Bem interesante esse video, eu tenho um fiesta sc 02/03 e esta perfeito. queria saber se o funcionamento desse meu fiesta que tem o sc original é o mesmo desse que voce mostar.
Versão Imprimível
Bem interesante esse video, eu tenho um fiesta sc 02/03 e esta perfeito. queria saber se o funcionamento desse meu fiesta que tem o sc original é o mesmo desse que voce mostar.
Pessoal,
Essa é muito boa: fiz uma limpeza no supercharger aqui em casa e precisei drenar o óleo, aí saí pelo google/fórum procurando qual deveria usar. Achei o tópico e segui a dica: liguei numa autorizada aqui de Florianópolis perguntando sobre o óleo.
Aí um rapaz atendeu.. quando perguntei, a resposta dele foi certeira: 5W30! :lol:
Eu logo retruquei: mas não é pro motor, é pro compressor de ar!
Ele: Ah, pro compressor do ar-condicionado?
Eu: Não não, pro compressor de ar do motor mesmo! Pro supercharger!
Ele: Hm.. só um poquinho..
[meio minuto depois]
Ele: Ah, pro turbo dele né?
Eu: Hm.. é... :pensativo: Na verdade, é pro supercharger mesmo... :roll:
Ele: Olha, nós não temos esse óleo nem no catálogo! (:!::!::!::!:). Pra ser bem sincero, eu nem sabia que tinha isso! (:shock::shock:)
Nessa hora eu tive que conter o lado sarcástico.. :twisted:
Enfim, mesmo tropeçando na parte técnica, o atendimento foi bom: ele se prontificou a ligar pra Ford e procurar isso, e pegou meu telefone pra retornar. Show de bola!
Agora vamos ver, se o rapaz retornar posto qual é o óleo e qual valor que consegui...
Abraços!
Leonardo,
Eu aconselho você ligar para o Mauricio da Rasch...
Ele foi o responsável pela regulagem do seu motor quando ainda era da Crestana e conhece muito de SuperCharger...
O meu samurai que também tem ap 1.9 diesel está na oficina dele recolocando o charger... Até tínhamos feito a instalação em casa, mas a polia que eu fiz não foi suficiente para tocar aquilo da maneira correta...
Abs.
alfreis,
Te agradeço por duas coisas: primeiro, por ter me dado um bom referencial sobre como encontrar o óleo do supercharger; segundo - e provavelmente muito mais importante - por ter me dado o melhor referencial possível para consultar sobre os ajustes no motor: a própria pessoa que fez a regulagem original!
Ou seja: muito obrigado! :concordo:
De qualquer forma, como acho que será dúvida de outras pessoas, assim que encontrar vou colocar aqui as referências de onde consegui.
Abraços!
Já conseguiu a referência do óleo?
Achei a referência, mas o preço.... :parede:
Na verdade, achei bastante informação, então resolvi criar um novo tópico para o pessoal discutir o assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?p=877727
Abraços!
Para o M24, 19000rpm é o giro máximo: passou desse valor.. BUM! Você precisaria, ou de um M45, ou de dois M24.
No meu caso, estou usando um M24 num diesel 1.9 de alta rotação (4500rpm), e já está quase no limite... provavelmente a eficiência adiabática está bem ruim, e o ideal seria ter dois M24 girando mais devagar.
Sobre um comentário anterior:
Vale lembrar que nada se perde, nada se cria. Velha lei da física.Citação:
"No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."
Com 111l/s sendo empurrados para dentro do motor enquanto ele consome 80l/s, a pressão máxima que vai ocorrer é facilmente calculada pela equação geral dos gases: P * V = n *R * T
Considerando R e n como constantes, é só calcular:
(P1 * V1) / T1 = (P2 * V2) / T2
Sem considerar perdas térmicas, dá pra reduzir para:
1atm * 111l/s = Xatm * 80l/s
Resumindo: no máximo, você vai conseguir 0,38kg/cm2 de pressão. Isso sem considerar perdas térmicas, o que provavelmente vai reduzir esta pressão a 0,30-0,35kg/cm2.
