Ver Versão Completa : ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine
Amigos foristas,
Sempre fui apaixonado por jipes, em especial o Engesa.
Na minha cidade tinha apenas um exemplar, que pertencia à antiga TELEMIG, e eu, desde moleque ficava "namorando" o jipe quano o via na rua.
O tempo passou, cresci (só no tamanho) e a paixão me acompanhou, até que ano passado resolvi ir atrás de meu sonho: comprei um fase II 89.
O veículo pertenceu à FUNASA, adquirido em leilão. A lataria estava precisando de reparos mas a parte mecânica impecável (faltando apenas carburador e ignição eletrônica) já que ele rodou apenas 33.000 km como Fumacê.
Estou a quase um ano com ele na reforma e fiquem à vontade para opinar, sugerir, criticar, elogiar, xingar e etc...
Aos poucos vou postando as fotos da transformação.
Fotos:
1 - Bixo já depenado;
2 - O começo de tudo: pintura do chassis.
Só lixei e pintei, pois, não havia nem trincas e nem soldas.
Zerado como saiu da engesa!
Diferenciais revisados, regulados e já montados...
Abrimos o motor mas estava tudo novo (o jipe rodou 30.000 Km apenas).
Lavamos as peças, efetuamos as medições das peças - conferindo todas com as especificações originais- e montamos o motor.
Ficou zerado!
Caixa de marcha e transferência: Desmontamos e só trocamos os retentores. Engrenagens e rolamentos pareciam ter saído da fábrica.
Já com a carroceria e capota de fibra no lugar.
Eixos revisados e montados, indo para o chassis...
Carroceria lixada, pronta para receber primer.
Capota de fibra prestes a ser fixada...
Peço desculpas por algumas fotos que ficaram pequenas.
Sabem como é: falta competência por parte de quem vos escreve para deixá-las no padrão do fórum.
Se algum moderador puder fazer o favor de deixá-las em tamanho normal...
Fabricação do Santo-antônio.
Carroceria já com fundo amarelo, fuura cor do jipe.
Mais fotos do santo-antonio.
reparem no suporte parafusado na quina da carroceria.
Eu e meu irmão fabricamos o santo-antonio.
Tudo din e solda mig.
Capota tabatinga (nova) com fundo amarelo.
Fabricação do bagageiro...
O capô vai receber duas aletas para entrada de ar (do caminhão volvo).
Cacete... tem gente que tem o rabo pra lua mesmo...
Engesa da FUNASA com 30.000 km.
Parabéns! :palmas:
cristiano
09/09/2006, 19:57
Parece que você e seu irmão tem bastante equipamento... queria eu também poder fabricar muita coisa.
Não vai fazer uma cantoneiras no bagageiro? Eu acho bastante útil. Apesar de muito bonito, com cantoneira eu acho mais eficiente.
Parabéns!
Cacete... tem gente que tem o rabo pra lua mesmo...
Engesa da FUNASA com 30.000 km.
Parabéns! :palmas:
Valeu Imperador!
Foi um achado mesmo!
Estava quase fechando negócio com um Fase I sem motor, caixa, transferência e diferencial dianteiro mais caro do que paguei neste.
Do nada surgiu esse fase II e mais que depressa: mão nele!
Parece que você e seu irmão tem bastante equipamento... queria eu também poder fabricar muita coisa.
Não vai fazer uma cantoneiras no bagageiro? Eu acho bastante útil. Apesar de muito bonito, com cantoneira eu acho mais eficiente.
Parabéns!
Cristiano,
Temos pouco equipamento mas sabemos nos virar bem... :)
As cantoneiras que você diz são aquelas armações no centro do bagageiro?
Na verdade o bagageiro está pronto com elas. Essas são fotos antigas, antes de ficar pronto. Depois posto mais fotos atuais.
Obrigado pela força!
cristiano
09/09/2006, 22:16
Cristiano,
Temos pouco equipamento mas sabemos nos virar bem... :)
As cantoneiras que você diz são aquelas armações no centro do bagageiro?
Na verdade o bagageiro está pronto com elas. Essas são fotos antigas, antes de ficar pronto. Depois posto mais fotos atuais.
Obrigado pela força!
Não são essas. Eu achei uma foto de um bagageiro que descreve o que estou te falando. Eu acho muito útil, porque você coloca caixas, pneus e etc e muitas vezes não precisa nem amarrar, se o trajeto for curto.
http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Prod/bagageiros/images/bagageiro_keko_pageiro_I.jpg
Cristiano,
Vou postar umas fotos mais recentes depois onde você verá que no modelo que fiz, a "Grade" interna é rebaixada, formando uma área funda como no modelo que me enviaste.
Valeu pela dica!
Só lembrando que quem quiser sugerir algo, apontar os erros (ou acertos) ou digitar qualquer coisa, fiquem inteiramente à vontade.
Falem agora antes que o jipe fique pronto! rs
Caro carlos augusto veggi!
Sua máquina está muito legal!
Fiz toda a parte mecãnica da minha, está zerada quanto a mecânica, nunca deixando de andar.
Bem agora, talvez num futuro, farei a parte de maquiagem, cuidando de alguns cupins que estão lá.:putz:
Agora...
poderia postar mais fotos para podermos apreciar o andamento da reforma.:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Grande amigo Kim,
Nem se eu quisesse daria para ir reformando meu engesa com ele andando.
Veio praticamente sem o fundo (todo comido pelos cupins), sem carburador e distribuidor e aparentemente com motor travado.
Ao desmontar pensei que estivesse com a mecânica ruim e para minha felicidade só precisei trocar os retentores e juntas.
Até o motor estava zerado (troquei jogo de juntas e aneis de segmento).
Em 2007 ele roda...
Quanto às fotos, assim que pegar um cd com elas eu posto aqui...
Valeu pela visita!
Adaptação do cardã do setor hidráulico de direção (não sei de qual é).
O melhor desse cardã é sua estria que permite regular o comprimento da barra de direção, evitando vibrações no volante e auxiliando na manutenção.
Na sequência:
A peça original com estria aberta.
A peça original com estria fechada.
A peça já adaptada na barra de direção (S10).
Adaptação de coluna escamoteável da S10/Blazer:
Novos presentinhos:
1- Bolachas (novas) BF Goodrich 33" x 12,5 AT
2- Rodas (novas) Mangels modelo direcional, 15" x 10"
3- rodas montadas nos pneus.
Vamos ao trampo que mais deu dor de cabeça até agora: Adaptação de portas (e molduras delas) da Tabatinga.
Foto 1: visão lateral com porta e molduras no lugar.
Foto 2: porta
Foto 3: pino batente da porta
Continuação do Trampo das portas e molduras:
Foto 1: Mudei os parafusos das dobradiças das portas, colocando parafusos alen, cabeça cônica (os sextavados são muito feios, dando péssimo acabamento). Reabri os furos, deixando-os cônicos.
Foto 2: Corte na moldura para adequar aos ângulos do quadro do pára-brisa, que posteriormente serão soldados em fibra.
Detalhe para a borracha esponjosa que usei entre o quadro e a carroceria, que evita o acúmulo de água entre as partes. A borracha original dá acabamento melhor, mas acumula água e acelera o processo de ferrugem nas peças.
Foto 3: Tampas traseiras com suporte de estepe central.
Grannnnde Carlos Augusto!!
Tá ficando muito bom seu jipe heim!!!
O acabamento da capota esta ficando show, nada melhor que os olhos do dono nesta hora.
quando pronto, só haverá um melhor que o seu, o meu é claro!!!:mrgreen::mrgreen:
Parabéns pela máquina!:concordo:
Abraços.
Kim.
Grannnnde Carlos Augusto!!
Tá ficando muito bom seu jipe heim!!!
O acabamento da capota esta ficando show, nada melhor que os olhos do dono nesta hora.
quando pronto, só haverá um melhor que o seu, o meu é claro!!!:mrgreen::mrgreen:
Parabéns pela máquina!:concordo:
Abraços.
Kim.
Fala, grande kim!
Ia anunciar no tópico que abri sobre vidros e travas elétricos, as fotos aqui, mas, antes disso você viu aqui, rs.
Se fosse só os olhos do dono estaria bom. São olhos, mãos, cérebro (pouco, mas presente, rs), braços, coluna.....
Obrigado pelos elogios e pelas idéias que sempre guardo no meu HD biológico.
Abração!
Caro Carlos,
Então, em brave teremos uma nova viatura para apreciarmos.
Felicidades nesta empreitada.
Estamos aqui, e perto, qualquer coisa que precisar é só pedir.
Quando for inaugurar nos avise para marcarmos uma trairada naquele restaurante que tem aí, que é uma varavilha.
Abraços.
Opa, marcaremos a trairada sim!
Valeu pela visita ao tópico!
Abração!
Marcelo R. A. da Cunha
09/11/2007, 13:01
:parede: :parede:
Caramba não tinha visto esse tópico :shock:
QUE BELA MAQUINA!!!!!!!!
[]'s
Marcelo
:parede: :parede:
Caramba não tinha visto esse tópico :shock:
QUE BELA MAQUINA!!!!!!!!
[]'s
Marcelo
O tópico ainda está tímido, pois o engesa está com vergonha de se mostrar antes de da "roupa de gala".
Obrigado pelos elogios, pela visita e volte sempre!
Abração!
UFA!!!!!!!!!!!!!
Mais uma etapa vencida: terminei a adaptação das molduras das portas (falta apenas o acabamento com massa em PU.
Foto 1: Junção das duas molduras (interna e externa) com fibra
Fotos 2, 3 e 4: Fiz uma chapa unindo a chapa de reforço enviada pelo Fernando Filoni (Tabatinga) aos furos que aparafusam os pára-lamas á carroceria. A função dessa chapa agregada é dar resistência à dobradiça da porta, já que só com o reforço enviado pelo Fernando deixa a lataria movendo ao abrir e fechar as portas, o que futuramente pode ocasionar trincas na lataria.
Abraços com fibra até na alma...
Tá ficando bom heim!!!
Mais...
Não vai deixar aqules "gabaritos" soldados ali, né?
Vai unir uma chapa a outra com solda, esmirilhar, para dar acabamento, e depois retirar o "gabarito", certo?
Aí sim, serviço de primeira!
Abraços.
Kim.
Aqueles "gabaritos" ficarão ali como reforço, já que mandei dobrar a chapa na espessura 1/8 e ainda assim ficou dando "barriga" na lateral quando abre ou fecha a porta (a porta é pesada e grande, logo, dá uma alavanca danada).
Só está ponteado. Vou retirar na segura, soldar, esmerilar, dar os devidos acabamentos e jogar um primer.
Mas o acabamento final virá depois, com a entrada de uma caixa de som tampando tudo.
Abraços pinicando o corpo inteiro até agora....
Par de bancos recaro, refeitos em couro e com encosto de cabeça shutt, vazados para cinto de 4 pontos:
samukanvas
23/01/2008, 23:12
Que decepção... pneu at.... :roll:
Carro totalmente homossexual....
Porra... um engesão desse na minha mão roda só na rua... 30k km é muito pouco. Dá dó...:mrgreen:
Muito legal. Vai ficar ótimo!!!
abs
Uia uia!!!!
Tá andando o negócio!!
Falta o suporte para esses belos bancos.
[QUOTE=samukanvas;533098]Que decepção... pneu at.... :roll:
Carro totalmente homossexual....[QUOTE]
Pobre é assim mesmo: pneu At e cinta pra ser rebocado.
Quando for posar para as revistas eu pego os pneus do caveirão emprestados (Photoshop).
Valeu pelos elogios...
E eu não sei!!!!!
O Haudrich tá na mesma empreitada.
O problema é que os recaro tem um suporte próprio, antes dos trilhos.
Terei que soldar uns trilhos nesse suporte e prender o trilho no suporte original do fase II.
Trampo legal....
Confecção dos suportes superior e inferior para os cilindros de embreagem (MB 608 ) :
samukanvas
19/03/2008, 23:03
E o carro? Tá nos finalmente ou falta muito?
Abs
E o carro? Tá nos finalmente ou falta muito?
Abs
Até que não falta muito: pintar, parte elétrica, (muitas) perfumarias e tal.
Mas o que falta mesmo é eu parar de inventar um monte de coisas (culpa desse fórum onde sempre tem alguém vendendo algo que preciso) e colocar ele pra rodar...
samukanvas
19/03/2008, 23:16
Até que não falta muito: pintar, parte elétrica, (muitas) perfumarias e tal.
Mas o que falta mesmo é eu parar de inventar um monte de coisas (culpa desse fórum onde sempre tem alguém vendendo algo que preciso) e colocar ele pra rodar...
Cerveja... eu até tinha comprado um par de eixos pra cherokee... acabei voltando meu pensamento pros meus antigos 4x4 que nem bloqueio tinham. Largay mão da frescura e deixei ela "original" pra depois colocar somente o que vou usar.
Começa a rodar com ele logo... Mods depois!! :concordo:
Abs
Coluna de direção S10 escamoteável...
Huuummmmm...:pensativo:
Tá ficando bom heimmmmm!!!:concordo:
1- Lateral da porta
2- Detalhe do tirante do cilindro de embreagem hidráulica
Opa!
Olha o jipe ficando pronto...
Vamo acelerá o serviço, homi.
[]s
Eita!
Cê viu Folgado...
Tá quase...
Quase eixando o Caveso doido!!!!:mrgreen::mrgreen:
Opa!
Olha o jipe ficando pronto...
Vamo acelerá o serviço, homi.
[]s
Acelerado mas reduzido.....:mrgreen:
Tá quase...
Quase deixando o Caveso doido!!!!:mrgreen::mrgreen:
Doido??????
Meu psiquiatra mandou triplicar a dose do tarja preta, mas disse que estou bem......:mrgreen:
zguilherme
21/04/2008, 18:03
OPA CAVESO! bixo.. e ae, como q anda o processo de levitacao da viatura???? alguma novidade?????
acredito q voce ta ficando desorientado ja neh, eu estou ha 5 meses sem ver o meu, e estou desorientado ja... serio.
imagino vc vendo e nao andando.
agora, meconta uma coisa, q servico bacana q voce fez no banco em????? poxa, nao tem como me dar o caminho das pedras nao? estas cabecas da shutt, pagou quanto? alias, a brincadeira toda dos bancos, pode me dizer quanto foi? desculpe a pergunta indiscreta , mas estou dando jeito de trocar meus conchas q ja vendi, e colocar alguma coisa neste sentido do seu.
abracos
OPA CAVESO! bixo.. e ae, como q anda o processo de levitacao da viatura???? alguma novidade?????
acredito q voce ta ficando desorientado ja neh, eu estou ha 5 meses sem ver o meu, e estou desorientado ja... serio.
imagino vc vendo e nao andando.
agora, meconta uma coisa, q servico bacana q voce fez no banco em????? poxa, nao tem como me dar o caminho das pedras nao? estas cabecas da shutt, pagou quanto? alias, a brincadeira toda dos bancos, pode me dizer quanto foi? desculpe a pergunta indiscreta , mas estou dando jeito de trocar meus conchas q ja vendi, e colocar alguma coisa neste sentido do seu.
abracos
Fala Zguilherme, valeu pela visita!
Rapaz, antes eu sonhava com meu engesa, agora já nem durmo...:mrgreen:
Ele está no salão dando um trato na pintura e iniciando o esquema elétrico.
Sobre os bancos, os meus acabaram não ficando caro, pois ganhei o par do meu irmão.
Paguei 200,00 para encapá-los em courvim tipo exportação e 150,00 no par de encostos da shutt.
Comprei de um cara que só tinha um par de resto, mas, se tiver interesse, me avise que vejo com ele se tem mais.
Caso queira, passe-me o banco em que usará os encostos e cor (tem preto com cinza como o meu e cinza com preto).
Abração
zguilherme
22/04/2008, 13:43
opa bixo, eu to tentandoa achar os bancos ainda... ta uma luta, eu a principio queria os do vectra, pq ja tenho um no meu jipe... esta no banco de tras... mas como quero tirar o banco de tras... e colocar um de dois lugares... queria jogar pra frente... mas ae o banco taruim ahahahhahha entao tenho de encontrar outro...
dae entra o esquema do cinto de 4 pontos, q acho indispensavel pra trilhas... poxa... tem de ter o encosto.
cara ficou bem barato, mesmo se voce tivesse comprado os bancos, poxa, eu pensei assim comprar bancos de couro de algum carro ae... q sai na faixa de 500, e troca so o encosto... mas o ideal era achar um par igual este seu viu... muito bacana ficou.
nao sabes de algum por ae nao}???
bixo, mas seu engesa ta ficando muito legal... eu tambem desde crianca sempre sonhei em ter um, mas ae ficava com medo de gastar tanto em um... e comprei willys... bom, dae descobri q iria gastar o mesmo dinheiro de um engesa nele e ele nunca seria um engesa... portanto... agora estou com meu sonho realizado... e fico ae, sem dormir como vc ahahahhahahahaha arrumando o q fazer nele... impressionante, eu futrico neste forum o dia todo... e na internet sobre o danado... pena q na realidade nao tem muita coisa neh.
nao tem lojas com peças especializadas na internet... so a rota...
eu agora to na luta da capota, bancos, alternador e o eixo flutuante q nao da.... ja estou com medo, rodo com 33... entao... depois de tanntos relatos... mesmo dando a manutencao devida q sempre dou... nao sei... estou preocupado... e a formula q o pessoal ae deu... de gastar como q 2500 por todo o sistema... nao foi tao salgado... q achou????
Cara,
Esses bancos recaro são bem difíceis de achar, e, quando acha, pedem caro.
No mercado livre tem alguns, mas caros...Se souber de algum par desses eu te aviso!
O engesa tá ficando com a minha cara, mas longe do ideal (se é que é possível alcançá-lo).
Como meus bengalas traseiros ainda são originais do veículo e nunca foram mexidos, vou rodar com eles por um tempo (morrendo de medo), mas já estou na captura das peças pra ir montando meu kit flutuante.
A luta continua, companheiro!!!!!
Joao Baeta
22/04/2008, 14:17
:arrow:Caveso precisa de "aula" de cores do fórum!
Tadinho... :mrgreen:
:arrow:Caveso precisa de "aula" de cores do fórum!
Tadinho... :mrgreen:
Sou daltônico........:mrgreen:
Fotos do jipe pronto............
Esse aí não é FI?
Olha o ângulo da porta!
Cê tá querendo me enganar é?????
O seu é FII!!!!
zguilherme
28/04/2008, 21:50
hahahhaahahahahahahahahahhhaha.... nao sei isso me lembra os flintstones....
legal a viatura cara... e ae vai aumentar as bolachas????
Esse aí não é FI?
Olha o ângulo da porta!
Cê tá querendo me enganar é?????
O seu é FII!!!!
É um fase II com chassis encurtado.....
hahahhaahahahahahahahahahhhaha.... nao sei isso me lembra os flintstones....
legal a viatura cara... e ae vai aumentar as bolachas????
Pra aumentar as bolachas terei que fazer Lift na carroceria.....:mrgreen:
Que saudade de meu engesa!
Só tenho visto ele por aqui...rsssss
zguilherme
10/06/2008, 02:51
sei como é duro isso meu amigo, pense q so tenho visto meu engesa aqui tambem e por fotos ehhehehehehhehehhe ha mais de 6 meses ahhahaha dureza viu.
Pessoal!!
Olhem o que o Caveso faz quando saiu com seu engesa!!!!:shock:
http://br.youtube.com/watch?v=MVFa5Ecziv0&feature=related
Cuidado se encontrarem o Caveso perto da escola com seu seu jipe, as crianças correm risco!:twisted:
Ainda bem que não saiu muito ferido...
zguilherme
21/06/2008, 17:52
ahahhahahah. ri demais.
Poxa, ta ha tanto tempo sem aandar na viatura e quando sai ja faz arte CAVESO????
Poxa, depois de tanto tempo e terapia para superar o trauma, vocês me fizeram retomar tudo novamente :(
Protetores de diferenciais
1- Capô com entradas de ar
2- Lateral
3- Outra lateral
Devagar está indo.... :mrgreen:
Rangel4x4
31/10/2008, 23:37
Meus Parabéns,
Vc tá fazendo um trabalho profissional mesmo.
Com certeza vai arrancar suspiros por onde passar!!!
E o motor, já comprou?
Ainda não......naquele dilema cruel: motor low com câmbio manual ou motor high com câmbio auto? :pensativo:
Enquanto isso vai de motor à cachaça mesmo....
Meus Parabéns,
Vc tá fazendo um trabalho profissional mesmo.
Com certeza vai arrancar suspiros por onde passar!!!
Ô Rangel,
Obrigado pela visita e pelos elogios.
Tô doido mesmo para começar a arrancar suspiros, pois por enquanto só está arrancando dinheiro do meu bolso e cabelos da cabeça.... :mrgreen:
Se nós já estamos anciosos pra ver a viatura pronta, fico imaginando você olhando pra cada fase sem fim e imaginar "quando é que essa porr@ vai ficar pronta?"
É soda não é
Pra 2010 sai? :mrgreen:
Pra 2010 sai? :mrgreen:
Se correr sai.... :mrgreen:
ramiro_eli
01/11/2008, 21:28
Caveso,
Acabei de ler todo o seu tópico. Reformas como esta dá gosto de ver, tudo feito como deve ser, sem deixar nada por fazer. Parabens!!!:palmas::palmas::concordo:
Seu motor ainda está aberto?
Se estiver, é possível melhorar muito seu desempenho sem gastar rios de $. Caso queira trocar idéias me avise!
Abraço e boa sorte!
Caveso,
Acabei de ler todo o seu tópico. Reformas como esta dá gosto de ver, tudo feito como deve ser, sem deixar nada por fazer. Parabens!!!:palmas::palmas::concordo:
Seu motor ainda está aberto?
Se estiver, é possível melhorar muito seu desempenho sem gastar rios de $. Caso queira trocar idéias me avise!
Abraço e boa sorte!
Pô Ramirão, lendo isso do dono, idealizador (e realizador) e patrocinador do Devasso, fico até inchado aqui.... :mrgreen:
O Motor está fechado, mas abrir e fechar é comigo mesmo.. :)
Quero as dicas sim que puder me passar...
Obrigado pela visita, cara!
ramiro_eli
03/11/2008, 10:38
Pô Ramirão, lendo isso do dono, idealizador (e realizador) e patrocinador do Devasso, fico até inchado aqui.... :mrgreen:
O Motor está fechado, mas abrir e fechar é comigo mesmo.. :)
Quero as dicas sim que puder me passar...
Obrigado pela visita, cara!
Caveso,
Grande parte de tudo o que foi feito no Devasso foi a soma da ajuda do pessoal daqui do fórum, e não somente duendes da minha cabeça. hahaha
As receitas vão depender muito do seu bol$o e da sua vontade em gastar com este motor, mas por estágios o esquema é o seguinte:
1- Trabalhando somente no cabeçote, utilizando peças originais e/ou baratas:
trocar as válvulas de admissão por outras de 50mm e as de escape por 40mm, utilizar molas de válvulas do 250/S, retrabalhar os dutos, aumentar a taxa de compressão para 10:1(gas) ou 12,5:1(álc).
2- Trocar o comando pelo do motor moderno(<89) a álcool, trocar o coletor de escape por um dimensionado, trocar o carburador por um Solex H34 ou Weber 40idf ou 44idf, coletor aquecido no caso de usar álcool.
3- Trocar o virabrequim pelo do motor antigo, o 153 e utilizar os pistões do moderno última medida, assim o motor passa de 2.5 para 2.8lts, e o melhor de tudo, todo este ganho é feito pelo aumento de curso do vira. Em outrar palavras: muito mais torque.
Outra opção inda melhor, mas bastante rara, é usar o virabrequim da Volvo Penta(lanchas), que faz o motor deslocar 3 litros e fica com um torque fantástico.
4- Utilizar um kit turbo, com turbina pequena para o torque aparecer em baixo regime.
Esta opção pode ser utilizada em qualquer das configurações anteriores, diminuindo apenas a taxa de compressão.
Boa sorte!
Ramiro,
Minha intenção é num futuro próximo utilizar o seguinte powertrain: motor diesel mwm sprint 2.8 + ZF Hp 22 + t-case hilux.
Como montar esse esquema é demorado e caro, resolvi ir de motor original para rodar com ele, pelo menos.
Como usarei no dia-a-dia também, quero algo "mais" econômico.
O motor é um 151 ano 1988 à alcool, que veio originalmente no engesa, com bura solex h34 seie (foi todo revisado pelo Sr. Celso aí de sampa), coletor aquecido, ignição eletrônica original e tal...
O que dá pra melhorar nele levando em consideração a economia?
Sei que aumentar potência bebendo menos é impossível, mas dá pra mexer em bobina e outros?
Fiquei tentado a comprar um eixo de 153, trocar pistões, valvulas e etc, mas como penso no diesel (alcool e gasosa aqui são caros) mas resolvi segurar o pé por enquanto...
Agradeço pelas preciosas dicas e aguardo mais... :mrgreen:
P.S. Comendo os dedos aqui esperando a Planeta offroad do devasso chegar!
ramiro_eli
03/11/2008, 21:18
O que dá pra melhorar nele levando em consideração a economia?
Sei que aumentar potência bebendo menos é impossível, mas dá pra mexer em bobina e outros?
É possível sim!
Aumentando a taxa de compressão ganha-se um pouco de potência, aumento substancial de torque e uma ligeira economia de combustível. No seu caso acredito que 11,5~12:1 seja um bom número.:concordo:
É possível sim!
Aumentando a taxa de compressão ganha-se um pouco de potência, aumento substancial de torque e uma ligeira economia de combustível. No seu caso acredito que 11,5~12:1 seja um bom número.:concordo:
Consigo isso só rebaixando o cabeçote? :pensativo:
Caveso,
Grande parte de tudo o que foi feito no Devasso foi a soma da ajuda do pessoal daqui do fórum, e não somente duendes da minha cabeça. hahaha
As receitas vão depender muito do seu bol$o e da sua vontade em gastar com este motor, mas por estágios o esquema é o seguinte:
1- Trabalhando somente no cabeçote, utilizando peças originais e/ou baratas:
trocar as válvulas de admissão por outras de 50mm e as de escape por 40mm, utilizar molas de válvulas do 250/S, retrabalhar os dutos, aumentar a taxa de compressão para 10:1(gas) ou 12,5:1(álc).
2- Trocar o comando pelo do motor moderno(<89) a álcool, trocar o coletor de escape por um dimensionado, trocar o carburador por um Solex H34 ou Weber 40idf ou 44idf, coletor aquecido no caso de usar álcool.
3- Trocar o virabrequim pelo do motor antigo, o 153 e utilizar os pistões do moderno última medida, assim o motor passa de 2.5 para 2.8lts, e o melhor de tudo, todo este ganho é feito pelo aumento de curso do vira. Em outrar palavras: muito mais torque.
Outra opção inda melhor, mas bastante rara, é usar o virabrequim da Volvo Penta(lanchas), que faz o motor deslocar 3 litros e fica com um torque fantástico.
4- Utilizar um kit turbo, com turbina pequena para o torque aparecer em baixo regime.
Esta opção pode ser utilizada em qualquer das configurações anteriores, diminuindo apenas a taxa de compressão.
Boa sorte!
Ramiro,
Também tenho no meu CJ5 um motor Opala gasolina 4 cil, o que estou pensando é passar para etanol e colocar um blower, neste caso o custo-benefício não seria melhor que o sugerido nos itens 3 e 4?
ramiro_eli
05/11/2008, 09:56
Faz algum tempo que não monto este motor, portanto estou um pouco por fora dos preços... Mas ao menos no passado este motor tinha as peças a preço de banana.
Pessoalmente prefiro uma turbina ao invez do blower, mas este tb é uma ótima opção.:concordo:
Começando a amarelar....
Amarelo Imola (Crossfox e Audi).
Bacana a cor Carlos, vai ficar chiqui no úrtimo.
Aqueles pneuzinhos parecem tão perdidos ali :mrgreen:
Ai....ai....!!!!!
O do Caveso tá quase pronto.......
O meu tá a venda.......:sad:
Bacana a cor Carlos, vai ficar chiqui no úrtimo.
Aqueles pneuzinhos parecem tão perdidos ali :mrgreen:
Esses pneus agressivos estão ali apenas para movimentar o jipe de um lado pro outro.
Os titulares serão mais gays ainda: Bf AT 33"
Ralado/SP
18/11/2008, 18:49
Caveso,
Parabéns pelo carro, está ficando ZERO e nota MIL...
Imagino sua angústia pois estou mexeno no meu engesa desde final de abril e já estou ficando louco, embora não possa falar muito pois agora ele está quase no ponto ideal em termos de mecânica... ou seja logo-logo, poderei concluir o carro com lataria nova. Tem fé que logo após o carnaval terei um engesa 0 Km - lataria e mecânica.
Parabéns pela empreitada
Abraçones
Ralado
Ai....ai....!!!!!
O do Caveso tá quase pronto.......
O meu tá a venda.......:sad:
Grandeeee Kim!!!!!!!!!
Não entendi e não digeri direito essa estória de você vender seu brancão, mas.......
"Engeseiro de alma" como você é, deve vir algo ainda melhor por ai..... :pensativo:
Caveso,
Parabéns pelo carro, está ficando ZERO e nota MIL...
Imagino sua angústia pois estou mexeno no meu engesa desde final de abril e já estou ficando louco, embora não possa falar muito pois agora ele está quase no ponto ideal em termos de mecânica... ou seja logo-logo, poderei concluir o carro com lataria nova. Tem fé que logo após o carnaval terei um engesa 0 Km - lataria e mecânica.
Parabéns pela empreitada
Abraçones
Ralado
Fala Raladone!
Devagar vai ficando do meu jeito....
Tô doido pra ver as fotos do seu para pegar umas boas idéias...
valeu pela visita e volte sempre!
Pedro Bachir
26/11/2008, 18:57
Esses pneus agressivos estão ali apenas para movimentar o jipe de um lado pro outro.
Os titulares serão mais gays ainda: Bf AT 33"
pô caveso!!
AT??? to veno que vai ter dó de colocar o pink submarine na trilha............
pô caveso!!
AT??? to veno que vai ter dó de colocar o pink submarine na trilha............
Bachir,
É o seguinte, cara: pensei, pensei, pensei e pensei antes de comprar os pneus, mas acabei escolhendo os AT mesmo.
O jipe será meu carro de dia-a-dia também e a galera que fazia trilha aqui na cidade está bem parada.
Um grande incentivador está com problemas sérios de saúde e a galera foi desanimando.
Portanto, trilha será lá uma vez ou outra e ligths, pois o pessoal (geralmente eu e mais um ou dois) prefere assim...
Daí já viu, né?????
Comprar pneu mud ou mais agressivo pra andar em asfalto não rola..
Mas como estou com quase um jogo de rodas reserva (faltam duas mangels 15x8 6 furos), a idéia é montar um jogo de trilha pra quando rolar algo mais hard.
Apesar disso, o jipe rodará no barro nos finais de semana sim....
o Abroba tem tópico?
Valeu pela visita!
Pedro Bachir
26/11/2008, 19:19
oospra!!!
hahahahaha tá certo!! mud faz uma barulhera e desgasta beeem mais.... só pra quem usa mais em trilhas mesmo!
e fazendo uma viatura arrumadona assim eu teria dó... hahahahaha o meu fiko bem feito tb mas já fiz pensano em trilhas mesmo....
tá ficano bunitão! está valeno a pena a looonga espera... hahahahahaha
o abroba tem topico sim! criei domingo agora.. hahahaha vai no link da assinatura ae!
abraço
Caramba pessoal!
Um duende me contou que teremos uma baita surpresa, com uma ótima revelação!!!!!
Jura?????????
O que será????? :pensativo:
Será que o Engesa vai trafegar somente pelos caminhos que um tal de Azul de um certo amigo nosso trafega ?:pensativo:
Estou ficando preocupado...:cry:
Será que o Engesa vai trafegar somente pelos caminhos que um tal de Azul de um certo amigo nosso trafega ?:pensativo:
Por ser mais alto, mais largo e mais pesado, em alguns lugares onde o azul vai ele não irá. Tipo shoppings com teto baixo, estradinhas de terra mais apertadas, passeios em areia muito fofa..... :mrgreen:
JapaTroller
01/12/2008, 12:36
Como está indo a fabricação do "pink submarine" biba????:mrgreen::mrgreen: Vamu agilizar o processo ai veghi!!!!! hehehehehhehe
Como está indo a fabricação do "pink submarine" biba????:mrgreen::mrgreen: Vamu agilizar o processo ai veghi!!!!! hehehehehhehe
E aê, Japa?
Cara, você está adorando o lonnnggggoooo período chuvoso e eu estou aqui fazendo a dança pra parar de chover.
Chovendo não dá pra pintar....
Procurei uma estufa aqui na cidade, mas a mais alta que achei ainda é muito baixa (eles fazem com teto baixo para secar mais rápido carros e cabines de caminhão) para o engesão :parede:
Tá Phoda!!!!!
Mas hoje abriu um sol pela manhã, vamos ver se ele veio para ficar...
Vou dar uma passada na oficina hoje pra ver o danado...
Sergio Rocha
01/12/2008, 13:10
Além da pintura, o que falta pro Engegay ficar pronto?
[]'
Além da pintura, o que falta pro Engegay ficar pronto?
[]'
Relatório situacional:
-Mecânica pronta (tudo no lugar com todos os flúidos, já funcionei e andei)
-Carroceria pintada (com uma demão de amarelo imola em PU), faltando montar a frente (estava fazendo umas adaptações na grade e rebaixando os furos das dobradiças para usar parafusos cônicos em aço 12.9) e regular o capô, para assim dar a última (e final, espero) demão com o jipe todo montado.
-Falta parte elétrica (joguei chicote com tudo fora e refazendo do zero), montar os vidros, colocar os bancos e o mais demorado: os famosos "ajustes finos", que nunca acabam, mas serão feitos com o jipe rodando...
Ô luta!
Joao Baeta
01/12/2008, 13:34
:arrow:Ô mineiro implicante!!!!
... Azul faz trilha de macho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:palmas:
O problema, é que, o AZUL pode até ser de macho, o problema é o dono, que nos deixa em dúvidas...
Sergio Rocha
01/12/2008, 20:10
Vc emprestou o Azul pro seu ?
[]':mrgreen:
KKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKK KK...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Essa foi F0d@!!
E ai grande Caveso, como está a novidade!
E o engesão vai para shoping quando?
E ai grande Caveso, como está a novidade!
Ainda dependendo daquela informação que te falei...
Opa então grande Caveso!
Aguardo ansioso o resultado!
Guarde a receita para que todos possamos desfrutar do resultado!
Abraços.
Kim.
Sergio Rocha
02/12/2008, 18:37
Caveso
Ainda bem que vc não mora aki. Senão vc teria que ir comigo ao churrasco de fim de ano do NJC, hoje a noite, eta sacrifício.
Ter que comer e beber e ainda por cima não pagar nada.
[]':putz::mrgreen:
Sergio Rocha
02/12/2008, 18:39
Desculpe fazer zona no seu tópico.Mas, é que o Rodrigo agora só quer saber de conversas muito técnicas. Então temos que arranjar outro lugar pra pousar.:mrgreen:
Ele agora é hardcore.:mrgreen::mrgreen:
[]':pensativo:
Ô serjão...pqp.....é Phoda ir a churrasco de JC, mas como vc é meu amigão eu iria só pra te fazer compania.... :mrgreen:
Pode zonear a vontade antes que eu efetive o roubo de 3 eixos rockwell que estão num Reo enterrado aqui perto e passe a ser hardcore também...
Ficarei muito metido (ui) com o título de sabichão ou sabichona...
O Rodrigo está sumido por estar preparando os tutoriais? :mrgreen:
Xiiiiiiiii, isto aqui era um topico "quase" sério e agora vai descambar ? :shock:
tava sério demais mesmo isso aqui :mrgreen:
Sergio Rocha
03/12/2008, 18:51
:concordo::concordo::concordo:
[]'
Alfredo Stavale
03/12/2008, 18:57
bagunça!
fala ai como está o andamento do engesa!?!?!?
gostei da COR!:mrgreen:
Joao Baeta
03/12/2008, 18:57
Vc emprestou o Azul pro seu ?
:arrow:Ô Sérgio,
Não sejas implicantes!!!!!
:pipoca:
Joao Baeta
03/12/2008, 18:58
bagunça!
fala ai como está o andamento do engesa!?!?!?
gostei da COR!:mrgreen:
:arrow:Só faltava faixa azul!!!!!:mrgreen:
Sergio Rocha
03/12/2008, 19:00
João
Falou em bagunça, vc apareceu na hora.:mrgreen:
[]'
Achei que o Azul aqui, seria um azul folgado, opa....
Azul do Folgado, que ainda não foi batizado!:mrgreen:
Vai de casa - shoping - casa!:putz:
Mais também tem o azul Baeta, que não posso falar muito onde anda:pensativo:
Mais de toda forma, acho que o Yellow ainda vai ficar marrom!!!
Abraços.
Kim.
Joao Baeta
03/12/2008, 19:07
João
Falou em bagunça, vc apareceu na hora.:mrgreen:
[]'
:arrow:Aposto que vc tava com saudades!!!!:mrgreen:
Joao Baeta
03/12/2008, 19:10
Mais também tem o azul Baeta, que não posso falar muito onde anda:pensativo:
Mais de toda forma, acho que o Yellow ainda vai ficar marrom!!!
Abraços.
Kim.
:arrow:Bem...Kim! (Quase soletro Pequim!:mrgreen:)
O meu Azul ficou guardado aqui... E neste sábado eu irei a casa do Samukanvas para tirar o bloqueio....... E dar uma revisadinha!
:concordo:
Sergio Rocha
03/12/2008, 19:10
:arrow:Aposto que vc tava com saudades!!!!:mrgreen:
Com certeza.
[]':dance::dance::dance:
:arrow:Só faltava faixa azul!!!!!:mrgreen:
Até pensei na faixa azul.....mas aí ele ficaria com vontade de pegar muitos passageiros na travessia niteroi-arraial...
Inclusive kiko e clubber....
O meu Azul ficou guardado aqui... E neste sábado eu irei a casa do Samukanvas para tirar o bloqueio....... E dar uma revisadinha!
Vc vai no Samukanvas??????:twisted:
Huuummmmmm
Kim,
O azul está infestado de cupins de ferro.....eis que comeram mais um bloqueio dessa vez...
Ou seria de tanto fazer curva nas rampas de shoppings? :pensativo:
Por isso que não coloquei bloqueio no yellow...
Então, vai de Macrotorque, não terá problemas de cupins de ferro, que corroem tudo!!!
João, brincadeira heim!
Nem bloqueio ESAB aguenta o joão...
Pow na verdade qnd o azul não está na trilha(que é sempre!), está na mãos de alguem que se diz mecanico, nesse ponto o azul funciona, qnd volta pra mão do João ele come o azul com farinha, e aperitivos, por isso que nunca tá bão.rsrsrsrrsrs.abs.
Muita rampa de shoping???
Muita rampa de shoping???
Pow Kim sabe como aki no RJ né? muitos shopping's pra ir, Rio sul, Shopping Leblon, YCA, todos com muitas rampas, muito ingreme, ae só com veiculos com 4x4 e talvez ate a reduzida, por isso que muitos quebram, hahahhahahahahhaha, abs.
Então mauarj!
Tá explicado!:concordo:
Cara, você está completamente enganado!!!
shopping se escreve com 2 p....
Opa grande folgado!
Dá (ui) um desconto, estou somente com a mão esquerda para escrever...:mrgreen:
Joao Baeta
03/12/2008, 20:37
:arrow:Carro de shopping só basta 1... O Seu (Mauarj)
Como vc conseguiu f*d*r o seu motor?!
Já sei...Tá explicado...
Bração!!!!!!!!!!!!!!!!!
[quote=Kim;756994]estou somente com a mão esquerda para escrever.../quote]
O que ocorreu?
É CAVESO,
Agora guenta..:mrgreen:
Liberou o topico, vai ser um dos mais postados.:putz:
Claro que com conteudo. Hehe !:dance:
E peço a vocês para parar de falar do playboyzonho do AZUL , ele tem uma viatura de macho e só faz trilha de macho.:mrgreen::mrgreen:
Brincadeira joãzinho, não sejas implicante com o mineirinho, estou te defendendo !:mrgreen:
[quote=Kim;756994]estou somente com a mão esquerda para escrever.../quote]
O que ocorreu?
Opa caro Dr. Folgado!
Está tudo descrito aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981&page=29
Hoje já estou bem melhor!
Abraços.
Kim.
[quote=folgado;757020]
Opa caro Dr. Folgado!
Está tudo descrito aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981&page=29 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981&page=29)
Hoje já estou bem melhor!
Abraços.
Kim.
Caramba!! Que coisa horrível. Vai recuperar o movimento dos dedos?
Folgado!
Não sendo indelicado, mais para não desvirtuar o Yellow, gostaria de continuar lá no brancão.
Mais, como descreví lá, a resposta terei somente após o dia 10/12, quando retirarei os fios de Kchiner (parece raio de bicicleta) dos dedos.
Abraços.
Kim.
Senhores,
Fiquem à vontade pois a casa é de vocês..... :mrgreen:
O Yellow com o dono que tem já nasceu desvirtuado...:mrgreen:
Essa foi boa!!!!!!!!!!!!!!!
hauhauhauhauhauhauhauhau...
Sergio Rocha
04/12/2008, 09:46
Quem será que começou com essa zona aki ?
Você !!!:-P
Depois você reclama de ser moderado..... :mrgreen:
Espere o rodrigo virar modera e verás....
Sergio Rocha
04/12/2008, 14:33
Depois você reclama de ser moderado..... :mrgreen:
Espere o rodrigo virar modera e verás....
Ele não tem tempo pra isso.:mrgreen:
Só para grandes e complexos projetos. :mrgreen:
[]'
E 3 anos de projeto não faz dele complexo??????? :mrgreen:
Sergio Rocha
04/12/2008, 19:55
E 3 anos de projeto não faz dele complexo??????? :mrgreen:
Eu já teria ficado complexado.:mrgreen:
[]'
Eu já teria ficado complexado.:mrgreen:
[]'
Obrigado por pensar que ainda estou normal.... :mrgreen:
Caramba, tinha um bom tempo já que eu não era moderado, pelo menos uns ...
