Conectar

Ver Versão Completa : ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6

Morcego
16/02/2009, 20:08
Aqui em BH é muito comum o pessoal perguntar para suas mulheres se eles vão estar com vontade de fazer trilha no fim de semana.:lol:

E geralmente elas respondem que eles não vão estar com vontade.:mrgreen:

Aurélio
17/02/2009, 05:46
Mais perfumaria: tampa do tanque de moto (RD350)....barato, funcional e linda!
Opa.
Tá bonito demais da conta, sô! :concordo:
E essa tampa? Instalou direto no tubo que vai ao tanque ou precisou de algum trabalho?
Abraços e parabéns pela reforma :palmas:

caj
17/02/2009, 10:10
olá amigo. no marrua do lado dos faróis tem o pisca só que amarelo. no seu engesa você tirou o pisca e colocou um farol?
abraços

caj
17/02/2009, 11:41
olá amigo
agora lendo o topico inteiro vi que o pisca que colocou é incolor, mas é de algum carro pois o do marrua é amarelo? e os faróis rossi halógenos são de algum veiculo? você acha que ilumina mais do que os originais do engesa?
abraços

Supercharger
17/02/2009, 12:10
olá amigo. no marrua do lado dos faróis tem o pisca só que amarelo. no seu engesa você tirou o pisca e colocou um farol?
abraços

Pelo que notei da foto ele manteve o pisca, porém fez uso de um com lente branca o invés de âmbar.

CAVESO
17/02/2009, 19:55
Opa.
Tá bonito demais da conta, sô! :concordo:
E essa tampa? Instalou direto no tubo que vai ao tanque ou precisou de algum trabalho?
Abraços e parabéns pela reforma :palmas:

Oi Aurélio,

Obrigado pelos elogios!

Eu comprei um tanque de RD 350, cortei o bocal e o soldei na lataria do jipe.

Tive que adaptar o suspiro também para adequá-lo ao tanque do engesa.

Mas a donatti vende um kit composto por bocal + tampa de rd350...

CAVESO
17/02/2009, 19:57
Pelo que notei da foto ele manteve o pisca, porém fez uso de um com lente branca o invés de âmbar.

Foi isso mesmo: ao invés de colocar a lanterna amarela da random (que o marruá usa), usei a com lente branca.

Coloquei lâmpada amarela para dar efeito de seta...

caj
17/02/2009, 22:09
olá amigo
os faróis estão iluminando mais do que os do engesa? estes faróis rossi halógenos são de algum carro? pois ouvi dizer que o marrua usa faról comum não halógeno.
abraços

Marcus Chiattoni
18/02/2009, 23:04
Parabens!
Realmente um trabalho minucioso e gratificante. Ficou uma belíssima máquina.

Marcos Martins
19/02/2009, 21:22
Mineiro,

Vc é um cara de muita fibra mesmo!!!!
A construção está um show, agora qdo veremos a maquina em ação???

E para o tamanho da obra, pode encomendar um outro jogo de pneus para as trilhas. rsrrsrs. Eu tenho dois jogos!!!

Parabens!!!

Marcos

CAVESO
19/02/2009, 23:19
olá amigo
os faróis estão iluminando mais do que os do engesa? estes faróis rossi halógenos são de algum carro? pois ouvi dizer que o marrua usa faról comum não halógeno.
abraços

Caj,

Os farois são comuns (carcaça de ferro e lente de vidro) e não halógenos como havia confundido acima.

Não sei se clareiam mais ou menos que os do engesa, pois nunca vi como um engesa se comporta a noite, mas creio serem de igual luminosidade...

CAVESO
19/02/2009, 23:23
Parabens!
Realmente um trabalho minucioso e gratificante. Ficou uma belíssima máquina.

Foi trabalhoso, minuscioso mas gratificante sim.....rsss

Obrigado pelas palavras, Marcus!

CAVESO
19/02/2009, 23:27
Mineiro,

Vc é um cara de muita fibra mesmo!!!!
A construção está um show, agora qdo veremos a maquina em ação???

E para o tamanho da obra, pode encomendar um outro jogo de pneus para as trilhas. rsrrsrs. Eu tenho dois jogos!!!

Parabens!!!

Marcos

Marcos,

A idéia é usar o jipe no dia-a-dia, viagens, passeios e trilhas leves (por enquanto).

Até pensei em comprar um pneu Mud, mas para a destinação que darei a eles creio ser superdimensionado.

Penso mesmo em comprar mais um jogo de rodas e pneus, mas por enquanto o gerente do banco não deixa.... rss

Obrigado pelos elogios!

CAVESO
19/02/2009, 23:35
Andei pela primeira vez numa distância maior com o yellow (do eletricista até em casa). :dance:

Gostei: da posição de dirigir, da direção hidráulica e da "maciez" da "landau das trilhas"...

Não gostei: apesar de ter refeito todo carburador, trocado velas, conferido ponto do motor e etc , ele ficou engasgando em morrendo toda hora!:parede:

Será por que ficou muito tempo parado ou no alcool é assim mesmo? :pensativo:

Amanhã instalo o silencioso e depois posto fotos da instalação elétrica que ficou muito boa por sinal...

rbaiao
19/02/2009, 23:57
Parabens pela empreitada Caveso, so quero ver essa maquina qd estiver pronta, todo dia acompanho esse topico.

Abraços

Zepi
20/02/2009, 09:00
Olá, Caveso!
Show de bola seu jipão!
Vai fazer sucesso na rua Hein!HEhehe!

Abraço

Salviano
20/02/2009, 09:33
Não gostei: apesar de ter refeito todo carburador, trocado velas, conferido ponto do motor e etc , ele ficou engasgando em morrendo toda hora!:parede:

Foi uma emoção e tanto né?... Deve ter tirado o atrazo, depois de tanto tempo sem....né?

Quanto ao combustivel, é de boa procedência? esperimenta abastecer em outro local...

Um abraço

CAVESO
26/02/2009, 21:31
Mais presentes:

1- Volante Walrod 380 m.m.
2- Idem
3- Amortecedor direção (comprei como de D-20 ou silverado mas veio como de toyota bandeirantes :parede:)

fpc3
26/02/2009, 23:44
caveso, a frente amarruazada ficou legal, so falta chanfra o corte do capô, olha nessa foto do marruá do gutierrez.e a lanterna amarela.coloca a pá de um lado e a picareta de outro.

fpc3
26/02/2009, 23:56
Eu acho que essa frente do marruá, ficou meio jotapexizada e um leigo confunde com jpx.

eu prefiro a do antigo engesa, inconfundivel.Alias ela é confundivel apenas com tanque de guerra.

mauarj
27/02/2009, 07:55
Andei pela primeira vez numa distância maior com o yellow (do eletricista até em casa). :dance:

Gostei: da posição de dirigir, da direção hidráulica e da "maciez" da "landau das trilhas"...

Não gostei: apesar de ter refeito todo carburador, trocado velas, conferido ponto do motor e etc , ele ficou engasgando em morrendo toda hora!:parede:...
Eu sei porque ele engasgou, vc ficou dando voltas por lugares onde não deve andar c um jipe como o seu, se vc fosse direto ao shopping não teria acontecido isso, rsrsrsrs, brincadeiras a parte, muito bão saber que o Yellow já esta andando, o resto é só acertos, abs.

alvaro.jrc
27/02/2009, 08:47
Cavesão! Esquecí de perguntar qual motor que vc colocou.

Não sei se vc viu, mas o Afonso está vendendo a mecânica completa da Hilux 3.0 ano 97... Pensei seriamente em vender algumas primas e tias pra comprar lá.... Hehehehe.

O meu está com motor V6 4.9 injetado da F-1000 ele dá 180cv, mas estou procurando um Diesel, preferencia S4T PLUS, mas pelo preço, vou acabar morrendo num Perquinho Turbo mesmo.

[ ]s!

Supercharger
27/02/2009, 09:11
O da F1000 é L6, não é? :pensativo:

alvaro.jrc
27/02/2009, 09:42
O da F1000 é L6, não é? :pensativo:

Exatamente...:mrgreen:

Ato falho... Costume de chamar todo 6 canecos de V6... :concordo:

CAVESO
28/02/2009, 18:04
caveso, a frente amarruazada ficou legal, so falta chanfra o corte do capô, olha nessa foto do marruá do gutierrez.e a lanterna amarela.coloca a pá de um lado e a picareta de outro.

Fernando,

Não chanfrei o capô para não perder a originalidade.....:mrgreen:

Eu acho que essa frente do marruá, ficou meio jotapexizada e um leigo confunde com jpx.

eu prefiro a do antigo engesa, inconfundivel.Alias ela é confundivel apenas com tanque de guerra.

Cara,

Como meu jipe veio sem os acabamentos de farois, farois e lanternas com seus respectivos suportes, resolvi comprar tudo do marruá e modernizar um pouco o engesa...

Gostei muito do resultdao, mas gosto é que nem umbigo, né?:lol:

Abração!

CAVESO
28/02/2009, 18:07
Cavesão! Esquecí de perguntar qual motor que vc colocou.

Não sei se vc viu, mas o Afonso está vendendo a mecânica completa da Hilux 3.0 ano 97... Pensei seriamente em vender algumas primas e tias pra comprar lá.... Hehehehe.

O meu está com motor V6 4.9 injetado da F-1000 ele dá 180cv, mas estou procurando um Diesel, preferencia S4T PLUS, mas pelo preço, vou acabar morrendo num Perquinho Turbo mesmo.

[ ]s!

Alvaro,

O motor é o original dele (GM 151 Alcool).

O afonso me ofereceu esse conjunto de hilux, mas não sou fã desses motores diesel ditos "modernos".

No máximo eu iria até um mwm sprint 2.8 mecânico.

Mas também sonho com um s4t plus, mas o bicho é dificil de achar...quando se acha é caro pra dedeu!

Sucesso com seu engesão e se precisar de ajuda é só gritar!

Sergio Rocha
28/02/2009, 18:08
Fala meu bem.

Ta gostando do brinquedinho ? Ficou como vc queria ? Bonito e diferente ele está.:dance:

[]'

CAVESO
28/02/2009, 18:16
Mais trampo...

1- Retrovisor (Metagal, que fabrica para o Wrangler) direito no lugar.
2- Retrovisor esquerdo colocado..
3- Bancos (Recaro com enconsto shutt para cinto de 4 pontos) colocados...
4- Reservatório de agua dos limpadores com 2 motores (Fiat Uno)

CAVESO
28/02/2009, 18:24
Fala meu bem.

Ta gostando do brinquedinho ? Ficou como vc queria ? Bonito e diferente ele está.:dance:

[]'

Oi querida!!!!!!

Tô adorando o brinquedo mas já de saco cheio de responder a várias (e repetidas) perguntas sobre o jipe. É o preço....

Ficou melhor do que mereço e isso dá uma puta (ui) satisfação..

Está perfeito para as minhas necessidades......pena que elas mudam a cada hora.... :parede:

Um dia ele chegará ao nível do vermelhinho antes do rodrigo esticá-lo e você aprender a soldar....:odedo:

alvaro.jrc
28/02/2009, 22:52
Cavesão, show de bola os bancos!! Estou usando bancos de BMW, mas achei meio baixo, apensar de falar mal acho q vou colocar bancos de Ecosport, pq tem regulagem de altura e aquele porta trecos embaixo. :mrgreen:

Quanto ao motor, achei um Q20B Turbo num preço honesto e dependendo das negociações segunda mesmo encosto a charanga no estaleiro.

[ ]s!!

CAVESO
01/03/2009, 11:05
Quanto ao motor, achei um Q20B Turbo num preço honesto e dependendo das negociações segunda mesmo encosto a charanga no estaleiro.

[ ]s!!

Q20b é um motor valente e muitoooooooo resistente.... Já vi desse motor rodando em tratores quase que sem eixo virabrequim e sem pistões....:mrgreen:

Comprou com o Afonsão? Caso negativo, tem outro lá????

CAVESO
01/03/2009, 11:11
Rbaião e Zepi,

Obrigado pelos elogios, valeu mesmo!

Foi uma emoção e tanto né?... Deve ter tirado o atrazo, depois de tanto tempo sem....né?

Quanto ao combustivel, é de boa procedência? esperimenta abastecer em outro local...

Nossa, cara e que emoção..... valeu muito a pena esperar....

O bicho é largo e alto, PQP!!!!!!!!

Quanto ao combustível abasteço em postos de qualidade, sempre!

Abração

CARLOS SIQUEIRA
01/03/2009, 17:52
Xará, só agora ví seu tópico:parede:. Ficou a altura do trabalho e dedicação que teve, mais uma vez parabéns:palmas: pelo requinte de detalhes. Quanto ao motor, passei por este perrengue também, pois o meu era um 4cc na "gasosa" + gnv, que tornava o uso do banco trazeiro impraticável, pela "baixinha". Solução:acionei o Afonso, para uma busca de um Q20B, com custo benefício bom, sem pressa. O camarada retornou em menos de 2 semanas com um zerado, com garantia de retifica de 1 ano, completo e turbinado, despachou rápido, indicou a relação ideal, e enviou a mesma junto. Resumindo, o cara é 1000, e o motor é ótimo, sem frescuras e parrudo. Estou preparando a troca da T-case pela da Band. Já podemos agendar o II encontro de ENGESAS, e somar 2 ao total do I:mrgreen:.
[['s Carlos Siqueira.

CAVESO
01/03/2009, 19:13
Valeu pelos elogios e pelas dicas, Xará!!!

O Pagodeiro-Petista (Afonso) é gente finissima e vira-e-meche encho o saco dele com motor diesel... Uma hora saí..

Teria como enviar fotos detalhadas da forração em neoprene que você fez no teto do seu? Se tiver eu te passo meu email por MP.

Tenho conversado com o Edu Velo e o Dr. Guilherme sobre a segunda edição do encontro e deverá sair em 2009 sim....

Vamos manter a idéia viva...

Abração!

FIDELIS
01/03/2009, 19:38
Grande Carlos,

Não esqueça de mim.

Tenho conversado com o Edu Velo e o Dr. Guilherme sobre a segunda edição do encontro e deverá sair em 2009 sim....

Vamos manter a idéia viva...

Abração![/quote]

CARLOS SIQUEIRA
01/03/2009, 23:20
Xará, vou providenciar as fotos:concordo:. Quando tiver a data e o local, é só falar.
[]'s Carlos Siqueira

alvaro.jrc
02/03/2009, 13:03
Q20b é um motor valente e muitoooooooo resistente.... Já vi desse motor rodando em tratores quase que sem eixo virabrequim e sem pistões....:mrgreen: Comprou com o Afonsão? Caso negativo, tem outro lá????

Rapaz, nem sei se o Afonso tem, conversei com ele sobre o S4T PLUS, ele disse que teria um S4 Turbinado mas me faltaram R$.... O meu mecânico tem uma Veraneio que está rodando com o Q20B Turbo e perguntei se ele teria interesse em vender.

De início me pediu R$ 5000,00 e disse que receberia o meu motor por R$ 1500,00, mas estou negociando pra baixar essa diferença. A vantagem é que não preciso pagar frete nem instalação, pois ele mesmo faria isso pra mim.

Pesquisando em fóruns de PKPS vi relatos de algumas que rodaram 19 anos sem nunca ter aberto o motor Q20B, perco em Potência, mas ganho em confiabilidade e preço de manutenção.

LeonardoCardoso
02/03/2009, 13:28
Rapaz, nem sei se o Afonso tem, conversei com ele sobre o S4T PLUS, ele disse que teria um S4 Turbinado mas me faltaram R$.... O meu mecânico tem uma Veraneio que está rodando com o Q20B Turbo e perguntei se ele teria interesse em vender.

De início me pediu R$ 5000,00 e disse que receberia o meu motor por R$ 1500,00, mas estou negociando pra baixar essa diferença. A vantagem é que não preciso pagar frete nem instalação, pois ele mesmo faria isso pra mim.

Pesquisando em fóruns de PKPS vi relatos de algumas que rodaram 19 anos sem nunca ter aberto o motor Q20B, perco em Potência, mas ganho em confiabilidade e preço de manutenção.

alvaro.jrc,

Confirmo sua afirmação, o Q20B á realmente é muito duravel, possuimos uma D-20 84 ou 85, uma das 1ªs, motor Q20B maçarico... Infelizmente um dia chegamos em casa com o cabo do acelerador estourado, nisso fomos mecher tal tentar ajeitar... acabamos desistindo e sem saber deixando o carro acelerado no talo... um empregado do meu pai foi vira-la pela manhã, sem saber do defeito... nisso o motor virou dispado e rolou casquilho... isso em 2002 abrimos o motor p/ ver o que precisava, o motor era todo stander cabaço....
O fizemos e rodamos até o ano passado sem nenhum problema. O carro era usado para transporte trabalho pesado, sempre tinha água oleo e filtro trocados, no mais só andar e combustivel...
Particularmente prefiro ela com a bomba CAV, estrangulador tal, mas o automatico da bomba costuma a dar defeito... além de alguns falarem que rende um pouco mais, não tenho certeza.
Eu curto muito esse motor, realmente é muito bom.
Atualmente tenho um amigo o adaptando num Javali, já temos um assim aqui na cidade e esta muito bom.
Só aconcelho a utilizar uma boa caixa de mudanças, de preferencia a propria da D-20 para não usar flange do motor p/ caixa de mudanças, apenas p/ de tração, mas como seu é um Engesa pelo que sei a caixa deve ser a mesma, só que 4 marchas.
Se possível uma 5 marchas da D-20 era ideal, segundos os entendidos de D-20 existe uma que tem 5ª drive, tb chamada de 5ª louca, onde um sistema adapta a relação em 5ª marcha não exigindo contante mudanças a giro baixo, mas que essa é um pouco mais problematica...
Espero ter ajudado.
Abraço.

LeonardoCardoso
02/03/2009, 13:33
alvaro.jrc, (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=13805)

se vc realmente pensa em abrir mão da potencia qrendo durabilidade e menor custo de manutenção (principalmente se for bomba CAV) realmente é o motor ideal.
Comparando potencia com um ST4 Plus fica dificil, mas p/ mim o Q20B tá de bom tamanho. A não ser que se queira um monstro do tipo do CROCODILO by Elmer... rsrsrs
Abraço.

CAVESO
02/03/2009, 15:18
Grande Carlos,

Não esqueça de mim.

Você é de casa e estará lá conosco, com toda certeza!

CAVESO
02/03/2009, 15:23
Alvaro,

Assim como o Leonardo corrobou, você ficará com uma mecânica bastante robusta e confiável.....de baixo custo e fácil de mexer....

A caixa de seu engesa já deve ser a 240v de 5 marchas e 5ª drive.....é PNP na capa seca do q20

JapaTroller
02/03/2009, 16:40
Parabéns veghi!!!! Show de bola o pink!!!! hehehehehe Depois de tanto tempo agora tem que usar hein!!!! vamo colocar ele na trilha, fica com dó naum que é pior!!! Abração!

CAVESO
02/03/2009, 17:10
Parabéns veghi!!!! Show de bola o pink!!!! hehehehehe Depois de tanto tempo agora tem que usar hein!!!! vamo colocar ele na trilha, fica com dó naum que é pior!!! Abração!

Se ele não teve dó de mim ao tomar meu tempo, me machucar com frequencia, levar muitas gotas de suor, queimar meu neurônios, destruir meu sono passando madrugadas no fórum pesquisando e ainda levar muito dinheiro de meu raso bolso.........acha que terei pena dele? :mrgreen: :odedo:

MARCELO VITARA SUBMARINO
02/03/2009, 17:31
Se ele não teve dó de mim ao tomar meu tempo, me machucar com frequencia, levar muitas gotas de suor, queimar meu neurônios, destruir meu sono passando madrugadas no fórum pesquisando e ainda levar muito dinheiro de meu raso bolso.........acha que terei pena dele? :mrgreen: :odedo:

Ué, mas as mulheres fazem isto tambem e agente não as maltratam!!!:shock:
Caveso, tá show de bola seu Yellow.

abs:concordo:

CAVESO
02/03/2009, 17:36
Na mulher não posso descontar pois apanho, mas nele....... :mrgreen:

Valeu pelos elogios: Japa e Marcelo!

Kim
03/03/2009, 22:33
Grande Caveso!

Acabei e ler um relato deu em outro tópico (Caveirão), sobre o aquecimento do motor.

Hélice 6 pás (não a de alumínio, de ferro) do jeep, com coifa no radiador.

Na verdade, a coifa resolve o problema, pois como tem a caixa de direção, o radiador não fica centralizado, então o fluxo de ar re-circula, quando o jipe não esta em movimento.

Foi assim que resolvi no meu...

Abraços.

Kim.

CAVESO
03/03/2009, 22:38
Kim,

Achei uma hélice hoje de landau (do mesmo tamanho da original do engesa, só que com 6 pás).

Amanhã vou colocá-la para testar sem coifa e ver se vai esquentar.. Se ocorrer eu parto pra fazer uma coifa...

FIDELIS
04/03/2009, 19:43
Carlos,

Sugestão:

Depois de instalar hélices de 5/6/...pás de pvc e ferro e ..., radiador de rural de 4/5...carreiras, resolvi o problema de aquecimento da minha JEEP-Truck, motor GM 4.1 - álcool, instalando a hélice de ferro e radiador de 3 carreiras originais da C10=C14, sem coifa; o motor parou de aquecer e virou uma "geladeira", para atingir a temperatura ideal de funcionamento tive que reinstalar uma válvula termostática (76°C). Tenho perseguido engarrafamentos com o AC ligado e no GNV, onde a temperatura máxima foi de 83ºC.

Conforme conversei com o Doutorzão, (GUILHERME), chegamos a conclusão que radiador ideal tem que ter uma grande área para troca de calor e não grande volume d'água, ou seja o radiador da rural de 5 carreiras é estreito/baixo/grosso e o da C10/C14 é largo/alto/fino, então o vento passa mais rápido e resfria com mais facilidade.

Não inventei nada, apenas procurei um mecânico antigo de JEEPs/pick-ups... e o mesmo instalou o conjunto citado acima, onde só paguei o mesmo depois de resolvido o problema do super aquecimento, que chegava rapidinho aos 100ºC, com uma hélice de ferro de 7 pás do opala e radiador da rural novinho de 5 carreiras.

Abs.

RogérioNunes
04/03/2009, 20:13
Caveso, é provável que esteja com o circuito da marcha lenta ainda entupido.Carburador a
álcool fica problemático depois de muito tempo parado ainda mais se ficou com combustível.
Se o niquelamento estiver soltando vc terá sempre esse problema.

abraço

Amanhã instalo o silencioso e depois posto fotos da instalação elétrica que ficou muito boa por sinal...

CAVESO
05/03/2009, 00:01
Caveso, é provável que esteja com o circuito da marcha lenta ainda entupido.Carburador a
álcool fica problemático depois de muito tempo parado ainda mais se ficou com combustível.
Se o niquelamento estiver soltando vc terá sempre esse problema.

abraço

Roger,

O carburador foi todo revisado pelo Sr. Celso (SP) e, segundo ele, não estava soltando niquelamento.

Mas é carburador usado, já viu, né?

Estou fazendo uns testes e com um pouquinho de gasolina misturado ao alcool melhorou bem o funcionamento.

O que tá faltando mesmo é um motor diesel debaixo do carburador....:-D

Valeu pela dica!

CAVESO
05/03/2009, 00:04
Carlos,

Sugestão:

Depois de instalar hélices de 5/6/...pás de pvc e ferro e ..., radiador de rural de 4/5...carreiras, resolvi o problema de aquecimento da minha JEEP-Truck, motor GM 4.1 - álcool, instalando a hélice de ferro e radiador de 3 carreiras originais da C10=C14, sem coifa; o motor parou de aquecer e virou uma "geladeira", para atingir a temperatura ideal de funcionamento tive que reinstalar uma válvula termostática (76°C). Tenho perseguido engarrafamentos com o AC ligado e no GNV, onde a temperatura máxima foi de 83ºC.

Conforme conversei com o Doutorzão, (GUILHERME), chegamos a conclusão que radiador ideal tem que ter uma grande área para troca de calor e não grande volume d'água, ou seja o radiador da rural de 5 carreiras é estreito/baixo/grosso e o da C10/C14 é largo/alto/fino, então o vento passa mais rápido e resfria com mais facilidade.

Não inventei nada, apenas procurei um mecânico antigo de JEEPs/pick-ups... e o mesmo instalou o conjunto citado acima, onde só paguei o mesmo depois de resolvido o problema do super aquecimento, que chegava rapidinho aos 100ºC, com uma hélice de ferro de 7 pás do opala e radiador da rural novinho de 5 carreiras.

Abs.

Fidelis,

O radiador do meu é bem parecido com o da C10 e também tem 3 carreiras.

Mandei varetar e ficou limpinho.

Achei uma hélice de landau (ferro e 7 pás) e o cara deixou eu colocar e ver, se esquentar posso devolver.

Vou colocar esses dias e testar..

Valeu pela dica!

Elmer_Jeep
10/03/2009, 15:46
humm to sabendo de um 14B com cambio toy 5M...

[]'s e boa sorte nos futuros upgrades

CAVESO
10/03/2009, 15:52

Tudo fofoca......:mrgreen:

Que você acha da idéia?

Elmer_Jeep
10/03/2009, 16:09
Fica show, vide o engesa do Juninho e a camper do Eriksom.

[]'s

alvaro.jrc
11/03/2009, 13:42

Cavesão, fica show de bola, mas conversei com o mecânico e ele falou que já fez uma gambiarra dessas e fica show, mas sugeriu usar calços do motor de F4000 para amenizar a vibração, pois o motor é do tipo. TO,TO,TO,TO,TO,TO,TO,TO,TO....:mrgreen:

Tô imaginando o Engesa do caveso daqui a uns anos:
Eixos de Unimog, T-CASE Toyota, motor 14B...

Só falta resolver o problema maior do jipe...falta de PILOTO. :odedo:

[ ]s!!

Elmer_Jeep
11/03/2009, 15:16
Cavesão, fica show de bola, mas conversei com o mecânico e ele falou que já fez uma gambiarra dessas e fica show, mas sugeriu usar calços do motor de F4000 para amenizar a vibração, pois o motor é do tipo. TO,TO,TO,TO,TO,TO,TO,TO,TO....:mrgreen:

Tô imaginando o Engesa do caveso daqui a uns anos:
Eixos de Unimog, T-CASE Toyota, motor 14B...

Só falta resolver o problema maior do jipe...falta de PILOTO. :odedo:

[ ]s!!

Seu mecânico esta muito mal informado pois toyota com vibração era na época dos motores MBenz... ;)

:odedo:

CAVESO
11/03/2009, 15:27
Seu mecânico esta muito mal informado pois toyota com vibração era na época dos motores MBenz... ;)

:odedo:

Pelo que li, os relatos dizem que vibra bem menos que os motores de baixa rotação....

Kim
11/03/2009, 20:29
Será que o Caveso vai para um 14b??????

Motor leve, forte e duradouro...

Engesas para seus netos!:concordo:

Abraços.

Kim.

FIDELIS
11/03/2009, 20:35
Pelo que li, os relatos dizem que vibra bem menos que os motores de baixa rotação....

`
Tenho saudades do meu Toyota band. motor 709, naquela época não tinha problemas de cálculos renais, pois a vibração do motor/conjunto dissolvia todos.rsrsrsrs., pior que é verdade, depois que vendi já tive umas 5 crises de cálculos renais, até uma micro cirurgia.

Abs.

Hugo4x4
15/03/2009, 00:03

Depois eixos de Toyota, depois freios a disco de Toyota, depois cilindro mestre e escravo de Toyota, em fim vai ficar uma Toy travestida de Engesa ou “Engetoy”.

CAVESO
15/03/2009, 00:15
Depois eixos de Toyota, depois freios a disco de Toyota, depois cilindro mestre e escravo de Toyota, em fim vai ficar uma Toy travestida de Engesa ou “Engetoy”.

Por enquanto só o 14b já está de bom tamanho...

Eixos ficarão os dana mesmo, com alguns upgrades.....mas os freios de Band são uma boa pedida sim!

Mantendo chassis e suspensão engesa, o que vier de melhoria é lucro!

O bom de ter jipe versátil é isso...

Kim
22/04/2009, 22:22
Opa grande Caveso!

Tem alguma novidade para acrescentar??????

Parece que quer esconder as coisas!!!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Morcego
22/04/2009, 22:52
Parece que quer esconder as coisas!!!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Tá amarrando informação... !:p

folgado
23/04/2009, 08:28
Carlos dá uma olhada nessas fotos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487&page=47 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487&page=47)

Lá tem uma da ventoínha do Fiesta Charger que foi colocada para ganhar espaço no motor.

Kim
23/04/2009, 09:06
Grande Caveso!

Olha a Aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=865121#post865121

Zepi
24/04/2009, 08:17
Aí vão os gráficos do mwm 2.8 e do opala...
Mwm está em verde no primeiro gráfico.
Também tem um gráfico da faixa útil de 2000 a 3000 rpm!(No meu caso né...automático)

Abraço

alvaro.jrc
24/04/2009, 10:58
Grande Caveso!

Olha a Aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=865121#post865121 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=865121#post865121)

E aí Kim gostou do jipão???? :mrgreen:

Só falta agora a pintura, os pneus MUD 33 e o Ar condicionado.

[ ]s!!

Kim
24/04/2009, 20:04
Opa alvaro.jrc!

Cara, a coisa aqui está evoluindo!!

Seu engensa ficou show!

Tinha visitado o tópico um dia antes, ia levar uma bronca, pois não estava atualizado, só estavam as fotos das lanternas, mais a colocação, nada!

Parabéns caro amigo engeseiro!

Abraços.

Kim.
ps.: Caveso, não se preocupe, não desvirtuarei seu tópico!

CAVESO
24/04/2009, 20:15
ps.: Caveso, não se preocupe, não desvirtuarei seu tópico!

Kim,

Aqui você manda e não pede, mora e não paga aluguel!

Novidades: o sprint chegou hoje! Como ainda não tem a baixa do Detran (mas estou tranquilo pois só pagarei depois de legalizar), amanhã vou lavá-lo, pegar o número e semana que vem verificar a situação dele.

Motor e nota fiscal já em mãos!

Kim
24/04/2009, 20:28
Fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..f otim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..
fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..f otim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..
fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..f otim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..

E...

fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..f otim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..

Nãop esqueça de colocar o passo-a-passo!

Abraços.

Kim.

FIDELIS
24/04/2009, 20:47
Carlos,

Parabéns pela aquisição.

Aqui em Campos, para legalizar não precisa da baixa do Detran, é só levar a nota fiscal do motor + a NF de serviços que legaliza no INMETRO, depois é só ir no DETRAN e sair com o verdinho.

Abs.

Kim,

Aqui você manda e não pede, mora e não paga aluguel!

Novidades: o sprint chegou hoje! Como ainda não tem a baixa do Detran (mas estou tranquilo pois só pagarei depois de legalizar), amanhã vou lavá-lo, pegar o número e semana que vem verificar a situação dele.

Motor e nota fiscal já em mãos!

Kim
24/04/2009, 22:31
Caveso!

Olha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55468

Leia o post #10.

Despesas a menos:
Capa seca e motor de arranque!

CAVESO
25/04/2009, 00:15
Carlos,

Parabéns pela aquisição.

Aqui em Campos, para legalizar não precisa da baixa do Detran, é só levar a nota fiscal do motor + a NF de serviços que legaliza no INMETRO, depois é só ir no DETRAN e sair com o verdinho.

Abs.

Fidelis,

Obrigado pelo elogio!

Vou tentar legalizar por aqui mesmo, mas se começarem a colocar barreiras vou fazer aí em Campos.

Qualquer coisa te peço o mapa do caminho das pedras....

Abração!

P.S.Tá lindona sua bicudinha picape. tem tópico dela?

CAVESO
25/04/2009, 00:18
Caveso!

Olha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55468 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55468)

Leia o post #10.

Despesas a menos:
Capa seca e motor de arranque!

Kim,

Meu sprint está completaço e com caixa da S10. Ainda não olhei direito se a capa seca dessa caixa de S10 é compatível com a 240v, mas, caso não seja, posso usar a capa do meu motor 151...

Mas a dica é boa mesmo, valeu!

Kim
25/04/2009, 00:53
CAVESO!

A capa seca do seu 151, é a mesma da C10/20, onde o arranque é preso a ela.

Partindo dessa premissa, o cambio está preso à capa seca que tem, que por sua vez serve no motor, então, é só colocar o disco de embreagem com estrias grossas, e partir para o abraço!

Não sei a medida do disco de embreagem do sprint, mais o do seu engesa é 11" ou 13" (mais para 11")

Talvez possa ficar com disco!

Abraços.

Kim.

folgado
25/04/2009, 07:45
Fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..f otim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..fotim..

x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2
x2 x2 x2 x2 x2x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2 x2

FIDELIS
25/04/2009, 12:14
Carlos,

Tem, taí.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48013 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48013)

Está faltando atualizar as fotos, pois já instalei:

>>towbar
>>estribos da kexo,
>>lanternas traseiras do caminhão VW
>>....

Abs.

Fidelis,

Obrigado pelo elogio!

Vou tentar legalizar por aqui mesmo, mas se começarem a colocar barreiras vou fazer aí em Campos.

Qualquer coisa te peço o mapa do caminho das pedras....

Abração!

P.S.Tá lindona sua bicudinha picape. tem tópico dela?

CAVESO
25/04/2009, 17:00
Atendendo a pedidos......tchan, tchan, tchan....

Motor ainda com a caixa de marchas de S10.

Nessa foto já havia retirado hélice, alternador e compressor de ar condicionado (vão para revisão assim como bomba injetora, arranque e bicos injetores que também já foram retirados)...

Semana que vem tem mais trampo....

folgado
25/04/2009, 18:10
Carlos, estive olhando nos meus arquivos, e estou te enviando algumas fotos do suporte dos coxins que foram soldados no chassis. Veja se é interessante para você.
Agora que estou reparando que um lado é mais alto que o outro. :pensativo:

[]s

CAVESO
25/04/2009, 20:17
Carlos, estive olhando nos meus arquivos, e estou te enviando algumas fotos do suporte dos coxins que foram soldados no chassis. Veja se é interessante para você.
Agora que estou reparando que um lado é mais alto que o outro. :pensativo:

[]s

Folga,

Valeu pelas fotos!

Penso em fazer algo bem parecido com o seu...

Um lado fica mais alto que o outro devido ao fato do motor ficar ligeiramente inclinado...

:concordo:

samukanvas
05/05/2009, 01:54
Carlão!!!! Matou um motor então? E quando o ele vestirá o engesa?

Muito legal as fotos do folgado, heim? Trabalho de prima! Parece 0km :shock:

Boa sorte e aguardo mais fotos!!

Editando: Tu não perde tempo.... já foi no tópico de preparação do motor :lol:

Zepi
12/05/2009, 13:34
Atendendo a pedidos......tchan, tchan, tchan....

Motor ainda com a caixa de marchas de S10.

Nessa foto já havia retirado hélice, alternador e compressor de ar condicionado (vão para revisão assim como bomba injetora, arranque e bicos injetores que também já foram retirados)...

Semana que vem tem mais trampo....

Caveso, dá uma olhada nas bombas hidro e vácuo...pelo que vejo são um ponto fraco nesse motor, digo, muitos que usam esse motor há bastante tempo, já trocaram umas das duas, ou as duas...eu terei de retificara as duas...

Abraço

jeisonk
12/05/2009, 16:04
Caveso, dá uma olhada nas bombas hidro e vácuo...pelo que vejo são um ponto fraco nesse motor, digo, muitos que usam esse motor há bastante tempo, já trocaram umas das duas, ou as duas...eu terei de retificara as duas...

A minha bomba de hidro foi-se embora com 110.000km

[]'s

Zepi
12/05/2009, 16:20
Jeison, tem um tópico sobre isso la´nos troller, onde falam exatamente disso...
Isso me preocupa...pelo que sei essas bombas não são feias no brasil...(Luk-Alemã)..diferente do restante do motor que é bem brasileiro.
bem que podiam ser feito por um empresa nacional tipo TRW, BOSCH, MWM, VALEO, DANA ...sei lá!

Abraço

CAVESO
12/05/2009, 16:22
Carlão!!!! Matou um motor então? E quando o ele vestirá o engesa?

Muito legal as fotos do folgado, heim? Trabalho de prima! Parece 0km :shock:

Boa sorte e aguardo mais fotos!!

Editando: Tu não perde tempo.... já foi no tópico de preparação do motor :lol:

Falaaaaaaaaaa Rodrigãoooo!!!!!!!!!!!!!

Pegay o motor sim!

Fui no tópico de preparação só pra ficar com inveja dos mexidos! :mrgreen:
Com Dana 30 na dianteira não dá pra preparar nadinha...

Obrigado pelos elogios..

Abraços fechando a bomba injetora....

CAVESO
12/05/2009, 16:27

Abraço

Zepi,

Tirei a bomba e vou meter a chave nela pra tentar ver como é. Dizem que é blindanda e descartável, é isso?

Também tirei a bomba injetora e bicos que estão sendo revisados...

Como adoro desmontar, na sexta vou acabar de desmontar o motor e ver como está...

Alguém sabe onde compro um jogo de kits, casquilhos, juntas e etc? :mrgreen:

Kim
12/05/2009, 16:29
Falaaaaaaaaaa Rodrigãoooo!!!!!!!!!!!!!

Pegay o motor sim!

Fui no tópico de preparação só pra ficar com inveja dos mexidos! :mrgreen:
Com Dana 30 na dianteira não dá pra preparar nadinha...

Obrigado pelos elogios..

Abraços fechando a bomba injetora....

CAVESO!

Discordo!

O único problema do D30, é falta de opção com relação a quantidade de opção de relação.

Como vai colocar diesel, pode começar a procurar a C&P do opala 6cil. para a dianteira e uma 13xalguma coisa na traseira.

Pois com a 9x44, o motor vai urrar a 90km/h em 5ª marcha.

Abraços.

Kim.

Zepi
12/05/2009, 16:35
Caveso, Realmente a de vácuo é blindada!
Mas se as suas bombas estiverem boas é só montar novamente, pois não tem junta, somente oring's!
Na minha vácuo desgastaram as escovas que tem ali...mas não tem vazamento nem folga!
Na hidráulica duas palhetas e disgaste na pista de atrito...

Abs

CAVESO
12/05/2009, 16:56
Caveso, Realmente a de vácuo é blindada!
Mas se as suas bombas estiverem boas é só montar novamente, pois não tem junta, somente oring's!
Na minha vácuo desgastaram as escovas que tem ali...mas não tem vazamento nem folga!
Na hidráulica duas palhetas e disgaste na pista de atrito...

Abs

Se você a desmontou, então não é blindada, é isso? OU o eixo não se solta do rotor? Desculpe, mas como não desmontei pra ver como é, estou confuso aqui..rsss

Não existe reparo também, é isso?

Zepi
12/05/2009, 17:12
Como falei a de vácuo monta na hidro por enciaxa com orings, isso é fácil de desmontar..
Agora tirar o eixo...aí é outra história...
Separe as bombas, e entenderá...
Vou acabar comprando nova a de vácuo por ser uma peça de segurança...
Abraço

CAVESO
12/05/2009, 17:19
São vendidas separadamente?
Dá pra usar uma bomba hidráulica independente por correia?

Kim
12/05/2009, 17:24
Não conheço visualmente o que estão falando, mais dispararei minha metralhadora de idéias.

O Q20B, tem uma bomba de vácuo+hidraulica juntas, sei que não dão problemas, pode ser usada só vácuo, colocando a tampa trazeira no lugar da Bomba do hidraulico.

Poderia ser usada tambem uma bomba da DH separada, por correia.

Se é caro, temos mantes inventivas...

Abraços.

Kim.

Zepi
12/05/2009, 17:29
Sim, no ML tem por 1000 crucru cada usada!
Mas tem um cara que está vendendo nova(vácuo) por 700!
Sobre bomba por correia, fiz essa pergunta há muito tempo, mas ninguém me respondeu...
Acredito que dê...na F250 ela usa só a hidráulica e o vácuo é junto com o servo(hidroboost).
Também tem vácuo conjugado com alternador...
Eu preferi a original( estou me arrependendo..hehe)

Abraço

JOÃO R.
16/07/2009, 15:21
Oi, meu caro...
vi que vc comprou mwm 2.8 + ZF4hp22 no tópico do Gnecchi e não queria tocar nesse assunto na página dele..., estou acompanhando o topico do zepi e parece que ele ainda não colocou o conjunto pra rodar... tenho revirado o site pra ver se tem alguma outra pessoa usando mesmo conjunto, mas não achei... então, vc sabe de alguém? essa "mistura" já está testada"? Como estão seus planos?
Grato desde já...
Grande abraço.

CAVESO
16/07/2009, 15:39
João,

Aqui no fórum temos 4 veículos quase rodando com motor diesel + Câmbio auto: a Ranger do Walter (international power stroke + zf 4l60e), um engesa com sprint 2.8 + 4l60e e o lata de lixo com maxion 2.8 + zf hp 22 e o zepi com sprint + zf hp 22.

Nenhum deles está rodando ainda (também estou esperadno um rodar pra ver como ficará), mas dentro em breve estarão.

Como disse lá, falta-me dinheiro, uma t-case hilux e flangear (marcel) as partes...

É o começo da empreitada ainda....

Espero que dê certo pois estou comprando as peças..rsss

Abração e obrigado pela visita!

JOÃO R.
16/07/2009, 16:06
Boa sorte na sua emppreitada e espero que dê muito certo, para todos...
num futuro ainda quero ter um engesa, e esse conjunto, teoricamente por enquanto, agrada muito.
Grande abraço.

folgado
16/07/2009, 21:59
Mas o dono deste tópico é muito metido mesmo :twisted:

Ó Deus......porque me fizeste lindo ao invés de rico???????????? :parede:

Morcego
18/07/2009, 16:08

Depois daquela foto de bermudinha encostado no jipe, ele nunca mais se olhou no espelho. :mrgreen:

CAVESO
18/07/2009, 17:05

E é delicioso ser bem metido..............:dance:

CAVESO
18/07/2009, 17:14
Agora é oficial: vou tentar juntar um motor mwm sprint 2.8 com um câmbio automático ZF 4HP 22 (Opala, Jaguar, BMW, Range Rover e outros).

Já estou com o motor em mãos (sendo retificado) e o câmbio está pago e a caminho (será desmontado e revisado).

Falta-me uma t-case hilux por engrenagens (estou procurando)...

Já conto com as idéias, críticas, sugestões, dicas, zuações, dizeres de que sou maluco e outros adjetivos mais....

Ajudem-me!!!!!!!

Zepi
18/07/2009, 18:18
Agora é oficial: vou tentar juntar um motor mwm sprint 2.8 com um câmbio automático ZF 4HP 22 (Opala, Jaguar, BMW, Range Rover e outros).

Já estou com o motor em mãos (sendo retificado) e o câmbio está pago e a caminho (será desmontado e revisado).

Falta-me uma t-case hilux por engrenagens (estou procurando)...

Já conto com as idéias, críticas, sugestões, dicas, zuações, dizeres de que sou maluco e outros adjetivos mais....

Ajudem-me!!!!!!!

Olha...não posso chamar vc de maluco...hehehe!:discordo::discordo:

Abraço

Zepi
20/07/2009, 09:32
Quando desmontá-lo poderia colocar umsa fotos aqui...hehehehe!

Abraço

CAVESO
22/07/2009, 13:24
Comecei a fazer as medições para ver se o novo powertrain caberá entre os eixos do engesa fase II:

Motor mwm sprint 2.8: 70 cm (da face externa da hélice viscosa à face da carcaça traseira do bloco)
Câmbio auto zf4hp22 + flange Mkrawler + t-case hilux: 106 cm

Daqui a pouco posto as medidas do conjunto original do engesa e a medida entre os eixos...

estyvybeykr
22/07/2009, 15:07
Comecei a fazer as medições para ver se o novo powertrain caberá entre os eixos do engesa fase II:

Motor mwm sprint 2.8: 70 cm (da face externa da hélice viscosa à face da carcaça traseira do bloco)
Câmbio auto zf4hp22 + flange Mkrawler + t-case hilux: 106 cm

Daqui a pouco posto as medidas do conjunto original do engesa e a medida entre os eixos...

Cara acho que tava fora de orbita, :rolleyes: é isso que da ficar longe da net.:mrgreen:

Vc não tava a caça de um 14B, o que houve para a mudança de planos?:pipoca:

Zepi
22/07/2009, 15:58

Um sprint é um sprint....

Caveso, na minha rural se usar a t-acase willys com flange macrotorque fica uns 20 cm menor que isso...
Muitos não aprovaram minha idéia, mas com esses quase 4000 compro muita coisa!
Essa é minha opinião...quando eu tiver $obrando quero encontrar uma t-case mais parruda.

Abraço

Kim
22/07/2009, 21:01
Fala CAVESO!

É pessoal, as coisas naturalmente estão progredindo.:concordo:

Cada vez mais tem jipes que estão se tornando conceito; exemplo de serviços de primeira.

Vemos o Zepi, Gnecchi, Santistadoente, Alexandre Souto, dentre tantos outros que nos maravilham com suas maquinas maravilhosas.

Hoje, estou aqui, só acompanhando, caraminholando meus planos para um futuro não muito distante.

Poderei e estou aprendendo muito com a mutação dos veículos aqui no fórum.

Agora, mais um na lista, digo as boas vindas do Carlos aos ATs.

Assim, digo os parabéns a todos os que estão nessa labuta, e, que não deixem de postar o passo-a-passo das transformações; Troquem bastante informações, bastante, mais postem!

Abraços.

Kim.

CAVESO
22/07/2009, 23:39
Cara acho que tava fora de orbita, :rolleyes: é isso que da ficar longe da net.:mrgreen:

Estevão,

Pesquisando sobre os motores acabei optando pelo sprint por alguns motivos particulares:

1-Apareceu um motor num preço bom.
2-Sempre sonhei em ter um câmbio auto em meu jipe, e, com o sprint seria possível adaptá-lo com os câmbios automáticos que temos disponíveis por aqui, principalmente os com padrão GM.
3-É um motor com manutenção e peças mais baratas que o 14b.

Continuo fã do 14b, um puta motor, mas as circunstâncias me trouxeram um sprint do qual sempre gostei também...

Abração

CAVESO
22/07/2009, 23:46
Caveso, na minha rural se usar a t-acase willys com flange macrotorque fica uns 20 cm menor que isso...
Muitos não aprovaram minha idéia, mas com esses quase 4000 compro muita coisa!
Essa é minha opinião...quando eu tiver $obrando quero encontrar uma t-case mais parruda.

Zepi,

No meu caso não tenho pra onde correr: não tenho a t-case willys aqui e comoterei que comprar uma, é melhor gastar uma vez só com peças, flanges e adaptações..

Vou de hilux mesmo que está testada e aprovada pela galera aqui...

Mas se tivesse aqui balançaria também......rsss

CAVESO
22/07/2009, 23:55
Fala CAVESO!

É pessoal, as coisas naturalmente estão progredindo.:concordo:

Cada vez mais tem jipes que estão se tornando conceito; exemplo de serviços de primeira.

Vemos o Zepi, Gnecchi, Santistadoente, Alexandre Souto, dentre tantos outros que nos maravilham com suas maquinas maravilhosas.

Hoje, estou aqui, só acompanhando, caraminholando meus planos para um futuro não muito distante.

Poderei e estou aprendendo muito com a mutação dos veículos aqui no fórum.

Agora, mais um na lista, digo as boas vindas do Carlos aos ATs.

Assim, digo os parabéns a todos os que estão nessa labuta, e, que não deixem de postar o passo-a-passo das transformações; Troquem bastante informações, bastante, mais postem!

Abraços.

Kim.

Pois é, senhor Kim!!!!!!!

Eu estava quietinho aqui com meu engesa "pronto" e rodando, daí vêm esses malucos desgraçados (brincadeirinha, hein pessoal :mrgreen: ) e mostram ser possível fazer essas adpatações que sempre sonhei...

E como eu não gosto nem um pouquinho de mexer com a coisa.....:twisted:

Graças a esses caras estou a noites sem dormir......:grin:

Em breve será você!!!!! :lol:

estyvybeykr
23/07/2009, 10:01
Estevão,

Pesquisando sobre os motores acabei optando pelo sprint por alguns motivos particulares:

1-Apareceu um motor num preço bom.
2-Sempre sonhei em ter um câmbio auto em meu jipe, e, com o sprint seria possível adaptá-lo com os câmbios automáticos que temos disponíveis por aqui, principalmente os com padrão GM.

Continuo fã do 14b, um puta motor, mas as circunstâncias me trouxeram um sprint do qual sempre gostei também...

Abração

Dadas as circunstâncias, não tenho como negar que realmente um splint e um splint, como diz o Zepi.

Tive o prazer de trabalha com varias motorizações em caminhões:(1722,1418,914,915,364) e atualmente trabalho com um VW 8.150 ou seja um mwm 3.0 eletrônico , é realmente uma usina de força, parece que se dirigi um carro de passeio ao inves de um caminhãozinho.
Agora só não sabia da baixa manutenção, já começam a surgir um monte de caramiolas na minha mente, se não tivesse refeito meu 314 todo agora a pouco tempo, iria colocar mais uma ideia adiante.

Deixa eu sair logo daqui se não começo a ficar inspirado, e quando se inspira os pulmões ficam cheios de ar, o cerebro cheio de sanque oxigênado, as ideias vão fluindo quase que na velocidade da luz e por conseguencia, os bolsos ficam vazios kkkkkkkkkkk.:mrgreen:

Parabens pela obra, forte abraço.:concordo:

folgado
23/07/2009, 10:59
Um sprint é um sprint....

Eu que tenho um no meu jipe digo o mesmo: Sprint MWM 2.8 é um senhor motor para jipe. Até pensei em colocar o 3.0 eletrônico, mas hoje não tenho dúvida: o mecânico é muito melhor para o jipe.

Carlos, não sei se já te falei isso: eu tirei a hélice e coloquei uma ventoinha do Fiesta. Você ganha uns 10 cm com isso, e não perde em refrigeração do radiador. Pensa nisso.

Eu aumentei a capacidade de água do radiador original do CJ, para dar conta do MWM. Veja se não é necessário fazer isso com o seu radiador. Tome como exemplo a capacidade de água da S10.

Vá de reduzida hilux. Com o tempo pode colocar o Kit do Marcel. O próximo up-grade do Jipão vai ser um CA com essa reduzida e esse Kit. Depois você me fala que câmbio é o melhor para essa reduzida, e que flanges tem que usar.

Abraço.
Antonio.

Elmer_Jeep
23/07/2009, 11:10
Folgado, qual o diametro dessa ventoina ?

Não pretendo remover a helice convencional do meu mas estou querendo colocar um eletroventilador pra auxiliar.

Essa que instalaram ai está pela frente ou por trás do radiador ?

[]'s

folgado
23/07/2009, 11:14
Folgado, qual o diametro dessa ventoina ?

Não pretendo remover a helice convencional do meu mas estou querendo colocar um eletroventilador pra auxiliar.

Essa que instalaram ai está pela frente ou por trás do radiador ?

[]'s

Elmer, veja pela foto. Dá para ter uma idéia. Se quiser, pego uma trena e vou medir.

Elmer, dá um tempinho que vou lá medir...

folgado
23/07/2009, 11:45
Elmer, a hélice tem +/- 38 cm.
Veja algumas fotos que tirei hoje.
A hélice fica por trás do radiador. Na frente está o intercooler.

Elmer_Jeep
23/07/2009, 12:08
Muito bom Folgado, obrigado. Um amigo instalou numa hilux um eletroventilador da Blazer V6 mas acho que tinha 14" e não tinha essa proteção ao redor.

[]'s

CAVESO
23/07/2009, 13:39
Tirei as medidas do jipe:

Entre-eixos (de luva a luva dos pinhoões): 170 cm

Power-train original: 140 cm

Vão-livre entre radiador e grade dianteira: 20 cm (dá pra chegar o conjunto esse tanto pra frente)

Se conseguir uma ventoinha fina (como o Folagodo sugeriu), dá pra chegar ainda mais pra frente, se o carter permitir...

Se der pra avançar 20 cm com o conjunto, ficaria ótimo: 170 cm (conjunto sprint + ZF + flange + t-case hilux) - 20 cm (avanço do novo conjunto) - 140 cm (conjunto original) = 10 cm de diferença no tamanho dos dois powertrains, o que alteraria pouca coisa nos comprimentos dos cardãs (principalmente o traseiro que é meu maior medo)...... :palmas:

CAVESO
23/07/2009, 13:44
Folga,

Valeu pelas dicas e fotos!

Kim
23/07/2009, 17:58
Caveso!

No meu, quando coloquei o 6cil, avancei o radiador, colei ele no quadro dianteiro.

Avancei uns 40cm o radiador.

Refiz os suportes do radiador.

Olhe nas fotos, tem algo por lá.

Abraços.

Kim.

CAVESO
23/07/2009, 18:29
Mestre Kim,

Pretendo deixar o radiador rente à grade também, mas pra isso precisarei saber o quanto conseguirei chegar do motor pra frente.

Amanhã vou medir a altura do sprint pra ver ser a parte mais baixa do carter dele não ficará próxima ao diferencial dianteiro.

Sempre consultando suas fotos..rsss

alvaro.jrc
23/07/2009, 18:54
Caveso,

Quando adaptei o motor diesel no meu engesa, pensava da mesma forma, mandar o motor lá pra frente para não ficar com o cardã muito pequeno nem esquentar a parede corta fogo, mas meu mecânico engenheiro (não confunda com engenheiro mecânico :mrgreen:) me lembrou de uma coisa: o motor um pouco mais recuado melhora bastante o centro de gravidade do engesa e distribui melhor o peso ao invés de concentrar tanto na parte da frente.

É algo a se pensar, apesar de serem apenas coisa de 10 ou 15cm, mas já é alguma coisa.

Pede um help do Bill nesse assunto que ele pode te ajudar.

[ ]s!!!

CAVESO
23/07/2009, 19:13
Alvaro,

Já havia pensado do CG, mas o problema é não ter muito pra onde correr, pois o conjunto novo é comprido e estrangularia o cardão traseiro....

Eu acho que mesmo chegando o conjunto um pouco pra frente o CG ficaria mais ou menos centralizado em razão do tanque lá na traseira, santo antônio, capota de fibra, bagageiro e outras tranqueiras mais dentro do jipe..rssss

Mas vou pesquisar melhor sobre o tema.

Valeu pela lembrança!

Kim
23/07/2009, 22:46
Opa Caveso!

Cheguei aqui para te falar do CG, mais o Alvaro já recomendou.

Quando estava estudando o cummins, me deparei com essa preocupação.

Então deixaria o motor mais baixo, no limite das possibilidades para melhorar o CG.

E, corroboro com o Alvaro, reavaliando as palavras anteriores.

Abraços.

Kim.

CAVESO
24/07/2009, 00:12
Kim,

Há um detalhe também a se considerar que é o menor peso do sprint em relação aos motores citados por você (cummins) e pelo Alvaro (perkins)...

Vou ver se consigo os pesos do câmbio ZF e da t-case hilux pra ajudar na orientação...

GuTo_Cerulli
24/07/2009, 00:46
Opa!

Cheguei só para atrapalhar um pouco a discussão do CG:
- a distribuição de peso influi, porém...tem o detalhe do CG influir no Anti-squat da suspensão...
- grosseiramente o CG do carro pode ser determinado como o parafuso superior da capa seca (já li em mais de um lugar, mas nunca confirmei na prática (não quis pendurar o carro na ponte rolante para ver se ficava no "jeito"):mrgreen:

[]'s e boa sorte no projeto que tem tudo para ser animal!

CAVESO
24/07/2009, 01:02
Guto,

Obrigado pelas considerações.

No meu caso, como determinar a melhor posição do conjunto no chassis do jipe (lembrando que há a limitação do pouco espaço no comprimento do jipe e consequentemente no tamanho do cardã traseiro)?

Zepi
24/07/2009, 08:41
Na minha rural deixei um pouco de espaço entre o cofre e o motor em função do calor e facilitar futura manutenção etc, mas ele ficou bem recuado em relação ao original.
Como Caveso falou, esse motor é bem leve, e mais um detalhe a ZF é um chumbo, deve ter uns 40 quilos!
Então acho com esse conjunto CG tende a ficar mais atrás que o normal.

Abraço

alvaro.jrc
24/07/2009, 11:33
Kim,
Há um detalhe também a se considerar que é o menor peso do sprint em relação aos motores citados por você (cummins) e pelo Alvaro (perkins)...
Vou ver se consigo os pesos do câmbio ZF e da t-case hilux pra ajudar na orientação...

Bem lembrado Caveso, o MWM pesa muito menos que o bolo de ferro que eu coloquei. :mrgreen:
Pra vc ter idéia, antes usava motor 6c 4.9i de F-1000 que já é um chumbo, depois do perkins a suspensão dianteira baixou uns 10cm comparada com quando usava o 4.9. :parede:

Fazendo um cálculo bem tosco, considere aí +- 100kg do tanque cheio atrás, +- 200kg da T-case, câmbio e o piloto no meio :twisted: e +- 200kg do MWM na frente dá uma distribuição de peso relativamente HOMOgênea.

O negócio é não andar de tanque vazio. :mrgreen:

CAVESO
24/07/2009, 12:59
Zepi:Ainda não estou com o conjunto montado, mas, sabendo que o ZF é pesado, parece que ficará bem distribuído o peso do conjunto..

Alvaro: Além do tanque, tem ainda o estepe (no meu caso 33" mais roda de aço de 10") e outras tranqueiras...

CAVESO
24/07/2009, 14:25
Alguém sabe como calcular o CG do meu jipe com o novo conjunto? :pensativo:

alvaro.jrc
24/07/2009, 15:07

Não ensina a calcular, mas explica uma porrada de coisa.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639

CAVESO
24/07/2009, 18:06
Não ensina a calcular, mas explica uma porrada de coisa.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639)

Caramba, e ontem fiquei até as 3 horas pesquisando isso e só não achei esse tópico aí....:parede: :parede:

Valeu Alvaro! :concordo:

CAVESO
30/07/2009, 11:48
Câmbio ZF auto já está em casa!!!!!! :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

Aparentemente está bom (veio de um Diplomata 90), mas como não resisto a ficar com uma chave na mão e ver um parafuso apertado.......:twisted:

Daqui a pouco posto as fotos (só pra deixá-los curiosos e ansiosos como eu estou aqui :mrgreen: )..

Duda Lopes
30/07/2009, 13:01
Câmbio ZF auto já está em casa!!!!!! :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

Aparentemente está bom (veio de um Diplomata 90), mas como não resisto a ficar com uma chave na mão e ver um parafuso apertado.......:twisted:

Daqui a pouco posto as fotos (só pra deixá-los curiosos e ansiosos como eu estou aqui :mrgreen: )..

Caveso,

Desculpe a pergunta, mas quanto pagou no ZF e onde comprou?

Pode ser por MP.

[].

CAVESO
30/07/2009, 13:13
Caveso,

Desculpe a pergunta, mas quanto pagou no ZF e onde comprou?

Pode ser por MP.

[].

Duda,

Peguei o câmbio de um meca de opala.

Troquei uma direção hidráulica de opala (setor + bomba + mangueiras + suportes) no câmbio.

Duda Lopes
31/07/2009, 16:29
Duda,

Peguei o câmbio de um meca de opala.

Troquei uma direção hidráulica de opala (setor + bomba + mangueiras + suportes) no câmbio.

Será que ele não teria mais algum dando sopa:?:

Se souber de algum me avise por favor.

[].

CAVESO
31/07/2009, 17:18
Será que ele não teria mais algum dando sopa:?:

Se souber de algum me avise por favor.

[].

Por enquanto não tem outro lá, mas pode deixar, se pintar outro te aviso.

Abração

Duda Lopes
31/07/2009, 17:20
Beleza Caveso.

[].

CAVESO
31/07/2009, 17:31
Fotos do câmbio (ainda sujo, precisando de um bom banho)

CAVESO
31/07/2009, 17:43
Agregados que vieram...

Duda Lopes
31/07/2009, 17:44
Mais um Engesão do Fórum com CA, show de bola.:palmas:

CAVESO
31/07/2009, 17:52
Começando as medições....

O conversor está praticamente zerado de folga, logo, nem precisará ser recondicionado..

Distância entre a face do conversor e a face do câmbio: 12,5 m.m

Zepi
31/07/2009, 19:35
Que folga é essa que você viu no conversor?

Abraço

Kim
31/07/2009, 21:12
Opa Caveso!

Já começou a tomar o tarja preta para controlar a anciedade????:mrgreen:

E o cambio, está no quarto, junto com o motor?:mrgreen::mrgreen:

Abraços.

Kim.

CAVESO
31/07/2009, 21:19
Que folga é essa que você viu no conversor?

Abraço

Folga entre turbinas do conversor....

Se a Folga for acima do indicado, causa patinação.

CAVESO
31/07/2009, 21:24
Opa Caveso!

Já começou a tomar o tarja preta para controlar a anciedade????:mrgreen:

E o cambio, está no quarto, junto com o motor?:mrgreen::mrgreen:

Abraços.

Kim.

Tarja preta 8 vezes ao dia. :roll:

O câmbio está na cama e eu dormindo no chão. :mrgreen:

estyvybeykr
01/08/2009, 12:34
Tarja preta 8 vezes ao dia. :roll:

O câmbio está na cama e eu dormindo no chão. :mrgreen:

E eu que pensava que era um dos mais anormais,:roll: vejo finalmente no fim do tunel uma claridade para as minhas loucuras:

:twisted:A LOUCURA DOS OUTROS.:twisted:

Zepi
03/08/2009, 08:17
Folga entre turbinas do conversor....

Se a Folga for acima do indicado, causa patinação.

Poderia explicar como faço isso?
Precisa de isntrumento específico?

Abraço

CAVESO
03/08/2009, 14:11
Poderia explicar como faço isso?
Precisa de isntrumento específico?

Abraço

Zepi,

Tentei fazer uma medição precisa usando algum instrumento, mas o relógio comparador da oficina não tem um ponteiro que alcance a profundidade do conversor.

Nem deu comprimento para meus dedos..rssss

Daí prendi a turbina inferior com um alicate de abrir travas e verifiquei a folga praticamente inexistente entre as turbinas...

Ou seja: está zerado!

Captou?

CAVESO
04/08/2009, 21:39
Tirando o carter....

Impressões: pouca sujeira, e ausência de pedaços de peças...

CAVESO
04/08/2009, 21:50
1- Retirada a capa-seca com bomba...
2- Primeiro pacote de discos ainda no lugar...
3- Ruim: mola do primeiro pacote quebrada...
4- Primeiro pacote desmontado:os discos de composite ainda com bastante material e os de aço aparentemente sem desgaste. Mesmo assim serão trocados por novos...

Tentem fazer isso em casa...:mrgreen:

CAVESO
05/08/2009, 20:38
1- Desmotando a bomba..
2- A bomba está zerada :dance:
3-Retirada a tampa traseira...

Precisarei trocar: mola do primeiro pacote e kit overhaul.

Marcelo R. A. da Cunha
06/08/2009, 03:39
1- Desmotando a bomba..
2- A bomba está zerada :dance:
3-Retirada a tampa traseira...

Precisarei trocar: mola do primeiro pacote e kit overhaul.

O que está fazendo com todas essas peças???????????

:mrgreen:

Voltei!

(Para sua tristeza!)

rsrsr!

CAVESO
06/08/2009, 12:44
O que está fazendo com todas essas peças???????????

Voltei!

(Para sua tristeza!)

rsrsr!

ÔÔÔ Marcelãooooo, saudade de você, cara!

Se hoje estou nessa empreitada maluca de juntar um MWM sprint com um CA, é graças a você que foi "pensar alto" sobre a possibilidade há uns 2 a 3 anos aqui no fórum.

Se eu perder minha namorada, você será o culpado! :mrgreen:

Triste estava o fórum sem a sua presença!

Estou juntando essas peças num saco de cebola aqui e rezando todas as noites para que sobrem menos de 10 delas na hora da montagem.....:twisted:

Abração!!!!!

Marcelo R. A. da Cunha
06/08/2009, 21:28
ÔÔÔ Marcelãooooo, saudade de você, cara!

Se hoje estou nessa empreitada maluca de juntar um MWM sprint com um CA, é graças a você que foi "pensar alto" sobre a possibilidade há uns 2 a 3 anos aqui no fórum.

Se eu perder minha namorada, você será o culpado! :mrgreen:

Triste estava o fórum sem a sua presença!

Estou juntando essas peças num saco de cebola aqui e rezando todas as noites para que sobrem menos de 10 delas na hora da montagem.....:twisted:

Abração!!!!!

Pô meu AMIGO também estava com saudades de vcs!!!!!!!!

me deixou :oops:.

Quero ver a coisa funfando, depois coloco no meu! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Agora vou ficar só :pipoca:.

Obs. Seu Engesa está LINDO! Gostei do Snorkel!

CAVESO
06/08/2009, 23:45

Pô meu AMIGO também estava com saudades de vcs!!!!!!!!

me deixou :oops:.

Quero ver a coisa funfando, depois coloco no meu! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Agora vou ficar só :pipoca:.

Obs. Seu Engesa está LINDO! Gostei do Snorkel!

Obrigado pelos elogios e demonstrações de carinho (ui) :oops: !!!!!

Se funfar mesmo te aviso...

rodrigo camper
08/08/2009, 04:24
Que rasgasão de seda do caraio!!! já tó ficando todo arrepiado.

Ô Caveso na semana que vem vou em Itaperuna-RJ me passa o n- do celu, que se pans dou umas fumaçadas ai em Muriaé.

abraços

rodrigo camper
08/08/2009, 10:46
Hihi... foi mal.

RASGAÇÃO DE SEDA... HAHAHAHA!!!!!!

CAVESO
08/08/2009, 10:56
Se der não: ou venha a Muriaé ou não vá a Itaperuna! :mrgreen:

Vou passar o fone por MP.

Abração

SERGIO AUGUSTO
08/08/2009, 11:19
Fala Caveso:
Desculpe invadir o tópico com outro assunto, mas, como está indo a DAK do mano?
Abraco.
Sérgio

CAVESO
09/08/2009, 12:17
Ô Sergio, fique à vontade, cara, a casa aqui é sua!

Ele pediu as peças da Essencial e está esperando chegar para definir alturas de juntas e tal.

Essa semana não estive com ele, mas tá indo...rsss

Obrigado pela visita e pelo manual!

SERGIO AUGUSTO
09/08/2009, 12:39
Ô Sergio, fique à vontade, cara, a casa aqui é sua!

Ele pediu as peças da Essencial e está esperando chegar para definir alturas de juntas e tal.

Essa semana não estive com ele, mas tá indo...rsss

Obrigado pela visita e pelo manual!

E ai, Caveso!
Valeu, estamos aqui acompanhando os tópicos e aprendendo com voces! Diga ai pro seu mano, que qualquer coisa que precise sobre as DAK Diesel, estando a meu alcance, estou a disposicao(passe meus contatos pra ele ;fones, email)
Abraco.
Sérgio

samukanvas
17/08/2009, 11:28
Aos interessados:

Vende-se kit rebuild de cambio ZF auto 4m de opala.

Barato! Ocasião! Patrocinado pelo Caveso.

Abs

Rodrigo

CAVESO
17/08/2009, 12:53
E ai, Caveso!
Valeu, estamos aqui acompanhando os tópicos e aprendendo com voces! Diga ai pro seu mano, que qualquer coisa que precise sobre as DAK Diesel, estando a meu alcance, estou a disposicao(passe meus contatos pra ele ;fones, email)
Abraco.
Sérgio

Sérgio,

As peças chegaram no sábado e ele começou a mexer na Dak ontem.

Ele usará os calços de camisas originais e juntas de cabeçote da mesma espessura que estavam rodando, uma vez que não foi necessário mexer no bloco, as camisas foram apenas brunidas e tal...
Mesmo assim ele efetuará as medições para saber se está tudo dentro das conformidades.

Parece que será tranquilo, mas qualquer dúvida voltaremos a te importunar aí..rsss

Passei seus contatos pra ele e agradecemos muito por sua presteza e boa vontade em ajudar.

Quebrou um galhão mesmo!

Qualquer coisa que precisar da gente também, pode falar!

Abração

CAVESO
17/08/2009, 13:07
Aos interessados:

Vende-se kit rebuild de cambio ZF auto 4m de opala.

Barato! Ocasião! Patrocinado pelo Caveso.

Abs

Rodrigo

Caramba, chegou?????????????? :shock:

Que maravilha!!!!!!!:dance:

O bom desse kit é que veio com vários brindes, como: bloq ARB, rolamentos Timken originais, diversos manuais e telefone celular... :mrgreen:

Gaylera, aproveito para relatar que importei meu banner kit com o Rodrido (Samukanvas) e com o Bruno Estruc, ambos aqui do fórum, que prontamente me auxiliaram desde a escolha do melhor kit, passando pela compra em si, até a pós venda. Tudo às claras, com honestidade e sinceridade que lhe são pertinentes. Recomendo a todos! :concordo:

Bom.....essa rasgação de seda toda foi feita considerando que receberei o kit aqui, pois ainda está na casa do rodrigo.

Mas como não paguei ainda, tá valendo.....:roll:

Para aqueles que me perguntaram por MP onde comprei o kit do CA, tá aí uma ótima oportunidade de comprar um material de qualidade por um preço bem menor que aqui...

Aproveitem!

Valeu Rodrigão e Bruno!

samukanvas
17/08/2009, 14:15
Caramba, chegou?????????????? :shock:

Que maravilha!!!!!!!:dance:

O bom desse kit é que veio com vários brindes, como: bloq ARB, rolamentos Timken originais, diversos manuais e telefone celular... :mrgreen:

Gaylera, aproveito para relatar que importei meu banner kit com o Rodrido (Samukanvas) e com o Bruno Estruc, ambos aqui do fórum, que prontamente me auxiliaram desde a escolha do melhor kit, passando pela compra em si, até a pós venda. Tudo às claras, com honestidade e sinceridade que lhe são pertinentes. Recomendo a todos! :concordo:

Bom.....essa rasgação de seda toda foi feita considerando que receberei o kit aqui, pois ainda está na casa do rodrigo.

Mas como não paguei ainda, tá valendo.....:roll:

Para aqueles que me perguntaram por MP onde comprei o kit do CA, tá aí uma ótima oportunidade de comprar um material de qualidade por um preço bem menor que aqui...

Aproveitem!

Valeu Rodrigão e Bruno!

Muito obrigado pelos elogios, depois de pago os cinquentão :mrgreen:

Sério, Carlão, já mandou teu endereço completo pro Bruno? Se ainda não, me envia agurinha mesmo que eu já envio pra vc amanhã pela manhã. Pac?

Posso tirar da embalagem pra ficar com menos volume e pagar mais barato no frete?

Qualquer coisa MSN me! :concordo:

bjs

Kim
20/08/2009, 23:31
Caveso!

poderia me passar detalhes do esnorkel.

Abraços.

Kim.

CAVESO
20/08/2009, 23:46
Kim,

Comprei o snorkel do Igor da Rota.

Para minha surpresa, ao chegar aqui percebi que as furações e suporte não conferiam com a lataria do fase II (imagino que ele seja feito para engesa fase I ). Daí, fiz uma cirurgia nele e adaptei ao jipe.

Falando nisso: hoje o cara me pediu a garagem onde guardo o jipe e terei que mudar de garagem. O problema: a outra é mais baixa e terei que tirar o snorkel.... :parede:

Quer comprar? rsss

Kim
21/08/2009, 00:21
É uma pena ter que retirá-lo, mais se for realmente veder, me fale, não mancarei como a grade, falando nisso, ainda tem?

CAVESO
21/08/2009, 00:50
Kim,

A grade foi para o engesa do fernando Pedro aqui do fórum.

Sobre o snorkel vou ver como ficará a questão da garagem e se resolver vender mesmo te aviso.

Abração

FernandoPedro
21/08/2009, 09:05
Fala aí Carlos e Kim, blz?

Acabei comprando a grade, ficou show. Se vc for mesmo vender, e respeitando a ordem, se o Kim não quizer ficar com o snorkel, podemos negociar, se o preço for acessível.

Off: Belo trabalho vc está fazendo em seu novo Engesa, Kim, parabéns!!!

Abs.

Kim
21/08/2009, 20:07
Tumultuando um pouco aqui!!!!

Muito obrigado Fernando, terei muita paciência e dedicação nesta empreita!

Passe lá e piteque à vontade!

Abraços.

Kim.

CAVESO
24/08/2009, 17:57
Fernando Pedro,

Ainda não decidi da venda ou não do snorkel, pois ganhei uns dias a mais de garagem.

Pela ordem: kim e você.

Abração!

CAVESO
24/08/2009, 18:00
Acabou de chegar (UFA!) o master kit do câmbio (valeu Rodrigo e Bruno Imports)!

Daqui a pouco as fotos...

CAVESO
27/08/2009, 22:23
As prometidas fotos do kit ...

samukanvas
27/08/2009, 22:56
Vai guardar? :mrgreen:

Abs

CAVESO
28/08/2009, 00:12
Vai guardar? :mrgreen:

Abs

Ai que vontade de dar, ops, digo, que dá......:mrgreen:

Os discos passarão a noite nadando no ATF para ficarem sarados para a montagem.

fugger
28/08/2009, 08:40
CAVESO

Quanto sai um kit desses? Meu CA tá a anos parado e acho que tá seco por dentro...:pensativo:

[]´s

Zepi
28/08/2009, 10:08
CAVESO

Quanto sai um kit desses? Meu CA tá a anos parado e acho que tá seco por dentro...:pensativo:

[]´s

Não se está correto, mas acho que pior é ficar com óleo banhando só metade dos discos por muito tempo...me corrijam se estiver errado!
O meu também tá seco por dentro, e o conversor, faz perto de um ano que mexo ele, pra lá e pra cá, e sempre sai um pouco de óleo...

Abraço

CAVESO
28/08/2009, 13:22
CAVESO

[]´s

Fugger,

Esse kit eu importei com o Samukanvas e Bruno Estruc aqui do fórum.

Até agora eles não me passaram o valor (devem estar com dinheiro sobrando), pois há o valor da peça + frete até o rio + frete do rio pra cá.

Estou adorando essa demora e espero que esqueçam! :twisted:

CAVESO
28/08/2009, 13:27
Não se está correto, mas acho que pior é ficar com óleo banhando só metade dos discos por muito tempo...me corrijam se estiver errado!
O meu também tá seco por dentro, e o conversor, faz perto de um ano que mexo ele, pra lá e pra cá, e sempre sai um pouco de óleo...

Abraço

O ideal seria manter o câmbio cheio de óleo para evitar ferrugem em partes de aço, como os discos de aço tirante da trava e etc...

Se ficar com metade de óleo é só dar umas rodas nos eixos de quando em vez....

Zepi
28/08/2009, 17:03
Começando as medições....

O conversor está praticamente zerado de folga, logo, nem precisará ser recondicionado..

Distância entre a face do conversor e a face do câmbio: 12,5 m.m

Caveso, tem erteza dessa medida?
Quando mediu o conversor tinha passado os três estágios?
pois no meu dá 2,5 cm, só vim aqui porque achei que eu tinha flhado o último estagio...
Dá uma olhada nisso, meu amigo.

ABraço

samukanvas
28/08/2009, 17:13
pois no meu dá 2,5 cm, só vim aqui porque achei que eu tinha flhado o último estagio...

ABraço

Cara, pra jipe 2,5cm e nada é a mesma coisa :mrgreen:

Abs

CAVESO
30/08/2009, 01:49
Caramba,

Acabei de montar o CA (falta abrir e revisar o corpo de válvulas), UFA!!!!!!!!!

Puta trabalhão, mas, para minha supresa, não sobrou nenhuma peça.... :mrgreen:

Dá pra fazer em casa, mas é preciso conhecimento em transmissões automática e ferramentas especiais pois as travas dos pacotes são duras de tirar e colocar...

Amanhã mostro o pau (fotos)! :odedo:

CAVESO
30/08/2009, 19:33

ABraço

Zepi,

É verdade cara, são 25 m.m. mesmo a distância da face do conversor à carcaça.

Comecei a mexer no flex hoje e já está quase pronto!

Vou usar a cremalheira e o centro do volante dupla-massa + o flex do opala.

A idéia está pronta e amanhã vai para o torno.

CAVESO
30/08/2009, 19:47
Fotos do trampo de ontem: montagem do CA

Lembrando: só faça em casa se tiver conhecimentos em transmissões automáticas e ferramenta especiais (vide foto) para desmontar os pacotes.

estyvybeykr
31/08/2009, 18:57
Kaaaaaaaramba os caras são bons mesmo nessa brincadeira, e eu que pensava que sabia um pouco hehehehehehehehe.

Zepi
01/09/2009, 07:30
Cara, pra jipe 2,5cm e nada é a mesma coisa :mrgreen:

Abs

Hehehe!
é mas nesse caso o câmbio vai para o espaço!:shock::shock:

Abraço

CAVESO
02/09/2009, 00:58
Galera,

Eu continuo insistindo, baseado com a experiência nas máquinas de terraplenagem, que o conversor não pode ser fixado a uma massa rígida como um volante.

Posso estar enganado, mas todos os conversores de máquinas que conheço, são presos a flex plates e depois aos volantes.

A principal razão, é que as forças resultantes de um conversor são totalmente diferentes de uma embreagem.

Já pesquisei sobre o assunto mas ainda não encontrei um embasamento para tal, portanto, prefiro ficar com o empirismo.

Lembrando que o próprio nome "flex plate", fala por si.

Daí resolvi usar o flex do opala (dimensionado para o câmbio) no meu projeto, mesmo sabendo que o peso dele + o pedaço de volante com cremalheira do motor mwm sprint será maior que o do opala.

Pelo menos a flexibilidade eu mantive...

Peço reprovações, comentários, críticas e sugestões dos experts para que possa fazer as mudanças enquanto estou com tudo na oficina! Podem falar mesmo o que acharem, pois estou aqui para aprender!

Vamos às fotos:

1- Fiz um disco adaptando o flex do opala ao centro do volante do mwm.
2- Flex do opala refurado para a furação do volante mwm.
3- Os rebaixos no disco: um para centralizar o flex no disco e outro para centralizar o disco (com o flex) no centro do volante.
4- Cortei 4 m.m. no centro do volante para deixar na mesma distância do conversor no lugar à carcaça do CA (detalhe: o disco adaptador ficou com 4 m.m. de espessura, para compensar o que retirei no centro do volante e permitir aproveitar os parafusos do volante).

Importante: Não deu tempo de fazer hoje, mas amanhã o flex plate do opala vai para o dentista, digo, torneiro, arrancar todos os dentes para ficar banguela e mais leve...

CAVESO
02/09/2009, 01:10
Continuando...

1- Volante pós-dieta no spa do torneiro.
2- Relógio micro-comparador para verificar a centralidade do flex plate.
3- Conversor fixado ao flex
4- Mais...
5- Verificando a centralidade do conversor...

CAVESO
02/09/2009, 01:21
Continuando...

Só para terem a noção da flexibilidade do flex:

1- Zerado, sem forçar...
2- Com uma forçada de leve, foi a 0,03 m.m. (forçando mais um pouquinho foi a 0,06 m.m. fácil)
3- medindo..
4- Carcaça fixada no lugar...

E aí, que me dizem? :pensativo:

Aguardo a palavras dos sabichões (ou sabichonas, ui)...

Zepi
02/09/2009, 07:05
Caveso, não sei nada de câmbios automáticos tecnicamente falando, mas pergunto duas coisas que coçam no meu raciocínio:
1- se o conversor faz o "trabalho" da embreagem e simula o peso dela, por que o flexplate deveria se grosso e pesado?

2- O conversor se movimenta transversalmente...tipo fora do eixo?

Imagino também que para aliviar o peso faz-se furos na chapa, deixando-a flexivel.
Se for o caso de deixar o volante do sprint flexível, é só passar no torno e tirar uns 2mm!

Queria encontrar mais material técnico sobre isso....

Abraço

Elmer_Jeep
02/09/2009, 11:29
Caveso, muito legal tambem tua adaptação, como disse o Kim em algum topico porai, fim do ano a gente faz o concurso da melhor adaptação onde concorrem vc, o zepi e o spina, heheh.

[]'s

Supercharger
02/09/2009, 12:07
Podem falar mesmo o que acharem

Caveso, não sou profundo conhecedor do assunto, o que vou escrever é puro achismo com pouco ou nenhum fundamento, ok?

Eu acho o peso de um volante desnecessário na aplicação do CA.

No caso do CM, no meu entender a massa do volante tem a função de manter inércia. É para que o motor, uma vez em determinado giro, não reduza tal RPM tão facilmente. Entendo que isto é interessante na situação em que se está dirigindo com o giro médio/alto e se tira o pé do acelerador. Como o CM através da relação de marchas selecionada está fisicamente amarrado ao giro do motor, uma queda de giro do motor por não estar mais sendo alimentado implicaria em redução da velocidade imediatamente. Com a inércia do volante presente, isto não se faz tão instantâneo.

No caso de um CA, eu entendo que o motor é apenas uma bomba de óleo para uma transmissão hidráulica. Melhor dizer, antes que venham as interpretações ao pé da letra, é que o motor é apenas o motriz de uma bomba hidráulica (a do CA). Desta forma, a relação de marchas selecionada não está fisicamente amarrada ao giro do motor (vide o escorregamento), de forma que comparando com o cenário anterior uma queda do giro do motor não implicaria de imediato em uma redução da velocidade imediata do conjunto.

A inércia que o volante oferece uma vez em médio/alto giro, obviamente tem que ser vencida no início do trabalho, de forma que um motor com volante muito pesado não sobe giro tão rápido, tendo os fabricantes que escolher o melhor custo/benefício entre a inércia desejada e a resposta do motor. Em carros de corrida por exemplo, aliviam ao máximo o volante para que o motor responda rapidamente. É obvio que isto implica em perdas na outra ponta da equação, mas é só para ilustrar.

Assim, entendo que é interessante ao motor acoplado em um câmbio CA poder subir giro rapidamente, pois ao contrário do conjunto com câmbio CM onde motor e câmbio "sobem o giro juntos", no caso do CA o motor sobe o giro antes, marcando onde quer chegar (setpoint) e o câmbio é "que corre atrás".

Novamente, são opiniões sem embasamento profissional no assunto, pois não trabalho com isto.

Espero ter ajudado, ou como já vi dizendo por aqui, atrapalhado mais ainda! :mrgreen:

Saudações,
Gustavo.

CAVESO
02/09/2009, 13:26
Caveso, não sei nada de câmbios automáticos tecnicamente falando, mas pergunto duas coisas que coçam no meu raciocínio:
1- se o conversor faz o "trabalho" da embreagem e simula o peso dela, por que o flexplate deveria se grosso e pesado?

2- O conversor se movimenta transversalmente...tipo fora do eixo?

Imagino também que para aliviar o peso faz-se furos na chapa, deixando-a flexivel.
Se for o caso de deixar o volante do sprint flexível, é só passar no torno e tirar uns 2mm!

Queria encontrar mais material técnico sobre isso....

Abraço

Zepi,

1- O volante não precisa ser pesado, ao contrário pode ser bem leve até. Penso que o ideal é manter o peso de conversor (cheio de óleo) + flex = ao peso de volante original do motor + embreagem e disco.
Não sei se conseguirei manter o mesmo peso aqui, mas tentarei aliviar o máximo o peso do meu conjunto.

2- O conversor não se movimenta transversalmente e se cocorrer, pode detonar as buchas da boma e outros itens do câmbio.

Eu nãoa conselho afinar a chapa do volante do sprint pois ela é cônica e pode perder muito a sua resitência. Além do mais, pode ser um material totalmente diferente de um flex plate.

Zepi
02/09/2009, 13:26
Caveso, muito legal tambem tua adaptação, como disse o Kim em algum topico porai, fim do ano a gente faz o concurso da melhor adaptação onde concorrem vc, o zepi e o spina, heheh.

[]'s

Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana, Gincana:mrgreen::mrgreen:!!!!!

Abraços

CAVESO
02/09/2009, 17:29
O campeão leva aquele CA que está sobrando lá na oficina do Elmer..... :mrgreen:

CAVESO
02/09/2009, 17:34
Caveso, não sou profundo conhecedor do assunto, o que vou escrever é puro achismo com pouco ou nenhum fundamento, ok?

Eu acho o peso de um volante desnecessário na aplicação do CA.

No caso do CM, no meu entender a massa do volante tem a função de manter inércia. É para que o motor, uma vez em determinado giro, não reduza tal RPM tão facilmente. Entendo que isto é interessante na situação em que se está dirigindo com o giro médio/alto e se tira o pé do acelerador. Como o CM através da relação de marchas selecionada está fisicamente amarrado ao giro do motor, uma queda de giro do motor por não estar mais sendo alimentado implicaria em redução da velocidade imediatamente. Com a inércia do volante presente, isto não se faz tão instantâneo.

No caso de um CA, eu entendo que o motor é apenas uma bomba de óleo para uma transmissão hidráulica. Melhor dizer, antes que venham as interpretações ao pé da letra, é que o motor é apenas o motriz de uma bomba hidráulica (a do CA). Desta forma, a relação de marchas selecionada não está fisicamente amarrada ao giro do motor (vide o escorregamento), de forma que comparando com o cenário anterior uma queda do giro do motor não implicaria de imediato em uma redução da velocidade imediata do conjunto.

A inércia que o volante oferece uma vez em médio/alto giro, obviamente tem que ser vencida no início do trabalho, de forma que um motor com volante muito pesado não sobe giro tão rápido, tendo os fabricantes que escolher o melhor custo/benefício entre a inércia desejada e a resposta do motor. Em carros de corrida por exemplo, aliviam ao máximo o volante para que o motor responda rapidamente. É obvio que isto implica em perdas na outra ponta da equação, mas é só para ilustrar.

Assim, entendo que é interessante ao motor acoplado em um câmbio CA poder subir giro rapidamente, pois ao contrário do conjunto com câmbio CM onde motor e câmbio "sobem o giro juntos", no caso do CA o motor sobe o giro antes, marcando onde quer chegar (setpoint) e o câmbio é "que corre atrás".

Novamente, são opiniões sem embasamento profissional no assunto, pois não trabalho com isto.

Espero ter ajudado, ou como já vi dizendo por aqui, atrapalhado mais ainda! :mrgreen:

Saudações,
Gustavo.

Gustavo,

Concordo em GNG com suas palavras!

O volante num CA nada mais é do que ligação entre motor e conversor, com uma cremalheira por fora...

Estou tentando aliviar o máximo de peso possível do meu para tentar manter os números próximos do peso do volante + embreagem do motor originalmente.

O que vejo de diferente da distribuição de forças, é que um volante com embreagem numa mesma rotação desloca a mesma coisa. Já um conversor numa mesma rotação, pode deslocar massas diferentes dependendo da situação do câmbio.

É o que penso...

CAVESO
02/09/2009, 17:37
Galera,

Pesei o meu conjunto volante + flex + conversor e descobri que este conjunto fica 5 kg mais pesado do que volante bi-massa + embreagem e disco.

Será que mudará muita coisa no comportamento do motor?

Alguém sabe o peso do volante monomassa do sprint?

Zepi
02/09/2009, 20:43
Como falei antes...Caveso, já vio o peso que está concentrado no centro do eixo(flanges)?Esse peso, na minha opinião é pouco significativo.A não ser que não as tenha pesado???

Abraço

Kim
02/09/2009, 21:23

[]'s

Opa, faltou o Walter, com sua rangermatic!:twisted:

Caveso, vai no topicu do Zepi, e olha o que escreví lá sobre o pino do conversor e sua importância.

Sobre o peso do conjunto, se ficou mais pesado, será melhor, pois melhorará o torque, em veículos de compétições, que o giro tem que subir, a galera alivia no que dá o volante, só que o torque...

CAVESO
02/09/2009, 22:32
Como falei antes...Caveso, já vio o peso que está concentrado no centro do eixo(flanges)?Esse peso, na minha opinião é pouco significativo.A não ser que não as tenha pesado???

Abraço

Zepi,

É verdade: o peso está bem no centro do eixo.

Minha intenção era deixar o mais próximo possível do conjunto original do motor, mas é impossível.

Vou reduzir o peso ao máximo e mandar ver.

CAVESO
02/09/2009, 22:46
Sobre o peso do conjunto, se ficou mais pesado, será melhor, pois melhorará o torque, em veículos de compétições, que o giro tem que subir, a galera alivia no que dá o volante, só que o torque...

Kim,

O sprint é motor alta rotação, daí meu medo de alterar em muito o torque....

Zepi
03/09/2009, 01:06
Caveso, poderia descriminar os valores do peso do conjunto de embreagem + volante Sprint e o peso só do conversor com óleo?
Abraços

CAVESO
03/09/2009, 01:36
Zepi,

Conversor cheio de óleo: 16,700 kg.
Volante bi massa desmontado e cortado + flex: 9,660 kg.
Total volante + flex + conversor: 26,360 kg
Volante cortado, desmontado + alguns pedaços de peças dele que achei + embreagem e disco: 20,200 kg.

Você sabe o peso do bi-massa e do monomassa originais?

Esqueci de pesar o meu antes de desmontá-lo.

Zepi
03/09/2009, 07:54
Acreditoque o meu dê um pouco mais que 24 kg...
Não sei os valores do peso Caveso.

Abraço

Walter L. L. Casitta
03/09/2009, 20:52
O peso do meu volante com o conversor ficou uns 6Kg mais pesado. Eu ainda não percebi nenhum problema relacionado a isso...

Kim
03/09/2009, 20:55
E não perceberá!

Quando dirigir outro veículo a diesel, notará que o desempenho do seu em baixo giro, é melhor, devido a esse peso a mais.

CAVESO
03/09/2009, 21:10
A gambi ficou pronta....

samukanvas
03/09/2009, 21:57
E não perceberá!

Quando dirigir outro veículo a diesel, notará que o desempenho do seu em baixo giro, é melhor, devido a esse peso a mais.

Num é o contrário? Motor leve tem mais pegada...

Abs

CAVESO
04/09/2009, 00:15
Walter, Kim e Rodrigo,

Obrigado pelas considerações!

Amanhã tentarei aliviar mais um pouquinho o peso do volante....

Zepi
04/09/2009, 08:48
Caveso, até que achei bem bonita esse flex...hehehe!

Abraço

CAVESO
04/09/2009, 11:50
Caveso, até que achei bem bonita esse flex...hehehe!

Abraço

O volante perdeu uns kilinhos e ficou mais bonitinho também....

Daqui a pouco posto as fotos

CAVESO
04/09/2009, 21:20
1- O volante com alguns kilinhos a menos, digo, alguns furinhos a mais...
2- Além de reduzir o peso, serve para rafafusar e apertr o conversor.
3- Conversor fixado através do furo do arranque. Detalhe: Coloquei o conversor no câmbio e fixei o câmbio no motor. Mesmo sem o pino central do conversor encostar no volante, o conversor ficou perfeitamente alinhado, permitindo apontar os parafusos tranquilamente.

CAVESO
04/09/2009, 21:30
1- Para quem não sabe, a furação, dos guias para baixo, da carcaça do CA não confere com a da placa do mwm sprint...

2- Molde de papelão...

3- Peça em alumínio que será soldada à carcaça...

Elmer_Jeep
04/09/2009, 21:37
Muito bom Caveso, o esquema é bem porai mesmo.

[]'s

CAVESO
05/09/2009, 00:09
Muito bom Caveso, o esquema é bem porai mesmo.

[]'s

Opa, grato pelo apoio....

Valeu!!!!!:concordo:

Zepi
12/09/2009, 17:13
Não esque ce que tem que alterar a capa seca senão o arranque não entra!
Como ia parafusar o conversor?
Se bem me lembro você nãsp ia mexer no volante...

Abraço

CAVESO
13/09/2009, 19:46
Não esque ce que tem que alterar a capa seca senão o arranque não entra!
Como ia parafusar o conversor?
Se bem me lembro você nãsp ia mexer no volante...

Eu já tirei na capa seca, mas foi só lixar um pelinho e tartaruga que o arranque passou....

Vou parafusar o conversor pelos furos que fiz no volante. Tem uma foto acima, vista pelo furo do arranque que dá pra ver o parafuso do conversor lá no fundo.

Não mexi no volante..............só fiz 6 furos nele! :mrgreen:

Zepi
14/09/2009, 07:39
Eu já tirei na capa seca, mas foi só lixar um pelinho e tartaruga que o arranque passou....

Vou parafusar o conversor pelos furos que fiz no volante. Tem uma foto acima, vista pelo furo do arranque que dá pra ver o parafuso do conversor lá no fundo.

Não mexi no volante..............só fiz 6 furos nele! :mrgreen:

Caveso, perguntei se essa idéia de parafusar pelo buraco do arranque já era antiga ou se tinha outra idéia de apertar os parafusos?Pergunto pois, eu tinha dito antes de fazer esses furos para parafusar o conversor...

Abraço

CAVESO
14/09/2009, 12:44
Ah tá.....

A idéia era antiga sim, copiando de diversas transmissões de máquinas que usam esse esquema.

Até daria para apertar pela janela da capa seca, se cortasse a ponta como você o fez, mas daria um trabalhão enorme para apontar os parafusos.

Daí, percebi que a direção da cabeça dos parafusos do conversor não coincidia com as soldas do volante na cremalheira, logo, fiz 3 furos.

Depois de furar os 3 para parafusar o conversor, deu pra ver que poderia fazer mais 3 furos equidistantes para aliviar o peso do volante, já que também esses 3 novos furos não coincidiriam com as soldas do volante.

Fiz os 6 furos e as soldas ficaram entre eles, sem comprometer a estrutura do volante.

Sacou?

Zepi
14/09/2009, 16:27
Beleza,
de que solda você fala?
Depois que desmonta eu não vi nenhuma solda...parece que a cremalheira foi prensada no disco.

Abraço

CAVESO
14/09/2009, 17:14
Zepi,

O volante é formado por 2 partes: uma "panela" central e a cremalheira. Essas peças são soldadas por trás (no seu caso que virou o volante as soldas ficarão de frente para o conversor).

Na foto primeira foto do post #463 dá pra ver a parte da frente do meu volante. As soldas ficam nas costa dele.

Zepi
14/09/2009, 17:43
Caveso, continuo sem ver onde tem soldas na chapa...
pode colocar um seta onde tem solda?

Abraço

Zepi
14/09/2009, 17:51
Na sua foto não vejo soldas!
As seta vermelhas são as travas da molas, e as setas amarelas são simples marcas da prensagem, provavelmente para dar mais rigidez a placa.

CAVESO
14/09/2009, 18:17
Zepi,

As soldas estão nessa região em rosa (ui) só que na parte de trás....

Tendeu?

Zepi
14/09/2009, 18:26
Entendi o que você falou, mas não vi nenhuma solda nesse lugar onde fala.

Se é essa da foto do Elmer, na minha não tem!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=114601&d=1206365456

Abraço

Zepi
14/09/2009, 18:28
Essa á a minha!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=188775&d=1251738398

Abraço

CAVESO
15/09/2009, 00:30
Engraçado: o meu é igual ao do elmer e diferente do seu........... :pensativo:

Zepi
15/09/2009, 08:13
Pois é...levantei a polêmica porque penso em reforçar a solda nesses locais...não sabia que vinha origianal em alguns...pensei que fosse só prensada.

Abraço

Zepi
15/09/2009, 08:50
Ah tá.....
Até daria para apertar pela janela da capa seca, se cortasse a ponta como você o fez, mas daria um trabalhão enorme para apontar os parafusos.

Depois de furar os 3 para parafusar o conversor, deu pra ver que poderia fazer mais 3 furos equidistantes para aliviar o peso do volante, já que também esses 3 novos furos não coincidiriam com as soldas do volante.

como disse antes, seria uma saída alternativa, pois tirar o arranque para apertar esses parafusos não é molezinha, e tem mais, de qualquer forma terá de ir para baixo do jipe apertar, além de ter que tirar o arranque pra isso...desconectar a fiação e etc...
Fácil também não é...depois de estar dentro do cofre..sei não heim...

Abraço

CAVESO
15/09/2009, 12:57
Quer moleza?

Senta no colo do Clodovil! :mrgreen:

Fácil não será de maneira alguma, mas no meu caso será a melhor opção.

No seu caso não sei, pois a lata de F é bem fechada, diferentemente do engesa que tem as laterais dos paralamas abertas.

Zepi
18/09/2009, 08:10
O volante perdeu uns kilinhos e ficou mais bonitinho também....

Daqui a pouco posto as fotos

Com esses 6 furos perdeu quantos quilos esse Flex Caveso?

Abraço

CAVESO
18/09/2009, 12:35
Com esses 6 furos perdeu quantos quilos esse Flex Caveso?

Abraço

Cara, nem imagino quanto de peso diminuiu e nem sei se chegou a um kilo. Teria que levar numa loja lá perto da oficina e pesar, mas dá um trabalho do kct :mrgreen:

Mas quando não se tem nada, a metade é o dobro!

Tirei o que deu pra tirar....

Zepi
18/09/2009, 12:46
pretendo fazer a mesma quantidado de furos...acho suficiente, mas chegou a pensar em fazer mais um furo entre os parafusos do conversor, ou seja mais três?

Abraço

CAVESO
18/09/2009, 13:06
pretendo fazer a mesma quantidado de furos...acho suficiente, mas chegou a pensar em fazer mais um furo entre os parafusos do conversor, ou seja mais três?

Você diz fazer 9 furos equidistantes?

Eu acho que enfraqueceria o volante...

Zepi
18/09/2009, 13:21
Você diz fazer 9 furos equidistantes?

Eu acho que enfraqueceria o volante...

Também achjo que enfraqueceria, mas se for compará-lo ao flex original do opala, ainda fica bem mais parrudo.

Abraço

CAVESO
18/09/2009, 13:31
Acho muito risco pra pouco benefício..

CAVESO
19/09/2009, 14:32
Mais uma pecinha do quebra-bolso, ops, digo, quebra-cabeças: t-case hilux por engrenagens...

Amanhã será desmontada e revisada....

Pedro Bachir
20/09/2009, 01:47

fala caveso!

antes de montar o jipe, que eu saiba, não tenhum jeito viável...

depois de pronto tem como encontrar a posição do CG!

CAVESO
20/09/2009, 02:17
fala caveso!

antes de montar o jipe, que eu saiba, não tenhum jeito viável...

depois de pronto tem como encontrar a posição do CG!

Bachir,

Não sei se vc leu nas páginas anteriores, mas o "probrema" é o seguinte: o conjunto que estou montando (MWM sprint + Câmbio automático ZF + flange Mkrawler + t-case hilux) é 30 cm maior do que o original engesa.

Dá pra chegar o motor 20 cm pra frente, mas meu medo era o de ficar com a frente muito pesada, embora saiba que não terei outra saída.

Além do mais, a traseira do engesa é bem pesada com tanque de 90L, capota de fibra, santo antonio, bagageiro e as tralhas dentro.

Leigo que sou, estava procurando se haveria alguma forma de calcular esse troço.....até deve ter, mas não há como fugir muito por causa do tamanho dos cardãs...

Creio que ficará mais ou menos equilibrado, vamos ver!

Valeu pela força!

GuTo_Cerulli
20/09/2009, 23:09
Caveso,

O projeto tá indo hein?

Para "calcular" o CG o melhor chute é usar a posição do parauso superior da capa seca, ou o ponto mais alto da capa seca...sei lá...é chute, mas se ficar ruim você usa a lixadeira e estica o Engesão um meio metro!!:pipoca:

[]'s

CAVESO
21/09/2009, 00:20
Caveso,

O projeto tá indo hein?

Para "calcular" o CG o melhor chute é usar a posição do parauso superior da capa seca, ou o ponto mais alto da capa seca...sei lá...é chute, mas se ficar ruim você usa a lixadeira e estica o Engesão um meio metro!!:pipoca:

[]'s

Fala Guto!

Tá indo sim cara....a passos não tão largos mas indo....

Cara, posso estar falando merda (o que é comum), mas pelo que li a respeito do parafuso da capa seca, ele serve para determinar o CG quanto à altura do jipe, não?

Abração

Marcelo R. A. da Cunha
21/09/2009, 19:27
Mais um tópico que preciso me atualizar :parede: :parede: :parede: ....

Tem esse o do Elmer o do Samukanvas.................resumindo mifu!!!!!

:roll:

Um abraço

Marcelo

Sergio Rocha
21/09/2009, 20:40
Fala Guto!

Tá indo sim cara....a passos não tão largos mas indo....

Cara, posso estar falando merda (o que é comum), mas pelo que li a respeito do parafuso da capa seca, ele serve para determinar o CG quanto à altura do jipe, não?

Abração

[]'

CAVESO
22/09/2009, 00:10
Mais um tópico que preciso me atualizar :parede: :parede: :parede: ....

Deveria mesmo, afinal, o senhor é responsável por inumeras maluquices pelas quais esse jipe está se sujeitando.....:mrgreen:

CAVESO
22/09/2009, 00:13

[]'

Marcelo R. A. da Cunha
22/09/2009, 17:47
Deveria mesmo, afinal, o senhor é responsável por inumeras maluquices pelas quais esse jipe está se sujeitando.....:mrgreen:

Ufa missão cumprida!!!!

Está ficando realmente nota 10 sua adaptação do CA, depois vou fazer um genérico! :rolleyes:

Um dos ENGESAS mais bonitos que vi até hoje!!!

:palmas:

Um abraço meu amigo.

Marcelo

CAVESO
22/09/2009, 18:18
Valeu amigão!!!!!

Joao Baeta
22/09/2009, 18:36
Valeu amigão!!!!!
:arrow:Qnd vai sair afinal hein?!
:pensativo:

CAVESO