Para chegar a 1,8bar de pressão vai precisar de muito mais capacidade volumétrica no compressor. Um M62 ia ser bem mais indicado - mas deixo a parte matemática como exercício para o leitor. ;-)
Abraços,
Leonardo
Só ressaltando algumas informações
(que o Leonardo já explicou com grande maestria:palmas:)
Lembre-se que um compressor do tipo lysholm ou roots não precisa de uma compressão absurda pelo fato de ele se encontrar APÓS o corpo de borboletas.
Não confunda o sistema turbo-comprimido com o supercharger, isso porque a pressão (gradual) despejada já é entregue à baixas rotações o que em parte supre mais a necessitade de torque em baixas e da "resposta" da curva de giro.
Pense assim, um turbo precisa deslocar volume suficiente de ar para os sistema centrífugo começar a comprimir o ar pela admissão, até esse momento seu motor é um motor aspirado "original" com a mesma potencia. Claro que existem turbinas menores e que respondem o mais rapido, mas esse intervalo é chamado de turbo-lag que vc fica com o carro... "manco" até essa resposta.
A maior diferença é que a turbina tem uma resposta extremamente rápida a partir do momento que comessa a comprimir o ar, a "curva" de pressão e desempenho é quase reta entregando de uma vez só os 1.8bar ou proximo a isso. O que "compensa" a espera que você tinha no turbo-lag com uma resposta explosiva e que as vezes desestabiliza o carro.
No Eaton a diferença é essa, sendo um veículo de tração traseira, o jeep, ou um opala ou mesmo um mustang ao entrar o funcionamento da turbina teria a traseira desestabilizada ao passo de que com o supercharger ou blower passa a subir a pressão de modo linear junto com o giro do motor e tendo seu limite imposto no fim do giro do mesmo (ou com corte eletronico da injeção). O que no turbo não teriamos até explodir com tudo (por isso se fazem uso de valvulas pop-off, wastgate e outras controladoras de pressão e limitadores de giro digitais).
Logo, evidentemente 1.8 bar claro que é mais que 0.4 ou 0.5 bar, porém pelo fato de ser entregue em baixas rotações vc tem uma resposta firme e gradual o que é mais desejável em offroad e veículos de tração trazeira em quanto 4x2.
Lembrando que tudo isso depende do pé do motorista se vc "socar" o pé no acelerador o supercharger sobe tão rapido a pressão quanto o giro do motor e vc tem o resultado melhor do que 1.8 bar se analisar do ponto de vista desempenho.
Por fim, o M-24 preenche a necessidade de um motor até 1.3 ou 1.4 +/- (talvez um samurai) mas não com aquela "maestria" que se espera quandos e fala SUPERCHARGER, mas até com certa ECONOMIA de combustivel vc vai sentir pois o motor "respira melhor"
Abraços comprimidos!
Pessoal, só pra avisar: depois de ter perdido a conta de quantos datasheets de óleo analisei (entre 80 a 100 :shock:) encontrei um óleo que bate quase que exatamente com a especificação do óleo usado pela Eaton nos SCs.
Coloquei os resultados no tópico "Óleo para Supercharger Eaton", link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?p=877727
Abraços!
Não, porque estamos falando de pressão.
kg/cm2 é uma unidade de pressão.
Girando a 6000rpm, não tem jeito. Se limitar o giro um pouco, até dá pra resolver.
Bom, você pode ir também pela abordagem tabajara: fazer o cálculo da polia, instalar o sistema mesmo assim, e dizer "ah, ninguém anda com o carro a 6000rpm em regime contínuo, isso não deve fazer mal!".
Claro que você está arriscando uma destruição catastrófica do M24 e - possivelmente - do motor também. Mas se quiser testar...
Pessoal, tenho oleo de supercharger original de reposição da GM americana. Vendo a R$100,00 a garrafa de 118 ml. Pronta entrega.
Paulo Marcello
(51) 8118 6459