x
Convex Datacenter
Página 8 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 137

Citação Postado originalmente por wcas Ver Post
    O kit seria igual a esse, só que para o motor BF:
    Igual só que diferente.

Observe o funcionamento do motor com uma lâmpada de ponto.
    Se com o aumento da rotação o ponto permanecer estático ou atrasar, bingo, seu motor está amarrado e queimando dinheiro no cano de escape.

.:

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Se com o aumento da rotação o ponto permanecer estático ou atrasar, bingo, seu motor está amarrado e queimando dinheiro no cano de escape.

.:
    Ele tem que avançar em alta rotação ? O avanço a vacuo não é quando esta em baixa rotação ?

Fiquei com essa duvida porque tinha lido algo a respeito na mensagem #19 na 2° pag.

"O vácuo só se forma com a borboleta fechada, ou seja, em marcha lenta ou nas desacelerações, quando embalado .... vc tira o pé do acelerador.
    "

Os dois problemas causam o mesmo sintoma: avanço à vácuo inoperante, e avanço à vácuo inoperante pode ser interpretado como defeito ou virtude, e mas pra frente eu explico o porque.
    Sim! exato! tenho dois problemas distintos que causam a mesma "coisa" no motor... e acho que foi nesta mesma mensagem que vc acabou explicando o porque da "virtude" de nao ter avanço a vácuo para a trilha... rsrsrsrs muito obrigado pela explicação! Creio que no meu caso, apenas o avanço centrífogo está funcionando....

Agora, outra coisa é motor original à álcool fazendo uso de álcool. Veja bem, motor original saiu de fábrica funcionando com álcool e tem curva de avanço para álcool. Neste caso específico e só para este caso, a curva de avanço apresenta compatibilidade com o combustível, o que não significa que possa melhorar (...) Nesta situação (ou em qualquer outra com qualquer combustível, adaptado ou não), o que posso te garantir é que existirá melhora com o uso do CDI-D, que resolve outro gargalo de qualquer sistema de ignição: qualidade da faísca.
    Hum... entendo... entao no meu caso específico (GM151 álcool funcionando com álcool) a melhora do rendimento (e da eficiência) ocorrerá, mas nao será tao grande quanto se ele fosse gasolina, pois as condições do álcool ainda sao as mesmas...

Por outro lado, melhorando a qualidade da faísca eu ganharia mais do que remapeando o tempo de ignição? entao, pelo que eu entendi, valeria mais à pena investir no CDI-D (isso tem a ver com "Indução por Descarga Capacitiva"? - só por curiosidade) do que no RCI ? e será que existe algum outra opção que me dê ambos os benefícios? penso que tal aparato tenha um preço muito alto, nao?

Uma coisa é avanço de ignição e outra coisa é faísca. As duas coisas dependem do sistema de ignição, mas são coisas completamente distintas e com soluções distintas.
    Sim, isso eu entendo... só que mesmo tendo Ignição Eletrônica no meu GM151, ainda seria melhor substituir por este CDI-D que vc citou?

Ele tem que avançar em alta rotação ? O avanço a vacuo não é quando esta em baixa rotação ?
    O avanço à vácuo é o de menos e se o funcionamento ocorrer de forma invertida basta desliga-lo. O que importa mesmo é o avanço centrífugo, e é sobre isso que fiz meu último comentário.
    Para entender o porque, é só voltar algumas páginas, neste mesmo tópico.

Fiquei com essa duvida porque tinha lido algo a respeito na mensagem #19 na 2° pag.
    "O vácuo só se forma com a borboleta fechada, ou seja, em marcha lenta ou nas desacelerações, quando embalado .... vc tira o pé do acelerador.
    "
    O vácuo (na verdade depressão ou "vácuo parcial") ocorre em qualquer posição da borboleta. O que varia é a intensidade, e é justamente a intensidade que faz a modulação do avanço à vácuo.
    Não fosse assim este avanço trabalharia na base do tudo ou nada e só teria atuação na marcha lenta, e nesta rotação o dito não tem nenhuma serventia.

Existem três tipos de avanço: estático, à vácuo e centrífugo. Cada um é gerado de uma forma e cada qual tem a sua serventia e influência no funcionamento do motor.

.:

Igual só que diferente.

.:
    É isso aí!

Também achava que o meu estava uma maravilha, tudo conectado e motor rodando bem, então belo dia tive que regular o ponto. Doce ilusão, o motor atrasava o ponto e comia meu combustivel, então eliminei os avanço e agora aguardo somar algumas latinhas para instalar o RCI.

