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  • #1

    Cambagem ranger - não aceita mais




    Bom dia amigos,

    Levei a Ranger para alinhar e o mecanico me falou que o carro não pegava mais cambagem (aquela comum, com arruelas metalicas), que seria necessário levar para um especialista que faria um procedimento para que voltasse a pegar cambagem.
    Segundo ele, esse ajuste seria numa barra de ferro que fica bem junto a roda.
    Segundo ele, a "oficina especializada" desempena essa peça para que volte a receber cambagem.
    Essa informação procede ?
    Alguma dica ?

  • #2
    ele vai gabaritar o chassis, isto é alinhar as longarinas,fiz na minha aqui em curitiba, ao custo de 85 reais cada lado!

    abs

  • #3
    Para com isso pessoal. Isso ta me parecendo picaretagem. Nunca precisei alinhar isso na minha Ranger. Melhor procurar outro alinhador antes...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Para com isso pessoal. Isso ta me parecendo picaretagem. Nunca precisei alinhar isso na minha Ranger. Melhor procurar outro alinhador antes...
    Bom, eh real isso querido..... depende de como voce "cai num buraco" e a idade dos componetes de suspensao..etc..etc..etc.... ele pode empenar um pouco alguma peca da suspensao e nao dar mais cambagem.... acontece com relativa frequencia aqui.... (temos buracos gigantes apos as chuvas, em determinados lugares)....

    Porem eu concordo com voce, melhor procurar uma 2a e 3a opniao antes de deixar nego mexer em pecas da tua suspensao e principalmente antes de nego se meter a fazer alinhamento tecnico do teu "chassi"....

    E caso seja componente da suspensao e nao o "chassi", este devera de preferencia ser trocado.. e nao desempenado.... caso opte pelo ultimo... nao se esqueca da checkagem por microtrincas apos o desempeno...

    me desculpe misturar msgs pra voce e pro rapaz q comentou originalmente..... mas eh... hummm... hamm... preguica de dias de chuva!

    cheers

  • #5
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    Se fosse um corcel eu até entenderia a necessidade de fazer tal procedimento, mas na Ranger é difícil engolir. Tenta na concessionária alguma solução.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Bom, eh real isso querido..... depende de como voce "cai num buraco" e a idade dos componetes de suspensao..etc..etc..etc.... ele pode empenar um pouco alguma peca da suspensao e nao dar mais cambagem.... acontece com relativa frequencia aqui.... (temos buracos gigantes apos as chuvas, em determinados lugares)....

    Porem eu concordo com voce, melhor procurar uma 2a e 3a opniao antes de deixar nego mexer em pecas da tua suspensao e principalmente antes de nego se meter a fazer alinhamento tecnico do teu "chassi"....

    E caso seja componente da suspensao e nao o "chassi", este devera de preferencia ser trocado.. e nao desempenado.... caso opte pelo ultimo... nao se esqueca da checkagem por microtrincas apos o desempeno...

    me desculpe misturar msgs pra voce e pro rapaz q comentou originalmente..... mas eh... hummm... hamm... preguica de dias de chuva!

    cheers
    Na Ranger TB pode ser, mas na IFS não. tenho a mesma Ranger a 8 anos andando por todo tipo de estrada, caí em todo tipo de buraco e nunca tive problema com alinhamento.

    Alinhamento técnico na Ranger IFS é em 99% vazes picaretagem.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Na Ranger TB pode ser, mas na IFS não. tenho a mesma Ranger a 8 anos andando por todo tipo de estrada, caí em todo tipo de buraco e nunca tive problema com alinhamento.

    Alinhamento técnico na Ranger IFS é em 99% vazes picaretagem.
    Eh, aqui a experiencia eh com o TIB... nego consegue foder... mas em geral... nao entra no alinhamento tecnico (como voce mesmo disse, sao muito bons os carros) e sim empeno no "cubo"... nao tenho certeza se esse eh o termo brasileiro pra descrever aquela peca segura entre os bracos, aonde vai freio... disco..etc..etc., jah vi aquilo empenado.. mas os bracos em si, nao.

    Eh, vivendo e aprendendo,, vou fazer umas pesquisas e bater papos sobre isso... meio q me deixou curioso... se eh por projeto mesmo ou se realmente eh por uso e "Azar", aqui rola uns buracos q voce cai dentro e o carro para ou capota... ficando a roda dentro do buraco toda torta e fudida...

    A coisa mais curiosa.. eh q o TIB era pra ser mais resistente q o IFS... bom, obrigado pela informacao e interesse. ,, logo posto informacoes, se eu conseguir algo interessante e tecnico tmb sobre esse assunto.

    cheers

  • #8
    Usuário Avatar de Kim
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    Pessoal!

    Também tenho esse problema, inclusive já procurei solução em um tópico e não fui respondido sobre tal assunto.

    Já procurei várias opiniões de alinhadores, todas eu acompanhei e, minha ranger também está com problema no lado esquerdo...

    Mandaram eu alinhar o chassis, as arruelas não regulam mais...

  • #9
    Usuário Avatar de cantodopirão
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    Caro Igor como vão as coisas?
    Onde você testou o alinhamento?
    A minha sempre alinho na Playbac com Valcélio.
    Tive esse diagnóstico com a minha e meu mecânico tirou a manga de eixo para desempenar e depois disso o alinhamento ficou zerado!
    Bem não sou dos mais experientes, mas acredito que foi tudo feito de maneira correta, porém posso ter sido enganado...
    Até agora o carro está bem!
    Se te interessar posso te passar o telefone do mecânico com o qual trabalho (Davi)
    L200 2017/18 -Sojeep do Brasil - Fortaleza/Ce - PU7-MCC
    ex - Troller T4 2011

  • #10
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    Eu sempre alinhei a Ranger em casa. Para o ajuste da cambagem eu uso um nível "de pau", aquele que tem uma bolha de ar num líquido verde.
    Coloco o nível no aro e vou ajustando até ficar zero. Na última vez que ajustei só consegui o ajuste levantando 2 voltas nas barras de torção.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu sempre alinhei a Ranger em casa. Para o ajuste da cambagem eu uso um nível "de pau", aquele que tem uma bolha de ar num líquido verde.
    Coloco o nível no aro e vou ajustando até ficar zero. Na última vez que ajustei só consegui o ajuste levantando 2 voltas nas barras de torção.
    Edi, A minha também tive que alinhar todas as vezes que troquei o braço superior, mas todas as vezes que zerei o camber passo a cantar pneu nas curvas...

    Pessoal, alinhamento técnico em picapes só é possível em oficinas de caminhões. Daquelas com equipamento pra alinhar chassis. Essas oficinas comuns com equipamento pra automóveis não conseguem. Se falam que conseguem fazer estão mau intencionados...
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Edi, A minha também tive que alinhar todas as vezes que troquei o braço superior, mas todas as vezes que zerei o camber passo a cantar pneu nas curvas...

    Pessoal, alinhamento técnico em picapes só é possível em oficinas de caminhões. Daquelas com equipamento pra alinhar chassis. Essas oficinas comuns com equipamento pra automóveis não conseguem. Se falam que conseguem fazer estão mau intencionados...

    Exatamente, e aonde o pessoal tem normalmente um cyborg ou estrutura aonde podem prender o chassi/sejalaoqfor e voltar o mesmo ao "formato" original.... Por aqui uso bastante, toda vez q pego um carro antigo p/ mexer.. eh uma das 1a's coisas...verificar toda a parte de longarinas e enfiar la no gabarito do mesmo... em geral tah torto.. (carros de 60's, eh claro... 2 longarinas + assoalho..rssss)

    Nos carros de hj, o conjunto todo eh muito mais resistente... sendo mais dificil deformar essa estrutura... pelo menos no caso das caminhonetes..... ford.... precisa realmente de uma boa torcao/porrada de mal jeito... mais facil algum componente da suspensao ceder 1o.... bracos... e tudo "entortavel".... durante um tempo.. pode dar ajuste a suspensao ainda... mas conforme vai "piorando/entortando mais"... deixa de dar ajuste.

    Nos carros antigos, usamos uma especia de Y ao contrario, entre as torres e os suportes... permitindo assim o ajuste com os tierods e afins.... quando fica com mais q 1 "Y", costumamos corrigir "geometricamente" seja trocando as pecas ou verificando o chassi....

    Resumindo tudo, eh oq jah foi dito... verifique mesmo se nao da o alinhamento e depois veja os componentes da suspensao... antes de pensar em um alinhamento tecnico.

    cheers

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