x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 138

Hybrid View

Recall "Branco" L200 Sport 2004 e 2005 - IMPORTANTE!!!

Caros, saiu este final de semana (sábado, 18 de novembro de 2006) uma reportagem no caderno de veículos do Estado de Minas sobre problema nos motores da L200 Sport 2004 e 2005. Para quem não conhece este caderno é altamente respeitado e seus editores possuem grande capacidade técnica.

Transcrevo abaixo na integra a reportagem de 1 página.

----------------------------------------------------------------------------------------

LEGAL, MAS CONDENÁVEL

Rafael Bozzolla

Quem tem picape Misubichi L200, anos 2004 e 2005, que se cuide, pois o motor corre o risco de fundir. Fábrica está substituindo as bronzinas, sem avisar os proprietários

De Acordo com a lei, o recall (convocação dos proprietários para a substituição gratuita de peças) obrigatório de componetes defeituosos só precisa ser feito quando a segurança do veículo fica comprometida. Neste caso, o fabricante deve comunicar de forma ampla a convocação para que todos os proprietários interessados fiquem sabendo que seu carro deve ser reparado sem custo.

Aproveitando a brecha da segurança, não é de hoje que as montadores fazem o chamado "recal branco", que funciona da seguinte forma: as marcas detectam alguma falha de projeto ou fabricação e, para evitar um contingente de clientes insatisfeitos ou de processos judiciais, fazem a troca da peça na surdina. For o caso dos motores 2.0 do Chevrolet Monza ou da malfadada versão a diesel da Kombi, no qual nem a troca de todo o conjunto propulsor resolvia o problema.

SILENCIOSA

Agora é a vez da Mitsubishi que está fazendo, de forma silenciosa, a troca das bronzinas do virabrequim da picape L200 Sport ano modelo 2004 e 2005 (até abril). A peça funciona como um rolamento e é responsável por reduzir o atrito entre o eixo e o bloco. Se o componente estiver com defeito, pode fazer com que o eixo virabrequim venha a fundir, necessitando de retífica. A informação sobre a troca doi confirmada pelo Caderno de Veículos, que pesquisou em seis revendas da marca em Minas Gereais. Apenas uma negou o reparo sem custo.

Procurada pela reportagem, a Mitsubishi confirmou a orientação feita para as concessionárias de consertar, mas sem cobrar dos donos. de acordo com Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da montadora, o desgaste da peça doi constatado quando os motores estavam com cerca de 50.000 km rodados. Consultando a matriz no Japão, onde são produzidos, o defeito foi confirmado nas peças vendidas por um dos 3 fornecedores. Como não era possível identificar o fornecedor das bronzinas de cada motor, a Mitsubishi resolver trocar as peças de todos os carros.

De acordo com o engenheiro mecânico, advogado e ex-perito Fernando Martelleto, a prática da Mitsubishi não é ilegal, já que o defeito não implica em risco à segurança, mas é questionável. "Quando não há convocação, existe o risco de desconhecimento e o proprietário pode ficar prejudicado, pois a durabilidade do motor do carro pode ser reduzida", conclui.

INFORMAÇÃO

É exatamento no quesito informação que a Mitsubishi coloca "os pés pelas mãos". De acordo com a Muratori, não foi feita convocação para não transformar o reparo em recall. À medida que os proprietários levassem as picapes para as revisões programadas, o problema seria corrigido. "É um procedimento simples, o dono nem se dá conta", explica. Mas o procedimento em si já é um problema, já que o proprietário fica sem a informação à qual tem direito. em seguida, o diretor coloca panos quentes: "O revendedor conhece o perfil do cliente. Se ele for do tipo que pergunta, o procedimento é explicado. Mas existem aqueles que acham que revisão é uma chateação e nem querem saber o que aconteceu", tenta corrigir.

Mas, como nem todos os donos fazem a manutenção de seus veículos nas autorizadas, há a possibilidade de alguns modelos não terem as bronzinas trocadas. "Nesse caso, se a picape estiver entre as unidades envolvidas, cobrimos qualquer conserto que se faça necessário devido ao desgaste da peça", garante.

ANÁLISE DA NOTÍCIA

É preocupante a postura da ViaJap, concessionária Mitsubishi de Belo Horizonte (Av. Raja Gabáglia 3.157). Nossa reportagem detector, em agosto, que a empresa vendia um chip, não homologado, que supostamente aumentaria a potência dos motores. Dessa vez, de todas as concessionárias Mitsubishi procuradas por nossa reportagem em Minas Gerais, a empresa foi a única a negar a orientação da fábrica de trocar as bronzinas. Omissão ou mentira?

Boris Feldman

----------------------------------------------------------------------------------------

[]s,
    4X4 Brasil
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

Qual a opinião de vocês? Seria esta a única causa dos problemas de motores aos 50Mkm já relatados por alguns colegas do forum aqui?

Será que a substituição apenas das bronzinas não deixa o motor "estranho" pois o eixo e as bielas já estavam usadas? Ou sera que eles estão substituíndo eixos e bielas também?

Não tenho conhecimento de mecânica suficientes para afirmar se há relação direta ou indireta entre as bronzinas problemáticas e o aquecimento, qual a opinião de vocês?

Bom amanhã meu carro entra na Via Jap (Lanternagem e pintura), vou tentar cavar mais informações lá, mas como vocês leram na reportagem o pessoal de lá é dureza.

O comentário "O revendedor conhece o perfil do cliente. Se ele for do tipo que pergunta, o procedimento é explicado. Mas existem aqueles que acham que revisão é uma chateação e nem querem saber o que aconteceu" descreve o tipo de cliente que a Via Jap gosta... eles não gostam de mim... heheheh.

[]s,
    Marcello Ladeira

Eles tão fazendo isso em segredo porque a troca das bronzinas exige a retífica do eixo. E isso pode pegar muito mal com os clientes. Imaginem a cara do cliente ao saber que o eixo do motor da sua picape teve que ser retificado em virtude de um recall.
    Os mais exigentes vão querer um motor novo.

Também já tinha visto um comentário do Boris Feldman no programa Auto Papo a respeito do chip e da ViaJap. Eu acho isso um bobagem.
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/04/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Agradecimentos: 0
    Por menos que eu goste da Mitsubishi , esse tipo de procedimento infelizmente ocorre com todas as montadoras.Minha Hilux veio desnivelada , reparada por inconformismo meu perante a Toyota , mas 14 meses depois do lançamento determinaram a troca da mola dianteira esquerda por terem descoberto que precisava ser reforçada, mas , tanto quanto sei somente para quem reclamava .Na minha opinião deveriam chamar todas e trocar .

Quanto a troca somente da bronzina , se o problema é o caso de desgaste prematuro por ser muito macia(que deve ser esse o caso)então me parece adequado , pior era o monza que eles retificavam o motor o que limitava o número de retificas posteriores que o consumidor poderia vir a fazer(teoricamente um virabrequim aceita 2 retíficas de 0,10" cada uma , apesar de ter gente que faz até 4...)

Agora a postura desse jornal me parece muito honesta (ou eles não gostam da Mitsubishi) pois principalmente revistas (4 rodas , autoesporte etc) vivem dos anúncios e nunca vão se indispor com seus anunciante , então só se pode esperar mentiras e meias verdades nas suas matérias.Voces já repararam que nos comparativos das revistas , se por exemplo o veiculo ganhador recebe nota 9 , o perdedor re cebe 8,8? ou algo parecido? É uma maneira de não se indispor com nenhum anunciante e representa a meu ver total desrespeito para com o leitor , que merece ser desrespeitado pois continua comprando a revista.Isso já foi diferente: na área de download aqui do forum se não me engano , um dia achei um teste 4 rodas do jeep de 1962 ou algo assim .Tinha uma quantidade enorme de informações , inclusive marcas de vazamento de óleo no chão .Testavam capacidade de subida com e sem reduzida e montes de outras coisas.por isso só compro revista exporádicamente (2 por ano) para saber de eventual lançamento ou teste do carro que acabei de comprar , no mais no fórum (este, de Marea , Astra ,Vectra,Celta etc)) por mais que seus donos adorem seus carros seus problemas reais acabam sempre aparecendo ... basta ler atentamente

Pra isso q existe o forum..pra gente trocar ideias sobre os carros e sobre o real comportamento no dia a dia

Acabei de ligar para o 0800 da Mit, a atendente pediu que levasse o carro à uma concessionária Mit que ela verificaria pelo no. do Chassi se minha pkp está ou não envolvida nesta "campanha" e ainda frisou... "isso é uma campanha e não recall"... é mole?!?!?

Como meu carro já tá na Via Jap vou ligar após o almoço para ver se estarei nesta campanha.

Agora uma coisa me chamou a atenção!!! Será que a L200 quadradinha não entra nessa "campanha" não? Porque será?

[]s,
    Marcello Ladeira

Banido
    Entrada
    21/10/2008

Obrigado a todos !!!!

Hoje, realizei um sonho, adquiri uma L-200 Sport Hpe, mas o mais importante disso tudo sem dúvida alguma foram as informações aqui postadas.

Com elas pude rastrear todo o historico do veículo e saber se ele havia passado pelo "RECALL BRANCO" e pude verificar que as bronzinas haviam sido trocadas na revisão dos 20.000 km. Isso me deu mais segurança para que eu pudesse comprar o carro e não ter surpresas futuras.

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    Parabéns para pela aquisição meu Amigo !!
    Se Deus quiser ela vai te trazer muita felicidade asim como a minha trz para mim .
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Banido
    Entrada
    21/10/2008

Thumbs down Pra não passae em branco...

Outro detalhe que me chamou a atenção, foi a Péssima qualidade das revisões realizadas pela YEN e NOVA YEN (autorizadas Mitsubishi) ontem mesmo estava namorando uma L-200 HPE 2004/2005 automática com 82.000 km, na consessionária Raion - Barra-RJ , que também fez muito feio.

Ao abrir o capô, o veículo apresentava "diversos vazamentos de óleo" (intercooler, turbina, motor, etc) e me veio na cabeça " MEU DEUS!!! COMO ELES COLOCAM UM CARRO DESSES A VENDA NUMA AUTORIZADA MITSUBISHI SEM AO MENOS FAZER UMA REVISÃO DE ROTINA?"

Pedi ao vendedor o caderno de revisões do carro e fiquei perplexo, pois o mesmo havia feito TODAS as revisões até o momento (90.000 km) na Yen e Nova Yen!!!!

O que não consegui entender é como aquele carro com tanta revisão, estava com tanto ajuste a ser feito, e outra autorizada tbm estava se lixando!!! só pude perceber com isso que a qualidade das autorizadas Mitsubishi precisam se adequar urgentemente a realidade do mercado, que é altamente competitivo e buscam uma qualidade cada vez maior.

Já tive uma Toyota Hillux SR 2002, e posso afirmar que a Toyota prima pela qualidade!

Quem estiver no Rio/RJ pode constatar o veículo de chassi 93XPRK7405C410607 PLACA-LVD0583 a venda, e seu péssimo estado, exposto na RAION VEÍCULOS.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    03/12/2009

Smile Recall Branco - O que trocar?

Ola Marcello Ladeira e assinantes deste tópico.

Vc postou um título que ao meu ver não foi devidamente respondido aqui:
    No "recall branco" somente a troca das bronzinas é correto? e como fica o virabrequim usado?

Comprei em 2005 uma L200 HPE AT (2004/2005) com 30.000 km e fiz a revisão na concessionária R7 em Blumenau-SC.
    De lá pra cá fiz mais algumas (não todas) inclusive a famigerada dos 50.000 km (troca das correias) com 60.000 km.
    Até a revisão dos 40.000 (feita na R7) nunca tive problemas de aquecimento ou da bomba injetora acender constantemente.
    Foi ela sair da garantia em nov/2005 os 2 problemas começaram.
    Nunca fiz trilha com o carro. Como pratico parapente, subo uns morros nos fds e quando carrego mais de 4 pessoas com os nossos equipamentos (cada um pesa 20kg) a L200 esquenta.

Ontem, 02/12/2009, com 115.000km ela bateu a biela quando transitava em asfalto somente comigo a uns 120 km/h as 5:00 hs. Parei e chamei o Guincho que a transportou para a R7.

Agora vem o espeto...
    Fui a R7 e informaram que cobrariam para abrir e fazer o orçamento caso não quisesse fazer o serviço com eles e que pela experiência deles neste defeito, passaria dos R$12.000.
    Sai e busquei informação neste fórum, com seus excelentes relatos, sinto não tê-lo conhecido antes.

Mais esclarecido por aqui, tornei a ligar na R7 e perguntar quais os recall a minha L200 havia passado durante as revisões que lá fiz e fui informado que nenhum.
    Estariam fazendo hoje a troca do link (do cabo do freio)....???### não entendi... pois este ainda não havia lido nada por aqui sobre isto e nem constava no site da Mit.

Perguntei sobre os recall do site da Mit:
    1) Substituição das porcas da suspensão
    2) Fecho do capo traseiro
    3) Parafuso da trava do cubo da roda
    Resposta da R7 : não precisa fazer

Após, perguntei das bronzinas e foi um "Deus nos acuda", transfere ligação, respostas sem nexo, então pedi para falar com o gerente da concessionária no que fui atendido por um outro que se dizia gerente.

Marcamos para abrir o motor (agora sem custo) na segunda-feira, 07/12 e verificar se o motivo do barulho no motor foi ocasionado pela não troca da bronzina.
    Se ficar comprovado isto, eles vão se responsabilizar pelo conserto.
    Se não foi, eu deveria arcar com os custos do conserto.
    Me pareceu razoável, mas surgiram algumas dúvidas e tomara que vcs do 4X4 possam me ajudar.
    Como o motor funciona e bate forte, provável é a terceira biela.

Dúvidas:
    1) Como verificar se o que ocasionou o defeito foram as bronzinas?
    2) O que seria razoável exigir que eles se responsabilizem caso o problema seja da bronzina? Somente a troca delas? Sem trocar o virabrequim? Aceitar dar um passe no virabrequim por conta de um descuido de não realizarem as trocas das bronzinas? Pelo defeito crônico deste modelo e omissão da concessionária, exigir tudo novo?
    3) Sobre a luz do painel da bomba injetora e perda de potência, algum conselho?

Me desculpe a extensão do email, se puderem contribuir com suas experiências ficarei agradecido.

Walter Lima
    Blumenau-SC
    47 – 9602-2223
    MSN esquablu@hotmail.com

Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 6
    Olá Wlater , quando abrir o motor verifique se não há muita limalha (particula (pó) de algum material metálico) no fundo do carter e tb pegue todas as bronzinas e verifique o desgaste que se for acentuado da pra notar visualmente .
    o certo é colocar um viarabrequim novo , mas o antigo aceita passe mas dentro da tolerância para com as novas bronzinas . vá até uma retifica de motores e troque umas informações com os técnicos e explique a situação .

A Luz da bomba injetora pode ser algum sensor ( mande passar o scanner ), ou tem haver tb com aquecimento , pois a válvula EGR entra em ação para recircular gas para os cilindros e cortar a injeção do motor , para não aquecer ao extremo . igual nos troller´s 3.0

Sobre aquecimento tem um KIT de refrigeração que a mIT vende sob o n° CA140019 , eles instalam e resolvem o problema. Vai na MIT- R7 explique a eles que a cachorrada lá já sabe o que é .
    Boa sorte .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

Usuário Avatar de Dguedes
    Entrada
    01/12/2009
    Marcelo, o que é este kit de refrigeração?
    Porque quase todas as l200 só apresentam esse problema de aquecimento depois dos 90 mil Km?8-)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem