:?: :?: :?: :?: :?:
[]'s
Versão Imprimível
:concordo: Não poderia ter achado palavras melhores!!!
Valeu Rubens, é isso mesmo, serviria bem no Samurai e pra achar um desses estragado seria mais fácil ganhar na Mega sena acumulada!:lol: ... basta ver que ele é todo selado, e coisa feita pela Eaton, com certeza é bom!
No youtube tem alguns exemplos de carros com esse blower, é só dar uma procurada.
To vendendo mesmo pois decidi usar outro motor de cilindrada maior no meu projeto.
Po Luciano, essa foto do seu avatar você tá parecendo o Capitão Nascimento do Tropa de Elite!!! :lol:
Bom, vamos lá, todas as suas considerações estão certas e ele poderia sim ser usado num 1.8 e inclusive em motores maiores.
Revendo uma citação do "Master Vader" (grande mente, admirador dos motores à ar e criador do fórum Fusca4ever), que eu havia salvo de um tópico no orkut, e que eu confesso, tinha deixado passar despercebida... enfim, vou trancrevê-la abaixo:
"No caso do compressor citado com volume de 0,37L, sua vazão a 18000 rpm será de 6660 l /min ou 111l/s. . Sabendo-se que nesta condição ele fornece uma pressão de 1,8 bar, podemos entender que ele se aplica sim a motores 1.6 litros sem qualquer problema, pois como já foi calculado, um motor 1.6 litros a 6000 rpm (acredito ser uma rotação suficiente para andar bem na rua), consome 80 litros por segundo, ou seja menos que o máximo fornecido pelo compressor. Assim, pode-se utilizar rotações mais baixas inclusive."
A parte da vazão máxima de 111 l/s eu tinha deixado passar... afinal estava pensando mesmo em usar o meu num motor 1600 do Fusca, então nem tinha prestado a atenção correta. Só agora estou vendo que ele pode ser usado sim num motor grande até 2.0 (é só fazer as contas) e o que a Eaton faz é "recomendar" para motores até 1.6... agora isso eu não sei o porque.
Portanto, acredito que seria viável sim, usar num 1.8.
Quanto à pressão, vendo a resposta do Rubens fiquei confuso e não poderia dar uma resposta com mais certeza, pois já li que ela é constante, já aparece desde rotações baixas. veja nesse link [ame]http://www.youtube.com/watch?v=ydP5CEjyIjs[/ame] onde fiz uma pergunta sobre pressão e o cara respondeu que ela é uma medida absoluta e não relativa. E esse pessoal desse link tem uma preparadora especializada em superchargers.
Uma coisa que pensei em fazer no meu motor a ar (que desisti por enquanto, questões financeiras e por ter feito outra opção de motor) foi tentar fazer um "twincharger", usar o blower com alta pressão, até uma determinada rotação e um sistema pra desligá-lo (polia eletromagnética) e a partir dessa rotação um turbo convencional assumiria. A VW fez um motor assim 1.4 que gera 170 cv!!! Vejam: http://www.volkspage.net/technik/tsi/
na imagem abaixo dá pra entender bem como o twincharger da VW funciona, nada complicado, dá pra fazer num motor comum.
http://www.volkspage.net/technik/tsi/8.jpg
Muito interessante Rubens, então você está fazendo um supercharger no estilo dos Paxton?
Gostei demais!!! Quando tive a idéia de usar supercharger procurei um Paxton, me caiu o queixo quando vi quanto custava!:putz::lol:
Já tem kits prontos? Como está isso? Tem algum tópico aqui sobre?
tem sim marcelão dá uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42458
Mas estou com problemas de verba rpa tocar o projeto, por enquanto estou fazendo sob encomenda mas não consigo o kit já feito pra cada carro fabricamos apenas o supercharger memso o resto são polias, correia, mangueiras de oleo e mufla pressurização...
por enquanto feito artesanalmente sai 3 mil cada supercharger tipo centrifugo, e está em fase de acerto, peço um poucod e paciência par apoder criar os kits, mas no site
www.atomicsupercharger.com.br vc tem videos do gol GTS do vinicius andando com ele e logo mais meu jeep com OHC injetado e SC rodando tb :)
Estamos em faze de patentes e coisas assim e logo termeos o produto final a pior parte são os rotores que ninguém conseguiu aidna fundir o rotor exato do tamnho certo...
de primeira depende da polia mas já conseguimos 2bar de pressão com o SC mas no meu OHC usarei 0.8bar
sei que o valor pode assustar mas se vc procura rlá fora saberá que 3 mil é bem barato par aum SC centrifugo aqui no braisl, espero poder industrializar e creio que esse valor cairá quase pela metade (só o SC mas o kit compleot pra cada motor ainda não faço idéia, esotu em contato com os fornecedores e precisando de mais, de correias dentadas, polias dentadas etc
reinterando para explicar bem como funciona veja no link:
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=3R0ffj40QPA[/ame]
não é excessão mas sim todos iguais, a pressão tem de ser variável, imagine que quanto mais vc acelera mais rápido vc gira a polia e teoricamente quanto mais rapido mais pressão, quando dizemos 1kg ou 1bar é a máxima de pico que ele atinge nãos endo constante em toda faixa de giro...
imagine vc a 1000 rpm com 1k de pressão direto, quando chegar a 6 mil vc explode o motor, não tem como não variar, mesmo no turbo ou no SC a diferença dos dois é apenas a pressão aparece no turbo (dependendo do tamanho e dimensionamento da turbina com o motor) normalmente em 3 mil giros dando aquele tranco, porque depende dos gases do escape e da turbulencia que eles geram, o que gera o chamado "LAG" já nos superchargers, blowers etc vc tem o virabrequim comprimindo sempre o ar instantaneamente desde que vc virou a chave, não precisnado criar pressão de gases de escape nem nada
a parte boa é que devido a não ser ligado com a parte quente num escapamento o supercharger aquece menos o ar ao comprimir e consegue comprimir mais ar e também tem a vantagem de poder usar escapes dimensionados, da forma que bem entender e melhor lhe convir, não havendo perda de desempenho caso o escapamento fure ou seja rapidamente entupido por lama ou água, é certo que o fato de sufocar faz com que qualquer motor morra, mas se é bem rápido (em poucos segundo de sufocamento do escape) o turbo sofre uma queda de desempenho maior que o blower, e outras coisas nem sempre tão perceptiveis e ou que vá realemnte diferir dos dois tipos de veneno.
O que sempre é bom levar em consideração que jeeps e offroads em geral não são carros de corrida e não necessitam de velocidade ou alto giro, sempre temos de ter em mente a preparação em busca do torque na mais baixa rotação para poder aproveitar melhor o motor, gastar menos combustivel e ter mais força e o turbo embora muito eficiente se bem dimensionado não se compara a um supercharger ou blower nesse quesito
Pessoal, o blower já foi vendido ok!
Para um usuário do fórum mesmo, o Frank!
Negociem o do Carlos agora, alguns posts atrás ele disse que tem um pra venda também!
Ai me digam uma coisa vcs que entendem do assunto, este blower serviria no AP 1.6 diesel? To querendo melhorar a potencia um pouco, pois uso ele numa saveiro? O problema de refrigeração já resolvi.
Carlos, te passei uma mp, tenho interesse no blower.
Att.
Rogério.
Pessoal, tenho um blower m24 pra vender...
Novinho, com a polia pequena do blower + a polia grande original do motor do fiesta.
mando junto o software para calcular potencia, volume de ar, pressão, relação de polias, etc (ajuda um bocado no projeto)
o minimo que dá pra fazer é 700,00
Abraços