x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
    Usuário Avatar de xfiler
    Entrada
    03/03/2009
    Agradecimentos: 0

Explorer V6 - Temperatura do Motor

Galera,

Minha Explorer V6 98 parece trabalhar muito fria, e demorar demais a esquentar. As vezes tenho que pegar pelo menos 30 a 40 min de transito pesado para o ponteiro de temperatura chegar perto da metade, que acredito ser o ideal.

Quando ligo ela, não adianta esperar nada para andar, que ela fica sempre fria, se eu pegar algum trecho sem trânsito ou estrada, ela fica alguns milimetros acima da marca mínima (primeiro traço do marcador), e acho que isso faz o carro beber demais. Está fazendo 4km/l na cidade e 7,2 na estrada a 120 km/h no máximo. As únicas coisas que ainda não fiz depois que comprei, foi trocar velas, cabos de vela e ver essa questão da temperatura. O resto está 100% e tudo novo, além de estar sem erros na ECU

Não sei se ela é assim mesmo, pois vi que a ventoinha liga junto com o motor, por ser conectada na correia - também não sei se deveria existir uma embreagem igual a do compressor do ar), se é algum problema na termostática, etc. tenho váras dúvidas, se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Agradecimentos: 3

Wink

É normal amigo,as 3 ranger´s v6 q tive q compartilha do mesmo motor da explorer demoravam d+++ pra esquentar,isso pq o motor trabalha em giro muito baixo e a ventoinha é um monstro de grande e tá sempre ligada,o ponteiro da minha só vai pra metade quando fico muito tempo andando com ela ou pego a estrada...a primeira ranger v6 q tive eu tinha a mesma duvida q vc,levei ela na ford aki de Porto Alegre e o mecanico me falou q é assim mesmo,se não for tem q ser muita coincidencia as 3 q tive ter o mesmo problema não acha hehehehe.
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

Usuário Avatar de xfiler
    Entrada
    03/03/2009
    Estranho mesmo, pq quando ela está na temperatura certa ela parece render bem mais, trabalha muito mais suave, ainda mais com a nossa mijolina cheia de alcool....

Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    pois é,concerteza qualquer carro tem um desempenho melhor na temperatura certa q no nosso caso é o ponteiro no meio,é q esse motor nunca anda com o giro lá em cima no max a 3.500 em troca de marcha e olha lá,se tu começar a enfiar o pé nela vai ver q a temperatura vai subir ++ rapido e o ponterio do tanque vai descer ++ rapido tmbm hehehehehe,mas uma coisa é certa só te preocupa se o ponteiro passar do meio ai sim tem problema!!
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

Usuário Avatar de xfiler
    Entrada
    03/03/2009
    Verdade... vou trocar as velas e cabos e ver se melhora alguma coisa o consumo, e estou a procura de postos bons tb, pq tá dificil viu... só gasolina podre....

Valeu pelas infos!!!

Citação Postado originalmente por xfiler Ver Post
    Não sei se ela é assim mesmo, pois vi que a ventoinha liga junto com o motor, por ser conectada na correia - também não sei se deveria existir uma embreagem igual a do compressor do ar), se é algum problema na termostática, etc. tenho váras dúvidas, se alguém puder me ajudar, agradeço muito!
    X, já existe uma embreagem na ventoinha. Se você perceber, é possível girar o hélice com a mão quando o motor está desligado. Esta embreagem faz com que a velocidade da ventoinha varie de acordo com a rotação do motor.

Lembre-se que não é a ventoinha que refrigera o motor. Ela serve para aumentar a eficiência do radiador. Você pode perceber que o ar soprado pela ventoinha no motor já está quente, porque a troca térmica ocorreu no radiador. A válvula termostática é que controla a passagem de água para o bloco ou retorna para a bomba d'água. Pode até ser que esteja travada (aberta) mas, como o Moisés falou, é comum (e, acho, normal) estar com o ponteiro lá embaixo. O indicador do painel é só um alerta para o caso de sobreaquecimento e não significa que o motor não esteja na temperatura ideal. Na verdade, há um sensor para enviar o sinal para o PCM e outro para o indicador.

Outros fatores são bem mais significativos para a temperatura do motor - recirculação de gases, por exemplo. Para o consumo, velas e cabos são um bom começo.

Usuário Avatar de xfiler
    Entrada
    03/03/2009
    Márcio, realmente vi que existe uma embreagem, vou verificar a termostática e trocar velas e cabos. Dei uma pesquisada no forum para não incomodar e não encontrei nada, sobre onde se localiza a válvula nem como posso testá-la em casa.

Vou fazer outra pesquisa em busca de alguma recomendação de velas para ela. cabos comprarei Motorcraft mesmo, a não ser que alguém conheça uma superior pelo mesmo preço e recomende.

Abs.

Usuário Avatar de Italo Xavier Santos
    Entrada
    16/03/2006
    Local
    Macaé/RJ
    Na minha estou utilizando as Bosch Super Plus, até agora só alegria tanto na gasolina quanto no GNV.
    Atual Pajero Full 3.2 4x4 01 - Um sedan de luxo
    Ex. Ranger C.Dupla 2.8 03 - Um trator
    Ex. Pajero Sport 2.8 4x4 aut TD 05 -Muito Boa

Usuário
    Entrada
    10/01/2011
    Tenho uma explorer V6 4.0 Aut 4X4 1997, este consumo é normal, quando eu economizo no pé ela faz isso, se ando a vontade ela faz ate 3,5 km/l na cidade e 6,6km/l na estrada.

Demora mesmo pra aquecer o motor, ultimamente tive problemas com superaquecimento, o problema era o gel da ventoinha, que devia ter vazado então quando o motor aquecia não tinha gel para dilatar e fazer com que a ventoinha girasse mais rápido.
    A solução foi encontrar alguma empresa que saiba recolocar este gel, ou trocar a ventoinha.

Agora para diminuir o consumo teria que pesquisar um chip de potencia, blower, turbo.. algo assim.

Abraços

Usuário Avatar de Alessandro,
    Entrada
    29/07/2010
    Local
    Sobradinho/DF

Question Salve coveiro!

Minha primeira média de consumo foi de 4,8 km/l. Depois, me acostumando com o carro e aprendendo as manhas de conduzir uma caminhonete, estou num patamar de 6,1 km/l com uso urbano.

Em compensação, peguei estrada pela primeira vez no fds passado, e a média ficou inalterada. Tenho que verificar filtro, velas e cabo.

Me tirem uma dúvida, por favor. Meu ponteiro de temperatura, normalmente, trabalha abaixo da escala mínima.
    É assim mesmo?

Veículo desligado:

Frio e com chave ligada/partida. Assim ele fica por quase todo o tempo:

Máximo que chega, num trânsito lento, subida e clima quente. Também fica assim se ando a mais de 110 km/h:
    4X4 Brasil
    Ex-Explorer 97 XLT
    Atual Fit
    Breve Duster Oroch

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    Agradecimentos: 10
    Colega
    A minha tem exatamente o mesmo comportamento de temperatura, subindo um pouco mais se eu estiver usando no gás, e aqui é considerada uma região "quente".
    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

Usuário Avatar de jpuerro
    Entrada
    13/05/2010
    Local
    sao paulo/SP
    a minha v8 logo ao ligar já vai para o meio do marcador e assim fica...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem