a você e outros amigos aqui do fórum que me ensinam o jeito certo de fazer.

Se vocês nada disso seria possível!

E fique com seu engesão exatamente do jeito que está pois seu jipe é uma dos melhores engesas deste país...

Abs

Tio Eddie
17/04/2010, 19:13
Caveso,

Quando formos celebrar, seja a razão que for, levo minha cota de contribuição e participo com prazer do rachid pro churrasgato ou algo de melhor qualidade!

Agora,tocar uma reforma devagar e sempre é uma tarefa para poucos sem a ajuda do são diazepan

[]s

CAVESO
17/04/2010, 19:21
Caveso,

Quando formos celebrar, seja a razão que for, levo minha cota de contribuição e participo com prazer do rachid pro churrasgato ou algo de melhor qualidade!

Agora,tocar uma reforma devagar e sempre é uma tarefa para poucos sem a ajuda do são diazepan

[]s

Cachaça, costela, mentira e diazepan são por minha conta! rssss

Kim
17/04/2010, 19:30
Cachaça?
Cerva?
Rachid para o churras????

Posso me convidar????

Hauhauhauhauhauhau!!!

Caveso

Cara, tá ficando bom!

Só vai ficar melhor, depois do engesa começar a rodar.