PDA

Ver Versão Completa : Adaptando diesel na F1000 gas!

Páginas : [1] 2 3 4 5

Randal
18/06/2014, 17:58
Ola amigos ...
novamente venho pedir ajuda suas ...
seguinte ... sempre fui fã da F1000 e ja deixei esta empreita no passado ... mas agora resolvi tocar pra frente e comprei uma Milona 4.9i 97/98 em otimo estado para converte-la a diesel ....
ja vi e li muito a respepeito ,mas ate agora nada concretizado .... qto a qual motor comprar e adaptar .... as opicoes são varias e cada um tem uma opiniao e defense seus gostos .... comfesso que minha ideia esta com o 6cc mwmw ( f250/ silverado ) mas o custo esta deixando inviavel .... x 10 num acho nem sinal dele no mercado ... sendo assim , ja pensei no 2.8 Power Stroke , 2.8 mwm, e ate no 229 ( achei no mercado ) .... sendo asssim consulto os amigo a me auxiliar na empreita ... o que vcs pensam e oi que podem me orientar para tal feito !!!!
no decorrer dos topicos vou atualizando tudo e as ideias !!

Desnickadu
18/06/2014, 19:25
reza a lenda que com o 2.8 HSD vc consegue manter cambio e diferencial, bastando fazer uma flange pra fazer o motor conversar com a caixa.

Caso coloque algum LSD vai precisar no minimo trocar a relação do diferencial, ficando melhor se casar o cambio que foi feito pro motor. Aí o custo aumenta bastante.

Conte-nos mais sobre essa F1000, que pretendes fazer com ela? posta fotos, ajudar sem ver o produto é chato :P

drosssor51
18/06/2014, 21:59
Entre os 2.8.... eu iria de mwm.... (mais fácil de achar peças e mais barato)..

Mas se estiver na fase da escolha do motor... eu iria de motor maior.... não por andar mais ou menos....
Mas o porte da efe pede um motor em torno de 4 litros.....

MWM X10, 229, Sprint 6cil., Cummins 4bt, Cummins 3.9 (da F250 nova)....

Fica mais com cara de caminhãozinho... !
E claro fica mais caro também...

Daniel.Shimomoto
19/06/2014, 00:24
Posso estar falando besteira, mas acredito que o HS2.8 é plug and play. Pelo menos o forista Walter Cassita colocou um 2.8 numa Ranger 2.5 original (cambio Mazda) sem grandes esforços.

O Sprint 6.07 fica bom, muita gente faz, mas tem que colocar todo o conjunto da Silverado (motor e cambio ZF).

Um Low Speed, como foi dito acima, requer troca de cambio (o Mazda não aguenta) e troca da relação de diferencial, senão dá zebra, fica ruim.

Manda fotos!

Abracos

Randal
20/06/2014, 13:57
então tb ouvir dizer que o 2.8 seria compativel com o cambio e diferencial , sendo necessario somente ajuste da relação para minha necessidade .... nesta proposta o custo é bem mais viavel tornando possivel ate uma boa preparação desde motor ... e penso que por se tratar de uma Femil o mesmo é sobrar potencia ... as melhores que ja andei são as com os 6cc mwm .... essas sim chega da gosto !!!
o conjunto original do x10 tb seria muito bom , mas realmente tem sido muito dificil encontrar tal mecanica ....
A Fmil era de um colega Medico e certa vez disse a ele que se fosse vender para me avisar e assim foi feito .... ele foi seu 2 dono , ela esta com lataraia , pintura , tudo muito bom .... por dentro esta impecavel , tudo funciona , bancos e revestimentos muito conservados ....
Ela esta com pneus 31 , estava om sto antonio ( ja os tirei ) , strivos ( tb ja tirei ) !! rs ....
Ja troquei as setas amarelas por brancas , dei toda uma revisada na parte de oleos e filtros e coloquei tudo novo pois tenho que rodar nela por enquanto!!!
ja mandei trocar amortecedores e molas pela da F1000 Diesel ... revisei cubos e rolamentos ....
vou postar as fotos dela ... do antes e de como ja esta ....
Minha ideial com esta Fmil , agora ainda é um BL de uns 3" , pois o calçamento dela com certeza sera os BF 33" , couro nos bancos , a mecanica ( o principal ) , e confrme for aparecendo a necessidade de melhorias famos fazendo ....
acho que é mais ou menos isso ...
mais tarde vou tentar postar as fotos, pois num sei bem como fazer ( rsrsr )

Randal
20/06/2014, 14:26
Drossor51 ...
concordo ... Fmil pede motorzão .... mecanica confiavel e segura.... mas olha so conversando com um amigo Forista ouvi dizer que os 2.8 bem trabalhado pode chegar aos seus 160 cv facil .... chegando ate a andar com 6 cc wmw .... o deste é que tb tem opição de economia neh !!!

drosssor51
20/06/2014, 19:42
Drossor51 ...
concordo ... Fmil pede motorzão .... mecanica confiavel e segura.... mas olha so conversando com um amigo Forista ouvi dizer que os 2.8 bem trabalhado pode chegar aos seus 160 cv facil .... chegando ate a andar com 6 cc wmw .... o deste é que tb tem opição de economia neh !!!

Randal... jamais desmerecendo um mwm 2.8 ou PS 2.8.... são motores excelentes...

E como havia postado... independente de andar mais ou menos.. (tenho um 229 aspirado...kkkk)

será feliz com um 2.8 na efe com certeza...

Randal
21/06/2014, 09:39
Randal... jamais desmerecendo um mwm 2.8 ou PS 2.8.... são motores excelentes...

E como havia postado... independente de andar mais ou menos.. (tenho um 229 aspirado...kkkk)

será feliz com um 2.8 na efe com certeza...

Drosssor51 ....
229 aspirado ???
desculpe a ignorania, ja ouvi falar deste motor , não o conheço , e ate me ofereceram 1 ... mas por nao conhecer bem , não dei muitta importancia .... ja que vc o tem ... pode me falr mais sobre ele ???
é bom ?
duravel ??
confiavel ??
qtos cv e torque ??
qual o melhor cambio pra tocar ele ???
turbinado ou aspirado ???
essas coisas..

drosssor51
21/06/2014, 11:55
Randal.........

Vou dar minha opinião sobre o MWM 229.... e gostaria que os colegas do fórum complementassem e se discordarem, contestem a vontade.

O mwm 229 é um motor desenvolvido para aplicação agrícola, foi utilizado em geradores, bombas, tratores e barcos.
No início da década de 80, foi colocado na F1000, F2000 e F4000 e também em uma série de caminhões pequenos, VW, Ford Cargo.
Parou de sair na F1000 no ano de 95 (a minha é a ultima com 229) com alguma modificações com relação ao primeiro motor que saiu na efe, a principal delas foi a modificação da bomba injetora linear por bomba rotativa.

Respondendo suas perguntas... (ao meu ponto de vista..)

O aspirado... tem 92cv e 30 Kgf.m de torque @1600rpm

Câmbio para ele pode ser dos mais antigos... um 240V, um 260F, Clarck 2615b...
Mais modernos... Os ZF da silverado e alguns Eatons.
Uns com adaptação.. .e outros Plug&Play.

Ele é bem lento, não é o mais indicado para andar... mas é simples, durável e de manutenção barata.
Anda bem menos que qualquer 2.8 que você cogitou.... mas dura muito mais.

é isso.. por enquanto.... qualquer coisa...só falar..

Vamos ver se o pessoal complementa.

Zé V8
21/06/2014, 21:02
Bom, chegou a minha vez de dar pitaco Randal. Já que vais fazer investimento numa conversão destas não faça "meia boca". Desculpem-me os demais amigos, mas pra camionete full size não acredito em motores "pequenos". Uma coisa é a potencia oferecida e a outra é o torque. Sou da época dos bons v8 e só me convenci dos diesel com os MWM 229 que oferecem um torque praticamente igual aos v8. São, assim como os v8 também de baixa rotação, ou seja, atingem o seu torque máximo lá pelos 2.600 RPM. Não sou o dono da verdade, mas não acredito nos "high speed" pras F1000. Eu partiria no mínimo de um 229 com bomba rotativa e quem sabe até turbo de fabrica. O que acho ideal é claro um X10, com uma caixa ZF com over drive e uma relação de diferencial 2,72. O cambio Mazda acho uma bosta, opinião minha. Na minha F84 tenho um 229 "recalibrado", a caixa de cambio clark original de 4 marchas que já tá dando sinais de não aguentar o torque do motor recalibrado e um diferencial 3,07. O troço anda muito mesmo. Se a caixa abrir o vou meter uma ZF over drive. Ford abraço.

Zé V8
21/06/2014, 21:04
Motor x10 tu encontra com relativa facilidade em São Paulo, podes começar pelo mercado livre.

rfdex
22/06/2014, 13:14
Motor x10 tu encontra com relativa facilidade em São Paulo, podes começar pelo mercado livre.

Já fiz esta conversão, na ocasião usei um MWM 229. Se fosse hoje sem dúvida alguma teria usado um Powerstroke 2.8 International pela facilidade na mudança. Este motor oferece 38 kgfm se não engano de torque, suficiente para o uso que eu ia dar à pickup (o 4.9 rende 35 kgfm). Terminei achando na net uma flange para adaptar o 229 no câmbio Mazda, que por sinal é um excelente câmbio. O problema é que não sabem usá-lo. A começar pelo óleo errado que usam nele. Ele pede fluído de transmissão automática e não óleo 80 ou 90 como muitos insistem em usar. Usando o 229, precisei trocar molas dianteiras, fazer flange, e diferencial (porque ficou muito reduzido usando a relação dele à gasolina). Usando o PS 2.8, as molas e o diferencial seria o mesmo. A única dúvida ficaria no câmbio, pois as Rangers diesel (2.5) usam o câmbio Mazda MR-I enquanto a F-1000 4.9 usa o Mazda MR-II. São bem parecidos, mas acho que tem diferença na profundidade da capa seca. Mas na pior das hipóteses você vende esse câmbio para o pessoal dos V-8 (esse câmbio casa plug and play no motor Ford 302 V8 e é altamente procurado pelos fanáticos por carros V8 Ford). O restante você usa peças originais da F-1000 HSD (como radiador, que na versão HSD é mais recuado para perto do motor, enquanto o do 4.9 fica rente à lataria); suporte do motor, etc. A facilidade em adaptar o 2.8 POWERSTROKE é infinitamente maior, sem contar que acredito seja mais econômico que o 229. Tenho quase certeza que esse motor 2.8 casa no câmbio da F-1000 4.9 (Mazda MR-II), mas teste antes! Abraço

drosssor51
22/06/2014, 18:13
.. aqui está uma diferença simples entre o 229 e 0 PS.

Power Stroke

Bico Injetor Ranger 3.0 Power Stroke Mwm International Novo - R$ 980,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562603457-bico-injetor-ranger-30-power-stroke-mwm-international-novo-_JM)

MWM 229

Bico Injetor Mwm D-225/226/229 Bosch - R$ 64,19 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559965035-bico-injetor-mwm-d-225226229-bosch-_JM)

Ai a dica é... se vais colocar um PS..... compre um FILÉ..!!! ...
é um excelente motor...
mas a manutenção é cara....

rfdex
22/06/2014, 18:43
.. aqui está uma diferença simples entre o 229 e 0 PS.

Power Stroke

Bico Injetor Ranger 3.0 Power Stroke Mwm International Novo - R$ 980,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562603457-bico-injetor-ranger-30-power-stroke-mwm-international-novo-_JM)

MWM 229

Bico Injetor Mwm D-225/226/229 Bosch - R$ 64,19 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559965035-bico-injetor-mwm-d-225226229-bosch-_JM)

Ai a dica é... se vais colocar um PS..... compre um FILÉ..!!! ...
é um excelente motor...
mas a manutenção é cara....

Drossor, acho que você se enganou. O anúncio de bico injetor é do motor Powerstroke 3.0 ELETRÔNICO. O 2.8 é mecânico: Bico Injetor Diesel Ranger 2.8 Power Stroke Dsla140p1112 - R$ 74,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556409624-bico-injetor-diesel-ranger-28-power-stroke-dsla140p1112-_JM) . No próprio mercado livre custa 74 reais! Eu não era fâ desses motores, mas vi que tudo é o uso e o trato que recebe. E se eu tivesse lido coisa parecida antes, certamente teria instalado um PS numa F-1000 à gasolina que tive e não o 229. Este é um baita motor, sou fã mesmo dele e da família MWM, mas a facilidade do PS 2.8 na F-1000 gasolina é bem maior e atenderia as minhas necessidades.

robson010203
22/06/2014, 19:17
Na minha opinião (no futuro farei na minha) o melhor motor para a f1000 no momento, é o cummins da f250 eletrônica, potencia e torque de sobra, e mesmo sendo eletrônico tem uma manutenção bem em conta, claro que nem todos tem a mesma preferencia, é um pouco difícil de encontrar, mas o preço não é muito alto.

drosssor51
23/06/2014, 13:44
Drossor, acho que você se enganou. O anúncio de bico injetor é do motor Powerstroke 3.0 ELETRÔNICO. O 2.8 é mecânico: Bico Injetor Diesel Ranger 2.8 Power Stroke Dsla140p1112 - R$ 74,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556409624-bico-injetor-diesel-ranger-28-power-stroke-dsla140p1112-_JM) . No próprio mercado livre custa 74 reais! Eu não era fâ desses motores, mas vi que tudo é o uso e o trato que recebe. E se eu tivesse lido coisa parecida antes, certamente teria instalado um PS numa F-1000 à gasolina que tive e não o 229. Este é um baita motor, sou fã mesmo dele e da família MWM, mas a facilidade do PS 2.8 na F-1000 gasolina é bem maior e atenderia as minhas necessidades.

Opa..... errei sim em comparar um Mecânico com Eletrônico.

O elemento que você postou tem preço compatível...

Mas continuo com a mesma opinião.... se vai pegar um PS... encontre um bom..!! filé.

ferraz
23/06/2014, 14:43
E quanto ao motor maxxion 2.5 seria uma boa opção para as F1000?

rfdex
23/06/2014, 15:40
Ele sai originalmente nas F-1000 (1996 e 1997) versão HSD. É um modelo desvalorizado quando comparado com as versões com motor MWM. Acredito que para quem quer pickup para viajar, rodar no dia a dia e eventualmente transportar uma pequena carga (como uma moto, por exemplo), ele supre bem as necessidades, ainda mais se implementar algumas medidas já sugeridas por outros colegas aqui do fórum. Por exemplo: trocar bicos e bomba pelo do 2.8, abrir mais a bomba, etc.

ferraz
23/06/2014, 20:59
Sendo um motor que saiu de seria seria mais fácil para adaptar, pois seria somente instalar suportes que já existem e a venda e com os implementos necessários não apresentaria um bom custo beneficio?

rfdex
23/06/2014, 22:20
Ele (2.5) e o 2.8 por fora não muda nada amigo, por isso falei da facilidade em usar o 2.8, que possui maior potência, torque e durabilidade em relação ao 2.5.

Ramon Pires
24/06/2014, 00:25
Voce pode procurar o motor de uma F4000, tanto MWM 229 quanto serie 10, ou cummins, pode procurar o motor do cargo 814, 815, VW 7-100, 7-120, esses são MWM 229, ou 8-140, esse série 10 , um motor que seria excelente para a F1000 é o do MB 710, o OM 364, tem 115 cv mas duvido motor mais economico, deve gasta uns 10 % menos q os MWM, ou o do MB 914, é o mesmo 364 mas bem mais potente, e qualquer dessas combinações pega com caixa e tudo,desde suportes de motor, que a adaptação fica mais facil...

Randal
25/06/2014, 00:00
é galera muito bom ... Muitas opinioes e isso é bom ... Desde ja obrigado a todos e vou tentar ir respondendo a todos .... Não estou muito acostumado com o site mas e tb nem entro diariamente ... Mas vou tentar passar a entrar para irmos aperfeicoando as ideias ... Agora vou tentar postar as fotos que tirei ...
qdo peguei estava assim ...
Strivo , seta amarela , sto antonio , step na vertical , engate quebrado

e ai ja com algumas mudanças ...

Randal
25/06/2014, 00:22
Randal.........

Vou dar minha opinião sobre o MWM 229.... e gostaria que os colegas do fórum complementassem e se discordarem, contestem a vontade.

O mwm 229 é um motor desenvolvido para aplicação agrícola, foi utilizado em geradores, bombas, tratores e barcos.
No início da década de 80, foi colocado na F1000, F2000 e F4000 e também em uma série de caminhões pequenos, VW, Ford Cargo.
Parou de sair na F1000 no ano de 95 (a minha é a ultima com 229) com alguma modificações com relação ao primeiro motor que saiu na efe, a principal delas foi a modificação da bomba injetora linear por bomba rotativa.

Respondendo suas perguntas... (ao meu ponto de vista..)

O aspirado... tem 92cv e 30 Kgf.m de torque @1600rpm

Câmbio para ele pode ser dos mais antigos... um 240V, um 260F, Clarck 2615b...
Mais modernos... Os ZF da silverado e alguns Eatons.
Uns com adaptação.. .e outros Plug&Play.

Ele é bem lento, não é o mais indicado para andar... mas é simples, durável e de manutenção barata.
Anda bem menos que qualquer 2.8 que você cogitou.... mas dura muito mais.

é isso.. por enquanto.... qualquer coisa...só falar..

Vamos ver se o pessoal complementa.

pois éh drosssor51...
muito boas as informaçoes e são novidades para mim , como havia dito , não conhecia tal motor e acho que naõ seria o mais indicado para mim , não estou desmerecendo sua mecanica , mas quero um diesel com um bom desempenho , principalmente em BR ....
e fora bom saber pois ja me ofereceram este motor e sabendo mais sobre ele .... é um a menos !!! rs

Randal
25/06/2014, 00:29
Bom, chegou a minha vez de dar pitaco Randal. Já que vais fazer investimento numa conversão destas não faça "meia boca". Desculpem-me os demais amigos, mas pra camionete full size não acredito em motores "pequenos". Uma coisa é a potencia oferecida e a outra é o torque. Sou da época dos bons v8 e só me convenci dos diesel com os MWM 229 que oferecem um torque praticamente igual aos v8. São, assim como os v8 também de baixa rotação, ou seja, atingem o seu torque máximo lá pelos 2.600 RPM. Não sou o dono da verdade, mas não acredito nos "high speed" pras F1000. Eu partiria no mínimo de um 229 com bomba rotativa e quem sabe até turbo de fabrica. O que acho ideal é claro um X10, com uma caixa ZF com over drive e uma relação de diferencial 2,72. O cambio Mazda acho uma bosta, opinião minha. Na minha F84 tenho um 229 "recalibrado", a caixa de cambio clark original de 4 marchas que já tá dando sinais de não aguentar o torque do motor recalibrado e um diferencial 3,07. O troço anda muito mesmo. Se a caixa abrir o vou meter uma ZF over drive. Ford abraço.

isso ai Ze V8... tenho que concondar contigo .... se Deus me permitir quero poder ficar com esta Fmil por muito tempo ... mas com um belo Diesel rodando nela ... entao penso ... quero fazer da melhor forma que puder ....
um X10 com a caixa ZF seria muito bom .... otima opição ... mas dificil de encontar .... pelo menos ainda não o achei !!!
agora te pergunto : que seria o over drive do qual se refere ??

Randal
25/06/2014, 00:40
Já fiz esta conversão, na ocasião usei um MWM 229. Se fosse hoje sem dúvida alguma teria usado um Powerstroke 2.8 International pela facilidade na mudança. Este motor oferece 38 kgfm se não engano de torque, suficiente para o uso que eu ia dar à pickup (o 4.9 rende 35 kgfm). Terminei achando na net uma flange para adaptar o 229 no câmbio Mazda, que por sinal é um excelente câmbio. O problema é que não sabem usá-lo. A começar pelo óleo errado que usam nele. Ele pede fluído de transmissão automática e não óleo 80 ou 90 como muitos insistem em usar. Usando o 229, precisei trocar molas dianteiras, fazer flange, e diferencial (porque ficou muito reduzido usando a relação dele à gasolina). Usando o PS 2.8, as molas e o diferencial seria o mesmo. A única dúvida ficaria no câmbio, pois as Rangers diesel (2.5) usam o câmbio Mazda MR-I enquanto a F-1000 4.9 usa o Mazda MR-II. São bem parecidos, mas acho que tem diferença na profundidade da capa seca. Mas na pior das hipóteses você vende esse câmbio para o pessoal dos V-8 (esse câmbio casa plug and play no motor Ford 302 V8 e é altamente procurado pelos fanáticos por carros V8 Ford). O restante você usa peças originais da F-1000 HSD (como radiador, que na versão HSD é mais recuado para perto do motor, enquanto o do 4.9 fica rente à lataria); suporte do motor, etc. A facilidade em adaptar o 2.8 POWERSTROKE é infinitamente maior, sem contar que acredito seja mais econômico que o 229. Tenho quase certeza que esse motor 2.8 casa no câmbio da F-1000 4.9 (Mazda MR-II), mas teste antes! Abraço

ENTAO .... rfdex
ja li varios posts seus onde contou sua experiencia e adaptação ... e acho ate que se conseguir o 2.8 PS num bom preço .... vou nele ... pois o amigo Eduardo ( Edintruder ) ... me deu boas ideias qto a esta mecanica .....
e nao seuimuito bem como funcionam as relacoes do diferencial ... como seria?
e sera que algum amigo ja monto tal mecanica 2.8 power stroke na versao a gasolina e aproveitou o cambio e diferencial ...
alguem por favor se manifeste !!!!

mas olha so .... como vc defende com propriedade o 2.8 .... tenho pensado seriamente !!!!
e me diga uma coisa .... qual a diferença do 2.8 Power storke para o 2.8 mwm que equipava as S10 ???

drosssor51
25/06/2014, 12:11
é galera muito bom ... Muitas opinioes e isso é bom ... Desde ja obrigado a todos e vou tentar ir respondendo a todos .... Não estou muito acostumado com o site mas e tb nem entro diariamente ... Mas vou tentar passar a entrar para irmos aperfeicoando as ideias ... Agora vou tentar postar as fotos que tirei ...
qdo peguei estava assim ...
Strivo , seta amarela , sto antonio , step na vertical , engate quebrado

e ai ja com algumas mudanças ...

Randal... muito bonita sua picape... Está zerada....

Muito bonita....

sobre os motores.... O X10 também é LSD (diesel de baixa rotação).... vai ficar próximo de um 229 turbo de fábrica.

O X10 tem 20CV a mais que o 229 turbo.

rfdex
25/06/2014, 13:48
ENTAO .... rfdex
ja li varios posts seus onde contou sua experiencia e adaptação ... e acho ate que se conseguir o 2.8 PS num bom preço .... vou nele ... pois o amigo Eduardo ( Edintruder ) ... me deu boas ideias qto a esta mecanica .....
e nao seuimuito bem como funcionam as relacoes do diferencial ... como seria?
e sera que algum amigo ja monto tal mecanica 2.8 power stroke na versao a gasolina e aproveitou o cambio e diferencial ...
alguem por favor se manifeste !!!!

mas olha so .... como vc defende com propriedade o 2.8 .... tenho pensado seriamente !!!!
e me diga uma coisa .... qual a diferença do 2.8 Power storke para o 2.8 mwm que equipava as S10 ???

Sim, temos um colega de Natal aqui que tem uma F-1000 estendida com esse motor! A diferença é que o Powerstroke usa correia dentada e tem Turbina variável, o MWM não. Mas para fins de adaptação da F-1000, a fórmula do Powerstroke, por ser semelhante ao HSD 2.5, já está pronta. Não precisa reinventar a roda! Abraço

Ramon Pires
25/06/2014, 19:50
Randal... muito bonita sua picape... Está zerada....

Muito bonita....

sobre os motores.... O X10 também é LSD (diesel de baixa rotação).... vai ficar próximo de um 229 turbo de fábrica.

O X10 tem 20CV a mais que o 229 turbo.

Não é 20 cv's, são míseros 11...

rfdex
25/06/2014, 20:30
Mas o torque é bem diferente, não?

Ramon Pires
25/06/2014, 21:18
Mas o torque é bem diferente, não?

O TD 229 tem 3920cm³, 122,4 cv de potencia e 37 kgf de torque.

Vamo espera um que tenha o 4.3 responde, mas nao deve ser muita diferença...

drosssor51
25/06/2014, 23:13
Já que o assunto motores está quente.... SUGESTÃO:
Tabela de motores com torque potência, rpm etc....

MOTOR -CILINDRADA - POTÊNCIA - TORQUE - VEÍCULO - ANO

MWM 229 aspirado - 3922cm³ - 92cv@3000rpm - 29Kgf.m@1600rpm -F1000 - 95

Ai é só Quotar o post e completar a tabela....

NikoAbreu
26/06/2014, 00:36
Cummins serie B 4CC turbinado, interculado- 3.9 | 145 hp/3000 RPM, torque 47,0 kgfm/1500 RPM- F-250-99

ferraz
26/06/2014, 10:28
Quanto ao Cummins serie B 4CC, a adaptação é complicado, como fica desempenho, consumo, vibração, manutenção comparados com os MWM e Maxxion, ele não pode ser instado nos câmbios dos moteres a gazolina.

robson010203
26/06/2014, 10:37
Na F-1000, eu puis o cummins 4cc serie B, o mesmo que vai na F-250, fica show de bola, se tiver interesse eu te arrumo um.
eu estou a "caça" de um cummins da f250, porém quero o eletrônico e com todos os periféricos, mas tem que ser para o próximo ano, por enquanto estou amadurecendo as idéia$$$$$$$!!!!!

Randal
26/06/2014, 10:49
Cummins serie B 4CC turbinado, interculado- 3.9 | 145 hp/3000 RPM, torque 47,0 kgfm/1500 RPM- F-250-99

NikoAbreu ....
este cummins é o que equipa as F250 2006 em diante .... tenho um amigo que tem 1 2010 ... anda muito , ainda por ele ter chipado ela!!!
este seu é o mesmo , é eeletronico ????
seria um otima opição ... vc pode falar mais a respeito de como conseguil fazer esta adaptação e se não for indiscreto, qto vc investiu ????

drosssor51
26/06/2014, 12:25

MWM 229 turbo - 3922cm³ - 122,4cv@2800rpm - 37Kgf.m@1600rpm - F1000 - (que ano é a sua Ramon???)
Cummins B Turbo - 3.9L - 145cv@3000rpm - 47Kgf.m@1500rpm - F250 - 99

Randal
26/06/2014, 13:35
Galera alguem conhece ou ja ouvir falar de uma oficina de Venda e adaptação de Motores a Diesel em Santa Maria /RS ....
é que eu achei varias opçoes de motor nesta referida oficina e ate conservei com o suposto proprietário....
encontrei varios anuncios deles no Mercado Livre ....
então pergunto alguem ja ouviu falar ou conhece ???

Ramon Pires
26/06/2014, 17:52

MWM TD 229 - 3922cm³ - 122,4cv@2800rpm - 37Kgf.m@1600rpm - F1000 4x4 T - 94 + intercooler ???
Cummins B Turbo - 3.9L - 145cv@3000rpm - 47Kgf.m@1500rpm - F250 - 99

Imperador!
27/06/2014, 08:26
Galera alguem conhece ou ja ouvir falar de uma oficina de Venda e adaptação de Motores a Diesel em Santa Maria /RS ....
é que eu achei varias opçoes de motor nesta referida oficina e ate conservei com o suposto proprietário....
encontrei varios anuncios deles no Mercado Livre ....
então pergunto alguem ja ouviu falar ou conhece ???

Teve uma época que quase comprei um motor lá com eles.
Me pareceram sérios.
Acho que não fiz por causa da condições de pagamento ($$) e porque sou muito cri cri... ia ter que ir pra lá pra acompanhar todo o serviço.

Daniel.Shimomoto
27/06/2014, 11:30
O TD 229 tem 3920cm³, 122,4 cv de potencia e 37 kgf de torque.

Vamo espera um que tenha o 4.3 responde, mas nao deve ser muita diferença...

Galera, eu tenho o MWM 4.10T de 135cv @ 2600 rpms e 42kgf.m @ 1600 rpms.

O motor é excelente, projetado para ser turbinado e intercolado (embora a F- seja apenas turbo), e com durabilidade superior ao TD229 turbo, isso sem falar no barulho dele que é show!

Entretanto ele vibra muito (para o meu gosto - pode ser impressão mas parece vibrar mais que o D-229), consumo elevadissimo (8km/L na estrada andando bem leve).

Se eu fosse arriscar um, colocaria um Cummins 4BTAA da F-250 99/2000 e do Ford Cargo. Lembrando que tem que mudar o diferencial.

O melhor dos mundos ainda é o Powerstroke 2.8 da Ranger.

Abraços

Ivan Luiz
27/06/2014, 13:20
Galera, eu tenho o MWM 4.10T de 135cv @ 2600 rpms e 42kgf.m @ 1600 rpms.

Se eu fosse arriscar um, colocaria um Cummins 4BTAA da F-250 99/2000 e do Ford Cargo. Lembrando que tem que mudar o diferencial.

Abraços

Se o cambio tiver a 5ª 0,770 e o pneu for 31, relação 3,07 casa bem.

Randal
27/06/2014, 16:37
Teve uma época que quase comprei um motor lá com eles.
Me pareceram sérios.
Acho que não fiz por causa da condições de pagamento ($$) e porque sou muito cri cri... ia ter que ir pra lá pra acompanhar todo o serviço.

Imperador ....
mesma coisa eu ... ate que me parecem ser idoneos ... mas a distrancia por eu não poder acompanhar os erviço é o que esta pegando .....

?????

e mandar a caminhonete assim nas escuras ..... é complicado !!!!!

Imperador!
28/06/2014, 07:51
Imperador ....
mesma coisa eu ... ate que me parecem ser idoneos ... mas a distrancia por eu não poder acompanhar os erviço é o que esta pegando .....

?????

e mandar a caminhonete assim nas escuras ..... é complicado !!!!!

Exato, como sou profissional liberal não tenho os 30 dias de férias dos trabalhadores comuns. E perder uma semana acompanhando um serviço desses certamente ia prejudicar a mim e meus clientes. Mas se tivesse, muito provável de eu ter me tacado pro RS kkk

Tem um detalhe também que me parece que eles não compram o motor antigo (base de troca), o que é mais um problema.

Randal
28/06/2014, 09:29
Amigos ... definitivamente , minha opição na adaptação da caminhonete esta entre os wmw ... 4 cc Power Stroke ou 6 cc sprinte... acredito que sera a opiçao mais acertada !!
agora pergunto aos amigos ... pois temos no mercado o MWM 4 cc que equipavam as S10 .... qual a diferença entre ele e o PS da Ranger .... a oferta do que equipava a S10 é maior ... tenho achado motor , motor e cambio , com maior facilidade .... o que vcs me acham .... são 2 motores muito parecidos , mas quais são as reais diferenças entre MWM DA S10 E O WMW DA RANGER ???

rfdex
28/06/2014, 11:19
Amigo, já respondi esta mesma pergunta algumas mensagens atrás! O MWM 2.8 SPRINT (da S10) não casa no câmbio da F-1000 como o International 2.8 Powerstroke (da Ranger), logo os custos diminuem, assim como gastos secundários, como funcionamento de velocímetro, etc. A "fórmula" para usar o 2.8 Powerstroke na F-1000 já existe, pois se usa os mesmos itens (calço de motor, suporte de radiador, etc) usados na F-1000 HSD (que usou o Maxion 2.5). Abraço

BrunoDallanora2013
28/06/2014, 11:29
Quanto ao Cummins serie B 4CC, a adaptação é complicado, como fica desempenho, consumo, vibração, manutenção comparados com os MWM e Maxxion, ele não pode ser instado nos câmbios dos moteres a gazolina.

de manutenção o cummis da muito pouca, ele treme mais que o mwm x10 , se for botar motores diesel em camioneta que era gasolina não da para usar o mesmo cambio não aquentam só vai de dar dor de cabeça .

se é para por em F1000 estes powerstrock mwm 2.8 são muito fracos não vai ter a durabilidade que tem em um ranger s10.. pois vai trabalhar muito mais forçado e a f1000 é bem mais pesada para f1000 tem que ser motor forte com torque em baixas rotações e um cambio forte eaton ou zf 5 marchas !

o melhor para por é o mwm x10 pois ja equipa muitas f1000 ai é facil encontar peças para adaotação tanto como calço suportes ......
também saiu o 229 aspirado e turbo tambem são bom e economico o x10 é gastadar mas tem muita força !

não sei qual sua intenção de uso dela se for para andar bastante para ser economica ou pro 4x4 !
economia mwm 229
andar bastante e durabilidade mwm x10 ou cummins B turbo
tambem existe o caterpillar 4 cc
outro que pode ser bom mas gastador é o ford diesel fto4.4 turbo pode achar barto de tratores por ai é um motor bem forte e de durabilidade

tem outros mais legai ainda de colocar e ficaria uma bruta mais bruta ainda é os motor antigos detroit diesel v8 e v6 ! quanto as peças dele não sei dizer !

tem que pensar bem no que vai usar e escolher o melhor motor !

enquanto isto o teu a gasolina é um baita motor deve andar que é um foguete , sei que gasta e é gasolina ,mas é show com escape esportivo faz um barulho lindo

boa sorte na escolha !

uma dica já te dou vai de motor maiores de mais cilindradas ! esquece 2.8 e....... vai de 3.9 para cima !

Rodrigo Baratti
28/06/2014, 12:59
Pra ser do contra.
Com a grana do diesel, mantenha o 4.9, de uma mexida nele, instale uma reduzida e um jogo de eixos de F250 4x4.
Kkkkkkk podem jogar as pedras.

[]'s faça do seu gosto :concordo:

BrunoDallanora2013
28/06/2014, 13:29
Pra ser do contra.
Com a grana do diesel, mantenha o 4.9, de uma mexida nele, instale uma reduzida e um jogo de eixos de F250 4x4.
Kkkkkkk podem jogar as pedras.

