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  • #49
    Usuário Avatar de athos_f
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    Motor Opala




    Ae Sidnei ,como Vc Pediu ,segue Tuda A Receita Q Melhora O Motor Do Opala 4cil...

    Todos Esses Itens Melhoram O Desempenho Do Motor , O Difícil é Fazer Tudu ... Mas Ficaria Brabo Hein...

    Vamos Lá

    Motor 151 2.5cc

    1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
    2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar )
    3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo
    4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala)
    5-base Do Carburador De Alumínio De 2''
    6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana)
    7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica
    8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)
    9-tucho Mecânico
    10-ventoínha Elétrica
    11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão
    12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água
    13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )
    14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)
    15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom
    16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão


    E Pra Quem Quer Precisa ,ou Quer,fazer O Motor Inteiro, Compensa Fazer Assim..

    Motor 151 2.8cc.. Nesse Pode Fazer Tudu Q Tá Aí Em Cima Só Muda O Seguinte..

    1-virabrequim Do Motor 153 (opalas Mais Antigos 2.3)
    2- Pistão Do Gasolina Tirado 3.1mm Da Cabeça(vai Ficar Reto)
    3-do Cabeçote Melhor Tirar Apenas 1mm Pois O Curso é Maior E A Taxa Tbm

    Neste é Necessário Retificar As Camisas Pois Os Pistões Sobem Mais Q O Original Dá Problema Por Causa Do Degrauzinho Q Fica Na Camisa


    Aí Tá Pessoal ...boa Sorte Na Montagem ..

    Se Alguém Lembrar De Mais Coisa ... Coloca Aí Valeww

  • #50
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Galera: É o seguinte: Começei a fuçar no motor. então, seguindo a lista...

    Motor 151 2.5cc

    1-pistão Do Alcool (cabeça Reta) (OK. Meu motor já é álcool)
    2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar ) Apenas plainei porque... tô colocando uma turbina da Sprint
    3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo Olha que sorte: Meu comando já é 286
    4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala) Meu carb. já é um 3e
    5-base Do Carburador De Alumínio De 2'' Em execução
    6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana) COLOCADA (R$ 65,00)
    7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica O.K.
    8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)NGK 7 colocada
    9-tucho Mecânico O.K. colocado
    10-ventoínha Elétrica OK. Colocada a do Opala (quase P&P)
    11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão OK-polidos
    12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água Já é
    13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )(Não coloquei porque teria de abrir o motor para colocar o suporte-guia)
    14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)OK essa foi fácil
    15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom Não coloquei porque iria acelerar muito o desgaste do comando
    16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão Essa eu pulei, mas em compensação:

    -coloquei bomba de combustível elétrica do gol gt

    -coloquei tubulação de comb. de 3/8" (cobre)
    4X4 Brasil Razão: cortou metade

  • #51
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    cortou metade da mensagem então... continuando:

    -coloquei um misturador/regulador de combustivel
    -coloquei uma válvula de alívio
    -coloquei um medidor de pressão para o turbo

    conforme for terminando irei relatando. fotos só semana que vem.
    Obrigado a todos os loucos desse tópico que me induziram a tamanha loucura. Sozinho não teria ousado tanto (hehe)
    p.s.- se alguém tive um motor GM 151 sobrando reserva pra mim posso precisar (rsrs)
    4X4 Brasil Razão: corte no texto

  • #52
    Caraca !!

    Quando ressussutei o tópico não achei que ia dar Ibope...

    Sidnei,

    A receita já tá quase completa... manda fotos do bicho depois e nos conta como ficou.

    Se não explodir deve ficar um canhão !!!

    Agora é arrumar um bom meca em Sampa que faça o bolo...

  • #53
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    Se não explodir deve ficar um canhão !!!

    KKKKKK, vzs 2 !!!!

    E ae doido, quér dizer, Sidnei ! depois conta pra gente como q ficou o Falcão hein ! ... PS : vai divagá !



    [ ]'s imaginando a usina
    4X4 Brasil
    Sds,
    João Paulo

  • #54
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Aí, Galera: Obrigado pela força...



    Hoje fizemos a flange para adaptar a turbina da Sprinter na base do coletor do 151 e soldamos a ponta do escape sprinter no escape GM. Já colocamos no lugar; só falta posicionar a turbina no nível. O legal é que ela é pequena e coube tranquilo embaixo da tubagem (só não sei se vai dar pau dentro d'água já que por aqui a gente mais navega que roda). Mas logo descobriremos, espero.
    4X4 Brasil Razão: A mesma de sempre

  • #55
    Usuário Avatar de athos_f
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    Isso Aí Sidnei.. Certinho O Esquema ... Se Caso Seu Motor Grilar ..põe Velas Ngk 9 ..encontra Nas Lojas De Motos... E Seria Bom Limitar O Avanço Mecânico Do Distribuidor .. Fica Dentro Dele .. Limitar + Ou - Metade ...

    Cara ... Uma Coisa Tô Meio Preocupado .. Vc Disse Q Vai Usar Turb. Da Sprinter é Isso ? Se For Acho Q é Meio Pequena Hein .. Uma Dessas Colocamos Aqui Em Fusca 1300cc... Procure Se Informar ,pois A Turbina Pequena Pode Esganar O Motor .. Carrega Super Rapido E Não Desenvolve ... Usa-se Aqui .50 Em Opala 4..

    Boa Sorte Aí ..qq Dúvida é Só Pedir .. Depois Conta Como Ficou A Máquina.. Faloww

  • #56
    Usuário Avatar de Sidnei Diogo
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    Citação Postado originalmente por athos_f Ver Post
    ...Cara ... Uma Coisa Tô Meio Preocupado .. Vc Disse Q Vai Usar Turb. Da Sprinter é Isso ? Se For Acho Q é Meio Pequena Hein .. Uma Dessas Colocamos Aqui Em Fusca 1300cc... Procure Se Informar ,pois A Turbina Pequena Pode Esganar O Motor .. Carrega Super Rapido E Não Desenvolve ... Usa-se Aqui .50 Em Opala 4..
    Fala aê Athos. É... tbm tenho dúvidas, mas penso em colocar só umas 200gr de pressão e o giro do Falcão nunca passa de 4000. Se fosse num AP seria estouro na certa. mas no 151...
    Colocamos essa turbina num Versalhes com 300 gr e virou legal. De qualquer forma, semana que vem a gente tira a dúvida.

    Ah! Pra colocar uma válvula de alívio com espirro eu tenho de eliminar a original que acompanha a turbina? Valeu galera... Abrs.

  • #57
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Boa Vista/RR
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    Citação Postado originalmente por athos_f Ver Post
    Ae Sidnei ,como Vc Pediu ,segue Tuda A Receita Q Melhora O Motor Do Opala 4cil...

    Todos Esses Itens Melhoram O Desempenho Do Motor , O Difícil é Fazer Tudu ... Mas Ficaria Brabo Hein...

    Vamos Lá

    Motor 151 2.5cc

    1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
    2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar )
    3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo
    4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala)
    5-base Do Carburador De Alumínio De 2''
    6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana)
    7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica
    8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)
    9-tucho Mecânico
    10-ventoínha Elétrica
    11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão
    12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água
    13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )
    14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)
    15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom
    16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão

    Se Alguém Lembrar De Mais Coisa ... Coloca Aí Valeww
    Complementando:

    Vou numerar por item:

    1 - Existe uma versão cabeça reta à gasolina, mais fácil de encontrar, a referencia é P-1109.

    11 - Polimento apenas nos dutos e nas camaras(item 14).

    Não recomendo polir o coletor porque pode prejudicar a mistura ar+combustível que vem do carburador em forma de vapor até chegar no cabeçote, se esse vapor encontrar uma superfície lisa(após o carburador) pode escorrer pelas paredes do coletor.

    Outro detalhe pra melhorar o cabeçote seria mandar reabrir as sedes e camaras de admissão pra instalar válvulas do motor Vortec 4.3V6 (blazer e S10).


    É bem comum reabrir o cabeçote pra instalar válvulas de adm do GM261(C10/C60) mas esse modelo de válvula tem q ser retrabalhada pra ser montada corretamente nos cabeçotes do GM151 e GM250. Já as válvulas do Vortec são plug & play (bastando reabrir as camaras)

    Já fiz uns cabeçotes aqui do 151 onde apenas foi polido os dutos e instalado as válvulas de Adm do V6, o desempenho das viaturas melhorou bastante.


    []'s

  • #58
    Usuário Avatar de athos_f
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    Citação Postado originalmente por Sidnei Diogo Ver Post
    Fala aê Athos. É... tbm tenho dúvidas, mas penso em colocar só umas 200gr de pressão e o giro do Falcão nunca passa de 4000. Se fosse num AP seria estouro na certa. mas no 151...
    Colocamos essa turbina num Versalhes com 300 gr e virou legal. De qualquer forma, semana que vem a gente tira a dúvida.

    Ah! Pra colocar uma válvula de alívio com espirro eu tenho de eliminar a original que acompanha a turbina? Valeu galera... Abrs.

    MESMO ASSIM SIDNEI ... ACHO Q É PEQUENA DEMAIS .. ACHO Q VC NÃO VAI CONSEGUIR PRESSÃO MENOR Q 600 G POR SER TÃO PEQUENA A TURBINA... SOBRE A VALVULA ,,A Q VC TÁ FALANDO É A Q FICA PRESA NA TURBINA ? SE FOR ,ESSA É A Q REGULA A PRESSÃO , NÃO DEVE TIRAR ELA E PODE POR A DE PRIORIDADE ,ESSA Q ESPIRRA , NORMALMENTE ..

    FALOWW .. QQ COISA PODE PEDIR ..

  • #59
    Citação Postado originalmente por athos_f Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sidnei Diogo Ver Post
    "... Ah! Pra colocar uma válvula de alívio com espirro eu tenho de eliminar a original que acompanha a turbina? ..."
    "... SOBRE A VALVULA ,,A Q VC TÁ FALANDO É A Q FICA PRESA NA TURBINA ? SE FOR ,ESSA É A Q REGULA A PRESSÃO ,
    NÃO DEVE TIRAR ELA E PODE POR A DE PRIORIDADE, ESSA Q ESPIRRA , NORMALMENTE...
    Sidnei, assim como o CAmaRAda Athos falou (digitou ), se você estiver se referindo realmente à "Válvula de Alívio", não a retire ,
    pois é ela que limita a pressão máxima de trabalho da turbina: Sem ela, a pressão sobe "indefinidamente" até estourar o motor...

    A propósito: não é a "Válvula de Alívio" que "espirra", e sim a "Válvula de Prioridade", que tem a função de evitar que a massa de ar comprimido pela turbina force a borboleta do carburador ou injeção quando essa (a borboleta) fecha-se subitamente ao cortar a aceleração, por exemplo, durante as trocas de marcha, evitando que a turbina "freie", aumentando a vida útil da turbina e diminuindo o chamado "turbo lag". Ou seja: ao cortar a aceleração, o ar comprimido que forçaria a borboleta e "frearia" a turbina é liberado para a atmosfera através da "Válvula de Prioridade", gerando um barulho característico, o famoso espirro ( [ame]http://br.youtube.com/watch?v=leak3Q1X1zg[/ame] )

    Ah, sobre turbinas "espirros" e "assovios" , dê uma sacada nos tópicos:

    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27191 (Assovio saindo de 1ª = problema no semi-eixo?)

    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=26990 (Troller Diesel "Espirrando")

    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...anger+espirrar (Como fazer a Ranger 3.0 espirrar?)

    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29816 (assovio na turbina da ranger tgv)

    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=23164 (Jeep turbo na lama!!)

    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=26503 (ap 1.8 alcool + turbo vale a pena??)

    []'s

  • #60
    Usuário Avatar de athos_f
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    Discordo

    Ae Elmer Blz?

    Desculpe Mas Discordo Do Q Vc Disse Sobre Polir A Tubagem , Acho Q As Paredes Originais,q São Asperas Prejudicam Mais Q As Polidas Pois A Mistura Gruda Mais E Ainda Tem Atrito Do Proprio Ar .. Acho Q Uma Lisinha Melhora Sim ...

    Mas Valew Pelas Dicas Aí...

    Faloww

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