Conectar

Ver Versão Completa : GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa

Páginas : 1 2 [3] 4 5

thiago20ea
26/04/2017, 15:05
Boa tarde, Chuva.

Sou novo no grupo e pesquisei sobre o lift da Grand Vitara e só vi essa sua citação sobre utilizar os amortecedores traseiros da L200. Você teria o código de referencia dele? Esse modelo da L200 seria turbogás ou a óleo? Vou fazer o lift do meu e estou na duvida sobre os amortecedores da kombi e os da L200 que você citou.

Opa,

Sim, meus calços são os do último projeto que postei nesse tópico. Apenas os traseiros maiores q eu não fiz e não testei, apenas montei o projeto pela possibilidade.

Não troquei nenhum amortecedor. Pelo q já testei não deu fim de curso em nenhum momento. Na dianteira não temos ainda opções (dos melhores ainda o Kyb = kayaba), na traseira há inúmeras, sendo uma delas os da kombi.

Mas o que está ficando ultimamente homologado seriam para a traseira os amortecedores traseiros da L200 4x2 2002 a 2007

Falando em amortecedores, não custa RELEMBRAR que há marcas "OTHEMAS" no mercado que são apenas etiqueta. Muito reclaman dos iroman, mas por uso excessivo parece que tb não são de adamantium, e estouram. Em uso normal devem durar uma eternidade.

Mas o pior de tudo são os OFF LIXO SHOX, que estouram em condições normais de uso, não de trilha, durando MENOS QUE OS ORIGINAIS!! Essa é para aqueles que ainda acham q Off Shox presta! ;) kkk

Talvez agora com a UNIÃO entre duas empresas (pra ver se conseguem fazer algo decente pelo menos uma vez na vida).. mas eu jamais compraria.. nem se fosse metade do preço de um convencional!! Só pra deixar bem claro que são uma jossa msm!

[ ]s

luizmacgyver
26/04/2017, 18:15
Chuva
olhando umas fotos hoje, achei umas que tirei quando fiz o lift dianteiro olhe como elas estavam, mas mesmo assim não há uma folga considerável embora te juro que sugestão ou não eu ouço um pequeno barulho do lado do motorista onde a bucha está pior
547182
o aspecto não é dos melhores não
grande abraço

CAIORICK
26/04/2017, 18:35
Chuva
olhando umas fotos hoje, achei umas que tirei quando fiz o lift dianteiro olhe como elas estavam, mas mesmo assim não há uma folga considerável embora te juro que sugestão ou não eu ouço um pequeno barulho do lado do motorista onde a bucha está pior
547182
o aspecto não é dos melhores não
grande abraço

McGyver,

Vi um relato no grupo da GV no WhatsApp que a bucha do New Civic serve... E tem dela da marca Axios...agora temos que achar as dimensões para comparar...

CAIORICK
26/04/2017, 18:45
Boa tarde, Chuva.

Sou novo no grupo e pesquisei sobre o lift da Grand Vitara e só vi essa sua citação sobre utilizar os amortecedores traseiros da L200. Você teria o código de referencia dele? Esse modelo da L200 seria turbogás ou a óleo? Vou fazer o lift do meu e estou na duvida sobre os amortecedores da kombi e os da L200 que você citou.

Thiago, eu uso o da kombi veja a referência e comparação das dimensões no print em anexo.

Ele é muito barato e me atende perfeitamente. O único cuidado necessário é usar uma arruela grossa para não deixar folga entre o olhal e o suporte do carro no momentonde parafusar.

Mas a moda agora é o amortecedor turbo gás Kayaba da Frontier. Vários colegas do grupo nacional do WhatsApp já estão usando.

Sds, Carlos.

thiago20ea
26/04/2017, 19:01
Caiorick.

Falei com o Ronaldo da RC 4X4 hoje. Ele disse que anteriormente utilizavam o da L200 no kit de 2" deles. Mas o pessoal reclamou que era muito mole e então eles trocaram pelos da Kombi.

Você tem a referencia desses amortecedores da Frontier? O pessoal tem gostado deles?

Thiago, eu uso o da kombi veja a referência e comparação das dimensões no print em anexo.

Ele é muito barato e me atende perfeitamente. O único cuidado necessário é usar uma arruela grossa para não deixar folga entre o olhal e o suporte do carro no momentonde parafusar.

Mas a moda agora é o amortecedor turbo gás Kayaba da Frontier. Vários colegas do grupo nacional do WhatsApp já estão usando.

Sds, Carlos.

Chuva
26/04/2017, 22:01
Sobre os amortecedores traseiros pro lift da GV3, é um dilema isso..

Os da frontier são moles, os da kombi estouram.. kkkk

Enfim, eu não troquei e acho q não vou trocar, até os originais estourarem, mas se eu fosse comprar iria de frontier..

Há uns 3 modelos desse carro, e eu não tenho certeza exatamente do modelo do carro, mas lembro que o ano era de 2002 a 2007 da versão 4x2, então seria o do link abaixo, por exemplo. Mas numa loja ou com as medidas seria fácil comparar o tamanho e ver o modelo mais próximo.

Perguntem no grupo zap grand vitara que com certeza lá alguem sabe. Eu tinha diversas informações desse tipo mas perdi os dados do meu celular então já era.. por isso coloco o que posso aqui..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753144247-par-de-amortecedor-traseiro-kyb-nissan-frontier-4x2-02-a-07-_JM

Se tiverem certeza de que é esse, postem aqui pra todos terem certeza do modelito.

Valeu!!

CAIORICK
26/04/2017, 23:01
Caiorick.

Falei com o Ronaldo da RC 4X4 hoje. Ele disse que anteriormente utilizavam o da L200 no kit de 2" deles. Mas o pessoal reclamou que era muito mole e então eles trocaram pelos da Kombi.

Você tem a referencia desses amortecedores da Frontier? O pessoal tem gostado deles?

O da Kombi é L12363 e o da Frontier é o da 4x2 2002 a 2007 Kayaba (marca japonesa original dos amortecedores da GV). Mas seu eu fosse fazer outro lift hoje faria como o Chuva. Calços de nylon na frente e atrás.

thiago20ea
27/04/2017, 13:22
Chuva.

Como ficou o comportamento do carro só com os calços? Já fez trilha assim? A RC 4X4 tem um kit lift de 2" que não substitui as molas traseiras, usam um calço também, mas mesmo assim eles trocam os amortecedores.

Eu não estou nesse grupo do whatsapp.

Sobre os amortecedores traseiros pro lift da GV3, é um dilema isso..

Os da frontier são moles, os da kombi estouram.. kkkk

Enfim, eu não troquei e acho q não vou trocar, até os originais estourarem, mas se eu fosse comprar iria de frontier..

Há uns 3 modelos desse carro, e eu não tenho certeza exatamente do modelo do carro, mas lembro que o ano era de 2002 a 2007 da versão 4x2, então seria o do link abaixo, por exemplo. Mas numa loja ou com as medidas seria fácil comparar o tamanho e ver o modelo mais próximo.

Perguntem no grupo zap grand vitara que com certeza lá alguem sabe. Eu tinha diversas informações desse tipo mas perdi os dados do meu celular então já era.. por isso coloco o que posso aqui..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753144247-par-de-amortecedor-traseiro-kyb-nissan-frontier-4x2-02-a-07-_JM

Se tiverem certeza de que é esse, postem aqui pra todos terem certeza do modelito.

Valeu!!

thiago20ea
27/04/2017, 13:26
Obrigado, Caiorick.

Eu não queria colocar somente os calços na traseira, pois se não me engano, em algum outro tópico o pessoal estava comentando que o carro fica meio duro, que era melhor colocar as molas e amortecedores maiores.

O da Kombi é L12363 e o da Frontier é o da 4x2 2002 a 2007 Kayaba (marca japonesa original dos amortecedores da GV). Mas seu eu fosse fazer outro lift hoje faria como o Chuva. Calços de nylon na frente e atrás.

LFC
27/04/2017, 15:01
No catálogo da Kayaba tem as medidas de diversos carros:
http://www.kyb.com.br/public/uploads/catalogo-kyb-2016.pdf

Em tempo: O GV V6 ficou muito bacana! Parabéns!
Abs,
LFC

Chuva
28/04/2017, 10:00
Chuva.

Como ficou o comportamento do carro só com os calços? Já fez trilha assim? A RC 4X4 tem um kit lift de 2" que não substitui as molas traseiras, usam um calço também, mas mesmo assim eles trocam os amortecedores.

Eu não estou nesse grupo do whatsapp.

Ola amigo,

Sim, já fiz sim. Nada muito pesado mas já taquei no barro sim. Ele passa mais fácil em alguns morrinhos mais altos e pega menos embaixo. Sobre o contorsionismo da suspensão fica igual o original, não levanta muito pq as molas são originais. Mas como não faço nada muito punk pra mim tá bom. E passa onde cara com mola maior tb passa.

Sobre os amortecedores não percebi fim de curso algum. talvez por eu passar devagar nos obstáculos e não sentir ou escutar nada de absurdo. Há num filme uma situação que passei num X numa descida onde uma das rodas traseiras levanta um tempão do chão. Talvez se o curso do amortecedor original fosse maior ela teria mais espaço pra correr pra baixo e tocar o barro. Mas nao ouvi nada, não bateu e o carro tá normal, além de ter passado na pirambeira do msm jeito q outros.

[ ]s

Chuva
28/04/2017, 10:06
Obrigado, Caiorick.

Eu não queria colocar somente os calços na traseira, pois se não me engano, em algum outro tópico o pessoal estava comentando que o carro fica meio duro, que era melhor colocar as molas e amortecedores maiores.

Eu pensava assim qdo fiz na Tracker.

O problema das molas maiores é apenas um: vc tem q andar sozinho no carro ou com um copiloto apenas. Peso e muita gente o carro arria.

Isso se estivermos falando da RC, já que as molas são boas, mas moles. Tem um bom curso, comprimem bem, mas tem o msm fio em mms das molas originais, ou seja, ficam moles. Ja as molas de kits mais parrudos como o Iroman tem o fio e a altura da mola maior, o q realmente deixa o carro duro.

Com os calços a sensação é exatamente a original, já q vc não substituiu nada, é a msm mola nas mesmas condições, apenas mais alta, q eleva o carro.

Na tracker eu resolvi isso usando molas de opala. Que tinham um fio intermediário entre a mola original e a mola do kit mais parrudo. Fio esse mais compatível com a altura/comprimento da mola. Proporcional, ou seja, não ficou nem dura, nem mole, original, mas com altura maior de duas polegadas. Não lembro os numeros, mas digamos q a mola original tem fio 11mm, a do opala tem fio 12,5mm e as parrudas de kits importados tem fio 14mm.

Na GV3 pra chegar numa maciez compativel com mola maior teria q achar algo compatível e proporcional no parâmetro fio. Nunca pesquisei mas é um assunto futuro.

As do opala dianteiras na traseira da tracker ficam perfeitas, só se corta uma volta e meia praticamente e requerem um ajuste melhor de borracha no batente superior do carro.

Chuva
28/04/2017, 10:30
No catálogo da Kayaba tem as medidas de diversos carros:
http://www.kyb.com.br/public/uploads/catalogo-kyb-2016.pdf

Em tempo: O GV V6 ficou muito bacana! Parabéns!
Abs,
LFC

Obrigado LFC!!

E tb acabei o parachoques traseiro.. segundo o Beraldo, agora só falta um V6 na 4sport.. kkkk

547232 547233

Chuva
28/04/2017, 10:37
Ajuste de cambagem com parafuso CAM14

Como sou pentelho queria acabar com o 1 grau q não consegui finalizar na cambagem de outro dia. Mas só com o famoso parafuso de cambagem q já ouvimos falar muito aqui nesse fórum.

Aliás o parafuso não é o CAM12 como eu pensava e acredito que muitos ainda achem.

Como na minha cidade custa 100 temers cada roda pra fazer e os caras ainda fazem "bem feito" por falta de máquina, parti pra fazer na garagem msm..

Esses são os parafusos CAM14 de cambagem e a direita o original do carro M14.

As medidas do de cambagem são em mm (de cima pra baixo):
18(chave) 11 (liso) 14(oblilong) 12(rosca)
547234 547235

Essas são as ferramentas q usei:
547236
(dois macacos, uma chaves bucal 19, uma 18, uma chave inglesa 19, o alinhador gps laser e um peso com linha num pedaço de fita isolante pra grudar na parede).

O macaco grande pra levantar a frente e as duas rodas por igual. Depois de retiradas as rodas retirei os dois parafusos de cima dos dois Amortecedores.
Perceba q não toquei ou afrouxei ainda os parafusos inferiores. Se fizer isso o disco tomba pra fora qdo retira o parafuso superior do amortecedor pra trocar pelo de cambagem.

Parafuso de cambagem colocado:
547237 547238

Depois disso afrouxa-se o parafuso inferior. O segundo vertical pqno macaco é usado na manga de eixo pra facilitar a retirada e colocação dos parafusos superiores apenas.

Antes de por o parafuso de cambagem marquei o ponto onde o obilongo é mais alto e dá os 14 mm dentro do furo do amortecedor e o inseri nessa posição.
Isso quer dizer q o movendo tanto para um lado qto outro tenho como ajustar em meia volta até 2 graus de cambagem, limitação desse método de ajuste e do parafuso.

Depois virei o parafuso até onde eu queria ajustar, 1 grau, ou seja 1/4 de volta para um dos lados e apertei tudo, bem mais o de baixo e quase tudo o de cima de cambagem. Deixando o aperto final qdo acabar tudo. Isso pode ser feito com o pneu colocado com duas chaves 18 (no caso desse parafuso em especifico). Apertei bem para não mexer fácil como na Tracker.

Depois recoloquei as rodas e baixei o carro totalmente. No piso cerâmico liso com wd 40 entre o piso e essas duas placas de plástico de cortar carne de pia:
547239

Ao descer o carro afrouxando o macaco dá pra ver as rodas abrindo de lado pra fora e escorregando na cerâmica.

Depois virei bem o volante muitas vezes pra mexer o sistema e coloquei o meu medidor caseiro de ventosa de gps no cento da roda e comparei a linha vertical do laser com uma linha presa na parede, ou seja, o alinhamento entre o pêndulo prumado da linha com os pontos do faixo do laser.

Este apetrecho previamente calibrado nos ângulos retos de outra parede:
547240

Pra resumir zerou td e ficou td reto.. Isso td não tem nada a ver com alinhamento, q não mexi, aliás tds os carros tem um leve ângulo fechado das duas rodas dianteiras. Devem abrir qdo anda ou corre pra frente.

Chuva
28/04/2017, 10:47
Ficaram assim nos finalmentes:
547241 547242

Não sei pq o fórum vira a foto..

CAIORICK
28/04/2017, 16:54
Caramba....o cara é ninja mesmo!

Gastei uns 300 temers para alinhar e fazer a mesma cambagem...

Sobre molas e calços, meu primeiro lift foi fabricado aqui em Fortaleza por um mecânico de 4x4 e trilheiro chamado Arlan. Ele fabricou o calço dianteiro em aço (chapa grossa maciça) e o traseiro em nylon parecido com o do chuva. A traseira era de 45 mm o calço e a dianteira de 32 mm. a traseira ficou bem mais alta e manteve as molas originais. Gostei, mas após 1 ano coloquei o lift da RC4x4 de 50 mm para subir mais a frente e igualar com a traseira. Me arrependi só de uma coisa...devia ter mantido os calços traseiros... foi bobagem trocar os amortecedores e por as molas da RC.

Se meu amortecedor de Kombi estourar não vou comprar outros...vou simplesmente voltar com os calços na traseira, molas e amortecedores originais da Kayaba turbo gas que estão guardados.

Sobre as molas, as molas da V6 a principio são mais parrudas que as da 2.0 (acredito). Veja que a diferença do kit ironman da 2.0 para a 3.2 são justamente as molas.

Meu mecânico achou as molas traseiras originais da V6 parrudas e boas...eu é que fui teimoso e instalei a da RC (meio moles, mas não me atrapalham...)

thiago20ea
28/04/2017, 17:26
Caramba.

Chuva, Obrigado pelos relatos. Mas agora mesmo que fiquei com mais duvidas. hauhuahua.

Caiorick.

Você sabe aonde posso encontrar as molas da V6?

O que você acham do kit da OffShox?

Chuva
28/04/2017, 18:09
Bom, sobre as molas acho q as originais são todas identicas nas duas versões do carro no Brasil.

Tanto a 2.0 quanto a 3.2 são totalmente idênticas ao se desmontar e colocar o kit, molas, amortecedores, parafusos, tudo igual.. não percebi diferença alguma no fio das molas.

A V6 tem uns 500 kg a mais q a 2.0 mas msm assim a suspensão dianteira é a mesma. Dois detalhes sobre esse aspecto do peso a mais do motor e cambio maior:
- as pastilhas e disco de freio acabam mais rápido pelo peso, auxiliado pelas eletronicas extra tb;
- os batentes e amortecedores dianteiros vão pro limbo mais rapidamente.. a minha o carro é mais novo e depois de tudo testado pra mim só sobrou a troca dos dois amortecedores dianteiros pra SANAR os barulhos que ouço ao se fazer curva fechada = haste já mole e amortecedor não mais tão eficiente.

Enfim, toda rosa tem seus espinhos... kkk

sobre a marca OFF LIXO SHOX, só tenho uma frase pra vc meu caro Thiago:

" NAO COMPRE PRA NÃO SER ENGANADO TAMBÉM!" KKK

[ ]s

CAIORICK
28/04/2017, 20:31
Bom, sobre as molas acho q as originais são todas identicas nas duas versões do carro no Brasil.

Tanto a 2.0 quanto a 3.2 são totalmente idênticas ao se desmontar e colocar o kit, molas, amortecedores, parafusos, tudo igual.. não percebi diferença alguma no fio das molas.

A V6 tem uns 500 kg a mais q a 2.0 mas msm assim a suspensão dianteira é a mesma. Dois detalhes sobre esse aspecto do peso a mais do motor e cambio maior:
- as pastilhas e disco de freio acabam mais rápido pelo peso, auxiliado pelas eletronicas extra tb;
- os batentes e amortecedores dianteiros vão pro limbo mais rapidamente.. a minha o carro é mais novo e depois de tudo testado pra mim só sobrou a troca dos dois amortecedores dianteiros pra SANAR os barulhos que ouço ao se fazer curva fechada = haste já mole e amortecedor não mais tão eficiente.

Enfim, toda rosa tem seus espinhos... kkk

sobre a marca OFF LIXO SHOX, só tenho uma frase pra vc meu caro Thiago:

" NAO COMPRE PRA NÃO SER ENGANADO TAMBÉM!" KKK

[ ]s

Mestre,

Off-shox é lixo mesmo. Me mandaram 3 pares os 3 com defeito...pelo menos tiveram a honestidade de me devolver o dinheiro...

Quanto as molas por curiosidade pesquisei nos catálogos e as traseiras são iguais e as dianteiras diferentes:
4111165J50 Dian 2.0
4111178K10 Dian 3.2
41311-65J00 tras 2.0/3.2 4x4
41311-65J10 tras 2.0 4x2

thiago20ea
28/04/2017, 20:40
O melhor nesse caso então seria o kit da ironman4x4? O problema deles é só o preço. rsrsrsrs. Sem condições.

Acho que vou iniciar então com a instalação dos calços, somente, para testar e ver como fica. Dependendo, analiso alguma outra troca depois.

Quais as medidas mais atualizadas dos calços mesmo?

Futuramente, também pretendo instalar o parachoque da 4wdbrasil. Meu medo é ele ficar muito pesado para a suspensão original a arriar ela.

Chuva
28/04/2017, 22:33
Mestre,

Off-shox é lixo mesmo. Me mandaram 3 pares os 3 com defeito...pelo menos tiveram a honestidade de me devolver o dinheiro...

Quanto as molas por curiosidade pesquisei nos catálogos e as traseiras são iguais e as dianteiras diferentes:
4111165J50 Dian 2.0
4111178K10 Dian 3.2
41311-65J00 tras 2.0/3.2 4x4
41311-65J10 tras 2.0 4x2

Bacana hein?

Não sabia q tinham diferença essas molas.

Aparentemente são todas iguais msm!!

Ou o fio da v6 é um pouco de fração de mm ou mms maior ou o aço tem uma têmpera diferente..

Assim q der meço com o Paquimetro pra ter uma idéia melhor tb.

Valeu!!

Abçs

Chuva
01/05/2017, 21:45
Brincadeira do dia..

Achar uns barulhos na suspensão traseira..

Desmontei tudo na traseira e dei uma olhada nos calços.. estavam intactos.. aproveitei e coloquei uma borracha q tinha sobrando pra subir mais um cm..

OBS: aproveitei e medi de novo aquele encaixe de ferro do carro, na parte superior que acomoda a borracha da mola, local onde o calço tem q encaixar. Ele tem 3 CM de altura x 6,3 cm de diametro, ou seja, o furo central da altura do calço traseiro que projetarem tem q ter pelo menos essas medidas.

Borrachas de opala pra bundinha mais arrebitadinha..
547331 547332

Mas o barulho era realmente nas rodas novas do carro.. os pesos de chumbo do balanceamento..
547333

Em valetas o braço da suspensão traseira, ao participar do movimento da subida da roda, chega no limite e perto da circunferência da roda aro 16 do offset do civic. Na foto abaixo o ponto de encontro é sob o maior parafuso q se vê:
547334

Ou se coloca o chumbo mais pra dentro na roda ou se usa chumbo não auto-adesivo. Retirei todos e recolei 2cm mais pra dentro na mesma área com fita dupla face decente. Não sei se perdi o balanceamento.

OBS: Agora sei pq a Suzuki parou de entregar a roda aro 16 nos primórdios de 2007..

eduardo ebf1
03/05/2017, 17:17
Boa tarde senhores, será que alguém poderia me ajudar com o assunto amortecedor, tenho um GV 2012 com 79K e sinto que já esta na hora de trocar, alguma dica de onde, modelo e preço, vi neste poste que o colega trocou uns anéis de plastico ao invés dos coxins, se puder indicar onde e como comprou esta peças também será de grande ajuda. Fico muito grato valeu!!

Anel do batente do amortecedor dianteiro:

Como TODAS as viaturas uma hora começam a apresentar o sintoma do barulho crônico nas caixas de rodas dianteiras, segue o nome da peça que parece um anel de plástico (deveria ser de metal) que chamamos de "rolamento" do batente do amortecedor dianteiro.

Muitos casos de barulhos "incontráveis" parecem surgirem desse dito cujo. Suspeita-se de buchas da barra estabilizadora, coxins da bandeja, diferencial, motor, cambio, BIELETAS e até amortecedores (hastes). Mas pode ser o barulho oriundo desses singelos aneis:

Nome no Partsouq: FRONT SHOCK ABSORBER BEARING

546415 546416
546417 546418

O ponto aqui é que podemos trocar apenas o par desses anéis por volta de R$ 40 ao invés de trocar os dois caríssimos batentes!! O ideal seria adaptar algum de metal..

Contribuição: Eduardo Grupo Zap GV3 Brasil

thiago20ea
03/05/2017, 18:20
Os Rolamentos do Coxim, você pode comprar na Suzucar, se não quiser comprar fora do Brasil.

Rolamento do Amortecedor G. Vitara 2.0/3.2 V6 Geracao III apos 2006 - Original (https://suzucar.com.br/rolamento-do-amortecedor-g-vitara-2-0-3-2-v6-gerac-o-iii-apos-2006-original.html)

Os amortecedores, pode comprar os da Kayaba no Mercado Livre.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-730361888-amortecedor-dianteiro-suzuki-grand-vitara-20-o-par-kyb-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770421706-par-amortecedor-traseiro-kyb-suzuki-grand-vitara-2009-acima-_JM

Boa tarde senhores, será que alguém poderia me ajudar com o assunto amortecedor, tenho um GV 2012 com 79K e sinto que já esta na hora de trocar, alguma dica de onde, modelo e preço, vi neste poste que o colega trocou uns anéis de plastico ao invés dos coxins, se puder indicar onde e como comprou esta peças também será de grande ajuda. Fico muito grato valeu!!

Chuva
04/05/2017, 15:50
Fechando a novela dos aneis centralizadores de roda com furo 64.1mm para cubo de roda gv3 de 60.1mm

547456 547457

No carro entra certinho.. já na roda na roda.. tive q bater um pouquinho senão não vai até o fundo..

Chuva
08/05/2017, 16:42
Ajuste de freio de mão pelas rodas traseiras

GV3 Ajuste de freio de mão via rodas traseiras - YouTube (https://youtu.be/6MFkJv9KSIk)

Henrique_MudLover
12/05/2017, 10:25
Pessoal, bom dia! Com a excelente experiência que tive na minha tracker, resolvi comprar uma GV3 2013 4x4 AT, e naturalmente surgiram algumas dúvidas!
A primeira é o que preciso fazer de manutenção preventiva agora que chegará aos 50.000km? Uma dúvida que estou é em relação a um barulho que surge em trepidação no teto solar, que observei uma peça na parte da frente que possui duas molas e acredito que fazer a pressão do vidro na borracha, elas perderam pressão? Tem regulagem?
Outra dúvida que tenho, é que tanto na tracker quanto na Gv, o carro quando está frio faz um barulho feio quando liga (parece uma rajada no motor) e menos de 2 segundos depois fica o barulho normal do motor, alguém também passou por isso? Moro em São paulo e o único óleo que utilizo é o Semi-sintético 5W30 API SN e faço substituição do filtro em todas as trocas a cada 5.000km. A tracker hoje está com 80.000km e não tenho nenhum tipo de problema no motor, funciona redondo sem fumar.
Eu achei a GV um pouco gastona, fazendo na cidade 6,5km/l e na estrada 10km/l, é normal? Para essa revisão que pretendo fazer eu já comprei velas de iridium, melhora alguma coisa além da durabilidade da vela? Vale a pena colocar filtro K&N ou outra providência para melhorar desempenho e consumo? Eu substitui uma captiva V6 pela GV e sabia da perda de potência mas me surpreendeu o consumo alto.

Dimasi
12/05/2017, 11:23
Olá Henrique. O consumo é esse mesmo. Não tem muito o que fazer. Essa rajada na partida a frio é comum. Usando o filtro de óleo original ameniza ou até desaparece. Se vc tem o histórico de manutenção é só seguir a rotina. A troca de óleo das caixas e diferenciais é recomendada com 80.000, assim como a correia, verifique o estado desses itens. Fluido de arrefecimento se não foi trocado é bom fazer. A vela de iridium ajuda a evitar a famosa luz da injeção e é bem mais durável.
Abs

Chuva
12/05/2017, 13:44
Pessoal, bom dia! Com a excelente experiência que tive na minha tracker, resolvi comprar uma GV3 2013 4x4 AT, e naturalmente surgiram algumas dúvidas!
A primeira é o que preciso fazer de manutenção preventiva agora que chegará aos 50.000km? Uma dúvida que estou é em relação a um barulho que surge em trepidação no teto solar, que observei uma peça na parte da frente que possui duas molas e acredito que fazer a pressão do vidro na borracha, elas perderam pressão? Tem regulagem?
Outra dúvida que tenho, é que tanto na tracker quanto na Gv, o carro quando está frio faz um barulho feio quando liga (parece uma rajada no motor) e menos de 2 segundos depois fica o barulho normal do motor, alguém também passou por isso? Moro em São paulo e o único óleo que utilizo é o Semi-sintético 5W30 API SN e faço substituição do filtro em todas as trocas a cada 5.000km. A tracker hoje está com 80.000km e não tenho nenhum tipo de problema no motor, funciona redondo sem fumar.
Eu achei a GV um pouco gastona, fazendo na cidade 6,5km/l e na estrada 10km/l, é normal? Para essa revisão que pretendo fazer eu já comprei velas de iridium, melhora alguma coisa além da durabilidade da vela? Vale a pena colocar filtro K&N ou outra providência para melhorar desempenho e consumo? Eu substitui uma captiva V6 pela GV e sabia da perda de potência mas me surpreendeu o consumo alto.

Olá Henrique, bem vindo!

Todas as respostas a essas perguntas e as que ainda vc provavelmente vai ter já estão quase todas nesse tópico.

Procurei centralizar tudo o que está disponível e com a contribuição de muita gente!!

Att

Chuva
12/05/2017, 14:09
Brincadeira do dia..

Sanar o barulho chato pra KCT que a muito tempo percebia..

Se eu soubesse tinha feito isso a muito tempo.. mas como sempre as condições me pareceram boas, nunca havia desmontado.

Ajuste ou Troca das DUAS buchas da barra estabilizadora!!

É um treco chato e muitos mecas de zuki dizem que é "normal" a suspensão dianteira fazer barulho. Conversando com uma galera e com a dica do Xará Ricardo decidi desmontar as ditas e verificar o estado.

Elas parecem boas e não há sintoma visível de desgaste, mas com certeza tem jogo.

A troca das buchas é muito simples, mas como eu ainda não as comprei, fiz um "ajuste" tabajara, pra variar..

Com a frente do carro levantada pelo meio, para quase tirar as duas rodas do chão, vc consegue facilmente retirar as duas porcas superiores das duas bieletas, para não tensionar a barra estabilizadora e conseguir acesso as buchas.
547788 547789

Em seguida só soltar os dois parafusos chave 14 com catraca para retirar a abraçadeira das buchas:
547790 547791

Estado aparente de uma bucha. Nada de anormal, teoricamente:
547793

Primeiramente eu queria colocar mais borracha no circuito para eliminar folga, mas como as buchas são bem apertadas, fica praticamente impossível colocar um pedaço de borracha a mais de 1mm, como na tentativa da foto abaixo:
547792

Mesmo com graxa em tudo não foi possível colocar tanta borracha, dai a solução foi tirar de 2 a 3 mm da parte da emenda da própria bucha e colocar um pedaço de 30x30x2mm de borracha entre a abraçadeira e o topo da bucha.
547794

Observe como a fenda original da bucha ficou mais aberta. Isso quer dizer que quando a abraçadeira for apertada o diametro do orifício a menor vai apertar melhor a barra. A borracha a mais cortada pequena entre a abraçadeira e a bucha original já centraliza e alinha todo o sistema ao se apertar os parafusos.

Como pode uma coisa tão simples e ridícula fazer tanto barulho!!

Vou fazer uns testes por um tempo, mas quem tiver o sintoma de barulho chato na suspensão dianteira ao virar bastante o volante em X, vale a pena a troca do par dessas buchas. Parece q 60 reais cada.

gigio70
12/05/2017, 14:21
Muito bom Chuva!!! Parabéns pela dica!!!

Brincadeira do dia..

Sanar o barulho chato pra KCT que a muito tempo percebia..

Se eu soubesse tinha feito isso a muito tempo.. mas como sempre as condições me pareceram boas, nunca havia desmontado.

Ajuste ou Troca das DUAS buchas da barra estabilizadora!!

É um treco chato e muitos mecas de zuki dizem que é "normal" a suspensão dianteira fazer barulho. Conversando com uma galera e com a dica do Xará Ricardo decidi desmontar as ditas e verificar o estado.

Elas parecem boas e não há sintoma visível de desgaste, mas com certeza tem jogo.

A troca das buchas é muito simples, mas como eu ainda não as comprei, fiz um "ajuste" tabajara, pra variar..

Com a frente do carro levantada pelo meio, para quase tirar as duas rodas do chão, vc consegue facilmente retirar as duas porcas superiores das duas bieletas, para não tensionar a barra estabilizadora e conseguir acesso as buchas.
547788 547789

Em seguida só soltar os dois parafusos chave 14 com catraca para retirar a abraçadeira das buchas:
547790 547791

Estado aparente de uma bucha. Nada de anormal, teoricamente:
547793

Primeiramente eu queria colocar mais borracha no circuito para eliminar folga, mas como as buchas são bem apertadas, fica praticamente impossível colocar um pedaço de borracha a mais de 1mm, como na tentativa da foto abaixo:
547792

Mesmo com graxa em tudo não foi possível colocar tanta borracha, dai a solução foi tirar de 2 a 3 mm da parte da emenda da própria bucha e colocar um pedaço de 30x30x2mm de borracha entre a abraçadeira e o topo da bucha.
547794

Observe como a fenda original da bucha ficou mais aberta. Isso quer dizer que quando a abraçadeira for apertada o diametro do orifício a menor vai apertar melhor a barra. A borracha a mais cortada pequena entre a abraçadeira e a bucha original já centraliza e alinha todo o sistema ao se apertar os parafusos.

Como pode uma coisa tão simples e ridícula fazer tanto barulho!!

Vou fazer uns testes por um tempo, mas quem tiver o sintoma de barulho chato na suspensão dianteira ao virar bastante o volante em X, vale a pena a troca do par dessas buchas. Parece q 60 reais cada.

Chuva
13/05/2017, 13:32
Galera,

Fizemos um grupo enxuto só sobre mecanica GV3. Tento replicar td aqui, mas lá tentamos o bate-pronto.

É bem simples e estamos todos aprendendo.

A regra é o bom senso, ou seja, tentamos evitar política, spam, corrente, putaria, e qquer outro assunto q fuja de mecanica ou Perfumarias para a GV3.

WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/643ulgGB5xKDYxMQSYUdNT)

Henrique_MudLover
15/05/2017, 08:26
Bom dia! Muito obrigado pelas dicas! Vou comprar o filtro de óleo original e trocar o óleo denovo! Fico incomodado com esse barulho!
Quanto ao consumo vou me conformar, sendo esse o único contra desse carro, todas as outras características me satisfazem!
Vou aproveitar essa troca de velas para limpar bicos injetores, substituir o filtro de ar por um K&N e zerar a injeção, vamos ver o que muda.
Abs

Olá Henrique. O consumo é esse mesmo. Não tem muito o que fazer. Essa rajada na partida a frio é comum. Usando o filtro de óleo original ameniza ou até desaparece. Se vc tem o histórico de manutenção é só seguir a rotina. A troca de óleo das caixas e diferenciais é recomendada com 80.000, assim como a correia, verifique o estado desses itens. Fluido de arrefecimento se não foi trocado é bom fazer. A vela de iridium ajuda a evitar a famosa luz da injeção e é bem mais durável.
Abs

Henrique_MudLover
15/05/2017, 08:33
Valeu Chuva!!! Obrigado pelas dicas!

Olá Henrique, bem vindo!

Todas as respostas a essas perguntas e as que ainda vc provavelmente vai ter já estão quase todas nesse tópico.

Procurei centralizar tudo o que está disponível e com a contribuição de muita gente!!

Att

Chuva
18/05/2017, 10:25
Bom dia! Muito obrigado pelas dicas! Vou comprar o filtro de óleo original e trocar o óleo denovo! Fico incomodado com esse barulho!
Quanto ao consumo vou me conformar, sendo esse o único contra desse carro, todas as outras características me satisfazem!
Vou aproveitar essa troca de velas para limpar bicos injetores, substituir o filtro de ar por um K&N e zerar a injeção, vamos ver o que muda.
Abs

Então, eu fiz tudo isso já.. troca de velas, filtro K&N, limpeza de bicos, filtro adicional, óleo, etc.. e tudo isso ajuda sim, mas depois de muitos testes a anos concluí o óbvio.. kkk

A mijolina é responsável por mais de 50% de uma autonomia eficiente.

Só pra resumir minhas últimas conclusões se basearam no seguinte:

Troquei os pneus pelos AT BF a pouco tempo e o consumo com as mesmas 33 libras tendem claro a aumentar pelo melhor atrito.
Isso ocorreu sim! E achei um absurdo mas só avaliei o pneu. Estou considerando apenas o carro que uso exclusivamente, ou seja, o pé de anjo do motorista é sempre o mesmo, e o consumo havia mudado de 11 para 6,5 na média entre cidade e estrada meio a meio. Sem considerar um tanque de testes mais "animados" com os pneus novos.

Ontem aconteceu uma coisa muito curiosa que me fez crer que o problema no Brézil é a maldita gasolina:
Abasteci num posto chique em pinheiros - SP enchendo o tanque com 48 litros de podium.
Não sou fã da br mas nesse carro o rendimento é nitidamente melhor, nos outros é ipiranga.

Enfim, na tarde de ontem em SP rodei 33km na região plana e o consumo entre faróis andando seguindo o transito sem acelerar praticamente. Andava muito pouco mas não parava, em algumas avenidas largas como 23 de maio, bandeirantes, dr.arnaldo, pinheiros, etc. e o carro fez 10km/L!

Ele zera td vez q enche sozinho e não forcei, não puz no N e o rendimento foi inacreditavelmente esse.

Acho q na região a gasolina mais cara não é batizada e a podium tem melhor queima nesse motor. Se os cálculos de fim desse tanque disserem q a autonomia no uso misto simples sem trilha é maior que o custo do produto, vou por só essa M...

O ponto maior é: pq a gente aceita isso? Essas gasolinas lixo batizadas e essa jossa de alcool no tanque?
Não tem algo q a gente possa fazer em conjunto pra ter pelo menos gasolina sem alcool? Kd os advogados de plantao? kkk

[ ]s

GV3-2014
18/05/2017, 15:21
Xará, pior que o alcool na gasolina são os solventes que são colocados nas fraudes, estes ferram o oleo e formam borra, entre outras coisas......

mas sem dúvida, gasolina pura seria melhor pra nós!!!

abs

Então, eu fiz tudo isso já.. troca de velas, filtro K&N, limpeza de bicos, filtro adicional, óleo, etc.. e tudo isso ajuda sim, mas depois de muitos testes a anos concluí o óbvio.. kkk

A mijolina é responsável por mais de 50% de uma autonomia eficiente.

Só pra resumir minhas últimas conclusões se basearam no seguinte:

Troquei os pneus pelos AT BF a pouco tempo e o consumo com as mesmas 33 libras tendem claro a aumentar pelo melhor atrito.
Isso ocorreu sim! E achei um absurdo mas só avaliei o pneu. Estou considerando apenas o carro que uso exclusivamente, ou seja, o pé de anjo do motorista é sempre o mesmo, e o consumo havia mudado de 11 para 6,5 na média entre cidade e estrada meio a meio. Sem considerar um tanque de testes mais "animados" com os pneus novos.

Ontem aconteceu uma coisa muito curiosa que me fez crer que o problema no Brézil é a maldita gasolina:
Abasteci num posto chique em pinheiros - SP enchendo o tanque com 48 litros de podium.
Não sou fã da br mas nesse carro o rendimento é nitidamente melhor, nos outros é ipiranga.

Enfim, na tarde de ontem em SP rodei 33km na região plana e o consumo entre faróis andando seguindo o transito sem acelerar praticamente. Andava muito pouco mas não parava, em algumas avenidas largas como 23 de maio, bandeirantes, dr.arnaldo, pinheiros, etc. e o carro fez 10km/L!

Ele zera td vez q enche sozinho e não forcei, não puz no N e o rendimento foi inacreditavelmente esse.

Acho q na região a gasolina mais cara não é batizada e a podium tem melhor queima nesse motor. Se os cálculos de fim desse tanque disserem q a autonomia no uso misto simples sem trilha é maior que o custo do produto, vou por só essa M...

O ponto maior é: pq a gente aceita isso? Essas gasolinas lixo batizadas e essa jossa de alcool no tanque?
Não tem algo q a gente possa fazer em conjunto pra ter pelo menos gasolina sem alcool? Kd os advogados de plantao? kkk

[ ]s

luizmacgyver
19/05/2017, 09:30
Boa Oliveira!!

Esse esquema vai funcionar, mas vc vai ter q socar o rebite no buraco.. tem q ficar bem apertadinho.. pq se ele girar junto não vai ser fácil começar a rebitar, mas funciona!!

Ainda no segundo método, deixo aqui a foto do brinquedo. O funcionamento é o mesmo desse mais simples, mas como grande parte do parafuso é liso, a rosca da PORCA ALTA não atravanca o movimento. Como a ponta do parafuso tende facilmente a girar dentro do rebite, esse movimento até ajuda a começar a rebitar.

O M8 com rosca só na ponta foi meio chato de achar e custou 2 reais. Já a porca alta (deve ter uns 5cm), uns chamam de acoplador tb.. foi dificil de achar, mas comprei.. acho q custou 4 reais.. kkk

Agora só falta chegar o rolamento axial pro movimento circular ter bem pouco atrito na subida da porca alta. O rolamento acho q é o segredo da bagaça.. sem ele sem chance.. comprei esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786205622-rolamento-encosto-axial-f9-16-9x17x5mm-carabina-presso-_JM

Na foto abaixo ele ficaria no lugar das duas arruelas perto da cabeça do parafuso.

543940

Obs: as arruelas de travamento entre a porca alta e o rebite não acho em lugar nenhum.. nem na internet.. vou testar sem elas..
Chuva por favor me esclareça uma dúvida : essa porca alta tem rosca interna M8 também ?? ou o parafuso como não tem rosca nessa parte ela(porca alta) só funciona como encosto para a porca rebite ??

Chuva
19/05/2017, 14:59
Oi McGyver,

sim, a porca alta tem rosca, mas não é usada pra nada, gira em vão. Acho q é de 10mm.

Funciona como encosto somente..

[ ]

luizmacgyver
20/05/2017, 19:43
:curtir: obrigado mestre

filipebcruz
24/05/2017, 06:54
Bom dia, vc tem o link desse calço para compra?

filipebcruz
24/05/2017, 06:55
529985

Pessoal esse é o calço que comprei no ebay, veio da russia, diz que aumenta em 1".
Assim que instalar posto as imagens.

Você tem o link para compra desse calço?

rui abc
29/05/2017, 08:55
da uma olhada nesse link: http://stores.ebay.com/tema4x4/
o anuncio que eu comprei já expirou pois foi no ano passado, mas eles tem muitas opções para nossos carros, da uma procurada la...

Jorge Luiz Zoehler
31/05/2017, 13:32
Boa tarde,
Alguém sabe me dizer se o pneu Yokohama Geolandar AT G015 é bom?? Para aro 18 só achei este que dizem ser AT na medida 235/60 R18. Pretendo fazer trilhas médias.
Obrigado
Jorge

Chuva
31/05/2017, 17:58
É bom sim, mas pelo preço deveria durar o dobro. Dura igual um pneu normal pirelli por exemplo. Até então é só essa a informação que sei sobre ele.

Mas para trilhas médias não acho q vá te atender. Sugiro um BF AT mais agressivo ou Mud, senão a aderencia de nome AT não é satisfatória pra GV3, acho o carro meio pesado e um pneu mais pro original com esse desenho pode não lhe tirar dos sufocos.

Pra passeios e trilha leve eu já vou de AT BF.. passa um pouco da necessidade, mas td bem.. pra trilha média ou pesada esse AT talvez atole muito, acho eu.

O problema é que aro 18 é caro demais e com o valor dos pneus talvez vc consiga por outro jogo completo de pneu e roda aro16 pelo mesmo preço só das borrachas 18. às vezes até mais barato. Fui por esse caminho e não me arrependi.

Enfim, fica a sugestão. Qquer coisa poste ai o q fez,

[ ]

Chuva
01/06/2017, 12:23
Brincadeira do dia

Troca de amortecedores traseiros GV3

Com a adição de altura (aprox. 5cm) na traseira do carro, mesmo não tendo estourado nada e sem fim de curso em passeios e brincadeiras leves, preferi dar um up no carro para preservar outros itens da suspensão, já que meus amortecedores traseiros já estão velhos tb.

Há algumas opções interessantes aos originais 41700-65J00 Tokiko ou 444331 Kayaba (KYB). Dentre elas duas q se destacam, os da frontier e os da kombi.

Os da Frontier 4x2 ou o modelo em q há relatos de moleza, e estouros (kit RC) eu nem perdi tempo.
Já os da Kombi foram consagrados e seguem os detalhes desses brinquedos:
- mais robusto que os originais: 5cm de diametro (+0,5cm no diametro a mais no cilindro);
- comprimento aberto de 59,1cm (contra 52,6 dos originais - td medido no centro dos furos);
- comprimento fechado de 35,6cm (contra 33,4cm dos originais);
- praticamente plug "n" play;
- diametro dos olhais tb em 12mm;
- diferença aparente de altura aberta: 6,6cm;
- diferença entre altura do cilindro dos olhais no encaixe do carro: 0,4cm (38mm do original contra 34mm da kombi).

Os únicos pontos até agora "negativos" dessa compensação de altura são:
- aparentemente a traseira ficou um pouco mais firme e dura, já que até pra preparar os ditos para a colocação eles exigem muita força para movimentação. No dia a dia não acho q isso se sinta dirigindo;
- achei necessário ajustar a diferença de 0,4cm no encaixe com o carro com uma arruela. Coloquei de 2,5mm, mas algo em torno de 3mm seria o ideal. O furo central da arruela é de 12mm.

548418 548419

548420 548421

Chuva
01/06/2017, 12:27
Aproveito para colocar fotos de um camarada do grupo q conseguiu colocar o filtro de combustível adicional na linha sob o carro.

É uma alteração mais aperfeiçoada e caprichada, sendo q os dois métodos tem vantagens e desvantagens.

Os pontos circulados em vermelho numa foto foram os interceptados. Material um metro de mangueira, filtro, dobradiças, duas curvas engate rápido femea e uma macho (a ponta verde).

548422 548423 548424

OBS: Adaptação feita numa L4. Na V6 eu dei uma olhada uma vez e percebi q esse ponto de interceptação está em outra posição sob o carro, bem perto do tanque e de acesso um pouco pior.

GV3-2014
01/06/2017, 19:33
Xará, acho que o lugar é o mesmo, dá uma olhada na foto d548450a minha548450

GV3-2014
01/06/2017, 19:36
o programa virou a foto ao contrario, mas dá pra ver o engate rápido perto do canister, numa mangueira preta isolada

Chuva
01/06/2017, 20:25
Bacana xara!!

Tomara q seja igual!!!

A vez q olhei de baixo achei muito ruim de mexer nessa mangueira.. Pareceu bem mais alta.

Abçs

Jorge Luiz Zoehler
01/06/2017, 22:25
É bom sim, mas pelo preço deveria durar o dobro. Dura igual um pneu normal pirelli por exemplo. Até então é só essa a informação que sei sobre ele.

Mas para trilhas médias não acho q vá te atender. Sugiro um BF AT mais agressivo ou Mud, senão a aderencia de nome AT não é satisfatória pra GV3, acho o carro meio pesado e um pneu mais pro original com esse desenho pode não lhe tirar dos sufocos.

Pra passeios e trilha leve eu já vou de AT BF.. passa um pouco da necessidade, mas td bem.. pra trilha média ou pesada esse AT talvez atole muito, acho eu.

O problema é que aro 18 é caro demais e com o valor dos pneus talvez vc consiga por outro jogo completo de pneu e roda aro16 pelo mesmo preço só das borrachas 18. às vezes até mais barato. Fui por esse caminho e não me arrependi.

Enfim, fica a sugestão. Qquer coisa poste ai o q fez,

[ ]

Obrigado Chuva, Acho que realmente vou trocar as rodas para 16, é que as 18 são muito bonitas. Na tua opinião coloco as do Civic ou Tucson, Achei umas da Tucson por R$ 1.200,00 (4). Quanto a pneus acho que também vou de BF AT ou General. O Mud seria o certo mas faz muito barulho em viagens, ai a patroa vai me matar. kkk

Valeu!!!

Chuva
02/06/2017, 07:23
Obrigado Chuva, Acho que realmente vou trocar as rodas para 16, é que as 18 são muito bonitas. Na tua opinião coloco as do Civic ou Tucson, Achei umas da Tucson por R$ 1.200,00 (4). Quanto a pneus acho que também vou de BF AT ou General. O Mud seria o certo mas faz muito barulho em viagens, ai a patroa vai me matar. kkk

Valeu!!!

Oi Jorge,

As do civic há dois modelos interessantes aro 16. A igual eu coloquei q achei a um preço bom, mas tive q reformar, que tende mais pro desenho da sua aro 18, ou a do civic antigo que é bem parecida com a original das gvs mais antigas. Em ambos os casos a patroa repara menos e xinga menos.. kkk

Já as as da tucson ou sportage (há aqui então mais 4 desenhos de roda) atendem bem tb, vai de gosto.

Em ambos os casos vc precisa colocar aneis centralizadores em cada roda. Da gv3 pro civic é o 60,1mm pra 64,1mm.
Da gv3 pra tucson é o 60,1mm pra 67,1mm.

Ambos vendem fora, tipo ebay. Tem de platico baratinho e de aluminio por volta de 50.

[ ]

Jorge Luiz Zoehler
02/06/2017, 12:44
Oi Jorge,

As do civic há dois modelos interessantes aro 16. A igual eu coloquei q achei a um preço bom, mas tive q reformar, que tende mais pro desenho da sua aro 18, ou a do civic antigo que é bem parecida com a original das gvs mais antigas. Em ambos os casos a patroa repara menos e xinga menos.. kkk

Já as as da tucson ou sportage (há aqui então mais 4 desenhos de roda) atendem bem tb, vai de gosto.

Em ambos os casos vc precisa colocar aneis centralizadores em cada roda. Da gv3 pro civic é o 60,1mm pra 64,1mm.
Da gv3 pra tucson é o 60,1mm pra 67,1mm.

Ambos vendem fora, tipo ebay. Tem de platico baratinho e de aluminio por volta de 50.

[ ]

Obrigado, pelas dicas Chuva.

thiago20ea
03/06/2017, 11:30
Estava realizando que serviço?

Xará, acho que o lugar é o mesmo, dá uma olhada na foto da minha
548450

Chuva
06/06/2017, 10:36
Proteções adicionais

Arquivando a conclusão da chapa protetora do cárter, segue as medidas da furação.
Infelizmente não sei usar auto cad.. :(

548585

OBS: essa versão do desenho acima tem uma borda a mais de 50x8cm na frente dobrada q fica sobre a saia de plastico do carro.

Chuva
06/06/2017, 10:39
Considerando as raladas q o carro pode sofrer e avaliando os acontecimentos, resolvi fazer as outras chapas protetoras tb.

Abaixo o escape da GV3 mal posicionado (mas não sei se haveria outro lugar pra passa-lo) e suas raladas.
548586

Essa aqui é uma foto que um camarada postou sobre a chapa protetora na frente.. uma pedrinha já amassa tudo isso, imagine sem..
548587

Chuva
06/06/2017, 10:42
Projetos protetor de Diferencial Traseiro

Há basicamente um modelo no mercado, conforme abaixo:

548588 548589

Para esse modelito, usando a fixação com dois parafusos 1,5cm maiores q dois originais, a colocação fica boa com dois calços (porcas grandes)
548590 548591

Chuva
06/06/2017, 10:50
Mas estou testando um modelito mais interessante que protege tb o escapamento (na parte q mais rala).

Ele não é perfeito e fica em contato com o cano de escape. A temperatura nesse ponto longe do motor não é tão quente e o material simples de teste q coloquei (neopreme) até agora não "derreteu", esfumaçou e nem cheirou queimado. Só preciso de um material melhor, mas não sei qual.

Fiz essas chapas mais finas, 2 e pouco mms, por serem menores e não tão importantes quanto as da frente. Numa situação adversa qquer coisa é melhor q nada.

Se o projeto vingar ao longo do tempo dos testes melhoraria a espessura e a fixação do parafuso maior abaixo (maior q M8):

548592 548593

548594 548595 548596

548597 548598 548599

O movimento do escape na traseira ficou mais limitado mas não se move tanto assim e não faz barulho. Não sei se vai dar certo e é apenas uma tentativa.

O escape tb praticamente encostado na chapa não vibra e não faz barulho. Só o tempo dirá...

Chuva
06/06/2017, 11:02
Protetor de Caixa de Transferência (T-Case) e Câmbio

A partir do projeto do protetor de cárter, segui a msm linha de pranchar o carro sem muitos furos para enroscar coisas.

A chapa tb passa rente à barra de torsão e é presa por dois rebites M8 nela (apenas alarguei dois buracos q lá já existiam com broca 11). Os dois parafusos finais do protetor de cárter tb servem pra segurar na ponta dessa chapa do T-Case.

Nesse ponto, tive que fazer rebites M8 tb nos antigos furos do protetor de carter pois não há como se segurar a antiga porca parlock por cima das duas chapas para se apertar os parafusos.

548600 548601 548602

548603 548604

548605 548606

OBS: em todas essas chapas, após limpar a graxa bem com tinner, apliquei liquido Ferrox e ficaram bem pretas. Pintarei qdo estiverem "homologadas".

Nessa chapa grande só ficou faltando o suporte que vou fazer igual da foto abaixo. Soldar na ponta torta de 10cm de 45 graus uma barra e a aparafusar no carro. Acredito que o parafuso dessa foto guia está num rebite de algum furo feito no carro. Vou tentar achar um furo que já exista no carro.

548607

Um plus de proteção: sobre a barra de torsão, tenho uma foto interessante de algo q possa ser feito para a mesma não ficar agarrando em todo lugar. Não pretendo fazer, mas achei muito boa a idéia gringa.

548608

Chuva
06/06/2017, 11:04
Essa proteção de Caixa de Transf. e Cambio tb foi copiado um projeto famoso e segue abaixo suas medidas.

Eu não fiz pq não cabe na V6 e queria algo mais simples e barato para pranchar.

548609

Chuva
06/06/2017, 11:07
Aproveitei a saga para tirar umas medidas de suporte para possíveis RockSliders

O carro já vem com toda a furação para o apetrecho. É só fazer os 4 suportes e soldar nos canos. São 16 furos para M8 (já tem até rosca..)

548611 548612 548613

Chuva
06/06/2017, 11:26
Curiosidades

Calços dianteiros circulares gringos.. (não é que existem!! kkk)
548614

Estribo / Rock Slider de monstrinha..
548615

Motor de uma L4 carbonizado...
548616

Rack de teto BBB..
548617

Guincho embutido
548618

rui abc
06/06/2017, 15:50
chuva, tem um furo no carro que da pra colocar o esquema de porca que a gente fez.

rui abc
06/06/2017, 15:55
Para quem quiser uma referencia de altura de lift, aqui eu levantei a frente 30mm e a traseira 57mm, já da pra ter uma ideia de como ficam as viaturas com pneu 245/65/17548631548633548634

Chuva
06/06/2017, 16:11
chuva, tem um furo no carro que da pra colocar o esquema de porca que a gente fez.

Opa, pra proteção de cx de transf.?

Onde? Tem foto?

Assim q tiver um tempinho acho um ponto pro último parafuso.. Kkk

rui abc
06/06/2017, 16:38
isso, pra caixa, vi um furão la que da pra prender.

Chuva
09/06/2017, 10:08
Desenho atualizado do kit de calços by Chuv@

Bom galera, como surgiram uns relatos de estouro de bucha de amortecedor dianteiro nos kits vendidos no mercado, como RC e muitos gringos, e os meus são parecidos, resolvi ajustar o desenho.

Apenas um kit russo que vi parece q tem no calço dianteiro uma base para apoio à borracha superior exposta de 8mm do batente. Assim sendo inútil ou não, pois há controvérsias, refiz o desenho para os próximos navegantes.

A base de apoio original na lata superiior do carro tem aprox. 4mm de altura. Então deixei a "bacia" de apoio tb com esses 4mm. A bucha serve para receber impactos, claro que amortecidos, mas quando o impacto é rápido e o amortecimento não eficiente pode forçar demais essa bucha de borracha quando no calço sem apoio igual ao do carro.

Como eu particularmente não vou fazer o rally dos sertões com o GV3, não modificarei meu carro, mas fica o ajuste.

A ideia desse kit simples e a subida de forma por igual.
Na frente aumentei para 4cm de subida pelo menos (maior q os ~3.5cm) para ficar um pouquinho mais alto, sendo que passando de 3.4cm nesse calço dianteiro o par de parafusos CAM14 são obrigatórios para ajuste de cambagem.

Pode ser q na dianteira suba até mais que 4cm, pois tudo tb depende de outros fatores. Um deles, por exemplo é o peso do motor na V6 claro q sobe 4 e pouco. Na L4 subiu mais pois é mais leve.

Na traseira sobe pelo menos 5 cm (graças ao efeito elástico da mola). Considerando q o carro original é 1cm mais baixo na traseira, os 4cm tb traseiros fisicamente no calço tende a igualar a altura com a frente.

Qquer medida diferente pode ser feita, como vão fazer. Há kits feitos de 50, 55mm. Apenas reforço a idéia de que alturas muito grandes podem causar desgaste prematuro de outros itens de suspensão, imagino eu, já que tais medidas ultrapassam esse limite teoricamente seguro.

Sugiro no máximo esses numeros. Há kits gringos e relatos de pessoas q tb fizeram mais altos e estão super felizes até hj. Cada um vê o esquema de uma forma. Eu não enxergo vejo a GV3 como um Troller. Apenas acho essa altura básica interessante.

Os projetos estão aqui tb pra quem quiser fazer e se divertir! No calço traseiro as medidas alteráveis são as em vermelho, limitando ao mínimo de 35mm onde se lê 37mm.

Além do calço em Nylon, tb há possibilidade de se fazer com um preço competitivo em P.U..

[ ]s

548715 548716

Chuva
09/06/2017, 10:14
PDF com um pouco mais de qualidade.. meu sonho era ter o projeto em autocad..

548717

548718

Chuva
10/06/2017, 19:42
Brincadeira do dia..

Troca de Fluido de Freio na Grand Vitara..

O prata agora tá brecando mais ainda!! Ficou justinho o freio.

Troca de Fluido de Freio Grand Vitara 2010 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=01TaHcGduWU)

(https://www.youtube.com/watch?v=01TaHcGduWU)

rui abc
12/06/2017, 08:01
muito bom!!!

Osmar Junior
12/06/2017, 08:10
Muito bom Chuva !!!! Obrigado por compartilhar !!!

Chuva
17/06/2017, 10:20
Troca de Fluido de Câmbio Automático em Grand Vitara 2.0 L4 by Chuv@

Para quem também quiser se divertir e economizar uma grana.

Preço do Litro de óleo de câmbio ATF na data ~R$ 55/Litro.
A venda a granel de 20L sai bem mais em conta: ~30/Litro.

Preço da mão de obra da troca em CSS no método simples e sujo de apenas 3Litros via drenagem apenas do cárter: R$ 700 a R$ 1000.

Preço da diálise em máquinas "especiais" de super mecânicos: R$ 600 em média.

Tempo de serviço sem pausas e dúvidas: 3 a 4 horas dependendo das condições do carro (sujeira, emperramentos, etc).

Recomendada a troca do anel retentor ("ruela") do bujão (parafuso) do cárter se esta estiver muito deformada por uma que se deforme tb facilmente a fim de garantir a vedação do óleo.

Recomendada a troca da junta do cárter também, pois na desmontagem não é possível saber se está ainda boa ou se vai sair inteira. Se reaproveitada, deve ser muito bem limpa com tinner para recolagem.

Agradecimento a todos os que contribuiram com diversas dicas para a façanha.

Em especial ao xará Ricardo e ao engenheiro Osmar.

[ ]s

Troca de Fluido de Cambio Automatico - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YUwL1QH4q1Q)

luizmacgyver
23/06/2017, 16:44
Ai meninos olha o que recebi hoje, meio demoradinho mas chegou549233549234549235549236549237549238

luizmacgyver
23/06/2017, 16:46
Velas de iridium com platina made Japan para GV III2.0

Chuva
24/06/2017, 11:43
to ficando craque. kkk

Grand Vitara III V6 Troca de Fluido de Cambio Automatico ATF 3309 - YouTube (https://youtu.be/q4vSUFSI8Gs)

rui abc
27/06/2017, 08:29
ori.....muito bom, qual o valor?

Jorge Luiz Zoehler
29/06/2017, 14:54
Boa tarde, Chuva

Comprei rodas 16 do Civic, e me ofereceram 4 pneus 225/75 R16 BF MUD, semi novos. Vi que você usa esta medida qual a sua opinião, pois a princípio estava pensando em colocar 245/70 R16 BF AT.

Jorge

Brincadeira do dia..

Troca de Fluido de Freio na Grand Vitara..

O prata agora tá brecando mais ainda!! Ficou justinho o freio.

Troca de Fluido de Freio Grand Vitara 2010 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=01TaHcGduWU)

(https://www.youtube.com/watch?v=01TaHcGduWU)

Chuva
29/06/2017, 20:25
Ola Jorge,

Já tive mud e são ótimos!! Mas fazem mais barulho. Se vc não gosta vai se incomodar. Aderem um pouco mais q os at sim.

Os AT fazem menos barulho, mas fazem. Sobre as medidas, o 225 é mais fino que a maioria como o 245.

Eu fui por esse caminho por 3 motivos:
- largura original e menos consumo;
- altura maior para sentir o carro mais "fofo", mas isso é muito pouco perceptível;
- valor. A discrepância de preço é em torno de 500 reais de diferença por causa de 2 cm de largura..

OBS: o maior motivo de eu trocar os pneus foi pq queria algo q realmente segure o carro no chão. A GV é uma barca, alta por natureza e com lift então fica menos estável ainda. Meu carro cantava pneu a 50km/h na curva fechada.. agora canta a 100km/h.. claro q só para efeito de teste.. o carro vira uma "lagartixa" com pneus agressivos bf.

O único ponto "negativo" do 225 é o efeito mais fino, aparência, que chamam de "canela seca", mas eu não me incomodei. Achei q ficou bom.

Hj veio um camarada em casa com os msms ats só que 245 aro 16. Apesar de serem dois cm a mais apenas na banda de rodagem, a borracha em geral do pneu mais largo fica mais "balão" e mais bonito.. uns 5cm mais largo.. mas o consumo é bem superior.

No carro q coloquei os 225 ainda foi numa V6, então já imagine como ficaria o consumo com pneus mais largos..

[ ]

luizmacgyver
01/07/2017, 12:15
ori.....muito bom, qual o valor?
Rui o valor das 4 velas custou $38,00 dulas livre de taxa, graças a Deus

Jorge Luiz Zoehler
02/07/2017, 21:57
Obrigado Chuva,
Vou comprar 4 General Grabber AT2 245/70 R16. Ouvi comentários muito bons e acho que a GV vai ficar mais cheia...
Pergunta!!! Como faço para postar fotos no fórum??

Chuva
03/07/2017, 08:05
Opa, blz!!

Para por fotos, vc ao responder no quadro "Resposta Rápida" abaixo, há no título do quadro uma barra de icones. O terceiro ícone da direita para a esquerda é o "Insert Image".

Certifique-se q está na aba "From Computer", clique em "Selecionar Arquivo", ache no seu micro o arquivo de foto que quer colocar no meio do texto, dê OK, clique em " Enviar Arquivo" e aguarde..

Repita o procedimento para todas as fotos..

[ ]s

Jorge Luiz Zoehler
03/07/2017, 13:28
549497549498Olha aí a GV Original e as Rodas Compradas.

Obrigado mais uma vez Chuva pelas dicas.

Chuva
04/07/2017, 09:11
Belezura!!

E ficará quase igual o desenho ainda!!

[ ]

Jorge Luiz Zoehler
04/07/2017, 09:52
Bom dia,
Quais os protetores preciso colocar para fazer trilhas leves.
Onde compro??

Belezura!!

E ficará quase igual o desenho ainda!!

[ ]

Chuva
04/07/2017, 10:03
Então, eu não comprei, eu fiz.

Há os projetos nas paginas atras e os contatos dos fabricantes tb.

a mais importante é a do cárter do motor!!

Mas se puder por a do cambio e t-case tb é ótimo!

Estou trocando óleo de cambio total auto para uma galera (7,2L da 2.0 e 10,1L da V6), já foram 8 carros e reparei q em alguns casos, por incrível q pareça o cárter do câmbio auto tb toma porradas.. veja abaixo um cárter com 3 pedradas..

Ou seja, tudo depende do que realmente vai fazer com o carro..

549524

Jorge Luiz Zoehler
04/07/2017, 13:29
Desculpe a ignorância!!! T Case é a caixa de transferência??

Conhece a qualidade Tecnotrilha - Carter/cambio e T.case = 1.200,00
RC 4x4- Carter/cambio e caixa transferencia = 1.020,00

thiago20ea
04/07/2017, 20:14
Eu uso os da RC.

Desculpe a ignorância!!! T Case é a caixa de transferência??

Conhece a qualidade Tecnotrilha - Carter/cambio e T.case = 1.200,00
RC 4x4- Carter/cambio e caixa transferencia = 1.020,00

Chuva
04/07/2017, 20:34
Então,

Nao conheço todos ao vivo, mas dos que vi gostei mais das do Sarmento.

Cada uma tem suas características, mas as de carter todas protegem. Eu particularmente não gosto de muito "buraco" nas chapas.

Das de cambio e t-case a mais simples e funcional foi a do Sarmento tb, mas a que vi na mão foi da V6. Bem parruda e salvou já um amigo. A versão da 2.0 dessa mesma área é maior, devido a posição do escapamento entre as duas versões, mas entortou com movimento mais simples.

Enfim, todas vão proteger e dependendo do obstáculo aleatório cada uma tem sua vulnerabilidade.

A q gostei msm foi uma gringa q o cara "VEDA" o carro totalmente por baixo com chapas lisas.. eu sigo essa linha de raciocínio.

De qquer forma, qquer coisa é melhor q nada e vc tem q pensar no que vai realmente fazer com o carro. Mesmo q não faça trilhas mas quer deixar quase imune a acidentes, coloque alguma.

[ ]

CAIORICK
04/07/2017, 23:49
Que pena que estou longe...aqui em Fortaleza...gostaria muito de trocar meu óleo de câmbio total da V6 também...

Osmar Junior
07/07/2017, 11:56
Chuva e demais amigos
Só agora consegui relatar a impressão que tive com a troca das novas plastilhas de freio da minha Grand Vitara
seguem algumas fotos das mesmas, as quais fiquei impressionado com a qualidade do acabamento e o melhor da frenagem
544448544449544451544452544450544453544454
Sem dizer que o custo benefício foi show comprei o jogo dianteiro e traseiro do mesmo vendedor pelo ML

Oi Luiz !!! E ai ? como estão as pastilhas originallparts ?
Chegou a hora de trocar as minhas e estou na dúvida !!!
Freia bem mesmo? não suja as rodas? e não faz barulho?

Obrigado !!!

Osmar

luizmacgyver
10/07/2017, 12:32
Oi Luiz !!! E ai ? como estão as pastilhas originallparts ?
Chegou a hora de trocar as minhas e estou na dúvida !!!
Freia bem mesmo? não suja as rodas? e não faz barulho?

Obrigado !!!

Osmar

Grande Osmar
Vamos lá
Sujeira Zero a frenagem pra mim está muito acitável,mas troquei totalmente o fluido de freio e não tenho muito parametros porque com as originsis estava bem pior
Barulho também não percebo guase nada !!!

luizmacgyver
10/07/2017, 12:33
Grande Osmar
Vamos lá
Sujeira Zero a frenagem pra mim está muito acitável,mas troquei totalmente o fluido de freio e não tenho muito parametros porque com as originsis estava bem pior
Barulho também não percebo guase nada !!!
Otimo custo beneficio

Osmar Junior
10/07/2017, 13:13
Obrigado Luiz !!! Vou tentar comprar esta mesmo, já que não estou encontrando as de cerâmica !!!

Valeu !!!

Abraço,

Osmar

Chuva
10/07/2017, 18:55
Galera,

Descarregando o celular.. mais informações e curiosidades..

GV3 2.0 4x2.. Caixa de extensão: 0,47L

Pra quem nunca viu: fica no lugar do T-Case da 4x4

549744 549745

Chuva
10/07/2017, 19:03
Troca de retentor de cardã traseiro

São 6 parafusos comuns com porca na base do dif. traseiro e 6 parafusos halen (8mm) do lado do T-Case:

A troca do retentor é tranquila, depois q se desmonta tudo e se tira a parte preta cilindrica onde o retentor se encaixa. Mas haja força pra soltar os parafusos hein Osmar?
Final do código original: 66J30
549746

549747 549748
549749 549750

Chuva
10/07/2017, 19:10
Lift de 50mm do Bruno

Ajudei um camarada com o maior lift q já vi.. kkk

Na dianteira calço de 5cm pefez 5cm.

A minha prata tá com lift de 3.7cm na traseira q perfaz aumento de 5cm. A dele preta da esquerda está com lift de 5cm na traseira q perfez 8cm de final!!

549751

Passos da brincadeira:
549752 549753
549754 549755

Comparativo lift de 5cm de calço (carro da esquerda) com original (o da direita)

Chuva
10/07/2017, 19:16
Versão final da rebitadeira manual:

Nessa versão as porcas grandes exigem chaves maiores q facilitam muito a colocação e não é preciso se preocupar com a rotação do rebite porca.

A mágica se dá pelo parafuso grande com um furo no meio feito no torno. Dentro dele corre um M8 comprido.

Obrigado Osmar!!

549757 549758

Chuva
10/07/2017, 19:26
Tampa do fluido de arrefecimento

Esta foto foi retirada por um camarada se referindo ao PT do motor por causa da ineficiência da tampa velha problemática.

A tampa mais completa é a certa:

549759

Chuva
10/07/2017, 19:45
DETALHE IMPORTANTÍSSIMO NA TROCA DE ÓLEO DE CAMBIO AUTOMÁTICO

JUNTA DO CARTER!!!

Depois de muitas trocas de fluido de câmbio na GV3 deparei-me com um problema muito chato.

A qualidade das juntas do cárter encontráveis no mercado!!

549761 549762 549763

Há a junta original que é de cortiça emborrachada na proporção (aparentemente) de 70% borracha e 30% cortiça (R$ 270 na css).
Há a junta paralela daquele material que parece papelão de boa qualidade. Este parece ser encerado e tem um pouco de "cola" qdo se umidece (uns R$ 50 no ml).
Há a junta de cortiça emborrachada q dá para se fazer com placas compradas no ML. São meio a meio e tem uma qualidade excelente de vedação, instalação, custo, temperatura e funcionalidade! (estou usando muito esta; R$ 30 a placa de quase 1m2)

E infelizmente há a junta VAGABUNDA QUE TE DÁ A MAIOR DOR DE CABEÇA! Claro que testei essa no meu carro e foi um
transtorno para trocá-la, já que a V6 dá muito mais trabalho para desmontar o cárter (tem q tirar parte do escape)

Segue algumas fotos que tirei:

Cortiça emborrachada meio a meio:
Usei tesoura boa, caneta de marcar CD e um furador de martelo de 7mm para fazer as juntas.
549760

E essa aqui é a junta VAGABUNDA q não aguenta os 140 graus do óleo do câmbio e "COZINHA" nas superfícies e fica "ENCHARCADA" de óleo vermelho ATF pelo meio e ... VAZA!! Ohh desgraça de junta!

549764 549765

Tirei e tentei colá-la para descobrir o que estava acontecendo e mesmo assim ela vaza pelo meio.. um fiasco..
549766

Infelizmente o vendedor continua no ML vendendo e não deu importância ao fato. Além do tempo perdido, óleo, mão de obra e valores ainda temos q arcar com o acaso dos maus profissionais.

A loja que vende é a ClicParts no Ipiranga.. quem for fazer, já sabe! Eles copiam um projeto de qquer carro e saem vendendo o formato e medidas originais de um material muito inferior sem se preocupar se vai o não funcionar no veículo.

Mais um picareta no mercado. Bacana, né?

jorgeffn
10/07/2017, 20:18
Show de bola viu!! Dá gosto de acompanhar este tópico!!! Parabéns a todos!

abs!

Chuva
11/07/2017, 10:29
Teste interessante e comparativo

Grand Vitara III V6 Curiosidades - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=1Eg8HjyB4mM)

Chuva
11/07/2017, 11:39
Errata:

Pessoal, acima mencionei o filtro a 270 reais na css.

Na css toyota o filtro e a junta pra v6 custa isso.

A junta original lá custa 50!!!

[ ]s

Chuva
14/07/2017, 17:50
Brincadeira da semana

Protótipo Rock Slider para GV3!!

Não tenho a intenção de passar por cima de pedra, mas para arranhar menos ou NADA o carro sob as portas/borrachas durante algum passeio mais animado. A idéia é "comer" morrinho de terra, já que a distância entre eixos do carro é grande.

O cano resto refugo do centro é de 6mm de parede sem costura. Medida essa que me dificultou muito achar 4 cantos para as pontas, daí soldei de cano de água msm. A dureza não é igual, mas essa parte dificilmente vai encostar em algo.

Já as chapas dobradas de sustentação são bem fortes, mas não tão fortes quanto o cano. Não sei se sustenta o carro. A pqna chapa na vertical soldada é de um ferro muito mais duro ou aço, não sei (indestrutível.. kkk, dura de cortar e soldar), fiz tudo com retalho.

No meio do cano dá para se colocar outro suporte soldado, já que o carro tb já tem lá mais duas posições para parafusos dos dois lados tb.

Como protótipo e testes há furos a mais num dos lados e uma angulação numa parte traseira do lado do motorista. Tudo feito para efeito de testes. O funcionamento é o msm. O encaixe é muito justo e sobra 1mm em cada canto para aparafusar.

549888 549889

549890 549891

549892 549893

549894 549895

549896 549897

549898 549899

549900 549901

549902 549903

549904 549905

CAIORICK
15/07/2017, 17:10
:curtir::euforico::violao::palmas::campeao::safari-rig:

Agora o cara mitou!!!!!!

Não sei nem o quê dizer!!!!

Esse cara tem o dom!!!

Parabéns meu caro!

rui abc
17/07/2017, 08:10
:palmas::safari-rig:

Jorge Luiz Zoehler
17/07/2017, 13:09
Parabéns Chuva...
Realmente tem que tirar o chapéu para você...
Tem que fazer estes Slider para vender...

Jorge

Jorge Luiz Zoehler
17/07/2017, 13:16
Rodas 16 Civic, Lift 35mm e pneus em casa. Agora vamos colocar na GV para ver o resultado...

Chuva
17/07/2017, 16:33
Valeu galera!!! Obrigado!

Acho q vou fazer msm pra vender.. não é q o treco funcionou!!
Protegeu pra caramba e nem se mexeu!!

Se não fossem eles as saias iriam ralar tudo..

Teste nesse fds.. (obs: o barro passou da porta, mas não grudou por causa da cera colinite 476s)
550005

Depois de lavado.. (sairam mais de 5kg de barro...)
550002 550003
550004 550006

550007 550008

Fazenda Terra da Mata:
550009 550010
550011 550012
550013 550014

Chuva
20/07/2017, 20:22
Brincadeira do dia..

Limpeza do corpo de borboleta da GV3

Aproveitando a dica do Corbellari que fez o procedimento na Tracker, fiz num carro meu tb. Faz tempo q queria fazer isso, mas até tinha esquecido e com as dicas ficou bem mais fácil.

Os apetrechos entre os 2 carros são parecidos em funcionamento, mas não em posição.

Na GV3 o corpo de borboleta fica mais na frente do motor, na msm linha do filtro de ar e numa posição mais perigosa para entrar sujeira durante o procedimento de limpeza, já que o buraco de entrada de ar fica numa posição de "alçapão".

Seguem as fotos do procedimento feito com o carro com o motor FRIO..
Carro com motor 2.0 (j20a) e posição inicial
550138 550139

Retirada da primeira parte da mangueira de liquido de arrefecimento que passa pelo corpo de borboleta.
Soltei a abraçadeira com um alicate e enfiei rapidamente uma caneta para estancar o vazamento do liquido. Sob o cano de ferro tb solto puz um paninho para absorver. Saiu bem pouco líquido, mas por via das dúvidas fechei com uma fita isolante.
550140

Pra ter menos fio desconectado de sensor, resolvi tirar o corpo todo do sensor de ar. Ele parece uma gotinha de mel e está geralmente bem preto de sujeira. Vale a pena pegar um cotonete a seco e limpa-lo tb.
550141

Com uma chave de fenda grande retirada a abraçadeira do duto de ar e retirada do duto de ar, com a retirada do cano em destaque na foto apenas puxando o duto do cano de ferro.
550142

Essa parte inocente que me assustou depois: a soltura do conector do "acelerador". A eletrônica do carro, msm desligado, percebeu a interceptação do conector.
550143

Soltura do corpo de borboleta em si retirando os 4 parafusos chave 10.
550144

Desconexão do corpo de borboleta. Há uma junta circular de borracha q apenas tirei e limpei. Tb aproveitei para limpar ao máximo com pano seco de flanela (q não solta fiapo) o duto do carro.
550145

Retirada da segunda parte da mangueira de liquido de arrefecimento do corpo de borboleta. O mais chato de tirar já que a mangueira de borracha estava meio colada no cano do corpo. Enfiei uma chave de fenda finíssima para ajudar a soltar a borracha do metal e depois usei um alicate virando ao mangueira para descolá-la para poder puxá-la.
550146

Depois de retirada foi estancado o líquido com uma outra caneta comum.
550147

Enfim o corpo de borboleta na mão! Bem sujo mas nada absurdo. Uma gosma preta colada no duto.
550148

Sua limpeza com pano umidecido em querosene foi tranquila mas sujei uns 3 paninhos de 20x20cm. Não consegui soltar os dois parafusos para soltar a borboleta, mas limpei assim msm. Ela gira com o dedo mas volta a posição inicial por efeito de uma mola dentro do "acelerador". Depois de seco taquei descarbonizante para sair um resto de caldinho.. sequei td de novo.
550149

Essa sujeira não foi a parte que me preocupei, mas sim o resto q vai pro carro q está completamente sujo com a msm gosma com óleo..
Enfim, é assim q o sistema todo está.. o procedimento de tacar descarbonizante em todo o sistema deve derreter toda essa gosma e jogar para queimar nos bicos injetores.. imagino como devem ficar as peneiras dentro dos bicos.. aaaaai q medo!!! kkk jamé!!
550150

Enfim, será q dá para soltar essa peça plástica enorme e limpá-la facilmente?

De qquer forma a brincadeira foi essa e para montar é só fazer o processo contrário.

Depois q montei td e fechei o capô os sintomas foram os seguintes com o motor a frio:
- o acelerador estava totalmente inoperante;
- a rotação do motor variava entre 1000 e 3000 rpm sozinho de 2 em dois segundos.

Isso ficou assim até que eu desligasse o carro..
Depois na próxima ligada o acelerador começou a responder mas parecia que a central estava regulando a marcha lenta. Isso foi dificultado principalmente pq o carro estava frio e a instabilidade foi nítida na aceleração.
Deixei uns 5 minutos ligado para esquentar e desliguei o carro.
Ligado novamente em 1 minutos parecia normal e quente e fui dar uma volta. Totalmente normal.
Ao parar a marcha lenta continuava a procurar um ponto de ajuste..
Depois de mais alguns minutos o carro se acertou sozinho..

MAS CLARO que a maldita luz de injeção acendeu.. fazia mais de ano q não a via..
Lendo via ELM327 as msgs encontradas e limpas foram as seguintes:
550152

Depois de tudo isso conclui que não percebi diferença alguma no funcionamento do carro, infelizmente. Talvez só com a limpeza do resto sentiria alguma melhoria.

Chuva
20/07/2017, 20:29
Detalhe de outro dia..

Como alguns trocadores de óleo ainda gostam de apertar o filtro com chave, peguei um carro de um amigo para dar um super trato com flush e militec no motor e msm com martelo, chaves, reza, etc, não consegui tirar o filtro de óleo!

Então deixo aqui a dica "mágica" que eu sempre temi mas fiz!

Usar uma chave de fenda e um martelo para varar o filtro e o virar como uma chave de força..

Tive que fazer uns 5 furos para girar meia volta o filtro para se ter uma idéia de como estava apertado...

A orelha da mãe do infeliz q fez isso vai arder por uma semana pelo menos...

550155 550156

Jorge Luiz Zoehler
20/07/2017, 20:50
Olha aí foto da GV, agora com lift 35mm e pneus General Grabber 245/70 R16. Rodas Civic

Corbellari
21/07/2017, 13:49
TOP Chuva, muito bem executado e explicado!!! muito show!

Que pena que não sentiu melhorias no carro. Mas no caso da minha Tracker resolveu completamente o motor "xoxo" nas retomadas e nas arrancadas. Talvez você possa sentir alguma mudança com troca de velas ou outra coisa... no caso da minha as velas já eram novas.

Fabio Basdão
23/07/2017, 14:03
Chuva, boa tarde;

O corpo borboleta do seu GV é igual ao meu, já viu que tem esse parafuso alen, sabe algo sobre ele?
Fiz algumas pesquisas mas não achei nada concreto.
550297

Chuva
24/07/2017, 08:08
Oi Fábio,

Tb não achei nada sobre esse parafuso q citou.. no manual tb nao tem nada sobre ele..

550326

Jorge Luiz Zoehler
24/07/2017, 08:36
Olha aí foto da GV, agora com lift 35mm e pneus General Grabber 245/70 R16. Rodas Civic

550327550328

Chuva
24/07/2017, 13:15
Ficou linda Jorge!! Parabens!!

[ ]s

Chuva
24/07/2017, 17:07
Fotos dos últimos projetos dos calços..

Calço Dianteiro já com o ajuste (rebaixo 4mm e diâmetro interno menor) para receber impacto do batente de borracha da torre dianteira!

Na frente vai precisar de 6 parafusos M10 com rosca de passo 1,25mm e um par de parafusos CAM14 para ajustar cambagem.
Na traseira se colocar os amortecedores da kombi vai precisar de 4 arruelas de 11mm de diametro interno x 4mm de altura. O diâmetro externo não importa.

Dianteiro 40mm de altura
550342

Traseiro 37mm de altura
550340 550341

Na frente nesse caso vai subir 4cm. Na traseira vai subir por volta de 5cm. Como a traseira é 1cm mais baixa originalmente q a dianteira, o carro vai subir 4cm no geral por igual.

Chuva
25/07/2017, 17:45
Nova posição de filtro de combustível adicional

Conforme já fizeram, atualizei um dos meus carros para uma nova posição do filtro de combustível adicional na linha para diminuir a quantidade de lixo q sai do tanque com filtro original submerso saturado e que ajuda a infectar os bicos injetores e facilitar o acendimento da famosa luz de injeção..

O "kit" que montei consiste no sequinte:

- Uma mangueira de 8mm para injeção eletrônica com 40cm de comprimento;
- Uma mangueira de 8mm para injeção eletrônica com 20cm de comprimento;
- Dois conectores Fêmea de engate rápido de 8mm de 90graus (curva);
- Um conector Fêmea de engate rápido de 8MM (reto);
- Um conector Macho de engate rápido de 8mm (reto); -> esse é osso de achar..
- 4 abraçadeiras para mangueira de 8mm;
- Filtro de combustível adicional com engate rápido (para a 2.0 pode ser o filtro da montana). Nessa posição não importa se o filtro é de plástico ou de metal.

O filtro custa em média 22 reais. 1 Metro de mangueira custa uns 15 reais. Cada conector de engate rápido custa de 10 a 15 reais, dependendo de onde achar com ou sem frete. Cada abraçadeira custa uns 2 reais.

A montagem das mangueiras fica assim:

550420

O cano de combustível q sai do tanque é o abaixo. Esse é o da V6. Na 2.0 há dois engates rápidos, mas pela foto dá para saber qual seria o similar na 2.0.

550422 550423

Linha interceptada:
550424

Montagem final:
550425

Esse filtro KL-79 pra V6 é muito grande e o suporte de ferro q eu ia usar não deu certo, daí prendi com um arame, mas pretendo melhorar a forma de prender. De qquer forma a posição do filtro será bem ao lado do canister, protegido pela chapa original do carro.

O KL-79 é de engate rápido mas pretendo achar um similar com encaixes melhores, já que ele possui o anel que prende nos engates rápidos muito próximo ao corpo, o que dificulta demais o "clic" final do encaixe. Tive que modificar um pouco os conectores do filtro. O próximo pretendo não fazer nada de modificação.

Fica a dica para quem tb pensa em colocar esse filtro a mais. Nessa posição fora do cofre do motor com engate rápido a troca é mais fácil mas o custo dos itens de montagem ultrapassam a 60 reais.

edneicabofrio
26/07/2017, 12:01
LIMPEZA DE CATALIZADOR:

- Desmontar o coletor de admissão e aplicar desengraxante (sugerimos imersão em gasolina ou querosene ou qualquer solvente que não agrida o plástico do coletor);
- Limpar a entrada do cabeçote com gasolina e com muito cuidado para que não entre sujeira no cabeçote;
- Desmontar o catalisador e verificar se há passagem de luz através da colmeia, se estiver comprometida descarte o componente;
- Caso a colmeia esteja intacta deveremos aplicar um tubo do TUNAP MICRO LOGIC PREMIUM 137 diretamente sobre a colmeia do catalisador frio no sentido inverso ao fluxo e deixar escorrer até que a liquido saia limpo do outro lado;
- Deixar descansar por 2 horas e remontar no veiculo.

CUIDADO: se acionar a partida no veiculo com o catalisador ainda úmido, o TUNAP poderá inflamar com a temperatura e destruir a peça. Verificar o estado do sistema de admissão (válvulas injetoras de combustível e filtro de ar) do sistema de ignição (velas, bobinas).

Relato atípico complexo de erro de injeção:

Resolvido erro P0171 fazendo a limpeza do tanque de combustível, limpeza dos bicos, troca dos retentores dos bicos injetores, limpeza do sensor MAF, e do coletor de admissão.

Ocorria entrada de ar pelo bico injetor pois os retentores estavam ressecados e rachados. Outro ponto a ser verificado e a junta do coletor de admissão.

Usado programa no celular (DashCommand) para analisar o uso do combustível e verificar a mistura ar/combustível. Antes de resolver o problema, sentia-se um cheiro de gasolina.

A análise das mistura ar/combustível é feita pelo short trim fuel e long trim fuel, que devem permanecer perto de 0%. No caso estava em -20%, o que é indicativo de entrada de ar excessivo na queima.

Tópico muito interessante! Acreditem, li as 52 páginas deste tópico em uma tarde.
Me deu muita vontade de fuçar a viatura, mas ainda me falta muito conhecimento para isso.

A minha viatura acende, de vez em quando, a luz da injeção com o código P0420 (catalisador) mas ainda não está afetando o desempenho da viatura. Adquiri a viatura com um filtro de combustível extra nos mesmos moldes dos tutoriais aqui encontrados. Acredito que por causa desse filtro extra, os bicos injetores ainda permanecem em bom estado.

Contudo, fico me perguntando se não seria possível prolongar a vida útil do catalisador com o procedimento descrito acima. Por isso, caso alguém execute este procedimento, seria legal se postasse um vídeo explicativo para executar esta limpeza.

Obrigado.

Chuva
26/07/2017, 13:19
Oi amigo,
Então.. Aqui no fórum parece q.só uma pessoa precisou fazer, mas não lembro quem.

De qquer forma eu faria esse procedimento com esse super produto ninja de limpeza reversa no catalizador.

Mas antes tb existem uns testes, até explicados em YouTube, de uns caras q eliminam primeiro todas as possibilidades de problemas nas sondas lambidas.
Há dois catalisadores no carro e difícil saber em qual seria o problema
O primeiro maior q possui uma sonda antes e outra depois seria o mais provável por estar mais próximo..
O outro pqno logo em seguida geralmente quebra e faz barulho tipo um chocalho.
Esse eu não acho q acenderia a luz de injeção, mas já vi carro com luz acessa e ele vibrando..

Boa sorte e poste o.resultado se puder

CAIORICK
29/07/2017, 15:22
Errata:

Pessoal, acima mencionei o filtro a 270 reais na css.

Na css toyota o filtro e a junta pra v6 custa isso.

A junta original lá custa 50!!!

[ ]s

Mestre dos mestres!!!

Como não temos o privilégio de ter um "Chuva" aqui vou trocar meu óleo de câmbio da V6 aqui em Fortaleza em uma loja especializada em câmbio AT...

Gostaria de umas ajudas suas:

O óleo é o 3309...certo?

Quantos litros precisa na V6?

Você comentou no fórum que a junta mais o filtro na Toyota é 270 Temers...qual referência uso para comprar? Peço a da Hilux At 5 marchas?

Vende só o filtro na Toyota?

Você teria a junta cortada por você para vender?

Abraço e desculpe tantas perguntas meu caro!

Chuva
30/07/2017, 12:30
Olá,
Então, 10l de 3309.. Aliás, tds essas informações estão já no vídeo de troca de óleo q fiz e puz no YouTube.. Nome, marca, modelo do cambio..

Depois do fiasco de comprar junta da v6 na Clicparts eu fiz algumas. Da 2.0 fiz várias. Não tenho mais, faço e uso.

Melhor comprar em css suzuki ou toyota da v6 Di que perder tempo e dinheiro em lojas q vendem produtos inferiores.

Abç

bunhoel
01/08/2017, 16:09
Pessoal

tinha postado esta questão em outro forum e me foi aconselhado este aqui.

A questão é que
estou discutindo com o pessoal da ccs sobre uma folga que encontrei no semi-eixo traseiro esquerdo. Entrei em baixo do meu GV 4sport e batendo com a mão neste semi-eixo parece que tem uma folga entre a trizeta e a tulipa. O mecanico da ccs abriu (eu não vi) e me disse a folga é normal. A pergunta é saber se esta folga existe mesmo no GV 4sport. Além disso, já vi que a folga não existe no GV original.

Sobre a folga, obviamente não é a folga no sentido longitudinal do semi eixo, pois todos os outros eixo tem. A folga é no sentido transversal na junção entre a tulipa e a trizeta. Para voce ter uma ideia, andando com o carro eu já pude perceber que o barulho maior é do lado esquerdo (mas isso sei que é discutível porque o barulho de um lado pode aparecer de outro)

Fiz um video
ta - YouTube (https://youtu.be/QnopER3LVyw)
Eu coloquei um calço de madeira entre a tulipa do lado esquerdo traseiro e o monobloco e uma peça de metal que permite ajustar a tensão de tal forma a impedir que a tulipa vibre. A ideia foi mostrar que parece que a folga é na trizeta. Quando eu balanço o eixo para cima e para baixo, voce ouve um tec tec tec. O grande problema é que eu não sei se esta folga é normal ou não, ou seja qual é a tolerancia aceitavel. Esta folga não é perceptivel nas outras trizetas dos outros semi-eixos. Isso que me faz pensar em algum problema e com o tempo isso pode aumentar e danificar a tulipa.

Só para completar a explicação, ao que parece o mesmo problema é descrito neste video
Examining a Bad Inner CV Joint - YouTube (https://youtu.be/M7lTncDBfkE)
lá pelo minuto 2:40 ele mostra a folga existente sacudindo o eixo.
lá mais pro fim ele mostra o desgaste na tulipa.

Claro que no meu caso, eu não acompanhei o mecânico da ccs para ver se ele acho ou não desgaste na tulipa.
Ele me falou que não existe desgaste na tulipa. Quem sabe, talvez seja na trizeta e é dificil ver "a olho" se a trizeta esta ok ou não. Mas ao que me parece não é normal não.

A discussão toda é que o carro ainda está na garantia, com 25.000km rodados e a que me parece, na dúvida eles não trocam a peça.

Alguma sugestão???

GV III 4sport 2015

Chuva
01/08/2017, 17:03
Olá,
Bom, a inércia das css é conhecida e falam mas não fazem, ainda mas num carro um pouco mais complicado q os próprios mecânicos funcionários fazem m...

Pelo q vi nos vídeos e com sua explicação acho muito provável um dos rolamentos pelo menos da sua trizeta tb estar estourado, como no vídeo gringo.

Se andou se divertindo muito pode ser q estoure msm, já q o carro não é um troller.
Se anda de boa acho q foi azar da peça msm.

Independentemente da origem, estando na garantia vc tem o direito do reparo.

Mas para isso eu teria a certeza pelo menos do real problema.

Se tb conhece mecanica talvez o ideal fosse exigir a abertura do componente na sua frente.
Mostre esse vídeo ao gerente da css.

Se msm assim ele se recuarar a verificar direito o problema eu abriria e veria.

Fotos e vídeos e pequenas causas. Demora, mas seria o mínimo a fazer.

Boa sorte e poste a conclusão depois pf.

Abç

CAIORICK
02/08/2017, 18:38
Olá,
Então, 10l de 3309.. Aliás, tds essas informações estão já no vídeo de troca de óleo q fiz e puz no YouTube.. Nome, marca, modelo do cambio..

Depois do fiasco de comprar junta da v6 na Clicparts eu fiz algumas. Da 2.0 fiz várias. Não tenho mais, faço e uso.

Melhor comprar em css suzuki ou toyota da v6 Di que perder tempo e dinheiro em lojas q vendem produtos inferiores.

Abç

Chuva, não tinha visto seu vídeo da troca de óleo de câmbio da V6 ainda. Vi ontem várias vezes..Excelente vídeo!

Fiquei somente com uma dúvida...onde conecta-se a bomba de monza para injetar o óleo? na manqueira que entra no radiador?

Chuva
03/08/2017, 08:52
Ola Caio,

Vc desconecta a mangueira q sai do radiador e que volta para o cárter do câmbio, dai o bico de saída q fica no radiador é o Dreno (óleo velho lixo a se eliminar) e a mangueira q estava lá conectada no radiador vc conecta numa mangueira atrelada à bomba de combustível para forçar a entrada de óleo no cárter com o motor ligado, num primeiro passo e depois com o motor desligado até.

OU SEJA, VC SÓ VAI USAR UMA DAS DUAS MANGUEIRAS LIGADAS NO RADIADOR, A DE SAIDA!!

A bomba do câmbio é muito mais veloz que a de combustível adaptada para o procedimento, então para injetar óleo novo com a bomba externa preferi com a experiencia ir por partes, injetando aos poucos.

Essa sequencia se faz necessária pq já que a mangueira original do carro está solta e a saída do radiador é o dreno, não queremos misturar o óleo novo q recolocamos no cárter com o óleo velho e sujo que sai do radiador e tb pq a velocidade de fluxo dos dois óleos novos é diferente e o óleo velho iria "atropelar" o novo e se misturando no cárter.

A mangueira transparente é justamente para se poder ver quando a troca está completa a partir da saída de óleo novo pelo dreno (radiador). Essa mangueira é curtinha e cai num balde com escala para medições. E como a mangueira original q estava conectada na mangueira do radiador está com a mangueira da bomba e não podemos liga-la ate que a troca total finalize, então a usei para empurrar óleo pra dentro do cárter.

Pela lógica é possível tb se completar o óleo de cambio no meio desse passo inserindo pelo tubo da vareta, mas como eu estava medindo precisamente com facilidade e praticidade tanto na entrada como na saída de óleo, preferi usar a bomba.

Na 2.0 a bomba é até descartável. Na V6 3.2 q vai 3.9L a mais de óleo eu achei ótimo ter esse acessório para facilitar a vida (e com esses litros a mais eles não entram por gravidade), já que inserir óleo pela vareta durante o procedimento rápido e de contagem pode complicar um pouco num momento de desatenção.

Momento esse que se vc deixar sair mais óleo pelo dreno com o carro ligado, do que efetivamente entrou no sistema pela vareta inicial ou pela bomba externa via mangueira e garrafa reservatório, vc corre o risco de deixar a parte mais interna do câmbio, conversor de torque, sem óleo! E isso eu primei em não acontecer nos carros. Ou seja, mesmo que faça aos poucos, extraindo e inserindo óleo, devido a diferença de tempo entre as duas bombas, é importante contar sempre os litros q entra e sai em cada sub-passo. Esses são em torno de 3 ou 4 momentos com o motor ligado, praticamente.

Teoricamente, como fiz na 2.0 minha e vi em vídeos na internet é possível por um curtíssimo espaço de tempo, uns 3 min praticamente usar o cambio sem óleo para retira-lo todo do sistema e depois inserir, mas na gv3 para não causar qquer dano paralelo eu preferi evitar. O resultado final da primeira minha gv q fiz (esposa) e das diversas outras por partes não mudou nada e todas ficaram com o cambio muito melhor, mais ágil e nada foi danificado.

Claro q há aqui diversas variáveis que podem mudar o tempo de se ligar e desligar o carro, já que o óleo velho pode estar a menos, pode estar mais ralo, a sua bomba pode ter vazao diferente da minha, a medição do seus reservatórios podem ser diferentes, enfim, há muitos itens q podem influenciar na forma como troque esse óleo. Um exemplo q percebi é que o óleo velho mais ralo de alguns carros sai mais fácil e rapido do sistema do q um óleo um pouco melhor, mesmo velho. Um óleo muito ralo sai como uma desenteria, digamos assim. Vc precisa comparar um pouco o óleo zero com o do seu carro (o tirado na primeira etapa no bujão do carter por ex), pra ver a discrepância entre eles. Se seu óleo estiver muito ruim é como comparar água com óleo liza, a viscosidade é bem diferente.

Bom, tentei explicar da melhor forma possível detalhadamente, mas na prática cada carro é de um jeito e contratempos podem surgir. A idéia é fazer com alguém que já tenha alguma experiência mínima em mecânica, alguma simples troca de óleo, para ter mais tranquilidade.

Poste umas fotos se fizer o procedimento tb e nos diga o q aconteceu!

[ ]

Chuva
10/08/2017, 08:01
Filtro de combustível original gv3, tem na toyota tb..

550990 550991

Peguei na internet e precisaria confirmar os códigos, mas já facilita.. mais de 2500 aqui..

Bom.. postei no topico errado, mas ta ai..

Chuva
12/08/2017, 10:03
Mais um kit lift instalado. Detalhe do centralizador de rodas da 4sport.

Ele tem 1cm a mais de altura e distancia o buraco do parafuso da bucha do braço da suspensão traseira em 1,6cm (centro de furos) aproximadamente na direção diagonal para baixo e para frente em relação a original, conforme fotos.

551108 551111
551109 551110
551112 551113

Chuva
12/08/2017, 10:11
Barro no catalizador?

Com o barulho de chocalho ao ligar e andando com o carro, quente ou frio, achei para um amigo o barulho no catalisador.

Não sei se esse material são pedaços esfarelados do catalisador original ou se foi algum pouco de barro bem aguado q entrou pela emenda das partes do escapamento com o motor desligado. Com o motor ligado esse barro cozinhou e entrou no elemento filtrante, furando-o ou colando nele, não sei.

Esse catalisador é o pós segunda sonda lâmbida, o pequeno, sob o banco do motorista na 2.0.

Se alguém souber o q tiver ocorrido, por favor relate para conseguirmos entender e saber.

551114 551115

Chuva
12/08/2017, 11:23
Filme de Filtro de combustível adicional sob o carro

A outra forma do filtro de combustível adicional. Pra alguns o vídeo facilita e pode ajudar a enxergar o detalhe mais q as fotos.

Grand Vitara III Filtro de combustÃ*vel Adicional SOB o CARRO - YouTube (https://youtu.be/rPbFADf5OBc)

Aproveito para deixar aqui um docto sobre o procedimento de limpeza de catalisador:

551116

[ ]s

Matheus Ribeiro
12/08/2017, 23:02
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/527992-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-gv3-lampadas-brancas-lanterna-dianteira.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/527993-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-gv3-lampadas-brancas-farol-de-milha-h11.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/527994-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-gv3-lampadas-brancas-farol-baixo-h7.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/527995-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-gv3-lampadas-brancas-farol-alto-hb3.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/527996-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-gv3-lampadas-brancas-placa-traseira.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/527997-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa-gv3-lampadas-brancas-visao-frontal.jpg

E viva o Natal! kkk

Nossa! ficou muito massa top demais!

rui abc
15/08/2017, 09:17
Chuva, acho que da pra bolar uma adaptação no suporte original.

Mais um kit lift instalado. Detalhe do centralizador de rodas da 4sport.

Ele tem 1cm a mais de altura e distancia o buraco do parafuso da bucha do braço da suspensão traseira em 1,6cm (centro de furos) aproximadamente na direção diagonal para baixo e para frente em relação a original, conforme fotos.

551108 551111
551109 551110
551112 551113

Chuva
17/08/2017, 07:37
Sim, tb acho q dá, o problema seria só o encosto simétrico no carro.

Como a região não sofre pancada direta, talvez algo assim como abaixo, mas um encosto melhorado de pu seria o ideal, tipo uma "palmilha".

551252

LFC
17/08/2017, 11:34
Olha a "palminha":
【 FTS 】 We Design, Develop and Make Performance 4x4 Accessories.-Suspension > SUZUKI > Grand vitara 2005-2012-QS-GVJPC01 Suspension > SUZUKI > Grand vitara 2005-2012 > Rear trailing arm extender brackets & adjustable rear toe control rod kit (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=398)
Abs,
LFC

Chuva
17/08/2017, 12:11
Boa LFC!!!

Poxa, preciso patentear minhas "ideias" ... kkk

Pelo q entendi na foto o parafuso sozinho acima porca 17 a mais se rosqueia na peça nova de ferro.. mas.. e o preso no carro é um baixinho embutido na chapinha/palmilha?

LFC
17/08/2017, 12:35
Acho que a peça preta fica aparafusada no carro com parafusos allen embutidos e a peça original fica aparafusada na peça preta.
Eu comprei da FTS o drop kit do Tracker e a qualidade da peça é excelente. Ache que esse calo aí deve ser bem seguro também.
Abs,
LFC

rui abc
18/08/2017, 07:26
pessoal, eu mandei um email pra eles pra ver se mandam pra gente aqui no Brasil e o preço final.

Chuva
18/08/2017, 07:36
Blz Rui!

Depois avisa e vamos ver se compramos em lote.. se achar viável..

Chuva
18/08/2017, 07:42
Ajuste de projetos de calços suspensão Grand Vitara III

Galera, além do que já existia, debati com o torneiro algumas medidas inúteis no projeto (q atrapalham) e ajustamos outras não importantes para números reais, a fim de conferir precisamente o projeto com a realidade.

Tb incorporei uma aba maior de acomodamento da borracha do coxim do amortecedor dianteiro, como meu amigo Ricardo Xará indicou.

Todos os calços são funcionais, mas quem for fazer ainda pegue esse desenho atualizado que é mais certeiro e o camarada Eduardo torneiro já está acostumado. Agora estão saindo uns calços de material pretos bem bacanas e igualmente ótimos!

OBS: quando for fazer pedidos por favor edite a foto e mude a cor e/ou coloque seu nome bem identificado no desenho que enviar ao amigo que confecciona para facilitar a produção!!

[ ]s

551279 551280

551281

LFC
18/08/2017, 15:11
Blz Rui!

Depois avisa e vamos ver se compramos em lote.. se achar viável..

Pode comprar sem medo. Windson Huang e Cindy são os que atendem a todos os emails. O Inglês deles não é tão bom, mas o suficiente para a comunicação. Fiquem atentos pq o kit tem tb um alongador daquela barra transversal (tirante) para correção da cambagem, o que eu não sei bem se precisa.
Eu já comprei da FTS sem problemas. Pode demorar pq o envio é pelo SEDEX, pois a estatal dos correios dele tem um convênio com os Correios brasileiro. Ao menos era assim. E deve cair na "malha fina", i.e., paga-se imposto ao retirar na agência dos Correios.
Pagamento com paypal.
Abs,
LFC

Chuva
20/08/2017, 17:36
Brincadeira do fds..

Troca de fluido de DH

A direção ficou muito mais macia depois de trocar esse óleo preto de uma gv3 de uma amigo com 100kkm. Usado método de diálise completa.
551342

Troca de óleo de cambio auto.

Retirado todo o óleo errado Texamatic Dexron III trocado esse ano do carro q apresentava socos nas trocas de marchas e cor/cheiro/viscosidade diferente de um ATF 3309 original suzuki velho. De um novo, passava longe.

551343 551344

Filtro de óleo e cárter muito infectados, mais q o normal pela km, por fuligem de óleo errado:
551345 551346

Filtro após lavagem:
551347

Depois de montado, rodado uns km e nível de óleo ajustado a quente no meio da marcação H(ot) da vareta, o carro começoui a andar como ZERO! Performance e troca das marchas perfeita novamente.

Acredito que o câmbio auto da GV3 2.0 não é tão ruim assim quanto percebemos a princípio. O que acontece é a falta de troca desse óleo por completo. Fluidos não se completa, se troca por completo!

Na troca de 4L da troca parcial, além do óleo errado, o amigo não sentiu diferença alguma na sensibilidade do câmbio, assim como outros relatos até com troca parcial do óleo correto!!

Fica a dica!

Chuva
20/08/2017, 17:41
Lift com calço de modelito novo

Aproveitamos e fizemos um lift com o projeto dos calços atualizados essa semana!

Antes:
551349551348

Depois (apenas os 4 calços foram colocados):
551350 551351

551352 551353

OBS: linda essa cor num 4x4!

rui abc
21/08/2017, 08:39
me responderam, mas nao vale a apena, 279,00 dolares já com frete...
melhor comprar a peça aqui no Brasil mesmo.

Chuva
21/08/2017, 08:56
me responderam, mas nao vale a apena, 279,00 dolares já com frete...
melhor comprar a peça aqui no Brasil mesmo.

Blz, boa!

Particularmente só acho útil a partir de 40mm na Traseira! Menos q isso é só estético.

Chuva
26/08/2017, 09:05
Ajuste de Defeito em calço Dianteiro:

Pessoal como no começo do projeto dos calços eu tb copiei os desenhos de muitos "homologados" disponíveis no mercado nacional e internacional, coloco aqui o sinal de que falamos a um tempo sobre a possibilidade de estouro do coxim do amortecedor dianteiro.

Nas fotos os modelos de calços dianteiros são do projeto novo e atualizado que já tem a borda de encaixe da borracha do coxim.

Já o antigo branco com orifício de diâmetro maior no centro é o modelo que, de ferro ou nylon, culminaram no estouro do coxim em dois relatos em situações de adversa exaustão.

É nítido com essas fotos perceber que o batente realmente "corre solto" no centro do modelo de calço errado e que o ajuste é bem vindo. Claro que os relatos são poucos e em uso simples não acredito que venha a estourar, mas quem puder ajustar a esse novo modelo fica a prova.

Os filetes de borracha soltas e o local onde o coxim foi "mordido" prova nitidamente o movimento indevido dentro do orifício.

Modelo de Calços novos:
O bacana desse modelo novo que o amigo torneiro Eduardo está fazendo é que já vêm em Nylon preto, o que camufla bem a adaptação.
551524 551525

Modelo dianteiro Novo X Velho:
O formato maior externo não influencia no encosto, assim como o circular. Mas claro que quanto mais área de contato melhor.
Detalhe do diâmetro exagerado no modelo branco. Óbvia a necessidade de se copiar o formato de encosto da chapa do carro, mas só os Russos fizeram.
551526 551527

Borracha do coxim "desenhando" dentro do calço:
551528

Prova do movimento errado do coxim:
551529 551530

Esse carro foram trocados os dois calços apenas por precaução e não havia barulhos ou sintomas estranhos. O uso foi praticamente urbano.

rui abc
28/08/2017, 07:48
muito bom... como comprei os do Bruno, vou calçar por dentro com rodelas de manta de borracha, até chegar na altura correta, faceando a altura do meu calço.

Chuva
28/08/2017, 15:23
Belezura Rui,

Foi isso q fizemos. Ou seja, dá para aproveitar os modelos antigos tb, só usar a criatividade.
Um cilindro de borracha super dura tb tipo pneu de trator ou caminhão tb já resolve. Só é meio demorado cortar.

Depois posta as fotos do esquema q fizer.

[ ]

Fabio Basdão
29/08/2017, 17:13
Opa, então Chuva, cheguei a mexer neste parafuso mas não teve alteração.

Obrigado.

Chuva
01/09/2017, 08:09
Galera,

Segue fotos de um camarada que teve coxim de torre dianteira estourado pelo desenho errado dos fabricantes de calço.

Os relatos são raros, mas existem. Tá aí a prova! :(

Os batentes simplesmente atravessam o furo grande central do calço em porradas contínuas fortes (passeios super animados). Parece que até um material metálico no meio foi cortado e/ou quebrado..

Surreal.. Pra quem é que nem eu e Bylvio Santos, "só acredito, vendo.." pqp..
551683 551684

E o modelo de furo central sem a base que ocasiona o problema:
551685

E coxim zero para substituição.
551686

PHMello
01/09/2017, 09:24
Barro no catalizador?

Com o barulho de chocalho ao ligar e andando com o carro, quente ou frio, achei para um amigo o barulho no catalisador.

Não sei se esse material são pedaços esfarelados do catalisador original ou se foi algum pouco de barro bem aguado q entrou pela emenda das partes do escapamento com o motor desligado. Com o motor ligado esse barro cozinhou e entrou no elemento filtrante, furando-o ou colando nele, não sei.

Esse catalisador é o pós segunda sonda lâmbida, o pequeno, sob o banco do motorista na 2.0.

Se alguém souber o q tiver ocorrido, por favor relate para conseguirmos entender e saber.

551114 551115

Não é barro não!!!
Isso é o elemento ( uma espécie de cerâmica) responsável pela tranformação dos gases nocivos em algo menos poluente, ou seja, é o catalizador propriamente dito. Deve ter ter recebido alguma pancada e esfarelou um pedaço. Daí, com o calor, se fundiu. Tem que trocar. Já era!

Abç!

Chuva
01/09/2017, 13:58
Obrigado PHMello!!

Outro dia marretei um pedaço q havia guardado e percebi q não era terra msm.. muuuito parecido, mas não era.

Uma filosofia para os que tem problemas de luz de injeção na gv3...

Conclui conversando com uns amigos sobre a luz cronica.. há vários códigos e origens.. mas há um que pode estar relacionado a esse do catalisador.. MISTURA POBRE.

Veja q estranho: há duas sondas lâmbidas no carro. A primeira antes do catalisador grande e comprido perto do motor na L4 e outra logo apos esse catalisador..

Ai há um segundo e pqno catalisador, esse das últimas fotos q fica sob o banco do motorista, e depois o abafador e silenciador..

Ou seja, a última medição de alguma coisa se daria até a segunda sonda lambida.

Esse catalisador q fragmentou e estávamos pensando e tirar o miolo (desistimos) aparentemente foi o que começou a comandar a leitura errada e o erro acima.

Isso, acreditamos, se deve ao fato do catalisador deixar passar mais fluxo, pressão e temperatura numa velocidade maior que o normal se estivesse íntegro, o que provavelmente está alterando a leitura dessa segunda sonda..

Resumindo, uma lástima e de duas uma: ou catalisador novo (mas será q o paralelo tem a msm eficiência em se tratando de tamanho, malha, material e vazão) ou se emulando o sinal dessa segunda sonda (circuitinho simples de diodo/resistor, não lembro) para fazer apagar a luz insistentemente chata desse erro?

Assim acredito q se tirar totalmente o miolo desse segundo catalisador ferra de vez a leitura.

Não sei se todo carro lê o fluxo assim, mas estamos tentando concluir a partir de sintomas..

A troca do apetrecho por um amigo tb é estudada, mas até que se findem os recursos menos caros o catalisador de css fica em último plano.

Chuva
15/09/2017, 20:50
Rock Slider V2.0

Olá galera, vendi o protótipo para um camarada q tb paxonou e fiquei chupando o dedo..

Dai pra tentar combinar com um futuro Mata Cachorro, comprei material para fazer uma versão de um tubo mais comercial, de duas polegadas e de 3 ou 4,76mm de parede. Os de outros carros que vendem no mercado, chamados "rock slider" tem no máximo 2mm de parede...

Confeccionei o brinquedo abaixo e acabei melhorando a "linha de produção" abrindo a possibilidade pra quem tb quer proteger as portas, já que até em passeios animados acidentes acontecem.

Onde raspam os morrinhos e as pedras de caminhos apertados:
552128

Versão 2.0:
552129552130
552131552132
552133552134
552135552136
552137552138
552139552140

552141552142
552141552143

552144

CAIORICK
14/10/2017, 18:01
Grande Chuva
Vou tirar esse 0.5 mm no diametro e a altura vou deixar os 34 mesmo depois posto as fotos
Obrigado pela explicação dos adesivos
[]s

MacGyver, a bucha deu certo? Você já instalou?

Chuva
31/10/2017, 23:06
Brincadeira do mês..

Produção Rick Slider para GV3:

Grand Vitara III Producao Rick Slider - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=EiZiaEl8e4o)

Grand Vitara III Instalacao Rick Slider - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=21Ujx2GNS6o)

Que venham as pedras.. kkk

[ ]s

Chuva
21/11/2017, 16:56
Criação Mata Cachorro pra GV3

Peguei uns pedaços de retalho e finalizei um mata cachorro. Osso a posição de encaixe, mas ficou acima da linha do protetor de cárter. Tirei a saia e o ideal ainda seria tampar a entrada de sujeira no pé do radiador.

553866 553867
553868 553869
553870 553871

553872 553873

553874 553875

rui abc
27/11/2017, 17:53
muito bom!

Criação Mata Cachorro pra GV3

Peguei uns pedaços de retalho e finalizei um mata cachorro. Osso a posição de encaixe, mas ficou acima da linha do protetor de cárter. Tirei a saia e o ideal ainda seria tampar a entrada de sujeira no pé do radiador.

553866 553867
553868 553869
553870 553871

553872 553873

553874 553875

Chuva
28/11/2017, 09:08
Valeu Rui!! A gente tenta né? Vai q dá certo e empurro uns "cachorros" na rua.. kkk

Chuva
28/11/2017, 09:09
Detalhes diversos

Bom, vira e mexe me referencio a algum documentário sobre detalhes do carro, então estou depositando aqui mais algumas informações úteis a mim e a quem precisar que coletei nos grupos de wzap com os colegas daqui e de lá.

Chuva
28/11/2017, 09:16
Especificação de anéis centralizadores de rodas diferentes das originais GV3:

Para que o carro deposite seu peso na roda através do cubo da roda e não force os 5 parafusos de fixação, é importante usar o centralizador de rodas. O anel deixa o encaixe justo e livre de possíveis futuros problemas.

Há duas rodas mais difundidas, mais precisamente as medidas e não o desenho, que são diversos, que cabem na GV3 no aro 16, aumentando a gama de procura de pneus mais interessantes para a viatura:

Diametro da GV3: 60,1mm
Furação central das Rodas do CIVIC (2012 em diante aro 16): 64,1mm
cração central das Rodas da TUCSON/Sportage aro 16): 67,1mm

Assim o anel pra roda Honda caber na Suzuki seria o de 60,1 para 64,1mm. Reparem q esse anel é relativamente fino e tem apenas dois milímetros de parede. Como não tem no BrÉziw, ou se manda fazer num torneiro em aluminio e se paga uns 100 reais ou se compra no Ebay. Lá tb existem de plástico, tb baratos, mas não acho resistentes.

Chuva
28/11/2017, 09:22
COMO DIRIGIR COM CAMBIO AUTOMÁTICO

Acho interessante uma lida neste texto, mesmo para quem possui outros automáticos além do Suzuki:Auto Lock-up:

Que que é isso?Atendendo a pedidos, segue uma explicação sobre o que é e como facilitar o uso do auto lock-updos câmbios automáticos. Ressalto que sou quase leigo no assunto, portanto os termos usados podem não estar adequadosMas dá para ter uma idéia de como funciona. A embreagem do câmbio automático é o conversor de torque, que compensaa diferença entre a velocidade do motor e a da caixa. Imaginem uma embreagem com o pedal meio apertado.É assim que o conversor fica quando as velocidades entre motor e caixa são diferentes. Só que ele patina de forma diferente da embreagem do câmbio manual, pois não há tanto desgaste de peças, apenas geração de calor em funçãodo movimento da turbina que trabalha lá dentro, imersa em óleo.

Mas vamos ao tal do auto lock-up. Concordam que, da mesma forma que o pedal de embreagem, o conversor de torque só é necessário quando as velocidades do motor e da caixa são diferentes? Pois bem, quando elas se igualam, o que ocorre quando você já está na marcha mais alta e em velocidade constante, um pino trava tudo, fazendo o motor trabalhar diretamente ligado à caixa, "desligando" o conversor de torque, que deixa de gerar calor e de se meter onde não é necessário. Se você acelerar ou desacelerar, o pino solta e o conversor passa a trabalhar novamente. Tudo muito legal, exceto que os motoristas normalmente não sabem de nada disso aí em cima e cometem dois erros. Como eles se comportam? Pisam no acelerador até um determinado ponto e deixam o câmbio escolher as marchas por si, trocando as marchas na rotação máxima especificada pelo controle do câmbio para a passagem, em vez de fazer como nos carros com câmbio mecânico, nos quais se solta o acelerador e se pisa na embreagem para passar a marcha na hora que julgamos conveniente, a qual varia conforme queiramos economia ouesportividade. No máximo eles escolhem uma programação de câmbio, que nos Suzukis é feito pela tecla "Power".

Depois reclamam que seu carro automático consome muito combustível. Queria o que, né? Vá dirigir um carro manual da mesma forma, passandomarcha sem soltar o acelerador, e veja o quanto ele vai beber. E ainda vai queimar a embreagem. Ora, para trocar marcha nosautomáticos, basta soltar o acelerador na hora desejada (dentro de certos limites, claro) para a marcha passar, permitindouma GRANDE economia de combustível. Se não fosse para fazer assim, não precisaria de conta-giros nesses carros, certo?Digamos que agora o motorista de posse dessas informações pega seu carro e vai trocando as marchas como nos carros manuais,mas sem arranhar nem fazer força no pedal da embreagem. Já vai economizar, pois não esticará mais as marchas nem gastaráenergia no conversor de torque por geração de calor.

O que falta agora? O auto lock-up! O cara bota o câmbio em "Drive" eacelera. Solta o acelerador para o carro passar a segunda, a terceira, o overdrive (nos carros que têm) e chega navelocidade de cruzeiro. Acabou? NÃO! Falta o macete pro lock-up travar mais facilmente. Como fazer? Chegando na velocidadede cruzeiro, em vez de estacionar nela, continue acelerando um pouco mais. Uns 5 ou 10 km/h costumam ser o suficiente.Aí é só dar uma soltadinha no acelerador, bem de leve, que o bichinho entra em ação. A sensação é de que entrou mais umamarcha (pode conferir no conta-giros). Pronto. Você está mantendo seu carro na melhor relação de marcha que ele pode lheproporcionar. É como se você soltasse totalmente o pedal da embreagem, em vez de mantê-lo semi-pressionado o tempo todo.Mais economia que isso, só se trocar de carro. Uma exceção a essas regras é o kick-down, quando pisamos até o fundo noacelerador para reduzir uma marcha para ultrapassar. Aí não tem jeito. Muito complicado? Assim no texto parece ser, mascom um pouquinho de treino e paciência você passará a fazer tudo certinho e seu bolso sentirá a diferença nahora de abastecer. Seu câmbio também será poupado. E ninguém poderá dizer pra você que prefere carros manuais parater um "controle melhor" ou para poder dirigir trocando as marchas quando desejar. Isso tudo nós podemos fazer também,e sem tirar as duas mãos do volante.

Basta saber a teoria e treinar um pouco.

Chuva
28/11/2017, 09:30
Xenon V6

Farol baixo da V6 é o philips xenon D2S de 4300k

Chuva
28/11/2017, 09:35
Algumas peças compatíveis GV3 2.0

Tampa radiador: Honda civic: pressão 1.1 bar

Bicos injetores: primeiro Corolla flex

O refil da bomba de combustível do GV3 é o msm da Rav4. (291000)

Chuva
28/11/2017, 09:36
Denúncia de combustível adulterado

Procon-SP: 151

Ipem-SP: 0800 013 0522

Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão (DPCC): (11) 3338-0155

Chuva
28/11/2017, 09:39
Relato sequencial de esrros para estouro de Pistão em GV3 2.0

Os anéis do pistão 2 travaram e o óleo passou pra câmara, encharcando a vela.
Um mexanico na beira da estrada trocou a vela (não se sabe o modelo, mas deve ser de Uno) e esta superaqueceu a câmara ao ponto de derreter o pistão.
Com isso, o óleo foi consumido, causando atrito entre o pistão/cilindro/virabrequim.

A questão é: pq os anéis do pistão travaram? Óleo baixo? Muita borra?

Chuva
28/11/2017, 09:41
Modo engenheiro GV3

Suzuki 88 - Engineering Mode Grand Vitara [Resuelto] - Nuevo Grand Vitara 2006/2009. 3ª Generación (http://suzuki88.mforos.mobi/761007/12986783-engineering-mode-grand-vitara-resuelto/)

Chuva
28/11/2017, 09:42
Teste de pista GV3

Motorweek Video of the 2006 Suzuki Grand Vitara - YouTube (https://youtu.be/UTbBqXyq8Uc)

MotorWeek Road Test: 2009 Suzuki Grand Vitara - YouTube (https://youtu.be/MGPNpTwbVLI)

Chuva
28/11/2017, 09:45
Troca do fluido de arrefecimento (parcial)
FLUIDO RADIADOR HONDA (carros asiaticos) COMPATÍVEL E BEM MAIS BARATO JÁ DILUIDO 50/50%: OL9999011

- Abrir torneira do radiador;
- Drenar;
- Reinserir por cima;
- Depois de uns dias repetir o processo;
- Cuidado para nao deixar o radiador esvaziar todo;
- Abrir tb o radiador de calor.

Mais ótimos detalhes aqui:

Paixao GV3 (https://paixaogv3.tk/posts/18-trocando-o-fluido-do-arrefecimento-e-limpando-o-reservatorio.html)

Chuva
28/11/2017, 09:47
Macetes de FRETES para compras no site gringo Partsouq:

Sem courrier:
Preço + frete X dólar com. X 1,6 + 12

Com courrier:
Preço + frete X dólar com. X 1,9

Comprar caso resultado qquer cálculo for mais vantajoso que o preço no Brasil.

Chuva
28/11/2017, 09:49
Mais uma forma de ajuste de freio de mão GV3:

Soltar ajuste todo do freio de mão de dentro do carro, até subir tranquilo até o ultimo grau.

Depois com as 2 rodas fora do chão se gira as catracas até apertar tudo, não precisa contar.

Quando prender se solta as catracas aos poucos. 2, 3 clics, até soltar as rodas novamente

Finalmente se ajusta o manete do freio de mão no terceiro clique.

Chuva
28/11/2017, 10:00
ESP PROBLEMS (V6 3.2 e 2.4)

Alguns colegas tiveram o problema de aparecer a Luz do ESP piscando ou acesa no painel.

Seguem alguns relatos com a solução simples e a complexa cara em último caso..

"... a CSS já havia condenado a central de um amigo. mas .ele apenas trocou a bateria e o problema no ESP nunca mais apareceu..."Aconteceram situações parecidas com outras pessoas nos EUA e UK
ESP Warning - Suzuki Forums: Suzuki Forum Site (http://www.suzuki-forums.com/3g-2006-2014-vitara-grand-vitara/41337-esp-warning.html#/topics/41337)?page=4

Resposta da Suzuki:
"We can confirm that a bulletin has been sent to the Dealer Network notifying them that a modified ESP actuator is available for the Grand Vitarashould customers complain that the ESP service light appears temporarily on the dashboard. The service light can appear in cold weather whereby the batteryvoltage is extremely low for a short period of time. Even after the modified actuator is fitted the service ESP message may still appear on the dashboard. This is due to climate factors beyond our control. This light appearing on the dash does not effect the function or performance of the ESP system and is of no detriment to the vehicle. It is only if the light appears constantly on the dash that would we suggest that your ESP unit requires further diagnosis. "

Nesse fórum o pessoal fala muito em bateria fraca e condições climáticas (no caso muito frio), diferente um pouco de nós no Brasil.
Segue o boletim da Suzuki:

554036

by Xara: "Ali diz o seguinte, já vivi isto, se a bateria está com pouca energia, qdo vc dá partida o sensor acusa baixa voltagem e interpreta isto como um problema/mensagem de erro, mas a principio é um problema de software, que deve ser atualizado e em ultimo caso a troca do atuador do abs/esp."

Algumas telas de erro zerados via software na CSS (o scanner elm327 não zera esses erros):
554039 554040

Resumindo na V6 não se pode deixar o carro sem bateria ou desconectar o fio e deixar por um longo periodo de tempo esperando se zerar os erros. Se isso ocorrer o problema se agrava e ai só na CSS pra ajustar, conforme acima.

Chuva
28/11/2017, 11:27
Taxas de compressão de motor

Ela não muda com a rotação (estática) já que é definida pela diferença de volumes entre quando o cilindro está com o pistão no ponto morto inferior e com o pistão no ponto morto superior. na câmara de combustão.

Com o funcionamento do motor essa taxa é diferente já que a eficiência volumétrica se altera quando o cilindro conseguir ser preenchido pela mistura ideal de ar e combustível.

No cotidiano os motores padrão (sem sobre alimentação, turbo ou supercharger) a eficiência volumétrica média fica na casa de menos de 80% mas varia de acordo com a rotação.

Assim para uma taxa de 10:1 e eficiência volumétrica de 80% a taxa de compressão dinâmica real vai ser de 8:1 a grosso modo, considerando-se o máximo de 80%.Apenas num motor turbo pode-se ultrapassar a eficiência volumétrica de 100% do volume original do cilindro.
Na mesma linha de raciocínio um motor com taxa de 10:1 turbinado pode ter taxa de compressão dinâmica bem maior que 10:1. Talvez 13:1, 14:1 e até acima de 20:1 dependendo do regime de rotação.

Chuva
26/12/2017, 21:29
Limpeza de bicos injetores GV3 2.0

Segunda vez q fiz limpeza mas agora trocando as peneiras.
Ficou bem esperto o carro. Os filtros estavam esfarelando de velhos (acho q nunca tinham sido trocados - carro com 136kkm) e acredito q alguns pedaços deles já estavam obstruindo os furos dos bicos injetores.

Grand Vitara III Limpeza de bicos injetores L4 J20a (2.0) - YouTube (https://youtu.be/Xg-UL9nPRkA)

Chuva
28/12/2017, 20:12
A limpeza de bicos injetores no método caseiro funcionou!! kkk

Média abaixo de quase 100 km sendo uns 80 km na estrada e 20 na cidade (SP de férias até q tranquilo).

A maior parte do percurso foi em 2000 giros a 70~90km/h, pra não sair do giro. Antes a média era de 7km/L!!

Aprox. 30km rodados:
554649

uns 85 km rodados:
554650

Parando na garagem:
554651

Chuva
28/12/2017, 20:13
Braços de ajuste automático de altura do xenon na GV3 V6

554652

Chuva
28/12/2017, 20:15
Brincadeira de hj..

Limpeza das velas com uma escova de serralheiro e agua raz..

554653 554654

554655 554656

Chuva
28/12/2017, 20:18
Diferença física entre filtros de ar de motor GV3 2.0 e 3.2

554657

Chuva
28/12/2017, 20:23
Kit de proteções para V6 colocadas:

554658 554659

554660 554661
554662554663

Chuva
28/12/2017, 20:23
GV3 do Baeta

554664

Chuva
28/12/2017, 20:25
GV3 sem saias laterais:

Para se soltar as das portas há uns parafusos sob uns tampões. Depois é só puxar e liberar as presilhas.

Retirada para facilitar envelopamento.

554665

Chuva
28/12/2017, 20:26
Retentores do T-Case:

66J30 do cardã traseiro. O outro código do dianteiro.

554666

Chuva
28/12/2017, 20:27
Válvula Termostática GV3 2.0:

554667 554668

Chuva
28/12/2017, 20:31
GV3 V6 Xenon 4300k na milha (pra combinar com o farol baixo)

554669

Chuva
28/12/2017, 20:32
Símbolos de painel

554670

Chuva
28/12/2017, 20:33
Espanta Pentelho:

554671

Chuva
28/12/2017, 20:34
Fio de sinal de comando de controles de áudio no volante para central multimídia alternativa (fio laranja):

554672

Chuva
28/12/2017, 20:37
Junta de cárter de câmbio automático GV3

Junta reaproveitada (o que raramente pode ser feito) que foi apertada fora do torque, colada e tal, mas msm assim vazou.. só transtorno (não fui eu que fiz.. kkk)..

554673

Chuva
28/12/2017, 22:34
Capa de bateria com material eficiente:

Para aumentar a vida útil da bateria, já que o aquecimento do cofre do motor é o grande vilão da vida útil.

Grand Vitara III V6 Capa de bateria - YouTube (https://youtu.be/rESa-Wy3tBI)

rui camara
04/01/2018, 13:58
Brincadeira de hj..

Limpeza das velas com uma escova de serralheiro e agua raz..

554653 554654

554655 554656

Parabens pelas excelentes postagens e bom ano novo pra gente!

seu carro estava falhando pra vc fazer esse procedimento? estou pensando e fazer no meu apesar de não falhar, raramente e baixa rotação, ao acelerar ele da uma engasgadinha apenas...

Chuva
04/01/2018, 18:07
Oi Rui, valeu!!

Cara, acho q o pulo do gato é a Agua Raz, que limpa muito.. melhor q querosene e derivados.. achei q valeu a pena.. não falha nada e ainda tá com um consumo ótimo.
Dá um trampo, mas vale a pena. Se vc puder faça sim, com calma, cuidado e compre as peneiras q são fáceis de achar em qquer auto peças.

[ ]

rui camara
05/01/2018, 16:40
Oi Rui, valeu!!

Cara, acho q o pulo do gato é a Agua Raz, que limpa muito.. melhor q querosene e derivados.. achei q valeu a pena.. não falha nada e ainda tá com um consumo ótimo.
Dá um trampo, mas vale a pena. Se vc puder faça sim, com calma, cuidado e compre as peneiras q são fáceis de achar em qquer auto peças.

[ ]

legal, essa peneira que vc comprou é meio padrão? serve na medida pro gv3?

Chuva
05/01/2018, 20:50
Sim, esse é um kit padrão. As peneiras são identicas as q estão dentro dos bicos da gv3. É um filtrinho genérico simples msm, nada de mais.

As medidas em mm estão no filme, só levar um paquimetro na loja e medir comprando igual. Quanto ao comprimento interno do tubo do bico pra acomodar a peneira ele tem uns 3 cm, espaço suficiente pra qquer filtro padrão. O importante mesmo é o diametro do anel de metal do filtro.

[ ]

rui camara
24/01/2018, 08:07
Bom dia amigos, não quero trocar meu carro (gv3 2009) pois está zerado e com modificaçoes bem legais porem acho muito legal a frente dos mais novos, 2014... acredito que trocando parachoque, grade e suporte ficaria ok, sem ter que adaptar nada.
Alguem aí poderia me confirmar? depois vou sair na caça das peças...

abraço.

GV3-2014
25/01/2018, 00:14
parece que é isto mesmo Rui, sem maiores complicações, já vi relatos em outros locais

rui camara
25/01/2018, 07:52
parece que é isto mesmo Rui, sem maiores complicações, já vi relatos em outros locais

muito obrigado amigo!

Chuva
31/01/2018, 17:17
Oi Rui,

Blz? Vc não tá la no grupo ?

Então, tem o retrovisor tb.. as novas tem a seta com led tb..

Mas olha só, pra ficar mais bonito a base pra guincho q vi e q estamos bolando não cabe direito no parachutes novo.
No velho dá certinho pq é so tirar a grade debaixo..

[ ]s

rui camara
05/02/2018, 11:18
Fala meu amigo!
meu celular tava travando cm falta de memória e acabei saindo do grupo...

valeu pela dica, e o resto como ta?

Oi Rui,

Blz? Vc não tá la no grupo ?

Então, tem o retrovisor tb.. as novas tem a seta com led tb..

Mas olha só, pra ficar mais bonito a base pra guincho q vi e q estamos bolando não cabe direito no parachutes novo.
No velho dá certinho pq é so tirar a grade debaixo..

[ ]s

Chuva
06/02/2018, 11:06
Opa, blz Rui!
Caminhando..
Posta ai as modificações q fizer q agora fiquei curioso.. kkk
[ ]s

Chuva
24/02/2018, 16:09
Retentores do T-Case:

66J30 do cardã traseiro. O outro código do dianteiro.

554666

Pra complementar..

556209

Chuva
24/02/2018, 16:15
Adesivos de grupo e numeração de brinquedos

556210 556211 556212

556213556214556215

Chuva
24/02/2018, 16:17
Modelos em jogo.. (modelo de suspensão na vdd..)

556216 556217

Chuva
24/02/2018, 16:19
Modelos de guincho para base.. (projeto futuro, apenas arquivando..)

556218
556219
556220

556221

Chuva
24/02/2018, 16:30
Manual de instalação de módulo de vídro Tury, by Ruan

556222

Chuva
24/02/2018, 16:31
GV3 - Algumas Peças de suspensão dianteira..

556223

Chuva
24/02/2018, 16:33
Acabamento interno misto (não é limited nem antiga, mas sai assim de fábrica sim!! Algumas depois de 2013)

556224

Chuva
24/02/2018, 16:38
Catalisador entupido ou com função alterada:

Mais um exemplo de que o fluxo de saída pode alterar a medição da segunda sonda lambida causando a luz de injeção no painel com o famoso erro P420 no scanner.

556225

Chuva
24/02/2018, 16:39
Chave especial para retirar break light

556226 556227

Chuva
24/02/2018, 16:41
Tipo e marca de Lâmpada interessantes BBB para GV3 (pesquisar pelas do carro, não da foto)

Sem ser xenon ou led proibidos..

556228

Chuva
24/02/2018, 16:42
Códigos de dois modelos de barra estabilizadora.. precisa confirmar qual é da 2.0 e qual é da V6

556229

Chuva
24/02/2018, 16:43
Programação Transponder GV3 V6 (key Less)

556230 556231

Chuva
24/02/2018, 16:45
Válvulas PCV GV3 V6

e modelos com vazamento

556232

556233 556234

Chuva
24/02/2018, 16:49
GV3 V6

Durante a troca de óleo.. porque é importante trocar de vez em quando (qdo necessário = muito amassada/deformada) a ARRUELA do parafuso (bujão) do cárter de óleo do motor..

556235 556236

Chuva
24/02/2018, 16:49
Parafuso de ajuste de farol baixo (Xenon original) GV3 V6

556237

Chuva
24/02/2018, 17:08
Módulo ABS V6

Diferente da 2.0, o módulo ABS da 3.2 tem mais de uma função e não são intercambiáveis. No da V6 está escrito "ESP".
Para necessária substituição há serviço de recondicionamento a base de troca ou compra de usadas no mercado, isso para fugir do preço absurdo de um módulo abs novo de css.

556238 556239

O sintoma para troca do módulo ABS na V6 é quando após ligar o carro e se tentar todos os procedimentos de auto ajuste do carro, como o abaixo a seguir, o painel continuar a parecer uma árvore de natal ao se tirar o pé do freio imediatamente a tentativa de locomoção do carro: acende a luz do ABS e do ESP e o painel fica direto laranja (SERVICE ESP SYSTEM e HILL HOLD DISABLE).

CASO O SINTOMA DE LUZ LARANJA NO PAINEL só surja depois de andar uns 100m com o carro, apenas um ajuste resolve: o módulo ABS da V6 "mede/verifica" de certa forma o fluxo de óleo das 4 linhas do freio e após uma sangria de substituição de óleo cotidiana/anual/preventiva, ou raramente quando há caso algum vazamento e o óleo esteja baixo, pode ocorrer a necessária reconfiguração/calibragem do sistema.

Caso isso aconteça as mesmas msgs em laranja no painel são meio norteantes mas geralmente simples de resolver:
556240 556241
(esse aconteceu comigo.. kkk)

Teoricamente se o carro tem um suporte de frenagem adicional de auxílio ao motorista em algumas situações, é mais do que justo que as linhas tenham o mesmo fluxo de óleo e é isso que o carro reclama para se auto ajustar.

O procedimento é continuar a andar com as luzes laranjas no painel em uma rua plana em linha reta por um bom tempo. Depois parar num canto/guia e esterçar totalmente o volante andando devagar com o carro para o outro lado da rua até chegar na outra guia. De lá parar o carro e sair andando e esterçando novamente para o outro lado. Repetir isso umas 3x e andar em linha reta novamente mais um tempo.
MAGICAMENTE as luzes se apagam..

Chuva
24/02/2018, 17:10
GV3 V6 Calibragem de sensor de volante

Após luz indicadora e erros no scanner, o ajuste é feito em css zerando-se parâmetros..

556242 556243

Chuva
24/02/2018, 17:24
GV3 (todas)

Troca de óleo dos diferenciais.

* Diferencial Dianteiro (o mais chato de fazer..):
Com as "fraldas" (plasticos de proteção dianteiros) ou protetores de cárter retirados, tem-se acesso ao diferencial dianteiro.
Nele retira-se ambos os parafusos, divertindo-se e se contorcendo entre o sistema de direção e se espera escoar pelo parafuso inferior (q contém um imã com limalha q deve ser limpo) todo o óleo.
Cabem aprox. 900ml: não adianta tentar seguir o manual com todos os mls certinho pois depois do fechamento do parafuso inferior com o imã o limite de óleo a se colocar é apenas até quando começar a vazar, sem se poder medir exatamente o que foi inserido.

* Diferencial Central ou Caixa de Transferência ou pros gringos o "T-Case.." (observe que não tem nada a ver como câmbio do carro, é outra coisa, para se selecionar N, 4x4H, 4x4Locker e Reduzida, ou seja, carros 4x2 não tem essa parte, possuem sim a CAIXA DE EXPANSÃO, q me parece que vão 1,5L tb):
Bem tranquilo de se fazer a troca, da mesma forma acima, mas com mais facilidade pois há bastante espaço para se trabalhar. Cabe aproximadamente 1,5L.

* Diferencial Traseiro:
Tb tranquilo e se o carro possuir lift nem é preciso levantar. O procedimento é o mesmo e a inserção acaba quando tb começa a vazar. Cabe aprox. 800ml.

Importante limpar o máximo o possível todos os 6 parafusos por fora com um pano antes de retirálos para que na reinserção não entre sujeira. Com os mesmos retirados tb é importante limpar todos os imãs (retirar as limalhas).

A remontagem é indicada colocar os parafusos na mesma posição onde estavam, mesma profundidade ou mais um pouquinho pra não vazar, ou se usar um liquido veda rosca vermelho (de baixa fixação) para evitar vazamentos.

A inserção dos óleos pode ser feita pelo método antigo de dobramento de jornal (fazer uma corneta), mas como o diferencial dianteiro é muito ruim o acesso, o ideal é usar uma bombinha, manual ou elétrica.
Manuais são as do posto de gasolina e com o carro no alto elas tem ótima funcionalidade.[
Mas para se divertir em casa eu usei uma bombinha que já tinha. Como o óleo é bem grosso (TODOS 80W90 GL5) a inserção foi bem lenta (uns 10minutos cada diferencial).

556244 556245

Chuva
24/02/2018, 17:33
GV3 Pinça freio traseira

Como o formato da pinça de freio traseira da GV3 propicia a entrada de pedras, o efeito alavanca pode fazer com que a haste que liga as duas pontas se rompa. Se acontecer o ideal é tentar retirar a pinça (deixá-la amarrada sem soltar o flexivel para que não vaze óleo DOT4 do sistema) ou se retirar as pastilhas para que o atrito torto não danifique o disco ou acabe com a viagem. Isso sem contar no pé muito leve..

556246

Chuva
24/02/2018, 18:07
Modelos de Rock Sliders by Chuv@

556247

556248
556249
556250
556251
556252
556253
556254
556255
556256
556257

rui camara
26/02/2018, 09:55
Muito bom!

Chuva
04/03/2018, 11:21
Limpeza de TBI, Velas, Suporte e Bicos injetores GVIII V6 3.2

Saga do fds..

GV3 V6 N32a Limpeza de bicos injetores - YouTube (https://youtu.be/07kd-sI1r5g)

Chuva
06/03/2018, 09:39
GV3 DLR

Pra economizar lâmpada.. kk

DRL - YouTube (https://youtu.be/-6l2jz90KnQ)

ewchevrand
08/03/2018, 11:03
Bom dia. Estou procurando o V6 para compra. Alguem pode indicar? Obrigado.

suski
09/03/2018, 14:53
Prezados, não tentando chegar perto do que o Chuva faz, mas eu queria ter 110V dentro do carro, como sempre tenho. Pensando onde colocar, olhei para aquele espaço onde fora do Brasil fica o controle de tração.... Comprtei uma tomada redonda e, adinha!, o tamanhoa era o mesmo.

A partir daí, com algum habilidade e um botão novo do Aliexpress, fiz a arte abaixo! No neutro, coloquei um LED ligado na iluminação do painel. Aí tenho uma inidicação de noite!

https://farm5.staticflickr.com/4785/40669494792_d5f758b8bc_b.jpg (https://flic.kr/p/24XPMU5)IMG_20170627_091800797 (https://flic.kr/p/24XPMU5) by Eduardo Suski (https://www.flickr.com/photos/eduardosuski/), on Flickr

https://farm5.staticflickr.com/4780/39816896255_1636b84790_k.jpg (https://flic.kr/p/23Eu14i)IMG_20170627_091827688 (https://flic.kr/p/23Eu14i) by Eduardo Suski (https://www.flickr.com/photos/eduardosuski/), on Flickr

https://farm5.staticflickr.com/4771/26840618218_9cab817025_k.jpg (https://flic.kr/p/GTPbFC)IMG_20170627_091811614 (2) (https://flic.kr/p/GTPbFC) by Eduardo Suski (https://www.flickr.com/photos/eduardosuski/), on Flickr

https://farm5.staticflickr.com/4794/39816894445_ade8f2ce30_k.jpg (https://flic.kr/p/23EtZw6)IMG_20170627_100839839 (https://flic.kr/p/23EtZw6) by Eduardo Suski (https://www.flickr.com/photos/eduardosuski/), on Flickr

https://farm5.staticflickr.com/4778/26840616548_5edafb5272_b.jpg (https://flic.kr/p/GTPbbQ)IMG_20170628_005041476 (https://flic.kr/p/GTPbbQ) by Eduardo Suski (https://www.flickr.com/photos/eduardosuski/), on Flickr

https://farm5.staticflickr.com/4792/26840620878_d03ff689c9_k.jpg (https://flic.kr/p/GTPctu)IMG_20170628_005046463 (2) (https://flic.kr/p/GTPctu) by Eduardo Suski (https://www.flickr.com/photos/eduardosuski/), on Flickr

https://farm5.staticflickr.com/4780/40712086391_4ba58f88a1_k.jpg (https://flic.kr/p/252A5TZ)IMG_20170628_150228461 (https://flic.kr/p/252A5TZ) by Eduardo Suski (https://www.flickr.com/photos/eduardosuski/), on Flickr

Chuva
09/03/2018, 20:24
Oi amigo,

bacana a ideia.. coloca mais detalhes do inversor.. marca, voltagem, amperagem e o q costuma ligar nele pra gente fazer tb..

Vlw

[ ]s

rui camara
13/03/2018, 09:03
boa! é dificil tirar esse tampão redondo do console? tentei um pouco e não consegui.

rui camara
13/03/2018, 09:06
GV3 DLR

Pra economizar lâmpada.. kk

DRL - YouTube (https://youtu.be/-6l2jz90KnQ)

show!!!! parabens

suski
14/03/2018, 16:37
Chuva, o inversor foi um Bestek padrão 110v/12v, com 300W (acho suficiente para notebook, celular e pequenas coisas, como o ferro de solda). Comprei na amazon em uma viagem para os EUA, mas isso se acha aos montes aqui. Prendi em uma armação do painel logo abaixo do som.

Quanto a outra dúvida que surgiu, retirar esse tampão redondo foi um parto. Eu tenho umas espátulas de plástico que ajudaram, mas é muito firme, dificil... E tem uma guia que é preciso observar na hora de colar a tomada para ficar bem alinhado. O tampão nao gira livremente.

Neste fimd e semana mudei o botão de lugar para ligar outro farol de milha onde estava. Coloquei naquela tampa de botão que fica do lado do câmbio (na verdade temos duas destas tampas). Vou tirara uma foto para mostrar.

Abraços a todos.

henriqueaas
25/03/2018, 14:06
Salve, Chuva e demais companheiros!

Perguntas sobre esse kit em especial:
1) Com ele, precisa substituir ou instalar mais alguma peça?
2) Precisa acrescentar o CAM12 para acertar a cambagem?

Abraços!

Ajuste de projetos de calços suspensão Grand Vitara III

Galera, além do que já existia, debati com o torneiro algumas medidas inúteis no projeto (q atrapalham) e ajustamos outras não importantes para números reais, a fim de conferir precisamente o projeto com a realidade.

Tb incorporei uma aba maior de acomodamento da borracha do coxim do amortecedor dianteiro, como meu amigo Ricardo Xará indicou.

Todos os calços são funcionais, mas quem for fazer ainda pegue esse desenho atualizado que é mais certeiro e o camarada Eduardo torneiro já está acostumado. Agora estão saindo uns calços de material pretos bem bacanas e igualmente ótimos!

OBS: quando for fazer pedidos por favor edite a foto e mude a cor e/ou coloque seu nome bem identificado no desenho que enviar ao amigo que confecciona para facilitar a produção!!

[ ]s

551279 551280

551281

Rafael_Facanha
30/03/2018, 23:49
Depois de ler todas as páginas desse tópico, estou impressionado com a quantidade de coisa que vc (Chuva) fez no seu carro!! rs Parabéns pelo excelente tópico e trabalhos que executou com perfeição. Animal!
Posso dar uma sugestão (que talvez seja trabalhoso, mas que acho que vale a penas)?

Na primeira portagem do tópico, vc podia ir editando (não sei se essa plataforma de fórum permite, eu fazia isso num outro fórum que eu frequentava há uns anos) e colocando uma refência para respostas mais importantes, como tutoriais ou projetos... Faz da primeira postagem um índice geral do tópico inteiro.. Como ele está bem extenso (mais de 720 msg) ficará cada vez mais dificil achar a informação desejada, mesmo usando a pesquisa...

Abraço!

Chuva
31/03/2018, 08:50
Bom dia, valeu,

Tb sei disso e uso o fórum como um segundo arquivo pessoal, além de compartilhar as brincadeiras.

Nunca tentei editar tópicos antigos pq acho q me frustrei, já que o site não permitiu. Se souber de alguma forma aqui me ensine que faço. Algumas páginas q uso muito sei de cor.

Tenho td no micro tb mas gostaria de por tudo num lugar mais fácil e acessível. Já tentei o Trello mas a filosifia de funcionamento nao agradou, principalmente quem pesquisa. Site é trabalhoso demais para construir.. dai aqui continua sendo, mesmo após a facilidade do grupo de wzap, o reduto final.

[ ]s

Chuva
05/04/2018, 18:00
Troca de fluido de arrefecimento Grand Vitara 2.0 (j20a)

Mais uma da saga "faça vc mesmo"! Agora qquer um pode fazer!

Observe que a recomendação do fabricante é muito confusa. No manual se diz para troca a cada 150Kkm e no motor se indica trocar a cada 20Kkm.. fácil, né?

De qquer forma a idéia é a prevenção e deixar um fluido funcional no sistema. PRINCIPALMENTE quando algum frentista infeliz insere AGUA no seu sistema sem vc saber.. A GV3 precisa ter uma concentração muito boa em torno de 50% de agua e refrigerante para funcionar direito.
Se seu carro baixa muito fluido pode ser que a junta do cabeçote esteja queimada (motor queima agua em algum cilindro..).

A suzuki lançou dois tipos: o verde para 50kkm e o azul para 100kkm.. Custa em média 160 reais em css Suzuki
O mais próximo compatível é um vendido na honda OL9999011 que custa uns 85 reais com desconto nas csss Honda.

Implicitamente a suzuki não recomenda misturar fluidos e sugere a troca completa com pré-lavagem com água (flush).

Apesar de seguidas trocas parciais tb funcionam e podem ser feitas tb sem problema, aliás bem menos arriscado de se promover algum dano ao motor, já que o procedimento do vídeo abaixo é teoricamente simples, mas na prática pode ocasionar danos, como por exemplo choques térmicos em peças cruciais para o funcionamento sadio do sistema de arrefecimento, como a válvula termostática (que pode passar a abrir tardiamente) ou a bomba-dagua (que passa a ter eixo "solto" onde a polia tem velocidade diferente da hélice interna imersa no fluido dentro do motor). Ambos defeitos causam super aquecimento (ponteiro de painel chegando no vermelho).

Esses sintomas problemáticos foram debatidos recentemente e alguns não foram sanados. Portanto fica aqui uma forma de execução, mas a faça por sua própria conta e risco. Se não tiver afinidade, pelo menos passe essas informações ao mecânico executor, pois muitos erros são causados no arrefecimento por desconhecimento. O grand vitara tem algumas particularidades que eu me surpreendi, boas e ruins (ex mangueira única no reservatório de expansão).

OBS: as tampas dos "radiadores" são diferentes entre os dois modelos de carro, mas ambas possuem válvula que fazem com que o sistema sugue fluido do reservatório caso precise ou expurgue caso precise descartar. Se estiver muito cheio o reservatório vaza!

Que seja útil a todos, uma vez que para nosso carro essa informação até então era muito vaga e dispersa, já que o pouco q se tem disponível na internet se refere a motores que não existem no Brézel...

Asap vou fazer na V6, mas apesar da litragem maior, a lógica é a mesma. O problema da V6 é sua limitação de espaço para testes em termostática e dificuldade de manipulação numa necessidade diversa, já que o cofre do motor é muito apertado. Na 2.0 por exemplo é muito fácil se retirar a válvula termostática. Na V6 até o coletor de admissão precisa ser removido para isso acontecer.. e a válvula na V6 não desacopla facilmente de sua base, ou seja, teoricamente a V6 não se faz teste sem válvula..

Abaixo as litragens para quem quiser fazer a permuta parcial aos poucos e a quantidade de vezes X o percentual de concentração dos fluidos velho e novo no sistema.

[ ]s

557190 557191

Após efetuar sua troca na 2.0, a segunda tabela serve de parâmetro comparativo para testar se o sistema está ok! Necessário Scanner OBD2 para acompanhamento.

Grand Vitara III Troca de fluido de arrefecimento (2.0) - YouTube (https://youtu.be/Ym6z6PaN8m0)

Chuva
06/04/2018, 14:32
Tutorial do vídeo:

Troca de fluído de arrefecimento GV3 2.0 (J20a) com lavagem do sistema (tradução e ajustes by Chuv@):

Coolant capacity:
Engine, radiator and heater: 6.6 liters
Reservoir: 0.7 liters
Total: 7.3 liters

Recipiente comprado mais barato de Fluido compatível Honda:
- galão 3.785L - código: OL9999011;

Flush (lavagem com água comum - se puder desmineralizada melhor):
================================================== ==============
1) Remova a tampa do radiador, preferencialmente quando o motor estiver frio, como segue:

a) Gire a tampa lentamente no sentido anti-horário até que ela atinja uma “parada” (não pressione para baixo enquanto gira);
b) Se o motor estiver um pouco quente (até 90 graus no máximo), espere até que a pressão seja aliviada (indicada por um som de assobio vindo da tampa). Depois pressione-a para baixo e continue a girá-la no sentido anti-horário. Quando chegar no limite, só puxar pra cima.

2) ) Agora ligue o motor até que a mangueira superior do radiador esteja quente (isso mostra que o termostato está aberto e o líquido refrigerante está fluindo bem pelo sistema, o que deve ocorrer por volta dos 88 graus. Dificilmente em ponto morto, mas o ventilador primário poderá ligar e/ou o fluído poderá transbordar pelo bucal);
3) Desligue rápido o motor e drene o líquido refrigerante pelo parafuso (bujão = torneira branca na base do radiador). Sairão aproximadamente 6L em uns 15 minutos;
4) Feche a torneira de drenagem e preencha o sistema o máximo que puder com água limpa (pressionando-se as mangueiras de entrada e saída do radiador facilita-se a entrada de líquido pelo bucal);

5) Repita as etapas de 2) a 4) umas duas vezes até que o líquido drenado esteja quase incolor. No último escoamento deixe o radiador vazio e feche a torneira de drenagem do radiador firmemente;

6) Remova o reservatório de expansão e sua tampa;
7) Descarte o conteúdo e limpe seu interior esfregando com água e sabão (pequeno pano e escova de dentes). Enxague bem com água limpa, seque e o reinstale;

Recarga do sistema (com líquido novo 50/50):
===========================================
1) Encha o reservatório de expansão com refrigerante até a marca de nível “FULL” e coloque sua tampa;

2) Encha o radiador com líquido de arrefecimento até o que chegue na base do bucal e feche com a tampa completamente. Entrarão uns 3,0L aproximadamente na primeira vez, com bastante paciência;

2.1) Neste momento se a abraçadeira da mangueira de entrada de fluido na válvula termostática for alivida temporariamente e se puder deixar sair o ar até que chegue bem o fluído nesse ponto, mais vai entrar no sistema e menos ar sobrará para troca futura. Isso seria o equivalente ao parafuso de "respiro" na V6;

3) Ligue o motor em marcha lenta para aquecer e aguarde até que o ventilador do radiador ligue (abertura de termostática e início de circulação de fluído no sistema);
4) Desligue o motor e aguarde (uns 15 minutos pelo menos) até que esfrie bem para facilitar a abertura da tampa e principalmente a entrada de mais fluido;
5) CONTINUE ENCHENDO novamente o radiador com líquido de arrefecimento até que chegue na base do bucal. Feche novamente a tampa completamente. Em média mais 0,5L entrará em cada um deste passo;

6) Repetir os passos 3) a 5) pelo menos até talvez mais 5 vezes até que o mais próximo do total de 6,6L se adentrem ao sistema;

7) Verificar se o nível do refrigerante no reservatório está na marca de nível “FULL”. Se estiver insuficiente repita o passo 1).

Zé Novais
06/04/2018, 17:36
boa tarde pessoal, retornei ao 4x4, GV 2013 automatico, li tudo aqui e vou trocar as velas, o que acham dessas? esta no ML mas não entendo disso...

Chuva
06/04/2018, 17:43
Oi amigo já te respondi lá no outro tópico.

As velas certas são as IFR5J-11

Aqui no começo desse tópico há fotos delas..

Zé Novais
06/04/2018, 18:46
obrigado Prof. Chuva... brincadeiras a parte, vou começar a mexer no GV, velas, até por ter lido seus posts, acabei de pegar o GV (sábado passado), ja rodei uns mil km e a unica coisa que fiz foi conferir o liquido de arrefecimento pra poder voltar pra casa, aparentemente o carro esta todo em dia, manual todo carimbado na css suzuki, trocas ok, mas vou amanha estar com o mec, e inclusive compartilhei com ele seus post... e ai veremos.

luizmacgyver
13/04/2018, 20:52
Grande professor master , blaster CHUVA
Depois de longa temporada fora do forum retornei (sofri um acidente de moto e fiquei fora de combate)de sorte fiquei bom
Mas preciso de consultoria sua, vi um video no youtube que para o erro P0420 tão comum nos nossos carros, esse prolongador de sonda lambida resolve o problema
Fiz uma série de limpea de bicos, filtro extra e vira e mexe o problema aparece
Já tentou ou alguém mais esse artificio ???
Grande abraço
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-831280476-extensor-prolongador-sonda-lambda-gerador-hidrogenio-hho-_JM

Chuva
13/04/2018, 21:10
kkkk faaala McGyver!!

Então, tem um cara que conheço que comprou e não conseguiu por.. o Baeta.. mas na boa, acho q não vai mudar nada, só fazer seu carro beber mais, pelo fato de que o carro precisa mesmo ler direito o que queima, no caso a sonda lambida primaria, onde iria esse prolongador, efetivamente interpretar o q sai pro catalisador primário.

Se a sonda não ler direito, a voltagem gerada na sonda é pouco oscilante indicando mistura pobre e a central tenta compensar mudando a qtdade de mijolina na mistura para mais.

O que concluimos no grupo de zap foi que:
1 - a mijolina é sempre a nossa vilã, ainda mais no Brézel onde todos os postos adulteram e roubam os consumidores que mesmo reclamantes só fazem os fiscais ganharem mais dinheiro;
2 - o ponto do motor (aquele q se ajusta com a luz branca piscante de uma pistola) pode ser alterado eletronicamente nesse j20a, diferente do ajuste mecânico na tracker atrás da tampa de válvulas, mas nunca foi feito pois ninguém se atreveu ou reportou ainda.

Conlusão 2a. essa depois de comparar os carros mais "grilantes" que acedem menos luz de injeção com os que grilam pouco e acende direto a luz de injeção.

OBS: gv3 2.0 gosta mais de gasolina comum ipiranga de posto teoricamente mais "honesto".

[ ]s

luizmacgyver
13/04/2018, 22:45
a sonda eu vou tirar essa semana pois tenho que trocar o disco de embreagem , e vou dar uma verificada e limpada na danada,
Vou trocar também os O'rings dos bicos pois li em algum lugar que pode dar uma entrada de ar falsa pelos mesmo e acender a luz.
e priorizar a gasola da Ipiranga de mais vou rezar
Não querendo abusar por acaso não teria ou me indicaria , um tutorial de como baixar o cambio da GV 3 mecânica ??????
abração

Chuva
14/04/2018, 08:13
Opa,
Então, não sei, imaigno q seja igual a automática.
Iria da seguinte forma: tiraria os cardãs dianteiro e traseiro, tiraria a barra de torsão, calçando o T-Case, soltaria oT-case e depois vc teria a cesso aos parafusos entre o cambio e o motor para poder movimentar o cj para tras e mexer na embreagem.
Se é isso que quer fazer..
[ ]s

luizmacgyver
14/04/2018, 14:21
Vou levar no meu mecânico mas sabe como é né !!!!!!
Ali no console onde se tem a vareta do cambio no interior , não tem que soltar nada ????

Chuva
14/04/2018, 18:44
Troca parcial do fluido de arrefecimento da GV3 V6

Parecia bom, mas o líquido velho não estava eficiente. Peguei o erro no scanner, comparando com outros carros iguais.

Partes do manual de serviço.. (descarregando o celular.. kkk)

557431
557432
557433

Troca de fluído de arrefecimento GV3 3.2 (N32a) com lavagem do sistema (tradução e ajustes by Chuv@):

Coolant capacity:
Engine, radiator and heater: 8.7 liters
Reservoir: 0.8 liters
Total: 9.5 liters

Recipiente comprado mais barato de Fluido compatível Honda:
- galão 3.785L - código: OL9999011;

Flush (lavagem com água comum - se puder desmineralizada melhor):
================================================== =

1) Remova a tampa do radiador, preferencialmente quando o motor estiver frio, como segue:

a) Gire a tampa lentamente no sentido anti-horário até que ela atinja uma “parada” (não pressione para baixo enquanto gira);

b) Se o motor estiver um pouco quente (até 90 graus no máximo), espere até que a pressão seja aliviada (indicada por um som de assobio vindo da tampa). Depois pressione-a para baixo e continue a girá-la no sentido anti-horário. Quando chegar no limite, só puxar para cima.

2) Agora ligue o motor até que a mangueira superior do radiador esteja quente (isso mostra que o termostato está aberto e o liquido refrigerante está fluindo bem pelo sistema, o que deve ocorrer por volta dos 98 graus. Em ponto morto talvez o ventilador primário também ligue e/ou o fluido velho comece a transbordar pelo bucal);

3) Desligue rápido o motor e drene o fluído pelo parafuso (bujão = torneira branca na base do radiador). Sairão aproximadamente 4,0L em poucos minutos;

4) Feche a torneira de drenagem e preencha o sistema o máximo que puder com água limpa e pré-aquecida a fim de não dar choque térmico na bomba dágua e válvula termostática (pressionando-se as mangueiras de entrada e saída do radiador facilita-se a entrada de líquido pelo bucal);

5) Repita os passos 2) a 4) umas duas vezes até que o líquido drenado esteja quase incolor. No último escoamento deixe o radiador vazio e feche a torneira de drenagem do radiador firmemente;

6) Remova o reservatório de expansão e sua tampa;

7) Descarte o conteúdo e limpe seu interior esfregando com água e sabão (pequeno pano e escova de dentes). Enxague bem com água limpa, seque e o reinstale;

Recarga do sistema (com líquido novo 50/50):
+=================================

1) Encha o reservatório de expansão com refrigerante até a marca de nível "FULL" e coloque sua tampa;

2) Retire o parafuso (bujão) de ventilação (item 1 da figura) do tubo de entrada de água (item 2 da figura);

3) Despeje líquido de refrigeração no bucal na entrada do radiador até que saia pelo orifício de ventilação;

4) Recoloque o parafuso de ventilação no tubo de água;

5) Encha o radiador com líquido de arrefecimento até o que chegue na base do bucal e feche com a tampa completamente. Entrarão 4,0L aproximadamente na primeira vez, com bastante paciência;

6) Ligue o motor em marcha lenta para aquecer e aguarde até que o ventilador do radiador ligue (abertura de termostática e início de circulação completa de fluído no sistema);

7) Desligue o motor e aguarde (uns 15 minutos pelo menos) até que esfrie bem para facilitar a abertura da tampa e principalmente a entrada de mais fluido;

8) CONTINUE ENCHENDO novamente o radiador com líquido de arrefecimento até que chegue na base do bucal. Feche novamente a tampa completamente;

9) Repetir os passos 6) a 8) algumas vezes até que o mais próximo do total de 8,7L se adentrem ao sistema;

10) Verificar se o nível do refrigerante no reservatório está na marca de nível “FULL”. Se estiver insuficiente repita o passo 1).

557434557435
557436557437

A teoria é fácil, mas a prática é tensa, diante dos diversos relatos de problemas ocasionados após essa troca pelos mexânicos. Fiz por desencargo e preventivamente, mas não tinha nenhum sintoma crítico como os abaixo.

Principal sintoma: superaquecimento em situação de sobre carga (subida de serra = aceleração forte contínua).
Problemas geralmente encontrados: BOLHA (AR) NO SISTEMA / BOMBA DÁGUA INEFICIENTE (EIXO) / TERMOSTÁTICA ABRINDO ATRASADA.

Filme Resumo:

YouTube (https://youtu.be/C-D6QmQ6H4M)

jmatias
20/04/2018, 12:26
Isto é um problema comum? Já estou imaginando uma capinha plástica defletora de pedriscos. :)

Em tempo: refiro ao problema de entrada de pedrinhas na pinça de freio traseiro, que pode ocasionar quebra.

Chuva
21/04/2018, 08:27
ola,

Então, sobre o pedrisco na pastilha, não é comum, mas possível.. Primeiro caso relatado, mas foi de uma camarada e foi bem punk pra ele se virar no meio do nada e dar um tapa para prosseguir.

Uma capinha defletora se for andar em terrenos desse tipo seria bem vinda!!

[ ]

Chuva
29/04/2018, 10:14
Grand Vitara III Aspectos lift suspensão com calço ou mola maior na traseira.

Porque optei por calços:
- o carro não é troller e o curso a mais de uma mola maior não vai fazer milagre numa situação muito adversa no barro;
- as molas substituidas traseiras não tem a mesma maciez das originais. Ou fica mais moles e arriam ou mais duras;

Tudo é uma questão de gosto, mas a estabilidade traseira acho a questão mais importante da brincadeira.

De qquer forma, após o lift assentar depois de um tempo, uma cambagem e alinhamento é sempre bem vinda.

OBS: alturas originais de altura do carro (no método usado no vídeo para medir do chão até a lata pelo centro da roda):
- Dianteira: 800mm
- Traseira: 790mm

Grand Vitara III Aspectos lift suspensão com calço ou mola maior na traseira - YouTube (https://youtu.be/CIjTqz8ffLg)

Rafael_Facanha
30/04/2018, 11:11
Muito legal o comparativo Chuva!
Vc ainda está fazendo os calços com o Eduardo (acho que foi esse o nome que ví em um post seu)?

Sabe dizer o valor dos 4 calços?

Chuva
30/04/2018, 20:03
Acho q depende da altura e do local de envio. Em média 350 reais, mas as X sai 330, outras 370..

Chuva
06/05/2018, 16:29
Mais seção de descarrego.. kkk

Detalhes de Lift..

558162
GV3s V6 Com e Sem Lift..
a V6 abaixa 5mm na dianteira pelo peso do motor grande.. para cálculo de lift é bom considerar esse detalhe..

558164
Espaçador de Roda 32mm AVM.
carro já com lift e pneus 225 75 16.. teste de espaçadores: não pega em nada, mas pneus mais largos deve pegar

558166GV3s V6.. ah se fossem todas minhas.. kkk

558168A maioria da galera curtindo trocar óleo da câmbio..

Chuva
06/05/2018, 16:32
Embuchamento da pinça de freio..

A pinça começa a comer irregularmente e a aquisição / substituição da peça além de poder ser cara ainda é demorada.
Muita gente dando seu jeitinho..

558171

Chuva
06/05/2018, 16:33
Filtro de combustível Adicional na V6

Colocação de filtro de combustível adicional: adição de abraçadeira decente e parafuso fixador:

558172 558173

Chuva
06/05/2018, 16:35
Lavagem de motor

Alguns lugares "capricham" tanto na hora de lavar o motor de seu jipe que esquecem de retirar o saco plástico pra não entrar água no motor do compartimento do filtro de ar.. .kkk

558174

Chuva
06/05/2018, 16:37
Pastilhas de freio dianteiras GV3

Segue foto de um kit de pastilhas comuns, não cerâmicas q sujam, não freiam e apitam à esquerda (sem a divisão de partes) e as Jurid Bendix HQJ-4059 que são BBB (boas, bonitas e baratas..)

558175

Chuva
06/05/2018, 16:38
Tampas dos radiadores entre as versões do carro:

558176