[]'s faça do seu gosto :concordo:

tu que teve 4.9 tu sabe bem se vale a pena ou não trocar o motor ! compensou ? tens os lads bons e lados ruins ? coloca o que achou !

e outra depende do cara claro de 4x2 gasolina para um 4x2 diesel as vezes pode vender a sua e comprar um original diesel mais barato e tudo pronto , mas cada caso é diferente no seu caso tu queria uma 4x4 !

e se o cara que botar tipo um super motorzão pode comprar uma gasolina que é mais barata e por o motor e cambio que quiser do gosto dele , ai ta a vantagem !

rfdex
28/06/2014, 19:07
Eu também tive 4.9 e meu pai ainda tem uma original aqui na garagem. Hoje eu não converteria ela a diesel. A diferença do valor do litro acho que não compensa mais. Ela à gasolina parece carro de passeio, não tem nenhuma diesel que supere ela nisso (talvez nem as adaptadas com MWM Sprint 4.2 - 6 cilindro). Você joga 1,5 mil kgs em cima e parece que não tem nada. Performance a mesma, só altera o consumo. O motor não dá um problema sequer se cuidar de óleo e água sempre. A do meu pai tem mais de 300 mil kms, sendo que desses mais de 200 mil trabalhando e uso em dia a dia. Totalmente enxuto, nunca trocou nem um retentor sequer, quanto mais alguma junta. Não baixa uma gota de óleo ou de água. Já trocou bomba d'água duas vezes, velas algumas vezes. Ela andando a 100 em rodovia, sem carga pesada, chega a fazer quase 9 km/l. A minha vida inteira joguei pedra em camionete à gasolina, até meu pai comprar essa dele (por falta de $ à época, pois furtaram uma D-20 que não tinha seguro...) em 99. Depois disso passei a olhar com outros olhos. Com o preço do combustível hoje, não me importaria nem um pouco se minha Hilux fosse gasolina. Abraços!

Daniel.Shimomoto
28/06/2014, 19:25
de manutenção o cummis da muito pouca, ele treme mais que o mwm x10 , se for botar motores diesel em camioneta que era gasolina não da para usar o mesmo cambio não aquentam só vai de dar dor de cabeça .

se é para por em F1000 estes powerstrock mwm 2.8 são muito fracos não vai ter a durabilidade que tem em um ranger s10.. pois vai trabalhar muito mais forçado e a f1000 é bem mais pesada para f1000 tem que ser motor forte com torque em baixas rotações e um cambio forte eaton ou zf 5 marchas !

o melhor para por é o mwm x10 pois ja equipa muitas f1000 ai é facil encontar peças para adaotação tanto como calço suportes ......
também saiu o 229 aspirado e turbo tambem são bom e economico o x10 é gastadar mas tem muita força !

não sei qual sua intenção de uso dela se for para andar bastante para ser economica ou pro 4x4 !
economia mwm 229
andar bastante e durabilidade mwm x10 ou cummins B turbo
tambem existe o caterpillar 4 cc
outro que pode ser bom mas gastador é o ford diesel fto4.4 turbo pode achar barto de tratores por ai é um motor bem forte e de durabilidade

tem outros mais legai ainda de colocar e ficaria uma bruta mais bruta ainda é os motor antigos detroit diesel v8 e v6 ! quanto as peças dele não sei dizer !

tem que pensar bem no que vai usar e escolher o melhor motor !

enquanto isto o teu a gasolina é um baita motor deve andar que é um foguete , sei que gasta e é gasolina ,mas é show com escape esportivo faz um barulho lindo

boa sorte na escolha !

uma dica já te dou vai de motor maiores de mais cilindradas ! esquece 2.8 e....... vai de 3.9 para cima !

Bruno, o Cummins B vibra mais que o MWM 4.10?

To perguntando porque (tudo bem, é diferente) mas o Cummins ISBe (o série B eletronico) é muito suave, nem parece um diesel "de caminhão". Vide as F-250 MaxPower que não trepidam nada.

Honestamente gosto do X.10, acho um motorzão. Mas pelo desempenho, ele bebe em demasia e é um motor muito pesado intermanete, percebe-se bem isso ao acelerar ele sem carga, como demora para ganhar giro.

Grande Abraço

Abs!!!

BrunoDallanora2013
29/06/2014, 16:28
Eu também tive 4.9 e meu pai ainda tem uma original aqui na garagem. Hoje eu não converteria ela a diesel. A diferença do valor do litro acho que não compensa mais. Ela à gasolina parece carro de passeio, não tem nenhuma diesel que supere ela nisso (talvez nem as adaptadas com MWM Sprint 4.2 - 6 cilindro). Você joga 1,5 mil kgs em cima e parece que não tem nada. Performance a mesma, só altera o consumo. O motor não dá um problema sequer se cuidar de óleo e água sempre. A do meu pai tem mais de 300 mil kms, sendo que desses mais de 200 mil trabalhando e uso em dia a dia. Totalmente enxuto, nunca trocou nem um retentor sequer, quanto mais alguma junta. Não baixa uma gota de óleo ou de água. Já trocou bomba d'água duas vezes, velas algumas vezes. Ela andando a 100 em rodovia, sem carga pesada, chega a fazer quase 9 km/l. A minha vida inteira joguei pedra em camionete à gasolina, até meu pai comprar essa dele (por falta de $ à época, pois furtaram uma D-20 que não tinha seguro...) em 99. Depois disso passei a olhar com outros olhos. Com o preço do combustível hoje, não me importaria nem um pouco se minha Hilux fosse gasolina. Abraços!

9km/l uma media muito boa para um motor que tem mais de 140 cv se não me engano ele tem 150 cv correto ? só para andar nas curtas que fica mais gastador . quanto pega em kmh ? pega 180 kmh facil ?

para ter ideia um carro 1.6 que tinha na estrada fazia 11km/l em mdeia de 100kmh

no youtube tem uma turbinada ta louco é animal a puxada !

BrunoDallanora2013
29/06/2014, 16:38
Bruno, o Cummins B vibra mais que o MWM 4.10?

To perguntando porque (tudo bem, é diferente) mas o Cummins ISBe (o série B eletronico) é muito suave, nem parece um diesel "de caminhão". Vide as F-250 MaxPower que não trepidam nada.

Honestamente gosto do X.10, acho um motorzão. Mas pelo desempenho, ele bebe em demasia e é um motor muito pesado intermanete, percebe-se bem isso ao acelerar ele sem carga, como demora para ganhar giro.

Grande Abraço

Abs!!!

sim treme bem mais que o x10 só veruma f250 das primeiras com cummins b mecanico vibra bastante ! em caminhão pequeno e grande tu não nota tanto a vibração desses motores já numa camioneta se percebe bem !

o maxpower vibra mas bem pouco e apaga quieto , o mesmo no cargo 815 quando desliga parece que vai saltar longe isso devido que na f250 tem uma valvula na entrada de ar que fecha quando vai se desligar e o motor morre quieto e no cargo não tem esta valvula !

o mwm x10 quando desliga se sacode bastente tambem em funcionamento em algumas rotações não treme tant mas em outras bastante

agora tem o x10 eletronico este deve resolver a questão de economia ! diz ser praticamente o mesmo motor até a bomba vai onde ia a bomba injetora e no caso 4cilindro ja começa com 170 cv só é um motor mais complicado !

Rodrigo Baratti
29/06/2014, 19:40

É bem isso que o Raphael falou.
Eu comprei meio no impulso a sucata 4x4, então não tive muita saída a não ser comprar uma gasolina e aproveitar tudo que eu já tinha.
Mas hj se eu partisse de uma 4.9, manteria a gasolina e montaria os eixos da F250 com feixes na frente ou quem sabe até um 2link com panhard.
Pro meu uso, passeios e trilhas, seria mais apropriado e simples de montar.
Mas o consumo tem que levar em consideração, porque o 4.9 bebe mais que eu!!:drunk:

[]'s

Daniel.Shimomoto
30/06/2014, 08:30
sim treme bem mais que o x10 só veruma f250 das primeiras com cummins b mecanico vibra bastante ! em caminhão pequeno e grande tu não nota tanto a vibração desses motores já numa camioneta se percebe bem !

o maxpower vibra mas bem pouco e apaga quieto , o mesmo no cargo 815 quando desliga parece que vai saltar longe isso devido que na f250 tem uma valvula na entrada de ar que fecha quando vai se desligar e o motor morre quieto e no cargo não tem esta valvula !

o mwm x10 quando desliga se sacode bastente tambem em funcionamento em algumas rotações não treme tant mas em outras bastante

agora tem o x10 eletronico este deve resolver a questão de economia ! diz ser praticamente o mesmo motor até a bomba vai onde ia a bomba injetora e no caso 4cilindro ja começa com 170 cv só é um motor mais complicado !

Acredite se quiser, nunca vi uma F-250 Cummins B das primeiras funcionando. Só a MaxPower.

Quanto ao MWM eletronico, ele não é o x.10. É o X.12 e o 4 cilindros (4.12) tem 4,8L, 0,5L a mais que o 4.10 que é 4.3L

Abs!

rfdex
30/06/2014, 12:33
9km/l uma media muito boa para um motor que tem mais de 140 cv se não me engano ele tem 150 cv correto ? só para andar nas curtas que fica mais gastador . quanto pega em kmh ? pega 180 kmh facil ?

para ter ideia um carro 1.6 que tinha na estrada fazia 11km/l em mdeia de 100kmh

no youtube tem uma turbinada ta louco é animal a puxada !

146 cv se não engano no documento. Não chega a 180 não. Acho que corta em 160. Abraço!

Randal
30/06/2014, 15:54
Bom no doc diz 146 vc e num chega mesmo não a 180 km ... E poça 9 km de meia se a minha fizesse eu nem mexia !!!
Brincadeiraaaaa ... Diesel a todo custo !!! Gosto , confio e defendo !!

drosssor51
30/06/2014, 19:43
Bom no doc diz 146 vc e num chega mesmo não a 180 km ... E poça 9 km de meia se a minha fizesse eu nem mexia !!!
Brincadeiraaaaa ... Diesel a todo custo !!! Gosto , confio e defendo !!

Fala Randal....

Escolheu o motor??? Vai de 2.8 PS mesmo??
abç

BrunoDallanora2013
30/06/2014, 20:48
Acredite se quiser, nunca vi uma F-250 Cummins B das primeiras funcionando. Só a MaxPower.

Quanto ao MWM eletronico, ele não é o x.10. É o X.12 e o 4 cilindros (4.12) tem 4,8L, 0,5L a mais que o 4.10 que é 4.3L

Abs!

sim mas olhando por fora aproveitaram bem e usaram o mesmo bloco do x10 com varias modificações ! pelo manual de manutenção tem vários tipos de camisa e pistão para o x10 4cc e 6cc no caminhão tem uns com mais cilindrado outro com menos

Abs!

BrunoDallanora2013
30/06/2014, 20:55
146 cv se não engano no documento. Não chega a 180 não. Acho que corta em 160. Abraço!

e de 0 a 160 kmh chega ligeiro ? vi um video de um jeep com o motor 4.9 da f1000 e de 0 a 100 foi só um pisada ! mas nunca vi um video da f1000 4.9 arrancando , se auguem tiver seria legal !

Randal
01/07/2014, 10:27
e de 0 a 160 kmh chega ligeiro ? vi um video de um jeep com o motor 4.9 da f1000 e de 0 a 100 foi só um pisada ! mas nunca vi um video da f1000 4.9 arrancando , se auguem tiver seria legal !

bruno ... fala pro c ... por enquanto estou rodando no 4.9 ... vejo que é um motor com muita força ... mas de final eu ainda não cheguei nos 160km ... andei a uns 145 e não passou disso .... mas tb acho que tenho um pouco de dó de abrir a garganta da Femil e dexa ela anda ... ai acho que fara uns 2,5 com 1 lt de gas.... kkkk

Randal
01/07/2014, 10:41
Fala Randal....

Escolheu o motor??? Vai de 2.8 PS mesmo??
abç

Drossor...

cara ... resolvi o sequinte .... 1 opção : 6 cc mwm sprinte ... achei uma silverado pra tirar toda mecanica e colocar na éFe ... mas ainda não estou com toda grana na mao .... 20 mil
2 opção : 2.8 power stroke e aproveitar o meu cambio , trocar minha relaçao do dif. e da uma boa mexida nele ... bicos de alta vazao , turbina maior e um bom ajuste na BI !!! mas ainda não achei o motor completo , pois terei que montar o motor completo e comportado , documentar a conversão e depois mexer na performance dele !!!
3 opção /; motor 2.8 mwm da s10 com cambio e diferencial .... achei este por 16mil

estas são as opiçoes ... o que acha ????

Zé V8
01/07/2014, 10:47
Randal, minha humilde opinião, eu iria na opção 1, partindo do princípio que está completa a mecanica com uma caixa com 5 drive. Não acho uma boa idéia sair catando peças para montar o 2.8 que não está completo pois nos finalmente acabará saindo mais caro. Na opção 3 o diferencial da S10 não dá certo na F1000, largura da carcaça, ancoragens de molas e amortecedores.

duardobruno
01/07/2014, 11:27
Eu acho que ia de MWM sprint 6cc tb. Afinal, o que é um peido pra quem já está cagado??? Vai ter uma final violenta, muita força e pouca adaptação. E manutenção cara por manutenção cara.... eu iria de 6 canecos. Digo isso pq acho mais cara a manutenção de MWM 2.8, Maxion 2.8 e MWM Sprint , se comparados com MWM 229.

rfdex
01/07/2014, 14:04
Se usar qualquer um dos três motores, não irá precisar trocar em princípio a relação de diferencial. São motores de rotação elevada, diferente de um 229 ou X10. O único problema é se usar o MWM 4.2 Sprint (6 cilindros), ele pode destruir o diferencial se não souber tocar. À época que converti minha ex-F1000, deixei de pegar um motor PS 2.8 completo (até ar condicionado) por 6,5 mil, com menos de 50 mil kms rodados. O PS 2.8 é o mais fácil e barato de instalar, até porque aproveita até câmbio (inclusive o câmbio Mazda é ruim para quem não o conhece ou não sabe usar!). Em segundo lugar seria o MWM 2.8, mas neste caso eu trocaria o câmbio e usaria o da própria S10 pra ficar um conjunto original. E por último usaria o MWM 4.2 (6 boca), trocar câmbio, eixo, diferencial, etc. Em questão de economia (consumo) a ordem também é a mesma, PS 2.8; MWM 2.8 e MWM 4.2. Você tem de avaliar qual será o uso da pickup. Eu sempre gostei e usei diesel por questão de economia, porque nada compara puxar peso num motorzão à gasolina. Quem tem F-1000 4.9 e já usou ela para trabalho sabe o que é. Não tem a lerdeza, a sujeira, a vibração e a manutenção caríssima do diesel. E se o motor explodir, compra outro que é barato. Com o preço de um diesel você compra dois 4.9 usado. Mas cada um tem um gosto. Pense bem para não se arrepender, como eu. Abraço

drosssor51
01/07/2014, 14:35
Drossor...

cara ... resolvi o sequinte .... 1 opção : 6 cc mwm sprinte ... achei uma silverado pra tirar toda mecanica e colocar na éFe ... mas ainda não estou com toda grana na mao .... 20 mil
2 opção : 2.8 power stroke e aproveitar o meu cambio , trocar minha relaçao do dif. e da uma boa mexida nele ... bicos de alta vazao , turbina maior e um bom ajuste na BI !!! mas ainda não achei o motor completo , pois terei que montar o motor completo e comportado , documentar a conversão e depois mexer na performance dele !!!
3 opção /; motor 2.8 mwm da s10 com cambio e diferencial .... achei este por 16mil

estas são as opiçoes ... o que acha ????

Existem opiniões deferentes aqui no fórum...kkkk

Eu iria de opção 1 (como já comentei anteriormente.. gosto de motor grande)........ se o comprometimento do mecânico para com a adaptação for muito boa.
Tenho pavor de adaptações porcas.. pois você lembrará delas para sempre... sempre ajeitando ou precisando reparar algum detalhe, e o que era para ser robusto e confiável vira uma novela mexicana.
Eu não sou muito fã de gambiarra.... portanto tem que ser um cara bom para adaptar.!

Se você não tem esse cara.... o PS 2.8 é plug&play.... facilita a vida e reduz muito a probabilidade de cagada.

Isso pensando em motores que você escolheu..... Se fosse minha iria de LSD.

Abç

BrunoDallanora2013
01/07/2014, 20:33
bruno ... fala pro c ... por enquanto estou rodando no 4.9 ... vejo que é um motor com muita força ... mas de final eu ainda não cheguei nos 160km ... andei a uns 145 e não passou disso .... mas tb acho que tenho um pouco de dó de abrir a garganta da Femil e dexa ela anda ... ai acho que fara uns 2,5 com 1 lt de gas.... kkkk

hhahaha 2,5 KM ai não da mesmo , mas acho que não chega tanto ! imagina o pessoal que tinha maverick v8 e f100 ? vivia no posto ,ou tinha um.

já escolheu o motor ?

Randal
02/07/2014, 09:37
Randal, minha humilde opinião, eu iria na opção 1, partindo do princípio que está completa a mecanica com uma caixa com 5 drive. Não acho uma boa idéia sair catando peças para montar o 2.8 que não está completo pois nos finalmente acabará saindo mais caro. Na opção 3 o diferencial da S10 não dá certo na F1000, largura da carcaça, ancoragens de molas e amortecedores.

Ze ...
entao .... minha vontade esta com o 6cc , acho que seria o melhor conjunto, e outra ja que é pra adaptar , é mexida mesmo ... que seja com um conjunto cabeceira .... mas o problema o meu obstaculo esta sendo o bolso .... :(
mas ainda naõ esta nada resolvido definitivo .... so vou difinir a hora que casar, motor , mecanico , R$ mao de obra ... pois nao posso ficar muito tempo com a Efe parada em oficina ....
outro ponto .... ao que me informaram seria possivel sim adaptar o conjunto da s10 , motor , cambio e trocar a relacão do meu diferencial !!!

mas vou tirar a duvida
e vleu pelo tok

Randal
02/07/2014, 09:45
Se usar qualquer um dos três motores, não irá precisar trocar em princípio a relação de diferencial. São motores de rotação elevada, diferente de um 229 ou X10. O único problema é se usar o MWM 4.2 Sprint (6 cilindros), ele pode destruir o diferencial se não souber tocar. À época que converti minha ex-F1000, deixei de pegar um motor PS 2.8 completo (até ar condicionado) por 6,5 mil, com menos de 50 mil kms rodados. O PS 2.8 é o mais fácil e barato de instalar, até porque aproveita até câmbio (inclusive o câmbio Mazda é ruim para quem não o conhece ou não sabe usar!). Em segundo lugar seria o MWM 2.8, mas neste caso eu trocaria o câmbio e usaria o da própria S10 pra ficar um conjunto
original. E por último usaria o MWM 4.2 (6 boca), trocar câmbio, eixo, diferencial, etc. Em questão de economia (consumo) a ordem também é a mesma, PS 2.8; MWM 2.8 e MWM 4.2. Você tem de avaliar qual será o uso da pickup. Eu sempre gostei e usei diesel por questão de economia, porque nada compara puxar peso num motorzão à gasolina. Quem tem F-1000 4.9 e já usou ela para trabalho sabe o que é. Não tem a lerdeza, a sujeira, a vibração e a manutenção caríssima do diesel. E se o motor explodir, compra outro que é barato. Com o preço de um diesel você compra dois 4.9 usado. Mas cada um tem um gosto. Pense bem para não se arrepender, como eu. Abraço

rfdex....
pensandona parte economica do negocio , estou com vc e concondo em tudo!!!
agora se eu achesse um desses 2.8 kcom 50mkm por 6,5 tava fechado !!!! mas confesso que não estou encontrando boas opiçoes somente acho motores parciais , ai acho que é pior ter que sair juntando perifericos.... pois não quero gatar muito na montagem inicial ate documentar !!!
concondo contigo na questao da economia pois dinheiro nao aceita desaforo ... pensando por esta lado o 2.8 PS é uma otima opçao !!!!

Randal
02/07/2014, 09:49
[QUOTE=BrunoDallanora2013;2156967]hhahaha 2,5 KM ai não da mesmo , mas acho que não chega tanto ! imagina o pessoal que tinha maverick v8 e f100 ? vivia no posto ,ou tinha um.

já escolheu o motor ?

cara...
estou pesquisando .... e procurando por 6 cc ( ja achei , mas a grana ainda num da ) .... e to a procura do 2.8 PS !!!

Ramon Pires
02/07/2014, 09:52
[QUOTE=BrunoDallanora2013;2156967]hhahaha 2,5 KM ai não da mesmo , mas acho que não chega tanto ! imagina o pessoal que tinha maverick v8 e f100 ? vivia no posto ,ou tinha um.

já escolheu o motor ?

cara...
estou pesquisando .... e procurando por 6 cc ( ja achei , mas a grana ainda num da ) .... e to a procura do 2.8 PS !!!

Liga la na JR Diesel e ve a mecanica de um caminhao 3/4 que deve ser mais barato, as vezes a pessoa fica no sonho da mecanica da F250 se pode acha uma mecanica Cummins com caixa e tudo por bem menos...

rfdex
02/07/2014, 17:40
RANDAL, lembro que este motor achei no Mercado Livre à época, procurando por SUCATA RANGER no campo de busca. Mantive contato com alguns vendedores até achar o que me vendia a 6.5 mil completo e ainda disse que daria o sistema de ar junto (o que aproveitasse, pois tinha afetado a cabine o acidente que a pickup sofreu). Terminei não fechando negócio por preferir um 229, mas não imaginava que teria de mudar tanta coisa...

drosssor51
02/07/2014, 18:44
RANDAL, lembro que este motor achei no Mercado Livre à época, procurando por SUCATA RANGER no campo de busca. Mantive contato com alguns vendedores até achar o que me vendia a 6.5 mil completo e ainda disse que daria o sistema de ar junto (o que aproveitasse, pois tinha afetado a cabine o acidente que a pickup sofreu). Terminei não fechando negócio por preferir um 229, mas não imaginava que teria de mudar tanta coisa...

Raphael... para colocar um motor grande... tem que mudar muita coisa mesmo...
Travessa de motor... travessa de câmbio...
Molas dianteiras...

Para se ter uma ideia.... no manual da minha efe... tem dois tipos de caixa de direção (setor).... um para efe gasosa.. e outro para efe diesel...
Aparentemente peças idênticas, mas com a relação de voltas no volante diferentes...

Uma série de detalhes que um bom mecânico deveria saber... não é brincadeira não.

Que ano era sua efe transformada??? que câmbio e diferencial usou??

abç..

rfdex
02/07/2014, 19:23
1997, uma versão cabine dupla 4 portas com carroceria independente, usei o câmbio Mazda com um flange que achei (por sorte) no mercado livre e motor MWM 229. Vendi ela antes de alongar o diferencial, que estava o original da 4.9. Abraço!

drosssor51
02/07/2014, 23:25
Pessoal.... e Randal.

Não sei se deveria fazer isso... mas existem umas discussões muito interessantes sobre motores.... e o foco está sobre o mwm 2.8 e o Power Stroke 2.8.... é uma comparação entre eles..
Mas tem muito "PAIXÃO e ÓDIO" envolvida na discussão.....
Cabe aos leitores filtrarem o que convém...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/14611-mwm-2-8-x-powerstroke-2-8-a-5-print.html

São 12 paginas do melhor entretenimento....

Abç a todos.

Randal
03/07/2014, 10:14
1997, uma versão cabine dupla 4 portas com carroceria independente, usei o câmbio Mazda com um flange que achei (por sorte) no mercado livre e motor MWM 229. Vendi ela antes de alongar o diferencial, que estava o original da 4.9. Abraço!

Rfdex .... o camnbio caiu bem neste motor e a relação do diferencial como ficou ???
qual era autonomia , cidade/ br ??
e ela andava bem , pra viajar dava para anda ai a 120 / 130 sem forçar ???
como ficou ???

achei um 229 aki na cidade , mas como vc disse que essa adaptação foi complicada e aki tb [e complicado de macanicos , não quis mnexewr com este motor não !!!

Randal
03/07/2014, 10:17
Pessoal.... e Randal.

Não sei se deveria fazer isso... mas existem umas discussões muito interessantes sobre motores.... e o foco está sobre o mwm 2.8 e o Power Stroke 2.8.... é uma comparação entre eles..
Mas tem muito "PAIXÃO e ÓDIO" envolvida na discussão.....
Cabe aos leitores filtrarem o que convém...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/14611-mwm-2-8-x-powerstroke-2-8-a-5-print.html

São 12 paginas do melhor entretenimento....

Abç a todos.

:curtir: drossor .... tava procurando um desses topicos !!!!! :curtir:

Randal
03/07/2014, 10:23
amigos ... eu estava pensando aki com meus botoes ....
não entendo a repseito de relação de diferencial ....
mas ignorantemente estava pensando ....
o porque nao posso usar minha relação do diferencial , sendo que o motor 4.9 é de alta rotaçao , em um motor diesel como por exemplo o 6 cc ou ate mesmo o 2.8 mwm????
a relação original da efe gas. é 3,55:1..... como ficara se usasse esta relação ????

BrunoDallanora2013
03/07/2014, 12:28
o porque nao posso usar minha relação do diferencial , sendo que o motor 4.9 é de alta rotaçao , em um motor diesel como por exemplo o 6 cc ou ate mesmo o 2.8 mwm????
a relação original da efe gas. é 3,55:1..... como ficara se usasse esta relação ????

esquece o diferencial a sua é 4x2 se concentra no motor depois do motor no lugar ai pode testar como fica se não achar bom pode trocar coroa e pinhão , este é 3.55 o meu é 3.07 e é bem curto para um diesel tem outras medidas de relação para teu diferencial da uma procurada !

um motor diesel no maximo chega as 3.200 rpm temuns só as 2.700 e ai vai um motor a gasolina chega fácil a 5.000 rpm ai o diferencial é mais curto ! num diesel pode ficar amarrada para andar

rfdex
03/07/2014, 17:01
Rfdex .... o camnbio caiu bem neste motor e a relação do diferencial como ficou ???
qual era autonomia , cidade/ br ??
e ela andava bem , pra viajar dava para anda ai a 120 / 130 sem forçar ???
como ficou ???

achei um 229 aki na cidade , mas como vc disse que essa adaptação foi complicada e aki tb [e complicado de macanicos , não quis mnexewr com este motor não !!!

Caiu bem sim, com a flange ficou 100%. Fazia 10-11 km por litro cidade e estrada (aqui em Brasília é um pouco fora da realidade porque as ruas são largas e o trânsito flui). Ela chegava urrando aos 120-130, mas o ideal era 100.

rfdex
03/07/2014, 17:02

Primeiro instale o motor. Se usar um motor de alta rotação, como os MWM 2.8 e 4.2 ou o PS 2.8, acredito que nem precisará mexer no diferencial. Se usar o 229 ou o X10, com certeza deverá mexer no diferencial! Mas primeiro instale o motor e teste, ok! Abraço

Randal
04/07/2014, 20:07
Galera vou de 6cc !!!

Randal
05/07/2014, 10:14
Galera vou de 6cc !!!

Decidi pelo 6 cc pelo seguinte ...
Estive pensando...adaptação por adaptação , nunca vi uma eFe rodando com o 2.8 seja o PS ou o mwm .... a proposta é muito boa e ate o custo beneficio , pois entendi que com tal mecanica teria boa desenvoltura e economia e para minha necessidade , nem seria preciso tanto mais do que o 2.8 pois não puxo peso ou necessito de grande força na eFe .... meu uso hoje é 60 % urbano e aos fds vou pra roça.... mas tb toda semana tenho que viajar pois tb trabalho fora .... Ja andei em algumas eFes com o 6 cc (sprinte ) , e confesso que achei show de caminhonete e acho que fica ate melhor do que nas F250 .... outro ponto que ponderei é a questao da revenda , que apesar de hoje não ter ideia nenhuma em sair da eFe ... nunca se sabe o dia de amanha e penso que seria complicado oferecer no mercado uma caminhonete com uma mecanica tão "diferente" , agora as eFes anunciadas com o 6 cc giram nos ses 45, 48 e ate 50 mil .... como o velho ditado ja diz ... o que é um peito pra quem ja esta cagado .... ja que vou mexer vou fazer tudo nu jeito ... motor 6 cc sprinte , cambio ZF e o que precisar ajustar na relação do diferencial sera ajustado .... cada um tem seus gostos e suas vaidades .... e seu que por melhor que fique o 2.8 .... sempre ficaria com a possibili dade do sprinte 6cc na cabeça .... ja tive uma GMC com o 6cc e era maquina , show .... sobrava motor e acho que é assim que todo mundo quer ... quanto ao consumo ... tudo vai do ajuste e da forma que se anda ....
acho que é mais ou menos isso !!!

Daniel.Shimomoto
05/07/2014, 19:21
Tá certo. O Powerstroke é plug and play e racional, longe de ser aquele motor que mexa no emocional da gente.

O Sprint 6 cilindros é joia! E fora que anda pra caramba! Mas como dica, procure um Sprint de fabricação mais recente (1998 em diante) que são os modelos mais bem desenvolvidos.

Grande Abraço e boa sorte!

f-1000 c.e 4.2
06/07/2014, 14:59
Fala Randal, bom minha opiniao talvez nao seja imparcial pois possuo uma Fmil Super Cab, Xlt 97 a Utima, com motor Sprint 6.07t (F-250), com intercooler.. Esta com o motor e cambio zf e diferencial positivo e a relacao da gasolina, fica show, consumo fica em torno de 9 na cidade na estrada chega perto do 14 a 120km\h,caminhonete anda muito quem conhece sabe...em relacao ao custo na sua regiao, pense nesta opcao acho a melhor de todas..abraços..

drosssor51
06/07/2014, 18:34
Decidi pelo 6 cc pelo seguinte ...
Estive pensando...adaptação por adaptação , nunca vi uma eFe rodando com o 2.8 seja o PS ou o mwm .... a proposta é muito boa e ate o custo beneficio , pois entendi que com tal mecanica teria boa desenvoltura e economia e para minha necessidade , nem seria preciso tanto mais do que o 2.8 pois não puxo peso ou necessito de grande força na eFe .... meu uso hoje é 60 % urbano e aos fds vou pra roça.... mas tb toda semana tenho que viajar pois tb trabalho fora .... Ja andei em algumas eFes com o 6 cc (sprinte ) , e confesso que achei show de caminhonete e acho que fica ate melhor do que nas F250 .... outro ponto que ponderei é a questao da revenda , que apesar de hoje não ter ideia nenhuma em sair da eFe ... nunca se sabe o dia de amanha e penso que seria complicado oferecer no mercado uma caminhonete com uma mecanica tão "diferente" , agora as eFes anunciadas com o 6 cc giram nos ses 45, 48 e ate 50 mil .... como o velho ditado ja diz ... o que é um peito pra quem ja esta cagado .... ja que vou mexer vou fazer tudo nu jeito ... motor 6 cc sprinte , cambio ZF e o que precisar ajustar na relação do diferencial sera ajustado .... cada um tem seus gostos e suas vaidades .... e seu que por melhor que fique o 2.8 .... sempre ficaria com a possibili dade do sprinte 6cc na cabeça .... ja tive uma GMC com o 6cc e era maquina , show .... sobrava motor e acho que é assim que todo mundo quer ... quanto ao consumo ... tudo vai do ajuste e da forma que se anda ....
acho que é mais ou menos isso !!!

Randal..... gostei da sua escolha...

Agora é garimpar um motor bom.... (como o Daniel comentou....) e achar um meca de responsa para fazer a transfusão.

Tente entrar em contato com quem já tem... onde fez a adaptação.. e o que achou do resultado final.
As vezes falando com que já fez tal adaptação, luzes se acenderão... obstáculos podem ser vencidos antes do serviços estar em andamento.

abç

Randal
06/07/2014, 20:06
troke
Tá certo. O Powerstroke é plug and play e racional, longe de ser aquele motor que mexa no emocional da gente.

O Sprint 6 cilindros é joia! E fora que anda pra caramba! Mas como dica, procure um Sprint de fabricação mais recente (1998 em diante) que são os modelos mais bem desenvolvidos.

Grande Abraço e boa sorte!

com certeza Daniel ... é bem isso !!! o Power Stroke é uma opição muito racional ... ,mas nao mexe com nossa emoção ... os mwm pra nos Mileiros remete ao que ha de melhor ... e agora so preciso achar o melhor que eu puder .... e com certeza dos mais novos ... se não me engano acredito que temos o 6 cc ate 2005... e agora o megocio é garimpar por ele!!!!!

Randal
06/07/2014, 20:09
Fala Randal, bom minha opiniao talvez nao seja imparcial pois possuo uma Fmil Super Cab, Xlt 97 a Utima, com motor Sprint 6.07t (F-250), com intercooler.. Esta com o motor e cambio zf e diferencial positivo e a relacao da gasolina, fica show, consumo fica em torno de 9 na cidade na estrada chega perto do 14 a 120km\h,caminhonete anda muito quem conhece sabe...em relacao ao custo na sua regiao, pense nesta opcao acho a melhor de todas..abraços..

amigo .... qual é sua mecanica ???

BrunoDallanora2013
06/07/2014, 20:24
troke

com certeza Daniel ... é bem isso !!! o Power Stroke é uma opição muito racional ... ,mas nao mexe com nossa emoção ... os mwm pra nos Mileiros remete ao que ha de melhor ... e agora so preciso achar o melhor que eu puder .... e com certeza dos mais novos ... se não me engano acredito que temos o 6 cc ate 2005... e agora o megocio é garimpar por ele!!!!!

porque dos mais novos ? se for por aqueles que quebravam o virabrequim, ja respondo que se achar um daquels é só trocar o peso volante dianteiro ( o que vai na ponta do motor que toca todas polias ) não sei se é o nome certo mas é isto eles eram grande pesados demais o que quebrava a ponta do virabrequim! a ford fez um recal na época ! o que tínhamos na f250 ano 2000 quebrou o virabrequim e nos deram um motor novo na época na nota fiscal tinha como 8.000 reais o valor de fabrica do motor,( a Ford que pagou tudo claro ) só foi pago o quincho até a concessionaria !

é meio complicado achar um motor desses e o motor fora da camioneta é meio difícil de dizer se esta em condições ou não para comprar é meio um loteria ! pode comprar um barato e bom e um caro e estar ruim , o certo e comprar desmontar e revisar todo ele e se precisar fazer todo o motor ! será que a MWM não vende um completo novo ? as vezes sai mais em conta

se achar i cambio ZF junto melhor ainda !

BrunoDallanora2013
06/07/2014, 21:09
um projeto que acho intereçante fazer na f1000 : usar o o x12 muita gente não gosta de eletronico mas a potencia compensa sera que é econômico ?

olha só : http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/78480-vendo-motor-mwm-x-12-4cc-eletronico-post1241177.html#post1241177

Edintruder
07/07/2014, 18:30
Randal, não tinha visto esse teu tópico. Ficamos apenas nas mps...

Quanto tens para gastar nesse projeto?
São 2 corações, parte para uma mecânica completa de silverado ou coloca um ps 2.8 e dá uma bomnbada nele que vai andar muito perto do MWM Sprint 6 cilindros, gastando 30% do combustível.

O PS é uma baita motor, muito confiável e durável. Tem manutenção muito barata usando peças originais. Tem apenas alguns melindres que é bom contar com mecânicos que conhecem esse motor, pois não é qualquer um que acerta ele. A F1000 e a Ranger CD 4x4 partilham do mesmo peso, e mesmo o 2.5 tocava muito bem as F1000 e as Rangers. O 2.8 então é piada. Ele original já vai fazer a tua F1000 andar mais que com o 4.9i. Se trocar bicos do 2.8 vai colar fácil esses 180 do painel.

Com o 2.8 podes contar de 11 a 12km/l na rodovia, já o sprint chega nos 10 andando só de boa.

Randal
08/07/2014, 08:58
Randal, não tinha visto esse teu tópico. Ficamos apenas nas mps...

Quanto tens para gastar nesse projeto?
São 2 corações, parte para uma mecânica completa de silverado ou coloca um ps 2.8 e dá uma bomnbada nele que vai andar muito perto do MWM Sprint 6 cilindros, gastando 30% do combustível.

O PS é uma baita motor, muito confiável e durável. Tem manutenção muito barata usando peças originais. Tem apenas alguns melindres que é bom contar com mecânicos que conhecem esse motor, pois não é qualquer um que acerta ele. A F1000 e a Ranger CD 4x4 partilham do mesmo peso, e mesmo o 2.5 tocava muito bem as F1000 e as Rangers. O 2.8 então é piada. Ele original já vai fazer a tua F1000 andar mais que com o 4.9i. Se trocar bicos do 2.8 vai colar fácil esses 180 do painel.

Com o 2.8 podes contar de 11 a 12km/l na rodovia, já o sprint chega nos 10 andando só de boa.

:euforico:
ahuahuahuahuahuahuahu... mas olha só quem apareceu !!!
agora so falta o Tio eddi!!!!

Brincadeiras a parte .... obrigado por participar amigo Edin .!!!
é sempre bom trocar ideias com que entende ... pois afinal de contas eu NAO ENTENDO É NADA .... KKKK
mas tambem tenho estudado a respeito e interesse em aprender ...... mas aki no forum sempre estarei kms atras da maioria dos amigos ... pois aki ja vi ... engenheiros , mecanicos , eletricos, de produção , insdustriais , etc ... e principalmente muitos fussados e exzimios conhecedores de mecanica em geral ... eu em contra partida CIRURGIAO DENTISTA ... RS
Mas vou chegar la !!!!! :concordo:

Amigo Edin....
ontem mesmo antes de ler sua mensagem estava revendo o email que me mandou , onde falava a respeito a do 2.8 ps , pelo fato de ser praticamente plug em play e poder dar uma boa mexida nele , que seria uma boa opçao... disse que facilmente poderiamos alcançar 170 cv nele sem perder em durabilidade ... Bicos da Rasch , turbina maior, regular a BI,e na manutençao, oleo a cada 7mil KM e regime maximo de 3500rpm....
Bixo .... e vou falar pra vc sinceramente não preciso de mais do que isso , meu uso é 60% urbano , 20 % off road e 20 % rodovia , não puxo carga nela e acho que no maximo uma mudança ... kkkk
Pensei muito a respeito pesquisei e o que ta pegando é que não achei nenhum bom 2.8 PS ... mww achei , mas ai ja tem que trocar o cambio .... se eu achasse um bom P.S. iria sim nele , mas o problema é que num ta achando mesmo .... sempre que ligo e pergunto percebo que o povo torce a boca e diz que não mexe com tal motor , como se fosse ruim e sempre me oferecem outra opção ... 229 achei varios tem um aki na cidade por 5 mil, x10 nem sinal , 2.8 mwm acha , mas ai tambem pra ficar bom tem que trocar o cambio ... e pra adaptar muito no sentido de aproveitar o mazda , não acho legal ...
como disse , pensei tambem no futuro ,não comprei e nem decidi pela empreita pra depois me desfazer da eFe , como ja dito ela atende todas minhja necessidades e vaidades , gosto delas e quero fazer o melhor , pois é pra MIM mesmo !!!
o 6 cc sprinte , é caro , ta fora do meu orçamento , mas ja que não acho a opçaõ economica do negocio que seria o 2.8 PS e mexer nele pra ser um bom andador de rodovia... penso que seria a uma opção boa , pois assim ja troco tudo , motor 6cc sprinte, cambio zf e ajuste do diferencial .....
Cara sinceramente , tenho visto que isso tudo é uma locura , visto que a mão de obra qualificada é uma bosta ... sou novo aki na cidade e todos que converso pra mexer pra mim nesta adaptação , torcem a boca e pulam fora ...
ja tem gente ate fazendo conta pra mim ... ( pega o dinheiro , coloca na poupança e com o que render abastece , da pra vc colocar num sei quantos mil lts de gasolina e andar num sei quantos mil km sem gastar com isso ))
vontade é de manda tudo pra pqp.... kkkkk
Ma olha so ... não vou sair do meu objetivo ... se precisar esperar mais , vou esperar , mas vou mexer , e vai ficar top !!!
ainda tem muita coisa pela frente ... como BL de 3" , pneus BF 33 , couro , retoques na pintura ou ate mesmo nela tudo ... tenho cuidado e zelado , toda semana ageito alguma coisa , troco , conserto , desmonto , limpo , etc ...
mas é isso ai ... sei que vai dar tudo certo e meu duendes crescem cada dia mais ... kkkkk
ah... minha ideia é de investir ate uns 20 ... hoje tenho 10 ... e estou a procura do conjunto mecanico que ira equipala !!!

valeu ... e abçs!!!

Edintruder
09/07/2014, 07:12
Randal, uma caixa da S-10 4x2 é metade do valor de uma caixa ZF da F250. Então, mesmo se partires para um MWM 2.8 com caixa, pode sair mais em conta que o Sprint. O MWM Sprint 2.8 rende muito bem e demanda mais cuidados que o 2.8 PS. O PS tem correia dentada, já o sprint tem que manter as válvulas sempre bem ajustadas, não pode deixar esquentar nunca sob pena de trocar cabeçote. Não tem como aplainar, somente troca. O resto tem a mesma demanda de manutenção do PS. A durabilidade do Sprint pode ser um pouco maior, mas é coisa insignificante, sendo o PS muito mais elástico e suave na condução.

Randal
09/07/2014, 21:45
um projeto que acho intereçante fazer na f1000 : usar o o x12 muita gente não gosta de eletronico mas a potencia compensa sera que é econômico ?

olha só : http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/78480-vendo-motor-mwm-x-12-4cc-eletronico-post1241177.html#post1241177

Bruno ... na mao de quem entende as x é ate uma boa opição , mas na minha que nao entendo .... é bomba !!!:tomate:

Randal
09/07/2014, 21:53
galera olha o que achei ...
um MWM 2.8 ano 2012 eletronico .... convertido para mecanico ....ouseja agora esta com BI ....
este motor esta com cerca de 22 mil km ....
pergunto ... seraque é bom pelo fato de ter sido convertido para mecanico , sera que cfunciona ???

Edintruder
09/07/2014, 22:35
O MWM originalmente era mecânico e foi convertido para eletrônico. Eles apenas desconverteram o motor. Se tiverem usado peças originais ele funcionará igual ao mecânico original. Não tenha medo, e com isso podes tentar baixar o valor pois foi "alterado" kkk
Isso foi comum em muitos trollers devido à água.

BrunoDallanora2013
09/07/2014, 23:30
Bruno ... na mao de quem entende as x é ate uma boa opição , mas na minha que nao entendo .... é bomba !!!:tomate:

não é bomba não ! o x10 é simples e forte não vai dar problema , a ideia que dei é imagina um x12 eletrônico não que va fazer mas queria ver como anda e funcionalidade dele ao lado do seu irmão mais velho x10 mecanico !

só o x10 não é econômico e não vai andar super forte, mas tem bastante torque e dura bastante ! todo motor vai ter seus lados bons e ruins

a vontagem é você poder usar um motor como falou que use sua caixa seu diferencial tudo que tu já tem ! mas se quiser arriscar e radicalizar trocando caixa diferencial .... pode contar com as dicas de todos aqui !

BrunoDallanora2013
09/07/2014, 23:32
O MWM originalmente era mecânico e foi convertido para eletrônico. Eles apenas desconverteram o motor. Se tiverem usado peças originais ele funcionará igual ao mecânico original. Não tenha medo, e com isso podes tentar baixar o valor pois foi "alterado" kkk

no caso da volta do eletrônico para o mecânico muda algumas engrenagens do motor ? pergunto porque nos eletrônicos não a bomba de alta pressão não tem ponto igual as bomba injetora !

Randal
10/07/2014, 10:22

bacana ....
ao que conversei com o dono da loja , me pareceu interesante , principalmnente por estar pouco rodado e ser bom de ano ... sei que isso nao me garante nada em questao da qualidade do motor , mas penso que seja um ponto positivo ... ele pede 12 mil no motor ... e a pode ser uma boa opiçao pois é mais economico e pode andar mais como vc disse ....
cambio 4x2 dele acredito que gire em torno dos 4 mil .... sera ???? qual é o cambio dele ... o original , e este cambio é bom????

Daniel.Shimomoto
10/07/2014, 11:13
O cambio da S-10 é o Eaton FSO2405E projetado para 380Nm de torque de entrada.

É uma transmissão boa, igual a da Ranger 2002-> 2011, Frontier MWM e do Troller diesel (todos). Não é uma ZF em termos de robustez mas aguenta bem o tranco.

Edintruder
10/07/2014, 22:00
Se pretendes colocar essa F na mão de funcionários e carregando peso o dia todo, esse câmbio não vai aguentar, mas se for para o teu uso particular e peso for algo eventual, daí esse câmbio deverá durar tanto quanto o motor.

Edintruder
10/07/2014, 22:11
Bruno, a roda dentada da bomba injetora tem a marcação, e é tirar a bomba de pressão e colocar a injetora. O Rasch falou sobre isso há alguns anos atrás para fazer o repotenciamento desse motor. Outra coisa que ele fez foi transformar o NGD-e 3.0 eletrônico em 3.2 mecânico.

Hoje qualquer motor pode ser transformado para eletrônico ou retornar para mecânico, e no caso do 4.07 é mais fácil pois tem as duas opções originais no mercado. O único motor que as montadoras não colocaram a injeção eletrônica foi o motor boxer do fusca, pois os sensores de detonação falhavam muito devido as vibrações.

Daniel.Shimomoto
10/07/2014, 22:44
Se pretendes colocar essa F na mão de funcionários e carregando peso o dia todo, esse câmbio não vai aguentar, mas se for para o teu uso particular e peso for algo eventual, daí esse câmbio deverá durar tanto quanto o motor.

x1000!!!!!!

O Eaton da S-10 não é o mais robusto dos cambios. O mais forte da série FSO2405 é o da Frontier MWM (acho que é o 2405F) que tem torque de entrada de 500Nm ou o da Ranger (serie 2405A) com 420Nm. O inconveniente do da Ranger é que a primeira é muito longa para o MWM Sprint.

Ivan Luiz
11/07/2014, 08:10
O único motor que as montadoras não colocaram a injeção eletrônica foi o motor boxer do fusca, pois os sensores de detonação falhavam muito devido as vibrações.
Mas a Kombi siu com esse motor boxer com injeção.

Daniel.Shimomoto
11/07/2014, 11:17
(...)

Hoje qualquer motor pode ser transformado para eletrônico ou retornar para mecânico, e no caso do 4.07 é mais fácil pois tem as duas opções originais no mercado. O único motor que as montadoras não colocaram a injeção eletrônica foi o motor boxer do fusca, pois os sensores de detonação falhavam muito devido as vibrações.

Mas a Kombi siu com esse motor boxer com injeção.

x100000 Ivan!!!!

O VW boxer a ar saiu com injeção eletronica na Kombi 1998 até 2005. Injeção multiponto Bosch MP9 tanto na gasolina quanto no álcool.

Como particularidades, o motor a ar injetado tem um mapa de ignição diferente para o cilindro de numero 03 mais quente em decorrência de pegar a "sombra" do radiador de óleo e mais propenso a detonação, fazendo com que ele trabalhe num ponto de ignição mais atrasado que os demais cilindros. A VW e a Bosch fizeram isso exatamente pela impossibilidade de se colocar um sensor de detonação no motor a ar, por causa dos ruidos de válvulas batendo.

Outra particularidade é a existencia de um sensor da temperatura do óleo no bloco do motor, fazendo com que o motor aumente a marcha lenta automaticamente para 1200 rpms sempre que a temperatura do óleo atingir um determinado valor ou a tensão da bateria cair para abaixo de 12V

Abracos

Randal
11/07/2014, 14:37
Galera ... ja tentei pelo site deles ... e ja pesquisei a respeito ... mas não consigo contato com o Mauricio da Rasch ... alguem sabe como posso fazer contato com ele ???

Randal
13/07/2014, 00:24
Boa noite galera ...
ai vai uma imagem que nunca queremos ver !!!!
470444

hoje ao sair de viagem 300km indo a Paracatu/MG , rodava a 110 KM\h , sem peso , em uma reta .... do nada a eFe teve 2 estouros bem forte ,na regiao da caçamba , na hora parei no acostamento e ja logo pensei ... estourou cardam , cruzetas, diferencial ....
ao encostar o motor parou e não ligou mais ... ao descer ... aparentemente estava tudo em ordem ... mas percebi que os estouros foram do silencioso do escape , que realmente estourou !!! e ate o terminal do escape apos o silencioso foi para os ares!!!
resultado ...
voltei pra casa rebocado !!!
amanha vou atras de um mecanico pra descobrir o que realmente houve ????
alguem arrisca ????

robson010203
13/07/2014, 09:17
provavelmente (pitaco) quebrou a engrenagem do eixo de comando, ela é de um tipo de material sintético, já aconteceu comigo, porém não houve estouro, o motor apenas parou, e nas mesmas condições de trafego. O lado menos ruim dessa situação é que não estraga mais nada no motor, é trocar as engrenagens, sincronizar o motor e ele estará como novo.
PS.: caso seja a engrenagem mesmo, existe no mercado esse conjunto de aço, porém o motor vai ficar com "choro" de engrenagens.
segue uma imagem do conjunto
470458

Zé V8
13/07/2014, 14:02
Com certeza houve pré ignição que pode ter sido acarretada pela tal engrenagem que ao quebrar tirou o motor do ponto de ignição. Mas não se preocupe, como foi dito acima é só trocar a engrenagem, acertar o ponto e o motor volta a funcionar normalmente.

drosssor51
13/07/2014, 19:47
Boa noite galera ...
ai vai uma imagem que nunca queremos ver !!!!
470444

hoje ao sair de viagem 300km indo a Paracatu/MG , rodava a 110 KM\h , sem peso , em uma reta .... do nada a eFe teve 2 estouros bem forte ,na regiao da caçamba , na hora parei no acostamento e ja logo pensei ... estourou cardam , cruzetas, diferencial ....
ao encostar o motor parou e não ligou mais ... ao descer ... aparentemente estava tudo em ordem ... mas percebi que os estouros foram do silencioso do escape , que realmente estourou !!! e ate o terminal do escape apos o silencioso foi para os ares!!!
resultado ...
voltei pra casa rebocado !!!
amanha vou atras de um mecanico pra descobrir o que realmente houve ????
alguem arrisca ????

Isso foi uma chamado ao motor diesel...

Sem palpites para tal acontecido.

Espero que seja simples...

abç

BrunoDallanora2013
13/07/2014, 20:42
Com certeza houve pré ignição que pode ter sido acarretada pela tal engrenagem que ao quebrar tirou o motor do ponto de ignição. Mas não se preocupe, como foi dito acima é só trocar a engrenagem, acertar o ponto e o motor volta a funcionar normalmente.

que motor aconteceu esta situação ? um hsd gasolina 4.9 mwm?

Randal
14/07/2014, 17:01
4.9i gasolina
Acho que está se rebelando por saber que está com os dias contados !!!

Randal
17/07/2014, 17:47
galera ... diagnostico do problema foi .... distribuidor da ignição que deu pau , com isso hopuve uma pre ignição e explodio o silencioso !!!!

segue imagem
mas agora ja estamos rodando ... mas com 1 detalhe ... escape agora é diretão !!!!

Vitorugo
26/07/2014, 12:23
x1000!!!!!!

O Eaton da S-10 não é o mais robusto dos cambios. O mais forte da série FSO2405 é o da Frontier MWM (acho que é o 2405F) que tem torque de entrada de 500Nm ou o da Ranger (serie 2405A) com 420Nm. O inconveniente do da Ranger é que a primeira é muito longa para o MWM Sprint.

Daniel, olhei a caixa da Ranger e é esse câmbio aí... Até anotei aqui, agora por esses dias se eu tiver um tempo vou tirar uma foto... É esse aqui... EATON FULLER light duty transmission FSO 2405F... Lembrando que ela é 2002... Esse câmbio é bom ou não?! Abraço!

rfdex
26/07/2014, 16:16
Esse câmbio é muito bom sim! Inclusive sua pickup é a chamada mosca branca, Ranger 2.8 CS. Poste uma foto para galera babar! Abraço.

Randal
27/07/2014, 22:12
Lanternas novas

Randal
08/09/2014, 11:36
Olá galera estou de volta e com novidades ... Após alguns dias de muita procura pela mecânica que irá equipar a minha Efe ... Venho lhes informar que encontrei o coração que irá equipar a máquina ...

Rodrigo Baratti
08/09/2014, 15:39
Olá galera estou de volta e com novidades ... Após alguns dias de muita procura pela mecânica que irá equipar a minha Efe ... Venho lhes informar que encontrei o coração que irá equipar a máquina ...

E aí??? Vai deixar todos na expectativa? :banho:

Randal
08/09/2014, 17:11

Poderia rolar umas fotos pra ilustrar melhor ... Rs

Randal
08/09/2014, 17:20
Galera em uma das minhas andanças tive a oportunidade de veríficar uma eFe 4.9 que fora adaptada , esta está com o 2.8 POWER STROKE. ... Muitos questionam : é plug and Play??? Sim !!!!
O 2.8 PS é realmente PP , está está com câmbio e relação original
Andei nela e o que posso dizer é que o custo benefício é ótimo , pois anda bem na cidade , é econômica 9/ 10 km na cidade , rodovia anda em vel cruzeiro a 110/120 numa boa e chega a fazer 12 km /litro
Realmente é uma opção bem racional
O cara quem montou está é o mesmo que irá montar a minha Éfe

Segue fotos pra ilustrar
Está meio sujo pois é caminhonete de roça !!

rfdex
08/09/2014, 23:04
Aeee!!! Como foi minha sugestão, pelo que lembro, está me devendo uma gorjeta. Pode ser um boné do Fórum4x4 ou uma camiseta tamanho G ok. Hahahah. Legal cara, é como havia dito, a instalação é bem fácil mesmo e não precisa trocar nada de mola, câmbio, diferencial, etc. E as peças, como suportes, escapamento, etc, você usa da HSD 2.5, que é o "mesmo motor" por fora. Não será nem adaptação e sim troca de motor! Sucesso na empreitada. Como você é de GO, na minha F-1000 fiz a inspeção do INMETRO em Goiânia numa empresa próximo ao DETRAN, foi bem rápido. Dizem que tem uma lá mais rápido ainda chamada Tiririca. Lembre de pegar autorização prévia do DETRAN antes de mudar o motor ok. Esse seu mecânico é de Catalão mesmo? Pagou quanto no PS 2.8 completo? Um abraço!

Randal
09/09/2014, 22:23
Galera ... Não sei o que ouve , mas eu havia postado anteriormente e só agora que fui verificar ... A postagem foi cortada e não apeteceu o que eu havia postado , dando a entender que eu iria de 2.8 ps. mas na verdade não é isso ... Vou começar novamente :

Randal
09/09/2014, 22:35
Como eu havia dito anteriormente não queria gambiarra e sim um serviço de primeira com algo que pudesse ficar bem casado com a minha EFe ... Havia pensado no 6cc sprinter da F250 por ser uma mecânica confiável e de porte, Tinha como primeira opção pois o tão AFAMADO X10 não se encontrava facilmente no mercado ... Mas SIM , achei um MWM x10 4 .10 em otimo estado , funcionando , montado em uma F1000 SR 87 , com câmbio de F250 , intercooler e tudo mais !!!! Comprei tudo dos suportes ao freio hidráulico da 250 que está montado !!!
Bom galera é isto !!!
O CORAÇÃO DE MINHA EFE SERÁ UM MWM X10 4.10

agora é pedir autorização para o transplante junto ao DETRAN e registrar tudo pra postar por aki

drosssor51
09/09/2014, 23:17
Randal....... ótima escolha...excelente aquisição....

Gosto muito de efe 1000 com motor de baixa rotação.... como já havia comentado, lá atrás.... vai ficar com cara de "caminhãozinho"...

Além de existir Fs com esse motor originais de fabrica, facilitando muito a adaptação.... ou talvez nem se chame adaptação, mas sim a troca de motor.

parabéns pela compra..!!!

Zé V8
10/09/2014, 00:07
Randal o bagulho vai ficar sinistro, será com certeza um "litlle truck". O freio é o tal hydroboost?

Randal
10/09/2014, 09:25
Randal....... ótima escolha...excelente aquisição....

Gosto muito de efe 1000 com motor de baixa rotação.... como já havia comentado, lá atrás.... vai ficar com cara de "caminhãozinho"...

Além de existir Fs com esse motor originais de fabrica, facilitando muito a adaptação.... ou talvez nem se chame adaptação, mas sim a troca de motor.

parabéns pela compra..!!!

OBRIGADO :euforico:

Randal
10/09/2014, 09:29
Aeee!!! Como foi minha sugestão, pelo que lembro, está me devendo uma gorjeta. Pode ser um boné do Fórum4x4 ou uma camiseta tamanho G ok. Hahahah. Legal cara, é como havia dito, a instalação é bem fácil mesmo e não precisa trocar nada de mola, câmbio, diferencial, etc. E as peças, como suportes, escapamento, etc, você usa da HSD 2.5, que é o "mesmo motor" por fora. Não será nem adaptação e sim troca de motor! Sucesso na empreitada. Como você é de GO, na minha F-1000 fiz a inspeção do INMETRO em Goiânia numa empresa próximo ao DETRAN, foi bem rápido. Dizem que tem uma lá mais rápido ainda chamada Tiririca. Lembre de pegar autorização prévia do DETRAN antes de mudar o motor ok. Esse seu mecânico é de Catalão mesmo? Pagou quanto no PS 2.8 completo? Um abraço!

rfdex...
Não foi dessa vez .... acho quer me entendeu errado , ou me expressei mal !!:parede:

O meu são sera o 2.8 não e sim o MWM 4.10 x10 ....
AGORA VOU TE FALAR ...
como havia postado , tive a oportunidade de andar em uma F1000 com o 2.8 Power Stroke ... e ficou massa , caminhonete andadeira e bem economico ... com certeza em questao de adaptação seria a escolha mais bem acertada!!!

Randal
10/09/2014, 16:35
Randal o bagulho vai ficar sinistro, será com certeza um "litlle truck". O freio é o tal hydroboost?

Zé ... se for este que equipa as F250 2006 em diante é este mesmo!!!
não tenho certeze mas vou verificar!!

Randal
11/09/2014, 15:59

Sim sim ....é o Hydro boost mesmo .... o cambio e o sistema de freios é o da F250 2008

Rodrigo Baratti
11/09/2014, 19:35
Agora sim.....pick-up andadeira!

Zé V8
11/09/2014, 21:20

Randal, o troço além de andar feito um foguete também para na mesma proporção. Se der tira umas fotos e coloca pra nós. Ford abraço.

Randal
12/09/2014, 10:47
Randal, o troço além de andar feito um foguete também para na mesma proporção. Se der tira umas fotos e coloca pra nós. Ford abraço.

Com certeza ... segunda feira chega o maquinario ai vou registrar e postar !!!!

Randal
08/10/2014, 15:27
maquinario chegou... :euforico:

479878479879 479882
60 dias de busca ....
agora é só organizar , tirar vazamentos , revisar mangueiras ....trocas oleos , filtros , aditivos , etc...

é isso ai galera ... mas agora peço a ajuda suas ... o que devo prestar a atenção para evitar futuros problemas ???

robson010203
08/10/2014, 17:43
com esse maquinário eu acho que o seu problema será apenas com os radares. Use os coxins originais da f1000, digo isso pois tive um problema com a minha adaptaçao, mesmo o motor pesando apenas 230 quilos, eu tive uma trinca no suporte do coxim, onde eu soldei no "chassi" como eu havia colocado um coxim muito duro ele não amortecia as vibrações do motor, troquei pelos originais da f1000 e "meus probremas se acabaram-se"

rfdex
08/10/2014, 19:16
Pediu autorização prévia ao DETRAN para fazer a "alteração de característica" (troca de motor)? Caso contrário tomará multa! Tem uma empresa de inspeção veicular em Goiânia chamada T I R I R I C A, dizem ser bem tranquila na inspeção do INMETRO. Abraço

BrunoDallanora2013
08/10/2014, 20:57
maquinario chegou... :euforico:

479878479879 479882
60 dias de busca ....
agora é só organizar , tirar vazamentos , revisar mangueiras ....trocas oleos , filtros , aditivos , etc...

é isso ai galera ... mas agora peço a ajuda suas ... o que devo prestar a atenção para evitar futuros problemas ???

o cambio já estava no motor ou comprou separado ?

bela compra pelo geito era de caminhão pela hélice e a turbina é para intercoolado pode comprar um intercooler e por ou é só virar ela e por direto igual na f1000 !só vai precisar do toquinho de cano que vai na entrada do coletor !

a e este alternador é nota 1000 não vai incomodar

Randal
08/10/2014, 22:12
Fiz hoje a vistoria para autenticao do motor !!!!
Inmetro provavelmente será em Uberlândia , pois fica só a 100 km. Daqui

Randal
08/10/2014, 22:15
maquinario chegou...

479878 479879 479882
60 dias de busca ....

o cambio já estava no motor ou comprou separado ?

bela compra pelo geito era de caminhão pela hélice e a turbina é para intercoolado pode comprar um intercooler e por ou é só virar ela e por direto igual na f1000 !só vai precisar do toquinho de cano que vai na entrada do coletor !

a e este alternador é nota 1000 não vai incomodar

Sim sim Bruno o câmbio estava rodando com o motor , e este originalmente era de caminhão mesmo , e o intercooler .... Só faltou. A foto !!! Já tem !!!!!! Um big intercooler ( acho que era o da F250) ... Mas amanhã posto a foto !!!

Randal
09/10/2014, 09:50
Fiz hoje a vistoria para autenticao do motor !!!!
Inmetro provavelmente será em Uberlândia , pois fica só a 100 km. Daqui

Pediu autorização prévia ao DETRAN para fazer a "alteração de característica" (troca de motor)? Caso contrário tomará multa! Tem uma empresa de inspeção veicular em Goiânia chamada T I R I R I C A, dizem ser bem tranquila na inspeção do INMETRO. Abraço
fiz a vistoria ontem mesmo para a conversão e como disse farei a vistoria em uberlandia , é mais perto e toda segunda trabalha la !!!

drosssor51
09/10/2014, 22:55
Coisa bonita de se ver...!!! vai mexer no diferencial???? abç

Randal
10/10/2014, 06:23
Coisa bonita de se ver...!!! vai mexer no diferencial???? abç

Drosssor ... Devo mexer sim , mas penso em primeiro ver como ficará e só depois fazer alguma troca , o diferencial que este na caminhonete está bem novo pois foi trocado pelo último dono e como rodou pouco com ela ,este perfeito ... Agora caso não fique bom tenho um dif da Diesel 4x2 , da F1000 mesmo !!! Mas este ponto ainda é dúvida ... E vamos ver como ficará !

Daniel.Shimomoto
10/10/2014, 07:04
Randal,

Experiência de quem tem uma F- MWM 4.10.

Se você quer uma caminhonete econômica, pode colocar o diferencial de relação 3,07:1 sem pensar. Ela vai ficar econômica e andadora.

Abraços

Randal
10/10/2014, 07:37
Randal,

Experiência de quem tem uma F- MWM 4.10.

Se você quer uma caminhonete econômica, pode colocar o diferencial de relação 3,07:1 sem pensar. Ela vai ficar econômica e andadora.

Abraços

Entao Daniel ... Conversando com meu mecânico ele me disse a mesma coisa , e ele tem um dif completo 4x2 , agora ... Temos dúvida de como ficará e meu diferencial devido ao câmbio , ele me diz pra andar e ver pois acredita que fique bom , eu não puxo peso na F1000 , a caminhonete é de uso urbano e rodoviário , pra Fazenda usamos outras caminhonetes , sendo assim a questão do do diferencial ainda é dúvida !!!
Mas valeu a dica , vou anotar em meus estudos e se necessário colocar em pratica!!
valeeu

ow ... Vc mora em Garça ??? Próxima semana estarei aí ... Minha Família mora em Prudente , me formei em Marília e minha filha mora aí em Garça ... !!!

Zé V8
10/10/2014, 08:14
Bom dia Randal, bela aquisição. Se não estou enganado, a relação de diferencial da tua F1000 é 3.54. Vai arrancar pedaços do asfalto na arrancada. O Daniel fez uma ótima sugestão, o 3.07 é muito bom. Te digo isto porque na minha F1000 eu tinha um 3.54 e depois que instalei o turbo ficou curto pra caramba principalmente na estrada. É claro que existe uma diferença nos cambios dado ao fato de que a minha tem só quatro marchas e tu tens o cambio com quinta drive. Agora se quiseres realmente um foguete podes ir direto para uma opção mais longa, o 2,72.

Edintruder
10/10/2014, 08:38
Com certeza irás achar muito amarrada, pois o motor a gasolina tem mais giro que o X-10. A relação das marchas ficará igual. A pergunta que te faço, com o 4.9i, a que velocidade ela anda a 2000rpm?

Randal
10/10/2014, 08:55
Com certeza irás achar muito amarrada, pois o motor a gasolina tem mais giro que o X-10. A relação das marchas ficará igual. A pergunta que te faço, com o 4.9i, a que velocidade ela anda a 2000rpm?

Opa ... Fala Cumpanheiro Eduardo ...Eae c ta jóia ... Bom já faz uns 3 meses que conversamos e como está vendo somente agora estou conseguindo colocar em prática meu tão almejado projeto !!!
Sinceramente estou satisfeito com a compra e agora muito ancioso por montar o maquinario ... Mas semana que vem acredito que já começamos , pois este fds já vamos lavar e limpar tudo !!!
seguinte e a questão do dif ainda é uma dúvida ... Mais a 4.9i aos 2000rpm anda exatamente em 110km/h , digo exatamente pois até quando passo por lombadas eletrônicas que indicam a vel . É sempre a mesma do painel !!!!

Randal
10/10/2014, 09:05
[QUOTE=Zé V8;2198807]Bom dia Randal, bela aquisição. Se não estou enganado, a relação de diferencial da tua F1000 é 3.54. Vai arrancar pedaços do asfalto na arrancada. O Daniel fez uma ótima sugestão, o 3.07 é muito bom. Te digo isto porque na minha F1000 eu tinha um 3.54 e depois que instalei o turbo ficou curto pra caramba principalmente na estrada. É claro que existe uma diferença nos cambios dado ao fato de que a minha tem só quatro marchas e tu tens o cambio com quinta drive. Agora se quiseres realmente um foguete podes ir direto para uma opção mais longa, o 2,72.[/QUOTE
ze ... Bom dia ... Realmente meu dif é o 3.54 e o câmbio será o ZF Que equipava uma F250 cummins ... Mas agora acho que o ideal é o que todo mundo quer , bom arranque , bom final e economia em vel cruzeiro ( a minha hoje em dia é 100/ 110) ... Se consegui isto estará ótimo !!!

Randal
10/10/2014, 09:10
Segue foto intercooler 480066
Me sistema novo de freios

bbmoro
10/10/2014, 09:32
Fala bando de gente boa!

Com a relação 3.07 vai ficar bom porque a caixa é da ZF com quinta drive, acredito que 0.77. Se fosse a caixa original da F1000 com quinta 1:1, podia ir direto pro 2.53.
Vou colocar o ZF e hoje tenho o diferencial 2.72. Tenho medo que fique muito longa, mas vamos ver. Prefiro baixar marcha com frenquencia, mas ter o motor girando baixo e andando bem.

Esse intercooler deve ser da F250 sim! cara, essa tua F1000 vai ficar o bixo! Aumenta um pouco o débito da bomba! Creeedo

Edintruder
10/10/2014, 11:40
Grande Randal, então se a 2000 rpm estás a 110, com o x-10 ficará o mesmo pois a 5a são iguais das duas caixas, (do 4.9i e a ZF). Essa relação ficará mais longa que as nossas 4x4 e mais curta que as 4x2. Podes deixar esse diferencial nela que servirá sem nenhum problema para o X-10, mas como é um motor que tem muito torque, sentirás falta de um diferencial mais longo na primeira viagem que fizeres. Assim como está conseguirás rodar a 140km/h com o motor ainda longe do limite, porém o consumo será na casa dos 6km/l no máximo, porém se colocares o 3,07 o motor ficará mais solto e o consumo menos. Nas F1000 4x4 com pneus 33", 2000rpm fica cravado nos 100km/h, então essa relação da tua já é 10% mais longa que as nossas 4x4.

Ainda mais com o intercooler, vais querer trocar o diferencial em pouco tempo.

Sobre o hidrobooster, eu coloquei na minha F1000 e só posso elogiar. É muito bom e vale cada centavo investido. A diferença é absurda, é como comparar um freio moderno a disco nas 4 rodas aos freios antigos a tambor e sem sistema de vácuo.

Randal
10/10/2014, 13:37
Fala bando de gente boa!

Com a relação 3.07 vai ficar bom porque a caixa é da ZF com quinta drive, acredito que 0.77. Se fosse a caixa original da F1000 com quinta 1:1, podia ir direto pro 2.53.
Vou colocar o ZF e hoje tenho o diferencial 2.72. Tenho medo que fique muito longa, mas vamos ver. Prefiro baixar marcha com frenquencia, mas ter o motor girando baixo e andando bem.

Esse intercooler deve ser da F250 sim! cara, essa tua F1000 vai ficar o bixo! Aumenta um pouco o débito da bomba! Creeedo

com certezaa .... apos o inmetro vamos dar aquela calibrada na BI !!!!:curtir:

Randal
11/10/2014, 07:02
Bom dia galera
Sábadao e uma foto da Minha F
Bom fds pra todos

Randal
11/10/2014, 19:04
Último banho antes da internação

drosssor51
11/10/2014, 19:15
Ai sim hein Randal.... o meca já esta preparado???? tem previsão para rodar com o X10???

Não esquece de manter a câmera fotográfica no bolso... e registrar tudo..

Abç.

rfdex
11/10/2014, 20:38
Era bom guardar $ para depois do serviço... vai voltar só a sujeira... e outra coisa, se ele prometer 10 dias, espere 25! Hahahahah. Mas é isso amigo, prepare a paciência porque cada dia vai faltar uma pecinha diferente... Mas se é isso que busca, boa sorte que a empreitada é boa. Aguardamos as fotos! Abraço

Randal
11/10/2014, 20:46
Ai sim hein Randal.... o meca já esta preparado???? tem previsão para rodar com o X10???

Não esquece de manter a câmera fotográfica no bolso... e registrar tudo..

Abç.

É Cumpanheiro
Fala verdade , já estou ancioso pelo transplante .... E tudo dando certo já na terça-feira começamos e desmontar o 4.9 , o motor já está no jeito , assim como novos suportes e câmbio , hoje fui a Uberlandia para trocar o câmbio devido ao que veio ser de uma F350 e tinha a parte posterior maior , ele era alongado e tinha um suporte para o sistema de freio estacionário , se tivesse montado ele teríamos que usar 2 cardam e assim não achei que seria bom , então resolvi trocar pelo próprio da F250 (2010) , o cara que eu havia comprado a mecânica tem ferro velho e trocou numa boa um pelo outro !!! E assim está tudo no jeito

Randal
11/10/2014, 20:51
Câmbio novo devido a um detalhe de suporte !!
Agora sim , pois este é até mais novo e 2010
O anterior era da 350

Randal
11/10/2014, 20:58
Câmbio que foi trocado devido ser da f350

Randal
11/10/2014, 23:58
Era bom guardar $ para depois do serviço... vai voltar só a sujeira... e outra coisa, se ele prometer 10 dias, espere 25! Hahahahah. Mas é isso amigo, prepare a paciência porque cada dia vai faltar uma pecinha diferente... Mas se é isso que busca, boa sorte que a empreitada é boa. Aguardamos as fotos! Abraço

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: ....
pior que ele disse 10 dias mesmo !!!! kkkkkk

bbmoro
12/10/2014, 15:01
Randaal, como vai fazer com o cabo do velocímetro já que a saída do ZF é para velocímetro eletrônico?

ricarvalhal
13/10/2014, 08:14
Uma dica, tenha certeza antes de montar o cambio que ele é de F250 DIESEL e não gasolina !!

tudo de bom !

O anterior era da 350

Waldir Carlos
13/10/2014, 08:38

Randal, acompanhando. Torcendo e querendo ver a F sair do "centro cirúrgico", saudável e running legal, com o "X10". E, claro, saber como ficará o "casamento" com o novo câmbio.

[]s

Randal
13/10/2014, 16:47
Uma dica, tenha certeza antes de montar o cambio que ele é de F250 DIESEL e não gasolina !!

tudo de bom !

:rolleyes:

O anterior era da 350

???? Não havia pensado nisso ... E como saber a diferença ???

Randal
13/10/2014, 16:50

Randal, acompanhando. Torcendo e querendo ver a F sair do "centro cirúrgico", saudável e running legal, com o "X10". E, claro, saber como ficará o "casamento" com o novo câmbio.

[]s

Valeu Waldir .... Tb estou na expectativa !!!!:rolleyes:

Randal
13/10/2014, 16:53
Randaal, como vai fazer com o cabo do velocímetro já que a saída do ZF é para velocímetro eletrônico?

Não tenho o conhecimento Tecnico par te explicar como ... Mas sei que será adaptado um dispositivo para o velocímetro , teremos que furar o câmbio e fazer uma rosca para adaptar o sensor do velocímetro , se não me engano é um sensor da D20

Vou registra aki qdo estivermos mexendo

ricarvalhal
13/10/2014, 21:08
Randal, nao sei te responder com certeza, talvez tenha alguma plaqueta. o meu era de uma F250 gasolina.... e roncava muito em 4 e 5 pois trabalhava em rotacao muito baixa no diesel... ai troquei todas as engrenagens.... vou ficar devendo !!!

miguelcps
13/10/2014, 21:24
Randal, nao sei te responder com certeza, talvez tenha alguma plaqueta. o meu era de uma F250 gasolina.... e roncava muito em 4 e 5 pois trabalhava em rotacao muito baixa no diesel... ai troquei todas as engrenagens.... vou ficar devendo !!!

Partindo da informação que as F-250 gasolina saíram somente até 2002 acredito eu e esse câmbio é 2010, sem chances de ele ser de uma F-250 Gasolina.
Parabens pela empreitada.

robson010203
13/10/2014, 21:59
Não tenho o conhecimento Tecnico par te explicar como ... Mas sei que será adaptado um dispositivo para o velocímetro , teremos que furar o câmbio e fazer uma rosca para adaptar o sensor do velocímetro , se não me engano é um sensor da D20

o da D20 dá certo, já fiz assim em uma outra f1000 que eu tinha, porém ficou marcando uns 20% menos, e eu vendi a f1000 sem resolver isso.

robson010203
13/10/2014, 22:03
se é de 2010 certamente ele é vesrão diesel, caso éla tenha a plaqueta dá para confirmar

BrunoDallanora2013
13/10/2014, 22:34

coloca um caixa de transferência o eixo dianteiro da 4x4 ai já estaria solucionado o problema do velocímetro ! heheheh !

Brincadeira ,sorte no serviço tomara que de certo to esperandopara ver o que tem que fazer para usar o cambio ZF na F1000 !

a principio você vai precisar refurar a capa seca ? vai por o parafuso de dentro para fora na duas orelhas de baixo do cambio ?

Randal
13/10/2014, 22:40

Partindo da informação que as F-250 gasolina saíram somente até 2002 acredito eu e esse câmbio é 2010, sem chances de ele ser de uma F-250 Gasolina.
Parabens pela empreitada.

Boa !!!! Mato !!!!! Rs

Randal
13/10/2014, 22:41

se é de 2010 certamente ele é vesrão diesel, caso éla tenha a plaqueta dá para confirmar

Robson , justamente .... O câmbio é 2010 .... TOTAL DIESEL !!!!

Randal
15/10/2014, 14:43
Fala Galera ...
preciso de opinioes !!!
sei que o motor que comprei equipava um caminhao , devido ao fato de vir com compressor de ar !!!
e estava pensando o que fazer com o compressor , deixo la quieto , isolo, tiro ele .... sendo assim peço ajuda e opinioes .... o que fazer como o compresssor de ar e outro coisa , alguem sabe me dizer como eu poderia descobrir de qula caminho o motor foi tirado ??? ou seja como posso saber de que modelo ele foi retirado originalmente ????

Valeuuuu !!!!!

duardobruno
15/10/2014, 15:07
Fala Galera ...
preciso de opinioes !!!
sei que o motor que comprei equipava um caminhao , devido ao fato de vir com compressor de ar !!!
e estava pensando o que fazer com o compressor , deixo la quieto , isolo, tiro ele .... sendo assim peço ajuda e opinioes .... o que fazer como o compresssor de ar e outro coisa , alguem sabe me dizer como eu poderia descobrir de qula caminho o motor foi tirado ??? ou seja como posso saber de que modelo ele foi retirado originalmente ????

Valeuuuu !!!!!

Rodoar??? rsrsrs brincadeira.... Eu faria um assoprador daqueles de caminhão, dentro da cabine, para ajudar na limpeza. E ainda, se possível, com um bico, pra calibrar pneu, em caso de emergência em viagens.

Randal
15/10/2014, 15:26
Rodoar??? rsrsrs brincadeira.... Eu faria um assoprador daqueles de caminhão, dentro da cabine, para ajudar na limpeza. E ainda, se possível, com um bico, pra calibrar pneu, em caso de emergência em viagens.

kkkk.... RODOAR??????
ENTAO ... QTO AO SOPRADOR É A UNICA SERVENTIA QUE TB PENSEI !!!
MAS SERÁ .... ???????? ACHO DESNECESSARIO .....

robson010203
15/10/2014, 17:50
Fala Galera ...
preciso de opinioes !!!

Valeuuuu !!!!!
Eu deixaria ele no lugar, coloque um balão de ar no chassi, embaixo da cabine e arrume uma buzina de trem, fica com um barulho de tremer o chão. Caso vá deixar funcionando, é bom verificar o controle de carga dele, para não correr o risco de um excesso de pressão.

BrunoDallanora2013
15/10/2014, 20:51
Fala Galera ...
preciso de opinioes !!!

Valeuuuu !!!!!

sem duvidas pela helice pela turbina e pelo compressor ele estava em um volks 8.150 o delivery como é chamado ! não seria de colocar a bomba da direção hidráulica no lugar do compressor ? que eu me recordo seria isto ! ou pode ser de um micro ônibus volare da Agrale .

no mais pode deixar ele ali tirando alguns CV do x10 o que acho que você não ira querer ! ou retirar e colocar apenas uma tampa tapando o buraco !

é mais uma coisa pro motor tocar e aumentar o consumo , já basta ele tocar o ar-condicionado !

robson010203
15/10/2014, 21:03
a bomba de direção nesse caso está instalada na traseira do compressor, caso ele seja retirado terá que instalar uma bomba com polia ou fazer um suporte para instalar ela com engrenagem no lugar do compressor, de qualquer modo tem que trocar a bomba, a que está instalada lá é uma dessas,
480591
seria necessário uma dessas
480592

BrunoDallanora2013
15/10/2014, 21:59
a bomba de direção nesse caso está instalada na traseira do compressor, caso ele seja retirado terá que instalar uma bomba com polia ou fazer um suporte para instalar ela com engrenagem no lugar do compressor, de qualquer modo tem que trocar a bomba, a que está instalada lá é uma dessas,
480591
seria necessário uma dessas
480592

nas f1000 com o x10 original não é com polia vai direto no motor !

não recomendo por polia ! só para roncar e escapar a correia ainda mais que a f1000 x10 a correia é micro V e não tem esticador essas correias não se deve, esticar de mais e ficando pouca apertada ela pode escapar .

posso tirar uma foto para tia amanhã de como vai !

BrunoDallanora2013
15/10/2014, 23:39
seria tipo esta , mas da f1000 ! até não sei se não é a mesma !

Bomba De Óleo Da Direção Hidráulica Da F250 Mwm 6cc Diesel - R$ 600,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590623182-bomba-de-oleo-da-direco-hidraulica-da-f250-mwm-6cc-diesel-_JM)

Rodrigo Baratti
16/10/2014, 09:31
Se não quiser o compressor fico com ele!
Calibrar o pneu e soprador são bons nas trilhas e para qdo as crianças brigam por um pacote de biscoito no banco!! rsssss

[]'s

BrunoDallanora2013
16/10/2014, 11:58
Calibrar o pneu e soprador são bons nas trilhas e para qdo as crianças brigam por um pacote de biscoito no banco!! rsssss

[]'s

Rodrigo se tu colocar um tanque de ar pequeno e um motor desses Compressor Suspensão A Ar 12v - R$ 100,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585601006-compressor-suspenso-a-ar-12v-_JM) funcionaria bem ? e daria para ligar quando queira ?

pelo menos não vai ficar o compressor fazendo barulkho a mais no motor e nem comendo um alguns HPs do x10

ricarvalhal
16/10/2014, 12:04
Acho esta a melhor solução !!!!!!!

Eu deixaria ele no lugar, coloque um balão de ar no chassi, embaixo da cabine e arrume uma buzina de trem, fica com um barulho de tremer o chão. Caso vá deixar funcionando, é bom verificar o controle de carga dele, para não correr o risco de um excesso de pressão.

Randal
16/10/2014, 22:14
sem duvidas pela helice pela turbina e pelo compressor ele estava em um volks 8.150 o delivery como é chamado ! não seria de colocar a bomba da direção hidráulica no lugar do compressor ? que eu me recordo seria isto ! ou pode ser de um micro ônibus volare da Agrale .

no mais pode deixar ele ali tirando alguns CV do x10 o que acho que você não ira querer ! ou retirar e colocar apenas uma tampa tapando o buraco !

é mais uma coisa pro motor tocar e aumentar o consumo , já basta ele tocar o ar-condicionado !

verdade Bruno ... concordo ... acho qu eo ideal seria isolar !!!!
e obrigado pela referencia do caminhao !!! 8. 150 ....

Randal
16/10/2014, 22:18

[]'s

rs.... acho que é a melhor serventia pra ele ... soprar a sujeira das crianças ... rs

Randal
16/10/2014, 22:19
nas f1000 com o x10 original não é com polia vai direto no motor !

não recomendo por polia ! só para roncar e escapar a correia ainda mais que a f1000 x10 a correia é micro V e não tem esticador essas correias não se deve, esticar de mais e ficando pouca apertada ela pode escapar .

posso tirar uma foto para tia amanhã de como vai !

hummmm .... vamos estudar a respeito !!!

Randal
19/10/2014, 13:02
Painel novo

Randal
19/10/2014, 13:04
Limpo, pronto para montagem ... 480813

rfdex
20/10/2014, 12:36
Rodrigo se tu colocar um tanque de ar pequeno e um motor desses Compressor Suspensão A Ar 12v - R$ 100,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585601006-compressor-suspenso-a-ar-12v-_JM) funcionaria bem ? e daria para ligar quando queira ?

pelo menos não vai ficar o compressor fazendo barulkho a mais no motor e nem comendo um alguns HPs do x10

Bruno, este equipamento funciona direto ou precisa de um reservatório? Pergunto isso porque teria duas utilizações: encher pneus e o soprador de ar. Abraço

BrunoDallanora2013
20/10/2014, 18:35
Bruno, este equipamento funciona direto ou precisa de um reservatório? Pergunto isso porque teria duas utilizações: encher pneus e o soprador de ar. Abraço

acho que funciona direto , mas colocando um tanque aumenta a capacidade dele acredito que com um tanque possa encher até pneu de trator !

Randal
20/10/2014, 23:07
Qto ao meu compressor de Ar que está no conjunto do motor , descobri que mão posso isolalo pois ele toca a bomba hidráulica !!!

BrunoDallanora2013
21/10/2014, 00:06
Qto ao meu compressor de Ar que está no conjunto do motor , descobri que mão posso isolá-lo pois ele toca a bomba hidráulica !!!

então Randal tem que comprar a bomba hidráulica da f1000 98 ! tirar o compressor e ela vai no lugar do compressor , eu tive que reformar minha bomba hidráulica mas não cheguei a ver desmontada , mas não duvido que engrenagem que esta no compressor vai ser a mesma uada na bomba hidráulica !

essa é da f250 mas é mais ou menos assim a da f1000 481068

Randal
25/10/2014, 13:48
Amigos .... URGENTE
PRECISO SABER QUAIS SÃO OS SUPORTES ORIGINAIS DO MOTOR , ALGUEM SABE DE ALGUM CATALOGO QUE POSSO ENCONTRALOS , E A TRAVESSSA DO MOTOR ALGUEM PODE ME MADAR UMA FOTO PARA EU TENTAR ADAPTAR A MINHA .... AKI ONDE EU MORO NÃO CONSEGUI NINGUEM PARA EU PODER TIRAR OS MOLDES DOS SUPORTES , TRAVESSSA , ETC... SERA QUE TEREI QUE COMPRALOS TODOS ???
QUEM PUDER ME AJUDAR FICAREI MUITO GRATO !!!!

robson010203
25/10/2014, 15:56
esse é o coxim
http://www.wpecas.com.br/image/cache/data/WP-0082/COXIMF1000F4000a-500x500.jpg
a travessa, seria a traseira do cambio? caso seja você pode usar a sua mesmo talvez tenha que furar ela para encaixar os parafusos do coxim, estou considerando que você vai usar o mesmo da f250

robson010203
25/10/2014, 15:59
tá aí uma imagem, acho que é da f1000 do Waldir, aqui do fórum mesmo
https://lh4.googleusercontent.com/-ZMiva0QY3Mg/T_Bs561sXuI/AAAAAAAACjs/AWvUymwtQY4/s720/EFE_Trokar%20oil%20and%20filters%20(19).JPG

BrunoDallanora2013
25/10/2014, 16:53
o coxim traseiro vem a ser o mesmo dos caminhões ford cargo 814 815 pode comprar original na ford ou axios ou suporte Rei !

Produtos - Suporte Rei (http://www.suporterei.com.br/produtos/busca/?page=2&montadora=&modelo=&tipo=1&segmento=3)

não me lembro se tem o pino ! troquei o da minha faz tempo !

481520

Randal
26/10/2014, 18:52
https://lh4.googleusercontent.com/-ZMiva0QY3Mg/T_Bs561sXuI/AAAAAAAACjs/AWvUymwtQY4/s720/EFE_Trokar%20oil%20and%20filters%20(19).JPG

:curtir:
Cara.... OTIMO !! MUITO BOM !! ESTAVA PRECISANDO DESTA IMAGEM !!!

SUPORTE ANTERIOR , ESTE É IGUEL DE AMBOS OS LADOS ... CERTO ?!
NA PRTE POSTERIOR TEM MAIS ALGUM SUPORTE ???
O DO CAMBIO ACHO QUE NÃO É PROBLEMA MESMO !!! NOSSA DUVIDA TEM SIDO EM RELACÃO AO DO MOTOR MESMO !!
SE TIVER MAIS ALGUMA IMAGEM ... AGRADEÇO !!!

Randal
27/10/2014, 14:49
Galera ... Ta difícil de encontrar o pinhão e coroa pra instalar no câmbio ... Alguém me ajuda !???

rfdex
27/10/2014, 19:52
É amigo... não é fácil. Por isso havia sugerido a adaptação de outro motor, mas gosto é gosto! Se eu souber de alguma peça dessa, te informo. Abraço

Randal
27/10/2014, 22:21
[QUOTE=rfdex;2205047]É amigo... não é fácil. Por isso havia sugerido a adaptação de outro motor, mas gosto é gosto! Se eu souber de alguma peça dessa, te informo. Abraço[/QUOTE

Por favor!!!

rfdex
28/10/2014, 18:04
Liga na TAGUAMOTORS (não tenho o telefone dela aqui). É uma autorizada MWM aqui em Brasília. Costumam ter tudo!

Randal
29/10/2014, 08:30
Liga na TAGUAMOTORS (não tenho o telefone dela aqui). É uma autorizada MWM aqui em Brasília. Costumam ter tudo!

Joia vou ligar e o fone é tel:(61)3399-6000

valeu

Randal
29/10/2014, 08:34
482064482062Amigos quem conhece sabe me dizer se este radiador que comprei serve pro X10 ???
segue fotos , fiquei em dúvida pq na caixa diz que é da F4000 cummins ...
o vendedor disse que é o mesmo , mas vendedor já viu neh !!! Quer é vender !!!

Randal
29/10/2014, 09:32

Robson ... e o Cambio deu certo ?? vc conseguiu falar ???

Rodrigo Baratti
29/10/2014, 10:52
482064482062Amigos quem conhece sabe me dizer se este radiador que comprei serve pro X10 ???
segue fotos , fiquei em dúvida pq na caixa diz que é da F4000 cummins ...
o vendedor disse que é o mesmo , mas vendedor já viu neh !!! Quer é vender !!!

Qto a capacidade deve dar, mas fiquei em duvida qto as saidas, não me lembro bem mas acho que X10 é uma de cada lado, será? :roll::pensativo:

Randal
29/10/2014, 15:12
Qto a capacidade deve dar, mas fiquei em duvida qto as saidas, não me lembro bem mas acho que X10 é uma de cada lado, será? :roll::pensativo:

eu tb num sei .... :pensativo:????

Waldir Carlos
29/10/2014, 15:53
...mas fiquei em duvida qto as saidas, não me lembro bem mas acho que X10 é uma de cada lado, será? :roll::pensativo:

Lá vai:

Antes da instalação do INTERCOOLER; radiador original.

https://lh5.googleusercontent.com/-XuT-g_SACMk/VFEmNQUmm6I/AAAAAAAAIlM/ebB69slATz4/s640/Femil_21%2520set%25202011%2520%2528136%2529.jpg

Esquema dos "bocais" [peças números 11 e 10: retorno_LD superior e saída_LE inferior:
https://lh4.googleusercontent.com/-5YqclPNvc3Y/VFEl1NtWjpI/AAAAAAAAIks/kOd-YPQTdtw/s576/Subgrupo%25201242_Radiador_MWM.jpg

Após instalação do IC:
https://lh5.googleusercontent.com/-RoYm9LTL5mI/VFEnhycoBfI/AAAAAAAAIlA/LXDA37f0yac/s640/Kit%2520Intercooler%2520%252847%2529.JPG

[]s

robson010203
29/10/2014, 16:31
Robson ... e o Cambio deu certo ?? vc conseguiu falar ???
tá meio corrido por aqui, ainda não falei com ele

Randal
30/10/2014, 10:43
Lá vai:

https://lh5.googleusercontent.com/-XuT-g_SACMk/VFEmNQUmm6I/AAAAAAAAIlM/ebB69slATz4/s640/Femil_21%2520set%25202011%2520%2528136%2529.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-5YqclPNvc3Y/VFEl1NtWjpI/AAAAAAAAIks/kOd-YPQTdtw/s576/Subgrupo%25201242_Radiador_MWM.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-RoYm9LTL5mI/VFEnhycoBfI/AAAAAAAAIlA/LXDA37f0yac/s640/Kit%2520Intercooler%2520%252847%2529.JPG

[]s

:curtir:

acho que vou ter que trocar o meu .... pois a entrada e a siada são do mesmo lado !!!!

Randal
30/10/2014, 17:32
Aí vai alguns itens resolvidos
Suporte Dianteiro do Motor
R$ 270,00

Randal
30/10/2014, 17:39
Acoplamento da caixa de direção
R$180,00

Randal
30/10/2014, 22:15
E para o Câmbio ZF 5s-420
Coroa e pinhão para o velocímetro
R$80,00 Pinhão e R$ 170,00 Coroa

Randal
30/10/2014, 22:20
Achei interessante e pra quem interessar vai aí um esquema dos suportes do motor
482221

robson010203
30/10/2014, 22:21
Muito bom, agora é levar em um torneiro bem caprichoso para fazer a furação.
seria possível você me passar o contato de onde você comprou a coroa? talvez eu vá precisar para o meu projeto.

Randal
30/10/2014, 22:46
Muito bom, agora é levar em um torneiro bem caprichoso para fazer a furação.
seria possível você me passar o contato de onde você comprou a coroa? talvez eu vá precisar para o meu projeto.

Robson ...
se vc ficar com aquele cambio da F350 que foi trocado , nem ir precisar , pois ja esta com o sistema instalado ... mas de qq forma , segue o fone da Loja que tem me ajudado a encontrar algumas peças , fale com o Carlos , diga que eu te passei o contato ... SOLUÇÃO AUTO PEÇAS 64-34428191

robson010203
30/10/2014, 23:04
Robson ...
se vc ficar com aquele cambio da F350 que foi trocado , nem ir precisar , pois ja esta com o sistema instalado ... mas de qq forma , segue o fone da Loja que tem me ajudado a encontrar algumas peças , fale com o Carlos , diga que eu te passei o contato ... SOLUÇÃO AUTO PEÇAS 64-34428191
obrigado Randal, semana que vem estará mais tranquilo por aqui, então vou ligara lá

Imperador!
31/10/2014, 09:35
Tão ficando chique esses serviços !

Waldir Carlos
31/10/2014, 19:33
Aí vai alguns itens resolvidos
Suporte Dianteiro do Motor
R$ 270,00

Muito bom, contar com novas Genuine Parts. Randal, poderia informar onde comprou?

[]s

Randal
31/10/2014, 21:17
Muito bom, contar com novas Genuine Parts. Randal, poderia informar onde comprou?

[]s

Waldir ... estoque antigo, veio de São Paulo... foi um Vendedor de uma Loja aki de CataLão ( SOLUÇÃO AUTO PEÇAS )

Randal
01/11/2014, 08:57

Amigos .... preciso resolver este serviço , adaptar coroa e pinhão no cambio para o Velocimetro ... estou querendo , desmontar o cambio e levar a tampa para o Torneiro fazer a rosca para adaptar o Pinhão e instalar a Coroa ...
O pessoal que me indicaram para fazer este serviço me pediram R$ 750,00 para o feito , achei CARO , levando em consideração que na teoria o serviço é simples ....
Sendo assim peço a ajuda de quem conhece ou já fez esse tipo de serviço !!!
Obrigado por enquanto !!!

Randal
02/11/2014, 14:48
Amigos .... preciso resolver este serviço , adaptar coroa e pinhão no cambio para o Velocimetro ... estou querendo , desmontar o cambio e levar a tampa para o Torneiro fazer a rosca para adaptar o Pinhão e instalar a Coroa ...
O pessoal que me indicaram para fazer este serviço me pediram R$ 750,00 para o feito , achei CARO , levando em consideração que na teoria o serviço é simples ....
Sendo assim peço a ajuda de quem conhece ou já fez esse tipo de serviço !!!
Obrigado por enquanto !!!

....

decidimos por tentar abrir o cambio e avaliar a possibilidade de fazermos o serviço!

Randal
06/11/2014, 14:36
Segue ai mais alguns itens para necessários

482921 FILTRO DE OLEO R$ 25,00

482922 FILTRO COMBUSTIVEL R$ 100,00
AMIGOS NÃO CONHEÇO NINGUEM QUE UTILIZA ESTE MODELO DE FILTRO COM SEPARADOR ,SERA QUE É BOM ?

482923 COXIM DO CAMBIO R$ 110,00 ( O ORIGINAL ERA R$ 390,00)

482924 RESERVATÓRIO HIDRÁULICO R$ 90,00

E PRA DESCONTRAIR DEPOIS DO GASTO ...
DIVISA GOIAS / MINAS GERAIS
482925

E A BRUTA NA LIDA ....
482927

drosssor51
06/11/2014, 16:24
.. muito bem encaminhado o serviço Randal...

Com esse nível de peças.... tem tudo para ficar bem interessante..!

Como fez com a travessa do motor..? teve que soldar suportes?

Randal
07/11/2014, 11:32
Filtro de Ar novo !!

Randal
07/11/2014, 14:03
Pois é amigos .... adaptação SIM !!!! mas gambiarra NÃO!!!!
Chegaram os suportes traseiros do motor e chassi , assim como os coxim ....
acho que agora o negocio desenrola ....
e o cara que iria instalar o motor que eu descombinei queria instalar sem suporte traseiro ... dizia que não dava problema não .....
O custo é alto e a empreita não é mole ... principalmente pela dificuldade de se encontrar as peças , pego peças daqui , peças dali e vou juntando tudo .... E OLHA SÓ SEGURANÇA MINHA E DA MINHA FAMILIA EM PRIMEIRO LUGAR ....
Vou sempre tentar fazer o melhor possível

por enquanto segue as peças

483026 483027
483028483030
483029

Rodrigo Baratti
07/11/2014, 14:19
e o cara que iria instalar o motor que eu descombinei queria instalar sem suporte traseiro ... dizia que não dava problema não .....

Fala Randal,

Como peso e vibração do X10 ia quebrar no meio a capa seca! kkkk

Vc viu o tarugo que é o mancal?!?!
Na realidade todo o peso do powertrain está neste mancal central, os da frente e na travessa do cambio são para dar equilíbrio e segurar a vibração.

[]'s

Randal
07/11/2014, 19:55

Fala Randal,

Como peso e vibração do X10 ia quebrar no meio a capa seca! kkkk

Vc viu o tarugo que é o mancal?!?!
Na realidade todo o peso do powertrain está neste mancal central, os da frente e na travessa do cambio são para dar equilíbrio e segurar a vibração.

[]'s

Fala Rodrigo ...
Cara pior que acredito nisso mesmo ... O suporte é muito bruto mesmo acho q cada com a algema pesa uns 2kg , é bruto mesmo ...
Mas olha só , tudo é questão de conversar , pesquisar e perguntar. ... Tenho o abito do porque ... Porque , porque .... E apesar do pouco conhecimento to tentando ir atrás e me informar para não sofrer a consequência da vontade de deixar a minha Efe pronta o quanto antes ... E olha q a anciedade é grande por ver tudo pronto

Mas é isso ae !!!

robson010203
07/11/2014, 20:13
na minha antiga f1000 eu montei o 229 sem esses suportes laterais, tinha apenas os dois dianteiros e dois na traseira, o problema que tive foi quebra dos coxins traseiros por 2 vezes em 03 anos.

Randal
07/11/2014, 20:19
Último coxim
Dianteiro R$160,00

Waldir Carlos
08/11/2014, 15:26
Randal, com esse nível de trabalho [seleção de itens], é simples a gente vislumbrar o desfecho desse projeto. Acompanhando e torcendo para que o capricho, por parte dos profissionais envolvidos, resulte em sucesso. Boa sorte!

[]s

Randal
09/11/2014, 09:06
Tweet

Randal, com esse nível de trabalho [seleção de itens], é simples a gente vislumbrar o desfecho desse projeto. Acompanhando e torcendo para que o capricho, por parte dos profissionais envolvidos, resulte em sucesso. Boa sorte!

[]s

Nuuh ... Mas o Sinho gasto no vocabulário heim Waldir ... Rs
Fala bunito!!!

Brincadeiras a parte ... Obrigado amigo Waldir e sinceramente espero anciosamente por este sucesso !!
Segunda-feira começamos a desmontar a EFe e que Deus nos Abençoe !!!
Abc

Randal
10/11/2014, 16:44
Pronto galera e aí vai ...
pra quem precisar ou tiver dúvidas ...
adpatacao de coroa e pinhão para o funcionamento do velocímetro da F1000 , câmbio ZF 5s-420
resolvi meu problema ... Mas agora está pronto ...
Anteriormente um "camarada" me cobrou R$ 750,00 pelo serviço ... Resolvemos abrir o câmbio e levar para o torneiro e gastei R$280,00 !!

Randal
10/11/2014, 16:53
Continuação
Coroa e Pinhao já instalados
coroa com 7 dentes
pinhão de 17 dentes

robson010203
10/11/2014, 18:54
ficou perfeito o serviço, vai fazer um adaptador para o cabo do velocímetro no pinhão?

Randal
11/11/2014, 07:26
ficou perfeito o serviço, vai fazer um adaptador para o cabo do velocímetro no pinhão?

:confused: to esperando alguém me passar a receita .... Kkkkk

Ainda não chegamos nessa fase Robson , mas sabemos que será necessário ! Vc sabe me dizer como deve fazer isto ??? Uso o cabo da eFe1000 mesmo e adapto no pinhão ? Ou uso o da D20 e adapto no painel ??
Ainda não sei como fazer , mas dicas e concelhos são muito bem-vindos !!!
Valeu

robson010203
11/11/2014, 09:05
é mais fácil adaptar no pinhão pois no painel é um encaixe de plástico, existe um cabo para a linha ford que é rosqueado embaixo e de encaixe no painel, como esse da foto, desse modo teria que fazer um adaptador para usar entre o cabo e o pinhao
483405

Randal
16/11/2014, 21:52
é mais fácil adaptar no pinhão pois no painel é um encaixe de plástico, existe um cabo para a linha ford que é rosqueado embaixo e de encaixe no painel, como esse da foto, desse modo teria que fazer um adaptador para usar entre o cabo e o pinhao
483405

Valeu Robson....
vou estudar a respeito e tentar adaptar o cabo no pinhão

Esta semana quinta feira , começamos a desmontar a eFe , ja foi retirado toda parte eletrica desnecessaria , cambio e motor ...
amanha sera feito o forro do painel corta fogo .....e em seguida partiremos para os suportes !!!!

por enquanto é isto ai ... e vamos em frente !!!

rfdex
16/11/2014, 23:28
Era para durar 10 dias... hahahaha! Boa sorte amigo.

Randal
19/11/2014, 07:37
Desmontada mecânica antiga para dar lugar a um novo coração !!

Randal
19/11/2014, 07:39
Forro do painel Corta fogo ...
R$250,00
E ficou bom !

Edintruder
19/11/2014, 09:06
Eu ia comentar do forro, pois nas gasolina não tem. É um investimento barato pelo retorno que dá.

Randal
19/11/2014, 12:39
Eu ia comentar do forro, pois nas gasolina não tem. É um investimento barato pelo retorno que dá.

Verdade Edintruder ... E após terminar toda a mecânica quero colocar bancos em couro e aproveitar e fazer todo isolamento interno Tb , já vi aquela manta asfautica e ou Tb o carpete grosso ... Sei que fica bom , pra isolar bem o barulho da Cabine ....

Randal
20/11/2014, 13:12
Galera será que o Radiador original da EFe 4.9i toca bem o motor DIESEL ???
Ou obrigatoriamente terei que trocar ???

Edintruder
20/11/2014, 14:17
Não faço ideia.
Tira as medidas da colméia dele que eu comparo com a minha.
altura, espessura e comprimento

rfdex
20/11/2014, 21:08
O radiador da sua é o fininho (da versão sem ar condicionado) ou o grosso (com ar)? O grosso eu sei que refrigera suficientemente bem. O fininho só testando! O grosso = +- 3 dedos de espessura. O fininho = +- 2 dedos de espessura. Abraço.

robson010203
20/11/2014, 21:17
Como a sua tem ar condicionado, pode deixar o radiador, que ele dá conta com sobra, o motor diesel tem uma eficiência energética melhor que o gasolina, logo ele gera menos calor, sem contar que tá saindo um gasolina 4.9l e entrando um 4.3l diesel, ou seja menor volume de deslocamento e menor rotação, isto é, menos calor gerado.

Waldir Carlos
20/11/2014, 21:43
Tentando contribuir. Resgatando um velho post:

[Corrigindo o dimensional do radiador, original]. Eis o "nosso" Kit:

Radiador [existente]:

1.1 Altura: 444 mm;
1.2 Largura_1: 607 mm [ extremidades laterias da colméia];
1.3 Largura_2: 642 mm [extremidades, tomando-se como ref as curvas dos pipes];
1.4 Espessura: 50 mm.

Intercooler_EFE: Larg_665xAlt_370xEsp_70.

[]s

Rodrigo Baratti
21/11/2014, 08:59
Os radiadores da 4.9 (alumínio) e do x10 (plástico) são exatamente do mesmo tamanho, só muda a posição das saídas e os materiais.

[]'s

Randal
22/11/2014, 08:13
Fala AMigos ...
nossa não tinha nem visto as respostas ... esses dias foi corrido ... e cheio de pepinos pra resolver na eFe ...e como não recebi notificação ... estava meio alheio ....
mas olha so ... hoje vou a oficina e vou pegar certim as medidas do radiador da Original ....

agora , falar pra vcs ... arrumei um problemão ... meu motor tem um compensador de massa que não me permite colocar a tampa do cartar original da efe , e a tampa que esta la é maior e pega na travessa .... mais tarde posto as foto e tento explicar melhor ... assim que sabe alguem pode me ajudar !!!!!
agora bora trabalhar que tem conta pra pagar !!!

Randal
22/11/2014, 10:53
Só pra ilustrar , nova coifa do câmbio e manopla pintada !!

Randal
22/11/2014, 10:58
Fala AMigos ...
nossa não tinha nem visto as respostas ... esses dias foi corrido ... e cheio de pepinos pra resolver na eFe ...e como não recebi notificação ... estava meio alheio ....
mas olha so ... hoje vou a oficina e vou pegar certim as medidas do radiador da Original ....

agora , falar pra vcs ... arrumei um problemão ... meu motor tem um compensador de massa que não me permite colocar a tampa do cartar original da efe , e a tampa que esta la é maior e pega na travessa .... mais tarde posto as foto e tento explicar melhor ... assim que sabe alguem pode me ajudar !!!!!
agora bora trabalhar que tem conta pra pagar !!!
segue fotos da tampa do cárter e motor