Postado originalmente por
Edintruder
o 229 não caberá na S-10, sem dizer que por ter baixo rpm não conseguirás desenvolver velocidades acima dos 100km/h sem judiar do MWM. É um motor fantástico e toda a fama da MWM é graças a esse projeto. O Sprinte é um ótimo motor, mas nem de perto se compara ao 229. Daí te indicaria uma F1000 HSD, que tem um ajuste original bem melhor que a S-10, sem dizer que as cabinadas tem um padrão de luxxo e conforto surpreendentes. Se por acaso tiveres problemas com o HSD na F1000 que não compen$e arrumar, põe o 229 e seja feliz pelo resto da vida.
Picape diesel de verdade que aguenta muitos anos sem problemas na minha concepção é F1000, d20, Silverado Maxion ou F250 cummins. Fora dessas 4, sempre terás surpresas de manutenção cara. TODAS picapes médias tem prós mas tem MUITOS contras. Um amigo meu pegou uma S-10 dessas muito novinha. Do nada teve problemas e precisou retificar o motor porque o merdânico fez uma porcaria que acabou condenando tudo. Gastou quase 8.000,00 e não ficou bom. O problema do HSD são dois se chamam motorista ruim ou mecânico ruim. Tive uma ranger cujo a única coisa que nunca incomodou foi o motor HSD. Gosto muito dele, mas são tentas coisas frágeis nessas picapes de plástico que eu não gosto de indicar pra ninguém pois não sinto a vontade para isso.
Te dizer "pega a S-10 ou a Ranger ou a Frontier..." sei lá, vejo mais problemas do que benefício em todas elas. Me sinto mais confortável em te indicar uma F1000 85 com o 229 que com certeza te dará quase nada de manutenção e duvido muito que te deixe pelo caminho. Prefiro cruzar o país numa F1000 ou D20 de 30 anos do que arriscar numa plastionete de mais de 10 anos...
Rubens, essa é uma opinião minha apenas. Não quero te desmotivar em nada. Se achas que a S-10 te servirá, pega. Se dará problemas? Não tem como afirmar que sim ou não, pois pode ter recebido manutenção nota 10 ou ter sido tapeada para vender. Entenda que o que conta numa plastionete é apenas histórico de manutenção e a continuidade dessa manutenção. Se conseguirás mantê-la com peças originais, terás somente alegrias, mas se caíres em peças paralelas te prepara para andar bastante de guincho. Motor em si não será o problema, mas rolamentos, suspensão, direção e embreagem serão os maiores drenos de manutenção em qualquer picape média. 2.8 ou HSD, no final tanto faz, pois as peças originais deles são muito baratas. Mas rolamentos e suspensão não duram nada. Se D20 troca pivô a cada 50.000km, pelo menos será somente isso que trocarás nesse período, numa plastionete a cada 50.000km serão vários cubos de roda, terminais de direção, pivôs, balanças...
Num 229, perkins, Maxion S4 ou cummins, se por acaso te apertas de dinheiro, consegues empurrar uma troca de óleo e filtros para 20.000km sem danos ao motor, um HSD qualquer que seja não vai aguentar.
Sobre o que o Raphael falou, é a mais pura verdade, a estrutura dessas picapes médias é fraca demais. Racha no meio sem exageros! Quebra mesmo!
Essas porcarias foram projetadas para motores a gasolina com cerca de 200kg, se botar um 229 de 410kg não rodarás 10.000km sem cair uma roda.