Ainda nao comprei meu 4x4, mas qdo o fizer com certeza vou usar cinta ou corda e não deixar ninguém por perto quando estiver em uso.
Vi um post aqui uma mostrando a perna de um cara que levou uma chicotada de um cabo de aço que arrebentou durante o reboque e digo que é chocante, por pouco não perdeu a perna, com certeza ficou com os movimentos seriamente comprometidos.
Olá pessoal do forum 4x4brasil. Bom, vamos comentar nossa preferência quanto ao uso de corrente de aço ou cinta para rebocar outros veículo.
Minha mulher atolou seu carro (corsa sedan) num areial próximo à nossa casa , logicamente valeu-se de mim para socorrê-la pois possuo uma frontier attack, tentei puxar seu carro com uma corda que tinha dentro do meu carro sendo que e a mesma veio a ser partir, irado, fui à uma loja de material de construção perto dalí e comprei 4mts de corrente de aço daquelas que dá pra puxar até trator, que foi a salvação daquele momento .
Ante à tal situação veio-me a dúvida, de certo que a corrente é muito resistente mas ocupa um espaço desgraçado dentro do meu carro, além de fazer barulho quando passo em calçamento ou pista esburacada. Seria a cinta tão eficiente quanto à corrente no que diz respeito à resistência? Alguém que possui uma cinta e poderia me dizer qual é o melhor fabricante caso venha me convencer de que a cinta seja mais eficiente que a corrente?
Dica para minimizar o ricochete é amarrar um pedaço de pano na extremidade do cabo (aço, corda, corrente) sujeita à escapar. Caso solte, o pano provoca um arraste muito grande no cabo diminuindo a força de impacto. O atrito [arraste do pano no ar] varia com o quadrado da velocidade. Lembre-se que, mesmo utilizando cinta, a manilha pode vir junto... Sai, sai, sai...
Bem, essas cordas não foram desenvolvidas para esse fim. Digo isso como praticante de rapel e escalada. Até cumpre a finalidade, mas dá até pena de usar um material desses pra reboque.
E, claro, depois de rebocar alguém, rapel ou escalada com elas nem pensar!!!
Abraço
Ex-Pajero IO, ex-Hilux CD, agora de polo...
Em busca do novo companheiro
Bem, essas cordas não foram desenvolvidas para esse fim. Digo isso como praticante de rapel e escalada. Até cumpre a finalidade, mas dá até pena de usar um material desses pra reboque.
E, claro, depois de rebocar alguém, rapel ou escalada com elas nem pensar!!!
Abraço
ola companheiro, as mesmas estão sendo Sub-utilizadas para esse fim pois já venceu o prazo de validade (aquele que a mammut recomenda para trabalho em altura/risco de morte) das mesmas
Quanto a puxar, tenho amigos que já puxaram até onibus com cordas dessas.... mas de fato, tenho até dó..... é uma sub-utilização de um produto carissimo e de alta tecnologia.
Caros colegas, naum sou especialista, mas, tenho correa de naylon, que meu pai me deu, estas correias saum as mesmas que utilizam para tirar ogivas do mar em testes, e nunca ouvi falar que arrebentaram, porque naum podem arrebentar, tenho sempre em meu carro, ainda naum tenho um jipe ou pick-up e por falar nisso estou a procura de uma ranger 4X4 e estou precisando de opniões para naum ser enrolado na compra,vcs podem me ajudar ou indicar que esteja vendendo uma, naum quero fazer trilha, mas tenho um sítio que tem estrada de terra e meu carro de passeio naum aguenta subir com facilidade entaum procuro uma ranger 4X4, que ouvi falar que é confortavel e aguenta qualquer trabalho. Aguardo opniões.
Eu uso uma trança de 5 cordas. Uma forma que fica muito boa e aceita tirão é usar corda toda trançada como corrente. Fica várias vezes mais curta mas aguenta muito mais e absorve os tirões muito bem. Uma cora de 12mm de polipropileno trançada como corrente aguenta desatolar até caminhão na areia.