Postado originalmente por
Ramiro Cruz Jr.
Porém, o cara vai no impulso e esquece que a maioria dos chassis "doadores" do mercado que são ace$$íveis são de p.ups mid-size (Ranger, S-10, L200, Hilux, e até F-75´s) e antigas full-size (D-20/F-1000) e, depois de adquirir o kit, o cara sonhador, ao ver as fotos como a gente viu até agora, ou só no final, com a carroceria pronta, acaba brochando e não tendo pra onde correr, pq. só vai se aperceber e lembrar depois que os eixos dessas p.ups que citei tem todos no máximo 1,50m de bitola WMS, e mesmo que se use rodas tala 10" de largura, chegaria-se a no máximo 50cm a mais do que esta bitola, no final das contas chegando a 2,00m de largura.
Ou seja, chegando numa coisa tosca de tudo, com um pusta pneu e roda larga, mas ainda 17cm (8,5cm de cada lado) longe do final da largura da carroceria, dando um efeito tabajara pra caramba, sem contar o já citado efeito alavanca, forçando e muito as pontas de eixo...
Por isso que o certo mesmo, para quem quer abraçar uma carroceria dessas, é partir de um chassi de F-250 4x4 ou Dodge RAM, das novas ou das antigas, que usam eixos com bitola de 1,73m, e aí, com tala 10", chega-se a 2,23m, coisa pouca pra fora (3cm pra cada lado) ou podendo até chegar exato nos 2,17m, jogando com o off-set das rodas. Mas aí é coisa pra preparar o bolso...mas se é pra fazer, que se faça direito...
E mesmo que alguém ainda leve essa idéia adiante, é bom lembrar também de antemão que dificilmente existem trilhas que comportam esses 2,17m de largura do H-1, e que o ângulo de transposição central desses 3,30m de entre-eixos não é nada favorável para incursões off-road mais pretenciosas...
Resumo da ópera: se o cara não usar uma base com chassi de maior distância entre as longarinas e com eixos de bitola de gente grande, corre o risco de ficar só com um brinquedo pra desfilar no shopping, sem aplicação off-road que o valha.
Abraço!