x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 94
    Usuário Avatar de roger_caldas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Agradecimentos: 0

Rebaixamento do OHC 2.3

Saaaaaalve galera!!!

Estou querendo dar uma rebaixadinha básica no OHC do Jiponga.
    Nada muito exagerado, apenas aumentar um pouco a razão de compressão pra otimizar a queima.

Gostaria da ajuda dos camaradas do Fórum que já rebaixaram seus OHCs de me informarem em quanto rebaixaram e que dicas/sugestões dariam pra este serviço....

Um grande abraço,
    Rogério

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

o porque de certas coisas

Caro colega.

O aumento de taxa aumenta a potência e não melhora a queima.

quer melhorar a queima, retrabalhe as válvulas e sedes, ponha ignição eletronica - quem sabe um kit MSD ou Jacobs, um kit de injeção, use gasolina de boa qualidade, etc.....

Mexer em taxa pode dar problemas de detonação.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Graaaaande Leopoldo e galera!!!

Desculpem-me pela falta de preciosismo ao me expressar com relação a otimizar a queima.

Em outras palavras, o que eu quero é aumentar o rendimento térmico do meu motor, ou seja, aumentar o percentual da energia do combustível efetivamente convertida em movimento do motor. Melhorou?!

Ou então, aproveitar melhor a octanagem da gasolina...

Em resumo: QUERO REBAIXAR O CABEÇOTE MERMO!!!!

Como nenhum camarada se manifestou com relação ao rebaixamento do cabeçote OHC, pressupus que niguém o fez ainda e parti pra HP48.

Mas antes, em um breve histórico sócio-econômico, lembramos que a pesquisa liderada pelo saudoso iteano Prof. Stumpf para desenvolvimento do álcool como combustível automotivo se iniciou (aí no CTA!) em 1973, época da 1ª crise do petróleo no Brasil. Até a consolidação do álcool combustível no início da década de 80 e a sua posterior adição (então em 22%) ao combustível fóssil encontrado nos postos, já na década de 90, a gasolina encontrada no Brasil era de baixíssima octanagem, o que levava as montadoras a produzirem seus motores com taxas de compressão de no máximo 8:1.

Aí você se pergunta: tudo bem, mas e daí?

E daí que nosso Georgia original a gasolina tem uma taxa de compressão de 7,8:1, exatamente para poder trabalhar com aquela gasolinazinha vagabunda sem que houvesse detonação ou batida de pino.

Já na gasolina atual, com adição de 25% de álcool e maior octanagem, em motores de concepção mais antiga e sem sensores de detonação (ou sequer i.e.), uma taxa de compressão de 9,5:1 está de bom tamanho. Menos que isso é desperdício de energia.

Voltando à HP48: Características do Georgia OHC 2.3
    - Taxa de compressão (TxC): 7,8:1
    - Diâmetro do cilindro (Dc): 96 mm
    - Curso do pistão: (Cp): 79,4 mm

A taxa de compressão é calculada por TxC=(Vcc+Va)/Vcc, onde:
    Vcc = Volume da câmara de combustão;
    Va = Volume de admissão = Pi x Cp x Dc²/4 (Ps.: Esse Va multiplicado pelo número de cilindros do motor, resulta na "cilindrada" deste motor. No OHC 2.3, calculando dá 2298,862cm³=2,299l)

Com estes dados e fórmulas, tiramos que o volume da câmara de combustão é Vcc=84,517cm³.

À luz da simplicidade, atribuímos uma forma cilindrica perfeita à câmara de combustão, da onde tiramos que a altura original ho=11,68mm.

Simulando um rebaixamento no cabeçote de 1,68mm, ficamos com a nova altura hn=10mm.

Calculando inversamente, o novo volume da câmara de combustão é Vccn=72,382cm³, que acarreta na nova taxa de compressão TxCn=8,94:1. CQD!

Estou confiante que esse rebaixamento trará muitos benefícios para o jurássico Georgia, mas se não der certo, quem tiver um cabeçote OHC largado aí no quintal já pode reservá-lo pra mim...

Desculpem-me se escrevi demais....

Grande abraço,
    Rogério

Usuário
    Entrada
    11/03/2004
    Local
    São Paulo/SP

Rebaixamento Cabeçote OHC

Olá amigo, concordo com o rebaixamento e acho que 9 a 9,5 de taxa esta de bom tamanho, é minha próxima melhoria no Vermelinho.Gosto do motor OHC (mesmo da Ranger) cabeçote de fluxo cruzado e comando no cabeçote.
    Agora,minha observação é com relação ao cálculo do volume da camara de combustão,a maneira mais correta de se fazer o cálculo da nova Taxa é medindo o volume da camara e não calculando pois o seu formato não é cilindrico ou seu cabeçote já pode ter sido rebaixado.
    Faça a medição do volume da seguinte maneira coloque o cabeçote sobre uma bancada, apoie-o sobre pedaços de madeira de maneira que fique nivelado, com as câmaras de combustão voltadas para cima e as válvulas de admissão e escape fechadas. Coloque uma das velas de ignição no lugar, e encha a câmara correspondente com fluido hidráulico (aquele óleo vermelho que se usa em câmbios automáticos), não deixando que fique nem muito cheio (formando barriga), nem muito vazio (a dica é encher até transbordar, e nivelar usando uma régua de aço). Comece a retirar o fluido com uma seringa de injeção, colocando-o numa proveta ou bureta graduada. Quando todo o fluido tiver sido transferido para a proveta, estará indicando o volume da câmara de combustão.
    Agora vamos determinar qual deverá ser o volume da câmara de combustão para a nova taxa de compressão, que não deverá ser superior a 9,5:1, pois taxas maiores exigirão a adição de aditivo anti-detonante (octane booster) ao combustível, para prevenir "batida de pino" (pré-detonação):

Novo Volume Câmara = Volume Cilindro / ( Nova Taxa de Compressão - 1 )

Finalmente, pegue a proveta graduada, encha-a com o fluido hidráulico até atingir o volume obtido no cálculo acima. Despeje o conteúdo na câmara de combustão, e com o paquímetro, meça a distância que falta para o fluido chegar à superfície do cabeçote, com a maior precisão que puder. A medida obtida representa o quanto deverão ser rebaixados os cabeçotes. Espere medidas pequenas, de 0,5 a 2 mm. Medidas muito maiores que 2 mm provavelmente estarão erradas, refaça todas as contas. Medidas menores que 0,5 mm indicam cabeçotes que já foram rebaixados, ou motores que já trabalham com taxas de compressão mais altas, portanto, remonte tudo e esqueça o assunto.

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2
    Rogério,

Mantenha a gente informado sobre a evolução do trabalho bem como do seu resultado.
    Depois do histórico e da explicação técnica, fiquei animado em fazer algo parecido no Woody.

[]'s
    Aurélio

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

reabaixamento

Roger, fora as medidas daquí e dalí, só há um probleminha:

Imagine se por um acaso o governo, por qualquer motivo resolva remover esses 20(+)% de alcool da gasolina e tu tá roubado.

Não vai "bater só o pino"

Na minha opinião, (9,5:1) é muito, mesmo para gasolina com essa mistureba.

Mesmo os motores a alcool aeronáuticos usam taxa de (8,5:1)

Mas na verdade sempre existe a possibilidade de você abastecer só com alcool.

Pergunta :

Porquê em vez de mexer no motor você simplesmente não põe um turbo ou um blower ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

tb estou interessado nisso ai , conta os resultados depois .... tou pensando em fazer a msm coisa , taxar ele pra 9, 9,5 , e rodar no alcool .

Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Saaaaaaaaaalve rapaziada!!!!

Estou vendo que tem uma galera boa interessada nos resultados, por isso, assim que eu fizer o rebaixamento no Jiponga, posto os resultados qualitativos aqui, já que não pretendo colocar o motor em bancada de testes ou dinamômetros pra fazer um comparativo quantitativo!

Muito obrigado pelas dicas e preocupações com a alteração. São todas muito pertinentes e legítimas. Os cálculos foram feitos apenas para ter-se um modelamento inicial que desse uma indicação se o custo/benefício justificaria a alteração.

Para maior precisão, a sugestão do Chapolin é muito válida e certamente será adotada quando o cabeçote estiver desmontado! Valew, Chapola!

Quanto à colocação do Leopoldo, na remota e pior hipótese de o governo revogar a Lei nº 10.464, de 24 de maio de 2002, que redefine a adição de álcool anidro na gasolina em 25% (o que levaria a indústria de usinas canavieiras ao caos, btw), manteríamos esta mesma proporção no próprio posto de abastecimento: pra cada três litros de gasolina pura , um litro de álcool.

Os motores aeronáuticos a álcool usam taxas de compressão baixas (8~9:1) por que são integralmente derivados de motores à gasolina. Os projetos da utilização do álcool em aviões (olha o CTA aí de novo) foram congelados no final da década de oitenta e somente reiniciados recentemente, não havendo um motor totalmente desenvolvido e homologado até o recém-lançado Neiva (Embraer) Ipanema AvAlc!

O problema do blower ou do turbo está no alto custo de instalação e manutenção e no aumento do consumo, via de regra. Além de correr o risco de ter o carro apreendido por alterações (visíveis) nas características originais do veículo.

Um kit turbo razoável está em torno de Lt$1000 no barato. Pra plainar o cabeçote e trocar as juntas, não se gasta mais do que Lt$120.

É isso aê, rapêize! Está sendo um excelente e construtivo bate-papo! Continuem mandando seus comentários e sugestões, principalmente se alguém já fez essa modificação na viatura!

Um grande abraço,
    Rogério

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2
    Rogério,

A respeito desse assunto, achei um artigo sobre preparação do OHC e, para melhorar esse motor sem turbinar, o o cara diz o seguinte:

"Uma boa configuração neste sentido envolve o aumento da taxa de compressão em um ponto, passando dos atuais 7,8:1 para 8,8:1, o que é mais compatível com nossa gasolina atual; comando com 10° a mais de duração e 1,0 mm a mais de levantamento, o que não eleva em muito os regimes e melhora bem o enchimento dos cilindros, por consequência o torque; troca do carburador por um 3E ou equivalente; e coletor de escapamento dimensionado, que apesar de elevar os regimes de giro, é necessário para adequar a exaustão ao patamar exigido pelo novo carburador e comando."

[]'s
    Aurélio

Re: Rebaixamento do OHC 2.3

Citação Postado originalmente por roger_caldas
    Saaaaaalve galera!!!

Estou querendo dar uma rebaixadinha básica no OHC do Jiponga.
    Nada muito exagerado, apenas aumentar um pouco a razão de compressão pra otimizar a queima.

Gostaria da ajuda dos camaradas do Fórum que já rebaixaram seus OHCs de me informarem em quanto rebaixaram e que dicas/sugestões dariam pra este serviço....

Um grande abraço,
    Rogério
    OLÁ PARA TODOS ,SOU NOVO POR AQUI NÃO ENTENDO AINDA COM FUNCIONA ESTE PORTAL"SITE" SINCERAMENTE ESTOU TOTALMENTE PERDIDO, AO MENOS SEI SE ESTOU PERGUNTANDO NO LOCAL CORRETO,PESSO DESCULPAS SE NÃO FOR...
    GOSTARIA DE LER UM POUCO DO CONHECIMENTO DE VOCÊS , COMO EU FAÇO PARA SABER QUAL A MEDIDA QUE EU DEVO REBAIXAR O CABEÇOTE DE MEU GEORGIA ,POIS QUERO COLOCAR OS PISTÕES A ALCOOL STD .E TAMBEM TROCAR O CARBURADOR POR UM SOLEX 40 DEIS ALCOOL, POR ENQUANTO MEU MOTOR AINDA TÁ Á GASOLINA ORIGINAL , QUAL A MEDIDA QUE EU DEVO REBAIXAR O CABEÇOTE PARA FICAR A ALCCOL, ....GOSTARIA DE PEDIR TAMBEM INFORMAÇOES SOBRE O QUE É ESSA EMBREAGEM ELETROMAGNETICA..........TUDO BEM ,abraço a todos............................................. .RONI .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rebaixamento do OHC 2.3-pistao_alcool_m_193.jpg  

Usuário Avatar de Carlos_bass
    Entrada
    01/07/2005
    Local
    Tres Lagoas/MS
    haghaon,

Eu fiz a retifica do meu OHC colocando pistões a alcool 0.51, rebaixei o cabeçote em 1.5mm, fazendo a retifica completa das valvulas, coloquei um carb 3E alcool original do Santana 2000, ignição eletronica, valvula termostatica 97º.

Ficou melhor que original. Porque o carburador que faz a diferença.

Esquece este carburador original que voce quer colocar. Coloquei um desse e foi dor de cabeça pra regular ainda sim não ficou bom.
    T4 3.0 2006, BF35.

RAPAIZ ...AGORA EU ME CONFUNDI DE VEZ. ..POIS UNS TEM CERTEZA DE QUE NÃO PODE REAIXAR E COLOCAR PISTÕES CABEÇUDOS POIS VAI BATER NAS VALVOLA...., ME EXPLICA ESSE NEGOCIO DE RETIFICA DAS VALVULAS... AI HOMEM! OS PISTÕES QUE VOCÊ COLOCOU É OS MESMOS DÁ FOTO AI EM CIMA...EU TENHO Á TUBAGEM ORIGINAL DO MOTOR Á ALCOOL .ELA TEM Á MESMA ENTRADA DO CARBURADOR DFV E O 40 DEIS ...NESTE CASO SEU AI...COMO EU FARIA PRA COLOCAR O CARBURADOR 3E...OU DÁ CERTO NESTA MINHA TUBAGEM POIS A FURAÇÃO SERIA Á MESMA..?E A IGNIÇÃO ELETRONICA QUE VOCÊ COLOCOU É Á MESMA DOS OHC ORIGINAL, OU FEZ ALGUMA ADAPTAÇÃO .....QUANTO TÁ FAZENDO NA CIDADE E QUANTO NA PISTA ? QUE PNEU TÚ TA USANDO ..FILHO DE DEUS...........MAIS UMA COISA..., MEU CABEÇOTE AINDA NÃO FOI MEXIDO TÁ ORIGINAL SE EU REBAIXAR E DEIXAR OS PISTÕES Á GASOLINA DO GEITO QUE TÁ ..COMO Á TURMA FAZ PARA FAZER E É O CONSELHO DA MAIORIA AQUI...FICA BOM .....E OUTRA COISA ! SE VOCÊ NÃO TIVE-SE MEXIDO NAS VALVULAS AI IRIA DAR O PROBLEMA DE BATER POR TER COLOCADO OS PISTÕES CABEÇUDOS QUE VOCÊ COLOCOU E TER REBAIXADO...E OUTRA COISA COMO VOCÊ VE A QUESTÃO DO ALCOOL ATACAR AS VALVOLAS DO CABEÇOTE Á GASOLINA POIS NÃO SÃO AS DO ORIGINAIS Á ALCOOL ....NO CASO TERIA COMO COLOCAR AS VALVULAS DO CABEÇOTE Á ALCOOL NO DÁ GASOLINA OU NÃO DÁ DIGEITO NENHUM.....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem