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Convex Datacenter
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  • #1

    Troller Diesel "Espirrando"




    Olá,
    Tenho uma dúvida,
    Gostaria de saber como faz para deixar um troller Diesel "Espirrar" dessa maneira (Segue video) [ame]http://www.youtube.com/watch?v=TJ6F1AWeS08[/ame]

    Desde Já agradeço.

    Abraxxx

  • #2
    É o tal pente que se bota no escape...
    O problema é que ele é igual a lombarde, todo mundo sabe o que é, mas ninguem nunca viu!
    Hehehehehe, já tentei em muitos lugares fazer o Troller espirrar, todo mundo diz: "Eh só botar um pente logo na saida da turbina, dentro do escape", mas na hora de explicar como é o tal "pente", ninguem sabe!

    Se conseguir algo me passa ae!

    Abraços.

  • #3
    Vi uma Silverado com esse mesmo ruído idiota, parecendo carrinho de "Barbie" tunado mas respeito o gosto de cada um, afinal de contas gosto é gosto, fazer o que né???

    Mas voltando ao assunto, por acaso encontrei essa picape num posto e perguntei para o dono o que tinha feito, ele me disse que havia substituído o filtro original por um cônico de alta vazão, mas não pedi para ver nem quis saber maiores detalhes.

    Se servir para vocês, façam bom proveito

  • #4

    Assovio ou Espirro?

    Carlos Alberto, tem uma galera discutindo sobre o lance do "espirro" aqui no Fórum, lá em: Como fazer a Ranger 3.0 espirrar? Dá uma sacada lá!

    PS. Vocês não tão confundindo "assovio" com "espirro" não?

    Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas - que, por sua vez, "frearia" os rotores da turbina, aumentando o "turbo lag" e, em casos de pressão muito alta, favorecendo quebras. É um barulho "único" e, relativamente, breve.
    Alguns carros turbinados (com pressão baixa) podem suprimir tal válvula e, os originalmente turbinados (de fábrica), não liberam o "espirro" na atmosfera, e sim, de volta ao escapamento, reduzindo - ou anulando o barulho.

    Assovio - ou Assobio (Silvo) - seria aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor. Algumas turbinas possuem a válvula de alívio incorporadas, outras necessitam que seja instalada uma avulsa; mas TODOS OS CARROS TURBINADOS - ADAPTADOS OU ORIGINAIS - POSSUEM ESSA VÁLVULA. Com a diferença que, na maioria dos turbinados de fábrica, o excedente da pressão, não é liberado diretamente na atmosfera, e sim dspejadp no escapameto ou reconduzido ao turbo, mais uma vez, reduzindo - ou anulando - o barulho.

    [] Esperando não ter confundido mais do que ajudado...

  • #5
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Carlos Alberto, tem uma galera discutindo sobre o lance do "espirro" aqui no Fórum, lá em: Como fazer a Ranger 3.0 espirrar? Dá uma sacada lá!

    PS. Vocês não tão confundindo "assovio" com "espirro" não?

    Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas - que, por sua vez, "frearia" os rotores da turbina, aumentando o "turbo lag" e, em casos de pressão muito alta, favorecendo quebras. É um barulho "único" e, relativamente, breve.
    Alguns carros turbinados (com pressão baixa) podem suprimir tal válvula e, os originalmente turbinados (de fábrica), não liberam o "espirro" na atmosfera, e sim, de volta ao escapamento, reduzindo - ou anulando o barulho.

    Assovio - ou Assobio (Silvo) - seria aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor. Algumas turbinas possuem a válvula de alívio incorporadas, outras necessitam que seja instalada uma avulsa; mas TODOS OS CARROS TURBINADOS - ADAPTADOS OU ORIGINAIS - POSSUEM ESSA VÁLVULA. Com a diferença que, na maioria dos turbinados de fábrica, o excedente da pressão, não é liberado diretamente na atmosfera, e sim dspejadp no escapameto ou reconduzido ao turbo, mais uma vez, reduzindo - ou anulando - o barulho.

    [] Esperando não ter confundido mais do que ajudado...
    Depois de pesquisar (e apanhar) muito desse assunto, virei um especialista.
    De cada 100 carros a diesel existentes no mercado, só 0,001 tem borboleta. Ou seja, carro a diesel com borboleta é mais raro que mosta branca dos olhos azuis. Logo, pode descartar qualquer tipo de valvula de alívio... Seja ela blow-off ou pop-off...

    Então vamos para onde dá para fazer o carro a diesel espirrar...
    Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada.
    Ex: Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar. Se um motor usa 1Kg de pressão no turbo, esses outros 3Kg restantes precisam que ser liberados para algum lugar, no caso, o cano de escape. É ai que o carro a diesel espirra. Usando um "Treco" conhecido como pente (que funciona como uma especie de "gaita") você usa esse fluxo de ar extra que passa no escape para para criar uma "ressonancia" quando a WG está fechando.

    O que acontece é aquele "TXUUUUUUUuuuuuu" que ouvimos em alguns caminhões, onibus e etc.

    Mas não é em qualquer carro que isso acontece. Carros com turbinas muito pequenas e escapes finos, não criam esse "efeito".

    O grande problema é: Eu sei como funciona, sei onde instala, sei tudo sobre o tal pente, mas não sei principal, COMO É UM PENTE!!!

    Hehehehehe, me falam que é uma chapinha de metal em formato de pente. Mas como é essa chapa!? Qual o tamanho!? Espessura? Instalo ela em que posição!?
    Hehehehehe, isso ai a quase um ano que tento descobri e não consigo!

    Abraços.

  • #6

    Confusão de Válvulas

    Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas
    Depois de pesquisar (e apanhar) muito desse assunto, virei um especialista.
    De cada 100 carros a diesel existentes no mercado, só 0,001 tem borboleta.
    Pode crê, Abreu. Eu tava me referindo a carro à gasolina mesmo (eu tenho um Niva, e nem sei direito como funciona a admissão de motores diesel, hehehe), mas como o "esquema" de frear os rotores da turbina (além de forçar, entre outras coisas, mangueiras e a própria turbina) é o mesmo em motores Ciclo Otto ou Ciclo Diesel, achei pertinente falar sobre a função da válvula.

    Então vamos para onde dá para fazer o carro a diesel espirrar...
    Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada
    Aí é que a gente diverge: Quem "quem abre" ao cortar a aceleração é a válvula de prioridade ou a Blow-off (são diferentes, mas com mesma função).


    Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar. Se um motor usa 1Kg de pressão no turbo, esses outros 3Kg restantes precisam que ser liberados para algum lugar, no caso, o cano de escape. É ai que o carro a diesel espirra.
    hehehe, foi isso que eu disse em:
    aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor.
    Nessa situação, como eu disse, ele não "espirra". Ele "assovia"! A Válvula de alívio do tipo Waste Gate (ou simplesmente WG), incorporada à carcaça da turbina ou "externa", alivia o excesso de pressão (impedindo que ela suba demais), direcionando parte dos gases do escape para fora da turbina (by pass) reduzindo a velocidade do rotor (ou, no caso da Válvula de alívio do tipo Pop-off, limitando a pressão ao abrir). Mas esse alívio (diferente do "espirro" que a válvula de prioridade faz ao "tirar o pé"), se dá de forma constante, por exemplo: Você está em uma estrada, rodando em alta velocidade, com rotação alta (se o carro for "forte" mesmo, a rotação estaria relativamente baixa na estrada, em velocidade constante, mas tudo bem: vale o exemplo, hehehe) e o turbo "cheio", na pressão máxima estipulada pelo preparador - ou pela fábrica. O motor em alto giro, estará queimando mais combustível, gerando mais gases pelo escapamento, que vão fazer girar mais rápido os rotores da turbina, que vai sugar mais ar e comprimi-lo para dentro do motor, num efeito "bola de neve" que, se não for contido, vai "estourar o motor". Como a pressão sobe indefinidamente nessas condições, a WG (ou Pop-off) se mantem aberta de tal forma que a pressão se mantenha em (usando o exemplo citado por você) 1kg e, o excedente de pressão escapa por essa válvula SEM INTERVALOS enquanto o turbo estiver "cheio", gerando uma espécie de assovio constante, enquanto se mantém a aceleração, e não quando para de acelerar.


    Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada.
    Ex: Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar.
    Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

    [] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...

  • #7
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

    [] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...
    pega um motor turbinado com pressão max admissivel de 0,8
    com sua valvula de alivio ajustada p/ 0,8 ..
    agora substitui a turbina p/ uma maior que gere 1,0 de pressão e mantem a mesma valvula .. vai assoviar o tempo todo ... as vezes mais as vezes menos ...
    tipo turbina sopra o motor e a "gaita" ou pente
    essa é a impressão que o troller do video faz
    mas só nos instantes de lag ela vai estar sem assoviar
    assim deve funcionar
    []'s

  • #8
    pega um motor turbinado com pressão max admissivel de 0,8
    com sua valvula de alivio ajustada p/ 0,8 ..
    agora substitui a turbina p/ uma maior que gere 1,0 de pressão e mantem a mesma valvula .. vai assoviar o tempo todo ... as vezes mais as vezes menos ...
    tipo turbina sopra o motor e a "gaita" ou pente
    essa é a impressão que o troller do video faz
    mas só nos instantes de lag ela vai estar sem assoviar
    assim deve funcionar
    []'s
    Ok, foi mais ou menos o que eu disse, hehehe...

    Só um detalhe: Quem determina a pressão máxima de trabalho da turbina é a Válvula de alívio, e não a própria turbina. Não existe uma turbina que "sopre a 1kg de pressão", e sim, uma turbina de tamanho adequado para trabalhar com 1kg de pressão em um determinado motor. Em outro (de cilindrada e/ou nº de cilindros diferentes), ela pode ser pequena demais ou superdimensionada. No segundo caso (superdimensionada), realmente ela vai gerar uma pressão maior, que será limitada pela válvula de alívio do mesmo jeito (aproveitando o exemplo) a 0,8kg, e o excedente de pressão será liberado. Como, nesse caso, ela gera mais pressão, mais pressão vai ser liberada (para mater os 0,8kg), gerando mais assovio...

    PS.
    Só não entendi relação da "sua" resposta, com o trecho da "minha" resposta citado por você...

  • #9
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Ok, foi mais ou menos o que eu disse, hehehe...

    Só um detalhe: Quem determina a pressão máxima de trabalho da turbina é a Válvula de alívio, e não a própria turbina. Não existe uma turbina que "sopre a 1kg de pressão", e sim, uma turbina de tamanho adequado para trabalhar com 1kg de pressão em um determinado motor. Em outro (de cilindrada e/ou nº de cilindros diferentes), ela pode ser pequena demais ou superdimensionada. No segundo caso (superdimensionada), realmente ela vai gerar uma pressão maior, que será limitada pela válvula de alívio do mesmo jeito (aproveitando o exemplo) a 0,8kg, e o excedente de pressão será liberado. Como, nesse caso, ela gera mais pressão, mais pressão vai ser liberada (para mater os 0,8kg), gerando mais assovio...

    PS.
    Só não entendi relação da "sua" resposta, com o trecho da "minha" resposta citado por você...
    cortei sua citação e deixei só o final p/ "economizar" pagina
    o que eu quis dizer foi .. acerta o motor com uma turbina de um tamanho , com a valvula correta etc etc ai depois vai e troca por uma turbina maior ..
    vc vai ter mais ar
    mais pressão
    ai vai jogar fora mais ar e fazer mais assovio por mais tempo ..
    ou como no troller o tempo todo
    []'s

  • #10
    Beto, a genta tá falando a mesma coisa, hehehe...


    A minha dúvida, quando eu falei:
    Só não entendi relação da "sua" resposta, com o trecho da "minha" resposta citado por você...
    foi porque você havia citado isso:
    Citação:
    Postado originalmente por Luciano SHAKALL
    Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

    [] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...
    E respondido isso:
    pega um motor turbinado com pressão max admissivel de 0,8
    com sua valvula de alivio ajustada p/ 0,8 ..
    agora substitui a turbina p/ uma maior que gere 1,0 de pressão e mantem a mesma valvula .. vai assoviar o tempo todo ... as vezes mais as vezes menos ...
    tipo turbina sopra o motor e a "gaita" ou pente
    essa é a impressão que o troller do video faz
    mas só nos instantes de lag ela vai estar sem assoviar
    assim deve funcionar
    []'s
    VIDE MENSSAGEM Nº #7 NESTE TÓPICO.

    Eu não havia visto (e ainda não vejo, hehehe) ligação entre a citação e a postagem.
    Quando eu escrevi o trecho que você citou, eu estava comentando a respeito de uma afirmação do CAmaRAda "Abreu", que tinha "dado a entender" que a WG "fechava" e acumulava a fução de válvula de prioridade, causando o espirro (além do assovio característico da WG), quando na verdade, prioridade e alívo são válvulas distintas, com funções distintas (já mencionadas aqui) e que o fato de espirrarem e assoviarem, respectivamente, é conseqüncia, e não função.
    (VIDE MENSSAGEM Nº #6 DESTE TÓPICO - na última parte).


    A "confusão" toda (no sentido de "não entendimento" e não no "sentido de briga", hehehe), foi por causa (no meu entender - ou, de repente, "no meu não-entender", rsrsrs) da "falta de ligação" entre a citação e a resposta...




    [] Esperando que agora a gente se ententenda, hehehe...

  • #11
    entendi que vc não me entendeu , ai p/ se fazer entender p/ quem ja tinha te entendido , vc ficou sem entender que quem tinha entendido , entendeu que vc tinha entendido que não tinha entendido que eu entendi .
    entendeu ???

    fica frio ..
    estamos falando a mesma coisa ...
    []'s

  • #12
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Aí é que a gente diverge: Quem "quem abre" ao cortar a aceleração é a válvula de prioridade ou a Blow-off (são diferentes, mas com mesma função).
    hehehe, foi isso que eu disse em:Nessa situação, como eu disse, ele não "espirra". Ele "assovia"! A Válvula de alívio do tipo Waste Gate (ou simplesmente WG), incorporada à carcaça da turbina ou "externa", alivia o excesso de pressão (impedindo que ela suba demais), direcionando parte dos gases do escape para fora da turbina (by pass) reduzindo a velocidade do rotor (ou, no caso da Válvula de alívio do tipo Pop-off, limitando a pressão ao abrir). Mas esse alívio (diferente do "espirro" que a válvula de prioridade faz ao "tirar o pé"), se dá de forma constante, por exemplo: Você está em uma estrada, rodando em alta velocidade, com rotação alta (se o carro for "forte" mesmo, a rotação estaria relativamente baixa na estrada, em velocidade constante, mas tudo bem: vale o exemplo, hehehe) e o turbo "cheio", na pressão máxima estipulada pelo preparador - ou pela fábrica. O motor em alto giro, estará queimando mais combustível, gerando mais gases pelo escapamento, que vão fazer girar mais rápido os rotores da turbina, que vai sugar mais ar e comprimi-lo para dentro do motor, num efeito "bola de neve" que, se não for contido, vai "estourar o motor". Como a pressão sobe indefinidamente nessas condições, a WG (ou Pop-off) se mantem aberta de tal forma que a pressão se mantenha em (usando o exemplo citado por você) 1kg e, o excedente de pressão escapa por essa válvula SEM INTERVALOS enquanto o turbo estiver "cheio", gerando uma espécie de assovio constante, enquanto se mantém a aceleração, e não quando para de acelerar.



    Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

    [] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...
    Opa Luciano.
    Então, ele não assovia constantemente, isso todo o carro turbinado com escape livre faz. Ele realmente "espirra" quando se tira o pé do acelerador, fazendo aquele "TXUUUUUUUUUuuuuuuuuuu".
    A valvula WG só tem uma função, a de controlar a pressão da turbina, mas vc não entendeu bem o que escrevi.

    Estou meio sem tempo, mas jaja posto como funciona a WG e porque ela faz o carro a diesel espirrar quando vc bota o pente no escape.

    Abraços.

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