Conectar

Ver Versão Completa : GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa

Páginas : 1 2 3 [4] 5

Chuva
06/05/2018, 16:41
MAF V6

O sensor de fluxo de ar deve ter como parâmetro medido no scanner (ELM 327 por exemplo) em ponto morto e o motor a quente o numero do motor. Exemplo da V6 tem q dar 3.2 em média. A 2.0 tem que dar 2.0 em média.

Valores muito diferentes podem indicar peça com calibração errada de fábrica ou com defeito. Em ambos os casos o carro bebe mais..

558177
O sensor é lacrado e impossível de limpa, diferente da 2.0 q parece ma gota de mel limpável..

Código de peça para compra:
558178

Chuva
06/05/2018, 16:43
Ponto de correia 6pk 2175 da V6

Entre os dois pontos a tensão está ok, geralmente correia nova. Fora disso a correia está laceada e velha..

558179
Velha

558180
Nova

Chuva
06/05/2018, 16:46
Motor de arranque V6

Quando o carro começa a sofrer para ligar e o problema não é a bateria: a partida faz um TEC e o motor não gira.. nas próximas tentativas funciona..

É a peça das fotos q pode ser recondicionada (o problema é tirar e recolocar o motor de arranque.. kk):
558181 558182
558183 558184

Chuva
06/05/2018, 16:48
Erro de sensor de detonação V6

Após lavarem muito um motor o erro abaixo surge provindo dos conectores molhados do motor.
Só soltar tudo, WD-40 e remontar..

O erro pode ser limpo no scanner

558185

Chuva
06/05/2018, 16:51
Mangueira de saída de água do A/C entupida

Se o carro começar a aparecer água no tapete do carona pode ser esse dreno entupido. Fica praticamente no pé do passageiro, sob o carro..

558186

Chuva
06/05/2018, 16:57
Troca de kit Lift

Como a traseira do carro arriou demais, substitui as molas pelas originais com calço e na dianteira coloquei o calço com suporte ao batente do coxim de amortecedor que inventamos:

558187 558188 558189
A mola de 2'' a mais se deformou tanto na altura quanto no formato, parecia um "C", infelizmente a traseira "sambava" e tirava a segurança do carro.

558190 558191
Na dianteira o calço sem suporte proporcionava ao batente de borracha mudar muito de posição. Estava já bem fora de posição para cima conforme foto, já que não havia limitador de curso

558192
Diferenças estruturais dos calços dianteiros

Chuva
06/05/2018, 17:02
Comparativos de calços traseiros (pqnas mudanças de mms)

558193
Carro sem calço (altura original 790mm)

558194
Carro com 37mm de calço (altura final 841mm)

558195
Carro com 38mm de calço (altura final 855mm)

558196
Carro com 45mm de calço + 1,5cm a mais de pneu (altura final 864mm)

Chuva
06/05/2018, 17:10
Detalhes de troca de óleo de câmbio GV3 V6 (OLEO ANTIGO ERRADO!!)

GV3 SÓ ACEITA MOBIL ATF 3309 OU ATF 3317. Fuja de papo de vendedor que diz q tem algo igual mais barato compatível!!

Carro dava muitos socos ao trocar de marcha: ficou zero após a troca TOTAL!!

558197 558198 558205
Aspecto fino, tonalidade azul, cheiro estranho e "coagulado" no sistema..

558199 558200
Colocação do filtro de óleo de câmbio por manutenção anterior no métoda da PORRADA! kkk

558201 558204
558202558203
Filtro de óleo lavado e cárter limpo e com junta nova

558206 558207
Cor do óleo certo antes e depois de inserido no sistema. Colocado os 10.1L totais.

rui camara
08/05/2018, 15:14
excelente!!!

Rpxavier
09/05/2018, 11:48
Muito interessante esta explicação, vou tentar isso no final de semana, valeu.
COMO DIRIGIR COM CAMBIO AUTOMÁTICO

Acho interessante uma lida neste texto, mesmo para quem possui outros automáticos além do Suzuki:Auto Lock-up:

Que que é isso?Atendendo a pedidos, segue uma explicação sobre o que é e como facilitar o uso do auto lock-updos câmbios automáticos. Ressalto que sou quase leigo no assunto, portanto os termos usados podem não estar adequadosMas dá para ter uma idéia de como funciona. A embreagem do câmbio automático é o conversor de torque, que compensaa diferença entre a velocidade do motor e a da caixa. Imaginem uma embreagem com o pedal meio apertado.É assim que o conversor fica quando as velocidades entre motor e caixa são diferentes. Só que ele patina de forma diferente da embreagem do câmbio manual, pois não há tanto desgaste de peças, apenas geração de calor em funçãodo movimento da turbina que trabalha lá dentro, imersa em óleo.

Mas vamos ao tal do auto lock-up. Concordam que, da mesma forma que o pedal de embreagem, o conversor de torque só é necessário quando as velocidades do motor e da caixa são diferentes? Pois bem, quando elas se igualam, o que ocorre quando você já está na marcha mais alta e em velocidade constante, um pino trava tudo, fazendo o motor trabalhar diretamente ligado à caixa, "desligando" o conversor de torque, que deixa de gerar calor e de se meter onde não é necessário. Se você acelerar ou desacelerar, o pino solta e o conversor passa a trabalhar novamente. Tudo muito legal, exceto que os motoristas normalmente não sabem de nada disso aí em cima e cometem dois erros. Como eles se comportam? Pisam no acelerador até um determinado ponto e deixam o câmbio escolher as marchas por si, trocando as marchas na rotação máxima especificada pelo controle do câmbio para a passagem, em vez de fazer como nos carros com câmbio mecânico, nos quais se solta o acelerador e se pisa na embreagem para passar a marcha na hora que julgamos conveniente, a qual varia conforme queiramos economia ouesportividade. No máximo eles escolhem uma programação de câmbio, que nos Suzukis é feito pela tecla "Power".

Depois reclamam que seu carro automático consome muito combustível. Queria o que, né? Vá dirigir um carro manual da mesma forma, passandomarcha sem soltar o acelerador, e veja o quanto ele vai beber. E ainda vai queimar a embreagem. Ora, para trocar marcha nosautomáticos, basta soltar o acelerador na hora desejada (dentro de certos limites, claro) para a marcha passar, permitindouma GRANDE economia de combustível. Se não fosse para fazer assim, não precisaria de conta-giros nesses carros, certo?Digamos que agora o motorista de posse dessas informações pega seu carro e vai trocando as marchas como nos carros manuais,mas sem arranhar nem fazer força no pedal da embreagem. Já vai economizar, pois não esticará mais as marchas nem gastaráenergia no conversor de torque por geração de calor.

O que falta agora? O auto lock-up! O cara bota o câmbio em "Drive" eacelera. Solta o acelerador para o carro passar a segunda, a terceira, o overdrive (nos carros que têm) e chega navelocidade de cruzeiro. Acabou? NÃO! Falta o macete pro lock-up travar mais facilmente. Como fazer? Chegando na velocidadede cruzeiro, em vez de estacionar nela, continue acelerando um pouco mais. Uns 5 ou 10 km/h costumam ser o suficiente.Aí é só dar uma soltadinha no acelerador, bem de leve, que o bichinho entra em ação. A sensação é de que entrou mais umamarcha (pode conferir no conta-giros). Pronto. Você está mantendo seu carro na melhor relação de marcha que ele pode lheproporcionar. É como se você soltasse totalmente o pedal da embreagem, em vez de mantê-lo semi-pressionado o tempo todo.Mais economia que isso, só se trocar de carro. Uma exceção a essas regras é o kick-down, quando pisamos até o fundo noacelerador para reduzir uma marcha para ultrapassar. Aí não tem jeito. Muito complicado? Assim no texto parece ser, mascom um pouquinho de treino e paciência você passará a fazer tudo certinho e seu bolso sentirá a diferença nahora de abastecer. Seu câmbio também será poupado. E ninguém poderá dizer pra você que prefere carros manuais parater um "controle melhor" ou para poder dirigir trocando as marchas quando desejar. Isso tudo nós podemos fazer também,e sem tirar as duas mãos do volante.

Basta saber a teoria e treinar um pouco.

Rpxavier
09/05/2018, 12:45
Muito bom meu amigo. Para fazer na 2.0 segue-se o mesmo "ritual" ???, obrigado.
Limpeza de TBI, Velas, Suporte e Bicos injetores GVIII V6 3.2

Saga do fds..

GV3 V6 N32a Limpeza de bicos injetores - YouTube (https://youtu.be/07kd-sI1r5g)

Rpxavier
09/05/2018, 14:21
Muito bom estes calços.
Então eu não preciso mexer com nada original do carro, tipo : amortecedor, molas, alinhamento, cambagem ???
Caso não precise, vou me planejar para instalar um jogo desses.
Valeu, obrigado.

Rpxavier
09/05/2018, 14:35
Maravilha amigão. Definitivamente não podemos deixar qualquer um mexer em nossos carros, abraço.

Chuva
09/05/2018, 18:57
Ola,

Para limpar os bicos da 2.0 é bem mais simples, não tem tudo isso não.

Sobre os calços há nos posts atrás a receita completa. Na frente tem q por parafusos maiores usando as mesmas porcas do carro e um par de Cam14 até 40mm, mais q isso vai cam12.
Na traseira pode por amortecedor da kombi l12363 ou manter original se não fazer trilha. Tb precisa de 4 arruelas simples de 3mm de altura x 1,4mm de diametro interno pra por nos olhais dos amortecedores de kombi se trocar.

Tô montando uma planilha com resumo de tudo q tem aqui, mas tá osso de alimentar no google drive.. kkk

Rpxavier
09/05/2018, 20:11
Boa noite meu amigo.
Beleza, apesar de estar na minha terceira Grand Vitara eu nunca fiz trilhas apenas andei por estradas de terra aqui na serra em Macaé.
Eu acompanhava o grupo nacional do ZAP, mas quando precisei vender a minha antiga GV eu saí para dar lugar a outro que tivesse o carro e estava na fila de espera, agora eu estou na fila de espera kkkkk, mas faz parte.
Eu hj li todas as páginas deste tópico e fiquei impressionado com tanta informação,e a constatação que o que sei sobre o carro é quase nada, mas vou aprender.
Eu queria fazer diversas manutenções no carro, que já está com 63 mil km, e se vc não morasse tão longe daqui eu combinaria pra vc fazer pra mim, quem sabe um dia kkkkk.
Então, por enquanto vou me orientando por aqui e aprendendo com vocês.
Obrigado pelas dicas e atenção.

Chuva
11/05/2018, 21:46
Olá,

Tem um grupo de zap que administro com outros entusiastas só de Mecânica e perfumaria GV3.

Não sou mecânico mas tem uma galera top lá, qualidade de opiniões e experiências. Não quantidade q nem grupo lotado cheio de assunto inútil.

Nosso amigo Daniel Simon tá lá trocando figurinhas com a galera. Só que é um grupo sério sem putaria e sem mimimi.. encheu o saco a gente corta os dedos e dá Ban! kkk

Se quiser me chama no zap q adiciono lá. Pra quem admira a qualidade zuki, compartilha, ajuda e tende a agregar.

Bastante gente crua em mecânica como eu tb fui, mas aprende junto e sem saber ajuda dando feed-backs.

11 97247-5217

[ ]

Rafael_Facanha
11/05/2018, 22:46
Interessante... vou te mandar msg no zap. Me add pf.

Olá,

Tem um grupo de zap que administro com outros entusiastas só de Mecânica e perfumaria GV3.

Não sou mecânico mas tem uma galera top lá, qualidade de opiniões e experiências. Não quantidade q nem grupo lotado cheio de assunto inútil.

Nosso amigo Daniel Simon tá lá trocando figurinhas com a galera. Só que é um grupo sério sem putaria e sem mimimi.. encheu o saco a gente corta os dedos e dá Ban! kkk

Se quiser me chama no zap q adiciono lá. Pra quem admira a qualidade zuki, compartilha, ajuda e tende a agregar.

Bastante gente crua em mecânica como eu tb fui, mas aprende junto e sem saber ajuda dando feed-backs.

11 97247-5217

[ ]

Rpxavier
14/05/2018, 06:59
Bom dia meu amigo. Ok .
Vou enviar o meu contato prá vc.
Mais uma vez obrigado pela ajuda e atenção.
Abraços.

Ola,

Para limpar os bicos da 2.0 é bem mais simples, não tem tudo isso não.

Sobre os calços há nos posts atrás a receita completa. Na frente tem q por parafusos maiores usando as mesmas porcas do carro e um par de Cam14 até 40mm, mais q isso vai cam12.
Na traseira pode por amortecedor da kombi l12363 ou manter original se não fazer trilha. Tb precisa de 4 arruelas simples de 3mm de altura x 1,4mm de diametro interno pra por nos olhais dos amortecedores de kombi se trocar.

Tô montando uma planilha com resumo de tudo q tem aqui, mas tá osso de alimentar no google drive.. kkk

Arildo MT
15/05/2018, 04:47
Olá pessoal, chuva parabéns brother, evoluiu muito nos procedimentos, serviços, upgrads, etc., só a troca do aditivo de radiador que humildemente divirjo, prefiro fazer com motor frio, abrir a conexão mais alta que houver, umas apertadas nas mangueiras pra sair o ar, cabe um pouco mais de 5.5 litros inicialmente, só ai ligo, aquece, resfria e completo uma ou duas vezes 300/500 ml, isso na tracker, imagino que no j20a da GV pode-se fazer o mesmo, não gosto da ideia de por o motor em funcionamento, aquecer com apenas metade do liquido de arrefecimento, o choque térmico e demais riscos também me afligem, então sempre faço assim, mas isso é só a minha opinião, grande abraço chuva, quase não tenho tempo mais de contribuir aqui, mais alguma vez ao ano ainda dou uma espiada aqui no fórum, uma hora batemos um papo novamente, abraço e sucesso.

Chuva
15/05/2018, 16:41
Opa, oi Arildo, belezura?

Valeu meu amigo!! A gente tenta.. kkk

Sobre o fluido, só sigo o procedimento da zuki de abrir a termostática, daí o motivo do a motor quente, daí sai bastante fluido, principalmente na V6, que é mais trabalhoso.

A frio é até mais bacana pq o liquido tá bem menos expandido. Mas fazendo alguns carros já (bixo, tô quase virando mecânico... kkk faço uns 2 câmbios por semana) percebi que o esquema desse carro é preencher o sistema (deixar o mínimo o possível de bolhas e as X a finalização de complementação do reservatório de expansão na mão do dono, quando este tem afinidade.

A quente o choque térmico existe sim, mas todos os problemas que vi relatos nos grupos foram sempre de produtos errados, líquido de arrefecimento de marcas estranhas, baratos e que COAGULARAM (é mole?!.. kkk) no sistema e entupiram partes do radiador trazendo a ineficiência do sistema. É um assunto vasto e amplamente discutido e concluimos que o problema não é somente o monoetilenoglicol predominante do fluído, mas sim tb seus ADITIVOS que podem não ser indicados para determinado fabricante de motor/sistema de arrefecimento.

Já o choque térmico na bomba dágua ocorre tb e é muito comum, mas muitíssimo raro nesse carro/motor em específico. E na bomba não é que ela dê sintomas ou avise/assobie (isso sim qdo há mistura de fluidos) mas sim do eixo central rodar em falso entre a polia externa e a hélice interna: só ví um caso até hoje dentre vários relatos nos grupos de zap. E o camarada premiado fez de tudo, termostática, teste de bomba, fluido, vazamento, varetagem do radiador.. e nada de achar.. até que colocou a bomba na morsa e percebeu que com alguma pressão havia o giro em falso do eixo. Daí qdo quente e escorregadio a hélice parava e o eixo girava em falso.. q m.. kkk

[ ]s

Arildo MT
16/05/2018, 03:01
Opa, oi Arildo, belezura?

Valeu meu amigo!! A gente tenta.. kkk

Sobre o fluido, só sigo o procedimento da zuki de abrir a termostática, daí o motivo do a motor quente, daí sai bastante fluido, principalmente na V6, que é mais trabalhoso.

A frio é até mais bacana pq o liquido tá bem menos expandido. Mas fazendo alguns carros já (bixo, tô quase virando mecânico... kkk faço uns 2 câmbios por semana) percebi que o esquema desse carro é preencher o sistema (deixar o mínimo o possível de bolhas e as X a finalização de complementação do reservatório de expansão na mão do dono, quando este tem afinidade.

A quente o choque térmico existe sim, mas todos os problemas que vi relatos nos grupos foram sempre de produtos errados, líquido de arrefecimento de marcas estranhas, baratos e que COAGULARAM (é mole?!.. kkk) no sistema e entupiram partes do radiador trazendo a ineficiência do sistema. É um assunto vasto e amplamente discutido e concluimos que o problema não é somente o monoetilenoglicol predominante do fluído, mas sim tb seus ADITIVOS que podem não ser indicados para determinado fabricante de motor/sistema de arrefecimento.

Já o choque térmico na bomba dágua ocorre tb e é muito comum, mas muitíssimo raro nesse carro/motor em específico. E na bomba não é que ela dê sintomas ou avise/assobie (isso sim qdo há mistura de fluidos) mas sim do eixo central rodar em falso entre a polia externa e a hélice interna: só ví um caso até hoje dentre vários relatos nos grupos de zap. E o camarada premiado fez de tudo, termostática, teste de bomba, fluido, vazamento, varetagem do radiador.. e nada de achar.. até que colocou a bomba na morsa e percebeu que com alguma pressão havia o giro em falso do eixo. Daí qdo quente e escorregadio a hélice parava e o eixo girava em falso.. q m.. kkk

[ ]s

Joia chuva, o j20a sem duvida é bem diferente do v6, produtos vagabundos e falsos é froids, já comprei esse aditivo honda, atualmente uso muito o texaco havoline xlc 50/50, pau pra toda obra, homologado por diversas marcas, validade media de 8 anos e 250.000 km e 17.00 o litro, gosto muito, tracker trabalha 89/91 graus cravados, abraço, parabéns pelo empenho.

Chuva
24/05/2018, 22:27
Troca de retentores do diferencial da GV3

Desmistificando mais uma bucha muito comum no nosso jipe. E claro, fatidicamente um dia vai acontecer com vc.. kkk

Não tenho estrutura para fazer esse serviço pra geral, mas ficam as dicas e se não tiver afinidade procure um profissional qualificado, já que mecânicos comuns tendem a fugir desse tipo de "novidade".

Grand Vitara III Troca de retentores do T-Case - YouTube (https://youtu.be/5xGeTzpIeAI)

Chuva
27/05/2018, 17:03
Filtro de combustível original GV3 2.0 (apenas; o da V6 é completamente diferente)

Junção de filmes velhos para ilustrar um dos poucos problemas do nosso amado carro:

YouTube (https://youtu.be/DVhztsra-B8)

Rafael_Facanha
27/05/2018, 17:12
Nao aparece o video aqui no celular...

Filtro de combustível original GV3 2.0 (apenas; o da V6 é completamente diferente)

Junção de filmes velhos para ilustrar um dos poucos problemas do nosso amado carro:

YouTube (https://youtu.be/DVhztsra-B8)

Chuva
27/05/2018, 18:30
Realmente ficou zuado.. vou compilar de novo.. estranho youtube..

Chuva
27/05/2018, 20:44
Let´s try again.. vamos ver se agora funfa..

Grand Vitara III L4 filtro de CombustÃ*vel Original - YouTube (https://youtu.be/vBCNc79MDS8)

Rafael_Facanha
27/05/2018, 20:55
Aeeee sim! Kkkkkkk

Grand Vitara III L4 filtro de CombustÃ*vel Original - YouTube (https://youtu.be/vBCNc79MDS8)

Chuva
12/06/2018, 08:26
Ajuste de Cambagem com Cam14

Detalhe de ajuste do parafuso para acertar a cambagem (sem cyborg) após o lift na GV3 com calço até 45mm dianteiro.

Muita gente me pergunta e o maior problema de erros de montagem da torre dianteiro e o ajuste quase que direto no parafuso instantâneo se dá por desatenção (se tiver uma noção do quanto precisa ajustar dá para chegar bem perto do ajuste de máquina).

Assim como a bucha grande ou outra bucha no carro o ideal é fazer o aperto final dos parafusos sempre com a peça na posição real de funcionamento.

Exemplo: ao se trocar a bucha grande da bandeja dianteira o ideal é que a bandeja esteja pressionada na posição certa para o aperto final. Daí tanta bucha estourada logo após a troca: o montador faz o a perto com o carro no ar...

No caso do lift após a montagem e "acerto" do CAM14 vejam como ele ainda deixa a base do amortecedor com a manga de eixo para fora e mal encaixada para a posição final desejada de cambagem após o lift:

559025 559026

Para que a manga de eixo "entre" mais no encaixe do amortecedor é necessário forçar a bandeja para cima simulando o carro no chão. Se com cuidado na extremidade melhor, disco de freio, um levantamento de uns 5 cms no macaco já resolve o problema:
559027

E por fim é possível notar na ponta da chave de fenda que a manga de eixo entrou pelo menos 1mm a mais em relação a posição anterior, facilitando ou já até conseguindo o ajuste final de cambagem de 0 graus indicados a -0,5 grau de tolerância:
559028

Para calço mais alto que 45mm, o que eu não indico apenas para resguardar a vida útil dos demais componentes periféricos envolvidos, já é necessário o CAM12 9menor).

Chuva
12/06/2018, 08:29
Foco de luz dos faróis auxiliares (neblina)

Sonho de consumo de muita gente. Segue o antes e depois da instalação de lentes com foto no farol de "milha".

559029

559030

Apenas para formalizar, mas asap faço tb, foi de um amigo e achei q ficou muito bom!! Kit 3" de projetor no AliExpress + kit Xenon 4300k.

by Carlos (CE)

rui camara
18/06/2018, 09:40
bom dia amigos, como vai chuva?
surgiu a oportunidade de pegar 4 pneus 265/65/17 e uso hj 245/65/17, alguem ja teve experiencia com essa medida? tenho lift de 45mm.

Chuva
18/06/2018, 16:32
Blz amigo!

Recentemente instalei uns pneus 255 60 18 de diametro 763mm.

Os 265 q mencionou dão 776mm.

Pelos meus cálculos a cx de roda aguenta até 780mm, ou seja, aí ja mata pq vai raspar. Os que instalei acima num amigo tive que modificar a posição dos dois para barros, colocando-os para dentro da aba lateral do parachutes, não para fora preso com presilhas como o normal. Daí parou de pegar.. ou seja, esse montrinho ai vai pegar, mas se adaptar os plásticos até da..

Já na traseira tem q ter o centralizador de roda da 4sport, senão vai pegar tb.

[ ]s

rui camara
19/06/2018, 14:02
valeu chuva! e os roles?

Chuva
19/06/2018, 20:09
td parado.. galera fala muito no zap mas nem sempre da pra sincronizar.. por hora fico brincando de mecânico pra galera.. kkk

Rafael_Facanha
03/07/2018, 10:04
Chuva, conforme comentei lá no grupo, segue breve tutorial para conectar os comandos do volante nas centrais multimídia Pioneer. Isso funciona porque os comandos do volante são do tipo resistivo (cada botão apertado altera a resistência entre os cabos dos controles) e porque as multimidias Pioneer possuem entrada para controle remoto com fio através de plugue P2. Deverá servir pra qualquer carro e central multimídia com as mesmas funções (só vai mudar os fios do chicote).
OBS: EU MATEI O BLUTOOTH ORIGINAL DO CARRO. O sistema de BT da GV3 não é do tipo resistivo. Para conectar teria que deixar que estudar como fazer, talvez deixando o módulo do BT. Eu não quiz deixar a caixa dentro do painel.

Vamos lá...
Só precisa comprar um cabo P2 x RCA, igual ao abaixo (paguei 10 reais).
559599

No chicote do som original tem dois fios que vem dos comandos do volante. Um roxo (violeta, ou sei lá que cor é essa), e outro rosa com preto).

559601

Para ligar o cabo P2 no chicote tem que cortar os dois plugues RCA do cabo. As partes do plugue P2 que fazem contato com o Multimídia são a ponta e a base. A parte do meio do P2 nao faz contato.
Geralmente a ponta é o fio Branco e a base o fio preto, como será explicado a seguir.
Pode usar um multímetro pra confirmar isso usando as pontas de prova para verificar a resistencia entre o cabo branco e a ponta do P2 e também entre o fio Preto e a Base do P2.

Imagem tirada da Internet:
559604

Explicando:
Dentro de cada perna do cabo RCA vai um cabo de polaridade e um fio terra. O fio terra é comum no dois lados e vem dentro de um isolamento preto. Os cabos de polaridade vem dentro de um isolamento da cor do plugue. Ou seja, de um lado tem o branco e do outro tem o vermelho. Precisamos ligar o fio branco em um dos fios do chicote e o fio preto no outro fio do chicote. Não faz diferença a ordem dos fios do chicote, mas do cabo P2 tem que ser usado o fio Branco e o fio Preto, porque eles que são ligados às extremidades do plugue P2.

559602

Feito isso, é só ligar o P2 na entrada para controle remoto com fio da Central Multimídia (no caso da Pionner tem escrito "W/L" se não estou enganado, ou algo do tipo... ) e depois configurar a Central para reconhecer os comandos.
Abaixo um exemplo de onde fica essa entrada em um modelo qualquer (peguei no google a imagem)....
559603

Espero que tenha dado pra entender... Qualquer dúvida estou à disposição...
Abraço!

Chuva
03/07/2018, 10:46
boa Rafael! Muito bom!!! Valewss!!

Chuva
03/07/2018, 10:48
Galera, pra quem procura a GV3 V6, relatos dos proprietários, contradizendo a filosofia de rotatividade agressiva e mercantilista do comércio de novos..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/101241-suzuki-grand-vitara-3-2-4x4-v6-18.html#post2479434

Rpxavier
03/07/2018, 14:28
Rapaz eu já li e estou até agora fascinado com os relatos, muito show.

Chuva
10/07/2018, 09:58
Msg deleted

Chuva
12/07/2018, 11:28
Grand Vitara III - Mal contato interruptor porta-malas deixa carro trancando sozinho

Acomete a muitos..

Grand Vitara III Interruptor porta malas - YouTube (https://youtu.be/NGDnGY1GnZ0)

CAIORICK
22/07/2018, 20:23

Chuva essa parte do filtro do Corolla que você comprou no Aliexpress será que serve na V6?

Chuva
23/07/2018, 08:17
Ola,

Não serve na V6 o filtro de corolla pra 2.0.

O filtro da V6 é essa parte preta da foto abaixo:

560159

MarcoSimiquel
23/07/2018, 19:14
Grand Vitara III - Mal contato interruptor porta-malas deixa carro trancando sozinho

Acomete a muitos..

Grand Vitara III Interruptor porta malas - YouTube (https://youtu.be/NGDnGY1GnZ0)

Tinha uma raiva doida disso.
Obrigado.

MarcoSimiquel
06/08/2018, 14:29
Alguém sabe porque o grau térmico da vela comum é diferente da de Iridium?

Chuva
07/08/2018, 09:15
Não seria pq a de iridium foi feita pra aguentar mais tempo?

Sobre velas, achei umas tabelas interessantes e passo pra tds:

Aperto de velas:
560527 560528

Velas pra 2.0:
560529

Velas pra 3.2:
560531 560532

A vela q acho melhor pra 3.2 (menor GAP, mas não tem no Brezel):
560533

TABELA DE EQUIVALENCIA DE GRAU TERMICO ENTRE MARCAS:
560530

MarcoSimiquel
08/08/2018, 11:06
Não seria pq a de iridium foi feita pra aguentar mais tempo?

Sobre velas, achei umas tabelas interessantes e passo pra tds:

Aperto de velas:
560527 560528

Velas pra 2.0:
560529

Velas pra 3.2:
560531 560532

A vela q acho melhor pra 3.2 (menor GAP, mas não tem no Brezel):
560533

TABELA DE EQUIVALENCIA DE GRAU TERMICO ENTRE MARCAS:
560530

Acho que vou usar velas Denso. A IK16 que é a equivalente a da NGK.
O preço das Denso são mais convidativos.

desslock
08/08/2018, 11:14
Bom-dia!
No manual do GV2/Tracker a vela recomendada era a BKR6E-11 (grau 6 com abertura do gap de 1,1mm) mas havia a opção das velas de iridium para quem usava o carro em baixas temperaturas ambientes. Acho que aproveitaram esse cenário e já indicaram o grau 5 ao invés de 6 para a iridium.

Para o GV3 pode-se usar, segundo o manual, a BKR5E-11 porém, a Laser Iridium tem a vantagem da maior durabilidade pois o eletrodo negativo tem um aplique de platina (o positivo é iridium).
Como nossa mijolina tem no mínimo 25% de álcool e nossa temperatura ambiente é mais alta, o grau térmico 6 seria bem-vindo.

Mas aqui está o pulo do gato que ainda estou pesquisando:

As velas BKR5 ou BKR6EIX-11 (Iridium IX) tem resistência de 5KOhm (site da NGK americano) e eu medi também com o multímetro.
As velas IFR5J11 tem, segundo o mesmo site, 5KOhm porém na prática as velas que vêm de fábrica estão com 3,5KOhm e as aftermarket 5KOhm (também medi várias delas).
Original:
IFR5J11 $11.46 NGK 7418 Spark Plugs - Best Car SparkPlug Replacement (https://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9783)
Possível Upgrade (em estudo):
IFR5D-10 $11.46 NGK 4696 Spark Plugs - Best Car SparkPlug Replacement (https://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9779)

Existem velas com menor resistência (meu tiguan usa laser platinum com 1KOhm e quando testei as iridium IX (5KOhm) a diferença de desempenho foi nítida). No tracker já usei BKR6EIX-11 e também velas diretas BCP6ES tanto com o sistema de ignição original quanto com a ignição CM Racing (meu tracker dava 9km/l na cidade e 12km/l na estrada e andava junto dos 2.5).

No GV3, como comprei há pouco tempo, ainda não consegui estudar a melhor solução do conjunto ignição/vela mas já adianto que reduzi o GAP das velas para 0,9mm e o carro melhorou o desempenho (quanto maior o GAP maior a potência e menor o consumo porém as ignições originais não dão conta do recado e há falhas de centelhamento absurdas).

No momento estou tentando solucionar o toc-toc da suspensão dianteira... Pelo que li de relatos, o mais provável seria as buchas/coxins maiores da bandeja/leque. Aproveitando o gancho, qual bucha seria indicada para adaptação? Do Tucson mesmo? Alguém já usou da marca Tenacity para o GV3?

Chuva
08/08/2018, 17:44
Bacana os relatos, valeu!!

Sobre a resistencia então de 5 ohms o ideal seria de 3.5ohms pra melhor consumo?

E reduzindo o gap fica mais esperta só que bebe mais? É isso?

MAs amigo, e as bobinas? Ja peguei algumas gv3 j20a com bobinas zuadas e umas até com bobinas paralelas e de outros carros, pois quando erraram as velas e o mecanico deu um jeitinho sem o cliente ver..

Talvez as bobinas desse carro sejam mais delicadas, não sei. Ou seja, até qto diminuindo o gap acha seguro não estragar bobinas?

Sobre a bucha a da tucson é plug and play.
Só que há relatos de mecanicos que trocaram e não souberam retirar a bucha original e alargaram o buraco, deixando a bucha da tucson folgada e saiu.. irresponsabilidade a meu ver, jamais deixaria uma bucha apenas encaixada se não fosse na prensa.

Tem que ser saber por na prensa e principalmente montá-la na posição correta de funcionamento, como se a roda estivesse pressionando a bandeja pra cima..

Atente-se a isso na montagem..

[ ]s

desslock
09/08/2018, 11:59
Bom-dia! Seguem comentários:

Sobre a resistencia então de 5 ohms o ideal seria de 3.5ohms pra melhor consumo?
Na verdade são 5.000 Ohms (5K OHM). A especificação da vela pela NGK é de 5K Ohm porém, quando se coloca velas menos resistivas, parte da corrente que se perderia em forma de calor é usada para gerar um centelhamento mais forte. Lembra, antigamente, quando dava interferência/chiado no som do carro o pessoal colocava cabos/velas supressivos? Eram cabos/velas resistivos que diminuíam a corrente e consequentemente a onda eletromagnética gerada. Mas "matavam" o carro.
Ao invés de criar sistemas eletrônicos blindados, preferiram diminuir a corrente da ignição colocando resistência no circuito (mais barato). Quanto menor a resistência, maior a corrente de centelha. As velas que vêm de fábrica estão com 3,5k Ohm e as de reposição 5k Ohm (ainda não encontrei explicação para isso).

E reduzindo o gap fica mais esperta só que bebe mais? É isso?

Maior GAP = maior economia e maior potência
Menor GAP = mais consumo e menor potência

PORÉM:

maior GAP significa maior resistência dielétrica e consequentemente precisamos de maior tensão ("voltagem") para gerar a centelha. Como o sistema de ignição foi projetado para trabalhar com 100% de gasolina de verdade, ele não dá conta de queimar nossa mijolina (gasolina + álcool + solvente + deus sabe o quê). Aí, há falhas de centelhamento, em alguns casos, mais de 30%, onde o combustível sai pelo escapamento sem queimar, ou seja, perdendo-se potência e aumentando o consumo (sem falar nos danos em catalisador, sonda lambda, etc).

Assim, vá diminuindo o GAP e testando até chegar num valor adequado (0,8 / 0,9 deve estar bom). Seu carro não vai render conforme o fabricante queria mas será bem melhor do que nossa realidade permite.

MAs amigo, e as bobinas? Ja peguei algumas gv3 j20a com bobinas zuadas e umas até com bobinas paralelas e de outros carros, pois quando erraram as velas e o mecanico deu um jeitinho sem o cliente ver..
Talvez as bobinas desse carro sejam mais delicadas, não sei. Ou seja, até qto diminuindo o gap acha seguro não estragar bobinas?
Pelo contrário, diminuindo o GAP você facilita a vida da bobina.

desslock
09/08/2018, 12:04
Só que há relatos de mecanicos que trocaram e não souberam retirar a bucha original e alargaram o buraco, deixando a bucha da tucson folgada e saiu.. irresponsabilidade a meu ver, jamais deixaria uma bucha apenas encaixada se não fosse na prensa.

Tem que ser saber por na prensa e principalmente montá-la na posição correta de funcionamento, como se a roda estivesse pressionando a bandeja pra cima..
Na mesma posição da original correto? Salvo engano não há lado de cima/baixo apenas girando até posicionar a borracha no sentido longitudinal, correto?

Já verificamos haste do amortecedor, rolamento do coxim do amortecedor, bieletas, pivô da bandeja, ponteira da barra de direção, buchas da barra estabilizadora (essas eu troquei) e o barulho continua como se fosse as buchas da barra estabilizadora com folga.

Esses coxins da bandeja estão trincados na borracha mas seriam eles a causa do toc-toc?

Chuva
09/08/2018, 12:18
Bacana amigo, valeu,

Por isso que na prática quando troco as velas de gap 1.3 para de 1.1 o carro fica outro, considerando nossa mijolina e indo contra a regra dos gaps.

Isso na V6, na 2.0 minhas ainda não testei isso.

Sobre as buchas se não for na barra, borrachas, bieletas, batentes, rolamentos plásticos da torre do amortecedor, eu iria para o amortecedor.

A bucha gde igual da Tucson qdo se olha sem a roda pode apresentar pqnos rasgos mas q não influenciam no barulho.

Numa tracker q tive fiquei um tempão pra achar o problema e era haste do amortecedor, ou melhor, o amortecedor estava estourado e a haste mexia lateralmente. Não acreditei fiz muita coisa antes de testar o amortecedor, já que confiava no fiasco da marca OFF LIXO SHOX.

Eu tiraria o amortecedor e no chão ou numa morsa mexeria a haste. Se não houver pressão ou se ela se mover um tiquinho lateralmente já era.. os amortecedores originais sao KYB bons, mas estouram tb...

MarcoSimiquel
09/08/2018, 15:55
Bom assunto esse das velas. No manual de manutenção do GV3 que peguei aqui no fórum fala em GAP de 0,8 a 1,1.
Minha GV grila muito. Ontem retirei as velas para dar uma olhada (NGK Iridium) e ver como se encontravam.
Retirei todas elas. Estavam brancas e com pouco resíduos aderidos. Resolvi limpar e regulei com 1mm de Gap. Estavam um pouco abertas, mas sem grande desgaste aparentemente.
Para minha surpresa o motor passou a grilar muito menos, quase imperceptível.
Zerei o computador e o pouco que andei parece que a média diminuiu uns 4%.
Vou ver como se comporta.
Mas estou inclinado a substituir por outras Iridium com grau 6 de temperatura para fazer uma experiência.

MarcoSimiquel
09/08/2018, 16:00

Na mesma posição da original correto? Salvo engano não há lado de cima/baixo apenas girando até posicionar a borracha no sentido longitudinal, correto?

Já verificamos haste do amortecedor, rolamento do coxim do amortecedor, bieletas, pivô da bandeja, ponteira da barra de direção, buchas da barra estabilizadora (essas eu troquei) e o barulho continua como se fosse as buchas da barra estabilizadora com folga.

Esses coxins da bandeja estão trincados na borracha mas seriam eles a causa do toc-toc?

Estou com esse mesmo barulho que não se sabe de onde é. Estou desconfiado que deve ser no setor.

desslock
09/08/2018, 19:44
Bom assunto esse das velas. No manual de manutenção do GV3 que peguei aqui no fórum fala em GAP de 0,8 a 1,1.
Minha GV grila muito. Ontem retirei as velas para dar uma olhada (NGK Iridium) e ver como se encontravam.
Retirei todas elas. Estavam brancas e com pouco resíduos aderidos. Resolvi limpar e regulei com 1mm de Gap. Estavam um pouco abertas, mas sem grande desgaste aparentemente.
Para minha surpresa o motor passou a grilar muito menos, quase imperceptível.
Zerei o computador e o pouco que andei parece que a média diminuiu uns 4%.
Vou ver como se comporta.
Mas estou inclinado a substituir por outras Iridium com grau 6 de temperatura para fazer uma experiência.

O melhor é testar mesmo!

NGK iridium IX: apenas o positivo é iridium.
Vantagem em relação à laser iridium: 180 reais contra 300 reais.
Desvantagem: eletrodo negativo desgasta mais rápido.

BKR6EIX - gap de 0,8mm grau 6
BKR6EIX-11 - gap de 1,1mm grau 6
BKR5EIX - gap de 0,8mm grau 5
BKR5EIX-11 - gap de 1,1mm grau 5

Cuidado onde comprar pois 6 a cada 10 são falsificadas.
Dê preferência a autopeças físicas e tradicionais.

desslock
09/08/2018, 19:55
Bacana amigo, valeu,

Sobre as buchas se não for na barra, borrachas, bieletas, batentes, rolamentos plásticos da torre do amortecedor, eu iria para o amortecedor.

A bucha gde igual da Tucson qdo se olha sem a roda pode apresentar pqnos rasgos mas q não influenciam no barulho.

Numa tracker q tive fiquei um tempão pra achar o problema e era haste do amortecedor, ou melhor, o amortecedor estava estourado e a haste mexia lateralmente. Não acreditei fiz muita coisa antes de testar o amortecedor, já que confiava no fiasco da marca OFF LIXO SHOX.

Eu tiraria o amortecedor e no chão ou numa morsa mexeria a haste. Se não houver pressão ou se ela se mover um tiquinho lateralmente já era.. os amortecedores originais sao KYB bons, mas estouram tb...

Meu Mecânico desmontou tudo quando coloquei os calços de suspensão ( estou devendo as fotos, fiz 01 polegada frente e trás, alterando seu projeto, com suporte do braço traseiro do 4sport, ficou show com os pneus 235/60-18).
Bem, ele conferiu haste do amortecedor, rolamento do coxim do amortecedor, buchas da barra estabilizadora (troquei), bieletas (inclusive rodou sem elas para testar), ponteiras da barra de direção, pivot do leque/bandeja e segundo ele está tudo bom.
Sobraram cruzeta da caixa de direção e setor. Como o carro era exclusivamente urbano, 47.000km reais, acho pouco provável que seja isso.
A bucha maior da bandeja está com rasgos mas ainda desconfio do rolamento do coxim do amortecedor. Às vezes na “mão” ele está bom mas no carro aparece a folga.
Comprei as buchas do tucson (Monroe) por 35 cada.

Chuva
10/08/2018, 11:40
Blz, tomara q a bucha da tucson resolva o barulho.

Sobre as velas, tenho um kit da BKR6EIX-11 (velas do fit) e testei no começo de uso da gv3. Ficou beberrona, não sei pq.

As guardei com menos de 500km. Se baixar o gap dela pra 10 talvez melhore. Recomenda qual ferramenta para medição de gap?

Valeu!!

desslock
11/08/2018, 21:54
Blz, tomara q a bucha da tucson resolva o barulho.

Sobre as velas, tenho um kit da BKR6EIX-11 (velas do fit) e testei no começo de uso da gv3. Ficou beberrona, não sei pq.

As guardei com menos de 500km. Se baixar o gap dela pra 10 talvez melhore. Recomenda qual ferramenta para medição de gap?

Valeu!!

Chuva, ou as velas são falsificadas ou falharam muito por causa do gap de 1,1mm. Diminua para 0,8mm.

Para calibrar você pode usar um calibre/canivete próprio ou então, se tiver um paquímetro, procure algum objeto (régua, CD, faca,etc) com a medida que você quer.

desslock
11/08/2018, 22:01
Viatura com calços de 01 polegada, suporte do braço traseiro do 4sport e pneus 235/60-18.

Chuva
13/08/2018, 08:55
Bacana a viatura!

Vc comprou ou projeto fora ou fez esse meu daqui do forum? Se foi esse vc pode subir até 45mm na frente e 39 atras q perfaz um total final geral de 40mm em tudo, fica bacana tb. Passou de 2 pol ja força a suspensão.

Sobre as velas já limpei e vou por asap, após medição, valeu!

abç

desslock
13/08/2018, 10:28
Bacana a viatura!

Vc comprou ou projeto fora ou fez esse meu daqui do forum? Se foi esse vc pode subir até 45mm na frente e 39 atras q perfaz um total final geral de 40mm em tudo, fica bacana tb. Passou de 2 pol ja força a suspensão.

Sobre as velas já limpei e vou por asap, após medição, valeu!

abç

Fiz os calços baseados em seu projeto porém tanto o dianteiro quanto o traseiro com 25mm (não usei o berço de borracha da mola traseira).

Depois vou medir do chão até a parte mais alta da caixa de roda. Mas lembro que a traseira ficou 2cm mais alta que a frente.

Como a roda traseira ficou ainda mais para frente, resolvi colocar o suporte do 4sport (paguei 310 no par) e a roda agora ficou praticamente centralizada na caixa de roda.

Quanto ao barulho na suspensão dianteira, algum relato sobre o braço axial (barra de direção)?

rui camara
31/08/2018, 09:04
bom dia pessoal, ideia de relogio pra voces...

561125

Chuva
02/09/2018, 09:27
"Simples" retirada de Cárter do motor no j20a (2.0)

Depois de surgir a idéia de alguns em se retirar o limpar carbonização do motor, concluiu-se que para uma melhor "lavada" no brinquedo apenas com a retirada do motor o procedimento seria "facilitado", já que por baixo, retirando-se a suspensão dianteira a brincadeira fica muito mais complicada e demorada, já q na remontagem os ajustes finos demandam muito mais tempo do que se recolocar o motor novamente.

Segue foto ilustrativa de um carro meu carro 4x2 manco (que não tem o diferencial dianteiro) para se tentar entender o procedimento. Mesmo sem a parafernália da tração dianteira ainda não é possível se retirar esse cárter..
561135 561136

Boletim explicativo Zuki sobre como retirar esse carter..
561137

Chuva
02/09/2018, 09:30
Bucha de bandeja dianteira de suspensão TUCSON saindo!!

Depois dessa novidade de intercambio de peças muita gente está se beneficiando com os preços dessa peça mas descobrimos q o maior problema é a mao de obra de troca da dita bucha.
O procedimento deve ser feito com carinho na prensa hidráulica e a bucha deve ser retirada de encaixada sem se deformar a base de encaixe menor circular da bandeja, senão dá nisso..

Ou seja, não culpem a bucha, e sim o instalador apressadinho! A bucha não pode ficar nada folgada..

561138

Chuva
02/09/2018, 09:31
Curiosidade comparativa da GV3 V6 sobre dois modelos de Hilux

561139

Chuva
02/09/2018, 09:36
Lâmpadas da lanterna traseira GV3

Apesar de acharmos que as lâmpadas traseiras são padrao, quando vc abre a lanterna vem aquela surpresa.. "q raio de lampada é essa?".

Enfim, pisca, ré e freio com lanterna são do tipo T20, um fiasco caro pra achar. Marcas decentes q duram mais seriam Philips e osram, as demais ching-ling queimam muito rápido, evitem.

561140

Para se retirar a lanterna traseira sem quebrar o canto:

Depois de soltar os dois parafusos m6 chave 10 das lanternas, puxe-as em sua direção no sentido reto, para trás em relação ao carro, para desencaixar os plugs de trava (tipo aqueles de forro de porta). as duas presilhas laterias, que ficam na lateral do carro não deve ser retiradas da lata e sim os encaixes plásticos da lanterna correm sobre os pinos para trás no momento que puxa para tras.
Se tentar tirar esses encaixes é feita uma alavanca no cantinho do plastico da lanterna e esse se quebra, o que é muito comum de se ver em muitos carros..

Chuva
02/09/2018, 09:37
GV3 Mad Max

Uma foto surreal de um amigo q enviou de um posto de gasolina..

561141

Chuva
02/09/2018, 09:39
Mais um coxim de torre de amortecedor dianteiro estourado!!

Calços de metal sem prever as porradas na base da lata do carro, ocasionando estouro de coxim/bucha de encaixe na haste do amortecedor.. Se seu kit ainda é pré-histórico, atualize!!

561142 561143 561144

Chuva
02/09/2018, 09:41
Erros do ESP/ABS na V6 críticos mas q um scanner mais poderoso consegue apagar (KTS 340)

561145 561146 561147

Chuva
02/09/2018, 09:46
GV3 V6 super autonomia

Quem disse que a V6 bebe mais que a 2.0? kkk
Se com todos os itens ajustados, a autonomia a longo prazo é muito boa.

Condições:
- metade estrada e metade cidade transito ferrenho de SP;
- pneus com 30 libras bf 225 75 16;
- oleo 0w30 sintetico (sp frio permite!);
- pé leve na maior parte do tempo já que o carro embala sozinho. Mas na necessidade sento o pé normalmente e o carro voa;
- carro com um passageiro/motorista geralmente;
- mecanica completamente em dia com bicos, coletor e tbi limpos;
- velas em dia de iridium;
- combustível limpo (filtro adicional);
- gasolina comum ou aditivada BR apenas (diferente da 2.0 q gosta mais de ypitanga).

Mais de 1000 km pra comprovar que é possivel. O registro não foi zerado em nenhum momento!

561148 561149

Já passei dos 2k km e a média continua por volta de 8.8km/l.

Chuva
02/09/2018, 09:49
GV3 V6 velas ACDelco originais

Carros V6 que pego para fazer manutenção com mais de 100kkm e com velas de 30kkm de platina ainda originais.. essas velas nem se acha para vender mais..

Que raio de manutenção em concessionária é essa onde se cobra na NF e não se troca a peça? Ainda bem q o carro é parrudo..

561150

Chuva
02/09/2018, 09:50
GV3 V6 Procedimento de gravação de key less
(nao sei se funciona, nunca testei esse)

561151

Chuva
02/09/2018, 09:51
GV3 Boletim de substituição de retentor de diferencial

561152

Chuva
02/09/2018, 09:53
GV3 conversando com o proprietário

Quando há algo errado no carro um sinal piscante no mostrador do AC aparece para te ajudar..

561153

Chuva
02/09/2018, 09:54
GV3 Ar Condicionado

Resumo de detalhes do sistema de AC da GV3

561154

Chuva
04/09/2018, 15:06
GV3 Troca de fluido de cambio

Galera, como já foi amplamente debatido, segue mais um dos diversos carros que pego pra trocar oleo de cambio com o oleo errado. Ele é azulado depois de um tempo q sai e amarelado no sistema, alem de tb nao ter o cheiro caracteristico do ATF 3309 original.

Ou seja, pessoal continua teimando ou sendo enganado usando oleo diferente da especificação. HA RELATOS FATIDICOS de pessoas que perderam marchas e trocaram o cambio por completo por uso de oleos diferentes como o sintetico "maravilhoso" Dexrom III. Reparem no fundo do balde os tecos de material que sobraram no fundo do balde. As limalhas estavam no ima, isso não são limalhas!!

561214 561215
561216 561217
561218 561219

Mas por parivel q incresça esses cambios estão com sintomas OK de funcoinamento.. eita carro parrudo!!

561220 561222
561227

ESPECIFICAÇOES DO ATF 3309 E UM QUE NÃO É COMPATIVEL MAS Q TB COLOCAM NA GV3 ERRONEAMENTE, A MEU VER:

561230

561231

Chuva
04/09/2018, 15:08
GV3 V6 Tampa de combustivel compativel

Creditos Duflair que achou uma tampa de combustivel compativel para a V6 para prevenir e sanar o problema de pressão negativa que o carro apresenta.

A ideia é a troca preventiva, já q em diversos casos mais avançados o tanque simplemente racha e vaza quando a válvula da tampa não mais funciona perfeitamente.

561228 561229

Toyota RAV4 2010

Chuva
04/09/2018, 15:11
GV3 com 100kkm e nunca trocado o fluido de D.H. (ATF D/M)

561232
Placa de limalha

Chuva
04/09/2018, 15:13
GV3 Fluido do "radiador"

Quando te trocam o fluido de radiador por algo diferente do especificado e a cor do sistema muda completamente, o que em curto prazo pode aglutinar particulas e coagular parte do fluido ocasionando entupimento em seçoes do radiador..

561235
Fluido errado!

561236
Fluído correto (cor e cheiro caracteristicos!)

yurisurz
05/09/2018, 01:18
Pessoal, blza?

Estou procurando a melhor forma de fazer um lift. Fiz esse projetinho em anexo pra dianteira baseado nos projetos que vi aqui na página.

Motivos :
- Pretendo fazer em alumínio T6 (6061)
- Mais fácil pra fabricar pois dá pra fazer uma peça única (um torno e uma furadeira resolvem)
- área de apoio do conjunto similar a torre do carro (distribui melhor a pressão)
- maior solidez da peça

Dúvidas:
- O comprimento do parafuso M10 passa de 25mm para pelo menos 60mm (25+35 do calço). Ele passa pelo espaço ente a mola e o topo do conjunto?
- Corre o risco de cisalhamento do parafuso? (medo!) qual a especificação do para fuso que usaram?

Para a traseira, vou usar o projeto deste fórum, em nylon tecnil (estou pensando em fazer em aluminio tbm!)

Precisa trocar o amortecedor para este calço de 38mm?

abs,

Chuva
06/09/2018, 10:15
Oi amigo, acho q seu calço está errado, seguem os comentarios em vermelho.
Mas de ante mao acho melhor vc ler mais os detalhes dos calços já amplamente debatidos aqui nesse post.
Alias, na dianteira vc pode fazer o calço com 50mm, que ficara de final com 45mm, ja que na traseira co os 38mm vai subir 63mm, descontando 1cm a menos na traseira originalmente mais baixa, ficara com 45 na frente e 50 atras nesses termos que indiquei.

Motivos:
- Pretendo fazer em alumínio T6 (6061)
OK, bacana, mas desnecessário. Se procura Robustez o nylon atende igual! A não ser que ja tenha o material sobrando..

- Mais fácil pra fabricar pois dá pra fazer uma peça única (um torno e uma furadeira resolvem)
O de nylon que projetei tb já é uma peça unica

- área de apoio do conjunto similar a torre do carro (distribui melhor a pressão)
Esse é o problema do seu desenho. O calço que já debatemos emgloba isso, o seu não tem o apoio central.

- maior solidez da peça
Pelo tipo de impacto máximo q pode receber o calço, a chapa do carro deforma, o amortecedor estoura mas o calço de nylon continou firme e forte em dois reportes de amigos, um do nordeste e outro do RJ

Dúvidas:
- O comprimento do parafuso M10 passa de 25mm para pelo menos 60mm (25+35 do calço). Ele passa pelo espaço ente a mola e o topo do conjunto?
Sim se vc usar compressor de mola, como se fosse trocar o amortecedor

- Corre o risco de cisalhamento do parafuso? (medo!) qual a especificação do para fuso que usaram?
Depois de montado fica imóvel, muito improvável esse acontecimento. Uso aço 8.8 pra cima ou inox.

Para a traseira, vou usar o projeto deste fórum, em nylon tecnil (estou pensando em fazer em aluminio tbm!)

Precisa trocar o amortecedor para este calço de 38mm?
Altamente recomendável, mas se for usar so no shopping pode ficar com o amortecedor original.

abs,[/QUOTE]

Chuva
08/09/2018, 21:04
GV3 2.0 Limpeza de vários itens no motor j20a

Grand Vitara III L4 2 0 Diversas Limpezas no motor J20a - YouTube (https://youtu.be/ztgibGlV1wU)

Chuva
09/09/2018, 11:24
GV3 2.0 Troca de FILTRO DE COMBUSTÍVEL Original (o de dentro do tanque..)

YouTube (https://youtu.be/Okc1ovJFGg8)

rui camara
10/09/2018, 13:56
muito bom chuva! me diga, o meu ta com 100mil mas ta perfeito, sem filtro adicional e nunca mexi no tanque, voce acha interessante fazer esse trampo agora ou esperar um pouco mais? daí já aproveito e coloco o filtro extra tambem.

dover
10/09/2018, 16:35
Chuva, sou o mais novo proprietário de uma GV3 e venho lendo seu tópico antes mesmo de comprar o carro.
Estou interessado em fazer um Lift de 1" somente na viatura. Tenho quem faça o calço em Nylon em impressora 3D.
Mas vieram as dúvidas: você tem o CAD do calço para a traseira? e a dianteira, como seria?
Obrigado desde já pela ajuda!

Chuva
11/09/2018, 09:36
muito bom chuva! me diga, o meu ta com 100mil mas ta perfeito, sem filtro adicional e nunca mexi no tanque, voce acha interessante fazer esse trampo agora ou esperar um pouco mais? daí já aproveito e coloco o filtro extra tambem.

Oi amigo, bom, vou pela estatística tb.. se um filtro de carro normal é para durar uns 30kkm e satura com nossa mijolina, imagine um filtro projetado para longevidade de 100kkm rodando no nosso ambiente brasileiro..
Acho q tb está todo saturado, se vc puder troque tb!

Abç

Chuva
11/09/2018, 09:38
Chuva, sou o mais novo proprietário de uma GV3 e venho lendo seu tópico antes mesmo de comprar o carro.
Estou interessado em fazer um Lift de 1" somente na viatura. Tenho quem faça o calço em Nylon em impressora 3D.
Mas vieram as dúvidas: você tem o CAD do calço para a traseira? e a dianteira, como seria?
Obrigado desde já pela ajuda!

Ola, blz?

Não tenho desenhos em CAD.. ja tentei fazer mas sou muito burro pra esse tipo de software! kkk

Só há os desenhos daqui do post.

Nosso amigo Osmar fez o projeto em CAD e PDF e deixou no começo desse tópico, mas estão desatualizados..

rui camara
11/09/2018, 11:37
Valeu chuva, voce faz esse serviço na sua casa? se sim, futuramente podemos agendar esse trampo.

MarcoSimiquel
13/09/2018, 07:55
Só para conhecimento.
Buchas da barra estabilizadora e bieletas paralelas da marca Febest.
Não sei se vão durar, mas a aparência é ok.

561451
561452
561453561454561455561456

rui camara
13/09/2018, 17:37
Marco, anota a kilometragem pra gente acompanhar quanto vai durar.

Chuva
14/09/2018, 09:06
Blz Rui,

Tds os que conseguir fazer faço para os que procuram. Esses mais especificos a maioria eu pedi pra galera cotar no mercado e faço o preço similar, médio, já que como é novidade temos que fazer um calculo justo.
Tem mecanico que acha que é como trocar filtro de corsa e cobra barato e cai do cavalo. Tem mecanico que acha que é audi e superfatura, se coloque no meu lugar e veja que é dificil.
Algumas coisas nem faço para terceiros pq não tenho ideia do valor.
Como pra mim ficou fácil pelo know-how faço sem problemas, mas vcs tem q vir com as propostas... kkk
Esse da troca de filtro de combustivel eu nunca fiz para ninguem e esse método frankeinstein nunca vi ninguem fazendo.
De qquer forma vai ser mais barato que qquer outro de css onde trocam trocam todo o conjunto. No ML vendem kits de 700 reais em media tb, mas quem for fazer msm prefiro repassar a vantagem da compra no aliexpress, né?

[ ]s

MarcoSimiquel
15/09/2018, 08:08
Marco, anota a kilometragem pra gente acompanhar quanto vai durar.

Rui pode deixar que vou informar se as peças valem apena.
O preço eu digo que vale.
As bieletas foram 98.50 cada
E as buchas 38.45
Compradas na Ecorepair.

MarcoSimiquel
15/09/2018, 08:13
Chuva.

Se não me enganei. Vi um poste seu que você trocou os rolamentos do amortecedor. Se não é delírio meu (kkkk). Você teria os antigos ainda? Se sim seria possível tirar as medidas dele?
Desde já agradeço.

Chuva
16/09/2018, 10:41
Opa, não tenho mais.. abç

Chuva
22/09/2018, 18:40
GV3 filtros de Ar laváveis

Alguns acham essencial, outros frescura, outros caros e inúteis... eu acho durável e barato a longo prazo..

YouTube (https://youtu.be/gykSXbBtK8g)

Caveira4x4
24/09/2018, 14:13
chuva foi mal estar colocando aqui no seu topico .. mas estou com uma dúvida .. vc até respondeu no meu topico mas eu queria tirar uma outra duvida .. qual oleo vc usa no seu vitara a gasolina ? eu vou por o filtro de oleo original mas fiquei na duvida se troco o meu 5w30 magnatec que ta zero , ou se troco para outro 10w30 ou 5w40 ... poderia me dizer ? isso afim de tirar aquele traaaa na primeira partida frio ou longo tempo parado.

Chuva
24/09/2018, 15:10
oi amigo,

Nas 2.0 em SP eu uso o 0w30, mas pode ser o 5w30

RJ como é mais quente vc pode ir de 5w40 sem problemas.

Use tudo sempre sintético com trocas a pelo menos 5kkm. Eu gosto dos Valvoline

O Traaaaaa da primeira partida está bem mais relacionado com o filtro de oleo do que com o óleo.

Procure por o filtro de óleo original ou uns alternativos que sabemos que tem uma válvula de retenção interna eficiente, como o Mahle OC 534, o japan parts fo-898, fram ph4386 e o original suzuki 16510-61A31 mesmo..

Nao use filtros baratinhos da Wega ou Tecfil que são uma bomba..

[ ]

Caveira4x4
24/09/2018, 15:14
oi amigo,

Nas 2.0 em SP eu uso o 0w30, mas pode ser o 5w30

RJ como é mais quente vc pode ir de 5w40 sem problemas.

Use tudo sempre sintético com trocas a pelo menos 5kkm. Eu gosto dos Valvoline

O Traaaaaa da primeira partida está bem mais relacionado com o filtro de oleo do que com o óleo.

Procure por o filtro de óleo original ou uns alternativos que sabemos que tem uma válvula de retenção interna eficiente, como o Mahle OC 534, o japan parts fo-898, fram ph4386 e o original suzuki 16510-61A31 mesmo..

Nao use filtros baratinhos da Wega ou Tecfil que são uma bomba..

[ ]
eu vou comprar o original na CSS .. e certo de sair esse barulho TRAAA ? vc ja teve ele ?

Chuva
28/09/2018, 08:17
Ola, não é certeza mas tende a sumir. É retórico tb, vai da fase da lua.. kkk brincadeira.. o oleo tb influencia.

Uns dizem q com o 5 ou 10 w 40 ameniza bem, mas o carro com certeza fica menos economico pq o motor faz mais força pra rodar com oleo grosso.

Eu uso o 0w30 e tá td bem, mas estou em SP (frio). Oleo mais fino a frio sobe mais rápido pro comando de válvulas e faz menos barulho.. é uma lógica contrária em relação a retenção pelo filtro, mas tb funciona!!

Ou seja, tudo depende de vários fatores e do estado do seu carro. Faço e fazemos varios testes no wzap e essa do óleo tendemos a um filtro com maior força da mola de retenção interna. O filtro original seria o primeiro passo para inicio de testes..

depois o da Fram tem mais pressao e por ai vai..

Assim não há regra quadrada simples e rápida para td carro, infelizmente.

Chuva
28/09/2018, 10:06
Troca de bicos injetoers GV3 L4 2.0

Para quem tb tá de saco cheio de ficar limpando bico injetor..

Por favor percebam que isso é um TESTE!!! E o carro ainda está em TESTE!!

Antes de sair comprando bico verifique a procedência decente e principalmente a qualidade dos bicos!!
Há 3 tipos de bicos CDH 210 para nossa finalidade:
- os originais bons e caros;
- os chineses bem compatíveis (o do vídeo = avalie a cor e o formato de vazão dos 4 furos);
- os chineses bem MEIA BOCA e muito disponiveis no mercado internacional e mercado livre = CUIDADO!

WARNING!!!!! CARRO COM BICO CHINES LIXO DÁ CALÇO HIDRÁULICO E ESTOURA MOTOR!

Se for fazer, faça por sua conta e risco. Não me responsabilizo por eventuais prejuízos seus!!!

Grand Vitara III L4 2.0 Troca de bicos injetores GV3 x TRK/TR4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=tNpM8toTf5A)

Os testes serão finalizados em 6 meses. A autonomia desse carro com quase 150kkm está otima, uns 9,3km/l na cidade. Na estrada já fez até 15 mas não achei parametro plausivel.
Mas isso tb não é so por causa dos bicos diferentes, mas sim por todo o historico passivel e possivel de manutenção que fiz.

OBS: os bicos de tr4 CDH 240 com maior vazao tb são anatomicamente encaixáveis mas o carro vai tender a beber mais e não a ter mais performance. Não testei mas a logica é essa e não recomendo, a princípio. (TR4 é leve e bebe mais que GV3).

Chuva
09/10/2018, 08:41
Detalhes de autonomia GV3 2.0 após limpeza geral de sistema de injeção:

Galera, depois das manutenções BÁSICAS mencionadas o carro já teve autonomia melhorada.

Mas com a substituição dos bicos, apesar de ainda estarem em testes, a autonomia no percurso misto cidade e estrada, meio a meio praticamente, ficou assim na medição física da bomba, já que no computador de bordo sempre marca 1km/l a mais:

561979

Na estrada até 100km/h o desempenho ficou bem bacana, mas da foto abaixo devemos considerar apenas 13,5km/l para bater com a bomba:
561980

OBS: o percurso acima foi pequeno em estrada livre mas foi o parametro que pude bater a foto. Mesmo passando-se mais de 200km rodados a autonomia se manteve.

Isso tudo quer dizer que o comportamento do carro está normal e os bicos estão bem adaptados, NÃO CONSUMINDO MAIS, pelo menos.
Já como só buscava menos manutenção de limpeza de bicos, está tudo ótimo!

Um efeito colateral do procedimento foi que ao se religar o carro a quente, de vez em quando, ele dá uma engasgada de uns 2 segundos para pegar, mas coisa besta. Sei que é afogamento e não problema de bomba/filtro/tamque, pq cheira um pouco a gasolina quando isso acontece.

Repito: tudo ainda sendo acompanhado em testes, mas os bicos desse modelo no mercado livre simplesmente acabaram.. só sobraram os falsificados.. kkk

Há muita dúvida e erros na remontagem da flauta e bicos injetores, sigam o filme, já que não me responsabilizo por explosões, ok? kkk

[ ]s

MarcoSimiquel
15/10/2018, 11:18
Parabéns pela ideia e por compartilhar.

Chuva
15/10/2018, 18:37
Parabéns pela ideia e por compartilhar.

Valeu amigo,

Um detalhe: algumas pessoas estão comprando esses bicos e me reportando. Muitos casos não estão dando certo pq os fornecedores estão enviando bicos Chineses do Chineses... ou seja, o resto usado de segunda..

Os bicos da Tracker importados CDH 210, (não mitsubishi TR4 CDH 240) estão vindo com os 4 furos do injetor não simétricos (em forma de retangulo) o que deve estragar o leque do jato.

Os furos dos bicos que prestam tem que formar um quadrado perfeito!!! Isso sem dizer que alguns bicos estão vindo com mais de 16 ohms de impedancia, o que parece deixar a central mais doida ainda.

Em qquer um dos casos acima de fiasco de comprometimento de fornecedores, o carro falha em marcha lenta. parece que só tem 3 cilindros funcionando.

Reparem que os bicos tem q ser identicos aos do video, caso contrário não vao funcionar. Vendedores do mercado livre estão sacaneando e os bicos comprados do e-bay ainda não chegaram para testes e comparativos..

Att

[ ]s

desslock
18/10/2018, 09:59
Ola, blz?

Não tenho desenhos em CAD.. ja tentei fazer mas sou muito burro pra esse tipo de software! kkk

Só há os desenhos daqui do post.

Nosso amigo Osmar fez o projeto em CAD e PDF e deixou no começo desse tópico, mas estão desatualizados..

Fiz os calços com 25mm na frente e 26mm atrás, o que levantou aproximadamente 25mm na frente e 40mm atrás depois de instalado.

Seguem desenhos em PDF. Tenho em CAD mas não consigo anexar aqui. Quem quiser me mande MP com email que eu envio.

desslock
18/10/2018, 10:11
Ajuda! Barulho misterioso!

Pessoal, meu GV3 2014 está com um barulho tipo too-toc que está me tirando o sono.

Comprei o carro com 47.000km, todo original e no test-drive percebi o barulho que achei que fosse as buchas da estabilizadora (tive dois GV2 e um Tracker e isso era corriqueiro). Pois bem, troquei as buchas da barra estabilizadora e o barulho continuou. Troquei as bieletas e continuou. Rodei sem a barra/bieleta e continuou. Troquei os amortecedores KYB (02 vezes pois o primeiro par comprado na CCS veio com folga na haste), coxins KYB, rolamentos do coxim KYB e o barulho continuou. Não há folgas aparentes nas buchas do leque, nos pivôs, nos terminais da barra de direção. Cheguei a levar em uma casa especialista em caixa de direção e o mecânico falou que a caixa estava normal. O barulho é o mesmo característico de bucha da barra/bieleta.
Já estou desconfiando da caixa-de-direção (mesmo com o diagnóstico negativo), coxins do diferencial (porém o carro só rodou no asfalto) ou mesmo esses amortecedores KYB (o segundo par, comprado há 15 dias, foi no mercado de reposição pois os da CCS - verifiquei 3 pares - estavam com folga na haste).
Alguma luz aí?

MarcoSimiquel
18/10/2018, 21:53
Dá uma olhada se não tem folga na cruzeta da barra de direção. A minha também tem um barulho que acho que está vindo de lá.

desslock
19/10/2018, 14:35
Dá uma olhada se não tem folga na cruzeta da barra de direção. A minha também tem um barulho que acho que está vindo de lá.

Olá Marco. Você quis dizer a cruzeta da coluna de direção?

Saindo do pinhão da caixa de direção há um cruzeta que depois encaixa na coluna anti-impacto (aquela coluna que tem duas partes, sendo que uma entra na outra em caso de colisão). A minha ainda tem um pouco de folga, que dá para sentir no volante mas bem pouco. Eu a desmontei e coloquei graxa de homocinética e diminuiu bem a folga.

Porém, no pinhão que entra na caixa de direção há uma folga maior e estou desconfiado dela. Mas somente ela não justificaria os barulhos, que são bem característicos nas caixas de roda e independentes esquerda/direita.

Vide fotos.

eder oliveira
19/10/2018, 17:04
Olá desslock, blz
Eu já desisti de tentar resolver esse toc toc na suspensão dianteira. Já estou no terceiro gv3, e só o meu primeiro velhinho 2008, não veio com essa canseira que já me fez também perder o sono. No meu segundo fiz a mesma coisa que vc. SaÃ* trocando praticamente toda a suspensão: amortecedoreres, coxins, rolamento de coxins, bieletas e buchas e nada. Quando coloquei calços nele, não sei porque, mas esse toc toc toc em qualquer desnÃ*vel que passava na pista, acabou. Passei esse grand vitara, agora peguei outro com o mesmo barulho. Mas ainda não tive oportunidade de levantá-lo. De qualquer forma, se descobrir alguma, conte para nós, pois esse barulhinho é chato demais.

Chuva
19/10/2018, 19:39
Olha, pode ser homocinetica tb.. mas não sei q barulhos são esses.. os q tinha matei tds na bucha da barra estabilizadora..

Se acharem postem por favor.. valeu!!

rui camara
22/10/2018, 07:50
Bom dia amigos!
tenho um gv 2009 manual 4x4 com 110 mil km, em otimo estado, nunca deu problema, porem de uns tempos pra cá está acontecendo uma coisa estranha, ele começa a vibram um pouco mesmo me marcha lenta, parece até que o motor está falhando e sinto que o carro vibra por baixo, tanto parado quando andando. O misterioso é que logo para e fica perfeito. Olhei por baixa e nao vi nada solto. Alguem tem ideia do que pode ser?

desslock
23/10/2018, 09:12
Bom dia amigos!
tenho um gv 2009 manual 4x4 com 110 mil km, em otimo estado, nunca deu problema, porem de uns tempos pra cá está acontecendo uma coisa estranha, ele começa a vibram um pouco mesmo me marcha lenta, parece até que o motor está falhando e sinto que o carro vibra por baixo, tanto parado quando andando. O misterioso é que logo para e fica perfeito. Olhei por baixa e nao vi nada solto. Alguem tem ideia do que pode ser?

Dê uma olhada no catalisador. Pode estar soltando pedaços da colmeia.

Chuva
23/10/2018, 12:30
Oi amigo,

ja fez alguma limpeza no sistema de injeção? (TBI, Coletor, Bicos, microcamara, PCV, Velas, etc)

rui camara
23/10/2018, 15:39
obrigado pelas dicas desslock e chuva, estou desconfiado de alguma falha no motor, que acaba reverberando a vibração por todo o carro, vou levar para passar no scanner e aproveitar e limpar bicos, trocar o kit reparo com as peneirinhas e ver o tbi e ver as velas, pcv eu chequei, está como nova.

Chuva
25/10/2018, 08:26
obrigado pelas dicas desslock e chuva, estou desconfiado de alguma falha no motor, que acaba reverberando a vibração por todo o carro, vou levar para passar no scanner e aproveitar e limpar bicos, trocar o kit reparo com as peneirinhas e ver o tbi e ver as velas, pcv eu chequei, está como nova.

Então.. tem uma galera que não se atenta aos detalhes e tão metendo os pés pelas mãos.. fique esperto tb na mão dos mecanicos..

Pode ser o MAF tb do seu carro.

É aquela pecinha eletronica que tem um chicote de fio que fica logo após o filtro de ar.

O sensor mede o fluxo de ar e tem 3 medidores. Dois internos e um externo. Algumas pessoas tacam limpa contato em tudo, com o caninho lá pra dentro.

Funcionando ou não, eu nunca fiz, não confio na quimica do limpa contato, já que em diversos casos ela agride plasticos e os esfarela.
Independente disso, o limpa contato deixa uma camada superficial q não evaporou e pode estar impedindo uma medição bacana dos sensores internos, pq o externo vc limpa com um cotonete: aquele pingo de mel cristalizado externo.

Os sintomas de maf fudido são exatamente esses que relatou.

Para testar sua funcionalidade deixe o carro completamente e super quente, aquecendo por uns 20 minutos parado em marcha lenta por exemplo e depois em repouso, sem acelerar e scanner elm327 + Torque BT no Android vc mede o parâmetro.

Como o motor é 2.0, deve dar algo em torno desse numero. QQuer coisa geralmente acima de 2.2 já estraga a marcha lenta. Costumo ver 2.5, 3, 7, 14 e por ai vai a lambança..

Na V6 no mesmo procedimento tem que dar 3.2. Meu carro dá 3.4.. muitos 3.8, alguns 3.2 e os mais malucos acima de 5..

Se estiver essa peça zuada e não conseguiu resolver limpando, prepare o bolso..

[ ]

rui camara
26/10/2018, 15:58
VALEU chuva, amanhã vou deitar embaixo do carro e verificar as partes como escapamento, coxins e mancais, proteçoes que fizemos...na segunda levarei num amigo muito bom de mecanica fina aqui perto, depois posto as novidades...

rui camara
01/11/2018, 08:07
bom dia amigos, achei o barulho, tinha um parafuso sambando na proteção da caixa de transferencia que eu fiz, dependendo da posição que ele ficava, a caixa prensava ele na proteção e vibrava tudo....mandei fazer a limpeza de bicos, troquei velas, limpeza no tbi e o carro ficou mais macio e agil, vou acompanhar o consumo e depois informo voces.

henriqueaas
05/11/2018, 23:33
Salve! Fiz os lifts para a GV3 seguindo o projeto do Chuva, reduzindo um pouco a altura das peças (ficaram com 37 mm os dianteiros e 34 mm os traseiros); a seguir, precisarei ajustar a cambagem dianteira (CAM 14 já em mãos) e também a traseira, pois está um pouco "fechado embaixo", mesmo com aquela regulagem já no máximo. Já revirei o post procurando algo sobre isso mas nada achei.
Alguém aí tem alguma experiência nisso pra repassar?

Segue uma foto da barca:
562430

Chuva
06/11/2018, 09:13
Bom dia amigo,

Que bom que gostou do projeto!!

Sobre os ajustes, vamos lá..

Dianteiro:

Na dianteira após os calços é preciso ajustar a cambagem com o CAM14 sim! Os números originais do carro são 0 (ZERO), ou seja, rodas perpendiculares ao chão, sem grau de inclinação para dentro ou para fora.

Para isso vc precisa fazer roda uma a uma. Retire a roda com um macaco sob o meio do carro na frente, acho mais fácil assim. Macaco jacaré pqno nessa hora ajuda muito.

Desaperte os dois parafusos chave 19. O de cima onde vai por o CAM14 vc pode tirar a PORCA ja.

Depois calce a base do disco de freio com um outro macaco. Ideal aqueles pqnos verticais de 2 ou 5 T. O pino central é pqno e cabe encaixado no disco.
Va levantando devagar o macaco para não danificar o disco e verificando se não saiu do lugar. Vai subir muito pouco msm a ponto só de facilitar o ajuste nos parafusos.

Assim vc já consegue retirar o parafuso de cima colocar o CAM14 no lugar. Perceba que alguns CAM 14 tem no anel uma haste a se adentrar no(s) buraco(s) do parafuso do amortecedor. Dependendo da altura do calço do lift dianteiro essa haste fica para frente ou para fora. Calços baixo ficam para trás, mais próximo ao motor pois o ajuste vai ser pqno.

É um trabalho de paciência até com um pqno martelo e chave para cam14 para inseri-lo virando e batendo. Geralmente um lado do cam14 é 19 e outro chave 18.

Inserido, coloque a porca até o final sem apertar. Perceba que a porca do parafuso original 19 abaixo tb tem que estar frouxa.

Como o calço é pqno vc tera praticamente que deixar o alinhamento de superficie da parte da manga de eixo rente ao encaixe nas duas laterais do amortecedor. Só isso. Qdo o lift é de 45 dianteiro para cima, o ajuste é de 1mm a manga de eixo para dentro.

Aperte o parafuso inferior e um pouco o superior cam 14, que é mais chato já que vai ter que usar duas chaves.

Solte o macaco sobre o disco e aperte tudo até o final. Vai ficar praticamente zerada a cambagem nessa dica.

HA AINDA O AJUSTE BEM IMPORTANTE DA CONVERGÊNCIA DIANTEIRA, OU ALINHAMENTO

Esse é um pouco mais chato pq a porca do braço de direção geralmente esta muito duro, mas pode-se tentar tb.

Depois do lift pode-se dizer que o carro fica com a "boca aberta" qdo anda pra frente, ou seja, as duas rodas dianteiras viradas pra frente.

Ainda sem o pneu vc pode soltar a porca do braço de direção e ajusta-lo girando na inteção de ir fechando a roda para o centro do carro, fechando a boca. Para isso, com um calço de 45mm costumo usar uma volta completa fechando. Para calço menor pode usar 2/3 de volta fechando.

Siga exatamente os msms passos para cada lado.

Isso é um ajuste a olho, mas dá certo e abaixo mando umas fotos do ultimo carro que fiz assim na dianteira de um cliente. ultimamente estou mandando todos assim e na hora do sugerido alinhamento 3D com máquina a laser computadorizada o ajuste fica dentro dos limites do carro, ou seja, vc não gasta mais para alinhar depois!!

562446

Repare que o ajuste fica muito próximo e na pratica o alinhador geralmente sugere deixar assim dentro dos limites. Nem a convergencia acima ele quis ajustar, mas deveria. Preguiça..

Traseiro:

Já na traseira a cambagem original é -1, o que faz o pneu comer irregularmente tendo em vista mais estabilidade.
Como eu não passo dos 200km/h com esses carros, gosto de deixar a traseira tb zerada para não comer pneu. Eu não ando em curvas mais de 80% dos tragetos a mais de 60Km/h!!

Assim o ajuste de cambagem se dá no parafuso com marcação de cada roda traseira. O ajuste se dá colocando uma prancha escorregadia na ceramica (dessas de cortar carne de plástico) e levantando-se um pouquinho a bandeja do lado q vai trabalhar.
Com duas chaves 19 e feijão vc ajusta cada roda mudando a marcação para mais uns 2 ou 4 pontos na direção correta de cambagem para chegar no Zero, ou seja, pneu praticamente perpendicular ao chao.

Ja a convergencia traseira é o maior problema e o mais afetado no lift QUANDO SE USA O CENTRALIZADOR DE RODA DA 4 SPORT. Se não o colocou, acaba a brincadeira aqui.

Com o centralizador colocado, o alinhamento traseiro sai totalmente e acho o item mais necessário se ajustar, já que o carro canta pneu a 20km/h em curva. Diferente da dianteira, as rodas traseiras ficam andando fechadas qdo o carro vai para frente.

De novo há um parafuso com marcação em cada roda para esse ajuste, tb muito simples de fazer. Esse vai de prática e no olho tb. O ideal é olhar o carro antes de depois do lift, mas se ja fez procure outro carro e veja o alinhamento traseiro da seguinte forma:
Estando em pé diante da roda traseira, olhando de cima para baixo com a cabeça bem colada no vidro na linha imaginária que passa verticamente e perpendicularmente no meio do cubo de roda, veririque q o alinhamento traseiro original (diferente da dianteira) pode ser visto na própria lata do carro. A linha da caixa de roda bate perfeitamente com a linha do alinhamento da roda. nem um grau pra frente ou para tras! Muito bem feito o projeto japa!

Depois do lift com centralizador vc vai veriricar que está muuuuuuuiiiiiittooo torto esse alinhamento e vai girar os parafusos de ajuste no braço de alinhamento sob o carro com as msms chaves 19 e feijão que usou na cambagem de forma a empurrar pela haste a roda para fora do carro. O ajuste tb se dá em 2 ou 3 avanços da marcação da ruela do parafuso.

Verifique externamente se ficou a roda/borracha alinhada com a lata do carro. Qto mais preciso deixar mais próximo do zero vai ficar.

Abaixo como deixo no "olho". As oficinas de alinhamento nem mexem mais e o cliente nem paga para ajustar, já que os numeros ficam dentro do parametro de fábrica..

562447

Chuva
06/11/2018, 09:27
Troca de Alternador GV3 2.0

Preventivamente um amigo precisou trocar o alternador do carro e realmente acredito q já era preciso, já que o antigo estava com uma das bobinas corrompidas.

O procedimento é simples, mas sem o coletor de admissão a vida fica mais fácil.

De qquer forma sai pela frente e são apenas dois parafusos, um 14 comprido na base encaixada e um pqno 12 superior. Atrpas temos uma porta chave 10 para o cabo positivo gerado e um conector.

Primeiramente se retira a correia de serviços com uma chave 14 na polia esticadora. E se solta os dois parafusos. O parafuso superior é meio chato de sair depois de solto pq ele bate na polia da direção hidraulica, conforme fotos abaixo.

562448 562449

562450 562451

Chuva
06/11/2018, 09:42
Mais uma troca do cj bomba e filtro de combustível GV3 2.0

Uma troca desse conjunto com item comprado no MERCADO LIVRE dos novos modelos do cj bomba e filtro.

ESSE CONJUNTO NÃO É INDICADO POIS EXIGE UMA ADPTAÇÃO EXDRÚXU-LA!

Apesar de ter sido bem sucedida pq eu QUIS INSTALAR, acredito que pelo nivel de "ajuste" de um componente reaproveitado o serviço final pode ficar seriamente comprometido, ou seja, NÃO ADQUIRAM ESSE MODELO!

Apesar de vir completo com Pre-filtro, o filtro de combustivel e a bomba são de qualidade inferior aos originais, sem contar que os encaixes das mangueiras são frágeis e pelo mal embalo claro que vieram quebradas. Consegui contornar aproveitando as mangueiras do cj antigo.

O problema grande se da ná VÁLVULA DE RETORNO de combustível na saida do filtro. A válvula do filtro antigo precisa ser reaproveitada e seu diametro é maior que o do encaixe no copo do filtro novo!! Vc tenta encaixar e pode ate quebrar a peça lá dentro, um fiasco.

O vendedor nunca sabe de nada, diz que teve poucos casos problemáticos assim (o que eu não acredito já que a peça é feita em molde com diametros identicos em todos os produzidos) e que a peça nova branca sem a expansão que os aditivos na gasolina provocam e deixaram a válvula antiga maior e não encaixante... UMA PUTA VIAGEM, já que o filtro ORIGINAL (e de mesma qualidade que o o original suzuki) do corolla importado (não tem no brasil, só ebay como vide em post anterior) tem o EXATO MSM DIAMETRO DA VALVULA VELHA E CASAM PERFEITAMENTE..

O ajuste da válvula para quem quiser tentar foi com muita paciencia retirando-se parte do material plástico cilindrico da válvula velha com ESTILETE. Os orings do kit novo foram muito bem vindos.

Fica a dica, relato e sugestão de comprar o kit importado mesmo, ou algum diferente do formato do abaixo, pq com certeza vai vir com diametro de encaixe menor:

562452 562453

562454

OBS: esse kit no ml custa por volta de R$980 reais. O cj do filtro no ebay custa R$ 90. Se quiser o pre-filtro e bomba pra gv3 2.0 no ml já comprei tb por R$ 150!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

562455 + filtro corolla importado no Ebay = felicidade! kkk

Chuva
06/11/2018, 09:53
Adaptação de Anel de vedação do tamque GV3 2.0

Mais uma adaptação funcional para a GV3.

Num outro carro, depois de 2 tentativas de estancar o vazamento, o mecanico colou a junta de vedação do tanque, já que ele não conseguiu entender como a junta lacrava o combustível.. Esse é o segundo carro que pego assim e a solução seria a troca da junta por uma nova, que custa R$ 200 na concessionaria.

O problema é precisar montar o carro para devolver então tive que colocar uma junta alternativa.

562456 562457

562458 562459
Na foto acima a borracha nao pode cair na "canaleta" e sim ficar rente a boca do tanque ao redor do plastico do filtro, ou seja, estava muito folgada...

562460

A junta acima utilizada do GOL tem um encaixe interno mas nada que atrapalhe ou que deixe combustível vazar. Para iseri-la usei um pouco de graxa branca para ela escorregar para os lugares certos no aperto da montagem

CUSTO DA JUNTA: R$ 11 !!

Chuva
06/11/2018, 09:55
LIFT MUITO ALTO

Vejam como fica o cabo do ABS numa roda traseira com curso quase total num lift de 2.5" do mercado... Dá pra tocar violão..

562461

Chuva
06/11/2018, 09:56
GV3 Linda!

Cor de carro na Austrália!! Bem que podia ter por aqui..

562462

Chuva
06/11/2018, 10:06
GV3 Esquema elétrico e manual de diferenciais!!

Segue esquema elétrico da GV3!!

562463
562464
562465
562466

Manual de Diferenciais!!

562467

Chuva
06/11/2018, 10:15
GV3 2.0 Termostática travada

Após bater muito a cabeça num carro fiz o teste "cozinhando o carangueijo" e descobri que a termostática só estava abrindo em 115 graus!!
Ela deve começar a abrir em 89 graus. Com o sistema aquecido e super aquecendo a ventoinha deve ligar em 98 graus (tudo acompanhado por scanner).

Tive que trocar a válvula que já trabalhava ineficientemente num sistema cheio de água pura. Começaram a fazer a troca e viram que o fluido era caro e deixaram com agua. A termostática foi pro saco.. Cuidado com as trocas dos caras que acham que esse fluido começa com agua e depois coloca o concentrado.. GV3 não é assim! O Fluido vem pronto 50/50!!

562468 562469

Mesmo depois do ajuste e na primeira troca o sistema ainda expeliu sujeira..
Lavei de novo e filtrei o liquido para reinserir..
562470

Em outro carro o vilão silencioso:
A famigerada tampa sem a válvula!! Foi só trocar a tampa e o problema foi resolvido.. Tampa identica na Honda 72 reais..
562471 562472

Chuva
06/11/2018, 10:22
GV3 Parafusos do cardã traseiro

Em manuteções de retentores de T-case ou diferenciais ou até mesmo em tanque de combustível a retirada do cardã se faz necessária..

E nessa hora que vc vê as hagadas que fazem por ai no nosso estimado carro niponico..

Perderam os parafusos cabeça redonda HALEN 8MM do cardã de um carro. E colocaram parafusos com rosca diferente, de tamanhos diferentes, de cabeça diferentes com a PNEUMÁTICA.. esse com certeza não tem mais mãe..

Em seguida de outro carro os parafusos corretos. Nesse tipo de manutenção, se puder acompanhe, já que esse tipo de serviço porco, além de não seguro, ainda lhe causa um transtorno para achar as peças certas. tô até hj esperando a resposta da css sobre o preço e valor desses parafusos e do "cachimbo" espanado.. acho q só no desmanche msm..

Errados:
562473

Certos:
562474

Chuva
06/11/2018, 10:29
GV3 2.0 Troca de catalizador Primário

O carro apresentava ineficiencia de elemento catalitico e o amigo trouxe uma outra peça para eu trocar.

A surpresa foi a rosca da sonda secundária destruida e sua sonda tb pela tentativa de uso do EXTENSOR DE SONDA, para TENTAR sanar o erro P0420.

Ou seja, a solução do extensor nesse carro além de ser um fiasco, ainda pode danificar os itens. Como o catalizador "novo" do amigo estava bom e preferi deixar, "ajustei" no esmiril a rosca da sonda amassada e sem rosca, para aproveitar as duas ultimas voltas de rosca a se encaixar no catalizador novo. SUGERI a troca da sonda secundaria danificada.

562475 562476

562477
Que mecanico fdp!!

Aproveitamos e fizemos uma super limpeza em diversos itens com troca de bicos! Até agora a luz de injeção nao acendeu mais..
562478

Chuva
06/11/2018, 11:42
Grupo ZAP só de mecanica e perfumaria GV3

Mande pedido e foto da viatura para 11 97247-5217.

Grupo sério onde o assunto é APENAS GV3

rui camara
06/11/2018, 12:03
muito bom!

henriqueaas
06/11/2018, 22:37
Show, amigo!! Valeu!!

MarcoSimiquel
09/11/2018, 08:28
Chuva a todo vapor.
Obrigado por compartilhar as informações.
Uma opinião sua. Minha GV está com 70mil/Km.
Está fazendo 7 por litro na cidade e 9.5 na estrada. Não acende luz de injeção e funciona redondo. Será que uma limpeza de bicos pode melhorar o consumo? Nunca foi feita.
Um abraço.

Chuva
09/11/2018, 11:06
Com certeza!!

Os bicos originais da 2.0, infelizmente, são um fiasco e entopem muito facilmente, ainda mais com esse lixo de gasolina q temos aqui no brasil.

Varia inclusive a qualidade dela para estado, bairro e cidade. Vai do nível de honestidade do dono do posto, que em 99% dos casos é muito baixo.

Puz comum iptanga outro dia num posto do interior e o carro da dona da pensao automático começou a fazer 17 na estrada e 12 na cidade.. rodei 280km, ponteiro um pouco acima do meio tanque ainda..

Assim, além das limpezas gerais, bicos alternativos, a mijolina é pelo menos 50% do fator consumo. Quanto mais se sobe no mapa do nosso Brézel pior ela fica, pelo que conclui com diversos contatos.

[ ]

Chuva
09/11/2018, 11:07
Troca de correia de serviços GV3 2.0 (com troca de rolamento)

Atendendo a pedidos..

Grand vitara III L4 2 0 Troca de Correia de Serviços e Rolamento da Polia Tensora - YouTube (https://youtu.be/TW7eDRiubfQ)

eder oliveira
14/11/2018, 11:59
Bom dia caro Chuva, estou merecendo uma opinião sempre conhecedora de sua parte.
Vamos lá, levantei minha GV, coloquei calços comprados na RC4x4, aqueles de nylon na traseira e de aço na dianteira, com medidas 35 dianteira e 40 traseira. Até aÃ* beleza, gostei da altura, ficou show. Agora vem a canseira, levei o carro aqui em BH, numa das mais conhecidas casas que trabalham com suspensão automotiva, para fazer a correção. Na dianteira, tranquilo, foi colocado o cam14, e fechou. Na traseira zebrou, não conseguiu fazer o alinhamento de jeito nenhum. A cambagem foi ajustada corretamente. Deixei em -0.46 graus dos dois lados. Só que não conseguiram corrigir a convergência. Pelos valores especificados: + 0,15' / +0,07'. O máximo que conseguiram aproximar, foi +0,45' esquerdo e +0,40' direito. Falou que na barra que faz a regulagem chegou no máximo. O Bom é que não precisei pagar o serviço, eh, eh, não fechou o alinhamento. Então será que não tem como corrigir a convergencia mesmo? Achei que o motivo era o suporte do 4sport que coloquei, mas ele disse que não tem nada a ver. Ele falou que para conseguir alinhamento teria que trocar essa barra, mas eu nunca vi falar aqui neste forum de precisar trocá-la. Será que o pessoal não tem experiência neste veiculo e está colocando empecilho para não fazer o serviço? Conto com sua opinião amigo.

Chuva
15/11/2018, 14:39
Olá,
Se não colocou o adaptador da 4sport não muda convergencia/alinhamento traseiro.
Mas de qquer forma para ajustar as vezes a arruela ou o corpo interno do parafuso não gira a contento com nossa vontade msm. Vai do feeling do instalador identificar e tirar o parafuso, afrouxar mais a porca, sustentar mais a roda do chão para mexer nesse parafuso e coloca-lo na posição funcional.
Tb nunca ouvi nada a respeito de ter que trocar essa barra, que ficou "curta" nesse caso de tentativa de ajuste. Ela pode ser substituída sim, por alguma feita sob medida, uns 2 cm a mais, mas acho besteira total. O parafuso que lá existe ajusta tranquilo uns 2 graus sim!!
A culpa é do parafuso, pede pra ele ter mais atenção com ele que pode dar certo..
[ ]s

Chuva
15/11/2018, 14:43
GV3 L4 2.0 - Pra quem ainda tem dúvida que arrefecimento é coisa séria..

Olha só o sistema interno do camarada que tinha um "mijo" cinza dentro de td o sistema de arrefecimento como fluído.

Eu acredito que isso seja a corrosão do alumínio num sistema que rodou muito tempo com água e impurezas, ou até mesmo liquido diferente da especificação (de outro carro que os caras te empurram no posto)..

A bomba dágua furou e começou a vazer pela carcaça.. fico imaginando como está esse motor por dentro.. mas não tem sinal de junta corrompida e não mistura agua com óleo..

562600 562601 562602

562603

Chuva
15/11/2018, 14:45
GV3 V6 - Mais um câmbio feliz!! Carro ficou bem mais esperto.. estava com Dexrom VI (roxo)

562604 562605

Chuva
22/11/2018, 22:56
Grand Vitara III V6 - Difusor de Escape

Até mais fácil por na 2.0 já que tem bem mais espaço.

Beeeeeeeeeeeeemmmm legal..

Grand Vitara III V6 3.2 Difusor de Escape - YouTube (https://youtu.be/c2C28IdnBiU)

MarcoSimiquel
23/11/2018, 18:46
KKK.
Bacana.

MarcoSimiquel
27/11/2018, 13:10
Mais uma contribuição do Chuva com seu projeto de protetor de cárter.
Aproveitei uma sucata de fundo de ônibus de 4mm em alumínio e fiz o protetor.562913
562914

rui camara
03/01/2019, 10:11
bom ano pra todos nós!
alguem já usou filtro de oleo mahle oc534 no grand vitara?

Chuva
12/01/2019, 17:36
Dizem q esse mahle é bom sim..

Tá usando Rui? Tá bonzinho sem o barulho da primeira partida do dia?

Testei vários e tds um fiasco.. o único que chega a ter a funcionalidade do original é o JAPAN PARTS FO-898S.

O filtro de combustível decente melhora muito nessa função de reter o óleo em cima do motor quando as primeiras voltas exigem lubrificação.

Mas descobrimos que há uma válvula na primeira seção de aparafusamento dos comandos de válvula, sob a tampa que pode ser limpa ou substituída.

Vamos fazer um video com esse detalhe, o da troca dos retentores de válvula e o teste de tucho no lugar das pastilhas..

Toda GV3 mais cedo ou mais tarde (principalmente depois dos 120kkm) fuma e já temos o método BBB na manga, depois de muito estudo e garimpagem das informações em sites gringos, pq se depender de informação nacional e css estamos perdidos.

Cremos q tds esses detalhes estão inter-relacionados, além da limpeza em geral, para culminar em uma performance melhor.

Pego várias V6 fazendo 4, 5km/l. Carros com 80, 120, 200kkm, tds iguais. Lavou tá novo! voltam a fazer 9 pelo menos por litro.
Manutenção preventiva e limpeza são tudo nesse carro japa ninja robusto. Em estrada faz 12, 13, melhor q a 2.0.. surreal.

OBSs:

Divagação que conclui a algum tempo, realmente o óbvio, mas eu nunca pensei assim e nunca fiz isso: a maioria dos brasileiros compra carro zero, usa, arrebenta uns 2 anos, NÃO FAZ NADA DE PREVENTIVA e qdo tá na hora de ajustes, VENDE!
Por isso que temos a cultura de vender carro depois de um tempo e "passar pra frente".. que pobreza de espírito.. dai por outro lado tb a filosofia de brasileiro não gostar de comprar carro mais rodado justamente por já vir muito detonado... já que ninguem faz preventiva.. que merda de pensamento.. afe...

Graças que esse carro é f*d@ e vc dá um tapão nele já melhora demais! São diversas limpezas que melhoram muito o motor e não vai ser um liquidinho mágico q vende em posto que vai fazer milagre.. ou vc tb acredita em Harry Potter? kkk

Teve uma vez que o JB comprou um produto caro pra kct, importado de limpeza de sonda lambida, pra tentar sanar o P0420.. coitado.. em 1 semana o erro voltou.. o meu p420 matei a muito tempo atrás com ajustes para atingir e fazendo várias limpezas, a mais suspeita foi a de vários flushes consecutivos no motor, para a queima sair menos infectada de lixo que se acumula no motor. É tão óbvio, mas galera não enxerga. De novo: no brasil tb não temos gasolina decente e a NAFTA carboniza demais nossos motores.

Claro que existem defeitos nas versões, crônicas aliás, mas mesmo assim superáveis, desde que o dono as entenda e as cerque antes de dar pt no motor, principalmente no j20a, projeto antigo, mas bem funcional, que tem suas frescuras para longevidade. Tem muita gv3 2.0 ai que nunca abriu motor com mais de 250kkm.. V6 tem mais ainda, mas os donos são raros (apenas 250 unidades vieram ao Brasil - cálculo por amostragem de uns 30 proprietários via chassis).

Em suma a melhor ação para a longevidade do motor é trocar o óleo do motor com mais frequencia, com 5kkm sintético no máximo.. mas claro que muita gente torce o nariz sobre esse custo bobo.. Sem isso começa a surgir entupimento de válvulas de retenção, ultra carbonização, diminuição de eficiencia de queima, saturação de velas, entupimento da canaleta de limpeza dos pistões, entupimento da válvula EGR, bicos injetores sujando na ponta entre outras desgraças que vamos acumulando sem perceber... acho q o japonês que projetou o j20a deve se revirar no túmulo quando fazemos tanta merda nesse motor..

Bom, espero que ajude mais alguém a entender melhor pq estamos fadados aos erros e alto consumo no nosso paisinho que vende gasolina re-formulada e cheia de Nafta, além de não termos cultura de manutenção.

MARCANGIANE
12/01/2019, 19:44
Uso o filtro de óleo da Wega há anos,tanto na tracker,quanto na GV3,funcionam muito bem.
Já em relação a gasolina,há muitos anos que o naftaleno e o chumbo tetraetila não são mais usados em nossa gasolina.

Por isso que nosso combustível é pobre de octanas.
Carros movidos só a gasolina sofrem demais com o péssimo desempenho

Chuva
15/01/2019, 09:50
GV3 Tampa de combustível do tanque

O assunto é vasto mas segue resumo:

A tampa do combustível do tanque dos grand vitara 2.0 e 3.2 possuem uma válvula que serve para deixar o ar entrar e não deixar vapor de gasolina sair. Funciona como um diodo no mundo da eletronica: só passa fluxo por um lado.

Quando essa válvula passa a não abrir direito quanto o tanque demanda pressão negativa interna pelo combustível que se esvai na queima, o tanque tente a amassar e causar danos estruturais chegando ate a rasgar a lata. Relatos de tanque que na reserva encheram apenas 40 litros ao invés dos conhecidos 51 e poucos.

Quando o tanque racha é necessária a troca ou reparo com solda de estanho com ferro machadinha (ou maçarico se lavar o tanque antes com agua) para fechar a micro fissura. Como o estanho é mole uma camada de metal tb soldada de uma chapinha 3x3cm de latão tb é bem vinda. Tb é possível ainda sobre esse reparo usar uma cola ainda maleável como o vedachock (reparo de parachoques de funileiro) para caso ainda houver movimento na região (é quase sempre na mesma posição onde racha e rasga, ou em outro canto tb fatídico). Por fim, para tentar dar um pouco de rigidez a nova estrutura ainda é interessante por uma cola epoxi potente do tipo Tubolit em camada grossa para dar dureza.
A cola epoxi ou qquer outro tipo de cola reage com a gasolina e dissolve com o tempo, por isso não indicada para a primeira camada na lata do tanque.

Enfim, para evitar o problema caro acima é interessante substituir a tampa do combustivel já citada aqui anteriormente (codigo) pela da RAV4 antiga 2.0, 2.5, 2,7 (2008 ou por ai) que tem o mesmo fabricante e são praticamente identicas, já que a borracha de vedação interna da válvula da tampa original zuki com o tempo parece ficar mole e atrapalhar o funcionamento da válvula.

Por outro lado, de qquer forma, paliativamente pode-se limpar a borracha da válvula conforme fotos abaixo, onde toda a estrutura da tampa pode ser facilmente desmontada com uma chave de fenda pequena. Observe a foto com as peças em linha: é a sequencia de desmontagem / montagem.

Fiz a llimpeza de tudo na cuba ultrassonica e sabao de bico injetor, mas o que interessa mesmo é limpar a borracha circular cinza que trabalha com uma peça circular pqna.

Para tentar longevidade no funcionamento dei um pingo de graxa spray resistente a água na borracha. O teste de funcionamento é simples: basta Chupar a válvula e sentir com facilidade a entrada de ar e o caracteristico barulho de grasnar dos patos (ou parece um sapo..).

563808 563809

563810

MARCANGIANE
15/01/2019, 12:02
opa! bacana,troquei a tampa da minha ha algum tempo,paguei 30 reais,talvez a mão de obra não compense,porém para quem gosta de desafios como nós vale a pena brincar,Tem um Vídeo do Daniel Simon no youtube explicando e reparando o tanque da GV3

Reparo no tanque de combustivel - Grand Vitara - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Ow75FIwJKXs)

rui camara
16/01/2019, 08:01
meu amigo chuva, blz ae?
sempre usei original porem mesmo assim faz de leve, quando nao uso por uns dois dias o carro, o barulho da corrente.

vou mudar o oleo pra ver o que acontece e depois posto aqui.
quando voltar a fazer os rick slides me avise, penso e fazer um frontal, abraço

MARCANGIANE
16/01/2019, 16:35
use bardahl power racing que o barulho some quase 100%

rui camara
17/01/2019, 09:58
obrigado! vou tentar

SW4RS
21/01/2019, 20:18
Amigos adquiri a pouco uma GVIII 2012 a qual pretendo usar para dia a dia e passeios e trilhas leves. Minha duvida é a seguinte, sou fã dos BF AT, porem como levei alguns sustos com eles na Hilux pretendo usar pneus AT com um lift 1,5" pra não alterar muito a viatura, mesmo querendo um visual mais off road...

Entre os modelos Yokohama Geolandar G015, Maxxis AT771 e Michelin LTX qual os amigos indicam???

rui camara
22/01/2019, 15:04
nunca usei esses modelos...da uma pesquisada no google

SW4RS
22/01/2019, 18:36
Obrigado, mas ja dei uma pesquisada e não encontrei nenhum comparativo a não ser as descricões de fabrica! 🙄

O problema é que queria colocar 245/65 e BF só tem 225 no aro 17.

Chuva
23/01/2019, 20:15
SWARS,

Seus problemas acabaram.. kkk

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1169322865-jogo-5-pneus-bf-at-225-75-16-rodas-civic-_JM

Veja esse meu anuncio. Ja vai com roda 16, tá tudo uma tetéia, preciso da grana.

Yokohama borracha média de dureza e dependendo de sua dirigibilidade acaba logo. Tem cara q rodou 30k e virou farelo e tem cara com mais de 60kkm e parecem meia vida..

isso quer dizer que é impossível avaliar assim por marca e modelo. Outros fatores influenciam muito, além do modos operandi, a pressão dos pneus, relevo, retomadas, frenagem, cambio, transito e principalmente, na minha opinião, o peso q costuma por no carro (entenda filhos, cachorro, malas e por último a sogra no bagageiro tb conta como peso..)

Estou usando os Maxxis 771 e estou curtindo bem, mas sei que vao acabar mais rapido.. são chineses de primeira linha, diga-se assim..

Os michelin lt force são muito usados e muita gente fala bem. Mas michelin tem fama de mole e os caras q conheço q tem não poe peso no carro, então tão durando bem, mas eu fugi deles pq pela lógica acabam rapido. Por outro lado tem ótima aderencia, seu carro vira uma lagartixa.

Esses BFs q estou vendendo são mais ideais para passeios no barro. No asfalto com pouco peso nem gastam. Pneus mais duros que tendem a alta longevidade, desde que considere tb o fator peso..

Esses meus rodei 15kkm e só gastou praticamente 1mm!! Mas lembrando que estavam numa V6 e ando como monge taxista tibetano com média de cidade em 9.3 cravada a meses.

Espero que ajude

Chuva
23/01/2019, 20:21
O carro tava assim:

563973

Chuva
25/01/2019, 09:55
GV3 V6 Troca de rolamento de polia

Assim como na 2.0, a 3.2 tb tem duas polias "bobas" na correia de serviços (a externa de "borracha").

Na 2.0 o rolamento da polia de apoio (idle=ocioso=fixa) é o 6005-2RS e o rolamento da polia tensora (aquela polia q tem uma tensão proporcionada pela mola que a faz se mover para esticar a correia no seu uso cotidiano quanto para sua retirada na manutenção) é o 6203-2RS.

Rolamentos comuns e de fácil encontro. Na V6 por surpresa o rolamento da polia de Apoio (fixa) tb é o 6203-2RS!!

O parafuso do rolamento é colocado com uma simples arruela de travamento que mascara os leigos (como eu) a não identificar a facilidade da substituição do rolamento barato (R$ 14) contra a substituição da troca da polia completa (~R$ 250).

Vale lembrar que o rolamento além de ser do tipo RS (isolado e emborrachado para aguentar a temperatura e sujeira do local) também tem que ser de boa marca.

O original é NSK made in Japan!! Mas de nada adianta se vc manda lavar o motor do carro no posto e os lavadores insistem em tacar água (com solupan ou outras químicas reagentes para limpeza de barro) na correia e rolamento. Em umas 3 lavadas seu rolamento foi pro limbo!
Isso quer dizer que há carros com mais de 120kkm com o rolamento original, como o meu, e carros com menos de 100kkm com rolamento chiando e pedindo troca.

Acredito que a vida útil desse rolamento original é bem grande e o dono que o sucumbe.

Além disso vale lembrar que a marca do rolamento influencia muito. Há rolamentos idênticos usados em máquina de lavar, acredite se quiser que não vão durar nem um mês pq são de marca bem vagabunda e ainda podem ser falsificados.
Claro que os originais tb podem ser falsificados, já que td hj de reposição é feito na china, e ai entra seu questionamento com o fornecedor. Se for falseta vai dar pau e vc vai trocar na garantia, correto? kkk

Enfim, segue a saga, bem simples. Gastei R$ 14 reais no rolamento da TINKEM, que é uma marca muito boa, importada, mas fabricada tb na china. E viva a prensa hidráulica!!

Cx da Peça original substituida e meu brinquedo para pesquisa:
564000

Método de manutenção com ferramenta específica desenhada pela NASA:
564001

O rolamento sai com bastante facilidade, mas isso quer não quer dizer que o calçamento para não se entortar a polia metálica não é essencial!
564002

Brinquedo desmontado:
564003

Cx. de rolamento substituto:
564004

OBS: o bacana da brincadeira é que o japonês coloca o codigo do rolamento do lado de dentro da polia, assim só desmontando pra saber qual é.. e nesse meio tempo vc compra a peça completa...

tilapia
25/01/2019, 10:50
Ótimas dicas, aliás este fórum esta carecendo de pessoas de prestem estas contribuições. Não sei se migraram para outros meios, ou se há cada vez menos proprietários de Suzuki.

Agora mudando o assunto. Alguém já precisou trocar o coxim do motor do Grand Vitara? O meu quebrou com apenas 80 mil km, achei estranho.

Chuva
25/01/2019, 13:22
Ola,

Valeu,

Estão todos no whatsapp, em grupos, participo, administro, mas aqui acho melhor documentado e não tem que ficar repetindo a mesma coisa 400x por semana.. tem coisas q nem respondo mais no zap, so mando o link daqui. Quem não sabe ler que compre chevete! kkk

Sobre o coxim é comum sim e pode se quebrar com facilidade dependendo do que aconteceu em algum passeio "animado".

Há diversos relatos com kms diferentes, não se assuste com isso. Foi mal uso em algum momento.

Felizmente vc tem o ebay, a ssg.asia, o mercado livre (há umas marcas bem barbantes e vagabundas, cuidado), a suzukar, as css (q tem coisas q compensam comprar) e a busan motors, empresa de brasilia que tem td e otimo preço.

De qquer forma se fosse o meu carro eu iria por os da Tracker que já fizeram e cabe quase como uma luva, e são a metade do preço.. o motor é o mesmo.. entao.. parece que na v6 tb dá certo..

Agora o último detalhe. Independentemente do que te digam, troque os dois! Se estourou um o outro trabalhou forçado e vai abrir o bico em seguida, infelizmente, como manda a estatística de quem já fez e refez.. kkk

[ ]

SW4RS
26/01/2019, 11:47
Bah meu amigo, não me tenta!!!! Kkkkk
Era tudo que eu queria mas os pilas andam curtos... 😕

Mesmo assim se puder me manda whatts, tbm Estou vendendo uns BF ATko 32x10,5 R15 zerados tbm, se sair negocio com certeza conversamos!!! 👍

Obrigado!

SWARS,

Seus problemas acabaram.. kkk

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1169322865-jogo-5-pneus-bf-at-225-75-16-rodas-civic-_JM

Veja esse meu anuncio. Ja vai com roda 16, tá tudo uma tetéia, preciso da grana.

Yokohama borracha média de dureza e dependendo de sua dirigibilidade acaba logo. Tem cara q rodou 30k e virou farelo e tem cara com mais de 60kkm e parecem meia vida..

isso quer dizer que é impossível avaliar assim por marca e modelo. Outros fatores influenciam muito, além do modos operandi, a pressão dos pneus, relevo, retomadas, frenagem, cambio, transito e principalmente, na minha opinião, o peso q costuma por no carro (entenda filhos, cachorro, malas e por último a sogra no bagageiro tb conta como peso..)

Estou usando os Maxxis 771 e estou curtindo bem, mas sei que vao acabar mais rapido.. são chineses de primeira linha, diga-se assim..

Os michelin lt force são muito usados e muita gente fala bem. Mas michelin tem fama de mole e os caras q conheço q tem não poe peso no carro, então tão durando bem, mas eu fugi deles pq pela lógica acabam rapido. Por outro lado tem ótima aderencia, seu carro vira uma lagartixa.

Esses BFs q estou vendendo são mais ideais para passeios no barro. No asfalto com pouco peso nem gastam. Pneus mais duros que tendem a alta longevidade, desde que considere tb o fator peso..

Esses meus rodei 15kkm e só gastou praticamente 1mm!! Mas lembrando que estavam numa V6 e ando como monge taxista tibetano com média de cidade em 9.3 cravada a meses.

Espero que ajude

SW4RS
03/02/2019, 21:31
Amigos vou colocar o lift 1,5" da RC4x4, e estou pensando seriamente em por os novos Pirelli AT Plus, e vi que tem na medida 245/70R17...

Alguem sabe me dizer se essa medida pega nas caixas de roda ou seria melhor usar os 245/65R17???

rui camara
04/02/2019, 09:29
fala galera, Chuva, sei que vc ja instalou varios lifts e só pra tirar um grilo da minha cabeça, eu tenho lift do projeto que estudamos aqui porem nao tinha instalado ainda os suportes dos braços que centralizam as rodas traseiras.
Não é que comprei os dois suportes e instalei e parece que as rodas traseiras ficaram tortas pra cacete! acredito ser norma e com alinhamento, cambagem deve resolver

rui camara
04/02/2019, 09:31
sw4r, 245/65 17 vao bem até sem lift, porem perfil 70 da certo mas tem que usar lift, tenho um amigo que colocou sem lift, funcionou mas dava umas raspadas por dentro

SW4RS
04/02/2019, 11:11
sw4r, 245/65 17 vao bem até sem lift, porem perfil 70 da certo mas tem que usar lift, tenho um amigo que colocou sem lift, funcionou mas dava umas raspadas por dentro

Pois é amigo, como disse vou por o lift de 1,5" da RC e como não tem a medida aqui (vou encomendar) preciso ter certeza que não raspa e que fique legal!

Hj fui na loja e fotografei esse MTRPlus, achei muito bom e acredito não perder nada pro BF! 👍

rui camara
04/02/2019, 14:30
segundo relatos, com lift nao raspa...posta foto deles, sao perfil 70 né?

SW4RS
04/02/2019, 16:35
segundo relatos, com lift nao raspa...posta foto deles, sao perfil 70 né?

Isso rui, são 245/70R17 porem estou no cel e não sei como postar fotos! 😄

Meu medo é que fique muito alto... Alguem tem fotos da GV com essa medida???

rui camara
04/02/2019, 17:31
olha:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/95803-novo-grand-vitara-iii-preparacao-para-trilhas-7.html

SW4RS
04/02/2019, 20:44
olha:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/95803-novo-grand-vitara-iii-preparacao-para-trilhas-7.html

Valeu Rui!!! 👍

Realmente ficou show, mas vendo as fotos minha duvida continua que é quanto aos espacos na frente e atras entre os pneus e as caixas de roda, pois parece bem pouco... Sera que não pega ou embucha de barro ali???

Ja procurei fotos de GV com lift 1,5" (Que vou colocar) com os pneus 245/70R17 e não encontrei... 😕

rui camara
08/02/2019, 10:13
nao pega,pode por...
outra coisa, instalei meu lift a mais de um ano e sabado decidi colocar os suportes do braço que centralizam as rodas traseira, rapaz, as rodas traseiras ficaram tortas, o carro andava rebolando pela rua kkkkk, ontem mandei num lugar top fazer alinhamento e balanceamento, conseguiram chegar nos valores originais e agora ficou show.

Valeu Rui!!! 👍

Realmente ficou show, mas vendo as fotos minha duvida continua que é quanto aos espacos na frente e atras entre os pneus e as caixas de roda, pois parece bem pouco... Sera que não pega ou embucha de barro ali???

Ja procurei fotos de GV com lift 1,5" (Que vou colocar) com os pneus 245/70R17 e não encontrei... 😕

Chuva
08/02/2019, 15:15
GV3 L4 2.0 Limpeza Motor de Arranque

Barulhos muito chatos de carro de camarada ao ligar e desligar o carro. Novamente o barro não perdoa. Nenhuma peça foi trocada, apenas limpeza e lubrificação.

OBS1: Geralmente se tira por baixo e é bem chato, mas fiz por cima pq estava sem o coletor de admissão;
OBS2: Aparentemente IDENTICO ao da Tracker. A versão 3.2 tb tem parte de casco e componentes internos identicos, segundo sites com vista explodida.

Seguem algumas fotos ilustrativas da brincadeira:

Overview do dito cujo sem o coletor:
564273

Posição de chaves para retirada, bem como a retirada do tubo da vareta de oleo de cambio auto para facilitar:
564274 564275
564276 564277

Visão geral do apetrecho:
564278 564279 564280

Desmontagem:
564281 564282 564283
564284 564285 564286

564287 564288 564289
564290 564291 564292

Chuva
08/02/2019, 15:18
564293 564294 564295
564296 564297 564298

564299 564300 564301

Chuva
17/02/2019, 08:36
GV3 Recondicionamento de cabo ABS (Roda traseira)

Acomete a kits lifts muito altos sem o prévio ajuste da posição de fixação dos cabos ABS.

Esse cabo já havia estourado de um camarada e emendei um fio para deixá-lo 5cm mais comprido e evitar novo rompimento:

564516 564517

564518 564519

564520

MarcoSimiquel
18/02/2019, 07:56
Muito bom.
Chuva.
Sobre a troca dos bicos injetores.
Como ficou? Alguma diferença significativa no consumo?
Um abraço.

Chuva
18/02/2019, 18:07
Ola Marcos,

Funciona sim!!! Mas há ressalvas!!

Fiz diversas contas comparativas e CONSIDERANDO o ajuste de kms percorridos com ohodometro REAL (msm com pneu medida original) e as falhas do maluco computador de bordo, posso dizer que a maioria dos carros faz 9km/l com os bicos alternativos.

Perceba que a autonomia é praticamente igual os bicos originais mas com a grande VANTAGEM de dificilmente entupir, já que os 4 furos são ENORMES em comparação aos furos originais.

Como, msm com a msm vazão, há mais facilidade de se expelir o combustível com 4 furos maiores, o carro fica até mais esperto e responde mais rápidamente. Assim, com essa facilidade temos que, comparativamente ao método de condução com os bicos originais, é possivel economizar pisando muito pouco no acelerador e o carro tende a beber menos, já que "anda" mais!!

MAS NEM TUDO SÃO FLORES...

1 - apesar de termos tentado adquirir de diversas fontes teoricamente confiáveis, há muito bico injetor vagabundo e falsificado. Chinês do chinês. Isso quer dizer que há problemas de funcionamento, travamentos fechados e gotejamentos (afogamento na repartida com o carro a frio). Acredito que isso pelo fato dos bicos de Tracker serem lá fora usados em motor de popa yamaha (isso msm: barco!) e por isso não precisam ser tão precisos... aceita até sujeira e água do mar.. kkk

2 - diante dessa questão temos que outros bicos mais especificamente criados para automóveis sejam menos suscetíveis a falhas, como os bicos de tr4 não flex e outros carros mais potentes, como o subaro. Isso devido as características físicas e funcionais praticamente 100% equivalentes. O dilema aqui é achar bico ZERO, ORIGINAL e a um PREÇO BOM!! O que é bem dificil

3 - apesar da autonomia poder ser conquistada, os bicos alternativos não tem resistencia ohmica parecida com os bicos originais (13 x 15ohms) o que aparentemente faz com que o CB (computador de bordo) faça os cálculos erroneamente. Na bomba a autonomia dá 10km/l mas no painel mostra 12, 13.. Apenas em estrada com pé leve essa autonomia tende a bater.

DE QQUER FORMA, existe muita informação coletada e espero ter ajudado, mas eu nunca mais coloco bico original nos meus carros.. kkk

Veja dois exemplos (repare que nos dois exemplos sempre tento rodar mais de 50km):

564627 564628

Em estrada plana a 80km/h já fiz 17,5km/l sem passar de 2k giros!! haja paciencia, mas DÁ!!!

MarcoSimiquel
20/02/2019, 10:26
Obrigado Chuva pelo seu relato e pela disponibilidade de compartilhar as informações.
Aqui em Juiz de fora o máximo que consigo de média e 7,5km/l só tem morro e trânsito lento.
Um grande abraço.

estrela68
09/03/2019, 12:17
A minha GV 08/09 também tá nessa média 7,5km/l.. sou de JF também.

estrela68
10/03/2019, 15:27
"Simples" retirada de Cárter do motor no j20a (2.0)

Depois de surgir a idéia de alguns em se retirar o limpar carbonização do motor, concluiu-se que para uma melhor "lavada" no brinquedo apenas com a retirada do motor o procedimento seria "facilitado", já que por baixo, retirando-se a suspensão dianteira a brincadeira fica muito mais complicada e demorada, já q na remontagem os ajustes finos demandam muito mais tempo do que se recolocar o motor novamente.

Segue foto ilustrativa de um carro meu carro 4x2 manco (que não tem o diferencial dianteiro) para se tentar entender o procedimento. Mesmo sem a parafernália da tração dianteira ainda não é possível se retirar esse cárter..
561135 561136

Boletim explicativo Zuki sobre como retirar esse carter..
561137

Olá.sou novo aqui mo grupo mas acompanho desde que comprei minha GVIII em 2018.. penso em fazer um flush para limpar carbonização!!! dúvida...depois que esgotar óleo e produto utilizado pra tirar borra/vernizes, para tirar o carter e limpar a melhor opção seria levantar o motor?? isso mesmo??obg

Chuva
14/03/2019, 09:24
Ola,

O flush PREVENTIVO (NÃO o corretivo agressivo) já é um passo interessante de manutenção. Revelador e muito útil eu diria.

Mas msm sem flush tb é possivel se ter uma ideia de como o motor esta por dentro na troca de oleo.
Se vc tem o carro a longo prazo e o óleo velho sai amarronzado, tudo boem, Carbonizado internamente ou não, as condições fisicas dos componentes internos estão preservadas.
Quando vc troca o óleo, usando um flush preventivo para soltar um pouco mais de sujeira, e percebe que a coloração do oleo velho que saiu está praticamente preto petróleo (pixe msm), ralo e num teste de gota o preto decanta do óleo, é um péssimo sinal.

Tenho visto vários carros na primeira opção e tudo bem. Mas quando vc compra um carro usado não dá para saber como foi o uso do motor a longo prazo. ALGUNS carros dessa forma podem vir com "surpresa".

Vi um carro onde o antigo proprietário fez um tratamento "especial" no óleo do motor com um produto grosso (molicote ou óleo de trator específico para fazer o motor parar de bater) que sinceramente foi estarrecedor.

Assim fica a dica: flush preventivo é ótimo, desde que o motor esteja em bom estado, já que em um dos dois casos, motor com borra pra entupir pescador ou motor com óleo engrossado, pode lhe revelar uma grande tristeza.

Enfim, de qquer forma a má notícia precisa aparecer pois uma hora ou outra surgiria. Se vc usar flush e já ter os sintomas é bem mais tranquilo de ajustar se não negligenciar os sintomas.

De qquer forma o flush e muito bem vindo e antigamente se fazia com querosene, que agredia as borrachas internas e hj o produto mandrake teoricamente não tem esse efeito negativo.
Assim, para qquer idade de carro eu faria flush preventivo sem problemas. Aliás há alguns componentes internos que se infectam e travam msm não caracterizando borra, onde o flush ajuda muito, principalmemte no j20a. Há uma válvula de retenção, por exemplo, na frente e topo, entre as correntes, que trabalha com menos efeciência a longo prazo. Essa válvula pode ser substituida ou limpa. Fiz diversos flushes, alias faco a cada uma ou duas trocas de oleo no maximo, e o barulho da primera partida de manha MELHORA muito com essa válvula limpa. Claro que em conjunto com o ja famigerado e discutido filtro de óleo decente (original ou japam parts, o resto é lixo. Há um da man tb muito bom mas eu nunca testei e não sei o codigo).

Sobre o cárter da 2.0, é preciso ou retirar toda a suspensão e tração dianteira ou se levantar o motor para se retirar o cárter do motor. Não faria nenhuma das duas opções.
Acho que uma boa verificada pode ser a retirada da tampa de válvulas e analisando o estado dos comandos, casquilhos, etc sobre a cor e aglutinação de óleo. O problema disso é que vc tem que ter um jogo de junta da tampa para repor e o serviço, apesar de simples, é um pouico detalhado na questão fechamento para os menos aventurados. Ou seja, se não tiver afinidade e for fazer na garagem depois que fechar pode começar a vazar, experiência própria.

Good Luck

estrela68
16/03/2019, 10:23
Olá.. agradeço pelas dicas.. são de grande valor!!obg.

jeep8
18/03/2019, 10:50
Caro Chuva você usou os bicos da tr4 não flex no seu gv 2.0 16v? melhorou o desempenho?
grato

Chuva
18/03/2019, 11:16
Ola, não usei..

Na minha 2.0 uso o CDH-210, mas já instalei alguns kits de ebay do CDH-240, que são efetivamente de carro, da TR4 não flex tb, mas tem aplicação mesmo e Chrysler.

Os CDH-240 amarelos funcionam igualmente aos CDH-210.. assim como os CDH-275 tb funcionam, mas esses descartei por terem vazao muito maior.

De qquer forma, independente de se obter performance ou autonomia melhor, já que isso tb depende de diversos outros itens, os bicos com 4 FUROS MAIORES são sempre bem vindos em relação ao fiasco dos originais pelo simples fato de NÃO ENTUPIREM COM FACILIDADE e evitando que vc gaste uma grana de 6 em 6 meses no mecanico que muitas vezes nem troca a peneira/micro filtro durante a "manutenção" (muito comum em CSS).

Ganhar dinheiro td mundo quer, mas que seja justo e hoje em dia ser enganado já é opcional, pelo menos no grand vitara.

Há outros procedimentos que a galera cobra uma fábula nesse carro, mais de 2000 reais, 3500 reais, e não to falando só de óleo de cambio mal feita, mas de procedimentos simples que simulam como se fosse de complexidade igual de outros carros. GV3, ambos os motores, são simples e bem feitos, muita coisa foi projetada pelo Deus Japonês que visava facilitar nossa vida e não complicar, como fazem constantemente.

[ ]s

jeep8
19/03/2019, 11:29
Caro Chuva estes bicos cdh são de que marca? originais suzuki? grato

Chuva
29/03/2019, 08:15
Olá,

Diz o site ser original OEM.. mas cada vez q compra é uma cara diferente.. é complicado, por isso tb indico os cdh 240 de dodge chrysler.. tem funcionado bem tb e já é mais especifico pra carro msm..

Independentemente do consumo, de novo, o importante são os 4 furos grandes que não entopem a cada 6 meses como os originais com a nossa porcaria de gasolina. Agora se vc gosta de deixar mais de 200 reais num meca pra ele limpar esses bicos fiasco originais seja bem vindo ao Brézel!!

Entopir não significa travar ou não sair nada, mas sim atrapalhar o jato no ponto G de injeção na micro câmara sobre as válvulas. Se o jato vai torto o carro injeta mais pra compensar o que não chega no ponto G e ai o carro bebe mais.. se o jato sai a contento e atinge o ponto G vc pisa menos e o efeito é o mesmo, fazendo com que a queima seja mais simétrica.
Não percebi falhas ou qquer outro efeito negativo de jatos em linha ou em V.

Para entender o acima, use a analogia de alguns dos furos de saída de água de um chuveiro entopidos ou formando jato fora do seu corpo durante o banho. A eficiência de água q cai sobre vc é menor do que se tudo estivesse reto. Hipoteticamente o chuveiro tenta compensar a sua menor umidade e aumenta a pressão e joga mais água sobre vc, onde os furos que ainda estão alinhados tendem a te acertar "melhor", o que causa um consumo maior de água!!

De qquer forma, arrisco dizer q o carro fica até mais esperto com esses bicos.

Há tb o Código MR507252 pra cdh240... Esse já especifica um pouco mais e diz ser da marca GZKAIMIN.. na Nikki é muito dificil vir..

abc

jeep8
31/03/2019, 08:52
Amigo onde você compra estes bicos? Grato

Chuva
19/04/2019, 09:42
Amigo onde você compra estes bicos? Grato

No ebay ou aliexpress

Chuva
19/04/2019, 09:52
Autonomia L4 2.0

Somente estrada plana, mais de 30km, velocidade constante por volta de 80km/h, carro vazio, pneus pirelli biscoito com 35 libras, método de pilogatem taxista monge tibetano, gasolina BR comum (posto novo) a R$4.30 e bicos injetores alternativos:

Acredite quem quiser (mecas me "adoram".. kkk). Carro com 161kkm GV3 4x4 auto 2009.

565689

Chuva
19/04/2019, 09:54
GV3 Retirada de lente de espelho rotrovisor

Com um apoio que faça alavanca só desencaixar uma das 4 pontas e ir puxando para fora devagar e com calma.
Detalhe da posição dos 4 encaixes para se entender como que o vidro sai..

565690

Chuva
19/04/2019, 09:58
GV3 Limite de altura de água

Assunto bem controverso, devido as possibilidades do carro, mas segue o que o manual sugere.

Já vi carro com água até o capô passando enchente e riachos e vida normal.. Claro que as válvulas dos respiros de diferencial devem estar operantes, a parte elétrica pode receber um tratamento isolante, os furos das soleiras das portas onde entra água no carro originalmente podem ser fechados com silicone e a preocupação para não entrar água no filtro de ar são itens importantes a se observar quando se usa o carro como submarino.

565691

Chuva
19/04/2019, 09:59
Produto para pintura

Novidade para mim, e segue compartilhamento de produto que pode ficar no lugar do primer antes da pintura.

565692

Chuva
19/04/2019, 10:02
Diversos

Mecanico honesto de Ar Condicionado em sp:
(soluciona o vazamento no banco do passageiro sem desmontar o painel e NÃO É CARO!)

Rua Luís Góis, 1329 - Mirandópolis falar com Francisco

Revestimento cerâmico para faróis após polimento:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-942286497-revestimento-cermico-para-farois-l2-50ml-alcance-_JM?quantity=1

Link bicos injetores TR4 no ebay (qualidade boa)

New 4pcs/lot Fuel Injectors For Chrysler Dodge for Mitsubishi Eclipse 2.0L 2.4L | eBay (https://www.ebay.com/itm/New-4pcs-lot-Fuel-Injectors-For-Chrysler-Dodge-for-Mitsubishi-Eclipse-2-0L-2-4L/273120739975?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2060353.m2749.l2649)

Chuva
19/04/2019, 10:04
GV3 Detalhes de Bobinas:

Método de limpeza de conexões de bobinas:
Tirar as bobinas, velas, separe a chupeta da bobina. Lave tudo com bucha (nova) e limpol, lave de novo, deixe secar no sol (ou seque no compressor e depois no sol). Diminua o Gap das velas para 0,7mm, no máximo 0,8mm. No cabeçote, verificque se não há sujeira/óleo onde a chupeta entra. Limpe tudo. Limpe também onde a bobina encaixa no cabeçote. Por fim verifique o cabo de aterramento do cabeçote. Caso não resolva, coloque mais um cabo terra (malha) entre cabeçote e terminal negativo da bateria.
Vc vai gastar 1 hora pra fazer isso e tem 95% de chance de resolver.

Resistência das velas para j20a:
A original de fábrica tem 3,6kOhm. A original no mercado de reposição 5KOhm. No próprio site da NGK indica 5KOhm. Ou seja, ou a suzuki colocava vela xing-ling na fábrica (eu não duvido disso) ou a NGK alterou o projeto da vela.

by Fabiano Passos

Chuva
19/04/2019, 10:05
GV3 Kit decente BBB xenon

Como Led queima rápido, o xenon de 4000 a 4300k são os mais bem vindos.. Assim, 2 kits que são bem legais:

Kit BOM com bom Custo x Benefício = Reator MGTV + Lâmpada CNLight

Kit EXCELENTE sem bom Custo x Benefício = Reator DLT + Lâmpada Yeaky

Chuva
19/04/2019, 10:09
GV3 Detalhe de freios

Forma sequencial de troca de fluido DOT4
565693

Especificação de limites para uso de discos de freios (para não passar no passe):
565694 565695

Na prática (desconsiderando a rebarba externa):
565696 565697

OBS: esse carro tem 80kkm e pastilhas originais com 3/5 de vida útil ainda...

KIT de reparo dos parafusos e embolo das pinças dianteiras:
565698 565699

Chuva
19/04/2019, 10:20
GV3 V6 3.2 Válvula PCV 2 (a pqna do lado do passageiro / Direito)

Há diversos relatos na internet sobre a falta de circulação de ventilação no lado direito do motor V6 e a causa é o entupimento da subdimensionada válvula PCV do Aloytec 3.2.

Retirada da mangueira:
565700565701

Método de retirada com um alicate pressionado e se virando o alicate bem pouco para ambos os lados e com o dedo indicador esquerdo se puxando a ponta do alicate para cima, depois de uns 2 minutos se consegue retirar a válvula, que é portanto apenas encaixada.
565702 565703

Duas válvulas de dois carros diferentes. O primeiro com ~30kkm e praticamente zero e a segunda abaixo do meu carro com ~125kkm QUASE ENTUPIDA. Vazão de ar muito comprometida:
565704

Assim, com duas brocas pqnas, uma de 3mm e outra de 2,5mm, aumentei os furos e melhorei a circulação.

Orifício maior usado broca 3mm:
565705 565706

Orifícios menores broca de ~2,5mm
565707 565708

Esse apetrecho, que não tem função interna alguma (e nem sei pq chamam de válvula) tb apresenta um pouco de sujeira interna onde após as limalhas dos furos, lavei tudo com descarbonizante.

Recomendo tds a fazerem tb!

[ ]s

estrela68
19/04/2019, 17:19
Eu moro em Juiz de Fora MG..relevo montanhoso..8km litro é o que tenho.mas não desisto nunca!!

Chuva
11/05/2019, 13:02
Troca de fluido de freio GV3

Ajuste de desenho, colocando a sequencia que uso nas trocas totais do fluido.

Apesar do VOLUME de fluido ser igual nas 4 linhas (4 canos cheios de óleo) das 4 rodas, sugere-se começar pela traseira direita (passageiro) por estar mais longe do reservatório.

Mas o importante aqui é respeitar o fluxo cruzado do módulo ABS entre as rodas traseiras e dianteiras (linha preta e branca do desenho em X).

566199

Chuva
11/05/2019, 16:31
GV3 Polimento dos faróis

As fotos não mostram muito bem, mas o Acrílico ficou transparente novamente!
Havia uma camada estranha fosca amarelada que pode ser a pelicula original que foi pro vinagre.

O ideal seria tratar com algum produto que isolasse novamente o acrilico ou dar umas duas mãos de verniz transparente PU de marca top para nunca mais ter que polir.

MAs para isso seria necessário tirar os faróis e necessariamente retirar o parachutes.. ai cansei... kkk

Esmerilhadeira em baixa rotação!! Massa Wanda de Polir No.2

Antes
566200

Preparativos
566201

Depois
566202

Antes:
566203

Depois
566204

Chuva
11/05/2019, 16:53
GV3 2.0 e 3.2 Recondicionamento contado da bobina (solenóide) do motor de arranque

Acomete, acometeu ou acometerá a todos!! A manutenção dessa peça.
Muitos condenam o motor de arranque inteiro, outros o "solenóide". A peça aqui no Brézel é bem cara e lá fora a mais em conta custa U$D 55!! Mais os impostos, frete e taxação, veja a paulada..

Na CSS esse serviço de "ajuste" sei que cobram 1500 CHORADO!! Mais de um camarada já fez.. O preço do cj completo com motor de arranque junto não sai por menos de 2000, sem contar a mão de obra.. MAS GERALMENTE o problema é apenas essa jossa..

Somente hj tive a oportunidade de me "divertir" com essa perrenga, graças a um amigo do grupo de V6 zap que me cedeu gentilmente para testes e edificação de nosso conhecimento.

Tanto para os motores 2.0 quanto V6 essa peça é a mesma. Os componentes internos tb são os mesmos e só muda a "carenagem" de aluminio externa para o encaixe no motor.

Segundo o SSG.ASIA, tb pode-se comprovar que a peça funciona em 3 versões de motores.
Observe que nem tudo na prática é igual aos manuais on-line, principalemente no site de compras internacional Partsouq.com, que há vários lugares onde as peças dos dois modelos de motorização no Brézel se misturam e muita gente compra coisas erradas... infelizmente..

Se vc for fazer em casa acho que vale a pena, senão os ~R$500 entre pela esperada do exterior e mão de obra justa será o mínimo q acontecerá.

Na 2.0 acho q o valor seria por ai, já na V6 o trabalho de retirada do motor de arranque é tão grande, que não sei dimensionar o custo dessa manutenção. Uma coisa é fato: todas as V6 estão apresentando e quanto mais velhinhas mais vai pipocar.. mais q na 2.0.. NAO SEI PQ essa estatística..

Comparativo físico de "solenoide" de 2.0 e de uma V6 que não funciona mais na minha mão
566205

Código da peça no site internacional e motores que usam
566206

Retirada da solda dos dois terminais
566207

Separação da parte plástica do corpo metálico (essa é a parte mais dificil.. exige força, técnica, pratica, morsa, luva e paciência..)
566208

Os cacos dentro da bagaça
566209566210

Retirada dos parafusos de cobre m8 passo 1,25 para limpeza, limada e ajuste de altura, já q suas cabeças estão gastas..
566211566212566213

566214 566215 566216

Invertendo a chapinha de contato com limpeza, limagem e inversão do "entortamento" original para o lado contrário (usado uma chave de fenda no meio e uma singela martelada)
566217 566218 566219

Pronto.. remontagem usando pqnas marteladas para fechar o metal..
566220 566221

Fiz o teste de curto dos dois contatos depois da montagem usando a bateria do carro na bobina do solenoide e tudo ok!! ficou perfeito!

Mais uma forma de evitar deixar um RIM no mecânico que tem um serviço simples e te cobra em média 2k pra trocar essa m...

[ ]s

MarcoSimiquel
13/05/2019, 16:21
Chuva. Por acaso esses símbolos na terceira foto não são da Mitsubishi? Se parece com esse?566251

estrela68
13/05/2019, 17:09
Olá.. alguém sabe me informar qual das mangueiras de retorno do óleo da radiador para o carter do câmbio? Quero trocar óleo transmissão e retirar o que for possivel do conversor de torque pelo retorno radiador.

566254

Gugu7
13/05/2019, 23:41
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-73.html#post2490654

Uma super aula e sem cobrar nada.
Parabéns! 👏👏👏

Chuva
16/05/2019, 08:45
Chuva. Por acaso esses símbolos na terceira foto não são da Mitsubishi? Se parece com esse?566251

Ola, sim, a peça é da Mitsubishi, mas não há inscrições de código nela, nem algo pintado ou etiqueta.

Chuva
20/05/2019, 17:17
GV3 L4 2.0 Detalhe de troca de bomba de combustível

Algumas bombas/motor de combustível para pressurização da linha compradas para substituição estão dando problema e o fator é a qualidade e origem da peça.

Mesmo as vezes se adquirindo a peça com o código correto e se esperando que seja da marca de primeira linha original (DENSO) nem sempre chega corretamente. Até os vendedores vende algo que acham que é DENSO e lhe chega outra marca. Geralmente chinesa.

Na foto abaixo 3 bombas da marca "DENSO", COM GRAFIA INCLUSIVE na parte plástica preta. A da esquerda é a original. A do meio uma substituta e a da direita uma chinesa da chinesa.
566385

As falsas diuram de 6 meses a um ano, onde o motor para de girar (pane de hélice mecânica ou curto mesmo de alguma bobina interna do motor) e a substituição é necessária.

Testa-se o fusível interno não comum para bomba de combustível (20 ou 22, não lembro) e o relé do cofre do motor, mas o problema mesmo é a bomba.

O problema é a mão de obra com tds os passos para a retirada do tanque do carro, já que não há entrada pelo banco de trás. Tem que se tirar o escape, o cardã traseiro e se afastar os cabos de freio de mão. Sozinho e no chão dá 5 horas de brincadeira.

Para testar a linha:

Com um manômetro de filtro de pistola de pintura (R$ 30,00), um T metálico de botijão de gás para junção de dois pedaços de mangueira velha de combustível e algumas abraçadeiras é possível montar um teste de pressão de linha caseiro.
566386

A pressurização da linha varia com o carro ligado/andando entre 2 e 4 bar, para uma bomba sadia.

Parado fica um pouco acima de 3 bar no cofre do motor:
566387

E perto do tanque/bomba a pressão fica em torno de 3,5 bar:
566388

Mais uma brincadeira que dá para se fazer em casa!

[ ]

Chuva
20/05/2019, 17:43
GV3 Molas traseiras

Não tenho certeza se há diferença entre as duas motorizações devido ao peso dos carros, mas acredito que não.

Como no Brézel não temos empresas pqnas com capacidade de fundição e liga metálica DECENTE para se fazer molas seguras, estáveis e duráveis para substituição das molas traseiras por molas maiores (2 ou 2,5 polegadas) visando o lift do carro com uma maior abertura e compressão das bandejas traseiras para trilhas, vira e mexe me surgem carros (já troquei mais de 10 kits) com molas multicoloridas cansadas.

Há dois tipos de molas diferentes das originais para a traseira do carro que percebo instaladas: as muito moles que viram uma "vírgula" com o peso do carro já que se deformaram ao passar por "obstáculos" e as muito duras que deixam sua gv3 parecendo uma "Charrete".
Essas últimas de alguns kits nacionais onde os forneiros de molas continuam tentando algo a contento ou as do kit do homem de ferro de css que equipam as versões 4sport da gv3: duras pra kramba! Claro que quem gasta 10k nesse kit de css não vai dar o braço a torcer e dizer que o carro virou uma carroça. Por isso o ideal é andar em uma antes de adquirir.

De qualquer forma continuo votando pelos calços, por falta de opção. TODOS OS QUE TROCARAM SÃO UNÂNIMES em dizer que a estabilidade com esses calços de nylon ficou FODÁSTICA. Fico bem feliz por ser um simples projeto de fundo de quintal que não foi projetado por nenhum pica que trabalha na NASA.

Eu queria saber onde foram parar as 2,5 polegadas a mais de altura da mola azul abaixo em relação a duas originais.. Por isso a bunda do carro fica instável e samba na estrada, além de esteticamente a bunda arriada ser notavelmente perceptível de longe!

566389

De qquer forma estou colocando as medidas da MOLA ORIGINAL abaixo para que alguma boa alma que possa realmente confeccionar molas com material e têmpera ÓTIMAS, padrão MADE IN JAPAN de preferência, a fim de fazer muitos proprietários de GV3 feliz. Tenho certeza que muitas pessoas iriam adquirir em lifts novos.

DIÂMETRO DO FIO 16,3mm:
566390

ALTURA DA MOLA: 34,7cm
566391

DIÂMETRO INTERNO DE ANÉIS DE BASE E TOPO E seu respectivo encaixe 71,5mm:
566392 566393

Eu acredito que um teste de pressão em alguma máquina deveria ser feito para essas tentativas de confecção ao invés de se estabelecer uma têmpera fixa (48 a 52) que não funciona. Essas molas originais japa devem ter variação de pressão por posição. Gostaria de ver alguém no país tupiniquim fazer isso pra esse carro, mas acho q é uma saga complexa e bem difícil, assim como era para a Tracker, cuja estatística é exatamente a mesma.

[ ]

Chuva
20/05/2019, 17:45
GV3 V6 Curiosidade

Velocidade máxima atingida por algum gringo maluquetes..

566394

Chuva
20/05/2019, 17:52
GV3 Extensor de haste de amortecedor dianteiro

Muita gente sofre com barulho na suspensão dianteira.

Quando não é bieleta solta ou quebrada, bucha da barra estabilizadora, buchas da bandeja, coxim do amortecedor, borracha (mangueira) da base da mola da torre dianteira, rolamento plástico sob o coxim da haste do amortecedor, sobra quem?

Claro, o amortecedor!!

Inacreditavelmente as alturas das hastes variam até pela marca KYB e os NAKATA estão sendo uma boa alternativa.

De qquer forma o maior ocasionador do estrago no amortecedor dianteiro é POSSIVELMENTE o fato de sua haste trabalhar quase que completamente ABERTA! E não estou falando de carro com lift que força mais ainda a geometria da suspensão.

Como a haste está no seu limite aberta praticamente, o êmbolo de dentro do cilindro do amortecedor tb está trabalhando no limite superior, o que lhe deixa mais suscetível a impactos e a criação de folgas.

Se esse êmbolo trabalhasse um pouco mais para baixo o problema de barulhos ou estragos de amortecedores dianteiros na GV3 tenderiam a desaparecer.

E foi o que aconteceu com nosso amigo Fabiano Passos que fez esse teste e teve uma melhora consideravel em suas suspensão.

Assim fica aqui a dica para a confecção de um par de PROLONGADORES DE HASTE DE AMORTECEDOR DIANTEIRO conforme foto abaixo. Teriam que ser identicos em diametro de haste original, rosca original, cabeça com encaixe halem para apertoe altura de 5cm (com ou sem lift). A fixação poderia ser por um parafuso passante entre as hastes ou uma simples cola loctite na rosca.

566395
by Giovani

Chuva
27/05/2019, 11:39
GV3 Detalhe de mudança de altura da Haste do amortecedor dianteiro:

E vc? acredita?

566494

Para mim é conversa pra boi dormir, já que não achei fotos de vista explodida de itens internos citados e como tem muito carro com 200kkm com amortecedor bom e original, UMA HORA TEM QUE QUEBRAR LOGO!! KKK Só no Brezel msm..

[ ]s

Chuva
31/05/2019, 07:40
GV3 e detalhes sobre óleos

EXPLICAÇAO SOBRE OLEO DE MOTOR

A começar pelo desconhecimento do conceito de óleo multi-viscoso com uma interpretação completamente equivocada da recomendação da Honda:

"Um óleo de viscosidade 5W-30 é preferido para maior economia de combustível e proteção ao longo de todo o ano para seu honda Você poderá usar um óleo 10W-30 [MAIS VISCOSO] se a temperatura em sua área nunca chegar abaixo de –7°C [SETE GRAUS NEGATIVOS!]"

O que isto significa:

5W30 é a escolha preferencial em QUALQUER situação de temperatura ambiente, ao longo do ANO TODO (qualquer estação ou clima)

10W30 PODE ser usado em QUALQUER temperatura ambiente IGUAL OU ACIMA de -7C

Contudo, a conclusão do sujeito foi:

"Moral da estória: Quanto maior a temperatura ambiente, maior a viscosidade recomendada. Sempre foi assim."

Este é um caso clássico de uma simplista e má interpretação de texto e que ignora completamente o conceito de óleos multi-viscosos, gerando uma conclusão incompleta e simplista, portanto, errônea.

O correto seria:

"Moral da história: Quanto MENOR a temperatura ambiente, MENOR a viscosidade recomendada para o valor WINTER (valor ANTES do W)"

Pra começar, notem que na recomendação da Honda o valor DEPOIS do W (motor na temp. de trabalho) não mudou. Isso é um "detalhe" crucial, mas ignorado pelo tal sujeito. Somente mudou o valor ANTES do W (motor frio na partida).

Portanto, não dá pra socar os dois números no mesmo saco e soltar a pérola "quanto menor a temperatura ambiente menor a viscosidade recomendada": Simplesmente ignorou-se o conceito de ÓLEO MULTIVISCOSO. Já na minha conclusão, levei este conceito em consideração. E isto muda TUDO.

Bem, por que o valor depois do não W mudou? Porque, depois de aquecido, seu motor estará SEMPRE na temperatura de trabalho, NÃO INTERESSA SE VC ESTÁ NA SIBÉRIA OU NO SAARA! Se o seu motor trabalha o 97C após devidamente aquecido, ela estará a 97C não importa se temperatura fora dele está a -20C, 0C, 10C ou 50C. Da mesma forma que dentro um forno de padaria estará sempre nos mesmos 200C seja no Brasil ou na Sibéria APÓS AQUECIDO.

Ora, se a temperatura interna do motor é INDEPENDENTE da temperatura externa após o mesmo ter se aquecido, QUE DIABO DE LÓGICA EXISTE EM FALAR QUE QUANTO MAIOR A TEMPERATURA AMBIENTE MAIS VISCOSO DEVE SER O ÓLEO?????

Portanto, um óleo 0W30, 5W30 ou 10W30 terá A MESMA VISCOSIDADE com o motor quente, pois os valores APÓS o W seão IGUAIS.

A única coisa que muda é: um 0W30 será mais fino que um 5W30 apenas na PARTIDA A FRIO, e este por sua vez será mais fino que um 10W30 apenas na PARTIDA A FRIO. Obviamente, quanto mais frio estiver, mais fino deverá ser este óleo NA PARTIDA, e foi isso que a recomendação da Honda disse ao recomendar 5W30 ao invés de 10W30 caso na sua região as temperaturas fiquem abaixo de -7C.

Outra bobagem:

Exageros ao dizer que "óleos mais finos são consumidos muito mais rapidamente". Isso só aconteceria se o seu motor estiver muito desgastado (com muita folga) ou já estiver queimando óleo. Meu Accord só usava 10W30 nos primeiros 80 mil kms e troquei para 5W30 e agora 0W20 já fazem quase 20 mil kms e o consumo de óleo DIMINUIU, exatamente o CONTRÁRIO do que ele diz. Antes o motor consumia quase 1 litro ao chegar nos 5 mil kms, agora com o 0W20 aos 5 mil o consumo mal chega a uns 300 ml.

Mais uma bobagem:

Dizer que "intervalo de troca de 10 mil kms é "absurdo" para óleos sintéticos". De novo, faltou informação: No manual de QUALQUER carro especifica-se claramente o intervalo de trocar para condições normais e para o chamado USO SEVERO, que neste caso é metade da km, ou seja, 5 mil kms. Neste "uso severo" enquadra-se: Trânsito pesado, percursos curtos e diversos outros, na verdade, a maior parte dos casos no Brasil. E por isso eu SEMPRE troco óleo a cada 5 mil , mesmo sendo sintético. Já pessoas que usam o carro mais em entrada e percursos longos, 10 mil kms para sintético não é nada absurdo.

Na verdade, Honda e Toyota recomendam 10 mil milhas (16 mil kms) ou 1 ano para seus óleos sintéticos em situações de uso normal e metade disso para uso severo.

E quanto a controlar de nível, todo usuário deveria checar no mínimo a cada 1000kms ou mensalmente, ou de preferência SEMPRE que for abastecer o carro, INDEPENDENTE DO ÓLEO USADO.

Mais uma bobagem:

Dizer que que um 0W20 "vai destruir um monte de motores de carros rapidamente" e explica isso com uma "teoria da conspiração". Isso eu nem vou comentar... mas basta dizer que nos EUA já existem Civics e Corollas que já rodaram mais de 100 mil milhas (160 mil kms) usando 0W20 desde 2012 e está tudo muito bem, obrigado. E desde 2001, rodam com 5W20 e já são milhões de carros com mais de 300 mil milhas (480 mil kms) sem grandes problemas.

Lembrando que 0W20 ou 5W20 tem a mesma viscosidade na temperatura de trabalho do motor.

Quanto a recomendação da Honda no Brasil para uso de mineral e não sintético, foi questão de puro marketing, pois aqui ela só vendia óleo mineral. Sacanagem comercial realmente vergonhosa, mas sem nenhuma relação com clima pois nos EUA desde 2001 ela recomenda sintético ou semi-sintético e os motores são os mesmos

Óleo super bem recomendado:

Shell Helix Ultra ECT:

Feito exclusivamente a partir do GNV, gerando então de forma mais "pura". Atende as especificações C2 e C3, sendo um óleo Low Saps, prolongando a vida útil dos filtros de partículas/catalisadores. Tb tem os aditivos mais eficientes para remoção de resíduos e garantindo a limpeza do motor. Excede os padrões SN, sendo de baixíssima taxa de oxidação mesmo após 16 mil km de uso. Em termos de viscosidade é o melhor que podemos encontrar, sendo 0w para partida a frio e 30 a quente!

Canal que é especialista em testar óleos de motores ( ex: Q8 VX Longlife 5W30 Jak skutecznie olej chroni silnik? - YouTube (https://youtu.be/omNSomNCQmI)) e fiz uma compilação dos melhores resultados dos testes de proteção contra desgaste metálico. O teste consiste em colocar uma amostra metálica em fricção por 5 minuto com uma carga de 1kg. Tem duas variações: óleo em temperatura ambiente (primeiro número) e a 100 graus (segundo número). O resultado do teste é a quantidade de desgaste no material. A amostra inicial tem 2,92 milímetros, após o teste vemos o quanto foi desgastado e quanto MENOR o número melhor a capacidade de proteção que o óleo oferece. Segue abaixo a lista dos melhores (possíveis de encontrar no Brasil). O critério que escolhi para o ranking foi primeiro o desgaste com temperatura de trabalho e em seguida o desgaste com o óleo em temperatura ambiente. A ordem dos valores (desgaste em milímetros) são: primeiro em temperatura ambiente e o segundo com temperatura de trabalho.
1 - BMW TwinPower Turbo LongLife-04 5W30 - 0,01 / 0,01
2 - Ford Formula F 5W30 - 0,05 / 0,01
3 - Castrol Magnatec Stop-Start 5W30 C2 - 0,06 / 0,01
4 - Castrol Edge Professional 0W30 BMW - XX / 0,01
5 - Valvoline SynPower MST C3 5W30 - 0,13 / 0,01
6 - Shell Helix Ultra ECT C3 5W30 - 0,06 / 0,02
7 - Total Quartz 9000 Energy 5W40 - 0,06 / 0,02
8 - Mobil 1 Turbo Diesel 0W40 - 0,07 / 0,02
9 - Valvoline SynPower XL-III C3 5W30 - 0,07 / 0,02
10 - Total Quartz INEO LongLife 5W30 - 0,08 / 0,02
11 - Amsoil Signature Series 0W30 - 0,06 / 0,03
12 - BMW TwinPower Turbo LongLife-04 0W30 - 0,03 / 0,05
13 - Motul 8100 X-Clean C3 5W30 - 0,04 / 0,05
14- Mobil 1 Fuel Economy 0W30 - 0,06 / 0,05
15 - Shell Helix Ultra ECT C2/C3 0W30 - 0,16 / 0,09

Obs: só entraram nessa seleção óleos possíveis de serem utilizados nas Gvs III, sendo: 0w30 / 0w40 / 5w30 / 5w40 - todos sintéticos SN.

Fonte dos dados : Oleje silnikowe zestawienie / Motor Oil Comparison / Piotr Tester - Planilhas Google (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1fbb9qtL-yWlzDPLzvxzpF01gRRtH8fKxeVtXt6HPpgg/edit?usp=drivesdk)

Oleo ótimo (sintético com baixa impureza e zero de reciclagem): Motul 8100 x-cess

Motivo do baixar do óleo na GV3 2.0 (j20a):
++++++++++++++++++++++++++

Vazamento clássico da junta da tampa de válvulas não é o responsável pelo baixar do nível de óleo.

Esse motor pode queimar até 1L para cada 1kkm, sintoma que já sugere a desmontagem do motor, mas essa perda de óleo ocorre pelo RESSECAMENTO DOS RETENTORES DE VÁLVULAS e pelo ENTUPIMENTO devido à Carbonização dos 10 furos de 2mm de diâmetro em cada pistão que ficam atrás dos anéis (segmentos) de óleo, também chamado terceira canaleta.

Tais furos são responsáveis pelo retorno do óleo impregnado nas camisas para dentro do motor no momento em que o pistão desce com a finalidade de se evitar que o óleo seja queimado no tempo de explosão.

Assim limpeza por processos mecânicos com reutilização dos mesmos anéis é suficiente para que o problema seja solucionado.

A SUGESTÃO DE FLUSHES PREVENTIVOS (não está escrito CORRETIVO!) a longo prazo e seguidos podem ser suficientes para deixar seu motor limpo!! (Mas há de se avaliar se o motor pode receber esse tratamento).

A troca de óleo Sintético (que possuim mais "detergente"" ao prazo máximo de 5kkm tb ajudam na limpeza do motor, já que o óleo se satura mais rapidamente com nossa "MIJOLINA" cheia de naft e outras tranquieiras, além de usarmos o carro quase sempre em condições severas (trânsito parado ~ trilha).

RANGIDO DA PRIMEIRA PARTIDA DA MANHÃ (usar filtro de óleo decente tb = válvulas internas boas):
TROCAR Válvula de fluxo CÓDIGOs:
GM: 1# 91174354
Zuki: 11130-85FA1

MarcoSimiquel
02/06/2019, 08:59
GV3 e detalhes sobre óleos

EXPLICAÇAO SOBRE OLEO DE MOTOR

Chuva.
Boa explicação sobre o assunto. Ainda existe pessoas que não se convence com esses argumentos.
Aproveitando o POST. Se não me engano o anel de vedação do bujão de óleo tem o mesmo diâmetro dos anéis de vedação das motos Suzuki. Acho que li isso aqui em algum lugar.
Alguém poderia confirmar?

julianospz
05/06/2019, 08:57
Bom dia!! Sou novo proprietário de um GV 3.2 V6 e gostaria de saber se ainda há o grupo de whats sobre mecânica.
E como faço para fazer parte.

Chuva
06/06/2019, 09:44
Bom dia!! Sou novo proprietário de um GV 3.2 V6 e gostaria de saber se ainda há o grupo de whats sobre mecânica.
E como faço para fazer parte.

Bom dia Juliano,

Já te adicionei lá!

Há dois grupos sérios, sem pirlimpim pim, fotinhas fofinhas, namoro, enrolação, endeusamento de mecânicos e putarias diversas que administramos.

As regras são claras e o assunto é só GV3, um de 2.0 e outro de V6. De qquer forma os detalhes dos assuntos ficam empetrados aqui no forum 4x4. A filosofia lá, como aqui, é dar e receber informação, mas os detalhes mais complexos estão aqui.

Quem quiser entrar tem que ser proprietário e enviar uma foto da viatura para 11 9 7247-5217.

rui camara
10/06/2019, 08:03
fala Chuva, tudo blz?
quando voltar a produzir os rick slides, me avise
abraço

rui camara
10/06/2019, 09:25
pneu 245/70r17 e lift de 37mm566814566815566816

Chuva
10/06/2019, 11:10
Oi Rui,

Desculpe, não vou produzir tão cedo.

Custo muito alto e lucro de 100 reais.. não vale a pena.

Abç

Chuva
10/06/2019, 11:12
GV3 Freio traseiro

Detalhe de pastilha de freio traseira que acabou e o proprietário não pode trocar a tempo.

O ideal é trocar no primeiro sinal de som de ferro com ferro:

566817

Chuva
10/06/2019, 11:15
GV3 Retentor de cardã traseiro

Quando o retentor está vazando e a terra/areia "lixa" o espaço entre o retentor e o aço do encaixe do cardã.

Vazou, ideal tb trocar logo..

566818

Chuva
10/06/2019, 11:22
GV3 L4 2.0 Troca de válvula de fluxo de óleo de comando

Um dos itens que ajuda a diminuir e em alguns casos eliminar o som de rangido da primeira partida de manhã, qdo todo o óleo já decantou durante a noite..

No meu caso não vi diferença significativa, sendo o filtro de óleo decente ainda agente mais redutor de ruído.

Posição de alavanca com chave gigante para ajudar a abrir a tampa de válvulas:
566819

Código da válvula em questão. Só achei na suzucar.
566820

Chapinha onde bate a corrente sem óleo na primeira partida:
566821

Válvula de fluxo mal feita com aperto em fenda. Que fiasco!
Exige uma chave de fenda gigante e boa pegada para se conseguir soltar esse parafuso original que parece ter um pouco de cola de fábrica.
566822

Comparativo dos ditos:
566823

Aperto com chave gigante
566824

OBS: se não abriu a pouco tempo, exige troca de vedação da tampa e tubos de velas;

Chuva
10/06/2019, 11:27
GV3 L4 2.0 Colocação de Oil Catch Can

Tanto a válvula PCV quanto o respiro na tampa de válvulas joga vapor de óleo para serem queimados na admissão, sujando o final do coletor e jogando gosma de óleo bem na câmara dos bicos injetores, ajudando a sujá-los/entupi-los. Sem falar na sujeira adicional que o fato adiciona.

Assim inventaram uma tal de lata de coleta de óleo para uso em diversos pontos no motor e resolvi testar essa chinesa baratinha e em apenas 10 km já vi que uma gota de gosma/óleo já condensou no apetrecho.

Não acho q vá durar muito e é apenas um teste para se verificar se a quantidade de sujeira é representativa ou realmente irrisória para se jogar no coletor.

566825 566826

Chuva
10/06/2019, 11:36
GV3 L4 2.0 Desativação da válvula EGR

Como se sabe o projeto de muitos motores no mundo, e o j20a inclusive, atendem à exigências de restrição de poluentes e somos castigados com a existência da válvula EGR que dosa gases queimados/sujos/quentes na admissão de ar do coletor plástico da GV3.

Isso a longo prazo significa que rebosteamos mais ainda a entrada de ar para queima com gases inúteis e quentes, já que se sabe que o ideal é usar ar frio para queima mais eficiente.

Assim ficamos auto poluindo nossos motores para proteger o O3.

Para efeito de testes, já que muito se fala e pouco se executa, resolvi tampar a saída de gás queimado que entra na EGR para efeito de testes. Se funcionasse a idéia seria sujar menos o motor para deixá-lo mais eficiente.

Itens utilizados:
Aluminio dobrado de lata de cerveja e tesoura para cortar o aluminio. Um furador de 8mm tb foi bem útil.
566828

Ferramentas utilizadas na operação (chave catraca 1/4 e cabo de força 3/8 ambas com canhão 12mm):
566829

Aparência da "junta/tampão" após colocação:
566827

Infelizmente a central é programada para operar com essa "m" e surge a luz de injeção onde no scanner o erro é a ineficiência de gases oriundos da EGR, bem específico até.
566830

Isso quer dizer que sem uma reprogramação não dá para andar com o carro assim sem ter sossego.

De qquer forma os sintomas do carro aparentemente são de funcionamento normal tanto em baixa quanto em alta rotação não senti diferença.

Chuva
10/06/2019, 11:41
GV3 L4 2.0 Ajuste do gap de velas

Mais um teste no carro da dona da pensão.. kkk

Como nossa mijolina não é lá essas coisas e seguindo a filosofia dos carros bomba (à gás), pode-se diminuir o gap das velas para uma queima mais eficiente.

O padrão de 1,1mm originais tende a ficar maior com o desgaste dos eletrodos, qdo as velas não são originais ifr5j-11 para 100kkm (mas há controvérsias sobre essa longevidade), e com isso a queima fica menos eficiente.

Para carro bomba o padrão é 0,8mm mas comecei testando 0,9mm. Nessa primeira medida o carro ficou amarrado e parecia um uno mille manco.

O ideal concluí que são 1,0mm para o carro andar numa autonomia bacana e não falhar. O que achei mais interessante foi o fato de não grilar praticamente.

Testei com o msm combustível nos msms percursos e não acredito que o gap menor me deu mais potência/cavalos, como poderia acontecer.

566831

[ ]s

Chuva
10/06/2019, 11:49
Invasão de GV3s

Visitas na garagem das vezes que bati foto das viaturas dos amigos e clientes.
Estou descarregando o material que tenho pq acredito que vou parar de brincar de GV3, infelizmente.

566833 566836
566835

rui camara
11/06/2019, 07:23
é uma pena meu amigo...

GARCIA/SP
11/06/2019, 15:41
Invasão de GV3s

Visitas na garagem das vezes que bati foto das viaturas dos amigos e clientes.
Estou descarregando o material que tenho pq acredito que vou parar de brincar de GV3, infelizmente.

Prezado Chuva,

Tenho sido, ao longo de meses, um espectador assíduo deste fórum. Um GV3 é uma de minhas opções para um próximo (e futuro) 4X4. Sendo assim, considero uma perda inestimável para a comunidade caso realmente você "deixe a brincadeira" com os GV3. Suas postagens são extremamente esclarecedoras. Verdadeiros tutoriais.

Forte abraço
Renato

MarcoSimiquel
12/06/2019, 11:20
GV3 L4 2.0 Ajuste do gap de velas

Mais um teste no carro da dona da pensão.. kkk

Como nossa mijolina não é lá essas coisas e seguindo a filosofia dos carros bomba (à gás), pode-se diminuir o gap das velas para uma queima mais eficiente.

O padrão de 1,1mm originais tende a ficar maior com o desgaste dos eletrodos, qdo as velas não são originais ifr5j-11 para 100kkm (mas há controvérsias sobre essa longevidade), e com isso a queima fica menos eficiente.

Para carro bomba o padrão é 0,8mm mas comecei testando 0,9mm. Nessa primeira medida o carro ficou amarrado e parecia um uno mille manco.

O ideal concluí que são 1,0mm para o carro andar numa autonomia bacana e não falhar. O que achei mais interessante foi o fato de não grilar praticamente.

Testei com o msm combustível nos msms percursos e não acredito que o gap menor me deu mais potência/cavalos, como poderia acontecer.

566831

[ ]s

Também já fiz esse teste. Para de grilar por um tempo depois volta a grilar.
Não sei porque. Acho que no começo a central está trabalhando com os parâmetros antigos aí não grila.

rui camara
24/06/2019, 11:55
galera, consegui um bom preço e montei os bitelos, 265/65r17 567096

Chuva
25/06/2019, 09:53
Valeu pela força galera! Mas não sei msm o q vai acontecer.. a vida é uma caixinha de surpresas..

Rui, vc q tinha colocado o jogo de pneu da marca AEOLOS? e tá trocando de novo, ficou bem legal esses monstrinhos.. que marca e tamanho q são?

Mas qtos mil km duraram os pneus do jogo anterior?

Estou montando uma estatística de marcas, mas o peso do carro e o modo de dirigir tb influencia..

Vlw

rui camara
25/06/2019, 12:53
então chuva, tenho os Radar, muito bons, estão muito conservados ainda e anunciei no mercado livre, esses novos são continental semperit 245/65r17 e no step tem um 245/70r17 goodride, muito borrachudo, paredes grossas e é bem pesado

Mikaelcac
02/07/2019, 11:02
Estive pesquisando muito a respeito e quase todos os kits que achei foram kits com troca de molas. Mas apenas 1 são apenas calços. Mas não são calços de aço. Estes com molas, deixam a traseira com 0,5" mais alta do que a frente. O que com certeza trará problemas de estabilidade.

Porém com a ideia de que: "Já que a mola vai ceder, então fica igual a da frente". O que não faz sentido pra mim.

É realmente uma pena que tenha dado a pausa de brincar com as GV.

rui camara
04/07/2019, 08:01
Prefiro calços que trocar molas, eu ja troquei molas e todas cederam em outros carros, as molas japonesas sao famosas pela qualidade e durabilidade, então basta mandar tornear em aluminio, nylon ou até pu(ja usei e recomendo) e pronto.
Hoje uso calço traseiro de 37mm do nosso projeto aqui do chuva e na frente uso 35mm+- de aço e é só alegria

Mikaelcac
04/07/2019, 12:22
A minha ideia é colocar os calços e trocar os amortecedores. Nada de troca de mola.

O problema é que com a pausa do Chuva está difícil de achar algum projeto decente. Localizei dois projetos de troca de calço sem troca de mola. Um com uma empresa do RS e outra da Alternativa.

Duas perguntas:
37mm atrás e 35mm na frente são a altura total ou apenas do calço?

Recomenda alguém para fazer o projeto na minha GV?

rui camara
05/07/2019, 07:37
Então, na verdade eu montei na frente calços de aço com +- 33mm (o importante é verificar aquele rebaixo interno, ele nao pode ser muito fundo pra nao danificar a borracha do batente), atras eu montei 37mm se nao me engano, e divido à geometria da suspensão, subiu quase 5cm, ficou pouca coisa arrebitado pois os gvs tem a caixa de roda traseira 1cm mais baixa que a da frente (original), então quando coloco gente ou bagagem atras, fica do mesmo nivel. Os casços da frente basta comprar e instalar, no pior caso tem que trocar os dois parafusos pra acertar a cambagem e pronto, na traseira pode mandar fazer em nylon em algum torneiro mecanico, e montar...

Mikaelcac
05/07/2019, 10:24
Boa Rui. Obrigado.
Então basicamente se comprar os itens abaixo + amortecedor Cofap a gás de Kombi, parafusos de cambagem e outros parafusos e arrumar alguém que monte (sou curioso... mas não montaria. Meus dotes mecânicos são limitados) resolve o caso, certo?

Calços:
Kit de Suspensao GV3 (https://www.rc4x4.com.br/gran-vitara-2007/gv3-04b-kit-calcos-de-suspensao-p-gran-vitara-com-40mm)

Reposicionador do Braço traseiro:
Par de reposicionador do Braco Traseiro (https://www.rc4x4.com.br/gran-vitara-2007/gv3-03-01-1-par-de-reposicionador-do-braco-traseiro)

Ou então um kit já feito pela Tadssom. Só não usaria os prolongadores de suspensão. Li relatos que a traseira fica mais "carroça de dois séculos atrás". Acredito que é melhor trocar por um cofap a gás.
https://www.tadsson.com.br/lift-de-suspensao/suzuki/grand-vitara-2006-em-diante/kit-lift-total-dianteira-e-traseira-2-polegadas-suzuki-grand-vitara-g3-2006-ate-2017

Este é o caminho né?

rui camara
09/07/2019, 12:01
então, eu mantive os amortecedores originais, inclusive fiz trilhas e ta tudo ok!
os reposicionadores acho importante trocar...
aqui no começo dessa postagem o chuva descreve detalhadamente o processo, eu mesmo montei o meu kit mas qualquer mecanico faz tranquilo

rui camara
09/07/2019, 12:02
567434

agora é só curtir

Mikaelcac
10/07/2019, 18:30
Show Rui! Obrigado pelas dicas.
E sua GV tá linda! Ainda mais com esses pneus!! O meu estão com Michelin LTX Force 225/65/17. Por enquanto estou bem feliz com eles!

Debulhei este post desde a página 1, minha cabeça deu uma pequena explodida de tanta informação hehehehe

Achei os desenhos, os testes, o que fazer ou deixar de fazer. Impressionante os detalhes postados e quantidade de posts com as evoluções.

Já troquei algumas mensagens com o Eduardo (Torneiro) e ele ainda faz o kit na altura que eu quiser.

O desenho que o Eduardo mandou foi de 4,5mm na frente e 3,8mm na traseira. Deve ter sido o Último que o Chuva mandou ele fazer.

No último desenho do Chuva aqui neste post está: 4mm na frente e 3,7 na traseira. Que acho uma diferença mais equilibrada entre frente e traseira. Devo ir com este.

Depois de tudo isso, agora preciso de alguém pra instalar. Vi nos posts muita gente do esquema "faça você mesmo". Eu não tenho este dom e nem os equipamentos/ferramentas. Vou conversar com um mecânico de confiança e alguns que já trabalham com isto.

Se conhecer alguém que instale, me indica que dou uma ligada.

Depois, com mais tempo e muita calma, vou voltar este post todo. Tem muita coisa boa pra ler. Mas como estou focado no lift dei uma passada nesses outros posts.

Chuva
10/07/2019, 19:24
Obrigado amigos!!

Que bom que percebem que, modéstia a parte, o conteúdo é bem rico.

A idéia é deixar as informações públicas, sem problemas, não vivo de audiência, nem de youtube.
Eu absorvi de experiências de pessoas do fórum, informação gratuita, não dada por interesse, não mecânicos: professores universitários, empresários, médicos de diversas áreas, funcionários públicos, investidores, químicos de diversos segmentos, tem muita gente fornecedora de conhecimento para o trabalho de garimpagem, já que quase TUDO concluímos SOZINHOS nas diversas sagas, uma vez que para conseguir alguma informação direta e concisa de um profissional não sai de graça..

Tudo o q tem aqui a galera acha tudo muito mágico e mastigado e até desconfia.. acha que é sacanagem..

Sacanagem é o que os mecânicos espertinhos profissionais fazem com a gente, cobrando serviço que não fez, trocando peças que não precisam e fazendo preciosismo de coisas simples, idiotas que desmistificadas colocamos aqui, só querer enxergar. Quase tudo vc faz na sua própria garagem!

Tem que filtrar e não acreditar em tudo o que vê. Tem muita gente que se aproveita do nossa boa vontade. Não sei se todas as áreas são assim quanto o mundo da mecânica, onde sacaneiam nas peças, enrolam o cliente na cara dura, mentem.. cada história de proprietários que até dá desgosto..
Concessionária então.. dá até medo.. tenho realmente dó daquele que acha q revisão de css é a melhor coisa do mundo.. e ainda tem que pagar!?? kkk Carimbo de manual de serviços? Com 100 reais vc compra todos!

Mas eu sou TI, administrador de redes e não vivo de mecânica, talvez por isso acho esse mundo tranquilo, aprendo a cada dia, leio as coisas, tudo simples msm, galera completa as lacunas, fica tudo muito nítido. Se vc se interessar vai ver que não é um bixo de sete cabeças como os mecânicos desenham pra gente.. nos deixam aflitos com termos e delongas quando na verdade é tudo mais simples do que parece..
E falar é fácil.. executar é que a perna quebra.. muitos mecânicos falam q fazem.. tem coisas que puz aqui q mecânico nem se imagina executar.. é surreal a preguiça e a falta de bom senso dos mercenários.. na boa, só tem um que eu coloco a mão no fogo, tinha uma oficina no Tatuapé, tb TI.. (conosco é 0 ou 1, não tem palhaçada) outros em cidades do interior que fiz amizade, minas gerais tb admiro e respeito, mas são pouquíssimos e apesar da formação não atuam na área.

Fiz por prazer à viatura, como todo temos e admiramos a viatura. Acho q vou ficar com os carros o quanto eu puder $$$ e vamos nos ajudando! Acredito pelas minhas andanças que é o fórum mais completos e aprofundados sobre o carro em português, que mostra como é tranquilo de mexer e de brincar de lego.

Tenho muita informação, muitos detalhes que não consigo alimentar mais aqui. Estou sem tempo para as coisas.. esse é ou era o meu hobby.. um dia poderia montar um site com tudo, mas falta tempo.

Agradeço aos entusiastas que tiveram a sensibilidade de sacar que aqui o LUCRO não é a meta e sim detalhar o brinquedo que tanto gostamos.

Tem tanta coisa que dá para fazer na gv3.. muitos tem detalhes de cada parte, é muito bacana.. mas o pulo do gato seria aumentar a potencia da 2.0 sem turbinar.. fiquei fascinado.. dá para fazer, central, bobinas, velas, coletor.. um mundo à parte, não sai tão caro quanto turbinar..
Esse e outros finalmentes caros que não entramos de cabeça. Aliás essa é filosofia aqui: gastar o mínimo o possível e fazer da melhor forma possível.

Galera precisa acreditar que nem sempre pagando caro temos o melhor..
Vi outro dia um programa do cara vendendo 2 bolos idênticos em criação por formatos e preços diferentes, mas com msm peso, sendo um por 5 e outro por 60 dólares o pedaço..
Claro que o o bolo mais caro era mais fofinho, menos seco, com o molhado interior mais sedoso, mais adocicado tendendo ao inimáginário prazer dos deuses, mais magnanimamente fantástico, fodástico...
O bolo era o msm.. kkk

Desculpe as divagações, tô meio revoltado hoje com umas descobertas tristes que me passaram, e digito rápido..então lá foi... kkk

[ ]s

rui camara
11/07/2019, 07:38
abraço meu amigo, sucesso e se passar aqui por são bernardo, passa em casa pra tomar uma gelada!

Mikaelcac
11/07/2019, 09:03
Fala Chuva! Fiquei sabendo de uns casos de mecânicos sem vergonha ontem no grupo do Supremacia. Realmente uma pena que tenham esses mecânicos por aí.

Sou de TI. Cara de nerd, besta, já viu né... já fui enganado algumas vezes com meu carro anterior (um guerreiro Fit 08).

Depois de ser enganado umas 3x, quando diziam que tinha que trocar algo, não trocavam, descobria no seguinte que não tinha trocado, e o seguinte fazia pior ainda.

Fiz muita coisa por conta e achei um mecânico em Santo André que virou amigo. Não é especialista em 4x4 mas manda bem e é de muita confiança.

Algumas coisas que tem aqui certamente vou me arriscar a fazer. Vamos ver o que dará essas brincadeiras.

Abs!

Robison Serafin
16/07/2019, 10:50
Fala Chuva e amigos amantes da GV3, desde que me inscrevi no site tive a certeza que este seria o melhor local de pesquisa sobre a GV3. Já tirei varias dúvidas e muitas ideias para o upgrade off-road que estou fazendo, sem pressa, pois o objetivo é sempre melhorar a viatura. Nunca pensei que as postagens do Chuva tivessem relação direta com comercialização de equipamentos para a GV3, pelo contrário, sempre foi para ajudar a galera, já que no Brasil tinha pouca informação sobre upgrades para o veículo, eu mesmo só achava informação em russo kkk... em sites de entusiastas do leste europeu, até meu kit comprei na Rússia por desconhecer os produtos nacionais ou como desenvolvê-los. Emfim, gostaria de parabenizar o Chuva por toda a contribuição dada, o que segundo o próprio seria somente um hobby (Fez de seu carro um super laboratório) se tornou o maior fórum de upgrades do tipo "faça você mesmo", muita troca de informações sobre o GV3, o que também não nos deixa no escuro caso seja necessário a busca de um mecânico para algo mais complexo.

Abraço!

Robison Serafin
27/08/2019, 08:00
GV3 Extensor de haste de amortecedor dianteiro

Muita gente sofre com barulho na suspensão dianteira.

Quando não é bieleta solta ou quebrada, bucha da barra estabilizadora, buchas da bandeja, coxim do amortecedor, borracha (mangueira) da base da mola da torre dianteira, rolamento plástico sob o coxim da haste do amortecedor, sobra quem?

Claro, o amortecedor!!

Inacreditavelmente as alturas das hastes variam até pela marca KYB e os NAKATA estão sendo uma boa alternativa.

De qquer forma o maior ocasionador do estrago no amortecedor dianteiro é POSSIVELMENTE o fato de sua haste trabalhar quase que completamente ABERTA! E não estou falando de carro com lift que força mais ainda a geometria da suspensão.

Como a haste está no seu limite aberta praticamente, o êmbolo de dentro do cilindro do amortecedor tb está trabalhando no limite superior, o que lhe deixa mais suscetÃ*vel a impactos e a criação de folgas.

Se esse êmbolo trabalhasse um pouco mais para baixo o problema de barulhos ou estragos de amortecedores dianteiros na GV3 tenderiam a desaparecer.

E foi o que aconteceu com nosso amigo Fabiano Passos que fez esse teste e teve uma melhora consideravel em suas suspensão.

Assim fica aqui a dica para a confecção de um par de PROLONGADORES DE HASTE DE AMORTECEDOR DIANTEIRO conforme foto abaixo. Teriam que ser identicos em diametro de haste original, rosca original, cabeça com encaixe halem para apertoe altura de 5cm (com ou sem lift). A fixação poderia ser por um parafuso passante entre as hastes ou uma simples cola loctite na rosca.

566395
by Giovani

Bom dia amigo CHUVA, a tempos que tento descobrir o real motivo dos barulhos de batida seca na dianteira do meu GV3. A suspensão foi toda refeita, amortecedores, bandejas, etc..., mais os calços de 40mm do lift que instalei, porem após ver os relatos aqui no tópico, fui verificar os amortecedores e descobri o barulho desgraçado, medi a haste do amortecedor velho com a do novo instalado (KYB) e realmente tem diferença, aÃ* somado a maior abertura da haste devido ao calço do lift, a haste trabalha todo o tempo muito perto do limite máximo de abertura. Antes de mais nada agradeço por levantar a questão no tópico, agora, você teria o contato de quem fabrica este prolongador? Grato!

rui camara
19/11/2019, 08:05
Robison, algum torneiro nao consegue fazer?

Chuva
20/11/2019, 08:42
Olá Galera,

Valeu Robinson!! Vc deve procurar um torneiro e levar para ele duas hastes velhas de amotecedor estourado.. pode ser de outro carro desde que muito parecidos e/ou identicos.

É o que a galera faz.. eu não fui atras disso, mas quem foi diz ser realmente um martírio. Dificil um torneiro não estrela.
Na época cotei em 3 lugares diferentes. NENHUM torneiro de metal deu resposta.. msm cobrando mais de uma vez... enfim.. boa sorte.

Chuva
20/11/2019, 08:44
Oi Rui, blz?

Cara, vontade louca de passar em SBC e relembrar a infância.. kkk.. vc sabe se aquele mercado municipal em frente ao Rio branco abre de sábado, domingo, feriado? Hj era um dia ótimo pra visitar, mas já fui uma vez e bati com a cara na porta..

Abc

Chuva
20/11/2019, 08:46
GV3 Rodízio de Pneus

Descarregando o que coletei a um tempo atrás..
Muita informação retórica mas complementar para leigos e calejados.

569780

Chuva
20/11/2019, 08:50
GV3 Pedal Booster

Apetrecho eletronico que efetivamente retira o atraso do pedal do acelerador das GV3.

Esses modelos especifcos foram pesquisados para V6 (não acho necessidade) mas compartilho os achados.

O modelo alemão tem várias configurações, tanto visando economia quanto para fazer o carro dar coice.

Lembrando que carro bem manutenido nos itens de injeção tem boa arrancada e não vejo necessidade disso.
Muitos colocam para aventuras diferentes do cotidiano.

569781
569782

Chuva
20/11/2019, 09:06
GV3 a Álcool..

Assunto vasto mas para resumir vou enumerar alguns pontos:

- Álcool é mais corrosivo para componentes metálicos X a robustez da GV3
- Álcool tem uma resposta melhor de acelerador X comportamento xoxo da GV3 principalmente a2.0
- Necessidade de manutenções em componentes de injeção X ajustes de melhoras interessantes descobertos e divulgados para a GV3
- Uma outra gde vantagem do álcool seria menos adulteração X mijolina na GV3
- Menos resíduos X mais carbonização padrão de gasolina

(obs: ter apenas atenção ao ressecamento dos bicos com alcool, dependendo do modelito, marca e origem escolhido)

Assim, considerando que uma hora tds vão ter que trocar o cj bomba e filtro, já se mata nesse aspecto o dilema de filtro de combustível dentro do tanque.
Já é possível se colocar um cj de bomba e pre-filtro da bosh flex e deixar apenas o filtro de combustivel externo ao tanque. Claro que o filtro original é mais duradouro e muito bem desenvolvido, mas o procedimento de troca de cj passa fácil de 3k reais. Assim, quanto menos se precisar retirar o tanque da gv3 mais barata e leve fica a vida!

Agregado a essa fato da nova bomba já aguentar o álcool, os componentes periféricos vão bem obrigado. Há algumas pessoas fazendo isso a tempos.

Ainda nesse contexto há a indicação da troca dos bicos injetores pelos CDH-240 para uma resposta melhor do carro e tempo de abertura mais condizente com a queima mais forte.

A GV3 2.0 equipada com o motor j20a, diferente da tracker, não possui ajuste mecanico fácil para se melhorar o ponto de injeção, ficando este a encargo da central.

Carro piloto atual do amigo Fabiano de MG na proporção de 60/40 está em ótimo funcionamento e autonomia. O carro ficou muito mais esperto.

Considerando que a Suzuki deixa as injeções suscetiveis a trabalharem originalmente em E10, mas suporta teoricamente até E30 (mistura com 30% de etanol), o tabu foi quebrado e já há outros relatos de carros que andam com uma proporçao muito maior.

Tirem suas próprias conclusões para quem já pensou nisso.

569783569784569785

Chuva
20/11/2019, 09:10
GV3 alinhamento e Cambagem

Ainda não sei fazer alinhamento dianteiro como o Chuck Norris, mas no olho a cambagem vai de boa.

Para vcs verem como esse carro é lego.. nem todos os carros saem assim, mas a maioria.

Alinhamento eu acho q já vem tudo fora se mexer sem máquina acaba desconfigurando mais ainda.. mas é coisa simples de se fazer e necessário fazer de pois do kit lift assentar.

569786

Chuva
20/11/2019, 09:11
GV3 Ar condicionado

Ajuste COMUM e fácil de conserto de AC que não funciona.. mais barato que comprar as peças na loja...

569787

Chuva
20/11/2019, 09:13
GV3 Resumo de Peças

Ainda em peças, segue um resuminho de peças cotidianas para consertos.

569788

Chuva
20/11/2019, 09:16
GV3 Detalhe de calço dianteiro de KIT LIFT

Como a instalação gera muitas dúvidas, segue foto de como o calço dianteiro se instala na torre dianteira.

Os parafusos mais compridos de aço duro 8.8 substituem os 3 prisioneiros em cada lado do carro. TEM q comprimir a mola para trocar.

Por parível que incresça, muito funcionário de loja de suspensão me liga para perguntar isso.. o arroz com feijão dos caras é trocar amortecedor de palio, então deixo aqui a foto!

569789

Chuva
20/11/2019, 09:20
GV3 Troca de Parachutes Dianteiro

Muita gente já pensou em fazer e muitos fazem por necessidade (porrada).

Essa foi feita numa V6, onde existem os inúteis lavadores de farol para atrapalhar a vida.

A adaptação foi muito bem feita pelo colega no grupo produtivo de whatsapp e fica a dica para quem for fazer e/ou precisar fazer, já que o parachoques dianteiro mais novo é mais fácil de achar e ainda mais barato!

Eu particularmente prefiro o modelo conservador original, mas não acho q um carro com mais de 10 anos que precise não pode receber um upgrade "original", desde que bem feito! Senão deprecia e alguns a venda na internet até desanimam.

569790 569791 569792 569793

Chuva
20/11/2019, 09:29
GV3 V6 Radiador de óleo de Câmbio Automático

Mais um assunto com vastos detalhes que atormentam donos de V6.

Há muitos carros mais simples que possuem radiador de óleo de cambio, como os jeep, a Tucson, etc.
Na 2.0 o câmbio não esquenta tanto e não há realmente necessidade de se melhorar o sistema de arrefecimento desse óleo, que aquece na temperatura do motor em seu ápice de calor.

Na V6 há relatos de cheiro forte quando se força o carro. O que é meio dificil pois o carro já deslancha bem sem necessidade de se afundar o pé. Mas em estrada esmirilhando e em trilhas o cheiro aparece.

Há locais no motor da V6 que temos mais de 130 graus. No scanner acompanhando o fluido de arrefecimento do radiador convencional fica na faixa de 102 graus e o cambio chega por volta disso tb, um pouco menos apenas.

Considerando tb que o cambio A750 de toyota hilux da v6 tem originalmente um radiador de calor grande nas hilux (abri vários capôs), a idéia era copiar o que os projetistas zukis esqueceram de fazer.

Já que o tubo de resfriamento original zuki dentro da caixa plástica do radiador PARECE ser um fiasco:

569799

Estudando o assunto a tabela abaixo é auto explicativa, onde no motor mais parecido com o da V6 o radiador adiciona é FACULTATIVO.

569794

Mas o pior ainda está por vir:
Para o radiador da hilux funcionar na gv3 v6 é necessária uma válvula, que com certeza não é barata:
569795 569796 569797

MANUAL CAMBIO A750 HILUX!!!
569798

ASSIM, a conclusão foi a seguinte:
Caso o proprietário tenda a instalar o apetrecho um radiador de calor menor e mais simples, sem o uso da válvula especial, poderia funcionar em série com o radiador original.

Fica a dica!

Chuva
20/11/2019, 09:44
GV3 Conserto de Câmbio automático

A melhor maneira de se evitar estragos definitivos e caros no cambio das GV3, assim como acredito que em qquer outro carro, é fazer a manutenção preventiva do sistema.

É tão simples, mas sempre o brasileiro posterga. Em todos esses anos me divertindo de lego com os colegas, já há vários casos de negligencia quanto a simples troca de óleo, PRINCIPALMENTE DE FORMA E TIPO CORRETO, que causam o PT do câmbio.

O orçamento abaixo é de mais um amigo do RJ que não pode me trazer o cambio a 1 ano atras.
Decidiu fazer a troca no RJ e este "MECANICO", como diversos outros, colocam o MOTUL MULTI. Isso qdo não preferem o DEXROM VI (q devem usar ate´pra fritar ovo..)

Enfim, o óleo de nosso cambio é o top da era mineral. Misturou, usou tempo um sintético, moe micro embreagem.

O conserto em CSS ficou em mais de 30k. Com desconto (não entendo qual a estratégia de marketing de CSS fazer isso e depois passar o preço certo) ficou em 18k aprox.

Uma pessoa especialista em outra cidade de SP para fazer o conserto completo ficou em 12K.

Mas meu amigo preferiu levar o carro em outro Zé famoso e conceituado mecanico ZuKI no RJ.

Segue os valores do conserto:

569800

Vou desenhar aqui para ajudar e alertar quem for fazer esse tipo de serviço:

1 - Elimina juntas? Mas que merda é essa? é aquela cola maldita que parece massa plástica que nunca mais vc consegue tirar o carter de cambio? A junta desse cambio na toyota nao passa de 80 reais..
2 - Óleo de transmissão: para troca total não se gasta mais de 10 L num cambio aberto, pq teria q ser 12L e a R$ 100 o litro? Em qquer css de sp vc compra no galao a R$ 38 reais a vista! Pelo menos colocou o óleo certo..
3 - Filtro de óleo: esse sim é caro e a idéia é lavar msm a esse preço, mas falar que trocou é dose.

OBSERVAÇOES FANTÁSTICAS ADICIONAIS:

- O carro ficou mais de 3 meses para essa saga;
- Depois o carro VOLTOU para fazer o conversor de Torque... ai ai
- e ainda perderam a tampa plástica V6 do motor do camarada..

Sinceramente galera.. PQP!!!!!!!!!!

Lição numero 1 para cambio automático:
- TROQUE O OLEO NO TEMPO CERTO E PELO TIPO CORRETO
- NO CASO DE UM PT SERIO, PROCURE UM ESPECIALISTA

Abs

Chuva
20/11/2019, 09:55
GV3 alimentação de Soquetes (tomadas 12V)

Não é o primeiro caso nem o último, mas ao se sobrecarregar acima de 120W de potencia na soma das 3 tomadas 12v do carro a fiaçao aquece e derrete ocasionando acidente, e o super fusível não queima!! Tai um "defeito" bobo mas critico se não tomar cuidado do carro.

O fusivel em questão é unico para os 3 soquetes:
569801 569802

569803

Conclusão:

Se a corrente total para os 120w para os 12v do carro são na teoria de 10Ah, pq colocaram um fusivel de 15Ah?

A ideia é então trocar esse fusivel original por um menor a fim de que queime antes de tornar a fiação em resistência de chuveiro..

Chuva
20/11/2019, 10:15
GV3 MAF

Dispositivo do sistema de injeção que envia os parâmetros numéricos aproximados de 2.0 e 3.2 para carros aquecidos e em ponto morto, nas versões de motor L4 e V6 respectivamente.

A média de uma V6 por exemplo é 3.4. Alguns carros dão 3.8, 4.4 e ate 5.0 o carro se comporta normalmente.

Passou de 5.5 ja surgem falhas e erros na injeção, geralmente de mistura rica.

O sintoma de falha que o medidor de fluxo de ar nas GV3s costuma deixar com mais frequencia é o carro com marcha lenta alterada quando está com mal funcionamento.

NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS é apenas sujeira. Peguei carro que dava 18!! depois de limpar com limpa contato ficou com 6.8, mas ainda com falhas. Dai a saga abaixo para tentar sanar o problema do amigo.

Levantamento de dados:

Em ambas as versões e em muitos carros asiáticos nosso modelo já é o digital de família 5 para cima e apresenta 5 fios, sendo 2 do sensor de temperatura do coletor (INTAKE AIR TEMPERATURE) e 3 do Medidor de Fluxo de Ar propriamente dito.

Há relatos de GV3 V6 3.2 rodando com MAF de GV3 L4 2.0! Dai seguem os detalhes da L4 para quem for tentar:

569804

No caso da V6 seguem os detalhes de fiação, pois diante do problema sério e procura de peça de substituição, que em CSS CUSTA 1700 REAIS COM DESCONTO, procuramos diversas alternativas de substituição:

Resistencia do IAT a frio:
569806

Aspecto da Peça:
569805

Confirmação da fiação de alimentação base 12v do circuito MAF (ha ainda uma segunda alimentação de 5V para emulação do sinal digital):
569807

Formato de encaixe no tubo plastico q vai para a TBI: para se procurar algo anatomicamente encaixável:
569808

ESQUEMA DE MEDIÇÃO DO FUNCIONAMENTO:

569809 569810

FIZ com um multimetro digital:
569811

PULO DO GATO:
569813

O MAF da Nissam que equipa o Livina, Frontier, March, Tiida e outros acredito que seja intercambiável na V6, sendo que os testes físicos de medição e encaixe se mostraram positivos. Há adaptaçoes de chicote e encaixe, mas nada que com o o resto de 1700-90 reais não possibilite fazer!!

569812 569814

Resolução e Conclusão:

Graças a parrudez de nossa mãe Zuki foi mais um caso, dificil e chato admito, de SUJEIRA encrustrada!

Depois da limpeza com álcool isopropilico da peça submergida não bem sucedida a peça foi levada a "tratamento especial" com UM TUBO DE DESCARBONIZANTE praticamente.

Esse tipo de "tinner" mais fraco deixa "remela" e a limpeza em seguida com alcool isopropilico novamente foi essencial.

No fim do dia o maf que iniciou com parametro "18" voltou a mostrar algo proximo de "3.2" na central para os parametros de injeção do carro!!!! Permanece hj em 3.8 e sem sintomas de falhas ou erros de mistura rica na injeção!

Mais uma para deixar as CSSs mais pobres..

[ ]