Ver Versão Completa : GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa
aqui se tem uma noção melhor da inclinação
http://2.bp.blogspot.com/_H01jmwaGNpU/TSnuCg8sctI/AAAAAAAAAuo/a7eqRMl1vz4/s1600/506941177_d38aafc0f1.jpg
Amigos,
Brincadeira de hj... kkk
De uns meses pra cá começou a aumentar o grilo de toda manhã ao ligar o carro.. dai fiz um passeio mais animado e rebosteei todo o carro.. claaro q fui lavar direitinho pra não ficar sujando a garagem e não ter q ficar ouvindo a dona da pensão..
Enfim, depois q lavei o motor o barulho ficou infernal e descobri q era a polia da correia. Não a tb boba q se força com a chave para retirar a correia (a da esquerda) e sim a fixa.
Tentei dar um tapa no rolamento com graxa só pra ver o q aconteceria, msm sabendo q não tem jeito. O barulho melhorou, mas sabia q teria q vender o outro rim pra comprar essa pecinha..
Até q um vendedor me disse "Mas pq vc não troca só esse rolamentozinho?".. dai ele me vendeu na autopeças..
Modelo 6005 - custo 11 reais.. a peça completa fiz o favor de esquecer o valor pq era surreal.
Vou comprar outro e fazer tb assim q der. É muito bico de trocar e vale a pena. Mata o grilo das manhãs.
O mais dificil foi usar emprestada uma prensa de mecanico.. colei num amigo e pedi por uns minutos.. Tem q soltar o rolamento da parte maior e tb soltar a peça central q encaixa no parafuso (10mm).
A peça completa tb achei uma super parecida (elá é mais larga em 7mm = o q abunda não atrapalha) pra vender de outro carro por alguns poucos reais tb.. codigo FE108523 (acho q é da fiat). De plástico mas tá valendo.
541832 541833
MARCANGIANE
12/01/2017, 18:50
também substitui esse bendito
luizmacgyver
13/01/2017, 19:24
Chuva boa noite
Desculpe o incomodo mas estou com uma dúvida que talvez possa me ajudar
com relação ao calço dianteiro em NYLON, o mesmo não poderia ser um unico cilindro do mesmo ou tem que ter aquele perfil igual ao do calço metálico do desenho do OSMAR ??
outra díuvida, como os prisioneiros são soldados na Torre como fez para passar o parafuso passante na sua tracker, essas dúvidas que tenho é para GV geração 3
grande abraço
Olá MacGyver!!
É UMA HONRA FALAR COM O MESTRE!!! KKK
Poderia sim ser uma peça única! Não vou fazer o modelito de aço com 6 furos..
Vc deve estar imaginando algo assim:
541903
Os prisioneiros não são soldados na torre, pelo menos na minha quando desmontei e reparei.
Na tracker eu usei uma base de madeira e um martelo. Numa singela pancada alinhada na porca aparafusada um pouco com madeira os prisioneiros saem.. Dai é só usar 3 parafusos mais compridos no modelito da foto acima.
541904 541905
Por coincidência pedi para fazer um kit dos 2 pares de calços essa semana. Acho q chega semana q vem em PP (polipropileno) e posto as fotos pra vcs verem.
Saiu dos projetos do amigo Osmar, mas modifiquei umas medidas para testar, nada demais.
Os desenhos pro torneador foram os abaixo:
541906 541907
Mas a prática é diferente da teoria e espero q tenham vindo corretos..
[ ]s
Belo tópico Chuva!!!
Estou com a minha GVIII há apenas 2 meses e durante todo este período estava procurando por um bom lift que não necessitasse de tantas modificações e não alterasse as características do veículo.
Vou aguardar você instalar o calço dianteiro em Polipropileno para ver os resultados.
O torneador você contratou pela internet? Aqui na minha cidade não deve ter quem faça e seria de grande valia uma recomendação de quem faça e envie pelos Correios.
luizmacgyver
15/01/2017, 23:12
Aqui o prazer de conversar com o MESTRE é nosso, aqui todos os louros são seus
Show a sua explicação isso era exatamente o que eu estava pensando, se me permite mais duas perguntinhas
Encomendou as peças com o
Eduardo Lima
EDU-LIMA 2016 (340 pontos) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.mercadolivre.com.br%2Fj m%2Fprofile%3Fid%3D82603828%26oper%3DB)
11 949507714 / 11 25137071
eduslimma@yahoo.com.br
E uma segunda pergunta sem falar valores exatos para não rotular o produto, nem o profissional poderia nos balizar com valores APROXIMADOS do material acabado ( produto + mão de obra)
antecipadamente agradeço como sempre sua presteza
cordial abraço
kkkkk.. blz amigo,
Sim, fiz novamente com esse contato, o Eduardo! Fechei tudo pelo wzap.
Ele recebe o depósito na Caixa economica antecipadamente mas é uma pessoa de confiança.
Se enviar esses projetos dessa página ele já vai saber o que é. Diga a ele q é do forum 4x4 e pede desconto! kkk
Ele fechou 150 cada par (não sei o valor do material e mão de obra separada) mais 20 para o frete em SP 011.. outras localidades o valor deve variar bastante.
OBS: mas espera chegar q vou medir e conferir com o paquimetro e coloco o feed-back, pq nem sempre as coisas saem como na teoria.
Abç
luizmacgyver
16/01/2017, 17:27
Chuva achei esse kit americano e o formato é mais arredondado será que ele não apoiaria melhor a torre ??
542007542008
Esse é o link 99-04 Tracker | Vitara | GV | XL7 | Front Strut Spacers (http://www.lowrangeoffroad.com/suzuki-off-road-parts/tracker-vitara-gv-xl7/suspension/front-strut-spacers.html)
Oi amigo,
Realmente pode dar um pouco mais apoio sim entre os furos! Mas particularmente não acho q muda tanto comparado com o meu projeto se vc considerar toda a área de contato. A segunda versão do projeto já tem esse formato, no modelo de ferro. Se reparar a área de apoio do modelo vermelho com o abaixo vai ver q podem ser equiparadas. A em vermelho a parte onde se aperta o parafuso é menor. Essa minha só tem cantos retos pra facilitar a vida do torneiro, mas se fosse arredondada acredito que teria até um pouco mais de área de contato devido ao diâmetro menor do buraco central. O da em vermelho é maior deixando menos área de contato, acho..
Pedi o primeiro modelo q tenho pq sei q dá certo, mais pela confecção (erros do torneiro), e ficou "perfeito". Assim, já que os calços chegaram, a dianteira sei que será só comprar os parafusos e montar.
542010
Últimos calços com meu primeiro projeto (tirei decalque antes de montar) = encaixe OK!
Já na traseira eu não sei se o torneiro que errou ou foram os dados do último projeto criado por computador q está com grafia errada. Eu tb não reparei e mandei assim mesmo. Daí do desenho abaixo duas medidas vieram erradas:
542011 542012
A medida cima de 115mm vieram com realmente 11,5cm.. até aí tudo bem pq essa parte extra não é de encaixe e pode ser deixada assim.
Mas peguei o único erro crítico msm na medida 109mm 0 -1. Eu sinceramente não sei o q significa esses números mas a principio eu entenderia tb 10,9cm.. não sou engenheiro e peço ajuda para saber se a grafia esta apenas errada ou o torneiro q comeu bola msm..
De qquer forma vou baixar esses 109mm para a medida de 101,5mm num torneiro amigo aqui perto. O encaixe de 1cm de altura está ok é é suficiente para eliminar o erro. Só com paquímetro mesmo para pegar, a olho nú eu não havia percebido.
Mas é isso, por hora, só falta uma mesa pra pimpolha se divertir mais..
542013
Teste de resistencia.. kkk
[ ]s
luizmacgyver
17/01/2017, 10:14
Chuva no seu desenho essa medida de 109 mm está com 100 mm( embora ela seja cilindrica) e não tenha o rebaixo, não daria para deixar 105 mm que é 10,5 cm essa medida 101,5 mm que é 10,15 cm para o torneiro vai ficar difícil.
109 mm é quase 11 cm ela não entra no suporte da Grand Vitara ??
como a minha não está desmontada não tenho como medir essa parte interna do suporte traseiro
Pessoal, comprei desse fornecedor, ele fica na rússia, combinei dele declarar um valor pequeno e recebi a mercadoria em uns 20 dias, sem pagar taxas. Comprei apenas os traseiros, ficaram perfeitos.
O site não está aceitando o link mas basta entrar no ebay, la tem varias opções na europa.
Oi amigo,
Então, o limite máximo de encaixe é 10,2cm no carro. Existe uma "rebarba" de ferro no encaixe superior que não deixa passar disso o diametro do calço.
O primeiro q fiz foi com 10cm e deu certo, mas existe uma falta de material de até 2mm x 1cm de altura. Dai a confusão.
10,5cm não tem como.. vou baixar pra 10,15cm msm..
Mesmo não desmontada, mas dê uma olhada no encaixe superior da mola no seu carro e vai ver essa rebarba q mencionei.
[ ]
Osmar Junior
17/01/2017, 11:19
Oi Chuva !!!! Agora que eu consegui entrar no fórum e ver que não esta dando certo a montagem do calço !!!
Então, eu tinha projetado tudo com o Ø de 115mm para ficar com um melhor acabamento nos suportes e não hora de montar não entrava no suporte, então eu criei esse rebaixo de Ø109x10 e esse chanfro de 3x45º !!! Me parece que a sua peça esta sem o chanfro, se tiver deve ser por isso que não esta encaixando !!! Esse -1 na frente do Ø109, quer dizer que a peça pode ir de Ø108 a Ø109 e não passar disso, pois com Ø109 ela já entra muito justa. A minha ficou com Ø109 e entrou justinha !!! Quando chegar em casa, vou tentar tirar uma foto do calço montado, mas tem que entrar com essas medias ai sim !!!
Esse chanfro de 3x45º é muito importante, pos não fundo do suporte tem um Raio de 2mm. e se não tiver o chanfro o calço não assenta no fundo do suporte!!!
Agora, outra possibilidade é ter diferença de um carro para outro !!!
Abraço,
Osmar
Oi Osmar!!
Td bem, vou ajustar. Acho q o torneiro entendeu a msm coisa q eu do seu desenho, não achei errado.
Eu entendi que a grafia Ø109 seriam 10,9cm ou quase 11 cm de diâmetro, e veio assim na prática.
Mas pra não causar dúvida melhor deixar a grafia como 10,1cm ou 101mm, pra facilitar.
A mesma lógica de interpretação foi usada no diâmetro superior que veio com 11,5cm. Achei até q ficou melhor assim pois acomoda melhor a borracha que vai abraçar o topo da mola.
Não tentei encaixar ou desmontar o carro ainda, sei q não cabe. Só de olhar o outro carro com o calço de 10cm e vê-lo quase colado na rebarba já sei q esse maior não vai caber.. kk
[ ]s
Osmar Junior
17/01/2017, 13:35
Fala Chuva !!!
A rebarba que esta falando é do calço superior?
Veja se é essa da foto? essa foto foi a que você postou anteriormente !! Tem bastante espaço sobrando entre o calço e o suporte !!!
Quanto a altura, essa rebarba do suporte tem uns 8mm e o rebaixo do calço tem de 10 a 12mm.
Vai ficar montado como nesse croqui anexo !!!! Sendo que o desenho em vermelho é do suporte superior !!!
Sim Osmar,
Isso msm, essa rebarba é no suporte no carro.. Pela foto sobram msm até uns 2 mm..
De qquer forma já ajustei.. em homenagem ao meu amigo MacGyver do forum, usei uns truques tb e me diverti.. na vdd acho q hj percebi como um torneiro sofre.. kkk .. se eu tivesse a "faca" decente acho q tinha feito esse ajuste em uns 10 minutos.. mas ficar amolando formão é um saco.. cada afiada conseguia tirar 1 mm com a pontinha.. foi uma experiência bacana..
Apresento a vcs, o TORNO DE POBRE! KKK
Tirem as crianças da sala! Não recomendo fazer isso se não se sentir seguro.
542059 542060 542061
Assim q montar no carro posto se deu certo ou não, mas acho q agora vai tranquilo.
[ ]s
luizmacgyver
17/01/2017, 19:55
Essa fez história prezado CHUVA , nem eu me atreveria
Mas parabéns pela iniciativa. e acho que deva ter resolvido, aproveitando o ensejo , estou com uma dúvida no parafuso para acertar a cambagem dianteira medi o parafuso superior do amortecedor e me pareceu um M12, dai o CAM tem que ser 12 correto, li sobre o 14 mas ele não passará no orificio estou certo ?? e o Cam 12 ele só é 12 no excêntrico não ??
luizmacgyver
17/01/2017, 19:58
E afinal de contas, tirou no diâmetro do 109 ou somente no chanfro de 45º !!!!!!!!
Oi amigo,
Então, tb acho q seja o 12 mas vi vários relatos q é o 14.. A medida da numeração é da parte mais grossa..
Veja esse anuncio, o CAM12 é pro gran vitara.. o problema é saber que ano..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-814031210-parafuso-de-cambagem-cam-12-_JM
No calço tirei os 109mm e deixei tudo com 101mm de diâmetro na parte mais fina (a que fica encostada na "rebarba"/base de ferro superior do carro).
O Chanfro no cantinho fiz tb por desencargo de consciência.. muito fácil de fazer.. fiz no olho, não sei se tem 45 graus, mas ficou redondinho o canto.. kkk
[ ]
luizmacgyver
17/01/2017, 21:06
imagino que seja esse mesmo o 14 não vai passar no furo que é 12 mm
Edu Torneiro
17/01/2017, 21:55
Boa Noite Amigos!Fui eu quem confeccionou as peças para o Chuva.Me registrei para ajudar de alguma forma,ok.Valeu!!!
Fala Edu!!
Cara como é trampo tornear essa bagaça!!
Dei um tapa nas peças, já q o cara perto de minha cidade tá de férias!! E não ia te pentelhar só por esse detalhe.
Vou acertar o desenho com números mais simples pra galera te pedir encomenda!! Kkk
Valeu!!
[ ]s
Edu Torneiro
18/01/2017, 08:08
Bom Dia Chuva!Realmente da um certo trabalho a execução das peças e exige ferramentas adequadas mas de qualquer forma estou aqui para ajudar.Lendo o comentário do pessoal vi que tem alguns detalhes importantes na peça e seria bom deixar isso registrado no desenho como o detalhe do chanfro de 3mm x 45*.Qualquer observação e alteração de comportamento do mecanismo é bom passar para o desenho mesmo porque a usinagem segue o desenho mas quem diz o que acontece é a montagem e funcionamento do mecanismo e é ai que aparece o que deu errado,ok.Estou por aqui.
Valeu!!!
luizmacgyver
18/01/2017, 18:28
Pessoal boa tarde encomendei com o Edu dois pares de calços, de 40 mm(traseiro) e 37 (dianteiro), um pouco diferente dos americanos que usam 1,5 pol = 38,1 mm , 1 3/4 ' = 44,5 mm e a tradicional 2 ' = 50 mm
também alguns milímetros maiores que os do Chuva . Vamos ver como ficarão depois de montados .
Luiz, na traseira vc sabe q se subir muito a roda fica mais perto da caixa de roda.. ela descentraliza.. há umas peças de css pra ajustar isso, mas não passe muito da altura se for usar pneus diferentes/maiores das medidas originais, senão vai pegar muito fácil na cx de roda..
Mas posta os brinquedos pra gente ver qdo chegarem.. mandou as medidas mais simples, ne? 102mm e 115mm?
OBS: te respondi os modelos das duas correias dos motores diferentes dos carros.. 5kp1650 (v4) e 6pk2175 (v6).
[ ]s
luizmacgyver
18/01/2017, 22:43
Cordiais saudações mestre CHUVA !!
Alterei basicamente as alturas e aquela medida do rebaixo para 108 caso precise dou um talento como você o fez.
Encomendei hoje os dois suportes da susp traseira ref: 41045-BEG00-00 (LADO ESQUERDO) e a do lado direito.
Paguei 125,00 Temer de cada peça na concessionária PREMIUM de Ribeirão Preto S.P. , ficaram de me entregar semana que vem. Amanhã vou fazer o depósito para o EDU, hoje a chuva aqui foi um caos.
Consegui os parafusos CAM 12 para acertar a cambagem dianteira.
assim que reunir todas as peças vou fazer umas fotos da colocação das peças e posto aqui se me permitir
Foi muito elucidativo os números das correias, muito obrigado
[ ] s
Samurai_MOA
19/01/2017, 22:33
Oi Lacerda!
Parabéns pelo carro !!!
Pode instalar os pneus 245 nas rodas originais sim !!! fica muito bom e não fica com a borda muito baloada!!
Eu também sou Engº mecânico e trabalho em uma indústria de auto peças cuja a matéria prima mais utilizada é o latão. Fundimos aqui mesmo o latão e dele fabricamos as peças, anéis sincronizados e garfos para cambio.
Desculpe, mas não vejo a necessidade de se fabricar essas peças em latão !!! Fora a dificuldade de fabricação, pois teria que partir de um tarugo inteiro e usinar tudo, ou iria utilizar chapas e tubo para depois soldar o latão ?
Não sou expert em solda, mas não confiaria minha família em um carro cujo o apoio da suspensão é de uma peça de latão soldada !!
O projeto do chuva com uma peça inteiriça em nylon 6.0 ou 6.6 (Delrin) ainda vai, pois esses materiais foram projetados para aguentar impacto sem se deformar facilmente!!! Alem da facilidade de usinar, peso, preço, etc.
Não concordo com seu amigo também quando diz que o latão é mais resistente que os polímeros e não tão duro quanto ao aço !!!
Abraço,
Osmar
Qual a sua avaliação do kit russo?
Samurai_MOA
19/01/2017, 22:38
Pessoal boa tarde encomendei com o Edu dois pares de calços, de 40 mm(traseiro) e 37 (dianteiro), um pouco diferente dos americanos que usam 1,5 pol = 38,1 mm , 1 3/4 ' = 44,5 mm e a tradicional 2 ' = 50 mm
também alguns milímetros maiores que os do Chuva . Vamos ver como ficarão depois de montados .
Se importa em falar qto saiu? Q material ele usa?
Samurai_MOA
20/01/2017, 10:09
Lift instalado, olha o foto do antes e depois !!!
Chuva, meu amigo mecânico, tem um encolhedor de mola que encaixa a parafusadeira pneumática, tão bom, que nem precisei desmontar as bandejas traseiras !!! foi só encolher e colocar o calço no lugar !!! A dianteira foi super simples também !!!
Quanto a cambagem, levei para o técnico, e a dianteira e traseira estavam fora !!! a traseira tem recurso para corrigir e ficou zerada, já a dianteira ficou 1º positiva, ou seja, as rodas estão fechadas em baixo !!!
O técnico abriu um pouco o alinhamento para eu usar um pouco o carro sem ter desgaste no pneus e daqui uns 30 dias volto lá para verificar se continua com um grau ou se a peças se ajustaram e mudou alguma coisa.
Se continuar com 1º vou ter que fazer algo para corrigir, ou aquele parafuso excêntrico de cambagem "CAM14" , ou fazer oblongo no amortecedor, ou somente diminuir o Ø do do parafuso para M12 com um grau de resistência maior 12.9
Impressões: O carro ficou muito mais bonito, agora parece um jipe de verdade!!! Senti a traseira um pouco mais dura, mas nada que atrapalhe a condução. Não faz nenhum tipo de barulho ou rangido, esta como era antes do lift. Não senti diferença nenhum na estabilidade e dirigibilidade, peguei estrada com ele no domingo e está como era antes !!! Os BF 245/70R17 ainda estão raspando um pouco nos plásticos da caixa de rodas dianteiras, vou ter que retrabalhar eles com o soprador térmico !!!
O que vou observar agora, são os amortecedores traseiros, pois se começarem a dar fim de curso, vou trocar pelos da kombi e vou tentar comprar os suportes dos braços traseiros do "4Sport" na concessionaria para centralizar a roda traseira na caixa de rodas !!!
Abraço,
Osmar
O seu é 37mm na dianteira e 40mm na traseira?
Galera,
Tem várias medidas diferentes no modelo novo q tão dificultando a montagem no carro.
Assim, medi tudo no carro e posto aqui o quanto antes o desenho final do calço traseiro. Não recomendo mudar nada, principalmente a medida de 65mm..
Depois explico as outras medidas para quem quiser saber.
[ ]s
542149
Então.. montei a traseira..
Na foto abaixo, a medida maior do cilindro do meio do calço dificulta demais o encaixe da mola, quando a borracha do carro original fica entre a mola e o calço. Entra forçado e deve gastar a borracha com o tempo, já que o peso do carro q fez entrar na marra..
Assim essa medida não pode mudar, tem q ser no máximo 6,5cm mesmo.. dessa forma o diâmetro interno deve ser diminuído de 5 pra 4,5cm para que a borda fique mais forte, mais grossa, prevendo força de algum movimento da mola..
542150
Na foto abaixo as medidas estão apenas esteticamente erradas, mas funcionais. As medidas finais já foram ajustadas conforme último projeto..
Aui aparece essa folga de 2mm na altura do chanfro; ele tem 1cm de altura e a medida mais próxima fica então em 8mm.
A medida do cilindro maior, 115mm, tb diminui porque de um carro pro outro vi que varia um pouco mais de 1mm na borda. Dai subi de novo pra 2,5 de folga no máximo diâmetro, pra encaixar em qquer carro sem xabu.
542151
Outras fotos da brincadeira:
542152
Aparência dos calços
542153542154
Mola x Calço
542155542156
Posição de macaco e Amortecedor de marca Japa (nem sabia q existia).
Apenas a traseira levantada ainda:
542157
[ ]s
Finalizando a saga.. kkk
Coloquei os calços dianteiros e a instalação do modelito sólido novo foi bem sucedida!!
Possui alguns detalhes de montagem q então compartilho aqui.
De praxe, macaco sob o carro (só levantei um lado pq meu macaco é pqno = o ideal seria levantar os dois lados logo para a barra estabilizadora não atrapalhar a retirada das bieletas), retirada de roda e soltura dos parafusos: dois parafusos 10 do fio do ABS, um parafuso chave 12 da mangueira de freio e uma porca 15 com alem 5mm para retirada da parte superior da bieleta. Solta-se tb os 3 parafusos da torre no cofre do motor e as duas porcas 19 q segura o amortecedor na manga de eixo.
Usei um segundo pqno macaco no pivô (parafuso inferior) da manga de eixo para quando soltar os dois parafusos 19 o cj não cair de uma vez. Fui soltando, descendo a torre inteira afrouxando a pressão do macaco. Cuidado com o fio do ABS..
Com a torre na mão fiz os testes das dimensões do modelo em nylon e as medidas encaixaram perfeitamente, tanto dos 3 parafusos quanto do furo grande central.
542215 542216
Mesmo o formato de cantos retos tendo menos área de contato que o modelo mais arredondado, a superfície tem uma boa área de contato no aperto. Na foto abaixo dá para se ver os mms a mais de contato que faltam no nylon de corte reto (facilidade para o torneiro). De qquer forma a área em volta de cada furo dos parafusos é grande, maior q o projeto de ferro homologado e dá uma boa área para aperto entre o carro e o topo da torre.
542217
Em seguida fui retirar os 3 prisioneiros da torre. Batendo reto demora muito e é muito dificil de retirar. Batendo nos quatro cantos da porca o parafuso entorta e sai aos milímetros aos poucos. Dei muita porrada de lado pra sair, é muito duro msm. Mas se precisar encaixam de novo facilmente e ainda sobra resistência. A grande utilidade desse tipo de parafuso prisioneiro original é que o aperto das porcas superiores no cofre do motor acontecem muito facilmente. Com esse sistema de parafusos simples que coloquei a instalação foi bem difícil de apertar as porcas.
542219
Sem os prisioneiros parti para colocar os parafusos maiores (coloquei tb duas arruelas em cada ponta de cada parafuso por desencargo de consciência). Tive que comprimir as molas um pouco e usar uma grande chave de fenda para abaixar um pouco o topo da torre e encaixar um a um os parafusos nos 3 buracos. Girei o rolamento e usei a parte com maior espaço da torre (não é simétrica em altura) para facilitar.
542220
Depois o brinquedo ficou assim:
542221
Usei parafusos de 10mm x 5 cm de altura (sem contar a cabeça do parafuso). Ambos foram de cabeça e porca no.19.
Na foto acima, coloquei uma volta de fita isolante no entre cada parafuso e o calço, para que tudo ficasse imóvel durante a recolocação da torre.
Para remontar usei a sequencia inversa. A maior dificuldade foi apertar o parafuso da torre que não dá para se por uma chave por baixo para segurar a cabeça do parafuso enquanto se aperta a porca em cima.
Então nesse terceiro parafuso usei uma lima e comi 1mm em linha reta o topo do parafuso, ou seja, fiz uma fenda para chave de fenda para poder chegar no aperto. Com uma chave inglesa ia girando a porca e segurando o centro do parafuso com uma chave grande de fenda. Após se chegar no fim do curso do parafuso, consegui o aperto e dei um bom torque em tudo.
Andei com o carro e nenhum barulho e o comportamento em algumas valetas grandes está normal, nenhum estalo ou qquer sintoma adverso.
Observei q dessa vez, aparentemente, a cambagem negativa característica tanto na traseira quanto na dianteira do carro, zeraram! Reparei nos pneus comidos um pouco mais por dentro, o que confirma esse sintoma de cambagem "original" do carro.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE::
Diferentemente da Tracker, na GV3 apesar dos dois pares de calço tendo sido feitos com 3,5cm de altura, aproximadamente, a dianteira levanta em aprox. 3,5cm realmente. Já na traseira o par de calço com 3,5cm de altura levanta os desejados 5cm de altura, ou 2 polegadas..
Assim, para levantar mais a dianteira pode-se fazer calços com mais de 4, 5 ou 6 cm de altura, dependendo da vontade e coragem do dono da viatura. Importante lembrar que qquer coisa muito alta, além de ajustes mais complexos na cambagem (só o cam12 não acho q resolveria), mais itens de suspensão teriam q ser pensados. Isso sem falar do desgaste prematuro de itens caros e críticos, como homocinéticas, por exemplo.
Para a traseira acredito q um lift de 3 polegadas, 7,5cm aprox, se daria com um calço traseiro de uns 5,5cm de altura. Isso é só uma estimativa e não tenho idéia de qual valor exatamente seria necessário para dar 3 pol.
De qquer forma em qquer altura maior 5 cm na traseira são super bem vindas aquelas peças que centralizam a roda traseira na caixa de roda.
Coloco abaixo os projetos de tudo para quem quiser se divertir tb! Revi e atualizei mais algumas medidas, apenas estéticas.
542227
542228 542230
luizmacgyver
23/01/2017, 17:57
Salve colegas
acabei de receber os calços do Edu, foi rápido e ligeiro , menos de 1 semana as peças já estão em mãos e olha que estou no interior, estou aguardando os suportes das suspenções traseiras para reposicionar as rodas, segue algumas fotos para verificarem as peças , fiquei muito contente com o resultado, pedi ao EDU para que colocasse o valor dos calços ele mesmo para que eu não atravessasse os negócios dele ok
grande abraço542327542328
Belezura McGyver!!
O Edu é rápido msm!
Vc consegue medir o diâmetro do chanfro de 1cm exterior (o q encaixa no topo no carro)?
[ ]
Na montagem do calço dianteiro do lift, esqueci de por essa foto:
É do "chanfro" freito com lima para se poder usar chave de fenda e pré apertar a porca até pegar torque.
542330
Brincadeira de hj.. Troca de correia do alternador Suzuki grand Vitara V6 motor N32A.
542329
Correia comprada no ML
Como o ponto de encaixe da chave para mudar a posição do esticador é acessível mais facilmente por baixo, tirei a pqna tampa plástica sob o carro para ter acesso. Não tentei por cima pq o espaço é muito apertado..
542331
Visão da posição da correia. Para não fazer m..
542332
Deitado sob o carro, com a cabeça meio q sob o parachoques a visão é essa. E a posição de encaixe da chave com possibilidade de movimentação foi essa. O encaixe não é um parafuso com um numero e sim um buraco quadrado de pouco mais de 1cm de aresta. Encaixei a cabeça da chave catraca apenas.. deu certinho..
542333
Como a posição para se puxar a chave e com a outra mão tirar a correia de alguma polia é horrível, usei esse pedaço de cano pra ter mais força e facilitar a vida.
Uma segunda função desse cano encaixado na chave (cano q quase encostava no chão = uns 60cm) foi a surpresa de segurar a polia tensora numa posição não muito afastada, já que encostava nos ferros do carro, o que facilitou demais a colocação da nova correia.
A retirada foi tranquila. Soltei primeiro a correia na região da grande polia do motor. Depois as outras roldanas de baixo. Por cima as demais e como o espaço é muito apertado por cima, tem-se que dobrar para tirar e colocar a correia apenas passando pela polia do esticador, a parte mais chata. Na montagem por baixo foram recolocadas em todas as polias, em penultimo acertada no esticador e por último colocada de volta na roldana maior. Não sei se tem outra sequencia mais fácil.
A da GV4 é feita por cima, mais fácil. Já esse motor n32 é mais chato pra fazer. Como não achei NADA na internet sobre o assunto, nem no manual de serviços do carro, fica aqui o histórico.
[ ]s
luizmacgyver
23/01/2017, 18:42
Belezura McGyver!!
O Edu é rápido msm!
Vc consegue medir o diâmetro do chanfro de 1cm exterior (o q encaixa no topo no carro)?
[ ]
Pois é Chuva na altura ele está dando 2,42 mm e a medida nos 45° a medida fica em 3,56 aproximadamente
Consegue entender
Como sou uma anta cibernética para desenhar no computador vou fazer a mão
542346
Veja dá para entender
kkk td bem..
No desenho q postei acima, veja a medida 105mm.. me diz qual foi essa mesma medida q veio no seu calço, é uma medida grande, do diametro dessa parte q encaixa no carro..
luizmacgyver
23/01/2017, 19:13
Eita desenho bem feito !!!!!!
Então eu pedi com 108, veio com 108,4 será que vai ficar muito justo ????
Então amigo,
Acho q não vai caber.. o meu não coube.. tive q ajustar.. aquele ajuste no torno de pobre.. kkk
Justo seriam os 105mm.. mas é rápido ajustar se não caber.. te aviso antes para q vc não perca tempo com o carro desmontado..
Existe uma variação de carro pra carro, mas acho q 104 fica faltando e 105 casa certinho.. se não entrar viva o martelo e óleo..
Te aconselho a usar a paciência e ter um torneiro na manga enquanto o carro estiver levantado nessa empreitada..
luizmacgyver
23/01/2017, 20:11
:curtir:pois é , mas a do Osmar com 109 entrou justinha ,mas não se preocupe vou desmontar e em breve posto se deu ou não deu.
Tomara que dê caso contrário torno nela
luizmacgyver
23/01/2017, 20:13
Chuva , mudando de pito pra espingarda , você se lembra de quantos watts ou quantos lumens tem essas lmpadas de led que colocou na sua viatura ??
estou procurando uns kits lá fora mas estou em dúvida, estou achando meio salgado os valores daqui
Opa,
Não lembro.. os watts são poucos.. essas lampadas de led quase não esquentam, apesar de terem um dissipador enorme geralmente.
Sobre os lumens são acima do permitido.. mas..
Numa escala de 0 a 10 as notas sobre luminosidade real são assim:
- 5 para as lampadas incandescentes originais;
- 6,5 para essas lampadas de led;
- 10 xenon!
Mas um detalhe importante:
Essas q puz são Brancas de 6000k. Acho hj q o ideal seriam as de 4.300k meio amarelas. Isso pq a noite, no breu, tudo em branco vc não consegue ver direito. Por isso que originalmente as milhas dos carros eram amarelas âmbar..
Senti isso algumas vezes e estou a tempos caçando um par para a milha e outro par para o farol alto para a minha v6, já que as de farol baixo (H7) são originais de xenon. São xenons meio amarelados, perfeitas.. pq são fortes pacas, vc enxerga bem a noite, melhor q as leds brancas e são liberados pelo contram.
Então se vc puder e achar lá fora compre de 4.300k q não vai se arrepender.. Se achar dois kits led a mais amarela 4300k de milha e farol alto (H11 e HB3 respectivamente) pode trazer q eu compro!! kkk
Há números acima de 6000k, mas ai já tendem pro azul, roxo, violeta e são proibidas pelo contram..
542363[ ]s
rafaellsm
23/01/2017, 22:13
Mais uma vez, outra aula!
A propósito, pq você decidiu trocar essa correia? Com quantos km ela tava?
Essa é a única correia existente no nosso V6?
Qual foi o valor que pagou nela?
Parabéns pelo conhecimento que está construindo or aqui sobre o nosso querido V6..
Abs!
Na montagem do calço dianteiro do lift, esqueci de por essa foto:
É do "chanfro" freito com lima para se poder usar chave de fenda e pré apertar a porca até pegar torque.
542330
Brincadeira de hj.. Troca de correia do alternador Suzuki grand Vitara V6 motor N32A.
542329
Correia comprada no ML
Como o ponto de encaixe da chave para mudar a posição do esticador é acessível mais facilmente por baixo, tirei a pqna tampa plástica sob o carro para ter acesso. Não tentei por cima pq o espaço é muito apertado..
542331
Visão da posição da correia. Para não fazer m..
542332
Deitado sob o carro, com a cabeça meio q sob o parachoques a visão é essa. E a posição de encaixe da chave com possibilidade de movimentação foi essa. O encaixe não é um parafuso com um numero e sim um buraco quadrado de pouco mais de 1cm de aresta. Encaixei a cabeça da chave catraca apenas.. deu certinho..
542333
Como a posição para se puxar a chave e com a outra mão tirar a correia de alguma polia é horrível, usei esse pedaço de cano pra ter mais força e facilitar a vida.
Uma segunda função desse cano encaixado na chave (cano q quase encostava no chão = uns 60cm) foi a surpresa de segurar a polia tensora numa posição não muito afastada, já que encostava nos ferros do carro, o que facilitou demais a colocação da nova correia.
A retirada foi tranquila. Soltei primeiro a correia na região da grande polia do motor. Depois as outras roldanas de baixo. Por cima as demais e como o espaço é muito apertado por cima, tem-se que dobrar para tirar e colocar a correia apenas passando pela polia do esticador, a parte mais chata. Na montagem por baixo foram recolocadas em todas as polias, em penultimo acertada no esticador e por último colocada de volta na roldana maior. Não sei se tem outra sequencia mais fácil.
A da GV4 é feita por cima, mais fácil. Já esse motor n32 é mais chato pra fazer. Como não achei NADA na internet sobre o assunto, nem no manual de serviços do carro, fica aqui o histórico.
[ ]s
Mais uma vez, outra aula!
A propósito, pq você decidiu trocar essa correia? Com quantos km ela tava?
Essa é a única correia existente no nosso V6?
Qual foi o valor que pagou nela?
Parabéns pelo conhecimento que está construindo or aqui sobre o nosso querido V6..
Abs!
Oi amigo,
Troquei pq não tinha idéia de qto tempo ela estava no carro.
Tudo em dia com nf do antigo dono, mas o q não achei documentado tô fazendo.
O estado da velha ainda é bom e não está rachada mas acho é bem antiga.
Correia externa de borracha/serviço só essa. Dentro do motor há várias tipo de moto.
Paguei 70 reais procurando como de courrier/fiesta/ecosport.. Se caçar pra gv 3.2 de 232cv custa 200 reais.. Kkk mas a Correia é a mesma.
Vlw Rafa! Temos q reportar e quebrar as pernas dos espertinhos mecânicos, fornecedores e fabricantes q adoram enganar e ganhar no consumidor final..Kkk.. Pelo menos num hobby..
Abç
rafaellsm
23/01/2017, 22:57
Pergunta.... Quando troca essa correia não tem que trocar nenhuma polia ou esticador??
Oi amigo,
Troquei pq não tinha idéia de qto tempo ela estava no carro.
Tudo em dia com nf do antigo dono, mas o q não achei documentado tô fazendo.
O estado da velha ainda é bom e não está rachada mas acho é bem antiga.
Correia externa de borracha/serviço só essa. Dentro do motor há várias tipo de moto.
Paguei 70 reais procurando como de courrier/fiesta/ecosport.. Se caçar pra gv 3.2 de 232cv custa 200 reais.. Kkk mas a Correia é a mesma.
Vlw Rafa! Temos q reportar e quebrar as pernas dos espertinhos mecânicos, fornecedores e fabricantes q adoram enganar e ganhar no consumidor final..Kkk.. Pelo menos num hobby..
Abç
Pergunta.... Quando troca essa correia não tem que trocar nenhuma polia ou esticador??
Não sei.. essa filosofia é bastante adversa na minha opinião.
Por precaução e consideração da vida útil das polias, pode até ser que sim.
Mas como há muita lenda dos trocadores de peças e as polias não estão fazendo barulho algum (acredito mais o rolamento deveria ser trocado q a polia) e estão com funcionamento e aparência normal, não costumo trocar, principalmente nesse caso.. kkk essa polia do esticador custa 1000 reais..
[ ]s
rafaellsm
24/01/2017, 21:59
É, nesse caso que é mais tranquilo o acesso vale a pena não trocar e só trocar quando precisar.
Mas tem umas correias e polias que às vezes a mão de obra pra chegar e trocar custa mais caro que a peça... aí ja vai o bolo!
Não sei.. essa filosofia é bastante adversa na minha opinião.
Por precaução e consideração da vida útil das polias, pode até ser que sim.
Mas como há muita lenda dos trocadores de peças e as polias não estão fazendo barulho algum (acredito mais o rolamento deveria ser trocado q a polia) e estão com funcionamento e aparência normal, não costumo trocar, principalmente nesse caso.. kkk essa polia do esticador custa 1000 reais..
[ ]s
luizmacgyver
25/01/2017, 12:32
prezado Chuva
Só para constar acabei de montar a suspensão dianteira e traseira da minha GV, e pasme você o calço traseiro com 108 mm entrou sem nenhuma força poderia ser até um 109 que entraria, talvez esses veículos tenham medida diferente, fotografei com uma máquina que produz um arquivo muito grande vou ter que reduzir e coloco as fotos ok
Mas como só pergunto coisas, na desmontagem notei que há duas buchas da balança inferior que precisam ser trocadas, mas não achei as mesmas separadas, alguém poderia me ajudar com alguma ideia ou se há alguma de outro veículo que daria para ser adaptada, para não se trocar toda a balança
segue a foto de uma igual não a minha 542450
luizmacgyver
25/01/2017, 12:50
vamos as fotos
542453542454542455542456542457542458542459
Daí fomos pra dianteira
542460
Pra não sofrer demos um pingo de solda em cada parafuso
542461542462542463
luizmacgyver
25/01/2017, 12:54
sabe que estou com uma dúvida porque não fazer um calço dianteiro cilindrico apoiaria melhor a torre na lataria do veículo e há espaço para isso olhem a foto 542464
Poderia muito bem ser cilíndrico somente com os furos mais barato de confeccionar e maior apoio da torre sobre o Nylon e conseguentêmente sobre a lataria do veículo
luizmacgyver
25/01/2017, 13:05
resultado final
calço de 40 mm na traseira e 37 na dianteira ( faria 40 mm) também
542465542466542467542468542469542470
Os pneus estão comprados mas como as buchas da suspensão estão ruins vou primeiro trocá las para assim colocar os novos borrachudos
Comprei na medida 25 X 65 r 17 mas não é AT
É esse aqui PNEU RADAR ARO 17 - 245/65 R 17 RADAR RXS 9 107T (http://www.pneumar.com.br/5/pneu-radar-aro-17---24565-r-17-radar-rxs-9-107t.htm)
achei o preço bem legal e como o veículo é de uso diário , como meu mecânico diz
"Pra quem é, e pra onde vai , está muito bom "
Blz McGyver!!
Ficou show a altura na viatura!!! Aliás tá linda tb!!
Sobre as suas perguntas:
- bucha da bandeja: não sei qual adaptaria, mas com certeza deve ter alguma de algum carro mais barata e de boa qualidade..teria q ir perguntando pros mecanicos mostrando a foto.. senão só comprando original msm.. mas não sei se é cara.. Detalhe: vc escuta algum barulho extraordinário devido a essa bucha semi-estourada?;
- encaixe do calço traseiro: q blz q entrou certinho meu caro!! juro q 108 no meu carro não ia entrar de jeito algum! Deve ter variações de medidas então!;
- calço dianteiro: o formato poderia sim ser mais cilíndrico ao invés de 3 cortes retos. O apoio poderia ser melhor sim, mas sinceramente não acho q faria tanta diferença no apoio. Fiz umas curvas fechadas rápidas com o carro pra ver se estoura algum parafuso ou sai do lugar e nenhum ruido. Talvez o único problema do formato mais arredondado e com encaixe melhor para melhor apoio seria a confecção e custo. Teria q desenhar e pedir orçamento para o Edu. Eu não sei usar Cad e não tenho esse desenho.. teria q ser de computador pois acredito q os detalhes de ângulos seriam bem mais complicados que os ângulos retos. Mas há outra interpretação tb desse calço: serem realmente 100% cilindricos.. eu não prestei atenção e não me ative a esse detalhe na minha última montagem, mas será que cabe um cilindro perfeito sob a chapa no carro? Parece que sim msm amigo, mas teria q por algo la pra ver se não fica torto, saca? Tipo uma tijela de plástico de ponta cabeça, ou algo assim .. na Tracker eu sei q é impossível e não dá.. na GV3 parece q dá sim!! Ótima idéia!!
- adorei a sua solução para prender a cabeça dos parafusos! Eu ia fazer o mesmo mas fiquei com preguiça.. kkk Se precisar reverter (apesar de que essa base com rolamento tb tem uma vida útil não muito longa) seria esmirilhar a solda e recolocar os prisioneiros;
- sobre o pneu adorei o preço! realmente muito bom! Se não for usar muito o carro no barro em trilha, mais por necessidade, o importante é ser feliz! Acho q tá bom msm! Gostei do desenho tb, parece um pouco at sim! Slic q nem o dueler não é!
[ ]s
Chuva , mudando de pito pra espingarda , você se lembra de quantos watts ou quantos lumens tem essas lmpadas de led que colocou na sua viatura ??
estou procurando uns kits lá fora mas estou em dúvida, estou achando meio salgado os valores daqui
Então, estava mexendo no porta malas hj e achei a caixa de um kit de leds, são de 30 e poucos watts e 3200 lumens.. parece muito e é mais q o original ou permitido por lei, mas não iluminam muito e, como disse, acho q é pelo tom de 6k. 4300k mais amarelado deve iluminar bem melhor a noite... Esse Branco total confunde msm a noite.
[ ]
Luiz, voce vai curtir esses pneus, ótima relação custo beneficio, paguei uns 450 cada já com frete, já enfrentei lama, muita chuva e pedras com um jogo de pneus desse e por enquanto não tenho reclamação, sem contar que não fazem barulho na estrada. Logo mais vou pra castelhanos com eles, até lá a estrada deverá estar um pouco ruim de novo, cavada pelos jipeiros de ilhabela, daí coloco mais obervaçoes.
luizmacgyver
26/01/2017, 09:53
Então mestre Chuva
Acho que poderia ser 100% cilindrico mesmo o calço dianteiro ao que me parece ficaria certinho na GV3
Um vendedor no ML me disse que tem uma bucha da Tracker com as medidas proximas a da GV3 só o furo central é maior ??????
Grande Rui,
Boas noticias , vamos por os pneus pra rodar então e ver o que acontece dai vou relatando aqui
Grande Abraço
Osmar Junior
26/01/2017, 14:28
prezado Chuva
Só para constar acabei de montar a suspensão dianteira e traseira da minha GV, e pasme você o calço traseiro com 108 mm entrou sem nenhuma força poderia ser até um 109 que entraria, talvez esses veículos tenham medida diferente, fotografei com uma máquina que produz um arquivo muito grande vou ter que reduzir e coloco as fotos ok
Mas como só pergunto coisas, na desmontagem notei que há duas buchas da balança inferior que precisam ser trocadas, mas não achei as mesmas separadas, alguém poderia me ajudar com alguma ideia ou se há alguma de outro veículo que daria para ser adaptada, para não se trocar toda a balança
segue a foto de uma igual não a minha 542450
Oi Luiz, eu disse que com Ø109 entraria sem problemas !!! no meu carro fiz assim e ficou perfeito igual a o seu !!! Note a montagem como parece uma peça original, não fica com aparência de folgado !!!!!!
Eu tenho um desenho da bucha da bandeja para mandar fazer em PU !! Em SP tem uma empresa próximo ao autódromo de Interlagos que faz e fica bom !!!
Achei os desenhos em um fórum na Russia !!! Lá o pessoal usa de PU !!! Alguns sites no exterior vendem essas buchas, mas aqui no Brasil, somente a bandeja completa !!!
Tem um amigo aqui no fórum que mandou fazer com pneu de caminhão e disse que ficou muito boa !!!
Segue abaixo os desenhos que eu encontrei das duas buchas, mas precisa confirmar as dimensões.
Abraço,
Osmar
Osmar Junior
26/01/2017, 16:44
sabe que estou com uma dúvida porque não fazer um calço dianteiro cilindrico apoiaria melhor a torre na lataria do veículo e há espaço para isso olhem a foto 542464
Poderia muito bem ser cilíndrico somente com os furos mais barato de confeccionar e maior apoio da torre sobre o Nylon e conseguentêmente sobre a lataria do veículo
Boa ideia Luiz !!!! pode fazer um calço cilíndrico sem problemas !!! vai até melhorar o apoio da torre e fica até mais barato e fácil para fabricar !!!
Pode fazer sem medo que fica bom !!!! Só fique atento quanto ao grau de resistência do parafuso !!! Usar parafuso de aço, de no minimo classe 8.8
Abraço,
Osmar
Galera,
Segue uma foto do par de vaso onde uma tá com lift e outra tá original. Diferença de 4cm.. nem 3,5 nem 5 cm.. cada hora q meço dá uma altura diferente.. desisto..kkk
542525
Tô num dilema sério..
Duas tão com pastilha original e com muito ainda pra comer... são essas daqui.. uma tá mais q meia vida e outra tá um pouco de meia vida.. uns dizem q vem no carro outros dizem q já foram trocadas.. pela especificação desse modelito acho q vem de fábrica.. whatever..
Fui procurar pra comprar e só tem lá fora por 600 pilas.. desisti..
A especificação é praticamente a mesma dessa aqui:
More Information for ADVICS AD1188 (http://www.rockauto.com/en/moreinfo.php?pk=3903141&cc=1445555&jsn=57)
542526
Meu dilema é que a gv mais pesada (v6) tá com pastilhas da SIL (abri e descobri hj..) essas pastilhas apesar de não fazerem barulho, não freiam direito (como a dos outros carros), acaba com 30kkm e solta um pó danado!
Pesquisando apenas ainda as pastilhas dianteiras da viatura, os códigos são esses aqui e deixo no histórico forense do carro:
SYL - SYL1379
BENDIX - HQ-4059
COBREQ - N1399
FMSI - D1188
FRAS-LE - PD1077
SUZUKI - 5520065J00
SINTER FREIOS - SZ-7310
WVA - 24346
BENDIX - D1188
ADVICS - AD1188
To querendo uma pastilha q dure bastante, de cerâmica, e que não faça tanta sujeira..
A pergunta é: que pastilha vcs usam? Tô coletado informações para trocar essas da SIL..
Vlw
[ ]s
Osmar Junior
27/01/2017, 08:40
Fala Chuva !!! A Suzucar tinha umas pastilhas japonesas da marca DAIWA e eram muito boas !!!
As originais na concessionaria, deve estar ± uns R$480 !!! Vale a pena, pois dura muito e não faz barulho !!!
E coloquei da marca SYL a uns 10k km e já estão batendo quando passo em paralelepipedo!!!
Nunca cotei mas tem uns cara em Ponta Porã que trazem peças para as Toyotas !! Devem conseguis as originais Suzuki também !!! Tem a Ferraço, Status (Anderson), America (acho que era Ricardo)!! Eles atendem por Whatsapp e são prestativos !!! O pessoal das Toyotas compra muita coisa com eles !!!
Abraço,
Osmar
Galera, olhem no ebay, tem varias opções lá.
Valeu Osmar!!
Vou pesquisar por esse caminho tb!
No Ebay Rui achei bastante coisa, mas o preço pra trazer as boas perfazem os 400 temers tb.. já que quase certeza de ser taxado..
Tô pesquisando... vamos ver se alguém mais dá algum feed-back sobre marcas de pastilhas..
[ ]s
luizmacgyver
28/01/2017, 15:29
achei essa e perguntei pros caras elas são importadas e acho que só são montadas aqui o preço é bem interessante e já vem com a placa metálica na parte traseira das dianteiras para evitar barulho
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807437349-kit-pastilha-freio-dianteira-traseira-grand-vitara-0816-_JM
e tem da cobreq que dizem ser muito boa
Pastilhas de Freio Dianteira COBREQ N-1399 - Freios a disco (http://www.mister-auto.com.br/pastilhas-de-freio-dianteira/cobreq-n-1399_g900005_a808N-1399.html?mkwid=s_dc&pcrid=150606652027&pkw=&pmt=&gclid=CjwKEAiA2abEBRCdx7PqqunM1CYSJABf3qvaTUUmRjkX V1OPkUEAR9_XyZqCfG2p71w6HDsXQyyKwBoCHYPw_wcB)
luizmacgyver
28/01/2017, 15:36
Oi Luiz, eu disse que com Ø109 entraria sem problemas !!! no meu carro fiz assim e ficou perfeito igual a o seu !!! Note a montagem como parece uma peça original, não fica com aparência de folgado !!!!!!
Eu tenho um desenho da bucha da bandeja para mandar fazer em PU !! Em SP tem uma empresa próximo ao autódromo de Interlagos que faz e fica bom !!!
Achei os desenhos em um fórum na Russia !!! Lá o pessoal usa de PU !!! Alguns sites no exterior vendem essas buchas, mas aqui no Brasil, somente a bandeja completa !!!
Tem um amigo aqui no fórum que mandou fazer com pneu de caminhão e disse que ficou muito boa !!!
Segue abaixo os desenhos que eu encontrei das duas buchas, mas precisa confirmar as dimensões.
Abraço,
Osmar
Grande Osmar
Saberia me informar o nome dessa empresa perto do autódromo ?? pelo nome eu acho . essas medidas acho que estão certas sim. Eu também vi esse projeto e lhe agradeço imensamente falei com o EDU torneiro mas ele disse que a buch com essa parte metálica ele não fabrica
vi esta de um site gringo e pedí informações para o cara do forum de onde encontrar mas sem resposta ainda
542664
luizmacgyver
28/01/2017, 19:18
esqueci deste kit também o preço tá bom pra quem gosta de FRAS LE
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-830207305-kit-pastilha-freio-diant-tras-grand-vitara-2007-2008-2009-_JM
McGyver..
será q frasle é melhor q sil? e cobrec é melhor q frasle? agora essa importada ai de marca All Original nunca ouvi falar..
Mas valeu!! ainda caçando!! kkk
Será q as originais zukis são de ceramica ou semi-metal?
[ ]s
Osmar Junior
30/01/2017, 08:28
Grande Osmar
Saberia me informar o nome dessa empresa perto do autódromo ?? pelo nome eu acho . essas medidas acho que estão certas sim. Eu também vi esse projeto e lhe agradeço imensamente falei com o EDU torneiro mas ele disse que a buch com essa parte metálica ele não fabrica
vi esta de um site gringo e pedí informações para o cara do forum de onde encontrar mas sem resposta ainda
542664
Fala Luiz !!! A empresa que fabrica bucha é a AJ Buchas Especiais !! :: AJ Buchas Especiais :: (http://ajbuchasespeciais.com/index.html)
É difícil quem fabrique essas buchas mesmo !!! Outra opção é encontrar umas buchas velhas para utilizar a parte metálica e mandar vulcanizar !!!
Nunca usei essas buchas em PU, não sei se o carro fica mais duro, ou se faz barulho !!! é bom dar uma pesquisada antes !!!
Da para comprar no Ebay tambem !!!
Amazon.com: FEBEST SZAB-030 Control Arm Bushing: Automotive (https://www.amazon.com/FEBEST-SZAB-030-Control-Arm-Bushing/dp/B00R97K0W0/ref=au_as_r?_encoding=UTF8&Make=Suzuki%7C1&Model=Grand%20Vitara%7C3&Year=2009%7C2009&ie=UTF8&n=15684181&newVehicle=1&s=automotive&vehicleId=3&vehicleType=automotive)
Ou a solução que nosso amigo do RN com borracha de pneu de caminhão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/154591-bucha-maior-de-bandeja-do-grand-vitara-2009-como-e-dificil-encontrar-isso.html
Boa sorte e não esqueça de postar a solução pra gente !!!
Abraço,
Osmar
luizmacgyver
31/01/2017, 19:17
Fala Luiz !!! A empresa que fabrica bucha é a AJ Buchas Especiais !! :: AJ Buchas Especiais :: (http://ajbuchasespeciais.com/index.html)
É difícil quem fabrique essas buchas mesmo !!! Outra opção é encontrar umas buchas velhas para utilizar a parte metálica e mandar vulcanizar !!!
Nunca usei essas buchas em PU, não sei se o carro fica mais duro, ou se faz barulho !!! é bom dar uma pesquisada antes !!!
Da para comprar no Ebay tambem !!!
Amazon.com: FEBEST SZAB-030 Control Arm Bushing: Automotive (https://www.amazon.com/FEBEST-SZAB-030-Control-Arm-Bushing/dp/B00R97K0W0/ref=au_as_r?_encoding=UTF8&Make=Suzuki%7C1&Model=Grand%20Vitara%7C3&Year=2009%7C2009&ie=UTF8&n=15684181&newVehicle=1&s=automotive&vehicleId=3&vehicleType=automotive)
Ou a solução que nosso amigo do RN com borracha de pneu de caminhão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/154591-bucha-maior-de-bandeja-do-grand-vitara-2009-como-e-dificil-encontrar-isso.html
Boa sorte e não esqueça de postar a solução pra gente !!!
Abraço,
Osmar
Grande Osmar
recebi o retorno do pessoal do forum da Suzuki da Austrália
a bucha que está montada acima é essa superpro SPF3384K
e a mesma vem em tres partes como as fotos abaixo
542806542811
mas o valor é salgado mas é mais fácil de fabricar do que imaginei
luizmacgyver
31/01/2017, 19:32
Bem da verdade 4 partes 3 de poliuretano e 1 de metal , olhe o manual de montagem aqui
542820
luizmacgyver
01/02/2017, 09:46
[QUOTE=Chuva;2415102]McGyver..
será q frasle é melhor q sil? e cobrec é melhor q frasle? agora essa importada ai de marca All Original nunca ouvi falar..
Mas valeu!! ainda caçando!! kkk
Grande Chuva !!
Pois tenho lido bastante a respeito de pastilhas de freio mesmo em outros forum de carros esportes e CIA a seguência segundo os foristas é a seguinte ordem decrescente da melhor para pior;
Cobrec, Bendix, FrasLe,Syl,Wiltec ......
A Originallparts também não conheço mas te confesso que o acabamento em pintura eletrostática e a placa de metal que acompanha a traseira das pastilhas( evitar barulho) me agradaram muito vou verificar com o importador como é a liberação de fuligem nas rodas
Pois é não sei te dizer mas acho que cerâmica não são ,as de cerâmica são deveras duras e comprometem a vida util dos discos
Jonathanvrg
01/02/2017, 15:58
Aproveitar que o pessoal tocou na questão de freios, eu vou ter q fazer serviço nos freios.
O freio traseiro esquerdo está com um barulho de pastilha pegando no disco, sem pisar no freio.
Semana passada eu desmontei a roda e percebi q de fato as pinças então tipo desreguladas.
Alguém sabe dizer oq é isso??
luizmacgyver
01/02/2017, 18:12
Boa tarde Jonatha
Explique um pouco melhor o que quis dizer com desreguladas . Seria desalinhada do disco ???
Se conseguir poste foto ficaria mais fácil
grande abraço
[QUOTE=Chuva;2415102]
Grande Chuva !!
Pois tenho lido bastante a respeito de pastilhas de freio mesmo em outros forum de carros esportes e CIA a seguência segundo os foristas é a seguinte ordem decrescente da melhor para pior;
Cobrec, Bendix, FrasLe,Syl,Wiltec ......
A Originallparts também não conheço mas te confesso que o acabamento em pintura eletrostática e a placa de metal que acompanha a traseira das pastilhas( evitar barulho) me agradaram muito vou verificar com o importador como é a liberação de fuligem nas rodas
Pois é não sei te dizer mas acho que cerâmica não são ,as de cerâmica são deveras duras e comprometem a vida util dos discos
Obrigado amigo!!
Acho q vou por as cobreq então.. msm semi metal.. essa sil são um fiasco.. o carro NAO BRECA!! E ainda tá na V6 q anda mais.. toda hora q troco de carro me pego brecando na bunda de alguem.. o carro é pesado e deslancha.. dai qdo vc começa a brecar ele não para como os outros.. parece q não gruda direito no disco.. o estranho é que não apita, faz barulho e nada.. e ainda solta muita foligem.. q m.. Chovendo então com pneu biscoito to preocupado..
Prioridade pastilha, depois vou tentar os pneus em fevereiro..
Sobre a pintura eletrostática parece q o acabamento melhor pode sim mostrar uma melhor qualidade da pastilha.. essa allparts o vendedor comentou q solta pouca fuligem..
Essas Advics pintadas de verde q estão em outro carro acho q são de ceramica, pelo q li sobre a marca na internet e pela vida util dela no carro.. não acaba.. os discos têm um dentinho sim de meio milimetro nas bordas, mas coisa muito simples.. nem passe acho q precisam.. só um desbaste na borda já deve ajustar.. e além de não soltarem fuligem, brecam pra kct..
Acho q por isso q senti a diferença entre os carros e entrei nesse assunto q me incomodou.
[ ]s
luizmacgyver
02/02/2017, 11:22
quanto a frenagem as cerâmicas são tops mesmo , e também os discos não são feitos de papel e bem "temperados" pela tempertura que são submetidos diariamente, as pastilhas da ORIGINALALLPARTS segundo o distribuidor são de semi metais.
Vou comprar as danadas depois eu digo como é a frenagem.
Belezura amigo!!
Posta sim o feedback por favor!! Eu tb tô tendendo a apostar nessa importada.
[ ]s
Brincadeira do dia.. troca da correia do alternador motor 2.0: codigo 5PK-1650
Segundo o Manuel é a cada 70kkm a sugestão de troca. A velha estava começando a apresentar umas rachaduras a cada 10cm.. rachaduras a cada 1cm é critico.. desfiando então..
Esse motor tem correia de aço interna tb e se essa correia externa de borracha de serviços extourar não vai causar tantos problemas como num carro comum. Claro q não se deve andar sem ela, mas não funde o motor de imediato se acontecer.
Essa correia de serviços é chamada de correia do alternador pois todo carro tem alternador.. mas ela tb faz o serviço de força nas polias da bomba dágua, bomba da direção hidráulica, e compressor do ar condicionado. A mais crítica é a bomba dágua, onde sem ela o carro super aquece e funde, mas não é imediato..
Diversão de sabado de manha na garagem, 64 temers, 1 minuto pra trocar.. chave 14 girando pra direita.. bem mais fácil a o outro motor!
542997 542998
Comparativo entre correias dos dois motores:
542999
Fica a dica!
Brincadeira do dia.. troca da correia do alternador motor 2.0: codigo 5PK-1650
Segundo o Manuel é a cada 70kkm a sugestão de troca. A velha estava começando a apresentar umas rachaduras a cada 10cm.. rachaduras a cada 1cm é critico.. desfiando então..
Esse motor tem correia de aço interna tb e se essa correia externa de borracha de serviços extourar não vai causar tantos problemas como num carro comum. Claro q não se deve andar sem ela, mas não funde o motor de imediato se acontecer.
Essa correia de serviços é chamada de correia do alternador pois todo carro tem alternador.. mas ela tb faz o serviço de força nas polias da bomba dágua, bomba da direção hidráulica, e compressor do ar condicionado. A mais crítica é a bomba dágua, onde sem ela o carro super aquece e funde, mas não é imediato..
Diversão de sabado de manha na garagem, 64 temers, 1 minuto pra trocar.. chave 14 girando pra direita.. bem mais fácil a o outro motor!
542997 542998
Comparativo entre correias dos dois motores:
542999
Fica a dica!
muito bom!
Galera,
Vai rolar um passeio em atibaia - pedra grande e puma onde a maioria é Gv3!! Dia 18.. Passeio simples, almoço em algum restaurante..
Alguém daqui quer ir? Se sim passe o contato..zap
Não tenho certeza de todos q tão aqui ou no zap são os msms..
Osmar Junior
07/02/2017, 08:05
Bom dia Chuva !!! Legal esse passeio !! vou ver se consigo ir !!! você esta no grupo do zapp?
Me adiciona ai (11)99928-6999.
Obrigado,
Osmar
vamos la... meu whats 11 94123-0256
opa! Adicionados!
Se puderem msm ir avisem para q coloquem os nomes na lista lá.. é passeio..
[ ]s
Jonathanvrg
09/02/2017, 09:20
Fiz o serviço terça! Eu falei desreguladas pq era como se as pinças não abrissem o suficiente para a pastilha não pegar no disco...
Mas era sujeira mesmo e as graxas das pinças tavam contaminadas. Limpeza etd voltou ao normal...
rafaellsm
11/02/2017, 15:59
achei essa e perguntei pros caras elas são importadas e acho que só são montadas aqui o preço é bem interessante e já vem com a placa metálica na parte traseira das dianteiras para evitar barulho
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807437349-kit-pastilha-freio-dianteira-traseira-grand-vitara-0816-_JM
e tem da cobreq que dizem ser muito boa
Pastilhas de Freio Dianteira COBREQ N-1399 - Freios a disco (http://www.mister-auto.com.br/pastilhas-de-freio-dianteira/cobreq-n-1399_g900005_a808N-1399.html?mkwid=s_dc&pcrid=150606652027&pkw=&pmt=&gclid=CjwKEAiA2abEBRCdx7PqqunM1CYSJABf3qvaTUUmRjkX V1OPkUEAR9_XyZqCfG2p71w6HDsXQyyKwBoCHYPw_wcB)
Instalei as COBREQ na minha V6 sem problemas. Freia bem e passam segurança. Minha roda original já é pintada de preto, então não tive como reparar muito se sujam. Agora que estou com rodas r16 do CIVIC prateadas vou monitorar. Rodei menos de 5k km então não posso opinar na durabilidade.
Valeu Jonathan!
Valeu Rafael!
Ainda estou na caçada!! kkk
Depois passa então por favor qdo puder mais infos sobre a fuligem dessas cobreq Rafael! Valeu!!
[ ]s
Mais uma brincadeira!!
Galera, pra deixar documentado, descobri q os filtros de óleo genéricos compatíveis com o j20a apresentam um problema.
Assim como o Tecfil PSL145 do fork ka, por exemplo, demais filtros desse tipo mais simples não possuem "Válvula de retenção"..
Até aí, prazer, Ricardo! kkk Eu nem imaginava que um simples filtro de óleo poderia possuir uma válvula interna. Na verdade ela é vista parecendo uma borracha que fica atrás dos orifícios menores do filtro. Ou seja, por pressão o óleo entra por eles e sai pelo furo maior central.
A finalidade desse retentor é a de não facilitar o escoamento por gravidade do óleo q fica na parte superior do motor. Essa falta de lubrificação nas manhãs é a culpada por aquele barulho estranho a mais inicial durante os 2 primeiros segundos da primeira partida do dia, logo cedo de manhã (onde o óleo já passou a noite inteira escorrendo pra baixo..).
Acabei pesquisando bastante e descobri q independente da marca há diversos filtros bons, compatíveis e com os retentores. O mais fácil de achar foi o Wega JFO-898. Custa em média 30 reais.
Diferente do motor n32 o filtro sai por baixo, então é preciso suspender. No motor j20a tive uma grande dificuldade pare retirar o filtro velho, já que eu fiz o favor de apertar com aquela chave específica de óleo. Já tinha ouvido falar que era para apertar com a mão, mas.. enfim.. nos finalmentes, com o motor frio eu passei um desengraxante poderoso na mão e no filtro e desrosqueei na mão msm.. a chave simplesmente não encaixa na posição contrária para desapertar.. fica a dica..
543376
Filtro com retentores (os q não tem dá pra ver pelos furos pqnos o fundo de ferro brilhante e não preto qdo limpos)
Agora o barulho do motor realmente diminuiu bem em todo seu funcionamento e as partidas da manhã o som estranho de "arranhando" algo quase sumiu.. fica apenas meio segundo praticamente.
Agora o que fiquei sabendo é que ao longo do tempo os tuchos vão se preenchendo de óleo e o barulho vai tender a sumir permanentemente. Para acelerar isso talvez seja preciso dar uma forçadinha no motor.
[ ]s
Osmar Junior
13/02/2017, 08:09
Fala Chuva !!!
Muito legal você colocar isso aqui para todos !!!
Essa válvula interna nos filtros são como um regulador de pressão do sistema !! Então o filtro alem de ter essa a válvula, tem que ter a pressão correta também !!!
Por esse motivo, costumo sempre usar filtro de óleo original comprado na concessionaria !!! Até minha SW4 1995 comprava filtro original japonês na concessionaria !!! Não é tão mais caro que o paralelo e vale muito a pena !!! o do Suzuki costumo pagar R$54,00!!!
Abraço,
Osmar
Blz Osmar!
Testei hj de manhã de novo e... o barulho sumiu completamente!!!
Não forcei o motor, apenas andei com o carro num percurso longo no domingo.
[ ]s
pessoal, sobre as proteções para o gv3, nao posso gastar muito agora, entao pergunto, qual voces acham que seriam as mais importantes? a de carter? de cambio?
Oi Rui,
A do cárter acho a primária, já que o cambio tem uma certa proteção.
Pedi pra fazer hj a chapa cortada.. só vou furar depois e achar uns parafusos pra prender..
Não vou fazer o buraco do óleo pq ele não serve pra nada.. kkk
3mm, ferro normal (vou pintar de zarcão e depois de preto): R$ 80 temers dobrada
Se der certo q queiram posto o desenho certinho
chuva, manda fazer uma pra mim que te dou a grana, a minha é 2.0 mesmo.
se der, é claro....rs
Oi Rui, faço sim!
Da 2.0 pra 3.2 só mudaria msm o furo pro óleo, fique tranquilo. Na v6 tem um furo necessário para uma parte do motor/dif.dianteiro (contrapeso) que atrapalha em 2cm (=rasgo de uns 5x20cm).
Mas recentemente troquei óleo das duas e é um rebosteio de óleo pra td quanto é lado q é besteira um furo tão pqno, principalmente na v6, cujo parafuso fica na horizontal.. qdo começa a sair o óleo, é uma parábula de pelo menos uns 30cm.. parece um mijo de cavalo.. impossível fazer isso sair por um furo.. kkk
Mas deixa eu pegar primeiro, ver o trampo pra fazer 6 furos (oh my god!), custo pra pintar e te falo, mas acho q é bem tranquilo. Quero tb fazer os ajustes de aparafusamento nos pontos possíveis e bons, mas não tenho idéia de como vai ser.
Tô pensando em usar um MACHO (aquela ferramenta de fazer rosca) nos buracos pré-existentes do carro para tentar aparafusar esse protetor. Uns 4 já ficaria ótimo, considerando mais dois pqnos já do carro, total 6 parafusos na chapa escorregadia inteiriça.
[ ]s
beleza Chuva, se precisar eu compro o macho pra fazer a rosca no carro, se precisar de alguma coisa da um toque.
Olá pessoal, sou um ex proprietário de uma tracker, vocês que entendem muito de GV3. Será que comprar uma GV 09 ou 2010 com mais de 100000 rodados é furada? É que estou com pouca grana e sou louco por esse carro. Queria uma manual, o que devo olhar com prioridade para não me ferrar? Sou um ex proprietário de uma tracker. Muito obrigado.
Olá pessoal, sou um ex proprietário de uma tracker, vocês que entendem muito de GV3. Será que comprar uma GV 09 ou 2010 com mais de 100000 rodados é furada? É que estou com pouca grana e sou louco por esse carro. Queria uma manual, o que devo olhar com prioridade para não me ferrar? Sou um ex proprietário de uma tracker. Muito obrigado.
Gigio, comprei o meu o ano passado, 2009, com 97 mil km, manual. o dono anterior fazia tudo na concessionaria, o carro parece novo, mas fiquei pesquisando por um ano. Procure um de particular, com manual do carro com carimbos das revisoes feitas, veja por baixo se está muito detonado, do resto acho que são os mesmos cuidados que temos que ter ao comprar carro usado...temos amigos aqui com bastante experiência que podem dar mais dicas.
luizmacgyver
14/02/2017, 19:40
Grande GIGIO
Comprei uma 2009/10 com 107000 de uma senhora que como a do RUI tudo na concessionária, a minha está show de bola e é mecânica, coloquei calço , troquei correia por precaução e estou trocando pneu e plastilha tudo sem muita necessidade , mas fora isso estou muito satisfeito
rafaellsm
14/02/2017, 22:47
gigio,
Procurei por 6 meses a GV 3.2 V6. Liguei para diversos anuncios e bastasva 1 coisa estar errada que eu saia fora. Ligue, pergunte, peça informações, foto do manual se estiver longe, documento. Ligue na ccs que tenha feito revisão, ligue para o 0800 da Suzuki com o chassis e placa do carro, pergunte, se informe. Se fizer o dever de casa correto, não tem erro.
E outra: não caia nessa história de empresas que dão laudo. Encontrei uma com 64k km rodados com laudo tudo perfeito em SP. Investiguei a bendita e descobri que 2 anos e 4 meses antes ela deu entrada em reparo de para choques frontal com 62k km rodados. Alguma dúvida de que era furada? Será que eu sou tão melhor em fazer pesquisa do que uma empresa que é paga pra isso ou será que tem alguma coisa errada? Aqui é Brasil.
Encontrei a minha GV 3.2 V6 2008/2009 com 109k km. Depois de 3 semanas conversando com o único proprietátio comprei minha passagem pra SP e fui busca-la. Manual, chave reserva, documento, nota fiscal de compra, notas dos serviços nas css, liguei até para uma oficina que o antigo dono me falou que tinha feito manutenção e pedi pra eles me passarem o histórico. Tudo na mão. Tiro certo evita decepções, gastos desnecessários e aborrecimento.
Hoje ela tem 116k depois de 6 meses e tenho feito as manutenções que eu sei que ainda não tinham sido feitas. Pretendo te-la para sempre, é um excelente carro e que nenhum outra com o mesmo valor vai me oferecer o que ela oferece.
Boa sorte na busca!
Abs
rafaellsm
14/02/2017, 23:27
Alguém já tinha visto isso? Parece ser um precessor do suporte desenvolvido para a GV Sport. Vide a foto e o link abaixo.
Lift Kit Options - Page 5 - Suzuki Forums: Suzuki Forum Site (http://www.suzuki-forums.com/3g-2006-2014-vitara-grand-vitara/41509-lift-kit-options-5.html)
Muito obrigado a todos pelas dicas. Vou correr atrás sem pressa! Valeu
luizmacgyver
15/02/2017, 18:57
Rafael
Nunca vi esse adaptador mas te adianto que dependendo do preço vá na peça original comprei o par original por 250,00 mês passado
luizmacgyver
15/02/2017, 19:04
pessoal estou precisando de uma ajuda !!!!!!
Consegui uma empresa em São Paulo que funde buchas de PU com MOCA( molibidênio), que é a ultima palavra em PU,mas para tal preciso enviar pra eles uma bucha da balança velha ou antiga, alguém substituiu alguma e poderia fazer o favor de me ceder ou vender, assim que ela croquisar, ela pode fazer pra gente. È a bucha da suspensão conforme foto abaixo, as minhas ainda estão na balança.
543481
543482 pela foto ela está com medo de fabricar
Grato pela ajuda
ah ! Pagarei pelas despesas de correio
gigio,
fui busca-la. Manual, chave reserva,
MANUAL? Sério? Nossa juro q não sabia q existia! Nunca tinha visto!
[ ]
rafaellsm
15/02/2017, 22:03
Fala luiz,
Eu tb já comprei as peças originais por R$108,50 cada no RJ. Vou instalr com o lift depois do carnaval.
Só achei interessante pois é algo que foi desenvolvido e que pelo visto a Suzuki BR fez algo interessante para nós melhor do que esses.
Será que vai ter gringo querendo importar essas peças?
Rafael
Nunca vi esse adaptador mas te adianto que dependendo do preço vá na peça original comprei o par original por 250,00 mês passado
MANUAL? Sério? Nossa juro q não sabia q existia! Nunca tinha visto!
[ ]
Ah desculpa, acho q li muito rápido.. o manual q vc se refere deve ser o livreto do carro, né? kkk
[ ]
Chuva, como anda seu projeto do protetor?
Oi Rui,.. transmimento de pensação.. kkk
Eu tava aqui escrevendo pra postar as fotos e piscou a força..
Então, fiz e ficou bom, não ótimo! kkk Mas seguem os detalhes:
Comprei a chapa apenas cortada de dobrada de ferro de 3mm. Galvanizada é melhor, mas difícil de achar. A diferença é q a pintura deve ser melhor pra chapa de ferro. Tb poderia ser mais fina. 3mm achei muito e fui na indicação de vcs. Com certeza sustenta o carro inteiro essa bagaça.. kkk e por isso tb ficou muito pesada, mais de 20kg.. pra colocar só com o macaco. pensei q ia sofrer, mas foi muito fácil.
Furei (devagar e brocas de aço 5mm e depois 12mm pra ter folga de manejo na montagem com os parafusos), lixei, taquei primer e pintei de preto cadilac brilhante (pra ser mais fácil de lavar) duco (nitrocelulose pra secar logo).
A furação deu quase 100% e de 8 só errei um buraco, q oblonguei. O problema é o aperto dos parafusos com o "macho" na estrutura do carro. Apenas dois tentei fazer e descobri q meu kit não é de macho e sim de "saca parafuso" (a rosca é contrária). O local de aperto tb não é uma chapa muito grossa e não acho q com o macho ficaria 100% o aperto.
Estou pensando então no esquema com buchas de ferro. Só ouvi falar e ainda vou pesquisar, já q assim q puder eu tiro o brinquedo e ajusto, são só dois parafusos, os demais menores ficaram ótimos de aperto.
Somando todo o material não passa de 100 Temers. A mão de obra eu não tenho idéia de quanto seria..
Se quiser fazer assim msm eu peço pra cortarem outra, mas amanha vai ter um passeio com teoricamente umas 20 gvs e vou ver se encontro outras opções para prender a chapa.
O problema é que eu primei por uma peça inteiriça, sem furos ou partes, por alguns motivos e não, o carro não esquenta mais do que deveria. Ainda mais nos 34 graus que está fazendo em sp.. reparei bem no ponteiro de temperatura e nada se alterou. Já andei uns 70km com o carro assim e tá td bem.
Tb não está vibrando na v6. Na v4 não vai vibrar msm pq não pega em nada. Mas na v6 o contra peso do motor, ou calço do pivo do moto ou suporte do diferencial dianteiro (sinceramente não lembro o que é e não me ative a identificar o que é) não balança quase nada ao se ligar o carro msm acelerando. Ele está pressionado na chapa e não ouço nada batendo ou vibrando. Vamos ver com o tempo se vou precisar msm fazer esse rasgo.
O segredo da confecção é o molde. Tenho o molde direitinho, mas não sei como passar as medidas para fazerem um projeto em cad e pdf decentes.. alguém se habilita depois q achar os pontos certos dos dois parafusos centrais?
OBS: eu divulgo o q faço primeiro pra me documentar, já q esse fórum é estável, porque muitas vezes volto e procuro algo q já fiz. Depois pra deixar a informação de domínio público, sendo q essas gambiarras não tem patente e podem ajudar a quem quiser se divertir tb. Sou zuado mas não tenho intenção nenhuma de me promover com esse serviço braçal ou ganho qquer valor para fazer esses brinquedos. Faço como hobby pq gosto, acho a mecânica divertida. Isso sem falar que, na minha opinião, é apenas um pedaço de ferro, não tem pq ser caro.
Seguem as fotos da brincadeira:
543570 543571
543572 543573
543574 543575
543576 543577
543578 543579
Tá assim agora:
543580 543581
O que posso dizer chuva?... vc tem o dom cara! se puder pedir para cortar a minha ja te dou a grana amanha no passeio.
abraço.
O que posso dizer chuva?... vc tem o dom cara! se puder pedir para cortar a minha ja te dou a grana amanha no passeio.
abraço.
kkk, tranquilo.. se quiser levar eu mando cortar sim.
Legal q vai amanhã, dai vc vê a bagaça!! Se tiver macho tb leve a ponteira entre 9 e 14mm, tipo a da foto.. os dois parafusos pra fazer rosca são de pouco mais de 11mm, é aquela medida inglesa, não sei o numero.. kk
Dai testamos fazer a rosca num buraco do seu carro.. há uns 20 buracos iguais desse pra se testar..
[ ]
rafaellsm
17/02/2017, 17:40
Chuva,
O que você pode usar para prender essas parafusos que não pegaram rosca é o tal do rebite roscado. Você pressionará essa peça no furo e ela tem uma rosca que poderá ser utilizada para prender o parafuso.
543602
O ideal é ter o alicate para prender corretamente. Não sei se com uma prensa ou morsa vc conseguiria..
543603
kkk, tranquilo.. se quiser levar eu mando cortar sim.
Legal q vai amanhã, dai vc vê a bagaça!! Se tiver macho tb leve a ponteira entre 9 e 14mm, tipo a da foto.. os dois parafusos pra fazer rosca são de pouco mais de 11mm, é aquela medida inglesa, não sei o numero.. kk
Dai testamos fazer a rosca num buraco do seu carro.. há uns 20 buracos iguais desse pra se testar..
[ ]
Obrigado meu caro!!
Esse aqui acho q é a msm coisa.. comprei agora a pouco e foi muito barato.. 1 real.. o problema é o alicate.. me ofereceram um de mais de 300 reais.. mas vou achar o de 30 !! kkk
Valeu de novo!!
[ ]s
543605
JlzCardoso
18/02/2017, 15:19
Chuva! Sou proprietário recente (2 semanas) de uma Gran Vitara. E você tem razão. O buzina é ruim e já está me incomodando. Kkk
Mas eu sou ligado nesse assunto. Troco de quase todos os carros que tenho. Só não troquei a de um Fusion que tive porque é boa.
Recordação do passeio q fizemos ontem!!
Recordação do Passeio Ã* Pedra Grande e Puma - Atibaia 18/02/2017 - YouTube (https://youtu.be/PC4mTByZ_48)
Feedback:
- Lift ok! Não saiu do lugar, não fez barulho e os parafusos dianteiros ainda estão no lugar..kkk
- Protetor de carter: não chegou a bater em nada, mas com as torsões do carro, msm preso com ainda 4 parafusos não saiu do lugar, não vibrou e o carro não esquentou..
Preciso urgentemente comprar pneus.. não sofri pq na reduzida vira um tanquinho de guerra, mas escorrega demais..
Rui,
O esquema com rebite pra prender o protetor de carter é bom, mas teria q alargar os furos no carro, q ia dar um trabalhão e o alicate é osso pra comprar.. de 300 a 1000 reais.. há um esquema de alicate manual q se faz com 10 reais, mas não acho um tubo com rosca de uns 14mm, sendo 9 interno pra passar parafuso M8.. enfim..
Como de 6 parafusos consegui com muita firmeza 4, só os dois centrais mais parrudos que segurariam bem a prancha.. um eu errei a rosca e outro ficou bem apertado, mas fiz com o extrator de parafuso, tipo um macho com rosca ao contrário.. se assim consegui colocar e apertar, imagine com o um macho de verdade..
Assim, pra finalizar o esquema caseiro abaixo já resolve o problema. A questão é, pelo preço, será que presta? Q me dizem os engenheiros? Q Marca e valores seriam compativeis pra macho M12?
E será que essa medida de rosca acho fácil o parafuso?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708059611-jogo-macho-manual-aco-liga-3-pecas-m12-x-175-_JM
Valeus!!!
[ ]s
Osmar Junior
21/02/2017, 08:10
Oi Chuva !!!
Esse macho M12x1,75 que você postou é uma medida padrão para rosca M12, mas precisa ver a espessura da chapa que você vai fazer a rosca, pois como esse passo é muito largo "rosca grossa" você vai fazer 1,5 fitetes de rosca nessa chapa !!! O ideal seria usar o rebite roscado mesmo ou fazer uma rosca menor e fina ou em ultima circunstancia usar um macho M12 de rosca fina, tipo M12x1,25
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706426988-macho-m12x125-mm-_JM
Como é esse alicate caseiro que você precisa fazer ?
Quem sabe eu consigo fazer para você esse tubo ai !!!
Abraço,
Osmar
verdade, o Osmar falou uma coisa interessante, poucos filetes de rosca, vou lavar o carro essa semana e deitar embaixo para analisar, pois não sei como é la embaixo por isso não pude opinar muito até agora.
não temos espaço para colocar uns parafusos passantes e meter porca por cima?
Blz Osmar!!
A chapa no carro tem uns 3mm.. Essa medida de rosca é a menor possivel? pra se ter mais voltas na chapa de 3mm do carro seria a ideal.. seria o parafuso fácil de achar tb, né?
O alicate seria algo como abaixo.. tô tendendo mais pro Mexicano (vídeo debaixo) que pro Portuga.. se até um portuga conseguiu, eu tb conseguiria!! kkkk brincadeira..
Rebitadeira de porca rebite - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=A2U_C2s99HQ)
Rivet nut Machine / Maquina Remachadora de Tuercas - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=05wDbx2Qhdk)
Veja q as peças são tranquilas... o dificil seria o tubo com rosca.. no caso de bucha M8 chuto um tubo com 9mm de diametro interno, uns 2mm de rosca, então a porca seria algo em torno de 11 ou 12.. Mas bem soberba pra chave 15 pelo menos..
Já para o M10, que apesar de mais robusto, não acho viável pra esse nosso caso, já que as medidas dos furos do carro pra se alargar tem 10mm e o rebite M10 tem uns 14mm de diametro. A lógica de medidas pra esse rebite maior seria a mesma acima..
Rui, realmente não dá pra por porca.. só perto da caixa de cambio.. no meio do carro a estrutura tubular quadrada soldada tem uns 8 cm de altura e a porca ficaria dentro disso..
[ ]s
chuva, olha isso http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682102154-rebitadeira-porca-rebite-plusnut-m8-metal-plastico-fibra-_JM#D[S:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:5]
tem o video la.
Osmar Junior
21/02/2017, 10:06
Chuva,
Esse passo de 1,25 para o parafuso M12 é o menor comercialmente viável !!! Se mudar disso vai correr o risco de ter que fazer os parafuso por encomenda !!! Não vale a pena não !!! Essa rosca M12x1,25 é a mesma das porcas das rodas do nosso carro !!!
Me parece que nos dois videos os caras tem um parafuso com um furo passante !!!
Se pegar um parafuso M14 e fazer um furo passante Ø8,5 ou 9mm. já resolve né?
Abraço,
Osmar
Opa!!
Resolve sim!! M14 furado já ficaria perfeito!
Agora, vi esse alicate sim!! pode ser q funcione e o preço até q passa, mas achei os rebites meio simples.. mais moles pra puxar.. os rebites q achei pra vender são bem mais rigidos, acho.. ou seriam a msm coisa e so mudaria o comprimento?
Pq até ai M8 já tá blz.. por 109
Osmar Junior
21/02/2017, 10:21
Opa!!
Resolve sim!! M14 furado já ficaria perfeito!
Agora, vi esse alicate sim!! pode ser q funcione e o preço até q passa, mas achei os rebites meio simples.. mais moles pra puxar.. os rebites q achei pra vender são bem mais rigidos, acho.. ou seriam a msm coisa e so mudaria o comprimento?
Pq até ai M8 já tá blz.. por 109
Qual o comprimento do parafuso ?
Se eu conseguir fazer alguém pode pegar comigo na ZL ?
Estou no inicio da Aricanduva a 1 quarteirão da Marginal Tietê !!!
Abraço,
Osmar
O tubo pode ter uns 6cm de comprimento q me viro.. se puder fazer avise por favor q pago o valor e o frete pac qdo e se puder enviar.. te mando o endereço no privado
Manda duas porcas pra ele tb se tiver.. pleasse... uma baixinha e outra gordinha e grande pra chave inglesa...kkk
[ ]
chuva, quando voce acha que as chapas ficarão prontas?
É só pedir q demora uns 3 dias pra cortarem.. faço a marcação pra furação..
1 - vou ver se dá pra mandar pintada.. quer pagar qto? kkk Casas Bahia..
2 - Alguém mais vai querer? Já peço td junto
3 - fiz 3mm e achei grossa a 80 reais.. mas 2,5 já fica ótima tb.. o preço deve ser um pouco mais em conta... o q acham?
4 - consigo deixar na região da paulista as quartas feiras.. al itu, 43.. zona azul..
Se ninguém mais quiser vc deposita na minha conta Rui q mando bala!
[ ]s
chuva, pode mandar bala, eu mesmo pinto aqui pois tenho uma tinta especial pra isso.
pode ser 2,5 ou 3mm mesmo daí depois combinamos pra eu pegar.
me fala o preço que te deposito e se eu fosse o pessoal aqui faria tb, nao da pra ficar sem essa proteção.
gui_na_trilha
21/02/2017, 11:59
Bom Dia Galera!!
Chuva vi que você ja teve um GV3 V6 com lift.. como ficou a questão do controle de estabilidade?! Influencia muito nas trilhas ou voce desligou? Comprei minha segunda GV esta agora sendo V6
A_Oliveira
21/02/2017, 12:05
Chuva,
No Youtube tem algumas maneiras de repuxar o rebite com rosca usando ferramentas caseiras. Para uso eventual, que é o caso, pode resolver. Pesquise por "homemade rivnut tool" ou "DIY rivnut tool". tem várias possibilidades.
chuva, pode mandar bala, eu mesmo pinto aqui pois tenho uma tinta especial pra isso.
pode ser 2,5 ou 3mm mesmo daí depois combinamos pra eu pegar.
me fala o preço que te deposito e se eu fosse o pessoal aqui faria tb, nao da pra ficar sem essa proteção.
Blz, to te mandando a CC por msg privada.. so passo no cara na quinta.. até la vamos ver se mais aguem anima e já sai um lote.. kkk
Tb acho q essa proteção é essencial.. olha o carro do amigo nesse final de semana que não tinha proteção.. esbigalhou td alguns plásticos..
Uma peça pra fechar o buraco inferior do cofre do motor já protegeria bem.. e os plásticos não se perderiam.. o carro prancharia nos obstáculos.. mas a ideia é mais pedra msm..
543797 543798
Bom Dia Galera!!
Chuva vi que você ja teve um GV3 V6 com lift.. como ficou a questão do controle de estabilidade?! Influencia muito nas trilhas ou voce desligou? Comprei minha segunda GV esta agora sendo V6
oi amigo, parabens pela viatura! Vc vai curtir!
Só testei uma vez e não percebi diferença alguma. O descontrole maior pela parafernália eletrônica adicional é mais percebida na areia, pelo q entendi.. de qquer forma, se eu fosse fazer trilha mais animada com esse carro eu tentaria tirar o fusível desse sistema.
Chuva,
No Youtube tem algumas maneiras de repuxar o rebite com rosca usando ferramentas caseiras. Para uso eventual, que é o caso, pode resolver. Pesquise por "homemade rivnut tool" ou "DIY rivnut tool". tem várias possibilidades.
Obrigado pela dica amigo!! vou procurar!!
[ ]
Craio.. essa aqui foi a mais legal!! o rolamento já tentei até com de patins.. kkk
DIY Rivnut Tool - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xwSzoDyjWA8)
Agora essa aqui embaixo foi a campeã.. olha só a simplicidade q se consegue fazer isso.. só falta eu testar.. kkk
543799
Brigadão de novo!! os Mericanos tão ganhando dos portugueses e latinos!! kkk
A_Oliveira
21/02/2017, 14:19
Craio.. essa aqui foi a mais legal!! o rolamento já tentei até com de patins.. kkk
DIY Rivnut Tool - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=xwSzoDyjWA8)
Agora essa aqui embaixo foi a campeã.. olha só a simplicidade q se consegue fazer isso.. só falta eu testar.. kkk
543799
Brigadão de novo!! os Mericanos tão ganhando dos portugueses e latinos!! kkk
É isso aí! Tem alternativa pra todo gosto, negócio é usar a imaginação.
Oliveira!!!!
Consegui!! kkkk
Fiz o esquema mais simples.. dá certo, só que o rebite gira e se o buraco não estiver bem apertado vai ser difícil de usar.. nos filmes os caras prendem uma base.. tem q estar bem justinho..
Veja quantos componentes caríssimos que chegam a mais de 300 reais!! kkkk
543800 543801
Parafuso M8 comprido com cabeça 13 e porca 14 (a q eu tinha) e suas respectivas chaves.. a q faz força e gira é a pqna inglesa.
Duas arruelas grandes de amortecedor, um tubinho metálico (pode ser aqueles de pistão de moto) e o rebite já detonado..
Mas..
Como a posição no carro é de fuder pra colocar isso, deitado debaixo do carro, tô achando a opção do filminho acima a melhor opção, já que diferente dos demais sistemas, o parafuso gira dentro do rebite. Sim, há um desgaste, mas funciona e nem vou considerar.
Nesse sistema o cilindro na vdd é uma porca de acoplamento comum (sim, ela tem rosca interna mas não conflitou com a rosca do parafuso) e a grande porca é então usada pra segurar o cj após o "rolamento".
Antes do rebite o cara coloca duas arruelas ante derrapante e um anel de borracha, pro rebite ficar "preso" junto com a grande porca e não girar nas primeiras voltas (as mais importantes) pra se pegar pressão.
543802
A "furadeira" elétrica facilitaria muito a instalação.. uma hora testo esse tb..
[ ]
A_Oliveira
21/02/2017, 15:30
Chuva,
Muito bom saber que deu certo.
Daqui a alguns dias vou precisar usar desses rebites com rosca também e não estou nem um pouco interessado em comprar uma ferramenta dessas pra usar uma única vez.
Vamo que vamo!
Osmar Junior
23/02/2017, 09:12
E ai Chuva , pelo jeito eu cheguei atrasado !!! Rsrsrsrsrsrs
Já resolveu o problema de instalar os rebites?
Consegui fazer o parafuso furado !!! Achei melhor fazer com M16, ficou mais robusto !!!
Obrigado Osmar! Ficou excelente!!
Há 3 tipos de Rebitadeiras alternativas..
A primeira mais simples onde uma porca emprurra o rebite pra cima é o mais tosco, mas testei e funcionou.
O segundo meio termo seria a da porca alta fixa e o parafuso interno girando dentro do rebite e o puxando pra baixo.. Com a furadeira e velocidade baixa acho q seria ótima! Já que o rebite deixa o parafuso dentro dele girando msm.. e o esforço na rosca interna do rebite não o deforma. Desse método só falta um rolamento axial q comprei no ML por 10 reais.. o resto tb já comprei e a conta deu 6,5.. kkk
Já o terceiro método mais rebuscado seria igual o do filme do portugues num post atrás, que usa uma estrutura onde a peça chave é esse parafuso q vc fez! Só falta ele pra eu testar esse método mais ninja!
Já esse terceiro método há mais peças pra se fazer mas consigo fácil, soldar, a guia no cilindro, etc.. mas fazer esse furo num parafuso é só pros fortes q tem torno disponível..
Assim eu não descarto esse seu parafuso não! Qdo puder de alguma forma tente por favor me enviar. Eu pago! kkk
[ ]s
A_Oliveira
24/02/2017, 10:46
543939
Aí Chuva, a rebitadeira tabajara.
O desafio vai ser operar isso sem elevador. A conferir.
Boa Oliveira!!
Esse esquema vai funcionar, mas vc vai ter q socar o rebite no buraco.. tem q ficar bem apertadinho.. pq se ele girar junto não vai ser fácil começar a rebitar, mas funciona!!
Ainda no segundo método, deixo aqui a foto do brinquedo. O funcionamento é o mesmo desse mais simples, mas como grande parte do parafuso é liso, a rosca da PORCA ALTA não atravanca o movimento. Como a ponta do parafuso tende facilmente a girar dentro do rebite, esse movimento até ajuda a começar a rebitar.
O M8 com rosca só na ponta foi meio chato de achar e custou 2 reais. Já a porca alta (deve ter uns 5cm), uns chamam de acoplador tb.. foi dificil de achar, mas comprei.. acho q custou 4 reais.. kkk
Agora só falta chegar o rolamento axial pro movimento circular ter bem pouco atrito na subida da porca alta. O rolamento acho q é o segredo da bagaça.. sem ele sem chance.. comprei esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786205622-rolamento-encosto-axial-f9-16-9x17x5mm-carabina-presso-_JM
Na foto abaixo ele ficaria no lugar das duas arruelas perto da cabeça do parafuso.
543940
Obs: as arruelas de travamento entre a porca alta e o rebite não acho em lugar nenhum.. nem na internet.. vou testar sem elas..
Pessoal,
Na V6 segue a foto q prometi no grupo zap sobre a posição de entrada de combustível na flauta.
O círculo em maior é onde chega a gasolina do tanque, o circulo menor é onde ela estava ligada originalmente.
543988
Nesse carro nunca acendeu luz de injeção mas fiz por precaução. Filtro de alumínio do Golf turbo com ótima vazão.
A_Oliveira
27/02/2017, 17:29
Hoje testei a rebitadeira improvisada. Funciona, e o rebite não girou, mas ficou bem pesada. Consegui puxar um rebite e abri o bico no segundo.
Um rolamento como esse que mostrou certamente ajuda. Pensei ainda em outras duas coisas que podem diminuir o esforço: ferramentas de haste longa, para ter mais alavanca (usei uma chave 13 curta) e um pouco de graxa na rosca do parafuso, onde corre a porca que traciona o rebite, e entre a porca e a arruela.
Boa Oliveira!!
Esse esquema vai funcionar, mas vc vai ter q socar o rebite no buraco.. tem q ficar bem apertadinho.. pq se ele girar junto não vai ser fácil começar a rebitar, mas funciona!!
Ainda no segundo método, deixo aqui a foto do brinquedo. O funcionamento é o mesmo desse mais simples, mas como grande parte do parafuso é liso, a rosca da PORCA ALTA não atravanca o movimento. Como a ponta do parafuso tende facilmente a girar dentro do rebite, esse movimento até ajuda a começar a rebitar.
O M8 com rosca só na ponta foi meio chato de achar e custou 2 reais. Já a porca alta (deve ter uns 5cm), uns chamam de acoplador tb.. foi dificil de achar, mas comprei.. acho q custou 4 reais.. kkk
Agora só falta chegar o rolamento axial pro movimento circular ter bem pouco atrito na subida da porca alta. O rolamento acho q é o segredo da bagaça.. sem ele sem chance.. comprei esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786205622-rolamento-encosto-axial-f9-16-9x17x5mm-carabina-presso-_JM
Na foto abaixo ele ficaria no lugar das duas arruelas perto da cabeça do parafuso.
543940
Obs: as arruelas de travamento entre a porca alta e o rebite não acho em lugar nenhum.. nem na internet.. vou testar sem elas..
rafaellsm
28/02/2017, 17:27
Fala Chuva!!
Então acho que já identifiquei ele naquelas fotos que mandei no WhatsApp.
Veja se marquei corretamente.
544029544030544031
Você consegue o modelo e marca do filtro do golf que utilizou??
Abs!
Pessoal,
Na V6 segue a foto q prometi no grupo zap sobre a posição de entrada de combustível na flauta.
O círculo em maior é onde chega a gasolina do tanque, o circulo menor é onde ela estava ligada originalmente.
543988
Nesse carro nunca acendeu luz de injeção mas fiz por precaução. Filtro de alumínio do Golf turbo com ótima vazão.
Oi amigo, então.. fui lá ver e não achei nada escrito..talvez da marca Fram.. modelo só sei q era de vários carros com motor maior, e o vendedor me disse q era golf turbo.. tava escrito isso tb na caixa.. mas o modelito.. nao sei.. joguei a caixa fora..
[ ]s
Oi amigo.. então.. acho q achei o codigo do filtro no nome da foto.. kkk
KL-79..
Osmar Junior
01/03/2017, 11:51
KL-79..
Chuva, este filtro esta parecendo esse do Golf turbo G-5870.
Me diz uma coisa, como você consegue passar aquele anel com Ø maior pela mangueira?
Esses filtros são para aquelas travas de engate rápido !!! tentei passar pela mangueira de 8mm e não consegui passar aquele anelzinho do filtro !!! Pensei em fazer um chanfro no anel para facilitar a entrada, mas ainda não tive tempo de mexer nisso !!!
Estava pensando em colocar o FRAN G-6400 que é para mangueira normal, mas fiquei com medo que esse filtro esta escrito "somente para uso com gasolina" e nossa gasolina ultimamente esta quase mais alcool que gasolina !!! rsrsrsrsrsrs
Sei que o álcool em contato com o alumínio cria um "gel" uma meleca que entope o filtro e os bicos !!!
Vc pode dar uma abaixada no anel limando ou esmerilhando se quiser, mas o aperto das abraçadeiras é fundamental.
Os canos do carro tb são lisos e as abraçadeiras dele seguram. O ideal seria achar esse tipo de abraçadeira ninja japa.
Sobre a corrosão do ácool ela existe e a maioria dos componentes do carro estariam comprometidos. Vejo isso na boca dos tanques, que é o ponto inicial de entrada do maldito alcool..
Acho q pela vida útil do filtro, uns 20kkm, não vai corroer tanto e a área de contato de saída do filtro é bem pequena, mas msm assim com certeza a longo prazo pode soltar material.
Assim o filtro de plástico seria o ideal, mas sob o carro. Não sei até q temperatura eles aguentam, mas com certeza bem menos q o metal.
[ ]s
rafaellsm
01/03/2017, 22:18
Pesquisando os filtros do Golf Turno no site da Fram..
rafaellsm
01/03/2017, 22:27
Osmar,
Não sei se no impresso da caixa do filtro ha alguma especificação especial para o filtro em relação ao combustível, mas se você olhar no site da Fram não há qualquer distinção entre esse G6400 e o G5870 que não sejam diâmetro e comprimento. Note que o escolhido por você é mais curto e mais magro que o do Gol turbo apesar de ser adotado por um motor de 450hp.. :banido:
544105
Chuva, este filtro esta parecendo esse do Golf turbo G-5870.
Me diz uma coisa, como você consegue passar aquele anel com Ø maior pela mangueira?
Esses filtros são para aquelas travas de engate rápido !!! tentei passar pela mangueira de 8mm e não consegui passar aquele anelzinho do filtro !!! Pensei em fazer um chanfro no anel para facilitar a entrada, mas ainda não tive tempo de mexer nisso !!!
Estava pensando em colocar o FRAN G-6400 que é para mangueira normal, mas fiquei com medo que esse filtro esta escrito "somente para uso com gasolina" e nossa gasolina ultimamente esta quase mais alcool que gasolina !!! rsrsrsrsrsrs
Sei que o álcool em contato com o alumínio cria um "gel" uma meleca que entope o filtro e os bicos !!!
rafaellsm
02/03/2017, 00:10
Show! Valeu!
KL-79..
pessoal, se liguem nessas proteçoes feitas em casa....
Grand Vitara gets custom made skid plates - Team-BHP (http://www.team-bhp.com/forum/4x4-technical/36985-grand-vitara-gets-custom-made-skid-plates.html)
pessoal, se liguem nessas proteçoes feitas em casa....
Grand Vitara gets custom made skid plates - Team-BHP (http://www.team-bhp.com/forum/4x4-technical/36985-grand-vitara-gets-custom-made-skid-plates.html)
Noooosssa !!
Finalmente umas proteções nota 10!! É isso q penso qdo imagino uma proteção do carro qdo tiver q escorregar pelo centro..
O pranchamento da base do carro é o ideal! Mas no Brasil sil sill isso ai td sairia uns 10k temers... kkkk
Vamos copiar a estrutura de apoio do centro pra proteger o cambio pelo menos..
Hj recebi o rolamento pra fazer a "rebitadeira" funcionar melhor.. ficou bem mais macia com a chave catraca, mas na ponta o rebite continua fazendo movimentos indesejados..
Viva o alicate de pressão! ele segura pela pontinha o rebite pra dar aperto nas primeiras voltas e segura tb a porca grande.. funcionou!! muito rápido pra rebitar com o rolamento, fica a dica.
544147
comprei o rolamento tambem, vou montar um esquema igual ao seu chuva, e tambem vou bolar outros protetores em breve.
deixa minhas rampas ficarem prontas que vou fazer uns moldes daí se voce quiser te levo pra gente mandar seu amigo fazer em aço.
Blz Rui!
Quero ver sim esses moldes!!
As chapas são em ferro hein!! não são de aço!! mas agem como tal!!
Posta suas rampas ai.. to fazendo umas tb.. dei uma lixada tosca, dei primer e pintei de preto.. só faltam as tábuas..
Vou testar com uma kombi cabrita (so a carorceria pesa 600kg) de peso pra ver se o treco desmonta.. kkk
[ ]s
544228
Bom,
Projeto de rampa finalizado! Segue a sequencia para quem quiser fazer tb.
A idéia é ter algo que facilite a vida sob o carro.. copiei a estrutura de uma no ml e quis aproveitar os retalhos disponíveis.. as madeiras são de quase 1m x 25cm e 4cm de espessura (para não rachar). Sob as barras chatas da base colei uma borracha pra não andarem na cerâmica.
544263 544264
544265 544266
544267 544268
544269 544270
544271 544272
Vou por um caibro 5x5cm como batente de fim de base pra encostar o pneu. Acabou ficando com 45cm de altura e pra subir tem q embalar, tem q ter um batente.
Ao subir tanto a frente quanto a traseira os ferros não mexeram, contorceram e não ouvi nenhum pingo de solda soltando.. kkk acho q a madeira segura muito o peso durante a subida.. A base de pneu com 4 ferros formando um banquinho era minha dúvida de segurar o peso do carro, mas comparando com outros modelos parece que ficou bem firme.. as rampas nem se mexem durante a subida do carro.
O ideal e facilidade poderia ser uma rampa de madeira msm, mas quis aproveitar a ferragem q ia jogar fora.
Custo total se fosse comprar tudo, ferro e madeira chuto no máximo 150 reais as duas rampas pintadas e com a madeira..
Outra brincadeira do dia pra ficar documentado..
Troca parcial de óleo ATF DM da Direção hidráulica..
Copiando uns vídeos do youtube com a retirada parcial do óleo pelo reservatório, tb consegui tirar na seringa, sonda uretral e um pedaço de 50 cm de "mangueirinha" (capa de cabo de rede par trançado) uns 300 ml de óleo velho. Soltei as abraçadeiras com alicate e retirei mais 100ml. Medi numa garrafinha de meio litro que faltou pouco pra encher.
544274 544275
Tirei o reservatório e como não consegui abrir taquei bastante detergente liquido dentro e limpei com a pressão de uma mangueira de quintal, lavando bem em todos os sentidos de todos os 3 orifícios. O filtro q estava cheio de partículas pretas ficou bem branquinho..enxaguei bem pra não deixar resíduo de sabão.
544276
Remontei tudo e recoloquei os 300 ml de atf novinho (bem vinho). Circulei o motor e o volante para misturar o óleo velho e depois retirei mais uns 300 ml misturado de novo. Recoloquei com óleo novo novamente e o resultado foi satisfatório. Troquei por final uns 700ml. Tinha apenas quase um litro de óleo novo tipo Dexron III recomendado.
A cor final de vinho transparente não se compara com o que estava antes. Carro com 123kkm e acho q nunca foi trocado. Estava bem preto e contaminado. Como puxei sugando a mangueira comprida do cabo de rede acabei sentindo o gosto e a textura do óleo (quem tá na chuva é pra e molhar!!kkk). O óleo quase não tem gosto mas a textura parecia que tinha areia no óleo de tanto fragmento contido (os mesmos do filtro do reservatório). Depois da troca não havia mais resíduo algum.
544273
Durante as trocas liguei o carro e girei muito o volante por uns 30s. O sistema não pode ficar seco de óleo. Nos finalmentes deixei novamente com o carro no plano o óleo novo na linha do limite máximo do reservatório (assim se evita sons de borbulhas por falta de óleo).
Dificil mas acabei de achar a qtdade de óleo que cabe no sistema. Sugerem Dexron II e de 700 a 800ml mesmo no sistema inteiro! Por isso ficou vinho transparente! Devo ter trocado pelo menos de final uns 600ml.
Tomara q dure bastante.. agora só falta fazer nos outros.. aaaaaaaaaa
544277
543939
Aí Chuva, a rebitadeira tabajara.
O desafio vai ser operar isso sem elevador. A conferir.
Oi meu caro, segue o fim da saga da rebitadeira... kkkk
Tirei pra medir e ajustar a furação e verifique onde a chapa encosta no carro.. no braço suporte do diferencial dianteiro..
Não soltou nem tinta, o que quer dizer que depois de um mês andando com o carro realmente não balança tanto assim. Isso quer dizer que os coxins do diferencial dianteiro pouco se movimentam.
544306 544307
O preto estava bem sujo de barro e lavei antes de bater foto..
O buraco para o rebite M8 tem q ser de aprox. 11mm. Como eu já tinha aberto mais esses dois buracos centrais, foi só dar uma empurradinha com o martelo..
544308 544309
O aperto se deu muito facilmente e acho q o rolamento minúsculo matou a charada.. um parafuso mais curto e uma porca alta simples só para segurar com a chave já dão conta do recado. Abaixo tb os parafusos usados para segurar a chapa. São pqnos, mas ficou td firme.
544310 544311
Resultado final (coloquei tb mais dois pqnos parafusos para prender no plástico inferior do parachoques.. só pra não ficar vibrando.
544312 544313
A_Oliveira
05/03/2017, 21:15
Muito Bacana Chuva!
O mais legal é que a troca de ideias sobre a rebitadeira caseira chegou a aplicação prática.
Parabéns!
ficou 10! e aquela pequena testando a resistência da rampa??? rs
É isso ai galera! A troca de infos ajuda a realizar brincadeiras!!
A pimpolha testou e abusou da rampa.. se não quebrou com ela, não vai quebrar com o carro!! kkkk
Brincadeira de hj...
Travamento do suporte do step!!
Depois q se tira a tampa "protetora" do step os 4 parafusos (M8 talvez) ficam expostos e possibilitam a retirada do suporte da tampa com o step junto!! Preso ou não com as diversas proteções q se possa ter..
Assim, conversando com uma galera no zap e avaliando outras opções do pessoal que prima tb por essa segurança decidi abrir a porta.
Não existe nenhum parafuso para tirar o plástico e apenas algumas presilhas padrão de porta a segura no lugar. Outras 3 presilhas diferentes tb existem mas não atrapalham. É tb bacana tirar essa tampa e prender melhor essas presilhas para fazer menos barulho.
Dentro da chapa da porta é possível encontrar as 4 porcas soldadas junto a chapa e as pontas dos parafusos q prendem o suporte do step.
Minha intenção era a de soldar a ponta do parafuso numa porca, mas é possível apenas se colocar uma porca 8 (não sei a rosca) na ponta do parafuso. Quanto por fora esse parafuso receber uma tentativa de retirada a porca adicional interna dificilmente irá girar e o parafuso não vai sair. A porca foi colocada forçadamente numa medida de rosca interna diferente da que lá está no parafuso. Isso quer dizer que está presa no parafuso com uma força maior do que se fosse uma porca do tipo "parlock" (trava de plástico interna). Ela deformou sim.. o parafuso é mais duro.
Coloquei a porca num parafuso apenas (o mais fácil), pois os demais eram mais chato para apertar. Acredito que tenha ficado um pouco mais seguro.
Parafuso no carro sem a porca
544408
Parafuso já com a porca travante em dois carros
544409 544410
544412
Mesmo assim, o toc não me deixa ficar sem a proteção.. kkk
544411
gui_na_trilha
07/03/2017, 12:48
Top Chuva os Topicos! li todos!
Mesmo assim, o toc não me deixa ficar sem a proteção.. kkk
544411
luizmacgyver
07/03/2017, 18:01
Chuva e demais amigos
Só agora consegui relatar a impressão que tive com a troca das novas plastilhas de freio da minha Grand Vitara
seguem algumas fotos das mesmas, as quais fiquei impressionado com a qualidade do acabamento e o melhor da frenagem
544448544449544451544452544450544453544454
Sem dizer que o custo benefício foi show comprei o jogo dianteiro e traseiro do mesmo vendedor pelo ML
Olá meu caro!!
Obrigado pelo feedback!!!!!!!!
Estava vendo essas pastilha novamente outro dia no ml.. subiram um pouco.. kkk
E sobre a fuligem? Sentiu sujar muito? A durabilidade é de mais ou menos qtos kkm segundo o vendedor ou a caixa?
Valeu!!!
[ ]s
luizmacgyver
08/03/2017, 08:52
Chuva minhas rodas estão pintadas de cinza bem escura mas me parece que quase nada de fuligem e a frenagem , bilisca bem mais os discos achei melhor que a original o importador não informa a kilometragem ,e não apresenta nenhum barulho
Obrigado McGyver!! Tá de rosca achar de cerâmica.. acho q vou testar essas da OriginalParts tb!!
Brincadeira de outro dia:
Colocação do filtro de ar K&N na GV3 V6.
O filtro não é identico ao da 2.0, como os vendedores do ml dizem..
Comprei no Ebay e saiu 197 reais. Aqui está por volta de 350. Não fui taxado, veio da inglaterra. Acho q depende da origem pra ser taxado.
Na embalagem o vendedor não colocou como presente, mas como item básico automotivo.
Não percebi nada de diferente em performance ou consumo. Comprei mais para não me preocupar em achar e comprar filtro. Agora é só lavar e por óleo!
Pelo q me disseram talvez sinta alguma melhora em alta rotação, mas ainda não testei.
544681 544682
luizmacgyver
14/03/2017, 18:36
Chuva ( RAIN ) !!!!!!
Coube certinho na cx de ar ?? Passe o código depois pra nós da K&N ,se tiver por favor.
Grande abraço
Chuva ( RAIN ) !!!!!!
Coube certinho na cx de ar ?? Passe o código depois pra nós da K&N ,se tiver por favor.
Grande abraço
Olá meu caro!!
Sim, encaixou perfeitamente!!
Fui pelo modelo do carro.. esse é pra V6. Mas o código K&N é 33-2429
Para a 2.0 o código é 33-2361 (o fórum não tá deixando por link o ebay...):
[ ]s
Brincadeira do dia!!
Troca do óleo ATF DM da direção hidráulica do grand vitara (GV3).
Agradecimentos ao Bruno, ao Rafael LSM e outra galera do grupo zap pelas idéias da realização!!
Troca de óleo ATF a Direção Hidráulica (Suzuki Grand Vitara) - YouTube (https://youtu.be/cPE79YnlP5c)
[ ]s
pessoal, com relação ao filtro de óleo, é bom trocar a cada 10 mil km?
o código do original para o gv3 2.0 2009 é esse: 16510-61a31 ?
abraços
Osmar Junior
15/03/2017, 13:29
Brincadeira do dia!!
Agradecimentos ao Bruno, ao Rafael LSM e outra galera do grupo zap pelas idéias da realização!!
Troca de óleo ATF a Direção Hidráulica (Suzuki Grand Vitara) - YouTube (https://youtu.be/cPE79YnlP5c)
[ ]s
Muito bom Chuva !!!! Obrigado mais uma vez !!!
Só faltou mostrar qual é a mangueira de retorno do fluido !!!
Valeu !!!
Abraço,
Osmar
Se vc abrir a tampa do reservatório, o orifício lateral de entrada de óleo é o retorno (óleo q vem bombeado do motor = ele borbulha e dá para ver).
Na foto abaixo de uns posts atrás, a mangueira abaixo é a que vai para o motor. A de retorno é a q se conecta nesse tubo lateral do reservatório, circulado em vermelho.
544886
Atendendo a pedidos:
Colocação de filtro de combustível adicional para sujar menos os bicos injetores (luz de injeção acesa).
GV3 Filtro de combustÃ*vel Adicional - YouTube (https://youtu.be/bsUkzoK7LXI)
Eita chuva, vc não é fraco não.....abraço
frankhpc
24/03/2017, 07:45
Parabéns pelo vídeo, Chuva! Só uma dúvida, quando for na loja comprar a mangueira, que diâmetro e propriedades devo pedir? Seria uma mangueira de alta pressão resistente ao calor com diâmetro, 1/4? Qualquer uma serve ou tem uma marca/modelo específica?
Osmar Junior
24/03/2017, 07:55
Obrigado novamente Chuva !!!!
Frank, o bico do filtro e do carro é de 8mm.
Quando eu instalei usei o filtro FRAN G-6400 e mangueira para injeção eletrônica de 8mm.
Abraço,
Osmar
Jonathanvrg
27/03/2017, 12:13
Galera, boa tarde!!
Alguém já teve problemas com as tomadas 12v do GV??
No meu, tem uma delas que não está funcionando...
O que será?
A_Oliveira
27/03/2017, 13:41
Já verificou os fusíveis?
Galera, boa tarde!!
Alguém já teve problemas com as tomadas 12v do GV??
No meu, tem uma delas que não está funcionando...
O que será?
Parabéns pelo vídeo, Chuva! Só uma dúvida, quando for na loja comprar a mangueira, que diâmetro e propriedades devo pedir? Seria uma mangueira de alta pressão resistente ao calor com diâmetro, 1/4? Qualquer uma serve ou tem uma marca/modelo específica?
Opa!
Então, qdo fui comprar havia 3 tipos de mangueiras.. uma fininha velha tipo de brasilia, uma normal mas sem resistencia a calor e outra ninja igual, mas revestida diferente, foi a q comprei..
É uma simples mangueira de combustível, só falar isso que os caras sabem o que é! Só que vá pelo preço e compre a melhor. As do carro com certeza aguentam temperatura.
Sobre o diametro comentaram no grupo sobre 7 ou 8 mm, mas eu sinceramente não sei. eu pegaria a mais apertada. Se for com abraçadeira, apertaria muito do msm jeito. Quem fez com engate rápido parece q sofreu algum vazamento, mas td depende de como montou e apertou.
Sobre a posição no cofre do motor ontem dei uma olhada no motor de uma amigo meu q coleciona carro antigo. Vi no opala reformado dele que o filtro de combustível fica a menos de 10cm, separado por uma mangueira, da bomba de combustível, q é mecanica e fica tb no motor! Ou seja, desde muito tempo já se colocava filtro no cofre.. e o filtro dele ainda é antigão de plastico que não aguenta temperatura.. conversei com ele e vai achar um de metal. ou de plástico melhor q aguente temperatura..
[ ]s
luizmacgyver
27/03/2017, 15:33
Pessoal a quem possa interessar tenho uma boa notícia
Na procura pela bucha maior da bandeja da Grand Vitara encontrei essa que é original da kia e das Hyundai
545543 545545
Olha como ela é proxima da que vai na nossa viatura
545547
Qualquer torneiro tira esses mm a mais e pronto resolvido nosso problema, como a mesma suporta modelos de 6 cilindros caberá tranquilo nas nossas
Cordiais saudações
Osmar Junior
27/03/2017, 15:46
Na procura pela bucha maior da bandeja da Grand Vitara encontrei essa que é original da kia e das Hyunday
545543 545545
545547
Qualquer torneiro tira esses mm a mais e pronto resolvido nosso problema, como a mesma suporta modelos de 6 cilindros caberá tranquilo nas nossas
Cordiais saudações
Que boa noticia hein Luiz !!!!
Valeu por compartilhar !!
Esse mm. a mais no Ø é realmente muito fácil de resolver !!! Talvez na altura de 34 nem precisa mexer.
É da Tucson e Sportage de 2006 a 2012 né?
É fácil de encontrar?
Obrigado,
Osmar
Na procura pela bucha maior da bandeja da Grand Vitara encontrei essa que é original da kia e das Hyunday
545543 545545
545547
Cordiais saudações
NOOOOSSA!!
Praticamente idênticas!! Obrigado amigo por compartilhar!!!
[ ]s
luizmacgyver
27/03/2017, 16:06
Foi o que pensei Osmar e Chuva e o melhor é o preço
Estou vendo o par da Axio /Monroe por 76,00 Temer no Mercado livre
Agora estamos livres da compra da bandeja inteira
Quanto a encontrar é moleza, tem até no camelô da esquina, mas se puder compre da Axio a original não sei o quanto custa, é compatível com estes carros
HYUNDAI:
TUCSON - 2004 ATÉ 2007
SANTA FÉ - ATÉ 2008
I30 - 2009 ATÉ 2013
KIA:
SPORTAGE - 2005 ATÉ 2009
CERATO - 2006 ATÉ 2013
MAGENTIS - 2006 ATÉ 2012
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751691911-bucha-de-bandeja-balanca-hyundai-tucson-original-axios-_JM
luizmacgyver
27/03/2017, 16:07
Estamos aqui para nos ajudar
Sofri bastante nessa procura e acabei esbarrando sem querer nesta bucha, melhor pra nós
parabens amigos! noticia muito boa.
Osmar Junior
28/03/2017, 14:07
Quanto a encontrar é moleza, tem até no camelô da esquina, mas se puder compre da Axio a original não sei o quanto custa, é compatível com estes carros
HYUNDAI:
TUCSON - 2004 ATÉ 2007
SANTA FÉ - ATÉ 2008
I30 - 2009 ATÉ 2013
KIA:
SPORTAGE - 2005 ATÉ 2009
CERATO - 2006 ATÉ 2013
MAGENTIS - 2006 ATÉ 2012
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751691911-bucha-de-bandeja-balanca-hyundai-tucson-original-axios-_JM
Luiz, para ficar livre de comprar a bandeja ainda temos que encontrar um pivô compatível !!! rsrsrsrsrs
Se eu arrumar uma bandeja usada, consigo todas as informações necessárias!!!
Abraço,
Osmar
luizmacgyver
29/03/2017, 08:11
Osmar
A bandeja eu não tenho mas vou me empenhar para conseguirmos tal informação.
Assim que eu retirar as minhas, consigo fazer as medições e dai conseguimos um substituto
[ ]s
Olá pessoal,
Mais umas curiosidades da GV3:
Na duvida de troca de velas, dei uma olhada nas minhas da v6.
Parecem boas e conf. nf fajuta não sei se foram trocadas. Pela Km estão com 14kkm de uso.
O carro não tem sintoma de falhas, mas essas velas originais são de platinum e não de iridium.
GAP da 2.0: 0,8mm
GAP da 3.2: 1.1mm
Não achei ferramenta pra vender (Calibre de folga de vela) com medida maior q 1mm então usei essa chavinha.
Os mecanicos usam a espessura de uma serra de ferro e martelo para apertar para 1mm a maioria das velas q acham ainda uteis.
Além do desgaste, ainda há a resistencia da vela q com o tempo pode não estar ok. Td isso pode comprometer o funcionamento da bobina. a forçando para uma maior tesão e a queimando.
Modelos de vela para L4:
NGK iridium IFR5J-11
NGK platina BKR6E-11(D)
Modelos de vela para V6:
Acdelco platina 41.990
Denso iridium ITV16TT (4718)
NGK iridium ILTR5A-13G
545970 545971
545972 545973
545974 545975
Mais uma frescura:
Adesivo de calota de roda: 4,4cm2
Adesivo de lateral: 14x uns 4 cm
545976 545977
545978 545979
Osmar Junior
04/04/2017, 09:55
Olá pessoal,
Mais umas curiosidades da GV3:
Na duvida de troca de velas, dei uma olhada nas minhas da v6.
Parecem boas e conf. nf fajuta não sei se foram trocadas. Pela Km estão com 14kkm de uso.
O carro não tem sintoma de falhas, mas essas velas originais são de platinum e não de iridium.
GAP da 2.0: 0,8mm
GAP da 3.2: 1.1mm
Não achei ferramenta pra vender (Calibre de folga de vela) com medida maior q 1mm então usei essa chavinha.
Os mecanicos usam a espessura de uma serra de ferro e martelo para apertar para 1mm a maioria das velas q acham ainda uteis.
Além do desgaste, ainda há a resistencia da vela q com o tempo pode não estar ok. Td isso pode comprometer o funcionamento da bobina. a forçando para uma maior tesão e a queimando.
Modelos de vela para L4:
NGK iridium IFR5J-11
NGK platina BKR6E-11(D)
Modelos de vela para V6:
Acdelco platina 41.990
Denso iridium ITV16TT (4718)
NGK iridium ILTR5A-13G
545970 545971
545972 545973
545974 545975
Chuva, tem alguma coisa de estranho ai, o GAP das 2.0 é 1.1mm.e não 0,8mm.!!!
Não tenho certeza, mas o das V6 deve ser 1,3mm.
Sabia que na velas NGK os 2 últimos números da vela é o GAP em mm. ?
Da uma olhada nesse informativo que estou anexando !! E sugiro dar uma olhada no site da NGK é muito bom !! tem até umas cursos on-line e muitos informativos !!!
Espero ter ajudado,
Osmar
Oi Osmar!!
Vdd, a especificação dos dois últimos numeros da vela são sempre a medida do gap das velas.
Mas na prática os numeros nos sites de venda não batem. E talvez tanto os modelos (iridium e platina) e marcas (NKG, Denso e Acdelco) podem ter medidas diferentes.
Já sabendo que não há muita precisão nesse método caseiro de medição, na mão a situação tb é curiosa. Os números que indiquei foi para se ter algum parâmetro, uma luz, já que sem a ferramenta certa, que inclusive não achei para vender, fica bem complicado.
Medi tb ontem as IFR5J-11 q tenho na caixa com essa msm chave de 1,1mm q fiz e ela não passa entre o eletrodo e a massa.. talvez só forçando.. dai a conclusão que tem menos de 1,1mm msm.. detalhe: o arame ainda é roliço pra facilitar.. kkk
Claro que a ferramenta e meus paquímetros podem estar errados tb!
[ ]s
Olha só..
Essa aqui é a vela que peguei na mão da V6.. AC Delco 41-990
1119A 78J00 SUZUKI Spark Plug | Auto parts (https://avs-part.com/part/suzuk/1119A78J00/)
Gap de 1.1mm
Osmar Junior
04/04/2017, 11:53
Fala Chuva !!!
Olha a tabela que eu peguei no site da NGK !!!
Verdade, os números nos sites de venda não batem mesmo, mas observei que a folga das velas denso estão em polegada!! 0,04" o que equivale 1,02mm.
Regulei as minhas e também tive dificuldades, mas encontrei aqueles calibres de lamina que os mecânicos usam para regular folga das válvulas. Não tinha 1,1mm, então usei um de 0,6 mais um de 0,5mm.
Tem um calibrador tipo moeda que não é caro e é bom !!! Não gosto dos de arame !!!
Então, se a vela esta com 1,1 é normal que uma peça de 1,1mm não entre, é necessário um certa folga para entrar. Quando ajustei as minhas com o calibre de lamina, deixei bem justo mesmo, só entra forçando ai tenho certeza que esta com 1,1mm ou um pouquinho menos.
Olha as fotos dos calibres e o preço do que eu encontrei de moeda!!!
Abraço,
Osmar
luizmacgyver
04/04/2017, 17:42
Pessoal, acabei de receber as buchas que comentei, chequei as medidas e é aquilo mesmo
ela tem 66 mm de diãmetro , e 34 mm a altura da parte metálica(anel) a altura bate nos 60 mm e o furo idem545997545998546001546002
luizmacgyver
04/04/2017, 18:15
Mais uma frescura:
Adesivo de calota de roda: 4,4cm2
Adesivo de lateral: 14x uns 4 cm
545976 545977
545978 545979
Chuva,Boa noite
Onde condeguiu estes adesivos ??
Bacana McGyver!!
Esses 34 são aquela medida diferente? Nem vai precisar ajustar, né? Vai colocar assim msm? Acho q dá..
Esses adesivos eu baixei umas fotos na internet, logotipos e passei via zap pra uma pessoa q faz cortagem em adesivo, com uma máquina tipo impressora q chama-se plotter.. ela ao invés de ter tinta na ponta tem uma faquinha, tipo estilete..
Ele cortou os 5 logos de S de suzuki e dois 4x4.. esses acho q copiei de um logo de uma cherokee.. são as fotos e medidas do post lá atrás. só salvar as fotos e pedir para fazer. Tudo ficou 10 reais..
[ ]s
Fala Chuva !!!
Olha a tabela que eu peguei no site da NGK !!!
Verdade, os números nos sites de venda não batem mesmo, mas observei que a folga das velas denso estão em polegada!! 0,04" o que equivale 1,02mm.
Regulei as minhas e também tive dificuldades, mas encontrei aqueles calibres de lamina que os mecânicos usam para regular folga das válvulas. Não tinha 1,1mm, então usei um de 0,6 mais um de 0,5mm.
Tem um calibrador tipo moeda que não é caro e é bom !!! Não gosto dos de arame !!!
Então, se a vela esta com 1,1 é normal que uma peça de 1,1mm não entre, é necessário um certa folga para entrar. Quando ajustei as minhas com o calibre de lamina, deixei bem justo mesmo, só entra forçando ai tenho certeza que esta com 1,1mm ou um pouquinho menos.
Olha as fotos dos calibres e o preço do que eu encontrei de moeda!!!
Abraço,
Osmar
legais essas ferramentas!! Eu vi no ml pra vender.. custam baratinho msm!! a de moeda é mais interessante msm e a de fita dá conta do recado tb!
Eu só não sabia q a de lamina dava pra juntar e somar para chegar numa medida específica.. pensei q era duro igual lamina de canivete.. kkk
valeu
[ ]
Resumo de mais uma brincadeira..
Como num futuro não muito distante vou precisar trocar os pneus da minha viatura, preparei esse jogo pela oportunidade de compra das rodas e pneus em valor bem em conta.
Comprei em Brasília a 539 cada pneu bf at ko2. Quem quiser tb passo o contato no privado, mas não sei se ainda tem em estoque.
Tb coloquei os 5 pelo sistema de tração 4x4 integral ser mais chato que o da Tracker e uma diferença de uma roda (step) de diâmetro diferente pode danificar alguma coisa na caixa de transmissão num tempo bem menor de uso.
Fica mais essa experiência positiva para quem quiser fazer algo parecido tb.
Pintura de roda de Civic 2013 para Grand Vitara III e pneu BF AT - YouTube (https://youtu.be/18Bs3Y1Poco)
Chuva e demais prezados, quase não posto aqui, mas leio sempre e agradeço as dicas!!
Sobre o filtro intermediario que vocês estão instalando no cofre do motor, aquele com alta vazão, alguém poderia por favor nos passar o código exato do filtro? Esto querendo fazer este teste durante esta semana.
Obrigado a todos novamente!
Suski
Resumo de mais uma brincadeira..
Como num futuro não muito distante vou precisar trocar os pneus da minha viatura, preparei esse jogo pela oportunidade de compra das rodas e pneus em valor bem em conta.
Comprei em Brasília a 539 cada pneu bf at ko2. Quem quiser tb passo o contato no privado, mas não sei se ainda tem em estoque.
Tb coloquei os 5 pelo sistema de tração 4x4 integral ser mais chato que o da Tracker e uma diferença de uma roda (step) de diâmetro diferente pode danificar alguma coisa na caixa de transmissão num tempo bem menor de uso.
Fica mais essa experiência positiva para quem quiser fazer algo parecido tb.
Pintura de roda de Civic 2013 para Grand Vitara III e pneu BF AT - YouTube (https://youtu.be/18Bs3Y1Poco)
Muito bom!
Chuva e demais prezados, quase não posto aqui, mas leio sempre e agradeço as dicas!!
Sobre o filtro intermediario que vocês estão instalando no cofre do motor, aquele com alta vazão, alguém poderia por favor nos passar o código exato do filtro? Esto querendo fazer este teste durante esta semana.
Obrigado a todos novamente!
Suski
Valeu galera!
Sobre o filtro de combustível, acho o do Fiat Tipo 2.0 o ideal.. BBB (bom, bonito e barato..kkk) bom pq é de metal, bonito pq tem boa vazão e barato pq o preço é ridículo comparado com o preço do filtro da GV3..
Código Wega: FCI1101A
Códigos equivalentes (pego na internet, tem q conferir):
Marca
Código
Bosch
0986450240
Citroen
156779
Cross
GF20
Fram
G6400
Hengst
H82WK01
Inpeca
SIC0100
Japanparts
FC909S
Mahle
KL60
Mann
WK613
Peugeot
156786
Purflux / Fram
EP139
Tecfil
GI03/1
Tecfil
GI03/7
Volkswagen
6N0201511A
Vox
FS03/1
Vox
FS03/7
Vox
FS2419
luizmacgyver
12/04/2017, 12:43
Bacana McGyver!!
Esses 34 são aquela medida diferente? Nem vai precisar ajustar, né? Vai colocar assim msm? Acho q dá..
Esses adesivos eu baixei umas fotos na internet, logotipos e passei via zap pra uma pessoa q faz cortagem em adesivo, com uma máquina tipo impressora q chama-se plotter.. ela ao invés de ter tinta na ponta tem uma faquinha, tipo estilete..
Ele cortou os 5 logos de S de suzuki e dois 4x4.. esses acho q copiei de um logo de uma cherokee.. são as fotos e medidas do post lá atrás. só salvar as fotos e pedir para fazer. Tudo ficou 10 reais..
[ ]s
Grande Chuva
Vou tirar esse 0.5 mm no diametro e a altura vou deixar os 34 mesmo depois posto as fotos
Obrigado pela explicação dos adesivos
[]s
Pessoal, outro dia perdi meu cel e um monte de informações.
Hj remontei várias coisas que coletei e deixo aqui um bkp compartilhado tb.
Programação de chave Suzuki (não sei se funciona):
Sistemas de entrada sem chave são instalados em vários tipos de veículos, e pode ser sincronizado com o seu carro Suzuki em poucos minutos.
A seqüência de programação pode ser concluída apenas com o controle remoto e chave de ignição. A programação não requer nenhum equipamento profissional ou experiência anterior. Instruções:
- Feche todas a porta do seu carro. Com sua chave e controle na mão, abra apenas a porta do motorista;
- Insira sua chave e coloque-o na posição "On" e volte para "Off ";
- Feche e abra a porta do motorista por três vezes;
- Inserir e remover a chave novamente;
- Aguarde as travas para ciclo automaticamente;
- Pressione e segure o botão "Unlock " no controle remoto;
- Segure o botão até que o ciclo fechaduras novamente.
Isso conclui o procedimento de programação.
Anel do batente do amortecedor dianteiro:
Como TODAS as viaturas uma hora começam a apresentar o sintoma do barulho crônico nas caixas de rodas dianteiras, segue o nome da peça que parece um anel de plástico (deveria ser de metal) que chamamos de "rolamento" do batente do amortecedor dianteiro.
Muitos casos de barulhos "incontráveis" parecem surgirem desse dito cujo. Suspeita-se de buchas da barra estabilizadora, coxins da bandeja, diferencial, motor, cambio, BIELETAS e até amortecedores (hastes). Mas pode ser o barulho oriundo desses singelos aneis:
Nome no Partsouq: FRONT SHOCK ABSORBER BEARING
546415 546416
546417 546418
O ponto aqui é que podemos trocar apenas o par desses anéis por volta de R$ 40 ao invés de trocar os dois caríssimos batentes!! O ideal seria adaptar algum de metal..
Contribuição: Eduardo Grupo Zap GV3 Brasil
Códigos e Modelos das Lâmpadas da GV3
Externas:
Neblina - par H11
Farol baixo - par H7
Farol alto - par HB3
Internas:
2 torpedos de 31mm no teto
2 torpedos de 31mm nas portas (essa pode ser mais larga um pouco; GV3 V6, Limited, etc mais frescas)
1 pingo T10 porta malas
2 pingo T10 na luz da placa
2 pingo T10 nos faroletes (Lanternas)
2 pingo T10 nas luzes de leitura
Peça do acabamento teto (aquela que fica na frente dos encaixes de bagageiro):
Código Partsouq 7821565J105PK
Resumo de funcionamento de Turbo:
Ar quente dilata e diminui quantidade de oxigênio ele tem que ser frio para ser mais denso e entrar mais oxigênio para queimar por isso que existe o intercooler depois que o ar fica comprimido ele aumenta a temperatura, igual a um pneus por exemplo, e o inverso acontece com um spray que esfria quando aumenta o volume, p0*V0/t0=p1*v1/t1
O ar, ao ser comprimido na sobrealimentação aumenta a sua temperatura e consequentemente diminuindo a sua massa específica [kg/m3]. Logo a função do intercooler é diminuir a temperatura do ar comprimido para que assim volte a aumentar a densidade.
Como num certo volume de ar quente a massa específica é menor (existem menos partículas) então a quantidade de combustível injetada vai ser menor levando a uma potência limitada face ao mesmo volume de ar frio, visto que o a relação ar combustível é fixa. Num motor a gasolina essa relação é de 14,3 (existe 14,3 mol de ar para 1 mol de combustível).
Assim sendo a temperatura do ar admitido a única variável, a sua diminuição faz aumentar a densidade o que possibilita introduzir mais combustível. Deste modo gera-se maiores temperaturas e pressão o que faz aumentar o torque [Nm] e a potência [kW].
Troca de liquido se arrefecimento (radiador):
GV3 seria o azul 86-174BOEM
Usar uns 12L na 3.2 e 7.3L na 2.0 (considerando reservatório)
* Na 2.0 só abrir a torneirinha na parte de baixo do radiador mesmo e ir trocando o liquido até ficar transparente. Provavelmente deve sair quase tudo qdo abre a torneirinha;
* Na 3.2 tem que abrir um parafuso que fica no cano de ferro atrás do bloco do motor na hora que for colocar o fluido. O total da v6 são 8,7L no bloco do motor e 0,8L no reservatório. Cada vez que vc abre a torneirinha do radiador saem 4L.
O liquido de arrefecimento da Honda OL-999-9011 serve na GV3 sem problemas e custa a metade do preço do liquido da Suzuki. Pode ser adquirido nas CCS Honda por uns R$ 90,00 3,92 litros, pronto pra usar, sem diluir (já vem tb meio a meio), é tb super long life e dura uns 100.000km!!
CÂMBIO AUTOMÁTICO GV3 - Detalhes, medições e Troca do Óleo ATF:
DETALHES DOS MODELOS PELO MOTOR:
* Câmbio do modelo GV3 3.2 (V6) de 5 marchas: Toyota A750F (Nome estrangeiro = "Escudo")
* Câmbio do modelo GV3 2.0 (L4) de 4 marchas: AISIN AW 03-72LE (o mesmo da TR4 e outros. Mas o filtro do óleo é específico!)
ÚNICO Óleo possível: ATF 3309
Os pesquisados Texamatic 7045e ou PETRONAS Tutela Para Transmissão GI MV Atf Dexron III H são parecidos, mas inferiores.
MEDIÇÃO DO NÍVEL:
Deve sempre ser medido preferencialmente depois do funcionamento do motor.
Após 10 minutos ligado, passar a alavanca por todas as posições (p, r, n, d, 4, 3, 2, L) e em cada uma delas ficar 5 segundos. Ida e volta até o Park de novo e em seguida verificar o nível na vareta. Se o motor estiver frio a auferição é no nível inferior, se estiver quente é no nível superior da vareta.
Numa troca, se colocou exatamente o que tirou e não houve nenhum vazamento não há necessidade de repor o "faltante" auferido pela vareta. Este óleo quente expande até 30%, o que é bastante!
Por isto ele deve ser trocado com o motor completamente frio. Para o motor estar quente mesmo vc deve andar normalmente, sem forçar o carro uns 10k. Assim o nível da vareta deve estar no máximo com o carro quente. Mecânicos preferem medir com o carro quente pois dá menos margem de erro.
O reservatório já foi feito para a expansão, portanto completar com fluído a mais dá problema no cambio AT!
by Ricardo (Xará)
PROCEDIMENTO TEÓRICO DE TROCA CASEIRA DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO (Ainda para testar):
- Tirar 3 litros do cárter, abrir e limpá-lo, inclusive filtro com querosene (o elemento filtrante não é de papel);
- Remontar, completar 3 litros e girar motor uns minutos;
- Soltar mangueira de saída de óleo para resfriamento (visto carro de frente, a da esquerda no radiador);
- Conectar mangueira transparente adicional (para se ver cor de retorno do óleo novo = fim de seu "bombeamento") e deixar ponta para lata de escoamento do óleo velho;
- Conectar outra mangueira ao ponto aberto no radiador, antes do retorno de óleo ao câmbio AT, e nesta segunda mangueira conectar numa bomba para empurrar óleo novo no sistema a uma vazão/pressão de 1 litro a cada 20s (bomba dágua de máquina de lavar roupas;
- Bombear óleo novo de um galão com 12 litros (V6) com o carro ligado e passando por todas as marchas por aprox. 4min, ou até q o óleo novo e completamente límpido de impurezas com coloração bem avermelhada translúcida saia pela mangueira transparente antecipadamente acoplada ao retorno; ou ainda ate que o óleo novo bombeado acabe;
- Comparar a litragem q saiu com a q entrou e ajustar a diferença no sistema: adicionando mais óleo pela vareta ou retirando óleo pela mangueira de retorno.
by Chuv@
TIPOS DE ÓLEOS:
- GL4 é para câmbio manual com anéis sincronizados em latão (80w90)!
- GL5 é para diferencial e caixa de transferência (80w90)!
QTDADE DE ÓLEO:
- Diferencial Dianteiro: 0,95L;
- Diferencia Traseiro: 0,8L;
- Caixa de Transferência: ~1,6L.
546419
LIMPEZA DE CATALIZADOR:
- Desmontar o coletor de admissão e aplicar desengraxante (sugerimos imersão em gasolina ou querosene ou qualquer solvente que não agrida o plástico do coletor);
- Limpar a entrada do cabeçote com gasolina e com muito cuidado para que não entre sujeira no cabeçote;
- Desmontar o catalisador e verificar se há passagem de luz através da colmeia, se estiver comprometida descarte o componente;
- Caso a colmeia esteja intacta deveremos aplicar um tubo do TUNAP MICRO LOGIC PREMIUM 137 diretamente sobre a colmeia do catalisador frio no sentido inverso ao fluxo e deixar escorrer até que a liquido saia limpo do outro lado;
- Deixar descansar por 2 horas e remontar no veiculo.
CUIDADO: se acionar a partida no veiculo com o catalisador ainda úmido, o TUNAP poderá inflamar com a temperatura e destruir a peça. Verificar o estado do sistema de admissão (válvulas injetoras de combustível e filtro de ar) do sistema de ignição (velas, bobinas).
Relato atípico complexo de erro de injeção:
Resolvido erro P0171 fazendo a limpeza do tanque de combustível, limpeza dos bicos, troca dos retentores dos bicos injetores, limpeza do sensor MAF, e do coletor de admissão.
Ocorria entrada de ar pelo bico injetor pois os retentores estavam ressecados e rachados. Outro ponto a ser verificado e a junta do coletor de admissão.
Usado programa no celular (DashCommand) para analisar o uso do combustível e verificar a mistura ar/combustível. Antes de resolver o problema, sentia-se um cheiro de gasolina.
A análise das mistura ar/combustível é feita pelo short trim fuel e long trim fuel, que devem permanecer perto de 0%. No caso estava em -20%, o que é indicativo de entrada de ar excessivo na queima.
Osmar Junior
13/04/2017, 16:05
Muito bom Chuva !!!!
Só de informação adicional: o fluido ATF de cambio original é o MOBIL 3317 podendo usar o MOBIL 3309 e o FEBI 29934, pelo que andei pesquisando esse FEBI tem uma qualidade superior ao 3309.
Ah, e as lampadas das lanternas traseira são:
T-20 5/21w cristal para o freio e lanterna
T-20 21w ambar para a seta
T-20 21w cristal para a luz de ré.
A_Oliveira
17/04/2017, 18:08
Coloco abaixo os projetos de tudo para quem quiser se divertir tb! Revi e atualizei mais algumas medidas, apenas estéticas.
542227
542228 542230[/QUOTE]
Olá Chuva,
Esse calço menor, de 36mm, do projeto da esquerda, eleva o carro em 5cm, sabe se também provoca o avanço da roda traseira a ponto de precisar do suporte da 4sport? Ele casaria bem com calços dianteiros de 32mm.
Estive pensando em fazer um calço de 32mm, já que o meu dianteiro é nessa medida. No projeto do calço menor, o cilindro interno de 64mm de diâmetro está com 30mm de altura. Para diminuir a altura do calço para 32mm creio que teria que diminuir a altura desse cilindro interno. Qual seria a altura mínima para não ter problema de encaixe?
Abs
A_Oliveira
17/04/2017, 20:12
542228
Chuva, estou apanhando pra citar só a imagem. O projeto que mencionei é esse.
CAIORICK
18/04/2017, 06:23
HYUNDAI:
TUCSON - 2004 ATÉ 2007
SANTA FÉ - ATÉ 2008
I30 - 2009 ATÉ 2013
KIA:
SPORTAGE - 2005 ATÉ 2009
CERATO - 2006 ATÉ 2013
MAGENTIS - 2006 ATÉ 2012
Que ótima notícia! E as demais buchas da bandeija? Vocês têm a referência?
Olá Oliveira!!
Então, qquer medida q levante um pouco atrás, passando de 1 pol já descentraliza a roda. Em 2 pol o suporte da 4sport seria necessário, mas não essencial, apenas estético. Isso pq, a folga entre o pneu e a caixa de roda de cada lado continua em 5cm nessa medida do seu pneu em cada lado(medidas da caixa dianteira). A roda traseira sem o suporte 4sport fica com 5 cm do lado mais pro centro do carro e com 7 cm do lado proximo ao parachoques traseiro.
Sobre a altura do cilindro interno realmente essa medida tem q mudar, já que o topo dela é a base para o suporte da mola. Eu não lembro exatamente se eram 2.1 ou 2.6cm a medida minima interna. Eu acho q o "toquinho" do carro deve ter algo mais q 2 cm e por segurança usei 0,5cm pra "conectar" essa parte superior com o anel q recebe a mola. Acho q é isso, mas com certeza nos posts anteriores existe já essa discussão, já que o calço tem essa altura mínima para ser seguro e encaixar no pino central no carro.
Qquer coisa menor que isso já seria um "anel" e não é seguro, já que a mola poderia sair. De qquer forma, msm com pneu menor, tenho uma igual a sua nesses pneus, o lift de 2 pol já deixa o carro com outra cara e outra dirigibilidade, não acho q fica feio, enfim.
Abç
A_Oliveira
18/04/2017, 12:48
Valeu Chuva!!
Aumentar os pneus é uma possibilidade que está sempre presente. Quando chegar a hora da troca avaliarei de novo.
Seus calços são os dessa medida (36mm)? Teve que trocar amortecedor?
Obrigado pelos esclarecimentos.
Opa,
Sim, meus calços são os do último projeto que postei nesse tópico. Apenas os traseiros maiores q eu não fiz e não testei, apenas montei o projeto pela possibilidade.
Não troquei nenhum amortecedor. Pelo q já testei não deu fim de curso em nenhum momento. Na dianteira não temos ainda opções (dos melhores ainda o Kyb = kayaba), na traseira há inúmeras, sendo uma delas os da kombi.
Mas o que está ficando ultimamente homologado seriam para a traseira os amortecedores traseiros da L200 4x2 2002 a 2007
Falando em amortecedores, não custa RELEMBRAR que há marcas "OTHEMAS" no mercado que são apenas etiqueta. Muito reclaman dos iroman, mas por uso excessivo parece que tb não são de adamantium, e estouram. Em uso normal devem durar uma eternidade.
Mas o pior de tudo são os OFF LIXO SHOX, que estouram em condições normais de uso, não de trilha, durando MENOS QUE OS ORIGINAIS!! Essa é para aqueles que ainda acham q Off Shox presta! ;) kkk
Talvez agora com a UNIÃO entre duas empresas (pra ver se conseguem fazer algo decente pelo menos uma vez na vida).. mas eu jamais compraria.. nem se fosse metade do preço de um convencional!! Só pra deixar bem claro que são uma jossa msm!
[ ]s
luizmacgyver
18/04/2017, 18:38
Grande Chuva
Amigo preciso de um help seu tirei o protetor dianteiro para troca do óleo do diferencial dianteito e estou querendo fazer um protetor de carter metalico igual ao que idealizou , poderia me passar as medidas da chapa e o angulo das duas dobras ??
A furação eu copio da antiga e adiciono mais algumas
Pode ser desenho de papel de pão
Grande abraço
Ola MacGiver!!
Seguem as medidas que tirei do meu molde. A furação é a parte mais chata e mesmo q eu medisse e colocasse pra vc, há diferenças de mms entre os carros. Todos os que coloquei tiveram diferenças. Uns buracos aumentei com a broca, outros oblonguei e tb bem.. De qquer forma, segue o papel de pão! kkk
546665
O ângulo chutei 15 graus nas duas dobras e deu certinho!! Os parafusos 5 e 6 podem ser os q o carro já tem pra prender a chapinha de plástico. Na pqna dobra menor há dois furos para se prender com parafusos M6 com porca tb no plástico do parachoques. Não são essenciais, mas se vibrar algo o furo já tá la.
Falar em vibrar, os protetores encostam no suporte de ferro do diferencial dianteiro mas não escutei vibrar ferro com ferro. Eu colei um pedaço de borracha de uns 20x5cm com cola de junta de caminhão pra garantir.
A temperatura do cofre não subiu nada por não existir furo nesse modelo. Furos esses q eliminei pra não enroscar nada e o carro pranchar nos obstáculos. Aliás os furos para a saída do óleo tb eliminei, L4 e V6, pq usando o furo para se trocar o óleo o rebosteio é o mesmo e fazer furo com diametro maior que 8cm acho furada total.
Segue o último colocado de um camarada aqui do fórum. Dei um tapa com primer pra adiantar mas colocamos apenas para ajustar a furação, daí ainda a cor cinza.
As chapas são de 3mm e talvez até suporte o carro, mas é a chapa q o cara tinha pra cortar. Acho q qquer coisa acima de 1,5mm já protegem super bem!
546666
A foto foi tirada antes de se apertar todos os parafusos.
Aproveito pra colocar mais umas informações no fórum
Segue uma foto de uma polia não original na correia de serviços da L4. Quem souber que polia é essa por favor informe, pois com certeza tem tamanho funcional e o preço deve ser ótimo! Gol?
546667
Pastilhas de cerâmica que comprei pra acabar com a poeira e falta de freio no meu carro. Total jogo das 4 rodas via ML: R$ 340.
Código bendix dianteira: HQJ 4059 - Traseira: HQJ 4060 (a mesma do Nissan Sentra)
Por ser de cerâmica acho q não vou ter problemas, mas se o resultado for ineficiente posto o feed-back depois de um tempo q colocar.
546668 546669
Segue uma outra posição que instalaram o filtro de combustível adicional na linha do carro.
Fica sob o carro e modelado com engate rápido. Acho q há diversas opções, mas inserindo o filtro na linha já se ajuda muito o sistema.
Talvez não seja mais prática a troca, mas talvez mais segura. Apesar de que ainda há muito carro com filtro de combustivel no cofre do motor.
546670
O difícil dessa saga é descobrir qual a mangueira que vai para a flauta.
Anel do batente do amortecedor dianteiro:
Como TODAS as viaturas uma hora começam a apresentar o sintoma do barulho crônico nas caixas de rodas dianteiras, segue o nome da peça que parece um anel de plástico (deveria ser de metal) que chamamos de "rolamento" do batente do amortecedor dianteiro.
Muitos casos de barulhos "incontráveis" parecem surgirem desse dito cujo. Suspeita-se de buchas da barra estabilizadora, coxins da bandeja, diferencial, motor, cambio, BIELETAS e até amortecedores (hastes). Mas pode ser o barulho oriundo desses singelos aneis:
Nome no Partsouq: FRONT SHOCK ABSORBER BEARING
546415 546416
546417 546418
O ponto aqui é que podemos trocar apenas o par desses anéis por volta de R$ 40 ao invés de trocar os dois caríssimos batentes!! O ideal seria adaptar algum de metal..
Contribuição: Eduardo Grupo Zap GV3 Brasil
Achei as ditas pra vender e seguem as fotos, códigos e valores da original e substituta:
546671
luizmacgyver
19/04/2017, 22:49
Show de bola Chuva
Muito obrigado pelo desenho, a unica coisa que devo fazer diferente do seu vai ser alguns furos redondos e prensados com uns Dimple Dies que mandei fazer, depois posto as fotos
Onde achou essas arruelas plasticas do amortecedor dianteiro?? No Ebay ?
Ola,
Então, o site é o partsouq.com. Tem no ebay tb, mas lá resta dúvidas. Esse aqui é bem definido msm.
Vc pode achar com o seu carro ou pelo modelo. Para achar exatamente o seu carro vc insere o VIN/Frame number, que é o numero do chassis.
Achei esses aneis por MARCA / EUROPA (em japa nao se entende nada) / Modelo (grand vitara) e cliquei no jb632 (v6, mas é td igual de suspensão). O modelo do L4 é jb420.
Item 10 do menu esquerdo = Suspension e o primeiro desenho do lado direito, uma foto q tem o amortecedor dianteiro.
103 - FRONT SUSPENSION | Grand Vitara JB632 JB632W | Suzuki | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Suzuki&ssd=%24HAxLcgICBQQGSl8GBB5XWlB1BQMFBlgbJnJHAAZtVXZ EOhYMQRI%24&vid=17&cid=1997&uid=23345&q=)
Ontem um camarada me disse q achou em outro site.asia (não lembro o nome) tb.
[ ]s
Aproveito pra colocar mais umas informações no fórum
Segue uma foto de uma polia não original na correia de serviços da L4. Quem souber que polia é essa por favor informe, pois com certeza tem tamanho funcional e o preço deve ser ótimo! Gol?
546667
Não sei qual é, mas no Tracker eu uso a do Pálio 1.0 motor Fiasa. Essa polia é externa à correia e o esticador compensa o seu menor diâmetro. Pode ser que sirva também no GV III.
Abs,
LFC
Boa LFC!!
Os motores são praticamente idênticos! Com certeza serve sim então!!
Valeu!!
[ ]s
CAIORICK
20/04/2017, 18:46
Ola,
Então, o site é o partsouq.com. Tem no ebay tb, mas lá resta dúvidas. Esse aqui é bem definido msm.
Vc pode achar com o seu carro ou pelo modelo. Para achar exatamente o seu carro vc insere o VIN/Frame number, que é o numero do chassis.
Achei esses aneis por MARCA / EUROPA (em japa nao se entende nada) / Modelo (grand vitara) e cliquei no jb632 (v6, mas é td igual de suspensão). O modelo do L4 é jb420.
Item 10 do menu esquerdo = Suspension e o primeiro desenho do lado direito, uma foto q tem o amortecedor dianteiro.
103 - FRONT SUSPENSION | Grand Vitara JB632 JB632W | Suzuki | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World (https://partsouq.com/en/catalog/genuine/unit?c=Suzuki&ssd=%24HAxLcgICBQQGSl8GBB5XWlB1BQMFBlgbJnJHAAZtVXZ EOhYMQRI%24&vid=17&cid=1997&uid=23345&q=)
Ontem um camarada me disse q achou em outro site.asia (não lembro o nome) tb.
[ ]s
SSG.ASIA - AUTO SPARE PARTS ONLINE STORE | DUBAI, UAE (https://www.ssg.asia)
Esse link é do rolamento:
Search of a detail in the article (https://www.ssg.asia/search.html?article=41741-65J00&brand=Suzuki&sort___search_results_by=final_price&term=0&smode=A)
luizmacgyver
21/04/2017, 12:07
Programação de chave Suzuki (não sei se funciona):
Sistemas de entrada sem chave são instalados em vários tipos de veículos, e pode ser sincronizado com o seu carro Suzuki em poucos minutos.
A seqüência de programação pode ser concluída apenas com o controle remoto e chave de ignição. A programação não requer nenhum equipamento profissional ou experiência anterior. Instruções:
- Feche todas a porta do seu carro. Com sua chave e controle na mão, abra apenas a porta do motorista;
- Insira sua chave e coloque-o na posição "On" e volte para "Off ";
- Feche e abra a porta do motorista por três vezes;
- Inserir e remover a chave novamente;
- Aguarde as travas para ciclo automaticamente;
- Pressione e segure o botão "Unlock " no controle remoto;
- Segure o botão até que o ciclo fechaduras novamente.
Isso conclui o procedimento de programação.
Prezado Chuva
comprei uma chave nova do CHINEIS e mandei corter a chave, coloquei o miolo (parte de alarmee abertura das portas)da antiga e o carro não pega, você tenta dar partida mas o motor não pega.
Vou tentar esse procedimento e falo se funcionou
luizmacgyver
21/04/2017, 12:14
Ola MacGiver!!
Seguem as medidas que tirei do meu molde. A furação é a parte mais chata e mesmo q eu medisse e colocasse pra vc, há diferenças de mms entre os carros. Todos os que coloquei tiveram diferenças. Uns buracos aumentei com a broca, outros oblonguei e tb bem.. De qquer forma, segue o papel de pão! kkk
546665
O ângulo chutei 15 graus nas duas dobras e deu certinho!! Os parafusos 5 e 6 podem ser os q o carro já tem pra prender a chapinha de plástico. Na pqna dobra menor há dois furos para se prender com parafusos M6 com porca tb no plástico do parachoques. Não são essenciais, mas se vibrar algo o furo já tá la.
Falar em vibrar, os protetores encostam no suporte de ferro do diferencial dianteiro mas não escutei vibrar ferro com ferro. Eu colei um pedaço de borracha de uns 20x5cm com cola de junta de caminhão pra garantir.
A temperatura do cofre não subiu nada por não existir furo nesse modelo. Furos esses q eliminei pra não enroscar nada e o carro pranchar nos obstáculos. Aliás os furos para a saída do óleo tb eliminei, L4 e V6, pq usando o furo para se trocar o óleo o rebosteio é o mesmo e fazer furo com diametro maior que 8cm acho furada total.
Segue o último colocado de um camarada aqui do fórum. Dei um tapa com primer pra adiantar mas colocamos apenas para ajustar a furação, daí ainda a cor cinza.
As chapas são de 3mm e talvez até suporte o carro, mas é a chapa q o cara tinha pra cortar. Acho q qquer coisa acima de 1,5mm já protegem super bem!
546666
A foto foi tirada antes de se apertar todos os parafusos.
Chuva , um amigo meu fez o desenho do protetor de carter e notou uma diferença de 9,37 mm depois de dobrar a chapa , aquela medida que colocou no desenho se refere as partes planas com as dobras ou sem as dobras
Abaixo está o desenho, se possivel verifique se é isso mesmo e se for , já fica o desenho pronto
grande abraço
546823
Oi mcgyver!!
As medidas q tirei são da chapa SEM as duas dobras.. peguei as medidas no carro dobrando um papelão, dai qdo esticado no chao deu essas medidas.
Qto vai ficar depois das dobras eu não sei..
[ ]s
Brincadeira do dia.. Troca de pastilhas..
Coloquei as pastilhas q finalmente chegaram..Bendix jurid hqj-4059 e 4060, dianteira e traseira respectivamente. Agora sei pq a traseira come mais rápido, é minúscula!
546837546838
546839 546840
As q estavam da Sil nem estavam na metade, mas como não freiam e soltam muita fuligem quis trocar.
Na última foto acima um dos dois parafusos chave 17 para se soltar a pinça de freio traseira. Não sei pq mas as traseiras estavam muito mais duras q as dianteiras para tirar.
546841
Depois de tudo solto a maior dificuldade foi empurrar um pouco o embolo das pinças para as novas caberem na largura do disco de freio. Soltei com chave 8 o parafuso de vazão de óleo de cada pinça e rapidamente apertei o sargento para ele entrar meio cm. Em seguida reapertei o parafuso de sangria e montei td.
Comparativo real de pneus (todos medidos com 30 libras)..
Original Dueler 225 65 17 (bem gastos em roda original 17"):
- Diâmetro total: 71,5 cm
- Largura: 23cm
Alternativo BF AT Ko2 225 75 16 17 (novos em roda Civic 16":
- Diâmetro total: 74,5 cm
- Largura: 22,7cm
546842 546843
Procura de barulhos..
Aproveitei e desmontei td pra dar uma olhada nos calços que fiz..Tudo OK e nada saiu do lugar..
546844
Sobre o anel/rolamento que fica em cima no batente dos amortecedores dianteiros dei uma olhada e estão ok, intactos, mas folgados. Dei uma ajustada nas bordas de encaixe com um pedaço de aço e martelo para tirar folga da peça. Espero que melhore ou resolva o barulho, mas não sei se é ísso.
546845
Estou achando que alguns barulhos q escuto na suspensão estão vindo dessas buchas abaixo. Essas que o amigo macGyver descobriu das bandejas que são iguais da Tucson ou Cerato.
Conversei com um amigo e parece q estão só começando a abrir e não deveriam fazer barulho. Quem trocou pra sanar esse problema as buchas estão iguais a essa ou ainda tenho muita bucha pela frente? (os dois lados estão iguais..)
546846
Ajuste de cambagem..
Montei o jogo novo e coloquei uns aneis centralizadores (2mm) que fiz para testar apenas. O ideal é adquirir o jogo de aneis 60 pra 64mm de ferro, já que o projeto da GV3 prevê a sustentação do carro pelo centro da roda e não pelos 5 parafusos, que podem quebrar com o tempo.
546847 546848
Depois com um apetrecho caseiro dei uma verificada na cambagem q já estava quase boa.
Consiste de um laser desses de aula e um suporte de gps, previamente alinhados numa parede no prumo, para poder comparar com a linha tb no prumo.
546850 546851
546852 546853 546854
luizmacgyver
21/04/2017, 19:28
Ajuste de cambagem..
Montei o jogo novo e coloquei uns aneis centralizadores (2mm) que fiz para testar apenas. O ideal é adquirir o jogo de aneis 60 pra 64mm de ferro, já que o projeto da GV3 prevê a sustentação do carro pelo centro da roda e não pelos 5 parafusos, que podem quebrar com o tempo.
546847 546848
Depois com um apetrecho caseiro dei uma verificada na cambagem q já estava quase boa.
Consiste de um laser desses de aula e um suporte de gps, previamente alinhados numa parede no prumo, para poder comparar com a linha tb no prumo.
546850 546851
546852 546853 546854
Muito boa a ideia do prumo laser
CAIORICK
21/04/2017, 20:26
Luiz, para ficar livre de comprar a bandeja ainda temos que encontrar um pivô compatível !!! rsrsrsrsrs
Se eu arrumar uma bandeja usada, consigo todas as informações necessárias!!!
Abraço,
Osmar
Grande Osmar,
É possível comprar as duas buchas e o pivô da marca Febest, que não é boa igual a original, mas que também não é ruim pelo que li de relatos nos sites gringos, no site febestparts.com, segue a referência das três peças para pesquisa nas fotos.
45531-65J00 — FRONT ARM BUSHING FRONT ARM - Febest #SZAB-031 - One Year Warranty (https://febestparts.com/FRONT_ARM_BUSHING_FRONT_ARM/SZAB-031)
45201-65J00 — REAR ARM BUSHING FRONT ARM - Febest #SZAB-030 - One Year Warranty (https://febestparts.com/FRONT_ARM_BUSHING_FRONT_ARM/SZAB-030)
43345-65810 — LOWER ARM BALL JOINT BOOT - Febest #SZBB-GVJB - One Year Warranty (https://febestparts.com/LOWER_ARM_BALL_JOINT_BOOT/SZBB-GVJB)
A bucha horizontal tem no site ssg.asia, segue foto com a numeração original.
Essa semana passei num buraco monstro e quebrou o rolamento do coxim e o coxim. Como a bucha maior (essa que você está testando uma substituta da Tucson) também estava ruim mandei recuperar numa fábrica de buchas aqui de Fortaleza RM borrachas. Mas estou planejando comprar todas e um coxim e os rolamentos do coxim para ter de reserva. Pois infelizmente faltam muitas peças na CCS, além de ser um roubo!
Saudações, Carlos Lopes.
CAIORICK
21/04/2017, 20:48
Brincadeira do dia!!
[ ]s
Esse Chuva é ninja!
Fiz a troca em casa seguindo as instruções no vídeo e ficou perfeito! Recomendo!
Não consegui fazer com a classe do Chuva mas deu certo...
Esqueci de prender a mangueira de retorno do óleo velho com abraçadeira e recomendo prendê-la com fita isolante também na entrada do galão de descarte, pois o óleo velho sai com pressão e mangueira pode chicotear e sair do galão...como não fiz essas duas coisas acabei fazendo lambança...sujei o piso da garagem de óleo vermelho de direção...claro que patroa não gostou nem um pouco...tive que limpar lógico!
Abraço, Carlos.
CAIORICK
21/04/2017, 20:55
Procura de barulhos..
Aproveitei e desmontei td pra dar uma olhada nos calços que fiz..Tudo OK e nada saiu do lugar..
546844
Sobre o anel/rolamento que fica em cima no batente dos amortecedores dianteiros dei uma olhada e estão ok, intactos, mas folgados. Dei uma ajustada nas bordas de encaixe com um pedaço de aço e martelo para tirar folga da peça. Espero que melhore ou resolva o barulho, mas não sei se é ísso.
546845
Estou achando que alguns barulhos q escuto na suspensão estão vindo dessas buchas abaixo. Essas que o amigo macGyver descobriu das bandejas que são iguais da Tucson ou Cerato.
Conversei com um amigo e parece q estão só começando a abrir e não deveriam fazer barulho. Quem trocou pra sanar esse problema as buchas estão iguais a essa ou ainda tenho muita bucha pela frente? (os dois lados estão iguais..)
546846
Chuva,
Possível pedir essa bucha da Febest segue link abaixo:
45201-65J00 — REAR ARM BUSHING FRONT ARM - Febest #SZAB-030 - One Year Warranty (https://febestparts.com/FRONT_ARM_BUSHING_FRONT_ARM/SZAB-030)
A minha mandei fabricar outra, foi aproveitada a parte metálica na RM borrachas em Fortaleza. Mas infelismente não cheguei a ver o estado dela. Sei que pós troca todos os ruídos da suspa foram sanados.
Valeu pelo relato Caio!!
Assim q possível com comprar essas danadas!
[ ]s
MacGyver meu caro,
E as suas buchas de tucson adaptadas? O que exatamente mudou nos finalmentes da instalação, onde comprou e quanto?
Tavam iguais ou mais zuadas q as minhas? kkk
Valeu!!
luizmacgyver
22/04/2017, 18:40
MacGyver meu caro,
E as suas buchas de tucson adaptadas? O que exatamente mudou nos finalmentes da instalação, onde comprou e quanto?
Tavam iguais ou mais zuadas q as minhas? kkk
Valeu!!
Great Rain
Vamos aos fatos , eu comprei as buchas e quando levei o tumov para fazer a troca um amigo meu de uma empresa especializada em suspensão achou que as mesmas embora trincadas ainda aguentariam mais um tempo as que ele tinha eram paralelas e ele achou melhor manter as originais
Sendo assim estou com as mesmas na gaveta ainda
O aspecto das mesmas quando o carro está elevado realmente não é dos melhores
Mas ele pegou uma alavanca e não achou folga consideravel nas mesmas e me desaconselhou de fazer a troca naquele momento e me disse que a melhor bucha era da Axios Monroe foi a que comprei pelo merdado livre
Foi neste link, muito profissa o vendedor
luizmacgyver
22/04/2017, 18:47
Fiz a medição das buchas e ela é 0,5 mm mais grossa e 4 mm mais alta na parte metálica central , a altura e o furo central são as mesmas
Sinceramente não sei se esse 0,5 mm a mais impedirá a mesma de entrar na bandeja mas um pouquinho de lixa e pronto
Eu não tenho barulho na suspensão só do lado do motorista quando esterço totalmente a direção e dobro a esquina da minha casa que é numa ladeira , a mesma RANGE mas em linha reta a mesma trabalha bem o rangido some quando as borrachas estão molhadas, acho que é a bucha da barra estabilizadora
Fotos do brinquedo..
Depois de montar tudo fui testar o balanceamento e ficou td uma jossa.. vibrando tudo.. de 70 a 120km/h.. muito msm..
Dai levei num outro cara pra balancear e ele me deu uma dica: como os pneus mais borrachudos, apesar das rodas retas, geralmente pedem muito chumbo, muito mais q a média 40g, o balanceamento tem q ser feito em máquinas que usam os dois lados da roda para colocar peso. Se o cara balancear centralizando os pesos ele zera mas na prática fica ruim. Resumindo, cada roda teve mais que 100g de chumbo!! Uma deve te dado uns 200g.. enfim.. achei estranho mas no teste até 170km/h numa reta ficou uma tetéia!! não vibra mais nada! Fica a dica!
Fotos da "Canela Seca" (apesar de que achei q não ficaram finos os pneus)..
547082 547083
547084 547085
547086
O envelopador é meio "coxa" então não acabou o serviço.. kkk Mas o amigo Beraldo fez o favor de completar digitalmente pra mim.. haja tempo.. asap..
547087 547088
Fiz a medição das buchas e ela é 0,5 mm mais grossa e 4 mm mais alta na parte metálica central , a altura e o furo central são as mesmas
Sinceramente não sei se esse 0,5 mm a mais impedirá a mesma de entrar na bandeja mas um pouquinho de lixa e pronto
Eu não tenho barulho na suspensão só do lado do motorista quando esterço totalmente a direção e dobro a esquina da minha casa que é numa ladeira , a mesma RANGE mas em linha reta a mesma trabalha bem o rangido some quando as borrachas estão molhadas, acho que é a bucha da barra estabilizadora
Valeu meu caro!!
Depois da minha desmontagem os ruidos diminuiram uns 80%.. acho q era a folga dos aneis dos batentes dos amortecedores msm q eu dei um tapa com o martelo.. Mas obrigado pelos relatos q assim q o meu estourar vou voltar aqui e seguir suas dicas!!
[ ]s
CAIORICK
24/04/2017, 20:06
Show de bola...ficou fantástica!!!!
Depois conta pra gente como está o consumo com estes pneus...