PDA

Ver Versão Completa : Adaptando diesel na F1000 gas!

Páginas : 1 2 3 4 [5]

Randal
05/01/2016, 22:43
Edin ... Já pensei seriamente no caso ,de comprar correntes para os pneus traseiros , acompanhando relatos ouvi dizer que funcionam de verdade , em breve tenho ideia de comprar uma caixa para deixar na caçamba com todas as tralhas , como ferramentas , cordas , etc , aí acho que vou providenciar uma par de Correntes para a Efe1 no caso de algum "atoleiro"!!!

Waldir Carlos
06/01/2016, 15:16
My two cents:

Com ou sem "correntes", essa Femil do Fred é um - bom - exemplo. Pelo visto, considerando o tipo de uso, a tração é "dispensável". Nos passeios, se atolar, basta pedir ajuda. Rs.

[]s

Randal
07/01/2016, 17:35
My two cents:

Com ou sem "correntes", essa Femil do Fred é um - bom - exemplo. Pelo visto, considerando o tipo de uso, a tração é "dispensável". Nos passeios, se atolar, basta pedir ajuda. Rs.

[]s

Vdd Waldir , seriam apenas mais uma perfumaria , pois de fato aonde eu ando se atolar tem caminhonete traçada e trator à disposição , mais vai que ???? Rs
O amigo anda ausente , como vão as coisa W ?

Randal
07/01/2016, 20:09
Olá cumpanheiros ...
Hoje venho atualizar os fatos , já há algum tempo estava com vontade de instalar um DvD na Efe , mas tinha que ser retrátil e com tela grande , porém a posição do rádio e dos instrumentos de função do Ar , inviabilizavam a instalação pois a tela iria interferia no painel , com isto vendo que alguns colegas já haviam feito esta alteração , decidi por trocar a posição do rádio com o painel do Ar !
Fiz algumas adaptações, recortei o suporte dos painel do Ar para encaixar, instalei alguma parafusos para fixar, é só ! Serviço simples , de adaptação e reorganização das fiações que passam na região !
Gostei do serviço ficou bacana e funcional , até melhor do que antes , pois a posição original não é ergonômica e nem funcional!!!

rfdex
07/01/2016, 23:09
Muito bom mesmo!

SOCATRACA
12/01/2016, 15:12
Galera,

Uma ajuda pro iniciante em início de reforma!
Estou procurando o ar condicionado da F1000 94 ou peças dele, alguma dica de onde encontrar? Uma sucata conhecida?

Randal
12/01/2016, 23:01
Galera,

Uma ajuda pro iniciante em início de reforma!
Estou procurando o ar condicionado da F1000 94 ou peças dele, alguma dica de onde encontrar? Uma sucata conhecida?

Vixi ... O Zeca da MacLarem está montando o dele Tb , pergunta lá no tópico dele que acredito Q ele possa te ajudar !!

Edintruder
13/01/2016, 12:56
Randal, desde que eu vi a negona do Bruno assim eu fiquei com vontade de fazer o mesmo, porém como uso o radio sempre pelo controle remoto, acabei não alterando ainda. Justamente pela posição desconfortável de mexer no rádio, essa alteração e bem vinda.

Waldir Carlos
13/01/2016, 19:44
O amigo anda ausente , como vão as coisa W ?

Ôpa, amigo! Homi, se esse teu "ausente" refere-se à minha [pouca] participação no grupo WhtasApp, é verdade. Não estava conseguindo acompanhar a galera. O aplicativo estava "travando", devido a enorme quantidade de mensagens.

No mais, tudo bem. Em breve, voltarei.

[]s

Edintruder
13/01/2016, 23:00
Deu tempo d limpar o teu celular Waldir? Amanha te adderei de novo! rsrsrs

Randal
17/01/2016, 14:20
Boa tarde galera
Hoje vim falar sobre as impressões de produtos que comprei esta semana para melhorar um a visibilidade da Efe . Esses dias aqui no GO tem sido de muita chuva , e tenho 2 problemas :1 é a ineficiente iluminação da Efe1000 .2 devido ao fato de eu ter desinstalado o sistema de vácuo da caminhonete a ventilação funciona somente para frente , e mesmo com o Ar ligado em duas de chuva , o vidro embaça bastante e prejudica bastante a condução !
O Ar da Efe melhorou bastante após i travamento da helice e um pouco mais de pressão no sistema , o recomendado é o sistema trabalhar com 250 psi e o meu está trabalhando com no máximo 300psi pra compensar o fato de o condensador estar entra os radiadores de Ar e água !
Esta semana buscando melhorar o problema , comprei dois produtos , 1 é um anti embaçante para aplicar internamente no parabrisa e o outro produto é um Finalizador de Superfície para o parabrisa , que atua impedindo que a água pare no parabrisa ...
Bom , após a aplicação me surpreendi com o resultado pois funciona muito bem ! Enquanto todos os vidros embaçam o parabrisa não ! E na parte externa Tb não para água , da mesma forma que a água cai ela escorre para cima ou para baixo e as X no precisa sequer ligar o limpador !
Deixo aqui minha opinião é recomendação , pois os produtos funcionam bem !!!

Esta foi a solução para o parabrisa !!!
Agora segue para a iluminação

Randal
17/01/2016, 14:34
Segundo ponto, visando resolver o problema de iluminação... Decidi por LedBar 31" ... Este já em trânsito !!!
Vamos aguardar e ver como ficará !!!

rfdex
17/01/2016, 17:17
Randal, cuidado porque salvo engano estas barras de led (por serem inteiriças e não haver espaçamento entre os focus de luz) ferem a legislação quanto ao uso de faróis auxiliares ok. Abraço

Randal
17/01/2016, 22:07
Randal, cuidado porque salvo engano estas barras de led (por serem inteiriças e não haver espaçamento entre os focus de luz) ferem a legislação quanto ao uso de faróis auxiliares ok. Abraço

Rafael ... Não sei se certo ou errado !?
Só sei que devem ser posicionados abaixo dos faróis principais, nunca vi ninguém relatar problemas , Tio Eddy usa , Daniel , Fábio , etc ...
Tenho ideia de posicionar de forma bem discreta , e Tb cabe bom senso qto ao uso !
Mas vamos ver , Qq ocorrência relato por aqui !!!

sallespickup
17/01/2016, 22:55
tenho um colega que tem a barra numa suburban, ficou muito bom, porem existem marcas e marcas segundo ele, por isso não sei como sera essa sua, a dele ficou de dia e bem legal...

Randal
18/01/2016, 08:15
É Salles , nesse ponto realmente foi tiro no escuro , e como essas barras são tudo importadas e a variedade é grande, comprei sem saber se é boa ou não , agora só Qdo estiver funcionando aí registro aqui se virou dia ou não !

sallespickup
18/01/2016, 22:23
esperemos que sim, esse colega disse que assistiu varios videos de varias marcas até se decidir, como meu ingles é "the book on the table" nem me atrevo....

Randal
20/01/2016, 10:06
esperemos que sim, esse colega disse que assistiu varios videos de varias marcas até se decidir, como meu ingles é "the book on the table" nem me atrevo....

Kkkkkk.... Imagina o meu que se resume ao " I love Pop corn"
Fechei o olho e mandei ver , este camarada que comprei a Barra pelo menos sempre foi bastante atencioso e já comprei algumas coisas dele , sempre corresponderam ao esperado !!!

Randal
26/01/2016, 17:16
Chegou minha Barra Led .
A estrutura da Barra parece ser boa , veio com fiação completa e suporte , agora é arrumar um tempinho e montar !

Randal
01/02/2016, 13:14
Boa tarde galera
Hoje vim registrar o Serviço de Instalação da Barra De Led , oporei por instalar no parachoque , achei que ficaria melhor é assim o fiz , o serviço foi bem fácil, pois tínhamos espaço suficiente para colocar a Barra dentro do parachoque , eu havia comprado Tb um protetor de bordas de porta para fazer um Acabamento melhor e ficou bem bacana !!!

Randal
01/02/2016, 14:20
Seguem mais imagens ....

Randal
01/02/2016, 21:57
Resultado final ... Luz alta ... Led Ligado !

Imperador!
02/02/2016, 10:06
Como tudo nessa F1000: PERFEITO!
Instalação discreta e de muito bom gosto!

Edintruder
03/02/2016, 08:24
Posta uma foto dele instalado de dia no parachoque, Frederico.

Guima-MS
03/02/2016, 12:40
Boa tarde galera
Hoje vim registrar o Serviço de Instalação da Barra De Led , oporei por instalar no parachoque , achei que ficaria melhor é assim o fiz , o serviço foi bem fácil, pois tínhamos espaço suficiente para colocar a Barra dentro do parachoque , eu havia comprado Tb um protetor de bordas de porta para fazer um Acabamento melhor e ficou bem bacana !!!

Voce e corajoso em , furar um parachoque tao bonito desse , ainda bem tem o borrachao preto pra desfarcar .

Ficou muito bom , barra de led esta na minha lista de futuras compras :pipoca:

Randal
04/02/2016, 00:04
Mais do mesmo !!
Valeu galera ,ficou bacana mesmo , apesar do crime do parachoque como todos dizem , achei que valeu muito a pena !!!

sallespickup
04/02/2016, 00:34
vou plagiar, mais realmente apesar do crime de cortar esse parachoque, ficou perfeito, e se tinha alguma duvida sobre legislação do uso, como o colega do rio que colocou chegou a ter por la, no seu sera tranquilo, pois alem de parecer original, os Homi nem se ligal que é um farol de milha tamanho familia rsrsrsrsr

Edintruder
04/02/2016, 08:06
O problema é que não pode dar nenhum "totó" em ninguém com essa barra de 1 barão de parachoque...

Ficou muito top!

Imperador!
04/02/2016, 11:12
O problema é que não pode dar nenhum "totó" em ninguém com essa barra de 1 barão de parachoque...

Ficou muito top!

Os mosquitos de estrada não fazem os leds estragar facilmente?

Randal
04/02/2016, 20:32
Valeu Galera ... Fico muito satisfeito por terem curtido , e relaxa que não tem plágio não , nada C cria tudo C copia e é óbvio que me inspirei em outros exemplares , aquelas efes Americana C vê de tudo , e os caras gostam de customizar , só adequei a minha realidade !!!
Agora quanto à qualidade e resistência do Led , isso só o tempo irá dizer !
Edin , um totozinho acho que aguenta sim , pois deixei a Led por dentro do parachoque justamente por isso e digo mais , me surpreendi com a dureza e resistência do parachoque , acho até que é algum tipo de Aço Inox , é muito forte !!!

Randal
15/02/2016, 21:59
Boa noite galera
Hoje gravei o desempenho da Barra Led na rodovia , muito bom o resultado , pra quem quiser conferir segue o link :
http://youtu.be/T5uHm-sAPOQ

Edintruder
16/02/2016, 10:47
Agora consegui ver o vídeo. Diferença absurda!

Randal
17/02/2016, 10:46
Bom dia ao que acompanham
Dias atrás , um conhecido lojista andou na minha Efe1, e por "curiosidade " me pediu tudo o que já havia feito na caminhonete , me explicitou sobre valores e perguntou se eu venderia , pois tinha uma encomenda de uma Caminhonete no perfil da minha ...
Resumindo não deu em nada ... Mas como parei pra descrever o estado da minha Efe hoje com tudo o que já fiz e este é o resultado :
Achei bacana compartilhar com vcs !

F1000 4.9i XLT ano/mod. 97/98 Convertida para Diesel ;documentação Ok;
Motor MWM SÉRIE 10 4.3 Turbinado , ano 2003 de aplicação Original VW8.150 ; Intercooler da F250 ; sistema de Freios Hidráulico (Hidrobooster) ; Câmbio ZF da F250 ano 2010; relação diferencial 3.07 com Coroa e Pinhão Novos ; Rolamentos de Roda Dianteira Novos ; Pivôs Superior e Inferior novos ; Barras de direção todas Novas ; Cruzetas Novas ; Disco de Freio e Pastilhas novas ; Amortecedores Cofap novos (F250) ; Molas Novas (F250) ; Compressor de Ar condicionado Novo ; Hélices auxiliares para Sistema de Ar Condicionado ; Bateria Nova e Toda parte Elétrica Revisada ; Alternador revisado , 5 Pneus BFgoodrich 33x12,5" NOVOS , Iluminação interna e Painéis por Led ; DVD Pioneer 7" ; 4 alto Falantes Pioneer ( 2:6x9 portas e 2: 6" atrás do Banco ) ; subwoofer 10" e Amplificador Banda ; Vidros Elétricos ok ; trava Eletrica ok ; Retrovisores elétricos ok ; kit alarme Positron com fechamento dos vidros ; forração interna completa com feltro por baixo do carpete original ; Barra Led 32" para iluminação auxiliar ; Body Lift 2,5" ; Tanque de Combustível limpo ; Consumo Urbano Médio de 8,5 / 9 km/L ; Consumo em Rodovia 12,5 km/ L ; Abertura e Sustentação do Capô por Amortecedores ; Todos os suportes e coxins do Motor Iguais a Versão Original da Versão Diesel ; Coxins de Cabine novos ; câmera de Ré e GPS !

Obs : é Ainda não está pronta , rs

Randal
17/02/2016, 22:40
Falei q não estava pronta ....:(
Hoje de tarde indo para o almoço após levar o motor aos 3500 rpm , em um momento de Estupida bobeira , tive um problema com
A Bomba de Óleo , ela travou a engrenagem a ponto de sacar para fora a engrenagem e marcar a tampa frontal do motor ! Como o barulho foi grande , parei de imediato para ver o que tinha acontecido , como percebi que o barrulho vinha de dentro da tampa frontal do motor , decidi por colocar a Efe no guincho e levar para oficina e desmontar , aí identificamos que a engrenagem da Bomba de Óleo havia desencaixado das demais engrenagens , a princípio será só a bomba , pedi uma hoje é estará em mais amanhã , foram 490 dinheiros , e agora é montar e ver se não tive outros danos !!!

Edintruder
18/02/2016, 13:05
Randal, que azar acontecer isso! O pior é que eu já passei dos 3500 várias vezes! rsrsrs. Isso devia ser algo que estava para ocorrer a qualquer momento mesmo.

Randal
18/02/2016, 16:10
Randal, que azar acontecer isso! O pior é que eu já passei dos 3500 várias vezes! rsrsrs. Isso devia ser algo que estava para ocorrer a qualquer momento mesmo.

Então Edin ... Eu pensei nisso , com certeza quebrou pois já estava frágil e mais cedo ou mais tarde iria estourar , como apertei além de costume acabou que apareceu o problema, e o pior é eu nunca do pau na caminhonete dificilmente passo do 2500 !
Agora é esperar e torcer pra que não tenha sofrido outros problemas !!

Randal
18/02/2016, 21:29
Bomba de Óleo Nova !!!
Hoje chegou a bomba , e como previsto , trocamos a bomba de Óleo e Pahh... Rs
Tudo Zero , motor rodou blz , sem barulhos estranhos , fumaça anormal , pressão do óleo está até melhor , tenho s impressão que a bomba velha já não trabalhava com boa pressao , pelo menos no painel mudou !!!
É graças a Deus está tudo ok !

Randal
22/02/2016, 13:22
Com a parada para a troca da Bomba de Óleo , identificamos vazamento nos dois retentores do virabrequim , dianteiro da polia e é traseiro do volante , providenciei as peças de substituição e amanhã paramos para a troca , vou aproveitar e trocar óleo e filtros e dicidi Tb por abrir o cárter para verificar se está tudo ok , vou verificar pescador é se tem sujeira no fundo do cárter ou resíduos !!!!!

Edintruder
24/02/2016, 08:31
Padrão Waldir Carlos!

Randal
25/02/2016, 16:44
Padrão Waldir Carlos!

Não fala "nele" não ... Só de lembrar isso me dá uma Tristeza ... Ela já não está mais entre Nois ....kkkkk

Agora ... Nem de perto e nem de longe , alcanço o capricho do W. A " Nossa Efe" era impecável e a minha , apesar da minha vontade de deixar filé , ela ainda está muito longe de estar sequinha!!!

Essa semana só consegui trocar o retentor dianteiro , assim como a junta nova na tampa , descobrimos que "grande" parte do vazamento traseiro não se dá somente pelo retentor do volante e sim pela borda da tampa do Carter , na época acho que comentei , mas não foi possível a instalação de um carter novo , pois o compensador de massa do x10 aplicação em Caminhões é voltado para parte da frente do motor , na época eu até comprei uma tampa nova , mas acabei até vendendo ela , pois não usei , agora descobri que pra resolver o problema de vazamentos vou ter que comprar uma tampa nova e remoldagem ou refazer a bacia , pois preciso de uma borda nova !
E com isso já estou providenciando outra para resolver o problema !!!!

Randal
03/03/2016, 20:50
Hoje decidi por reinstalar os calços sob a Mola dianteira da efe1 , ela está com molas da F250 porém notei grande diferença na altura com o passar do tempo , as molas cederam bastante , mas agora com os calços de 1,5" consegui alinhar bem a dianteira com a traseira da Caminhonete !!!

Guima-MS
03/03/2016, 20:58
Hoje decidi por reinstalar os calços sob a Mola dianteira da efe1 , ela está com molas da F250 porém notei grande diferença na altura com o passar do tempo , as molas cederam bastante , mas agora com os calços de 1,5" consegui alinhar bem a dianteira com a traseira da Caminhonete !!!

Ja encomendou os 35 ? hehe

MAURICIO BOSQUETTI
03/03/2016, 21:02
Boa noite, sou novo no fórum e estou reformando uma F1000 86 cabine dupla, mwm 229, turbo, coloquei nela um cambio zf da f250 6cc e estou bem satisfeito com o resultado, andando bem e consumo baixo, próximo passo intercooler também da f250.

Randal
04/03/2016, 08:15

Ja encomendou os 35 ? hehe

Pior que depois que coloquei os calços me ocorreu isto ... Caberiam os 35"!!!

Randal
04/03/2016, 08:18
Boa noite, sou novo no fórum e estou reformando uma F1000 86 cabine dupla, mwm 229, turbo, coloquei nela um cambio zf da f250 6cc e estou bem satisfeito com o resultado, andando bem e consumo baixo, próximo passo intercooler também da f250.

O ZF é excelente mesmo , eu particularmente gosto muito , é um câmbio forte e com
Boas relações , agora Qto ao intercooler , tenha certeza que valerá o investimento , olha o tamanho do Bitelo da F250!!!

Randal
23/03/2016, 08:38
Dando sequência ao histórico da efe1

Segue manutenção com troca de Óleo a cada 5mil km , troca de Filtro do lubrificante , filtro de combustível e troca do filtro de Ar com o segundo elemento !
Como minha ideia é deixar o registrado no fórum para eventuais consultas segue Tb a km da manutenção

Randal
28/03/2016, 13:48
Boa tarde galera
Só pra registrar , com a troca de óleo do motor , eu havia decidido por adicionar o Militec como aditivo junto ao lubrificante , tenho um vizinho que é representante da Bhardal aqui em GO , e conversando com ele , me disse que tinha um produto semelhante , decidi por ele pois me fez a praticamente preço de custo .
Adicionei no Oleo motor , câmbio e diferencial , cada um com suas devidas proporções (200ml para 5lt) ...
Com a adição do aditivo , o câmbio mudou na hora , pois o ZF tem engates justos e pesados , sempre foi assim , mas agora o câmbio melhorou muito , pois o engate ficou justo e leve imediatamente a adição do produto , no motor me parece que a partida ficou mais leve , diferencial , tudo normal !
Com isso , venho recomendar aos amigos , pois o produto é muito bom !!!

ricarvalhal
29/03/2016, 08:16
Randal, vc colocou 150 ml no cambio ? alias é quase um frasco. Percebo que o cambio funciona bem melhor quando quente (fica mais leve e macio), vc notou alguma melhora com o cambio frio ?
Valeu !!

Randal
29/03/2016, 08:40
Opa Eae Ricardo blz!?
Cara seguinte , me lembro q no câmbio eu havia colocado 4 lt de óleo , e 1 frasco de 200 ml do aditivo são para 5 lt de óleo . Eu coloquei foi logo é tudo , os 200 ml no câmbio !!!
E olha mudou o câmbio na hora , ficou muito melhor . Todo dia de manhã para sair da garagem , ao engatar a Ré , sempre dava um tranco ao engatar e hoje não fez isso , engatou a marcha bem macio , o câmbio melhorou 100% !!! Eu recomendo demais o uso do aditivo para os ZF !!! A primeira marcha Tb sempre foi pesada e resolveu o problema !!!

Marcelo Corradi
29/03/2016, 20:22
Opa Eae Ricardo blz!?
Cara seguinte , me lembro q no câmbio eu havia colocado 4 lt de óleo , e 1 frasco de 200 ml do aditivo são para 5 lt de óleo . Eu coloquei foi logo é tudo , os 200 ml no câmbio !!!
E olha mudou o câmbio na hora , ficou muito melhor . Todo dia de manhã para sair da garagem , ao engatar a Ré , sempre dava um tranco ao engatar e hoje não fez isso , engatou a marcha bem macio , o câmbio melhorou 100% !!! Eu recomendo demais o uso do aditivo para os ZF !!! A primeira marcha Tb sempre foi pesada e resolveu o problema !!!

Na minha F250 eu sempre engato uma 4a ou 2a pra ré entrar mais fácil e sem dar tranco também. E a 1a e a 2a são bem pesadas também. No ZF o ideal é sempre passar no tempo pra facilitar, pois é bem pesado. Boa a dica do aditivo, vou olhar depois.

Randal
29/03/2016, 22:51
Opa Eae Ricardo blz!?

Na minha F250 eu sempre engato uma 4a ou 2a pra ré entrar mais fácil e sem dar tranco também. E a 1a e a 2a são bem pesadas também. No ZF o ideal é sempre passar no tempo pra facilitar, pois é bem pesado. Boa a dica do aditivo, vou olhar depois.

Marcelo , pode investir sem medo no aditivo que funciona mesmo !!

ricarvalhal
04/04/2016, 09:40
Randal, poderia me mandar uma foto do coxim que vc usou no cambio ZF, eu to usando um (modelo correto por catalogo) mas ele é muito duro, peguei uma furadeira e enchi a borracha dele de furo... se não prestar vai pro lixo. mas eu gostaria de ver uma foto do que vc instalou, sei que existem dois modelos.
Obrigado

Randal
07/04/2016, 09:10
Estou pensando em trocar a marca de Óleo lubrificante do motor , tenho um vizinho representante da Bardahl e me ofereceu este óleo a um valor interessante ... Alguém usa este Oleo da Bardahl , quais as opiniões ???

Randal
07/04/2016, 09:24
Randal, poderia me mandar uma foto do coxim que vc usou no cambio ZF, eu to usando um (modelo correto por catalogo) mas ele é muito duro, peguei uma furadeira e enchi a borracha dele de furo... se não prestar vai pro lixo. mas eu gostaria de ver uma foto do que vc instalou, sei que existem dois modelos.
Obrigado

Opa .. Dia Ricardo
Só vi agora a msg ... Vou ver nos arquivos se tenho foto do coxim que utilizei , ok !

ricarvalhal
26/04/2016, 10:55
Randal, a melhora no cambio com a aplicação do condicionador de metais continua perceptível ? obrigado

Randal
02/05/2016, 21:52
Randal, a melhora no cambio com a aplicação do condicionador de metais continua perceptível ? obrigado

Opa noite
Ricardo , vou poder te dizer melhor a partir de quarta feira , pois minha embreagem foi pro pau , primeira e re to tendo quase que desligar pra engatar , embreagem muito muito baixa e sei que acabou
Pedi K it novo eterno amanhã , na quarta troco o conjunto velho pelo novo , aí veremos como irá estar !!

Edintruder
02/05/2016, 23:07
Conforme conversa do zapzap, o condicionador de metal no câmbio acaba por piorar os engates pois reduz o atrito entre os anéis sincronizadores e seus assentamentos.

ricarvalhal
03/05/2016, 10:04
Edin, conforme alguns relatos de pessoas que trocaram o oleo original (que vem no cambio 0 Km) por outro oleo respeitando a especificação, relataram um piora no comportamento das trocas de marchas. Ai vejo duas possibilidades, desgaste natural do cambio e/ou falta de algum aditivo que tem no oleo original e nao tem nos substitutos. Eu coloquei o bardahl GA, coloquei menos que o especificado e piorou bem as trocas, o Randal, colocou este outro e disse que melhorou....
No geral, colocar qualquer coisa no óleo é arriscado... mas acho que esses condicionadores podem ajudar no caso bem particular de adicionar um componente que ta faltando no oleo novo (não original) para um cambio especifico !!

A principio descobri que o Bardahl GA piora o ZF-5S420, vou testar este condicionador de metais da bardahl que o Randal comentou, alias ja comprei... falta comprar o oleo....

Se melhorar fica na caixa de marchas... senão dreno tudo e deixo só oleo mesmo... e ir tocando ate quando der... pois abrir uma caixa dessas não deve sair barato... qq peço é de 500-1000 reais.

Valeu pelas dicas, sempre são bem vindas !!

Conforme conversa do zapzap, o condicionador de metal no câmbio acaba por piorar os engates pois reduz o atrito entre os anéis sincronizadores e seus assentamentos.

Randal
03/05/2016, 13:01
Hoje peguei o kit de embreagem , e quero registrar aqui o kit para o ZF , eu desconhecia este kit original da linha VW que acopla o x10 ao ZF sem adaptações , eu acreditava que fosse necessário alguma adaptação pois desconhecia que a linha VW de caminhões eram equipado com câmbio ZF!

sallespickup
03/05/2016, 20:46
Vw de 2006 pra cima ja é ZF Randal, e de 2003 a 2006 tem ZF e eaton

agora vendo a foto a embreagem é do 8140 normal, com motor X10 plato de 8 parafusos de fixação com miolo do disco igual da F1000 com 229, troquei a embreagem de um 7100 essa semana e é igualzinho

Randal
04/05/2016, 04:10
Isso mesmo Salles !
Agora facilitou demais pra quem quer um ZF em sua Efe1000 devido ao Overdrive !!

Randal
04/05/2016, 14:23
Fodeo ... A embreagem não deu !!!!

sallespickup
04/05/2016, 14:36
tem de ver que piloto vc tem ai, pois como disse a embreagem original do X10 seja com cambio eaton ou ZF é a mesma e o centro do disco é igual F1000 com 229, se seu cambio vier de F250 a coisa é bem diferente, tem de mandar fazer o disco, pois nunca vi disco de 13 pol com estria igual F250, só se algum ford e chevrolet caminhão tiver um parecido

Randal
05/05/2016, 12:27
tem de ver que piloto vc tem ai, pois como disse a embreagem original do X10 seja com cambio eaton ou ZF é a mesma e o centro do disco é igual F1000 com 229, se seu cambio vier de F250 a coisa é bem diferente, tem de mandar fazer o disco, pois nunca vi disco de 13 pol com estria igual F250, só se algum ford e chevrolet caminhão tiver um parecido

Exatamente isso Salles !! Câmbio da F250 e Platô de F1000

sallespickup
05/05/2016, 13:56
então plato de 13 polegadas com disco de 12 né ou pega o do Vw w manda fazer de 13 com estria da F250

Randal
05/05/2016, 15:19
O problema da embreagem foi resolvido assim :
Tive que comprar o disco da F350 cummins ( Ref. 330005810) , devido às estrias do câmbio ZF ,e o platô teve de ser o da F1000 WMW 229 Td , devido à furacão pre existente do Volante (Ref. 130080010) , este ainda teve que passar por alterações , levei ao torno e tive de tirar 2mm das orelhas de fixação dos parafusos do Platô e Tb tive que fazer um rebaixamento 4 mm em um degrau existente na mesa , desta forma o kit de embreagem ficou como estava funcionando antes !
Tentei várias opções mas em todas teria que mexer em alguma coisa , então decidi pela receita que já estava funcionando !!!

Com a parada da caminhonete para a troca da embreagem , decidi por trocar os reparos da caixa da direção que sempre vazou , o camarada da oficina que fez trocou os reparos me garantiu êxito na manutenção , agora vamos ver Qdo montar e começar a funcionar , gastei 400,00 na manutenção da caixa !

Wilson Pica Pau
05/05/2016, 15:25
eu sou novo no site , primeira postagem e não sei bem se é assim que devo proceder mas vou tentar escrever.Eu tenho uma Dodge Dakota 5.2 RT motor Magnun V8 a gasolina, e apesar de ser uma excelente camionete eu gostaria de colocar um motor a diesel nela, minhas duvidas são: É possivel fazer esta adptação? Se sim qual motor deveria ser usado? Conhece alguem que faça? Qual a sua ideia sobre isso e qual o melhor motor pra colocar se der certo?

Randal
05/05/2016, 16:14
Segue imagens
01 : kit embreagem nova
02: kit embreagem velha
03: plato novo (aplicação F1000 229 Td )antes da adaptação
04: volante foi polido pois estava irregular
05 : caixa de direção pronta !
06 : detalhe ao rebaixamento do degrau da mesa
07 : detalhe do desgaste da orelha de fixação

sallespickup
05/05/2016, 18:58
é que agora vc ja fez, mais por causa do torque do motor devia ter insistido no plato de 13 pol, pois o de 12 da 229 TD pode abrir o bico rapido por patinar, isso acontece bastante com a linha maxion da D20 turbo se colocar embreagem de 11, e pode ser que aconteça ai tb, por colocar de 12 onde é 13....

Randal
05/05/2016, 22:15
Salles , na verdade eu queria ter mantido com o primeiro kit que comprei , aquele da linha VW , pois era o maior e com certeza a ação da embreagem seria muito melhor ! Porém com ele eu ainda teria que embuchar os furos do volante. , abrir novos furos e ainda trocar ou refazer o a ponta do eixo piloto do ZF , aí já viu a novela neh !!! Realmente não ficou como eu queria mas assim , liguei para o antigo proprietário do motor e ele me disse que já havia mais de 5 anos que trocou o kit de embreagem , com mais 2 anos que estou com s caminhonete , já são 7 anos ... Acho que se durar mais 7 anos já está valendo !!!

sallespickup
06/05/2016, 14:16
se ja foi tudo isso, retiro o que disse, pois ta bão demais, pois 2 anos com vc e bem andados, pois vejo que vc anda bem (KM)

Randal
06/05/2016, 19:24
Tweet

Mais uma vez meus parabéns Edin !!!
A informação é correta !!!
Tem uns 30 dias que coloquei o condicionador de metais no câmbio ZF 5s-420 , e a princípio foi muito bom , melhorou muito os engates maçom o passar dos dias foi piorando , até chegar ao ponto de não engatar 1 primeira e a rê , troquei o conjunto de embreagem acreditando que este seria o motivo , porém , mesmo com embreagem nova , o câmbio ainda está ruim !!!
PORTANTO AMIGOS .... NUNCA USEM CONDICIONADOR DE METAIS NO CÂMBIO !!!
agora vou ter que esgotar o câmbio e adicionar oleo novo ! Só espero que volte ao normal !!!!

ricarvalhal
06/05/2016, 19:52
Putz...faz 2 horas....que coloquei isso..... Amanhã jogo fora....

Randal
06/05/2016, 20:09
Putz...faz 2 horas....que coloquei isso..... Amanhã jogo fora....

Lembrei que vc havia dito que iria colocar , corri aqui antes de Qq coisa pra tentar avisar !!
Mas olha é sério , esgota o câmbio , coloca oleo novo , pois eu ainda não sei se terei consequências !!!

ricarvalhal
06/05/2016, 20:13
Valeu Randal ! Mas a embreagem tava ruim ou naum ?

sallespickup
06/05/2016, 20:36
cara sempre falei que esse negocio é perigoso, ja vi cambio com o tal Molikote, que é um parente desse que usaram que só com thinner conseguiu tirar a crosta que se fez nas engrenagens, e como não saia facil e era um cambio de carro de passeio, o cara comprou outro, ficou mais facil e barato

adssales
06/05/2016, 20:38
boa noite pessoal. tenho uma f1000 sr 90/91 sou novo aqui e gostaria de saber se vcs já tirarão a ventarola e colocarão vidro inteiro nas portas?

Randal
06/05/2016, 20:40
Valeu Randal ! Mas a embreagem tava ruim ou naum ?

Pior que não tava ruim não !!!!
Mas Tb agora esta nova , era o único item da mecânica que eu não sabia como estava , agora a Efe já foi tudo trocado !

Edintruder
06/05/2016, 21:18
Bota óleo diesel no câmbio, anda de forma suave para lavar por dentro. Não pia forte e não precisa correr. Uma volta no quarteirão bastará. Com o motor ligado tu pisas na embreagem e fica passando as marchas de 1a pra 2a, 3a 4a 5a e ré. Faz isso algumas vezes. anda um pouco e para e faz de novo. Com isso deverá limpar a superfície dos anéis sincronizadores. Esgota o diesel da caixa e bota óleo novo. Com o tempo deverá normalizar.

O diesel que tirares da caixa, podes deixar decantar para ver se terá alguma impureza e bota pro tanque sem medo.
o resíduo de óleo lubrificante ajudará a lubrificar a BI. Qualquer partícula ficará retida no filtro.

Randal
06/05/2016, 21:31
Bota óleo diesel no câmbio, anda de forma suave para lavar por dentro. Não pia forte e não precisa correr. Uma volta no quarteirão bastará. Com o motor ligado tu pisas na embreagem e fica passando as marchas de 1a pra 2a, 3a 4a 5a e ré. Faz isso algumas vezes. anda um pouco e para e faz de novo. Com isso deverá limpar a superfície dos anéis sincronizadores. Esgota o diesel da caixa e bota óleo novo. Com o tempo deverá normalizar.

O diesel que tirares da caixa, podes deixar decantar para ver se terá alguma impureza e bota pro tanque sem medo.
o resíduo de óleo lubrificante ajudará a lubrificar a BI. Qualquer partícula ficará retida no filtro.

Muito Bom !!!! Valeu Edin ... Amanhã logo cedo vou providenciar a troca de óleo do câmbio e lavar as engrenagens !!! Muito obrigado Amigo !!!!

ricarvalhal
06/05/2016, 21:32
Valeu Edin pela dica !!! e ai Randal qual oleo vai por ?
eu estava usando o http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527969&stc=1
lubrax - Petrobras Distribuidor (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/lubrax/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT1__YEdXA0 _XEDP_MD9zd2MLY_2CbEdFAEMzpiw!/?PC_7_2OI50D2IMOSAE0IET6OVN7G3A2000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/linha+lubrax/automotivos/linha+automotiva+-complementos+automotivos+-+engrenagens)

Randal
06/05/2016, 21:59
Eu estava usando este !!!
Qual seria melhor ???

ricarvalhal
06/05/2016, 22:50
bom vamos aos dados:
eu usei Lubrax 80W e vc texaco 80w-90 e tem um sintético lubrax gold XP 75w-80 e o lubrax 90
viscosidade 40 graus --> 100 vs 77 vs 59 vs 163
viscosidade 100 graus --> 12 vs 15 vs 10 vs 16

bom tem uma opção de oleo mais viscoso (lubrax 90) e um menos viscoso (gold 75w-80)

Eu vou experimentar o menos viscoso (apesar dele ser mais caro... sintético)... alguma dica ?

Randal
07/05/2016, 08:24
Ficou claro que para o câmbio trabalhar bem , a viscosidade deve ser controlada , nem a mais e nem a menos !
Agora o que me intriga é que nas F250 original principalmente e na Silverado , o comportamento do câmbio é diferente , os engates são justos , firmes , porém macio ... E no meu caso nunca foi assim ! Eu já andei muito em F250 e tive silverado ! Por isso busquei melhorar o comportamento do câmbio , e outra o óleo original é bem azulado , sinceramente eu gostaria de ter esta receita do óleo original , pois acredito que sem ele nunca teremos um bom comportamento dos Câmbios ZF !!! Que para mim é um excelente Câmbio !!!

Arildo MT
07/05/2016, 15:10
Ficou claro que para o câmbio trabalhar bem , a viscosidade deve ser controlada , nem a mais e nem a menos !
Agora o que me intriga é que nas F250 original principalmente e na Silverado , o comportamento do câmbio é diferente , os engates são justos , firmes , porém macio ... E no meu caso nunca foi assim ! Eu já andei muito em F250 e tive silverado ! Por isso busquei melhorar o comportamento do câmbio , e outra o óleo original é bem azulado , sinceramente eu gostaria de ter esta receita do óleo original , pois acredito que sem ele nunca teremos um bom comportamento dos Câmbios ZF !!! Que para mim é um excelente Câmbio !!!

Peru de fora chegando em 3, 2, 1, por tudo que li em diversos lugares, esses câmbios só ficam 100% com óleo de aditivação original (ou se descobri qual é e tiver substituto exato), lembrando também que a maioria dos câmbios sincronizados não admitem óleo gl-5 e não adianta aquela conversinha de vendedor que é gl-5 mas atende gl-4, os gl-5 tem aditivação ''+ pesada'', se é gl-5 tem aditivos diferentes que gl-4, tem câmbio que o manual declara expressamente qual usar, no site da BR também tem uma explicação bem simples e objetiva, aqui no meio do mato só achei ipigerol 75w 80 gl-4, mas preferi usar um mineral que o sintético gl-5, já vi usar gl-5 e na próxima troca sair um ''pó'' amarelinho junto com óleo, depois de decantado parecia ouro no fundo, o br gold gl-5 pra diferencial s/ lsd é uma blz, mas no cambio só colocaria se o manual especificar o uso de gl-5, se não neca pau juvenal.

RoadRunner
07/05/2016, 18:01
Olá Randal,

Percebi a mesma coisa sobre o comportamento do cambio em um LSD(F1000, D20) vs HSD (250/Silv...). Realmente nos 6 canecos esse cambio é um doce. Meu palpite é o regime de rotacao nelas seja maior que nas nossas. A exemplo a relacao da 250/Silver fica nos 4.10 vs da D20/F1000 que fica entre 3,15 e 3,55.

Outra coisa, esses cambios são parrudos! foram aplicados em alguns caminhoes e mesmo neles não apresentam desgaste. Mas são frescos para lubrificantes mesmo. Em algumas bagaceiras que acompanho os caras colocaram 90gl5 mas nao tao nem ai pra camioneta, embora os engates continuem bons.

Sofri com o lubrificante de cambio tambem e hoje mantenho a seguinte opinao, usar apenas o lubrificante recomendado e fazer a troca de tempos em tempos, algo entre 30 e 50 mil km a depender do uso, isto é o suficiente para cuidar bem do cambio, garanto!

Sobre os lubrificantes, a ZF recomenda 80w90 gl4 (qualquer marca consagrada) e chato para achar em minha região e ou o ipiranga 80w gl4 "Ultragear" que confio pois é o mesmo utilizado nos caminhoes extra pesados da mercedes, foi este que montei na viatura.

Nao testei outros, mas apliquei o Bardhal G.A no cambio e diferencial (para este recomendo) e realmente me zuou as trocas de marchas. com o cambio frio ou quente elas ficaram chatinhas para trocar apesar de nao raspar, mas em temperatura de uso na cidade continua um doce.

Sobre nao engatar 1a primeira ou Re, quando o carro estiver quente, tente engatar outras marchas, por ex 3, 4 5a. se entrarem normalmente talvez o problema seja nos garfos de acionamento das marchas, unica coisa que da problema nesse cambio. Se nenhuma marcha entrar parado o problema realmente e no acionamento da embreagem, podendo ser plator ou cilindros mestre e escravo.

Por favor, nos mantenha informado.

[s]

Randal
08/05/2016, 21:56
Boa noite Galera
Imagens do fds !!
Agora vamos aos fatos . Ficou claro e explícito que o ZF não aceita o uso de aditivo condicionador de Metais !
Fiz como o Amigo Edintruder recomendou , coloquei a caminhonete no cavalete , comprei Óleo novo para o câmbio (80w90 ) , 10 litros de Diesel , esgotei o óleo que estava no câmbio com o aditivo , coloquei óleo diesel no Câmbio e com a caminhonete no cavalete , coloquei o câmbio pra girar , passado diversas vezes todos as marchas ! Esgotei novamente e coloquei diesel limpo novamente e refiz o procedimento . Após a limpeza do câmbio adicionei o óleo novo !
Imediatamente ao engatar primeira e marcha ré o câmbio já voltou ao normal !
Não está 100% , mas realmente fez diferença e já melhorou muito em relação ao que estava !
Com isso agora vou rodar uns 15 dias e trocar este óleo novamente , assim acredito que irá voltar ao normal !!

Agora outro ponto ...
Desde que montei a mecânica diesel na EFE , ela sempre entre 1500 e 2000 rpm vibrava um pouco e com a troca da embreagem e polimento do Volante que estava irregular , agora a Efe esta perfeita na pista , não vibra nada é isso trouxe um conforto e dirigibilidade muito melhor !!!!
A caixa de direção com a troca dos reparos passou a esterçar mais !!!

LUIZ170686
09/05/2016, 09:45
Minha experiência com aditivos também não foi boa, como relatado anteriormente aqui no tópico do ricarvalhal, usei aditivo que dizia proteger bomba injetora e limpava os bicos...resultado foi uma gosma no fundo do tanque e bomba que foi pro pau! eu não uso aditivo em mais nada, acho que o próprio óleo já contém os aditivos necessários para a lubrificação correta.

Randal
09/05/2016, 10:40
Minha experiência com aditivos também não foi boa, como relatado anteriormente aqui no tópico do ricarvalhal, usei aditivo que dizia proteger bomba injetora e limpava os bicos...resultado foi uma gosma no fundo do tanque e bomba que foi pro pau! eu não uso aditivo em mais nada, acho que o próprio óleo já contém os aditivos necessários para a lubrificação correta.

Éh esse do Condicionador de metais , aparentemente não deu nada , mas saiu bem caro o negócio !
Eu ganhei 2 aditivo pro diesel recentemente , 1 usei em 1 tanque e outro guardei para próxima viagem longa , mas é como vc disse , o óleo e o combustível há tem o que precisamos ... Usando este que está na mão não vou adicionar mais nada de aditivos !!!

Lucio Gaviolli
09/05/2016, 12:36
Desculpe atravessar. . . já troquei óleo da caixa de minha f duas vezes, a primeira foi quando a comprei, naquelas de querer fazer um bem maior, usei um óleo de especificação superior, os engates ficaram pior. a segunda foi para restabelecer ao oleo especificado em manual, melhorou um pouco!!
Lendo e pesquisando, cheguei a conclusão (minha opinião) que estes aditivos valem o teste apenas em situações onde a "morte do componente" já está anunciada, entendo que eles podem prorrogar por um tempo determinado a manutenção corretiva que seguramente irá ter de acontecer!!

Não uso nada além da especificação do manual!!

abraços e boa sorte com o restabelecimento das condições de lubrificação original de sua caixa!!

Lucio

Marcos Zanivan
11/06/2016, 13:39
Éh esse do Condicionador de metais , aparentemente não deu nada , mas saiu bem caro o negócio !
Eu ganhei 2 aditivo pro diesel recentemente , 1 usei em 1 tanque e outro guardei para próxima viagem longa , mas é como vc disse , o óleo e o combustível há tem o que precisamos ... Usando este que está na mão não vou adicionar mais nada de aditivos !!!

Realmente amigo.
Fiz a cagada de trocar o óleo da caixa da minha F-250, que utiliza o mesmo câmbio que você tem na sua, e então deu a m... Troquei o óleo mais de 4 vezes e cada troca de óleo parecia melhorar, porém essa do Diesel de lavar a caixa não tinha me passado pela cabeça, porém como relatou, acho que farei o mesmo processo na minha brutona.
Eu adicionei o Militec-1 na caixa e apresentou os mesmos problemas que você ressaltou.
Hoje rodo com o TGF da Texaco, porém não realizei a lavagem da caixa, acredito que se eu fizer, terei que colocar óleo novo, pois o que já está dentro dela vai estar contaminado com o Militec-1 não achas?
Qual óleo você colocou após lavar a caixa? O TGF mesmo?

Um abraço.

Randal
13/06/2016, 11:55
Marcos
Com o uso do óleo diesel , conseguimos remover melhor o resíduo do Militec , como o óleo diesel Tb tem um pouco de lubrificante não agride o sistema e consegui remover todo o aditivo , dependendo do caso pode se usar até solventes mas fortes como a querosene por ex ,a única desvantagem é que ela pode agredir demais os retentores e depois vc acabar tendo que trocalos Tb !
Eu fiz 3 trocas de óleo no meu e já voltou ao normal , só na re que preciso jogar uma quarta antes de engatar senão ela pega um pouco ! Na primeira troca lavei 2 X , e óleo novo , na segunda troca o óleo ainda saiu um pouco sujo e só na terceira que limpou !
Na última troca Tb mudei o óleo e parece que ajudou um pouco Tb ! Segue a foto do óleo utilizado da última troca !

Marcos Zanivan
13/06/2016, 17:29
Marcos
Com o uso do óleo diesel , conseguimos remover melhor o resíduo do Militec , como o óleo diesel Tb tem um pouco de lubrificante não agride o sistema e consegui remover todo o aditivo , dependendo do caso pode se usar até solventes mas fortes como a querosene por ex ,a única desvantagem é que ela pode agredir demais os retentores e depois vc acabar tendo que trocalos Tb !
Eu fiz 3 trocas de óleo no meu e já voltou ao normal , só na re que preciso jogar uma quarta antes de engatar senão ela pega um pouco ! Na primeira troca lavei 2 X , e óleo novo , na segunda troca o óleo ainda saiu um pouco sujo e só na terceira que limpou !
Na última troca Tb mudei o óleo e parece que ajudou um pouco Tb ! Segue a foto do óleo utilizado da última troca !

Valeu Randal!!!
Vou rodar mais alguns dias com ela, e assim que possível irei realizar a "lavagem" com Diesel e novamente trocar o óleo.
Obrigado pelo retorno amigo, aquele abraço.

Arildo MT
14/06/2016, 00:18
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/530493d1465850440-javali-em-reta-quase-final-de-acabamento-12o62016-118.jpg

vi esta imagem no forúm do javali do Lauro Paiva, alguem já usou um óleo assim zf, eaton, pra ver o resultado?

ricarvalhal
14/06/2016, 07:42
Arildo, este óleo é um GL3 .... assim não recomendado.

neste material mostra um rotulo marron que é GL4 mas é 80w e não 80w90, como pede o manual do ZF (http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_1135939.pdf).

http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_1135939.pdf

(http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_1135939.pdf)

Frederico Araújo
15/06/2016, 21:15
Uai, na costumeira ronda diária cotando f-1000 achei a sua a venda! desculpa a intromissão mas vai vender por que!? logo agora que tá o ouro!

Arildo MT
16/06/2016, 01:44
Arildo, este óleo é um GL3 .... assim não recomendado.

neste material mostra um rotulo marron que é GL4 mas é 80w e não 80w90, como pede o manual do ZF (http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_1135939.pdf).

http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_1135939.pdf

(http://www.eaton.com.br/ecm/groups/public/@pub/@eatonbr/documents/content/pct_1135939.pdf)

Não me referia ao óleo especificamente (imagem meramente ilustrativa), mas se o pessoal que teve problema apos a troca, tentou usar óleos ''originais'', específicos, do ''mesmo'' fabricante do cambio?

Randal
20/06/2016, 14:38
Boa Tarde Amigo
Respondendo a pergunto do Amigo Frederico lá em cima , a respeito do motivo da venda de minha Efe1 , hoje decidi esclarecer e comunicar a todos aos que acompanharam a trajetória da adaptação do motor a Diesel em minha Efe a gasolina , quero informa que após 26 dias de anúncio eu Vendi minha Efe nesta última sexta feira 17/06 !
Sei que muitos não me intenderão ,pois realmente a Efe havia chegado praticamente ao seu ápice , a caminhonete estava top , andando bem , viajando como nunca , macia, linda , brilhava por onde passada e chamava muita atenção de todos que entendem um pouquinho do que seja ,do que é realmente uma F1000 !
Eu anuncio aqui aos amigos a venda da caminhonete com muita tristeza , pois esta não foi uma venda por livre e espontânea vontade , fui " obrigado" a vender pois recentemente , exatamente na data de 17/05 por volta das 18:30 eu fui assaltado a mão armada em frente ao meu consultório quando saía para ir embora ! Na data referida , ao sair para ir embora , entrei na caminhonete e haviam 2 vagabundos me esperando , ao ligar a caminhonete eles encostaram , abriram a porta , meteram o cano na minha cara e me jogaram pra fora , dando ordem pra eu sair andando , 1 pulou pra dentro e arrancou com a caminhonete ! Mas ... Graças a Deus , um vizinho ia chegando e viu toda a movimentação , parou antes e ficou esperando ,e Qdo saíram com a caminhonete , me chamou e fomos atrás , sentido qual haviam fugido . Após 4 minutos que me roubaram
A caminhonete , e como eu tinha um controle de alarme presencial , a caminhonete cortou a ignição e conseguimos recuperar a efe1 em poucos minutos após o roubo !
E com isto que aconteceu , fiquei alguns dias bem abatido com o que passei , por isso decidi por colocar à venda ! Aqui em minha cidade tem roubado muito f1000 e d20 , poucos dias antes de roubarem a minha minha mulher viu um Sr. sendo assaltado e levaram a F1000 dele , aí como manter a Efe passou ser motivo de insegurança , foi a opção que tive para não perder todo meu investimento e ainda colocar minha família em risco !! E infelizmente ela foi vendida !! Deixo claro aqui que senti muito pela venda , pois a caminhonete realmente estava muito boa e eu gostava muito dela ! Mas é isso ...
Abraço a todos

Frederico Araújo
21/06/2016, 09:00
Boa Tarde Amigo
Respondendo a pergunto do Amigo Frederico lá em cima , a respeito do motivo da venda de minha Efe1 , hoje decidi esclarecer e comunicar a todos aos que acompanharam a trajetória da adaptação do motor a Diesel em minha Efe a gasolina , quero informa que após 26 dias de anúncio eu Vendi minha Efe nesta última sexta feira 17/06 !
Sei que muitos não me intenderão ,pois realmente a Efe havia chegado praticamente ao seu ápice , a caminhonete estava top , andando bem , viajando como nunca , macia, linda , brilhava por onde passada e chamava muita atenção de todos que entendem um pouquinho do que seja ,do que é realmente uma F1000 !
Eu anuncio aqui aos amigos a venda da caminhonete com muita tristeza , pois esta não foi uma venda por livre e espontânea vontade , fui " obrigado" a vender pois recentemente , exatamente na data de 17/05 por volta das 18:30 eu fui assaltado a mão armada em frente ao meu consultório quando saía para ir embora ! Na data referida , ao sair para ir embora , entrei na caminhonete e haviam 2 vagabundos me esperando , ao ligar a caminhonete eles encostaram , abriram a porta , meteram o cano na minha cara e me jogaram pra fora , dando ordem pra eu sair andando , 1 pulou pra dentro e arrancou com a caminhonete ! Mas ... Graças a Deus , um vizinho ia chegando e viu toda a movimentação , parou antes e ficou esperando ,e Qdo saíram com a caminhonete , me chamou e fomos atrás , sentido qual haviam fugido . Após 4 minutos que me roubaram
A caminhonete , e como eu tinha um controle de alarme presencial , a caminhonete cortou a ignição e conseguimos recuperar a efe1 em poucos minutos após o roubo !
E com isto que aconteceu , fiquei alguns dias bem abatido com o que passei , por isso decidi por colocar à venda ! Aqui em minha cidade tem roubado muito f1000 e d20 , poucos dias antes de roubarem a minha minha mulher viu um Sr. sendo assaltado e levaram a F1000 dele , aí como manter a Efe passou ser motivo de insegurança , foi a opção que tive para não perder todo meu investimento e ainda colocar minha família em risco !! E infelizmente ela foi vendida !! Deixo claro aqui que senti muito pela venda , pois a caminhonete realmente estava muito boa e eu gostava muito dela ! Mas é isso ...
Abraço a todos

Que Pena, Me dá uma grande tristeza e também muita raiva, pois temos que nos privar de usufruir daquilo que se tira (tenho certeza que 99% dos que aqui estão) de muito suor, por causa desses vagabundos que não querem saber de trabalhar e ainda por cima são tratados por vítimas! tenho certeza que logo o bichinho das F's volta a te perturbar e logo você estará com outra f-1000 pra fuçar... Boa sorte!

LUIZ170686
21/06/2016, 15:20
Poxa Randal que tristeza hein! mas sua vida vale muito mais que a efe. ainda bem que vc deu sorte do seu vizinho lhe ajudar e a camionete travar, senão num pegava mais, mas bola pra frente... infelizmente essas camionetes são muito visadas, F100 F1000 D20 D10 F350 F4000 é complicado, e roubos não são só ai não. aqui onde moro só esse ano já foram roubadas umas 3 e todas daquele modelo antigo 4 faróis, de conhecidos da cidade, nenhuma foi a mão armada, as três "dormiram e não acordaram no mesmo lugar" e das três duas eram bem velhas e surradas, que os donos já não arrumavam muito pra não chamar a atenção. Em 2010 roubaram a fazenda de um primo meu e levaram trator e uma F100 77 que ele tinha desde zero toda judiadinha. na minha região elas são mais roubadas que F250, silverado e essas mais novas.

Em 2013 um cliente do meu pai tinha uma igualzinha mesma cor e ano que a sua porém 4x4, os vagabundos roubaram ela na frente da casa dele em plena luz do dia, umas 3 da tarde. e por ironia meu pai cruzou com ela na estrada no dia que ela foi roubada. meu pai achou que era o cliente dele que estava com ela e na vdd eram os bandidos, deu até sinal de luz pros vagabundos achando que era o amigo dele, pois como tava na estrada não conseguiu ver que eram estranhos dirigindo ela. dias depois conversando com o dono é que foi saber que no dia que ele viu ela a mesma tinha sido roubada.
A gente tem as nossas aqui com seguro e tals (mesmo o seguro não pagando o que vale, pois se roubar não compro outra igual a minha) mas eu ando com um medo danado, esses tempos a camionete pegou ar e parou na estrada comigo, coisa de umas 6 da tarde, já escurecendo estrada ficando deserta... pensa num apavoro que passei, tava me cag..do de medo de encostar alguém pra me roubar. porque do jeito que esses filha da p... são é capaz de fazer a gente ajudar a funcionar a camionete novamente pra eles levarem embora. há uns 15 anos um vizinho dos meus pais tinha uma 94 azul, vendeu também, porque não sei como, mas avisaram ele que tinha gente de olho na camionete dele pra levar ela embora. dai preferiu não arriscar.
Mas melhoras pelo baque sofrido ai, e já tem algo em vista pra comprar, vai ficar na linha pick-up ou vai pra outra? abraços.

Waldir Carlos
21/06/2016, 19:56
Lamentável! [À distância, poucos dias após o fato, acompanhei o drama do amigo Randal]. Complicado. A propósito, o atual proprietário da ex EFE, à época do negócio [vendida], pediu-me para não divulgar o município onde reside. A princípio, achei exagero, mas esse fato pode nos fazer entender.

Malditos criminosos!

[]s

Coophamat
21/06/2016, 20:37
Aqui no estado as caminhonetes mais visadas são Hilux e f1000, uma pena o ocorrido com o Randal, mas felizmente nada aconteceu a ele nem a f1000.

Imperador!
22/06/2016, 08:30
É uma pena... a insegurança generalizada a que estamos submetidos nos impede de usufruir de nossos sonhos e vontades. Mas como os amigos falaram, Randal, o importante é que você está bem e com saúde. Estou certo de que abalado (também já passei por essa situação), mas bola pra frente e Deus no comando!

Um abraço e boa sorte na escolha da próxima viatura!

Randal
22/06/2016, 13:32
Pois eh Cumpanheros , realmente não foi uma situação fácil , o trauma existe sim e passei 1 semana sem conseguir sair com a caminhonete devido ao receio , na época chegava me faltar palavras pra expressar o sentimento , a raiva , a indignação que sentia devido ao fato ... Mas os dias Passam e aos poucos vamos colocando as ideias no lugar , no meu caso ainda tive um agravante , que foi toda a Família insistindo pela venda da Efe1 , acabei cedendo e agora apesar de sem F1000 quase todos estão mais tranquilos . O que me tranquiliza é que sei que com o tempo este sentimento de perda Tb passará e o que fica será todo o aprendizado por todos esses meses de trabalho e dedicação pela Efe1 ... E o jeito agora será partir para as Plastionetes !!! Kkk ... para atender a toda Família !!'

sallespickup
22/06/2016, 15:54
infelismente Randal aqui em sampa tb é assim , por isso prefiro te-las apenas pra venda, mais não uso

Edintruder
22/06/2016, 16:01
Infelizmente acompanhamos esses fatos pelo WS com o amigo Fred. Cada vez mais somos acuados a manter nossos sonhos trancados em gavetas. Eu mesmo deixo a Femil em casa e ando de carrinho velho no dia a dia. Troquei o Cicatriz Hobby numa paratosa bolinha e estou deixando a Femil sempre guardada em casa. Quando saio à noite com a F não consigo ficar tranquilo, de 5 em 5 minutos vou bicar ela na rua...

Imperador!
23/06/2016, 17:15
Achei a F do Randal pra vender

Ford F-1000, 1998 - Carros - Uberaba, Minas Gerais | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://mg.olx.com.br/regiao-de-uberlandia-e-uberaba/veiculos/carros/ford-f-1000-200890576)

Já perguntei aqui se aceita a troca na Ranger 3.0 kkk

Waldir Carlos
23/06/2016, 19:55
Não cutuca, César. Rs.

[]s

Imperador!
23/06/2016, 21:12
Não cutuca, César. Rs.

[]s
Vou dar uma de João Sem Braço. Se colar, colou kkkk

Guima-MS
25/06/2016, 16:35
Realmente F-1000 sofre desse mal , um amigo tem uma e tem um certo cuidado com ela .

Que pena que vendeu , estava top a ford .

Edit : 3 meses atras roubaram uma SS 95 de um outro amigo , nunca mais achou , e tambem roubaram uma F250 de outro , esta complicado .

Andrefb69
25/06/2016, 20:13
Bandido bom é bandido morto.
Essa desgraça tomou conta de nossa sociedade. Parabéns defensores dos "direitos humanos"...
Eu vivo neurótico também. Saio muito pouco com a minha F1000 e ainda bem que moro num lugar onde ela fica "escondida". Não saio a noite e só vou em lugares onde posso colocar num estacionamento ou em algum lugar mais afastado e seguro.
Isso é o que ganhamos por trabalhar duro para ter alguma coisa.

MGTBRASIL
07/11/2016, 18:25
Achei interessante e pra quem interessar vai aí um esquema dos suportes do motor
482221
Randa,boa tarde!
Aonde eu encontro esse esquema na internet?

MGTBRASIL
07/11/2016, 18:35
Boa tarde pessoal!

Pessoal estou com um motor x-10 para colocar na minha F-1000 com um cambio da silverado fso-2305b, o eixo pilodo bem como a moringa deste cambio é mais fina, para resolver isso é só adicionar a embreagem dos caminhões da Volkswagen 8140 ?

Edintruder
09/11/2016, 16:51
MGT, não tenho certeza se o disco é o mesmo. É bom olhar nos catálogos, porém podes usar o disco da Silverado na prensa do X10.

Randal
26/11/2016, 10:41
mgt, não tenho certeza se o disco é o mesmo. é bom olhar nos catálogos, porém podes usar o disco da silverado na prensa do x10.

bom dia sras e srs.... Muito tempo ausente .... Fala amigo edin , como vai o amigo .... Ue parece que vc foi promovido ???? Bacana heim !!!1

RODRIGOVEZZOSI
03/08/2017, 10:10
Olá cumpanheiros ...
Hoje venho atualizar os fatos , já há algum tempo estava com vontade de instalar um DvD na Efe , mas tinha que ser retrátil e com tela grande , porém a posição do rádio e dos instrumentos de função do Ar , inviabilizavam a instalação pois a tela iria interferia no painel , com isto vendo que alguns colegas já haviam feito esta alteração , decidi por trocar a posição do rádio com o painel do Ar !
Fiz algumas adaptações, recortei o suporte dos painel do Ar para encaixar, instalei alguma parafusos para fixar, é só ! Serviço simples , de adaptação e reorganização das fiações que passam na região !
Gostei do serviço ficou bacana e funcional , até melhor do que antes , pois a posição original não é ergonômica e nem funcional!!!

Bom Dia! Tu cortou o comando do ar condicionado ou o painel? estou querendo fazer essa troca na minha F1000 também, se puder ajudar fico grato, valeu!!

LorenzettDu
28/11/2017, 17:01
Pessoal , sou novo no fórum, preciso de uma ajuda. Estou comprando uma f1000 ela era a gasolina foi colocado o motor 4cc da f250!
Fica bom?
preciso olhar o que mais a fundo?
é preciso muita adaptação ( gambiarras?)
ele me disse que usa a caixa grande 5 drive

rfdex
30/11/2017, 09:37
Se tiver bem feito fica top! Pergunta sobre o diferencial. No mínimo tem que alongar a relação, senão a velocidade final não passa de 100. A propósito, tá pedindo quanto? Abraço

casquinha
11/12/2017, 08:31
Saudações a todos os amigos das F, infelizemnte não faço parte do grupo mais, somente dos 4x4, mais ficaram as amizades e tava precisando falar com nosso amigo Waldir, alguem que tiver o contato dele poderia me passar? Por email ou pelo zap (34) 99961 2860 ou queijariacruzeiro@hotmail.com, obrigado a todos. e Desculpa fugir do assunto do topico...

Alencar Luiz Machado
24/01/2018, 21:05
Boa noite, aguém sabe onde encontro a manopla original da F-1000 94, marcha ré para a frente.

Alencar Luiz Machado
24/01/2018, 21:07
Boa noite, sou novo aqui, e gostaria de saber, onde posso encontrar a manopla original da F-1000 94. A marcha ré é para frente.

pcnicolau
26/01/2018, 17:31
já procurou no mercado livre lá se encontra bastante coisa

Randal
05/02/2018, 20:25
Boa Noite Amigos ... Eis aqui após algum tempo , saudações a todos !! Pergunto F1000 1982 , mosca , no 226... Vira ???

Frederico Araújo
09/02/2018, 15:50
não aguentou ficar sem?

bgtn
15/02/2018, 16:35
Boa Noite Amigos ... Eis aqui após algum tempo , saudações a todos !! Pergunto F1000 1982 , mosca , no 226... Vira ???

Randal,

Salvo engano, o 226 tem um certo problema de lubrificação, não gosta muito de giro, não, mas tem uma reserva de potencia em baixa ("torque") bem legal, se você não tem o pé pesado, até que vira.
Tem que ver que bomba injetora ela vem, se for CAV é menos, digamos assim, amigável que com Bosch.
O que mata com bomba CAV é que fica muito áspera para uso veicular, e, se entrar ar, é um saco para tirar....

Maverick117
19/03/2018, 02:02
Olá cumpanheiros ...

Olá, você teve muitos problemas para fazer a modificação? Os tubos vazios chegam lá?Eu quero fazer o mesmo com meu caminhãoSaudações
Olá, você teve muitos problemas para fazer a modificação? Os tubos vazios chegam lá?Eu quero fazer o mesmo com meu caminhãoSaudações

camper2014
22/03/2018, 22:38
Olá boa noite. Gostaria de opiniões dos amigos, pois estou com uma questão a ser decidida o que fazer, quanto ao diferencial da f1000. A coisa de um ano comprei uma f1000 adaptada a diesel MWM 6 cc com caixa me disseram ser usado num caminhão VW, ela é carcaça de alumínio pequeno porte com saída eletrônica,(estou sem velocímetro) pretendo fazer a saída pro cabo mas aqui em Campo Grande-MS me pedirão 2.500 reais, recuei. E a dita morre na subida, mal consigo usar a 5 marcha, fiz toda e revisão limpeza de tanque, bomba , bico, pouco melhorou. Sobrou pro diferencial. Aparentemente é o original da f1000. O que eu poderia fazer; abro ele pra alongar ou seria melhor uma troca do mesmo?

Oydil
19/05/2018, 19:50
Conseguiu encontrar alguém que já tenha adaptado com eles?

Alex Gambiara
21/08/2021, 00:48
Gurizada.. tive que reviver esse tópico.. tô doente por um enxerto kkkkkk

576977
Bom.. tô com uma F1000 97 xl completa porém.. hsd.. aqui no Paraná onde moro o pessoal torce o nariz qnd diz hsd.. qnd se fala em camioneta a gasolina então nem se fala.. eu já comprei ela sabendo que o motor tá ruim.. e tá muito ruim.. ele é original 2.5.. ele tá se afogando no próprio sangue rsrsr vaza pra todo lado.. o respiro parece o escape kkkk tá feio mesmo..
Logos nós primeiros dias tive que fazer bomba e bico por causa que a carcaça da bomba tava folgada e vazava diesel na correia dentada.. aí pedi pro bombista dar aquele talento na bomba e lda pra decha ela canhão mesmo com o motor ruim.. a bixa fico um veneno em alta.. porém é muito ruim pra pegar.. e também pra andar em baixa.. até por que o motor ta sem taxa
Tô doido pra por outro motor.. minha intenção era um sprint 6 cilindros pq é um caso de amor kkkkkk mas o preço gente.. o povo tá sem noção.. eu não sei pra onde correr.. li muito sobre o Power stroke 2.8 ou até mesmo fazer o meu modificado pra 2.8.. mas não tô com coragem de investir 14~15 mil e ela continuar hsd

Alex Gambiara
21/08/2021, 00:59
Pra vcs ter noção.. dias aí com 15° pra menos eu tenho que jogar água quente em cima dos bicos se não ela roda roda e não pega.. jogando água quente kkkk que nem eu brinco.. tomar um chimarrão com ela.. o motor não dá duas volta pega

Só que aí.. oque o meu motor tem de bom?
Numeração cadastrada ( isso já é muito importante por que não está nada fácil nossos órgãos de trânsito)
Bomba e bicos novos com um talento
Kit correia dentada e tensores novos
Pressão de óleo boa
Oque tem de ruim?
Não sei se além do citado algo presta.. turbina tem folgas exageradas.. cabeçote tem defeito onde vai o bico.. se não por 2 arruelas em um bico vaza compressão e isso acredito que não tem como retificar a sede do bico
Pistões e anéis concerteza deve de ter anéis quebrados.. canaletas de pistão com folgas horrendas

Câmbio.. o câmbio tá escapando a segunda em ladeiras desacelerado.. e tem bastante folga no reparo da alavanca.. tirando isso ele está bom..
Por incrível que parece minha f1000 com o motor podre como tá ela cola o ponteiro kkkk mas em baixas rotações e uma carniça.. engole o caroço fácil facil

Alex Gambiara
21/08/2021, 01:08
Motor x10 consegue fácil e relativamente em conta.. porém eu particularmente não gosto dele.. acho ele muito "quadrado"(no funcionamento) apesar que seria mais compatível com o ano da minha f1000

229 ou 229 TD seria uma boa pedida mas fora de questão por não ser compatível com o ano dela ficaria que nem aquelas f100 que o pessoal ponha perkins kkkk

Mwm 2.8.. seria muito investimento pra não dar futuro

Power stroke 2.8 (fazer o meu pra 2.8)
É cogitavel.. mas vai gastar pra continuar hsd e eu fico em dúvida sobre o torque dele em baixa rotação

Mwm sprint 6 cilindros.. é o meu queridinho.. porém tenque mudar tudo do "para-choque dianteiro pra traz"

Todo mundo fala bem da modificação ou do motor Power stroke 2.8 .. oque vcs tem a me falar? Pra me encorajar no caso.. vale a pena o investimento ?

Uso a f1000 pra tudo.. e meu único veículo.. uso pouco pra trabalho.. mas se tiver a necessidade ela carrega oque eu preciso.. pego bastante estrada com subidas devagar com estrada ruim de terra.. cidade também BRs tambem

ricarvalhal
21/08/2021, 04:00
Está pergunta já é feita a 20 anos, mas vamos lá, o 2.5 e 2.8 vai dar o mesmo resultado, são de tamanhos parecidos, só vai dar resultado injetando mais diesel e com mais pressão de turbo, mas vai continuar com essa impressão de motor fraco em baixa, pois são motores pequenos, não tô falando ruim. O tradicional seria 229TD ou X10, por serem turbos e grandes 3.9/4.3, aí vc já sabe o resultado e o que fazer pois tem muitos que fizeram isso. Se quiser um pouco mais de diversão e desempenho tem que ir para o Sprint/cummins mesmo. Sabendo que qualquer modificação saindo do 2.5/2.8 vai mudar bastante coisa (coxins, câmbio, diferencial). Tudo depende do que vc quer e do quanto quer gastar.

Alex Gambiara
21/08/2021, 07:27
Isso.. era essa a resposta convincente que eu precisava.. olha.. já fiz transformação na minha vida.. por exemplo opala 4 pra 6 cilindros.. valeu a pena? Financeiramente não kkkk mas eu queria.. no fim ficou bom e mais econômico

Sempre fui acostumado com motor grande.. Silverado mwm sprint
576978
.. D20 s4t (fiquei apenas 29 dias por problemas de não conseguir transferir..
576979
debaixo dos pano tava tudo enrolada) e tive também s10 2.4 flex..
576980

e em baixa tinha mais desempenho que minha f1000

Alex Gambiara
21/08/2021, 07:35
Uma pena eu não conseguir upar vídeos direto das pasta.. somente vídeos do YouTube..

Alex Gambiara
21/08/2021, 07:43
Uma pena também infelizmente esse fórum offroad estar tão esquecido.. quando entrei aqui em 2012 por causa de fazer um kart Cross.. aqui tinha muito muito movimento.. agora um ou outro.. todo mundo se bandeou pro watssap kkkkkk

Alex Gambiara
21/08/2021, 07:51
Outra coisa que andei vendo.. pessoal diz que não rola pente na turbina original do hsd.. eu fiz o modelo T e piou.. só não consigo upar o video

ricarvalhal
21/08/2021, 16:22
Bom que vc tem experiência, pois um 229td, X10 e st4 são meio parecidos, vai depender da preparação. O Sprint é top 6 cilindros, estica bem, é leve!!! Hoje se eu assumisse uma troca de motor, eu procuraria um conjunto completo de motor e câmbio, aí seria só ajustar a relação do diferencial. Mas vai muito de encontrar um motor pronto ou um que vai ter que abrir....
É o fórum morreu mesmo, o bom é que tem muitos projetos registrados, isso ajuda bastante !!!

ricarvalhal
21/08/2021, 16:28
Esse tópico mesmo, acredito que seja o projeto mais acertado pra uma f1000, X10 ( intercooler) + ZF.... Andava muito e econômica. Minha F está com 229TD + ZF + injeção de álcool, e daqui a pouco bicos com 50% mais vazão. Vamos ver como fica. É a do vídeo F1000 SuperCab Taubate - YouTube (https://youtu.be/Atqo3WluDdE)

Alex Gambiara
21/08/2021, 19:45
Eu aqui uns dias vou ter umas férias.. vou sair a caça pelos desmanches ver oque encontro.. se minha f1000 não fosse tão íntegra.. compensava vender e comprar uma Silverado com o valor que seria investido pra por um sprint.. concerteza daria uma volta boa em outra camionete.. sempre fui mais Chevrolet.. mas elas tem vários probleminhas crônicos.. já a f1000 é outra conversa.. muito mais confiável e com peças mais acessíveis..
Vamos ver oque vai rolar.. mas irei postar por aqui conforme vai indo

leoss
24/08/2021, 10:21
Cara eu tenho uma f1000 89 229 gosto demais, anda bem, puxa muito peso e não incomoda.
Mas no seu caso eu com certeza já que esse motor 2.5 está precisando de retifica, eu passaria ele para 2.8 colocaria uma turbina TGV, um retrabalho em bomba e bico chegaria perto dos 160 cv, sem se incomodar com documentação e dores de cabeça de adaptação. Sem contar que gastaria muito menos.
Mas tudo como o ricarvalhal disse tudo vai de bolso e disposição se quer mesmo tem uma grana e tempo vai logo pra uma troca pelo 6cc Sprint

Alex Gambiara
24/08/2021, 12:56
Já andei um pouco atrás de outra mecânica.. nós dias atuais não vale mais apena sair do maxion.. os valores estão muito absurdos
Me pediram 32 mil motor sprint Silverado com câmbio
28 mil x10 com câmbio
25 mil 229 com câmbio

Então eu vou mexer no meu mesmo e ver qual vai ser.. e tbm eu me conheço provavelmente não ficarei com ela mais que 3 anos.. se chegar a todo esse tempo

Alex Gambiara
24/08/2021, 12:58
O meu já está com turbina tgv mas ela está com um pouco de folga, e bomba e bicos foi feito a uns 2 mil km e foi feita já endiabrada kkkk

Alex Gambiara
24/08/2021, 13:01
Esse maxion já provou que é bom.. pq oque ele tem aguentado estando ruim não e de acreditar, e econômico e tem custo benefício bom.. o problema que sou atentado por 6 cilindros desde que vendi minha Silverado e meu opala kkkkk.. negócio e fazer esse meu motor bem feito.. e mais adiante trocar de veículo que se torna mais vantajoso.. o ruim é achar uma camioneta em bom estado igual essa

Ernani Oliveira
24/02/2025, 19:59
Como ligar o contagiros da f1000 4.9i com motor cummins 3.9 diesel? Alguém já fez isso? Tem que trocar o contagiros?