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  • #1

    Troller Diesel "Espirrando"




    Olá,
    Tenho uma dúvida,
    Gostaria de saber como faz para deixar um troller Diesel "Espirrar" dessa maneira (Segue video) [ame]http://www.youtube.com/watch?v=TJ6F1AWeS08[/ame]

    Desde Já agradeço.

    Abraxxx

  • #2
    É o tal pente que se bota no escape...
    O problema é que ele é igual a lombarde, todo mundo sabe o que é, mas ninguem nunca viu!
    Hehehehehe, já tentei em muitos lugares fazer o Troller espirrar, todo mundo diz: "Eh só botar um pente logo na saida da turbina, dentro do escape", mas na hora de explicar como é o tal "pente", ninguem sabe!

    Se conseguir algo me passa ae!

    Abraços.

  • #3
    Vi uma Silverado com esse mesmo ruído idiota, parecendo carrinho de "Barbie" tunado mas respeito o gosto de cada um, afinal de contas gosto é gosto, fazer o que né???

    Mas voltando ao assunto, por acaso encontrei essa picape num posto e perguntei para o dono o que tinha feito, ele me disse que havia substituído o filtro original por um cônico de alta vazão, mas não pedi para ver nem quis saber maiores detalhes.

    Se servir para vocês, façam bom proveito

  • #4

    Assovio ou Espirro?

    Carlos Alberto, tem uma galera discutindo sobre o lance do "espirro" aqui no Fórum, lá em: Como fazer a Ranger 3.0 espirrar? Dá uma sacada lá!

    PS. Vocês não tão confundindo "assovio" com "espirro" não?

    Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas - que, por sua vez, "frearia" os rotores da turbina, aumentando o "turbo lag" e, em casos de pressão muito alta, favorecendo quebras. É um barulho "único" e, relativamente, breve.
    Alguns carros turbinados (com pressão baixa) podem suprimir tal válvula e, os originalmente turbinados (de fábrica), não liberam o "espirro" na atmosfera, e sim, de volta ao escapamento, reduzindo - ou anulando o barulho.

    Assovio - ou Assobio (Silvo) - seria aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor. Algumas turbinas possuem a válvula de alívio incorporadas, outras necessitam que seja instalada uma avulsa; mas TODOS OS CARROS TURBINADOS - ADAPTADOS OU ORIGINAIS - POSSUEM ESSA VÁLVULA. Com a diferença que, na maioria dos turbinados de fábrica, o excedente da pressão, não é liberado diretamente na atmosfera, e sim dspejadp no escapameto ou reconduzido ao turbo, mais uma vez, reduzindo - ou anulando - o barulho.

    [] Esperando não ter confundido mais do que ajudado...

  • #5
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Carlos Alberto, tem uma galera discutindo sobre o lance do "espirro" aqui no Fórum, lá em: Como fazer a Ranger 3.0 espirrar? Dá uma sacada lá!

    PS. Vocês não tão confundindo "assovio" com "espirro" não?

    Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas - que, por sua vez, "frearia" os rotores da turbina, aumentando o "turbo lag" e, em casos de pressão muito alta, favorecendo quebras. É um barulho "único" e, relativamente, breve.
    Alguns carros turbinados (com pressão baixa) podem suprimir tal válvula e, os originalmente turbinados (de fábrica), não liberam o "espirro" na atmosfera, e sim, de volta ao escapamento, reduzindo - ou anulando o barulho.

    Assovio - ou Assobio (Silvo) - seria aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor. Algumas turbinas possuem a válvula de alívio incorporadas, outras necessitam que seja instalada uma avulsa; mas TODOS OS CARROS TURBINADOS - ADAPTADOS OU ORIGINAIS - POSSUEM ESSA VÁLVULA. Com a diferença que, na maioria dos turbinados de fábrica, o excedente da pressão, não é liberado diretamente na atmosfera, e sim dspejadp no escapameto ou reconduzido ao turbo, mais uma vez, reduzindo - ou anulando - o barulho.

    [] Esperando não ter confundido mais do que ajudado...
    Depois de pesquisar (e apanhar) muito desse assunto, virei um especialista.
    De cada 100 carros a diesel existentes no mercado, só 0,001 tem borboleta. Ou seja, carro a diesel com borboleta é mais raro que mosta branca dos olhos azuis. Logo, pode descartar qualquer tipo de valvula de alívio... Seja ela blow-off ou pop-off...

    Então vamos para onde dá para fazer o carro a diesel espirrar...
    Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada.
    Ex: Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar. Se um motor usa 1Kg de pressão no turbo, esses outros 3Kg restantes precisam que ser liberados para algum lugar, no caso, o cano de escape. É ai que o carro a diesel espirra. Usando um "Treco" conhecido como pente (que funciona como uma especie de "gaita") você usa esse fluxo de ar extra que passa no escape para para criar uma "ressonancia" quando a WG está fechando.

    O que acontece é aquele "TXUUUUUUUuuuuuu" que ouvimos em alguns caminhões, onibus e etc.

    Mas não é em qualquer carro que isso acontece. Carros com turbinas muito pequenas e escapes finos, não criam esse "efeito".

    O grande problema é: Eu sei como funciona, sei onde instala, sei tudo sobre o tal pente, mas não sei principal, COMO É UM PENTE!!!

    Hehehehehe, me falam que é uma chapinha de metal em formato de pente. Mas como é essa chapa!? Qual o tamanho!? Espessura? Instalo ela em que posição!?
    Hehehehehe, isso ai a quase um ano que tento descobri e não consigo!

    Abraços.

  • #6

    Confusão de Válvulas

    Espirro, pra mim, é aquele barulho da Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas
    Depois de pesquisar (e apanhar) muito desse assunto, virei um especialista.
    De cada 100 carros a diesel existentes no mercado, só 0,001 tem borboleta.
    Pode crê, Abreu. Eu tava me referindo a carro à gasolina mesmo (eu tenho um Niva, e nem sei direito como funciona a admissão de motores diesel, hehehe), mas como o "esquema" de frear os rotores da turbina (além de forçar, entre outras coisas, mangueiras e a própria turbina) é o mesmo em motores Ciclo Otto ou Ciclo Diesel, achei pertinente falar sobre a função da válvula.

    Então vamos para onde dá para fazer o carro a diesel espirrar...
    Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada
    Aí é que a gente diverge: Quem "quem abre" ao cortar a aceleração é a válvula de prioridade ou a Blow-off (são diferentes, mas com mesma função).


    Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar. Se um motor usa 1Kg de pressão no turbo, esses outros 3Kg restantes precisam que ser liberados para algum lugar, no caso, o cano de escape. É ai que o carro a diesel espirra.
    hehehe, foi isso que eu disse em:
    aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor.
    Nessa situação, como eu disse, ele não "espirra". Ele "assovia"! A Válvula de alívio do tipo Waste Gate (ou simplesmente WG), incorporada à carcaça da turbina ou "externa", alivia o excesso de pressão (impedindo que ela suba demais), direcionando parte dos gases do escape para fora da turbina (by pass) reduzindo a velocidade do rotor (ou, no caso da Válvula de alívio do tipo Pop-off, limitando a pressão ao abrir). Mas esse alívio (diferente do "espirro" que a válvula de prioridade faz ao "tirar o pé"), se dá de forma constante, por exemplo: Você está em uma estrada, rodando em alta velocidade, com rotação alta (se o carro for "forte" mesmo, a rotação estaria relativamente baixa na estrada, em velocidade constante, mas tudo bem: vale o exemplo, hehehe) e o turbo "cheio", na pressão máxima estipulada pelo preparador - ou pela fábrica. O motor em alto giro, estará queimando mais combustível, gerando mais gases pelo escapamento, que vão fazer girar mais rápido os rotores da turbina, que vai sugar mais ar e comprimi-lo para dentro do motor, num efeito "bola de neve" que, se não for contido, vai "estourar o motor". Como a pressão sobe indefinidamente nessas condições, a WG (ou Pop-off) se mantem aberta de tal forma que a pressão se mantenha em (usando o exemplo citado por você) 1kg e, o excedente de pressão escapa por essa válvula SEM INTERVALOS enquanto o turbo estiver "cheio", gerando uma espécie de assovio constante, enquanto se mantém a aceleração, e não quando para de acelerar.


    Quando você tá com o acelerador a 100% e tira o pé imediatamente, a valvula WG tem que fechar, para que quando vc volte a pisar no acelerador a turbina volte a pegar pressão e ai sim ela abrir novamente na pressão selecionada.
    Ex: Se você retirar a sua WG e deixar sua turbina trabalhar no limite, provavelmente ela vai passar dos 4Kg de pressão e vai quebrar.
    Desconheço se existe uma válvula que incorpore as duas funções ou seja, que se mantenha "parcialmente aberta" para controlar a pressão máxima do turbo (gerando um assovio), e que "abra de vez" ao cortar a aceleração (gerando um espirro).

    [] Esperando ter esclarecido mais do que confundido...

  • #7
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
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    Alguem sabe como se faz isso?

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  • #8
    Nossa, o tópico é de 2007! Kkkkkkk...

    Até hoje não sei como esse Troller "espirra".

    Meu palpite é que seja um daqueles "turbo virtuais", que usa um super-tweeter para fazer o "tsiiiii"...

    Isso porque esse motor não tem borboleta, então não há como usar uma válvula pop-off ou blow-off.

    Abraços.
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    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #9
    Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
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    Talvez ajude.. mostra bem a "gambeta" que tem que ser feita pra "fazer o trem piá", rsrs


  • #10
    Usuário Avatar de Spike
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    Há um tempo atrás eu queria fazer "espirrar" igual ao dos caminhões. Corri atrás, fiz vários pentes do estilo gravata desmontei a tubeira de saída e soldei os pentes, porém sem sucesso.

    Então o que fiz um escapamento em ixox com saída lateral, ficou um barulho infernal (segundo a patroa) e ouvia o espirro da turbina, porém não semelhante aos dos caminhões/caminhonetes...

    Fiz um video para demonstração


    Há um tempo atrás encotrei um colega em uma trilha, e o Troller 2.8 dele piava pakas....xereto, pedi para ver o que tinha, pois ele disse que tinha comprado assim...Ele mudou completamente a tubeira de saída, desde a curva da turbina até o diâmentro de saída lateral do escape...talvez o caminho das pedras seja esse.

    Hoje no meu 2.8 tirei a parte do abafador do escapamento, deixando somente a parte da malha de aço, a fumaça sai toda embaixo da carroceria..heheheheh

    Tem dois videos legais no youtube com o tal do espirro semelhante aos dos caminhões:
    TROLLER 2.8 GRITANDO BONITO!!! - YouTube

    Entrei em contato com o meca que fez isso, o cara disse que fica em torno de 2k, pois é um "kit" que troca.
    Acho que o cara pensou que eu era trouxa...kkk




    TROLLER CANTANDO TURBINA ´´ORIGINAL´´O TREM RUIM DE CANTA EMAIL MSN RICARDOS.40@HOTMAIL.COM - YouTube

    Esse é de um cara de Sorocaba (RICARDO PENTE SOROCABA) que fez um 2.8 piar tbm, entrei em contato com ele, pediu R$450 para fazer e "revelar" o que foi feito!!! brincadeira, ao invés de compartilhar, cobram uma nota!!!

    Abrs
    Troller 11 - Abóbrão - Pneus 31"
    ex: Troller 04 - Flecha de prata - pneus 33"" - guincho 9000lbs
    https://www.youtube.com/user/ADNAM01/featured

  • #11
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
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    Pelo visto é tudo muito gabiarra, acho que nem vale a pina ir atras disso... fora que isso não passaria na inspeção veicular..
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  • #12
    Usuário Avatar de Spike
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    Citação Postado originalmente por Fabio_Roberto Ver Post
    Pelo visto é tudo muito gabiarra, acho que nem vale a pina ir atras disso... fora que isso não passaria na inspeção veicular..

    Em sampa esquece...vai dar BO, isso no momento está enquanto isso não chega no INTERIOR...hehehehe

    Abrs
    Troller 11 - Abóbrão - Pneus 31"
    ex: Troller 04 - Flecha de prata - pneus 33"" - guincho 9000lbs
    https://www.youtube.com/user/ADNAM01/featured

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