x
Convex Datacenter
Página 1 de 12 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 138

Recall "Branco" L200 Sport 2004 e 2005 - IMPORTANTE!!!

Caros, saiu este final de semana (sábado, 18 de novembro de 2006) uma reportagem no caderno de veículos do Estado de Minas sobre problema nos motores da L200 Sport 2004 e 2005. Para quem não conhece este caderno é altamente respeitado e seus editores possuem grande capacidade técnica.

Transcrevo abaixo na integra a reportagem de 1 página.

----------------------------------------------------------------------------------------

LEGAL, MAS CONDENÁVEL

Rafael Bozzolla

Quem tem picape Misubichi L200, anos 2004 e 2005, que se cuide, pois o motor corre o risco de fundir. Fábrica está substituindo as bronzinas, sem avisar os proprietários

De Acordo com a lei, o recall (convocação dos proprietários para a substituição gratuita de peças) obrigatório de componetes defeituosos só precisa ser feito quando a segurança do veículo fica comprometida. Neste caso, o fabricante deve comunicar de forma ampla a convocação para que todos os proprietários interessados fiquem sabendo que seu carro deve ser reparado sem custo.

Aproveitando a brecha da segurança, não é de hoje que as montadores fazem o chamado "recal branco", que funciona da seguinte forma: as marcas detectam alguma falha de projeto ou fabricação e, para evitar um contingente de clientes insatisfeitos ou de processos judiciais, fazem a troca da peça na surdina. For o caso dos motores 2.0 do Chevrolet Monza ou da malfadada versão a diesel da Kombi, no qual nem a troca de todo o conjunto propulsor resolvia o problema.

SILENCIOSA

Agora é a vez da Mitsubishi que está fazendo, de forma silenciosa, a troca das bronzinas do virabrequim da picape L200 Sport ano modelo 2004 e 2005 (até abril). A peça funciona como um rolamento e é responsável por reduzir o atrito entre o eixo e o bloco. Se o componente estiver com defeito, pode fazer com que o eixo virabrequim venha a fundir, necessitando de retífica. A informação sobre a troca doi confirmada pelo Caderno de Veículos, que pesquisou em seis revendas da marca em Minas Gereais. Apenas uma negou o reparo sem custo.

Procurada pela reportagem, a Mitsubishi confirmou a orientação feita para as concessionárias de consertar, mas sem cobrar dos donos. de acordo com Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da montadora, o desgaste da peça doi constatado quando os motores estavam com cerca de 50.000 km rodados. Consultando a matriz no Japão, onde são produzidos, o defeito foi confirmado nas peças vendidas por um dos 3 fornecedores. Como não era possível identificar o fornecedor das bronzinas de cada motor, a Mitsubishi resolver trocar as peças de todos os carros.

De acordo com o engenheiro mecânico, advogado e ex-perito Fernando Martelleto, a prática da Mitsubishi não é ilegal, já que o defeito não implica em risco à segurança, mas é questionável. "Quando não há convocação, existe o risco de desconhecimento e o proprietário pode ficar prejudicado, pois a durabilidade do motor do carro pode ser reduzida", conclui.

INFORMAÇÃO

É exatamento no quesito informação que a Mitsubishi coloca "os pés pelas mãos". De acordo com a Muratori, não foi feita convocação para não transformar o reparo em recall. À medida que os proprietários levassem as picapes para as revisões programadas, o problema seria corrigido. "É um procedimento simples, o dono nem se dá conta", explica. Mas o procedimento em si já é um problema, já que o proprietário fica sem a informação à qual tem direito. em seguida, o diretor coloca panos quentes: "O revendedor conhece o perfil do cliente. Se ele for do tipo que pergunta, o procedimento é explicado. Mas existem aqueles que acham que revisão é uma chateação e nem querem saber o que aconteceu", tenta corrigir.

Mas, como nem todos os donos fazem a manutenção de seus veículos nas autorizadas, há a possibilidade de alguns modelos não terem as bronzinas trocadas. "Nesse caso, se a picape estiver entre as unidades envolvidas, cobrimos qualquer conserto que se faça necessário devido ao desgaste da peça", garante.

ANÁLISE DA NOTÍCIA

É preocupante a postura da ViaJap, concessionária Mitsubishi de Belo Horizonte (Av. Raja Gabáglia 3.157). Nossa reportagem detector, em agosto, que a empresa vendia um chip, não homologado, que supostamente aumentaria a potência dos motores. Dessa vez, de todas as concessionárias Mitsubishi procuradas por nossa reportagem em Minas Gerais, a empresa foi a única a negar a orientação da fábrica de trocar as bronzinas. Omissão ou mentira?

Boris Feldman

----------------------------------------------------------------------------------------

[]s,
    4X4 Brasil
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

Qual a opinião de vocês? Seria esta a única causa dos problemas de motores aos 50Mkm já relatados por alguns colegas do forum aqui?

Será que a substituição apenas das bronzinas não deixa o motor "estranho" pois o eixo e as bielas já estavam usadas? Ou sera que eles estão substituíndo eixos e bielas também?

Não tenho conhecimento de mecânica suficientes para afirmar se há relação direta ou indireta entre as bronzinas problemáticas e o aquecimento, qual a opinião de vocês?

Bom amanhã meu carro entra na Via Jap (Lanternagem e pintura), vou tentar cavar mais informações lá, mas como vocês leram na reportagem o pessoal de lá é dureza.

O comentário "O revendedor conhece o perfil do cliente. Se ele for do tipo que pergunta, o procedimento é explicado. Mas existem aqueles que acham que revisão é uma chateação e nem querem saber o que aconteceu" descreve o tipo de cliente que a Via Jap gosta... eles não gostam de mim... heheheh.

[]s,
    Marcello Ladeira

Eles tão fazendo isso em segredo porque a troca das bronzinas exige a retífica do eixo. E isso pode pegar muito mal com os clientes. Imaginem a cara do cliente ao saber que o eixo do motor da sua picape teve que ser retificado em virtude de um recall.
    Os mais exigentes vão querer um motor novo.

Também já tinha visto um comentário do Boris Feldman no programa Auto Papo a respeito do chip e da ViaJap. Eu acho isso um bobagem.
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Agradecimentos: 0
    Por menos que eu goste da Mitsubishi , esse tipo de procedimento infelizmente ocorre com todas as montadoras.Minha Hilux veio desnivelada , reparada por inconformismo meu perante a Toyota , mas 14 meses depois do lançamento determinaram a troca da mola dianteira esquerda por terem descoberto que precisava ser reforçada, mas , tanto quanto sei somente para quem reclamava .Na minha opinião deveriam chamar todas e trocar .

Quanto a troca somente da bronzina , se o problema é o caso de desgaste prematuro por ser muito macia(que deve ser esse o caso)então me parece adequado , pior era o monza que eles retificavam o motor o que limitava o número de retificas posteriores que o consumidor poderia vir a fazer(teoricamente um virabrequim aceita 2 retíficas de 0,10" cada uma , apesar de ter gente que faz até 4...)

Agora a postura desse jornal me parece muito honesta (ou eles não gostam da Mitsubishi) pois principalmente revistas (4 rodas , autoesporte etc) vivem dos anúncios e nunca vão se indispor com seus anunciante , então só se pode esperar mentiras e meias verdades nas suas matérias.Voces já repararam que nos comparativos das revistas , se por exemplo o veiculo ganhador recebe nota 9 , o perdedor re cebe 8,8? ou algo parecido? É uma maneira de não se indispor com nenhum anunciante e representa a meu ver total desrespeito para com o leitor , que merece ser desrespeitado pois continua comprando a revista.Isso já foi diferente: na área de download aqui do forum se não me engano , um dia achei um teste 4 rodas do jeep de 1962 ou algo assim .Tinha uma quantidade enorme de informações , inclusive marcas de vazamento de óleo no chão .Testavam capacidade de subida com e sem reduzida e montes de outras coisas.por isso só compro revista exporádicamente (2 por ano) para saber de eventual lançamento ou teste do carro que acabei de comprar , no mais no fórum (este, de Marea , Astra ,Vectra,Celta etc)) por mais que seus donos adorem seus carros seus problemas reais acabam sempre aparecendo ... basta ler atentamente

Pra isso q existe o forum..pra gente trocar ideias sobre os carros e sobre o real comportamento no dia a dia

Acabei de ligar para o 0800 da Mit, a atendente pediu que levasse o carro à uma concessionária Mit que ela verificaria pelo no. do Chassi se minha pkp está ou não envolvida nesta "campanha" e ainda frisou... "isso é uma campanha e não recall"... é mole?!?!?

Como meu carro já tá na Via Jap vou ligar após o almoço para ver se estarei nesta campanha.

Agora uma coisa me chamou a atenção!!! Será que a L200 quadradinha não entra nessa "campanha" não? Porque será?

[]s,
    Marcello Ladeira

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Galera,

Lembra-se daquele Teste Drive que fiz aqui em BRasília quando Lancou a OutDoor?? Olha so o que eu escrevi no dia 21/08/2006:

*********** 21/08/2006 ******************
    Como o que importa aqui no Tópico é a L-200 OutDoor, vamos as informações que obtive com o Rodrigo Técnico da Mit que foi enviado ao evento. Minha primeira pergunta é claro .. ja foi ela, Aquecimento das L-200. O camarada me respondeu o seguinte, primeiro que alguns fornecedores de peças dos Motores da Mit foram trocados. Depois ele comentou que até as bronzinas nesse carro são diferentes da Sport Hpe 2006, O radiador, e outras peças do sistema de arrefecimento (válvula termostática, da OutDoor é diferente e pode-se notar já na Ventoinha da frente do Radiador que é diferente dos outros modelos Mit. Enfim, a Mit já estava trabalhando para acabar de vez esse problema a um certo tempo e com certeza não vai haver esse problema no novo veículo Mit. Dizendo ele que o sistema de arrefecimento da Pajero foi o utilizado nesse carro. Ele disse que realmente existem alguns casos de aquecimento mas que todos eles foram resolvidos nas concessionárias da marca. Os casos que ainda continuam acontecendo, é porque o cliente leva o carro para fora da concessionária. Ai nesse momento comentei da L-200 GL do meu pai que so é feita na autorizada e ele falou para levar o carro na Nara Veículos (concessionária do DF) na quarta-feira dessa semana para fazerem uma nova inspeção no carro. “Boa essa né, o foda que o carro já saiu da garantia e se levar la iremos deixar uns R$ 2.000,00 no mínimo. Rs!!”

Depois perguntei o pq de continuar nos motores 2.5 e se havia algum estudo em se trocar por algum outro. A frase foi, Time que se mexe não se ganha. Não existe nenhum estudo e nada por esse lado na Mit. Eles estão mais do que satisfeitos com o motor, até tentei argumentar que como se coloca num motor originalmente com 67cv colocar 141cv.. ai o camarada diz q os carros q andam nos sertões andam com mais de 200Cv e sem problema algum. No final ele disse que a tecnologia que a Mit tem nos motores dela é invejado por tdos.

A terceira e última pergunta, foi sobre o restante do motor e do carro .. se realmente tinha ou não common rail ... e a resposta é não tem common rail. O motor da OutDoor é o motor da Sport Hpe Melhorado e muito. O motor da Sport Hpe já atendia os padrões EuroIII desde 2003 (é verdade isso?) O resto do carro houve apenas recalibragens do carro campeão Sport HPE.
    ****************** Final do Texto de 21/08/2006 ***********

Em Tese, esse tal de Rodrigo, que é da Fábrica da Mit, realmente então falou a verdade, se formos olhar por esse tal de Recall Branco. OU seja, as Sport HPE tem sim um problema mas a Mit não informava, não informa e tão pouco não ira fazer como outras montadoras colocar nos veículos de comuniucação o que realmente está acontecendo.

Agora, será que o problema acabou? Será que esse problema é so nas SPORT HPE? Se é o mesmo motor para todas as Mit não iria acontecer com as outras? Como postei no forum, e a L-200 outdoor do nosso amigo aqui q vez em outra acende a luz da injeção, será que o camarada de Goiania não falou a verdade que poderia ser aquecimento tbm?

O ruim de muitos aqui é que ficam defendendo a MIT sem que ela não tenha feito nada pelo camarada e isso sim é para deixar qualquer um puto(ops!). Eu imagino uma pessoa vender o carro para alguem que entenda de mecânica e ao observar o carro vai olhar que o Carter ja foi mexido, num carro com 100.000km/rodados, ou seja, é muito pouco. Eu pelo menos ja ficaria com um pé atrás.

Tomara que o seu carro não seja um desses marcelo, mas se for, tomara que esse tal de recall branco resolva.

[]'s

Liguei na Via Jap, todas as L200 Sport até o chassi 17078 devem passar pela "adequação", nas palavras do gerente de assistência técnica. "esse problema entre aspas" foi outra frase que ouvi dele... eles não podem falar dejeito nenhum em problema, é mole?!?!

Ele olhou no computador e lá consta que meu carro, na revisão que fiz em maio/2006, já teve as bronzinas trocadas... é mole... nem me avisaram, um absurdo isso!!!

Pequeno Jr, visualmente não há nenhuma diferença entre o sistema de arrefecimento do meu carro e da Outdoor não, já comparei estes itens com bastante detalhe e não vi nada de diferente. É claro que uma inspeção visual sempre carrega algo subjetivo.

Não sei se só isso resolve o problema do aquecimento relatado por alguns aqui no fórum não, afinal não vejo relação direta entre aquecimento e as malfadadas bronzinas.

Outra coisa que me deixou grilado foi o fato de ter um Virabrequim com 30Mkm rodando em casquilhos 0Km, será que isso assentou bem? Não seria mais adequados eles abrirem o jogo para os proprietários e pedir que "amassiassem" novamente as "viaturas"?

[]s,
    Marcello Ladeira

Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Liguei na Via Jap, todas as L200 Sport até o chassi 17078 devem passar pela "adequação", nas palavras do gerente de assistência técnica. "esse problema entre aspas" foi outra frase que ouvi dele... eles não podem falar dejeito nenhum em problema, é mole?!?!

Ele olhou no computador e lá consta que meu carro, na revisão que fiz em maio/2006, já teve as bronzinas trocadas... é mole... nem me avisaram, um absurdo isso!!!

Pequeno Jr, visualmente não há nenhuma diferença entre o sistema de arrefecimento do meu carro e da Outdoor não, já comparei estes itens com bastante detalhe e não vi nada de diferente. É claro que uma inspeção visual sempre carrega algo subjetivo.

Não sei se só isso resolve o problema do aquecimento relatado por alguns aqui no fórum não, afinal não vejo relação direta entre aquecimento e as malfadadas bronzinas.

Outra coisa que me deixou grilado foi o fato de ter um Virabrequim com 30Mkm rodando em casquilhos 0Km, será que isso assentou bem? Não seria mais adequados eles abrirem o jogo para os proprietários e pedir que "amassiassem" novamente as "viaturas"?

[]s,
    Marcelo,

Se fosse os carros que a gente utiliza aqui nas arrancadas eu iria t falar, ferro amacia é com fogo, ou seja, eu não amacio coisa nenhuma é motor fechado e pé embaixo. Mas como é um carro que teoricamente se usa até os 300.000km eu ja ficaria com receio sim.

Recall "branco" L200 Sport

Pessoal,

Só para constar, eu tenho uma L200 SPORT 2005/2005 e após ler este tópico, mandei um e-mail para a MIT perguntando se a minha picape já tinha passado pelo recall. Adivinhem a resposta da MIT: Sim, desde 30/08/2006, quando fiz a revisão dos 20.000 km.
    Este recall não devia ser chamado de "branco" e sim "transparente", porque se não leio o tópico, nem ia ficar sabendo.
    Valeu pela dica.

Vai ver que no valor absurdo das rev., está embutido a troca.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por Flávio Mendonça Ver Post
    Pessoal,

Só para constar, eu tenho uma L200 SPORT 2005/2005 e após ler este tópico, mandei um e-mail para a MIT perguntando se a minha picape já tinha passado pelo recall. Adivinhem a resposta da MIT: Sim, desde 30/08/2006, quando fiz a revisão dos 20.000 km.
    Este recall não devia ser chamado de "branco" e sim "transparente", porque se não leio o tópico, nem ia ficar sabendo.
    Valeu pela dica.

Flávio,

Como comentamos em outro tópico que falamos das L-200, este tópico do recall Branco com certeza é um dos mais importantes e esclarecedores que existem na área pick-up. É uma pena uma empresa que vem de fora não ser transparente com seus clientes.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem