No início de novembro de 2024, fiz um levantamento que denominei como: “Picapes do Brasil” mostrando os números e movimentos das marcas com as queridinhas da vez, as picapes. Fiz isso em virtude de tantos “caça cliques” dizendo que a Ford Ranger estava prestes a desbancar o reinado da líder Toyota Hilux.
Lá, reuni os números dos 10 meses do ano já fechados há época, só para elucidar o mercado. Depois do mês 11 fechado, realizei uma ‘atualização’ dos números e mostrei como a Ranger ainda estava longe da Hilux e ainda dei umas dicas das movimentações e lançamentos que estavam por vir. Tudo isso você encontra no meu perfil do LinkedIn.
Depois do surto de SUVs que tivemos, agora parece ser a vez das picapes e mesmo eu não ter incluído as pequenas no levantamento, vale destacar que o carro mais vendido em 2024 entre todos os modelos foi a picape pequena da Fiat, a Strada.
No final do ano, tradicionalmente, as marcas oferecem como empréstimo um veículo como cortesia aos profissionais que trabalham o ano inteiro produzindo conteúdo sobre e neste último, decidi pedir para a Fiat a Titano. E pedi não por acaso, a meu ver, essa picape vai ganhar espaço e começar a incomodar a Chevrolet S10, principalmente por estar na mira dos grandes frotistas. Para isso, achei importante ter essa experiência de um mês.
A Fiat tem a maior rede de concessionários e ainda em fase de construção de uma reputação difícil em um segmento que já deveria estar há muito tempo, das picapes médias, já que tem know-how suficiente para liderar também nesse segmento tão disputado. Já pensou? 2026 fechar o ano com a Strada e a Titano como os veículos mais vendidos do Brasil. Seria motivo de muita comemoração para a Stellantis.
Mas agora, com os números oficiais de emplacamentos de dezembro fechados, obtidos presencialmente na coletiva de imprensa da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), conto para vocês, sem erros, que a Toyota Hilux se manteve na liderança, ainda com folga, somando um total de 50.010 unidades vendidas, com 4.562 unidades somente em dezembro. O segundo lugar já sabíamos que seria da Ford Ranger com um total de 31.860 unidades vendidas e 3.602 unidades somente em dezembro, mostrando que ganha força a cada mês, mas ainda está longe dos quase 20 mil emplacamentos que a líder tem a sua frente.
O terceiro lugar quase que inabalável da Chevrolet S10 que somou 27.402 unidades vendidas e 2.887 em dezembro, que apesar de ter perdido o segundo lugar, mantém seus números de vendas. As três primeiras foram responsáveis por ¾ do total de emplacamento de todas as médias.
A Fiat, como eu já havia mencionado que ganharia força, mostrou um resultado a altura, vendeu 1.475 unidades somente em dezembro e 6.223 unidades desde maio. Superou todas as outras em dezembro, se posicionando na quarta posição. A Stellantis remanejou a rota da picape Chinesa, que era para representar a marca Francesa e acabou por virar “Italiana” com o brasão Fiat. Apesar de parecer uma salada de frutas, a escolha foi muito acertada, já que a marca ainda não estava no segmento e precisava estar. Agora, ajustar a Titano para o brasileiro e começar a ganhar mercado. Quem sabe a próxima geração que já foi lançada na China seja apresentada aqui nesse ano ainda. Eu não duvido, já que esse mercado anda acelerado e muito dinâmico, tomara!
Tivemos em 2024:
Uma Hilux com câmbio automático com valor mais acessível;
Ranger Black que ajudou bastante a crescer nos emplacamentos;
S10 face-lift, novo câmbio e ainda inteligência artificial na mecânica;
Titano com preço competitivo e maior rede de concessionários do Brasil;
Amarok face-lift;
Triton teve bons descontos antes de apresentar o novo modelo por aqui, que já é quase antigo fora, como sempre;
Frontier não trouxe nenhuma novidade, mas continuou com a ofensiva de promoções;
Shark fez muito barulho, mas não vendeu nada e parece que a culpa foi do alto valor cobrado,
Por último, a Hunter da Jac que poderia ser um risco as vendas da Titano, em virtude da proposta do carro e valores, parece que não será de fato.
Já nas picapes Full Size, tudo que a Ram consegue trazer de picape, vende. Incrível que a Chevrolet vendeu mais que o dobro que a Ford F150.
Agora, os números totais de emplacamentos em 2024:
Toyota Hilux 12/2024 = 4.562 – Total 2024 = 50.010 Ford Ranger 12/2024 =3.602 – Total 2024 = 31.860 Chevrolet S10 12/2024 = 2.887 – Total 2024 = 27.402 Fiat Titano 12/2024 = 1.475 – Total 2024 = 6.223 VW Amarok 12/2024 = 773 – Total 2024 = 7.328 Mitsubishi Triton 12/2024 = 939 – Total 2024 = 10.982 Nissan Frontier 12/2024 = 503 – Total 2024 = 9.258 BYD Shark 12/2024 = 121 – Total 2024 = 313 JAC Hunter 12/2024 = 22 – Total 2024 = 22 Ram 3500 12/2024 = 205 – Total 2024 = 1.732 Ram 2500 12/2024 = 156 – Total 2024 = 1.778 Ram 1500 12/2024 = 22 – Total 2024 = 1.231 Ford F 150 12/2024 = 96 – Total 2024 = 550 Chevrolet Silverado 12/2024 = 83 – Total 2024 = 1.231 Ram Classic 12/2024 = 0 – Total 2024 = 1.115