PDA

Ver Versão Completa : Adaptando diesel na F1000 gas!

Páginas : 1 [2] 3 4 5

Randal
22/11/2014, 21:44
Não faço ideia.
Tira as medidas da colméia dele que eu comparo com a minha.
altura, espessura e comprimento

Fala Edin...
tirei as medida hoje a tarde ..
o RADIADOR ORIGINAL DA MINHA EFE A GASOLINA MEDE
54 CM ALTURA
80 CM LARGURA
6 CM ESPESSURA

484565

Randal
22/11/2014, 21:48
O radiador da sua é o fininho (da versão sem ar condicionado) ou o grosso (com ar)? O grosso eu sei que refrigera suficientemente bem. O fininho só testando! O grosso = +- 3 dedos de espessura. O fininho = +- 2 dedos de espessura. Abraço.

O meu é o com Ar condicionado ...
acho que organizando as bocas de entrada e saida ira funcionar bem entao ?!

Randal
22/11/2014, 21:51
Como a sua tem ar condicionado, pode deixar o radiador, que ele dá conta com sobra, o motor diesel tem uma eficiência energética melhor que o gasolina, logo ele gera menos calor, sem contar que tá saindo um gasolina 4.9l e entrando um 4.3l diesel, ou seja menor volume de deslocamento e menor rotação, isto é, menos calor gerado.

BEM PENSADO AMIGO ROBSON ... ORIGINALMENTE EQUIPARA UM 4.9 E AGORA SERA UM 4.3....
:putz:

Randal
22/11/2014, 21:53
Tentando contribuir. Resgatando um velho post:

[]s

HUMMM
otimas informaçoes Amigo Waldir ...
aferi as medidas hoje e o meu tem ...54 de altura , 80 largura e 6 de espessura !!!
acho que vai dar certo !!!

Randal
22/11/2014, 22:12
segue fotos da tampa do cárter e motor

Boa Noite Amigos ...
semana foi corrida e com alguns probleminhas ...
vou tentar explicar ...
ao comprar meu motor ele veio com uma tampa de carter funcional mas adaptado , era uma tampa grande , fora das medidas originais da efe e devido a isto a tampa do carter iria pegar na travessa do motor. Tentando resolver o problema , comprei uma nova tampa , original MWM , nova , novinha ... mas ao desmontar descobrimos o pq a antiga tampa havia sido mexida , o motor devido ao fato de equipar o VW 8,150 originalmente , tem um compensador de massa bem no meio o que impede a instalação da tampa original da eFE ... sendo assim tivemos que fazer algumas melhorias na antiga tampa e utilizar a mesma ... e agora tentar resolver o probleminha da travessa .... por enquanto é isso e vamos caminhando !!!
484567484568
484569

robson010203
22/11/2014, 23:10
Existe diferença no compensador de massas entre aplicações, mas a maior diferença está na montagem dele no motor, na f1000 ele fica mais para trás, encaixando no rebaixo do carter, para resolver o problema na raiz você teria que trocar o mancal de fixação dele, trocando os mancais nº 2 e 4 de lugar, porém eles são usinados no lugar, ou seja para trocar de lugar teria que desmontar o motor e mandar para retífica. No fim das contas acho que a solução adotada foi a melhor, "se" algum dia tiver que retificar o motor, aí sim, acho que compensaria essa mudança.

Randal
22/11/2014, 23:33
Existe diferença no compensador de massas entre aplicações, mas a maior diferença está na montagem dele no motor, na f1000 ele fica mais para trás, encaixando no rebaixo do carter, para resolver o problema na raiz você teria que trocar o mancal de fixação dele, trocando os mancais nº 2 e 4 de lugar, porém eles são usinados no lugar, ou seja para trocar de lugar teria que desmontar o motor e mandar para retífica. No fim das contas acho que a solução adotada foi a melhor, "se" algum dia tiver que retificar o motor, aí sim, acho que compensaria essa mudança.

Ta afiado em Robson !!!
matou na mosca !!
foi exatamente isso que conversamos hoje durante a tarde !!!!

a Tampa que eu comprei da certim no motor , mas ela tem que entrar virada , ficou com a cuba para frente e o certo seria para trás e para isso teriamos que modificar a posição do compensador de massas!!!!

escuta mas o seu serviço como tem andado ???

robson010203
23/11/2014, 12:08
escuta mas o seu serviço como tem andado ???
Tá a passos de tartaruga, como eu mesmo estou fazendo, e só nos fins de semana, as coisas demoram um pouco mais, devo demorar uns 3 meses ainda pra parar a f1000 e fazer o "transplante"

Zé V8
23/11/2014, 21:38
Boa noite Randal. Mata uma curiosidade para mim, esta tampa que compraste é de chapa e não de ferro fundido? Será que serve no 229? Imagina o alívio de peso na dianteira com um carter de chapa ao invés do fundido. No mínimo uns 50 kg.

Randal
23/11/2014, 21:44
Boa noite Randal. Mata uma curiosidade para mim, esta tampa que compraste é de chapa e não de ferro fundido? Será que serve no 229? Imagina o alívio de peso na dianteira com um carter de chapa ao invés do fundido. No mínimo uns 50 kg.
Fala Zé
Então a tampa do cárter realmente é uma chapa pre moldada pesa apenas 4 kg!!!

Randal
23/11/2014, 22:09
Amigos
A quem interessar estou vendendo a TAMPA DO CÁRTER !!!

Randal
25/11/2014, 21:05
Cruzetas no jeito e cardam Tb , o cardam veio da f250 , as cruzetas é 1 da f250 e outra da F1000

Randal
25/11/2014, 21:08
Nova válvula Termostática ...
O motor estava sem a válvula e resolvi por colocar uma válvula nova !!

Randal
25/11/2014, 21:15
E uffa ... Uma luz no fim do túnel ...
O Motor ficou mais alto , mas conseguimos centralizar , por enquanto ainda está calçado só para pontiarmos os suporte que moldamos ... Agora vamos organizar os suporte traseiro e dianteiro do motor ...
Mas agora já animamos novamente !!!
Borá pra frente !!!!

drosssor51
25/11/2014, 22:47
Muito bom Randal......

Desafios para a conversão de motores são esperados, que bom que a solução já apareceu.
Força ai... na empreitada, não pode desanimar.

Abç.

Zé..... existe a tampa do cárter em chapa estampada para o 229..... é só procurar pelas tampas mais novas... acredito que 93 em diante.
... a minha tampa do cárter é de chapa.

abç.

xxxtripod
26/11/2014, 17:26
E uffa ... Uma luz no fim do túnel ...
O Motor ficou mais alto , mas conseguimos centralizar , por enquanto ainda está calçado só para pontiarmos os suporte que moldamos ... Agora vamos organizar os suporte traseiro e dianteiro do motor ...
Mas agora já animamos novamente !!!
Borá pra frente !!!!

Randal, que empreitada, li tudinho!!! Está ficando muito bom!!! E vai sentir que o X10 é um puta motor!!! Acompanhando a partir de agora!!!

Randal
26/11/2014, 22:26
Randal, que empreitada, li tudinho!!! Está ficando muito bom!!! E vai sentir que o X10 é um puta motor!!! Acompanhando a partir de agora!!!
Ahuahuahu ... Fala Zeca !!!
nossa cara , te- lo acompanhando Tb é uma grande satisfação !!!
e eu Tb , não li tudo , mas o acompanho já a algum tempo, já li muito mais muito do seu tópico !!!

Agora vou falar ... Esse trem de Efe 1000 é um trem de doido... Cara não sei exatamente mais por volta de 2006 já tinha planos pra tal empreitada ... E sempre pensei ... Achar uma pronta a diesel 4x4 é uma tarefa custosa , então pensava , as a Gasolina geralmente são concervadas ... E outra inicialmente minha vontade era em favor do 6cc sprinter ... Mas o tempo passou , idéias maduraram e sinceramente acredito que o 4.10 4cc irá me fazer muito feliz!!!!
Obrigafo por sua msg

Obs... Morei por 6 anos em Três Lagoas , me especializei em Campo Grande ... Temos amigos em comum ... Fredao da Triton , se não me engano vc o conhece !? Certo ???
Abc

Randal
26/11/2014, 22:34
Hoje conseguimos fazer os suportes dianteiros , centralizamos bem o motor , e só pontiamos na solda os suporte , ficou bacana , mas agora vamos soldar na MIG , fazer acabamentos e pintar !!!
Amanhã a idéia é colocar o câmbio para que já fique tudo no lugar !!

E vamos q vamos

Randal
27/11/2014, 13:19
Óleos e aditivos em mãos

Top turbo -r$136,00 (12lt)
80w90 câmbio -r$68,00 (4lt )
Dot4 freio -r$45,00 (1,5 lt)
Hidráulico -r$13,00 (1lt)
Aditivo RADCLEAN -r$12,00
Aditivo radiador -r$28,00 (1 lt)

Randal
27/11/2014, 22:49
Retentor do pinhão do diferencial para eliminar um pequeno vazamento

R$. 15,00

Randal
27/11/2014, 23:04
Saudações amigos

Hoje o dia foi produtivo , colocamos o câmbio no lugar , e agora já está pronto , instalado e só esperando o óleo , tivemos que refutar a capa seca pois a furacão não combinou , mas foi tranquilo 4 furos , adaptação do coxim do câmbio devido a altura e tudo pronto ...
Hoje levei Tb o cardam novo para o torneiro para adaptar o novo garfo no mesmo para instalação da cruzeta da Efe 1000 no diferencial , no câmbio segue normal, cruzeta da f250 ...
Pedi Tb a providência do balanceamento e pintura do cardam ... Amanhã veremos

Problemas : hoje Tb baixamos o tanque para a retirada da bombinha da gasolina e instalação da nova bóia , mas descobrimos que o tanque da Diesel é diferente ao da Gasolina ... Assim estou quebrando a cabeça para resolver , pois não quero comprar outro tanque e estou pensando em uma pequena adaptação ... Amanhã veremos como ficará !!!

Tudo dando certo amanhã Tb iremos dar uma partida em ... El x10 !!!
E vamos q vamos !!!!

Zé V8
27/11/2014, 23:30
Randal, tá muito caprichado o serviço e nesta etapa a coisa começa a pegar gosto. Tá quase na hora de ver o bicho roncar. Vou dar um pitaco quanto ao diferencial, ainda vais colocar um 3.07 ou talvez até um 2.72. Mas agora o que importa é fazer andar, experimentar, curtir o brinquedo. Este assunto diferencial virá mais pra frentekkkkk. Te digo uma coisa, com a relação original da 4.9, que se não me engano, é 3.54 o negócio vai ficar muito forte de arrancada mesmo. Lembro da Bala de Prata logo que turbinei e fiz as modificações de bomba e bicos, com o diferencial 3.54 fazia rolinho parada com direito a cortina de fumaça dos pneus. Na estrada é que sentia a falta de uma relação mais longa e então botei o 3.07. Ford abraço e parabéns.

xxxtripod
28/11/2014, 00:45
Ahuahuahu ... Fala Zeca !!!
nossa cara , te- lo acompanhando Tb é uma grande satisfação !!!
e eu Tb , não li tudo , mas o acompanho já a algum tempo, já li muito mais muito do seu tópico !!!

Agora vou falar ... Esse trem de Efe 1000 é um trem de doido... Cara não sei exatamente mais por volta de 2006 já tinha planos pra tal empreitada ... E sempre pensei ... Achar uma pronta a diesel 4x4 é uma tarefa custosa , então pensava , as a Gasolina geralmente são concervadas ... E outra inicialmente minha vontade era em favor do 6cc sprinter ... Mas o tempo passou , idéias maduraram e sinceramente acredito que o 4.10 4cc irá me fazer muito feliz!!!!
Obrigafo por sua msg

Obs... Morei por 6 anos em Três Lagoas , me especializei em Campo Grande ... Temos amigos em comum ... Fredao da Triton , se não me engano vc o conhece !? Certo ???
Abc

Opa, más é a ideia foi excelente!! Eu to aqui só que admirando a empreitada!!! Quanto a conhecer o Fredão, só pelo skype!!! Pessoalmente não!!! EU moro aqui em CG, trabalho no SENAI. Quando passar por aqui!!! Só avisar!!! Abraços

rfdex
28/11/2014, 11:08
Chefe, a bóia da 4.9 funciona no diesel, só retirar a bombinha ok. A minha era assim! Abraço

robson010203
28/11/2014, 11:44
Eu também só tirei a bomba, a boia continuou a mesma, o único problema é que não tem a luz de reserva de combustível no painel.

Randal
28/11/2014, 16:13
Seria uma opção , mas como vendi o sistema do tanque tive que entregar ...
Mas consegui resolver o problema ...
Fizemos uma tampa de polioretano com o furo central para colocar a bóia da Efe ...
Tenho um paciente que tem fabrica de produtos em Polioretano ... Aí ficou fácil ... Mas infelizmente não tirei fotos de como ficou , pois corri tanto para resolver o problema que nem me lembrei de registar , mas ficou massa ... Perfeito o serviço e a adatacao foi 100%

robson010203
28/11/2014, 19:25
O importante é que ficou bom. O escapamento vai ser trocado inteiro ou vai aproveitar o que der?

Randal
28/11/2014, 21:20
O importante é que ficou bom. O escapamento vai ser trocado inteiro ou vai aproveitar o que der?

Opa Robson ....
vou troca ele parcial ... parte anterior da efe Diesel mesmo, e como a algum tempo tinha feito um novo qdo tive problemas com aquela pre ignição , do meio pro fim já é tudo novo !!!

Randal
28/11/2014, 22:26
Melhoramentos do Dia!!
Suporte anterior

Mas não gostei do acabamento , poderia ter ficado bem melhor !!!

Tanque Tb ficou pronto e já está no lugar , com instalação e mangueiras tudo ok !!!

Randal
29/11/2014, 18:11
E o dia começou assim ...
Serviço de torno para diminuir o cardam em 2 cm , pintura do mesmo e instalação ...
Tudo pronto na parte de baixo da Efe , assim como instalação elétrica inicial para partida teste ... Colocado o óleo do motor , filtro de óleo , filtro de combustível , mangueiras de entrada e retorno do diesel , assim como tanque cheio ...
Hoje demos a primeira partida no motor após 30 dias parado , e foi assim ...

Randal
29/11/2014, 19:35
Simplismente FODASTICO ... Primeira. partida !!!

http://youtu.be/atKIr-WxR88

drosssor51
30/11/2014, 19:43
Parabéns Randal.......

Agora esperamos o vídeo do primeiro "rolê"......acelerando o x10...
Reta final agora...

Imperador!
01/12/2014, 09:42

http://youtu.be/atKIr-WxR88

Com esse serviço de qualidade, não tinha como o resultado não ser outro.
Foi impressão minha ou eu achei que o motor tava vibrando muito na lenta?

Randal
01/12/2014, 10:51
Parabéns Randal.......

Agora esperamos o vídeo do primeiro "rolê"......acelerando o x10...
Reta final agora...

Pois éh ... Reta final !!!
Agora estamos por conta de alguns arremates , montagem de radiador , intercooler e ainda os suporte traseiros do motor ... Mas tudo dando certo , pensamos que mais está semana estará pronto .... Apesar de que ainda quero fazer muita coisa. ... Kkkkk

Valeu amigo

Randal
01/12/2014, 10:54

Com esse serviço de qualidade, não tinha como o resultado não ser outro.
Foi impressão minha ou eu achei que o motor tava vibrando muito na lenta?

Éh ... Balançou mesmo ... Mas ainda falta os suportes traseiros do motor ...
Penso que seja por conta disto !!!

Randal
01/12/2014, 22:07
Hoje o dia de trabalho foi em Uberlandia ...
Amanhã logo cedo vamos a oficina ver o andamento dos trabalhos !!!!

bbmoro
01/12/2014, 22:59
Randal, ta ficando muito bom! Imagino a ansiedade!
Cara, duas perguntas:
-Aquela travessa por baixo do câmbio, já estava na efe ou tu adaptou?
-Coseguiu progredir na questão do cabo do velocímetro?
Abraço

Randal
02/12/2014, 12:35
Randal, ta ficando muito bom! Imagino a ansiedade!
Cara, duas perguntas:
-Aquela travessa por baixo do câmbio, já estava na efe ou tu adaptou?
-Coseguiu progredir na questão do cabo do velocímetro?
Abraço

A travessa do câmbio era a original , precisamos do colocar um calço por conta da altura do suporte do câmbio !!!

Qto ao cabo do velocímetro parece que dará certo , vamos adaptar uma rosca e mandalo no pinhão !!!

ricarvalhal
02/12/2014, 14:42
Randal,

quantos litros foram para a troca do oleo da direção hidraulica (Ipiranga ATF) ?

Obrigado

Óleos e aditivos em mãos

Randal
02/12/2014, 21:12
Tweet

Randal,

quantos litros foram para a troca do oleo da direção hidraulica (Ipiranga ATF) ?

Obrigado

Óleos e aditivos em mãos

Ainda não foi !! Não montamos ainda !!

Randal
02/12/2014, 21:14
Estudando lugar para o intercooler !!!

Randal
03/12/2014, 17:38
Está melhorando !!!

micheltakashima
03/12/2014, 17:59
Parabéns esta ficando muito bem feito o seu projeto, e quanta perseverança para estar realizando uma ideia de 2010, também estou fazendo uma troca de motores, meu projeto é ainda mais antigo de quando eu tinha 16 anos, a 9 longos anos atrás, é bacana ver que não estou sozinho nesse mundo, mais uma vez parabéns pelo projeto e sucesso.

Rodrigo Baratti
03/12/2014, 18:20
Está muito legal a adaptação.

O intercooler é enorme, de que carro é?

Randal
03/12/2014, 22:23
Parabéns esta ficando muito bem feito o seu projeto, e quanta perseverança para estar realizando uma ideia de 2010, também estou fazendo uma troca de motores, meu projeto é ainda mais antigo de quando eu tinha 16 anos, a 9 longos anos atrás, é bacana ver que não estou sozinho nesse mundo, mais uma vez parabéns pelo projeto e sucesso.

Valeu Amigo Miguel e vamos desenrolando os projetos !!!!

Randal
03/12/2014, 22:26
Está muito legal a adaptação.

O intercooler é enorme, de que carro é?

Rodrigo ... Muito obrigado e modéstia a parte , mas está ficando bacana mesmo .... Qto ao intercooler GG ... É o da F250 !!!

drosssor51
04/12/2014, 11:41
Está melhorando !!!

Parece que o intercooler nasceu para este lugar.... kk Show.

Randal
04/12/2014, 20:27
Está melhorando !!!

Parece que o intercooler nasceu para este lugar.... kk Show.

Drosssor.... Pior que vestiu bem mesmo!!!!

Randal
04/12/2014, 20:38
Pois é minha gente ... Esse negócio está tomando forma ... Hoje fiquei bem satisfeito ... Estamos terminando a primeira parte !!!
Ainda faltam alguns arremates , mas as coisas começaram a ficar boas !!!

Hoje terminamos de instalar o intercooler , que ficou muito bem adaptado e instalado

Montamos também o radiador , que acabei usando o que eu havia comprado , mas tive de trocar uma boca de lugar , pois o radiador que eu tinha as duas bocas eram do mesmo lado , mas serviço ficou bom !!!

Tudo dando certo do mais 1 semana de serviço !!!

Boa noite amigos !!!

Randal
04/12/2014, 21:38
Está ficou pra trás ... Mais foto !!!

Rodrigo Baratti
04/12/2014, 23:03
Rangel,

Duvidas:

1 - O cotovelo da saída do coletor para a turbina, foi preciso cortar, girar e soldar ou só girar na furacão original?

2 - a turbina é só girar usando a mesma furacão, certo?

[]'s

Randal
05/12/2014, 06:21
Tweet

Rangel,

Duvidas:

1 - O cotovelo da saída do coletor para a turbina, foi preciso cortar, girar e soldar ou só girar na furacão original?

2 - a turbina é só girar usando a mesma furacão, certo?

[]'s

Rodrigo
No meu caso já estava pronto , mas ao que avaliamos foram apenas girados e usados na mesma furacão

Abcs

micheltakashima
05/12/2014, 12:02
Em randal e quanto ao condensador do ar condicionado onde instalou?

xxxtripod
05/12/2014, 15:03
Ta ficando animal!!!!! Parabéns!!!!

Randal
05/12/2014, 17:06
Em randal e quanto ao condensador do ar condicionado onde instalou?

Michel ... Ficou no mesmo local ... Conversei com amigos e tirei algumas dúvidas , e me disseram que com o intercooler há pouca interferência no ar ... Mas sempre se perde um pouco na qualidade do Ar condicionado !!!

micheltakashima
05/12/2014, 17:51
Então to nessa duvida se interfere ou não, pois o meu condensador é enorme tem 70x35 cm, ta dificil dividir espaço com um possivel intercooler

Randal
05/12/2014, 23:33
Então to nessa duvida se interfere ou não, pois o meu condensador é enorme tem 70x35 cm, ta dificil dividir espaço com um possivel intercooler

Michel ... Olha só , meu condensador Tb é bem grande , não sei exatamente a medida , mas toma toda a frente Tb e ele acabou ficando entre o radiador e o intercooler ... Agora vamos ver como será quando estiver funcionando !!!
Aí te dou um tok !!!

Randal
05/12/2014, 23:37
Atualizações do Dia ....
Filtro ar instalado , fizemos um suporte por baixo e o acomodamos sobre o mesmo , ficou bem firme e em uma posição que ainda tenho espaço para trabalhar com o reservatório hidráulico ...
Foi Fod..... Encontrar uma mangueira que desse certo , mas no final ficou muito bom !!!!

Randal
05/12/2014, 23:42
Finalizamos a instalação do intercooler ...
E tem detalhes , que só nos efemilzeiros entendem ....

Rs

Montei ... Entrada de Ar quente , mangueira vermelha .... Saída de Ar frio , mangueira azul !!!!

Ficou como eu queria !!!!

Randal
05/12/2014, 23:48
Montamos Tb o reservatório de água do radiador e limpador de PB ... A princípio iria trocar pelos originais da Efe a Diesel , mas já que este está bom e é grana ta curta , resolvi economizar um pouco e montei o original mesmo . Fizemos um suporte tipo mão francesa para acomodar ele e ficou bem arranjado , extendi Tb a mangueira do LPB e colocamos uma nova para atender o radiador !!!!

Randal
05/12/2014, 23:54
Amanhã será um bom dia !!!!!

xxxtripod
06/12/2014, 04:34
Ta tudo muito bonito e bem feito! To gostando!!! E nem troque os Recipientes pelo da Diesel, esses seus são mais eficientes, quanto a vedação. E ta ficando top!!!

Randal
06/12/2014, 10:06
Ta tudo muito bonito e bem feito! To gostando!!! E nem troque os Recipientes pelo da Diesel, esses seus são mais eficientes, quanto a vedação. E ta ficando top!!!

Valeu Zeca !!!!
Tb to gostando desse negócio !!! :cool:

Randal
06/12/2014, 19:02
Começamos a montar o Hidroboost ... Desmontamos sistema de Hidrovacuo , ajustamos a altura do pedal , cortamos a haste do hidroboost que vai no pedal , adaptamos o bujão para receber a coneccao da embreagem e falta pouco para finalizar , apenas as ponteiras do canos do sistema de freios !!!

Randal
06/12/2014, 19:08
Bujão do reservatório do freio adaptado para receber conexão da embreagem !

Randal
06/12/2014, 19:10
Montado Tb e instalado reservatório Hidráulico

Randal
06/12/2014, 19:14
Segunda-feira trabalho em Uberlândia ... Mas nossa previsão é de terça-feira internar a Efe no Eletricista para finalizar os trabalhos , ou a primeira fase deles !!!! Pois após tudo pronto ainda tenho muita coisa para ajustar !!!
Abraço a todos e bfs

Waldir Carlos
06/12/2014, 19:47
Atualizações do Dia ....
Filtro ar instalado , fizemos um suporte por baixo e o acomodamos sobre o mesmo , ficou bem firme e em uma posição que ainda tenho espaço para trabalhar com o reservatório hidráulico ...
Foi Fod..... Encontrar uma mangueira que desse certo , mas no final ficou muito bom !!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/486031d1417829863-adaptando-diesel-na-f1000-gas-image.jpg

Randal, este teu projeto é um baita incentivo, para quem deseja tal mudança. Parabéns pela dedicação, pelo capricho e sobretudo pela criatividade. Muito bom.

[]s

Randal
06/12/2014, 20:45
Atualizações do Dia ....

Randal, este teu projeto é um baita incentivo, para quem deseja tal mudança. Parabéns pela dedicação, pelo capricho e sobretudo pela criatividade. Muito bom.

[]s

Valeu Waldir ...
Bom ter o amigo acompanhando ...
E graças a Deus tem dado tudo certo mesmo ... E estamos todos na espectativa ... Até meu mecânico está ancioso por dar uma volta na EFe !!!
Abc

drosssor51
07/12/2014, 21:30
Randal... sem palavras...

Coisa linda..!

Edintruder
08/12/2014, 08:54
Cuidado om o hidroboost. Se os caronas estiverem sem cinto a possibilidade de quebrarem o nariz no painel por um descuido teu é muito grande. O bagulho freia com tesão!
Parabéns pelo trabalho. Está ficando gabarito.

Randal
08/12/2014, 09:43
Randal... sem palavras...

Coisa linda..!

Valeu Drosssor ...
Agora já estou nadaste da anciedade de rodar ... Acho que está semana já da pra dar umas volta!!!

Randal
08/12/2014, 09:47
Cuidado om o hidroboost. Se os caronas estiverem sem cinto a possibilidade de quebrarem o nariz no painel por um descuido teu é muito grande. O bagulho freia com tesão!
Parabéns pelo trabalho. Está ficando gabarito.

Rs....
Bom saber Edin ... E obrigado por avisar !!!

Viu eu percebi que no seu vc usou o mesmo cilindro da F1000 , e mesmo assim ficou com pressão ???
No meu caso achai melhor usar o da f250 mesmo .... Como ficou o seu abs ??? Ainda funciona ???

Edintruder
08/12/2014, 11:06
O meu parou de funcionar há alguns anos, e nunca cheguei a tentar arrumar. O cilindro original dá conta de sobra.

Randal
08/12/2014, 17:35
To doido pra chegar em casa ... Falei com o mecânico da Efe e me disse que está rodando com ela desde após o almoço , fazendo testes !!!!

micheltakashima
08/12/2014, 17:45
Deve estar com aquele frio na barriga kkk

xxxtripod
08/12/2014, 23:49
To doido pra chegar em casa ... Falei com o mecânico da Efe e me disse que está rodando com ela desde após o almoço , fazendo testes !!!!

Testes? Deve ta alugando as menininhas!!! kkkkkkkkkkk

Randal
09/12/2014, 20:42
Minha Efe está quase pronta !!!
Isso se algum dia eu terminar !!! Kkkk
Ainda tenho muito a fazer para que fique como eu gostaria !!!!

Rolezinho só pra levar ela ao Eletricista que começou o trabalho com ela !!!
Nada de grandes emoções ... Uma piadinha de leve , o giro sobe rápido , o som do x10 é fantástico , o freio é foda mesmo e exige cuidados , a frente está bem baixa ( body líft com certeza !! )
O dia hoje foi de chuva e amanhã o eletricista deve terminar ( espero ) , vou levá-la pra fazer o Escapamento e deixar tudo no jeito pois fds quero rodar pelo menos uma 300 km , vou até Uberlandia e volto , pois a pista é boa , tem boas retas , serras e ainda socorro 24 hr... Kkkk
Mas Deus abençoando não será necessário !!!
Logo posto as fotos de como está por enquanto !!!

drosssor51
10/12/2014, 13:54
Ae Randal... muito bom... já está rodando...

Se me permite uma sugestão.... não faça body lift antes de substituir as molas pelas originais da F1000 X10 ou um pouco mais altas, as molas da F250 diesel 6 cil..... já vai corrigir bem a altura..

abç...

rfdex
10/12/2014, 16:17
Amigo, use as molas da F4000! Foi um arrependimento que tive quando troquei as originais da 4.9 pelas da diesel MWM. Use as do caminhão, vai ficar bem louca!!! E então depois parta, se acha necessário, para o lift.

robson010203
10/12/2014, 16:59
No momento estou usando as molas e amortecedores da f250, estou bastante satisfeito com o resultado, o carro fica firme e não fica duro, porém meu motor pesa 200 quilos. Acho que terei que mexer nessa receita quando por o cummins, ele tem 370 quilos, deve ser o mesmo peso do x10.

Randal
10/12/2014, 19:08
Então recentemente , mas antes de começar com o motor já havia colocado as molas da F1000 diesel e pedi pra colocarem a da 4x4 , não sei se tem diferença da 4x2 e da 4x4 mandem lembro bem que pedi as da diesel 4x4 ...
Ainda não sei como farei mas com certeza terei que mexer , pois a frente ficou bem baixa ...
Mas é agora o que seria melhor , molas da 250 , da 4000, calços nas molas , ou body líft ?!?!

rfdex
10/12/2014, 19:52
O sistema de suspensão da 4x4 é diferente da 4x2. Por isso talvez a mola não tenha dado certo! Recomendo que use as molas do F-4000 + Body Lift. Vai ficar show!!! Abraço.

drosssor51
10/12/2014, 20:00
Randal... e rfdex..

Eu tenho uma opinião diferente... eu iria de molas da F250 6cil diesel, pois é Plug&Play...
As molas da 4000 requerem adaptações...

Segundo os femilzeiros do fórum.... as molas da 250 sobem 5cm em relação as originais da diesel.
e as molas da 4000 sobem 5 cm em relação as molas da 250... mas não são plug&play.

O X10 pesa uns 470Kg.... o 229 uns 420Kg...

Abç...

Randal
10/12/2014, 21:29
Dúvida .... Mas tenho pensado nas molas da F250 ... Tb li a respeito que as molas da 4000 necessitam de Adaptacoes e que as da 250 não !!!
Mas é a altura ??? Como será que fica , será que sobe 5cm mesmo???

Rodrigo Baratti
11/12/2014, 22:20
Dúvida .... Mas tenho pensado nas molas da F250 ... Tb li a respeito que as molas da 4000 necessitam de Adaptacoes e que as da 250 não !!!
Mas é a altura ??? Como será que fica , será que sobe 5cm mesmo???

Independente do qto sobe as adaptações são muitas (rebaixo dos links).
Vide a Milona e a nova nesguinha das F1000 - Blackout do Edin (não tem molas de 4000 mas cabem nela).

[]'s

Edintruder
12/12/2014, 10:42
A Femil está com molas da F4000 desde que quebrei uma mola da F250. No futuro aumentarei o calço de 10 para 15cm e colocarei novamente as molas da F250 pois são mais macias que as da F4000. Creio ser a medida e dureza ideal para a F1000.

drosssor51
12/12/2014, 12:35
Randal... novidades.? saiu da elétrica? abç

Randal
12/12/2014, 21:46
Drosssor ... Saiu da elétrica sim ! Hoje fiz o Escapamento da Efe e amanhã iremos colocá-la no levador e revisar tudo ... Amanhã pego a chave dela , já deu uns Rolezinho indo de lá para cá .... Mas tudo curtinho ... A primeira marcha está bem curta , estou usando a segunda para sair , e dai pra frente tudo tranquilo , ainda tenho que alinhar e balancear pois acorrente está baixa , o motor está rodando blz e aparentemente está muito bom. ... O câmbio eu o achei bem duro , funciona bem , mas achei os engates pesados , não sei o porque , pode ser a falta de hábito ...
Amanhã vou colocar ela na pista e ver do que realmente ela é capaz !!!
Amanhã , teremos fotos e vídeos !!!
E avaliação final !!!
Abc aos amigos !!!

robson010203
12/12/2014, 22:52
O cambio ZF tem os engates um pouco pesados mesmo, com o tempo se acostuma.

Randal
13/12/2014, 06:56
O cambio ZF tem os engates um pouco pesados mesmo, com o tempo se acostuma.

Tomara!!!
Mas aí que me lembro na GMC 2500 que tive , os engates eram mais justos e precisos ...
Bom ... Mas vamos rodar , as x melhora ou como disse , acostumo !!!

xxxtripod
13/12/2014, 15:15
Interessante essa do câmbio!!! Se andar numa x10 original então, verá que engata igual faca quente na manteiga e é justinho!!! Mais to gostando de ver, e Randal, põe fotos logo!!!! :pipoca:

Randal
13/12/2014, 17:49
Adaptação do cabo do velocímetro ao pinhão ... Comprei um cabo da D20 e tirei a ponta para adaptar no original da Efe ... Ficou bom !!!
E o melhor está funcionando bem !!!
A afericao está uns 10% a mais que o GPS

Randal
13/12/2014, 17:51
Hidroboost pronto !!!
E vou falar .... Ele é sóda!!!!!
Muito bom !!!
Tive de adaptar um bico para receber a mangueira para alimentar a embreagem !!
Acho que deu certo , pelo menos não vazou !!

Randal
13/12/2014, 17:54
Hoje tive de viajar para Paracatu / MG
... Mas já peguei a Efe e está em casa , não viajei com ela , pois ainda preciso alinhar e arrumar um bico do reservatório da radiador ...
As impressões com o câmbio melhorou e até parece que já está mais macio ...
Segunda já começo a rodar com ela !!!

rfdex
14/12/2014, 11:54
Agora é enfrentar o INMETRO!

bbmoro
14/12/2014, 19:36
Que legal Randal!!! Ficou ótimo! turbo intercooler e hidroboost!!! Receitinha ótimo!
Abraço

Randal
14/12/2014, 20:41
Cheguei agora noite e tive que fazer um Rolezinho ... Fui só ao posto para calibrar ... ( conversa , só pra rodar mesmo ) !!!!

Randal
14/12/2014, 20:42
Iluminação ficou bacana ...

Randal
14/12/2014, 20:44
Como ficou a frente com o intercooler e altura com o motor !!!
Baixou bem !!

Randal
14/12/2014, 20:46
Finalizado .... Se isso um dia acabar !!!

Randal
14/12/2014, 20:49
Preciso de um defletor que de certo , achei que ficou longe !!!

Randal
14/12/2014, 20:50
Toque final ... Troquei a manopla do câmbio !!!
E coifa da f250 !!

robson010203
14/12/2014, 21:31
Belo serviço, está de parabéns. Uma dúvida, tem um suporte vertical na frente do radiador, ele liga a parte de baixo na parte de cima do painel do radiador, a trava do capô é fixada nele, você deixou ele no lugar ou foi retirado para instalar o intercooler?
O defletor do radiador na minha eu fiz em fibra de vidro, não tenho nenhuma foto do processo ( o próximo terei que fazer também) aí vou registrar tudo. Fica bom mas dá um trabalho daqueles.

Randal
14/12/2014, 22:05
Robson ... O suporte foi cortado , pois não caberia o intercooler , que tomou toda a frente !
Agora a trava do capo ficou no mesmo lugar , e ficou perfeito , sobrou 1 mm de cada lado e é a conta para destrava o capo !!!

Hummm boa idéia ... Fazer um defletor em fibra , agora o negócio é achar alguém que seja caprichoso para fazer tal serviço !!

ricarvalhal
14/12/2014, 22:44
Randal, to achando que o oleo que vc postou para o cambio nao eh recomendado pela ZF. Tome cuidado....

segue lista:

https://www03apps.zf.com/interoelepdf/TE-ML%2002_pt1436.pdf

poderia me dizer como vc trocou o oleo, foi pelo bujao lateral ?

obrigado

Óleos e aditivos em mãos

Rodrigo Baratti
15/12/2014, 05:52
Ficou muito legal.

Como ficou o barulho da cabine? To vendo que vc tem forró na parede corta fogo e no capô, eu noa tenho nada e vou falar que o X10 faz uma barulhão.

[]'s

Edintruder
15/12/2014, 08:33
Randal, o radiador de água fica mais próximo do hélice no modelo original, por isso o espaço está maior na tua. O condensador do ar condicionado fica na posição do teu radiador, e o radiador de água fica entre o condensador e o hélice. Dessa forma, um defletor original não servirá para ti pois continuará afastado.

Randal
15/12/2014, 09:49
Randal, to achando que o oleo que vc postou para o cambio nao eh recomendado pela ZF. Tome cuidado....

segue lista:

https://www03apps.zf.com/interoelepd...002_pt1436.pdf

poderia me dizer como vc trocou o oleo, foi pelo bujao lateral ?

obrigado

Óleos e aditivos em mãos

Ricardo ... Aí não sei então , pois liguei na Ford e me informaram que o óleo usado na F250 seria este , só não comprei lá mesmo pois estava mais caro , mas comprei exatamente o mesmo que iriam me vender , e pelas consultas que eu havia feito anteriormente aki no fórum e pela net , a especificação que encontrei é que seria mesmo o 80w90 .... Agora num sei ????

Quanto a troca do óleo , o câmbio já estava esgotado pois tivemos que abrir para instalar a coroa e pinhão do velocímetro , mas o câmbio tem um bujão lateral , para repor o óleo e aferir o nível , e um bujão inferior para esgotar o óleo !!!

Randal
15/12/2014, 09:54
Ficou muito legal.

Como ficou o barulho da cabine? To vendo que vc tem forró na parede corta fogo e no capô, eu noa tenho nada e vou falar que o X10 faz uma barulhão.

[]'s

Rodrigo ... Antes de começar a rodar eu tinha idéia de mandar fazer mais uma camada da torração interna para evitar o ruído dentro da cabine ... Mas me surpreendi , pois quase não faz barulho , , não sei se reparou mas por baixo da tampa que fecha o câmbio coloquei uma espuma de 7cm para vedar bem e a torração no painel corta fogo Tb ficou muito bom !!!
Resultado ... Nível de ruído bem baixo !!!!

Randal
15/12/2014, 09:59
Randal, o radiador de água fica mais próximo do hélice no modelo original, por isso o espaço está maior na tua. O condensador do ar condicionado fica na posição do teu radiador, e o radiador de água fica entre o condensador e o hélice. Dessa forma, um defletor original não servirá para ti pois continuará afastado.

Edin ... Então , eu observei que nas Efes Original o radiador fica mais próximo da hélice devido a um suporte , cara eu procurei esse suporte por aki e não encontrei e nem conseguiram pedir pra mim ... Realmente acho que se mais próximo da hélice , ficaria melhor , o Robson deu a idéia de fazer um defletor em fibra e acho que vou tentar um !!!!

ricarvalhal
15/12/2014, 10:51
Não to querendo te encher o saco, fui nas lojas comprar o óleo e os caras queriam me empurrar qualquer coisa.... ai começei pesquisar, aqui na minha cidade encontrei o:

LUBRAX TRM 4 SAE 80W (R11,00)
LUBRAX GOLD XP (R$26,00) Sintético

Nestes 2 vem escrito na embalagem o código da ZF TE-ML 02. To escrevendo aqui para deixar registrado para quando alguém pesquisar....

E Parabéns pela sua Máquina, está linda mesmo !!!

Ricardo ... Aí não sei então , pois liguei na Ford e me informaram que o óleo usado na F250 seria este , só não comprei lá mesmo pois estava mais caro , mas comprei exatamente o mesmo que iriam me vender , e pelas consultas que eu havia feito anteriormente aki no fórum e pela net , a especificação que encontrei é que seria mesmo o 80w90 .... Agora num sei ????

Quanto a troca do óleo , o câmbio já estava esgotado pois tivemos que abrir para instalar a coroa e pinhão do velocímetro , mas o câmbio tem um bujão lateral , para repor o óleo e aferir o nível , e um bujão inferior para esgotar o óleo !!!

rfdex
15/12/2014, 11:46
Randal,

tenta comprar um defletor já pronto de algum caminhão, daí faça os cortes necessários e adapte. Talvez fique melhor que a fibra, que pega fogo fácil. Abraço

drosssor51
15/12/2014, 11:46
Randal.. tem que ficar esperto mesmo....

Aqui em Sorocaba... óleo de câmbio são 3..... linha leve, linha pesada e um intermediário. Eaton azul, verde e vermelho.
A minha usa esse eaton azul ou o texaco TGF.... mas os caras empurram esse óleo para todos os carros, somente pelo porte.

vale uma atenção especial.

abç

A efe ta show de bola... como ficou para rodar.. já pegou um trecho de estrada?
Abç..

drosssor51
15/12/2014, 11:48
Randal.. outra coisa que eu queria perguntar... é sobre essa coifa da F250.... cabe certinho ou tem que adaptar? A minha original foi esfaqueada por um Serialmecânico.... kkkk... não acho original, só a da F250...
abç

Randal
15/12/2014, 12:02
Não to querendo te encher o saco, fui nas lojas comprar o óleo e os caras queriam me empurrar qualquer coisa.... ai começei pesquisar, aqui na minha cidade encontrei o:

LUBRAX TRM 4 SAE 80W (R11,00)
LUBRAX GOLD XP (R$26,00) Sintético

Nestes 2 vem escrito na embalagem o código da ZF TE-ML 02. To escrevendo aqui para deixar registrado para quando alguém pesquisar....

E Parabéns pela sua Máquina, está linda mesmo !!!

Não enche o saco de forma alguma !!!
O fórum é pra isso mesmo , trocarmos idéias , experiências e ajudarmos uns aos outros ,cada um com sua experiência , e é aquela história , falar até papagaio fala ... Esses vendedores lojista são foda ... Ou vc chega com a receita pronta do que precisa ou acaba caindo na lábia deles , que em muito dos casos não sabem de nada ...
Eu Tb não sei de nada !!! Mas eu sou Odontologo , estudei e exerço a minha profissão ... O mínimo que sei , foi só por conta de tentar aprender um pouco pra errar menos e não gastar a toa ...
Mas agora fica a dúvida ????
E vamos pesquisar , estudar e descobrir qual realmente deve ser o óleo correto para o Câmbio ZF

Valeu cumpanhero

sallespickup
15/12/2014, 12:51
acho que isso pode ajudar, 80w90
Óleo Caixa de Cambio Leve - Eaton - SAE 80w90 - Chevrolet D20 Silverado - Ford F-250 e F-350 e F-4000 - MB 710 e 814 - 3000880 - GL Autopeças (http://www.glautopecas.com.br/produto/oleo-caixa-de-cambio-leve-%252d-eaton-%252d-sae-80w90-%252d-chevrolet-d20-silverado-%7B47%7D-ford-f%252d250-e-f%252d350-e-f%252d4000-%7B47%7D-mb-710-e-814.html)

Randal
15/12/2014, 20:08
Amigos ... Hoje cheguei mis cedo de Uberlândia , peguei a Efe e levei para um ajuste no escape que estava vibrando , problema resolvido ... Sai para dar dar uma volta na BR uns 50 km .... E agora vou lhes dizer :
Minha conta com a adaptação do motor diesel já chegou aos 25k , , maaaaasssss vcs não imaginam o tesao que está a Efe .... Caraca , ela ta andando muito .... De 3a pra frente o trem deslancha , 4a marcha da show , o troque é a potência da muito bom , e em 5a. .... JESUS , me abençoe e me guie , siga na minha frente , ao meu lado , e me proteja !!!! Galera não tem dinheiro que paga a concretização de um projeto bem finalizo ... A minha Efe ta andando muito .... Nem imagino a potência , mas já tive silverado 6cc e colocou ela no chinelo !!!!

To muito satisfeito !!!!!

Está valendo tudo a pena !!!!!!

Waldir Carlos
15/12/2014, 21:20
Randal! Muito bom, ver esse teu projeto se concretizar. Renovo o parabéns.

Robson ... O suporte foi cortado , pois não caberia o intercooler , que tomou toda a frente !
Agora a trava do capo ficou no mesmo lugar , e ficou perfeito , sobrou 1 mm de cada lado e é a conta para destrava o capo !!!

Exatamente o quê foi realizado [o corte do suporte] na minha camioneta, quando da instalação do IC. Para facilitar o entendimento, algumas imagens:

O suporte, instalação original [antes do INTERCOOLER.]
https://lh3.googleusercontent.com/-zZBIonOaqME/VI9oAclbKXI/AAAAAAAAIqE/CXELK4rsrsg/w913-h685-no/Suporte%2Bfixacao%2Brad.JPG

O suporte, cortado!

https://lh5.googleusercontent.com/-Aj2o7MkcMLc/VI9pD9F90QI/AAAAAAAAIq0/QmEB-LQZ-eA/w913-h685-no/Fixacao-suporte%2BRAD%2B%283%29.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-Wi-xa82lsGA/VI9n4T55j_I/AAAAAAAAIp4/0BcRsd-Yb1U/w913-h685-no/Fixacao-suporte%2BRAD%2B%282%29.jpg

Fixação, parte superior, do IC.
https://lh3.googleusercontent.com/-PpzoJ_kPPNI/VI9oFPzC0kI/AAAAAAAAIqU/0OTGkWAmZ8Y/w913-h685-no/Detalhes%2Binstalacao%2BIC%2B%282%29.jpg

Posição final do INTERCOOLER.
https://lh6.googleusercontent.com/-a0yqsLZ3qTo/VI9oSu2dS4I/AAAAAAAAIqc/P_YEZb83CNU/w913-h685-no/Under%2Bcar%2B%2842%29.jpg

Overview do pacote de "resfriamento".
https://lh3.googleusercontent.com/-WIDvEh9I8yo/VI9o0YPnnGI/AAAAAAAAIqo/TMxwA02PQ2A/w913-h685-no/Under%2Bcar%2B%2832%29.jpg

[]s

robson010203
15/12/2014, 22:18
Atravessando o post do Waldir. Fiz a pergunta sobre o suporte pois preciso ganhar uns centímetros a mais, depois de várias medições, tenho apenas 2 centímetros entre a hélice e o radiador, preciso reposicionar o intercooler mas fico receoso em retirar esse suporte, não sei qual a finalidade dele nem as consequencias de ficar sem ele. Waldir você notou algum efeito colateral com o corte do suporte?

Waldir Carlos
16/12/2014, 14:54
Atravessando o post do Waldir. Fiz a pergunta sobre o suporte pois preciso ganhar uns centímetros a mais, depois de várias medições, tenho apenas 2 centímetros entre a hélice e o radiador, preciso reposicionar o intercooler mas fico receoso em retirar esse suporte, não sei qual a finalidade dele nem as consequencias de ficar sem ele.

Robson, primeiro: Nada de "atravessar"; o fórum é "nosso". Fiquemos à vontade. A idéia é contribuir.

Com relação ao "corte" do suporte: Quando o Marcelo [Supercooler] disse-me que, para possibilitar a "construção" [o IC foi customizado e fabricado em SBC] e uma instalação adequada, precisaria retirar o suporte - originalmente fixado no painel do radiador -, eu questionei. Fui convencido por essa afirmação: "Fique tranquilo, Sr Waldir. Vamos instalar o INTERCOOLER, de forma a preservar e principalmente garantir o projeto estrutural".

Waldir você notou algum efeito colateral com o corte do suporte? Não. Sem problemas.

[]s

Randal
16/12/2014, 16:37
Eu Tb se pudesse não teria cortado o suporte . Mas devido a necessidade e ao ver como o intercooler se adaptou tão bem a frente , desencanei .... Pois percebi que mesmo tirando o suporte , a frente ficou até melhor estruturalmente com o intercooler do que com o suporte !!!!

robson010203
16/12/2014, 16:38
Obrigado Waldir, isso me deixa mais tranquilo, agora tenho um pouco mais de espaço para trabalhar.

Randal
16/12/2014, 16:53
Galera , ontem fui alinhar a Efe , e tivemos problemas nos pivôs superior que não nos permitiu realizar o alinhamento .... Hoje pela manhã providenciei os 4 pivôs , os terminais e aquele braço completo da direção , como já tinha o acoplamento da barra a caixa Tb já providenciei a troca Tb !!!
Quero ver esse se agora num alinha !!!

Ah ... Resolvi por colocar um calço nos amortecedores e molas para levantar um pouco a frente que anda cheirando o chão !!!

xxxtripod
16/12/2014, 19:30
Galera , ontem fui alinhar a Efe , e tivemos problemas nos pivôs superior que não nos permitiu realizar o alinhamento .... Hoje pela manhã providenciei os 4 pivôs , os terminais e aquele braço completo da direção , como já tinha o acoplamento da barra a caixa Tb já providenciei a troca Tb !!!
Quero ver esse se agora num alinha !!!

Ah ... Resolvi por colocar um calço nos amortecedores e molas para levantar um pouco a frente que anda cheirando o chão !!!

Pode ser as castanhas!! Mas vamos acompanhando, tem solução!! Abraço

robson010203
16/12/2014, 19:54
Para quem chegou onde você está, isso é fichinha, você tira de letra com um pé nas costas.

Randal
17/12/2014, 12:26
Pivôs superior e inferior novos

Randal
17/12/2014, 12:28
Terminais e hastes de direção Tb novos !!

Waldir Carlos
17/12/2014, 19:17
Obrigado Waldir, isso me deixa mais tranquilo, agora tenho um pouco mais de espaço para trabalhar.

Pelo que pude "entender", a questão de espaço disponível, gerando maior "área de troca de calor", foi decisiva. [Motivando a retirada do suporte].

Pivôs superior e inferior novos
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/487262d1418826391-adaptando-diesel-na-f1000-gas-image.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/487265d1418826536-adaptando-diesel-na-f1000-gas-image.jpg

Terminais e hastes de direção Tb novos !!

Com esse nível de trabalho, tua F-1000, está ficando "no jeito". Muito bom.

[]s

Randal
18/12/2014, 09:40
Calços de 1,5" para o SL

Com isso acredito que irá nivelar um pouco a altura da frente em relação a traseira !!!

Tive de trocar os parafuso central Tb por maiores !!

Hoje levarei a Efe para fazer o alinhamento e cambagem !!

Depois de pronto ... Veremos como ficou !!!

Randal
18/12/2014, 14:37
Suspencion Líft 1,5"

Gastei 100,00 para fazer os calços e nos parafusos

Pra colocar as molas da f250 seriam pelo menos 500 ,00 e estas molas estão novas pois troquei há 6meses ...
Gostei do serviço e melhorou bastante a altura da frente que estava bem baixa !!
Embaixo e dm cima dos calços pedi pra colocar uma sola pra absorver um pouco o impacto !!
Vamos ver a durabilidade !?

Randal
18/12/2014, 14:48
Alinhamento na Efe
E a altura melhorou bastante !!

Randal
18/12/2014, 15:47
Depois de 30 dias internada ...
A Efe tomou um bom banho ...
E a frente nivelou bem ... Gostei do serviço !!!!

Edintruder
18/12/2014, 16:19
Ficou perfeita!
Parabéns pelo excelente trabalho!

rfdex
18/12/2014, 18:58
Agora é "pau na máquina"!!!

Randal
18/12/2014, 19:02
Ficou perfeita!
Parabéns pelo excelente trabalho!

Valeu Edin !!!
E vc faz parte do projeto ... Antes mesmo de publicar no fórum vc me ajudou muito , com dicas e idéias !!!
Graças a Deus tem dado tudo certo

Próximo passo agora , mas daqui há algum tempo será body líft 3" e pneus 33" , mas tenho que esperar um pouco pois meus pneus ainda estão bem bons !!!

E ainda vida um couro nos bancos Tb !!!

Randal
18/12/2014, 19:04
Tweet

Agora é "pau na máquina"!!!

Dia 26 to querendo rodar quase 1000 km nela !!!

drosssor51
18/12/2014, 21:43
Parabéns Randal.... belo serviço... Depois faz uma média para nós...aferirmos o consumo do X10..

Receita nova aqui no fórum... Zf + Dif. Gasolina.

Abç

robson010203
18/12/2014, 22:29
eu também estou querendo saber do desempenho, o motor cummins tem regime de rotação parecido com o x10, sendo assim talvez não precise trocar o diferencial.

Edintruder
19/12/2014, 11:22
A única diferença do cummins para o x-10 é a durabilidade do motor que no cummins é maior. Ruído, consumo e desempenho são praticamente iguais.

Randal
19/12/2014, 15:33
eu também estou querendo saber do desempenho, o motor cummins tem regime de rotação parecido com o x10, sendo assim talvez não precise trocar o diferencial.

Penso que vc não irá trocar o diferencial ... Por enquanto to achando bacana e a Efe ta andando muito bem !!
Agora vamos ver como ficará o consumo !!

Edintruder
19/12/2014, 18:29
A 2000 rpm ela está a qual velocidade? Só para comparativos, as 4x4 com 5a 1:1 e diferenciaL 3,07:1 e pneus 33", a 2000 rpm está cravado nos 100km/h. Com pneus 31" 2000 rpm são 96km/h.

Nesse regime as F1000 x-10 com essa relação fazem médias de 7,2 a 7,5 km/l a 100km/h.

robson010203
19/12/2014, 19:12
A minha receita está assim: pneus 31x10.5 R15, 5ª 0.80/1, diferencial 3.54/1, 2000RPM=100 km/h. Consumo 10.5 km/l aproximadamente.

Randal
22/12/2014, 07:47
A minha ficou assim
Pneus 31x10,5r 15
MWM x10 + ZF 5s-420 + relação 3,54
2000 RPM = 100 km/h

Randal
22/12/2014, 08:03
http://youtu.be/c9ZLgi0qeNo

Teste da Efe no fds !!!
Sem , problemas , sem vibrações ou barulhos e motor com ótimo fôlego

Randal
22/12/2014, 09:44
Teste da Efe no fds !!!

Detalhe ... Isto é em uma subida !!

Imperador!
22/12/2014, 10:35
Detalhe ... Isto é em uma subida !!

Eu estaria satisfeito com o desempenho, mas acho que pra esgoelar menos, vai precisar mexer no diferencial mesmo...

Rodrigo Baratti
22/12/2014, 16:11
A minha ficou assim
Pneus 31x10,5r 15
2000 RPM = 100 km/h

A minha esta com a mesma relação, pneus um pouco maiores, mas o cambio é da 4x4 e fica muito proximo da sua.

Uma relação 2,53 igual das 4x2 em 2000 rpm estaria a 120 km/h e nos 2.500 estaria beirando os 150 km/h.

[]'s

robson010203
22/12/2014, 20:15
A minha intenção é conseguir 120 km/h em 1900 rpm, que é a rotação de torque máximo do max power, pelos meus cálculos terei que usar relação 3.15/1 e pneus 33".

Randal
22/12/2014, 22:01
A minha ficou assim
Pneus 31x10,5r 15
2000 RPM = 100 km/h

A minha esta com a mesma relação, pneus um pouco maiores, mas o cambio é da 4x4 e fica muito proximo da sua.

Uma relação 2,53 igual das 4x2 em 2000 rpm estaria a 120 km/h e nos 2.500 estaria beirando os 150 km/h.

[]'s

Caramba .... Ficaria bem econômica acredito !!!

Edintruder
22/12/2014, 23:19
Randal, ta muito boa. Com algunsxajustes ela consegue colar o ponteiro do velocimetro, porém o giro vai no vermelho.

Juliano_SBO
23/12/2014, 10:24
Bom dia, parabéns pela dedicação.

Como o seu X10 veio do caminhão, provavelmente ele tenha algumas particularidades, inclusive potência superior aos X10 originais das Fs.

Ramon Pires
24/12/2014, 12:07
http://youtu.be/c9ZLgi0qeNo

Teste da Efe no fds !!!

Viu, se vc por a 18x49 vc vai chegar na velocidade e no giro que vc quer, capaz de ficar até mais longa, e nem precisa mexer em mais nada, a tua relação se nao me engano é a 11x47, da uma diferença louca.

Randal
25/12/2014, 22:39
É ... Alcançar uma velocidade de 100/120 com giro menor seria muito bom !!!

drosssor51
26/12/2014, 12:35
Randal... de qual ford é seu painel..???
A faixa verde começa em 1400rpm e termina em 2100.... A faixa vermelha começa em 2800.....

O meu é um pouco diferente...

O verde começa em 1600..... e termina em 2400... o vermelho começa em 3000...

POuca diferença... mas existe.

Randal
26/12/2014, 18:08
A faixa verde começa em 1400rpm e termina em 2100.... A faixa vermelha começa em 2800.....

Comprei como se fosse do x10 mesmo ... Mas pelo visto é diferente !! Vou observar e tentar descobrir

drosssor51
26/12/2014, 18:48
A minha é 229.... o do X10 pode ser diferente mesmo...vamos ver se o pessoal q tem x10 de fabrica comenta...

Waldir Carlos
26/12/2014, 20:22

Na EFE:

Faixa verde: 1500 a 2250 rpm.
Faixa vermelha: 3000 a 3500/4000 rpm.

A minha é 229.... o do X10 pode ser diferente mesmo...vamos ver se o pessoal q tem x10 de fabrica comenta...

Ôpa, Diego! Lá vai:

https://lh3.googleusercontent.com/-hgyDEPZgEGc/VJ3evQj8dWI/AAAAAAAAIrQ/CclCS4Mg8VY/s720/KM_220022%2520%25285%2529.jpg

[]s

Randal
27/12/2014, 22:20

Na EFE:

Ôpa, Diego! Lá vai:

[]s

O meu painel é bem parecido ... Faixa verde de giro e vermelho !!!

Randal
28/12/2014, 13:57
Dia 26 /12 /14 sai de viagem na Efe
Saída de Catalão /GO
Destino : Junqueiropolis/SP
700 km
Parada apenas em São José do Rio Preto para lanche e banheiro

Graças a Deus a viagem foi ótima
A Efe se comportou muito bem , mantive giro médio de 2250/2500
Velocidade média de 110 km/h
Temperatura sempre no "n" e no máximo " o" da indicação NORMAL
PRESSÃO DO ÓLEO ÓTIMA SEMPRE NO 50%
Ainda vou abastecer para tirar a média de consumo

A Efe está se comportando muito bem
Graças a Deus

rfdex
28/12/2014, 15:11
Ja fez a inspeção do inmetro e alterou o doc? Cuidado com o prazo. Se estourar a policia leva a Efe pro deposito! Abraço

Edintruder
28/12/2014, 16:06
:pipoca:
Esperando os dados do consumo...
Ainda não deu pra tirar a média do consumo da Femil com os bicos novos pois estou com obras em casa e estou usando ela como caminhão fete de areia, cimento e tijolos. rsrsr

rfdex
28/12/2014, 16:16
E o trailer Edin, como está? Pelo jeito parado né...

Randal
28/12/2014, 21:15
Galera ... Acreditem se quiser mas a Efe fez 11,5 km/ lt
Rodei 700 km , hoje ao sair hoje completei o tanque e foi até a boca 60 Lts

Na volta irei aferir novamente !!!

Randal
28/12/2014, 21:17
Ja fez a inspeção do inmetro e alterou o doc? Cuidado com o prazo. Se estourar a policia leva a Efe pro deposito! Abraço

Rfdex .. Ainda não , pois os órgãos responsáveis estão fechados , mas assim que eu retornar dia 05/01 já irei providenciar !!!

Randal
28/12/2014, 21:21
Parada em São José do Rio Preto , para esticar as pernas !!!

Detalhe
Antes de sair de viagem comprei uma lona marítima ... Ficou bom

Edintruder
28/12/2014, 21:33
11,5??? PQP! Se confirmar isso está bom demais!
Que dera a minha chegasse nos 10...

Raphael, o trailer está temporariamente parado, infelizmente. Mas espero terminar a obra da patroete em breve e retomar o meu projeto.

Randal
28/12/2014, 21:58
11,5??? PQP! Se confirmar isso está bom demais!
Que dera a minha chegasse nos 10...

Raphael, o trailer está temporariamente parado, infelizmente. Mas espero terminar a obra da patroete em breve e retomar o meu projeto.

É sério Edin ...
Ao sair de Catalão enchi o tanque bem cheio , e hoje logo cedo dei um bom banho na Efe e ao sair fui ao posto , encheu novamente e só entrou 60 lt , eu tava estranhando que o ponteiro do comb nao chegou a passar do meio do tanque !!!

Mas vou tirar a contra prova !!

diogov8
29/12/2014, 02:24
Vim apenas dar os parabéns pela coragem e disponibilidade de postar as boas fotos do projeto. Li as 35 páginas e achei fantástico.

Randal
29/12/2014, 14:19
Vim apenas dar os parabéns pela coragem e disponibilidade de postar as boas fotos do projeto. Li as 35 páginas e achei fantástico.

Valeu Diogo ...
Ainda temos alguns ajustes , mas a empreita está quase pronta !

Waldir Carlos
29/12/2014, 15:36
Dia 26 /12 /14 sai de viagem na Efe
Saída de Catalão /GO
Destino : Junqueiropolis/SP
700 km
Parada apenas em São José do Rio Preto para lanche e banheiro

Graças a Deus a viagem foi ótima
A Efe se comportou muito bem , mantive giro médio de 2250/2500
Velocidade média de 110 km/h
Temperatura sempre no "n" e no máximo " o" da indicação NORMAL
PRESSÃO DO ÓLEO ÓTIMA SEMPRE NO 50%
Ainda vou abastecer para tirar a média de consumo

A Efe está se comportando muito bem
Graças a Deus

Randal, alguns comentários:

a] Temperatura ambiente, quanto? Na minha F-1000, em rodovias [velocidades tipo 100/110/120 km/h, a faixa de trabalho da temperatura - painel -, oscila entre as letras "O" e "R"; da palavra N-O-R-M-A-L. Em regimes mais severos [tipo, muitas subidas, verão e tal, o ponteiro alcança - poucas vezes - a letra "M".

b] Pressão lube oil: Que spec de óleo você usa? Na escala de painel, esses "50%" seriam em quais condições? Motor em regime de trabalho normal. E, apenas por curiosidade: Com o motor "frio", marcha lenta [750 RPM?], a escala alcança algo tipo 75%? E, o mais importante: Com o motor "aquecido", em rodovias por exemplo, em situações com o carro parado - em ponto morto -, qual o valor mínimo de P, na escala?

Galera ... Acreditem se quiser mas a Efe fez 11,5 km/ lt
Rodei 700 km , hoje ao sair hoje completei o tanque e foi até a boca 60 Lts

Na volta irei aferir novamente !!!

Quem maravilha! Esse é o melhor consumo que eu já tomei conhecimento; em um MWM 4.10T, 4,3L. A título de informação: Minhas médias oscilam em torno de 6 km/l [urbano] e 8 km/l [rodoviário]. Já cheguei a "fazer" algo tipo "9,25", mas isso em rodovias duplicadas, tipo Via Dutra, Washington Luiz e Bandeirantes [SP].

Uso RODOVIÁRIO:

[Viagem ao PR_NOV 12]: D1_7,50, D2_8,39, D3_8,32, D4_8,47, D5_9,21, D6_5,25, D7_7,89 e D8_8,73.

[Viagem_SET 2013]: D1_7,35, D2_7,82, D3_8,38, D4_7,94, D5_8,80, D6_9,23, D7_8,39 e D8_7,86, D8_9,01. Detalhe: Reabastecimentos, quando o tanque atingia cerca de 50%; em média.

Uso URBANO:

D1_6,21, D2_6,23, D3_5,65, D4_6,14, D5_6,10, D6_5,46, D7_5,57 e D8_5,65, D8_5,43, D9_5,77, D10_5,69, D11_6,51, D12_6,23, D13_6,77, D14_6,68, D15_6,06, D16_5,85, D17_6,25, D18_5,55, D19_6,25, D20_6,05.

No mais, reconhecer que esse teu projeto é uma marca importante. Parabéns!

[]s

drosssor51
29/12/2014, 18:58
Na EFE:

Ôpa, Diego! Lá vai:

https://lh3.googleusercontent.com/-hgyDEPZgEGc/VJ3evQj8dWI/AAAAAAAAIrQ/CclCS4Mg8VY/s720/KM_220022%2520%25285%2529.jpg

[]s

Waldir.. como sempre muito esclarecedor...

Abç amigo.

drosssor51
29/12/2014, 19:04
Randal.. esse consumo é realmente maravilhoso...

Meu 229D aspirado faz entre 8.8~9.2 Km/l ... 100% cidade e próximo de 10.5 Km/l... 100% estrada..

abç

BrunoDallanora2013
29/12/2014, 22:30
É sério Edin ...
Ao sair de Catalão enchi o tanque bem cheio , e hoje logo cedo dei um bom banho na Efe e ao sair fui ao posto , encheu novamente e só entrou 60 lt , eu tava estranhando que o ponteiro do comb nao chegou a passar do meio do tanque !!!

Mas vou tirar a contra prova !!

sim a sua é 4x2 e a relação mais longa ajuda um eito ! na 4x4 se consegue no maximo 9km/l a pau e corda mas original sem mexidas em bomba injetora !

Randal
29/12/2014, 23:44
Galera quero lembrar que o meu x10 originalmente equipava um VW8.150 , e acredito que isto tenha bastante relevância sobre o consumo de combustível !!!

Randal
30/12/2014, 09:35
Amigo Valdir ...
a) Devido ao fato da eFe ter acabado de sair do forno , tenho sempre observado a temperatura do motor , esta viagem ao interior de SP é a primeira viagem na mesma .
Qto a temperatura, o uso da eFe na cidade (clima de Goias calor escaldante) a temperatura se mantem sempre na letra "O" da indicação NORMAL do painel . Na BR observei indicação de temperatura quase sempre em letra "N" da indicação NORMAL e em regime mais severo , como em grandes subidas ou acelerações para ultrapassagens a indicação chega na letra "O"

b) Qto ao Óleo estou utilizando o TOP TURBO , quando o giro esta em 750 RPM a pressão se mantem em 25% e em aceleração a pressão chega aos 50% do indicador da pressão do Óleo , em regime de uso na Rodovia ou na cidade e qdo o motor já esta em temperatura de uso (aquecido) a pressão se mantem sempre da mesma forma no maximo em 50%

...
agora , quanto ao consumo .... realmente fiquei admirado , eu já tinha notado que ela estava econômica , pois enquanto estava rodando na cidade já tinha notado que não estava gastando muito , e o mais surpreendente é que a Bomba Inj. esta aberta ( não fui eu quem mexi e nem por ordem minha) , sei disto devido a grande quantidade de fumaça quando acelero muito ou de forma que não permita a queima correta , se adiantar marcha e pisar fundo , chega dar vergonha do TUFO PRETO DE FUMAÇA (kkkkkkkk) , meu motor é 2003 e pelo o que pesquisei acredito que originalmente equipava um VW 8.150 , agora vamos estudar e descobrir quais são as características e diferenças do x10 que equipa as F 1000 , para podermos entender melhor o consumo deste motor .
Minha relação ficou original da efe Gasolina e pelo giro do motor como o amigo Edin disse a algum tempo atras , agora acredito que ainda pode melhorar , pois com uma relação mais curta acho que da pra baixar o giro do motor e tornar e eFe ainda mais econômica!!

Waldir Carlos
30/12/2014, 15:27
Waldir.. como sempre muito esclarecedor...

Abç amigo.

Diego, é nosso dever compartilhar. Trocar experiência é maior razão de ser/existir, do fórum.

[]s

Waldir Carlos
30/12/2014, 15:32
Amigo Valdir ...
a) Devido ao fato da eFe ter acabado de sair do forno , tenho sempre observado a temperatura do motor , esta viagem ao interior de SP é a primeira viagem na mesma .
Qto a temperatura, o uso da eFe na cidade (clima de Goias calor escaldante) a temperatura se mantem sempre na letra "O" da indicação NORMAL do painel . Na BR observei indicação de temperatura quase sempre em letra "N" da indicação NORMAL e em regime mais severo , como em grandes subidas ou acelerações para ultrapassagens a indicação chega na letra "O"

b) Qto ao Óleo estou utilizando o TOP TURBO , quando o giro esta em 750 RPM a pressão se mantem em 25% e em aceleração a pressão chega aos 50% do indicador da pressão do Óleo , em regime de uso na Rodovia ou na cidade e qdo o motor já esta em temperatura de uso (aquecido) a pressão se mantem sempre da mesma forma no maximo em 50%

...
agora , quanto ao consumo .... realmente fiquei admirado , eu já tinha notado que ela estava econômica , pois enquanto estava rodando na cidade já tinha notado que não estava gastando muito , e o mais surpreendente é que a Bomba Inj. esta aberta ( não fui eu quem mexi e nem por ordem minha) , sei disto devido a grande quantidade de fumaça quando acelero muito ou de forma que não permita a queima correta , se adiantar marcha e pisar fundo , chega dar vergonha do TUFO PRETO DE FUMAÇA (kkkkkkkk) , meu motor é 2003 e pelo o que pesquisei acredito que originalmente equipava um VW 8.150 , agora vamos estudar e descobrir quais são as características e diferenças do x10 que equipa as F 1000 , para podermos entender melhor o consumo deste motor .
Minha relação ficou original da efe Gasolina e pelo giro do motor como o amigo Edin disse a algum tempo atras , agora acredito que ainda pode melhorar , pois com uma relação mais curta acho que da pra baixar o giro do motor e tornar e eFe ainda mais econômica!!

Randal, importantes e esclarecedores, teus relatos. Destaco o arrefecimento e o consumo. Ambos, muito bons.

Embora ainda um tanto "cedo", as evidências sinalizam o quanto foi acertado o "transplante" desse motor. Pelo visto, teríamos algumas características, que poderiam significar pontuais "diferenças" na spec; entre esse engine e os que equiparam originalmente as F-1000 >96.

Aproveitando: Feliz 2015 para todos!

[]s

Randal
31/12/2014, 08:49
Um feliz 2015 a todos os amigos

Edintruder
31/12/2014, 15:06
De diferenças que eu sei somente nos bicos injetores e o fato de possuir o intercooler. Vale lembrar que a relação dela está semelhante às 4x4 originais, dessa forma a diferença de 6,5 para 11km/l é realmente absurda.

rfdex
31/12/2014, 15:20
Essa questão do consumo pode ser em virtude do amaciamento do motor. Se ele era de caminhão, por certo foi preparado e amaciado de forma diferente se fosse numa pickup. Voto nisso.

BrunoDallanora2013
31/12/2014, 19:19
De diferenças que eu sei somente nos bicos injetores e o fato de possuir o intercooler. Vale lembrar que a relação dela está semelhante às 4x4 originais, dessa forma a diferença de 6,5 para 11km/l é realmente absurda.

e a Turbina que é outra !

BrunoDallanora2013
31/12/2014, 19:25
tem outros motivos para a media boa ! uma ser 4x2 a camioneta é um pouquinho mais leve , o motor deve ser novo junta boa valvulas turbina .... isso ajuda bastante sobre a fumaça que falou tem o seguinte , como era regulado para o caminhão e intercoolado pode ser que ia mais diesel mesmo tu ta usando intercoller ? vale a pena usar

de diferença de motor como Edin falou os bicos turbina e intercooler ! a ele tem avanço ? e a bomba é rotativa igual da F ?

eu andei num Micro volare com pouco uso e notei ao daruma pisada forte ou na subida onde tava pesa mais ele gospe uma fumaça bem preta ! e é praticamente novo ,mas andava muito bem ! apertava e ele ia mesmo !

Edintruder
01/01/2015, 01:57
Amaciamento não altera o consumo dessa forma.
Turbina, bicos e intercooler podem interferir bastante.
Creio essa ser a receita. Vamos aguardar os detalhes da turbina.

robson010203
01/01/2015, 15:22
Ao meu ver a diferença está nos seguintes dados:
vw 8-150:

ponto de injeção:1.1mm (9º50' aproximadamente)
potência:145@2600
torque:51@1600
bico: DLLA137P793
pressão de injeção:285 bar

F1000
ponto de injeção:8º
potência:135@3000
torque:43@1600
bico: DLLA144P443
pressão de injeção:250 bar

partindo desses dados no 8-150 a injeção ocorre mais cedo (1º50') e a uma pressão um pouco maior, isso melhora a queima e produz mais potência em um regime de giro mais baixo, além do fato de a relação final ser 12% mais longa que nas f1000 originais, outro fato importante (esse eu não tenho certeza,) foi me dito por um ex mecânico da ford que os pistões do motor interculado são diferentes do motor apenas turbinado, segundo ele o ângulo daquele pino que tem na câmara do pistão é diferente entre os motores, juntando tudo isso talvez explique a diferença de consumo.

rfdex
01/01/2015, 16:28
Pronto, matou a charada.

Randal
01/01/2015, 16:56
Ao meu ver a diferença está nos seguintes dados:
vw 8-150:

ponto de injeção:1.1mm (9º50' aproximadamente)
potência:145@2600
torque:51@1600
bico: DLLA137P793
pressão de injeção:285 bar

F1000
ponto de injeção:8º
potência:135@3000
torque:43@1600
bico: DLLA144P443
pressão de injeção:250 bar

partindo desses dados no 8-150 a injeção ocorre mais cedo (1º50') e a uma pressão um pouco maior, isso melhora a queima e produz mais potência em um regime de giro mais baixo, além do fato de a relação final ser 12% mais longa que nas f1000 originais, outro fato importante (esse eu não tenho certeza,) foi me dito por um ex mecânico da ford que os pistões do motor interculado são diferentes do motor apenas turbinado, segundo ele o ângulo daquele pino que tem na câmara do pistão é diferente entre os motores, juntando tudo isso talvez explique a diferença de consumo.

Por que eu gosto deste fórum e destes amigos ... Sempre informações novas e auxílio para as dúvidas !!!

Parabéns Robson ... Ótimas informações

Randal
01/01/2015, 17:02
Não sei dizer qual o tipo desta turbina mas está ai !!!
A pressão nunca ultrapassar o 1.0 kpa

O antigo proprietário havia me dito que este motor estava fazendo 12 km /l mas achei que fosse conversa de vendedor !!!

Ele usava Tb o diferencial da F250 e dizia andar sempre a 130 km/h
Com isso acredito que se eu colocar a relação da F1000 4x2 ficaria muito bom !!!!

Randal
01/01/2015, 19:13
488330Iiii ... Faio a foto !!

Waldir Carlos
01/01/2015, 20:29
Quote escrito em SET 2012:

Depois da instalação de um INTERCOOLER na EFE, mandei revisar a BI e aproveitei para solicitar a trocar sos BICOS INJETORES. Saíram os DLLA 137 P608 [BOSCH 9.430.084.758] e entraram os DLLA 137 P553, 749].

Pressões de abertura [tabela Bosch].

[]s

Waldir Carlos
01/01/2015, 20:58
Complementando as informações. Pelo que o - experiente - colega SERGIO AUGUSTO escreveu em 2011, os bicos instalados [em 2012, pós IC] na EFE são os "especificados" para os MWM, que equipavam os VW 8-140.

Os injetores do 8 140 são:
MODELO - DLLA137P553
NUM. BOSCH - 9 430 084 749
PRESSÃO DE TRABALHO 250 BAR.
PORTA INJETOR - KDAL74P15.
NUM. BOSCH - 9 430 082 759

[]s

drosssor51
01/01/2015, 23:16
Pessoal...

não tem muito lógica a Ford colocar bicos injetores que reduzem a potência e aumentam o consumo....

Ta estranho ainda...kkk

abç.

robson010203
02/01/2015, 08:47
Pessoal...

não tem muito lógica a Ford colocar bicos injetores que reduzem a potência e aumentam o consumo....

Ta estranho ainda...kkk

abç.
http://tecmar.ind.br/tecmar2013/images/grafico_mwn_10_12.jpg
esse gráfico é de um motor mwm x10 6 cilindros em aplicação marítima, mas dá para ter uma noção, é a mesma teoria na aplicação veicular, note que a partir de uma certa rotação o torque começa a cair e o consumo aumentar, o uso ideal seria onde cruzam as linhas de torque e potência, nesse ponto o consumo estaria bem abaixo do que é consumido em potência máxima. Quando a potência é conseguida em regimes maiores de rotação, o torque já estará em valores mais baixos e o consumo mais alto.

Randal
02/01/2015, 09:57
Pessoal...

Ta estranho ainda...kkk

abç.

Não sei ao certo o ano de lançamento da linha Worker da VW com os motores MWM SÉRIE 10 , mas é certo que com o passar dos anos e a "tecnologia " sempre irem melhorando o que equipa a minha Efe é do ano 2003 ... E outra penso que o regime de uso em. Caminhões justifique a diferença e características diferentes de uma caminhonete , que no papel puxaria em Média 1000kg e um caminhão 8000kg ... Imagine o motor das F1000 com as mesmas características aplicado nos caminhões , o consumo seria muito maior !!

Randal
02/01/2015, 11:16
Férias...
E aproveitando pra fazer o que não da tempo no dia a dia ... Instalei um GPS e câmera de ré na Efe , ficou bom !!!
A câmera não é nem tanto estacionar , mas sim para cuidar das crianças , filhos e sobrinhos , que qdo atrás da caminhonete não é possível velos !!!

BrunoDallanora2013
02/01/2015, 12:37
Férias...
E aproveitando pra fazer o que não da tempo no dia a dia ... Instalei um GPS e câmera de ré na Efe , ficou bom !!!
A câmera não é nem tanto estacionar , mas sim para cuidar das crianças , filhos e sobrinhos , que qdo atrás da caminhonete não é possível velos !!!

ai sim eim ! bem legal a camera de ré ainda mais pra sair em garagem ou na rua mesmo onde tem crianças correndo para todo lado , a tampa é um ponto cego se tiver um criança atras você não vê ! a noite também deve ser bom !

eu mesmo sofro para dar uma ré sempre fico com medo por que o cara não enxerga muitas vezes !

BrunoDallanora2013
02/01/2015, 12:39
Tem como mudar o ponto de injeção da f1000 para ficar igual dos 8.150 ? a turbina pode parecer igual mas o rotor é diferente ela tem um fluxo maior de ar , o rotor da turbina tem mais alhetas. e em preço custa nova na base de 2400 quanto a da F1000 consegue por 1200 !

drosssor51
02/01/2015, 14:56
http://tecmar.ind.br/tecmar2013/images/grafico_mwn_10_12.jpg
esse gráfico é de um motor mwm x10 6 cilindros em aplicação marítima, mas dá para ter uma noção, é a mesma teoria na aplicação veicular, note que a partir de uma certa rotação o torque começa a cair e o consumo aumentar, o uso ideal seria onde cruzam as linhas de torque e potência, nesse ponto o consumo estaria bem abaixo do que é consumido em potência máxima. Quando a potência é conseguida em regimes maiores de rotação, o torque já estará em valores mais baixos e o consumo mais alto.

Robson.. O gráfico de potência x torque é extraído do motor sob máxima exigência, o que torna-o uma referência (não uma regra) do melhor regime de rotação do motor, pois no dia a dia não utilizamos o motor sempre com máxima carga.

Mesmo usando o gráfico como regra, o X10 do caminhão apresenta um torque máximo e potência máxima antes (a uma rotação menor) do que X10 da f1000... a efe do Randal ainda está com o diferencial da gasolina....

Só acho que está indo contra a lógica.

Abç.

Não sei ao certo o ano de lançamento da linha Worker da VW com os motores MWM SÉRIE 10 , mas é certo que com o passar dos anos e a "tecnologia " sempre irem melhorando o que equipa a minha Efe é do ano 2003 ... E outra penso que o regime de uso em. Caminhões justifique a diferença e características diferentes de uma caminhonete , que no papel puxaria em Média 1000kg e um caminhão 8000kg ... Imagine o motor das F1000 com as mesmas características aplicado nos caminhões , o consumo seria muito maior !!

Randal.... o fato do motor estar ajustado para um caminhão de 8 toneladas deveria piorar as coisas.... pois este precisa de mais combustível para apresentar mais torque e mais potência.

O fato do motor ser 2003 pode sim mudar alguma coisa..... pois acredito que já estava em vigor a lei de emissão poluentes EURO 3.... a maior pressão da injeção "pulveriza" melhor o diesel dentro da câmara de combustão... facilitando a queima do combustível. (não tenho certeza se é EURO 3).

Amigos.... essa discussões são para enriquecer o fórum.. debater opiniões diferente... e principalmente ver por que essa efe do Randal ta fazendo 11 Km/l...kkkk
Não tenho como objetivo contrariar ninguém....somente expor um ponto de vista diferente.

Abç. a Todos.

Randal
02/01/2015, 18:58
Agora a tarde completei o tanque e amanhã cedo pego a estrada de volta para a casa , serão quase 700 km de volta , assim que chegar irei completar novamente para tirar novamente a média de Consumo , vou tentar ser econômico na viagem pra ver o que meu X10 é capaz de fazer !!!

autopecasremanso
02/01/2015, 21:37
O acerto desse motor no vw 8150 é impressionante, pois tem um caminhão desse aqui na firma que sempre faz 8 a 8,5, carregado.

Edintruder
03/01/2015, 10:48
Um migo meu viajou com um Volare da auto-escola com esse motor, levando 11 pessoas com ele andando sempre na faixa dos 100km/h e disse que fez 7,5km/l. Caixa mais curta que da f1000 4x4, mesmo motor, muito mais peso e maior arrasto aerodinâmico. Não consegui entender a tamanha diferença no início, mas agora está ficando obvio.
Vou pesquisa sobre as diferenças das bombas injetoras e bicos injetores.
Creio que no futuro será um melhoramento bem vindo.

BrunoDallanora2013
03/01/2015, 12:15
Um migo meu viajou com um Volare da auto-escola com esse motor, levando 11 pessoas com ele andando sempre na faixa dos 100km/h e disse que fez 7,5km/l. Caixa mais curta que da f1000 4x4, mesmo motor, muito mais peso e maior arrasto aerodinâmico. Não consegui entender a tamanha diferença no início, mas agora está ficando obvio.
Vou pesquisa sobre as diferenças das bombas injetoras e bicos injetores.
Creio que no futuro será um melhoramento bem vindo.

Edin quanto ao ponto de injeção da para deixar o x10 da f1000 igual o do 8.150 ou volare ? lembra do manual que tu tem do x10 mostra todos os pontos e diferenças entre os x10 dependendo da sua aplicação!

Edintruder
03/01/2015, 15:19
Bruno, vou olhar o ponto de injeção para comparar.

Os bicos do VW são DSLA 137 P793 e da F1000 são os DLLA 137 P608.
Ambos tem 137° de abertura de leque porém são de modelos diferentes. P793 e P608 são os modelos.
Outro detalhe, os DSLA são mais modernos que os DLLA. Creio que precisem ser trocados as canetas porta-injetores junto.

Detalhe, a BI deve ser exatamente igual pois ambos os bicos trabalham com 285bar e abertura. Quando troquei os bicos da Femil, notei uma melhora absurda no funcionamento do motor. Então creio que os bicos DSLA P793 possa sim melhorar o funcionamento do motor sobre o P608, porém não daria tanta diferença de consumo como esse.

Bico Injetor F-1000 F-4000 Vw Mwm Serie X10 137p793 - R$ 69,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-615632176-bico-injetor-f-1000-f-4000-vw-mwm-serie-x10-137p793-_JM)

http://www.vilmardiesel.com.br/cat_VD.pdf

robson010203
03/01/2015, 15:24
Amigos.... essa discussões são para enriquecer o fórum.. debater opiniões diferente... e principalmente ver por que essa efe do Randal ta fazendo 11 Km/l...kkkk
Não tenho como objetivo contrariar ninguém....somente expor um ponto de vista diferente.

Abç. a Todos. Esse é o sentido do fórum, se todos tivéssemos o mesmo ponto de vista não teria razão para as discussões saudáveis que temos aqui.

robson010203
03/01/2015, 15:32
Edin quanto ao ponto de injeção da para deixar o x10 da f1000 igual o do 8.150 ou volare ? lembra do manual que tu tem do x10 mostra todos os pontos e diferenças entre os x10 dependendo da sua aplicação!Atravessando o Edim, é bem simples fazer a regulagem do ponto de injeção, porém precisa de ferramentas específicas: um relógio comparador, e um adaptador para prender o relógio na bomba, todos os bombistas tem, o problema é achar um com boa vontade para fazer tal regulagem, eles sempre seguem o manual, não questionam nada, se o manual mandar pular de cabeça do alto de um prédio a maioria deles pulam. Porém acho que somente a alteração do ponto não resolveria o problema o certo seria adotar todo o conjunto: troca e regulagem dos bicos, regulagem da bomba, regulagem da pressão da turbina, regulagem do avanço e compensação da relação do diferencial, ou seja seguir o caminho que já é conhecido. Para quem roda muito é um investimento de retorno garantido.

Edintruder
03/01/2015, 15:36
Infelizmente troquei os bicos recentemente e não tinha essas informações para partir para essa melhoria.

robson010203
03/01/2015, 15:40
Robson.. O gráfico de potência x torque é extraído do motor sob máxima exigência, o que torna-o uma referência (não uma regra) do melhor regime de rotação do motor, pois no dia a dia não utilizamos o motor sempre com máxima carga.

Mesmo usando o gráfico como regra, o X10 do caminhão apresenta um torque máximo e potência máxima antes (a uma rotação menor) do que X10 da f1000... a efe do Randal ainda está com o diferencial da gasolina....

Só acho que está indo contra a lógica.

Abç.

Randal.... o fato do motor estar ajustado para um caminhão de 8 toneladas deveria piorar as coisas.... pois este precisa de mais combustível para apresentar mais torque e mais potência.

O fato do motor ser 2003 pode sim mudar alguma coisa..... pois acredito que já estava em vigor a lei de emissão poluentes EURO 3.... a maior pressão da injeção "pulveriza" melhor o diesel dentro da câmara de combustão... facilitando a queima do combustível. (não tenho certeza se é EURO 3).

Abç. a Todos. Eu estou vendo da seguinte forma: na f1000 é preciso uma rotação mais alta para conseguir uma potência menor que no caminhão, se a potência é conseguida em uma rotação mais alta o consumo vai ser maior.

Edintruder
03/01/2015, 15:44
Sobre o ponto de injeção, na F1000 4x4 1,15mm e no VW 8.150 aponta em 1,10 mm.

Vale apontar que as curva de torque e potência do 4.10T da F1000 é 132cv a 3000 rpm 42kgf/m a 1600 rpm e do 4.10TCA do VW é 145cv a 2600 rpm 51kgf/m a 1600 rpm.

Resumindo, para o caminhão, mais força em menor rpm, excelente para o nosso uso. Eu mesmo não tenho o hábito de acelerar além dos 2500rpm, esse ajuste do TCA serve bem. O Intercooler já está aguardando a vez de ser instalado e virar de vez um EURO II. rsrsrs

Fora isso, comparando todas as aplicações do mesmo motor pela MWM, conseguimos comparar os bicos e potências. Coloquei os 229 por curiosidade apenas.

FORD - TD229EC-4 - 9.229.10.13.157.9 - F1000 T 4X4 (BBA VE) - 8º - 122cv a 2800 rpm - 37kgf/m a 1600 rpm - DLLB 151 S 907 - 220Bar.

FORD - D229-4 - 9.229.10.04.163.9 - F1000 4X4 TPH 100 015 - 8º - 90cv a 3000 rpm - 28kgf/m a 1600 rpm - DLLB 151 S 907 - 220Bar.

FORD - 410 - 9.410.10.00.155.9 - F1000 (EURO I) 4x2/4x4 - 1,66 mm - 93cv a 3000 rpm - 29kgf/m a 1700 rpm - DLLA 148 P 597 - 295Bar.

FORD - 410T - 9.410.10.13.152.9 - F1000 T - 4X4 - 8º - 135cv a 3000 rpm - 43kgf/m a 1600 rpm - DLLA 144 P 443 - 250Bar.

FORD - 410T - 9.410.10.13.156.9 - F1000 T - 4X4 (EURO I) - 1,15 mm - 132cv a 3000 rpm - 42kgf/m a 1600 rpm - DLLA 137 P 608 - 285Bar.

VOLKSWAGEN - 410TCA - 9.410.11.15.158.9 - VW 8.150 EURO II - 1,10 mm - 145cv a 2600 rpm - 51kgf/m a 1600 rpm - DSLA 137 P 793 - 285Bar.

Randal
03/01/2015, 21:11
Boa noite a todos ...
Cheguei em casa e a viagem graças a Deus foi em Paz ...
Tenho notícias boas ... Mas Tb notícias ruins !!
Seguinte galera ...
A Efe está ótima , rodei esses dias mais ou menos 2000km entre ida , vinda e passeios pela região da Alta Paulista , duvida foi resolvida , pois tinha receio de como seria a viagem ,se teria algum problema , a Patroa não queria viajar na Efe de jeito nenhum pois tinha medo de termos problemas na viagem e Eu naturalmente Tb tinha esta dúvida , mas como disse , graças a Deus a viagem foi ótima !
As acelerações são ótimas , muita segurança nas ultrapassagem , nada de vibrações estranhas , ou grilos , embreagem tudo ok , engates precisos e já me acostumei com o câmbio , já nem está mas pesado como eu achava antes , tudo funcionando perfeitamente !
Caminhonete está nota 8,5

Como havia dito no fds aproveitei e instalei um Gps , juntamente com a câmera de ré , que foi de grande utilidade , pois descobri que meu Velocímetro está bem adiantado , anteriormente eu já havia percebido que deveria estar um pouco adiantado , mas não , o velocímetro está bastante adiantado . Quando marca 110km/h no veloc , o GPS está a 90 ... á 140km/h a veloc real é 120km/h , e naturalmente o RPM não sabe disso pois o problema está na relação do diferencial , que é longo ! Agora o negócio será eu dar uma respirada nas contas devido a montagem do Motor e correr atrás de uma relação melhor , e acredito que isso poderá ficar muito melhor !! Desde já peço noventa a ajuda e dicas qto a qual relação utilizar !!!

Agora , a parte boa da viagem , é que rodei sem pressa durante a viagem e procurei manter o giro RPM entre 2000 e 2500 no máximo mantendo uma média de 2250 acredito que em 75% da viagem , mesmo rodando a uma velocidade de 85/90 km /h ... Mas o bom foi que ao chegar parei direto no posto e enchi o tanque da mesma forma que enchi ao abastecer antes de sair de viagem e ACREDITEM!!! : a minha Efe fez 12,55 km/ lt rodando com DIESEL COMUM !!!
Agora vou lhes dizer como meu avô dizia.... Pisei nos lugares certos , andando de olhos fechados !!!
Quem me acompanhou desde o início sabe que eu buscava muito por um Bom MOTOR DIESEL e por economia de combustível , e sem saber acabei acertando pois o motor é muito forte , troque e cv ótimos, e ainda de quebra é super Econômico !!!

É isso aí galera... Podem trocar os bicos e recalibrar as bombas !!!
Pois valerá a pena !!!

Segue foto na parada de São José do Rio Preto

Edintruder
03/01/2015, 23:28
Então estamos precisando de um diferencial mais longo, correto?

Pelo que sabemos, a relação 3,07:1 casa muito bem com essa caixa. Mesma relação das F1000 4x4 e 4x2 aspiradas. Muto fácil de conseguir.

Ramon Pires
03/01/2015, 23:34
Eu até acho que poderia usar o 18x49 com pneus 31 ou 33 no maximo imaginando que va rodar quase sempre vazio e em asfalto, e além do mais que para usar pneus 33 nao precisa modificar nada, e tem aqueles que o Bruno colocou por 600 e pouco, e fica muito bom com essas rodas que vc esta usando.

Randal
04/01/2015, 13:15
Então estamos precisando de um diferencial mais longo, correto?

Pelo que sabemos, a relação 3,07:1 casa muito bem com essa caixa. Mesma relação das F1000 4x4 e 4x2 aspiradas. Muto fácil de conseguir.

Edin ...
Pensando que meu diferencial é longo ... Deveria colocar agora um curto , não ??!!
Este que vc diz 3,07:1 , tem sido constante mas dicas de todos , penso em colocar este mesmo , mas o que será necessário trocar ?? Tenho que trocar o eixo completo ou so coroa e pinhão ?? Não entendo bem está questão do diferencial , mas Tb tudo se aprende !!!
Acho que preciso estudar um pouco a respeito disso !!
O que vc me diz ??? Eu quero conseguir rodar a 100 km/h com menos de 2000RPM , qual seria a receita certa ????
Valeu amigo

Randal
04/01/2015, 13:49
Eu até acho que poderia usar o 18x49 com pneus 31 ou 33 no maximo imaginando que va rodar quase sempre vazio e em asfalto, e além do mais que para usar pneus 33 nao precisa modificar nada, e tem aqueles que o Bruno colocou por 600 e pouco, e fica muito bom com essas rodas que vc esta usando.

Ramon e os pneus 33 logo que os meus se forem eles virão !!
E quais são estes que o Bruno comprou ??? 600 o preço é bom !!

Ramon Pires
04/01/2015, 15:18
Ramon e os pneus 33 logo que os meus se forem eles virão !!
E quais são estes que o Bruno comprou ??? 600 o preço é bom !!

É o Goodyear Wrangler MTR

488490

488491

E tem essa miséria também, o General Grabber, este vem na Ram Runner...

488489

Ramon Pires
04/01/2015, 15:37
Quanto ao preço nao lembro bem quanto o Bruno pagou mas acho q foi mais ou menos isso, mas se por um acaso encontrar um desses dois nessa faixa de preço o bom era da uma torcidinha na carteira e compra pq olhei e nao achei mais nada, e provavelmente vai subir o preço...

lfschmitz
04/01/2015, 15:45
Desculpem colocar água no chope, senhores...

Em relação ao consumo:
é necessário considerar que se o velocímetro está adiantado, o odômetro também está. Ou seja: se a 120km/h no painel a velocidade real é de 100km/h, ao rodar 100km reais odômetro marcará 120km.

Por uma regra de três simples, se foram gastos 100 litros para rodar 1200km mostrados no painel, a média real seria de 10km/L.

Randal
04/01/2015, 16:31
Desculpem colocar água no chope, senhores...

Em relação ao consumo:
é necessário considerar que se o velocímetro está adiantado, o odômetro também está. Ou seja: se a 120km/h no painel a velocidade real é de 100km/h, ao rodar 100km reais odômetro marcará 120km.

Por uma regra de três simples, se foram gastos 100 litros para rodar 1200km mostrados no painel, a média real seria de 10km/L.

Não não !!!!
Não preciso do odômetro do velocímetro para saber a distância de onde eu moro para a casa dos meus pais !!! São 688 km de porta a porta !!!

lfschmitz
04/01/2015, 16:59
Nesse caso, realmente está econômica!

E isso com o motor girando acima de 2mil rpm, já fora da faixa de rendimento máximo (que deve ser entre 1600 e 2000rpm).

Imagina se colocar um jogo de pinhão e coroa mais longo ou jogo de pneus maiores (mas não muito mais largos, senão o arrasto sacrifica o consumo).

Randal
04/01/2015, 20:50
Nesse caso, realmente está econômica!

E isso com o motor girando acima de 2mil rpm, já fora da faixa de rendimento máximo (que deve ser entre 1600 e 2000rpm).

Imagina se colocar um jogo de pinhão e coroa mais longo ou jogo de pneus maiores (mas não muito mais largos, senão o arrasto sacrifica o consumo).

A idéia é está , agora preciso trocar a relação e depois quero colocar os pneus 33"

Imperador!
05/01/2015, 08:13
A idéia é está , agora preciso trocar a relação e depois quero colocar os pneus 33"

Não seria melhor colocar o 33', ver como ficou a relação e depois analisar se ainda é preciso alongar o conjunto?

Randal
05/01/2015, 09:55

Não seria melhor colocar o 33', ver como ficou a relação e depois analisar se ainda é preciso alongar o conjunto?

Imperador... Por maior que seja a diferença de rodagem dos pneus 33 p: 31 ... Ainda assim estaria longe de ajustar o velocímetro , que é o menor dos problemas , e o giro do motor manteria -se praticamente da mesma forma , o que no caso é a prioridade , baixar o o giro em 5a!!! E outra meus pneus ainda estão 80% ... A troca pelos 33" serão só daqui a algum tempo !!!

bbmoro
05/01/2015, 12:39
Randal, que bom que deu tudo certo a Menina está a mil!!!!

Aproveitando e respondendo, vc não precisa trocar o eixo, o qual acredito ser der o Dana 46 por ser originalmente a gasolina. Precisa apenas trocar pinhão e coroa.

Eu tenho na minha Fmila relação do diferencial 2,72 (18X49), tb Dana 46. Em breve, provavelmente esse mês, vai entrar a caixa ZF S5-420, então dependendo da tua pressa, posso compartinhar o resultado. Tenho medo que fique bastante longa, massssss é o que veremos. De qualquer forma, se encontrar uma relação 3,07 acredito ser uma boa aposta.

bbmoro
05/01/2015, 12:48
Falando sobre ponto de injeção que foi muito comentado, gostaria da opinião tb. E desculpa Randal por usar teu tópico.

Primeiro, obrigado Edin por incluir os dados dos motores 229 na informação que passou e aproveito para incentivar o povo a sempre incluir a informação mais completa possível, pois temos usuários com diferentes tipos de motores, transmissões e diferenciais, sem falar em todo resto ne hhehehehe

Já que vou intercoolar a Fmila, trocar turbina por uma com wastegate e bicos novos (42% mais vazão) e baseado nas informações anteriores, o que vocês pensam se eu adotar o ponto de injeção do VW8-150? Ficaria com mais eficiência? Não que eu queira que fique econômico ("não existe almoço grátis" by Tio Eddie), mas sim que o motor transforme da melhor forma possível o combustível em potência. Gostaria de adotar pressão de injeção maior tb, mas temo pelos bicos que vou usar por originalmente serem setados em apenas 200bar.

drosssor51
05/01/2015, 15:20
Randal.... to com o Imperador.... coloca os pneus primeiro.. depois acerta o diferencial... 3.07 (o da minha efe) já alonga bem....

Só para você ter uma ideia... a minha 5ª marcha é 1:1... e roda com dif 3.07...
Seu câmbio com overdrive vai ficar bom com 3.07.....

MASSSS.... pneus 33" + 3.07:1 + Overdrive.... será que não vai ficar muito longa?

Waldir Carlos
05/01/2015, 15:26
Embora eu não detenho conhecimento à altura, me somo, aos que opinaram, assim: "pneus 33; próximo passo".

[]s

robson010203
05/01/2015, 16:01
Falando sobre ponto de injeção que foi muito comentado, gostaria da opinião tb. E desculpa Randal por usar teu tópico.

Primeiro, obrigado Edin por incluir os dados dos motores 229 na informação que passou e aproveito para incentivar o povo a sempre incluir a informação mais completa possível, pois temos usuários com diferentes tipos de motores, transmissões e diferenciais, sem falar em todo resto ne hhehehehe

Já que vou intercoolar a Fmila, trocar turbina por uma com wastegate e bicos novos (42% mais vazão) e baseado nas informações anteriores, o que vocês pensam se eu adotar o ponto de injeção do VW8-150? Ficaria com mais eficiência? Não que eu queira que fique econômico ("não existe almoço grátis" by Tio Eddie), mas sim que o motor transforme da melhor forma possível o combustível em potência. Gostaria de adotar pressão de injeção maior tb, mas temo pelos bicos que vou usar por originalmente serem setados em apenas 200bar.
Bruno a sua bomba é VE ou em linha?

BrunoDallanora2013
05/01/2015, 18:43

488490
488491

488489

comprei o Hangler mtr por 700 cada ! 33x12,5 aro 15 o Edin ia comprar lá onde eu comprei mas não tinha mais ! esse pneu é importado e agora parece que não tão mais importando! não sei se acha ele por ai !

bbmoro
05/01/2015, 21:37
Bruno a sua bomba é VE ou em linha?

É em linha, Robson. Implica em alguma coisa?

Abraço

Imperador!
05/01/2015, 21:46
É em linha, Robson. Implica em alguma coisa?

Abraço

Pra você conseguir aproveitar tudo que pretende fazer (Intercooler, turbina, bicos novos, etc...) o ideal seria passar pra uma Bosch rotativa com LDA, aí você teria mais desempenho com menos fumaça. E acho que esse ponto do 8-150 só serve pro X10 com Bosch VE

bbmoro
05/01/2015, 23:18
Pra você conseguir aproveitar tudo que pretende fazer (Intercooler, turbina, bicos novos, etc...) o ideal seria passar pra uma Bosch rotativa com LDA, aí você teria mais desempenho com menos fumaça. E acho que esse ponto do 8-150 só serve pro X10 com Bosch VE

Como ela é turbo de fábrica, ela já veio com LDA apesar de ser bomba em linha. Verifiquei o ponto de injeção na plaqueta e diz 20° antes do PMS, ou seja, bem antes do as com bomba VE kkkkkkkk. Isso é apenas pelo fato da bomba ser em linha? Se eu adiantar ainda mais o ponto, tende a melhor? Não é claro para mim essa relação, apesar de ter estudo um pouco isso na engenharia :(

Abraço

robson010203
05/01/2015, 23:33
Como ela é turbo de fábrica, ela já veio com LDA apesar de ser bomba em linha. Verifiquei o ponto de injeção na plaqueta e diz 20° antes do PMS, ou seja, bem antes do as com bomba VE kkkkkkkk. Isso é apenas pelo fato da bomba ser em linha? Se eu adiantar ainda mais o ponto, tende a melhor? Não é claro para mim essa relação, apesar de ter estudo um pouco isso na engenharia :(

Abraçotende a melhorar, mas no seu caso específico teria que por tentativas até acertar, a diferença das bombas VE para bombas em linha, a grosso modo é que as VE injetam mais rápido, por isso o ponto mais atrasado, porém elas tem um limite máximo de débito, as em linha são mais lentas mas com capacidade de débito maior, como você vai por bicos de maior vazão, talvez valha a pena tentar adiantar um pouco ela e ver como fica, mas seria como fazer um bolo seguindo uma receita com ingredientes diferentes para o mesmo resultado.

Randal
06/01/2015, 09:05
Randal, que bom que deu tudo certo a Menina está a mil!!!!

Aproveitando e respondendo, vc não precisa trocar o eixo, o qual acredito ser der o Dana 46 por ser originalmente a gasolina. Precisa apenas trocar pinhão e coroa.

Eu tenho na minha Fmila relação do diferencial 2,72 (18X49), tb Dana 46. Em breve, provavelmente esse mês, vai entrar a caixa ZF S5-420, então dependendo da tua pressa, posso compartinhar o resultado. Tenho medo que fique bastante longa, massssss é o que veremos. De qualquer forma, se encontrar uma relação 3,07 acredito ser uma boa aposta.

Não tendo que trocar o eixo completo já ajuda , e o meu é mesmo o DANA46 !!!

E com certeza vou aguardar seu resultado sim , as x fica até melhor !!! Vou aguardar sua avaliação !!!
Está sua relação originalmente vem em qual Efe ???
Valeu

bbmoro
06/01/2015, 10:00
Não tendo que trocar o eixo completo já ajuda , e o meu é mesmo o DANA46 !!!

E com certeza vou aguardar seu resultado sim , as x fica até melhor !!! Vou aguardar sua avaliação !!!
Está sua relação originalmente vem em qual Efe ???
Valeu

Ela é original da minha, TD229 91. Veio em todas F1000 turbo de fábrica de 90 até 95
Abraço

sallespickup
06/01/2015, 10:30
bbmoro, com cambio zf pode ter certeza que tera de encurtar a relação provavelmente, 13x41 ou 13x46 esta segunda é que eu iria, quanto a bomba injetora em linha da pra colocar elementos de maior vazão sem trocar os bicos, aumentando assim a injeção de forma a poder calibrar os bicos com 250 psi, eu tive uma turbo de fabrica assim, só não sei te dizer que elementos o bombista usou, mais era de caminhão 6cc, acredito que cumins, quanto a mexer no ponto, EU não faria, pois alguem estudou pra falar que o ponto é esse ou aquele, ponto é meio complicado, pois o motor passa a esquentar se for muito adiantado, ah na minha entrou uma turbina do 8140 na epoca, ficou um foguete, ainda mais que tinha diferencial 2.60, e fazia de pé em baixo 10.5 km/l

Randal
06/01/2015, 12:40

488490
488491

488489

comprei o Hangler mtr por 700 cada ! 33x12,5 aro 15 o Edin ia comprar lá onde eu comprei mas não tinha mais ! esse pneu é importado e agora parece que não tão mais importando! não sei se acha ele por ai !

Bruno ... Eu tinha visto este Whangler pelo site gama4x4 , gostei do desenho dele e do preço Tb ... Quais são suas impressões qto ao pneu ? Será que a durabilidade dele é boa ???

Randal
06/01/2015, 12:52
Amigos .... Aos que tem , usam , ou entendem ... Quais seriam os efeitos do pneu 33" na Efe ??? Preciso diminuir o giro do motor e aumentar a velocidade ?? Não consigo entender como os 33 " o fariam ... ????

robson010203
06/01/2015, 13:51
é simples como o pneu 33" tem a circunferência maior que 31", ele percorre uma distância maior a cada rotação, sendo assim ele precisa de uma rotação menor para desenvolver a mesma velocidade. Você tem duas maneiras de diminuir a rotação do motor e manter a mesma velocidade: 1ª troca o diferencial aumentando a rotação do pneu, 2ª troca o pneu aumentando a circunferência, a questão é saber o quanto você pretende diminuir a rotação do motor. É uma opinião pessoal, levando em conta que você pretenda andar a uma velocidade próxima de 100 km/h, e usando pneus 33", e a rotação do motor em 1800 rpm, você não precisa mexer no diferencial.

Ramon Pires
06/01/2015, 14:00
Amigos .... Aos que tem , usam , ou entendem ... Quais seriam os efeitos do pneu 33" na Efe ??? Preciso diminuir o giro do motor e aumentar a velocidade ?? Não consigo entender como os 33 " o fariam ... ????

Digamos que cada volta do 255/70r15 deixa 2,5 metros de rastro, o 33 vai deixar 2,8 metros. Faz isso multiplicado por 1000 voltas no pneu por minuto ja da uma boa diferença a mais...

3000 rpm no motor / 1:1 (relação ultima marcha) / 3,07 ou 2,72 (relação diferencial ) x 2,8 (diametro do pneu) x 60 min / 1000 ( se colocar o diametro em metros)

Randal
06/01/2015, 14:48
é simples como o pneu 33" tem a circunferência maior que 31", ele percorre uma distância maior a cada rotação, sendo assim ele precisa de uma rotação menor para desenvolver a mesma velocidade. Você tem duas maneiras de diminuir a rotação do motor e manter a mesma velocidade: 1ª troca o diferencial aumentando a rotação do pneu, 2ª troca o pneu aumentando a circunferência, a questão é saber o quanto você pretende diminuir a rotação do motor. É uma opinião pessoal, levando em conta que você pretenda andar a uma velocidade próxima de 100 km/h, e usando pneus 33", e a rotação do motor em 1800 rpm, você não precisa mexer no diferencial.

Éé!!!!!
Muito bom , já me esclareceu Robson !!!
Acho que deve mesmo então investir nos pneus !!!

Waldir Carlos
06/01/2015, 14:53

Quando comprei a picape, rodei apenas durante o test drive [cerca de trinta quilômetros], com os pneus originais. Então, nem lembrei de observar a "relação" RPM vs SPEED. Com os 33, esses são os números:

Bom, na EFE [com os pneus 33"], os valores são esses:

* RPM 1750 [painel] e velocidade 80/90 [painel/GPS];
* RPM 2000 [painel] e velocidade 100/110 [painel/GPS];
* RPM 2500 [painel] e velocidade 120/130 [painel/GPS];
* RPM 2750 [painel] e velocidade 140/148 [painel/GPS].

Esclareço que a MINHA velocidade, em boas rodovias, é cerca de 110. No máximo, 120 Km/h. Outro detalhe: Para a minha F-1000 alcançar 120/130 [painel/GPS] é relativamente "fácil". Mas, para chegar nos 140 [painel], somente num retão. E, ladeira abaixo.

[]s

BrunoDallanora2013
06/01/2015, 16:58
Bruno ... Eu tinha visto este Whangler pelo site gama4x4 , gostei do desenho dele e do preço Tb ... Quais são suas impressões qto ao pneu ? Será que a durabilidade dele é boa ???

ta durando bem ! mas evito asfalto ! só nas curta e estrada de chão , mesmo assim pego bastante as falto na cidade e até ele ta durando bem ! é macio e vai bem na areia e no barro até vai bem emplasta um pouco as rodas mas ai dando maquina os pneus limpam e eles vão mesmo !

a lateral dele são bem reforçadas diz que é feito com material de colete a prova de bala contra pedras e cantos rochas ,

tem uma cracaça bem forte para quando comer e quiser recapar !

BrunoDallanora2013
06/01/2015, 17:00
com os 33 eu ando a 120 kmh mas no gps marca 138 kmh ! e o motor com menas RPM , só que ai mesmo assim sobrabdo giro ele não consegue ir mais ! não passa disto igual !

Randal
06/01/2015, 20:57

Quando comprei a picape, rodei apenas durante o test drive [cerca de trinta quilômetros], com os pneus originais. Então, nem lembrei de observar a "relação" RPM vs SPEED. Com os 33, esses são os números:

Bom, na EFE [com os pneus 33"], os valores são esses:

* RPM 1750 [painel] e velocidade 80/90 [painel/GPS];
* RPM 2000 [painel] e velocidade 100/110 [painel/GPS];
* RPM 2500 [painel] e velocidade 120/130 [painel/GPS];
* RPM 2750 [painel] e velocidade 140/148 [painel/GPS].

Esclareço que a MINHA velocidade, em boas rodovias, é cerca de 110. No máximo, 120 Km/h. Outro detalhe: Para a minha F-1000 alcançar 120/130 [painel/GPS] é relativamente "fácil". Mas, para chegar nos 140 [painel], somente num retão. E, ladeira abaixo.

[]s

Boas informações amigo Waldir !!
Obrigado

Randal
06/01/2015, 21:05
com os 33 eu ando a 120 kmh mas no gps marca 138 kmh ! e o motor com menas RPM , só que ai mesmo assim sobrabdo giro ele não consegue ir mais ! não passa disto igual !

É bem ao inverso da minha situação que quando o GPS marca 140 o velocímetro está a 120 km/h e o giro do motor está a quase 3000 RPM

drosssor51
06/01/2015, 23:27

Bruno e amigos...

Essa situação é o limite... significa que o motor não tem mais força para vencer o arrasto aerodinâmico (mais as perdas por atrito.. etc.)

Bruno talvez se você tivesse uma relação um pouco mais curta..... sobraria potência para levar a sua efe a uma velocidade maior....

Deixar a relação longa demais pode ser um tiro no pé...
A relação de transmissão deve ser bem pensada..... tendo como base o gráfico de torque vs potência que o Robson postou a alguns posts atrás....

Um exemplo disso é meu Fordão.... senti uma melhora no desempenho quando troquei os pneus 31" ... por pneus originais 255/75R15... (30")....
Como meu motor é aspirado... não posso abusar da relação de transmissão...

Ficaadica....

Abç.

Fica a dica...

Randal
06/01/2015, 23:34
Poxa galera mais pelo o que estou vendo , sai bem mais conta , levando em consideração o tanto que já investi , trocar a relação , ao invés dos pneus !! Corão e pinhão p/ DANA 46 relação 3.07:1 = 1 pneu 33"

Será que é isto mesmo ou estou enganado ????
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609449450-coroa-pinho-14x43-dana-46-f1000-4x4-9198-ba401236-x-_JM

sallespickup
07/01/2015, 09:54
Randal como vc tem uma boa cavalaria, EU iria de diferencial 3.15(13x41) e manteria os pneus, pois se vc for alongando muito o motor fara mais força pra manter a velocidade ficando assim manco e mais gastão, a configuração que vc uso é o que as D20 originais usam cambio ZF dif 3.54, quando passa pra 3.15 ela não tem mais a retomada que tinha, ai tem de intercular, como seu motor alem de ja ser intercooler e por definição ja ser mais bruto(porem tem o mesmo giro maximo) ficara bom, porem tendo de cambiar 1 marcha abaixo principalmente em ultrapassagens, esse é o resultado que obtive, agora se for a ideia ir de 33 mesmo, pelo visual, ou mesmo pela altura, o negocio é colocar antes e ver como fica, pois ai pode ficar longo pacas.
quanto ao preço é isso mesmo, cerca de 1 mil relação nova original, porem tem de ver a tabela pra ver se não troca a caixa satelite tb, pela tabela que achei, não da pra ter certeza segue http://www.riogrande4x4.com.br/attachments/275_aplicacao_difdana.pdf

mais como a sua relação é 13x46, acredito que 13x41 de certo, pois como a sua caixa satelite tem abs não batem as tabelas

Ramon Pires
07/01/2015, 10:31
Randal como vc tem uma boa cavalaria, EU iria de diferencial 3.15(13x41) e manteria os pneus, pois se vc for alongando muito o motor fara mais força pra manter a velocidade ficando assim manco e mais gastão, a configuração que vc uso é o que as D20 originais usam cambio ZF dif 3.54, quando passa pra 3.15 ela não tem mais a retomada que tinha, ai tem de intercular, como seu motor alem de ja ser intercooler e por definição ja ser mais bruto(porem tem o mesmo giro maximo) ficara bom, porem tendo de cambiar 1 marcha abaixo principalmente em ultrapassagens, esse é o resultado que obtive, agora se for a ideia ir de 33 mesmo, pelo visual, ou mesmo pela altura, o negocio é colocar antes e ver como fica, pois ai pode ficar longo pacas.
quanto ao preço é isso mesmo, cerca de 1 mil relação nova original, porem tem de ver a tabela pra ver se não troca a caixa satelite tb, pela tabela que achei, não da pra ter certeza segue http://www.riogrande4x4.com.br/attachments/275_aplicacao_difdana.pdf

mais como a sua relação é 13x46, acredito que 13x41 de certo, pois como a sua caixa satelite tem abs não batem as tabelas

Mas pro 46 nao tem muitas opçes, tem o 47x11(4,27), tem o 43x14 (3,07), o 49x18 (2,72) e acho q é isso... esses que vc citou é para o 44, ai ja nao da certo...

Randal
07/01/2015, 12:13
o 43x14 (3,07), e o 49x18 (2,72) originalmente são de qual Efe ???

3,07 > x10 4x4 ???
2,72 > 229 4x2 ???
É isso ??

Ramon Pires
07/01/2015, 13:53
o 43x14 (3,07), e o 49x18 (2,72) originalmente são de qual Efe ???

3,07 > x10 4x4 ???
2,72 > 229 4x2 ???
É isso ??

O 3,07 é de todas as 4x4 e das 4x2 maçarico e o 2,72 é das 4x2 turbo.
Mas saiu F1000 com eixo Rockwell, ai os pinhao é 15 dente. Nao da certo na Spicer.
EX: Dana 18x49=2,72
Rockwell 15x41=2,73
Muda a furação da coroa e CX satelite.