... dois dias :mrgreen:
Pois é Jeison,
Triste isto, depois que o cara posou de modelo em Buzios ficou "metido".:mrgreen::mrgreen:
Pedi pra moderar só pra não ficarem frases sem contexto aqui...
Agora sim, podem zonear à vontade..... :mrgreen:
É off-topic mas vou mostrar os presentinhos que dei para minha namorada no natal :mrgreen: :
1- Cinto Huzi
2- Farol Rossi
3- Lanterna de seta incolor (lâmpada amarela) em acrílico
4- Indicador de painel (com 4x4)
Nem precisa comentar que ela adorou as perfumarias, né? :mrgreen:
Tam, tam-tam, tam-tam-tam-tam, tam, tam-tam, tam-tam-tam-tam-tam, tammmmmmmm (música do departamento de jornalismo da globo quando acontece alguma desgraça)
NOTÍCIA BOMBÁSTICA E EM PRIMEIRA MÃO!!!
Meu engesa acaba de andar com as próprias pernas!
Andou uns 10 metros pra frente e uns 5 pra trás (ui)!!!!!!
Parece pouco (e é), mas imaginem a alegria do ótário aqui ao engatar uma segunda e ver que o bicho arranca numa boa, na lenta....
:mrgreen: :)
Sergio Rocha
18/01/2009, 19:04
Tam, tam-tam, tam-tam-tam-tam, tam, tam-tam, tam-tam-tam-tam-tam, tammmmmmmm (música do departamento de jornalismo da globo quando acontece alguma desgraça)
NOTÍCIA BOMBÁSTICA E EM PRIMEIRA MÃO!!!
Meu engesa acaba de andar com as próprias pernas!
Andou uns 10 metros pra frente e uns 5 pra trás (ui)!!!!!!
Parece pouco (e é), mas imaginem a alegria do ótário aqui ao engatar uma segunda e ver que o bicho arranca numa boa, na lenta....
:mrgreen: :)
Coloca uma fotinha nova .
[]'
Coloca uma fotinha nova .
[]'
:stop: se tirasse foto ninguém acreditaria que estava em movimento.... :mrgreen:
Sergio Rocha
18/01/2009, 19:51
:stop: se tirasse foto ninguém acreditaria que estava em movimento.... :mrgreen:
Não falei que era dele andando.:parede::parede:
[]'
Atendendo a pedidos....
Começando a parecer com um engesa....
Ainda faltam alguns ajustes na lataria e um último banho e tinta...
Sergio Rocha
19/01/2009, 21:56
Por que todo gay gosta de amarelo ? :pensativo:
Qual a previsão, se é que existe, dele ficar pronto ?
[]':concordo:
Kekiéisso:?::?::?:
Grande Kim!!!!!!
Cara, vá entender a tal "modernidade": mandei essa pergunta por email há uns 3 meses. Não me responderam, não avisaram nada que seria respondido na revista.....enfim, nem um sinal de fumaça.
Pensei com meus botões (do vestido): devem estar vendendo muito e nem precisarão vender algumas edições anteriores.
É mole???????
Mas valeu mesmo pelo toque (ui) e parabéns pela atenção: lê a revista todinha mesmo! :mrgreen:
Por que todo gay gosta de amarelo ? :pensativo:
Qual a previsão, se é que existe, dele ficar pronto ?
[]':concordo:
1- Adoro cor chegay...... :mrgrren:
2- Pronto nunca ficará, mas espero que rode em fevereiro...
2- Pronto nunca ficará, mas espero que rode em fevereiro
De que ano? :mrgreen:
De que ano? :mrgreen:
2000 e..........................................
Ah, não faça pergunta complicada! :mrgreen:
Como detesto peças novas e prontas (e ainda por cima vêm nas medidas erradas), tive que fazer algumas cirurgias ortopédicas para colocar "pinos"....
Ao final do processo será tudo revestido em fibra...
1 e 2 - No Snorkel
3 e 4 - No para-lamas dianteiro
Mais trampo...
1- Freio-de-mão no lugar...
2- Lanterna a um "fio de cabelo de tartaruga" da dobradiça da tampa traseira...
Bacana o snorkel, dupla entrada de ar :mrgreen:
Tá caprichando heim, show de bola.
Quem faz esse snorkel?
[]'s
Sergio Rocha
25/01/2009, 12:13
Tá tomando forma.:palmas:
[]'
Quem faz esse snorkel?
Comprei do Igor (rota 4x4).
Eu acho que o molde que usaram foi para o fase I. Como o meu é fase II, tive que fazer "pequenas" modificações. O mesmo se aplica aos para-lamas dianteiros...
Abraços pinicados de fibra....
Fala Caveso,
Parabens pelo Engesa..tá ficando bom....
vc conseguiu ver os DVDs?!
Dica para trabalhar com fibra: um banho quente ajudar a se livrar da "pinicação", mas tem um produto chamado Luvex, apesar de parecer coisa de metrosexual, é tipo um creme a base de silicone....se vc passar nas mãos, braços e pernas...pode trabalhar com fibra a vontade e depois basta tomar um banho que sai tudo e leva toda a fibra junto...não pinica nada.
http://www.luvexquimica.com.br/produto.asp?cod_produto=36
abs
Fala grande Léo!!!!!!
Obrigado pelos elogios e pela visita!
Cara, estou vendo os DVDs ao estilo Jack estripador (por partes)...
Além das máquinas e das aventuras, estou apavorado com as suspensões daqueles Bajas, PQP!!!!!!!! Fera demais!!!!!
Já até me acostumei com a fibra: quando não pinica sinto falta... :mrgreen:
Banho quente tenho tomado direto e funciona relativamente bem...
Me disseram que passar vasilina nos braços também ajuda, mas macho que é macho encara a fibra sem essas coisa gays: deixa pra usar em outro ponto do corpo.... :mrgreen:
Abração, cara!
fala caveso...realmente o dvd dos bajas é irado...
eu também achava isso...até começar a trabalhar todos os dias, o dia inteiro com fibra...aí mudei de idéia...pelo menos essa minha fase já acabou há muito tempo.
abs
Alfredo Stavale
26/01/2009, 13:14
Parabéns caveso..está ficando bacana!
Caveso já tens previsão de quando vai pintar o jipe de barro???? essa pintura amarela é legal, mas, acho a de barro vermelho mais bonita, hahahhahahahaha, abs.
Parabéns caveso..está ficando bacana!
Valeu, Alfredo!!!!!!!
Caveso já tens previsão de quando vai pintar o jipe de barro???? essa pintura amarela é legal, mas, acho a de barro vermelho mais bonita, hahahhahahahaha, abs.
Mauá,
O primeiro passo é tirá-lo da oficina.
Terei que fazer um desmame primeiramente, já que o bicho se acostumou por lá.
Depois uns testes e aí sim: shopping e barro, necessariamente nesta ordem! :mrgreen:
Cilon Carlos Heck
26/01/2009, 20:07
Aí CAVESO. Tomara que esse jipe saia logo:pipoca: O shopping tá esperando:mrgreen:
Tempos atrás, quando me deu loucura e quase vendi o meu você perguntou sobre os protetores de lanterna que tem no meu jipe. Agora te pergunto: você já abriu a tampa traseira? Estou achando que vai quebrar sua lanterna. Não dá tempo de refazer a furação? Se não for possível, faça um limitador de abertura para evitar esse problema.
[]'s
Aí CAVESO. Tomara que esse jipe saia logo:pipoca: O shopping tá esperando:mrgreen:
Tempos atrás, quando me deu loucura e quase vendi o meu você perguntou sobre os protetores de lanterna que tem no meu jipe. Agora te pergunto: você já abriu a tampa traseira? Estou achando que vai quebrar sua lanterna. Não dá tempo de refazer a furação? Se não for possível, faça um limitador de abertura para evitar esse problema.
[]'s
Cilon,
Como coloquei capota de fibra e "embuchei" as dobradiças que estavam folgadas, surgiu um problema: quando abria e fechava a tampa ela subia e pegava na capota. Daí fiz o seguinte: fiz uma canaleta no pino da dobradiça e na outra parte eu furei e coloquei um parafuso allen que entra dentro dessa canaleta e impede que ela suba.... deu pra entender?
Nessa mesma canaleta eu fiz um limitador que a impede de pegar na lanterna...
O que está quebrando minha cabeça agora é como fazer a vedação entre a tampa da carroceria e a da capota :putz:
Cilon,
Nessa foto dá pra ver a porca (com grifo) que trava o parafuso-pino allen.
Acho que fala por si...
Carlos,
Temos aqui em Campos qualquer tamanho e tipo de parafusos em inox, deixe o seu Yellow mais charmoso usando parafusos em inox, qualquer coisa estamos aqui. Custa só um pouco mais.
Abs.
Opa grande Caveso!
Hoje fui olhar uns motores para vc.
Olhe aqui:
http://www.cabinesmaringa.com.br/
Converse com o Gabriel.
Abraços.
Kim.
Carlos,
Temos aqui em Campos qualquer tamanho e tipo de parafusos em inox, deixe o seu Yellow mais charmoso usando parafusos em inox, qualquer coisa estamos aqui. Custa só um pouco mais.
Abs.
Grande Fidelis,
Estou usando parafusos de inox nos paralamas, alargadores de paralamas e outras partes onde vão água com mais frequência. Usei parafusos de aço 12.9 nas dobradiças de portas, capô e quadro de parabrisa, pois não encontrei deles em inox e são pontos que não vão requerer mexer muito, além de poderem ser pintados, logo, não enferrujando.
Estou precisando é de parafusos 6 x 20 cabeça panela chave philips, que não encontrei aqui.
Qualquer coisa te peço o favor de comprar e mandar-me.
Valeu e abração!
Opa grande Caveso!
Hoje fui olhar uns motores para vc.
Olhe aqui:
http://www.cabinesmaringa.com.br/
Converse com o Gabriel.
Abraços.
Kim.
Valeu grande Kim!!!!!!!!!
Deu a louca e coloquei 3 brucutus de esguichos com duas saídas cada no capô.
Vai dar pra lavar o vidro e o resto do jipe :mrgreen:
1- Por baixo
2 e 3 - Os brucutus vistos por cima
Estribos fixados...
Detalhe: comprei um par deles numa promoção na Donatti mas devem ser de engesa fase I, pois os suportes não conferiram com os originais do jipe. Logo, mais adaptação!
Sergio Rocha
31/01/2009, 19:50
Legal, vai dar pra subir no jipe sem tirar os sapatos altos
[]'
Chapa de reforço (para não quebrar a fibra onde vai a borracha da porta e soleira em chapa xadrez em alumínio....
Próximo passo: suporte dos bancos...
Isso tá dando uma dor de cabeça.... PQP!!
Alguém tem uma idéia pra dar (ui) aí...
Aplicando KPO nas junções de peças...
Tô com essa porcaria até na alma...
Pensem num calor debaixo dessa telha de zinco....
Carlão, mete logo um MWM 6 bocas na Engesa e acaba logo com esse drama de ficar procurando um motor...
Legal, vai dar pra subir no jipe sem tirar os sapatos altos
[]'
Tudo feito sob medida para acomodar bem os saltos 15....... :odedo:
Carlão, mete logo um MWM 6 bocas na Engesa e acaba logo com esse drama de ficar procurando um motor...
¨
6 bocas é exagero... já me contetaria com um 4 bocas como o seu, mas o preço tá fora de minhas possibilidades momentâneas...
Mas existe um possível s4t plus pintando na área...vamos ver se aparece de fato!
E o filtro de ar, achou????
Bem, pelo jeito tá quase...
...quase te deixando louco!!!!!
Abraços.
Kim.
E o filtro de ar, achou????
Descobri que os filtros do trator massey 265, da 608 e da pampa são os mesmos, mas o furo para a rosca onde é apertado é menor..
Poderia até reabrir na broca, mas achei um outro filtro de uma picape Mit com furação idêntica e mais barato: 30 reaus...
Bem, pelo jeito tá quase...
...quase te deixando louco!!!!!
Já rasguei duas notas de 100,00 mas meu psiquiatra ainda não aumentou a dosagem do tarja preta....
Tio Eddie
01/02/2009, 14:45
Já rasguei duas notas de 100,00 mas meu psiquiatra ainda não aumentou a dosagem do tarja preta....
Hummm...
e vc começou a lamber a tarja preta da caixinha por conta disso?:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tá ficando show o engesão:concordo:
Abraços
Eddie
Deninson
01/02/2009, 16:16
Caveso !!!
Como estavamos neste negocio do amortecedo de direcão, resolvi dar uma olhada no teu jeep , o meu você tem sorte , este teu engesa deve ser o mais inteiro que já vi o troco é zerado , o parabéns é de fundamento .
Abracão Deninson
Caveso !!!
Como estavamos neste negocio do amortecedo de direcão, resolvi dar uma olhada no teu jeep , o meu você tem sorte , este teu engesa deve ser o mais inteiro que já vi o troco é zerado , o parabéns é de fundamento .
Abracão Deninson
Obrigado pela visita e pelos elogios, Deninson!
Acho até que você deveria doar o amortecedor para o engesão.... :mrgreen:
Abraço
RODRIGO TOMITÃO
04/02/2009, 09:41
Caveso ta ficando muito bom o engesa, se voce não comprou motor ainda o afonso tem um maxion s4 turbinado por 6.900,00, tava vendo para colocar no meu java mas a grana vai demora um pouco, parabens pelo jipe:-D
Rodrigo,
O Afonsão sempre tem bons motores lá pra vender. O problema é que sou chorão pra KCT e enquanto eu choro nego compra na minha frente..... :mrgreen:
Ele já está cansado de minha choradeira...rsss
Brincadeira, o "véio" sempre me atende muito bem, melhor até do que eu mereço! :)
Valeu pelos elogios!
Carlos,
Parafusos philips só por encomenda e acima de 200 peças, pois não é comercial.
Abs.
Valeu Fidelis!
Vou tentar alguma loja via net.
Abração!
Jaque tive que mexer nos suportes do banco, foi necessário mudar a posição da coluna de direção :parede:
Jaque tive que mexer nos suportes do banco, foi necessário mudar a posição da coluna de direção :parede:
Hummmm....
O francês é cruel!!!!!:putz:
Mais perfumarias:
1-Scoop (para futuro intercooler no diesel)
2- travessa revestida por alumínio xadrez
Mais trampo....
Todo lixado, pronto para receber o ultimo banho de tinta amanhã...
Tio Eddie
07/02/2009, 20:33
CAVESO,
Deu até vontade de comprar uma vtr e fazer uma reforma dessas do zero...
espera, espera...
PASSOU....rsrsrs
Sacanagens a parte, ficando muito bom!!!...
Abraços
Eddie
Mais um presente, dessa vez útil e necessário: chave geral Iveco
CAVESO,
Deu até vontade de comprar uma vtr e fazer uma reforma dessas do zero...
espera, espera...
PASSOU....rsrsrs
Sacanagens a parte, ficando muito bom!!!...
Abraços
Eddie
Vontade é coisa que Dá e passa, Tio Eddie! :mrgreen:
Mais trampo....
Todo lixado, pronto para receber o ultimo banho de tinta amanhã...
Pow Caveso me fala uma coisa, qnd vc tá de bobeira vc trabalha em que??? Pq pelo que eu entendi seu tempo é só pro engesa, hahahhahahahha, abs.
Pow Caveso me fala uma coisa, qnd vc tá de bobeira vc trabalha em que??? Pq pelo que eu entendi seu tempo é só pro engesa, hahahhahahahha, abs.
Nas horas de folga sou professor universitário..... :mrgreen:
Mexo no engesa nos finais de semana e nas férias que terminam amanhã..... :(
Nas horas de folga sou professor universitário..... :mrgreen:
Mexo no engesa nos finais de semana e nas férias que terminam amanhã..... :(
Karaz me responde outra curiosidade: essa oficina na qual está o engesa é seu quintal que se transformou em oficina??? Sempre morei em casa agora moro em apertamento, sinto falta de espaços assim pra bagunçar, sujar de oleo, mexer no carango, etc.Abs.
Obs: Vida dura a sua heim?!!! ser obrigado a olhar de frente pra todas aquelas menininhas deliciosas em seus vestidos, short's,uiuiuiu, etc.
É a oficina do meu irmão (mexe com tratores e máquinas de terraplenagem).
Tomei por empréstimo uma vaguinha entre as máquinas.... :mrgreen:
Pegou emprestado??(??????????????????????????)
Acho que já pode fazer uso capeão da oficina!!!:mrgreen:
O jipe já vai começar a pagar IPTU (imóvel):mrgreen:
Mais olha quem fala....
O chassis do cara tá parado, vai pagar INCRA, CCIR...:putz:
Abraços.
Kim.
Espero que seja o ultimo (Ufa!) banho de tinta desta reforma.....
Começando a tomar forma....
Meus parabéns grande Caveso!
O selviço está muito bom, cheguei a pensar no meu, que Santo Antônio o tenha!
Abraços.
Kim.
Carai CAVESO,
Não vejo a hora do yellow ficar pronto !
Sergio Rocha
14/02/2009, 08:41
Ficou muito legal.:palmas::palmas::palmas:
[]'
RODRIGO TOMITÃO
14/02/2009, 08:46
ta muito bacana seu jipe........:concordo:
Marcelo Cunha
14/02/2009, 15:31
Parbens, está valendo a pena esperar.
É um exemplo a ser seguido.
Joao Baeta
14/02/2009, 18:44
:arrow:Cavesooooooooooooooooooooooooo...
Será que vai ficar pronto antes do encontro dos JPX?
:pensativo: :odedo:
Ficando ainda mais pronto...
Vidros, frente, farois e lanternas colocados....
Alguém já viu um engesa com carinha de marruá? Ou seria um marruá com corpinho de engesa????????? :pensativo:
:arrow:Cavesooooooooooooooooooooooooo...
Será que vai ficar pronto antes do encontro dos JPX?
:pensativo: :odedo:
Deve ficar "pronto" para rodar semana que vem.
Até o encontro vai estar em condições de viajar.
Você vai, seu furão?
Carammmmmba!!!!!!:shock:
A frente ficou linda de mais!!!!!:concordo:
Parabéns!:palmas:
Agora, poderia colocar umas fotos em close dos acabamentos dos parafusos de fixação, para eu ver se ficou em baixo relevo (dentro (ui)).
Bem pessoal, eu já estava sabendo dessa mudança, é só voltarem algumas páginas. (várias)
Mais, ficou muito bom o serviço executado, poderá até começar a fazer em série, pois acho que teremos mais frentes nesse modelo.
Agora a pergunta que não quer calar....
Quantas polegadas o farol???
Engesa é 4".
E esse aí???
Abraços.
Kim.
Pedro Bachir
14/02/2009, 23:46
aoooo caveso!!!!
parabéns cara!! fiko mtoo maneiro!!!! quando vai vim pra sjdr dinovo viado? agora tem q ser no engesa, atolar até o meio da porta! :mrgreen:
farol tunning!! hahaha
to com preguiça de ler as paginas pra traz, tah com q motor e cx?
abração
Não tô acreditando... Tô pensando que é montagem... :pensativo:
Carlão, põe mais fotos aí...
Fotos do interior, do motor, dos detalhes.
Só assim acredito...
alvaro.jrc
15/02/2009, 10:21
Caveso, achei irada a frente!! Tem detalhes de como foi feito?? Se foi um kit pronto ou foi hand made mesmo??? Pergunto isso pq tenho novidades... Acho que vc vai gostar! HUahauhau!! Parabéns pelo Yelowsub!! Abração!!
Caveso, achei irada a frente!! Tem detalhes de como foi feito?? Se foi um kit pronto ou foi hand made mesmo??? Pergunto isso pq tenho novidades... Acho que vc vai gostar! HUahauhau!! Parabéns pelo Yelowsub!! Abração!!
Caro alvaro.jrc!
Foi Hand made mesmo!
Acompanhei a construção em off topic!
O Caveso já dá para um bom moldador em fibra!:shock::mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
alvaro.jrc
15/02/2009, 12:14
Caro alvaro.jrc!
Foi Hand made mesmo!
Acompanhei a construção em off topic!
O Caveso já dá para um bom moldador em fibra!:shock::mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
Carlos, essa frente foi até a agora a que eu mais gostei, tirando a original do Engesa que tb acho bastante legal.
Já que o Caveso dá pra fibreiro vou dar uma sugestão: :mrgreen:
Faz um molde negativo dessa frente que vc fez e vende o kit, poderia vender vc mesmo aqui pelo Fórum ou mandar pro pessoal do Rota 4x4, com certeza eles teriam interesse, pois eles vendem aquela frente incrívelmente, intensamente e completamente medonha de metal tentando imitar o Marruá pelos olhos da cara e aquela porcaria ainda vende bastante.
Se vc fizer o molde e tiver interesse em vender esse aplique para o Engesa, sou o primeiro da fila pra comprar para o novo T-Rex. :twisted:
[ ]s!!
Kim, Bachir, Folgado e Alvaro: obrigadão pelos elogios!!!
A quem perguntou sobre a frente: é tudo do marruá (e teve gente aqui que insistiu que o marruá é mais largo que o engesa). Comprei numa oportunidade única, mas adianto que comprando original em revenda fica caro.
Estou negociando com um fibreiro de primeira fabricar algumas peças, mas só se pintarem vários reais candidatos.
Sobre os farois: são originais também do Marruá, mas acho que se encontra paralelos no mercado. Vou medir (esqueci a medida) e posto aqui depois...
Mais perfumaria: tampa do tanque de moto (RD350)....barato, funcional e linda!
Grande Carlos,
Tá ficando excelente a sua montagem, espero em breve participar de passeios/trilhas com você.
E o Guilherme acho que ele ainda não viu as novidades, pois ainda não escreveu nada?
E os passeios? Quando teremos outro?
A Pituca (Pick up bicudinha) está pronta para a batalha, estou querendo estreá-la.
Um abração.
FernandoPedro
15/02/2009, 20:26
CAVESO:
Seu Engesa ficou simplesmente "Marruávilhoso" !!!!
Parabéns.
Grande Carlos,
Tá ficando excelente a sua montagem, espero em breve participar de passeios/trilhas com você.
E o Guilherme acho que ele ainda não viu as novidades, pois ainda não escreveu nada?
E os passeios? Quando teremos outro?
A Pituca (Pick up bicudinha) está pronta para a batalha, estou querendo estreá-la.
Um abração.
Grande Fidelis!!!!!!
Obrigado pelos elogios e espero em breve brincar com vocês em algum passeio...
Mandei MP para o Guilherme pintar por aqui pra ver como ficou...
Vamos aguardá-lo...
Abração!
CAVESO:
Seu Engesa ficou simplesmente "Marruávilhoso" !!!!
Parabéns.
Valeu, Fernando!!!!
Aos poucos vamos deixando os engesas do nosso jeito...
Espero que fique parecido com seu azul..
Abração!
Aos poucos vamos deixando os engesas do nosso jeito...
Carlos, para o seu YELLOW ficar do seu jeito, que tal colar uns decalques como este:
http://images.uncyc.org/pt/6/65/Tucano_PSDB.jpg
alvaro.jrc
16/02/2009, 04:37
Estou negociando com um fibreiro de primeira fabricar algumas peças, mas só se pintarem vários reais candidatos.
Se for fazer uma lista estou dentro! :mrgreen:
Estou com um negócio quase fechado aqui em 1 Fase 1 todo de fibra, já, já começo uma novela igual a essa sua. Se o resultado ficar tão bonito como esse seu ficou já sei que a via crucis vale a pena. :mrgreen:
[ ]s!!!
Alvaro,
O cara me disse que só faz se for numa quantidade boa. Havendo interessados, podemos fazer uma lista sim.
Cara, se você tiver paciência, gostar de fazer com as próprias mãos e souber aproveitar o conhecimento da galera aqui do fórum, o resultado final será um engesa lindo e do seu jeito.
Foi assim que fiz o meu....
Parabéns CAVESO,
O Marrugesa ficou DUCARAI !:palmas:
Como as cobranças nunca param....
Agora aguardando fotos da estréia na trilha !!:mrgreen:
Parabéns CAVESO,
O Marrugesa ficou DUCARAI !:palmas:
Como as cobranças nunca param....
Agora aguardando fotos da estréia na trilha !!:mrgreen:
Calma lá, Morcego!!!!!:stop:
Primeiramente é preciso "acentar" os pneus subindo por rampas de shoppings...
Segundamente deixar a namorada esfregá-lo um pouquinho nas paredes...
Terceiramente fazer uns passeios bem gays....
Se der tempo, umas trilhinhas.....:twisted:
Calma lá, Morcego!!!!!:stop:
Primeiramente é preciso "acentar" os pneus subindo por rampas de shoppings...
Segundamente deixar a namorada(o) esfregá-lo um pouquinho nas paredes...
Terceiramente fazer uns passeios bem gays....
Se der tempo, umas trilhinhas.....:twisted:
Pow Caveso quem é que manda na relação vc ou ela(e)?!!!!! rsrsrsrsrsr, brincadeiras a parte, o Engezão tá showwwwwwwww!!!!!!Mas prefiro a cor "MarronLamaatéametadedaporta", abs.