WCAS, faça como o Sukys falou. É isso mesmo, o ponto avança em alta rotação.
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Hum... entendo... entao no meu caso específico (GM151 álcool funcionando com álcool) a melhora do rendimento (e da eficiência) ocorrerá, mas nao será tao grande quanto se ele fosse gasolina, pois as condições do álcool ainda sao as mesmas...
    Exato, as condições do álcool ainda são as mesmas, mas para saber o quanto é possível melhorar através do avanço, só com avaliação prática.

Por outro lado, melhorando a qualidade da faísca eu ganharia mais do que remapeando o tempo de ignição?
    São coisas completamente distintas e em cada uma o gargalo tem o seu tamanho, e quando o assunto é faísca, todo motor tem gargalo. Maior ou menor mas tem.

entao, pelo que eu entendi, valeria mais à pena investir no CDI-D (isso tem a ver com "Indução por Descarga Capacitiva"? - só por curiosidade) do que no RCI ?
    O CDI-D é um módulo de ignição por descarga capacitiva com tecnologia digital (capacitive discharge ignition - digital, daí a abreviação).
    No meu site, seção teoria, existe explicação técnica sobre o funcionamento da ignição indutiva e da ignição capacitiva, mas se quiser ver o resultado da indutiva basta acessar o link abaixo.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=LRGkKvucLyA[/ame]

Detalhe, tem muito módulo meia-boca que em baixa rotação até funciona, quero ver é mostrar o acontece em alta rotação, e eu mostro.

.:

Usando este CDI eu iria tirar o módulo de ignição existente ?
    Ou o módulo apenas manda apenas o pulso elétrico e quem controla atualmente é o distribuidor. Mais com o CDI o controle desse pulso passaria a ser dele e o distribuidor apenas encaminha para a vela certa para queima?

To falando muita asneira ou tem algum sentido isso ??!!!

[]s

O módulo original pode ser retirado ou não, e se a ignição for via platinado nem precisa do condensador.

.:

Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
    Entrada
    27/10/2007
    Local
    Santo Amaro da Imperatriz/SC
    Agradecimentos: 0

Como Faco?

Sukys, como faco pra "copiar" a curva do avanco do meu motor, para posteriormente colocar o RCI?

Giovanni,

Você não precisa copiar absolutamente nada, o RCI gera a curva de forma automática.
    É só posicionar um único ajuste para o melhor desempenho do motor. Mais simples do que isso, impossível.

.:

Sukys, tenho uma pergunta que eu fiz lá atras, mas nao entendi bem a resposta... entao vou reformular pra ser mais claro no que estou querendo saber ok?
    No meu caso, uso álcool+gasolina... sei que isso tem implicações direta na carburação... e na ignição... entao pergunto: o sistema RCI pode "encontrar" a melhor curva para a minha mistura de combustível ?

Marcos,

Antes de mais nada é bom deixar claro aos outros participantes que seu caso é bem específico, uma vez que possui motor à álcool de fábrica, com curva de avanço também para o álcool mas faz uso de mistura gasolina/álcool.

Para melhor exemplificar vamos fazer uso de números, valores abstratos que servirão apenas para facilitar a compreensão.
    Comparativamente, a gasolina queima mais rápido do que o álcool, e a mistura destes dois combustíveis resulta em um tempo que terá uma proporcionalidade à mistura.
    Digamos que o seu motor, queimando álcool puro, apresente melhor eficiência em 3.000RPM quando o avanço apresentar 30°, e que queimando gasolina pura, nos mesmos 3.000RPM apresente maior eficiência com 20° (veja bem que estou falando em eficiência, o que não significa necessariamente maior potência).
    Digamos que o avanço centrífugo deste motor esteja avançando o ponto, em 3.000RPM, para exatos 30°. Se fizer uso de gasolina misturada ao álcool, o ponto para maior eficiência e nesta rotação, deverá apresentar um valor entre 30 e 20°, e o valor do ATRASO no ponto terá uma (certa) proporcionalidade com a porcentagem de mistura.
    O RCI foi projetado para compensar a falta de AVANÇO, consequentemente não existia a necessidade de prever controle sobre o atraso (para isso existe outro produto para outro tipo de aplicação, ATI), mas avanço e atraso são coisas relativas ao que já existe. Por exemplo, se travar o avanço centrífugo do seu distribuidor deixará de existir o avanço em relação à rotação do motor, ou seja, 0° de avanço da marcha lenta até o talo. Mas se nesta condição fizer uso do RCI será criada nova curva a partir do nada, e esta curva quando comparada à curva original (que não existe mais), poderá apresentar valores de atraso ou de avanço, isso em função do ajuste e quando comparados à curva original.

.:

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem